Com os defeitos e os predicados habituais, o Sporting saiu vivo de uma partida que chegou a soar a funeral. E a pergunta que fica é, “o que conseguirão os Leões fazer com este sopro de vida?”
Permitam-me começar esta crónica por algo que me incomoda. Muito. Ou cada vez mais. Adiante. Esse algo é a crescente confusão entre falta de qualidade e falta de entrega e de dedicação. O Sporting tem vários jogadores sem a qualidade suficiente para vestirem a camisola Rampante e, com ela, conquistarem tudo o que queremos conquistar. Isso nota-se à vista desarmada. Na recepção. No passe. Na incapacidade de assumir a posse de bola.
“Exigência!”, berrarão alguns, voltando a confundir tudo. Sim, existiu falta de exigência na selecção de alguns dos futebolistas, mas não vejo falta de exigência em campo. Não vejo falta de entrega. Não vejo falta de dedicação. O Bruno Gaspar dá o que tem. O Petrovic dá o que tem. O Jefferson dá o que tem. O André Pinto dá o que tem e a lista poderá continuar, sendo eu capaz de fazer um esforço para incluir aqui aquele gajo chamado Gudelj que me causa mais asco do que o Alan Ruiz.
Mas a culpa de termos que os ver em campo é de quem escolhe quem vai a jogo. E, ontem, contorci-me todo quando voltei a ver o Gudelj a fingir que é um 6, mais o Wendel cheio de adesivos mágicos e o Bruno Fernandes pronto a desafiar as leis do AVC, tudo isto com o Doumbia na bancada, enquanto o Geraldes e o Miguel Luís jogavam Playstation enquanto aguardavam o início do jogo.
Naquele meio-campo que, mais dia menos dia, vai rebentar, a única mexida era a inversão de papéis entre Bruno Fernandes e Wendel. O português descia para tentar dar critério à saída de bola, o brasileiro tinha a missão de aparecer em tudo o que fosse espaço entre o meio-campo e a defesa encarnada, descaindo muitas vezes para a direita e convidando Jovane a juntar-se a “Luis Filipe” na pressão à saída de bola adversária. O nosso habitual 4-3-3 virava uma espécie de 4-2-3-1 mutável em 4-4-2, com Acuña a médio ala esquerdo, e se é verdade que não permitiu ao benfica jogar, também nos tirou capacidade de esticar o jogo, só havendo de registo da nossa presença na área contrária quando Bruno Fernandes avisou aquele boneco que estava na baliza.
A primeira parte acabou por ser fraca, tendo como ponto alto mais uma perda de bola de Gudelj que gerou um contra-ataque e um golo oferecido por Renan, claramente a apostar tudo numa segunda mão onde vamos estar a ganhar 2-0 e ele vai fazer autogolo só para poder brilhar nos penaltis. A propósito de autogolo e de 2-0, haveríamos de levar o segundo já na segunda parte, num autogolo do regressado Tiago Ilori, uma espécie de castigo cósmico que acaba por nos bater a todos no lombo.
Antes disso, Wendel apareceu pela primeira vez no jogo fazendo aquilo que se esperava dele: explorar o espaço entre linhas. E lá estava ele, na cara do Svilar, a rematar como nos lembramos de ver um Koke rematar. Nós não marcámos, eles marcaram e logo a seguir, com a equipa de cabeça perdida e Coates e Bruno Fernandes a tentarem acordar os restantes à leio do grito, quase levámos o terceiros que poderia ser o início de uma descida ao fundo do poço. Não aconteceu, aguentámo-nos, equilibrámo-nos e Wendel teve nova oportunidade de golo, desta vez rematando como mandam as regras mas com a mira meio metro ao lado.
Por esta altura muitos de nós já estávamos a Anti-histamínicos, incapazes de aguentar a alergia de Keizer a mexer na equipa quando a vê a afogar-se. Até que o careca de gelo tira as mãos dos bolsos e surpreende o mundo: toma lá o Bas Dost (memorável a raiva do gajo e do Raphinha, no banco) para o lado do Phellype, enquanto o Dyabi já acelerava pela direita. As toupeiras punham cada vez menos a cabeça de fora, mas nós não tínhamos algo fundamental: a bola, para poder fazê-la chegar aos dois avançados.
Farto desta merda, Bruno Fernandes ganha uma falta, agarra a bola, ajeita a bola e chuta a bola como se estivesse a chutar todos os fantasmas que nos ensombram. E nós, agarrados à corda do balde, gritamos “golo!” como quem grita para saber que esta merda mói, mas não nos mata. Como que grita que somos da raça que nunca se vergará, mesmo que nos queiram vergar anulando-nos o 2-2 de forma inexplicável, num momento em que o Godinho mostrou que o pessoal do apito sabe bem quando deve ou não deve esperar pelo VAR (e ele esperou sempre, até ali…).
A segunda parte desta meia-final será daqui por dois meses e a pergunta que fica é “o que seremos capazes de fazer no intervalo, com esta bombada de ar que nos impediu de asfixiar?”
7 Fevereiro, 2019 at 10:21
O que retenho é mesmo isso “falta de qualidade”
Não temos plantel para ombrear com fcp e slb, o que não quer dizer que se continuem a cometer erros basicos coko metet o Gudelj (fdx que jogador de merda).
Ha que corrigir isto, e se quem está no banco não o vê, não me parece que dure muito tempo se não fizer pela vida.
Quanto aos jogadores
Renan, podia ter feito mais no golo
Gaspar, eh pá pior que o Quim Berto
Coates é patrão
Ilori, apesar de tudo é superior a Pinto
Borja, parece melhor que o jeff
Gudelj, ta foder
BF, da tudo fdx. Impressionante a entrega deste gajo
Wendel, sinceramente ainda não vi nada de transcendente. Entre o melhor que ja vi dele e o melhor que ja vi do Geraldes, prefiro o Geraldes
Acuna, dá tudo.
Jovane, pessimo jogo. Ja os últimos que tinha feito lhe tinham saido mal.
LP, entregou-se ao jogo.
Diaby, parece estranho de dizer mas neste momento é o nosso maior desequilibrador
7 Fevereiro, 2019 at 11:50
Não temos plantel e sobretudo não temos tido treinador(es). Ainda muito longe de se ver que as limitações são só dos jogadores. Mesmo ontem abdicando de atacar a “linha” defensiva esteve várias vezes desnorteada.
Urge trabalhar urgentemente comportamentos defensivos básicos e não venham com a treta da fraca qualidade dos elemento porque vejo um Feirense cheio de podões fazê-lo muito melhor do que nós.
7 Fevereiro, 2019 at 13:19
Mas para o braga temos plantel. Estar a 7 pontos do braga não tem qualquer explicação possível
7 Fevereiro, 2019 at 14:29
O plantel do slbosta não é assim tão bom, pode haver é competência em setores onde os jogadores são mais fracos, basta não atrapalharem ou fazerem merda e passam mais ou menos despercebidos, Andre Almeida…Gabriel….Samaris…o proprio Esferovite não é nada de especial, Grimaldo é bom jogador mas com mais valor ofensivo do que defensivo. O problema é que os nossos além de cepos, Gaspar, Gudelj ,ILori e Renan….ainda fazem merda, nem para atrapalhar o adversário servem.
8 Fevereiro, 2019 at 9:06
Não temos plantel graças às péssimas contratações do Cintra e do Varandas após as rescisões
7 Fevereiro, 2019 at 10:23
Completamente de acordo.
Só quero acrescentar que não temos treinador e perguntar onde andam os Jovane Lovers?
7 Fevereiro, 2019 at 10:26
É como os Diaby lovers
7 Fevereiro, 2019 at 10:27
Esse não tinha dado conta que havia clube de fãns.
7 Fevereiro, 2019 at 10:28
os Jovane Lovers podem confundir-se com os Matheus Pereira Lovers e dizerem-te que é de uma desonestidade intelectual gritante quereres crucificar um jogador que está parado há semanas (o Matheus era à meses, antes do jogo no dragão) e tem uma prestação fraca quando é lançado?
7 Fevereiro, 2019 at 10:30
Cherba por mais voltas que dês Jovane, Geraldes e Mateus não tem qualidade para jogar no Sporting. Miguel Luís talvez venha a ter um dia.
7 Fevereiro, 2019 at 10:37
Tu é que não tens qualidade para comentar neste blog…
Z
7 Fevereiro, 2019 at 10:59
Para jogar num Sporting que luta pelo 3 ou 4 lugar?!?
Para jogar num Sporting que época após época tem espaço para bruno gaspar’s, jefferson’s, diaby’s, markovic’s, petrovic’s, gudeli’s, alan ruize’s, douglas….são tantos os nomes…
Não me fodam!!
7 Fevereiro, 2019 at 12:03
É muito discutível essa opinião. Eu tenho uma opinião contrária. O Geraldes não é o Bruno Fernandes, mas apesar de gostar do Wendel, acho que o Geraldes não fica a perder nada para o Wendel. Por exemplo.
E concordo com o Cherba e já estava à espera de certos comentários deste tipo, mas não faz qualquer sentido crucificar o Jovane que não jogava há bastante tempo e está sem grande ritmo porque jogou mal com o Benfica. Na Luz! Se fosse jogar mal em casa contra o Moreirense, até percebia certos comentários, assim é apenas desonestidade intelectual (ou estupidez, que é pior).
Não os vejo como titulares absolutos, mas acho que podem ser boas alternativas a jogadores de qualidade superior. Com os jogadores do plantel actual acho que qualquer um deles tem lugar e pode jogar a titular muitas vezes.
7 Fevereiro, 2019 at 12:09
Um gajo lê cada merda…fds…
Há gajos aqui que só podem vir de Marte…
7 Fevereiro, 2019 at 14:15
Ou és cego, ou não percebes nada de bola.
Escreve-se Matheus, btw. Mateus andava pelo Nacional há uns tempos, e realmente nunca teve qualidade para o Sporting…
7 Fevereiro, 2019 at 10:32
Realmente!
Deve ser facilimo, quando estava a jogar e a decidir foi posto na bancada e agora metem-no neste jogo.
7 Fevereiro, 2019 at 14:35
Qual Jovane?
Aquele que te safou uns 3 ou 4 jogos e até marcava golos antes de ser encostado mês e meio?
7 Fevereiro, 2019 at 10:30
Tem faltado uma correcta gestão dos jogadores por parte do Keizer!
O Wendel joga muito mas está todo roto. O Gudelj não é 6. Espero voltar a ver Doumbia e Miguel Luís a terem minutos a sério. Geraldes é outro que tem de começar a entrar.
Jovane não esteve bem mas é outro que tem sido mal gerido.
Bruno Gaspar (e já agora André Pinto e Jefferson) são muito muito fracos.
Luiz Phellipe trabalhou muito. Gosto dele. O Diaby ontem até entrou bem.
Golão do Bruno Fernandes (era bom também ser gerido)!
7 Fevereiro, 2019 at 10:32
Na minha opinião Kaiser não tem perfil nem qualidade para treinar o Sporting.
7 Fevereiro, 2019 at 10:42
O Benfica que tem treinador novo há menos tempo, tem uma organização tactica muito superior à nossa. Acho que isso diz muito sobre os 2 treinadores.
7 Fevereiro, 2019 at 11:05
Continuo a achar que tivéssemos mantido o Tiago Fernandes…não estávamos pior.
7 Fevereiro, 2019 at 11:52
Concordo com a escadinha toda lol.
7 Fevereiro, 2019 at 12:35
Até o Peseiro.
7 Fevereiro, 2019 at 13:20
Fdx… Não exageremos. Esta escadinha estava boa até falar o Jubas76.
Em caso de igualdade, o facto de não ter que ver a cara do Peseiro desempata logo a favor do Keiser.
E o Keiser sempre tem a desculpa de não ter tido pré-época.
7 Fevereiro, 2019 at 13:37
Ai não… https://estaleirodasobras.blogspot.com/?m=1
7 Fevereiro, 2019 at 12:06
Neste ponto estamos de acordo! Mas o tempo vai-se encarregar de confirmar o que já muitos perceberam…
7 Fevereiro, 2019 at 13:40
O Rafael Camacho tinha sido mel para a lateral direita…
7 Fevereiro, 2019 at 14:36
Gudelj não é 6…..nem 7….nem 8….nem 9….. ou 10 e 11….
Gudelj devia estar longe do SCP.
8 Fevereiro, 2019 at 21:43
Gudelj só veio para o Sporting porque tem um nome parecido com o Badelj que correu a corda ao Cintra e foi para a Lazio. Devem ter pensado lá na famigerada Comissão de Gestão que o pessoal nem iria dar pela troca. O problema é que, ao que julgo saber, o Badelj é um bom jogador e o Gudelj é um cepo.
7 Fevereiro, 2019 at 10:30
“o Gudelj a fingir que é um 6, mais o Wendel cheio de adesivos mágicos e o Bruno Fernandes pronto a desafiar as leis do AVC”
Somos só nós que vemos isto?! Como é possível 90 sobre 90 sem mexer nas pedras mesmoevendo que não funciona?
No próximo jogo se o Keizer tivesse tomates o meio campo seria Doumbia a 6 Miguel Luís a 8 e Geraldes a 10
7 Fevereiro, 2019 at 19:00
Só trocava o geraldes pelo b Fernandes sendo que a ganhar 2-0 metia o geraldes pelo b Fernandes para descansar.
7 Fevereiro, 2019 at 19:01
Ou se o jogo não tivesse tranquilo metia o geraldes pelo Miguel Luís
7 Fevereiro, 2019 at 10:37
Tira Gudelj . Jogador que nem deve ser convocado. O principal problema desta equipa. Não faz nada em campo. O Doumbia deve ser muito bom para nem ser convocado. Como é possível ele jogar sempre mal e jogar sempre. Mete o meio campo com Wendell, Francisco Geraldes e Bruno Fernandes, porque não temos médio defensivo na mesma, mas mete alguém que saiba o que fazer com a bola. A direita da nossa equipa está uma lástima, não fazem um jogada e nem defendem, mesmo trocando de jogadores. Mandar vir os emprestados todos porque são melhores do que estão na equipa. Maldito Peseiro e Sousa Sintra. Minha equipa: Max, Ristoski, Coates, Mathie sem estar lesionado (Ilori – á falta de melhor), Borja, Wendell(Dombia – se for bom), Francisco Geraldes, Bruno Fernandes, Acuna, Nani (Montero) e Phellype. Banco: Raphinha, Salin, Ilori, Dombia(Miguel Luis), Montero, Tierry Correia, Bast Dost.
7 Fevereiro, 2019 at 10:40
Falta de entrega não há. É bem verdade.
Falta de qualidade individual há. Está à vista.
O que aflige mais é perceber que o problema de fundo é a falta de qualidade colectiva, que não protege a falta de qualidade individual nem potencia a que existe.
É confrangedor não ter bola mais do que 5 segundos. É confrangedor não existir processo defensivo digno desse nome.
É confrangedor não compreender que não se pode jogar o jogo todo na vertigem, com passes de risco, expostos, contra uma equipa bem organizada – funcionou com Nacional, Aves, etc mas à custa de um esforço hercúleo e anormal.
É confrangedor que Bruno Fernandes tenha de fazer tudo nesta equipa e que, por isso, esteja fisicamente a dar o berro. Menos frescura física, menos discernimento, piores decisões.
Ainda assim, com a quantidade de passes errados que fez ainda é o único em campo que, por si só, pode decidir um jogo.
É confrangedor que toda a gente veja isto menos quem é pago para, mais do que vê-lo, antecipá-lo, evitá-lo e corrigi-lo.
No final do dia uma derrota por 2-1 no campo do adversário num jogo a duas mãos é o menos mau dos maus resultados mas custa sempre perder contra esta agremiação – ainda para mais quando se sente que (ontem) só foram superiores por culpa própria do Sporting…
Enfim, na bancada, a habitual goleada!
7 Fevereiro, 2019 at 10:47
Vivos. Apenas isso se tira do jogo de ontem, e muito por culpa de na Luz ser costume jogarmos menos inibidos contra os panascas. Destaco a gritante falta de qualidade na receção de metade da equipa (como é possível!). É gostei do Borja.
7 Fevereiro, 2019 at 10:55
Posso dizer “que gostei” do esforço da equipa…?
Eles lutaram..,
Eles “deram o que tinham”…
O grande problema…é que alguns “têm e dão”..,
Outros “dão o que têm”…
E uns tantos… “não têm nada para dar”…
Gostei do novo defesa esquerdo…
Acredito que o Doumbia…vai lá…
O Ilori vai melhorar…
E não voltaremos a ter outro jogo como o último em Alvalade…
SL
7 Fevereiro, 2019 at 10:57
Bom comentário caro Max.
7 Fevereiro, 2019 at 12:44
Foi isso mesmo, Max. Tentar outra vez. Falhar outra vez. Falhar melhor.
7 Fevereiro, 2019 at 10:56
Voltamos ao não temos plantel para ombrear com Benfica e Porto.
Temos mais q plantel para vencerá porto e Benfica.
Fosse o plantel bem gerido e bem treinado.
É só desculpas atrás de desculpas.
Renan volto a repetir….. Não foi um frango como querem fazer passar aqui mts meninos q mto possivelmente nem nunca um relvado pisaram.
Gaspar…..ja fez bons jogos contra equipas pequenas.
Gaspar leva só com 2 jogadores rápidos em cima dele, qnts vezes viram o Gaspar com dois????
Ilori falha alguns passes…. É qnts falha Coates???
No golo foi super infeliz, fez bons cortes e com tempo de jogo é mais q suficiente para o nosso campeonato.
Borja gostei imenso
Gudelj a maior nódoa do Sporting, ainda estou a espera de o ver a posição dele.
Wendel a par de Bruno Fernandes é só o jogador q mais luta e mais quer ir para a frente está rebentado
Bruno fernandes o nosso melhor jogador da o q teme o q não tem esta de rastos.
Jovane talvez o pior jogo q o vi fazer…. Mas há qnt tempo não jogava jovane????
Acuna quer a lateral quer a defesa da uma intensidade brutal a equipa.
Phillype lutador, pressiona, com tempo de jogo tem tudo para fazer mts golos.
Diaby a par de Bruno Fernandes foi o jogador q mais mexeu com o jogo a nosso melhor fase coincide com a sua entrada.
Defende mto mais q jovane e não tem medo de arriscar.
Dost é jogador para jogar contra equipas q não ataquem, não defende, somente concretiza mas está no seu pior momento de forma, ainda ontem diaby cai na área a bola sobra para Dost e em vez de finalizar… Pára para pedir penalti.
O que falta ao Sporting….. UmTREINADORRRRRRRRR
7 Fevereiro, 2019 at 12:13
O renan leva a bola pelo único sítio onde não podia…, só tem de cobrir o primeiro poste e deixar-se de adivinhar para onde vai o remate…, se a bola entrar no segundo a culpa não é dele, claro, assim é, obviamente…
7 Fevereiro, 2019 at 12:16
Mais uma vez, mais uma vez o Renan está em cima da linha de golo, pessimamente posicionado, em vez de sair para fechar o ângulo.
Tendo a baliza toda à disposição tirando o bocado em que está o GR, metido na linha…é um penalti e nesse caso o GR tem de tentar adivinhar. Mas a abordagem ao lance pelo Renan é péssima…
Deve haver um vidro invisível que impede o Renan de sair da linha…
7 Fevereiro, 2019 at 12:30
Exactamente a minha opinião em relação ao lance. O Renan se dá 2 ou 3 passos mais para a frente enchia a baliza quase toda…
7 Fevereiro, 2019 at 13:26
Concordo, mas qualquer guarda redes bom já devia saber sair da baliza. O problema é que ele é péssimo fora dos postes e não é bom guarda redes. A época está perdida Max para dentro. Apostar na juventude agora para dar frutos na´próxima época, mas não convém para poder fazer novas compras outra vez no verão.
7 Fevereiro, 2019 at 12:21
O renan leva o golo pk 90%dos guarda redes naquela situação teem a certeza q a bola é rematada para o poste mais distante.
Aquela distância foi um autêntico penalti.
Há que culpar quem. Perdeu infantil mente a bola e quem. Não acompanhou grabriel.
Sejam sérios se percebem tanto de futebol ao menos que avaliem o lance completo.
Renan não é Rui patrício mas tem dado bem conta do recado.
Critiquem que correu com viviano!!!
Sejam homens!!!!
7 Fevereiro, 2019 at 12:23
Ele não pode ficar na linha numa situação daquelas…porra. Se não saí para encurtar o ângulo é um penalti de facto…
7 Fevereiro, 2019 at 12:28
Mas nos penaltis ele não pode sair da linha legalmente (exactamente por isso…)
7 Fevereiro, 2019 at 19:38
Estamos a falar do Renan neste caso concreto. O facto de os outros terem estado mal antes dele não o iliba de culpas. Nem era preciso ter saído da baliza a fazer a mancha como tantas vezes vimos fazer o patrício. Bastava ter dado dois passos em frente a fechar o ângulo. O que é facto que tenta adivinhar o remate para o segundo poste, como se pode ver já tinha o joelho esquerdo o chão quando toca na bola e essa é a razão pela qual sofre um golo numa bola que vai direita a ele.
7 Fevereiro, 2019 at 20:30
e 99 por cento dos guarda redes n são de topo…
7 Fevereiro, 2019 at 10:57
O Wendel anda preso por arames, o que torna cada vez mais incompreensível a ausência de rotação com o Miguel Luís.
O Gudelj nem lugar tinha para as futeboladas de 6ª á noite, quanto mais para ser titular no Sporting…o Gaspar é outro e mesmo não sendo grande fã do Thierry, pior não fará…
7 Fevereiro, 2019 at 10:58
Sinceramente eu desisti de tentar compreender.
O meio campo é onde se ganham estes jogos. E nós temos qualidade para não ter a equipa estoirada. O único que não tem um suplente à altura (para mim) é o Bruno Fernandes. Wendell e M. Luis são perfeitamente capazes de fazer a equipa jogar sem se ressentir (a 100% o Wendell é melhor mas a 80% ou a 70% já vale mais a pena um M. Luis a 100%…quando mais com um Wendell a 50%…). Gudelj…fds…até o Petrovic pode jogar sem a equipa se ressentir. Até acho mais provável a equipa se ressentir da ausência do Doumbia (jogando ele 2 ou 3 jogos seguidos) do que do Gudelj. Com uma defesa tão frágil, era critico ter um meio campo fresco que aguentasse as investidas do quarteto da frente dos lamps. Ver o Gabriel vir em ritmo tartaruga, lá do crl…completamente sozinho…fds. Quem acha que o nosso maior problema está nos defesas em si e não no processo defensivo do meio campo está enganado. Quem mais desiquilibrava era quem vinha de trás ou quem pisava os terrenos de meio campo. Grimaldo, Pizzi, Salvio vinham sempre no 1×1…e só no 1×1…nunca há ajudas ou compensações atempadas, não há um tampão (que devia ser o meio campo)…
Enfim…
Quanto ao resto.
Gostei do Borja. Apesar do erro grosseiro no golo (podem atirarem ao Ilori o auto-golo, mas o principal é o Borja que está para lá de mal posicionado), parece-me um ENORME upgrade ao Jefferson. Gostei do Acuna. Deu que fazer e até sacou uns cruzamentos para o Dost na primeira parte (pena não esta lá…o Dost…).
Ilori foi Ilori. É rápido…é bom pelo chão…tem paragens cerebrais incríveis. E isto é irrecuperável. Para além de incapacidade de se impor fisicamente. Vai ser sempre isto…um Inutil.
O Jovane não conseguiu desiquilibrar. Tentou mas estava em dia não. Não acho que tenha jogado mal mas não foi o que precisamos que seja. O que não é de estranhar…mais de 1 mês a ver jogar, lançado num jogo de taça na Luz…é normal que sinta dificuldades, numa equipa toda ela em dificuldades.
LP…enfim…fica para outro dia. O homem só é titular em jogos destes…fica difícil perceber. Não parece horrível mas não vi nada de especial ainda…
Há um mês disse que tudo se definia agora. Ou o modelo de Keizer evoluia ou Keizer caia. Hoje mantenho. E pelo que vejo o sistema não tem evoluído nada. Por isso…se temos alguma direcção ou alguma estratégia para a equipa principal do Sporting…é começar a preparar alternativa para o próximo ano. Nunca substituía o Keizer este ano. Só em caso de extrema necessidade mudava este ano. Mas para isto era preciso haver estratégia e se houvesse estratégia os putos estavam a jogar e os sem qualidade tinham sido despachados no mercado de inverno ou encostados…e estamos ao contrário…
7 Fevereiro, 2019 at 11:16
Tal como Gelson no primeiro ano 15/16, Jovane é muito mais influente quando é suplente utilizado.
O resto é basicamente aquilo que também penso sobre a equipa.
7 Fevereiro, 2019 at 12:25
É um jogador explosivo de potência pura.
Precisa de uns 5 ou 10 metros junto da área para definir.
É inconsequente em contra ataque se tiver que arrancar da linha do meio-campo.
Por isso é que entra bem quando vem do banco. O jogo está partido, as defesas desgastadas. Jovane pode tirar partido do melhor que tem.
7 Fevereiro, 2019 at 11:00
1) Tenho que culpar o Keizer por não aproveitar o Geraldes para rodar com o Bruno F.;
2) Tenho que criticar o o keizer por, das duas uma: 1)não usar o Miguel Luís para rodar com o Wendel, ou 2) aceitar não poder rodar o Miguel Luís com o Wendel, por indicações superiores.
Estas convicções ninguém mas tira. Principalmente depois de ter confirmado que o Geraldes não estava fora das opções por falta de qualidade, e que a sua oportunidade chegará… Mas quando, em abril e maio quando estiver apenas a cumprir calendário ou, na melhor das hipóteses, a lutar pelo 3.º ou 4.º lugar?
7 Fevereiro, 2019 at 15:25
Alguém sabe se o Geraldes já está em condição de dar o seu contributo à equipa…?
F Geraldes mesmo enquanto esteve na Alemanha, creio que não fez um único jogo…não será por deficiência física…?
SL
7 Fevereiro, 2019 at 19:09
Max o Geraldes está a 100% há pelo menos 2 meses. Na alemanha chegou, treinava em sofrimento, fez um amigável em que jogou 60 minutos e foi substituído. Logo depois desse jogo foi-lhe diagnosticado uma fratura numa vertebra e esteve a fazer recuperação.
Quando chegou ao Sporting o Keizer fez questão de dizer que ele e o Luiz Phellype não tinham sido convocados apesar de estarem a 100%. Desde aí já foi duas ou três vezes para o banco, uma das quais esteve praticamente 40 minutos a aquecer sem entrar.
SL
7 Fevereiro, 2019 at 11:05
A minha opinião é: Keizer não serve para o sporting e não é pela parte da qualidade do plantel ou da gestão do mesmo, é mesmo pelos comportamentos tácticos amadores que temos em campo. O sporting hoje defende ao nível de um campeonato de portugal! Ontem os dois golos do benfica davam direito a parar os jogos nos iniciados para se corrigir os posicionamentos e as abordagens.
Quanto ao plantel alguns jogadores não servem, até podem ser esforçados mas são mediocres. Renan não tem qualidade para o sporting, é redes de equipa do meio da tabela que de vez em quando engata e defende tudo mas tem muitas falhas que a este nível não pode ter (controlo da profunidade, saida a cruzamentos, abordagens a certas bolas), o gaspar nem vou comentar o que é óbvio, o ilori é o que se sabia ainda tem margem para evoluir mas face ao seu historial está no clube errado em que não tem tolerância dos adeptos(se agora o nível para se titular no sporting é renegado dos colossos bordéus e aston vila andamos mal), o gudjel não é 6 nem nunca foi, se tem qualidade para ser 8 no sporting também não sei mas diria que não, o diaby não é extremo e também nunca foi, é avançado e possivelmente um bom suplente. Existe qualidade no plantel e na formação o que é preciso é aquilo que nunca existiu no sporting: um plano claro que seja seguido e comunicado aos adeptos.
O objetivo agora devia ser apostar tudo na segunda mão contra o benfica e ganhar a taça; usar o campeonato e a liga europa para dar minutos e ver qual a base para o futuro!
Estes meses serão um referendo ao marcel keizer mas da minha parte o crédito esfumou-se
7 Fevereiro, 2019 at 11:06
Se não fossem as nossas perdas de bola a meio-campo, os lamps não tinham feito nada. Jogadas criadas: a roçar o nada. Há que dar mérito nisso, o Lage viu bem a coisa (quem não vê?), esperando e caindo logo em cima dava para sair em contra-ataque porque o meio-campo é uma lástima, com 2 jogadores completamente rotos (Wendel e Bruno Fernandes) e outro roto e sem intensidade (Gudelj).
7 Fevereiro, 2019 at 11:07
Resumidamente, caímos na armadilha:
O Cintra podia ter escolhido o BAD-L e optou pelo GOOD-L.
Era FOOD-L
7 Fevereiro, 2019 at 11:18
vê o email
7 Fevereiro, 2019 at 13:43
O mesmo Badelj que estava doido para sair da Lazio em janeiro… ironias do destino…
7 Fevereiro, 2019 at 11:08
Se quanto ao Renan, Gaspar, André Pinto, Jefferson, Petrovic….. não tenho dúvidas em relação à falta de qualidade para jogarem no Sporting
Quanto a Diaby e Gudelj vou um pouco contra a corrente.
Gudelj —> é um facto que a 6 é uma merda…. mas a questão é…. Alguma vez ele foi 6 na vida??? Gudelj é um 8.
A 6 pode enganar um ou outro jogo…. mas em regra não vai funcionar. Ainda que sendo jogadores diferentes…um pouco como aconteceu a Adrien Silva quando se insistia a jogar com Adrien a 6.
Diaby —> Aqui o erro é claramente de recrutamento!!! Asneira do Cintra! Diaby para uma equipa que joga 95% dos jogos em ataque continuado….. é uma merda! E isso é o que acontece no Sporting!
Diaby é jogador para a ” velocidade” no “espaço vazio”…
———————————–
Quanto ao Roubo…. Varandas….tens que falar!!!!
—> Amarelo ridículo ao Illori aos 70 segundos….
–> 2º golo dos lampiões fico com imensas duvidas se terá existido ou não “braço” do seferovic…. Quase sem repetição….curiosamente.
–> Penalti sobre o Acuna na 2ª parte
–> joão “vai-te foder caralho” felix para o godinho sem expulsão. Se tivesses sido em macedónio e tivesse um galo na cabeça…ia para a rua
–> lance golo anulado porque o svilar é frangueiro….
E claro…a despenalização do Ristovsky só pode ser gozo….
Por isso….apesar de existirem factores endógenos que explicam o actual Sporting convem não esquecer os factores exógenos.
O anterior Presidente perdia-se porque falava em excesso e forma errada, tanto que mesmo quando a ideia era dizer algo….. o que ficava na memória era sempre a parte brejeira….
Agora Varandas….. fala de menos!!!
Dasse…. é assim tão dificil….falar nos momentos certos e de forma OBJECTIVA?
7 Fevereiro, 2019 at 11:15
2º golo dos lampiões…
https://twitter.com/1906sporting1/status/1093296658132226050
7 Fevereiro, 2019 at 11:30
+1
7 Fevereiro, 2019 at 11:33
+1
7 Fevereiro, 2019 at 12:00
+ 1 excepto na questão Varandas ter que falar, é melhor que esteja calado quanto mais fala mais nos enterra, que arranje alguém para falar e que esteja calado..
Nem vale pena colocar citações das ultimas vezes que falou, todas as conhecem.
7 Fevereiro, 2019 at 14:44
Se o Gudelj a 6 na maior parte das vezes sem pressão faz passes para o lado e para trás e mesmo assim errando alguns, imagino ele a 8 onde o meio campo está mais preenchido. Já para não falar nas abordagens à bola….
7 Fevereiro, 2019 at 20:48
fala o gajo que provavelmente nunca viu o gudelj a jogar a 8 na Holanda
7 Fevereiro, 2019 at 11:24
Se apresentarmos a atitude e a motivação dos últimos jogos, aliados à fadiga e ao cansaço, então estamos lixados.
Volta fight & resist
7 Fevereiro, 2019 at 11:26
2 vitórias nos últimos 9 jogos!
7 Fevereiro, 2019 at 11:25
Saímos vivos do jogo. No atual contexto isso é positivo. Esta equipa, com os reforços integrados, pode melhorar.
Arbitragem que nos espoliou de um golo limpinho. Mas ontem, os que têm agenda definida, passaram por cima. O costume.
7 Fevereiro, 2019 at 11:36
Olha a puta da agenda:
Pavel Horváth
7 Fevereiro, 2019 at 11:26
Responder
2 vitórias nos últimos 9 jogos!
7 Fevereiro, 2019 at 12:26
O problema é que os números são o que são. Aí não há qualquer agenda, são factos. E sim, os números são assustadores. Ainda há quem não tenha percebido que estamos muito pior hoje do que há 2/3 meses atrás, mas vocês chegam lá… eventualmente.
7 Fevereiro, 2019 at 12:26
Está a melhorar a olhos vistos. Ainda vamos ao 2º lugar.
7 Fevereiro, 2019 at 12:58
Quais são essas agendas? Partilha aí o que sabes…
7 Fevereiro, 2019 at 11:26
O Borja parece o Paíto, corre como se não houvesse amanhã
7 Fevereiro, 2019 at 11:29
Qualquer um vê que algumas mudanças no plantel são urgentes.
Não será mudar um meio campo inteiro, mas refrescar alguns jogadores.
A qualquer altura isso é possível?
Não! Mas existem momentos oportunos.
Quando estamos condicionados (B.Gaspar) compreende-se.
M. Luís desapareceu após nos dar a vitória frente ao Belém sad.
Jovane desapareceu após boas entradas vindo do banco, para surgir como titular na luz.
Geraldes aqueceu a segunda parte inteira contra o Moreirense e continua com 0 minutos de jogo.
Onde está Montero???
Raphinha até ao momento da lesão foi o nosso melhor jogador.
Depois foi Montero que com garra e classe aguentou o barco.
Não faço ideia do que se passa mas entre más decisões de Keizer e imposições da direção, está a explicação para este momento deplorável do nosso futebol.
7 Fevereiro, 2019 at 11:35
A falta de qualidade é um facto tão certo como amanhã o dia sideral médio ter 23h 56m 04s… e perante isso, uma vez mais, teremos de recomeçar do, quase, zero… a construir uma equipa, que demora o seu tempo a… bla bla bla… ‘whiskas saquetas’
O que ninguém consegue explicar… (ou se calhar consegue) é o porquê de, p.ex., o Jefferson ser bom (ou mesmo ‘muito bom’) quando está no Carnide B ou no C… e aqui ser a merda que todos vemos…??? E Jefferson´s há-os aos magotes na nossa história…!!!!!!!
7 Fevereiro, 2019 at 11:47
Moralizada e bem organizada, esta equipa ganhava ontem na luz.
E com uma arbitragem isenta, claro, porque nos anularam um golo limpinho e o 2º golo do carnide é muito duvidoso (esferovite dominou a bola com antebraço).
Temos um jogador de top, que leva a equipa às costas, e outro que já tem 35 anos e passa a vida lesionado. Depois, temos 4/5 bons jogadores: Acuna, Coates, Dost, Nani e Rafinha. A partir daí, começa a mediania.
7 Fevereiro, 2019 at 11:55
O campeonato ja se foi, o que eu peço é que se deixe de usar o Jefferson, Gudelj, Bruno Gaspar, Renan, Diaby e que comecem a usar os NOSSOS. Encarem o resto deste ano como uma oportunidade para lançar o Max, o Thierry, o Bruno Paz, o Elves, o Miguel Luis, o Bragança, o Francisco, o Jovane, o Pedro Mendes etc… Só assim é que se pode preparar a tal aposta na formação… temos tempo deixem os miudos jogar com os craques e encostem os cepos.
Ps: Deixem o Keizer jogar como sabe e gosta.
7 Fevereiro, 2019 at 11:56
Varandas já se demitiu? Estavam dez em Alvalade a exigir a demissão. Não tem legitimidade para continuar.
7 Fevereiro, 2019 at 12:03
Demitir-se?! Fds…está a correr tão bem este mandato…
7 Fevereiro, 2019 at 12:11
Tic, tac, tic, tac, para demitir-se tem tempo, para apresentar as contas das transferências do ultimo mercado é que começa a faltar tempo … ou então não apresenta e ninguém se vai chatear.
E o tempo para apresentar o ReC semestral começa a apertar , não muito mas ainda tem algum.
7 Fevereiro, 2019 at 12:19
Deixaram de apresentar o boletim clínico quanto mais…
Assim sempre dá para especular que não são convocados porque estão lesionados, porque não querem renovar, porque não querem mudar de empresário, porque são cabalas…
Transparência is a bitch…
7 Fevereiro, 2019 at 12:18
Não vás por aí, eu também vi uma dúzia de gajos a pedir a demissão da direcção anterior.
7 Fevereiro, 2019 at 12:19
10? Ouvi dizer que eram 13! fodasse.
7 Fevereiro, 2019 at 12:25
Talvez o desacerto de um avançado do carnide, em lance que daria o 3-0 e posteriormente o golo de BF, tenham reduzido alguns zeros a esse número…não te iludas meu basofias.
7 Fevereiro, 2019 at 12:53
O que tu lamentaste o falhanço! Pseudosportinguistas como tu estão a mais.
7 Fevereiro, 2019 at 14:06
Tu és o único Sportinguista joninhas. Adiantado mental do crl
7 Fevereiro, 2019 at 16:09
O único pseudo aqui és tu.
7 Fevereiro, 2019 at 12:28
As assistências em casa além de péssimas ainda te vão dar a resposta que precisas nos próximos jogos.
7 Fevereiro, 2019 at 22:09
Faltam os 10 que foram à manifestação…
7 Fevereiro, 2019 at 12:04
Bem a meu ver nós, adeptos, já melhoramos, subimos um degrau e estamos na nossa real zona de conforto “não jogamos grande coisa, mas fomos gamados” e fomos mas não é esse o ponto.
O ponto é que eu divido o nosso “sentimento” em relação aos jogos em 3 categorias:
Sem perdão – quando a exibição é tão má que não há justificação possível a não ser falte de qualidade (seja do treinador ou dos jogadores, ou ambos) ou empenho, vulgo final da taça do ano passado, ou o jogo do fim de semana passado….
Fomos roubamos – que por sua vez se subdivide em “se não tivéssemos sido roubados naquele lance…” que normalmente justifica uma exibição cinzenta mas em que podemos descortinar um lance ou outro a que nós podemos ( com justiça diga-se em 90% das vezes) agarrarmo-nos para defender a nossa equipa e em “fomos roubados á descarada e de forma que não se consegue contrariar” das vezes em que jogamos melhor, merecemos ganhar e o boi preto não deixa mesmo (e infelizmente há tantas dessas…) tipo final da taça lucilio, a capelada, o jogo em Alvalade contra o carnide no 2 ano do JJ….
E por último o “não há desculpas” exactamente o lema do futfem do SCP ou seja uma equipa e adeptos que não procuram desculpas externas, tem ambição máxima e eximem que a equipa vá sempre lá para dentro com qualidade (maior ou menor) brilho nos olhos e faca na liga….
O grande problema é que nós passamos muito do tempo na segunda categoria e pouco tempo aonde deveriamos estar….na terceira categoria, na categoria da exigência total de acordo com a grandeza do clube, o problema verdadeiro é que nós só nós colocamos nessa categoria quando é para “entalar” alguém que não gostamos seja presidente, treinador ou jogador e esse é grande parte do problema, porque a exigência total, sempre, sem desculpas, deveria ser a nossa forma natural de estar em tudo….mas não é e então chegamos a isto, um presidente que tem a desconfiança da maior parte dos sócios (mas não da maior parte dos votos) um treinador até ver sofrível é um plantel todo desequilibrado com péssimas intervenções no mercado tanto do CG, como da actual direção e nós só pensa,os em duas coisas uns arranjar desculpas para o que não tem desculpa nenhuma e outros “arrebentarem” com eles…
Uma cultura de exigência não é arranjar desculpas ou “arrebentar” com eles, é sim pedir sempre mais empenho, evolucao positiva e não repetir os mesmos erros, ou seja aprender com os mesmos, é espremer o sumo até ao fim DAS LARANJAS QUE TEMOS AGORA e não das que tivemos ou vamos ter no futuro é exigir á estrutura que nos proporcione isto, é não aceitar desculpas nenhumas de parte alguma porque quem não tem mão não vai a jogo, é dizer “não gostamos, nem aceitamos isto qual é a vossa proposta para resolver este assunto AGORA?”
Está é a categoria aonde deveriamos passar a maior parte do tempo, a categoria do “isso não chega queremos mais!!!!”
SL
7 Fevereiro, 2019 at 12:21
Não fui suficientemente claro, a exigência não pode ser fulanizada neste, ou naquele jogador, neste ou naquele dirigente, o futebol é um jogo em que ganha a melhor equipa e não o melhor jogador, logo a exigência deve ser COLECTIVA tanto para equipa como para a estrutura!!!!
Se fulano é fraco aqui ou ali então o colega do lado tem de ajudar para compensar o handicap e vice-versa e isto é valido para tudo, tudo!!!
Se o varandas não sabe falar, então que o Rogério “língua de prata” passe a mensagem, quem diz ele diz outro, chama-se solidariedade, cumplicidade e compromisso com a equipa e o clube!!!!
7 Fevereiro, 2019 at 12:27
O Rogério está no país…??
7 Fevereiro, 2019 at 12:42
Pois….mas se não está tem de estar alguém por ele ou com características parecidas, quero lá saber quem é eu quero é que todos funcionem em equipa….
Mas sim compreendo perfeitamente aonde queres chegar….
7 Fevereiro, 2019 at 12:04
Uma transição defensiva minimamente trabalhada e uma organização defensiva minimamente organizada e com comportamentos básicos e a equipa jogaria tão mais. Assim para não permitir uma catadupa de oportunidades temos de abdicar de atacar…
Na verdade não tendo um plantel fantástico as lacunas que são mesmo impeditivas de lutar pelo 2º lugar (pelo titulo teriámos de ter sempre o melhor 11 disponível e com rendimento) são os laterais (que exceptuando Borja que ainda não deu para ver ) que são todos muito limitados para o Sporting de resto com a equipa bem trabalhada (começo a achar pelo que vou vendo do Tiago Fernandes que a equipa estaria bem melhor se lá tivesse ficado ele) era para estarmos bem na luta pelo 2º lugar com este plantel.
É só ir ver a organização defensiva que o Tiago conseguiu em meia dúzia de dias por em prática em Londres vs o que o Keiser tentou fazer com Porto em Alvalade e ontem na Luz.
7 Fevereiro, 2019 at 12:07
Porcaria de jogo!
Continuo com mixed feelings em relação a tudo e todos! De BdC a Varandas, passando por Gudelj, keizer, Acuna e todos os Brunos do plantel!
Mas uma coisa sei: “que esta merda mói, mas não nos mata”!
Que chegue depressa Domingo e que que alguém na estrutura saiba transformar a frustração em mais raiva e vontade. Alguém que ligue ao Bilichick e cole as parangonas no balneário!
7 Fevereiro, 2019 at 13:31
Estrutura ? Qual estrutura ?
O problema deste clube é que nunca conseguiu montar uma estrutura . E isto vem de décadas …
7 Fevereiro, 2019 at 14:14
ora aí está!!
Essa falha, aliada à incapacidade para assentar um projecto de desenvolvimento integrado do futebol que seja mais do que trocar de treinador (se for preciso 1, 2,3, 4 vezes numa época), numa perspectiva meramente resultadista para acomodar o descontentamento dos adeptos paga-se caro. Anos e anos de contratações banais de projectos de plantéis banais, feitos por gajos banais, sem qualquer plano estruturado de desenvolvimento ou de futuro. A única excepção foi iniciada por jesualdo ferreira (porque não havia mais nada) e consolidada pelo L. Jardim e foi a única opção estratégica (que deu alguns resultados) que BdC tomou (por força das circunstâncias).
De resto, essa é a principal pecha do clube, no que ao futebol diz respeito, e o resultado está à vista…
7 Fevereiro, 2019 at 14:35
nem mais caro Rf.
7 Fevereiro, 2019 at 14:06
o Belichick é só o gajo do SLB lá do sítio… os gajos que tiraram ar às bolas para irem à final em 2014 ou 2015 ou lá o que foi.
“deflategate” chamaram-lhe…
7 Fevereiro, 2019 at 12:14
Não vale a pena continuar a falar de questões táticas ou da qualidade dos jogadores… Esta direção que contracte um TREINADOR e ouça o que ele tem a dizer sobre a constituição de um plantel. Caso contrário isto encaminha-se para 20 anos de seca!! Convém também ter uma direção e um presidente interventivos e acima de tudo assertivos, que não tenham medo de arregaçar as mangas e meter as mãos na porcaria… é que ela não sai de onde está por sua livre e espontânea vontade!! Há muito para fazer e muito pouco se vê… está todo um clube à espera que um treinador (que já todos vimos que não é capaz) resolva os problemas do clube.
7 Fevereiro, 2019 at 12:16
“Vamos lá parafrasear o poema “Quadrilha”, de Carlos Drummond de Andrade. Varandas ama Keizer que ama Gudelj, Bruno Gaspar e Petrovic, mas não ama Jovane Cabral nem Miguel Luís. Jovane Cabral e Miguel amam o jogo, mas Keizer não os ama e não os coloca a jogar. Varandas ama Keizer porque tinha o traquejo de ter trabalhado na formação do Ajax mas Keizer, talvez por ser holandês, não percebeu que foi por isso e não ama Varandas.”
https://www.msn.com/pt-pt/desporto/futebol/varandas-ama-keizer-que-ama-gudelj-bruno-gaspar-e-petrovic-mas-n%c3%a3o-ama-jovane-cabral-nem-miguel-lu%c3%ads-por-nicolau-santos/ar-BBThdJR?ocid=spartanntp
7 Fevereiro, 2019 at 12:18
Acho que Keizer que cometeu o mesmo erro duas vezes.
Não se trata de serem melhores ou piores jogadores, trata-se de escolher os jogadores ideais para este tipo de jogo.
Wendel não tem cabedal para um combate a meio campo contra o slb.
Eu tinha jogado com Petrovic a trinco, subia Gudelj para a posição 8, tirava Wendel, subia BF para junto do PL, fosse ele o Dost ou o zuca.
Jovane é um jogador para os últimos 20m, de explosão, não de contra-ataque.
Gudelj é um 6 mau. Gaspar é francamente mau, sem condições para representar o Sporting.
Ilori é um centralão comparando com A. Pinto, que é também ele, francamente mau, não mínima qualidade para representar o Sporting.
7 Fevereiro, 2019 at 13:34
Gudelj a 8? Ainda dás a titularidade a este jogador? Porcaria de jogador como é possível? É o pior jogador do Sporting. Joga sempre e joga sempre mal.
7 Fevereiro, 2019 at 12:28
Depois do jogo de domingo qq merda ontem seria boa.
Concordo com o Cherba qd diz que há entrega. Dão o que têm, muito foi esgotado pelo Keizer, mas a falta de qualidade é notória e em vários sectores.
Se olharmos isoladamente para este jogo onde jogámos mal, não podemos dizer que não tivémos oportunidades para marcar, um golo mal anulado, um pato, um autogolo…
Felizmente e graças a um enorme golo do Bruno (chamem-lhe o que quiserem, mas é de facto um jogador do caralho), estamos vivos para a segunda mão.
Não entendo Gudelj, Wendell jogou zero (esgotado) e Jovane claramente a dizer que é bem melhor a entrar que a jogar de início. Ilori não faz melhor que faria um Domingos Duarte ou Ivanildo. Metam os olhos no Guilherme Ramos, está ali o futuro.
Gostei do Coates, Bruno e Acuña. Borja poderá ser interessante.
7 Fevereiro, 2019 at 12:30
O D. Duarte faria bem melhor, mas bem melhor que o Ilori.
Fds…aquela cabeçada no ar a deixar o lampião cabecear completamente sozinho é um resumo do que é o Ilori…
7 Fevereiro, 2019 at 12:31
Concordo com este comentário quase na integra, com a excepção da última frase do mesmo: “”… a pergunta que fica é “o que seremos capazes de fazer no intervalo, com esta bombada de ar que nos impediu de asfixiar?” “” Como é que é? Li bem: “”…nos impediu de asfixiar””? Mas agora é assim? Ai, afinal não estamos, já no presente momento, asfixiados? A sério? Ok, está tudo bem, está tudo OK. Sem ironia, meu caro Cherba. E eu percebo o mote reflexivo, a incitar à mudança. E concordo com ele, naturalmente. Mas estou tão triste. E tão, tão fodido! 🙁 Depois da vitória sobre o Rio Ave, em 19/12/2018, estes foram os resultados, desde o dia 23/12/2018: 4 vitórias (Feirense, Belenenses, Feirense e Moreirense – e ai se não tivessemos ganho este jogo, tinhamos este “colosso” do nosso futebol ainda “mais à perna”!!) , 4 empates (FCPorco, SLBosta II, FCPorco e V.Setúbal – no segundo e terceiro jogos aqui mencionados, valeram os penaltis, a tal lotaria, que ainda assim nos deu um título muito saboroso, naturalmente..se apenas o festejarmos (muito justamente, é verdade, porque soube muito bem, repito), mas não analisarmos a “substância” do que se está a passar..) e 4 derrotas (V.Guimarães, Tondela, SLBosta (sabor amargo de humilhação na nossa própria casa!!), SLBosta novamente ontem)! Na Primeira Liga, ao fim de 20 jogos, estamos em 4º lugar, a 7 pontos do 3º, a 8 pontos do 2º e a 11 pontos do 1º; e temos o 5º a 5 pontos de distância e o 6º a 7 pontos; e a distância do 7º para nós é de 10 pontos (ou seja, inferior à nossa distância para o 1º classificado!). Ou seja, cerca de 7 semanas se passaram e o nosso “cenário existencial” é este! 🙁 ((isto apenas no futebol profissional, embora nas modalidades, às quais junto o futebol feminino, o cenário também não seja lá muito famoso – mas sim, nestas ainda serão possíveis muito mais vitórias e titulos, que espero muito que aconteçam novamente este ano, embora o caminho esteja a ser bem mais tortuoso este ano)) E, digo eu, não estamos asfixiados? A sério? Sim, bem sei que o Cheba se está a referir à meia-final da Taça de Portugal. E sim, tudo é possível, claro (e como eu desejo que daqui a dois meses consigamos dar a volta a isto e ir ao Jamor!!). E sim, as toupeiras estão, elas sim, muito confiantes – porque sabem que estão em vantagem, porque sabem que lhes basta um empate, porque sabem que jogam muito mais futebol do que nós, porque sabem que têm esta merda toda controlada, a todos os níveis – e se nós tivemos a nossa “bolsa de oxigénio” com aquele golão do BF, que dizer deles que se preparam para, provavelmente, ganhar tudo o que ainda podem ganhar este ano, “jogando”, se necessário for, à maneira deles, dentro e “fora” do relvado? Mas tudo é possível, claro, volto a repetir. Mas a questão é muito mais profunda! Como é possível isto ser tão mau? Mas o que é que se passa? Agora é assim? A exigência é isto? Não estamos sufocados, asfixiados? Então OK, está tudo bem, está tudo ok. Ou seja, a big picture agora não conta para nada nesta equação, é a conclusão a tirar. Em defintivo, isto agora é navegar à vista e seja o que Deus quiser. Temos uma (pseudo) direcção, “escolhida” e “eleita” da forma que foi e um (pseudo) presidente, “escolhido” e “eleito” da forma que foi, um inapto nato para a função, “invisível”, que só nos envergonha, dia após dia, semana após semana, mas está tudo ok; temos uma comunicação arrepiantemente desastrosa, por vezes a parecer mesmo mal intencionada, gerida por quem (e da forma) que todos sabemos, mas está tudo bem, está tudo ok; temos um treinador que é..o que é..mas está tudo bem, está tudo ok; temos um grupo de jogadores de futebol profissional que é..o que é.. (as poucas excepções, como Nani, Mathieu, por exemplo, já fizeram como que um apelo público, porém…), mas está tudo bem, está tudo ok; o espectro do regresso dos piores tempos, daqueles tempos horríveis de décadas de amadorismo, de falta de exigência, de chico-espertos peritos na colheita do proveito próprio (que não do nosso clube) e, sobretudo, o espectro (e a perspectiva consolidada, pelo andar da carruagem) da falta de reultados desportivos (e, por consequência, de bons resultados financeiros e da boa saúde económica, presente e futura), que culminaram com o cenário arrepiante de 2012/2013, em cima da nossa cabeça, escarrapachado, bem à vista dos nossos olhos, mas está tudo bem, está tudo ok! Ok, sendo assim, aproveitemos a tal “bolsa de ar” e respiremos! Navegemos à vista, que (se calhar) alguma coisa de bom ainda poderá acontecer. Sim, isto, de facto, será apenas um “trauma psiquico”, quiçá até ligeiro, não ha-de ser um gravissimo problema de fundo. Na, nada disso. Definir muito bem “de onde, para onde, quando e como”? Na, nada disso. Exigir a quem está, seja quem for, TOTAL ENTREGA e TOTAL RESPONSABILIZAÇÂO? Na, nada disso. Está tudo bem, está tudo ok. “Siga para bingo”, como diz o outro (se sairem os números certos, claro – se não sairem, é esperar que volte a rolar a “roda da fortuna”, pode ser que dê para a próxima). E está (estará) sempre tudo bem, está (e estará) sempre tudo ok. 🙁 Saudações Leoninas para todos/as
7 Fevereiro, 2019 at 12:47
São Manços I…..
Marcel Keizer perdeu os seus dois primeiros dérbis frente ao Benfica. Igualou (negativamente) dez treinadores: Wilhem Possak (1935/1936), Joseph Szabo (1936/1937), Joaquim Ferreira (1944/1945), Mário Lino (1971/1972), Ronnie Allen (1972/1973), Mirolad Pavic (1978/1979), Joseph Venglos (1982/1983 e 1983/1984), Keith Burkinshaw (1986/1987), Carlos Queiroz (1993/1994) e Paulo Sérgio (2010/2011).
São Manços II …..
No entanto, no final, não apontou o dedo à equipa de arbitragem: «Penso que para eles é muito difícil ver cada decisão, houve alturas em que podia ter dado para os dois lados. No geral, cumpriu, sem problemas.»
7 Fevereiro, 2019 at 12:56
Sim..qualidade, apenas isso. Podemos não conseguir ombrear vs fcp e slb.. mas temos mais do que responsabilidade de varrer todas as restantes equipas.
7 Fevereiro, 2019 at 12:59
Continuo com a ideia que o plantel não é assim tão mau. Está muito mal gerido, tem lacunas, mas não é tão mau como o pintam.
O Renan continua a dar pouca segurança, bolas pelo ar ou nas costas da defesa são um ai jesus. O Salin pelo que mostrou devia ser o titular. Mas nesta fase devia-se tentar o Max para ver se serve, já que os dois primeiros não são o que precisamos.
O Gaspar é fraco, sempre perdido, não me parece que venha a melhorar. O Risto é melhor mas a direita precisa urgentemente de reforços. O Borja começou mal mas foi melhorando. Jeff não chega ao que precisamos.
O Coates e o Mathieu são os titulares, pelo que vi ontem o Illori dá menos segurança que o Pinto. Ontem estávamos a jogar mais recuados e mesmo assim ele esteve mal posicionado e com alguns erros difíceis de perceber. O próximo ano devia ser os dois primeiros mais o Domingos e o Ivanildo.
O meio é o mais incompreensível para mim. A gestão e as escolhas têm sido péssimas. O Gudelj não é um 6, e dá a entender que não é nada. Erros e mais erros e passes para trás e para o lado. Faltas e mais faltas. Produção positiva quase nada. Mau, muito mau. O Bruno e o Wendell têm muito valor mas estão presos por arames. Falham passes claramente por cansaço. Qual a razão para o Miguel e o Xico não terem mais minutos? O Doumbia esteve bem a 6 no Bonfim e depois não conta mais? Se ele quer uma equipa pressionante o meio tem que ter muita rotatividade. Nunca podem jogar sempre os mesmos. Gestão péssima.
O Jovane não esteve bem ontem mas tem estado muito tempo parado e sempre foi melhor lançado do banco. O Acuna tem tudo, não é defesa, mas acrescenta pouco. Continuo a achar que por 20 é bem vendido. Raphinha e Nani são os titulares e o Matheus devia estar no plantel. Diaby pode servir a avançado mas a ala é um erro de casting.
Na frente o Luiz lutou muito mas para jogar sozinho na frente o Montero é o melhor de todos. Segura a bola melhor que ninguém e dá jogo aos médios e alas. O Dost está num péssimo momento e acrescenta zero. Nem bolas de cabeça ganha.
O Keizer tem feito um péssimo trabalho. A equipa não evoluiu nada e a falta de rotatividade deixou alguns jogadores de rastos. A gestão do jogo a partir do banco é quase pior que a do JJ. Já há poucas dúvidas que não serve. Precisamos de começar de novo.
A arbitragem foi mais uma vez manhosa. A falta do Dost é muito discutível mas nem houve hipótese de ir ao VAR. Faltas e faltinhas e amarelos a quem veste de verde com uma facilidade única. E pelo que se viu ontem só o Risto é que não pode falar com so árbitros. Devia ter a palavra o presidente, mas esse parece estar MIA.
7 Fevereiro, 2019 at 13:03
O jonascp é o Marcus Mc Cloud
https://m.youtube.com/watch?v=Yp6g7d0uIUQ
https://m.youtube.com/watch?v=7sbbkNfFa9U
7 Fevereiro, 2019 at 13:34
Caricatura perfeita, lol
7 Fevereiro, 2019 at 13:11
Boas tardes tasqueiros,
Regresso a 2013
– nao temos equipa para ombrear com SLB e FCP
– fomos muito roubados
– o Mister precisa de tempo
– esta direcao esta a fazer o possivel (mas e muito dificil)
– pelo menos jogamos melhor do que no derby em alvalade (perdemos na mesma)
Sempre ouvi dizer que a historia repete-se. Mas nunca pensei que se repetisse tao rapidamente como no sporting. De Godinho Lopes a Frederico Varandas quais sao as diferencas?
7 Fevereiro, 2019 at 13:12
Mas continuem a discutir se o Gudelj e um 6 ou um 8.
Porque de certeza que isso vai resolver os problemas do sporting…
7 Fevereiro, 2019 at 13:15
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/manifestacao-contra-varandas-levou–10-adeptos-a-alvalade?ref=Sporting_DestaquesPrincipais
10… lol
7 Fevereiro, 2019 at 13:28
Onde é que estão as fotos desses 10 adeptos?
Ao que sei, a notícia é falsa. Foi convocada pelo próprio vagandas que passou a informação ao rascord.
Passei lá e não estava lá ninguém!
7 Fevereiro, 2019 at 20:50
desde domingo que andavam a marcar a manif nas redes sociais
7 Fevereiro, 2019 at 13:41
Continua a aplaudir o Varandas.
Vamos por bom caminho Rute.
Que belo resultado deu a destituicao do gordo colerico.
Agora estamos bem melhor.
7 Fevereiro, 2019 at 14:08
10? Já é um começo. Aposto contigo uma bifana e um fino, minha querida: o varandas não chega ao natal de 2019.
7 Fevereiro, 2019 at 13:33
Não me parece haver discussão em relação ao Gudelj. Ele não é jogador para nós, principalmente a custar 3M pelo empréstimo, fora o prémio de assinatura que o Cintra lhe prometeu e o ordenado.
7 Fevereiro, 2019 at 13:25
Fez bem em aludir à confusão que muitas vezes fazemos entre falta de qualidade, falta de empenho e falta de exigência. Não posso acusar qualquer dos nossos jogadores de não correrem.
O problema é mesmo não saberem correr e a falta de jeito de alguns para jogar a bola. No Sporting, porque em outros lados poderão até dar jeito.
Eu já não tenho ilusões. Esta época é para sobreviver. Penso que quem dirige o Sporting terá o mesmo sentimento.
7 Fevereiro, 2019 at 13:31
O nosso meio campo, se é para jogar sempre com o Gudelj a trinco, precisa do Miguel Luís como de pão para a boca. Faz-nos muito mais falta o Miguel Luís que o Xico.
Wendel e BF são jogadores que gostam de posições mais adiantadas do meio campo, isto aliado ao mau posicionamento do Gudelj é a razão do nosso meio campo parecer um deserto. Miguel Luís sendo o médio mais posicional do plantel traria muito mais segurança e aproximação de sectores.
Depois a frente de ataque ontem não foi a melhor. Acuña como é característico dele posiciona-se mais sobre a linha do meio campo e deixa o lateral subir logo precisa de um entrosamento maior que ainda não tem com o Borja para serem uma lateral realmente boa. Jovane é um jogador explosivo, capaz de decidir jogos quando sai do banco. A titular, ainda por cima num jogo desta exigência e depois de longa ausência, é normal que não tenha sido dos melhores. Luis Phelype mostrou mais uma vez boas notas. Vai à luta, ganhou mais bolas aos centrais do Carnide que o Dost em 3 jogos com os rivais. Joga bem longe da baliza, apoia as alas e sabe jogar de costas para a baliza e parece que se a bola tiver de entrar à força na baliza ele vai e assegura-se disso (à la Slimani). O passe de cabeça para o remate do Wendel é coisa que nunca me lembra ter visto o Dost fazer. Deu tudo o que tinha.
O resultado é mau. Jogamos mal, mas o Carnide não joga nada. Keizer montou melhor a equipa, sinal que quando quer sabe. Infelizmente, o Renan frangou (mais uma vez contra um rival) e o segundo golo deles cai do céu (menos para os comentadeiros que até equacionaram ter sido uma trivela do novo campeão de saltos ornamentais made in Seixal).
Ponto bom é que podemos melhor, a nossa margem de progressão é melhor que a deles. Não vai servir para o segundo lugar (muito provavelmente), mas podemos muito bem ganhar a taça de Portugal. O 11 parece-me mais forte com a chegada do Borja e com uma maior utilização do Idrissa, Luis Phelype, Miguel Luis e Xico podemos melhorar muito mais e não depender tanto do melhor jogador do campeonato.
PS: Espero que nos treinos o Keizer veja a luz a banhar o Max e decida começar a usá-lo. Pior que está não fica, e se é para apostar que se aposte num dos nossos.
7 Fevereiro, 2019 at 13:33
Quanto ganha Tiago Ilori ao ano ?
“Mas a culpa de termos que os ver em campo é de quem escolhe quem vai a jogo”. Não podemos ser exigentes com que não têm mais que oferecer senão arrastar-se no relvado, o mesmo para o treinador, não podemos ser exigentes com Keizer uma vez que jogo a jogo não demonstra ser treinador para o Sporting. Conclusão, neste momento não temos projecto para o futebol. Ainda bem que não vendemos Acuna, da tudo em campo, é raça.
7 Fevereiro, 2019 at 14:41
mas não podemos ser exigentes…. pois.
a cartilha agora é esta.