BdC nos 5 anos que lá esteve quase me convenceu a perder o amor a cerca de mil e tal euros de cotas em atraso para ter o meu numero de sócio de volta. Agora visto com a distância que se recomenda só fico aliviado por não ter metido lá o meu dinheiro. Adoro o Sporting, defendo todos os dias o clube nas conversas e picanços de lamps e afins mas fico cada vez mais convencido de que nunca mais serei sócio. Não consigo identificar-me com a sangria constante entre sócios e adeptos, caímos sempre nos mesmos erros, ano após ano. Logo à noite gostava que o Sporting jogasse à Sporting e espero ganhar cara#ho, mas se não for esse o caso também não quero ver os sócios a sairem do estádio antes do jogo acabar nem a mostrar os ridículos lenços brancos, cambada de bipolares!. O estádio é para apoiar, deveria ser uma vantagem jogar em casa e esmagar os adversários… eu sei, a equipa não tem ajudado e não está a jogar nada e o Varandas tem-se revelado um banana, mas fogo… se estão insatisfeitos façam barulho e votem nas assembleias, é para isso que elas servem. SL
Tu és tão Sportinguista como os lamps….
não pagas cotas, não vais à bola não piço…. mas criticas!!!!
Metade da tua cabeça é oca….
não digas a ninguem que és do Sporting, tu não és nada… quem é, é quem paga e vai apoiar não é quem defende o Sporting no café do zé ou num blog…. Rei do teclado… outro…
meu caro Serrano estás enganado, tenho muito orgulho em ser Sportinguista desde miúdo e tenho ainda mais orgulho em ter dois filhos que adoram o Sporting mesmo nunca tendo visto o Sporting ganhar um campeonato. Se te identificas com o Sporting de sair a meio dos jogos ou vais ao estádio para destilar ódio, força estás no teu direito… comigo estás a perder tempo. SL
sim é verdade, valha-nos as modalidades… se equacionei pagar tudo o que está para trás era precisamente para poder votar de acordo com os meus anos de Sporting, quem sabe um dia.
Desde o início da época devo ter falhado 3 jogos em Alvalade, o último que vi foi com as lamparinas, e chega, ponto final nas idas a Alvalade, não consigo não suporto o ambiente não me identifico com o rumo que estamos a levar. Sendo que não consigo lá estar e bater palmas aquela gente, fico em casa. Aproveito e faço também umas poupanças.. se eles soubessem os stresses que um gajo passa pagavam-me p ir à bola. Puta que os pariu a todos!! Dificilmente lá meterei os pés tão depressa.. união o caralho
Três “crimes” de lesa-Sporting muito recentes da pandilha que presentemente dirige o clube.
Crime 1. Não despedir imediatamente o treinador depois de um derrota caseira em que, na segunda parte, salta aos olhos que os jogadores dentro de campo estão em auto-gestão (ver a demorada “conversa” entre o Bruno Fernandes e o Wendel após a entrada em campo deste).
Crime 2. Comprometer 8/9 milhões de euros em reforços utilizando critérios muito duvidosos (por exemplo, o Tiago Djaló seguramente teria ficado se lhe tivessem oferecido entre metade a 2/3 do salário que pagam ao Ilori, poupando o valor da transferência), para, logo a seguir, “ceder” o Nani com o argumento miserável de uma poupança do valor dos vencimentos até ao final do contrato, como se não fosse possível acertar uma saída “em grande” que valorizasse a relação especial do Nani com o clube finda esta época.
Crime 3. Não recorrer no caso e-toupeira com o argumento pífio de que o MP fez o que devia e era possível fazer. Esta decisão é tão incompreensível que torna inevitável especular acerca da teia de interesses em que o Rogério Alves em particular estará enredado. Gostava muito de conhecer a carteira de clientes “activos” do seu escritório.
Um nome para substituir Varandas já que vocês acham que o tempo dele acabou e não me venham com Benedito pois se ele tem ganho estavam agora a dizer o mesmo dele.
1. Vocês, quem?
2. Votei Benedito.
3. Como muitas gente por aqui sabe, fui um crítico feroz do BdC enquanto Presidente do Sporting (muito antes dos acontecimentos de Alcochete).
4. Passe bem.
Discordo. Seria acusado de desestabilizar o clube e não respeitar o desfecho de umas eleições legítimas que perdera em setembro do ano passado. O “espírito de Sporting”, que inegavelmente tem, não pode ser por ele desbaratado.
Acresce que nem é necessário. Vai-se percebendo que, aos poucos, até os indefectíveis estão a abandonar o Varandas à sua (merecida) sorte. Vai sair pela porta dos fundos, só espero que mais cedo do que tarde. Já prejudicou muito o clube.
Tentar precipitar o fim do Varandas também seria um “tacticismo.” É inevitável ponderar prós e contras. Atacar agora o Varandas dava-lhe mais um álibi; vamos de resto ver a pouca-vergonha que lá virá na sexta-feira.
Também acho que ele e outros já deviam ter falado.
Mas alguém viu algum interesse da CS em ter opiniões sobre o que se passa?
Só se falarem através do Facebook.
Isso da CS andar atrás dos “contra” foi noutros tempos.
Nem à saída dos jogos fazem perguntas difíceis.
Há que manter tudo tranquilo.
Concordo com a crítica, já não tanto com o suposto efeito. O Benedito perdeu as eleições à conta do medo da divisão geriátrica do clube. Nela, o perfil de médico militar caiu que nem ginjas.
BdC diz que se arrepende de não ter despedido JJ em Janeiro do último mandato.
BdC diz que JJ, a 15 minutos do início do jogo título exigiu a renovação.
BdC diz que JJ não se atravessou/assinou uma declaração de compromisso sobre a contratação de Alan Ruiz.
BdC diz que queria vender os 3 capitães e que só não o fez , porque JJ queria-os, independentemente, das consequências para o balneário.
Octávio Machado foi para o Sporting por causa de JJ e teve lá um ano ou mais, a fazer não se sabe bem o quê e era muito nocivo…
BdC diz que queria ter despedido MS na pré-época.
Consegue identificar toda a merda que fez.
A culpa é do JJ. O poder que JJ obteve foi fruto do quê?
Não consegue perceber, que foi ele que os levou para o clube. Foi ele que lhes deu continuidade, porque não soube ser líder, porque não soube reconhecer os seus erros perante os sócios.
Se tivesse tirado a capa do salvador da nação sportinguista, de uma forma séria, tinha despedido MS na pré-epoca, tinha despedido JJ depois da chantagem.
Lidou com tanta incompetência, sem a despachar, que sou obrigado a dizer, que foi um incompetente.
depois de ler o livro, tambem chegeui a essa conclusao, fora o leonardo jardim como treinador e o primo alexandre godinho na direcçao, nao existiu uma unica pessoa competente com a qual tenha trabalhado.
os outros treinadores foram uns incompetentes e uns hipocritas, mas para manter as aparencias foi os deixando ficar e fazendo as vontades todas(JJ), os capitaes eram todos uns mercenarios, mas foi deixando ficar porque um dos incompetentes(JJ) nao o deixava vender.
os elementos da direcçao fora o Alexandre Godinho, ninguem o ajudava nem apoiava e pelos vistos o muito elogiado Carlos Vieira para alem de ser mestre no excel, tambem teve culpa em Alcochete( porque tinha o pelouro da segurança) e no que se passou depois com as comissoes já que ele (carlos vieira) é que se reunia com o departamento juridico.
no fundo lendo o livro, lendo a entrevista de hoje e depois de ouvir a de 6f, BDC só fez coisas boas, alias acertou nas contrataçoes todas que escolheu pessoalmente( com excepçao do Cissé), ja que as outras foram sempre ideias do treinador, mas teve um azar do caraças com as pessoas que escolheu para o acompanhar, que fizeram merda
Os treinadores das diversas modalidades não foram competentes.
Se BdC fosse a elogiar todos os funcionários competentes que teve e de quem com certeza guarda boas recordações, o livro teria mais umas 100 páginas só para enumerar os nomes deles.
Já para não falar de jogadores que também são elogiados no livro, além de Leonardo Jardim.
O livro obviamente tem como ideia debruçar-se sobre polemica e histórias “desconhecidas” do público.
Qual seria o interesse em vir falar e elogiar Nuno Dias, Hugo Canela, Paulo Freitas, Hugo Silva, os atletas e capitães das modalidades que sempre honraram o clube ou ate os funcionários com as tarefas mais “irrelevantes” como os cortadores de relva ou empregadas de limpeza?
Dizer que ele diz que só trabalhou com duas pessoas competentes, além de uma completa aldrabice e mentira, demonstra também total falta de senso e de noção por parte do autor do comentário.
tao divertido ver o gang dos telettubies armado em brigada dos custumes, a andar os posts todos a correr atras de certos comentadores para fazer a marcaçao cerrada e tentar a evangelizaçao
tenho que reconhecer que trabalham bem, andam 2 nesta parte do post, outros 2 lá mais acima, daqui a bocado aparecem mais alguns, logo outros e quando for o post do jogo então passam lá o jogo a dizer mal de tudo.
o engraçado é que o grupo é sempre o mesmo, e conseguem monopolizar os posts todos, levando as conversas sobre todos os temas para onde querem.
Com as fontes que tens podias era dizer o que vai ser falado na conferência de sexta feira, em vez de andares aqui com comentarios desonestos e ridiculos.
O caro Riga, que se apresenta constantemente a destilar veneno sobre um ex-Presidente eleito, que entretanto destituíra e suspenderam de sócio e, por isso, é, neste momento, tão relevante para os acontecimentos actuais e futuros próximos do Sporting quanto um ameba ou um Rigaboss e, ainda, tem a distinta lata de falar em “brigada de costumes”, “marcação cerrada” e “evangelização”.
Se aqui houvesse uma brigada de costumes , o Riga estava preso por prostituição mental
SL
Tens razao. O ambito das criticas aos elementos da direcçao e mesmo ao JJ foi sempre enquadrado, ao contrario do que o comentario pretende fazer perceber.
Sobre os elementos da direcçao, à medida que o tempo passou e o cansaço foi crescendo – algo de natural – começaram a fugir a dar a cara pelo que se passava, preferiram viver tendo em mente que estao num pais onde queimam gajos, defenderam os seus futuros, profissionais, familiares e sociais. A critica à competencia deles advem da sub perfomance na ausencia de BdC. Algo que e comum em lideranças com carisma alto, é normal criarem mais dependencias de autoridade, menos fluidez. O homem estava sempre a trabalhar, sempre a querer saber mais… E sempre à procura de mais conflitos em nome de coisas que ele nunca escondeu. Fossem os fundos, o VAR, ou whatever…
Eu tambem li e li isto. Li o discurso de alguem que no meio do pico de um conflito, olha à volta e nao tinha sabido criar as lealdades suficientes para resistir ao ataque que recebeu. E ainda bem, porque as lealdades necessarias para manter o CD anterior num pais que entrega “terrorismo” ilegalmente à GNR seriam o inicio de uma máfia muito complicada de aturar. Quem sao os gajos que em Portugal podem não reagir à chamada do “tio”, sensibilizando para os problemas que podem advir de estar a colaborar com a manutençao de um “morto vivo” como Presidente? Isto nao tem nada a ver com sportinguismo… isto é simples sobrevivencia. Algo que o BdC já nao entendia da mesma forma, porque ele ja tinha comprado esse risco há muito tempo. Ele achava que estava no ano em que fazia ainda mais vendas, perdia o JJ, ia a Champs, ganhava as taças, limpava nas modalidades, criava ainda maior controlo sobre a SAD, reduzia passivo… Nao é tempo de pensar no que vais fazer a seguir ao SCP…
Alias, das historias mais giras, é a tentativa de fazer cair o CD por via das votaçoes nao chegarem a 75%… Lindo! Haverá quem nao gosta do estilo de comunicaçao, mas da inteligencia é dificil nao gostar… E nós respondemos com percentagens à Taliban. E ele ficou com a equipa que ja nao operava e com o Marta mesmo pronto para flippar.
Eu recomendo a leitura. A mim, deu-me tres horas de quase visualizaçao daqueles personagens todos. Inclusive dele mesmo, o BdC. Das suas pancadas e tacticas negociais trumpescas.
Estimo bem que o Bruno se coza e já devia ser passado para o Sporting e não continuar a deixar certas mentes com suores frios.
Mas ao dizer que devia ter despedido JJ e no erro de casting que foi também marco silva acho eu…mas se calhar é de mim… está a assumir a culpa nesse acto de má gestão.
Não esperem um homem dar parte-fraca.
Obviamente ele como o líder máxima, será sempre o culpado pelo bem e pelo mal.
Não há aqui “Mas…isto e aquilo”.
Quem “recuperou” o clube, foi ele.
Quem “fez” o pavilhão, foi ele.
Quem “contratou” tanto Marco Silva e JJ, foi ele.
Quem era o presidente na altura de Alcochete, era ele.
Quem se rodeou, de Carlos Vieira’s, Pedro Proença’s, Elsa Juda’s, foi ele.
E podia trazer outros casos para a balança.
Era razão para destituir?
Para mim não, mas o próprio acaba por cair sozinho, por culpa própria.
Essa da culpa propria já devia estar resolvida numa civilizaçao que tem um profeta que morre “por culpa propria”.
Consegues fazer uma analise melhor do que ao fim de 9 meses, encontrares na culpa do BdC a explicaçao para o que te fizeram, enquanto Sócio e Sportinguista. Eu acredito em ti.
Quem se colocou naquela situação foi ele, não foi mais ninguém.
Eu no meu trabalho também tenho que lidar com pessoas que não gosto, mas tenho que respeitar e ser profissional.
Imagine-se então quem lidera um Universo Leonino, há várias parcelas ou grupos.
Ele foi arranjando uma série de inimigos internos, que quando tiveram a oportunidade fizeram-lhe a cama.
E o mesmo vai acontecer com o Varandas.
Era preciso se afastar os Godinho’s, mas não radicalizar…
De que serviu por exemplo, o servia aquela lista de “s.port.in.gad.os”?
Se tu ou outros, acham tudo normal, então não me venham chorar para aqui pelo Sporting.
O Sporting é uma sociedade, onde todos têm direito a ter voz e o líder tem que saber ouvir e contar com todas.
Muito uma boa lista de erros, agora com coerência poderias colocar aqui uma lista da obra feita, como não o fazes eu faço por ti para que possas comparar:
Em 2013 o Sporting atravessava o período mais negro da sua história:
– Dois últimos mandatos com 160 Milhões de prejuízo de resultados líquidos da SAD (José Eduardo Bettencourt 70,5 milhões e Godinho Lopes 89,8 milhões).
– Sad na eminência de um PER (Plano Especial de Revitalização) ou Insolvência.
– Equipa de Futebol em 10º lugar, a 34(!) pontos do 1º lugar e 9 pontos acima da linha de água.
– 4 treinadores na mesma época.
– Maioria das % dos passes dos jogadores na mão de empresários e investidores.
– Ingerência de entidades externas (Banca, Empresários, Rivais) na gestão do clube.
– 35 modalidades, a maioria só para “participar” e o plano era encerrar todas gradualmente e deixar apenas as que se auto-sustentavam, como a ginástica ou a natação.
– Cerca de 80 mil sócios, a maioria não pagantes.
– Ausência de transparência na comunicação com os sócios.
– Sócio transformado num utilizador/cliente pagador.
Principais medidas da Direcção de Bruno de Carvalho:
– Devolve o poder aos sócios e a defesa dos superiores interesses do Sporting passam a estar em 1ª lugar.
– Um Sporting de combate, orgulhoso, que não cede a chantagens, venham de onde vierem.
– Fim da ingerência de fundos e agentes na política desportiva da sad.
– Luta pela Verdade Desportiva e pela Transparência (Introdução do VAR, proibição dos fundos, denúncia do caso Vouchers e Emails).
– Sad quase triplicou receitas operacionais excluindo transacção de jogadores.
– Duas das maiores vendas da história do SCP (João Mário e Slimani).
– Passagem da totalidade das receitas das quotizações para a esfera do Clube.
– Clube a apresentar contas consecutivas com lucros apesar do investimento no pavilhão e reforço do orçamento das modalidades.
– Transparência das operações de mercado com publicitação de verbas envolvidas incluindo comissões e prémios.
– Contrato de 515M€ de direitos televisivos e patrocínio.
– Resolução do Caso Bruma.
– Aurélios na Base do Título Europeu (Patrício, Cedric, William, Adrien, João Mário e Nani de alguma forma ligados ao mandato de BdC).
– Recuperações da totalidade dos passes dos jogadores e fim da política de retalho e venda por ninharias das % de passes dos jovens da academia.
– Peyroteo a ser reconhecido a nível nacional e internacional.
– Luta pelo reconhecimento dos títulos nacionais conquistados entre 1922 e 1938.
– Reestruturação Financeira.
– Obras na Academia e no Multidesportivo.
– Pavilhão João Rocha.
– Expansão Academias Sporting.
– Mais Núcleos (+14).
– Reestruturação do Museu Mundo Sporting.
– Duplicação do número de sócios (actualmente + de 170mil).
– Mais assistências no Estádio.
– Sporting TV.
– Reestruturação do Jornal do Clube.
– Modernização do site Internet.
– Aposta na comunicação pelas Rede Sociais oficiais do clube.
– Sporting na vanguarda da discussão dos temas relacionados com o futebol (Future of Football).
– Gala anual que premeia os sportinguistas que mais se destacaram (Honoris Sporting).
– Estádio mais verde.
– Resolução do crónico problema do relvado com um novo tapete.
– Mais modalidades (55) e reforço das modalidades, todas lutam pelos títulos (pleno na última época), antes muitas só competiam.
– Regresso do Futebol Feminino, Hóquei em Patins, Ciclismo e Voleibol.
– Cumprimento dos desígnios dos nossos fundadores “Ser tão grande como os maiores da Europa”, conquistando títulos europeus com regularidade, 7 títulos no mandato, 4 na última época (recorde numa época).
– Aposta num Sporting Social, recordista mundial de modalidades no desporto adaptado e ser reconhecido nacional e internacionalmente por todos os agentes desta área como um exemplo a seguir.
– Projecto Olímpico.
Exercício financeiro
Época 2013/2014 – Resultados Operacionais 4.263 Milhões – Resultados Líquidos -368 mil
Época 2014/2015 – Resultados Operacionais 23.463 – Resultados Líquidos 19.333
Época 2015/2016 – Resultados Operacionais -26.351 – Resultados Líquidos -31.905
Época 2016/2017 – Resultados Operacionais 42.624 – Resultados Líquidos 30.537
Época 2017/2018, Conselho Directivo é impedido de concluir o seu trabalho, rescisões de jogadores importantes impediram receitas de futuras transferências, não houve tempo para negociar activos que permaneceram como Piccini, Doumbia, Coates ou Acuña e instabilidade criada pela demissão da maioria dos elementos dos Órgãos Sociais congelaram Empréstimo Obrigacionista originando estrangulamento de tesouraria.
Interacção sócios
– Criação de várias categorias de sócios, para que todos possam aderir independentemente da sua condição económica.
– Ajustamento da progressão no número de votos dos sócios.
– “Dá-me a tua camisola”: Milhares de Sócios participaram e sugeriram o seu próprio modelo para o equipamento alternativo da época.
– “Missão Pavilhão”: Mais de 22 mil Sportinguistas contribuíram com donativos para a Missão Pavilhão e muitos tiveram seu nome no Mural.
– “Sócio num minuto”: Facilidades no ingresso de sócio.
– “12º jogador”: Número da camisola retirado dos plantéis do Sporting, em homenagem aos adeptos.
– “Sporting Solidário”: Milhares de sócios envolveram-se em campanhas de solidariedade para com vítimas dos fogos, crianças carenciadas, etc.
Futebol
– Sénior Masculino
Bruno de Carvalho é eleito a 23 de Março de 2013, nessa altura o Sporting treinado por Jesualdo Ferreira (4º treinador da época) encontrava-se no 10º lugar com 27 pontos, a 34(!) do 1º lugar ocupado pelo benfica e 9 pontos acima da linha de água. BdC mantém o treinador até final do contrato (final da época) e a equipa termina em 7ª lugar em igualdade pontual com o 6º classificado ficando a 3 pontos do acesso às competições Europeias.
BdC não mexe na equipa médica liderada por Frederico Varandas que tinha sido indicado por Godinho Lopes e a mantém durante todo o seu mandato.
Durante o mandato de BdC, o Sporting apresenta sempre equipas de futebol competitivas a lutar pelos títulos e a ombrear com as melhores equipas internacionais, sempre com equipas técnicas de reconhecido valor. Na época de 2015/16 o Sporting bate o seu recorde pontual e só não foi campeão porque o campeonato foi completamente subvertido pelo polvo lampiânico (Esta época está a ser investigada pelas autoridades com suspeita de vários jogos comprados pelo benfica), e nas épocas de 13/14, 14/15 e 16/17, o mesmo “sistema” impediu o Sporting de lutar pelo título até ao final, e na última época (17/18), com o maior investimento de sempre, os interesses individuais dos jogadores, da equipa técnica e dos agentes que gravitam ao seu redor, sobrepuseram-se aos interesses do Sporting e boicotaram um título que era previsível.
Títulos: 1 Taça de Portugal, 1 Supertaça e 1 Taça da Liga.
2 presenças directas na Champions, que não acontecia desde 2009
– Formação
O Sporting vivia períodos conturbados na Academia, de alguma negligência, que permitiu a entrada de um quadro ex-benfica para a direcção de scouting (Bruno Maruta), para passado dois anos regressar ao ex-clube, dando claramente a entender que o Sporting foi alvo de espionagem industrial. Durante a última Direcção houve um claro desinvestimento na Formação, com o desmantelamento da rede de olheiros e com a saída de vários jogadores importantes aliciados por empresários.
É neste cenário que entra em funções a Direcção presidida por BdC, com Virgílio Lopes como Director da Academia, e depois de uma primeira época de reorganização, o clube entra novamente na senda dos títulos: Iniciados em 14/15, Juvenis em 15/16, Juniores e Juvenis em 16/17 e Iniciados em 17/18.
– Escolas Academia
Com a chegada de Bruno de Carvalho à Presidência do Sporting, a expansão das Escolas Academia Sporting no estrangeiro foi alargada, tendo o Clube avançado com três Academias na África do Sul, em Rustemburgo inaugurada em Março 2015, em Bedfordview e em Nelspruit inauguradas em Setembro 2016, duas em Cabo Verde na Praia e no Mindelo, inauguradas em Março 2016, uma em Getafe na Espanha inaugurada em Outubro 2016, uma em Atenas na Grécia, inaugurada em Novembro 2016 e outra na Costa Rica inaugurada em Março de 2017. Para além disso foram estabelecidos diversos protocolos com clubes e outras entidades desportivas, em países como Angola, Austrália, Brasil, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Estados Unidos, Guiné Equatorial, Índia, Inglaterra e Luxemburgo.
Em Fevereiro de 2017 foi inaugurada a primeira Academia Sporting na China, uma iniciativa enquadrada numa parceria com a ECADint que visava a abertura de 10 academias em território chinês, até 2018.
– Futebol Feminino
Regresso do Futebol Feminino em 2016/17 em todos os escalões, 21 anos depois de ter sido extinto após actividade entre 91 a 95 com alguns lugares honrosos, mas sem títulos nacionais.
Nas duas épocas de actividade o Futebol Feminino obteve todos os títulos em disputa ( 2 Campeonatos Nacionais, 2 Taças de Portugal e 1 Supertaça) sem ter averbado qualquer derrota em território nacional. O Clube obteve também títulos nacionais tanto em Juniores como em Juvenis.
Recorde de assistência na final da Taça de Portugal 16/17 (12.213 espectadores no Jamor frente ao Braga) e recorde de assistência (9.263 espectadores) em jogo do campeonato a 25 de Fevereiro de 2017, em Alvalade também frente ao Braga.
Modalidades
– Futsal
O Sporting Clube de Portugal cedo se tornou a maior potência desta modalidade e quando esta Direcção entrou o clube tinha 11 Campeonatos Nacionais (o 11º título foi já conquistado com BdC na Presidência mas deve ser contabilizado na Direcção anterior dado que teve a maior quota parte), na segunda posição encontrava-se o benfica com 6 Campeonatos, mas fazendo a contabilização desde o momento da entrada do rival na modalidade, o Sporting tinha desvantagem de 5 campeonatos contra 6.
Nas 5 épocas com BdC, o Sporting ultrapassa a luta particular com o rival (9 campeonatos contra 7) e reforça-se como maior potência da modalidade com 15 campeonatos contra 7 do rival.
Títulos: 4 Campeonatos Nacionais, 2 Taças de Portugal, 2 Supertaças, 2 Taças de Liga e 2 vezes vice-campeão Europeu de Clubes.
– Atletismo
O Atletismo é a par do Futebol, a modalidade que se pratica desde sempre no Sporting Clube de Portugal, sendo também aquela que mais contribuiu para que o Clube seja o segundo da Europa com mais títulos conquistados, só ultrapassado pelo Barcelona.
Com a retirada do Prof Moniz Pereira em 2010 já com 89 anos, inicia-se o desinvestimento na modalidade e o clube perde o domínio no sector masculino para o benfica, com a saída de vários atletas para o clube rival.
Durante o mandato de BdC, o Sporting não só volta a recuperar o domínio em Masculinos, regressando aos títulos nacionais de Corta Mato, Estrada e Pista Coberta, como reforça o domínio nos Femininos. Durante este período a equipa feminina é bi-campeã Europeia de pista ao ar livre (2016 e 2018) e vence pela primeira vez a Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta Mato (2018). Nos masculinos o Sporting, recordista europeu de títulos de corta mato, regressa aos títulos 24 anos depois (2018).
– Andebol
Bi-campeão nacional (16/17 e 17/18) interrompendo o domínio do rival fcporto ( 7 títulos nos últimos 8 anos). O Sporting não vencia um campeonato desde 2006 e em 16/17 vence pela 2ª vez uma competição europeia (Taça Challenge). Na época 2017/18 ostentando o estatuto de Campeão Nacional, o Sporting regressou, 16 anos depois à EHF Champions League onde teve um desempenho muito meritório, tendo vencido metade dos jogos disputados.
– Hóquei em Patins
Em 2014/15, BdC faz regressar o Hóquei em Patins a titulo oficial a Alvalade, e logo nesta mesma temporada o Sporting conquistou a Taça CERS.
Depois do regresso aos títulos europeus, dá-se o regresso à conquista de troféus nacionais. Supertaça em 2015/16 e Elite Cup (Taça Liga do Hóquei) em 2016/17.
No Campeonato, com um investimento progressivo, 5º classificado em 14/15 (27 pontos do 1º lugar), 4º Classificado em 15/16 (20 pontos do 1º lugar), 4º Classificado em 16/17 (10 pontos do 1º lugar), que culmina na temporada de 2017/18, onde o Sporting conquista o título de Campeão Nacional de Hóquei em Patins, 30 anos depois, com um desempenho repleto de atitude, compromisso, superação e muita garra.
– Voleibol
A 05 de Junho de 2017 o Sporting Clube de Portugal anunciou oficialmente que o Voleibol passa a fazer de novo parte do ecletismo leonino, com a equipa sénior masculina a competir na Primeira Divisão Nacional na época 2017/18, tendo o incontornável Miguel Maia como capitão.
Após alcançar o primeiro lugar da fase regular, no dia 01 de Maio de 2018 o Sporting sagrou-se Campeão Nacional de Voleibol, ao fim de 24 anos, na época de regresso da modalidade a Alvalade.
Este que foi o sexto campeonato nacional do voleibol leonino, foi também o primeiro titulo nacional de sempre a ser conquistado no Pavilhão João Rocha.
– Ténis de Mesa
O Sporting é o clube dominador da modalidade em Portugal. Esta hegemonia teve o seu período áureo entre 1985 e 1995, quando o Clube ganhou 11 Campeonatos Nacionais e 10 Taças de Portugal, falhando apenas um de vinte e dois títulos possíveis.
A Direcção de BdC entra após um período de desinvestimento na modalidade, com o Sporting dos últimos anos a vencer apenas 1 campeonato (2012) nas últimos 4 épocas, perdendo o domínio para equipas da Madeira e Açores. Com este Direcção a secção é reorganizada e o clube regressa aos Títulos nacionais tornando-se Tricampeão (2016, 2017 e 2018).
Na época 17/18 o Sporting repete o triplete da época anterior (Título no Campeonato, Taça de Portugal e Supertaça) e atinge as meias finais da Taça dos Clubes Campeões Europeus, feito histórico para o Ténis de Mesa nacional.
– Natação
Sempre campeões, manteve-se a dinâmica vencedora. A Natação tem 7 títulos nacionais masculinos, conseguidos consecutivamente (Hepta-campeão), 5 dos quais conquistados durante o mandato de BdC.
– Futebol de Praia
Voltámos a ser campeões em Futebol de Praia (2016) e Madjer nomeado melhor jogador do Mundo.
– Goalball
– Com 3 épocas de vida, esta Secção, que tendo vencido tudo o que havia para ganhar nas épocas anteriores em Portugal, disputou e venceu em 2017/18 a Super Liga Europeia, tornando-se Campeão Europeu de Goalball.
– Padel
A modalidade foi instituída no Sporting em Agosto de 2016. Vasco Pascoal, Sportinguista assumido, tricampeão nacional e então nº 2 do ranking nacional e 109º do ranking mundial, foi a primeira contratação. Em Outubro de 2016 Ana Catarina Nogueira e Filipa Mendonça conquistaram o título de Campeãs Nacionais de Padel, tendo este sido o primeiro título do Sporting na modalidade.
Em Outubro de 2017 Filipa Mendonça e Ricardo Martins conquistam o título de Campeões Nacionais de Padel em Pares Mistos e em Dezembro desse ano decorreu no Porto o Campeonato Nacional de Clubes, tendo o Sporting Clube de Portugal conquistado pela primeira vez o título de Campeão Nacional de Padel.
– eSports
A 21 de Julho de 2016 a eSports foi apresentada como nova modalidade.
17/18 foi uma época para relembrar para os jogadores dos Leões que em três competições possíveis realizadas pela FPF eSports, sendo estas a Taça nacional, o Campeonato Nacional e a Taça de Portugal, garantiram o último título que faltava para completar o tão desejado triplete.
– Pool
14/15 – Taça de Portugal em Pool Português; 15/16 – Campeonato e Taça de Portugal em Pool e Campeonato Nacional e Supertaça em Pool Português; 16/17 – Supertaça em Pool e Campeonato Nacional e Supertaça em Pool Português; 17/18 – Campeonato Nacional e Taça de Portugal em Pool.
– Judo
O Judo do Sporting tem 7 títulos nacionais de clube em masculinos e nos últimos anos só não foi campeão em 2015.
– Karaté
Foi durante o mandato de Bruno de Carvalho que o Sporting conquistou os únicos dois títulos nacionais (2014 e 2015).
– Kickboxing
Após anos de desinvestimento na modalidade, a época de 2014/15 representa o início de um novo ciclo de campeões para o Kickboxing do Sporting Clube de Portugal, com as contratações de Ricardo Fernandes, Bruno Susano e Adolfo Reis Barão, e os grandes títulos não se fizeram esperar, com a conquista das medalhas de ouro e de prata de Ricardo Fernandes no Campeonato do Mundo de 2014 ao serviço da Selecção Nacional e o título de Campeão Europeu K1 em -100kg de Bruno Susano.
O ano de 2016 dificilmente poderia ter começado melhor para o Kickboxing leonino já que a 30 de Janeiro, Bruno Susano defendia com sucesso o título mundial que tinha conquistado em 2013, quando ainda não estava no Sporting.
Em 2017 André Santos sagra-se Campeão Mundial ISKA 63,5 kg e Tiago Santos, seu irmão, Campeão do Mundo de Amadores ISKA Juniores (16/17 anos) K-1 63 kg. Em 2018 o Sporting vence o Campeonato Regional por equipas de Light Kick.
Eu sabia. Na epoca 1 do JJ, eu sentia que havia um bug na qualidade do que estava a ver. Aquilo parecia uma febre para um Sportinguista. Um presidente que deixa adversarios em ebuliçao, uma equipa em crescendo, com jogadores da casa no seu core… Nao foi so nessa epoca, mas essa foi a que me levou a perceber da fragilidade do que tinhamos em maos. Estavamos a caminho de algo maior.
Tudo isto e muuuuiiiita verdade e que bm seria que continuassemos nesta rota de conquistas gloriosas,no entanto chega-se as refeicoes e a malta do Sporting gosta muito de croquetes.
Ah ah ah um pouco para desanuviar o tenso ambiente. SL e que voltemos a vencer nvamnte.
Penso que esta lista é muito importante, há quem facilmente tenha esquecido muitos destes pontos.
Mas tudo o que está aqui não significava (na altura nem agora) que assim continuasse e o Bruno nisso tem muita culpa, por mais que houvesse “interesses” em afastá-lo.
O que ele deixou passar para a grande maioria de votantes foi uma ideia de que estava perdido e o futuro era negro. O passado não lhe dava carta branca.
O que muitos não sabiam é que quem vinha a seguir não conseguiria cumprir com o prometido em campanhas, ou pelo menos não estivesse a dar sinais de o conseguir, nem a médio nem a longo prazo.
Penso que ninguém se deve nunca esquecer de tudo o que ele fez de bom, mas foi um dos grandes responsáveis pelo sinal claro para dentro de que não estava em condições de continuar o trabalho. Pior, o sinal era de que tudo cada vez mais iria piorar.
Foi por causa de coisas nesta lista que não votei destituição, mas sempre assumi sem problemas que em eleições não teria o meu voto.
A lista só aparece aqui e agora porque houve alguém que considerou importante, aqui e agora listar as incompetências, achei por bem também trazer a lista das competências.
E é isto o Sporting de agora do qual muitos não conseguem sair, pois não conseguem digerir a responsabilidade na situação.
Aqui e agora deveríamos estar a discutir por exemplo, o roubo de ontem no futebol feminino, o não recurso do e-toupeira, o comunicado a informar uma CI, a não divulgação (ou atraso)das transferências, a dispensa de Montero e Nani, sobretudo o Nani que passa de titular indiscutível para dispensado, mas não perde-se tempo a discutir o livro, a eventual desestabilização de um ex-presidente que até já está suspenso, a carta de rescisão do Acuna e repara na gravidade da fuga de documentos, como se isso fosse novidade na gestão actual e anteriores.
Eu poderia ser adjunto Bravehearth acho que fariamos boa dupla e teria de olho na organizacao do SCOUTING falta o Equilibrio entre as contratacoes que devem ser de valor a n serem prefiro a aposta nos jovens e a Rentabilizacao desses mesmos jogadores e ganhariamos de acordo c premios de jogo ou seja Derrota – AssobiDos – talvez mas exigiamos deles tdo em campo – mas n recebiamos nada Empate -Depende do empate e corcunstncias e Vitoria Ai de acordo cm o premio de jogo . EXIGENCIA AO MAXIMO . Mais treino cm bola antes os jornais atr as peladinhas falavam da que pensar o que fazem hoje em dia nos treinos para o que fazem nos jogos n treinos nem na bola tocam.
E tinhamos que arranjar por aqui ma tasca um prep. Fisico.
Ah esqueci im homem da comunicacao penso que o Malcolm com a sua garra na luta era uma hipotese . Enfim pior n sei se fariamos.
Ficaria o Paulinho como roupeiro na mesma.
SL. Bravehearth.
Hoje é dia D para Keizer. Ou o SCP ganha ao braguilha e melhora consideravelmente o futebol apresentado nos últimos jogos ou então quanto a mim não haverá margem de manobra para Keizer continuar no SCP.
É altamente vergonhoso se perdermos ficarmos a 10 pontos do braguilha na 22 jornada.
Da mesma forma que Varandas arriscou a pele em tirar Tiago Fernandes e meter Keizer, espero que tenha a seriedade de assumir que errou na contratação de Keizer e que se comece a preparar a próxima época ja a partir de amanhã.
Quero tanto saber como é que a irmã do BdC teve a carta como quero saber como foram obtidos os emails dos lamps.
Como anda aí hoje à solta… #nãosejaspokemonslb.
Acuna queria rescindir. Não conseguiu porque hesitou demais. Não vejo nada de especial aqui. Aquela carta até pode ter sido um impulso de irritação à última da hora.
E a documentação e informação selectiva que chega à comunicação social, apenas com o intuito de tentar incriminar o ex-presidente, deveria ter o mesmo interesse.
Primeiro, era um ajuste de contas, depois, um lavar de roupa suja, a seguir, o Aguilar, e agora?
Agora estamos na fase do Bruno de Carvalho ser o culpado de todos os males do universo.
Como não amar?
A propósito das leituras do “sem filtro”, hoje acordei com um pensamento estranho.
A ideia de que o Jorge Mendes nos queria arrumar definitivamente a um canto, sempre me pareceu um pouco descabida.
O que ganharia em deixar cair definitivamente um clube formador, capaz de gerar mais-valias significativas na venda de jogadores, precisamente o seu core business?
Iria ele, por pura embirração, deixar cair o clube que formou o seu maior activo, Cristiano Ronaldo, com o qual tem uma relação que todos sabemos ser de grande intimidade?
E de repente fez-se luz. E se por detrás de toda esta relação existisse apenas o objetivo de criar condições para que Cristiano Ronaldo, com o apoio da Gestifute, se tornasse o maior accionista do Sporting?
Clube depauperado, e de repente, em vez de um qualquer oligarca russo, monarca árabe, grupo chinês ou novo rico angolano, lá aparecia o nosso maior símbolo, a assumir a vontade de agarrar o clube. Quantos sportinguistas torceriam o nariz?
A resposta mais simples é quase sempre a resposta certa. O cenário que o Adolfo sugere não me parece uma coisa simples. Nem provável.
Jorge Mendes tem 20 anos de grandes negócios com benfica e porto. E uns 10 anos de brincadeira com o braga. Neste período, o bemfica tornou-se o principal clube formador em Portugal, ou seja, substituiu o Sporting neste papel.
Menos Sporting é igual a mais benfica, porto e braga. Menos Sporting formador é igual a mais benfica formador (e braga, já agora).
Um Sporting forte não traz nenhuma vantagem ao Jorge Mendes. Um Sporting fraco, sim (porque beneficia os parceiros de sempre do Mendes).
Não há nada de maquiavélico nisto. Nem de complexo.
Carmona Rodrigues: “Estava ali um amigo meu a dizer, com alguma graça, que esta onda verde é muito maior do que a onda gigante da Nazaré e temos de nos orgulhar disso e de nos mobilizar para tornar o Sporting cada vez maior”
17 Fevereiro, 2019 at 11:46
Onde isto chegou…
Já vejo pessoal resignado a dizer “que se venda a SAD”… foda’se… Eles vão conseguir, cambada de mansos. 71.
SL
17 Fevereiro, 2019 at 11:47
BdC nos 5 anos que lá esteve quase me convenceu a perder o amor a cerca de mil e tal euros de cotas em atraso para ter o meu numero de sócio de volta. Agora visto com a distância que se recomenda só fico aliviado por não ter metido lá o meu dinheiro. Adoro o Sporting, defendo todos os dias o clube nas conversas e picanços de lamps e afins mas fico cada vez mais convencido de que nunca mais serei sócio. Não consigo identificar-me com a sangria constante entre sócios e adeptos, caímos sempre nos mesmos erros, ano após ano. Logo à noite gostava que o Sporting jogasse à Sporting e espero ganhar cara#ho, mas se não for esse o caso também não quero ver os sócios a sairem do estádio antes do jogo acabar nem a mostrar os ridículos lenços brancos, cambada de bipolares!. O estádio é para apoiar, deveria ser uma vantagem jogar em casa e esmagar os adversários… eu sei, a equipa não tem ajudado e não está a jogar nada e o Varandas tem-se revelado um banana, mas fogo… se estão insatisfeitos façam barulho e votem nas assembleias, é para isso que elas servem. SL
17 Fevereiro, 2019 at 11:57
Sim senhor. É isto e aquilo.
Mas e pagar as quotas….
Está quieto!
17 Fevereiro, 2019 at 16:34
ya, prioridades… gostava mas é lixado. SL
17 Fevereiro, 2019 at 12:18
Tu és tão Sportinguista como os lamps….
não pagas cotas, não vais à bola não piço…. mas criticas!!!!
Metade da tua cabeça é oca….
não digas a ninguem que és do Sporting, tu não és nada… quem é, é quem paga e vai apoiar não é quem defende o Sporting no café do zé ou num blog…. Rei do teclado… outro…
17 Fevereiro, 2019 at 12:22
Atenção à taxa de basofia…
17 Fevereiro, 2019 at 16:32
meu caro Serrano estás enganado, tenho muito orgulho em ser Sportinguista desde miúdo e tenho ainda mais orgulho em ter dois filhos que adoram o Sporting mesmo nunca tendo visto o Sporting ganhar um campeonato. Se te identificas com o Sporting de sair a meio dos jogos ou vais ao estádio para destilar ódio, força estás no teu direito… comigo estás a perder tempo. SL
17 Fevereiro, 2019 at 15:40
Podias fazer-te sócio de novo.
Ajudavas as modalidades e mais tarde podias dizer na urna o que pensas, já que num blogue vale zero.
17 Fevereiro, 2019 at 16:20
sim é verdade, valha-nos as modalidades… se equacionei pagar tudo o que está para trás era precisamente para poder votar de acordo com os meus anos de Sporting, quem sabe um dia.
17 Fevereiro, 2019 at 16:39
Pois, aí já dói um bocado.
17 Fevereiro, 2019 at 12:01
Desde o início da época devo ter falhado 3 jogos em Alvalade, o último que vi foi com as lamparinas, e chega, ponto final nas idas a Alvalade, não consigo não suporto o ambiente não me identifico com o rumo que estamos a levar. Sendo que não consigo lá estar e bater palmas aquela gente, fico em casa. Aproveito e faço também umas poupanças.. se eles soubessem os stresses que um gajo passa pagavam-me p ir à bola. Puta que os pariu a todos!! Dificilmente lá meterei os pés tão depressa.. união o caralho
17 Fevereiro, 2019 at 12:02
Bom dia.
Acuña por 20 M é um bom negócio.
Já o escrevia antes e mantenho.
Com ou sem carta de rescisão.
17 Fevereiro, 2019 at 12:03
Nani já se despediu e já terá viajado para Miami, diz a imprensa.
17 Fevereiro, 2019 at 12:11
Miami…..
Ele é que está bem!
17 Fevereiro, 2019 at 12:20
Sonny Croquette e Nani Tubbs.
17 Fevereiro, 2019 at 12:37
Miami vai-se.
17 Fevereiro, 2019 at 12:04
Três “crimes” de lesa-Sporting muito recentes da pandilha que presentemente dirige o clube.
Crime 1. Não despedir imediatamente o treinador depois de um derrota caseira em que, na segunda parte, salta aos olhos que os jogadores dentro de campo estão em auto-gestão (ver a demorada “conversa” entre o Bruno Fernandes e o Wendel após a entrada em campo deste).
Crime 2. Comprometer 8/9 milhões de euros em reforços utilizando critérios muito duvidosos (por exemplo, o Tiago Djaló seguramente teria ficado se lhe tivessem oferecido entre metade a 2/3 do salário que pagam ao Ilori, poupando o valor da transferência), para, logo a seguir, “ceder” o Nani com o argumento miserável de uma poupança do valor dos vencimentos até ao final do contrato, como se não fosse possível acertar uma saída “em grande” que valorizasse a relação especial do Nani com o clube finda esta época.
Crime 3. Não recorrer no caso e-toupeira com o argumento pífio de que o MP fez o que devia e era possível fazer. Esta decisão é tão incompreensível que torna inevitável especular acerca da teia de interesses em que o Rogério Alves em particular estará enredado. Gostava muito de conhecer a carteira de clientes “activos” do seu escritório.
17 Fevereiro, 2019 at 12:51
Um nome para substituir Varandas já que vocês acham que o tempo dele acabou e não me venham com Benedito pois se ele tem ganho estavam agora a dizer o mesmo dele.
17 Fevereiro, 2019 at 13:14
Vou lançar um nome forte, que tal a irmã de Bruno Carvalho.
17 Fevereiro, 2019 at 14:27
Não me admirava que pudesse avançar!
Estando o Bruno suspenso parece muito melhor opção que o outro senhor que foi apontado nas eleições
17 Fevereiro, 2019 at 15:42
lol
Vcs têm uma piada do caralho.
17 Fevereiro, 2019 at 15:51
Tens medo de concorrência?
17 Fevereiro, 2019 at 16:40
O Adepto Sem Medo.
17 Fevereiro, 2019 at 14:25
1. Vocês, quem?
2. Votei Benedito.
3. Como muitas gente por aqui sabe, fui um crítico feroz do BdC enquanto Presidente do Sporting (muito antes dos acontecimentos de Alcochete).
4. Passe bem.
17 Fevereiro, 2019 at 14:58
Mas porque é que não se pode falar do Benedito se afinal até foi nele que a maioria dos sócios votou?
Já se devia era ter assumido contra toda a merda que está a acontecer no Sporting e apoiar a realização de eleições antes do final da época.
17 Fevereiro, 2019 at 15:20
Discordo. Seria acusado de desestabilizar o clube e não respeitar o desfecho de umas eleições legítimas que perdera em setembro do ano passado. O “espírito de Sporting”, que inegavelmente tem, não pode ser por ele desbaratado.
Acresce que nem é necessário. Vai-se percebendo que, aos poucos, até os indefectíveis estão a abandonar o Varandas à sua (merecida) sorte. Vai sair pela porta dos fundos, só espero que mais cedo do que tarde. Já prejudicou muito o clube.
17 Fevereiro, 2019 at 17:24
Ser conivente com esta merda e calar-se só dá razão aos que o acusam de não ter perfil para ser presidente.
Votei nele por ser o menos mau de entre todos os candidatos e por lhe reconhecer uma carreira e um trajeto de respeito.
Precisamos de uma voz de revolta que nos faça acreditar em algo diferente da merda de projecto qye representa o Varandas.
Os tempos nao estão para taticismos mas sim para gente com colhões e que queira o melhor para o Sporting.
17 Fevereiro, 2019 at 17:39
Tentar precipitar o fim do Varandas também seria um “tacticismo.” É inevitável ponderar prós e contras. Atacar agora o Varandas dava-lhe mais um álibi; vamos de resto ver a pouca-vergonha que lá virá na sexta-feira.
17 Fevereiro, 2019 at 18:21
Também acho que ele e outros já deviam ter falado.
Mas alguém viu algum interesse da CS em ter opiniões sobre o que se passa?
Só se falarem através do Facebook.
Isso da CS andar atrás dos “contra” foi noutros tempos.
Nem à saída dos jogos fazem perguntas difíceis.
Há que manter tudo tranquilo.
17 Fevereiro, 2019 at 15:44
Não tenho dúvidas que aparecerá em novas eleições (não importa qd), quiçá melhor preparado.
Na altura logo se verá o que todos terão a “oferecer” ao clube.
17 Fevereiro, 2019 at 16:51
Se tivesse aparecido melhor preparado para o Futebol…. Hoje era o nosso Presidente.
É que conversa de cultura Sporting e espirito das modalidades no futebol é utópico
17 Fevereiro, 2019 at 17:06
Isso mesmo!
17 Fevereiro, 2019 at 17:12
Tudo gira à volta do futebol, óbvio.
Fácil, fácil.
🙂
17 Fevereiro, 2019 at 17:13
Concordo com a crítica, já não tanto com o suposto efeito. O Benedito perdeu as eleições à conta do medo da divisão geriátrica do clube. Nela, o perfil de médico militar caiu que nem ginjas.
18 Fevereiro, 2019 at 8:17
O CFO…
17 Fevereiro, 2019 at 12:17
BdC diz que se arrepende de não ter despedido JJ em Janeiro do último mandato.
BdC diz que JJ, a 15 minutos do início do jogo título exigiu a renovação.
BdC diz que JJ não se atravessou/assinou uma declaração de compromisso sobre a contratação de Alan Ruiz.
BdC diz que queria vender os 3 capitães e que só não o fez , porque JJ queria-os, independentemente, das consequências para o balneário.
Octávio Machado foi para o Sporting por causa de JJ e teve lá um ano ou mais, a fazer não se sabe bem o quê e era muito nocivo…
BdC diz que queria ter despedido MS na pré-época.
Consegue identificar toda a merda que fez.
A culpa é do JJ. O poder que JJ obteve foi fruto do quê?
Não consegue perceber, que foi ele que os levou para o clube. Foi ele que lhes deu continuidade, porque não soube ser líder, porque não soube reconhecer os seus erros perante os sócios.
Se tivesse tirado a capa do salvador da nação sportinguista, de uma forma séria, tinha despedido MS na pré-epoca, tinha despedido JJ depois da chantagem.
Lidou com tanta incompetência, sem a despachar, que sou obrigado a dizer, que foi um incompetente.
17 Fevereiro, 2019 at 12:26
Oh
Ele nem sabia da faceta do JJ de mandar em tudo. Foi tudo uma surpresa.
E usar o “fecepe card” como chantagem? Nunca antes visto.
17 Fevereiro, 2019 at 12:29
depois de ler o livro, tambem chegeui a essa conclusao, fora o leonardo jardim como treinador e o primo alexandre godinho na direcçao, nao existiu uma unica pessoa competente com a qual tenha trabalhado.
os outros treinadores foram uns incompetentes e uns hipocritas, mas para manter as aparencias foi os deixando ficar e fazendo as vontades todas(JJ), os capitaes eram todos uns mercenarios, mas foi deixando ficar porque um dos incompetentes(JJ) nao o deixava vender.
os elementos da direcçao fora o Alexandre Godinho, ninguem o ajudava nem apoiava e pelos vistos o muito elogiado Carlos Vieira para alem de ser mestre no excel, tambem teve culpa em Alcochete( porque tinha o pelouro da segurança) e no que se passou depois com as comissoes já que ele (carlos vieira) é que se reunia com o departamento juridico.
no fundo lendo o livro, lendo a entrevista de hoje e depois de ouvir a de 6f, BDC só fez coisas boas, alias acertou nas contrataçoes todas que escolheu pessoalmente( com excepçao do Cissé), ja que as outras foram sempre ideias do treinador, mas teve um azar do caraças com as pessoas que escolheu para o acompanhar, que fizeram merda
17 Fevereiro, 2019 at 12:37
Os treinadores das diversas modalidades não foram competentes.
Se BdC fosse a elogiar todos os funcionários competentes que teve e de quem com certeza guarda boas recordações, o livro teria mais umas 100 páginas só para enumerar os nomes deles.
Já para não falar de jogadores que também são elogiados no livro, além de Leonardo Jardim.
O livro obviamente tem como ideia debruçar-se sobre polemica e histórias “desconhecidas” do público.
Qual seria o interesse em vir falar e elogiar Nuno Dias, Hugo Canela, Paulo Freitas, Hugo Silva, os atletas e capitães das modalidades que sempre honraram o clube ou ate os funcionários com as tarefas mais “irrelevantes” como os cortadores de relva ou empregadas de limpeza?
17 Fevereiro, 2019 at 12:39
Dizer que ele diz que só trabalhou com duas pessoas competentes, além de uma completa aldrabice e mentira, demonstra também total falta de senso e de noção por parte do autor do comentário.
17 Fevereiro, 2019 at 12:42
O analfabetismo funcional eh mais comum do que julgamos.
17 Fevereiro, 2019 at 12:51
tao divertido ver o gang dos telettubies armado em brigada dos custumes, a andar os posts todos a correr atras de certos comentadores para fazer a marcaçao cerrada e tentar a evangelizaçao
tenho que reconhecer que trabalham bem, andam 2 nesta parte do post, outros 2 lá mais acima, daqui a bocado aparecem mais alguns, logo outros e quando for o post do jogo então passam lá o jogo a dizer mal de tudo.
o engraçado é que o grupo é sempre o mesmo, e conseguem monopolizar os posts todos, levando as conversas sobre todos os temas para onde querem.
17 Fevereiro, 2019 at 12:59
Palminhas, palminhas…
17 Fevereiro, 2019 at 14:20
É isso tudo.
Eu é que ando aqui com cartilha…
Com as fontes que tens podias era dizer o que vai ser falado na conferência de sexta feira, em vez de andares aqui com comentarios desonestos e ridiculos.
17 Fevereiro, 2019 at 14:21
O caro Riga, que se apresenta constantemente a destilar veneno sobre um ex-Presidente eleito, que entretanto destituíra e suspenderam de sócio e, por isso, é, neste momento, tão relevante para os acontecimentos actuais e futuros próximos do Sporting quanto um ameba ou um Rigaboss e, ainda, tem a distinta lata de falar em “brigada de costumes”, “marcação cerrada” e “evangelização”.
Se aqui houvesse uma brigada de costumes , o Riga estava preso por prostituição mental
SL
17 Fevereiro, 2019 at 15:43
Bem dito Álvaro!
Acrescento só uma achega, este ‘artista’ que nunca foi à Letónia, mas utiliza o nome da capital desse país, diz que vê 200 blogues por dia …
E depois bate com a cornadura na mesinha de cabeceira e acorda assustado …
17 Fevereiro, 2019 at 16:03
Caro Álvaro, a sua punch-line é muito ofensiva para o Adiantado Mental da Tasca.
Penalty pró Varandas!
17 Fevereiro, 2019 at 17:40
+1
17 Fevereiro, 2019 at 12:54
Mas o zandinga da tasca sabe ler? Ele não faz tudo por osmose?
Se calhar houve aí um problema qualquer na transmutação dos conhecimentos…
17 Fevereiro, 2019 at 13:25
Tens razao. O ambito das criticas aos elementos da direcçao e mesmo ao JJ foi sempre enquadrado, ao contrario do que o comentario pretende fazer perceber.
Sobre os elementos da direcçao, à medida que o tempo passou e o cansaço foi crescendo – algo de natural – começaram a fugir a dar a cara pelo que se passava, preferiram viver tendo em mente que estao num pais onde queimam gajos, defenderam os seus futuros, profissionais, familiares e sociais. A critica à competencia deles advem da sub perfomance na ausencia de BdC. Algo que e comum em lideranças com carisma alto, é normal criarem mais dependencias de autoridade, menos fluidez. O homem estava sempre a trabalhar, sempre a querer saber mais… E sempre à procura de mais conflitos em nome de coisas que ele nunca escondeu. Fossem os fundos, o VAR, ou whatever…
Eu tambem li e li isto. Li o discurso de alguem que no meio do pico de um conflito, olha à volta e nao tinha sabido criar as lealdades suficientes para resistir ao ataque que recebeu. E ainda bem, porque as lealdades necessarias para manter o CD anterior num pais que entrega “terrorismo” ilegalmente à GNR seriam o inicio de uma máfia muito complicada de aturar. Quem sao os gajos que em Portugal podem não reagir à chamada do “tio”, sensibilizando para os problemas que podem advir de estar a colaborar com a manutençao de um “morto vivo” como Presidente? Isto nao tem nada a ver com sportinguismo… isto é simples sobrevivencia. Algo que o BdC já nao entendia da mesma forma, porque ele ja tinha comprado esse risco há muito tempo. Ele achava que estava no ano em que fazia ainda mais vendas, perdia o JJ, ia a Champs, ganhava as taças, limpava nas modalidades, criava ainda maior controlo sobre a SAD, reduzia passivo… Nao é tempo de pensar no que vais fazer a seguir ao SCP…
Alias, das historias mais giras, é a tentativa de fazer cair o CD por via das votaçoes nao chegarem a 75%… Lindo! Haverá quem nao gosta do estilo de comunicaçao, mas da inteligencia é dificil nao gostar… E nós respondemos com percentagens à Taliban. E ele ficou com a equipa que ja nao operava e com o Marta mesmo pronto para flippar.
Eu recomendo a leitura. A mim, deu-me tres horas de quase visualizaçao daqueles personagens todos. Inclusive dele mesmo, o BdC. Das suas pancadas e tacticas negociais trumpescas.
17 Fevereiro, 2019 at 12:41
Um “acertou nas contratações todas”, outro acerta sempre em tudo…
Tão diferentes e tão iguais.
Palminhas, palminhas…
17 Fevereiro, 2019 at 12:55
LOL
17 Fevereiro, 2019 at 14:09
Rodeou-se de incompetentes.
Ja a (reconhecida) calinada do discurso pós Alcochete foi culpa de terceiros. Palavras do próprio.
Ou seja, nunca existiu estrutura.
17 Fevereiro, 2019 at 12:31
Estimo bem que o Bruno se coza e já devia ser passado para o Sporting e não continuar a deixar certas mentes com suores frios.
Mas ao dizer que devia ter despedido JJ e no erro de casting que foi também marco silva acho eu…mas se calhar é de mim… está a assumir a culpa nesse acto de má gestão.
Mas isso sou eu a pensar…
17 Fevereiro, 2019 at 12:44
Não esperem um homem dar parte-fraca.
Obviamente ele como o líder máxima, será sempre o culpado pelo bem e pelo mal.
Não há aqui “Mas…isto e aquilo”.
Quem “recuperou” o clube, foi ele.
Quem “fez” o pavilhão, foi ele.
Quem “contratou” tanto Marco Silva e JJ, foi ele.
Quem era o presidente na altura de Alcochete, era ele.
Quem se rodeou, de Carlos Vieira’s, Pedro Proença’s, Elsa Juda’s, foi ele.
E podia trazer outros casos para a balança.
Era razão para destituir?
Para mim não, mas o próprio acaba por cair sozinho, por culpa própria.
Provavelmente vou comprar o livro.
17 Fevereiro, 2019 at 12:52
nao e preciso, ele anda a circular por ai online em pdf, li-o ontem
17 Fevereiro, 2019 at 12:55
Eu sei, mas prefiro comprar.
17 Fevereiro, 2019 at 17:31
Boa
17 Fevereiro, 2019 at 14:23
Os criminosos e filhos da puta é que preferem recorrer ao crime para lerem um livro de forma ilegal.
Dizem que não querem saber do que diz mas leem.
Depois há as pessoas sérias.
17 Fevereiro, 2019 at 13:30
Essa da culpa propria já devia estar resolvida numa civilizaçao que tem um profeta que morre “por culpa propria”.
Consegues fazer uma analise melhor do que ao fim de 9 meses, encontrares na culpa do BdC a explicaçao para o que te fizeram, enquanto Sócio e Sportinguista. Eu acredito em ti.
17 Fevereiro, 2019 at 13:55
Quem se colocou naquela situação foi ele, não foi mais ninguém.
Eu no meu trabalho também tenho que lidar com pessoas que não gosto, mas tenho que respeitar e ser profissional.
Imagine-se então quem lidera um Universo Leonino, há várias parcelas ou grupos.
Ele foi arranjando uma série de inimigos internos, que quando tiveram a oportunidade fizeram-lhe a cama.
E o mesmo vai acontecer com o Varandas.
Era preciso se afastar os Godinho’s, mas não radicalizar…
De que serviu por exemplo, o servia aquela lista de “s.port.in.gad.os”?
Se tu ou outros, acham tudo normal, então não me venham chorar para aqui pelo Sporting.
O Sporting é uma sociedade, onde todos têm direito a ter voz e o líder tem que saber ouvir e contar com todas.
17 Fevereiro, 2019 at 14:27
Mas achas que se devia ter demitido depois de Alcochete / Cashball?
Esta narrativa toda só faz sentido com Alcochete / Cashball, certo?
17 Fevereiro, 2019 at 14:11
Se tens 90% contigo e 10% contra ti, tens de te focar é nos primeiros, e não em extinguir os segundos.
18 Fevereiro, 2019 at 7:55
Isto é aquela conversa da treta.
Terás sempre pessoas que não gostam de ti. Se te preocupas é em ganhar esses acabas por perder o que gostavam de ti….
Mas acéfalos existirão sempre…. nem devemos dar conversa.
17 Fevereiro, 2019 at 12:45
Muito uma boa lista de erros, agora com coerência poderias colocar aqui uma lista da obra feita, como não o fazes eu faço por ti para que possas comparar:
Em 2013 o Sporting atravessava o período mais negro da sua história:
– Dois últimos mandatos com 160 Milhões de prejuízo de resultados líquidos da SAD (José Eduardo Bettencourt 70,5 milhões e Godinho Lopes 89,8 milhões).
– Sad na eminência de um PER (Plano Especial de Revitalização) ou Insolvência.
– Equipa de Futebol em 10º lugar, a 34(!) pontos do 1º lugar e 9 pontos acima da linha de água.
– 4 treinadores na mesma época.
– Maioria das % dos passes dos jogadores na mão de empresários e investidores.
– Ingerência de entidades externas (Banca, Empresários, Rivais) na gestão do clube.
– 35 modalidades, a maioria só para “participar” e o plano era encerrar todas gradualmente e deixar apenas as que se auto-sustentavam, como a ginástica ou a natação.
– Cerca de 80 mil sócios, a maioria não pagantes.
– Ausência de transparência na comunicação com os sócios.
– Sócio transformado num utilizador/cliente pagador.
Principais medidas da Direcção de Bruno de Carvalho:
– Devolve o poder aos sócios e a defesa dos superiores interesses do Sporting passam a estar em 1ª lugar.
– Um Sporting de combate, orgulhoso, que não cede a chantagens, venham de onde vierem.
– Fim da ingerência de fundos e agentes na política desportiva da sad.
– Luta pela Verdade Desportiva e pela Transparência (Introdução do VAR, proibição dos fundos, denúncia do caso Vouchers e Emails).
– Sad quase triplicou receitas operacionais excluindo transacção de jogadores.
– Duas das maiores vendas da história do SCP (João Mário e Slimani).
– Passagem da totalidade das receitas das quotizações para a esfera do Clube.
– Clube a apresentar contas consecutivas com lucros apesar do investimento no pavilhão e reforço do orçamento das modalidades.
– Transparência das operações de mercado com publicitação de verbas envolvidas incluindo comissões e prémios.
– Contrato de 515M€ de direitos televisivos e patrocínio.
– Resolução do Caso Bruma.
– Aurélios na Base do Título Europeu (Patrício, Cedric, William, Adrien, João Mário e Nani de alguma forma ligados ao mandato de BdC).
– Recuperações da totalidade dos passes dos jogadores e fim da política de retalho e venda por ninharias das % de passes dos jovens da academia.
– Peyroteo a ser reconhecido a nível nacional e internacional.
– Luta pelo reconhecimento dos títulos nacionais conquistados entre 1922 e 1938.
– Reestruturação Financeira.
– Obras na Academia e no Multidesportivo.
– Pavilhão João Rocha.
– Expansão Academias Sporting.
– Mais Núcleos (+14).
– Reestruturação do Museu Mundo Sporting.
– Duplicação do número de sócios (actualmente + de 170mil).
– Mais assistências no Estádio.
– Sporting TV.
– Reestruturação do Jornal do Clube.
– Modernização do site Internet.
– Aposta na comunicação pelas Rede Sociais oficiais do clube.
– Sporting na vanguarda da discussão dos temas relacionados com o futebol (Future of Football).
– Gala anual que premeia os sportinguistas que mais se destacaram (Honoris Sporting).
– Estádio mais verde.
– Resolução do crónico problema do relvado com um novo tapete.
– Mais modalidades (55) e reforço das modalidades, todas lutam pelos títulos (pleno na última época), antes muitas só competiam.
– Regresso do Futebol Feminino, Hóquei em Patins, Ciclismo e Voleibol.
– Cumprimento dos desígnios dos nossos fundadores “Ser tão grande como os maiores da Europa”, conquistando títulos europeus com regularidade, 7 títulos no mandato, 4 na última época (recorde numa época).
– Aposta num Sporting Social, recordista mundial de modalidades no desporto adaptado e ser reconhecido nacional e internacionalmente por todos os agentes desta área como um exemplo a seguir.
– Projecto Olímpico.
Exercício financeiro
Época 2013/2014 – Resultados Operacionais 4.263 Milhões – Resultados Líquidos -368 mil
Época 2014/2015 – Resultados Operacionais 23.463 – Resultados Líquidos 19.333
Época 2015/2016 – Resultados Operacionais -26.351 – Resultados Líquidos -31.905
Época 2016/2017 – Resultados Operacionais 42.624 – Resultados Líquidos 30.537
Época 2017/2018, Conselho Directivo é impedido de concluir o seu trabalho, rescisões de jogadores importantes impediram receitas de futuras transferências, não houve tempo para negociar activos que permaneceram como Piccini, Doumbia, Coates ou Acuña e instabilidade criada pela demissão da maioria dos elementos dos Órgãos Sociais congelaram Empréstimo Obrigacionista originando estrangulamento de tesouraria.
Interacção sócios
– Criação de várias categorias de sócios, para que todos possam aderir independentemente da sua condição económica.
– Ajustamento da progressão no número de votos dos sócios.
– “Dá-me a tua camisola”: Milhares de Sócios participaram e sugeriram o seu próprio modelo para o equipamento alternativo da época.
– “Missão Pavilhão”: Mais de 22 mil Sportinguistas contribuíram com donativos para a Missão Pavilhão e muitos tiveram seu nome no Mural.
– “Sócio num minuto”: Facilidades no ingresso de sócio.
– “12º jogador”: Número da camisola retirado dos plantéis do Sporting, em homenagem aos adeptos.
– “Sporting Solidário”: Milhares de sócios envolveram-se em campanhas de solidariedade para com vítimas dos fogos, crianças carenciadas, etc.
Futebol
– Sénior Masculino
Bruno de Carvalho é eleito a 23 de Março de 2013, nessa altura o Sporting treinado por Jesualdo Ferreira (4º treinador da época) encontrava-se no 10º lugar com 27 pontos, a 34(!) do 1º lugar ocupado pelo benfica e 9 pontos acima da linha de água. BdC mantém o treinador até final do contrato (final da época) e a equipa termina em 7ª lugar em igualdade pontual com o 6º classificado ficando a 3 pontos do acesso às competições Europeias.
BdC não mexe na equipa médica liderada por Frederico Varandas que tinha sido indicado por Godinho Lopes e a mantém durante todo o seu mandato.
Durante o mandato de BdC, o Sporting apresenta sempre equipas de futebol competitivas a lutar pelos títulos e a ombrear com as melhores equipas internacionais, sempre com equipas técnicas de reconhecido valor. Na época de 2015/16 o Sporting bate o seu recorde pontual e só não foi campeão porque o campeonato foi completamente subvertido pelo polvo lampiânico (Esta época está a ser investigada pelas autoridades com suspeita de vários jogos comprados pelo benfica), e nas épocas de 13/14, 14/15 e 16/17, o mesmo “sistema” impediu o Sporting de lutar pelo título até ao final, e na última época (17/18), com o maior investimento de sempre, os interesses individuais dos jogadores, da equipa técnica e dos agentes que gravitam ao seu redor, sobrepuseram-se aos interesses do Sporting e boicotaram um título que era previsível.
Títulos: 1 Taça de Portugal, 1 Supertaça e 1 Taça da Liga.
2 presenças directas na Champions, que não acontecia desde 2009
– Formação
O Sporting vivia períodos conturbados na Academia, de alguma negligência, que permitiu a entrada de um quadro ex-benfica para a direcção de scouting (Bruno Maruta), para passado dois anos regressar ao ex-clube, dando claramente a entender que o Sporting foi alvo de espionagem industrial. Durante a última Direcção houve um claro desinvestimento na Formação, com o desmantelamento da rede de olheiros e com a saída de vários jogadores importantes aliciados por empresários.
É neste cenário que entra em funções a Direcção presidida por BdC, com Virgílio Lopes como Director da Academia, e depois de uma primeira época de reorganização, o clube entra novamente na senda dos títulos: Iniciados em 14/15, Juvenis em 15/16, Juniores e Juvenis em 16/17 e Iniciados em 17/18.
– Escolas Academia
Com a chegada de Bruno de Carvalho à Presidência do Sporting, a expansão das Escolas Academia Sporting no estrangeiro foi alargada, tendo o Clube avançado com três Academias na África do Sul, em Rustemburgo inaugurada em Março 2015, em Bedfordview e em Nelspruit inauguradas em Setembro 2016, duas em Cabo Verde na Praia e no Mindelo, inauguradas em Março 2016, uma em Getafe na Espanha inaugurada em Outubro 2016, uma em Atenas na Grécia, inaugurada em Novembro 2016 e outra na Costa Rica inaugurada em Março de 2017. Para além disso foram estabelecidos diversos protocolos com clubes e outras entidades desportivas, em países como Angola, Austrália, Brasil, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Estados Unidos, Guiné Equatorial, Índia, Inglaterra e Luxemburgo.
Em Fevereiro de 2017 foi inaugurada a primeira Academia Sporting na China, uma iniciativa enquadrada numa parceria com a ECADint que visava a abertura de 10 academias em território chinês, até 2018.
– Futebol Feminino
Regresso do Futebol Feminino em 2016/17 em todos os escalões, 21 anos depois de ter sido extinto após actividade entre 91 a 95 com alguns lugares honrosos, mas sem títulos nacionais.
Nas duas épocas de actividade o Futebol Feminino obteve todos os títulos em disputa ( 2 Campeonatos Nacionais, 2 Taças de Portugal e 1 Supertaça) sem ter averbado qualquer derrota em território nacional. O Clube obteve também títulos nacionais tanto em Juniores como em Juvenis.
Recorde de assistência na final da Taça de Portugal 16/17 (12.213 espectadores no Jamor frente ao Braga) e recorde de assistência (9.263 espectadores) em jogo do campeonato a 25 de Fevereiro de 2017, em Alvalade também frente ao Braga.
Modalidades
– Futsal
O Sporting Clube de Portugal cedo se tornou a maior potência desta modalidade e quando esta Direcção entrou o clube tinha 11 Campeonatos Nacionais (o 11º título foi já conquistado com BdC na Presidência mas deve ser contabilizado na Direcção anterior dado que teve a maior quota parte), na segunda posição encontrava-se o benfica com 6 Campeonatos, mas fazendo a contabilização desde o momento da entrada do rival na modalidade, o Sporting tinha desvantagem de 5 campeonatos contra 6.
Nas 5 épocas com BdC, o Sporting ultrapassa a luta particular com o rival (9 campeonatos contra 7) e reforça-se como maior potência da modalidade com 15 campeonatos contra 7 do rival.
Títulos: 4 Campeonatos Nacionais, 2 Taças de Portugal, 2 Supertaças, 2 Taças de Liga e 2 vezes vice-campeão Europeu de Clubes.
– Atletismo
O Atletismo é a par do Futebol, a modalidade que se pratica desde sempre no Sporting Clube de Portugal, sendo também aquela que mais contribuiu para que o Clube seja o segundo da Europa com mais títulos conquistados, só ultrapassado pelo Barcelona.
Com a retirada do Prof Moniz Pereira em 2010 já com 89 anos, inicia-se o desinvestimento na modalidade e o clube perde o domínio no sector masculino para o benfica, com a saída de vários atletas para o clube rival.
Durante o mandato de BdC, o Sporting não só volta a recuperar o domínio em Masculinos, regressando aos títulos nacionais de Corta Mato, Estrada e Pista Coberta, como reforça o domínio nos Femininos. Durante este período a equipa feminina é bi-campeã Europeia de pista ao ar livre (2016 e 2018) e vence pela primeira vez a Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta Mato (2018). Nos masculinos o Sporting, recordista europeu de títulos de corta mato, regressa aos títulos 24 anos depois (2018).
– Andebol
Bi-campeão nacional (16/17 e 17/18) interrompendo o domínio do rival fcporto ( 7 títulos nos últimos 8 anos). O Sporting não vencia um campeonato desde 2006 e em 16/17 vence pela 2ª vez uma competição europeia (Taça Challenge). Na época 2017/18 ostentando o estatuto de Campeão Nacional, o Sporting regressou, 16 anos depois à EHF Champions League onde teve um desempenho muito meritório, tendo vencido metade dos jogos disputados.
– Hóquei em Patins
Em 2014/15, BdC faz regressar o Hóquei em Patins a titulo oficial a Alvalade, e logo nesta mesma temporada o Sporting conquistou a Taça CERS.
Depois do regresso aos títulos europeus, dá-se o regresso à conquista de troféus nacionais. Supertaça em 2015/16 e Elite Cup (Taça Liga do Hóquei) em 2016/17.
No Campeonato, com um investimento progressivo, 5º classificado em 14/15 (27 pontos do 1º lugar), 4º Classificado em 15/16 (20 pontos do 1º lugar), 4º Classificado em 16/17 (10 pontos do 1º lugar), que culmina na temporada de 2017/18, onde o Sporting conquista o título de Campeão Nacional de Hóquei em Patins, 30 anos depois, com um desempenho repleto de atitude, compromisso, superação e muita garra.
– Voleibol
A 05 de Junho de 2017 o Sporting Clube de Portugal anunciou oficialmente que o Voleibol passa a fazer de novo parte do ecletismo leonino, com a equipa sénior masculina a competir na Primeira Divisão Nacional na época 2017/18, tendo o incontornável Miguel Maia como capitão.
Após alcançar o primeiro lugar da fase regular, no dia 01 de Maio de 2018 o Sporting sagrou-se Campeão Nacional de Voleibol, ao fim de 24 anos, na época de regresso da modalidade a Alvalade.
Este que foi o sexto campeonato nacional do voleibol leonino, foi também o primeiro titulo nacional de sempre a ser conquistado no Pavilhão João Rocha.
– Ténis de Mesa
O Sporting é o clube dominador da modalidade em Portugal. Esta hegemonia teve o seu período áureo entre 1985 e 1995, quando o Clube ganhou 11 Campeonatos Nacionais e 10 Taças de Portugal, falhando apenas um de vinte e dois títulos possíveis.
A Direcção de BdC entra após um período de desinvestimento na modalidade, com o Sporting dos últimos anos a vencer apenas 1 campeonato (2012) nas últimos 4 épocas, perdendo o domínio para equipas da Madeira e Açores. Com este Direcção a secção é reorganizada e o clube regressa aos Títulos nacionais tornando-se Tricampeão (2016, 2017 e 2018).
Na época 17/18 o Sporting repete o triplete da época anterior (Título no Campeonato, Taça de Portugal e Supertaça) e atinge as meias finais da Taça dos Clubes Campeões Europeus, feito histórico para o Ténis de Mesa nacional.
– Natação
Sempre campeões, manteve-se a dinâmica vencedora. A Natação tem 7 títulos nacionais masculinos, conseguidos consecutivamente (Hepta-campeão), 5 dos quais conquistados durante o mandato de BdC.
– Futebol de Praia
Voltámos a ser campeões em Futebol de Praia (2016) e Madjer nomeado melhor jogador do Mundo.
– Goalball
– Com 3 épocas de vida, esta Secção, que tendo vencido tudo o que havia para ganhar nas épocas anteriores em Portugal, disputou e venceu em 2017/18 a Super Liga Europeia, tornando-se Campeão Europeu de Goalball.
– Padel
A modalidade foi instituída no Sporting em Agosto de 2016. Vasco Pascoal, Sportinguista assumido, tricampeão nacional e então nº 2 do ranking nacional e 109º do ranking mundial, foi a primeira contratação. Em Outubro de 2016 Ana Catarina Nogueira e Filipa Mendonça conquistaram o título de Campeãs Nacionais de Padel, tendo este sido o primeiro título do Sporting na modalidade.
Em Outubro de 2017 Filipa Mendonça e Ricardo Martins conquistam o título de Campeões Nacionais de Padel em Pares Mistos e em Dezembro desse ano decorreu no Porto o Campeonato Nacional de Clubes, tendo o Sporting Clube de Portugal conquistado pela primeira vez o título de Campeão Nacional de Padel.
– eSports
A 21 de Julho de 2016 a eSports foi apresentada como nova modalidade.
17/18 foi uma época para relembrar para os jogadores dos Leões que em três competições possíveis realizadas pela FPF eSports, sendo estas a Taça nacional, o Campeonato Nacional e a Taça de Portugal, garantiram o último título que faltava para completar o tão desejado triplete.
– Pool
14/15 – Taça de Portugal em Pool Português; 15/16 – Campeonato e Taça de Portugal em Pool e Campeonato Nacional e Supertaça em Pool Português; 16/17 – Supertaça em Pool e Campeonato Nacional e Supertaça em Pool Português; 17/18 – Campeonato Nacional e Taça de Portugal em Pool.
– Judo
O Judo do Sporting tem 7 títulos nacionais de clube em masculinos e nos últimos anos só não foi campeão em 2015.
– Karaté
Foi durante o mandato de Bruno de Carvalho que o Sporting conquistou os únicos dois títulos nacionais (2014 e 2015).
– Kickboxing
Após anos de desinvestimento na modalidade, a época de 2014/15 representa o início de um novo ciclo de campeões para o Kickboxing do Sporting Clube de Portugal, com as contratações de Ricardo Fernandes, Bruno Susano e Adolfo Reis Barão, e os grandes títulos não se fizeram esperar, com a conquista das medalhas de ouro e de prata de Ricardo Fernandes no Campeonato do Mundo de 2014 ao serviço da Selecção Nacional e o título de Campeão Europeu K1 em -100kg de Bruno Susano.
O ano de 2016 dificilmente poderia ter começado melhor para o Kickboxing leonino já que a 30 de Janeiro, Bruno Susano defendia com sucesso o título mundial que tinha conquistado em 2013, quando ainda não estava no Sporting.
Em 2017 André Santos sagra-se Campeão Mundial ISKA 63,5 kg e Tiago Santos, seu irmão, Campeão do Mundo de Amadores ISKA Juniores (16/17 anos) K-1 63 kg. Em 2018 o Sporting vence o Campeonato Regional por equipas de Light Kick.
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Nogueira82
17 Fevereiro, 2019 at 12:57
Ui! Esta lista enorme vai-lhe entupir a bola de cristal…
17 Fevereiro, 2019 at 13:02
Daqui por umas boas décadas haverá quem recorde estas listas afirmando quão felizes nós éramos e não sabíamos.
17 Fevereiro, 2019 at 13:15
Sad but true…
17 Fevereiro, 2019 at 14:27
infelizmente não será preciso esperar décadas..
17 Fevereiro, 2019 at 13:33
Eu sabia. Na epoca 1 do JJ, eu sentia que havia um bug na qualidade do que estava a ver. Aquilo parecia uma febre para um Sportinguista. Um presidente que deixa adversarios em ebuliçao, uma equipa em crescendo, com jogadores da casa no seu core… Nao foi so nessa epoca, mas essa foi a que me levou a perceber da fragilidade do que tinhamos em maos. Estavamos a caminho de algo maior.
17 Fevereiro, 2019 at 14:38
Nem são precisas décadas. Eu já tenho esse sentimento!
SL
17 Fevereiro, 2019 at 13:41
Factos! O resto é paleio oco.
17 Fevereiro, 2019 at 13:43
🙂
É por isso que eles só falam das coisas más, as boas são tão imensamente mais que não havia tempo para comentar.
SL
17 Fevereiro, 2019 at 13:47
Tudo isto e muuuuiiiita verdade e que bm seria que continuassemos nesta rota de conquistas gloriosas,no entanto chega-se as refeicoes e a malta do Sporting gosta muito de croquetes.
Ah ah ah um pouco para desanuviar o tenso ambiente. SL e que voltemos a vencer nvamnte.
17 Fevereiro, 2019 at 14:25
+1
17 Fevereiro, 2019 at 14:32
What has Bruno de Carvalho ever done for us?
https://www.youtube.com/watch?v=uvPbj9NX0zc
17 Fevereiro, 2019 at 16:50
Muito bom.
Como é ridículo e mesmo assim há quem o pratique….
17 Fevereiro, 2019 at 14:37
Espectacular, Malcolm!
17 Fevereiro, 2019 at 15:04
Porra, que violência!
17 Fevereiro, 2019 at 15:58
Penso que esta lista é muito importante, há quem facilmente tenha esquecido muitos destes pontos.
Mas tudo o que está aqui não significava (na altura nem agora) que assim continuasse e o Bruno nisso tem muita culpa, por mais que houvesse “interesses” em afastá-lo.
O que ele deixou passar para a grande maioria de votantes foi uma ideia de que estava perdido e o futuro era negro. O passado não lhe dava carta branca.
O que muitos não sabiam é que quem vinha a seguir não conseguiria cumprir com o prometido em campanhas, ou pelo menos não estivesse a dar sinais de o conseguir, nem a médio nem a longo prazo.
Penso que ninguém se deve nunca esquecer de tudo o que ele fez de bom, mas foi um dos grandes responsáveis pelo sinal claro para dentro de que não estava em condições de continuar o trabalho. Pior, o sinal era de que tudo cada vez mais iria piorar.
Foi por causa de coisas nesta lista que não votei destituição, mas sempre assumi sem problemas que em eleições não teria o meu voto.
17 Fevereiro, 2019 at 16:22
A lista só aparece aqui e agora porque houve alguém que considerou importante, aqui e agora listar as incompetências, achei por bem também trazer a lista das competências.
E é isto o Sporting de agora do qual muitos não conseguem sair, pois não conseguem digerir a responsabilidade na situação.
Aqui e agora deveríamos estar a discutir por exemplo, o roubo de ontem no futebol feminino, o não recurso do e-toupeira, o comunicado a informar uma CI, a não divulgação (ou atraso)das transferências, a dispensa de Montero e Nani, sobretudo o Nani que passa de titular indiscutível para dispensado, mas não perde-se tempo a discutir o livro, a eventual desestabilização de um ex-presidente que até já está suspenso, a carta de rescisão do Acuna e repara na gravidade da fuga de documentos, como se isso fosse novidade na gestão actual e anteriores.
17 Fevereiro, 2019 at 17:16
Eu percebi.
No entanto, o bom e o mau servirá sempre para muitos como arma narrativa.
Há um todo, não dá para fugir.
17 Fevereiro, 2019 at 16:18
Este post merecia outro destaque.
17 Fevereiro, 2019 at 17:08
O BdC nunca é culpado de nada e tem sempre razão sobre todos os assuntos.
Ser Guru é isso!
17 Fevereiro, 2019 at 18:51
É como o Miguel.
Ser-se um cabeçudo arrogante é isso!
17 Fevereiro, 2019 at 12:34
o jogo de hoje vai correr bem…
é que ontem não existia VAR.
e hoje há.
17 Fevereiro, 2019 at 12:42
E ha Jorge Rouba no apito.
17 Fevereiro, 2019 at 15:19
o jorge rouba que se foda…
vamos ganhar!
17 Fevereiro, 2019 at 12:43
Contratos, rescisões, goleadas, maus resultados, entrevistas, revistas, livros, cabalas, cavalas, craques, flops, colhoes de aço, mãos de ferro, irmãs, esposas, calçao verde, calção preto, curva norte, curva sul, sportinguista bom, mau sportinguista, silencio ensurdecedor, barulho intolerável
Mais que união… o clube precisa de estabilidade.
Mas ta impossivel.
17 Fevereiro, 2019 at 12:50
Parece-me é que na carta o Acuña diz que vai para o mundial mas reserva-se o direito de rescindir o contrato. Não vejo onde diz que rescinde.
17 Fevereiro, 2019 at 13:39
Volta Olímpica sob aplausos para o Acuña, já!
17 Fevereiro, 2019 at 14:16
LOOL 🙂
17 Fevereiro, 2019 at 15:02
É isso!
Andamos a sempre a dizer que os outros é que comem gelados com a testa e afinal….levamos com cromos destes.
E já agora, fica explicada a renovação de contrato ao acunha…
17 Fevereiro, 2019 at 16:02
?
Sempre se falou que o Acuna ia rescindir, não o fez por não arranjar interessados e porque o Sporting se chegou à frente.
(ah pois, era carvão. O Acuna era dos duros)
17 Fevereiro, 2019 at 16:20
Hahahahah
17 Fevereiro, 2019 at 17:15
Parece-te mal, Rui Moreira!
Está claro!
17 Fevereiro, 2019 at 13:10
Sanatório Leonino
Filipe Soares Franco: “Gestão de Godinho Lopes parecia jogo de casino”
17 Fevereiro, 2019 at 13:23
Meu Onze para mais logo.
Salin
Risto
Ilori
Coates
Borja
Doumbia
Chico
Bruno F.
Acuña
Diaby
Luiz “Filipe”.
Dá para ganhar ao Braga.
17 Fevereiro, 2019 at 13:33
Trocava o LP pelo Raphinha e jogava com Diaby no meio
17 Fevereiro, 2019 at 13:40
Que horror de onze. Nao achas?
Que sopa de jogadores…
Em todos os sectores há gajos que chegaram agora.
Até arrepia.
Ha alguma razao para o Renan nao jogar?
Metia Renan, Pinto e Bas Dost, de inicio.
Tem mais ligaçao com a equipa, começamos potencialmente melhores.
17 Fevereiro, 2019 at 14:01
Prefiro o Salin.
Pinto nem no Guimarães jogava.
Dost atualmente é menos 1.
Borja, entrou bem.
Ilori, é o 3º central.
Doumbia tem que jogar, para começar a pegar.
Em termos de coletivo, é mais fraco que Braga, Benf@ e Porto.
17 Fevereiro, 2019 at 16:00
O meu onze até ao final da época:
Max
Thierry
Ilori (Mathieu depois)
Coates
Borja
Doumbia
Chico
Bruno F.
Acuña
Raphinha
Luiz “Filipe”.
Dá para ganhar ao Braga e aos outros todos.
Treinador: eu.
17 Fevereiro, 2019 at 16:03
Usas fato?
17 Fevereiro, 2019 at 17:21
Vou de boxers. Já vi nos estatutos, no chances em ser despedido.
17 Fevereiro, 2019 at 16:32
E sais mais barato
17 Fevereiro, 2019 at 17:00
Julgas tu. Um balurdio em cerveja e 7up
17 Fevereiro, 2019 at 17:17
Pode ser Sprite.
17 Fevereiro, 2019 at 17:30
Eu poderia ser adjunto Bravehearth acho que fariamos boa dupla e teria de olho na organizacao do SCOUTING falta o Equilibrio entre as contratacoes que devem ser de valor a n serem prefiro a aposta nos jovens e a Rentabilizacao desses mesmos jogadores e ganhariamos de acordo c premios de jogo ou seja Derrota – AssobiDos – talvez mas exigiamos deles tdo em campo – mas n recebiamos nada Empate -Depende do empate e corcunstncias e Vitoria Ai de acordo cm o premio de jogo . EXIGENCIA AO MAXIMO . Mais treino cm bola antes os jornais atr as peladinhas falavam da que pensar o que fazem hoje em dia nos treinos para o que fazem nos jogos n treinos nem na bola tocam.
E tinhamos que arranjar por aqui ma tasca um prep. Fisico.
Ah esqueci im homem da comunicacao penso que o Malcolm com a sua garra na luta era uma hipotese . Enfim pior n sei se fariamos.
Ficaria o Paulinho como roupeiro na mesma.
SL. Bravehearth.
17 Fevereiro, 2019 at 17:33
E aqui estariam provavelmente 3 ou mais sensibilidades de Sportinguistss diferentes.
Mas somente cm um objctvo os titulos e a gloria do nosso clube.
17 Fevereiro, 2019 at 17:42
Sonho molhado.
17 Fevereiro, 2019 at 18:57
OK, e eu posso ficar com o lugar que era do Otávio e vou lá para dentro mandar umas caralhadas e pressionar o árbitro 🙂
17 Fevereiro, 2019 at 17:40
Levavas com gasosa do auchan e ja tava bom.
18 Fevereiro, 2019 at 8:18
E quente.
Medo.
17 Fevereiro, 2019 at 17:00
Tava tudo bem ate chegar ao treinador
17 Fevereiro, 2019 at 17:20
Ia-te convidar para adjunto, Crente para a defesa e Coração de Leão para os processos ofensivos.
Eu só apareço nas conferências e flashes.
17 Fevereiro, 2019 at 17:40
Julgas que aceitava ser o teu raul jose? Para andares sempre a gritar? Nada disso. So aceito ir para adjunto do Paulinho
17 Fevereiro, 2019 at 17:41
O Sá ficava com o catering. Era tudo corrido a salada sem tomate
17 Fevereiro, 2019 at 17:43
Sá Leão é melhor no recrutamento.
Se isto não funcionar consumimos o stock.
17 Fevereiro, 2019 at 13:35
Hoje é dia D para Keizer. Ou o SCP ganha ao braguilha e melhora consideravelmente o futebol apresentado nos últimos jogos ou então quanto a mim não haverá margem de manobra para Keizer continuar no SCP.
É altamente vergonhoso se perdermos ficarmos a 10 pontos do braguilha na 22 jornada.
Da mesma forma que Varandas arriscou a pele em tirar Tiago Fernandes e meter Keizer, espero que tenha a seriedade de assumir que errou na contratação de Keizer e que se comece a preparar a próxima época ja a partir de amanhã.
17 Fevereiro, 2019 at 17:22
Dia F.
Fodidos.
17 Fevereiro, 2019 at 13:38
Sexta feira será um dia importante, está algo no ar.
17 Fevereiro, 2019 at 18:58
É cheiro a fritos…
17 Fevereiro, 2019 at 13:39
Quero tanto saber como é que a irmã do BdC teve a carta como quero saber como foram obtidos os emails dos lamps.
Como anda aí hoje à solta… #nãosejaspokemonslb.
Acuna queria rescindir. Não conseguiu porque hesitou demais. Não vejo nada de especial aqui. Aquela carta até pode ter sido um impulso de irritação à última da hora.
17 Fevereiro, 2019 at 13:48
E a documentação e informação selectiva que chega à comunicação social, apenas com o intuito de tentar incriminar o ex-presidente, deveria ter o mesmo interesse.
17 Fevereiro, 2019 at 14:57
Bruxo
17 Fevereiro, 2019 at 14:04
E outros houve. Ou haveria.
Ninguém sabe quem escreveu cartas, e as queimou, ou deixou esquecidas, ou trocou por melhores condições.
17 Fevereiro, 2019 at 14:07
Claro…
17 Fevereiro, 2019 at 15:01
Queimou? Churrasquinho?
17 Fevereiro, 2019 at 16:10
Bela perspectiva da entrevista de Bdc :
https://m.facebook.com/oarautodadizgraca/?locale2=pt_PT
17 Fevereiro, 2019 at 17:24
Escolheu mal perna onde o Ricci se agarrou.
🙂
Rir para não chorar.
17 Fevereiro, 2019 at 13:50
….. TOC TOC !!
Quem é ??
….. POKEMONSLB
https://i.imgflip.com/1x9cdz.jpg
Calma filha !!… foi apenas uma brincadeira
#nãosejaspokemonslb
17 Fevereiro, 2019 at 13:50
Tanta azia que os três desportivos nem se quer em nota de rodapé fizeram referência ao jogo do derbi no futsal.
17 Fevereiro, 2019 at 13:53
Olha eu …
https://media.tenor.com/images/bf835064f648d6482ceee09ce600459b/tenor.gif
#nãosejaspokemonslb
17 Fevereiro, 2019 at 14:00
Onde é que eu deixei o saco de naftalina ??
https://i.ytimg.com/vi/75ZCU_lMBrM/hqdefault.jpg
#nãosejaspokemonslb
17 Fevereiro, 2019 at 14:01
A caminho do bailarico ….
https://pbs.twimg.com/profile_images/3218081262/06fa3615db0d0355814cffbac7a1284f.jpeg
#nãosejaspokemonslb
17 Fevereiro, 2019 at 14:02
O Braga vai muito perto dos primeiros. Também não convém.
17 Fevereiro, 2019 at 16:12
Teorias da conspiração, caro Agnóstico?
17 Fevereiro, 2019 at 16:32
São dois factos.
17 Fevereiro, 2019 at 16:27
Claro hoje ganhamos! É um win-win para as nádegas… Brga mais longe (não vá o diabo tece-las) e kareka com balão de oxigénio!
Z
17 Fevereiro, 2019 at 14:07
PAIXÃO !!
PAIXÃAAAAAAAAAAAO !!!!
https://sc01.alicdn.com/kf/HTB1l.HZQpXXXXbDXFXXq6xXFXXXr/2017-New-Sexy-Latex-Dog-Hood-Fetish.jpg_350x350.jpg
NÃO VAIS FUGIR DE MIM !!
#nãosejaspokemonslb
17 Fevereiro, 2019 at 17:06
Hoje estás on fire 🙂
17 Fevereiro, 2019 at 14:15
Keizer e Varandas dois incompetentes, acompanhados por todos aqueles “jumentos” que se pavoneiam na tribuna.
Sporting não é isto que estamos a ver…
17 Fevereiro, 2019 at 14:16
Sanatório Leonino
Godinho Lopes: “Não me elegeram para vir dizer mal dos que me antecederam, elegeram-me para vir resolver problemas”
17 Fevereiro, 2019 at 14:19
Primeiro, era um ajuste de contas, depois, um lavar de roupa suja, a seguir, o Aguilar, e agora?
Agora estamos na fase do Bruno de Carvalho ser o culpado de todos os males do universo.
Como não amar?
17 Fevereiro, 2019 at 14:19
A propósito das leituras do “sem filtro”, hoje acordei com um pensamento estranho.
A ideia de que o Jorge Mendes nos queria arrumar definitivamente a um canto, sempre me pareceu um pouco descabida.
O que ganharia em deixar cair definitivamente um clube formador, capaz de gerar mais-valias significativas na venda de jogadores, precisamente o seu core business?
Iria ele, por pura embirração, deixar cair o clube que formou o seu maior activo, Cristiano Ronaldo, com o qual tem uma relação que todos sabemos ser de grande intimidade?
E de repente fez-se luz. E se por detrás de toda esta relação existisse apenas o objetivo de criar condições para que Cristiano Ronaldo, com o apoio da Gestifute, se tornasse o maior accionista do Sporting?
Clube depauperado, e de repente, em vez de um qualquer oligarca russo, monarca árabe, grupo chinês ou novo rico angolano, lá aparecia o nosso maior símbolo, a assumir a vontade de agarrar o clube. Quantos sportinguistas torceriam o nariz?
SL
17 Fevereiro, 2019 at 14:25
Não está mal pensado, honorável Sapinho.
17 Fevereiro, 2019 at 14:30
CR7 a presidente!
17 Fevereiro, 2019 at 14:30
Passávamos a ostentar a dona dolores no símbolo e com patrocínio na canisola da marca cr7 e museu Cristiano Ronaldo.
17 Fevereiro, 2019 at 15:53
Isso iria ajudar imenso no negócio da venda de bananas, que é o que não falta neste clube
17 Fevereiro, 2019 at 19:06
E podíamos avançar para o naming do estádio: ‘Alvalade XXI – banana da Madeira’, com um contrato lucrativo (para eles) com o governo regional.
17 Fevereiro, 2019 at 15:06
Já me havia ocorrido isso. Não com tanto molho, mas não é séria absurdo tal acontecer no Sporting. Connosco não existe impossível.
17 Fevereiro, 2019 at 15:59
Adolfo,
A resposta mais simples é quase sempre a resposta certa. O cenário que o Adolfo sugere não me parece uma coisa simples. Nem provável.
Jorge Mendes tem 20 anos de grandes negócios com benfica e porto. E uns 10 anos de brincadeira com o braga. Neste período, o bemfica tornou-se o principal clube formador em Portugal, ou seja, substituiu o Sporting neste papel.
Menos Sporting é igual a mais benfica, porto e braga. Menos Sporting formador é igual a mais benfica formador (e braga, já agora).
Um Sporting forte não traz nenhuma vantagem ao Jorge Mendes. Um Sporting fraco, sim (porque beneficia os parceiros de sempre do Mendes).
Não há nada de maquiavélico nisto. Nem de complexo.
17 Fevereiro, 2019 at 16:12
Essa não é original!!!! Eu já tinha feito essa especulação há umas 2 semanas!!!
17 Fevereiro, 2019 at 17:31
Grande Mendes. Lá no fundo tem grande projeto para o Sporting quase destruído pelo BC.
Mais a sério, impensável.
Nem o outro se quer chatear nem o Mendes precisa do Sporting para formar.
Já precisou. Agora tem os próprios lamps a fazê-lo.
17 Fevereiro, 2019 at 14:31
https://twitter.com/ArmyGamecocks/status/1096960364921712645
Nani em Orlando.
No final da época arranca o Mathieu e Bruno Fernandes.
A minha dúvida será com Coates e Dost.
17 Fevereiro, 2019 at 14:36
Drink team em construção.
17 Fevereiro, 2019 at 14:37
Valente merda e de merda em merda anda aquela merda a gerir o clube.
17 Fevereiro, 2019 at 14:38
Renán
Bruno Gaspar
Neto
Ilori
Jefferson
Gudelj
Doumbia
Petrovic
Diaby
Luis Phellipe
Plata
(ao intervalo entra o Wang)
17 Fevereiro, 2019 at 19:07
Ninguém nos para, carago!!!
17 Fevereiro, 2019 at 14:39
Nem queiras saber o asco que me deu tudo o que se passou na manhã de sexta-feira em alvalade. Junta as palavras do Keizer ontem e voilà.
17 Fevereiro, 2019 at 14:37
Sanatório Leonino
Carmona Rodrigues: “Estava ali um amigo meu a dizer, com alguma graça, que esta onda verde é muito maior do que a onda gigante da Nazaré e temos de nos orgulhar disso e de nos mobilizar para tornar o Sporting cada vez maior”
17 Fevereiro, 2019 at 14:42
Se querem destruir o Sporting, comecem pelo estádio que é um favor que nos fazem.
17 Fevereiro, 2019 at 14:52
6-2, com muitos sorrisos no final…
17 Fevereiro, 2019 at 15:53
Eu ia lá ajudar a partir aquilo tudo …
E construir um de raíz, mas um estádio digno do Sporting Clube de Portugal, e não aquela ‘taveirada’ com cheiro a toupeira rabolha …
17 Fevereiro, 2019 at 14:43
Espero uma vitória tranquila hoje, uns 3 ou 4 a 1
17 Fevereiro, 2019 at 15:07
6-2, com muitos sorrisos no final do jogo…