28-04-2002. Depois de no dia anterior, o Sporting ter desperdiçado na visita a Setúbal (terra de boa gente), para defrontar o Vitória local, a oportunidade para se sagrar campeão nacional, lá tivemos de esperar por este dia, na esperança que o Boavista escorregasse na visita ao campo de futebol em frente ao Colombo.

Foi com essa esperança em festejar o título na capital, junto dos milhares de Sportinguistas que aí se concentrariam, que eu, juntamente com dois amigos, fomos para um restaurante junto do antigo estádio de Alvalade ver o jogo do Boavista.

Nervos à flor da pele, muita emoção, muito sofrimento e eis que… golo do mantorras aos 81 minutos de jogo. Confesso que foi a única vez na vida que festejei um golo dos lampiões, mas foi por um motivo de força maior. Enquanto eu e outro amigo pulávamos e festejávamos de contentamento, o outro, sentado no seu lugar, disse muito calmamente: “Eu não festejo golos do benfic@…”

Final do jogo. Uma alegria e felicidade indescritíveis. São daqueles momentos que, pura e simplesmente, não temos palavras para adjectivar o que nos vai na alma e no coração. Gritos, buzinadelas, bandeiras e cachecóis, “Campeões, Campeões, nós somos Campeões !!!”

A festa que inicialmente fizemos, junto ao estádio, durou apenas alguns minutos. Acabámos por voltar para o carro e rumar para a baixa, onde a festa se fazia a verde e branco com milhares e milhares de Sportinguistas. O trânsito mal se mexia, andávamos 10 metros, parávamos 5 minutos. Milhares de carros circulavam pelas ruas de Lisboa. Milhares de Leões podiam festejar mais um título do Sporting Clube de Portugal.

No caminho, eis que alguém teve uma boa ideia. Umas cervejinhas para saciar a sede de campeão. E foi ali mesmo, no McDonald’s do outro lado da avenida. Para não termos de lá voltar, quem lá foi teve a brilhante ideia de trazer logo umas 8 ou 9 imperiais. De tabuleiro na mão, lá vinha ele todo contente. O problema foi que, durante o trajecto de volta ao carro, foram tantos a pedir que fossem servidos que, quando chegou apenas já só trazia três das cervejas… Menos mal.

O tabuleiro, 17 anos depois, ainda lá está por casa, recordação de uma noite memorável, da qual nunca me irei esquecer.

O resto da noite, bem, vocês sabem tão bem como eu. E tu, onde e com quem estavas neste dia?

Tabuleiro

ESTE POST É DA AUTORIA DE… MiguelSCP
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]