Se há coisa que um Sportinguista deve contar é que o futuro nunca será o que ele imagina para o seu clube. Apesar desta ser quase uma regra nos tempos mais recentes, olhar o futuro e pensar sobre ele ainda é o que sustém mais viva a nossa esperança por dias felizes. E há muito por fazer. O Sporting é um clube não exclusivamente de futebol, mas essencialmente de futebol e quer queiramos quer não, os adeptos reflectem sempre esta circunstância.
Parto do princípio que no futuro próximo, melhor dizendo – a próxima época, será afectada pelas seguintes condições:
1/ Não teremos prémio por acesso à Liga dos Campões, afectando no mínimo menos 20 milhões ao nosso orçamento;
2/ Não faremos vendas surpreendentes de jogadores não essenciais. No máximo faremos à volta de 10 milhões neste parâmetro;
3/ As verbas de possíveis indemnizações dos jogadores que rescindiram no verão de 2018 não estarão disponíveis, nem possíveis de contabilizar;
4/ As receitas das vendas de Gamebox e patrocínios (com base em performance) tenderão a baixar;
5/ A necessidade de reduzir o plantel será real, quer em número, quer em massa salarial.
Todas estas alíneas são de cariz negativo e irão influir na capacidade do orçamento que guiará as despesas da equipa principal de futebol. Portanto, teremos previsivelmente menos dinheiro, mas queremos melhorar a equipa. Como? É possível? Será expectável?
A primeira pergunta é a mais difícil. De facto, parece que estaremos prestes a iniciar mais uma digressão plena por essa velha máxima (e tão equívoca) que é “fazer mais com menos”. Desde já, digo, que se é para cavalgar neste tipo de “areia para olhos” dos sócios e adeptos, não contem comigo. Animar as hostes, para manter o dinheiro a rodar não é uma solução…é um falhar (mais um) dos objetivos propostos, só à espera de acontecer.
Prefiro a verdade e sinto que, falando de clubes desportivos, essa será sempre a melhor solução. Ser directo, honesto e transparente no anunciar das expectativas não será nunca uma admissão de menoridade, mas sim de objectividade. E desde já recomendo a este CD que pense bem na ineficácia que tem sido a sua gestão comunicacional para dentro do clube e na aproximação dos adeptos ao emblema. Alinhar pela política do “venham aos jogos, que o resto nós resolvemos” nunca fez nenhum sócio ou adepto participar mais ou ter mais vontade de contribuir para o sucesso do clube. As várias direcções desde Roquette até BdC provam que essa é a via menos motivadora e menos engrandecedora do clube.
E ter uma boa Comunicação com os adeptos é só… fundamental quando os resultados ou a expectativa sobre boas épocas tendem a não ser as melhores. Motivar, agregar, reunir, trazer os sócios e adeptos para a defesa e participação nas lutas do seu emblema não é um empecilho, não é populista, não é… brunista. É apenas a forma mais salutar de um órgão decisor ser legitimado e congregar como suas, as conclusões de um debate permanente com o Sportinguismo. Este diálogo está completamente ausente do Sporting actual e, por incrível que pareça, é a peça mais essencial à definição da próxima temporada.
Prometer uma equipa a lutar por títulos faz parte do folclore habitual num “grande” em Portugal, mas era bom que Varandas e pares entendessem que os adeptos já não são massas acéfalas que digerem promessas vãs e vazias, esquecendo-se das mesmas em alguns meses. Não, essas promessas têm custo e pagam-se caro. Não sendo previsível que esta época venha a trazer sucessos suplementares, obter um 4º lugar e uma Taça da Liga (além de uma campanha razoável na Liga Europa) será sempre sinónimo de fracasso. Lembrar-se-ão muitos das promessas de competência imediata feitas por Varandas e o que dista delas para esta realidade. Lembrar-se-ão muitos se, mais uma vez, se lhes forem renovadas essas mesmas fasquias e lembrar-se-ão ainda muitos mais se o resultado for também semelhante no final de 2019/20.
É para mim impensável que se continue a prometer o que se sabe que não se conseguirá cumprir. Só alguém bastante ingénuo continuará a olhar para um orçamento cada vez mais distante dos nossos rivais e imaginar que com metade seja provável fazer mais que eles. Pior, essa décalage virá com a sucessão de 3 épocas de igual cenário, firmando um aumento e não uma redução dessa distância. Ouvi com muita atenção todas as propostas eleitorais e recordo vivamente a insistência de Varandas na “competência desportiva” e no que seria o seu propósito em dar saltos qualitativos no reforço da estrutura do futebol profissional.
Ainda que concorde absolutamente com a profissionalização e especialização de todo o departamento, não consigo imaginar que as alterações já produzidas ou as que forem implementadas até ao final da época corrente, produzam resultados fundamentais em 19/20 ou 20/21. Pelo contrário, a sobrevivência deste CD não está posta no que está a fazer para o futuro, mas pelo que está a fazer pelo presente. E é chegados aqui, que tenho a certeza que é importante gerir a expectativa dos sportinguistas, tentando que as mesmas nasçam de um diálogo participado e não de entrevistas ou editoriais unidirecionais na comunicação social.
Racionalmente a pergunta “Como melhorar, tendo menos para melhorar” permite apenas, a quem dedica racionalidade a responder, uma ideia vaga de esperança que tudo à nossa volta seja profundamente afetado por derrocadas inesperadas. De outra forma, será mais lógico assumir que, existindo melhoras, não serão visíveis no presente. O que será visível, possível e expectável será viver épocas muito parecidas com a que decorre no momento. E isso nada tem de trágico ou depressivo. É apenas a realidade e a forma como a queremos gerir. Queremos passar o tempo a apontar dedos e perseguir quem achamos ter contribuído para este cenário? Queremos olhar para a frente e dedicar todo o nosso esforço a construir algo de diferente, inovador e ambicioso? Queremos exatamente o quê?
Para mim, fará todo o sentido o Sporting investir o que tem e o que não tem em dois campos essenciais: Melhores jogadores e quem for capaz de os detectar. Ou seja, se não temos mais dinheiro que os rivais, que ao menos o gastemos melhor. Mas infelizmente os clubes vendedores não andam a dormir, só à espera que um clube com um scouting de excelência os leve por tuta e meia. Não, o mercado não funciona assim. Ter scouts competentes, na maioria das vezes apenas faz com que se detecte talento primeiro que os demais, numa segunda fase – a mais importante – é preciso vencer o leilão com outros emblemas.
Como o Sporting não terá nem o músculo financeiro, nem uma chamativa liga para dar visibilidade, o nível dos jogadores a que conseguimos chegar será, ou bastante jovem ou com algumas componentes técnico-táticas por trabalhar. E, mais uma vez nos surge o parâmetro tempo e espaço como limitação. Mesmo que este super-scouting detecte os Platas, vai ser preciso tempo, espaço para jogar e ordem para errar até que venham a ser valores seguros, certezas no onze titular. Este tempo, esta paciência, será possível com a urgência de ganhar? Alguém aprende com centenas de pessoas furiosas a bater nos vidros de uma sala de aula? Alguém evolui com a sucessiva entrada e saída de professores? Alguém melhora, quando é expulso da sala por uma resposta errada?
Termino com uma certeza. Um scouting de gente com olhos, facilmente recomendaria que desse mais atenção a De Wit, Mitrovski, João Queirós, Paz e Miguel Luis. O que temos também é para dar valor, acarinhar e colocar antes de todos os outros. Quem termina 8 ou mais anos de formação na Academia, passou por tudo o que se possa imaginar e de uma vez por todas temos de deixar de olhar para os nossos formados, como aqueles coitados que não ganham nada nos escalões de formação. Alguém sabe quantos títulos de camadas jovens alcançou CR7, Quaresma, Nani, Adrien, etc? Alguém achou ou achará isso importante para avaliar talento individual?
*às quartas, o Zero Seis passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca. Este post sai à terça porque estava a marinar desde a semana passada
14 Fevereiro, 2019 at 7:03
Que bom texto.
14 Fevereiro, 2019 at 10:11
” mas era bom que Varandas e pares entendessem que os adeptos já não são massas acéfalas que digerem promessas vãs e vazias, esquecendo-se das mesmas em alguns meses”
as principais bandeiras para eleição do varandas eram:
-o retorno que só seria possível dos que rescindiram com ele – nem um voltou após a sua eleição. foram feitas doações nas vendas dos rescindidos e ainda nao se sabe nada do resto, apenas negociações falhadas com o amigo atlético e nem ações judiciais
– falar do que “viu e sabia” no 1º ano do jj – nem um palavra ou ação ninguém sabe de nada ou então falou com alguem algures sem ninguem saber e vai-se tomar medidas um dia destes dentro de uma edificio fechado sem ninguém saber de nada
– manter e cumprir o EO mantendo a quase totalidade da SAD – aqui a minha aposta pessoal será mesmo os 51% já para o ano quando depois de vender-mos um ou dois jogadores for preciso investir forte “para ter uma equipa competitiva” é que receber ninharias e oferecer comissões pelos rescindidos vai fazer mossa
-todo o discurso de exigência e melhoria baseado num plano a longo prazo, a aposta em novas pessoas e equipas de alta performance e uma excelente equipa de scouting, que já nos premiou com um central que para o ano estaria na 3ª divisão inglesa ou a incapacidade de devolver o esteio que tem jogado a trinco desde o inicio do campeonato uma versão “piccini na madeira mas o ano inteiro”
Não, a grande maioria dos sócios do nosso Sporting infelizmente sao mesmo acéfalos disso não tenho a mais pequena duvida, nem eu nem muita gente.
14 Fevereiro, 2019 at 10:58
”Não, a grande maioria dos sócios do nosso Sporting infelizmente sao mesmo acéfalos disso não tenho a mais pequena duvida, nem eu nem muita gente.”
Não diria melhor… estas aberrações não se olham ao espelho… o ‘louco’ ainda lhes explicou o que aí vinha, mas os desprovidos de cérebro comem a merda que a CS lhe põe no prato e no final batem palmas como as focas amestradas que são…
14 Fevereiro, 2019 at 11:39
Que bons2 comentários. Eu não diria melhor.
14 Fevereiro, 2019 at 12:39
Concordo, dois comentários em cheio a um grande post.
14 Fevereiro, 2019 at 13:10
Mais um aqui.
A estupidez que foi a destituição de BdC é um ferro em brasa que ficará para sempre marcado na consciência colectiva sportinguista.
Não apenas fodeu uma época, fodeu várias a seguir e cavou um fosso ainda maior para o carnide em particular.
Uma estupidez, uma decisão em cima do joelho, uma incapacidade de engolir um sapo necessária para o benefício do clube.
Hoje gozam conosco, não jogamos um piço, temos as calças baixas para o mendes, passam-se coisas estranhas a vários níveis sem explicações dadas, e não há qualquer perspectiva de futuro que anime.
Enfim, até podiam correr o risco de BdC faltar à palavra e não convocar eleições depois do defeso – aceito – mas porra, a alternativa que vivemos era óbvia e certa como o sol nascer todos os dias.
14 Fevereiro, 2019 at 7:14
“O Sporting é um clube não exclusivamente de futebol, mas essencialmente de futebol e quer queiramos quer não, os adeptos reflectem sempre esta circunstância.” ??!!
Pensas mesmo assim? Isto está mesmo mal… Mais uma vezes a desprezar as modalidades e depois queixam-se que os atletas baixam os bracos. Fdx, se eu fosse atleta num clube destes queria era mesmo sair.
Sobre o scouting.
Ainda me lembro de quando fomos buscar um jogador tuga a Itália, e depois o clube vendedor ficou fdd porque o Sporting pagou muito pouco por ele….. Sim, a listas de flops todos que andam por ai normalmente não contam com esse caso, que se revelou um ganda fdp mas foi uma grande compra. Outra puta foi um holandês que jogava na Alemanha e um ano depois tinhamos uma oferta quase 4x o que pagámos por ele. Outro argelino foi comprado por 600mil e vendido por 30M….. Pois, o tal scouting que querias era como exactamente? Ah, sim, mas isso foi “votado e chumbado” pelos sócios. A palavra de ordem é fazer exactamente o oposto do que foi feito nos ultimos 5 anos.
Agora tens scouting a la cintra…. Pagas mais caro do que pedem e vendes mais barato do que oferecem…. e vais buscar todos os cepos porque queres ser o “amigo cá da malta”, basicamente o “menino bonito dos empresários”.
14 Fevereiro, 2019 at 8:46
Leonidas, percebo que querias defender a tua habitual posição, mas quando falas em bons negócios feitos anteriormente (e ainda bem que foram feitos) convém não esquecer dos muitos que foram uma bela merda.
O meu comentário não é no sentido de pesar na balança, porque bons negócios e maus acontecem em todos os clubes, mas o teu comentário é demonstrativo do estado em que nós (adeptos) nos encontramos.
14 Fevereiro, 2019 at 9:02
Tivemos maus negócios desde que nos lembramos de ser clube.
Ninguem acerta 100% das vezes.
No entanto o scouting da direccão anterior estava a resultar e os resultados estavam à vista. Tinhamos jogadores com qualidade e sem custar muito, dost, BF, acuña… todos eles custaram menos do que valiam antes das rescisões de alcochete, logo o scouting resultou.
Sim, alguns eram uma merda, não é isso que está em causa. O Bayern contratou o maior cepo de que há memória, e custou cerca de 50M!!!! Fdx, nem tem termo de comparacão.
Quiseram mudar a direccão porque tudo era mau e comecaram a fazer merda a torto e a direito porque querem cortar com o passado para parecer bem. É irrealista achar que vamos voltar a ter bom scouting quando a direccão está empenhada em ser a “amiga puta dos empresários”….
14 Fevereiro, 2019 at 9:10
Epá, não me venhas com o Bayern que esses cagam dinheiro e essa compra foi um favor ao Mendes por causa da Liga Europeia.
Claro que ninguém acerta sempre (então nós, belo historial), mas não podemos falar só dos bons negócios.
Aliás, compras como Dost, Bruno, Acuña não vamos fazer tão cedo. Sem LC, ou metemos putos e acreditamos neles sem lhes meter a pressão do título, ou vamos penar.
Quando digo penar não falo em ganhar (pq não ganhamos há muitos anos), falo em estar muito cedo arredados da luta e o nosso campeonato ser com o Braga pelo 3º lugar.
Um projeto era isso. Assumir a merda onde estamos, onde nos metemos e ter um objetivo realista.
Eu só te respondi para exemplificar que muitos de nós no Sporting para defender uma ideia puxamos pelos nossos argumentos, temos de ter razão. A tal merda da árvore e da floresta.
14 Fevereiro, 2019 at 10:37
“foi um favor ao Mendes”
Cabalas e como essa conheço muitas.
14 Fevereiro, 2019 at 12:40
Essas cabalas que passado 1 mês são confirmadas. Tss tss
14 Fevereiro, 2019 at 13:47
O Bayern caga dinheiro? Mas tu pensas que aquilo lá é a republica das bananas? Eles por lá têm critérios e não gastam dinheiro apenas para ajudar os amigos. Sim, o mendes aldrabou-os mas não andaram a comprar por favor…. até o ManU estava na corrida a esse flop.
O meu comentário era relativamente ao scouting, que a meu ver estava a funcionar porque encontrava bons jogadores baratos, mas suspeito que a maioria dos flops foram indicacões do mestre da táctica e não propriamente do scouting. O Presidente queria fazer-lhe as vontades e dps comprava jogadores duvidosos….
Ao acabarmos com o projecto anterior acabámos com o scouting…. a ideia era comprar um jogador bom cada ano para reforcar a equipa aos poucos…. Agora tens um plantel que nem metade do anterior vale, e custou milhões. Apenas isso, não estava a falar de comecar com jovens e com formacão, isso concordo que seria boa ideia. Mas pior do que já estamos não haveria de ser.
14 Fevereiro, 2019 at 14:51
Não tenho dúvidas que o Bruno passou essa pasta, pasta essa que antes era ele e o Inácio que geriam. Mal, diga-se… mas tb por questões financeiras poderiam ter limitações e lá está, uns resultaram, outros não. Faz parte.
Sobre o scouting agora… bem, eu vou esperar para ver. Como disse abaixo, a confiança na direção, treinador… é zero.
Estamos tão na merda que custava alguma coisa aqueles caralhos apostarem a sério nos putos? Pelos visto custa.
14 Fevereiro, 2019 at 9:09
Sim, é verdade que demonstra o estado ( burro e amorfo ) em que nós estamos , porque mesmo tendo em conta a quantidade de entulho que foi contratado ao longo de 5 anos, Sem contratações não tens lucro nem moves o dinheiro, vê o saldo da balança e quanto positivo ele está para o lado de bruno de carvalho. Ah e tal o Jesus recebia muito, agora tens 3 treinadores a receber se fizeres as contas andas a gastar o mesmo. Dos jogadores contratados até agora, já gastaste quase tanto como o BdC em 5 aos gastou em entulho, e de todos os que contratas.te até agora ainda não viste 1, 1 único que digas sim senhor bom jogador, tem potencial reconhecido.
Slimani, Bas Dost, Mathieu Coates Acuña e isto falando só dos que compramos, porque se formos ver a valorização de João Mario Ruben Semedo Adrien e outros que tais que ao longo de 5 anos não saíram por qualquer preço . Vai lá ver por quanto despachaste os rescisores . Vender um Rui Patricio Campeão da Europa ao mesmo preço ou menos ainda que um Ruben Semedo , devia envergonhar até o mais Aluado Sportinguista, estás a ver aquela senhora que não entende nada de bola, que não vê , nao sabe , nao ouve, aquela que simplesmente afirma ser do Sporting sempre que alguem lhe decide perguntar por que clube ela sofre, estás a ver essa senhora? Pronto até essa se sente envergonhada mas pronto vamos antes falar dos CAMIOES DE FLOPS CONTRATADOS AO LONGO DE 5 ANOS.
Bananinhas e geladinhos na testa esfrega tu, Agora nao venhas para aqui apontar Flops, porque ao longo de 6 meses já tens mais Flops e Cartas furadas do que o Maluquinho em 5 anos. Beijinhos e abraços.
14 Fevereiro, 2019 at 9:12
Percebo que tenhas dificuldades de interpretação no que escrevi, na boa.
Depois lê outra vez que eu não vou traduzir.
14 Fevereiro, 2019 at 9:35
“porque ao longo de 6 meses já tens mais Flops e Cartas furadas do que o Maluquinho em 5 anos. Beijinhos e abraços.”
Tens mesmo a certeza disso? É preciso vir aqui alguém postar a famosa lista de barretes?
Não que eu ache que tudo tem sido perfeito. Longe disso. Mas, não será altura de começar a ter estas discussões com uma base factual séria?
14 Fevereiro, 2019 at 9:55
É tão estúpido o gajo que usa o Ruiz para justificar o Diaby como o inverso.
E essa merda é um exemplo do tal “estado” em que nos encontramos.
14 Fevereiro, 2019 at 10:15
Seriedade.
Quando se vão buscar Patinhos mas se ignoram os Escobares… Cinco anos, 100 (ou mais) jogadores. Impossível de gerir.
Eh pá, os outros fizeram igual, e o Vagandas faz o mesmo.
Mas aqueles 5 anos não deveriam ter sido o romper com essa estratégia?
Contratações cirúrgicas… fdx.
14 Fevereiro, 2019 at 10:16
Brave tantos craques – e o rei da táctica – em 5 anos vamos ao que realmente interessa – 1 taça da liga – 1 taça de Portugal – 1 Supertaça. Se calhar estes incompetentes vão fazer melhor.
14 Fevereiro, 2019 at 10:22
Para mim estaria aí um campeonato… mesmo que não o seja no papel.
A primeira época do JJ.
Não faria diferença no que se passou a seguir, pq tenho ideia que toda a estratégia de contratações seria a mesma.
Poderia ajudar muito é na comunicação e guerra exterior.
14 Fevereiro, 2019 at 10:43
Tinha sido tudo muito diferente…estar no pote 1 da champions e jogar à quarta feira….com o guito garantido.
Podíamos ter sido realmente um crónico aqui na nossa luta pelo campeonato.
Eventualmente as promessas de saída das vedetas tinham sido cumpridas e o clube estaria melhor.
Mas sim…é pura especulação !
14 Fevereiro, 2019 at 14:52
O quanto ainda estou fodido por aquele jogo em casa com os lampiões onde o JJ teve o que queria (empate).
Saí de lá pior que este ano saí de Tondela e Setúbal.
14 Fevereiro, 2019 at 13:49
Chico, mais uma vez com conversa de lampião.
Isto não é o Campo Grande Football Club
Tiveste um aumento de competitividade em todo o clube não apenas no futebol.
Ganhaste de facto o campeonato à terceira época e ainda há de ser atribuído.
A quarta correu de facto mal mas a quinta época, só não ganhaste a Taça e ficaste em segundo porque os meninos mimados perderam de propósito. A culpa não é do Bruno: aliás ele tinha vindo a avisar que o comportamento dos jogadores estava a deixar a desejar.
14 Fevereiro, 2019 at 14:31
Portugguezza, tu é que andas aqui com conversa da treta ou para inglês ver como se diz em gíria meu caro nós vamos ganhar a taça e a Supertaça, o que faz tanto como a antiga Direcção do destituído fez. Sinceramente espero que isso aconteça, para depois falarmos grande Portugguezza.
14 Fevereiro, 2019 at 17:56
Ganharmos a Taça todos queremos e aliás é a única coisa que realmente temos possibilidades
Agora comparar a competitividade e o potencial desta equipa com a que foi crescendo durante 5 anos com base nos títulos é falacioso.
14 Fevereiro, 2019 at 10:13
em 5 anos quantas vez entraram tantos jogadores em dezembro como neste ano?
14 Fevereiro, 2019 at 10:28
leonidas, estás a esquecer o Castaignos… Qause 3M€ pelo passe e o triplicar do ordenado que ganhava na Alemanha… Isso é que foi um bom negócio! Hoje ninguém o quer nem emprestado…
E o Alan?
E os 4M€ gastos no Markovic?
E quanto gastaste no Campbell?
E o Douglas, lembras?
E os quase 4M€ gastos no suplente Aquillani em uma época?
5 anos do teu Guru e tiveste 1 ano de boas contratações e 4 de constantes falhanços onde metias todos os anos meio plantel novo no clube. E tu, desonesto de serviço diário, vens aqui bater palmas a isso…
14 Fevereiro, 2019 at 11:23
E mesmo assim foi possível apresentar resultados positivos Quase todos os anos. Veremos no fim deste qual será o resultado depois dos Magos da gestão terem voltado.
Pavilhão , Restruturação financeira, numero de socios
e mais e mais.
Agora vai lá olhar para o antes disto tudo, vê os magotes de jogadores que trazias e vê os resultados financeiros.
Para o futuro, quanto o Varandas tiver contas para apresentar, não deixem de analisar assim ok? é que já vamos com umas quantas contratações esta época e não há 1 que se possa dizer que é uma mais valia em relação ao que tínhamos. Nem que seja jogador de futuro mas pronto.
Eu continuo com a minha opinião, eu nao sou do Sporting porque ganhamos muito, eu não sou do Sporting porque temos grandes jogadores . Eu sou do Sporting porque o meu avô me educou assim, porque me deu a conhecer os seus valores e a sua historia e por isso tudo eu me apaixonei.
Aos presidentes e treinadores só exijo seriedade , profissionalismo e Garra, que é o mais necessário para guiar os nossos destinos.
Agora não me comprometo até ver o minimo daquilo que exijo a ser cumprido por quem de direito. O Varandas na minha opinião até pode descer a escadaria do estadio a fazer o Pino e todo nu, que se não andar com a restruturação financeira e aquisição da maioria da Sad, nunca mais voltarei a apoiar o clube presencialmente. Logo ai fica arrumado, ou continua e termina tudo como estava programado, e eu volto a pagar cotas, e a ir aos jogos apoiar todo feliz e contente mesmo que fiquemos em 7º.
O treinador, começou bem com um bom discurso e com boas ideias de jogo/rotação de equipa, decidiu alinhar com a cartilha? A equipa não responde? Sinceramente não sei nem quero saber, sei que nunca um treinador do Sporting pode vir para uma conferencia de imprensa dizer que o clube não é favorito quando vai jogar em casa contra um mija na escada do campeonato Espanhol. Portanto ou o Homem executa um milagre e o resto do campeonato/Taça/LE são uma completa surpresa e o Sporting faz GRANDES PRESTAÇÕES EM TODOS OS JOGOS DAQUI PARA A FRENTE (Mesmo que perca caguei, tem é que mostrar atitude) Ou o Homem consegue isso, ou por mim já não tem margem alguma para começar nova época.
Mas pronto como o que previ no fim de Junho do ano passado está realmente a acontecer, não guardo grande esperança nem me preocupo por demais. Foram os Sócios que escolheram, logo eles que paguem.
14 Fevereiro, 2019 at 12:42
Pumba!
14 Fevereiro, 2019 at 13:40
Desonesto de servico és tu, que te vez ao espelho e pensas que os outros são iguais, mas tu não passas de um troll.
O Sporting tinha o plantel MAIS valioso da Liga tuga…. apenas isso, deve ter sido por erros nas aquisicões que se chegou lá.
Vê como são as coisas, este ano já gastaste mais do que no ano passado e tens um plantel de luxo…. deves estar a adorar.
No final da epoca tinhamos sempre lucro. Apenas um trimestre ficamos com resultado negativo….. e isso com todos esses flops. Quem te dera a ti.
Nem sabes o que andas para aqui a dizer…. o problema é o pessoal ainda te dar trela, porque um troll nem isso merece.
14 Fevereiro, 2019 at 11:45
O curioso é para que conste… foram as modalidades que me trouxeram para o sporting, quandoalgures nos anos80 – 85 talvez… – o sr. Manuel, meu vizinho, me levou à naves um jogo de andebol que de 14-15 ao intervalo acabou 33-18…o adversário era o Porto:)
Mas pronto não servia ser um clube com uma equipa forte, um orçamento gordo e sem empresários, uma estratégia definida, aindaque uma comunicação ocasionalmente infeliz… e campeão em practicamente tudo o que é modalidade incluindo duas ressuscitadas – e brevemente a caminho da cova suspeito – o hóquei e o voleibol…
O importante mesmo é não ter Facebook… agora sim, estamos bem…
Clap clap…
14 Fevereiro, 2019 at 14:00
Foda-se não vale comentários destes, fico com uma raiva … que o melhor é desistir de fazer mais comentarios caso contrario tenho de insultar uma serie de sonsos que andam por aí.
Obrigado Alael, é isto tudo.
14 Fevereiro, 2019 at 14:58
Estaria tão de acordo com o teu comentário… mas o “ocasionalmente infeliz” é só para quem não vive esta merda.
Foda-se… Ocasionalmente? E mesmo o “sem empresários” tem muito que se lhe diga.
14 Fevereiro, 2019 at 15:49
De uma situação “ocasional”, em ambos os casos, passamos para uma permanente.
E pelo caminho perde-se a memoria, a gratidão, a lealdade e espero que não definitivamente o sentimento de pertença a algo que nos une.
14 Fevereiro, 2019 at 16:31
Permanente e preocupante.
Não estou a referir-me à forma mas sim ao conteúdo. Até sou a favor se não se falar muito, mas bem.
Os sinais (na prática) não abonam nada em favor do Varandas.
14 Fevereiro, 2019 at 7:16
Temos de aceitar que de momento somos um clube de oportunidades para os atletas (falo de futebol). Quer para os da formação, quer para os que são adquiridos. Ou se consegue viver com isso ou vai ser uma chatice.
Se não conseguimos ter jogadores que valem 40 milhões, temos de ter outros que valem menos ou que ainda nem valem porque não foram ainda ao crivo das avaliações. E a chave para ter equipas competitivas com menos orçamento é compensar o que falta em experiência e técnica por motivação e atributos físicos.
De que vale uma equipa B ou sub23 se existe receio de arriscar nesses atletas, jogadores com sonhos e sedentos de oportunidades.
14 Fevereiro, 2019 at 7:21
Depois a grande incógnita que me atormenta é desconhecer quem no SCP pensa no futebol, quem idealiza algo e agregue nessa idealização o futebol no seu todo e foque o futuro da modalidade.
Sei quem manda mas não sei quem o pensa.
14 Fevereiro, 2019 at 11:47
Sabes quem é mandado, não sabes qual dos amigos do Mendes, que foi chamado pela comissão geriatrica para “ajudar” é que manda…
14 Fevereiro, 2019 at 7:29
Se eu fosse presidente do SCP, eu o Gibreelfarishta, das primeiras coisas que eu fazia era arranjar alguém para falar por mim/pelo clube, alguém com dom de oratória, porque tenho plena consciência que existe essa necessidade.
Se eu fosse presidente do SCP em 7 dias os suportes digitais ou estavam todos atualizados e eram atualizados no futuro na hora, ou rodavam cabeças ( inclui informação e fotos).
14 Fevereiro, 2019 at 8:06
Trazias de novo para a Sporting TV o Carlos Dolbeth.
Baixavas o orçamento para o futebol para cerca de 30 milhões máximo.
14 Fevereiro, 2019 at 9:00
Carlos Dolbeth – Não gosto, mas a STV tinha de ser mais apelativa.
Orçamentos… pois não sei, mas que os putos tinham de render tinham.
14 Fevereiro, 2019 at 8:01
fazer contas de subtrair quando faltam 13 jogos?
14 Fevereiro, 2019 at 8:03
5/ A necessidade de reduzir o plantel será real, quer em número, quer em massa salarial.
Não é negativo
Não se podem ter plantéis de 30, mais sub23. Nem tipos a ganhar 1M/ano para jogarem taça da liga.
14 Fevereiro, 2019 at 8:05
Ponto 2
Dificilmente o Bruno Fernandes cá continuará.
O que me preocupa mesmo é saber por quanto se vai vender quando sabemos que o Mendes anda a rondar o capoeiro.
Quanto desse dinheiro de uma venda do BF entrará no clube e quem iremos contratar para o seu lugar.
Até lá, apreciemos o seu futebol e os seus golos.
Sobre contratações
Defendo obviamente a contratação de jovens jogadores e a continuidade da aposta na formação, sao eles que garantem os milhões necessarios aos cofres do clube, mas cada vez mais sou adepto de ir buscar um ou outro trintão tipo Mathieu, que empreste qualidade e experiência à equipa.
Nao faltam jogadores do nivel do francês por essa Europa fora.
Também aqui há que abrir o olho para a oportunidade.
14 Fevereiro, 2019 at 13:51
Que seja vendido de 60M para cima e se componha o plantel. Ele e o Dost. A china chama por ele.
Gostava era de saber que % dos passes ainda temos
14 Fevereiro, 2019 at 8:18
As expetativas sera começar tudo de novo. Comecou-se bem em 2013 e depois em 2015 fez-se uma aposta que podia correr muito bem ou correu muito mal. Se tivessemos sido campeões a historia era outra, mas não fomos. Ajudas ao carnide, pontos mal perdidos na Madeira, falhanços de Bryan Ruiz não interessam agora. Não fomos campeões e isso teve um grande impacto. No final da 2 epoca BdC deveria ter despedido JJ, qualquer bom gestor tinha-se apercebido que 1 ano a jogar mal não era por culpa dos jogadores terem desaprendido. Ao inves, continuamos com JJ e no 3 ano foi o descalabro total. BdC pelos vistos so agora no seu livro e quiça com a ajuda do Luis Aguilar percebeu o cancro que era JJ. Pois mas agora ja e tarde… e agora temos de começar tudo de novo, ainda para mais com a razia de jogadores influentes que tivemos o ano passado.
Projeto de aposta na formação, fazer mais com menos. Foram estes os pilares pos-croquetes. Não sei se Keizer sera o homem certo, mas uma coisa tenho a certeza – esta direção tem todo o direito e legitimidade de começar uma epoca preparada por eles. E esta não foi.
14 Fevereiro, 2019 at 8:49
Excelente texto.
Resume muito do que temos escrito e discutido por aqui.
14 Fevereiro, 2019 at 8:51
Ui… grande texto. Subscrevo na íntegra o que foi escrito. Mas, pergunto: temos “nervo” para passar por isso tudo? É que estamos a falar de anos sem ganhar, com a expectativa de construir algo melhor, num clube em que um treinador com 3 meses já está a ver lenços brancos.
Já agora, tenho a certeza Dr ter ouvido o Varandas dizer que “se calhar a CG tinha feito mal em prometer o campeonato”. Não percebo, por isso, porque se está sempre a atacar a direção com o argumento de ter vendido expectativas erradas.
14 Fevereiro, 2019 at 8:59
E por oposição a fazer uma aposta realista na “prata da casa” vamos buscar Plata estrangeira que, mesmo antes de chegar, declara a sua grande vontade de se passar ao fresco. Era de homem cancelar o negócio.
14 Fevereiro, 2019 at 9:04
Falas num ponto muito importante, a comunicação. E já nem vou à externa, fico-me pela interna.
Qualquer gajo com uns anos de Sporting percebe (se quiser) como funcionamos. Desde a paixão à bipolaridade, a fidelidade quando há motivação e os tiros nos pés qd as coisas correm mal.
Um presidente que não tenha uma forte comunicação para dentro, ou ganha um campeonato de futebol ou está condenado.
E não vale a pena vir com modalidades (e eu que as vivo com intensidade) porque nem ser campeão em 4 ou 5 chega para a falha no futebol. Poderia chegar se houvesse uma comunicação inteligente.
Particularmente, nunca exigi um título ao Bruno (por exemplo). No início pedia luta contra o sistema, alguém que nos defendesse na praça pública e nas instâncias reguladoras… e a seu tempo claro, lutar por tudo em todas as competições. Lutar até ao fim.
O seu primeiro mandado coincidiu com a fase do meu Sportinguismo onde tive de facto mais esperança e as expectativas aumentaram a um ritmo alucinante. E não me interessa falar agora do segundo mandato, bater no ceguinho, reviver episódios desgastantes psicologicamente.
Não gosto do Varandas. Não vejo nele qualquer carisma e tenho muitas dúvidas em relação ao futuro. São demasiadas histórias mal contadas.Tento que isso não influencie a minha visão dos acontecimentos, tento ser justo na análise até porque tenho bons amigos (Sportinguistas ferrenhos) que viram nele a solução para o clube e por isso quero dar tempo.
Em relação ao futebol, sinto-me enganado. Pensei mesmo que depois de tudo o que aconteceu assumíssemos que temos de voltar à base para sermos competitivos e lutar em 2/3 anos pelo título. Keizier, bom futebol, putos…
Só que não. CG, promessas… tudo fodido.
Eu pergunto a quem defende a continuidade de Keizer se começando a época mas tendo 2/3 jogos maus no início e sendo corrido… ou se é melhor que sair rapidamente e sem qualquer pressão ter alguém que realmente faça sentido no tal projeto.
É que isto pode custar muito a quem disse que sabe tudo de futebol, conhece a casa das máquinas como ninguém, alguém para quem o futebol é fácil, fácil.
14 Fevereiro, 2019 at 9:32
Se o Bruno Fernandes continuar a ser tão influente, és capaz de fazer uma venda bem maior que os 10M€.
Acuña, mesmo mal vendido, será sempre muito mais que 10M€.
Não é preciso ser tão miserabilísta para descrever o Sporting!
14 Fevereiro, 2019 at 9:52
Acuña é fundamental nesta equipa, mesmo que a sua saída traga guita.
A forma como trata a bola e a raça que mete em campo é nesta nossa equipa perdida uma tremenda mais valia.
A sorte dele é que tem o Gudelj para o proteger…
14 Fevereiro, 2019 at 10:11
Heheeheheh
14 Fevereiro, 2019 at 10:14
My bad, li mal. O escriba falava apenas em jogadores não essenciais.
14 Fevereiro, 2019 at 11:52
Vale a aposta que não ficam mais de 15 milhões no @sporting depois de comissões?.
14 Fevereiro, 2019 at 12:43
Certinho direitinho.
14 Fevereiro, 2019 at 9:44
Braveheart, Ainda tens as GB disponíveis?
Se sim, deixo aqui o meu contacto: [email protected].
Obrigado.
14 Fevereiro, 2019 at 9:52
Yep.
Vê o mail.
14 Fevereiro, 2019 at 9:46
Belissima reflexão do Zero Seis. Concordo com quase tudo.
Mais com menos nem é muito dificil no Sporting. Bastava, quanto a mim, atacar duas vertentes:
1. Reduzir o número de jogadores contratados (nem quero saber se seriam vendas em baixa ou até rescisões acordados dos contratos). Isto tem que ser feito já! Qualquer euro poupado em salários e encargos seria muito bem vindo. E o sinal que se dava era de que os ficarem seriam aqueles em que se confiava verdadeiramente. O ‘boost’ moral seria fundamental.
2. Ter um treinador que entenda que no Sporting temos mesmo que usar a cantera. Tem que ver bem o que a academia/equipas sub 23 e/ou b lhe podem dar em termos de alternativas imediatas para a equipa principal – nas várias frentes de competição, rotação de titulares, substituição de lesionados, etc. E que não tenha medo de apostar a sério no talento – com vários jogos consecutivos, privilégio que por hoje é dado aos ‘craques’ que vêm de fora.
Receio bem que não haja vontade para empreender a primeira medida que indiquei. E mais medo tenho de confirmar que Keizer não é o homem certo para implementar a segunda medida. Os sinais que nos tem dado até agora vão mesmo no sentido contrário. Oxalá esteja enganado (mas não estou, infelizmente).
14 Fevereiro, 2019 at 9:52
Um post realista e que ajuda… à depressão. Vou tentar esquecer que o li!
14 Fevereiro, 2019 at 10:09
Discordo do texto mas só pelo histórico que temos. Dinheiro nunca foi a origem de uma grande época e muitas vezes foi o início do descalabro. Resumidamente, somos maus gestores e incompetentes no futebol. Não faz sentido algum que sejamos pródigos em “fazer mais com menos” e depois quando há oportunidade de investir fazemos cagada atrás de cagada.
As épocas com maior investimento no futebol foram as 2 últimas de JJ. Deu merda. As que menos investimos foram os anos do riscómeio e, mais recentemente, a de Leonardo Jardim e a primeira de JJ que foram exemplos de competitividade com menos recursos que rivais. Aliás, que se assuma que vamos ter sempre menos dinheiro do que rivais jáque eles vão à Champions consecutivamente todos os anos e nós apenas esporadicamente. Isso faz mossa nos orçamentos anos após ano como referiu o javardeiro. A questão é que a mim isso não me preocupa, pois está provado que gerimos e escolhemos melhor quando estamos tesos. É uma estupidez? É. Mas é neste contexto que melhor aproveitamos a nossa formação e que se tenta fazer alguma cirurgia nas aquisições. A nossa incompetência a gerir recursos financeiros é crónica. Não sou contra um valor de investimento reduzido e fixo, independente da performance financeira. Isso normalmente é garantia de competência e competitividade.
14 Fevereiro, 2019 at 14:17
Deu merda não é bem assim. Tinhas uma equipa muito mais competitiva. E cada vez mais o dinheiro gasto – Dost, Fernandes, Acuña,…significava qualidade em campo.
Mas, ok, se a segunda época de JJ foi fraca, a 3a teria sido bem positiva tirando o fim de época inaceitável
Parte do problema – hoje acredito – foi a aposta em todas as competições e a diferença de opinião entre JJ e BdC.
O treinador achava que era curto para tudo, o presidente exigia sublimação.
Assim, o JJ foi cumprindo mas dando a idéia que continuava a faltar plantel daí não rodar muito a equipa, substituir tarde, etc.
Mas não era uma diferença insanável.
O mais natural seria continuar a investir no plantel e este ano estaríamos muito fortes mesmo tendo vendido o William e o Patrício como tinha sido prometido.
14 Fevereiro, 2019 at 10:16
Bom Dia, Bom texto concordo com grande parte dele, apenas continuo a registar com tristeza que os sportinguistas continuam a tentar atirar areia para os olhos dos sócios e adeptos menos atentos.
Continuam a vender a ideia q somos pobres.
Fomos somente o clube que mais investiu este ano em contratações.
Temos somente o mesmo orçamento de Benfica.
Deixem. Se de quererem fazer o Sporting de coitadinho a toda a hora.
Só há um caminho a percorrer…… Temos que ser mais competentes e gastar melhor o dinheiro.
Temos um treinador do mais fraco que já passou plo clube.
Gastamos milhões em jogadores q não fazem a diferença.
Vir falar de dinheiro……….
COMPETÊNCIA!!!!!
14 Fevereiro, 2019 at 12:12
O Benfica gastou 42M em contratações. O Porto, 36M. O Sporting 28M.
Quanto a orçamentos das 3 SADs, os números são bastante difíceis de avaliar, mas podes olhar para os 3 plantéis e fazer contas por alto…se calhar mudas a ideia que o Benfica gasta o mesmo que nós. Pobres não somos, somos é dos 3 grandes o que teve, tem e terá menos capacidade de investimento. Só para teres uma ideia, só 6 jogadores do Benfica ganham mais que 75% do plantel do Sporting junto. O Porto desde que teve de pagar a totalidade de Casillas e agora Pepe…passou-nos largamente tb. Factos são importantes.
14 Fevereiro, 2019 at 10:16
Eu, se fosse presidente, teria delineado uma estratégia a 2 anos, utilizando este ano como preparação e selecção do que temos e o próximo ficar com os melhores.
Isso passaria, por exemplo, por ter despachado quem claramente não serve já em Janeiro, passaria por dar tempo de jogo efectivo a quem vislumbro alguma qualidade e que vejo que podem ser alternativas…
Isto passaria por exemplo por neste momento estarem a jogar Thierry, Queiroz, M. Luis, Jovane, Bragança ou Paz, Geraldes, Empis, Max, Mendes ou Marques…
Isto passaria por rodar muito a equipa e escolher já este ano a base do próximo. E tinha começado já em Dezembro como é óbvio. Lá para Março/Abril já teria uma ideia muito concreta de quem queria e de quem não queria no próximo ano.
Teria contratado no Inverno LP, Doumbia e Borja. Teria despachado (para além dos que já saíram), Jefferson, B. Gaspar, A. Pinto, Gudelj, Diaby e Montero.
Toda a selecção da equipa do próximo ano teria isto por base. Depois de perceber como ia ficar o plantel escolheria 2 ou 3 lacunas (sabendo que regressaria Matheus e D. Duarte pelo menos) para preencher e apostar forte. 15/20 milhões chegam bem para trazer 2 jogadores para jogar aqui que façam a diferença. Assim de cabeça vejo D. Direito e 1 central.
Eu continuo a achar que não precisamos de um Scouting super desenvolvido e o crl. Para quê? Adiantar-mo-nos ao Barcelona por prometermos um lugar no plantel principal quando eles querem na B e ficarmos com 50% do passe?! Numa das posições em que somos mais fortes?! O Sporting, com um modelo de formação, precisa é de poucas contratações e certeiras.
Alguém que aposta num modelo de formação e num scouting ultra-profissional está mesmo à deriva porque não percebe que num deles está a mandar dinheiro para o lixo. Um deles não vai ser aproveitado…
14 Fevereiro, 2019 at 10:57
Excelente comentário.
14 Fevereiro, 2019 at 11:51
Bom comentário!
14 Fevereiro, 2019 at 14:09
Muito bem Tiago. Se era altura para apostar na prata da casa era este ano.
Alguma vez correria pior do que está a correr? Nem que corresse. Podiam sempre culpar o Bruno e ao menos valorizavam imenso os putos.
Contenção este ano e investimento para o próximo.
14 Fevereiro, 2019 at 15:02
Isto tudo, Tiago.
Não custava nada. Era um projeto, podia correr mal, podia correr bem mas a grande maioria estaria ao lado da direção, mesmo não tendo votado neles.
Mas saber tudo sobre futebol que é fácil, fácil, pode levar a trambolhões.
14 Fevereiro, 2019 at 10:21
Mais um excelente post do Zero Seis.
Concordo com tudo o que foi dito (não é por isso que o post se torna excelente). O que o CD tem feito e se propôs a fazer dificilmente terá frutos visíveis nos primeiros anos, daí que seja extremamente importante que haja uma comunicação frontal e honesta com os associados, que não tem existido. E não quero dizer com isto que se deve pôr o projecto, literalmente, todo em cima da mesa, porque isso também pode ser prejudicial, mas os sócios devem estar mais a par do que se passa no clube, principalmente numa época com sucesso provavelmente reduzido e onde existem grandes clivagens entre os adeptos.
É provável que tendo essa honestidade, se abra ainda mais espaço para os sócios mais críticos, mas um CD não pode presidir com receio de perder apoio ou ouvir mais críticas. Caso contrário, a maior parte dos sócios perderão a paciência e confiança. Todos sabemos o contexto desta época, embora alguns o queiram ignorar, mas mais do que estar preocupado com o sucesso a curto prazo, estamos, penso eu, preocupados em saber como vamos lidar com a situação actual e colocar o Sporting mais perto do sucesso a médio-longo prazo.
SL
14 Fevereiro, 2019 at 10:31
Apanhando um pouco do que o Sá UniBall diz
Após as duas últimas vezes em que se sagrou campeão, o Sporting “investiu” forte, e não só comprou camiões de esterco, como ainda rebentou com a equipa já montada.
Nos anos em que a formação deu valores, como Moutinho, Veloso ou Nani, o dinheiro que havia era desviado para Farneruds.
No 1º ano do BdC, não havia dinheiro. Seguindo o Coelho, era fazer mais com menos. Mesmo assim não houve problema em trazer uns Vitores e Piriscas. Havia pouco, gastava-se pouco. Depois foi aumentando a capacidade da carteira, e proporcionalmente os gastos. Slavchevs, Gaulds. Com a “pujança” financeira, vieram os jogadores caros. Ou seja, não há “estratégia” de gastar x ou y, gasta-se o que se tem. E isso, não é maneira de um clube viver.
Imperativo reduzir o número de jogadores sob contrato. Vender por peaners (o Spalvis também saiu a custo zero, o jug, o aquilani, e decerto mais uns quantos), oferecer, ficar com percentagem do passe, o que for. Ficam aqueles que possam ter espaço no futuro, ou que possam ser emprestados a clubes que os possam COMPRAR ou VALORIZAR desportivamente.
Plantel de 23/24 chega bem, havendo sub-23.
Até que isto seja feito, metam o projecto onde a sinergia não brilha no core business.
14 Fevereiro, 2019 at 10:52
Nuno, a estrategia de BdC em trazer JJ e enfraquecer um rival foi uma jogada de mestre. E foram encurtadas distancias para os rivais como nunca. Tinhamos o plantel se calhar mais valioso. O problema foi que não sendo campeões, houve ali algo irreparavel. Não se explica 2 epocas seguidas a jogar o pior futebol que me lembro. Havia ali muitos problemas. E JJ devia ter sido despedido. Devia ter havido sensibilidade para perceber que o problema era JJ.
14 Fevereiro, 2019 at 11:30
Enfraquecer o rival ao certo como? O JJ já tinha saído…
É rever as primeiras duas temporadas do Jedi Jesus na Luz. Primeiro ano, futebol de qualidade (ainda que com o devido colo enquanto a máquina não engrenou, mas lá está, os posteriores cabazes apagaram a memória). Segundo ano, saíram jogadores importantes para o esquema dele, e ele continuou a jogar exactamente da mesma maneira. Deu a m**da que deu. A partir daí as carreiras do slb foram assim, títalos nacionais nós sabemos como, na champions nem da 1ª fase passavam. E futebol, futebol, nunca mais se viu.
14 Fevereiro, 2019 at 11:47
A ideia de que BdC “desviou” o JJ do slb é daquele mitos urbanos que se tornaram em verdade. Óptimo trabalho da comunicação do slb neste aspecto.
JJ foi posto a andar por ser uma máquina de derreter dinheiro. Nem a “estrutura” do glorioso aguentava um treinador assim. Depois teve a oportunidade de vir para aqui fazer o mesmo.
14 Fevereiro, 2019 at 12:10
Nunca valorizamos e vendemos tão bem os nossos jogadores como nós anos de JJ. E nunca mais o faremos visto que agora temos de trabalhar com empresários e dentro de pouco tempo vender passes dos miúdos para contratar “reforços”. Onde é que eu já vi isso…
14 Fevereiro, 2019 at 15:03
O Sá é como os jogadores de ténis. Tem sempre umas quantas no bolso.
14 Fevereiro, 2019 at 10:32
“a próxima época, será afectada”
Não é a próxima época esta já estava afectado com todas essas condicionantes e mais algumas.
Sem duvida alguma que teremos de:
“fazer mais com menos”
Mas depois na pratica, assistimos ao engordar da estrutura, já desisti de contabilizar o numero de entradas, e assistimos a declarações do Miguel Cal, informando que ficou surpreendido por se fazer tanto com pouco mas que tencionava aumentar os recursos para fazer mais.
Entretanto o futuro e os problemas vão sendo empurrados com a barriga nuns casos e com o cheque e a vassoura noutros. Vamos ver se o ReC semestral já esclarece alguma coisa de forma a não ser uma completa surpresa o ReC anual.
O futuro não pode esperar, pelo menos tanto tempo.
14 Fevereiro, 2019 at 14:06
O Miguel Cal não é aquele tipo da “análise” meio económica às contratações?
Se é então estamos fodidos porque com aquela ingenuidade e falta de rigor o trabalho dele vai ser tipo escola secundária.
Mas a malta que nunca viu trabalho analítico a sério fica esgazeada a olhar para aquilo
14 Fevereiro, 2019 at 10:34
Ainda em relação ao miúdo que ao que parece ofendeu os Sportinguistas com as declarações de que o SCP é trampolim para altos voos, só mostra ambição. Que seja um excelente jogador e que dê a ganhar ao Sporting muitos milhões, seria bom sinal! A mim não me ofende em nada, pelo contrário.
14 Fevereiro, 2019 at 10:41
Sanatório Leonino
José Roquette: “Pode acontecer que o Sporting não tenha por si capacidade para se manter como acionista maioritário. (…) Não aconteceu nenhuma desgraça ao Manchester United nem ao Paris Saint-Germain, nem ao Chelsea”
14 Fevereiro, 2019 at 12:48
+1 Depois veio um maluco que furou um plano que já vem de há 20 anos.
14 Fevereiro, 2019 at 10:59
Eu só quero compromisso e atitude… Não quero equatorianos que ainda não chegaram e já pensam em sair… Não quero uma equipa de temerários…
[O histórico do Sporting é péssimo e TODOS sabemos o quanto somos credores de corrupções e ajustes feitos por outros e para outros… e o quanto isso influencia a nossa história… e conta bancária… Mas falando só de futebol… quando vejo o Porto a jogar em Roma… a levar um, e a partir para cima do adversário… leva o segundo e não se desmonta, e faz a Roma acabar o jogo a mandar bolas para a bancada e a perder tempo, marcando um pelo caminho… – penso para mim… FODA-SE…!!! Contam-se pelos dedos de uma mão as vezes que vi o meu Sporting a fazer isto, desde que vejo futebol com ‘olhos de ver’ – vai para mais de 30 anos…]
E nem precisamos de ir ao nivel da Champions… Cá pelo burgo… qualquer ‘merdas’ nos encosta lá atrás… extrai de nós as nossas defeciências… E nós dificilmente saímos da teia… quanto mais montá-la em redor de alguém…
E esqueçam os orçamentos… Com o devido respeito é ‘verbo de encher’ e argumento fácil… O nosso problema – estando emocionalmente bem – nem sequer é jogar com os ‘tubarões’ mas sim com os ‘peixinhos’… Esses é que nos fecudam a torto e a direito…
14 Fevereiro, 2019 at 11:08
Solução? Agarrem em 8M e tirem o Wenger da reforma ou alguém de qualidade parecida. Para “fazer mais com menos” é preciso um treinador de grande qualidade. Ir buscar jogadores é secundário quando o treinador não sabe tirar proveito deles. Já para não falar que é melhor gastar 8M num treinador do que num Alan ou um Diaby. É aqui que temos errado, não temos um “treinador projecto” temos tido um “treinador logo se vê”
14 Fevereiro, 2019 at 14:02
Isso
14 Fevereiro, 2019 at 11:35
Bom Dia.
“É para mim impensável que se continue a prometer o que se sabe que não se conseguirá cumprir.”
Para mim também é.
E ainda pior é os adeptos vir com essa conversa…
Os adeptos querem ganhar, achando que é fácil, que equipas de futebol ou projectos se fazem de um ano para o outro, nada mais errado.
Também querem Militõe’s, mas sem entrar em negociatas com empresários.
Também querem miúdos da formação, mas se por acaso os putos quiseram sair passado 1 ou 2 épocas, é para colocar a treinar á parte e afins.
Querem putos com 18/20 anos, que sejam já homens com um nível elevado de maturidade, por isso quando aparece um Rafael Leão, Nani, Miguel Veloso, por um lado são chamados de Vedetas e por outro ainda são assobiados…
E por ai vai, a realidade alternativa de uma boa percentagem de adeptos.
Queremos o melhor de dois mundos.
Quanto á lista de flop’s, é o que é, ninguém vai ser perfeito.
Não me venham é com desonestidade.
Vamos dar tempo a Borja’s, Doumbia’s se mostrarem primeiro.
14 Fevereiro, 2019 at 12:55
Começou no presidente nas eleições que prometeu mundos e fundos, e competência, e subir o nível e um monte de tretas demagógicas para enganar distraídos. Era tudo fácil fácil, ele estava há muitos anos no futebol, era chegar, ver e vencer. Não contente, continuou quando correu com P0 e teve umas vitórias seguidas e agora é o que se vê. Uma chacota, mais perto de ficarmos em 5o que em 3o.
Ridículo.
14 Fevereiro, 2019 at 15:12
Prometeu? Para já? Em cinco meses? Acreditas mesmo que 5 meses são suficientes para pegar num farrapo de equipa e fazer uma equipa campeã?
14 Fevereiro, 2019 at 17:53
Ninguém pedia para ser campeão mas para dar luta no mínimo.
Foda-se, levar 4 do carnide em casa?? Isto admite-se?
14 Fevereiro, 2019 at 12:52
Tupperware mais de que uma vez por semana. Gosto!
Grande texto, uma análise racional e correcta.
Uma série de questões essenciais para as quais tenho a certeza que não vai ser com esta direcção de incompetentes que vamos obter soluções.
14 Fevereiro, 2019 at 12:58
Mais um excelente texto e reflexão do 06.
Destaco também os comentários do Sá e do Tiago CL.
Penso que ter um bom departamento de scouting é sempre positivo. Não para chegar antes dos tubarões, mas apenas porque acredito que existe muito talento por esse mundo fora e os tubarões não podem ir a todas.
E esta é óbvia: convém que o scouting comunique com a restante estrutura mas principalmente com o treinador. Porque dá a ideia de que essa comunicação ou não existe ou não tem qualidade. São vários os casos de contratações para posições onde não era necessário.
Quanto ao dinheiro, já manifestei a minha opinião. Sporting e dinheiro não combinam. Desculpem mas é assim que penso. Se queremos apostar essencialmente na formação (não sei se queremos), não devemos esquecer o seguinte: o dinheiro compra jogadores de qualidade mas não é o dinheiro que faz nascer essa qualidade.
Temos de decidir o que pretendemos (o tal projecto). É lamentável um clube da nossa dimensão não lutar por títulos. Eu aceito muita coisa, mas deixem de me tentar enganar. Digam-me a verdade. O quê? Não podemos ambicionar ser campeões porque estamos a construir? Ok então construam, porra! Eu espero! Mas então agarrem no talento que actualmente EXISTE e que TEM FUTURO e deixem de emprenhar sportinguistas com Diabis e Gudeles. E verão que nem é preciso apelar para ir aos jogos ou comprar gameboxes.
14 Fevereiro, 2019 at 12:58
O scouting não serve só para descobrir os jovens talentos antes dos outros. Deve servir também para descobrir os Acostas e De Franceschis desta vida.
O sucesso passa muito por ser capaz de descobrir estes jogadores que não interessam aos tubarões mas que são de extrema utilidade numa liga de segunda linha (ou pior ainda) como é a portuguesa.
14 Fevereiro, 2019 at 13:37
Outra vez a merda da conversa das contratações…:
Flops, melancias etc, todos gramam. Certo?
E não é só o momento da escolha do jogador, é também o resto: adaptação, mudança de treinador, outras contratações competindo para a mesma posição, subidas de escalão e de forma , etc etc etc.
Outra coisa é: o facto de compramos um gajo para suplente – tipo Douglas – porque não temos dinheiro para um titular, e ele acaba por nunca jogar não quer dizer que seja um flop. É simplesmente uma contingência que não precisou de ser activada.
Se alguém discorda disto que explique.
100 jogadores em 5 anos? Nem sei se isso é verdade mas:
a) inclui a equipa B e era sabido que faltava qualidade na B (também pela subida e empréstimo dos melhores).
b) no início houve uma aposta em gajos baratos para passar pela equipa B e A e revender, uma espécie de engorda para render uns cobres. O Sacko por exemplo.
c) se 100/5=20 e 20/2=10 podemos dizer que contratámos 10 jogadores por ano para a A.
d) as pessoas esquecem-se que a cada um dos cinco anos tivemos um aumento de competitividade e valor do plantel da equipa. Isto significa que os 10 gajos que entraram no ano anterior ficaram ‘desactualizados’, e nós logo investimos em jogadores gradualmente melhores a cada ano. É como a merda dos telefones hoje em dia.
De Sarr e Magrão para Naldo e Piris, para João Pereira e Aquilani, para Nani, Dost e traidor Fernandes. Ou pela ordem que preferirem – vocês percebem a idéia.
Portanto, é fácil apontar nomes e dizer que é tudo flop. Mas as listas que metem por aí metade não são flops – simplesmente não são craques, um quarto não teve oportunidade ou foram contratações ‘políticas’ (tipo o chinês ou o indiano, ou especulando, para pagar favores – não ponho isso de parte) por uma razão ou outra, um oitavo são patinhos feios e o oitavo que resta são de facto flops tipo o egípcio Shikabala…
A verdade é que entre recompra de passes, valorização de talentos tipo João Mário e investimento na equipa, mais que duplicámos o valor do plantel e estávamos a entrar na rotina de fazer 40-50 milhões em poucas vendas por ano.
Eventualmente a competitividade do plantel e estabiliza e aí, sim, começamos apenas a contratar cirurgicamente, tipo um central, um LE, um ala e outro PL. gastar 20M nisso este ano e estávamos confortavelmente a lutar pelo título.
E já agora com um treinador de jeito…
14 Fevereiro, 2019 at 14:00
Sobre o resto…
O Sporting tem a obrigação de passar a eliminatória e acabou. Hoje é jogo para marcar vários e não sofrer golos.
Se o discurso de Keiser para dentro não for esse então é mais uma desilusão.
O Plata parece ser uma boa contratação e não podemos achar mal ele sonhar jogar num grande europeu. Aliás, se o faz tanto melhor porque revela ambição. Mas as declarações, não sendo graves, revelam alguma ingenuidade. Mas nada de especial. Pior é sportiguistas a irem na conversa e uma oportunidade para a comunicação do Sporting apontar o dedo à pasquinada.
Detesto este silêncio cada vez que gozam conosco.
14 Fevereiro, 2019 at 14:02
Ah, e o Borja: para já é um puto lateral ofensivo com garra e velocidade. Um estereótipo.
No golo do Feirense a soneca é toda dele. Será que Keizer consegue meter esta gente a defender?
14 Fevereiro, 2019 at 14:47
Sanatório Leonino
Dias da Cunha: “Está por explicar o plano de emissão de VMOC’s de 55 milhões de euros e a passagem dos únicos investimentos que ainda restam [Academia de Alcochete e o Estádio José Alvalade] para a SAD”
14 Fevereiro, 2019 at 15:41
E a marca Sporting alguém me sabe esclarecer se ainda pertence ao clube ou se é da SAD?