No dia 12 de Fevereiro de 1967, precisamente há 52 anos, Vítor Damas estreava-se oficialmente com a camisola do Sporting Clube de Portugal, em Alvalade, frente ao FC Porto (ficaria 2-2).
No dia 12 de Fevereiro de 1967, precisamente há 52 anos, Vítor Damas estreava-se oficialmente com a camisola do Sporting Clube de Portugal, em Alvalade, frente ao FC Porto (ficaria 2-2).
© 2024 A Tasca do Cherba — Powered by WordPress
Theme by Anders Noren — Up ↑
12 Fevereiro, 2019 at 23:28
Sem igual
12 Fevereiro, 2019 at 23:29
Damas era classe! E hoje, vejo que nem era um homem alto, mas a mim, sempre me pareceu enorme!
Tive a oportunidade de o encontrar no Magriço. Sr Damas, foi como o tratei. E bem. Um Sr. Dentro e fora dos relvados.
13 Fevereiro, 2019 at 10:36
Para a época, sobretudo em Portugal, não era um guarda-redes baixo.
Estava até acima da média. E como tinha uma impulsão e uma elasticidade fora do comum, parecia mais alto do que era.
12 Fevereiro, 2019 at 23:41
Vítor Damas, a lenda eterna!
https://www.youtube.com/watch?v=Y59_FV3yGoQ
12 Fevereiro, 2019 at 23:49
A foto do post é fantástica!
Damas é eterno!
13 Fevereiro, 2019 at 0:09
Damas era classe
13 Fevereiro, 2019 at 0:55
Vítor Damas era simplesmente a personificação do que representa na realidade o nosso clube…
SL
13 Fevereiro, 2019 at 1:42
Enorme felino.
A primeira vez que entrei no novo estádio foi para honrar a sua memória e que belo momento foi.
13 Fevereiro, 2019 at 2:45
Sou do Sporting por causa deste “gajo”.
O meu primeiro grande ídolo que até me fazia querer jogar á baliza.
É uma pena que nos tenha deixado tão cedo.
13 Fevereiro, 2019 at 5:53
Respect.
Faz parte da nossa História. Um senhor.
13 Fevereiro, 2019 at 8:35
Grande Damas, um simbolo do nosso grande clube.
E a pensar que andava pessoal a pedir para as redes do outro lado do Estádio receberem o nome de uma certa pessoa, uma pessoa que mentiu e prejudicou gravemente o clube…..
Sim, ainda bem que temos memória e que temos Vitor Damas.
13 Fevereiro, 2019 at 8:42
Damas faz parte da história do Sporting e era um sportinguista doído pelo clube desde miúdo, quando na Estefânia em Lisboa onde nasceu, começou a jogar futebol de salão. Mas Damas teve a sua história linda dentro do clube, mas também teve a sua fase mais negra, quando forçou a sua saída para melhorar a sua situação financeira e teve quase no Porto obrigando o presidente João Rocha a vender os seus direitos desportivos ao Santander, porque no ano a seguir ficava livre para ir para os Andrades onde Pedroto o desejava muito. Mais tarde em final de carreira após uma passagem pelo Portimonense voltou ao seu clube do coração. Se fosse hoje com a raiva e a divisão que existe no clube, seria consignado um Traidor.
13 Fevereiro, 2019 at 9:27
Penso que estás enganado.
Tentar sair e melhorar a situacão é uma coisa, tens o caso do Adrien que tentou sair duas vezes, tens até o grande Slimani.
Sim, as pessoas vão recordar, mas desde que joguem a sério e mostrem que honram o clube tudo é perdoado.
Agora acusar o clube de coisas impensáveis, rescindir com “suores frios”, tentar lesar o clube em milhões e milhões e depois ter a lata de voltar, e ainda com contrato reforcado….. nunca na vida. Não são traidores, são putas…. simplesmente putas.
Se fossem honestos retiravam a rescisão e voltavam aos contratos que tinham, não assinavam novos contratos…. ao manterem a rescisão não assumiram que estavam errados…. Sem perdão e sem esquecer, nunca!
13 Fevereiro, 2019 at 9:44
Tens agora um caso muito parecido em casa, , que te deixou até bom dinheiro,, Illori, naquele ano acabava a famigerada Lei de opção e João Rocha foi obrigado a vendê-lo por um saco de batatas ao Santander para ele não ir para um rival. Mas se queres exemplos Bruno Fernandes também voltou atrás e é apelidado de traidor,, se calhar alguns nunca teriam voltado atrás e podes querer que Bruno Fernandes iria ganhar muito mais do que ficou a receber no Sporting.
13 Fevereiro, 2019 at 10:20
Eu não queria estragar o post mas não posso deixar isto em claro, o comentário do Chico Faria, por isso vou comentar no off topic.
13 Fevereiro, 2019 at 12:31
Atenção, que essa história está muito mal contada. Damas nunca pediu para sair.
Diz-se que informou João Rocha e pediu-lhe para cobrir a oferta do porto, mas João Rocha recusou e passou a mensagem aos sócios que Damas estava comprometido com Pedroto, o que era falso! Estamos a falar do maior símbolo do Sporting à epoca, titular da Selecção. Damas ganhava bem menos do que Yazalde, por exemplo, e já não era um miúdo. Nunca ganhou dinheiro a sério no Sporting. Saiu magoado (e vendido como mercadoria de segunda) com o Clube a que deu tudo. João Rocha foi injusto e mais tarde reconheceu que errou, ao ir buscá-lo. Se Damas conseguiu ganhar algum dinheiro no futebol, foi graças aos anos que passou em Espanha, que lhe permitiram comprar casa Oeiras, onde ainda vive a sua mulher. Se dependesse dele, teria feito a carreira toda de leão ao peito!!
13 Fevereiro, 2019 at 8:51
Grande lenda. Vi-o jogar e era um fora de série. Que saudades desses tempos, em que ganhávamos campeonatos com regularidade. Mas o que da mais saudades é o futebol paixão, que já não existe. Atentem na foto e no mar de gente que está vidrada no jogo. Poucas ou nenhumas condições, nada de estádios de última geração. Só o jogo, simples e apaixonante.
Eu que adoro o progresso, só consigo dizer, raiaparta o progresso no futebol, deixou de ser um desporto para ser um negócio.
13 Fevereiro, 2019 at 9:35
Não podia estar mais de acordo contigo. Quem não teve o privilégio de conhecer o futebol na altura que nós conhecemos, infelizmente já não o vai conhecer mais. E tudo caminha para pior. Não é a paixão que conta, é o dinheiro que pode dar.
Já não faltará muito para teres grandes derbys europeus serem jogados na China ou nas Arábias… PQP o futebol atual.
13 Fevereiro, 2019 at 9:19
Um enorme GR, talvez o mais elegante de sempre.
Não era alto para o nivel medio de GR de agora, mas parecia elástico a sair dos postes. De realçar que Damas em termos de seleção nacional esteve quase sempre tapado por outro enorme e saudoso GR, de seu nome Manuel Galrinho Bento. Os 2 marcaram uma geração de GR em Portugal do melhor que se viu. O Bento ainda era mais pequeno que o Damas, tinha no máximo 1,75m, impensável para os dias de hoje, mas era um enorme GR e a sair dos postes do melhor que vi até hoje. Faz-me confusão os postes de GR que hoje existem e que com aquele tamanho todo não sabem sair a cruzamentos. Lembro-me dum jogo Alemanha-Portugal, que o Bento com aquela altura limpava tudo aos tanques alemães.
Julgo que o Damas foi algo injustiçado na seleção por causa do Bento, mas os 2 eram de facto grandes GR. Mas qual Vitor Baia ao pé destes 2… não gozem comigo.
13 Fevereiro, 2019 at 18:00
Victor Damas tinha 1,82 enquanto o Galrindo Bento media apenas 1,73. Pese embora o facto do redes do benfas ter sido indubitavelmente um grande goleiro, a sua preferência na selecção obedecia à mesma lógica que faz com que o Rato Sanches, aquecedor manente do bando do Bayern, tenha lugar cativo nos seleccionados lusos.
JOÃO AZEVEDO, CARLOS GOMES, VICTOR DAMAS………..e o deserto
14 Fevereiro, 2019 at 10:50
….aquecedor do banco do Bayern. Assim é que está certo.
13 Fevereiro, 2019 at 9:19
Só uma ideia – se já temos a “baliza Damas”, porque não estar identificada na bancada? uma espécie de Sir Alex Ferguson stand em Old Trafford?
Esta filosofia do “zero ídolos” não dá nada a ninguém. Precisamos de ídolos, de faróis que iluminem esta escuridão.
13 Fevereiro, 2019 at 9:39
Não é do meu tempo, não o vi jogar ao vivo, mas o respeito e a admiração perduram e cabe-nos a nós fazer com que continue a perdurar nos mais novos…as lendas do clube têm de passar de geração em geração! Porque dificilmente haverá novas. Basta ver quão perto 1 fdp esteve de ser e rebentou tudo por dinheiro numa fase em que já devia ter juízo…
13 Fevereiro, 2019 at 9:58
“Basta ver quão perto 1 fdp esteve de ser e rebentou tudo por dinheiro numa fase em que já devia ter juízo…”
estás a falar de quem?
13 Fevereiro, 2019 at 10:14
Deve estar a falar daquela coisa que simpaticamente apelidam de guarda-redes que tem jogado a titular concerteza.
#Noção
13 Fevereiro, 2019 at 10:39
Quem? O GR do Woverhampton…
13 Fevereiro, 2019 at 10:44
pensei que fosse o Liedson…
13 Fevereiro, 2019 at 10:47
Ao arrepio da maioria, nunca fui grande fã do Leidson. Adorava os seus golos e entregua mas sempre achei que não tinha carácter…
13 Fevereiro, 2019 at 11:20
Ai pensaste Vasquinho?
O Liedson também era guarda redes? E deu frangos atrás de frangos nos 1os anos? E apesar desses frangos foi sempre acarinhado defendido e protegido pelos adeptos? Inclusive quando era enxovalhado, envergonhado e humilhado pelo país inteiro, até quando jogava na selecção? E mesmo assim era sempre defendido? O Liedson depois disso tudo e quando finalmente, quase uma década depois atinge qualidade de topo, resolveu cagar na cabeça de quem tanto o apoiou e rescindiu? Sendo ainda por cima capitão? Dando azo a que fossem todos atrás dele? Foi isso que o Liedson fez?
Temos um desonesto sonsinho, pela calada a ver se faz alguém de burro. É a versão masculina da Maria.
E o Liedson deu muitos golos e alegrias. Falhou nalgumas situações, mas nunca falhou tanto como o filho da puta do Franguicio.
Além de que, como os pais espirituais desta direcção de croquetes o despacharam para o Brasil para pagar a água, ele mais tarde voltou para quem o quis.
Nesse ano em que lutávamos pela Liga Europa como agora, ainda nos deu a alegria de ser decisivo no tri melão das Toupeiras, senão a esta hora eram hexa campeões.
É como estamos agora.. Não contamos nem para o Braguilha, por isso é tentar ver se não temos de aturar as Toupeiras no fim da época.
13 Fevereiro, 2019 at 11:31
“…foi sempre acarinhado defendido e protegido pelos adeptos? Inclusive quando era enxovalhado, envergonhado e humilhado pelo país inteiro, até quando jogava na selecção? E mesmo assim era sempre defendido?”
Nunca deves ter metido a peida em Alvalade.
13 Fevereiro, 2019 at 13:16
Os que o criticaram são como os que assobiam Nani: Não são a maioria, não percebem bola de futebol, não sabem o que querem, não tem noção de nada, apesar de acharem o contrário. São os inteligentes que batem palminhas ao Rúben Micael por exemplo. São um atraso de vida neste clube, como muitos dos velhos do Restelo deste clube. São mais ou menos como tu. Uns dias indignam-se com uma coisa, passado uns meses a mesmíssima coisa já não provoca indignação.
Não adianta vires com a esponja, foi amplamente defendido e acarinhado pela maioria e depois decidiu ser o maior filho da puta que vestiu esta camisola.
Por mim pode acabar numa sarjeta longe de Alvalade.
13 Fevereiro, 2019 at 11:31
Não sou sonsinho nenhum ó gatinho e digo-te em voz alta: ÉS O GAJO MAIS NOJENTO QUE ANDA AQUI NA TASCA.
13 Fevereiro, 2019 at 11:34
tanta merda dizes todos os dias que nem me atrevo a comentar um úncio post teu, mas já que me deste importância, respondi-te pela primeira e única vez. E agora estrabucha, gane, geme e mais o caralho a sete, porque de mim levas bola daqui para a frente!
13 Fevereiro, 2019 at 13:19
O que tu pensas ou deixas de pensar de mim é igual ao litro. Quero que te fodas junto com o Franguicio.
Podes é contar com uma coisa: enquanto andares aqui a fazer o papelinho de sonsinho desonesto a ver se passas entre os pingos da chuva, e a tentar fazer dos outros otarios como andas há uns meses a fazer, levas comigo. Lida.
13 Fevereiro, 2019 at 13:32
Ó meu atrasado mental, o teu modus operandi já eu conheço : quem não pensa como tu , começas a fazer o cerco ! És o lápis azul da tasca ! Uma puta duma viúva órfã . Não passas disso !
13 Fevereiro, 2019 at 14:25
Acalma-te sonsinho. Não te excites por tão pouco. Eu não mando nisto para fazer censura. E não persigo quem pensa diferente, simplesmente combato a desonestidade intelectual e no teu caso específico a hipocrisia e sonsice. São coisas diferentes. Habitua-te que dói menos.
13 Fevereiro, 2019 at 13:43
Vai dar-me todo o prazer responderes aos meus comentários, é sinal que te acerto em cheio !!!
13 Fevereiro, 2019 at 14:21
Quer dizer que te acertei em cheio nos comentários que estás agora a responder. Faz sentido.
13 Fevereiro, 2019 at 14:36
LionUp, o Patrício foi tudo menos acarinhado pelos adeptos durante, na boa, os seus primeiros cinco anos a titular.
Volto a repetir algo que já escrevi: a única vez que estive para abandonar mais cedo um jogo do Sporting foi quando os iluminados da curva sul, de uma ponta à outra, entoaram “Stojkovic! Stojkovic!”, convidando as restantes bancadas a fazer o mesmo, com um puto, que o era, na baliza.
Jamais me esquecerei dessa vergonha.
13 Fevereiro, 2019 at 15:06
Não digas isso Cherba, este gajo é o fiscal de serviço da tasca e anda sempre com o lápis azul a fazer o cerco a quem não pensa como el. Não digas muitas coisas que ele não concorde, no alto da sua extrema sapiência e inteligência, que ainda te começa a fazer o cerco a ti para ficar ele como o dono da tasca.
13 Fevereiro, 2019 at 15:37
Estás a dizer coisas que se passam no estádio a um gajo que nunca vais aos jogos? Passa os jogos todos a dizer mal de tudo e de todos atrás dum teclado desde que o seu guru foi corrido a pontapé?
Ele sabe lá o que se passa no estádio… mas julga-se um capecete azul da ONU, o dono da verdade e razão absoluta, o fsical da tasca, o lápis azul da tasca, que combate a desonestidade intelectual de… quem não pensa como ele, ou seja: quem não venera o guru dele, quem não diz mal do fivelas e quem não diz mal do Renan!
13 Fevereiro, 2019 at 19:56
Cherba repito, não eram a maioria. Foi durante muitos anos defendido pelos adeptos, na praça pública, em redes sociais, na rua, no café etc. Até dava zangas. Sei por experiência própria! Especialmente nos anos que foi enxovalhado na selecção, pela Sagres e pelo diabo a 7.
Os primeiros anos não foi tão defendido ou acarinhado? Concedo, mas na última metade da carreira foi elevado ao Olimpo pelos adeptos, e tu sabes disso por experiência própria também. De pequenos a graúdos, nós últimos 5 ou 6 anos foi unânime. Até a braçadeira que não tinha capacidade para envergar lhe deram.
O que ele fez é de um ingrato. Muito pior que Moutinho ou Simão. Demos-lhe tudo e o filho da puta rescinde? Quando chegar a hora dele, fique numa valeta longe daqui.
13 Fevereiro, 2019 at 20:00
E Vasquinho sonsinho, a ti já te disse o que tinha a dizer.
Nao tenho lápis, não faço censura, não sou dono disto e não faltam exemplos de discordar e respeitar opiniões diferentes, basta ires ao post seguinte. Agora mentaliza-te: hipocrisia, sonsice e desonestidade, levas comigo. Já andas nesse registo à muito tempo e é raro eu dizer alguma coisa, mas se insistires tens troco. Lida.
13 Fevereiro, 2019 at 21:51
deves ter a mania que es o fiscal da tasca, o capacete azul da onu que anda a combater a desonestidade intelectual dos outros… e agora queres meter ordem em quem se anda a portar mal segundo os teus padroes que sao os padroes duma viuva ressabiada….
po caralhinho… so o dono da tasca me pode mandar calar. Quem es tu…. uma viuva ressabiada e nada mais.
14 Fevereiro, 2019 at 12:34
Vasquinho Sonsinho já vi que tens dificuldade com a leitura. Ninguém disse que te mandava calar. Nem censura, nem esse monte de asneiras que debitas. Enquanto andares a fazer a figura de sonso, hipócrita e desonesto levas é com resposta. Só isso. Já te disse, aceita que é melhor.
E ainda bem que estás à dia e meio a responder ao que digo. Como dizias mais acima na tua sapiência: é sinal que te acerto em cheio. Lida.
13 Fevereiro, 2019 at 10:02
Este sim um verdadeiro ídolo.
13 Fevereiro, 2019 at 10:08
(Muito) Grande!
Classe!
Com aquela dose de loucura. Adorava sair a jogar.
Ainda bem que naquela altura não existiam redes sociais. O que seria aquele pós Sporting-Académica.
Mas também eram outros tempos em que os milhões não eram os milhões que são hoje.
O primeiro grande Guarda Redes que vi jogar.
Saudades…
13 Fevereiro, 2019 at 10:17
E que lenda!! Para sempre na história! Ao contrário do maior filho da puta que vestiu o manto sagrado e joga na mesma posição.
Podia ter ultrapassado a lenda. Podia… Preferiu ficar nos rodapés dos Moutinhos e Sabrosas desta vida.
13 Fevereiro, 2019 at 10:31
Foi com o Vítor Damas na baliza que eu comecei a ver o Sporting.
Adorava a sua postura e rapidamente se tornou um ídolo.
Um verdadeiro Leão!
13 Fevereiro, 2019 at 10:41
O meu ídolo de infância, juntamente com o Jordão. Havia qualquer coisa de especial na forma como defendia, não era normal. Ainda o vi jogar nos ultimas temporadas de leão ao peito e tive o prazer de o conhecer, quando treinava o Carcavelos.
Era o Sporting em pessoa, sofria tanto pelo clube que ficava doente.
13 Fevereiro, 2019 at 21:30
DAMAS -Sinonimo de Elegancia, Elasticidade, Um Voador. Vi-o ao vivo uma unica vez ja no dealbar da sua carreira. Um dos meus idolos do SPORTING tal como Manuel Fernandes, Jordao, Acosta, Agostinho,Mamede, Carlos Lopes, Livramento e Chana entre muitos outros.