O Sporting venceu por 3-0 o Sp. Braga numa grande exibição, vitória que não oferece qualquer contestação. Keizer conseguiu “comer de cebolada” um tal de arrogante e convencido Abel. Curiosamente Abel, no final do jogo, não tinha um sorriso tão rasgado na cara, como tinha quando levou 6 no bucho.
Face ao futebol medíocre que apresentávamos ultimamente, era importante e precisávamos de uma reação. Foi isso que aconteceu neste jogo. Keizer inovou, mudou e foi imprevisível. Conseguiu transfigurar o modo de atuar da equipa e isso permitiu-lhe ganhar o jogo de forma brilhante.
O que mudou? Adoptou uma dinâmica e modelo de jogo num sistema de três centrais que nos surpreendeu a todos nós. Colocou Borja junto de Coates e Ilori. As faixas laterais foram entregues a Acuña e Ristovski, permitindo que subissem com critério e nos momentos de defender estivessem mais perto da linha defensiva. Subiu Gudelj para uma posição onde se sente melhor e encostado a Wendel. Com estas alterações táticas, o sporting conseguiu finalmente ter mais segurança na primeira fase de construção, mais critério na saída de bola e Wendel pegou na batuta e encheu o meio campo de bom futebol. Em simultâneo Bruno Fernandes e Diaby jogaram mais como interiores e mais perto da zona de finalização. Voltámos a ver os passes curtos, as variações rápidas de flanco, um futebol rápido e perigoso para o adversário.
A juntar às alterações táticas promovidas pelo mister, temos que juntar a intensidade e o querer que toda a equipa colocou em campo, fatores esses fundamentais para se estar sempre mais próximo de ganhar. Keizer acabou por dar razão às criticas que lhe vinham fazendo, porque teimava em jogar num modelo de jogo demasiado previsível e fácil de anular por qualquer dos adversários que nos defrontavam.
Destaques: Estão todos, e sem qualquer exceção, de parabéns pela exibição que realizaram, mas individualmente tenho que me referir a alguns jogadores: Wendel que jogo enorme fez o brasileiro. Conseguiu mexer com toda a dinâmica da equipa. Assumiu a primeira fase de construção e teve pulmão para estar em todo o lado. Borja tem margem para evoluir, mas não tremeu. Foi importante e conseguiu quase sempre ganhar os duelos na sua zona de atuação. Depois há aquele…., aquele que teima em abrir o livro todas as semanas, mesmo que o livro da moda seja outro, mesmo que um tal de iluminado chegado agora das arábias, diga que pode escrever um livro sobre o Sporting de 20 páginas. Bruno Fernandes continua a escrever em campo, magnificas obras de arte.
Termino como iniciei esta crónica. Conseguem repetir isto? Se o estádio do Vilarreal se chama Estádio “de la Cerámica”, então partam a loiça toda!!!!
ESTE POST É DA AUTORIA DE… M Aires
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
21 Fevereiro, 2019 at 10:19
Bons dias, Caros Tasqueiros.
Vamos ganhar.
SL
21 Fevereiro, 2019 at 10:21
O Sporting não jogou bem com 3 centrais usou uma construção a 3 o que é diferente, em Organização defensiva esteve com uma linha de 5 que aqui e ali até era uma linha de 4 normal (simplesmente Acuna baixou muita vezes até à linha defensiva). Jogou curiosamente quase a regra e esquadro de forma idêntica ao que o Braga faz (ataca da mesma fora e também com um dos laterais a fazer a saida a 3), até na assimetria em organização ofensiva.
21 Fevereiro, 2019 at 10:24
Mesmo a linha de 5 a defender faz-se muito só com 2 centrais em campo, juntando um dos alas à linha é uma das respostas mais comuns para controlar a largura se defrontam equipas de posse que projetam os laterais em organização ofensiva.
21 Fevereiro, 2019 at 12:19
Xiiiiiuuuuu que ninguém percebeu, todos disseram que jogamos com 3 centrais da para enganar durante uns tempos ahaha
21 Fevereiro, 2019 at 10:25
Hoje já saiu uma noticia que diz que o Keizer vai voltar ao 4x3x3.
O que acontecer me deixa desanimado!
21 Fevereiro, 2019 at 10:51
Não tens Acuna para jogar assim.
Raphinha não sabe jogar a lateral…se Mathieu estivesse Ok, o Borja até podia fazer de Acuna.
21 Fevereiro, 2019 at 11:33
Jogava o Jefferson. O problema do Jefferson são as bolas nas costas e transição defensiva e neste sistema ele fica protegido disso. Fica apenas livre para as acções onde é mais forte, que são as ofensivas.
21 Fevereiro, 2019 at 13:55
Pode ser uma boa hipotese para Jeferson. Defende mal que até doi, mas projeta bem a equipa na frente e pode ser uma mais valia para Dost.
Com Borja ali é mais facil defender.
21 Fevereiro, 2019 at 10:37
Bom dia tasqueiros!
Animado e confiante na vitoria de hoje, o que ja não acontecia nas ultimas semanas, espero que desta a equipa pegue de estaca e faça frente a tudo e todos até ao final da época e já estou a incluir o caneco na final da taça!
Quanto á expressão de partir a loiça toda, é hoje, em todos os jogos, em todas as modalidades, a exemplo do futsal contra os corruptos também já no Domingo em casa da Oliveirence no hoquei!
Força leões!
SL
21 Fevereiro, 2019 at 11:07
Haja optimismo!
21 Fevereiro, 2019 at 15:53
Futebol é o que é e vale o que sabemos, mas ontem no JR eu só pensava no jogo de Oliveira de Azeméis.
Pode valer um título.
21 Fevereiro, 2019 at 10:54
Bom dia.
Acredito num bom jogo.
Mas a morrer na praia com o golo sofrido em Alavalade.
Tou animado na mesma e espero não ter razão.
Siga!
21 Fevereiro, 2019 at 12:02
basta um 2-1 para o golo em Alvalade não fazer diferença
21 Fevereiro, 2019 at 14:44
“basta”
21 Fevereiro, 2019 at 11:03
Bom texto!
Hoje, vai ser difícil mas é perfeitamente possível trazer a passagem da eliminatória de Espanha! Terão é de fazer um grande jogo, e cometer poucos erros!
21 Fevereiro, 2019 at 11:18
metam o Petrovic e subam o Borja! Bora lá!
21 Fevereiro, 2019 at 11:42
Não está convocado-
21 Fevereiro, 2019 at 12:42
Convinha esclareceres que quem não está convocado é o Petrovic mas o Borja está!
SL
21 Fevereiro, 2019 at 14:43
Ainda bem
21 Fevereiro, 2019 at 11:24
O que ganhar ao carnide b não faz às pessoas…..
Esperemos bem que ganhe, mas a realidade parece ser diferente.
Uma coisa é certa, sem Nani e sem Montero a equipa ficou melhor…. disse melhor? Ficou pior!
Mas com as duas putas temos tudo controlado…. aliás, bastariam eles os dois a jogarem sozinhos que tenho a certeza de que os suores frios passariam a quentinhos em pouco tempo. Não andam de braco dado? Só não vê quem não quer. Que casem e sejam muito felizes.
21 Fevereiro, 2019 at 11:43
Respira.
21 Fevereiro, 2019 at 11:35
A Óròliga é nossa e mais não posso adiantar.
21 Fevereiro, 2019 at 11:42
A caminho !!!
http://transportesemrevista.com/Portals/6/Noticias/Passageiros12/corgobus.jpg
21 Fevereiro, 2019 at 11:45
Vão ser um jogo mto complicado…. O vilareal tem um excelente conjunto de jogadores e parece q as coisas começaram a sair.
Seria óptimo que parte dos titulares voltasse a ficar de fora pois teem excelentes executantes.
Qnt ao Sporting se kaiser mudar o sistema e a forma de jogar só mostra mais uma vez q o homem pouco percebe de futebol.
Não há acuna q defende como poucos mas existe quem possa fazer a sua posição.
Se voltar ao esquema que nos habituou já sabemos q iremos sofrer golos o q torna mto mais complicado a passagem.
21 Fevereiro, 2019 at 11:48
Para ter levado 7 defesas acredito q irá jogar risto e Thierry numa ala.
Diaby faz o lugar de acuna
21 Fevereiro, 2019 at 12:35
Tranquilo, vamos a penaltis e o Renan trata do assunto.
21 Fevereiro, 2019 at 12:35
ui!. a rasgar…
21 Fevereiro, 2019 at 13:04
Não é preciso ser a loiça toda. Dois pratos chegam.
Estou curioso. Não tanto com o sistema táctico ou com a organização defensiva mas com a postura dos jogadores e treinador. Não há volta a dar, o golo que empatará a eliminatória terá de ser procurado desde o pontapé de saída. E mesmo depois disso, um segundo golo escancara as portas da eliminatória pelo que não concebo outra postura que não seja a constante procura do golo. Sofrer um golo não muda absolutamente nada.
PS: Vou ver o jogo no Porto em casa de um grande amigo Sportinguista. Na última vez que isto aconteceu ganhámos na Grécia ao Olympiakos por 3-2….
21 Fevereiro, 2019 at 15:22
Tenho a mesma curiosidade.
Como costumo dizer…hoje marcar golos rende demais para andar com medo de sofrer. Marcar dá milhões, sofrer pode custar muito pouco.
Marcar 2 golos praticamente arruma a eliminatória. Marcar 3 arruma mesmo.
Claro que não pode ser à maluca…até porque o “à maluca” do Keizer significa poder sofrer 4 ou 5. Mas é para ir para cima deles! Ter cautelas defensivas devia ter sido cá, em que sofrer golos era muito caro…por sorte saímos vivos e só com 1 sofrido.
21 Fevereiro, 2019 at 15:54
Pois vamos!
21 Fevereiro, 2019 at 15:56
Fdx….e tb foi com pizza.
Com pizza ganhamos sempre!
21 Fevereiro, 2019 at 13:37
Eu sinceramente…acho que vamos entrar em modo Resident Evil… já zombie !!!!
Oiçam, Keizer vai voltar ao 4-3-3…. e por isso entramos zombies !!!
21 Fevereiro, 2019 at 13:59
Depois do jogo de Lisboa, o Sporting para passar tem de ganhar, não interessa o resultado, pois um golo nosso elimia a vantagem do Villareal.
21 Fevereiro, 2019 at 14:01
“Elimina”
21 Fevereiro, 2019 at 15:14
Elimina nos penalties
21 Fevereiro, 2019 at 15:01
O jogo em Lisboa foi horrível mas deixou a eliminatória em aberto.
Eu já antes dei a minha opinião. O Sporting devia estar a ir com tudo para esta LE. O campeonato foi de caralho. A champions de caralho foi. Resta a luta pelo 3º lugar, que convenhamos…vale bola.
Por isso é que não compreendi fazer mil jogos sempre com o mesmo meio campo e fazendo apenas mudanças obrigatórias e depois gerir na LE jogadores que têm tido uma utilização nula.
Portanto, na verdade logo basta ganhar. Nos penaltis temos o Nelson por isso é pacifico. E ir com tudo quer dizer ir com tudo.
Renan
Ilori, Coates, Borja;
Risto; Gudelj, Wendel (está convocado…deduzo que esteja em condições); Jefferson
B. Fernandes e Raphinha
Dost.
A minha maior duvida é o Jefferson. Queria mesmo muito não o utilizar. Mas com Borja como backup as suas falhas podem ser melhor compensadas. E sinceramente…não temos mais centrais para jogar assim neste momento.
Depois para o campeonato logo se faz descansar quem estiver cansado. Provavelmente Wendel, Dost, Gudelj e Ristovky…voltando o Acuna.
21 Fevereiro, 2019 at 16:23
Concordo. Para as nossas aspirações e até em termos financeiros (não de prémios de jogo mas possibilidade de futuras vendas) a aposta devia ter sido a LE. Ficar em 3 ou 4 no campeonato é exactamente igual (nesta lógica). E como em 2 duvido que fiquemos…
Má definição de estratégia. O que fizemos com o Braga (alteração de sistema) devia ter sido stentado na primeira mão com a rotação a ser feita no campeonato.
21 Fevereiro, 2019 at 15:50
Carrissimos,
Ça foda a tática! 4*3*3 ou 3*4*2*1. Não espero nada menos que a vitória para acabar com a história de “não ganhamos fora na Europa…”. Vamos por o Vila real no lugar deles. Vamos ganhar como deve de ser e já não paramos o resto da época. E amanhã vamos estar aqui todos inchados e bem contentes e o cherba vai por uma música de Rammstein porque pegamos fogo aquela merda toda!
Bora equipa!
21 Fevereiro, 2019 at 15:57
Feuer Frei !!!
https://youtu.be/ZkW-K5RQdzo
Não sei se o link funciona… Sou um nabo de merda nisto…
21 Fevereiro, 2019 at 15:58
Esturicar os tios!!!
21 Fevereiro, 2019 at 16:21
É isso mesmo. Disparem à vontade!
21 Fevereiro, 2019 at 20:23
Afinal será a mein herz brennt ( o meu coração arde)…
21 Fevereiro, 2019 at 15:58
nem mais!
https://www.youtube.com/watch?v=UKwVvSleM6w