“O silêncio é a mais perfeita expressão do desprezo” escreveu Bernard Shaw. E só para chatear, por seu turno, Aldous Huxley afirmou que o “silêncio está tão repleto de sabedoria e de espírito em potência como o mármore não talhado é rico em escultura”. Contradições intelectuais tão precisas quanto as contradições de ditados populares: “quem espera sempre alcança, quem espera desespera”. Silêncio e espera, da quebra desse mesmo silêncio – Haverá algo mais inquietante do que isto, na relação dos adeptos e sócios com o recente eleito (em Setembro) Conselho Directivo liderado por Francisco Varandas?
Será estratégico? Será falta de estratégia? É o quê? Este silêncio e esta espera têm sido perturbadores, sobretudo quando existe uma óbvia agitação em torno do Futebol, resultado dos péssimos resultados que atiraram a equipa para um desconfortável 4º lugar, e em que a maior parte das exibições deixam fracas perspectivas de se imaginar um futuro próximo mais risonho, e resultado também de alguns atos de gestão (duvidosos) relativos a este mercado de Inverno. Já para não falar da ausência de comentários relativamente a arbitragens perniciosas, tanto no Futebol Masculino, tanto no Futebol Feminimo. E já para não falar no passado recente…
Mas pior do que não abrir o bico, é não abrir o bico para se justificar porque não se abre o bico. E isso cria tensão inevitavelmente. Cria duvida, cria angustia, cria perplexidade, cria espanto, cria até desmotivação, porque se alastra um sentimento de impotência, e ninguém pode culpar ninguém sobre teorias que se vão criando acerca dos diversos aspectos da problemática do universo leonino. Se as chamadas teorias da conspiração podem brotar, é plausivel culpar a atual estratégia comunicacional (ou ausência dela) do actual CD, porque este se fechou sobre si, e consequentemente se afastou da massa leonina, que só pode dissertar entre si.
Porque saiu Nani? Porque saiu Montero? Foram empurrados? Foram saneados? Foi um acto de gestão? E porque foi um acto de gestão? E porque não se interpelou relativamente ás arbitragens no Futebol Masculino e Feminino? Interpelou-se? Como? A aposta da formação, é a sério? Podia-se ter segurado o Tiago Djalo? Há vários jovens com contrato a acabar…Hã… E dizem rumores que querem propor alienar a maioria da SAD? Querem por o Pavilhão na SAD? As modalidades estão seguras? Como estão as finanças? – Mais questões podiam ser acrescentadas, mais teorias podiam constar do rol, mas mais que essa soma de questões e preocupações, o que mais perturba é a possibilidade de estar a ser construido um paradigma vanguardistico, em que os socios só contam no acto de votar e não devem imiscuir-se nas questões prementes do clube; um paradigma em que um Conselho Directivo se considera completamente iluminado pelas suas certezas e sabedoria superior e não tem que dar cavaco à sua massa associativa.
Não são só os maus resultados que criam desmobilização, é também a alienização dos adeptos na parte comunicacional que cria declives perigosos. Passamos de um periodo de ruido pornográfico em torno do clube, para uma falta de ruido que cria zumbidos potencialmente alienadores. Um fosso tão grande entre as organicas do clube não é benefico e trará perigos no longo prazo, e ninguém quer acreditar que isso possa ser a estratégia – a desmobilização para que possa acontecer algo lesa-pátria.
Por isso Express Yourself Mr. Varandas. Mesmo, meio a gaguejar, diz para onde queres ir, e para onde não queres ir; diz quais são os constrangimentos do momento, quais as dificuldades; faz um balanço destes primeiros 6 meses; diz lá alguma coisa das implicações das decisões da Comissão de Gestão no presente; também as do tempo de Bruno de Carvalho (não há que ter medo); o plantel já tem qualidade agora?; vai haver dinheiro para investir?; vai ter que se apertar o cinto?; o que seja, fala porque nós não queremos só ir à bola.
Cause if I strike, it ain’t for your good health
But I won’t strike if you just (Express yourself!)
PS: Express Yourself também notáveis, que parece que hibernaram. Pode ser que seja das alterações climáticas…
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Montenegro
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
21 Fevereiro, 2019 at 14:01
A estratégia do silêncio está bem Expressa no mercado de Inverno que nos apresentaram ontem e ainda continuamos a aguardar pla informação do mercado de Verão.
Entretanto continuam os sportinguistas com os posts e comentários dos (ses).
Qnd é que voltará a existir exigência e cultura de vitória?????
21 Fevereiro, 2019 at 14:20
Mercado de Verão? Podes pedir ao Cintra.
21 Fevereiro, 2019 at 14:51
Ao cintra????? Mas quem é o presidente?????
A primeira coisa q deveria ter feito assim q assumiu a presidência deveria ter sido informar aos sportinguistas as movimentações do cintra a nível de clube e mercado.
Mas essas não interessam faziam parte do golpe!!!!
21 Fevereiro, 2019 at 16:24
certo…
21 Fevereiro, 2019 at 15:18
Já aqui disseram que a informação sobre o mercado de verão já foi dada… e onde!
21 Fevereiro, 2019 at 14:05
É um bocado difícil dar voz a quem não a tem !!!!
As capacidades cognitivas e psico-motoras deste sujeito, não são o melhor exemplo da raça humana…
…Aliás cada vez mais me pergunto, como é que este sujeito completou o curso de medicina, aliás como obteve acesso ao curso em si…
“Em 1998 ingressou no 1º curso de Medicina da Academia Militar. Em 2005 concluiu a Licenciatura em Medicina na Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa e a Formação Complementar em Saúde Militar pela Academia Militar.
Em 2007 terminou a Pós-Graduação em Medicina Desportiva.
Realizou o Internato Geral e o Internato Complementar da Especialidade de Medicina Física e de Reabilitação no Hospital de Santa Marta, tendo obtido o grau de Especialista de Medicina Física e de Reabilitação em 2012.
Ingressou no Departamento Médico do Vitória de Setúbal Futebol Clube em 2007. Foi Director Clínico do Vitória de Setúbal de 2009 a 2011.
Em 2008, com a patente de Tenente foi o Médico Oficial da Força Nacional Destacada no Afeganistão, tendo feito parte da 1a Companhia de Comandos que constituiu a Quick Reaction Force da ISAF-NATO. Por serviços desempenhados nessa missão foi louvado e condecorado com a Medalha D. Afonso Henriques.
Desde 2009 que é Capitão do Exército Português.
Em 2011 ingressou no Departamento Médico do Sporting Clube de Portugal e é Director Clínico do mesmo entre 2011 e 2018.
Em 2015 cria e assume a Direcção Clinica da Comcorpus Clinic.
Em 2016 obteve o grau de especialista em Medicina Desportiva, pela Ordem dos Médicos.”
Ok, fiquei elucidado, não entrou em medicina pelo circuito normal, de médias de 18 valores, mas sim, pela cunha de alguém dentro do aparelho militar….
E presumo que deva ter uma doença degenerativa do cérebro, talvez uma Parkinson precoce ?!?
Portanto, termino como começei…É um bocado difícil dar voz a quem não a tem !!!!
21 Fevereiro, 2019 at 14:25
São as viúvas do outro que tirou um curso de gestão empresarial numa qualquer privada (é possível entrar com média 10) agora preocupadas a média do Presidente não ter sido para aí de 18,5 mas 17,5, pondo em causa o mérito de muitíssimos médicos militares?
Grande ressabia! O gordo nem escrever um livro sabe, teve que pedir a um lampião…
21 Fevereiro, 2019 at 14:43
Quando souberes q o gordo conseguiu mais euros com a venda do livro que o fivelas com a venda de 9 jogadores até choras….
21 Fevereiro, 2019 at 15:01
Pimba!!! Com essa até o magoaste 🙂
Aliás, se tu venderes um bilhete de metro a um turista fazes mais euros que o fivelas com um dos campeões europeus ainda em titulo.
21 Fevereiro, 2019 at 15:07
Era bom que o dinheiro que o gordo venha a fazer com o livro desse para pagar 1 milésimo do que deixou para o Sporting pagar.
Não é um godinho lopes mas chega-lhe bem aos calcanhares…
21 Fevereiro, 2019 at 15:11
Resta-te agora provares o que acabaste de dizer.
Alias, o passivo diminuiu durante os seus mandatos, logo tens de provas onde estão essas coisas por pagar de que falas….. porque ou provas as coisas ou te calas.
Isto do silêncio tb serve para fazer o bem, não apenas para mandar postas de pescada.
21 Fevereiro, 2019 at 15:25
É claro que ele não consegue provar.
21 Fevereiro, 2019 at 15:53
Caso não tenhas reparado, a gestão nos primeiros anos não foi igual à do 2º mandato. O all-in feito nos segundo e terceiro anos do mestre da táctica fez descambar o rigor e visão preconizados antes.
Espero que a tua desilusão com BdC não venha a ser tão grande como a minha – que votei 2 vezes nele em eleições, fui um dos tansos que aprovou a alteração de estatutos, e votei contra a sua destituição.
Tirem as cabalas do imaginário e, dessa forma, tentem perceber as decisões deste CD – que, se por um lado têm evidentes problemas de comunicação, por outro também não podem dizer tudo o que há para dizer (quem sairia prejudicado seria o Sporting, não a sua imagem).
21 Fevereiro, 2019 at 16:07
Consegues provar ou não?
21 Fevereiro, 2019 at 16:11
Eu? Claro. Tenho aqui as facturas todas no bolso.
21 Fevereiro, 2019 at 17:16
Então prontos…
21 Fevereiro, 2019 at 15:51
Foda-se, és burro como um esteio…
21 Fevereiro, 2019 at 15:25
Provavelmente também não fará – porque não fará nem num caso, nem noutro – com os 19 jogadores da lista que te deixei para fazeres as contas do ridículo que foi fazer 4,5M€ com 9 jogadores!
21 Fevereiro, 2019 at 16:08
O Miguel já sabe quanto foi gasto e qual o retorno, ou foi só fazer a lista e tomem lá? …
21 Fevereiro, 2019 at 17:14
A ideia é ver a contradição da Marta do Ok Telesseguros!
Eu sei quanto custaram, que coloquei aqui na altura – com dados oficiais do Sporting!
Se quisesse colocar o valor das vendas também colocava. Mas era preciso querer…
21 Fevereiro, 2019 at 17:16
Foi o que eu pensei…
21 Fevereiro, 2019 at 17:22
Se sabes quanto custaram agradecia esclarecimento sobre qual o custo de aquisição do Escobar e do Matias Perez.
22 Fevereiro, 2019 at 17:16
Já cá coloquei isso.
Procura que és bom nisso…
22 Fevereiro, 2019 at 18:01
Então mas ontem não tinhas dito que não tinhas ido à procura de valores e nem tinhas feito contas?
É que pelos comunicados do clube, esses jogadores estiveram emprestados, não tendo sido adquiridos.
21 Fevereiro, 2019 at 22:08
Miguel
21 Fevereiro, 2019 at 13:24
Não fui à procura dos valores e não fiz as contas…
Mas estão 19 jogadores e não recebeste 9M€ por eles! O que faz isto estar no mesmo ridículo que chamam à situação actual!
Certo?
Então mas sabes quanto custaram ou não fizeste as contas? Decide-te…
21 Fevereiro, 2019 at 17:44
para tudo, que não vale bojardas… hehehe
21 Fevereiro, 2019 at 15:23
Sabes de conhecimento que foi por cunha ou és só um maldizente profissional?
É que um gajo que fez isso tudo não ter capacidades cognitivas é capaz de te colocar em maus lençóis… Fizeste mais que ele? Sem cunhas?
Vá lá que o Cherba dá voz a quem quer, bastando vir aqui chamar nomes às pessoas!
21 Fevereiro, 2019 at 16:12
Calma, Mr. Hyde.
21 Fevereiro, 2019 at 15:59
A entrada em Medicina via Academia Militar, Escola Naval e Academia Forca Aérea, tem regras próprias (provas físicas e psicológicas) mas não deixa de estar assente no concurso nacional de acesso ao ensino superior e nos exames nacionais com a seriação que os mesmos impõem.
Por exemplo na Marinha em 2017 a nota mínima de entrada na 1ª Fase foi de 16.6, sendo o numero de vagas normalmente de 4.
Não defendo o Varandas, mas no acesso duvido que tenha tido alguma cunha, pois ter excelentes notas, não faz dele melhor médico e muito menos melhor presidente do SCP
21 Fevereiro, 2019 at 14:09
Falta o provérbio de que “às vezes mais vale estar calado e deixar os outros pensarem que somos estupidos, do que abrir a boca e confirmar as suspeitas.”
Um andava sempre a abrir a boca, e já irritava. Gostei do trabalho dele à frente do clube, mas já nem me dava ao trabalho de ouvir todos os comunicados e posts de FB e tudo isso. Agora até tenho saudades desses tempos.
Agora este fantoche de cada vez que abre a boca ou entra mosca ou sai asneira, ou será antes de cada vez que abre a asneira ou entra boca ou sai mosca? Já nem sei.
Por umas semanas tivemos a terceira via, a do Jolly o cão da malta Cintra, com o estilo reformado-senil-que-fode-o-clube-enquanto-todos-batem-palmas-porque-não-se-pode- bater-na-populacão-idosa.
Comunicar não é apenas abrir a matraca, mas igualmente a linguagem verbal, e um tipo que treme de cada vez que abre a boca comunica até demais do que o que devia…. Isso do sermos fortes era apenas com um lider forte, não um fantoche.
21 Fevereiro, 2019 at 14:38
“Comunicar não é apenas abrir a matraca, mas igualmente a linguagem verbal”.
🙂
21 Fevereiro, 2019 at 14:14
Subscrevo!
21 Fevereiro, 2019 at 14:17
A ideia seria falar menos e não não falar. Brunettes, Varandettes, Croquettes, Espadinhettes, o que era preciso em Novembro/Dezembro, era falar para todos os sócios, mesmo a gaguejar, tinha de ter dito para onde queria ir e como queria lá chegar. Mais que tudo o que iria unir os Sportinguistas seria um objectivo, um plano bem delineado e um prazo para o plano. Em vez disso saiu: “o sucesso de Keizer, é o sucesso da estrutura”. Aqui está o maior erro de Varandas, vendeu a luta pelo título aos sócios, e depois quando se apanhou em 4º deixou o treinador queimar-se, desgastando a sua imagem perante os sócios e adeptos. Depois vem a terreno quase que defendendo o treinador, mas dando outro tiro no pé: “o plantel é fraco”; Acresce o facto de no jogo a seguir levar 4 em casa de um rival, coisa que não acontecia à um bom tempo.
Durante todo este tempo andámos à deriva, sem um objectivo e sem um rumo. Houve um claro afastamento do CD aos sócios e isto fez levantar muitas sobrancelhas. Há mais especulações agora que nunca, porque não há qualquer tipo de comunicação. Esta surge a espaços mas não toca em pontos essenciais.
A vontade dos sócios em ouvir esbarra na vontade do CD em não falar e assim não se vai a lado nenhum.
SL
21 Fevereiro, 2019 at 14:24
e …
“Mais vale ficar calado e deixar que os outros pensem que és um idiota que falar e ficarem com a certeza que és um idiota”
(citação livre, nao sei de quem)
21 Fevereiro, 2019 at 14:32
“porque nós não queremos só ir à bola”
é isto que uma grande minoria de iluminados não compreende. Os Sportinguistas não se preocupam só com o futebol. Preocupam-se com o clube.
Esta gestão silenciosa, que aparentemente terminará amanhã (a não ser que seja uma sequela da entrevista gravada) … deixa-nos a todos na dúvida.
Oxalá FV seja capaz de nos calar a nós.
21 Fevereiro, 2019 at 15:06
Já reparaste que entre o FV e o LFV é apenas um L de distância?
Um L é um passo em frente de um cavalo no Xadrez.
Daqui a nada temos xeque-mate e ficamos sem SAD.
Ai fica o futebol para os outros e nós ficamos apenas com as modalidades.
21 Fevereiro, 2019 at 15:27
🙂 as coisas que nos vêm a cabeça quando estamos ocupados… 🙂
21 Fevereiro, 2019 at 17:41
Infelizmente estas enganado…a maioria dos Sportinguistas que conheço quer saber da “bola”,a maioria e alguns deles são sócios não conhece um único jogador do andebol ou vôlei.
Infelizmente é esta a realidade do nosso clube
21 Fevereiro, 2019 at 14:43
Nunca percebi a estratégia do silencio. A estratégia do silencio é uma não estratégia. Num mundo destes é para esquecer.
Percebo uma gestão de comunicação num clube ganhador, em velocidade cruzeiro e com alguém que seja mestre na comunicação. Não é o caso do Sporting.
Antes pelo contrário, o Sporting deveria ter uma estratégia de total comunicação, abertura e transparência. É preciso explicar aos sócios o que está a ser feito, é preciso ter cuidado nessa explicação, é preciso mostrar uma defesa intransigente do Sporting. Sem isso tudo depende ainda mais da bola que bate na trave. Se ninguém percebe o rumo que o Sporting está a levar e sem resultados há zero para apresentar.
O Varandas não tem jeito?! Arranjem alguém que faça essa ponte com os sócios.
Pensar que o problema do BdC foi esse excesso de comunicação é um erro. Isso foi sempre o que o segurou mais e o que fez com que perdesse 5 anos e fosse incontestado em Fevereiro. Foi que as pessoas sempre estiveram informadas, perceberam o que o Sporting estava a fazer e viam um caminho à frente e a ser trabalhado.
21 Fevereiro, 2019 at 14:46
A ligação dos sócios ao clube (no caso do Sporting) e o apoio é brutalmente maior do que resultados. Esse chavão é uma verdade noutros clubes, não no Sporting. Pelo menos a curto prazo. Claro que a longo prazo também é verdade mas a margem é muito maior.
21 Fevereiro, 2019 at 14:51
Antes “ruido pornográfico” do que silêncio ensurdecedor!!!
SL
21 Fevereiro, 2019 at 14:58
Sanatório Leonino [RELOADED]
Carlos Barbosa da Cruz: “Além disso, o Sporting tem outro encanto com o seu presidente em modo de contenção verbal”
21 Fevereiro, 2019 at 15:29
Ainda cuspiu bocados de croquete enquanto proferida essas palavras…
21 Fevereiro, 2019 at 15:43
saltou-lhe a placa.
21 Fevereiro, 2019 at 15:08
É apenas uma ideia, mas a banda sonora deste post deveria ser antes a famosa “The Sound of Silence”…. os Disturbed até têm agora uma cover muito fixe.
21 Fevereiro, 2019 at 16:03
Também podia ser a 4’33” do John Cage.
21 Fevereiro, 2019 at 15:17
A minha opinião pessoal sobre o que vi ate agora de FV, não é grande coisa. Admito desde já que sou tendencioso, e que nao gostei da forma como decorreram as coisas no principio do ultimo verao.
Parece me um pessoa claramente impreparada para o cargo que ocupa, e que tem tanto carisma como uma pedra da calçada. Admito, que esta falta de carisma se torne mais evidente, porque passamos de alguem que, goste se ou nao se goste, o tinha e muito, para isto que agora temos.
O Sporting é um pote de merda, no que diz respeito as pessoas que sao suas associadas, e que se dizem notaveis, e com mais peso. É impressionante como uma instituiçao consegue ter tanta escumalha junta, como consegue agregar tanta merda que nao interessa a ninguem nas suas hostes, e como essas pessoas se conseguem juntar como força de bloqueio quando a coisa nao lhes corre de feiçao.
Aquilo que o seu povo, o socio adepto de bancada, tem a mais de militância e paixao, tem esta cupula a menos. So se interessam por eles, e pelas ideias que os grupinhos a que pertecencem acham que estao certas, e nunca pelo clube.
Se for-mos analisar os nomes, e as familias, o Sporting tem nas suas hostes gente com bastante poder em Portugal. Sinceramente e vendo bem, acho que ate dentro das varias areas, temos algumas as pessoas mais “poderosas” e influentes em cada uma delas. No entanto o que ganhamos é bola.
O motivo pelo qual eu apoiava Bruno de Carvalho, e ainda apoio, nao tanto o homem mas sim a ideia, foi exactamente ter conseguido controlar, a custa do desgaste da sua imagem e da sua sanidade mental, e afastar alguma desta tralha do Sporting. E com isso, o Sporting prosperou nos ultimos anos.
O motivo pelo qual eu nao gosto de Frederico Varandas, e tenho as minhas reservas para com ele, como tinha com a maioria dos outros candidatos na ultimas eleiçoes, é que nao vejo nele capacidade para manter esta tralha longe do Sporting.
Bem pelo contrario, cada vez me convenço mais que ele la esta exactamente ao serviço dessa escumalha. E ele com as suas acçoes, ou falta delas, ajuda muito a uma pessoa a manter essa ideia.
Convençam-se de uma coisa. O Sporting neste momento da nossa historia, e se calhar foi quase sempre assim, tem demasiada merda a querer servir se dele, para ser gerido com sucesso, sem ser da forma que o BC o tentou gerir.
21 Fevereiro, 2019 at 15:25
O silêncio dos…
https://www.youtube.com/watch?v=2FGXQ8VV4wQ
21 Fevereiro, 2019 at 15:33
“Em 2005 concluiu a Licenciatura em Medicina na Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa.”
Se o homem tirou o curso em 7 anos como a maioria dos médicos não será tão burro assim e nem que fosse o ultimo do curso é médico na mesma.
21 Fevereiro, 2019 at 16:46
É o Varandas, não percebes?
É um banana. Que interessa se é médico?
21 Fevereiro, 2019 at 15:38
A minha opinião…?
Então cá vai…:
Para uns o silencio é criticável…
Para outros…calma, o homem vai acabar certamente por explicar tudo…
Varandas neste momento…será sempre “preso por ter cão…e preso por não ter…”
Há sportinguistas que pura e simplesmente “não suportam” o homem e faça ele ou diga o que fizer ou disser…tudo não servirá. senão apenas para mais uns ataques…
Não estão fáceis para o Sporting estes tempos…
Sim…porque não esqueçam que o que está em causa não é o Varandas…mas sim o Sporting…
E pelo Sporting o que eu quero (ao contrário aparentemente de muitos (?))…
É que Varandas governe bem…
É que o Sporting ganhe…
É que os jogadores façam o que devem fazer…
SL
21 Fevereiro, 2019 at 16:15
O problema é mesmo esse.
Não se governa bem (a comunicação é confrangedora e não existem tomadas de posição na proteção dos interesses do clube).
O Sporting não ganha
Os jogadores e treinador não estam a justificar as dezenas de milhões investidos para ganhar aos Tondelas, Portimonenses e Setúbais do nosso campeonato.
Se estivesse tudo a funcionar não haveria razão para questionar o rumo seguido.
21 Fevereiro, 2019 at 16:43
Bom comentário, Max!
Muita gente esquece, ou nem quer lembrar, que o que está em causa é o Sporting!
21 Fevereiro, 2019 at 17:18
Quantas vezes eu repeti isso nas voltas olímpicas…
22 Fevereiro, 2019 at 17:04
No 1000
22 Fevereiro, 2019 at 17:03
Era exactamente o que estava em causa anteriormente e os que agora reclamam do esquecimento sobre ser o Sporting que está em causa, esquecem-se que se esqueceram disso antes
21 Fevereiro, 2019 at 15:49
Ontem como hoje, é preciso calma e menos palavreado
https://www.rtp.pt/noticias/sporting/dirigente-faz-apelo-a-contencao-verbal-no-sporting_d399545
21 Fevereiro, 2019 at 15:50
O silencio serve para tudo… amanhã quando ele falar ou ler qualquer documento (tipo orelhas)… logo veremos o que tem para dizer! Só nessa altura saberemos avaliar este silêncio!
Eu não espero menos que a noticia da renegociação da reestruturação financeira, concluída!
21 Fevereiro, 2019 at 15:56
O Sporting pode e deve comunicar melhor, especialmente numa altura dificil da história do clube.
A actividade nas redes sociais tem imenso a melhorar, a interação com os sócios, especialmente com os potenciais sócios mais novos, também deve melhorar, sem falar do marketing e de tudo o que implique “vender” a imagem do clube.
Não se pode é vir justificar cada decisão que se toma. Não vejo clube nenhum no mundo em que isto aconteça. O Real vendeu o Ronaldo e não me lembro de alguém vir justificar o porquê. Nos nossos rivais certamente não acontece (vide a rábula do Luisão).
Muitos aqui estão a ressacar da constante diarreia verbal que fazia parte do nosso clube. Foi lançado a semana passada um livro que devia ser de leitura obrigatória. Trata-se de um tratado em passar um atestado de incompetência a si próprio.
21 Fevereiro, 2019 at 16:04
“O Real vendeu o Ronaldo e não me lembro de alguém vir justificar o porquê”
Pois, mas vieram justificar…
https://www.dn.pt/desportos/interior/florentino-perez-ninguem-pagava-mais-de-cem-milhoes-de-euros-pelo-cristiano-9889828.html
21 Fevereiro, 2019 at 16:03
Já que vai falar, teremos de fazer um esforço em ouvir, seria óptimo que falasse daquilo que é verdadeiramente importante e que todos deveríamos estar interessados.
Sabendo que:
– Os 55M de vmocs sobre as quais existia direito de preferência e o prazo de reembolso foi adiado para 2026, mas que em caso de incumprimento do pagamento das obrigações relacionados poderá ser solicitado a transformação em capital de imediato.
– Existindo em 30/09/2018 uma divida de 40M (reembolso antecipado das mais valias com jogadores + reposição de fundos na conta reserva) relacionado com as obrigações contratuais do acordo de reestruturação que é uma causa de incumprimento.
Qual é o plano que possa impedir a perda de controle da SAD?
Sabendo que o break even do fair play é trianual e que -5M pode causar sanções, sabendo que os resultados dos dois últimos anos acumulam um valor próximo do nulo!!! e os desta época serão desastrosos e que a reincidência nas infracções ao fair play é fortemente penalizada.
– Qual é a estratégia para abordar este problema? No final desta época e no final da próxima, está sob controle?
Muito mais haverá para questionar, mas esclarecimentos sobre estas situações já ficaria satisfeito, pois como disse o ricci, isto não é para amadores, a situação é grave.
21 Fevereiro, 2019 at 16:07
Só mais um pormenor, apenas os fivelados e cofinados desconhecem que a destituição tinha custos e graves. Agora será tempo de ver se o fantoche tem estratégia e soluções como afirmou que tinha.
21 Fevereiro, 2019 at 16:10
Já não comento há muito tempo, mas vou abrir apenas um excepção para colocar aqui algo que tem passado despercebido e que a ser verdade é grave, muito grave. Só mostra que este CD não tem poder negocial nenhum para concluir a reestruturação e está a por em risco o futuro do Nosso Clube:
https://www.facebook.com/1229658363842490/photos/a.1239111619563831/1352829288192063/?type=3&__xts__%5B0%5D=68.ARCa7np3zsu82ayMhUPK-sxc5Nve5Ry7NEvr8scaEgcd-t6RS3pXhfMdcri_LA5mqVWnzN9Zp_z7Q0x5Vf1M-PRgZOlzTEh4cY7zWmglugsR4M9xrgWWU5LTow1Pk9X5esBAUsBU0i_wZFuRXXv16I4dXS2MEdN6Q4fG9qqDuIVGI-G1wk-sOFbnlQbyeYUPbZWofEdlxs6ocg67b2smYCGlhjVSOLd1RXbVpV3Eu_dUazkNzhMz6hGoHCqb_WNx-2j38lSwGLelmmZNHI99dg_YT3DTv4j8MjGKw3LHxZFUgnpy92_tyhgR_lYZf7Dd16d1anftXlIJUwTtLeJjujYNJpsY&__tn__=-R
https://www.facebook.com/1229658363842490/photos/a.1235953803212946/1352897388185253/?type=3&__xts__%5B0%5D=68.ARBZe4YrhAQs-ocGTeWpQOjg2HGxozVWKy7NRW2jbl1WTzeWZHq_Z4xYxGgUVP0aaX_9tNImDIixiVaCEH8qGlquAqOCpJzKbm-G65RjxeZIqn4QLL5AEop623DD9yPB4xwZNnzkTnHyj2gceECE78PVwycbUgTrfdzxbjkc8DRNAeelv38eXWvs-M-gzaRzy-r5-I8nk4t99YtgHQsffXvhks3dktSfuwdKyz9VXntFaLPLvSQ1m23Sx7Gj7Rwr8le6o3kPLUV-VzFXjHlwNGs1qSQGi_qghR0Mnn7fm9Y_jVL1hVa2I0RYHKcxQgreqskhkPLytbzKcbvsZY2708Iv_8zt&__tn__=-R
21 Fevereiro, 2019 at 16:49
Também acho que devíamos seguir a Turma das Fisgas. Mas era a 1. A 2 já é uma cópia duma merda que não funcionou…
21 Fevereiro, 2019 at 16:10
O silêncio só é um problema qd se torna ensurdecedo.
Sempre ouvi dizer que só devemos falar se tivermos algo a acrescentar e de facto o nosso presidente não tem sido feliz qd abre a matraca.
A falta de carisma ou a dificuldade de expressão não significam necessariamente que o seu trabalho seja mau.
Estou-me a cagar para o seu passado (cursos e o caralho), isso é conversa de merda. Interessa-me é o que está a fazer, os resultados dessas ações e o projecto
Não estou a gostar do imediato, mas há coisas que só posso analisar mais à frente.
Curioso pelo discurso de amanhã, mas convém deixar o homem falar primeiro e bater só depois.
21 Fevereiro, 2019 at 16:50
Basicamente é isso que o Bom Senso diria…
21 Fevereiro, 2019 at 16:16
Sanatório Leonino
Luis Paixão Martins: “É divertido acompanhar o diálogo entre os doentes que defendem o cartilheiro lampião e os cornos mansos ofendidos por não terem sido escolhidos para escrever a bio do nosso Kim”
21 Fevereiro, 2019 at 16:22
O nosso «director de comunicação» fala mesmo nestes termos?
E com este teor?
E é pago por nós?
Oh, Varandas, anda cá ver isto.
21 Fevereiro, 2019 at 16:49
Luis Paixão Martins: “Consigo ser duas pessoas ao mesmo tempo”
21 Fevereiro, 2019 at 16:39
200 milhões parece fixe para abater á divida mas não o é, até é demasiado perigoso e todos sabemos o resultado que pode originar mas vou esperar pelo amanhã.
21 Fevereiro, 2019 at 16:42
O Varandas tem os defeitos que quase toda a gente tem demonstrado no futebol: não consegue deixar de inchar o peito e ser gabarolas quando se quer fazer sentir por cima; é um populista quando quer marcar pontos!
Acresce a estes defeito o facto de ser um fraquíssimo comunicador.
Com estes 3 defeitos evidentes, que saltam à vista principalmente desde que se assumiu como candidato a Presidente do Sporting, a primeira imagem que deixa é negativa. Os seus defeitos saltam à vista primeiro que qualquer virtude que tenha.
Exactamente o contrário do Presidente da Direcção anterior, onde o que saltava à vista em primeiro lugar eram algumas das suas virtudes, como o discurso fácil e cativante e o seu sportinguismo inquestionável! Isto quase evitava perceber que eram também evidentes os 2 primeiros defeitos que enumerei no Varandas: demagogo e populista!
O problema do Varandas é que não tem uma virtude, daquelas que o povo gosta, que salte à vista logo. Por isso, quem não procura para além do que as pessoas mostram superficialmente, vê no Varandas uma pessoa negativa e incapaz de concretizar algo que todos nós, sportinguistas, desejamos e queremos: um Sporting de sucesso, especialmente no futebol, mas não só!
Toda a gente tem direito à sua opinião, seja analisando superficialmente, seja fazendo reflexões mais abrangentes. E, é bom que se entenda, jamais haverá alguém que agrade a gregos e troianos – e se, eventualmente, isso acontecer, porque há quem tente, tenham cuidado porque estarão na presença dum falso, dum manipulador!
Quem está num cargo como o de Presidente do Sporting não pode estar preocupado em ter 100% de apoio – terá, talvez, sido esse o erro mais crasso do Bruno de Carvalho pois ter 90% do clube com ele devia ter sido suficiente para não criar batalhas internas!
O Varandas é uma pessoa que comunica mal. Acredito que ele sabe disso, melhor que ninguém, e que quem o rodeia também percebe isso. Por isso, não só mas também, não pode vir para a CS falar frequentemente como o fazia, e tanto gostava, o Bruno de Carvalho. São pessoas de perfis completamente diferentes, por isso teriam sempre de ter uma abordagem publica completamente diferente. E é isso que se tem de perceber. Não se deve esperar que o Varandas faça como fazia o Bruno, porque o que está errado não é ele não fazer isso mas sim as pessoas esperarem que ele faça isso. Não faz. São pessoas diferentes, com abordagens diferentes.
O Varandas falou pouco, desde Setembro até agora. Mas do pouco que falou, arrisco-me a dizer que errou na abordagem metade das vezes. É muito e tem ainda mais gravidade porque fala pouco. A virtude de se falar pouco está no facto de, depois, se acertar muito nesse pouco que se fala. Não foi o caso do Varandas, quer quando falou depois do jogo com o Braga para a Taça da Liga, quer no artigo que escreveu no Jornal do Sporting (tornado publico um dia antes, no dia do empate em Setúbal), quer na entrevista que deu à RTP antes do jogo com o Benfic@ – uns dias depois desse artigo! Nas ultimas 3 vezes que apareceu com peso, do meu ponto de vista, falhou redondamente, quer no conteúdo, quer no timing!
As virtudes do Varandas não saltam à vista e estão, quero acreditar, no seu trabalho, nas suas ideias.
A sua primeira grande virtude foi perceber, e assumir, que a parte das modalidades dos clube estavam bem – pelo trabalho da anterior Direcção – e, por isso, o seu propósito era seguir esse trabalho, melhorando onde fosse possível e trazendo de volta ao Clube o basquetebol – medida que acho bem mas que já entra no populismo quando é feita de uma maneira apressada para que se torne logo realidade ao fim de 1 ano! Para completar esta virtude, nada melhor que colocar o Miguel Albuquerque, o Director com mais sucesso nas modalidades, à frente do global das modalidades.
A sua segunda grande virtude foi assumir que a outra parte do Clube, o Futebol Profissional (na realidade, a SAD) precisava de algo diferente do que se vinha a fazer há décadas, com os míseros resultados que se conhecem. Era, realmente, e é a minha opinião, uma mudança desde a base até equipa principal. E, se as coisas já não estavam bem, e na minha opinião não estavam, as alterações que foram efectuadas pelo Cintra só vieram piorar o cenário, tornado tudo pior e mais difícil de corrigir!
É preciso um scouting em Portugal que nos permita trazer os jovens talentos que por aí há, criando, ao mesmo tempo, uma estrutura de acompanhamento a esses jovens que leve os familiares a optarem pelo Sporting em detrimento dos outros clubes – que muitos já têm também uma boa formação. E aqui falo de boas condições para os filhos viverem, de boas condições de transportes, de boas condições para os pais estarem perto dos seus filhos, de boas condições físicas de treinos, de bons treinadores, de bom acompanhamento psicológico dos atletas, de bom acompanhamento para que se tornem verdadeiros atletas, etc. Há muito que fazer aqui para que seja o Sporting o clube mais apetecível para os pais colocarem os seus filhos!
Já o fomos, muito por termos sido os primeiros a criar a Academia, mas hoje não somos de todo! Com a agravante que, por esse país fora, já há muitos clubes com boa formação e perto de casa!
Isto é transversal a todos os escalões, ainda que a aposta tem de ser feita nas idades mais baixas possíveis.
Ao mesmo tempo, é necessário o tal projecto que faça da equipa principal, uma equipa competitiva, com um misto de jovens formados no clube e jogadores (jovens ou menos jovens) contratados fora, de modo ser uma fonte de receita pela vertente desportiva (provas da UEFA, bilheteira, patrocínios) mas também pela vertente da venda de jogadores.
Isto implica formar muito bem (onde já está a parte do scouting da formação) não só em termos técnicos mas mentais também, e comprar pouco mas bem, de modo a que se tenha sempre uma equipa competitiva que possa vender 1 ou 2 jogadores por bons valores.
O objectivo deve passar por, linhas gerais, não substituir mais que 6 jogadores no plantel por ano. 2 titulares vendidos por bom dinheiro e 4 jogadores mais fracos dispensados, para abrir vagas para contratar até 4 bons jogadores e subirem 2 da formação. Isto num plantel relativamente curto que possibilite ir buscar jogadores pontualmente à equipa B e aos sub23.
Claro, isto não é estanque. É só uma ideia das linhas orientadoras. Depois, num ano pode-se só vender um jogador, noutro podem-se vender 3, num pode-se mudar só 5, noutro podem-se mudar 7, enfim, é preciso também saber gerir o momento. O que é importante, na minha opinião, é que não se pode mudar meio plantel (10/12 jogadores) todos os anos, como temos feito anos a fio.
Depois, também, importante, a aposta tem de ser em jogadores até aos 24/25 anos. Não que faça mal contratar pontualmente um Dost (aos 28 anos) ou um Mathieu (aos 32) pois não precisamos que no 11 base todos sejam vendáveis por bom dinheiro – ainda que um Dost até possa ser! Há que olhar para alguns jogadores só pelo lado desportivo e desde que o custo seja suportado pelo seu desempenho desportivo, na minha opinião, está tudo bem, desde que falemos de 1, 2, ou no máximo 3 jogadores em 11.
Eu acredito que o que esta Direcção tem em mente é algo dentro deste género – não obrigatoriamente igual mas algo dentro desta ideia. Uma equipa competitiva, em que a maioria dos jogadores possam valorizar-se no clube e ser vendidos mais caros – se possível muito mais caros – formada por um misto de jogadores contratados fora e formados na Academia.
Agora, e é a minha opinião, estamos um pouco longe disto ainda. O ano passado tínhamos um plantel que era uma boa base para começar a trabalhar uma ideia destas mas algumas carências na formação – não estava ao nível que eu acho que tem de estar para fornecer talentos e qualidade à equipa principal. Com a saída de bastantes titulares e algumas esperanças, e com um mercado de verão ridículo, perdeu-se muito dessa base, que é preciso construir novamente, ao mesmo tempo que se melhora a parte da formação. Por isso, na minha opinião, vai demorar uns 2 aninhos (Maio de 2020) a estarmos onde estávamos, em termos de perspectiva de plantel, em Maio de 2018.
A ideia que me dá é que o que esta Direcção procura e quer é algo deste género. E o trabalho faz-se primeiro e o sucesso vem depois, se o trabalho for bem feito. Porque se não for, não tenham duvidas que não haverá sucesso. E não havendo sucesso, o lugar do Varandas está em risco, e não me parece que ele queira isso! E nem acredito que ele acerte todos os nomes logo à primeira. Provavelmente um ou outro nome que veio entretanto – e não falo de jogadores mas de pessoas para a estrutura – não se vai revelar o adequado e terá de ser substituído, com os atrasos que uma coisa dessas implica na obtenção de resultados!
Claro que isto é só a minha visão e um dos caminhos.
Haverá quem defenda uma varinha mágica que torna tudo mais fácil e mais rápido!
21 Fevereiro, 2019 at 16:43
e já agora temo que os sócios vão ser comidos de cebolada como já foram no tempo de Soares Franco na venda de património.
21 Fevereiro, 2019 at 16:46
Nao podemos ser assim tão burros e não aprender nada com o passado.
21 Fevereiro, 2019 at 16:52
Eu duvido que o FSF hoje fizesse o que fez na altura.
Quase que apostava o tomate que o Sá ainda tem…
21 Fevereiro, 2019 at 16:45
Como se costuma dizer
a terceira é de vez
21 Fevereiro, 2019 at 17:38
de acordo com o PedroC.
21 Fevereiro, 2019 at 17:49
A gajo nem sabe falar…
21 Fevereiro, 2019 at 17:52
Começou o roer do osso.
21 Fevereiro, 2019 at 20:10
Onde já se viu o CEO duma grande empresa ( budget de centenas de milhões de euros), ou de um grande clube, vir à praça pública dar explicações de vendas e compras ? Iria mostrar forças e fraquezas W/S da sua empresa, dando trunfos à concorrência. O Bufas e o Orelhas vieram dizer porque venderam, X,Y, porque compraram, W,Z, em Janeiro ? por quanto ? Mal vai um clube quando fôr gerido ao sabor da sua claque e tiver de satisfazer os caprichos dos seus lideres. No entanto há quem vá explicar a sua gestão (versão própria) ao programa da Cristina. Ridiculos.
21 Fevereiro, 2019 at 21:58
Verdade
22 Fevereiro, 2019 at 8:17
Não deves saber que as empresas fazem precisamente isso.
Se estiverem quotadas em bolsa têm de prestar contas nas AG e nas reuniões da Board of Directors.
Claro que não explicam cada negócio ao detalhe, mas as grandes empresas andam a ser perseguidas diariamente na CS? Não tenho conhecimento disso…. deves estar melhor informado que o resto da populacão.
Nos clubes não precisas explicar em detalhe, mas tens de prestar contas.
O bufas e o orelhas não explicam porque sabem que cada um que entra metem outro al bolso….. explicar para quê? Todos sabem que isso acontece. Desde que ganhem ninguem quer saber.
22 Fevereiro, 2019 at 17:18
“Onde já se viu o CEO duma grande empresa ( budget de centenas de milhões de euros), ou de um grande clube, vir à praça pública dar explicações de vendas e compras ?”
Qual foi a parte que não percebeste? A da praça publica?