Directo ao assunto: Keizer é para manter e apoiar ou Varandas deve começar a preparar a substituição de técnico no final da época?
Antes de tentar dar a minha opinião sobre este assunto, devo dizer que o texto seguinte é um exercício de opinião, válido enquanto adepto e que reflecte apenas sobre os dados disponíveis para análise, que são meramente conjunturais.
Keizer trouxe mais agilidade à equipa, um futebol mais positivo e uma tendência para procurar o passe com critério, em vez de despachar a bola para o meio-campo contrário. Estas propriedades são constantes e mantém-se quer estejamos a olhar para o Keizerball (pré-Guimarães) ou para o Pós-Kaiserball (desde Guimarães até agora). Mas a dinâmica, a velocidade e sobretudo a pressão sobre o adversário perderam-se. Há muitas teorias que elaboram outras tantas teses para explicar a razão porque o Sporting deixou de praticar o “Keizerball”, de entre todas, elejo as que apontam 1- o desgaste físico acumulado e 2- a preferência por uma pressão para recuperar a bola menos desequilibrada.
Sinceramente, não vejo outras explicações tão prováveis como estas e, racionalmente, são completamente verificáveis. Todas as restantes falham quer na causa, quer no efeito. Seja como for, a verdade é que se torna difícil de saber se o Sporting pós-Keizerball é ou não mais seguro defensivamente que a sua versão anterior. Os únicos que podem estar em posse dessa informação, estão dentro do grupo de trabalho e teremos de confiar que a mudança operada serviu melhor o objectivo que a manutenção da célebre regra dos 5 segundos.
O Sporting ainda assim, continua a sofrer muitos golos, sobretudo devido a falhas de marcação e a enormes dificuldades de manter um bom posicionamento no momento de transição defensiva. Dou de barato que Keizer não tenha nem o tempo, nem o espaço para ensaiar toda uma nova forma de defender, mas começa a escassear a oportunidade para redefinir o papel de Gudelj ou a utilidade de Doumbia. Permanecemos numa espécie de limbo onde os erros parecem manter-se e não regredirem, o que seria o mais racional. Um limbo que coloca em cheque a validade do próprio treinador, como um agente que consegue ajudar a equipa a ultrapassar dificuldades e a melhorar.
Muitos adeptos colocam mais peso em cima da valia dos jogadores no plantel, aligeirando a responsabilidade de Keizer. Concordo em parte, discordo na essência do argumento. Se olharmos os treinadores (ou as equipas técnicas num todo) como mágicos dos tempos modernos, capazes de transformar cepos em jogadores de utilidade, então Keizer não é o homem que precisamos. Não tem nem o discurso auto-propagandístico, nem os dotes de especular taticamente para disfarçar as carências de determinados jogadores. Como produto da escola holandesa, Keizer procura a dinâmica, a forma de mover peças, colocando-as em posições genéricas e com largo espaço de ação e evolução. Esta visão, responsabiliza muito mais o papel de cada jogador dentro de campo. Virtudes e defeitos tenderão a ser muito visíveis.
Em muitos sentidos, Keizer é a perfeita oposição do típico treinador português, que prefere modelos táticos bastante fechados, centrando-se nos papéis individuais de cada jogador e deste em relação ao seu sector. A escola holandesa não faz este tipo de baby-sitting posicional, nem é tão obsessiva nos momentos particulares do jogo. O que é difícil é sustentar a ideia que podemos ter, com sucesso, uma equipa holandesa dentro de uma liga intrinsecamente portuguesa. Talvez tenha sido essa a ideia-chave que fez Keizer modificar o Keizerball, talvez tenha sido apenas e só uma primeira abordagem ao desempenho da equipa que correspondeu a uma fase de plena forma dos jogadores, talvez resida na motivação e ilusão dos jogadores que, tal como nós adeptos, encontraram nos primeiros inputs do holandês uma receita milagrosa que entretanto perdeu a validade.
Em todo o caso, seja qual for a travessia amarga da adaptação de Keizer ao nosso tipo de futebol, é mais que evidente que alguns jogadores vão comprovando a sua dificuldade em melhorar e acelerando a sua tendência a errar e errar nos momentos em que menos o podem fazer. Ou seja, a qualidade individual também não tem ajudado Keizer. E quem desaprecia esse factor, que ponha os olhos nas dificuldades que o Benfica teve quando precisou de recorrer a Lema e a Conti como centrais ou o Porto, mais recentemente, sem Marega e Aboubakar. É giro dizer que um grande treinador consegue disfarçar a falta de qualidade individual, mas é idiota acreditar nisso como processo. A história do futebol está vazia de exemplos que nos mostrem que um treinador pode ter bons resultados com jogadores sem atributos para vencer. E quem aponta o AS Mónaco de Leonardo Jardim como um exemplo, que vá ver os jogadores que tinha ao seu dispor e a circunstância dos resultados obtidos. Proeza? Sim. Magia? Não.
Mas as proezas, não se “pedem”, não são a regra. Não são exigíveis nem modelos que se possa construir em cima. São acasos, feitos, ocorrências extraordinárias. Recorrendo ao mesmo exemplo, o PSG tenderá a vencer 20 ligas e o Mónaco apenas 1…a tal proeza, a excepção. E o Sporting não pode idealizar “proezas”. Não deve procurar “garimpar” treinadores-maravilha, à procura do “tal” efeito Leonardo Jardim, da tal época em que não tendo os melhores jogadores, consegue impor-se aos seus rivais.
Quando olho à questão se Keizer podia fazer mais com os jogadores que tem ao seu dispor, não deixo de pensar se estou a avaliar com a paixão leonina ou sem ela. Como Sportinguista, é fácil acreditar que sim, que 11 gajos com a nossa camisola podem ser sempre melhores que os adversários. Mas como não consigo tirar esse filtro, nunca poderei responder cruamente a essa pergunta.
Mas posso reflectir sobre o resultado. E a resposta que exibem é dura. A nossa equipa sente imensas dificuldades em dominar os jogos contra os emblemas melhor classificados na Liga Nos. Além de não dominar, sofre imenso para manter a sua baliza inviolada. Explicar esta tendência apenas com a menor ou maior valia do treinador é querer ignorar o que significa “tendência” e que a mesma atravessou vários treinadores de forma mais ou menos semelhante. É curioso, por exemplo, que se aponte a 1ª época de JJ como uma das épocas onde melhor nos comportámos nas grandes partidas, nos clássicos e derbies. Alguém tem dúvidas que essa foi a melhor equipa que tivemos nos anos mais recentes?
Dizem os mais “exigentes”, que não tendo matéria-prima para nos superiorizarmos ao rivais, é obrigação fazê-lo contra todos os outros. É uma visão com que é fácil concordar mas que no passado trouxe péssimos resultados a quem a adoptou no Sporting. Lembro-me ainda dos tempos de Paulo Bento e dos eternos segundos lugares, lembro-me de uma massa adepta conformada e apenas acordada quando derrotar o Benfica era provar que não éramos o pior dos grandes. Não quero esse modelo de volta, não quero ficar “descansado” porque ficámos à frente do Sp.Braga, não acho um bom caminho assumir que devemos construir para que ganhemos aos fracos e que tentemos dar uns tirinhos nas barracas da sorte contra os mais fortes.
O que validará Keizer e quem o segura no seu posto, será precisamente a capacidade e vontade de ir além de um modelo de sobrevivência, de um Sporting “pior dos melhores”, de uma equipa montada para o sucesso adiado e o falhanço presente. Respondendo à questão inicial, Keizer subiu muitos degraus, retrocedeu talvez mais do que os que subiu e agora está quase no início do lance de escadas, contemplando ele e todos nós, a melhor forma de progredir seguramente. Acho prematuro e desprovida de dados objectivos a concepção que alguém no lugar de Keizer faria melhor, sobretudo olhando à nossa capacidade para atrair ou investir num perfil bastante mais valioso.
Penso que o mais racional seja deixar Keizer mostrar o que vale até ao final desta época e, das suas uma, ou assumir que não há capacidade financeira para lhe dar jogadores para fazer melhor que esta época (desresponsabilizando o treinador) ou assumir o contrário, assim que o desfecho pareça ser semelhante (responsabilizando sobretudo Keizer). Das duas, uma.
*às quartas, o Zero Seis passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca. Este post sai à terça porque estava a marinar desde a semana passada
12 Fevereiro, 2019 at 14:57
O culpado não é kaiser…… Varandas é que tem q sair.
O seu mandato tem sido terrível desde a escolha falhada do treinador…….. É o fim. Veremos quais as modalidadesque vão ser campeãs…. Varandas tomou o Sporting de assalto só e apenas qnd o Sporting tinha sido campeão em todos as modalidades de pavilhão!!!!!
No fim da época voltamos a conversar varandistas.
12 Fevereiro, 2019 at 15:00
Obrigado pela leitura atenta do post e pelo comentário, completamente pertinente.
12 Fevereiro, 2019 at 15:40
Kaiser tal como varandas não teem a mínima qualidade para representar o Sporting clube de Portugal
12 Fevereiro, 2019 at 20:49
Não percebo a ironia Javardeiro.
Como é que dissocias um do outro? Aliás, eu suspeito – e acredito que muita gente também – que o problema maior é a interferência que vem de cima.
Não acredito que as escolhas que têm sido feitas na gestão do plantel sejam da exclusiva responsabilidade do treinador.
Como é que a equipa muda da noite para o dia no comportamento?
Como é que não há rotação necessária?
13 Fevereiro, 2019 at 10:58
E como é que de repente alguns titulares em vitórias seguidas passam a ausentes ensurdecedores em derrotas seguidas… coisas…
12 Fevereiro, 2019 at 15:13
LOL
É cada uma…
SL
12 Fevereiro, 2019 at 16:34
Com razão. Cada uma com razão.
12 Fevereiro, 2019 at 15:36
O mandato é aquele para o qual ele lá foi colocado: vender a SAD o mais depressa possivel e ainda dar algum a ganhar a uns “bons amigos”
Para a venda acontecer o clube tem de estar de rastros, logo vendem-se os melhores jogadores, vão-se buscar autocarros de entulho, treinador para ver jogar e no final “aqui d’el rei que temos de vender a SAD para salvar o clube”.
Meu amigo, o mandato está a correr de feicão.
Enquanto houver bananas haverá um varandas para animar as hostes!!
12 Fevereiro, 2019 at 21:24
e vão ser os sócios a pedir a venda da sad
13 Fevereiro, 2019 at 10:38
Também é a ideia que eu tenho. Vou referir-me a Rogério Alves pois em minha opinião ele é o o ventríloquo e Varandas o seu boneco, Rogério Alves tem a missão de entregar a maioria da SAD ao seu cliente Álvaro Sobrinho, que viu a vida a andar para trás quando BdC acerta a compra das ações do Novo Banco e do BCP. Para conseguir os seus intentos é preciso a equipa principal do Sporting estar mal classificada e a jogar mau futebol para eles poderem dizer: Meus amigos não há dinheiro para mais, se querem melhores jogadores e uma equipa para ser campeã temos que arranjar dinheiro fora e para isso é preciso abrir mão da maioria do capital da SAD… o que virá a seguir não será difícil de prever, com “sorte”, para além da Holdimo ainda vamos ter o Jorge Mendes como acionista de referência.
Não sei se será melhor ou pior, mas será com certeza o fim do Clube tal como o conhecemos, provavelmente com mais defeitos que virtudes, mas o Sporting que aprendemos a amar.
Os sócios continuarão, com o seu voto, a mandar no Clube, mas o que é o Clube? O estádio pertence à SAD, a marca Sporting pertence à SAD. Resta-nos o PJR e as modalidades, que, segundo julgo saber, para manter o nível que permitiu sermos campeões, necessitou de uma injeção de capital da SAD de 20 milhões
13 Fevereiro, 2019 at 11:00
O clube é para refundar… e viva a belenização…
Obrigado e um queijo e os 71 que resolvam, apoiem e batam palmas.
12 Fevereiro, 2019 at 16:54
O culpado é Bruno de Carvalho que tinha o apoio de 90% dos sócios e com as suas atitudes estragou tudo de bom que tinha feito. Passou do melhor presidente da história a ser o pior. Frederico Varandas só tem culpa na escolha do novo treinador porque a preparação da época não foi ele que a fez .
12 Fevereiro, 2019 at 19:34
Viscondinho mesmo..
12 Fevereiro, 2019 at 20:56
LOL Viscondinho..e cómico! 🙂
12 Fevereiro, 2019 at 18:28
oh Marta, já lavaste a roupa hoje? e o Jantar também?
O Sporting tem um Presidente que acabou de entrar e apesar de nao fazer os estardalhacos do BdC está a cumprir com as promessas do mandato que o elegeu.
Keizer é um bom treinador precisa de tempo para treinar e colocar a equipa a jogar a seu modo.
acho mesmo que a competencia só está divórciada mesmo da Marta… enquanto comentadora.
VIVO O SPORTING
12 Fevereiro, 2019 at 19:35
Viste a entrevista do FV ? Amador e dos fracos. Fiquei mesmo preocupado e creio nao ter sido o único.
12 Fevereiro, 2019 at 20:51
Ah, estava no programa dele meter o Mendes de volta no Sporting?
Ora essa, como é que não dei por isso?
12 Fevereiro, 2019 at 15:06
Keizer papa grupos, sim ou não?
Mais facilmente sai o varandas que o treinador.
12 Fevereiro, 2019 at 15:11
Eu até acho que Keizer foi a jogada mais intligente de Varandas no futebol do Sporting.
Keizer sai do que se estava à espera, desalinhado, e sobretudo sem histórico que possa ser apresentado com o futebol português.
Mas isso foi no principio, e toda a gestão da equipa se tornou uma desgraça que ninguém entende. Ninguém percebe a constante aposta em Gudelj, ninguém percebe a exclusão de Miguel Luís, ninguém percebe a entrada de Ilori, ninguém percebe …. podem acrescentar aqui à frente uma dúzia de equívocos que traduzem esta falta de clareza na gestão da equipa.
Por mim Keizer ficará até ao fim. É-me indiferente. Já quanto a outros senhores ….
12 Fevereiro, 2019 at 21:32
Boa, fosse keizer o problema do Sporting.
12 Fevereiro, 2019 at 15:13
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
Se o SCP ficar em quatro lugar no campeonato (e mesmo que ganhe a Taça de Portugal), o Keizer tem que ir de vela.
Será perfeitamente inadmissível fazer pior que o Abel Fernandes com o quádruplo/quíntuplo do seu orçamento.
SL
12 Fevereiro, 2019 at 15:50
Não é nada… “Todos sabemos o que aconteceu o ano passado e tal…” E para o ano é a mesma coisa… aliás um pouco diferente… “Todos sabemos o que aconteceu há dois anos e tal…”
Z
12 Fevereiro, 2019 at 15:13
Apesar de insistência completamente idiota em Gudelj e da pouca rotatividade que tem dado ao plantel (e aqui incluo o pouco tempo de jogo dado a putos) acrito que Keizer tenha pelo menos direito a comecar uma época, porque ja nao bastava no geral termos um plantel debil a verdade é que a nossa pre epoca foi uma merda, o que se nota agora pelo cansaço excessivo dos jogadores.
Por enquanto o meu voto vai para o Manter. Mas este voto, ainda pode mudar consoante o fim de epoca.
12 Fevereiro, 2019 at 15:19
Não concordou com aquele pessoal que ao início dizia: “não me importo de sofrer 2, se marcar 3.” Ninguém ganha campeonatos assim, pelo menos em Portugal.
Era uma questão de tempo até deixarmos de marcar 4/5 por jogo e o resultado está vista. Não paramos de sofrer golos em todos os jogos. Defensivamente estamos tão mal ou pior do que Peseiro. Ofensivamente, a equipa já mostrou que sabe jogar um futebol vertical mas é preciso frescura física. Não a tendo, é preciso defender melhor e jogar mais no erro do adversário.
Keiser já não tem desculpas para melhorar defensivamente: Borja é bom jogador, Acuna ficou, Ilori também é melhor que André Pinto. E ainda falta Mathieu. Se a equipa não melhorar até ao fim da época, é por falta de competência técnica. Tem de fazer melhor.
12 Fevereiro, 2019 at 15:22
Os mercados ainda não fecharam e vão sair jogadores.
12 Fevereiro, 2019 at 15:36
André Pinto pode (e deve) sair.
Se Acuna sair, pelo menos não ficamos descalços com Jefferson.
12 Fevereiro, 2019 at 19:45
Nao estou certo de que seja melhor que A. Pinto. Sao ambos maus se preferires mas ver 2 ou 3 vezes feirenses a encostar na pequena area e com ele a olhar feito estupido…Assim ja se percebe que só se afirma em clube de 2a, pronto a descer. Nao, nao é melhor que A. Pinto.
12 Fevereiro, 2019 at 15:24
Sinceramente o Keizer parece-me neste momento um gajo meio perdido a tentar agarrar-se aos que mais confia, à espera que eles dêem a volta. Um bocado o que aconteceu ao JJ, mas sem esta hecatombe.
Volto a dizer o que já tenho aqui dito bastante.
O que está a faltar é percebermos que há um modelo a ser implementado, que a equipa principal é devidamente acompanhada, que está a ser preparado o futuro com jogadores de qualidade e com potencial futuro. E eu não vejo nada disso. Eu não vejo como é que, com o rumo que as coisas estão a levar, estamos a preparar o próximo ano para entrar em força.
Sem isto…podem mudar o Keizer por outro qualquer e passar o tempo a dizer que o problema é só do treinador. Quando o treinador é apenas largado para fazer o que quiser, sem nenhum rumo definido, sem nenhuma sensação de que há exigência de cima para baixo, sem nenhuma perspectiva de planeamento futuro. Aliás parece só haver exigência para os coitados do M. Luis e do Jovane que estão a ser geridos de forma brutal…
Quanto o teu dirigente máximo vem dizer que falta qualidade ao plantel…está tudo dito…quem não percebe a falta de noção de liderança que é preciso para dizer uma merda destas, de facto não percebe o que eu quero dizer que falta…
No limite podemos andar a rezar por que chegue um grande treinador, forte e que vá ao encontro de tudo o que nós queremos e que faça o trabalho dele e o que devia ser da direcção. A probabilidade de ele chegar é que é quase nula.
Adiciono ainda uma coisa. Despedir Keizer ainda este ano é matar a capacidade de ir buscar alguém como deve ser. É meio caminho andado para tornar o Sporting um cemitério de treinadores novamente.
12 Fevereiro, 2019 at 15:35
Se tivermos uma estrutura forte, alguém aos comandos do clube a sério, um rumo definido, uma estratégia e uma politica…
Se o Keizer mostrar perceber os seus erros e o que tem de fazer diferente para o próximo ano.
Se a análise que fazem desta época é que falta qualidade ao plantel…podem ir buscar um qualquer que isto não vai a lado nenhum…
12 Fevereiro, 2019 at 15:47
Não despedir Kaiser este ano é hipotecar já a próxima época e voltar ao mesmo.
Se queremos atacar na próximo ano tem de começar alguém que escolha o plantel e faça a pre-epoca ! ou seja temos de ter um treinador já escolhido !
Com este senhor de mãos nos bolsos com um ar perdido em todos os jogos já se viu que não vamos lá
12 Fevereiro, 2019 at 15:53
Se querem um treinador, contratem no final deste ano. Tem mais que tempo de orientar as coisas. Deixem o Keizer até ao final do ano…
12 Fevereiro, 2019 at 15:31
No fim da época far-se-ão as contas.
Não falo em termos de conquistas, porque o campeonato é uma miragem, a Taça estamos em desvantagem e a Liga Europa é praticamente impossível
Se se notar evolução na qualidade do jogo, ao contrário do que se tem observado, e se se virem ideias boas e claras, então sou a favor da continuidade.
Se continuar a não haver evolução, se a equipa for vivendo mais dos rasgos individuais do que de um jogo em equipa, se continuarmos a ter um plantel de 13 ou 14 jogadores com erros de escalação constantes… Aí acho que não deve continuar, mesmo que ganhe, por exemplo, a Taça.
Vamos ver como corre.
12 Fevereiro, 2019 at 15:39
Eu também vou mais por aí, pela evolução da equipa.
12 Fevereiro, 2019 at 15:34
No inicio Keiser surpreendeu pela positiva.
A equipa aparecia fluida, jogando ao ataque e marcando golos atras de golos. Sofriamos sempre um ou outro golo, que era um sinal de alarme, mas que pouca importancia demos porque estavamos a marcar sempre mais.
Lamentavelmente tudo mudou. Deixa-mos de apresentar o futebol fluido e os golos em quantidades generosas mas mantivemos a defesa permeavel.
Nao sou da opiniao dos que dizem que marcavamos muitos golos porque as equipas desse periodo eram fracas, alias, jogamos à pouco com Setubal, Feirense e Tondela e sofremos golos e apresentamos um futebol sofrivel na mesma.
Keiser ao entrar trouxe naturalmente uma lufada de ar fresco. Os jogadores tomaram isso como uma oportunidade de se mostrarem e todos tentaram ganhar o seu lugar.
Mas algo mudou… a insistencia num modelo por demais conhecido dos adversarios, com uma maneira de jogar previsivel e a consequente desmotivacao dos jogadores deitou tudo a perder.
Nao se percebe porque Keiser nao muda o meio campo, tendo Miguel Luis, em quem anteriormente tinha apostado com excelentes resultados deixado de contar para o totobola. Geraldes voltou e nao joga. Petrovic pode jogar no lugar de Gudelj e nao o mete em campo.
Tambem nao se percebe porque nao refresca o ataque com Jovanne ou mesmo o tempo que tardou em dar minutos a Luis Phillipe…
Na defesa, Bruno Gaspar dava sinais gritantes que nao é jogador para o Sporting. Thierry ja tinha jogado com Keiser… Que se passou?
Ou seja, nao ha nenhuma logica nas suas decisoes… Se os resultados fossem bons nao poderiamos questionar, agora com os ultimos resultados nao se entende porque insiste na mesma formula sobretudo quando tinha opcoes.
Resumindo: Ou Keiser nao percebe / entende as opcoes que tem (que nao acredito porque ha pessoas que ja ca estavam que fazem parte da equipa tecnica) ou esta a acatar ordens superiores para fazer o que esta a fazer. Em ambas as situacoes eu vejo razoes pelas quais demonstram que ele nao serve, sobretudo a segunda porque nao entende que ao seguir algum tipo de cartinha com os resultados apresentados so esta a dar um tiro no proprio pe.
Obviamente que Keiser é agora o boneco que muitos de nos estamos a bater, no entanto o principal culpado do que esta a paasar na é Keiser mas quem o foi buscar… Mas isso sao contas de outro rosario…
12 Fevereiro, 2019 at 15:37
Volto a dizer o que disse num post anterior.
Mas ainda alguém consegue dar-lhe margem de manobra ?
As contratações de inverno já teriam de ter o seu cunho !
A verdade é que para além de ser um treinador sem currículo e sem experiência também não conhece nenhum jogador para pedir ao Clube para o contratar.
As suas escolhas para o 11 são o seu cartão de visita !
Confesso que para mim um treinador que passa 90 minutos com as mãos nos bolsos a ver a equipa a definhar em campo, não serve !
Digam-me um grande treinador que faça isso e cá estarei para dar o braço a torcer !
Será um desilusão (revela falta de coragem do presidente) se ainda cá estiver no jogo da segunda mão contra os lampiões !
Só se a sorte o acompanhar nestes próximos jogos como já o acompanhou anteriormente na taça da liga. Tacticamente o nosso futebol é 0 !
12 Fevereiro, 2019 at 15:37
Por mim fica (bem como o Varandas). Não votei nele (votei Benedito) mas já percebi que trocar de presidente+treinador não é solução. Nós não perdemos o campeonato por causa de Guimarães, Tondelas e Setubals.
Perdemos o campeonato deste ano com a invasão da academia no ano passado.
Fácil.
12 Fevereiro, 2019 at 15:39
E todo o circo mediatico do Verão nao ajudou^!
12 Fevereiro, 2019 at 15:45
Não houve pré-época para começar. Não houve aquele mesito para estar fechado a treinar os sistemas de jogo que agora são usados. Para o Keizer houve duas semanas entre os 2 jogos da selecção ali em Outubro.
E vamos lá a ver, quem é o jogador que sabendo que o Sporting não ganha um campeonato há mais de 15 anos e tem adeptos que batem no plantel quer assinar pelo Sporting?
– Ah e tal mas o ordenado pode ser bom!
– Sim, se fores um Ruben Ribeiro do Rio Ave por caso contrário, Bas Dosts e Mathieux são difíceis de agarrar.
Por mim damos uma oportunidade ao treinador-
12 Fevereiro, 2019 at 16:32
Como as coisas mudam, nesta altura também o sucesso era causado pela invasão da academia:
Varandas: «Sucesso de Keizer vem da estrutura do Sporting»
Fácil, Fácil.
12 Fevereiro, 2019 at 15:38
O que sinto ao ler e ouvir em entrevistas, blogs, fóruns, etc onde diversos comentários de Sportinguistas dos mais diversos quadrantes são publicamente expostos, é que só três coisas as unem.
A primeira é o seu amor, quase doentio ao Sporting, que para o bem e/ou para o mal, tanto os condiciona como os empolga.
A segunda é o completo enviesamento do que se pensa e diz. Não há opinião que não seja moldada pelo passado e pelas feridas que custam a sarar. Uns porque ainda não aceitaram a desilusão e frustração de um sonho inacabado com a destituição de um ex-presidente fantasioso depois de anos em que nada se passava, somente um inercia atroz da direcções anteriores. Outros pelo sentimento de repulsa a tal figura e à forma como o Sporting é fanaticamente seguido pelos seus mais fiéis adoradores.
E terceiro, e temos de reconhecer, por um certo ódio ao clube do lado, o que no meu entender, em vez de nos dar força para os ultrapassar, cria na verdade uma raiva cega e afasta-nos da melhores praticas para desenvolver um clube cada vez melhor.
Penso que se concentrássemos todas as nossas forças somente no amor ao clube, e juntássemos umas pitadas de bom senso, aí sim, teríamos finalmente um Sporting forte, organizado e ganhador.
Até lá, não passamos duns tontos, sem tino e sem títulos.
12 Fevereiro, 2019 at 16:32
Falou bem.
12 Fevereiro, 2019 at 18:10
” (…) aí sim, teríamos finalmente um Sporting forte, organizado e ganhador.
Até lá, não passamos duns tontos, sem tino e sem títulos.(…)” (Rui Miguel dixit).
Mas estamos a falar do Clube ou da SAD?
Porque se é do Clube, títulos é o que não tem faltado ao Sporting; nacionais e internacionais; nos últimos anos e a continuar neste.
Bem analisado, o Futebol Sénior Masculino deve ser, entre as nossas mais de 50 Modalidades em todos os géneros e escalões, quem menos contribuiu para o enriquecimento do Museu Sporting.
Já sei que me vão dizer que o Futebol é a Modalidade rainha, o que move multidões, o que envolve mais negócio e outras coisas assim.
Mas não é, NÃO PODE SER, o que define o Clube e o seu sucesso.
1º: porque o Ecletismo faz parte do ADN do Sporting.
2º: porque é o eclectismo que mais tem projectado a imagem do Clube internacionalmente (e positivamente).
3º: porque foi graças ao eclectismo que se conseguira os 2 grandes booms no número de associados (presidência João Rocha com a massificação da Natação e da Ginástica; presidência Bruno de Carvalho com a construção do Pavilhão e a decisão de todo o dinheiro das quotas sair da Futebol SAD e passar para o Clube e as Modalidades).
4º: porque, enquanto não olharmos para o que é bem feito nas Modalidades para replicar no Futebol Masculino Profissional, continuará a ser mais difícil conquistar títulos na “modalidade rainha”;
5º: porque enquanto continuarmos a concentrar áreas de negócio (marketing, merchandising, direitos de imagem, direitos televisivos) quase exclusivamente no nosso desporto mais perdedor, continuaremos a desperdiçar recursos com enorme potencial e que não só autonomizariam e sustentariam ainda mais as Modalidades, como reforçariam a Marca a Imagem e a Expansão associativa do Clube (e, logo, também beneficiariam o Futebol Masculino Profissional).
Deixar de pensar o Sporting apenas em função quase exclusiva do seu Futebol Masculino Profissional é muito mais do que uma mera questão de comprovada racionalidade. É um imperativo de mudança de mentalidade no sentido da modernização e optimização dos recursos do Clube e da sua expansão para maior clube nacional e um dos maiores da Europa.
Saudações leoninas
12 Fevereiro, 2019 at 18:46
Caro Álvaro Dias Antunes, claro que entendo a componente ecléctica do clube. demonstradora da sua grandeza.
Agora sejamos honestos e realistas:
Acredita mesmo que sem o Futebol, o Sporting teria a mesma projecção que tem a nível nacional e até mundial?
Acredita que passa simplesmente por replicar as boas praticas nos desportos ditos amadores e assim garantir sucesso na modalidade rainha?
Para si, que vive o clube como ninguém, as diversas modalidades merecem talvez a mesma importância, agora em 85% dos adeptos (atenção, não estou a falar de sócios), o futebol é que puxa pela a atenção, e depois é a chamada cadeia de valor, mais atenção, mais audiência nos média, mais audiência, maior projecção da marca Sporting, mais projecção, mais retorno por publicidade e investidores.
Para além, de em termos globais, o Futebol mexe muito mais que um Andebol ou um Hoquei Patins, tanto a nível de massas (pessoas) como em termos de dinheiro.
Quando observo tanto comentário e análise sobre o futebol e especificamente o futebol do Sporting, parece que ainda se está na primeira metade do século XX, onde se jogava por amor ao clube, e um belo repasto.
Abraços e SL
12 Fevereiro, 2019 at 21:51
Mas, caro Rui Miguel, é a isso exactamente que me refiro quando falo do “imperativo de mudança de mentalidade” e quando digo que o actual paradigma “não é, NÃO PODE SER, o que define o Clube e o seu sucesso”.
E julgo ter sido bem claro ao explanar as razões por que acho que os sócios (e os adeptos) devem desdramatizar mais o Futebol e apoiar MUITO MAIS as Modalidades e conferir a estas a visibilidade externa que merecem e que, não por acaso, a Comunicação Social e o discurso dos rivais (particularmente os rabolhos) esconde, desvaloriza ou ridiculariza.
E também julgo ter sido claro ao declarar a total e chocante inércia institucional dos Órgãos Sociais do Clube (não só estes mas todos, uns mais, outros menos) para alterar os modelos de marketing, de merchandising e de projecção da Imagem e da Marca do Clube não limitando (como o têm feito até agora) esses modelos ao “recurso” futebol.
Quanto à distinção entre sócios e adeptos é mesmo bom que ela se faça nesta matéria. Porque há que chamar primeiro os Sócios e os Núcleos à militância de apoio às Modalidades, difusão das suas conquistas e “pressão” construtiva (lobbying) sobre os dirigentes para começar a encarar as Modalidades como enorme potencial de negócio para o Clube.
Um abraço e saudações leoninas
12 Fevereiro, 2019 at 15:38
Nós adeptos, sócios e “treinadores de bancada” temos a nossa ideia.
Parece óbvio para nós que Gudelj não merece jogar a 6. Que Bruno Gaspar nem sequer devia contar. Que Miguel Luis jogava de caras
Mas é normal que um treinador tenha as suas próprias ideias e os seus jogadores nucleares. Agora cabe-nos a nós no fim criticar ou elogiar.
Keiser não é perfeito. Mas nota-se que a equipa tenta jogar e que procura dinamcias ofensivas interessantes. Pessoalmente acho que um modelo seja ele qual for, jogar com Jefferson, Bruno Gaspar por exemplo não dá. Exceto se for chutão para a frente.
Concordo a 100% com a visão do autor. Até ao fim da época beneficio da duvida a Keiser. Um titulo já ganhou. Juntar-lhe outro seria perfeito.
12 Fevereiro, 2019 at 15:39
Se 9.kaiser isto. Se o kaiser aquilo…. Mas alguém tem dúvidas q o kaiser é fraquissimo para treinar o Sporting?????
12 Fevereiro, 2019 at 16:46
De acordo!
12 Fevereiro, 2019 at 15:43
Eu por acaso acho que o problema é óbvio. Não jogamos pessimamente (tem dias), mas a defender estamos uma lastima e não há nenhum jogador que tenha individualmente a culpa. É um problema táctico, da estrita responsabilidade do treinador. Qualquer equipa com a maior facilidade põe 3 ou 4 jogadores com a bola entre a linha (linha é como quem diz, porque não há linhas neste momento) média e a linha da defesa, de frente para o jogo. E aí é impossível não sofrermos um ou dois ou quatro golos por jogo. Impossível. Eu não acho que nós, adeptos, podemos ter solução para isto. Ou o keizer está ciente deste problema e então talvez possa continuar, tem de se ver se consegue resolver o problema, ou então não tem noção e aí definitivamente não serve.
12 Fevereiro, 2019 at 15:45
* queria eu dizer que só a “estrutura” do futebol é que pode saber se o keizer compreende ou não o que está a acontecer
12 Fevereiro, 2019 at 15:46
Acho que o Keizer merece tempo.
A verdade e’ que as equipas de sucesso no futebol actual sao as que tem um modelo de jogo assumido, uma personalidade. Keizer tem isso, tem o modelo e sabe o que quer que as suas equipas facam. E e’ um modelo positivo, de construcao, assertivo, dominador (isto mais no periodo Keizer Ball como bem diz o Cherba).
Tambem e’ verdade que que desde Guimaraes, o modelo parece perdido. Mas quero acreditar que tem sido funcao de cansaco extremo de pecas chave (e de facto o Sporting ja nao tem um grande 11, quanto mais suplentes para assumirem).
Por isso o meu voto e’ dar mais tempo ao homem.
12 Fevereiro, 2019 at 15:49
Está um video no lateral esquerdo que mostra isto que eu digo de uma forma avassaladora. Cherba, dava jeito publicitar esse video para que toda a gente no Sporting não tenha desculpas para não ver o que se está a passar. Vejam o video, depois de verem digam alguma coisa. É asustador. Não há jogador que resista, chame-se gudelj, coates, petrovic ou busquets, varane ou João Félix (ironic mode on)
12 Fevereiro, 2019 at 15:53
Se era para contratar um gajo que ninguém conhecia e ver no que dava, ou seja colocar alguém para ser responsabilizado pelo resultado final(que é o que estão a fazer), podiam lá ter deixado o Tiago Fernades porque penso que pior não faria, pois tem mais conhecimento do futebol nacional, dos nossos jogadores da equipa principal e dos possíveis reforços dentro de portas. Quanto ao Keiser, confesso que gostei do inicio apesar do grau de dificuldade dos jogos jogados mas se comparar-mos com o seu antecessor foi bem melhor. Daí para a frente o eclipse de alguns jogadores que estavam a crescer, jogadores que passam da equipa titular a não convocados, insistência em outros que toda a gente vê que estão a mais ainda que possa ser momentaneamente, a mudança de filosofia inclusive no discurso. Parece-me e esperto estar enganado(resultados final época) que não é treinador para um SPORTING de conquistas(talvez seja essa a ideia ir marinando). SL
12 Fevereiro, 2019 at 15:54
o Benfica joga com o Almeida, Jardel, Samaris, Gabriel e Seferovic. nenhum destes tem lugar a titular em Alvalade. o treinador conta e muito. o Lage tem neste momento uma equipa muito bem fisicamente pois a maior parte dos titulares não jogaram no inicio da época. para a liga Europa poupou o Grimaldo e o Pizza, 2 dos mais desgastados. o Keizer joga sempre com os mesmos. se tivéssemos jogos todos os dias ele jogava sempre com os mesmos. porque tem pouca confiança, em si, e nos jogadores. e isso passa para o grupo. é inaceitável que jogadores como o Bruno e o Wendell, fundamentais no nosso plantel, cheguem a Fevereiro presos por arames. não faz sentido insistir no Dost quando ele está no pior momento de forma desde que está em Alvalade. e o ridículo é que temos opções válidas no plantel para substituir estes jogadores. é-me impossível ver o treinador como um não erro neste momento. e quanto mais depressa se resolver esse erro mais depressa andamos em frente. quanto a outras opções para o lugar, o Lage treinava a equipa B do Benfica, o Solskjaer estava na Noruega e o Solari na equipa B do Madrid. futebol não é uma ciência complicada e quanto mais se inventa pior se faz. há treinadores novos na 1ª e 2ª liga com boas ideias de futebol e que só precisam de uma oportunidade.
12 Fevereiro, 2019 at 17:25
Almeida – Superior a Ristovski e a Gaspar
Jardel – Superior a André Pinto e a Ilori
Samaris – Coloco-o ao mesmo nível de Gudelj, Petrovic, Miguel Luís e Wendel
Gabriel – Coloco-o ao mesmo nível de Gudelj, Petrovic, Miguel Luís e Wendel
Seferovic – É inferior a Dost, mas está em boa forma e na prática, tem sido superior a todos os nossos avançados.
Estes são os piores deles…
Comparar os jogadores do Sporting com os dos nossos rivais não tem muito sentido.
Apenas Acuña, Dost e BF têm lugar no plantel de qualquer um dos nossos rivais.
Mathieu é fantástico, mas está colado com cuspo.
O nosso plantel é mau. Tem muitos jogadores francamente maus e titulares, como Gaspar ou Ristovski. Começamos sempre com 10. Depois o adaptado inapto, Gudelj… Começamos sempre com 9.
12 Fevereiro, 2019 at 23:14
O sportinguista básico comum não vê nada de positivo nos rivais. Os jogadores são todos uma merda e as equipas só ganham gamando. Houvesse justiça e desciam de divisão todos os anos enquanto nós éramos campeões crónicos, apesar dos tiros nos pés constantes!
12 Fevereiro, 2019 at 15:55
Todo o post é bastante válido e sim a qualidade individual é também parca em alguns setores.
Mas sem qualquer tipo de dúvida o que temos apresentado na preparação para o momento da perda da bola, transição defensiva e organização defensiva tem sido demasiado fraco. Não se está a falar de resultados, esqueçamos isso embora eles mais cedo ou mais tarde se adequem ao processo. O SCP é das equipas mais fracas da liga nestes momentos, e nos últimos tempos só o patético controle de profundidade do Nacional da luz se equiparou (em patetice) a alguns dos nossos comportamentos em transição defensiva e organização defensiva.
Tempos poucos jogadores que por si só tenham a qualidade e inteligência extra para ler o jogo e terem comportamentos correctos em função da bola da orientação corporal do portador, do posicionamento da equipa etc… e os poucos que temos nem sempre jogam ex: Miguel Luis.
Mesmo o nosso melhor jogador (Bruno Fernandes) não é naturalmente um jogador sem bola com comportamentos de excelência, tem até muitos defeitos, e isso não deveria ser um problema para um treinador suficientemente bom para o SCP (já nem digo muito bom).
Não havendo melhorias nestes aspectos nos próximos tempos (continuo com pequena esperança que evolua e que com tempo consiga operacionalizar, afinal é só copiar o que se faz por aí e informação não falta nem estou a pedir que seja um treinador criador) é guia de marcha. Neste momento até o Tiago Fernandes era melhor solução.
12 Fevereiro, 2019 at 16:02
Vou tentar ser o mais honesto possível não me deixando influenciar pelo estado em modo “FODIDO COM ISTO TUDO”.
Se eu defendi uma terceira época pra JJ confiando na decisão do Bruno, porque não defender uma época de início para Keizer?
Fartinho até ao tutano do Peseiro, Keizer aparece com toda a gente desconfiada e muitos a bater-lhe. A minha reação foi esperar para ver e fiquei deliciado com a filosofia de jogo e com o discurso.
Vi muitos problemas defensivos, mas lá está. Não começou a época, não construiu o plantel, não tem culpa da mediocridade da equipa.
Confiante no equilibrio do plantel em janeiro… carta branca para ele. É meter putos, melhorar e preparar o melhor possível a época seguinte, quem sabe teríamos alguma supresa nas taças. No campeonato, caindo na real… acreditava que o 2º lugar fosse perfeitamente possível.
Só que não. Abordagem ao mercado de merda… convocatórias de merda… substituições de merda… insistência no Gudelj… rebentar fisicamente com o meio campo.
Pior que isso (para mim) é que não houve qq evolução no processo defensivo (principalmente transições) e até o processo ofensivo (o seu forte) regrediu.
Posto isto, a minha esperança em que isto resulte com ele é nula. Se de facto começar a época, corremos o sério risco de bazar com 2 ou 3 jornadas.
Mas pronto, devo ser eu que estou fodido.
12 Fevereiro, 2019 at 23:17
🙂
Defendeste uma 3ª época para o JJ mas não chegaste já à conclusão que estavas errado e não devias ter defendido isso?
Ou porque cometeste esse erro com o JJ então agora convém cometeres o mesmo erro sempre que possível para seres coerente, é isso?
😉
13 Fevereiro, 2019 at 15:13
E se ele for mesmo muito inteligente, andorinha, até poderá acrescentar que, como eu, defendia uma 4ª época, e uma 5ª….
Aliás, já começa a ver-se bem as consequências do “acerto” dessa decisão (e do que levou a que tivesse sido tomada…).
12 Fevereiro, 2019 at 16:04
Se não ganhar mais nada, rua. É Medíocre e pau mandado. Acho que ganharemos aos espanhóis na 5ª e espero que o holandês ganhe aos rabolhos galegos no fds; de outro modo, nem até ao fim da época ele e o fguegue irão durar…
12 Fevereiro, 2019 at 16:08
O facto de ser pau mandado facilita a sua permanencia…
Z
12 Fevereiro, 2019 at 16:06
Jesus defendia que o modelo que devia seguir era o de Simeone no Atletico de Madrid, assente sobretudo na expectativa e na organização defensiva. No fundo, é o que o Braga e Abel tentam fazer. O expectável aumento do fosso para os rivais, ditado pelo dinheiro da Liga dos Campeões, coloca-nos inevitavelmente numa situação próxima do Atletico na relação com Real e Barça.
Keizer é o oposto de Simeone. Mais do que uma avaliação da sua competência, é importante uma clarificação sobre o futuro deste modelo nas condições em que vamos estar.
12 Fevereiro, 2019 at 16:41
O braga ataca em 3 4 3 e tem uma organização ofensiva bem interessante, ai sim é que falta alguma qualidade. Tem 0 a ver com Simeone.
12 Fevereiro, 2019 at 16:14
Para esta gentinha o novo Sporting está bem e recomenda. Se o kaiser é o homem certo para levar o Sporting ao título….. Ehehehehehehehe…… Já nem. Encontro adjectivos para descrever esta gentinha q se diz Sporting!!!!!
12 Fevereiro, 2019 at 16:21
Nem Keizer nem Varandas, um dia recordaremos deles como recordamos Vercauteren ou Godinho Lopes.
Abraço de Leão.
12 Fevereiro, 2019 at 16:29
Acho que Keiser deve ter a oportunidade de terminar a época, salvo se o que ai vem for um autentico desastre (eliminação da UEFA já na eliminatória Villareal; ou perda de pontos campeonato e risco do 4º lugar no campeonato).
No entanto, alguns indícios deixam no ar uma porta já semi-aberta. O que define um clube preparado é ter planos de contingência e capacidade de ter uma auto-critica sobre os processos. É sobretudo isto que é o mais importante, não é Kaiser, é não repetir erros.
12 Fevereiro, 2019 at 16:29
Esse tipo à direita na fotografia é uma bruxa.
275% de certeza.
O tipo da esquerda é, apenas esquisito.
12 Fevereiro, 2019 at 16:34
Não me parece ser “das duas uma” mas sim “as duas”.
São as duas razões que nos trazem aqui.
Péssimo treinador e, consequentemente, maus jogadores escalonados ou em lugares errados.
Fácil, facil
12 Fevereiro, 2019 at 16:37
Não vi o ult2jogo no comentei.
Mas segundo as estatísticas fizemos 2 remates na primeira parte contra o último classificado…. Depois de conhecer os resultados dos mais directos adversários….. Continua sem fazer Rotatividade ao plantel……. E ainda há quem Defenda este treinador….. Mas vcs são do Sporting???????
Querem o. Sporting campeão????? Ou são como o outro que adora o Sporting acompanha o Sporting sempre q pode…… Mas que o discurso é ganhar ou perder é desporto……
Mas querem dar mais quantos jogos ao kaiser para ele provar q é um péssimo treinador?????
Querem dar mais Qnt tempo ao varandas para provar que o futebol é fácil….. Fácil????
12 Fevereiro, 2019 at 16:38
Food for thought:
Acreditando que o Keizer tem uma cláusula para sair no fim desta época, poderá tratar-se de um treinador de transição e o treinador “a sério” já estar escolhido?
12 Fevereiro, 2019 at 17:18
Acho que a maior parte dos sportinguistas…… Ainda estão a aguardar pla chegada do presidente a serio!!!!
12 Fevereiro, 2019 at 17:24
Chegada ou retorno?
12 Fevereiro, 2019 at 19:02
Como lhe queiras chamar!!!!
12 Fevereiro, 2019 at 16:40
Essa bruxa é do mais intolerante que existe.
12 Fevereiro, 2019 at 16:47
O “problema” com o Keizer é o mesmo que com a Direcção. Não vejo rumo, nem mesmo minimos sinais. Não melhorámos em nada em relação a como estávamos quando o anteriror presidente perdeu o foco. Isto é que me custa ver a cada dia que passa.
Keizer é o exemplo paradigmatico desta falta de rumo. Decisões opacas e inexplicaveis. Má preparação tática em coisas elementares (como colocar um homem ao primeiro poste num canto…). Quem escolhei Keizer? Com que critérios? O que é que se lhe pediu? Sabemos bola!
Z
12 Fevereiro, 2019 at 16:58
Não sabes bola porque se alguma coisa se aprendeu com o maluco, foi que dar demasiada conversa só resulta em confusão…
12 Fevereiro, 2019 at 17:00
Ah pronto… Estou mais descansado então.
Z
13 Fevereiro, 2019 at 15:13
Não é para ficar descansado, é para ficar explicado.
12 Fevereiro, 2019 at 16:48
Imagino-a a ejacular pela boca, trilhões de pequenos keizers, e para seu belo prazer, pisar um a um, um a um, um a um, um a um …e no fim apenas referir que: “this is football”.
12 Fevereiro, 2019 at 16:54
A resposta da maioria penso ter sido dada já na época passada, em que o “calculismo estatístico” de JJ foi sucessivamente criticado.
“Não basta” fazer melhor, fazer mais pontos, ser mais consistente nos resultados, é preciso espectáculo. Qual é o chavão já? Ah, já sei: “em equipa que joga bem, estamos mais perto de ganhar jogos”! Como se “jogar bem” fosse uma opção que o treinador toma antes da partida. “Hoje vamos jogar mal e ganhar 1-0”, imagino o JJ a dizer à malta no balneário. E fazia-o só para nos chatear!
Mas enfim, o futebol é dado a estas esquizofrenias, e no Sporting elas elevam-se à segunda ou terceira potência, por isso não há nada a fazer, vamos continuar a trocar de treinadores, independentemente da sua qualidade, até acertarmos naquele que vai ganhar sempre todos os jogos, pré-época inclusive, com um futebol atractivo nas transições ofensivas e defensivas (e entre as duas, e nas extremidades), que roda jogadores como uma hélice de helicóptero, que promove a Formação até fazendo omeletes sem ovos se for preciso, com baixo salário que isso de treinar o Sporting não deve ser para ganhar dinheiro mas sim por vocação, com pouca exigência na qualidade dos investimentos porque o dinheiro não cresce nas árvores, e com qualidade semântica e de conteúdo nos discursos antes e depois dos jogos, porque gostamos sempre de ouvir as patacoadas de sempre num português correcto.
O Kaiser? É como o Peseiro: antes de vir já era. Tal como o próximo que se lhe seguir. A única questão, absolutamente irrelevante quando se pensa em “projecto”, é se é já, daqui a um mês ou no final da época….
12 Fevereiro, 2019 at 22:57
A diferença era que com JJ o “jogar mal” era apenas para os espectadores.
Pontinhos íamos acumulando. O homem era muito realista. Corrigiu os erros defensivos do primeiro ano (ver o traidor Gélson a evoluir defensivamente foi impressionante) e o futebol tornou-muito mais ‘matemático’ em que se geria muito os tempos do jogo e se arriscava pouco.
Keizer tem sido uma nulidade. Não esquecer que em metade dos jogos em que começou a dar goleadas também tivemos uma eficácia invulgar com golaços de longe, e uns pénaltis cedo a desbloquear jogos. E nenhum oponente poderoso.
Não me lembro de ver a equipa a jogar tão mal.
12 Fevereiro, 2019 at 17:28
Primeiro tivemos isto:
Já disse que quer o Sporting a ganhar e com Peseiro até final da época. Isso agora pode até “parecer muito sensato”, já que a equipa está em 1.º lugar do campeonato, mas ele garante que sempre pensou assim: “Quando Peseiro foi apresentado não gerou uma onda de entusiasmo entre os sportinguistas, mas quando me perguntaram o que achava da escolha, disse que era um bom treinador, uma boa escolha de Sousa Cintra.”
Depois isto:
«Sucesso de Keizer vem da estrutura do Sporting»
Parece que o problema não será do treinador mas sim da estrutura ou então do fantoche que a comanda.
Fácil.Fácil.
12 Fevereiro, 2019 at 22:04
Futebol fácil fácil.
Provérbios difícil difícil.
12 Fevereiro, 2019 at 17:30
Por mim, quero voltar aos orçamentos de 25M€. Com a formação em destaque.
70M€ para isto, prefiro gastar menos, equilibrar as contas e esperar que venha uma fornada de jogadores de qualidade.
12 Fevereiro, 2019 at 17:44
Outro
12 Fevereiro, 2019 at 18:06
Bom comentário.
12 Fevereiro, 2019 at 18:32
Sem dúvida. Mas para isso precisas de paciência, o que duvido muito que venha a existir.
12 Fevereiro, 2019 at 21:54
Duvida muito? Basta ler os comentários a este post!
Saudações leoninas
12 Fevereiro, 2019 at 22:49
O Sporting pode perfeitamente ter orçamentos altos. Aliás precisa se quer competir com os rivais.
O Sporting, ao fim destes 5 anos de BdC, com os passes dos jovens todos recomprados, com um plantel avaliado em cima de €200M, a vender um ou dois jogadores por 20 ou 30 milhões todos os anos, é perfeito sustentável e dá lucro aliás.
Foi o “milagre” de BdC. Neste momento éramos crónicos candidatos de novo. Exigíamos o título.
Fica lá com os orçamentos de 25 milhões…
12 Fevereiro, 2019 at 17:33
Nem se coloca outra hipótese.
Marcel Keizer, merece fazer uma época inteira.
Esta época seria sempre de aprendizado.
Comparar com o Bruno Lage, não faz puto de sentido, uma equipa que já joga junta á 2 ou 3 anos (uns até mais, desde o tempo de JJ), com uma equipa do Sporting que perdeu a base, uns por rescisão e outros por venda. Nem falo do historial que o Lage tinha no benf@…
O mesmo escrevo para a estrutura do futebol, montada pela direcção de Varandas, desde da primeira equipa á formação, obviamente isto é um processo que poderá demorar 2 ou 3 anos, a colher frutos.
Claro que não vamos passar um pano aos erros, o que interessa é saber se estamos ou não a preparar o futuro.
Uma época em 4º lugar, só com uma Taça da Liga, é um fracasso que vai ter que ser assumido.
Uma época com o 4º lugar, Taça da liga e Taça de Portugal, dá nos alguma base para a próxima época, começas por exemplo logo com uma supertaça…
Uma época com o 3º lugar, Taça da Liga e Taça de Portugal, é igual ao que escrevi em cima.
Uma época com o 2º lugar e Taça da Liga, é uma boa época, que nos dá a oportunidade de lutar para entrar na Champions.
Acrescentar a isto uma possivel Taça de Portugal, fica uma excelente época, acima do esperado.
(Obviamente que nunca coloquei a hipótese de vencer uma Liga Europa, ai entrava para a melhor época da história do Sporting, conquistar 2º troféu Europeu a nível de clubes, entrada na Champions, valorização de ativos e marca…)
Qualquer das hipoteses que coloquei para terminar a época, Marcel Keizer acabaria sempre por fica.
O que muda é a moral com que encara a próxima época, o que poderá ser determinante para o inicio da próxima época.
É esperar e ver.
12 Fevereiro, 2019 at 21:04
E que tal uma taça da liga, um quarto ou quinto lugar e nada mais?
É que não deve fugir muito disto. Infelizmente.
12 Fevereiro, 2019 at 22:45
É que não tenhas dúvidas. O mais provável é isso.
Para não parecer mal.
12 Fevereiro, 2019 at 17:40
“das suas uma, ou assumir que não há capacidade financeira para lhe dar jogadores para fazer melhor que esta época (desresponsabilizando o treinador) ou assumir o contrário, assim que o desfecho pareça ser semelhante (responsabilizando sobretudo Keizer).”
Acho que infelizmente há uma 3a hipótese: há capacidade financeira para ir buscar jogadores de qualidade, mas as escolhas (por falta de conhecimento ou excesso de dependências “empresariais”) são erradas (veja-se Gudelj e Diaby).
A próxima janela de transferências será o primeiro Verão de Varandas (aliteração :D), e por isso será o primeiro teste para ver se realmente temos scouting/estrutura/etc para futebol.
Se for buscar gajos com boa relação preço/qualidade (potencial), então o treinador será sempre o culpado. Até isso acontecer, nunca poderemos dizer com certeza que o treinador X ou Y “teve todas as condições mas falhou”.
Por agora, não vejo grande potencial no Keizer, até por estar sempre a apostar nos mesmos trambolhos que nos sairam caros. Não há evolução do modelo, não há aposta consistente em jovens, não há jogadores que melhoraram com o seu “toque”… Só vejo fé num modelo ingénuo repleto de chavões como “5 segundos” ou “mucho futbol”, e pouca organização.
12 Fevereiro, 2019 at 18:37
FC, concordo com o essencial da sua análise.
Os erros de casting e a impreparação da época são da responsabilidade da CG “transitória” e de Sousa Cintra (e dos eu amigo Pires). As contratações de Gudelj e Diaby são sua responsabilidade; os dislates de anúncios e cancelamentos de jogos de pré-época são sua responsabilidade; a aberração da contratação de Peseiro são sua responsabilidade; as dispensas/empréstimos de Geraldes, Matheus Pereira, Gelson Dala, Demiral, Domingos Duarte ou Palhinha são sua responsabilidade; a manutenção de calhaus com olhos como Castaignos, Jefferson, Misic, são sua responsabilidade.
Bem vistas as coisas, num mercado de inverno sem grande margem de manobra até que se equilibrou um pouco mais a equipa (Luiz Phellipe, Geraldes, Idrissa, Borja e Illori vieram para posições em défice; terá ficado por preencher a de defesa direito, mas convenhamos que esta janela de mercado não é fácil, o dinheiro não deveria ser muito e a oferta também deveria ser curta).
Sou de opinião que a avaliação do trabalho de Keiser só deverá ser feita no final da época e sempre com a racionalidade e frieza de procurar analisar todo o contexto e fazer juízos equilibrados e justos. Não ponho de parte nenhum cenário. Mas, qualquer que ele seja, deve ser construído com base muito mais do rumo que se pretende para o Sporting do que nos resultados desportivos de uma época atípica(embora estes também devam pesar).
Saudações leoninas
13 Fevereiro, 2019 at 11:11
Sem dúvida. Por muito que se fale do legado do ano anterior, sempre com o ataque à academia como foco de destabilização, há muita culpa na CG.
Diria até que CG acaba por ter mais impacto/cupa no desenrolar (falhanço?) desta época no futebol do que todos os eventos de há um ano atrás, o que para mim é inacreditável…
12 Fevereiro, 2019 at 17:42
Varandas nunca será um bom presidente, precisaria dominar áreas, ter conhecimentos de áreas que não tem, ser “agressivo” nas negociações e movimentações, ter personalidade. Digam um presidente na Europa com perfil idêntico ao Varandas, não existe. Existem empresários, bandidos, uns mais corruptos, outros menos corruptos, uns mais agressivos , outros menos agressivos, empresários com anos nuns setores , outros com anos em outros ramos , existem milionários com influências,……… mas Varandas só nós para acreditarmos que futebol com ele é fácil, fácil
12 Fevereiro, 2019 at 18:29
Desculpa a franqueza, mas esse comentário resume tudo o que está errado com o pensamento dos sportinguistas.
1. Nenhum presidente, tal como nenhum director ou presidente do que quer que seja tem de dominar todas as áreas.
2. Nos países com quem interessa comparar não existem “só” presidentes-bandidos, que estão lá porque “gajos com outro perfil são comidos”. Alguma vez na Bundesliga tens presidentes assim? Sem ser o do Bayern, que até já esteve 5 anos dentro? Em França, em Inglaterra, na Holanda, mesmo em Itália? Quer gostes ou não, nestes países os clubes têm estruturas semelhantes à que está a ser montada. Vês algum BdC nestes países? Um Vieira ou um PdC?
12 Fevereiro, 2019 at 22:43
Troca “dominar as áreas” por “habilitações para o cargo” e o comentário é todo coerente.
Varandas é um fantoche, um iludido, um gabarolas que até se fartou de fazer merda e, voltamos ao mesmo, deixou entrar o Mendes no Sporting novamente. Isto é gestão danosa.
Ele doou €4M ao amigo Mendes, pelo favor de usar vaselina.
12 Fevereiro, 2019 at 18:04
Depois de um fim de época como o que tivemos, falhanço á liga dos campeões com a derrota da madeira, ataque a academia, derrota na final da taça de Portugal, rescisões de contratos de jogadores, destituição do antigo presidente, comissão de gestão,novas eleições,novo presidente, demissão do treinador que preparou a época, contratação de um treinador desconhecido sem conhecimento do futebol português.
Mas alguém no seu perfeito juízo depois de tudo o que nos tem acontecido como escrevi em cima pode estar espantado com o que nos está a acontecer?
Nos anos com mais estabilidade diretiva e militância sportinguista,que foi com o Bruno Carvalho,com altos investimentos em jogadores, treinador, não ganhámos ,ia ser agora com este tsunami que nos aconteceu que tudo ia correr bem.
Não sei se somos sonhadores ou irresponsáveis,mas exigir o que quer que seja neste momento é olharmos-nos para casa dos espelhos na antiga feira popular,onde éramos pequenos mas nos espelhos ficávamos enormes.
Limitar este momento a uma guerra de legitimidade na presidência do nosso clube, é estar a olhar para a árvore e não para a floresta.
Tenho muita pena que o Bruno Carvalho não tenha percebido a força que tinha por detrás dele, tenho a agradecer-lhe pela primeira vez ter sentido que tínhamos um presidente com o mesmo amor pelo nosso clube que nós adeptos anónimos, apoiei-o até ao fim das minhas forças,mas quem mudou não fui eu ,foi ele,achou se mais importante que o clube,e isso não lhe admito nem a ele nem a ninguém,o varandas parece me um presidente de transição,sem chama,sem as qualidades oratórias do Bruno,um presidente que tem como missão juntar os cacos e preparar o clube para quem vier a seguir possa ter sucesso,somos um clube que perde mais vezes do que ganha,mas não aprendemos nada,repetimos erros,estamos sempre a espera de um D Sebastião, é presidentes, treinadores,jogadores que são todos mais,mas nos adeptos somos os melhores do mundo,seremos mesmo? Ou no fundo temos o clube que merecemos e que nos esforçamos para ter?
12 Fevereiro, 2019 at 20:03
Enorme comentário. So true…
12 Fevereiro, 2019 at 22:39
Verdade. Muito bom.
12 Fevereiro, 2019 at 23:49
“achou se mais importante que o clube”
Lamento, mas não concordo, acho precisamente o contrario, ele achou que o clube era mais importante do que ele e daí foi intransigente na defesa dos interesses do clube.
Se ele se achasse mais importante que o clube, tinha feito o que fizeram os seus antecessores, negócios ruinosos e se possível com muita distribuição de croquettes para ele e para os restantes lambuças.
13 Fevereiro, 2019 at 2:51
Muito bom comentário!
13 Fevereiro, 2019 at 18:57
olha quem voltou
13 Fevereiro, 2019 at 9:19
Há uma distancia entre ganhar e não ter rumo.
O problema com o futebol actualmente não é estar em primeiro. É que a maioria não consegue ver nenhum rumo para ele….