Olá, Nani! O meu nome é Madalena, mais conhecida por MaDost, e pedi ao meu pai para me ajudar a enviar-te uma mensagem.
Não percebo porque foste embora outra vez. O meu pai só me vai dizendo que foi “porque há pessoas estúpidas, para quem o futebol é feito de números e que não percebem que jogadores como tu são muito importantes” e eu, sem entender lá muito bem o que ele quer dizer, concordo com ele. Tu és muito importante e foi por isso que coloquei o teu nome, em vez do meu, nas costas da última camisola que comprei.
Sabes, lembro-me quando tu regressaste a primeira vez, tinha eu cinco anos, e te juntaste ao Rui, ao Adrien, ao William, ao João Mário e ao Slimani. Nessa época, o Sporting lançou uma caderneta de cromos só com os seus jogadores e foi a minha primeira caderneta. Tinha muito orgulho em ir às bombas de gasolina e às papelarias comprar cromos do Sporting. Uma vez uma senhora até me ofereceu três saquetas depois de eu comprar cinco, porque ela também era do Sporting, claro. Colei-te nas páginas. E colei-te nas portas do roupeiro do meu quarto, enquanto o meu pai sorria e me contava que tu tinhas vindo das escolinhas do Sporting e eras um dos nossos melhores jogadores de sempre.
Quanto te via a jogar, percebia que o meu pai estava a falar a verdade. Jogas bué, Luís Carlos! (eu gosto de chamar-te Luís Carlos de vez em quando) E festejas os golos como uma pessoa que gosta muito do Sporting e como se estivesses a dizer aos adversários “chupa!”. Nesse ano eu sabia que tu só estavas emprestado, porque ainda tinhas muitas equipas estrangeiras que te queriam e só querias voltar a casa para mostrar que aquelas coisas incríveis que fizeste no United ainda te estavam nas botas. Mas, para mim, o mais incrível foi, mesmo, dares-me a minha primeira Taça de Portugal (diz a história que já tinhas ganho outra e este ano deste-nos a Taça da Liga), dois meses antes de eu fazer seis anos! Apanhei frio, comi um cachorro que estava uma porcaria, ao jantar, deitei-me tarde e fui com sono para a escola, mas quis estar em Alvalade a receber-vos e a beber um bocadinho mais de Sportinguismo.
Quanto voltaste, este ano, o meu pai disse-me que tu tinhas voltado a casa e que vinhas para ficar até deixares de jogar. Ele estava feliz e eu estava feliz. Falámos das cuecas que ias fazer e dos cabritos e dos golos e eu já mal me lembrava de que tinham acontecido coisas más aos nossos jogadores e que os meus preferidos tinham ido embora por causa de coisas estúpidas que só os adultos estúpidos fazem. Como assobiarem-te quando tu demoras um bocadinho mais com a bola nos pés por não perceberem que tu sabes estar melhor com a bola nos pés do que os outros e tens coragem para ter a bola nos pés quando os outros não querem ter.
Este ano, logo a seguir ao Natal, fui a Alvalade para ver um treino onde podíamos levar prendas para as crianças que precisam de ajuda. Levei o meu casaco novo e levei na cabeça a ideia que o meu pai tentava apagar: ir ao relvado estar contigo e com o Dost e com o Acuña. Percebi que ele é que tinha razão (outra vez) e que nenhuma criança ia poder ir ao relvado (outra coisa de adultos estúpidos), mas, depois, tu vieste até junto da bancada onde eu estava. “Nani, Nani, Nani!”, tantas miúdas crescidas aos gritos e eu já a meio do caminho a perguntar ao meu pai com os olhos se podia descer, a esgueirar-me por onde podia até ter o que queria e deixar o meu pai sem saber se havia de sorrir se havia de ralhar, quando viu o casaco acabado de estrear e que não vou poder lavar, assinado por ti. O meu primeiro autógrafo. O Nani.
*#ZeroÍdolosoCaray é uma rubrica bem temperada que manda precisamente para o caray todos aqueles que acham que o desporto se faz de camisolas sem alma
20 Fevereiro, 2019 at 11:40
A sério que não percebo a ideia de que o Nani não era desportivamente uma mais valia. É que nem pelo prisma mais básico da acção com notoriedade isso me entra na cabeça sendo que é o 3º jogador com mais golos, o 3º com mais assistências e o extremo dos 3 grandes com mais golos/assistências por jogo/minutos jogados.
Então se virmos pela percentagem de acerto das acções só Bruno Fernandes e Mathieu é que têm o nível dele. O Nani desta passagem pelo Sporting decide quase sempre bem. Temporiza quando a equipa precisa acelera o passe quando há condições de ferir o adversário. Enfim durante grande parte da época o melhor jogador e neste momento só Bruno Fernandes está a um nível superior ao que o Nani demonstrou regularmente durante a época!
20 Fevereiro, 2019 at 12:32
Quem inventou essa teoria e a pos a correr na imprensa a ver se pegava, não é gente do SCP … E parece que pouco ou nada percebem de futebol … Ou pelo menos querem dar essa impressão …
Até podem ser gentalha que directa ou indirectamente trabalham para o SCP (LPM), mas não têm noção nenhuma do que é ser, sentir e sofrer pelo Sporting Clube de Portugal …
20 Fevereiro, 2019 at 12:56
Óbvio!
20 Fevereiro, 2019 at 11:42
Essa Maria consegue resumir numa frase o novo Sporting,caga no Nani e enaltece um rato que é o actual capitão….
20 Fevereiro, 2019 at 12:36
É a velha história do “desde que o resultado me agrade, tudo é aceitavel”.
Nunca gostou do BdC e como tal defende este novo sporting, um clube fraco, porque a alternativa não é do seu agrado.
O Nani era importante, digam o que quiserem. E mesmo que não fosse, não se despacha um jogador valioso a custo zero…. Nem que fosse emprestado, porque assim poupavam no salário e ele poderia voltar.
Isto não passou de mais um passo na destruicão do antigo Sporting.
20 Fevereiro, 2019 at 12:43
Mais uma que deveria ser eliminada do clube. Não seria tão difícil.
SL
20 Fevereiro, 2019 at 13:09
Basta correr este post e o anterior para se ver que há muita gentinha ridícula que podia pegar na troxa e mudar-se para o lado dos corruptos. Os do Norte ou do Sul é igual, desde que tivessem longe. Podíamos ser poucos, mas éramos sportinguistas a sério e não imbecis da retórica pró-tacho, pró-grupinhos, pró-poleiro, pró-castas e Pró Caralho a estes adeptos do Campo Grande FC.
20 Fevereiro, 2019 at 11:44
Este é o Sporting actual. Para cada momento em que parece que nos estamos a erguer, tomem lá mais um motivo para se afastarem cada vez mais do estádio. A saída do Nani é imperdoável.
20 Fevereiro, 2019 at 12:04
Somos campeões europeu em tiro no pé.
Varandas foi tudo menos inteligente nesta jogada. Caso a época descambe ainda mais, não terá nenhum resguardo dos sócios e adeptos. Nani era um trunfo junto dos Sportinguistas, dentro e fora do campo, que varandas deitou no lixo. Se unir já era difícil, agora tornou-se impossível.
20 Fevereiro, 2019 at 12:07
Sim Maria Ribeiro, mas para a outra Maria parece que não é!
20 Fevereiro, 2019 at 13:05
É mesmo isso.
20 Fevereiro, 2019 at 12:21
O Mister tem um post muito interessante sobre o Nani… Vale a pena ver a tabela e paragrfo com as conclusões…
Z
20 Fevereiro, 2019 at 12:39
Conclusão : Que raio de estatísticas são aquelas que contemplam o número de jogos em vez dos minutos jogados? 😀
20 Fevereiro, 2019 at 17:03
No caso do Nani que até tem poucos jogos com 90 minutos deve estar a baixo da média de minutos por jogo…
Mas quando se pega por essas coisas… Não vale a pena comentar. Para mim uma coisa é obvia. Era um jogador influente e saiu a custo zero. Não faz sentido.
Z
20 Fevereiro, 2019 at 17:10
Não, Z. Por acaso o Nani até tem mais minutos que o Diaby e o Jovane. Não estou a dizer que faz sentido o Nani ter saído. Estou a dizer que estas estatísticas a “provar” que o Nani era o mais influente são uma treta.
20 Fevereiro, 2019 at 17:22
“Treta” não são. Quando muito o argumento que servem. Trata-se de uma (dispensável) manipulação. Mesmo que a equação contemplasse os minutos jogados não se evitaria por isso necessariamente a manipulação. Por exemplo, não se deve atribuir idêntica “influência” a uma assistência ou golo que empata ou desempata um jogo e uma assistência ou golo que acentua um marcador já desequilibrado.
Futebol não é basquetebol. As estatísticas individuais dizem muito menos do contributo individual dos jogadores para o desfecho final da partida.
20 Fevereiro, 2019 at 18:44
Assim temos o Doumbia (o velho) a justificar o dinheiro gasto visto que os seus golos contribuíram para as vitórias europeias e encaixes milionários.
20 Fevereiro, 2019 at 12:31
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
Eu sinceramente não consigo perceber ainda se toda esta “comoção” é uma tentativa de instrumentalização do Nani para atingir a Direcção ou se honesto desgosto por ver saír o jogador.
Nani jogou 2 épocas de junior no SCP.
2 épocas de senior.
Esteve 7 épocas no estrangeiro.
Voltou por uma época, por empréstimo.
3 anos no estrangeiro a seguir.
Meia época no SCP.
Isto é um chamado “idol-material”? Ou, pelo menos, ao ponto de se rasgar as vestes pela sua saída?
SL
20 Fevereiro, 2019 at 12:34
Epa, pede para ir cagar e BASA, DESAPARECE, VAI PRA CONA DO CARALHO!
20 Fevereiro, 2019 at 12:59
essa pergunta é para mim, Livramento?
20 Fevereiro, 2019 at 13:24
Caro cherba,
Eu percebo porque é que, para Sportinguistas de tenra idade, como a sua querida filha, o Nani surge como um jogador “especial”, pela sua projecção, pelo seu Sportinguismo, pelo (claro!) seu futebol, etc.
(se não for o caso com a Madost, por favor corrija-me)
Mas para aqueles Sportinguistas que andam por cá há muito tempo, que se lembram bem de jogadores com 10, 15 anos “de casa”, o Nani, enquanto EXEMPLO DE JOGADOR SPORTINGUISTA, tem mesmo a dimensão que alguns dizem?
Estou mesmo curioso em saber, porque apesar de gostar muito do Nani (e uma das suas características que eu mais aprecio – claro – é o seu inabalável Sportinguismo) não o vejo como um “ídolo”. Pelo menos não ao nível de um Manuel Fernandes, de um Rui Patrício, de um Vítor Damas…
Eu sei que os tempos são diferentes, agora, e um muito bom/grande jogador não tem hipóteses de ficar muito tempo num Clube como o SCP. Mas, mesmo dadas essas circunstâncias, a “antiguidade” do Nani no SCP não é propriamente impressionante.
Não será, portanto, o Nani um “ídolo” mais ao nível de um Sá Pinto, de um Oceano? De um Iordanov?
SL
20 Fevereiro, 2019 at 14:28
Sá Pinto, de um Oceano? De um Iordanov?
querer comparar o rui patricio com estes 3 dá vontade de rir.
nos mais novos ainda compreendo porque só ouviram falar mas nos mais velhos nem acredito que escreveu issso.
dou-lhe um exemplo:
oceano no tempo do bigodes sem receber salarios teve oferta do porto e ia receber mais e nem por isso deixou o nosso clube.
quer exemplos dos outros dois também ?
20 Fevereiro, 2019 at 15:28
Caro $10 Dollar Bill,
Tenho perfeito conhecimento que a minha opinião relativamente ao Rui Patrício não é popular.
SL
20 Fevereiro, 2019 at 15:07
Foda-se….escrever que o Nani não está ao nível de….rui patricio. Como é possível?
20 Fevereiro, 2019 at 15:43
Inacreditável, de facto, Val Verde – e é este o “admirável” mundo de alguns..sportinguistas.. 🙁 Estou como o outro, “como não amar”……?
20 Fevereiro, 2019 at 16:52
Incrível. Se o primeiro comentário era ridículo, a resposta idiota a seguir conseguiu superar tudo!
Comparar o Franguicio, apenas o maior filho da puta que passou neste clube com Sá Pintos, Oceanos e etc é de quem não tem noção de nada.
E vir com tretas de 10 e 15 anos de casa, é de quem parou nos anos 80.
Para o bem e para o mal nas últimas 2 décadas, Nani foi um dos maiores representantes da mística e do sportinguismo. É elogioso para ele, mas ao mesmo tempo diz bem do que este clube anda a fazer mal há tantos anos. Ouve um que quis segurá-los e não oferece-los de mão beijada aos rivais e viu-se a recompensa que uma maioria lhe deu.
20 Fevereiro, 2019 at 13:01
Que Palhaço! Isto não é Sporting, um gajo que banaliza assim um leão que sempre nos deu tudo o que tinha. Daqui a uns meses a culpa é de tudo a MERDA em que estamos enfiados esta época é do Nani.
Podes vir com Livramentos, Agostinhos e Correias. És tudo o que está mal neste clube. Um banana sem memória ou justiça para um dos melhores e maiores sportinguistas que passou neste clube. Avança para o Toupeiral, que lá eles até põe o Porco Guerra à frente do Simões. Vais sentir-te em casa. Bate palminhas a esta mediocridade.
20 Fevereiro, 2019 at 13:05
Não percebo onde queres chegar.
Mas o nosso ex-capitão montinho, que esteve 10/11 anos no Sporting, ainda ontem gozou com o Sporting.
Eu não vou usar o Nani para atacar a direcção, porque ele não merece ser usado para esses fins.
20 Fevereiro, 2019 at 13:18
Como assim gozou?
O que ele diz é que não se arrepende de ter mudado do Sporting para o Porto e que foi difícil porque era o capitão do Sporting.
Normal para aquilo que ganhou e evolui enquanto jogador.
No Sporting já andava estagnado, devido á mediocridade que o rodeava, tanto de dirigentes como os planteis.
Podia ter tido outro caminho em vez do Porto?
Sim, não sei é que eram os interessados.
Agora desportivamente, foi um passo acertado.
20 Fevereiro, 2019 at 13:43
Tens razão, a palavra certa é usou.
20 Fevereiro, 2019 at 12:36
Carrinho de galdérias mais as suas galdeirices, sempre.
Farto de Nanis, nunca !
Não percebo e não me conformo.
20 Fevereiro, 2019 at 12:36
Fartinho
20 Fevereiro, 2019 at 12:48
Eu gostaria era de saber o que o Kaiser pensa destas saídas ?
Nani ? , Montero ? será que ele não contava mesmo com eles ?
que raio de treinador é este que não se importa de perder jogadores muito acima da média que tem no plantel ?
Só por aqui se vê que não serve ! Ou é o Varandas o treinador e ele é apenas uma marioneta ?
É que o Varandas já sabemos que tem uns fiozinhos pendurados a uma cruz de madeira !
20 Fevereiro, 2019 at 12:55
Madalena, os adultos conseguem muitas vezes ser estúpidos e perceber “bola” de bola.
É só isto “Como assobiarem-te quando tu demoras um bocadinho mais com a bola nos pés por não perceberem que tu sabes estar melhor com a bola nos pés do que os outros e tens coragem para ter a bola nos pés quando os outros não querem ter” – eu não diria melhor.
O meu pai levou-me a ver os grandes Yazalde e Vítor Damas.
A minha filha Diana, com 6 ou sete aninhos dei com ela a discutir com o senhor que estava no lugar atrás de nós, porque ele só dizia mal do Liedson e ela adorava-o. Muitas vezes falamos disso.
Esta saída do Nani voltou, aliás, a fazer-me recordar do pontapé no rabo dado ao Liedson.
Sabes, as crianças querem ver o Sporting ganhar e querem ter ídolos que as façam sonhar.
Depois, em adultos, começam a perder os sonhos, os ídolos vão diminuindo e para alguns até desaparecendo e resta o querer que o Sporting ganhe, coisa que muitas vezes lhes tira o discernimento.
Mas há ainda aqueles para quem o Sporting é números, os jogadores são números e os sócios são números.
Estás-te bem a marimbar para a “poupança de 4 milhões”, não é? Pois eu também. Deixem-me ser criança e fazer birra.
Eu quero é o Nani de volta!!!!
20 Fevereiro, 2019 at 13:02
este post é elucidativo sobre a dificuldade em respirarmos e tentarmos, nem que seja por 10 minutos, usufruir do melhor que o futebol tem. Fantasmas, guerrilhas, insinuações, aproveitamento de uma situação para atacar uns e outros.
Podem dizer-me que não há volta a dar, que tem que ser mesmo assim. Eu discordarei, sempre. Desde logo porque há milhares de Madalenas que precisam ser protegidas do lado verde e negro que nos envolve enquanto adultos.
20 Fevereiro, 2019 at 13:50
Tens o direito de ter a tua opinião como sportinguista, e como dono do blogue.
Mas para mim é impossível ver “passarinhos e borboletas” a esvoaçar, sobre um assunto que me cheira muita a merda, e passar uma borracha sobre isso como se nada se passasse.
Peço desculpa da minha parte se conspurco a caixa de comentários com as minhas opiniões, mas infelizmente estas matérias são graves de mais para caírem no esquecimento, e para serem analisadas de forma romantica, por mais que esse fosse o desejo de todos nós.
20 Fevereiro, 2019 at 13:57
“Desde logo porque há milhares de Madalenas que precisam ser protegidas do lado verde e negro que nos envolve enquanto adultos.”
A afirmação que somos adultos é da tua inteira responsabilidade 😀 😀
20 Fevereiro, 2019 at 14:43
eu não quero ser, vocês é que me obrigam!
21 Fevereiro, 2019 at 2:58
Tenho dois filhos, um rapaz e uma menina. O meu rapaz, com dois anos, crescendo num mundo completamente diferente do de Portugal, sabe dizer “Viva o Sporting!”
Felizmente para ele, não entende nem está a viver a tristeza que está a acontecer no nosso clube.
Como pai, posso lhe contar histórias de Manuel Fernandes, do Figo, do Oceano, do Chiquinho Conde, que gostava bastante, do Ricardo, grande guarda-redes , de Beto e do seu Sportinguismo, de Cristiano Ronaldo, o maior de sempre, e de Nani. Ele não irá saber que Nani saiu pela porta pequena no momento em que tinha voltado para ajudar o Sporting e terminar a carreira.
Provavelmente não irá ver Bruno Fernandes no estádio, pois este ainda irá dar o seu salto para os tubarões da Europa- este ano ou o próximo, provavelmente após o Europeu- altura em que poderá entrar no estádio com capacidade de apreciar um jogo de bola.
Sendo que Bruno Fernandes nunca declarou o Sportinguismo, apenas que respeita e honra o clube em que joga-
que merece todo o meu respeito, não posso exigir mais de um profissional que o seja e sue a camisola do Sporting, e nisso ninguém lhe pode apontar- também é verdade que não será em Bruno Fernandes que poderei mostrar aos meus filhos o sentir o Sporting. O ser Sportinguista desde pequenino, o sentir o clube na pele.
Os nossos rivais tem a sorte de ter gente que realmente ama e entende o seu clube na sua estrutura:
Os Benfiquistas tem Sheu, Rui Costa, muitas outras velhas glórias que ajudam a estabelecer a ponte entre o passado e o presente- a mistica e a essência do clube.
No Porto, Joao Pinto, Paulinho Santos, enfim, um sem numero de velhas glórias e profissionais, todos transmitem a essência de se “ser portista”.
Sem referências, sem orgulho, sem identidade fica muito, muito dificl a pedir a jovens que sintam como um “sonho”, ou orgulho, vestir a nossa camisola.
Ouvimos Bernardo Silva a dizer que queria jogar no Benfica, a lamentar a falta de oportunidades que teve no clube.
Ouvimos Coentrão , jogador de qualidade, a demonstrar e a exaltar o seu Sportinguismo. No entanto, não interessou.
Ouvimos Nani que até em Orlando se lembra de dizer que fica sempre bem de Leão ao peito.
E o que temos, no clube, hoje e amanhã, para as Madalenas e meninos, como os meus que aí vem?
É importante o passado longinquo, a narrativa de qualquer Clube é o crescimento e desenvolvimento continuo dessa narrativa, dessa identidade, cada epoca, cada geracao com as suas referências, que representem os valores, espírito e amor pelo Clube e o que representa.
Felizmente para os meus filhos, não tem idade para compreender o rombo no coração que William, Patrício, Gelson , Podence e Rafael Leão provocaram no seu pai. Eles não rescindiram com o antigo presidente- eles rescindiram com o Clube, com os seus adeptos, e com os valores da instituição. Não falo de Bruno Fernandes, Bas Dost, Battaglia ou Acuna porque não eram formados pelo clube, não tinham que o sentir. Bruno Fernandes, porém, via como nosso futuro capitão de direito, pela atitude, garra, empenho , um misto de Oceano com o remate de Maniche e o talento e visão de Balakov. A sua rescisão (e os pormenores descritivos) magoaram bem mais que os de Bas Dost.
Se o futebol é um negócio, é a paixão, os idolos, os valores, espírito e identidade dos clubes que fazem todo este negócio movimentar tanto dinheiro- os valores à volta do futebol são tão irracionais como as emoções à sua volta.
Precisamos desses heróis. E os grandes clubes tem-nos, e tem uma identidade forte, que é passada, de geração em geração.
SL
20 Fevereiro, 2019 at 13:04
Coisa linda Cherba! MaDost ou Nanilena, fez-me recuar aos tempos de criança em que não entendia porque o Figo saia do clube ou porque o Balakov sozinho não ganhava campeonatos.
20 Fevereiro, 2019 at 16:02
Outro aqui. Ainda me lembro do presidente do Vitória de Setúbal dizer algo como “cedam-nos o Balakov e o Vitória será campeão” a seguir a (mais) uma jogatana do enorme Krassimir. Que saudades…
20 Fevereiro, 2019 at 16:53
Nostalgia 🙂
20 Fevereiro, 2019 at 13:05
Beijinho para ti Madalena…
O Nani um dia vai voltar…
SL
20 Fevereiro, 2019 at 13:08
Bom texto, Cherba.
20 Fevereiro, 2019 at 13:19
Zero Ídolos? Pó Caralho.
Sem ídolos, o desporto morre enquanto espetáculo. E o Luís Carlos era um deles, o menino pródigo que voltou a casa.
Por mim será sempre bem vindo, como o Montero. E aconteça o que acontecer, será sempre dos nossos
20 Fevereiro, 2019 at 13:29
Obrigado, Madalena!
Grande homenagem prestaste ao Luis Carlos.
A Madalena é capaz de ainda não saber, mas o pai pode contar-lhe que o SCP é um caso de estudo, também, na forma como “deixa sair” muitos dos seus capitaes/simbolos!
Infelizmente!!
Boa sorte, Luis Carlos!!
20 Fevereiro, 2019 at 13:45
Como a minha opinião ainda não mudou, deixo aqui uma copia do que escrevi ontem sobre este assunto do Nani..
“O que me interessa aqui perceber é o seguinte. Porque é que no contexto actual, se abdica dum jogador como Nani, recebendo zero em troca, tendo em conta as suas características futebolísticas e humanas? Porque é que se abdica dum jogador que optou regressar a “casa” numa das piores alturas para o fazer, e um dos unicos que podia passar verdadeiramente a mistica do que é o Sporting aos outros, por até tem moral que sobra para isso?
É porque estamos lisinhos de tesouraria e ele ganha muito? É porque o Cintra disse que o BF é que ia ser o lider da equipa, mas com Nani no grupo isso era impossivel? Ou é porque o Nani deu aquela entrevista, onde disse que o novo menino querido foi seduzido com o “pilim pilim”, e que isso lhe deu a volta a cabeça para rescindir?
Mais do que isto, interessa-me saber o porque de mesmo em outras modalidades, se estarem tambem a tentar afastar alguns elementos com mais historia e mais peso nos varios balneários?
Porque é que o Fabio Coentrão não continuou no Sporting, e tivemos de andar a levar com o Jefferson? Não prestava, ou foi pelo que se diz por ai, por ter sido uma das vozes dissonantes no grupo do ano passado, e não ter alinhado bem com o antagonismo para com o anterior Presidente?
O meu problema não é esta Direção poder falhar mais ou menos, porque todas falham.
O meu problema é que a maioria das coisas que esta direção faz, e os seus antecessores na comissão de gestão (que foi isenta o caralho) fizeram, cheiram a merda que tresandam!”
20 Fevereiro, 2019 at 13:58
Dasse continua a ler-se aqui porcaria a torto e a direito só para minorar esta atitude de dar um pontapé no rabo ao Nani.
Nani é um símbolo do SCP quer tenhas 8 ou 80 anos. Nunca cuspiu no prato onde comeu e sempre agradeceu ao clube.
E sim para mim é um ídolo como o é para muitos SPORTINGUISTAS como é o caso da Madalena
20 Fevereiro, 2019 at 14:00
Ver para lá das tabelas de excel é pedir muito a estes (novos/velhos) gestores de topo.
Não entender que Nani é maior do que o seu ordenado ou até do que o seu valor desportivo direto é estúpido.
Depois ficamos admirados de ter miúdos saídos de Alcochete a querer sair ou capitães a fazer birra para irem para um rival!
20 Fevereiro, 2019 at 14:34
O Nani também já foi um miúdo a querer sair para o Manchester United e saiu.
O Adrien também já foi um miúdo a querer sair para o Porto, entretanto saiu para o Leicester.
O Moutinho teve uma proposta do Everton, acabou no rival…
O Rui Patricio era o próximo “Damas”, rescindiu e foi para o Wolves.
O William Carvalho, tanto que se segurou o miúdo que acabou por perder valor de mercado, como ainda acabou por sair para o Bétis e a mal do clube.
Vi miúdos da formação a “festejar” a ida do Rafael Leão para o Lille, como se de uma vitória trata-se e parece que a maioria se sente ou sentia preso na Academia.
Eu fico admirado é os Sportinguistas, em pleno 2019, ficar espantado, por um miúdo de 18/19 a querer sair de Alcochete, quando tem um clube da Premier League ou LaLiga a acenar e achar que é melhor ficar no Sporting, na Liga NOS.
É isto, enquanto não encararmos o nosso mercado como ele é e a nossa força(que não temos) na Europa, vamos andar a chorar por jogadores, que são profissionais.
20 Fevereiro, 2019 at 14:57
“Vi miúdos da formação a “festejar” a ida do Rafael Leão para o Lille, como se de uma vitória trata-se e parece que a maioria se sente ou sentia preso na Academia.”
Esta tua frase diz tudo e complementa o que eu disse. Sem militância dos jogadores não há clubes vencedores.
E temos de uma vez por todas de decidir o que queremos para nós Sporting e agir de acordo. Eu sei que os miudos querem sair é normal em todos os clubes. Agora compara a militancia dos nossos com os dos outros.
20 Fevereiro, 2019 at 16:53
Amigo, dou o exemplo do Porto.
Sérgio Oliveira, da formação, titular, um dos capitães, campeão…isto equivale a um Adrien, no Sporting.
Acabou encostado esta época por Sérgio Conceição e em Janeiro é emprestado ao PAOK.
Imaginas isto no Sporting?
O choro que era e a “vergonha” de encostar um símbolo?
Ali sai e entra jogadores e a vida continua, ninguém fica a lamentar nada.
É por isso que eles ganham mais, ali é profissionalismo acima de tudo.
(as arbitragens não explicam tudo)
Nós aqui é ao contrário, agarramos todos e não ganhamos nada e a malta ainda sai a mal do clube.
20 Fevereiro, 2019 at 18:52
Gostei. Nunca lembraria de Sérgio Oliveira, este grande capitão e símbolo do Porto, para além de centenas de vezes internacional e Campeão Europeu pela Selecção Nacional. Equivale a um Adrien e muito próximo de um Cristiano Ronaldo.
São uns mansos estes portistas!
20 Fevereiro, 2019 at 15:08
O problema não é ficar na Liga NOS. É nem chegar a Liga NOS…
20 Fevereiro, 2019 at 14:11
Gosto da Madalena e só a conheço aqui da tasca. Que frequento, embora nunca tenha comentado.
Eu tenho 2 filhos, já adultos, que tinham o mesmo amor pelo Sporting. Passaram também frio e fome para festejar as duas taças, em Alvalade. Nao me lembro de os ver tão felizes como naquelas duas conquistas, as únicas que festejaram até hoje, no último campeonato ainda eram muito pequenos
Nesta fase do Sporting, estão ambos decepcionados, mas com opiniões completamente diferentes, até já falamos pouco do Sporting para não haver discussões.
Agora penso se valeu a pena toda esta luta e dinheiro gasto, para lhes passar este amor pelo grande Sporting.
20 Fevereiro, 2019 at 14:38
Nem que fosse só pelo marketing, Nani não podia ter saído.
20 Fevereiro, 2019 at 15:06
O Sporting caminha a passos largos para se tornar num clube sem identidade e sem paixão. Os adeptos divididos a utilizarem todo o tipo de argumentação e adjectivação para fazer vingar a sua verdade. Mesmo não querendo estarei num dos lados da barricada por defender livremente o meu ponto de vista.
Os meus filhos lembrarão sempre de Nani como o jogador que celebrava os golos de leão ao peito com incríveis mortais. Apenas o meu filho mais velho se apercebeu da sua saída, e tal como aconteceu com Rui Patrício, perguntou-me do porquê. Respondi-lhe sem pensar muito: “Porque o Sporting (essa entidade abstrata) achou que Nani já não era importante”. Arrependi-me no mesmo instante. Dizer que o Sporting não o queria poderia ser interpretado como não tendo valor suficiente para o Sporting neste momento, pelo que corrigi para aquilo que irá ouvir dos colegas de escola, nos próximos dias e na televisão: o Sporting não tem dinheiro para fazer cantar um cego!
E é impressionante vermos como as coisas mudam em pouco tempo. Quando Rui Patrício estava a ser negociado por BdC para o Wolves por 18 milhões, vi diversos sportinguistas rasgarem as vestes indignados por vendermos um Campeão Europeu, um Símbolo do Clube e referência do Sporting por apenas 18 milhões. Agora vemos sair o último Campeão Europeu, jogador de classe mundial formado na nossa Academia a custo zero, e vemos alguns dos que antes criticavam a venda de Rui Patrício, a elogiar esta estratégia. Sanatório leonino…
20 Fevereiro, 2019 at 21:41
Essa do Sanatório tem direitos de autor 🙂
20 Fevereiro, 2019 at 15:13
Boa tarde.
Bonito texto.
O novo Sporting envergonha qualquer sportinguista.
20 Fevereiro, 2019 at 15:26
Óbvio!
Diria mesmo mais …
Envergonha, Menoriza, Maltrata os filhos da casa, Dizem uma coisa e fazem outra …
Arrogância, Presunção, Sacanice … Eis o ‘nouvelle scp” …
20 Fevereiro, 2019 at 15:36
Nani é um enorme jogador. Para mim, o melhor humano portugues a jogar futebol nos ultimos 15 anos (porque o melhor não é humano, é um protótipo de tecnologia extra terrestre).
Mas a saída de Nani só irá beneficiar o futebol da equipa. Se beneficia o balneário? Não sei, não vou embarcar em teorias da conspiração, do alegado mal estar entre Nani e BF,e estou-me a cagar para isso, só falo do que vejo e do que sei.
E o que eu vejo e o que eu sei é que Nani dá soluções criativas, acrescenta classe e decisão, mas perdeu o fulgor competitivo e, honestamente (e com muita pena minha, porque sempre fui fã dele) é uma menos-valia para o que se pretende para o futebol do Sporting: um futebol rápido, acutilante, pressionante e, acima de tudo, com ferramentes táticas para se poder desdobrar, ao longo de um jogo, em vários modelos. O Sporting não precisa, eventualmente (e provou-o contra o Braga) de ter um lateral de raiz e um extremo de raiz em simultaneo. Precisa sim de ter um extremo com a capacidade de percorrer o corredor e defender tão bem como ataca. E esse extremo chama-se Acuna.
Ora, quando , não tinhamos alternativa para LE (Jefferson é jogador de nivel de CNS), Acuna deixava para Nani esse trabalho inglorio de defender e atacar depressa e bem. Por isso, a melhor decisão, até à data, de Varandas, foi a de contratar Borja. Logo, estava visto que Nani seria carta descartada. E ter Nani no banco, meus caros amigos seria bem mais grave (desportiva e financeiramente) do que saír …a bem.
Esta é a minha leitura, de alguem que é Sportinguista há quase 47 anos. Alguém que sabe valorizar os seus ídolos, que não acredita nessa parvoíce do #idoloszero!
O Sporting precisa de futuro. o Futuro não reside em Nani, por mais que nos custe.
Obrigado, Nani, por tudo. Que deslumbres os ianques, como só tu sabes fazer. Muitos mortais na terra do Tio Sam.
20 Fevereiro, 2019 at 16:47
“O Sporting precisa de futuro. o Futuro não reside em Nani, por mais que nos custe.”
É muito isto.
Mas atenção que o Sporting começa a ficar sem referencias no plantel, o Nani no balneário por mais uma época, seria interessante.
A direcção do Varandas, parece-me estar arrumar o plantel, de modo a construir um plantel mais jovem, numa perspectiva de a longo prazo atingir vitórias tanto desportivas como também financeiras.
Os contratados de Inverno já vão mais nesse sentido.
Borja 26 anos.
Ilori, 25 anos.
Luiz “Filipe”, 25 anos.
Idrissa Doumbia, 20 anos.
Gonzalo Plata, 18 anos.
Saiu Montero e Nani.
No Verão acredito que vamos ter mais saídas, Bruno Fernandes, Mathieu, Acuña.
Fica a dúvida, entre Dost e Coates.
E claro André Pinto, Jeff, Petrovic, Bruno Gaspar, Renan, Salin, pela falta de qualidade não têm lugar no Sporting.
Gudelj, em principio acaba o empréstimo.
Portanto só aqui era uma revolução de um plantel praticamente novo, mas metade deste grupo, é certo para mim que vão sair.
20 Fevereiro, 2019 at 16:53
O futuro não reside em Nani, o futuro não reside nos sub 23…
Reside no Gudelj ou no Illori? Ou no Plata, do qual só temos 50% do passe? Em jogadores de 26/27 anos é que reside o futuro?
Antes pelo contrário. O futuro reside exactamente nos sub 23 e em jogadores como o Nani que prestem suporte a estes miúdos. Não vai ser o Ilori ou o Gudelj a fazê-lo…
20 Fevereiro, 2019 at 17:04
Para ala continuamos com Acuña, Raphinha, Jovane e Diaby.
Tens Matheus Pereira e Elves, emprestados.
(Nem conto com o Iuri.)
É por aqui que é o futuro.
E ainda um mercado de Verão, para se necessário entrar alguém.
Jogadores de 25/26 anos, ainda conseguem fazer mais 6/7 ao mais alto nível.
50% do passe?
“Em 2008, o clube portista anunciou a compra de 50 por cento do passe do avançado por 5,5 milhões de euros.”
Qual foi o futuro do Porto com o Hulk e os seus 50% por cento de passe?
Eu respondo.
4 Ligas.
4 Supertaças.
3 Taças de Portugal.
1 Liga Europa.
O resto é história e os milhões na conta do Porto e do Hulk.
20 Fevereiro, 2019 at 17:18
Comprámos um Hulk?! Estou cá para ver. Não só no campo como na sua falta de vontade de sair (Ele foi para a Rússia mas tiveram de convencê-lo e o PdC teve de lhe dizer que não tinha guito para o ordenado dele do ano seguinte).
Bom exemplo. O Matheus volta. Desses, quem achas que pode ajudar o Matheus a singrar? Quem achas que pode liderar a equipa e enquadrar os jovens? Jovane, Diaby, Raphinha ou Acuna? Ou é mesmo o Plata?
Quem passa a identidade do Sporting? Quem lidera a equipa no próximo ano? O B. Fernandes que o mais provável é não estar cá? Fica só mesmo o Coates?! Quem é que já viveu quase tudo no futebol e sabe como liderar a equipa nos vários momentos?
Engraçado falares no Hulk…dá um salto a essa equipa e a esse plantel…e pensa lá se não houve sempre quem fosse líder da equipa. Mesmo numa fase em que já faltava voltou o Lucho. Helton ficou até ao limite…
Vai ás ultimas equipas portuguesas mais fortes que te lembras e vê lá se havia ou não referencias e lideres de balneário com mais de 23 ou 24 anos, com mais do que 1 anito ou 2 de casa…
Não perceber a brutal importância disto, sinceramente é mesmo não perceber o que está em causa…
20 Fevereiro, 2019 at 20:15
Só para que fique registado, em relação ao que se vai passar no verão, por discordar de ti.
Tudo farão para manter o Bruno Fernandes. Provavelmente vai passar a ser o mais bem pago do plantel
Mathieu quase de certeza que vai sair. Ficar mais um ano custam 4M€ – 3M€ de ordenado e 1 M€ de prémio.
Coates é para ficar porque é o patrão da defesa. A não ser que alguém pague uns 20M€ ou mais por ele, o que não acredito.
O Acuña estará na mesma situação do Coates. Se alguém se chegar à frente com 20/25 M€, poderá sair.
Quem eu acho que vai sair é o Dost. Facilmente se encaixam 30M€ se for para a China ou para o Médio Oriente. E com 30M€, que para nós serão cerca de 25M€, já temos o Verão ganho.
Também acho que o Gudelj não fica.
André Pinto se alguém der os tais 3M€ também sai. Menos que isso acho que fica.
Petrovic acaba o contrato.
Jefferson vão tentar vender – 2/3M€.
Salin sai mas o Renan fica, a não ser que apareça alguém a dar uns 4/5 M€ por ele.
bruno Gaspar vai ser dificil vender e recuperar o dinheiro mas não acredito que fique no plantel. O melhor é contactar já o Malevita que é expert em vendas difíceis!
Vão entrar jogadores com idades mais baixas, a maioria nos 22/23 – ou a média será dentro dessa idade.
20 Fevereiro, 2019 at 20:04
Concordo contigo, Converge, ainda que a parte emocional fique lixada!
20 Fevereiro, 2019 at 15:47
Ora aí está o discURSO típico de um RESSABIADO …
“Carlos Severino, antigo candidato à presidência do Sporting, criticou esta quarta-feira as recentes declarações de Bruno de Carvalho sobre a saída de Nani para os Orlando City. O ex-presidente do Sporting criticou ontem a atual direção liderada por Frederico Varandas, por ter permitido a saída de Alvalade de um símbolo como Nani a meio da época, e garantiu que o extremo tinha o desejo de acabar a sua carreira no Sporting.
Em entrevista ao SAPO Desporto, Carlos Severino foi questionado sobre o impacto que a saída de Nani poderia ter na equipa do Sporting, e apesar de admitir alguma estranheza pela rescisão de contrato com o extremo português não deixou de apontar o dedo a Bruno de Carvalho pela forma como deixou as contas do clube.
“Estranhei um pouco a saída do Nani, mas eu compreendo porque sei que o Sporting está a atravessar grandes dificuldades financeiras e penso que esta situação foi causada por isso mesmo. Esta sexta-feira vamos ficar a saber qual é a realidade do Sporting porque creio que chegou a hora de saber em que estado é que a anterior direção deixou o Sporting”, começou por dizer Carlos Severino, referindo-se à conferência de imprensa marcada para a próxima sexta-feira, para apresentar o balanço do trabalho da direção liderada por Frederico Varandas.
“As informações que eu tinha eram que a situação [financeira do clube] era muito difícil, muito complicada, e penso que o Nani acabou por sair por essa razão. Essa deve ter sido a razão principal, porque o Nani é um jogador de grande classe, que veio dar inclusivamente mais classe à equipa do Sporting. No entanto, percebo que nesta altura é preciso resolver graves problemas financeiros e o Nani, de facto, auferia um vencimento que não estava ao alcance das posses do Sporting apesar de o merecer”, frisou Carlos Severino antes de atacar Bruno de Carvalho pelas críticas que fez à atual direção do Sporting.
“Eu penso que o presidente destituído não gosta mesmo do Sporting, já cheguei a essa conclusão. Já sabia. Ele gosta é de si próprio, tem um ego do tamanho do mundo e veio de facto, ele que foi tão crítico dos elevados salários dos jogadores, agora falar sobre a saída de um jogador como o Nani”, referiu Carlos Severino.
“Bruno de Carvalho como desapareceu dos palcos precisa de palco, que é aquilo que ele mais adora e então veio levantar estas questões todas em relação à saída do Nani. Claro que eu não estava à espera que ele viesse com o tal livro ‘Sem Filtro’, tal como o nome indica tóxico, viesse pedir desculpas aos sportinguistas pelo mal que causou ao clube. Não estava à espera que ele viesse dizer que é fantástico, e que agora as pessoas que lá estão não prestam para nada. É evidente que perante isto dá-me vontade de rir, e de chorar ao mesmo tempo, ver uma pessoa que fez tão mal ao Sporting estar armado em defensor de ideias que realmente ele não podia defender se gostasse do Sporting”, acrescentou Carlos Severino.
Mas as críticas a Bruno de Carvalho não se ficaram por aqui. Carlos Severino fala ainda da pesada herança deixada pela antiga direção do Sporting e recorda alguns dos jogadores contratados com o cunho de Bruno de Carvalho que se revelaram autênticos ‘flops’ com ordenados acima da média.
“[Bruno de Carvalho] Não podia vir atacar a atual direção do Sporting, que está a fazer os possíveis para que as coisas resultem, mas o estado em que ficou o clube deixado pelo presidente destituído foi um estado tão depauperado que dificilmente poderia ser feito melhor. Obviamente que eu compreendo que os sportinguistas querem é que o Sporting ganhe, e de facto as coisas não correram muito bem em determinado momento. Sinceramente com aquilo que foi deixado, com a herança que foi deixada pelo Bruno de Carvalho, acho que até é um milagre o Sporting ainda estar como está”, frisou Carlos Severino.
Questionado sobre a redução do número de jogadores no plantel do Sporting, Carlos Severino defendeu que a política do clube tem de ser reformulada e aproveitou para deixar críticas a Bruno de Carvalho.
“Acho que o Sporting tem de optar por uma política que tem por base a formação. Um clube como o Sporting tem de acentar a sua política de contratações na formação com contratações cirurgicas. Com três ou quatro jogadores que vêem somar e não para diminuir como foi o caso de muitos jogadores contratados por Bruno de Carvalho, que agora assume que era ele que os contratava. Claro que era ele que contratava, mas não havia ninguém que sabia, e estamos a ver os grandes ‘flops’ que vieram para o Sporting como o Luc Castaignos, a ganhar 1,8 milhões de euros por ano, ou o Ryan Gauld. Jogadores que foram adquiridos por Bruno de Carvalho foram perto da centena e meia sendo que a maior parte deles não acrescentou qualquer mais valia ao Sporting”, considerou Carlos Severino antes de desferir mais um ataque ao ex-presidente do Sporting.
“Portanto, isso fez parte dessa estratégia, de uma pessoa que agora se arroga ao direito de vir criticar a atual direção, mas enfim, eu penso que a nação sportinguista conhece bem essa pessoa e por isso a destituiu. Mas temos de reconhecer o mérito do Bruno de Carvalho, que tem essa capacidade de chamar a atenção com o ‘choradinho’ que faz, porque está numa ressaca imensa da euforia que teve”, frisou Carlos Severino.
“Ele consegue convencer as pessoas a terem pena dele porque também não sabem bem o que é que ele faz da vida neste momento, mas parece que há aí uma situação de impostos de três milhões que foram pagos. Eu quando fui candidato à presidência do Sporting com ele, lembro-me que dos três candidatos ele era quem tinha o IRS do meio sobre 25 mil euros, que era quanto ele ganhava. Tinha um Volkswagen Golf do princípio dos anos 90, vestia mal que se fartava, andava quase sempre com o mesmo fato, tinha oito empresas falidas, e agora de repente tem dinheiro para pagar os impostos. Eu por isto não quero dizer nada, pode ter sido uma herança, mas ele veio dizer publicamente que tem um pé de meio que arranjou com as empresas falidas. Mas isto é um país em que as finanças são gravosas para aqueles que ganham mal e não é nada gravoso para as pessoas que gozaram com toda a população deste país e rebentaram as finanças”, sentenciou sobre o assunto Carlos Severino.”
20 Fevereiro, 2019 at 15:55
Extraordinário é dizer que há quem precise de palco…
20 Fevereiro, 2019 at 16:02
Ora cá está mais um excelente exemplo do “admirável” mundo de alguns..”sportinguistas”(??) Uma vez mais, estou como o outro – “como não amar.., parte 2? 🙁
20 Fevereiro, 2019 at 16:34
sobre o Sporting este merdas falou praticamente zero.
é desta gente que gostamos
20 Fevereiro, 2019 at 16:57
Dificuldades financeiras mas que permitem aumentar o salário de Bruno Fernandes que assinou um novo contrato no início desta época. Já tenho a testa limpa, pode ser de baunilha…
20 Fevereiro, 2019 at 20:02
Quem liga ao que este idiota diz só perde o seu tempo…
20 Fevereiro, 2019 at 15:54
Metam as poupanças de salários num sítio que eu cá sei.
20 Fevereiro, 2019 at 16:11
A poupanca é falsa.
Vamos lá ver uma coisa. O Nani jogava, logo se sair o clube tem de pagar o ordenado a outro jogador para jogar na mesma posicão.
A poupanca apenas aconteceria se o Nani estivesse encostado e o clube teria de pagar os ordenados a troco de nada….. como o llori queria fazer se não saisse.
O Nani tinha um ordenado alto, mas tinha igualmente valor desportivo, emocional e valor como activo no balanco da SAD…. agora temos menos um activo. Mas não baixámos o passivo porque ele foi a custo zero.
Brilhante gestão.
20 Fevereiro, 2019 at 16:31
Sou um dos zeros idolos.
Sou fã do Nani.
É o meu ídolo no SCP.
20 Fevereiro, 2019 at 16:46
Qualquer tentativa de justificação para a saída de Nani, capitão do Sporting, desta forma, a meio de uma época, será, no meu entendimento, apenas e tão só VERGONHOSA!
Falta de memória, falta de amor próprio..
. Sei que serei Sporting até ao fim dos meus dias mas confesso que já me identifiquei mais com um clube que, tal como eu, achava que tinha VALORES!
Sinto-me triste, muito triste, MaDost!
20 Fevereiro, 2019 at 19:27
Concordo.
20 Fevereiro, 2019 at 19:59
Nem sei bem o que dizer!
Impressionado. Estou impressionado com o texto da tua filha, Cherba. Até me comoveu!
As crianças têm esta pureza, por vezes malvada, cruel, mas também tão simples!
Compreendo muito bem esta parte emocional, quer do regresso do Nani, quer agora da saída dele.
Para mim o valor do Nani era mais simbólico do que em campo, ainda que o considerasse um jogador de classe. Tinha muito de emocional. Era-me difícil olhar para o Nani e analisa-lo sem que a parte sentimental não tivesse um peso grande.
É assim com todos os grandes jogadores formados no meu clube de coração. Não consigo deixar de olhar para o Patrício e lembrar-me dele quando chegou à equipa principal. O mesmo acontece com o Moutinho, até com o cabrão do Simão!
E fico sempre a pensar que, formando jogadores destes, como é que não somos um clube muito mais pojante, com muitos mais títulos, com muito mais respeito do Mundo do Futebol?
Mas a parte emotiva é só uma parte da equação.
Nani não justifica 4M€ em campo – 2º jogador mais bem pago atrás do Dost! Quando cá esteve em 2014/15, ganhava 5M€ no Manchester United! 4 anos depois estavamos a pagar-lhe menos 1M€ com a carreira numa fase descendente mais acentuada. Se não fosse formado no Sporting, e fosse exactamente o mesmo jogador, alguém aceitava um ordenado destes de bom grado? Claro, depois entra a parte emocional, o simbolismo que tem – maior figura formada no Clube depois de Ronaldo e Figo! – a parte de ser o capitão, e isso tem muito peso!
Ontem, numa conversa, onde questionei a saída da Nani, perguntou-me outro sportinguista: o que preferes ter cá para o ano, o Nani a ganhar os 4M€ ou o Bruno Fernandes a ganhar esses 4M€?
E é isto!
Não tem comparação!
Nani até pode ter algum presente – já aqui disse que é um jogador válido para o plantel, um jogador de classe, mas não é um titular indiscutível! – mas o futuro do Sporting não passa pelo Nani jogador!
Bruno Fernandes é o presente – carrega a equipa às costas, jogo atrás de jogo – e pode muito bem ser o nosso futuro – pelo que joga e por uma futura venda!
Sim tenho pena que o Nani saia!
Estou convicto que saiu porque quis sair, porque se não quisesse, não saia!
“O Orlando dá-me tudo o que sempre procurei como jogador”! Isto tem de significar algo! No mínimo dava para pararem de criticar a Direcção e o Varandas. tenham pena, mas a vida continua!
20 Fevereiro, 2019 at 20:05
Infeliz , muito infeliz esse exemplo de o dinheiro que se poupa com o Nani servir para o traidor-BFernandes
20 Fevereiro, 2019 at 20:24
Mais infeliz ainda, meter patricio, moutinho e simão na mesma conversa…
20 Fevereiro, 2019 at 23:16
Infelizes são vocês por:
a) terem dificuldade em perceber o português
b) lidarem mal com a opinião dos outros
c) acharem que estão sempre certos e têm razão
SL
20 Fevereiro, 2019 at 21:37
Aguardo explicação do Varandas para esta saída na já muito famosa e aguardada conferência de sexta-feira…
Ao Nani, muito obrigado por mais uma vez ter voltado.
Pena que te queiram sempre ver pelas costas…