Em face da informação ontem e hoje trazida a público sobre o recurso interposto pelo atleta Ristovski, a Sporting SAD entende como oportuno referir o seguinte:
Em primeiro lugar, é de lamentar profundamente que os órgãos federativos tenham optado por discutir publicamente um processo disciplinar e seu recurso, para mais omitindo pormenores que seriam relevantes para o cabal esclarecimento da questão;
Em segundo lugar, esclarecer o seguinte:
2.1. O mapa de castigos contendo a sanção de suspensão por 2 jogos aplicada ao jogador Ristovski foi divulgado no dia 01 de fevereiro, às 16.58;
2.2. Às 17.52 do mesmo dia, foi solicitada à FPF a documentação que fundamenta a decisão;
2.3. A esse pedido, respondeu a FPF, às 10.00H do dia 4/2;
2.4. O recurso foi preparado e deu entrada nos serviços da FPF às 20:47 do mesmo dia 4/2.
O recurso interposto foi julgado sem ouvir qualquer testemunha, analisando apenas a prova videográfica apresentada;
Tal decisão poderia, obviamente, ter sido tomada de imediato, a partir das 20.47H do dia 4/2, desconhecendo a Sporting SAD por que razão foi designada a inquirição de uma testemunha cujo depoimento, afinal, se entendia ser inútil para a decisão que veio a ser tomada.
É incompreensível, portanto, que, em face dos factos referidos supra, se refira uma alegada demora do Sporting, quando a FPF – porventura porque os serviços estarão encerrados ao fim de semana – demorou mais de 60 horas (!!) a enviar a documentação que fundamenta a decisão.
Sublinhe-se: o recurso foi interposto 75 horas e 49 minutos após a divulgação do mapa de castigos. Desse lapso temporal, são atribuíveis ao jogador 11 horas e 41 minutos para a solicitação dos fundamentos e a elaboração do recurso após a recepção e análise daqueles; as remanescentes 64 horas e 08 minutos correspondem ao tempo que a FPF tardou em proceder ao mero envio dos elementos solicitados (que nem careciam de ser elaborados, porque já existiam), de que depende o início do prazo para recurso.
É igualmente incompreensível, e caricato, que a FPF aplique uma sanção de suspensão por dois jogos por mapa de castigos, com a mera indicação da norma aplicável, mas já sinta a necessidade de lavrar 23 (vinte e três!) páginas de texto para reduzir essa sanção para um jogo. Quantas horas tomou essa redacção? Porque não comunicar de imediato ao interessado apenas o sentido da decisão, que se sabe ser urgente, e remeter os fundamentos posteriormente, se solicitados?
É fundamental que os órgãos dirigentes da FPF dotem a FPF dos meios que possam assegurar que os recursos são decididos em tempo útil, sendo obviamente descabido responsabilizar os recorrentes por isso não ter acontecido.
A Sporting SAD lembra que o primeiro jogo em que o castigo foi cumprido se realizou no Domingo e que foi a FPF que tornou manifestamente impossível recorrer do castigo, nessa parte.
E termina lembrando que o atleta Ristovski foi despenalizado do segundo jogo de castigo que lhe foi aplicado, o que bem atesta que tinha razão no recurso que interpôs. E que, por isso, foi injustamente afastado do jogo de ontem.
A Sporting SAD vai requerer à FPF uma reunião de urgência sobre o tema da adequação dos regulamentos e procedimentos à lei e sobre a necessidade de a FPF garantir o julgamento dos recursos em tempo útil.”
8 Fevereiro, 2019 at 8:21
Castigos abusivos contra o Sporting são habituais, ou foi só agora que descubriram isso? Quando o Presidente era castigado por 60 dias, recorria e depois de ter cumprido o castigo na totalidade saia a decisão de que afinal não havia castigo…. depois de ter cumprido tudo!
Mas se vivem na republica das bananas como não haverão de ser bananas?
Vá, bater palminhas para apoiar, toca a praticar, bater palminhas é que é bom!
8 Fevereiro, 2019 at 8:47
Bons dias tasqueiros:
Pensamentos do dia:
1. Claro que 3 horas antes do jogo ninguem vai por um jogador em campo. O jogo prepara-se muito antes tecnicamente, tacticamente, fisicamente e mentalmente. Nao se pode preparar o jogo com dois laterais direitos e dizendo ao Bruno Gaspar tu em principio jogas, mas se o Risto nao estiver castigado joga ele. Isso era o mesmo que mandar o Bruno Gaspar para o crl e dizer que nao confia nele – algo que nenhum treinador faria porque reconhecendo maior ou menor qualidade ao jogador ele faz parte do grupo.
2. Comunicado do Sporting a tentar justificar o injustificavel. Vamos ver se nos entendemos… das duas, uma:
– Ou o Sporting acha que o CD agiu de forma deliberadamente prejudicial aos interesses desportivos do Sporting e nesse caso o Presidente Varandas deve dizer que seguimento vai dar a este caso. OU…
– O Sporting aceita que os procedimentos foram seguidos pelo CD, qur ninguem agiu de ma fe, e entao tem que vir explicar porque e que o recurso foi interposto numa sexta-feira apos hora de expediente. Agora mandar estas larachas em formato de comunicado, nao explica nada.
Mas mais importante, o Presidente Varandas deve vir explicar se o Futebol e Facil, Facil, ou nao. Porque de onde eu estou a assistir ao filme, o futebol nao parece nada facil para o Presidente Varandas.
8 Fevereiro, 2019 at 9:08
A Federação não pode ser acusada de ter feito isso deliberadamente para prejudicar o Sporting…
Mas o Sporting tem toda a legitimidade para discordar…
Na esperança até de que no futuro sejam mais céleres a tratar estes assuntos..,
Creio que terá sido essa a intenção do Comunicado…
SL
8 Fevereiro, 2019 at 16:44
Boas.
Uma coisa é certa concordemos ou não com o comunicado:
– Existem dualidade de critérios na suspensões de castigos de jogadores de determinados clubes, como podem ver por aqui:
file:///C:/Users/la0053/Downloads/CO%20286%20Deliberacoes%20CDSP%2012_05_2018.pdf
Sei que o moço joga de vermelho mas e isso dá prioridade para se colocarem as instalações da federação abertas a um sábado?
Esse Sábado 12 de Maio era diferente do que passou?
Lembro que a suspensão vigorou a partir de dia 8 e o clube em questão tinha jogo no dia 13 maio 2018 ás 18:00…
Qual a necessidade disto?
Mais uma coincidência!
SL