Já vi defendido muitas vezes que alguns adeptos do Sporting são malucos ao serem críticos desta direção por quererem o titulo. Não sei muito bem quem é o maluco que achou que íamos ganhar o titulo. Mas porra… que raio de Sportinguistas estamos a criar se acham que estar mais perto do 5º do que do 1º é uma coisa normal?! Quando é que a exigência do Sportinguistas desceu tão baixo que os calções verdes eram o fim do mundo mas estarmos neste estado é normal?
Quais é que são mesmo os problemas. Vou tirar da equação a parte das golpadas porque isso para mim só serve a direção atual, uma vez que leva a discussão para um lado estéril de extremismos que servem pouco para avaliar o que está a ser feito.
1º Falta de paixão. Alguém olha para a equipa do Sporting actual e sente que ela está embebida de um espírito guerreiro, que vive o jogo com paixão ou alguém vê isso nos seus dirigentes? Alguém olha e diz que esta é uma equipa à Sporting. E não me venham com merdas… a equipa do Leonardo Jardim era mais paixão que outra coisa. Aquela equipa viveu dela e da sua direção trazerem ao de cima toda a paixão dos adeptos. No limite hoje vêm isso num Coates, Acuna… Nani… alguns jogadores de forma individual. Não há uma cultura de combatividade na equipa do Sporting.
2º Falta de rumo. Alguém percebe que estamos a construir uma equipa? Acabou Janeiro, a oportunidade para a direção provar que tem um rumo. O que é que fizemos? Estamos a construir o futuro? Com o quê? Gudelj em vez do Doumbia? Geraldes a jogar 15 minutos em 1 mês? M. Luis na prateleira? Diaby a jogar mais que o Jovane? Ilori no lugar do A. Pinto? Indo comprar um Prata, que é um extremo, possivelmente a posição em que somos mais fortes (Jovane, Nani, Acuna, Raphinha… para não ir a Matheus…)?! Em vez de poupar o do Prata e do Ilori e ir buscar um central jovem e com potencial a sério? Não há ninguém da direção que diga ao Keizer “Keizer…vamos preparar o futuro. Dá tempo aos miúdos, dá oportunidade de se mostrarem, dá entrosamento… esquece os que têm menos futuro como o Gudelj ou o Diaby. Dá tempo ao Geraldes e ao M. Luis dando descanso ao Wendel e quando possível ao B. Fernandes… este ano no campeonato está feito. Por isso vamos pegar nisso e preparar o futuro!. E apostar com mais força na Liga Europa e na taça… ter lá os jogadores principais fresquinhos. Esquece o B. Gaspar e vai dando tempo ao Thierry no campeonato.”. Não há quem defina um rumo, não há quem defina objetivos. Não há quem pense o Sporting do futuro.
3º Falta de comunicação com os Sportinguistas. Se fosse comunicado aos Sportinguistas ao que estamos, o que estamos a construir, o que queremos para a equipa principal. Quais as restrições, porque abdicamos deste ou daquele jogador, porque é que há jogadores que quase não estão a ser utilizados, quais os objetivos da equipa. Não ouvir do responsável máximo nenhuma definição de objetivos, nenhum rumo para a equipa principal e apenas ouvir que é difícil porque vinha de uma situação difícil e que o plantel não tem qualidade… só piora a azia porque prova a incapacidade absoluta de liderança. E vai-se ao ponto de fizer que o plantel não tem qualidade nas desculpas que se arranjam. Dando uma facada nos miúdos de qualidade que temos e que têm sido encostados.
O que eu acho que falta em definitivo? O que sempre achei que ia faltar. O Varandas não percebe um crl de futebol. Não é por estar no balneário que se percebe de futebol. O Couceiro foi tudo e mais alguma coisa no futebol, esteve anos a fio em balneários e não o queria nem para roupeiro! E como ele há milhares de pessoas do futebol que andam em balneários anos a fio e não os queria para nada, muito menos para presidente.
O Viana e o Beto… com todo o respeito que tenho (e tenho MESMO) por eles… não são quem eu vejo definir um plano com cabeça, tronco e membros para o futebol. Nunca os ouvi sobre isso, não lhes conheço nenhum pensamento estratégico, nada. Aliás só o facto do Viana andar de relações internacionais para direção, para não sei mais onde diz tudo. Falta alguém com um plano estratégico, que saiba como liderar uma equipa, que saiba quando exigir e quando apoiar, que tenha uma visão para o Sporting daqui a 3 anos e um plano para a equipa, que perceba do treino e consiga perceber o que é um bom treinador para o plano que tem. Nada disto existe no Sporting.
Atualmente há um amontoado de anúncios de nomes que dificilmente se entende uma lógica em todos eles. Raul José no Scouting?! A sério?! Um adjunto do JJ para a academia? O Tomás Morais vai fazer o quê? Conferencias e seminários de liderança? Onde está o plano global para a formação? O Scouting está a contratar já? O treinador validou sequer estas contratações? Quem é que manda no Sporting? Vocês já viram o estado deplorável em que está a comunicação do Sporting? E o jornal?!
Isto para não me alongar ainda mais porque podia estar aqui a escrever a tarde toda. E é isto que muitos (eu incluído) ficam arrepiados de pensar. É no futuro. Não é se ganhamos o titulo este ano ou não. Não é se o Keizer fica ou não, se ele é o homem certo ou não. Isso é um pormenor que só é uma coisa critica para quem não está a ver efetivamente o que está (ou não está) a acontecer no Sporting. Até podemos ir às meias finais da Liga europa e à da Taça de Portugal (sim… não foi por acaso que escolhi este percurso…). Nada do que está para trás deixa de ser verdade. E se não se mudar este ano, no próximo temos um ano muito pior ainda…
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Tiago Coração de Leão
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
13 Fevereiro, 2019 at 23:56
2 GB para a SUL B amanhã… interessados?
14 Fevereiro, 2019 at 0:07
O Gudelj e o Diaby se não fossem titulares requisitavam já os bilhetes 🙂
14 Fevereiro, 2019 at 9:39
Ainda estão disponíveis?
14 Fevereiro, 2019 at 0:00
É sobre basquetebol, mas encaixa no post e no que vamos enfrentar para o ano:
Esta equipa da Oliveirense é a melhor de Portugal?
Numa perspetiva global, se não é a melhor, está ao nível das melhores. É uma equipa que faz do coletivo a sua arma. Financeiramente, a Oliveirense está muito abaixo dos nossos concorrentes. Não sei números concretos, mas Benfica e FC Porto deverão estar bem acima de um milhão de euros e a Oliveirense anda pelos 300 mil.
Perante esses dados, como é que a Oliveirense consegue ser uma equipa vencedora?
Fazer um plantel nem sempre é ir buscar melhores jogadores, mas sim fazer com que a equipa seja mais importante do que cada um deles. Toda a gente fala do Thomas De Thaey, mas ele estava jogar na III Divisão francesa. Não tínhamos capacidade financeira e tentámos ir buscar um jogador que reunisse as características do Arnette Hallman e do Quintrell Thomas, jogadores que não conseguimos manter, tendo um ido para o Benfica e o outro para Israel. Fomos buscar o Thomas De Thaey dentro do dinheiro que tínhamos.
Diz que não vai ser fácil, mas para os seus adversários é que não tem sido fácil…
Eu percebo, mas, para ganhar, a nossa equipa tem de lutar até à exaustão. Fazemos da defesa a nossa grande arma, não temos o talento ofensivo das outras equipas. Cada jogo do campeonato é uma final e sabemos que se houver um dia em que, não estivermos ao nosso melhor nível, podemos perder e isto não é só contra o Benfica ou FC Porto.
14 Fevereiro, 2019 at 0:13
Não sei se alguém já referiu mas de entre os pontos referidos (nos quais não vejo maneira de discordar) houve um que faltou referir que é a opacidade com que certas decisões foram tomadas.
Esta direcção quando iniciou funções a meu ver teve a hipótese de explicar em que estado pegou no clube. Quanto dinheiro foi adiantado do contrato de direitos televisivos, declarar em que moldes o regresso dos jogadores que rescindidos foi feito pela comissão de gestão e que acções estava a ser tomadas no que toca aos jogadores que rescindiram. Porque relembro que o único jogador que esta direcção negociou um acordo de transferência foi o Patricio onde nem se percebeu bem o porquê de o SCP ter pago milhões ao Mendes de uma dívida que não era reconhecida nas contas, nada se sabe sobre gelson, Rafael leão etc.
Ao longo destes meses houve tempo de certeza para concluir a recompra das vmocs aos bancos. Algo que foi acordado há cerca de um ano não se percebe o porquê de não estar fechado.
Muita revolta e vergonha senti eu no caso do Rafael Barbosa e de vislumbrar o William em amena cavaqueira com o presidente no camarote.
Hoje a raiva que sinto sobre o desenrolar dos acontecimentos desvaneceu-se e deu lugar a uma preocupação sobre o futuro do clube. Porque podemos bem passar mais duas épocas a gastar 60/70 milhões mais contratações mesmo sem europa que dá sempre para adiantar dinheiro do contrato da NOS mas, da maneira como as coisas estão encaminhadas, nada se irá fazer para o clube manter maioria da SAD a médio prazo (deveria ser a nossa maior preocupação) e iremos definhar até chegarmos a 2024 sem dinheiro para resolver este problema.
14 Fevereiro, 2019 at 0:16
Eu acrescentaria mais umas coisitas, mas basicamente é isto.
14 Fevereiro, 2019 at 0:31
Há bastantes mais coisas a acrescentar, algumas que me parecem muito graves e outras de pormenores mas nem quis referir-me a elas para não criar mais “ruído” porque na minha opinião o foco de todos os sportinguistas tem de estar em não ser adepto do 1o clube grande que cai em mãos de privados.
14 Fevereiro, 2019 at 7:39
Meu caro, mas esta direccão foi lá colocada para garantir precisamente o oposto, para garantir que a SAD será vendida e que não haverá oposicão.
O projecto do BdC, os tais erros de que todos falam, foi arrumado quando ele falou na ideia de ir recomprar a maioria do capital da SAD em Novembro passado!!!! Tudo o que aconteceu depois teve inicio nessa altura.
O negócio da venda da SAD chegou a ser anunciada na SIC, com bastantes pormenores. O sobrinho tinha uma proposta para vender os 30% por 100M… não estamos a falar de conspiracões, tudo isto veio a publico.
Mas para venderes a SAD precisas de algo drástico, de algo que coloque o clube contra a parede….. uma quase falência. Agora diz-me se todos os passos que foram tomados desde o Golpe da AG não foram nesse sentido?
– Vender jogadores a baixo do preco justo
– Negociar com os FDP de alcochete, e não deixar desenvolver em tribunal
– Comprar entulho para a equipa
– Voltar a ter os empresários a mandar no clube
– Treinadores do pior que já se viu
– Discurso derrotista em todas as oportunidades
– etc…
14 Fevereiro, 2019 at 0:21
“Muita revolta e vergonha senti eu no caso do Rafael Barbosa e de vislumbrar o William em amena cavaqueira com o presidente no camarote”. Os papagaios do regime vieram de pronto responder que o camarote era privado….mas o pior foi saber que o jogador foi ao balneário! um gajo que rescindiu, que gozou com o clube, que assinou por outra formação não só é bem-vindo a alvalade como ainda visita locais restritos em dia de jogo!
14 Fevereiro, 2019 at 0:35
Não entendo como é que alguém tentando branquear uma situação dessas. Entendo quem ignore esse episódio a bem da sanidade mental, mas tentar justificá-lo.. enfim.
14 Fevereiro, 2019 at 7:22
O pior foi mesmo o fantoche ter ido lá falar com ele.
Não digo que têm de deixar de ser os melhores amigos, se querem andar a lamber o rabo um ao outro que o facam em privado.
Enquanto o fantoche estiver no Estádio está a representar o clube, e o fdp tentou prejudicar o clube…. não podemos limpar isso e afirmar que tudo está perdoado, ou que foi falar como amigo a titulo privado. Se querem fazer coisas em privado, têm de as manter em privado…. custa a entender isso?
À mulher de Cesar não basta ser, tem de parecer”.
14 Fevereiro, 2019 at 0:18
Keiser espera que os jogadores façam aquilo que ele não sabe fazer, ordena-los em campo. Espera também que sejam os jogadores a potenciar o seu talento, ele só lá está para os escolher, assim estava lá eu. Ter um jogador como Bas Dost na equipa e não saber como jogar com ele diz muito deste José Mota holandês.
14 Fevereiro, 2019 at 0:20
Diz ele que joga com o Gudejl para controlar o jogo….
14 Fevereiro, 2019 at 0:22
Diria antes…. Diz mto deste presidente e desta estruturA!!!
14 Fevereiro, 2019 at 0:27
Só espero não ser atropelado pelo 17o classificado do campeonato espanhol!! É o 17o não temos obrigação de passar.. o colosso Villareal..
14 Fevereiro, 2019 at 0:37
Sanatório Leonino
Manuel José: “O Sporting era um clube diferente e que sabia acarinhar as pessoas”
14 Fevereiro, 2019 at 0:44
Já voltamos a ser um clube carinhoso, Manel.
14 Fevereiro, 2019 at 7:24
Tenho de concordar, era e é diferente. Manda-se o bom embora e a merda fica toda para trás.
O acarinhar sempre foi, o mendes tinha no Sporting um pé-de-meia brutal….. felizmente tudo voltou ao normal. Voltámos a ser os amigos, o tal sporting que “precisa voltar a ser forte, porque um Sporting forte faz falta a Portugal”.
Olha, só falta dizer que: É para o ano….. ano…. ano….. ano….. ano…..
14 Fevereiro, 2019 at 6:57
Pior do que ver toda a pobreza da Super Estrutura que contrata um puto cuja primeira frase é “isto é só um biscate, o que eu quero mesmo é ir para um clube a sério” (obrigado, fiquei cheio de vontade de te ver envergar uma camisola que a mim me diz um pouco mais, és um nado-morto), um treinador que diz “claro que queremos passar à próxima fase, falar em obrigação talvez seja um pouco demais para mim” (sim, para mim esta também já é demais, estás apresentado, lamento mas o Sporting merece um pouco mais de consideração, relembro apenas que não se pede uma goleada ao real Madrid no Bernabéu), pior do que tudo isto digo, é ver (ler) os que já aceitam isto na boa nem vêm a que ponto estas coisas são importantes e lesivas do Sporting.
Se não entendem isto não temos futuro. Mesmo.
14 Fevereiro, 2019 at 7:09
Sem memória, não há futuro.
14 Fevereiro, 2019 at 7:27
Mas estamos numa fase em que “Sem futuro, não há memória”.
Isto porque quem escreve a história são os vencedores, e já vimos que quem venceu não tem grande futuro.
14 Fevereiro, 2019 at 8:41
Mas pelo menos temos um presidente que veste bem e não diz merda do Facebook.
14 Fevereiro, 2019 at 14:24
O autor do texto (e eventuais concordantes) faz-me lembrar certo tipo de pessoas que não têm dinheiro para comprar tremoços e sonham com lagosta!
Mas cada qual vive das irrealidades que bem lhe aprouver…
SL
14 Fevereiro, 2019 at 14:36
Como assim?
14 Fevereiro, 2019 at 14:40
Não temos dinheiro para mandar “cantar um cego”. Mas queremos competir com os rivais, só porque somos historicamente grandes!
Enquanto não assumirmos que temos de começar do zero, não voltaremos a ser campeões.
SL
14 Fevereiro, 2019 at 14:50
O que é começar do zero?!
(PS: Por favor…responde que é delinear uma estratégia, viver com os jogadores que temos, não entrar em megalomanias com contratações para a estrutura, fazer das fraquezas forças, aproveitar os nossos jovens…era engraçado demais…)
Não podemos competir com porco e lamps segundo tu porque não temos dinheiro. Mas temos muito mais dinheiro que os lampiões do norte. Por isso eles não podem competir connosco. Agora no meio disto passou-me…estamos em 3º à vontade é isso?!