Sem bilho e com as canelas todas amassadas, mas com os três pontos no bolso. Esta é a crónica do regresso do Sporting às vitórias, num conjunto de jogadores sem fio de jogo e à espera de apanhar boleia do suspeito do costume
Um gajo olhava para as estatísticas, ao intervalo, e ficava com a prova provada do quão miserável havia sido a exibição do Sporting nos primeiros 45 minutos: um remate contra cinco do Feirense + esse remate enquadrado contra dois do Feirense + esse remate conseguido dentro da área contra quatro do adversário nas mesmas circunstâncias. Também tínhamos metade dos cantos, mas esmagávamos na posse de bola, com um 60%-40% que não servia propriamente para grande coisa.
E porquê? Porque Marcel Keizer continua a dizer que podemos jogar melhor, parece perceber tudo o que se passa quando é mais pormenorizado, mas… joga sempre o Gudelj. E também joga sempre o Wendel. E o Bruno Fernandes. Uma espécie de deixa ver até onde estica no caso dos dois últimos, uma paixão tão assolapada quanto inexplicável no caso do primeiro. E, mesmo sabendo-se que não estão inscritos na Liga Europa e que quinta-feira há jogo, Geraldes e Doumbiam começaram no banco (o que já não é nada mau).
E foi de lá que viram o sérvio-chinês voltar a ser aquele 6 que não sabe o que é uma transição defensiva, que chega sempre atrasado ao lances e que por isso só faz faltas e que, como não há duas sem três, não a mínima ideia do que é assegurar a primeira fase de construção. Sobra para os centrais, mais precisamente para Coates, ou para Bruno Fernandes, a ver-se obrigado a descer abaixo da linha de meio-campo para tentar ele dar algum critério ao futebol. E perde-se o elo lá mais à frente. E a bola anda de pé para pé sem lá chegar, porque os alas estão demasiado tempo a flectir para dentro, porque os laterais parecem estar proibidos de ir à linha, com a agravante de apenas a dupla Acuña e Borja funcionar minimamente, já que Ristovsky não faz puto de ideia de como se entender com Diaby. Ah, o Wendel ali ali no meio, feito louco, e o Bas Dost passa longos minutos sem saber onde anda a redonda.
E pronto, o tempo passa e nós não criamos perigo. É verdade que há um penalti claro sobre Bas Dost, agarrado durante não sei quantos segundos, tal como é verdade que o Feirense devia ter chegado ao intervalo reduzido a 9, tal a quantidade de porrada que vieram dispostos a dar. Mas também é verdade que aqueles número que vos dei lá em cima são reais e que o nosso remate acontece em cima do intervalo, por Dost, numa bola meio perdida, e que nos colocamos em vantagem, ali à beirinha do intervalo, com um autogolo no seguimento da única jogada com tronco e membros que fizemos. Pelo meio, o Renan deu um frango patético e safou-se porque o VAR viu um fora de jogo (nítido) e uma falta sobre o redes (forçada) ao mesmo tempo. E tudo isto não foi mais ridículo porque o mesmo Renan safou, por instinto, uma cabeçada de Sturgeon, no seguimento de um canto marcado exactamente da mesma forma que tinha sido marcado o tal que deu golo anulado.
Bela merda, certo? Certíssimo. E a segunda teria ido pelo mesmo caminho se, em dez minutinhos, o homem que veste a camisola 8 e que leva a equipa à boleia rumo a qualquer coisa não tivesse aberto o livro e marcado dois golos. O primeiro, numa cabeçada à João Vieira Pinto, aproveitando bom cruzamento de Diaby; o segundo de livre directo, na sequência do que já havia feito a meio da semana.
Keizer lá resolveu dar descanso a Wendel e a Bruno Fernandes, colocando Doumbia e Geraldes em campo, a equipa foi gerindo o que havia para gerir e ainda deu para Borja ensaiar um movimento de Pasillo Voliao, para Ilori se encolher e para um tal de Petkov sacar um remate acrobático e festejar como se estivesse num concerto da Ruth Marlene.
Como está visto, animação não faltou, nem que seja na cabeça deste que vos escreve e que tenta esconder a preocupação e a tristeza por ver uma equipa a definhar, incapaz de apresentar aquela alegria que apresentava quando Keizer chegou e que nos fez acreditar que íamos voltar a entusiasmar-nos depois de dois anos e um Peseiro. Vai dando para disfarçar à conta do sr. motorista, mas dá que pensar o que acontecerá quando ele não for capaz de colocar o pé no acelerador…
And the train conductor says
“Take a break, Driver 8, Driver 8, take a break
We’ve been on this shift too long”
And the train conductor says
“Take a break, Driver 8, Driver 8, take a break
We can reach our destination but we’re still a ways away”
12 Fevereiro, 2019 at 9:33
O nosso problema é a quebra de forma do Bas Dost.
Montero lesionado…
Luis Filipe em adaptação…
Sporting joga sem PL há demasiado tempo.
12 Fevereiro, 2019 at 9:51
E não saber defender.
12 Fevereiro, 2019 at 10:06
O Montero está lesionado?
12 Fevereiro, 2019 at 10:30
Uma equipa não joga mal porque o PL está fora de forma…
No limite criávamos muitas ocasiões e não marcávamos…e isso não tem acontecido…
12 Fevereiro, 2019 at 9:50
Keizer é do mais fraco que já passou por aqui. Quanto mais rápido solucionarmos isso melhor.
12 Fevereiro, 2019 at 10:22
Quero acreditar que não é verdade. Se for, todo o projecto desta direcção cai por terra.
Entraremos num novo período de contestação, que na verdade, nunca desapareceu. Vamos acentuar o nosso declínio e belenização.
12 Fevereiro, 2019 at 10:24
Projecto?
12 Fevereiro, 2019 at 11:04
Podes não gostar, mas existe.
Keizer é o pináculo do projecto.
A aposta.
O risco assumido quando correu com o inarrável Peseiro.
Frederico Varandas disse que sabia tudo sobre futebol. Sobre o que é que o Sporting precisava.
Keizer é a materialização desse conhecimento.
Se Keizer for incompetente, Varandas é incompetente.
É o fim do caminho.
Estou-me a cagar para o Varandas, mas não me estou a cagar para o Sporting.
Espero, muito sinceramente, que Keizer seja um óptimo treinador.
12 Fevereiro, 2019 at 11:15
Mas ainda consegues dar-lhe margem de manobra ?
As contratações de inverno já teriam de ter o seu cunho !
A verdade é que para além de ser um treinador sem currículo e sem experiência também não conhece nenhum jogador para pedir ao Clube para o contratar.
As suas escolhas para o 11 são o seu cartão de visita !
Confesso que para mim um treinador que passa 90 minutos com as mãos nos bolsos a ver a equipa a definhar em campo, não serve !
Digam-se um grande treinador que faça isso e cá estarei para dar o braço a torcer !
Será um desilusão (revela falta de coragem do presidente) se ainda cá estiver no jogo da segunda mão contra os lampiões !
12 Fevereiro, 2019 at 11:11
Projecto desta direcção… E isso é?….
Z
12 Fevereiro, 2019 at 10:09
Como todos os Sportinguistas, ou quase todos, não gostei do jogo com o Feirense.
Independentemente da forma que jogámos, da teimosia do treinador em insistir num meio campo sem futuro, temos primeiro que analisar algumas coisas.
– O Feirense, mudou de treinador neste jogo, logo todos sabemos da disponibilidade dos jogadores para mostrarem trabalho ao novo técnico.
– Com clara orientação nesse sentido, por parte do treinador adversário, viu-se um acréscimo de agressividade dos jogadores do Feirense que andou muito perto da violência em alguns casos.
– A equipa de arbitragem, liderada pelo grande Mota, essa excelencia do apito português, foi totalmente conivente com essa atitude, senão o adversário não chegaria ao intervalo com 11 jogadores e concerteza terminaria com 8 ou 9.
– O estado do relvado, cheio de buracos e com relva alta, propicio a uma equipa que não quer jogar futebol, mas sim ganhar pontos a todo o custo, de preferencia na estreia do treinador.
Isto não desculpa o mau jogo do Sporting, nomeadamente a má disposição defensivada equipa, mas apesar disso ganhámos por três a um, sendo o golo do adversário um erro do lateral, que claramente não tem rotinas de equipa com o central que também é novo na equipa.
O guarda-redes é um caso complicado, ao contrário de muita gente aqui, não penso que seja assim tão mau, tem muitas coisas acima da média, dentro dos postes , mas tem um defeito que num clube grande é fatal, não sabe sair da baliza no timing certo, por isso é por vezes um fator de instabilidade em vez de impor segurança, Patrício teve o mesmo problema mas era mais novo e corrigiu. Temos dois excelentes guarda-redes na formação Luis Maximiano e Diogo Sousa, seria altura de começar a apostar neles, embora se compreenda o receio de o fazer nesta altura do csmpeonato.
A defesa do Sporting, que invariavelmente sofre golos, é para mim uma vitima da ausência de um meio campo defensivo, não temos um seis. Com a saída de William e o azar da lesão de Battaglia, a adaptação de Gudelj é um falhanço e Petrovic que não joga, poderia ser a solução. Insuficiente?
O meio campo, ofensivamente é o melhor do Sporting hoje em dia, Bruno Fernandes carrega a equipa às costas com Wendel a ter boas prestações.
Burro Fernandes?
Rato Fernandes?
Tenham mas é vergonha na cara e de cada vez que digam isso, pensem mas é na equipa que o Sporting poderia ter e onde poderia chegar, se não fosse um tresloucado que conseguiu destruir o sonho de tantos Sportinguistas e que agora anda a vender livros escritos por benfiquistas tantas vezes criticados aqui por serem cartilheiros mentirosos e a dar exclusivos a jornais que tanto quis proibir aos sócios do Sporting.
Criticar o treinador é fácil, os mesmos que o elevavam quando ganhava de goleada, já pedem a demissão, de Bestial a Besta é um passo e se aproveitarmos para pedir a demissão do presidente então ainda melhor. Tem feito tudo bem? É claro que não. Joga sempre com os mesmos? É teimoso em manter jogadores que todos já percebemos não servirem? Tudo isto é verdade, mas não sabemos o que se passa dentro do clube.
12 Fevereiro, 2019 at 10:42
“Burro Fernandes?
Rato Fernandes?
Tenham mas é vergonha na cara e de cada vez que digam isso, pensem mas é na equipa que o Sporting poderia ter e onde poderia chegar, se não fosse um tresloucado que conseguiu destruir o sonho de tantos Sportinguistas e que agora anda a vender livros escritos por benfiquistas tantas vezes criticados aqui por serem cartilheiros mentirosos e a dar exclusivos a jornais que tanto quis proibir aos sócios do Sporting.”
Ora aqui está uma opinião equilibrada.
Um qualquer André Ventura desta vida não diria melhor… 🙂
12 Fevereiro, 2019 at 15:54
Quem anda a fazer figuras de andres venturas e outros lampiões são aqueles que disfarçadosde sportinguistas andam aqui a desejar que a equipa perca para poderem exigir a demissão da Direção.
E só é ingenuo quem quer, se fosse o Benedito que tivesse ganhado as eleições tinha o mesmo destino.
12 Fevereiro, 2019 at 16:48
Desejar que a equipa perca?
Estás a confundir-me com outra pessoa.
No entanto estás certo numa coisa: Sim, se Benedito tivesse ganho as eleições o meu sentimento seria o mesmo.
Aliás, prefiro Varandas a Benedito.
Varandas sei como se porta. É transparente na sua mediocridade.
Mas, sim, ele ou qualquer outro candidato a estas eleições em que não permitiram que todos fossem a votos.
Que relação tem isso com desejar derrotas no Sporting?
Absolutamente nenhuma, a meu ver.
O meu problema não é com esta ou aquela pessoa.
É uma questão filosófica. De ideias, mesmo.
Daquilo que se quer para o futuro do clube.
Eu abomino uma certa mentalidade muito, muito antiga que alguns Sportinguistas teimam em manter.
Quanto a vergonha na cara… Precisava de ter feito algo vergonhoso para sentir isso.
Como, por exemplo, destituir um presidente eleito por razões totalmente fabricadas e apoiadas por inimigos, confessos, do clube.
E isso não fiz.
12 Fevereiro, 2019 at 11:24
Claro que sim….. a puta fernandes é que anda a salvar o clube….. fodeu o clube com uma falsa rescisão, mas espera, afinal é ele que salva o plantel.
Uma puta nunca deixa de ser uma puta, mesmo que lhe digas que é uma pretty woman…..
12 Fevereiro, 2019 at 17:46
Eu quero 11 putas destas…
Voçes são os maiores… ninguém lhes mete a mão em cima e tal…
assim sendo se fossem jogadores e um cabrão dum presidente tivesse atitudes daquelas para com voçes o que faziam???
abriam as pernas para ele ou F#”$%# o gajo???
Comé???
SL
12 Fevereiro, 2019 at 10:09
Opiniões à parte, tenho para mim que o BF é o melhor médio no nosso futebol desde o Deco. Foi na cantiga do bandido, mas tem dado tudo para compensar a atitude de merda. Tem tudo para ter uma carreira semelhante ao Deco e espero que deixe bom dinheiro no clube quando sair.
12 Fevereiro, 2019 at 11:26
Sabes quem é que foi na cantiga do bandido? Quem não apoiou a direccão do clube quando mais foi preciso. Quem deixou os golpistas assaltar o clube….. esses sim, foram na cantiga do bandido.
Um bandido nunca cai na sua cantiga, se é que percebes.
12 Fevereiro, 2019 at 11:00
Entre o “Deve” e “Haver” de defesas fantásticas e falhas do Renan, o saldo é esmagadoramente positivo !
Sim…o homem já falhou algumas vezes, diga-se com muito poucas consequências, mas fonix! , já nos safou golos atrás de golos que dificilmente não seriam jogos perdidos e 0 pontos na tabela.
Volto a dizer…há muita gente à frente do Renan para sair do plantel.
Pela relação qualidade/custo é seguramente uma aposta segura !
E há ainda um ponto que muitos se estão a esquecer.
Quem decide qual é o redes que deve jogar é o Nelson !
Se há aqui alguém que não confie nas suas escolhas que se chegue à frente !
12 Fevereiro, 2019 at 17:49
O Patricio tb levou mto na cabeça até reunir consenso por estas bandas…
É dar-lhe tempo…
SL