Na última sexta-feira, o Conselho Directivo do Sporting fez algo semelhante a um resumo da sua atividade ao longo dos 6 meses da sua governação. Não foi bem aquilo que se chamou “Estado da Nação Leonina”, pois as informações foram escassas, dispersas e com uma inclinação especial por um relato de adversidades que muitas das vezes não foram acompanhadas por qualquer indicação de solução correspondente. Achei peculiarmente desmoralizador a falta de definição objetiva de um modelo que desse indicações aos sócios do caminho que será seguido nos próximos tempos.
Elencar a aposta na Academia e a predisposição para reforçar o plantel de futebol cirurgicamente é bastante insuficiente para que qualquer adepto consiga vislumbrar o grau das expectativas deste corpo directivo, tornando-se quase impossível concordar ou discordar, estabelecer alguma empatia com o que quer que seja o caminho que pretendem adoptar. Se a identificação do “all in” da anterior direcção foi um dos pontos mais fortes desta conferência de imprensa, acho que o verdadeiro “hold” feito por Varandas e seus pares, escondeu mais do que o “seu jogo”, escondeu o que pensam vir a ser o futuro próximo do Sporting Clube de Portugal.
Mas se é difícil distinguir qual é o Estado da Nação do Sporting aos olhos do CD, vou tornar mais fácil esse resumo e diagnóstico aos olhos de um adepto, neste caso, aos meus olhos.
Futebol Profissional
A equipa parece longe de ter ativos suficientes (em qualidade) para poder disputar o título de campeão nacional. Há poucas unidades de valor inquestionável, muitos jogadores em fim de ciclo e demasiadas não soluções sob contrato. Dependerá completamente de uma grande capacidade de investimento e de um scouting absolutamente certeiro a capacidade de mudar este quadro qualitativo.
A equipa técnica exibe bastantes dificuldades na leitura de jogo e na gestão de esforço dos atletas. A queda motivacional da equipa, na fase de maior desgaste da época não foi devidamente compensada, não tendo existido qualquer tipo de sucesso em projectar jogadores de 2ª linha capazes de disputar a titularidade com os previsíveis titulares. A valorização de atletas ficou muito aquém do desejável, o que exibe uma carência de trabalho individual, uma incapacidade para transpor as naturais desativações coletivas que advêm dos maus resultados.
A capacidade comunicativa do treinador principal é rudimentar o que só é parcialmente desculpável pelo uso do seu vocabulário diminuto em inglês.
Na vertente de futebol feminino, a tendência dos resultados obedece à natural perda de competitividade face ao crescimento do orçamento do principal (e por agora, único) adversário. Os reforços escolhidos não trouxeram nenhum crescimento. A inexistência de profundidade tática da equipa está cada vez mais evidente, o que responsabiliza cada vez mais o treinador.
No futsal, apesar de um início algo inconstante, Nuno Dias tem conseguido aproximar-se do padrão habitual desta equipa. Talvez ainda não seja este ano que o título europeu sorria ao nosso emblema, mas daremos luta. No campeonato, mostrámos bem no último derbie o que está ao nosso alcance fazer nos próximos meses.
Academia e Sub23
O cenário herdado tornaria muito difícil qualquer melhoria substancial. Parece evidente que este CD leva a sério o rol de infelicidades que se está a amontoar em Alcochete e talvez seja desta vez que todo o sistema desta estrutura seja profundamente atualizado. Mais até que colchões, pinturas, armários e relvados o que é vital introduzir na nossa formação é competência técnica e melhor acompanhamento da evolução transversal dos atletas.
A equipa de Sub23 tem bons ativos, alguns atletas que podem dar alegrias aos adeptos de forma devidamente programada, mas urge determinar qual o facto mais importante na valorização e trabalho com estes jovens: a identificação do seu talento, a influência do seu empresário ou a antevisão da proximidade na entrada para a equipa principal.
Modalidades
A estabilidade adoptada deixou muitas secções longe das atribulações do futebol e assim sendo, temos naturais aspirações a competir por títulos. Em algumas modalidades o reinvestimento de rivais trouxe-nos mais dificuldades, noutras a fórmula parece não estar a resultar tão bem como no ano anterior, de qualquer forma o quadro-geral parece completamente dentro dos padrões de exigência definidos pelo investimento.
Comunicação
A escolha de uma nova política de comunicação é um dos pontos mais negativos desta nova administração. A estratégia de reduzir ao mínimo as iniciativas ou repostas dos nossos dirigentes tem tido o condão de não conseguir anular nenhuma das adversidades previstas. Nem tem ajudado a pacificar o ambiente interno, nem tem conseguido estabilizar a imagem do clube. Se a definição de um novo quadro de relação com as claques é possível de elogiar (contando que não há recuos à posição do CD), a ideia de um novo relacionamento com as arbitragens tem sido desastrosa. Está completamente por provar que existe vantagem quer para o Sporting quer para a evolução do desporto em Portugal. Basicamente o Sporting está a pregar sozinho uma mudança que não exige aos restantes. A melhor definição de um mártir.
Relações Externas
É calculável que um clube que se remeta a silêncios demorados reduza a hostilidade directa e indirectamente face aos seus pares e face à FPF, Liga e demais estruturas. O problema é que também fica por entender o estamos a ganhar com esta identidade institucional.
Com a imprensa, que adora um Sporting secundarizado e a persistir como um alimentador de crises, o cenário é bastante mais saudável. Há vislumbre de algum good will por parte de meios de comunicação habitualmente hostis, mas acho que no momento em que esta Direcção adoptar alguma linha ou projecto mais vincado, que interfira com algum status quo do pântano de interesses do futebol português, de certo começará o tradicional carvão e minar da imagem dos nosso dirigentes.
Finanças
Com a pressão de dívidas a outros clubes e empresários a somar a uma tesouraria completamente sem margem o cenário financeiro do Sporting é tudo menos fácil. O Empréstimo Obrigacionista não melhorou grande coisa e a herança da Comissão de Gestão e anterior direcção está a condicionar tremendamente as opções de Varandas. Urge de facto realizar uma boa Reestruturação Financeira, tanto como urge mostrar que este quadro de responsáveis está à altura dos desafios que naturalmente estão a surgir.
Neste campo, é determinante para a sustentação deste CD exibir que conseguem empurrar o Sporting para a frente, conseguindo negociar com vantagens evidente para o clube. Novos resultados aquém do necessário (como foi o EO) podem trazer bastante desconfiança, quer dos mercados, quer dos parceiros, quer dos sócios.
Resumindo: o Estado do Adepto Leonino é…exausto e preocupado.
*às quartas, o Zero Seis passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca. Este post sai à terça porque estava a marinar desde a semana passada
28 Fevereiro, 2019 at 11:44
O meu é fodido com isto tudo….
28 Fevereiro, 2019 at 12:08
Hahahaha realmente é mais ou menos isso sim
28 Fevereiro, 2019 at 12:12
É lidar com a malta dos outros clubes a perguntar se queremos um eurito para ajudar.
Vergonha do caralho….
28 Fevereiro, 2019 at 13:22
Quem nos deixou nesta situação?
28 Fevereiro, 2019 at 13:27
Estou-me a cagar caralho…
Quero é saber se o conas que tinha a obrigação de saber o estado do clube, porque já lá estava uma comissão de gestão, arregasse a puta das mangas e trabalhe para resolver os problemas e defender os interesses do clube. De preferência calado.
E não vir humilhar o clube com esta merda de comunicações.
Se não sabe nem tem colhões para resolver que se ponha nas putas e dê lugar a quem saiba e queira.
28 Fevereiro, 2019 at 14:31
Simples. Tu e os outros bácoros da mesma vara.
28 Fevereiro, 2019 at 14:35
Fui eu que só deixei 300M€ do contrato da NOS para ganhar 2 ou 3 taças?
Fui eu que deixei dividas a fornecedores ?
Fui eu que fui buscar o lunático do JJ e dar lhe os maiores orçamentos da história clube ?
Fui eu que fui buscar o A.Ruiz e restante familia por 8M€ ?
Foi comigo a presidente que rescindiram os mais importantes activos do clube ?
LOL continuem a apoiar quem roubou o clube !!!
28 Fevereiro, 2019 at 14:45
Bravo jubas
28 Fevereiro, 2019 at 14:57
Noto que te ris muito e não te envergonhas da tua ignorância.
28 Fevereiro, 2019 at 15:58
Tem um piadão essa merda.
Nota-se que sofres com o clube.
Parabéns rapaz…
28 Fevereiro, 2019 at 17:28
Qual situação?!
Entrevista de Zena à Lusa esta tarde:
“”Se me pergunta se preciso de vender jogadores agora, digo que não, não preciso. O que estou a trabalhar, diz-me que não preciso”, afirmou o responsável pela área financeira dos ‘leões’. Vão brincar com o pene !
28 Fevereiro, 2019 at 11:50
Dá-me a sensação que isto foi escrito antes das “fantásticas” notícias de ontem…
28 Fevereiro, 2019 at 11:50
Também fiquei com essa sensação…
28 Fevereiro, 2019 at 13:12
Pois, no final até explicam “às QUARTAS, o Zero Seis passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca. Este post sai à TERCA porque estava a marinar desde a semana passada”….
e hoje até é…. QUINTA.
Já parece o fivelas a falar, troca-se todo!
28 Fevereiro, 2019 at 13:20
Fivelas “azenha hoje é sexta não é?”
Ridículo
28 Fevereiro, 2019 at 11:50
Estado da Nação
http://misterdocafe.blogspot.com/2019/02/as-dividas-fornecedores.html
28 Fevereiro, 2019 at 11:56
Muito bom esta explicação…e sublinho “é hora de Frederico Varandas e Francisco Salgado Zenha mostrarem que não são uns meros estagiários..”. Fds está no hora de olhar para frente e apresentar soluções, farto desta merda e desta lama!
28 Fevereiro, 2019 at 15:56
Então e os activos? Falta a outra metade. O Mister do Café também é só fornecer gelados para a malta comer com a testa… Ainda deve estar sob contrata da avença da anterior direcção!
28 Fevereiro, 2019 at 16:03
Mas esta direção não disse istoSublinhar isto…
É relativamente simples. É preciso encontrar financiamento para liquidar estes montantes. Durante a campanha eleitoral, Frederico Varandas e Francisco Salgado Zenha fartaram-se de dizer que era preciso trazer para o futebol novas formas de financiamento e que a sua lista tinha essa capacidade. Se bem se recordam até saíram algumas notícias relacionadas com financiamento ligado a bitcoins, etc.
Posto isto é hora de apresentarem essas soluções aos sócios, até porque Francisco Salgado Zenha já referiu que a antecipação de receitas do contrato com a NOS “é uma ferramenta de último recurso”
Então fodasse trabalhem e parem de chorar caralho e de humilhar e rebaixar o clube na praça pública….
Tão calados para umas merdas mas para se deresponsabilizarem não se calam eles.
Falar da vaca de merda que roubou o clube no jogo da taça das nossas leoas não berraram eles.
Tansos…
28 Fevereiro, 2019 at 16:34
A esta altura do campeonato não deve haver outra solução a não ser recorrer ao ultimo recurso.
A não ser que vendam jogadores ao desbarato…
Convinha perceberem que a Direcção anterior demorou 2 anos a aumentar significativamente as receitas e que só nos últimos 2 anos, dos 5, teve receitas correntes já muito boas. É que há pessoal que pensa que é só chegar com a “varinha mágica” e… já está!
28 Fevereiro, 2019 at 16:45
É reler…
Então fodasse trabalhem e parem de chorar caralho e de humilhar e rebaixar o clube na praça pública….
Tão calados para umas merdas mas para se deresponsabilizarem não se calam eles.
Falar da vaca de merda que roubou o clube no jogo da taça das nossas leoas não berraram eles.
Neste momento estou ouvir debates sobre a situação financeira do Sporting.
Perguntas do género:
Um clube que neste momento esteja interessado no Bruno Fernandes, esta informação não será prejudicial levando a uma desvalorização de um activo?
Fodasse como é que não nos lembramos desta merda…….
28 Fevereiro, 2019 at 17:02
Exactamente! “pelo peixe morre a boca”. O tal grupo 71 que acreditou na varinha mágica prometida pelas Varandas agora vira o “prego ao bico” e tem a lata de nos perguntar se acreditamos nos truques do David Copperfield e no Pai Natal!!! Não tenho a honra de o conhecer consócio Miguel mas essa de passar “atestados de agnosia” aos que pensam diferente é duma irreverência inaceitável
28 Fevereiro, 2019 at 22:00
Os tais 71% votaram todos em Varandas claro que nao Leo14 muitos votaram em outros candidatos aqui o Sonhador n se revela ama o SPORTING qualquer que seja o presidente e nao e como muitos que so porque n esta quem eles la entendem ate desejam as derrotas do nosso clube esses sao indignos de serem socios e adeptos do grande enorme SPORTING.
SL. VIVA O SCP.
28 Fevereiro, 2019 at 16:29
Um bom artigo do Mister, mesmo tendo um tique tendencioso que já é característico.
Como ele diz, o problema é termos 44M€ para pagar este ano – mais 33M€ que o Porto e mais 27M€ que o Benfic@! É isso que faz uma diferença enorme. O facto da divida do Porto e do Benfic@ até serem maiores no total acaba por não ser muito relevante para o que se passa este ano. Pode ser para outros anos, se algum deles tiver este problema em algum dos futuros anos.
28 Fevereiro, 2019 at 11:51
O meu é de desespero, acho que é desta que é o fim, o Sporting até pode subsistir de outra forma, mas é o fim da minha ideia de clube de e para os sócios… muito triste mesmo.
28 Fevereiro, 2019 at 11:52
Que custo terá o tratamento?
https://sporting.filtro.pt/vamos-transpor-o-que-esta-direccao-fez-para-a-medicina/
28 Fevereiro, 2019 at 11:53
A política de comunicação desta direcção não está de acordo com quem deveria defender o nome e a imagem do clube e vai totalmente contra aquilo que foi dito, prometido durante e após a campanha….!
28 Fevereiro, 2019 at 12:11
Já dizia o outro:
Soares Franco: quer um clube só de futebol. “Sou do Sporting por causa do futebol e não tenho empatia pelo ecletismo”, diz.
Não quer sócios, accionistas maioritários no actual modelo. “Quero um clube só de futebol, sem sócios mas com adeptos que não se intrometam na gestão nem tenham voto nas eleições dos corpos sociais”
28 Fevereiro, 2019 at 12:11
Portanto primeiro vai a Sad com o Caralho e a seguir vamos nós.
Não foi por falta de aviso…..
28 Fevereiro, 2019 at 12:27
Bom dia a todos,
Resolvi publicar a minha opinião sobre o estado do meu Sporting, essencialmente pelas mais recentes noticias vindas a público.
Gostaria apenas de deixar no ar uma situação que começa a ser norma, não so no nosso Clube, mas em todas as Instituições deste País.
Quando esta Direção se propos a tomar conta dos destinos do Clube, assume desde logo, o bom e o mau, e devera ter consciencia disso, ou então estavam quietinhos.
Agora, nesta altura dificil, o que precisam é de mostrar trabalho, como tem feito por exemplo o Sr. Miguel Albuquerque, nas modalidades, esse sim, apresenta trabalho, competividade, e nao anda a lamentar-se pelos cantos, precisamos mais destes.
Agora, Sr. Varandas, justificar-se com os outros que deixaram e fizeram, desculpe mas ja sabia disso, ou então simplesmente não assumia.
Trabalhe e tenha coragem de trabalhar para um outro rumo, se e com esta politica da desculpa, lamento mas mais tarde ou mais cedo, o seu caminho estará traçado.
Infelizmente, ou esta Direção arrepia caminho, trabalha e comunica de outra forma, ou estaremos condenados a mais um falhanço anunciado, e realmente estaremos cada vez mais longe dos nossos adversários, com outras condições e influencias.
Espero sinceramente, que tenha de vir aqui publicamente, dizer que errei no julgamento desta Direção, mas para já….
28 Fevereiro, 2019 at 12:36
Agora já percebo melhor a decisão de correrem com Samuel Almeida e Rui Calafate da SportingTV.
28 Fevereiro, 2019 at 12:56
Isso…
28 Fevereiro, 2019 at 12:40
Comentário muito lúcido, sem a cegueira ideológica que aflige os radicais saudosos da outra senhora.
28 Fevereiro, 2019 at 12:56
E perguntar onde anda a reestruturação financeira negociado pela anterior direção que poupava 90 milhões ao passivo . Ou muito me engano ou em breve voltaremos a acumular capitais próprios negativos e com o desbaratar da almofada da nos. Com estes caramelos nem aos 300 milhões chegavam
28 Fevereiro, 2019 at 13:20
Manoel e perguntar pelo dinheiro da Xau Lda ou do Batuque FC?
BdC foi mais um presidente que se serviu do Sporting.
28 Fevereiro, 2019 at 13:33
a serio que o mal de todos os problemas são os 400K que o BdC investiu mal ?
Estas a ser ridículo !
28 Fevereiro, 2019 at 13:49
Investiu mal ? Ahahahahahahah
28 Fevereiro, 2019 at 14:12
Vá que os tenha metido ao bolso, se isso te agrada mais. Meio milhão, estás contente? Foi modesto. O orelhas já meteu uns 600 milhões. Deixa de ser ridículo.
28 Fevereiro, 2019 at 14:31
Os argumentos desta gente para desculpar o Sem Filtro !!
Foi mais um que meteu dinheiro ao bolso mas não faz mal…
28 Fevereiro, 2019 at 20:39
Só estou a dizer que a “contabilidade” a estes níveis faz-se assim. Retoquezinho aqui, martelada acolá, para contornar um imposto, por ai fora. As contas de uma empresa grande são complexas e muitas vezes só num tribunal é que se decide se determinada operação é ou não legal. Nada é 100 por cento cristalino, mas isso não é necessariamente ser desonesto. Às vezes dá jeito, pronto. Mas uma coisa é teres uns jeitinhos de trocos, outra diferente é uns jeitoes de milhoes. Todos os ataques que tenho visto à gestão financeira de BdC são patéticos e ridículos. Porque as contas foram públicas e publicadas como nunca antes na vida do Sporting.
E o desespero em busca dos podres aumenta de cada vez que reviram uma pedra, e onde esperam encontrar um gordo ninho de larvas, encontram um bicho de contas bébé.
28 Fevereiro, 2019 at 18:16
Jubas e pergunto sim senhor. Quando me demonstrarem que meteu dinheiro ao bolso fique certo que serei o primeiro a condenar. Agora se não meteu podemos depois e discutir se foi bom ou mau negócio. Agora querem comparar os valores do batuque e Xau , de 5 anos de governação como sendo a razão da pseudo falência do clube e que é de rir. .esse é o meu ponto. Sl.
1 Março, 2019 at 10:27
Até agora nada foi provado contra BdC, de tudo o que se tem dito em milhares de horas de televisão NADA foi provado, foi só carvão para ajudar a eleger estes trapalhões que estão agora a enterrar o Clube, mas há quem nos queira convencer do contrário apenas porque não o grama e, como tal, acredita em toda a merda que dizem contra ele, porque dá jeito.
Eu não o queria de volta no Clube porque acho que, com ele, seria impossível acabar com este clima de guerrilha, mas com estes golpistas que lá estão agora também não vamos ter paz e ainda por cima já deu para perceber que são muito mais incompetentes.
28 Fevereiro, 2019 at 12:58
E somar o investimento no plantel desde a entrada da comissão geriartrica até agora . Da ideia que agora é que se lembraram de começar a gerir mas quando foi para vir bater no peito e dizer que tinham um plantel competitivo não se preocuparam . Mas aí o objectivo era outro
28 Fevereiro, 2019 at 13:01
Vamos todos com o caralho . Gostava de saber onde estão aqueles que enchiam a boca logo a seguir a golpada a dizer que iam estar atentos a reestruturação .le que se não se fizesse seria um crime de lesa pátria . Meses volvidos parte deles já se esqueceu e já só se entretém em arranjar desculpas . O Cherba parecem-me que tb já desistiu dessa bandeira .
28 Fevereiro, 2019 at 13:04
Radicais temos de ser nós para correr com esta escumalha.
28 Fevereiro, 2019 at 13:13
Continuem a omitir que os traidores receberam 15 milhões no imediato e mais 15 a 20 em três anos….que é tudo culpa do Bruno e depois admirem-se que não têm clube para apoiar!
28 Fevereiro, 2019 at 16:22
Esse o carvão do dia?
28 Fevereiro, 2019 at 13:14
A quem é que o marquises e pau mandado do zenha venderam o maninho da academia e do estádio?
A quem é que o pavilhão está prometido?
28 Fevereiro, 2019 at 13:14
Maninho=naming
28 Fevereiro, 2019 at 13:21
Andas a fumar louro?!
28 Fevereiro, 2019 at 13:30
A red bull andou em negociacões, mas podia ser para colocar o nome na equipa.
Temos de esperar para ver.
28 Fevereiro, 2019 at 13:18
Vocês têm a noção que do contrato da NOS já só temos 353M€ ??? Têm a noção que BdC deixou o clube todo revirado em todos os sectores?? Têm noção que os melhores activos rescidiram e saíram a custo 0€???
Eu não votei no Varandas mas apartir do momento que foi eleito é o meu Presidente, e ao estarem a criar esta instabilidade em nada ajuda o clube a sair desta situação.
28 Fevereiro, 2019 at 13:23
Não percas tempo.
Os amigos desse lunático não têm pensamento próprio.
28 Fevereiro, 2019 at 13:47
Vocês têm noção que temos que ELIMiNAR gente desta do clube para que ele continue?
Eliminar, gente, eliminar…
28 Fevereiro, 2019 at 13:26
E a direção não sabia isso quando se candidatou e ganhou? Era fácil fácil e agora já não é? Que façam o trabalho que prometerem que iam fazer e deixem-se de lamúrias. Se são o supra-sumo da batata frita, como disseram que eram, nas eleições, estão à espera de quê mesmo, passados seis meses?
28 Fevereiro, 2019 at 13:31
Encostem-se a essa merda sossegados e assistam ao clube a ser envergonhado mais uma vez.
Andem a medir as pilinhas e esqueçam que quem lá está agora continua a envergonhar o clube como todos os outros pós João Rocha que deixou um clube em condições para ser dos mais ricos do Mundo…sim do Mundo.
Cambada do caralho que tiram do sério qualquer um…
28 Fevereiro, 2019 at 13:28
jubas, ainda bem que te assumiste de uma vez por todas.
És varandas e como tal és tão responsavel quanto ele por toda a merda que ele anda a fazer.
E não é preciso comentar o resto da merda que disseste, porque nem vale a pena estar a dar troco a trolls.
28 Fevereiro, 2019 at 13:39
Eu não gosto de quem é varandas, porque ou o são por desconhecimento, ou por interesses, mas assumo que é o primeiro caso.
A maioria das pessoas acredita mesmo que percebe de gestão. Se eu estudei gestão e há coisas que não percebo a 100%, imagine se um adepto cuja informação que tem vem de fontes que têm os seus interesses a preservar e sobre os quais a anterior direcção incomodava…
28 Fevereiro, 2019 at 13:55
Leonidas não votei no Varandas votei no Ricciardi mas a partir do momento que ganhou o Varandas passou a ser o meu presidente.
Volto a dizer esta instabilidade que estão a tentar criar a volta do clube não é bom para ninguém. Apenas estão a tentar desculpabilizar uma pessoa que deu cabo do clube em 5anos e nada ganhou. Estão a querer atacar o Varandas para defender uma pessoa que roubou o clube , que recebeu comissões , que pagou 1,7M a um escritório de advogados.
Do mal ao menos estas pessoas poucos ou nenhuns votos têm portanto contam pouco.
28 Fevereiro, 2019 at 14:00
“Sobre o escritório de advogados que se tem vindo a falar constantemente, posso dizer que foi o escritório que mais trabalhou com o Sporting no dia a dia. Trabalhou nos processos cíveis mais relevantes interpostos contra terceiros e fazia o pesado acompanhamento fiscal do Grupo. Para perceberem, fundamentalmente trabalhávamos com este escritório e com a Cuatrecasas que colaborou nas auditorias de gestão anteriores e nos empréstimos obrigacionistas. Nada mais. Os valores que se falam, divididos por 5 anos de atividade não fogem de valores normais. Tudo o resto são pós-verdades, construídas sobre coincidências, e vontades de criar suspeitas indevidas. Mas acima de tudo, aproveito para destacar a competência destes advogados que connosco trabalharam e que julgo ainda trabalham para o Sporting.”
Equipa essa que ajudou a ter sempre resultados positivos em todos os ano.
O que tens a dizer da oferta de 4 milhoes ao mendes ? isso sim é roubar o Sporting !
28 Fevereiro, 2019 at 14:18
Xau Lda e Batuque FC ??
28 Fevereiro, 2019 at 16:12
oferta ao mendes labrego, aprende a ler.
28 Fevereiro, 2019 at 16:39
Jubas76, não sabes que a Gestifute vendeu o Patrício de borla e depois o Varandas ofereceu-lhe 4M€ só porque sim?
Ca burro que tu és…
28 Fevereiro, 2019 at 17:21
Votei no Ricciardi…
Afinal sempre houve alguém a votar no Ricci!!!!!
28 Fevereiro, 2019 at 22:12
E no Dias Ferreira ninguem votou parecia-me conhecedor do clube quem sabe daria bm presidente ou e um croquete tambem julgo e nao o tenho por isso.
SL.
Alias a muito boa gente cm valor que daria bns presidentes melhores que o voz grossa esgotado Brunout.
28 Fevereiro, 2019 at 22:18
Alias do Bruno so mesmo a ideia inicial do CD dele e sua equipa em 2013 a parir de 2017 o homem julgou-se um Deus todo poderoso e um povo tinha que o aclamar como sou livre de ideias e pensamenros penso assim.
E gosto pouco de gente arroganre de que so eles e que sabem e os outros sao todos muita burros o aue era o caso do destituido que se n me engano muito anda algures por aqui a comentar ou outros por ele. Ja ninguem ainda n deu conta que tamos no hoje e hoje e importante e o nosso presente Caralho seja bem melhor que todos os passados.
SL. Viva o SCP.
28 Fevereiro, 2019 at 13:33
O unico activo significativo que saiu a zeros por enquanto foi o gelson. O William vendeu se por 15M ou lá o que foi, o Patrício por 18( 4M pa gestifute) e 3 voltaram ao clube.
28 Fevereiro, 2019 at 13:35
Caso não tenhas reparado a instabilidade foi criada por esta direcção vir para a praça publica chorar e dizer que está falida !
Achas que vai conseguir negociar o quê a partir de agora ?
28 Fevereiro, 2019 at 13:39
Contrato com a NOS negociado pelo genial gago mental e os seus catraios…
28 Fevereiro, 2019 at 14:11
Não têm. Não vale a pena. Contextualização histórica é coisa que não existe neste clube. E cheguei a votar no Bruno e apoiei o Benedito (é sempre preciso fazer este disclaimer aparentemente).
28 Fevereiro, 2019 at 14:48
Estás a apostar as fichas todas numa Auditoria Forense que ainda não foi terminada. Eles deitaram cá para fora esses dados, mas dentro da própria Auditoria ainda podem encontrar justificações e proveitos dos mesmos… Fala-se da Xau e não sei o quê sem se saber o resultado final da Auditoria. Mais se o CV e restante CD, conseguir desmentir isso como ficamos? Como ficas?
28 Fevereiro, 2019 at 13:19
Só uma pergunta, é o estado do adepto ruidoso (29%) ou o estado da maioria silenciosa (71%)?
No seu desterro Dias Ferreira disse que já era altura pararem de se desculpar com o demo do Bruno.
28 Fevereiro, 2019 at 22:20
Dias mesmo no seu desterro tem sempre alguma razao.
SL
28 Fevereiro, 2019 at 13:19
O estado do adepto : o meu é de fodido , desiludido , a sensação de não contarmos para nada !
28 Fevereiro, 2019 at 13:22
Afinal nem a promessa do circo e chacota cumpriram….
28 Fevereiro, 2019 at 13:21
Tenho que me rir, Muito sinceramente…. dizem que maior cego é aquele que não quer ver, mas penso que sejam mesmo os sportinguistas.
O clube a bracos com a maior tragédia que aconteceu, e ainda andamos a falar de “projectos”, de “futuro”, de “academias”….. Amanhâ acordamos e já está tudo vendido. O clube está a ser desmantelado, e neste momento já nem é pouco-a-pouco.
Quem ainda for sócio que agarre na puta da caneta e comece a recolher as assinaturas para destituir isto, porque daqui a uns dias já será tarde.
O fivelas fala da academia porque a comprar entulho e a dar os bons jogadores todos é obvio que serão os unicos que poderão jogar no futuro.
Amanhâ já será tarde…. Se querem ter clube é agora a hora de agir, mas se não querem saber deixem-se estar… daqui a uns meses a tasca dá lugar a uma roulotte porque para discutir apenas as modalidades não precisamos de um estabelecimento muito grande. Nessa altura quero ver quem ainda vai ser do Sporting e quem já mudou para o forum do porco gil.
O meu estado é: chocado por estar a ver isto tudo a acontecer, tal como foi dito que iria acontecer há meses e meses, e ainda ver pessoal a discutir o sexo dos anjos.
Sugestão, para a semana vamos discutir a ementa do dia em Alcochete, devem os atletas comer às segundas-feiras massa ou peixinho? E às quartas? Podemos oferecer pizza ou o rolo de carne é a escolha indicada?
28 Fevereiro, 2019 at 13:23
Simples…
28 Fevereiro, 2019 at 13:46
A apatia é grande. Muito grande mesmo. Não ajuda tambem não haver nenhuma cara publica a servir de oposição válida (BdC não conta).
Onde estão os ideais bons e a exigência que a anterior direcção nos incutiu?
A verdade é essa, em breve, vamos ter a SAD vendida e não vamos fazer nada ou vai ser tarde demais! E depois o Sporting é só modalidades
28 Fevereiro, 2019 at 14:17
Nao ha oposicao porque ja viram o que fizeram a quem quis mudar as coisas.
Quem conhece o Sporting sabe que neste momento so um louco ou um mal intencionado se chega a frente. E olha que cada vez ha menos loucos no sporting…
28 Fevereiro, 2019 at 15:00
Concordo, acima de tudo não existe ninguem capaz de pegar no clube e resolver a situacão.
Mas uma coisa é certa, isto como está vai caminhar para a venda da SAD e depois xau xau para sempre.
Temos 10 anos de contrato com a NOS e ainda nem cumprimos um!!! O valor já está quase todo derretido…
Ficarmos sem futebol não é o que me assusta mais, mas sim que as modalidades desaparecam para sempre.
28 Fevereiro, 2019 at 21:51
Desculpa a pergunta…mas quando falas de comprar entulho estás a falar de quem? Desta direção e responsabilidade a compra do doumbia, illori, o puto do equador e o Rojas…todos eles me parecem trazer algo a equipa…o Gudjel veio da cdg e na verdade a grande maioria de entulho e mesmo do bdc – Petrovic, mejjia, misic, Marcelo, castaignos…
28 Fevereiro, 2019 at 22:39
Nao Leonidas qualquer dia a Tasca tem um letreiro a dizer trespassa-se e quem quer tomar conta da Tasca ou seja nova Gerencia se houver quem requisite bom tinto ou branco umas entremeadas carne frita carne de porco alentejana omoletes moelas ou enguias do montijo ou do faralhao com pao alentejano sericaia ou doce da casa a escolha o Cherba escolhe varios candidatos a empregados de mesa e abrimos a tasca outrs vez como se iniciassemos dos Distritais mas na 1a Liga em que so falariamos das nossaa glorias jogadores e equipas titulos modalidades e feitos e nada nada de dirigentes do passado do presente e do futuro pois n temos de falar tem e de mudar o sistema eleitoral 1 voto 1 – socio ou va 5 vots a quem tem pelo menos 25 anos de socio e 8 a quem tem mais de 45 e nada mais.
Ah esquecia-me e decpreferencia termos umas bailarinas moreninhas ou loirinhas a servirem a mesa e se fosse caso disso sempre uma noite de diversao com musica ao vivo cm grupos portugueses ou interncins acho que a tasca iria ter mais clientes so mesmo pessoal viver o presente tou farto farto de polwmicas do passado de nos dividirmos por causa de um homem ou de uma pessoa o SPORTING sao milhares e milhares de adeptos que desejam somente uma unica coisa a Gloria..
Convidar por exemplo simbolos do clube para darem cultura e mistica leonina o clube n precisa de guerra w polemicas internas caralho precisa de sermos todos mas todos Sporting e deixar de lado se gostamos ou nao das pessoas mas sim Viver e Amar Sporting.
Fica aqui esta sugestao ao Cherba e a todos os tasqueiros.
Por fim servirem na mesma antes dos petiscos uns croquetes e uns salgadinhos normalmente a malta gosta
SL. Viva o SCP.
28 Fevereiro, 2019 at 22:46
Nas eleicoes no novo sistema eleitoral esqueci importante voto electronico nos nucleos pelo menos nas capitais de distrito e em zonas de maior densidade populacional 3 ou 4 nucleos daria uma muito maior votac do nosso universo bem como uma maior realidade sem duvidas de quem queremos ou desejamos eleger.
1 Março, 2019 at 8:40
É uma boa ideia, mas parece mais um sonho que algo que vá acontecer 🙂
28 Fevereiro, 2019 at 13:52
O
Movimento de rescisão dos jogadores foi gizado, organizado, apoiado e impulsionado por gente do sporting com a anuência das actuais principais figuras da direção varandas incluído . Quem não quiser entender isto faça favor . Da sempre
Jeito pra a narrativa dizer que o culpado e o outro.
28 Fevereiro, 2019 at 14:00
LOL bem me parecia que o culpado do ataque a Alcochete é do Varandas !!
Tenho a certeza que foi o varandas deixou apenas 300M€ do contrato da NOS , tenho a certeza que foi ele que mandou o MSilva embora para ir buscar o lunático do JJ e pagar lhe 6M ano tenho a certeza que foi o varandas que foi buscar o Alan Ruiz por 8M ou 3M não sabemos ao certo. Tenho a certeza que o Batuque FC ou Xau Lda ou os 1,7M foi o Varandas.
Muito bom estas Brunettes
28 Fevereiro, 2019 at 14:16
Trata-te.
28 Fevereiro, 2019 at 14:29
Arranja um clube !!
1 Março, 2019 at 8:44
Claro que foi.
Toda a golpada contou com muitos elementos de dentro do clube, o mestre da táctica, o tal homem no terreno, o sobrinho, que bancou o pagamento à juve, etc…
Quem levou às rescisões foi o famoso “amigo” do clube, o mendes.
Até a CS que andou a espanhar a ideia de que o clube tinha de pagar indemnizacões aos jogadores, quando a Lei nada tem que o justique. E claro, a cmtv não apareceu em alcochete por mero acaso.
O vagabandas esteve lá, e quem duvida que lhe pergunte como é que ele se demite em Maio e vira candidato, quando as eleicões estariam marcadas para daí a 3 anos…. Será que foi bruxo do orelhas que lhe contou as novidades?
28 Fevereiro, 2019 at 13:56
E conhecimento de todos os candidatos . Esqueci me dessa
28 Fevereiro, 2019 at 14:02
O Sem Filtro foi corrido do clube e já não volta nos próximos 8anos e vai ser expulso de sócio por gestão danosa e roubo !!
É aguentar e não chorar 😉
28 Fevereiro, 2019 at 14:15
Não votaste no Ricciardi?
Belo currículo não achas?
Hmmm….Coerente!!
28 Fevereiro, 2019 at 14:36
Sim votei.
28 Fevereiro, 2019 at 16:04
Como disse.
Coerente.
28 Fevereiro, 2019 at 16:23
E tu vais aguentar oito anos de miséria e pelo andar da carruagem não sei se vais ter banco para te sentares em Alvalade . Desejo te boa sorte . Depois vai pedir ajuda ao Godinho .
28 Fevereiro, 2019 at 14:02
Gelado bem gostoso…
28 Fevereiro, 2019 at 14:12
Sublinhar isto…
É relativamente simples. É preciso encontrar financiamento para liquidar estes montantes. Durante a campanha eleitoral, Frederico Varandas e Francisco Salgado Zenha fartaram-se de dizer que era preciso trazer para o futebol novas formas de financiamento e que a sua lista tinha essa capacidade. Se bem se recordam até saíram algumas notícias relacionadas com financiamento ligado a bitcoins, etc.
Posto isto é hora de apresentarem essas soluções aos sócios, até porque Francisco Salgado Zenha já referiu que a antecipação de receitas do contrato com a NOS “é uma ferramenta de último recurso”
Parem de chorar e cumpram o que prometeram aos sócios.
28 Fevereiro, 2019 at 14:44
Aquilo que me lixa é, neste momento, duvidar se esta administração está realmente de boa fé.
Porquê que só agora é que diz o que diz?
Porquê que só agora se tomam estas medidas?
Não me digam que levaram estes meses todos para se aperceberem da real situação financeira do clube…
Não me digam que quem é profissional, mesmo estando de fora, não sabe ler os relatórios de contas que foram sendo publicados…
Dando um exemplo na minha profissão, é o mesmo que olhar para um Rolls Royce a deitar fumo da grelha e a chiar por todos os lados e eu, na hora de avaliar a viatura e de lhe atribuir um valor, olhando só para os interiores em pele de vacas dinamarquesas, que foram bordados por 21 virgens birmanesas numa noite de lua cheia, penso para mim “o carro está impecável” !
Francamente, antecipar receitas não é solução para resolver devidamente problemas de tesouraria.
Na vida real é estar a comprar merdas com o meu cartão de crédito e ter a minha conta à ordem a negativo.
De repente dá-me a fome e preciso de comer mas o cartão já está a bater palminhas…
A seguir chego junto do meu patrão e peço para pôr um vale à caixa…
Nisto vou ao supermercado para comer mas passo em frente a uma loja no shopping e uso o dinheiro para comprar um relógio meio “chunga” que vi…
Isto é o que se tem sempre feito com a antecipação de receitas, com as devidas diferenças do ridículo, mas com o mesmo resultado prático!!!!
FDX!!!
28 Fevereiro, 2019 at 16:29
E se os R&C tiverem sido aldrabados?
O BES não parecia uma maravilha? O BPN? A EDP? Não conseguiram enganar meio mundo (da finança incluído)?
1 Março, 2019 at 8:36
Mas em que planeta é que tu vives? O BES parecia bem?
Mas olhaste sequer para os R&C uma vez que fosse?
A empresa que aldrabou chama-se Enron, e essa teve o apoio dos auditores, de resto são apenas contas que o pessoal não olha sequer.
Outro caso foi a Grécia, que andou a aldrabar o déficit para poder continuar a individar-se. Mas isso são casos especiais.
De resto chama-se contabilidade creativa, mas sabes bem que as contas do Sporting são escrutinadas migalha a migalha….. um mero lapso era logo noticia de abertura dos telejornais todos.
28 Fevereiro, 2019 at 14:56
Informação oficial retirada dos relatórios e contas que qualquer pessoa pode consultar no site do Sporting:
Total do passivo corrente (ou seja, a 1 ano):
Jun 2013 (BdC eleito em Março): 144 milhões
Jun 2014: 182
Jun 2015: 95
Jun 2016: 106
Jun 2017: 190
Jun de 2018 (BdC destituído em Junho): 173 milhões
Dentro do passivo corrente, fornecedores correntes):
Jun 2013 (BdC eleito em Março): 24
Jun 2014: 16
Jun 2015: 13
Jun 2016: 16
Jun 2017: 41
Jun 2018 (BdC destituído em Junho): 44
O senhor Zenha e o senhor Varandas não consultam os documentos da SAD? Andam a dormir? O que é que explica o histerismo ao dia de hoje?
28 Fevereiro, 2019 at 16:43
Talvez o passivo a fornecedores correntes em 2017 seja uma justificação para o facto de tanto dinheiro da NOS ter sido antecipado até meio de 2018!
28 Fevereiro, 2019 at 15:03
Das duas, uma.
Ou estão a tentar criar um clima de pânico entre sócios e diabolizar a herança da direção anterior, para ganhar crédito junto dos sócios (neste momento, o Clube está completamente fraturado). No fundo, exagerar nas dificuldades para terem um almodada contra o insucesso desportivo.
Ou simplesmente não estavam preparados para as dificuldades e começaram a disparar em vários sentidos. Sentem que não estão a conseguir resolver a situação do clube, nem desportiva nem financeira, e o caminho mais fácil é culpar a direção anterior.
Eu prefiro acreditar que é a primeira.
28 Fevereiro, 2019 at 15:09
Eu acho que é a segunda…
1 Março, 2019 at 8:32
Existe a terceira via.
Estão a tentar criar o pânico, tal como eu avisei há meses e meses, para justificar a venda da SAD, que era o seu principal objectivo quando fizeram a golpada.
Para que fique bem claro, o sobrinho recebeu uma proposta de 100M para vender os seus 30% da SAD…. isso até foi anunciado na SIC. É claro que ele vai vender pois pagou 20M e isso são 5x o seu investimento…… quem me dera a mim.
Eles agora precisam que o resto da SAD vá na negociata para que os novos donos possuam a maioria do capital, porque ninguem vai comprar o clube se não for para lavar dinheiro, e para isso é preciso a maioria do capital.
28 Fevereiro, 2019 at 15:10
A CI da passada sexta torna-se ainda mais caricatural face aos últimos desenvolvimentos.
28 Fevereiro, 2019 at 15:42
Em que ficamos?
Torres Pereira: “A situação da SAD do Sporting é de falência técnica”
Frederico Varandas: “O Sporting não está em pré-falência nem vai falir”
28 Fevereiro, 2019 at 16:30
Eu, se tiver uma casa de 510 mil euros em meu nome e ao mesmo tempo uma dívida ao banco de 50 mil estou na falência?
1 Março, 2019 at 8:29
Não estás na falência?! Estás na bancarrota sim!!
Chama-lhe o que quiseres, mas não estás bem.
Essa historia dos rabolhos que dizem que os activos é que importam não pega com pessoas inteligentes, tens de ter cash flow para pagar as dividas, caso contrário estás na bancarrota. Que é falência, para que fique bem claro.
São a mesma coisa meu caro. O cash flow é o mais importante para uma empresa, sem cash flow não pagas contas e sem pagar as contas….. estás em faléncia.
28 Fevereiro, 2019 at 16:01
O meu estado é exausto, sim, de tanta guerra, preocupado, evidentemente, porque o estado do Clube não é bom, mais uma vez, mas esperançado que, mesmo com as dificuldades existente e as que ainda acrescentam todo este contexto, o clube se reerga de uma forma mais sustentada porque o que se fez nos últimos 40 anos nunca traria essa sustentação – como não trouxe aos rivais que só através da corrupção se mantiveram em alta!
Contrariando os adeptos da “varinha mágica” e os “competentes da Farinha Amparo”, eu acredito no trabalho e que é do trabalho que se retiram os frutos doces ou amargos!
Levará pelo menos 2 anos a estarmos ao nível de plantel – na realidade, de jogadores sobre contrato que tínhamos pois alguns foram emprestados e não faziam parte do plantel – que tivemos na época passada (2017/18). O facto de não se ter aproveitado todo esse potencial deveu-se, em primeiro lugar, e grandemente, por termos um treinador que é um cretino e que não vale o que acham que vale, e em segundo lugar por termos um presidente que, infelizmente, não soube lidar com este facto – eventualmente pelo treinador ter sido aposta pessoal dele próprio – e que se deixou suplantar pelo seu próprio ego, perdendo grande parte da noção do que ia acontecendo!
28 Fevereiro, 2019 at 19:51
Estás exausto? Faz uma pausa Miguel Ribeiro. Ninguém te vai levar a mal.
28 Fevereiro, 2019 at 16:03
SOLUÇÃO (e não vejo outra): Arranjar um “dono” à inglesa e ser pioneiro a instituir essa medida para o futebol profissional e de formação (o clube fica com as modalidades e as quotas). Mais do vender por um bom dinheiro, é meter o risco no lado do investidor, que perderá tudo se gerir mal. Haverá caminhos mais românticos, mas que irão fazer-nos ganhar um campeonato de 18 em 18 anos!
28 Fevereiro, 2019 at 16:11
E tens um negócio em Portugal à Inglesa?
Se fosses um Abramovich ou um árabe cheio de dinheiro investias num clube em Portugal?
Esquece que estamos a falar do clube do coração….
Receitas TV
Bilhética
Patrocínios
Património
Marketing
Número de sócios
Dimensão do país
Corrupção
Distribuição de adeptos e postura de governantes
…..
Agora compara com outros países!
28 Fevereiro, 2019 at 16:16
Investia. É mais fácil levar um clube português aos títulos, e fazer boa figura na Champions (onde ia regularmente), e com bons contratos televisivos e boa academia, do que investir num clube inglês onde para além do contrato televisivo, é quase impossível ultrapassar os big-6. Há centenas de chineses que não sabem o que fazer a tanto dinheiro. O “produto” tem é de ser bem vendido, e não forma desesperada como agora acontece!
28 Fevereiro, 2019 at 16:18
Os adeptos do MU, do Chelsea, do Wolves, etc… são tão ou mais apegados aos clubes do que eram há 20 anos. Estão-se cagando para que tenho um sócio maioritário ou se as acções estão centralizados no clube e “são dos sócios”. Eles querem é sucesso desportivo e estabilidade. E nós assim, nem daqui a 20 anos! E os rivais continuam a distanciar-se. Só ganhamos por alguma distracção de ambos ao mesmo tempo!
28 Fevereiro, 2019 at 16:33
Desculpa mas acho que estás iludido….
Acho que ignoraste todos os aspectos que te enumero que te impedem de fazer muita coisa.
Sendo assim porque não investir num Guimarães, Braga ou Rio Ave e só tenho visto é Belenenses, Estoril….
28 Fevereiro, 2019 at 17:24
Estás de boa fé, mas ele está é preocupado em convocar os tios todos que têm milhões de votos para irem votar em massa na destruição do clube. Esse é o objectivo deste gajo. O resto passa-lhe ao lado.
28 Fevereiro, 2019 at 17:51
Pois.
Se calhar o iludido fui eu…
28 Fevereiro, 2019 at 19:56
Respondendo à tua pergunta: estão menos.
Em Londres, quando vou ver um ou outro jogo, infelizmente cada vez menos, conenta-se precisamente isso. É só estrangeirada. O adepto comum importa-se sim não só com o conteúdo mas também com a forma.
Eu não dou para esse peditório. E já sei que aos poucos, e de forma previsível diga-se, vão introduzir essa narrativa dos árabes/chineses.
Mas continuem a tentar, vai que cola né?!
28 Fevereiro, 2019 at 20:09
Estão todos fantásticos a nível desportivo ! Que belo exemplo! Estou mais descansado. Anyway os sócios e adeptos do MU criaram um
Novo clube 😉
28 Fevereiro, 2019 at 16:18
Banha da cobra
https://sporting.filtro.pt/vamos-transpor-o-que-esta-direccao-fez-para-a-medicina/
28 Fevereiro, 2019 at 16:20
Tempo daríamos se fossemos vendo um caminho trilhado com decisões honestas, claras e perceptíveis a todos… infelizmente não é isso que se vê, nem tão pouco se vislumbra…
Os sinais são, mais uma vez digo infelizmente, preocupantes e classicamente eternos (pelo menos 4 décadas…) no SCP.
Logo, não acredito nesta malta, como já nas eleições ficou claro e só não viu quem não quis…
Solução: temos de exigir e por isso de nos manifestarmos como sócios!
28 Fevereiro, 2019 at 16:26
É isto que as pessoas querem para o Sporting?
https://desporto.sapo.pt/futebol/segunda-liga/artigos/socios-do-belenenses-aprovam-venda-de-maioria-de-capital-da-sad
28 Fevereiro, 2019 at 16:30
Um momento de viragem.
Ele disse.
Os sócios não ouviram….
28 Fevereiro, 2019 at 16:29
No Belém sempre ficou o contra-poder, e as regras não estavam claras. Nem ficou definido quem ficava com o estádio. Foi amadoristo total. Claro que uma operação dessas requeria aprendes com os ingleses, e não com o Belenenses, o Beira-Mar ou o Portimonense.
28 Fevereiro, 2019 at 16:46
Provavelmente discordam e acham que devias era aprender com os piores…
28 Fevereiro, 2019 at 16:37
https://www.facebook.com/leaodaestrela/videos/397185811014212/?t=151
28 Fevereiro, 2019 at 17:15
Está tudo dito. Querem mais?
28 Fevereiro, 2019 at 16:37
https://twitter.com/castrojr76/status/1101111667373625344
28 Fevereiro, 2019 at 16:45
Sanatório Leonino
Abrantes Mendes: “Os dirigentes têm iludido os sportinguistas? Ao longo dos tempos, sim”
28 Fevereiro, 2019 at 16:50
Vendam logo a SAD e Clube a alguém e parem com esta palhaçada de vez… É só isso que peço.
28 Fevereiro, 2019 at 17:15
Cansado.
Não indo a “brunetes” nem a “varandetes” pq o fundamentalismo não nos leva a lado nenhum, há um pormenor que me faz pensar.
Ver malta que apoiava/apoia o Bruno, malta que votou Varandas, mas que são do Sporting acima dos personagens, completamente baralhada em relação ao verdadeiro estado da nação.
Muitas dúvidas… poucas certezas.
A coisa está feia… foi deixada feia… mas ouvi há pouco na rádio as declarações do Zenha sobre o futuro. Basicamente… risonho.
“Só precisamos de tempo para concluir as operações”.
Na minha opinião merecem este tempo. Convém é os sinais dados em todas as outras áreas serem positivos, caso contrário não estarão cá para ver se as medidas resultam ou não.
28 Fevereiro, 2019 at 17:30
Sim, mas qual a razão para todo este teatro? Para vir a público dizer que a Academia só irá render frutos daqui a alguns anos? Falar de ninharias para Xaus e Batuques? Envergonhar o Sporting, desvalorizar os activos e dar a entender uma situação catastrófica antes de ir ao mercado suplicar de joelhos por dinheiro? Que juros merecem estes desgraçados?
“O vice-presidente do clube de Alvalade aponta o dedo à direção anterior liderada por Bruno de Carvalho face à situação financeira atual.
A SAD do Sporting admitiu necessidades de tesouraria até ao final da época de futebol de 2018/19 numa comunicação à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), mas a direção diz que se trata apenas de uma formalidade.
“Nós podíamos não ter feito a admissão à negociação. Se esta direção quisesse, estes números não tinham aparecido. Quer maior prova de transparência? A admissão à negociação não foi feita durante cinco anos e nós resolvemos fazê-la agora, porque nós não falamos, fazemos. A anterior direção teve quatro anos para o fazer e ninguém mexeu nisto”, afirmou o vice-presidente do Sporting Francisco Salgado Zenha, em entrevista à agência Lusa.
No prospeto de admissão à negociação de 28 milhões de ações, decorrentes do aumento de capital realizado em novembro de 2014, a SAD ‘leonina’ assumiu que as necessidades de tesouraria são de “cerca de 65 milhões de euros, dos quais 41 milhões de euros até 30 de junho de 2019”, reconhecendo que “a insuficiência de recursos se manifeste no final de abril de 2019”.
“Não houve nenhuma emissão nova de ações, foram as ações emitidas em 2014, de oito milhões para o Sporting Clube de Portugal e 20 milhões para a Holdimo. O que foi feito foi tornar essas ações negociáveis e transacionáveis, coisa que na altura não foi feita, e é uma obrigação perante o regulador. Devia ter sido feito e não foi”, explicou Zenha, acrescentando que a CMVM já multou o Sporting por este atraso.
O vice-presidente ‘leonino’ recordou que os riscos apresentados no prospeto divulgado pela CMVM já tinham sido apresentados pelo clube.
“Esta direção tem sido completamente transparente, a todos os níveis, com o mercado e com os sportinguistas, e vamos continuar a ser. A informação que vem no prospeto não é diferente do que já tínhamos transmitido, com a ênfase de fatores de risco e das alternativas, mas é tal e qual o que defendemos”, recuperou.
Salgado Zenha assegurou que estes “passos” concretizam o programa eleitoral apresentado por Frederico Varandas, para as eleições 08 de setembro de 2018, que “começou com o empréstimo obrigacionista, a renegociação do acordo com os bancos e outras soluções de financiamentos necessários para colmatar necessidades de tesouraria”.
“Não é do desconhecimento de ninguém, eu próprio disse, há uma semana, que as necessidades de tesouraria para este ano eram mais de 40 milhões de euros. Era metade do valor contabilístico do plantel do Sporting para um ano (…). Na minha opinião, o Sporting é completamente sustentável financeiramente, tem um nome, ativos e ferramentas que lhe permitem isso, mas tem necessidades de tesouraria”, sublinhou.
Salgado Zenha tranquilo com as soluções apresentadas
O dirigente ‘leonino’ assegurou ter “as soluções” para fazer face a esta “necessidade de tesouraria brutal”: “Estou completamente confortável com elas [as soluções], enquanto estamos a falar, estão a acontecer”.
Apesar de Salgado Zenha não ter especificado, a SAD ‘leonina’ deu conta, no prospeto, da intenção de, em março, concluir a titularização de créditos do contrato de direitos televisivos com a NOS, com o objetivo de “suprir as necessidades de fundo de maneio dos próximos 12 meses”.
Salgado Zenha encara com normalidade este tipo de operações financeira, acrescentando que “todos os clubes fazem antecipação de receitas, que não é mais do que um financiamento com garantia”.
“Há muitas soluções e não apenas uma”, reforçou, mostrando-se ainda convicto da possibilidade de “aumentar o volume de receitas decorrente de patrocínios”.
O dirigente enalteceu o potencial do clube, recordado que o recente empréstimo obrigacionista, que permitiu o encaixe de 26,2 ME para fazer face ao reembolso da operação anterior (30 ME), foi feito quando “o Sporting estava destruído do ponto de vista anímico, desportivo, com um ex-presidente a ser constituído arguido na véspera”.
“A prova de que não é só conversa é que muitas das coisas que estão no nosso programa já foram feitas, uma delas o empréstimo obrigacionista”, concluiu.
Sporting não precisa de vender jogadores
Nesta entrevista à agência Lusa, o vice-presidente do Sporting assegurou que o clube não necessita de vender futebolistas.
“Se me pergunta se preciso de vender jogadores agora, digo que não, não preciso. O que estou a trabalhar, diz-me que não preciso”, afirmou o responsável pela área financeira dos “leões”, disse Francisco Salgado Zenha.
Um dia depois de a Sporting SAD ter assumido as necessidades de tesouraria de “cerca de 65 milhões de euros (ME), dos quais 41 ME até 30 de junho de 2019”, o dirigente relativizou a necessidade de transferir jogadores, fazendo depender estas operações da estratégia do clube e dos montantes envolvidos.
“Concluídas as operações que estamos a trabalhar, nós temos uma situação perfeitamente confortável desse ponto de vista. Venderemos jogadores se houver a proposta certa para eles, se houver interesse nisso, em função da estruturação do plantel”, explicou.
Francisco Salgado Zenha realçou a necessidade de “inteligência” na gestão do futebol e também no “mercado” de transferências.
“Não há nenhum [clube] que não viva de vender jogadores de futebol. Benfica e FC Porto têm vivido mais disso, porque têm vendido mais, e nós não somos diferentes. Vender um jogador é parte da nossa atividade corrente, mas essa gestão tem de ser feita de forma inteligente, como estamos a fazer – e acho que o provámos no “mercado” de janeiro – para contratar bem e vender bem”, frisou.
O vice-presidente do clube admitiu analisar as propostas que cheguem ao clube, nomeadamente durante o verão.”