A Liga Portuguesa de Futebol Profissional não tem um pingo de vergonha. Mesmo que, dia após dia, semana após semana, cheguem exemplos de vários cantos do mundo de como é possível dar exemplos, educar adeptos, ganhar credibilidade.
Ora, ontem, o jogo entre Southampton e Cardiff City ficou marcado pela atitude de alguns adeptos da equipa da casa, que imitaram um avião em alusão à morte de Emiliano Sala, jogador que tinha sido contratado pelo Cardiff City em janeiro. Dirigindo-se para as bancadas onde estavam os simpatizantes do Cardiff City, os adeptos decidiram imitar com os braços um avião durante alguns segundos. Os adeptos da equipa de País de Gales não tardaram em responder e, nas bancadas, ouviram-se vários insultos na direção dos mesmos.
As imagens ficaram registadas em vídeo e os seguranças não demoraram a expulsar os adeptos do estádio e, segundo a imprensa inglesa, esss adeptos foram identificados e proibidos de frequentar qualquer recinto desportivo durante os próximos três anos.
Por cá, basta pensar há quanto tempo de assobia a morte de Rui Mendes…
10 Fevereiro, 2019 at 8:41
Qd era puto adorava um jogo chamado “Another world”.
Horas e horas a jogar aquilo…
10 Fevereiro, 2019 at 8:56
As instâncias que “mandam “ no futebol “fecham” os ouvidos a esses”crimes”…
Mas estão atentos a pequenas merdices…
São no mínimo responsáveis Morais por mais alguma tragédia…
Bom Domingo
Abraço e SL
10 Fevereiro, 2019 at 9:24
vinha aqui colar essa história da liga inglesa.
até quando se vai permitir isto?
10 Fevereiro, 2019 at 9:28
Fica aqui neste blogue a referência ao exemplo dado em Inglaterra para uma situação idêntica a que se passa em Portugal.
10 Fevereiro, 2019 at 12:30
Meus caros. Ao contrário do que alguns dizem, não é na essência da legislação que está o defeito. A legislação portuguesa de 2009 que regula a actividade dos G.O.A., vulgo claques, é idêntica à inglesa, da qual foi declcada.
Apenas se distingue num “pequeno” “pormaior”: em Inglaterra todos os “casos” são casos de polícia, directamente entregues aos tribunais de “comarca” respectivos; em Portugal os autos levantados pela PSP e/ou pela P.J. são entregues ao IPDJ.
Ou seja, na Inglaterra os casos são tratados como actos criminosos; em Portugal dão-lhes um tratamento político.
Não admira que, neste cantinho à beira mar plantado, haja acto de banditismo ou vandalismo organizado a ser classificados de “actos terrorista” e outros iguais na essência (e.g.; invasões e agressões nos Centro de treinos de Gumarães e Carnide ou no centro de treinos dos Árbitros, passem entre os pingos da chuva … ou fiquem guardados n secretária de um adjunto do Presidente do IPDJ, até à prescrição).
SL
10 Fevereiro, 2019 at 12:57
Na mouche!!!
10 Fevereiro, 2019 at 13:03
Já houve quem com isso se preocupou e teve o tratamento devido a quem se importa, é só ir ouvir o discurso:
Num discurso onde também abordou o papel do Instituto Português de Desporto e Juventude (IPDJ), a actuação do Ministério Público ou mesmo da Assembleia da República, Bruno de Carvalho dirigiu no fim algumas questões concretas à Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), à Liga e à FPF, que não ficaram sem resposta.
10 Fevereiro, 2019 at 13:19
Pois…
10 Fevereiro, 2019 at 14:34
E faz toda a diferença, caro Álvaro Antunes.
Infelizmente não há vontade política (que vale votos) para que estes casos sejam devidamente punidos e banidos do desporto nacional.
No entanto não podemos abandonar a luta e, sempre que possível, mostrar o tratamento dado à estes casos fora de portas, como faz o Cherba neste post, e continuar a expor práticas e actos que deveriam envergonhar todo o País.
É um válido contributo para a melhoria do desporto nacional.
SL
10 Fevereiro, 2019 at 18:55
Pois! Mas se esse papel cabe a todos nós, sportinguistas, ele pertence muito mais aos órgãos Sociais do Clube (apresentando reclamação documentada na FPF e nas outras Federações, SEMPRE que aconteçam as provocações rabolhas), ao departamento jurídico do clube para enviar documentação sustentada ao Ministério Público, juntando evidência da inacção do IPDJ e às Claques ou G.O.A.s do Sporting que, SEMPRE que suceda um desses episódios, deveriam enviar um comunicado (com link documentando o episódio) CONJUNTO ás redacções dos Jornais Desportivos e das TVs Generalistas e Noticiosas. Sem dar tréguas. Havia de se tornar tão repetitivo e evidente que alguém teria de fazer alguma coisa.
Saudações leoninas
10 Fevereiro, 2019 at 18:59
Da ultima vez que os OS falaram no assunto e no sitio acerto, (NÃO, NÃO FOI NO FACEBOOK) foram silenciados e poucas semanas depois destituídos:
“Temos situações em que um adepto é morto e logo de seguida aquilo que é dito é o que é que estava o adepto ali a fazer. Temos situações de tochas enviadas para cima de crianças e idosos num jogo”, resumiu, até que foi interrompido pelo moderador do debate. A situação gerou alguma tensão e a palavra acabou mesmo por ser retirada ao presidente do Sporting.”
Ler mais em: https://www.cmjornal.pt/desporto/detalhe/bruno-de-carvalho-questiona-acao-da-justica-em-relacao-as-claques
10 Fevereiro, 2019 at 19:44
Espero que não discorde daquilo que comentei. Não percebi bem o alcance da sua resposta.
Julgo que aquilo que AGORA interessa é pressionar os que AGORA têm responsabilidades no Clube para agirem AGORA E SEMPRE.
E isso inclui os O.S. do Clube, a nossa Comunicação Institucional (se existe, que ainda não percebi bem), os nossos meios de Comunicação oficiais (Sporting TV e Jornal Sporting) e os dirigentes das 4 claques Oficiais.
Saudações leoninas
10 Fevereiro, 2019 at 9:35
Hulk!
10 Fevereiro, 2019 at 10:06
Tanta coisa aqui escrita que não só tem razão de ser como tem fundamento, mas que barram sempre no mesmo problema: Portugal é dos países mais corruptos do mundo.
Só quando se mudarem mentalidades na sociedade, acabando com compadrios e prendendo quem é ilícito é que iremos ver mudanças no futebol. Ou seja, nunca.
Acho que está na hora de pensarmos em mudar o clube (e nós, adeptos) de país…
10 Fevereiro, 2019 at 13:00
E eu que há cerca de 15 anos atráss pensei que portugal iria mesmo mudar … Enganei-me, mas é que me enganei redondamente …
País minado de corruptos, rabolhos e lãpiões … Gente se principios e valores, chico espertos, mafiosos … Enfim, a corrupção graça por todo o lado, desde a justiça às administrações dos hospitais, desde a repartição das finanças à policia juduciária …
É uma VERGONHA …
10 Fevereiro, 2019 at 10:10
Num pais que gosta de futebol a sério não se permitem estas merdas
10 Fevereiro, 2019 at 10:13
Troca futebol por desporto.
10 Fevereiro, 2019 at 10:38
Troca desporto por sociedade…
10 Fevereiro, 2019 at 11:05
Costumo dizer na brincadeira que o país é como é por haver tantos lampiões
10 Fevereiro, 2019 at 11:36
Não sei se é brincadeira, se calhar é mesmo por isso, é o ADN lampiónico que faz com que este país seja a merda que é.
10 Fevereiro, 2019 at 12:38
Cabalas.
Agora pelo menos ninguém diz que era tudo provocado por quem falava grosso.
A merda é a mesma, só que o desrespeito é aceite de forma mais educada.
10 Fevereiro, 2019 at 10:12
Até deixarem? Até deixarmos de viver num estado lampiânico? Até quem nos governa, política e desportivamente, ganhar vergonha na cara? Hum… acho que vai ser como a minha paixão pelo Sporting: até morrer.
10 Fevereiro, 2019 at 10:51
Aí está uma batalha que nos deve unir a todos. Filhos da puta ordinários. Cabrões coniventes.
10 Fevereiro, 2019 at 12:42
É óbvio que há sócios que ainda não ultrapassaram a má educação instaurada pela Direcção anterior. Lamentável, isto não é o Sporting.
10 Fevereiro, 2019 at 10:57
Um exemplo, o do Southampton, que os dirigentes lampioes vão certamente seguir…
http://www.bbc.co.uk/sport/amp/football/47187084
10 Fevereiro, 2019 at 19:12
Meu caro José Silva. O Southampton assumiu a única atitude que qualquer clube ou organização séria e honrada assumiria. O SLB destes dirigentes (e da maioria dos actuais adeptos) há muito que deixou de ser instituição séria ou honrada.
Mas o que é relevante é que os 2 adeptos foram levados pela polícia e identificados e (quer o Southampton os expulse de sócios – o que só fará se forem sócios, quer não), conforme a lei inglesa serão presentes ao District Attourney (equivalente ao Delegado do Ministério Público) para deduzir acusação e levar a juiz que decretará quanto tempo de inibição de frequentar estádios lhes será aplicado, com obrigatoriedade de se apresentarem na esquadra policial de residência nos horários dos jogos do clube. E LÁ NÃO FALHA!!
Aqui, a polícia identifica, detém, abre auto e entrega ao IPDJ (fica na gaveta até prescrever). Desde a entrada em vigor da nossa Lei sobre os G.O.A. (2009), a PSP e a PJ lavraram uma média anual de 89 autos sobre os NoName e os Diabos Vermelhos. Até agora, só a um parece ter sido dado andamento, mas na sequência de uma vendetta do ex Director sobre o seu sub director antes de ser corrido do Instituto e com a consequência de interdição do Estádio da Luz , do Braga e do Paços de Ferreira. Essa interdição foi suspensa por contestação de Benfica e Braga (os 2 carnides, do sul e do norte) e foi acatada e cumprida pelo Paços de Ferreira. Já lá vão 18 jornadas!!! Ainda estão (as duas interdições) em banho-maria e em lume muito brando.
Saudações leoninas
10 Fevereiro, 2019 at 11:03
Southquê?
Somos um país latino, com identidade própria.
10 Fevereiro, 2019 at 11:08
É verdade…
“Somos um país latino, com identidade própria…e estupidez enraizada…”
E outra triste noticia…:
Morreu Fernando Peres nosso antigo jogador…
Que Descanse em Paz…!
SL
10 Fevereiro, 2019 at 12:52
Um dos médio centro mais talentosos que vi jogar. Com ele a bola tinha olhos. A percentagem de passes, curtos e longos, que ele acertava por jogo, as assistências que fazia, os livres que marcava … eram uma delícia. Numa das melhores formações que tive prazer de ver jogar no Nosso Sporting. Com Damas, Pedro Gomes, José Carlos, Laranjeira, CarlosPereira (irmão deAurélio), Tomé, Peres, Wagner Marinho, Yazalde e Dinis.
Eram um show de bola: uma defesa de aço um meio campo que misturava o trabalho de carregador de piano do Tomé com a mestria de Peres e Wagner, uma ataque demolidor onde combinavam a rapidez e capacidade de centrar de Marinho com as fintas estonteantes do Dinis e o faro letal para o golo de Yazalde. E um banco com Caló, Bastos, Gonçalves, Chico, Lourenço, Nelson, entre outros.
Grande Fernado Peres. Deixaria o Clube (afastado por ter feito a defesa do treinador Fernando Vaz num “pocesso” em que este viria a ser despedido). Substituído por Fraguito, Peres rumaria ao Vasco da Gama, onde foi campeão carioca e brasileiro (e campeão pernambucano no Sport Recife), sendo lembrado como o futebolista português de maior sucesso no Brasil.
Paz à sua alma e um forte abraço de solidariedade à família enlutada.
10 Fevereiro, 2019 at 13:56
Álvaro nessa altura eu gostava de ver era andebol. Mas olha que foi com Samuel Fraguito, Tomé e Nélson que o meio campo sportinguista começou a funcionar bem
10 Fevereiro, 2019 at 19:19
O Fraguito entrou para render o Peres que o João Rocha ostracizou por ter defendido o treinador Fernando Vaz. O Nelson era 2º Ponta de lança. O resto do meio campo Wagner e Tomé já existia com o Fernando Peres. O Fraguito era um excelente jogador, mas, na minha opinião, não se comparava ao Fernando Peres. O Peres, de entre todos os centro-campistas criadores do Sporting, desde os anos 60, só teve comparação no Balakov.
Saudações leoninas
p.s.: també via handball por essa altura: Manuel Brito, Carlos Correia, Bessone Alves e depois Carlos Siva, João Manuel, José Manuel, João Gonçalves, os irmãos Vasconcelos, e outros: foram equipas fabulosas nos anos 70.
11 Fevereiro, 2019 at 18:31
Festejei na Póvoa de Varzim um titulo marcado por uma exibição soberba de Fernando Peres. Eu encostado à vedação do campo quando aquilo acabou fui engolido pela multidão e acabei no meio do campo. Admirador confesso lembro sempre aquele prodigioso pé esquerdo com lançamentos de 30/40 metros com efeito raquete e uma precisão incrível. Há dias vi parte duma entrevista na Sporting TV e pareceu-me estar bem. Senti muito a noticia da sua morte.
Que descanse em paz.
10 Fevereiro, 2019 at 11:09
Ainda nenhum presidente se lembrou de ameaçar as bilheteiras dos pequenos. Se ameaçarem um boicote às bilheteiras fora enquanto a liga não fizer nada de certeza que o Carnide começa a ser multado. Os assobios e o cântico do Marco Ficini são repudiáveis em qualquer sitio, menos aqui no portugal dos pequeninos.
Se não nos respeitam a bem, que comecem a respeitar-nos a mal, porque não estaremos a exigir nada a que não tenham direito. Os clubes pequenos iam sofrer, mas também não iria ser novidade.
SL
10 Fevereiro, 2019 at 11:47
Os cânticos alusivos à morte de Marco Piccini, filmados em pleno estádio de Alvalade, com toda a gente devidamente enquadrada e filmada…e até hoje…nada! Os burros que invadiram Alcochete estão em prisão preventiva e o assassino de Marco Piccini está em casa a aguardar julgamento que entretanto foi adiado…sine die…graças à intervenção da sociedade de advogados que foi contratada…por outra sociedade de advogados, paga pelo Carnide para fazer a defesa de um indivíduo já com variadíssimos antecedentes criminais e que é chefe de uma claque de futebol (NN) que afinal não existe…e o sporting o quê!???
10 Fevereiro, 2019 at 11:56
Que o país esteja dominado por eles é consequência de toda a corrupção, subserviência, compadrio, promiscuidade, que existe neste país…! Que o Sporting se cale e deixe o assunto cair no esquecimento ( já que os organismos que regulam o futebol nada fazem), só depende de nós, sporting…se nada fazemos é mais de meio caminho andado para nós comerem as papas na cabeça. O assassinato de Março Piccini foi um crime público de um cidadão estrangeiro, perpetrado por um criminoso!
10 Fevereiro, 2019 at 12:30
Só em Portugal. Na Escócia, além de serem expulsos do estádio, já estavam presos.
10 Fevereiro, 2019 at 12:31
Alguém na brincadeira dizia que o nosso país está como está e é como é por causa das Toupeiras. Ó meu caro Fribourg! Não é brincadeira nenhuma!! Eu digo isso há anos!!
O desenvolvimento, mentalidade e estado social do nosso país mede-se bem por vário factores, entre eles:
Jornal mais vendido: CM
TV mais vista: TVi
Tv por cabo mais vista: CMTV
Clube com mais adeptos: SL Toupeira
A comunicação social e maneira como um país adquire informação e tem a sua opinião moldada por estes é importantissimo num contexto de desenvolvimento social e cultural.
Juntem a isso, os resquicios de 100 anos de um país saloio em que metade deles foram vividos numa ditadura e em que um dos estandartes era o nacional-benfiquismo e está muito explicado. Um país pobre e pequeno para quem o único escape era as Toupeiras ganharem campeonatos e de vez em quando fazerem figura lá fora. Isso está entranhado na sociedade portuguesa.
Dizemos a brincar que os lampiões vivem do RSi, mas tem muito de verdade. A maioria das pessoas sem habilitações, pouco literadas, pobres e que vivem em meios sub desenvolvidos só lêem o CM, só vêem TVi e são Toupeiras. Claro que não são todos, mas são muito mais que os outros dois clubes grande. Assim como nós temos uma grande falange de adeptos de classes mais abastadas e que tem o revés de não sentirem o clube a sério e só o usarem para aparecer (mas isso é tema para outra altura).
90% dos Lampiões sejam trolhas, pedreiros, médicos, advogados, engenheiros ou politicos pensam todos da mesma maneira em relação ao clube. Basta ver gente que teve e tem responsabilidades civis e politicas como Rui Gosma da Silva e o asqueroso Telmo Correia!! Basta ver o que eles dizem sobre o Gonçalves e sobre as Toupeiras! Pensam todos da mesma maneira: é uma cabala, é tudo contra nós, etc. Pensam TODOS da mesma maneira. Salvo RARISSIMAS excepções, defendem o indefensável com um acefalismo, uma cegueira e uma clubite exacerbada de tal maneira que os cega, lhes tolda o raciocinio.
Dizem e fazem coisas quando o assunto é Carnide, que NUNCA na vida diriam ou fariam em outras situações!
Por isso para mim este atraso cultural, social e de desenvolvimento do país tem um dos pilares (mas não só, claro) nessa questão de eles serem a maioria em Portugal. Juntando aos resquicios do nacional-benfiquismo do Salazarismo, que muitos milhares tem saudades (a maioria lampiões) mas não o dizem, porque hoje em dia não cai bem. Basta ver que ainda há 10 ou 15 anos, Salazar ganhou um referendo da TVi (claro) em que foi considerado o maior português de sempre!!!!!!!
Era alguém com competências fazer uma tese sobre isto. Eu não tenho duvidas.
10 Fevereiro, 2019 at 12:49
“Jornal mais vendido: CM
TV mais vista: TVi
Tv por cabo mais vista: CMTV
Clube com mais adeptos: SL Toupeira”
Suores gelados é o que isto dá. Fénix… Vou já tomar um antigripine.
10 Fevereiro, 2019 at 13:04
Dizes muito e bem!!!
Este país é, de facto, uma tristeza … Andamos a ser ROUBADOS de forma indecente e depois querem tapar-nos o sol com a peneira, fingindo que nada se passou …
10 Fevereiro, 2019 at 13:28
É preciso poder político com eles no sítio para dar um exemplo. É preciso meter um orelhas na choldra por muitos anos, descer o carnide de divisão e retirar-lhes campeonatos roubados e aí as coisas começam a compor-se.
10 Fevereiro, 2019 at 13:12
Off mas on
O problema não é “legislar” (ainda ontem vi um debate acerca da violência doméstica que batia na legislação), mas sim aplicar a legislação
Simples.
10 Fevereiro, 2019 at 13:25
Pois.
Isso é também aquela conversa daqueles coitadinhos que, tendo responsabilidade na execução das leis, não o fazem por comodismo ou outros sentimentos parasitas.
10 Fevereiro, 2019 at 19:29
Nem mais, caro Nuno! A lei existe desde 2009 e foi decalcada da lei inglesa em quase tudo (excepto a execução penal – exactamente o mais relevante). Na Grã Bretanha, a execução penal é directamente dirimida por o Aparelho Judicial e, em Portugal, por o sistema político.
Alguém que me explique: o que deve o IPDJ ter que ver com as punições de actos de vandalismo ou de indisciplina? Deveriam preocupar-se simplesmente com as políticas e programas de fomento do Desporto e de desenvolvimento dos jovens.
Os casos de polícia, são com os tribunais. Ponto! Se depois deverão ter implicações na Justiça Desportiva, os seus órgãos próprios que actuem. Agora, delegar a responsabilidade das claques num organismo político é caca que só enche mais uns tachos.
SL
10 Fevereiro, 2019 at 13:24
Pode ser também uma questão de meios, como desculpa quero dizer, mas essencialmente de atitude.
É preciso ter as câmaras apontadas às bancadas e técnicos para providenciar as imagens à polícia.
Em 15 minutos é possível identificar e remover prevaricadores do estádio. Basta enviar um par de fotos para os telemóveis dos seguranças.
10 Fevereiro, 2019 at 19:36
Portugueeza, caso não saiba, isso é feito en vários jogos em Portugal. Adeptos retirados do Estádio e identificados? É aos magotes! A questão está nas consequências disso. Não vêem mais AQUELE jogo e não lhes sucede mais nada! No jogo a seguir lá estão eles, se preciso no mesmo lugar cativo!
O Sporting, na Direcção de Bruno de Carvalho, entregou ao Ministério Público a identificação de dois adeptos (do Sporting) que causaram distúrbios e as imagens dos mesmos, com a solicitação de aplicação da interdição de acesso às instalações do SCP. O Ministério Público inquiriu e deduziu acusação para serem presentes a Tribunal que lhes aplicou uma multa leve. É que nem na nossa cas podemos proibir de entrar!
SL
10 Fevereiro, 2019 at 14:22
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa…
TRADUÇÃO Uma coisa é um país civilizado, evoluído que soube curar um cancro brutal que tinha no seu futebol… (quem não se lembra do futebol inglês dos anos 80 com hooligans e pernas partidas dentro de campo…???) Outra coisa é um país que se diz impoluto e acima de qualquer suspeita e que mantém um status quo de CORRUPÇÃO E IMPUNIDADE patrocinado por federações, ligas e linguinhas e, pior, pelo Estado e representantes políticos de TODOS os portugueses…
Cenas…!!!
10 Fevereiro, 2019 at 14:32
Já confirmei alguns bananinhas acerca do assunto e se acham que a direcção devia fazer alguma coisa… encolhem os ombros.
10 Fevereiro, 2019 at 14:48
Isto porque no tempo do colhoes d’aço os lamps nao se atreviam a fazer estes números circenses… de casa fez que aquela voz de bagaço se levantava… eles cagavam-se todos, nao é?
Fosses pó c@r@lh€ com essa conversa…
10 Fevereiro, 2019 at 15:31
Se são de aço não te esqueças de pôr óleo na língua.
10 Fevereiro, 2019 at 15:48
Nisso concordo, se nem com a voz grossa eles se cagaram, actualmente um fantoche com o braço enfiado no cu não consegue melhor que falar fininho.
10 Fevereiro, 2019 at 16:28
Não se cagaram mas espernearam por todo o lado pois estavam a estragar-lhes o esquema tão bem montado pela “estrutura” super profissional que os colocava 10 anos à frente de todos os outros…pudera! Arregaçaram as mangas, cerraram fileiras, distribuiram cartilhas em todo o lado e por todos os cartilheiros de serviço, promoveram a maior campanha de escárnio, maldizer e descrédito de um homem, alguma vez vista, com a conivência de vários “ditos” sportinguistas…e de seguida o que fizemos nós!?? Corremos com o gajo!! Por muito que custe a muitos, continuo a dizê-lo e cada vez me parece mais apropriado… ou o clube se manifesta de forma veemente e publicamente contra estas merdas todas e trava uma batalha titânica com este FDP todos, ou então, é lidar!!
10 Fevereiro, 2019 at 16:46
Sei disso tudo, sei onde começou o desmoronar da organização criminosa de carnide, também sei a festa que fizeram em 23/06, apenas não sei como vai terminar pois estas coisas deveriam ser como a agua mole em pedra dura, mas actualmente é mais agua dura em pedra mole tanto fura até que bate, ou qq coisa do género.
Mas há muito$$$ que não interessados que se saiba.
10 Fevereiro, 2019 at 16:32
Oh “Rute”, que linguagem para uma senhora. Não deixa de ser contraditório e irónico…
Agora a sério, Luís não tens direito ao Domingo?
Cherba, sei que o blog é teu, mas não devia haver algum controle para este gênero de linguagem para mais vindo de um user-bot?
10 Fevereiro, 2019 at 15:34
Nem vale a pena fazer estas comparações, são mundos completamente diferentes no que diz respeito aos valores que regem a sociedade e o desporto em particular.
10 Fevereiro, 2019 at 15:51
É uma VERGONHA para o desporto e sociedade portuguesa o que se passa há tantos anos.
Comemoram o assassinato de Rui Mendes e mais recentemente a do Ficini, sem nunca a mafia que governa os toupeiras ter-se manifestado contra, antes pelo contrário pois o capo perguntou o que o Ficini estava la a fazer aquela hora.
As autoridades competentes são cúmplices com este ultraje sistemático à família do Rui Mendes.
10 Fevereiro, 2019 at 19:48
Lamentavelmente vimos as instâncias futebolística cá do burgo…
Todas escandalizadas (e bem cvlaro…) porque a claque dos andrades lembrou o Chapecoense…dizendo “ser pena não irem lá os lampiões…”
Mas continuarem “caladinhos que nem ratos” …perante este ultraje à memória do sportinguista Rui Mendes e sua família…
E a direcção dos lampiões que se querem fazer “tão acima” de todos os outros…continua a permitir aos seus “grupos organizados de assassinos”…que continuem nessa falta de decoro e de respeito pelo mortes que eles mesmos causaram…!
SL
11 Fevereiro, 2019 at 7:55
Em Inglaterra eles adoram futebol, é que nem é uma religião, é uma verdadeira paixão.
Em Portugal nem são assim tantos que gostam de desporto, quanto mais de futebol, são sim adeptos das vitórias, adeptos que querem ganhar a qualquer preco.
Eu prefiro não ganhar do que ganhar de forma deshonesta, mas isso sou eu, e poucos mais pensam como eu. Em Portugal a politica não se mete com os clubes, porque sabem que não levam votos. Em Portugal a justica não se mete com clubes, a não ser com os mais fracos. Em Portugal a policia local muitas vezes anda metida com os clubes porque sabem que podem mamar na teta…..
Em Portugal vive-se com um pais orgulhosamente corrupto.
Temos a TAP que não passa de uma merda, mas nos estudos aparece entre as melhoras da europa. Temos o carnide que é uma merda, mas lá vão ganhando e assobia-se para o lado. Temos politicos do pior que existe, mas desde que os Tachos aparecam todos batem palmas….. querem melhorar? O que já nasce torto……