É tão fácil gostar de Coates como não gostar de Coates. Mas eu tenho cá para mim, nesta coisa de ter 40 anos e ainda tentar olhar para o futebol com olhos de quem tem 10, que quem não gosta do Coates é parvo. Ou, vá, um bocadinho parvo.
Seba Coates, Sebastião para os amigos, encaixa na galeria dos Frankis Carol desta vida (e um dia também hei-de escrever-vos sobre “o cubano voador”): tão depressa faz as melhores coisas do mundo, como tem um bloqueio cerebral e deita tudo a perder. Mas ambos têm algo que os distingue: dizem presente quando a equipa precisa e assumem. Se der merda, deu merda, mas merdoso a sério será alguém apontar-lhes o dedo quando tiveram a coragem de chegar-se à frente.
E Coates chega-se sempre à frente. Falha, claro que falha. Muitas das vezes por ter que fazer a posição dele e tentar tapar os buracos que dois ou três colegas deixam, outras por causa dos tais bloqueios cerebrais que parecem transformá-lo num central banal e levam os adeptos da perfeição a ter a ousadia de afirmar que o uruguaio é perfeitamente dispensável. Bem, no fundo no fundo, qualquer jogador é dispensável. A equipa pode abanar, mas haverá de voltar a equilibrar-se. E alguém ocupará esse lugar deixado em vazio.
Mas não será fácil ocupar o lugar do Sebastião.
Porque ninguém salta mais alto do que ele, mesmo que nos irrite a quantidade de vezes que ele salta mais alto do que toda a gente e a bola não vai para a baliza.
Porque ninguém tem aquele ar desconjuntado, com as mãos tão grandes como os pés. Porque não será fácil encontrar um novo muro, daqueles que não cai nem que seja o Zlatan a fazer-lhe cara de mau.
Porque ao fim de uma mão cheia de anos e de uma centena de jogos com o Rampante ao peito, ele já sente o Sporting.
Porque ele já disse que queria ficar, quando o quiseram levar e quando alguns decidiram “desertar”.
Porque, mesmo sem braçadeira, ele deixa à vista de todos que é um capitão.
Porque tem tudo para ser uma referência para os mais novos, permitindo a integração dos muito talentos que temos para o centro da defesa.
Porque quando o relógio roda para o final da partida e estamos com eles apertados, é numa “Coatada” que pensamos para nos fazer festejar que nem loucos!
Porque ele próprio festeja como um louco, transformando aquele sobrolho franzido que caberia no elenco de Narcos num sorriso enrugado de puto reguila.
Porque nem por catálogo se arranja facilmente um central com quase dois metros de altura que sonha, um dia, arrancar com a bola controlada e ir de costa a costa, qual Maradona, à espera que um qualquer Víctor Hugo Morales o eternize com um “¿De qué planeta viniste para dejar en el camino a tanto drampião?”
*#ZeroÍdolosoCaray é uma rubrica bem temperada que manda precisamente para o caray todos aqueles que acham que o desporto se faz de camisolas sem alma
10 Fevereiro, 2019 at 17:08
El Patron.
Denota muitas dificuldades sem apoio ao lado e é fantástico qd a equipa está equilibrada.
Mathieu faz tanta diferença.
Adoro o Coates, a braçadeira era ali.
10 Fevereiro, 2019 at 17:16
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
Coates não é um central “alpha”: os seus melhores jogos são, invariavelmente, quando tem Mathieu (um jogador que lhe é superior) ao lado.
Tem bom físico e bons instintos, mas é um bocado trapalhão e muito, muito inconstante.
É um bom jogador quanto tem Mathieu ao lado, mas por €5M poderíamos ter feito pior…
SL
10 Fevereiro, 2019 at 17:25
Para mim,na relação qualidade/preço nos negócios de Mathieu e Coates comprava já mais 2!
Obs:obvio que gostava de ter por esse valor um Chiellini,Sokratis,Hümmels e até um Militão.
10 Fevereiro, 2019 at 17:19
Boa tarde,
Coates dá casas?por vezes sim,principalmente se ficar exposto no 1×1 com um avançado rápido e com espaço para explorar.o seu rendimento sobe,assim como o da equipa,se tiver Mathieu ao lado!Para mim,e acho que não vou ser injusto,desde André Cruz,Phil Babb e talvez Beto que não tinhamos tão bons centrais!para mim é o El Patron,e sim já lhe soltei uns foda-se e outros mimos,como também ja vibrei e elogiei em outras ocasiões dele.
Já agora,neste momento acho que a nossa base da equipa passa por Coates,Mathieu,BFernandes,Wendell,Acuña,Nani e Dost.inclui Dost não pelo momento que atravessa mas sim tendo em consideração as suas qualidades como finalizador.
Ah!e hoje é para ganhar CARALHO!!!
SPORTING!SPORTING!SPORTING!
Abraço de Leão
10 Fevereiro, 2019 at 17:24
Susana Godinho.
Paulo Rosário.
10 Fevereiro, 2019 at 17:29
Tiago Pereira
10 Fevereiro, 2019 at 18:17
Paulo Oliveira eibar foi um bom central também despachado pelo cancro jj , que preferio os Douglas deste futebol de dinheiro , moderno.
10 Fevereiro, 2019 at 18:44
Já aqui disse várias vezes. O meu jogador preferido por vários motivos diferentes. Bom texto cherba.
10 Fevereiro, 2019 at 18:53
O melhor central que chegou ao Sporting neste século, sem estar na pre-reforma.
10 Fevereiro, 2019 at 19:00
11 Inicial do @Sporting_CP: Renan Ribeiro, Ristovski, Coates, Tiago Ilori, Borja, Gudelj, Wendel, Bruno Fernandes, Diaby, Acuña e Bas Dost. #DiaDeSporting
10 Fevereiro, 2019 at 19:06
Onze esperado.
Trio do meio campo é até rebentar.
Só há um resultado: vencer!
10 Fevereiro, 2019 at 19:21
Fonix Kaiser…mas que fetiche pelo gudelj pelo diaby..
10 Fevereiro, 2019 at 19:39
Masoquista.
Só que quem sofre mais com isso ainda somos nós.
10 Fevereiro, 2019 at 19:59
Só temos 11?!
10 Fevereiro, 2019 at 22:24
Se fosse bom já cá não estava nem o sunderland o dispensava.
11 Fevereiro, 2019 at 14:47
portanto, para jogares no Sporting não passas da mediania, embora te baste ser uma merda?!? haja paciência…
11 Fevereiro, 2019 at 19:54
Cherba bom texto , do qual estou de acordo e tal como tu vejo e sinto que o homem tem coracao de leão e como falaste e bem , nao é facil arranjar outro igual …
26 Fevereiro, 2019 at 19:38
Hoje, para mim é melhor central que Mathieu. Se Mathieu tivesse a mesma idade e sem os problemas físicos de final de carreira… Sim sr, o francês seria melhor. Complementam se muito bem.
Se formos falar de casas, Mathieu, faz mais garanto-vos. É sim mais rápido e fortíssimo nos tackles in extremis. Mas tanto um como o outro deram grandes casas em Madrid. Ficou tudo fixo no Coates. E tanto um como o outro sofrem nesta época com a nulidade defensiva geral que começa bem antes deles. Desde Phil Babb, Cruz, que não tínhamos centrais deste calibre. Para o ano voltamos à miséria total, nao tenham dúvidas. Ilori/Neto lol.
24 Janeiro, 2021 at 19:41
Grande post. Puta madre! O que me irritam as críticas ao capitão.
Se só falha quem lá está, o Seba está lá sempre.