De acordo com o site ECO, o Sporting está a ultimar um acordo de empréstimo com o fundo Apollo no valor de 65 milhões de euros, com uma taxa de juro inferior a dois dígitos, e com base na titularização das receitas de direitos televisivos da NOS. É a solução imediata para ultrapassar os problemas de tesouraria da SAD, que identificou necessidades de 41 milhões de euros até junho, sob pena de falhar pagamentos a fornecedores e, assim, pôr em causa o ‘fairplay’ financeiro e vir a ser impedido de se inscrever nas competições europeias já no final de março.
Há dias, no âmbito de uma operação de mercado, a SAD do Sporting foi obrigado a comunicar ao mercado o estado das suas contas, e a situação de emergência financeira: Naquele documento, Frederico Varandas revelou que a SAD sportinguista pretendia concluir dentro de semanas uma “operação de titularização de créditos detidos pela Sporting SAD relativos ao contrato de cedência de direitos de transmissão televisiva dos jogos disputados pela equipa principal de futebol estabelecido entre a Sporting SAD e a NOS“. Neste momento, disse à TVI24 Francisco Salgado Zenha, administrador financeiro da SAD, o Sporting tem cerca de 70% dos mais de 500 milhões de euros de contrato a dez anos com aquela operadora.
Assessorado pela StormHarbour, uma casa de investimento internacional liderada pelo português António Caçorino, o Sporting está a tentar várias soluções: Uma delas, segundo o ECO Insider (newsletter de acesso reservado a assinantes) de sexta-feira, é um acordo com um investidor americano de ascendência paquistanesa e que já tem investimentos no desporto. Mas para entrar no capital da SAD. Antes, de acordo com fontes de mercado contactadas pelo ECO, a gestão do clube, liderada por Varandas e por Francisco Salgado Zenha, quer resolver um problema imediato de tesouraria e de reestruturação de dívida.
O ECO questionou o administrador financeiro do Sporting, mas não foi possível obter quaisquer esclarecimentos até à publicação desta notícia e o fundo Apollo também não fez quaisquer declarações sobre este tema.
O Sporting, recorde-se, tem dois níveis de problemas: as dívidas a fornecedores, nomeadamente a clubes terceiros, e a dívida à banca. Os dois bancos credores do Sporting, o BCP e o Novo Banco, estão disponíveis para ‘vender’ a dívida e os chamados VMOC (um palavrão que quer dizer Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis) – no valor de 135 milhões de euros – de forma global a um desconto único e irrepetível. Quanto? Na ordem dos 70%.
Uma fonte que conhece os detalhes do acordo entre o Sporting e o Apollo – fundo que comprou as antigas seguradoras Tranquilidade Açoreana – garante que tem as mesmas características da operação que foi feita com a SAD do Porto. “É um acordo fechado, que servirá para pagar dívidas e para reestruturar o balanço da SAD”. Mas não foi possível clarificar se o pagamento de dívidas envolve também a liquidação das dívidas bancárias. No caso do F.CPorto, houve uma antecipação de receita de 100 milhões de euros.
Outra fonte do mercado financeiro garante que a venda de titularização de créditos relativos a direitos televisivos pode ser uma boa operação para um fundo internacional. “As yields deverão ser muito favoráveis, entre os 4,5% e os 6%, e para um banco que não tenha exposição ao Sporting, o risco é limitado”. O BCP e o Novo Banco, recorde-se, tem o crédito ao Sporting classificado como NPE, ou Non-Performing Exposure. E para quem quer saber mais sobre estas responsabilidades, pode consultar aqui este relatório.
Além da despesa corrente, como os salários, o Sporting tem um ‘waiver’, leia-se mais tempo, para pagar ao BCP e ao Novo Banco uma dívida entre os 35 e os 40 milhões de euros, decorrente do não cumprimento de um contrato passado, que obrigava, por exemplo, o Sporting a pagar uma percentagem das transferências de jogadores. Miguel Maya e António Ramalho são dois concorrentes que estão a trabalhar em sindicato. Ou o Sporting resolve de uma vez a dívida global, leia-se o crédito e aqueles títulos convertíveis em ações, e aproveita o desconto, ou vai ter de pagar tudo até ao último euro.
Uma fonte de um banco credor revelou ao ECO que não há qualquer condição para um aumento da exposição de risco ao Sporting. Nem a qualquer outro clube, já agora. E se não aparecer uma proposta global de recompra daquelas responsabilidades, os dois bancos vão exigir o pagamento dos empréstimos ao valor nominal. Ou comunicar ao supervisor que este cliente está em dívida e falhou o pagamento.
4 Março, 2019 at 13:33
Vais fazer uma missao solidária da tasca como alternativa? O pessoal aqui parece que tem soluções melhores.
4 Março, 2019 at 15:27
Ehehehe
A poia. E bate palminhas.
4 Março, 2019 at 15:28
Antes isso do que passar o dia a escrever ficção barata.
4 Março, 2019 at 15:45
Pimba!
Que bolachada!
4 Março, 2019 at 15:59
Cheira-me que o Barbosa tem o mesmo empresário do Keizer.
4 Março, 2019 at 19:09
Temos bananinha verde-ranho na área. Daqui até ao fim da época, perdes o pio, bot.
4 Março, 2019 at 20:10
Bot you
5 Março, 2019 at 12:25
Ó nome de coreano, o destinatário disto era o banana com veleidades de crítico literário… (quanto aos manguelas que estão em cima do muro, a gravidade encarregar-se-á desses trôpegos).
4 Março, 2019 at 16:17
Não percebo o teu nervosismo.
* chama-se ensaio.
4 Março, 2019 at 16:23
Pareceu-te que estou nervoso? E nao chegas a ensaio, é mais folhetim.
4 Março, 2019 at 16:59
Para fazeres essa análise é porque és meu leitor compulsivo. Obrigado, a tua opinião é importante.
4 Março, 2019 at 17:08
Já a tua vale pouco.
4 Março, 2019 at 17:18
Ui que mau que eu sou 😀
Obrigado fiel, por continuares a ler as minhas opiniões que não valem nada.
4 Março, 2019 at 18:27
Ou não…
Vamos ver o resultado do “a poia” …
Se calhar mais vale textos de ficção… Olha que estavam muito em voga de alguns desaparecidos em combate…
4 Março, 2019 at 15:59
Então fui eu que fui eleito e não me disseram nada?! Oh diaxo…
Eu a pensar que elegiamos pessoas para encontrar soluções…
De preferência soluções que não fossem óbvias a qualquer sócio… Como esta. E já agora que comprometessem o mínimo possível o futuro do Sporting.
4 Março, 2019 at 16:13
Opções, tens?
É que dizer só mal é fácil…
Faça sol, chuva, vento ou neve, podes sempre dizer mal e tens sempre razão!
4 Março, 2019 at 16:27
Vale a pena dar-te soluções se vais dizer que nenhuma era possível?!
E mais uma vez… Eles foram eleitos e recebem bem para isso. Encontrar soluções. Se fosse para esta realmente bastava ser eu eleito porque é a solução que qualquer sócio dava de último recurso na altura das eleições…e a mim não precisavam de pagar nem metade do que pagam agora…
4 Março, 2019 at 19:23
Não te canses.
Lembra apenas que são antecipações de receitas para resolver gastos correntes, pode ser que se lembrem da comichão que isso lhes provocava. Agora não há solução melhor, se o objectivo fosse uma piada até teria alguma graça.
4 Março, 2019 at 16:00
Mas é o pessoal da tasca que tem de ter soluções ou são os gestores de topo que as andaram a prometer em campanha?
Fácil, fácil…
4 Março, 2019 at 16:20
Se não gostam desta sem sequer conhecer os contornos do negocio, se calhar podiam dizer o que sugerem.
4 Março, 2019 at 16:27
“…sem sequer conhecer os contornos do negocio”
Montes de lol.
Isso quer dizer que se não o explicarem é um mau negócio? (sim, é só para daqui umas semanas chapar na cara a incoerência).
Eu tenho uma sugestão, mas é muito rebuscada, admito:
– Não comprar jogadores por preços inflacionados, não receber jogadores por empréstimo, mais caros que contratações, não aumentar em 36% o valor das comissões, vender jogadores – mas vender mesmo, não é oferecer – e apostar nos putos da Academia.
Isto só para início de conversa. Nada que não saibas, mas que te deve custar admitir. Mas como sempre quem se lixa é o Sporting.
4 Março, 2019 at 16:34
Quando o tema é rebuscado já sabemos que és perito.
Já agora, foi com essas medidas que chegamos a esta situação ou agora a culpa morre solteira?
E já agora, se este fundo avançar o dinheiro para recomprarmos as VMOCs e aumentarmos a participação na SAD ainda vais achar mau? Ou tens que perguntar aos teus amigos de faculdade?
4 Março, 2019 at 16:39
Isso seria excelente.
E as dívidas de curto prazo ?
Da para tudo ?
Achas ?
Ótimo.
4 Março, 2019 at 16:59
deixa lá que o dinheiro estica, dá para tudo.
4 Março, 2019 at 18:53
Disse o Bruno ao Jorge
4 Março, 2019 at 18:57
E o Jorge ao Bruno.
4 Março, 2019 at 20:11
Voces os dois estao a fazer escadinha?
5 Março, 2019 at 0:16
O Rogério não gostou, bucha sem estica não dá.
5 Março, 2019 at 0:40
Diz o estica para o Rogério:
-Master preciso de dinheiro
Rogério
-olha para o céu estica, a Apollo está a aterrar.
5 Março, 2019 at 0:47
Rogério
– Olha bem estica a apollo já está quase a aterrar com tranquilidade
Estica
– vem o Paulo Bento ?
Rogério
– estica , estica foi por isso que te escolhi, tens um bom humor.
4 Março, 2019 at 16:51
Continuas nervoso, tem calma e relaxa. Quem sabe assim dói menos.
Estou curioso por saber como descreveres “esta situação”? 😀
Se for para recomprar as VMOCS e aumentar a participação na SAD terá o meu apoio… Já tinha deixado isso claro quando critiquei o carlos Vieira e Bruno de Carvalho por não o terem feito mais cedo.
Mas já agora, se este fundo avançar o dinheiro e não recomprarmos as VMOCs e não aumentarmos a participação na SAD ainda vais achar bem?
4 Março, 2019 at 17:02
Se for um simples adiantamento de verbas relativo ao contrato da NOS acho que é uma merda mas uma merda a que estamos obrigados graças aos teus amigos de faculdade.
Essa argumentação do nervosismo é o melhor que consegues? Nem comichão fazes quanto mais.
4 Março, 2019 at 17:21
Eu respondi às tuas perguntas, mas a tua coragem não te permite responder às minhas.
Estou a atribuir isso ao teu nervosismo. Sou um gajo simpático.
4 Março, 2019 at 17:25
Eu respondi. Estás tão nervoso que nem lês. Hahahahahaha
4 Março, 2019 at 17:44
Isto é constragedor meu. Olha aí outra hipótese:
Mas já agora, se este fundo avançar o dinheiro e não recomprarmos as VMOCs e não aumentarmos a participação na SAD ainda vais achar bem?
Anda lá fiel, tu consegues 😉
4 Março, 2019 at 17:50
Bem, estás com um parto difícil.
“Se for um simples adiantamento de verbas relativo ao contrato da NOS acho que é uma merda mas uma merda a que estamos obrigados graças aos teus amigos de faculdade.”
4 Março, 2019 at 17:56
Foda-se oh Barbosa, estás mesmo a jeito de te mandar dar a volta ao bilhar grande:
Se NÃO recomprarmos as VMOCs e NÃO aumentarmos a participação na SAD ainda vais achar bem?
4 Março, 2019 at 18:25
Lol. Surreal. Se não chegas lá quando eu digo com todas as letrinhas, nao sei como é que depois vais inventar a versão que te dá mais jeito. Estás mais para tareco.
4 Março, 2019 at 18:30
Eheheh
Que gajo desonesto.
Ou burro, para ser novamente simpático.
4 Março, 2019 at 19:56
E assim saiu de fininho sem responder (comportamento típico de quem não enfrenta perguntas incómodas):
“Estou curioso por saber como descreves “esta situação”?
4 Março, 2019 at 22:00
,”merda mas uma merda a que estamos obrigados graças aos teus amigos de faculdade. ”
Eh eh eh
Ganda bruno, foste mesmo bruto com este
4 Março, 2019 at 22:02
Responde caralho.
Se não comprarmos as vmocs?
Caga sir, é um óbvio caso de falta dê testosterona.
Dica Babs08, vai ao médico, isso receita se
4 Março, 2019 at 22:09
Escutem bobbi e tareco, vocês decidam-se. Ou perceberam que sem recomprar as VMOCs isto é uma merda pois estamos a adiantar receitas que comprometem os próximos anos ou então fazem de conta que nao entendem.
Um aldrabão que inventa conversas com o Frederico Varandas numa “conferência” na África quando o dito estava em Portugal, apelidar outro de desonesto é de bradar aos céus. So um gajo com um QI de 20 como o tareco Lourenço é que te podia passar cartão.
De resto camarada, podes ficar aí a inventar diálogos, cursos dr faculdade e VIPs de quem tomas conta dos periquitos que ja qualquer te tirou a pinta de mentiroso. Agora larga-me a berguilha que eu já sou casado.
4 Março, 2019 at 22:53
Bela merda de gajo que tu és oh barbosa (bela escolha de nick).
Demagogo e aldrabão é o que és. Conheci o Varandas há margem do Sporting, mas num evento patrocinado, já com alguma tradição. Em Portugal, burro do caralho. Um evento de ajuda aos mais desfavorecidos que possivelmente é a única coisa que os croquettes fazem uma vez por ano.
Uma infâmia este teu comentário, baixo nível. O teu nível.
4 Março, 2019 at 23:18
Claro e ficámos a saber que ele lê a tasca e te conhece daqui e que com um sorriso muito candido se confessou que nem uma rameira com um sorriso cândido…
Queres uma pá para continuar a cavar esse buraco? Nao te enerves 🙂
4 Março, 2019 at 17:00
E já agora, se este fundo avançar o dinheiro para recomprarmos as VMOCs e aumentarmos a participação na SAD ainda vais achar mau?
e se não for ?
sabes bem o que acontece
4 Março, 2019 at 19:39
Mas então o Fundo Apollo 65, para pagarmos dívidas a fornecedores de 41M€, empresta 65M€ a bons juros e ainda nos vai emprestar mais quanto para recomprar 50M de VMOCs e para suprir dificuldades de tesouraria?
E o Clube não fica refém do Fundo? Quanto acaba por pagar só em juros?
O que foi dado como garantia?
SL
4 Março, 2019 at 21:58
“essas medidas que chegamos a esta situação ou agora a culpa morre solteira? ”
Ah cralhes. Se calhar é mesmo ressabia ao gordo colérico…
Foda-se que te fez o gajo?
Tem de ser pessoal tanta ressabia.
Não me venhas com a merdas habituais “ai fez tanto mal” ai os últimos 6 meses” ai ai… Que isso é merda de gajos com falta de testosterona.
Enumera la 2-3 coisinhas lesa pátria ( SCP) do gordo colérico
4 Março, 2019 at 16:07
Sim Barbosa,mas sobre os 2 milhões do protocolo com os chineses nem uma palavrinha não é??
4 Março, 2019 at 16:14
Não tinha percebido que era esse o tema!
Podemos falar do Keizer também?
4 Março, 2019 at 16:18
Era esse o topico? Se fosse eu diria que gostava de saber que beneficio tiramos do mesmo ou se é só para levar com wangs. E tu? Tens opinião sobre recorrermos a este fundo ou não?
4 Março, 2019 at 16:40
Engraçado como alguns tópicos passam ao lado,só isso.
Eu não sei,tenho de esperar para ver quem são os envolvidos,quais as contrapartidas que eles terão,mas como nunca concordei com fundos sejam eles russos ou de outro lado qualquer,isto não me agrada lá muito,espero que não seja outra fuga para a frente e depois lá se vê mas eu e falo só por mim,não confio nem um bocado no varandas e não vou em cabalas nem o caralho,simplesmente não confio e não gosto que o meu clube seja a puta de ninguém,muito menos do mendes.
Miguel em relação ao keizer,o varandas pagou por ele,500mil ao que parece,foi uma aposta pessoal dele,podia ter corrido bem,está a correr mal,senão se mexe,leva com as consequências.
4 Março, 2019 at 17:06
Aqui na tasca passam-me milhares de topicos ao lado porque tenho cada vez menos paciencia para os comentar. Hoje apareceu-me isto no feed de uma rede social quando foi postado, daí ter sido o primeiro a comentar.
Entretanto já ajudaste a relembrar-me porque é que cada ca venho menos vezes.
4 Março, 2019 at 18:20
Barbosa, desista. Temos de assumir de vez que aqui existem duas cartilhas.
4 Março, 2019 at 22:04
Babs, fofo, desista querido.
Esta gentalha nem merece respirar o nosso ar.
Có’ horror.
Tenho órror a gente pobre
4 Março, 2019 at 18:28
Ui,que sensibilidade,que te aconteceu??que eu saiba nem te respondi mal,nem muito menos te insultei,nem nada do gênero,pensei que se pudesse debater os assuntos por aqui,mas ok,não volto a responder te.
Se tens algum problema com alguém,alguma azia,algum assunto mal resolvido é contigo,agora não és ninguém para me culpar a mim seja do que for.
4 Março, 2019 at 18:50
Não estou sensivel. Estou cansado. Vir aqui arrotar umas postas já nao dá prazer. Eu falo do topico e tu perguntas sobre o protocolo.
Enfim, siga a marinha
4 Março, 2019 at 19:05
Foda se,tas a falar a sério??ou seja mandas uma boca,piada,chama -lhe o que quiseres a dizer que o pessoal tem melhores soluções quando és o primeiro a comentar e depois os outros é que provocam?a sério?isso não faz sentido nenhum…mas como tu dizes,siga então.
4 Março, 2019 at 22:08
Falaste do tópico?
A sério!?
Epa escapou me a tua opinião
Já agora a minha, isto é de fdp que se estão a cagar para o SCP.
Mentirosos que disseram ter solucao para tudo.
MENTIRAM AOS SOCIOS.
e parvos como tu fazem branqueamento a esta pouca vergonha.
É baixar as calças e tratar o SCP como se fosse um clubeco qqr regional, dirigido pelo sr António do stand de automóveis.
Pó caralho
E vão se foder a culpar o gordo colérico, o qual , herdou um clube à beira da falência.
Antecipar receitas ia para lá eu
4 Março, 2019 at 19:49
” (…) Hoje apareceu-me isto no feed de uma rede social quando foi postado, DAÍ TER SIDO O PRIMEIRO A COMENTAR.
Entretanto já ajudaste a relembrar-me porque é que cada ca venho menos vezes.” (Barbosa08 dixit)
E o “ofendido” com o nível do debate, INICIOU-O, tal como reconhece, assim:
“(…) Vais fazer uma missao solidária da tasca como alternativa? O pessoal aqui parece que tem soluções melhores.” (Barbosa08 primo dixit).
É mesmo necessário ter uma requintada e distinta lata!!!
SL
4 Março, 2019 at 16:44
No outro dia perguntaste-me o mesmo. Depois respondi-te e… Nada
4 Março, 2019 at 16:53
Foi?!quando puder vou lá ver então.
4 Março, 2019 at 21:55
É oficial,
És uma merda de gajo.
Podes achar que és muita bom e fofinho porque ofereces umas borlas ao pessoal e que a trupe que te bate palminhas te curte mas estão se todos a cagar para ti, no fundo.
Acabaste de provar a merda que és.
Tanto tempo Calado para vir branquear esta merda.
Ainda aceitava felattios ao benedito, numa de fé (haja fé beneditina) que confesso sempre pensei ser a tua agenda por aqui nos últimos tempos.
Mas esta visto, afinal varandette.
Va la, podia ser pior, ser o odio ao ex tão grande que vês os lambucas a foder o clube mas não interessa desde que o outro não esteja lá.
Mas também nada de estranho num anormal que continua a usar a fotografia de mais um fdp que comeu do SCP.
PS: caridade faz se em silêncio.
4 Março, 2019 at 22:49
No fundo acho que nos estamos todos a cagar uns para os outros aqui. Quanto muito há uns quantos que se levam a sério, até demasiado, mas não os outros.
Agenda…
😀
4 Março, 2019 at 22:06
Eheheheheheh,capitão. Botaste p’ra quebrar.
Só histéricas.
Ehehehehehehehehe.
4 Março, 2019 at 22:10
Outra ressabiada.
E eu a pensar que isto era tudo beneditinoS,
Afinal..
Quer dizer, por este andar o varandas não acaba o ano.
E, obviamente, isso calha bem para o santo ex futsalista.
Pois não há claramente mais ninguém que agregue consenso.
Eu é que não acredito em santos.
4 Março, 2019 at 22:12
Hahahahahaha. Olha, desta vez concordo ctg. A Maria queria mesmo era o Benedito. Hahahahahaha
4 Março, 2019 at 22:43
Não sei.
Não votei em grupinho
4 Março, 2019 at 22:48
Claro que nao sabes mas presunção e água benta né?
Votámos tanto em grupinho que até calhou em candidatos diferentes. O problema é que mesmo assim qualquer um de nós saberia respeitar a decisão dos sócios. Cenas…
4 Março, 2019 at 22:29
Burro… A Maria até votou no Varandas
4 Março, 2019 at 22:43
Não sei.
Não votei em grupinho
4 Março, 2019 at 22:46
Óptimo.
É varandette.
Está explicado
4 Março, 2019 at 22:46
So resta saber se agora tem tacho ….
4 Março, 2019 at 22:47
Isso ainda se percebia.
Agora defender esta anormalidade que esta a mandar no clube….
(Bem, o médico não manda nada)
4 Março, 2019 at 22:51
Eu tenho a certeza que tem.
Ninguém comenta num blog daquele modo sem uma agenda e um tacho prometido.
4 Março, 2019 at 22:55
Eheheheh
A gaja até se pendurou, mas para já… Nada.
Vai ter de continuar a pastar 😀
4 Março, 2019 at 23:08
Correção
Ninguém comenta daquela maneira..
A nao ser o jona
4 Março, 2019 at 13:34
Agora entendo a invasão de Alcochete. Assim vende-se à Apollo, por um preço mais em conta. Uma das minhas perguntas feitas em Julho acabou de ser respondida.
Só digo isto, que não embolsem tudo e que com os trocos que sobrem do negócio construam uma academiazita mais em conta ao lado de Alvalade, nos terrenos vagos ao lado do estádio. Não esquecer os colchões e as tv’s flat.
Grande golpe, agora sim, começo a descortinar a coisa….
4 Março, 2019 at 22:11
Junta lhe a desvalorização dos atletas.
Vender alcochete sem oposição dos sócios…
Fácil fácil
4 Março, 2019 at 13:39
Houston, we have problem!
4 Março, 2019 at 13:47
Yah,
Alguém se “esqueceu” de meter ‘gasolina’ nos tanques … E então o foguetão Apollo 65 não pode levantar voo …
Lançamento … postponed …
4 Março, 2019 at 13:44
Tá tudo fodido… pelo desculpa pelo palavreado, mas não para menos…
Coitados de nós a mamar com esta malta dos “all in’s” e afins croquetais!
4 Março, 2019 at 13:44
Não tenho dúvidas que a curto/médio prazo o Sporting perderá a maioria do capital da SAD, mas também, não creio que o Varandas seja a pessoa indicada p fazer esse negócio, é preciso alguém que salvaguarde os interesses do clube. O modelo dos clubes em
Portugal é insustentável, só não vê quem não quer. Andar à mama dos bancos não me parece a solução.
4 Março, 2019 at 13:48
Quem, o vagandas?!?
É tudo fácil,fácil … O zenha é fuuuuu, brutal …
Espero e desejo que esta ganilha seja corrida do SCP antes do Verão …
4 Março, 2019 at 16:18
Meteram um estagiário a tratar da Finanças e agora é isto… Deviam ter-te pedido a ti!
Fácil, fácil!
4 Março, 2019 at 19:58
Por acaso não sou formado na área das Financeira … Mas, se calhar não faria piior …
4 Março, 2019 at 20:05
E é preciso canudo para chegar e mandar um e-mail a pedir adiantamento??
4 Março, 2019 at 21:11
Por exemplo …
4 Março, 2019 at 13:47
Infelizmente é preciso encontrar soluções. Só agora é que se está a conhecer verdadeiramente a situação financeira calamitosa em que a dupla BdC / Vieira deixou o Sporting. A estratégia suicida de ter de ser campeão à força, qual jogo de póquer, a isto obriga.
4 Março, 2019 at 13:50
Aí está, mais um crédulo …
Continua a dar os passinhos em direcção ao abismo … Quando caires, depois apela a essa “fé” que no fundo do abismo estejam uns colchões muito bons para te amparar a queda …
4 Março, 2019 at 13:53
Continuas sempre com o carvalho na boca.
Perceber se a gestão actual defende o clube e não a SAD não é para todos e para ti não é de certeza.
4 Março, 2019 at 14:52
Não conseguem, estes gajos são as verdadeiras viúvas de BdC, a razão das tristes vidas deles!! Até me dão pena
4 Março, 2019 at 14:10
foda-se já não há paciencia , esqueçam BdC , o homem é passado , acham que estes gajos que lá estão servem os interesses do clube servem ou não ? vê-se estratégia? vê-se rumo ?
4 Março, 2019 at 14:30
Não sei se é da cegueira provocado pelo ódio, se é mesmo da limitação intelectual.
Também não importa, o resultado será sempre o mesmo.
4 Março, 2019 at 14:52
O BdC já foi, a seguir vão vocês.
Menos o Jonas, que esse só vai se a CS disser que é para ir. Mesmo que já todos tenham ido.
4 Março, 2019 at 16:08
LOL 🙂
4 Março, 2019 at 17:51
Alvaro Sobrinho dixit. SL
4 Março, 2019 at 15:33
Este nem inova, apenas repete as expressões dos mestres.
4 Março, 2019 at 16:19
A situação não é calamitosa!
Tens uma divida e tens como pagá-la!
É paga-la!
Que drama do caralho que fazem disto…
4 Março, 2019 at 22:12
Ah ah ah
Este caralho tem de ser atrasado ou então ganhar muito muito bem.
Como este otario comenta aqui há tanto tempo não me parece ser lacaio do paixão.
Foda-se, será assim tão débil?
4 Março, 2019 at 13:51
Os clubes são mal geridos, e o SCP que é quem nos interessa, é uma verdadeira vergonha… os outros roubam mas produzem, nós vivemos num circo de flagelação constante…
O SCP infelizmente caminha para isso (venda da SAD com perda de capital maioritário)… olhem e talvez seja melhor assim pq com estes croquetes não vamos lá… o problema é saber vender bem e não em parece que “esta maltinha” saiba fazer isso… pq significaria saber arranjar um investidor (como quem sabe comprar jogadores e nós já vimos “qual é o panorama), algo altamente improvavel!
4 Março, 2019 at 16:27
Os outros, como roubam, acabam por produzir!
Se não houvesse roubos, tinhas mais 6 ou 7 campeonatos em 35 anos – o que te dava 8 ou 9!
Isso faria uma diferença de 4 ou 5 campeonatos para os outros 2 em 35 anos, o que era absolutamente irrelevante!
Actualmente:
Benfic@ 36
Porto 28
Sporting 18
Se meteres mais 8 campeonatos no Sporting e tirares 4 a cada uma das nádegas:
Benfic@ 32
Sporting 26
Porto 24
É uma coisa completamente diferente!
E nem entro aqui com o resto que está em discussão!
4 Março, 2019 at 16:29
Se em vez de 8 só metesses 6, que em 35 anos é pouco na mesma:
Benfic@ 33
Sporting 25
Porto 25
A diferença para o que é actualmente, com tão pouco a dar ao Sporting, é muito grande!
4 Março, 2019 at 14:01
Como diz o Fernando Mendes: já foste!
4 Março, 2019 at 14:04
Eu cada vez estou mais de acordo com a perda de capital maioritario do sporting na SAD. Alias, como socio, cada vez estou mais de acordo que nao sejam os socios a tomar quaisquer decisoes acerca do clube. Venha de la um americano paquistanes ou um chines ou outro qualquer que nao me importo nada. Desde que os socios deixem de ter poder para mim esta tudo bem.
4 Março, 2019 at 14:47
Mas é que é isso mesmo! Este pessoal nem se enxerga. Que façam factoring de 65 M€ do contracto da NOS para pagara as dívidas mais prementes a fornecedores e ainda ficar com uma almofada de tesouraria e evitar até Maio o incumprimento das regras UEFA de fair- play financeiro (era bom que a UEFA também impusesse regras a si própria, nomeadamente numa distribuição mais equitativa dos seus direitos televisivos, nos prémios aos clubes! Até aqui, tudo bem, é uma operação de factoring normal. Mas já não compreendo que não procedam também ao factoring para recomprara as VMOC’s. Afinal, era adiantar 115€ em vez de 65M€ e pagava-se a dívida bancária, ficando o Clube com cerca de 90% da SAD. Será assim tão difícil? isso até já estava acordado com os 2 bancos credores!
Colocar sequer a hipótese de “um acordo com um investidor americano de ascendência paquistanesa e que já tem investimentos no desporto. Mas para entrar no capital da SAD.” (segundo o Eco insider) é ABSOLUTAMENTE INADMISSÍVEL. Nem é só porque o Clube pode perder a maioria da SAD; nem é só porque isso tornaria 2 estrangeiros os accionistas maioritários da SAD, não sendo um deles sequer associado; é, sobretudo porque os 2 bancos credores disponibilizam um solução em que o Sporting não só continua accionista maioritário, como reforça essa posição. Ignorar essa solução é crime de gestão danosa!!!
SL
4 Março, 2019 at 17:55
ISSO MESMO. FDX. SL
4 Março, 2019 at 17:58
Oh Alvaro… mas há interesse nisso, em o clube ficar com 90% da SAD??
4 Março, 2019 at 19:35
Claro. Com as mais valias geradas por uma formação bem feita e aproveitada seria possível EXTINGUI-LA de todo em menos de uma década… A corja, o proxeneta dos gelados e agora um fundo extra-europeu. Provérbio geográfico: «Não peças a quem pediu, não sirvas a quem serviu» – mas aquilo que estes fdp querem é vender aquilo que não lhes pertence.
Esta história tem de ser travada a todo o custo: é preferível vendermos os RATOS restantes em Maio depois de acelerar o banana split que se anuncia. Há que Sabotarmos activamente e em todas as instâncias esta TRAIÇÃO pois se nos ativermos às «autoridades» locais não nos safaremos.
4 Março, 2019 at 19:58
Concordo em absoluto. (A minha pergunta era se retórica)
4 Março, 2019 at 19:59
Deveria haver! Até como ponto de partida para, aí sim, negociar outro aumento de 25% ou30% do capital aberto a investidores privados, porque, nessas circunstâncias, não perderíamos o controlo da Sociedade.
Era isso o que se estava a negociar em Maio!
E a urgência desse negócio da recompra não está em ficarmos vulneráveis, porque as VMOCs só vencem em 2023; está em que quanto mais cedo liquidarmos por essa via a dívida aos 2 bancos, mais eles aceitam baixar o valor nominal das VMOCs e melhor é o negócio para nós. Daí o não perceber, independentemente de Apollos ou de Soyuz, por que raio demoram tanto a acordar a nova reestruturação da dívida. Aliás, as novas (mais umas) notícias sobre as imparidades do Novo Banco, só tendem a agravar o clima negocial. Porque se anda a arrastar algo que até podia ter sido concluído no primeiro mês de mandato!
SL
4 Março, 2019 at 14:11
Esta gente que tem governado e governa o SCP ( com excepção dos 1ºs 4 anos do BC) não tem a minima credibilidade , como se comprova pelas decisoes desastrosas já tomadas ( escolhas de treinador dignas de amadores incompetentes, conferencias de imprensa surrealistas que foram tiros nos proprios pés , defesa de arbitros e arbitragens que produziram efeitos contrarios, SCP motivo de ora compaixão ora galhofa nos mean street meadia ETC) .
A única solução está nas mãos dos sócios que não poderão deixar-se comandar pelas TVs ( onde alguns sportinguistas ou pseudo sportinguistas fazem o jogo do verdadeiro inimigo ) . Tudo terá de passar por um grande presidente , que seja verdadeiramente sportinguista , que seja ambicioso , que tenha credibilidade , que tenha experiencia de vida , que seja duro na negociação , que já saiba algo de futebol , que não seja um teso á procura de um bom ordenado.
SL
4 Março, 2019 at 14:18
“Tudo terá de passar por um grande presidente , que seja verdadeiramente sportinguista , que seja ambicioso , que tenha credibilidade , que tenha experiencia de vida , que seja duro na negociação , que já saiba algo de futebol , que não seja um teso á procura de um bom ordenado.”
O Messias…
4 Março, 2019 at 14:24
tínhamos um que era assim.. mas não gostamos do seu estilo comunicacional nem ele o alterou e olha mandamo-lo embora. existem oportunidades que aparecem uma ou duas vezes na vida, no nosso tempo já desperdiçamos uma, quando for velhote espero poder dizer que vi a 2ª
4 Março, 2019 at 16:30
LOL
4 Março, 2019 at 22:17
Achas graça?
Podes refutar?
4 Março, 2019 at 14:43
É melhor o varandas ! Apoia Apoia
4 Março, 2019 at 15:25
Mas sem páginas sociais… que alguns sentem -se muito envergonhados c isso.
4 Março, 2019 at 15:39
Bruno Messias.
4 Março, 2019 at 22:17
Não mas um gajo com amor incondicional ao clube , mesmo que torrado dos miolos, fazia BEM BEM melhor.
Tivesse tido o apoio dos sócios e menos voltas olímpicas..
4 Março, 2019 at 15:33
“mean street meadia”.
Isto é a sequela em que o Robert de Niro faz de tio Ricciardi?
4 Março, 2019 at 22:15
O 5 ano continuava a ter credibilidade
Nada fez contra os interesses do SCP (os verdadeiros, a independência do clube, a exigência e respeito pela história ganhadora do clube e o do clube acima dos atletas) e não roubou o clube.
Aliás se tivesse roubado ainda lá andava
4 Março, 2019 at 14:12
e afinal houve ou não houve golpe ?
4 Março, 2019 at 14:20
Qual golpe qual caralho, houve mansos de olhos fechados e cu bem aberto. Esta noticia apenas confirma aquilo que já se sabia em Junho, antes da destituição, ninguém foi enganado.
4 Março, 2019 at 14:24
oh amigo – golpe e que golpe. Nao houve. Está a haver um golpe como nunca o Sporting teve.
Mas o pessoal gosta é de bater palminhas ao Bruno Fernandes e olha, vá-se ganhando aos portimonenses deste mundo, que ninguém se chateia muito.
4 Março, 2019 at 14:20
com os adeptos a decidir não vamos lá!!! venha de lá a compra disto por alguém e que faça do SPORTING um clube com pés e cabeça, gerido de dentro para fora e não com estados de espirito… siga
4 Março, 2019 at 14:28
Então e os troncos, pernas e membros??
E de facto ficarmos a fazer AGs e discutir estatutos dum clube que já não manda em coisa nenhuma e sem voz na SAD, é o que merecia muito parvalhão (e lhona, já agora, não é virgem santa?) sportinguista. Mas aí ficávamos todos a perder e também há muita gente que não merece esse cenário. Para além de que nesse caso, a trupe do yacht club ia sumir de mansinho (bem, muitos já são mansos…) e ficávamos nós a chorar a perda do futebol.
4 Março, 2019 at 14:39
Tudo verdade… mas como gerir um clube profundamente dividido e tóxico… croquetes, brunistas, enfim… sportinguistas é certo, mas toda a gente gosta de opinar e criticar… com pactos de regime??? que clube estranho aquele que amamos…
4 Março, 2019 at 14:46
Há dias um amigo bemfiquista disse-me que o que o espanta no Sporting não é o haver oposição, pois no Benfica também há. O que ele não percebe é o facto de haver sempre franjas tão grandes de contestatários ao trabalho das diferentes direcções e de as críticas serem de uma violência tal que, em última instância, o Sporting é sempre colocado num segundo plano.
É capaz de fazer algum sentido este reparo.
4 Março, 2019 at 15:10
Pois é golpista, os conselhos dos teus amigos rabolhos é que nos trouxeram aqui.
Agora não chores, junta-te à festa para ver se mamas qualquer coisa.
Faz juz à tua condição.
4 Março, 2019 at 17:41
Marokas, sabes bem que estimo que te fodas.
Passa bem.
4 Março, 2019 at 15:38
Completamente se aparecesse para ai um arabe a investir milhoes e milhoes e nos levasse a gloria desportiva dos titulos acho que pese embora o clube deixr de ser dos socios seria uma solucao pois de resto levamos 17 anos de jejum guerras internas violentas e sem retorno de paz alguns a quererem poder um projecto e projecto pode nao funcionar como levar anos.
Sportinguistas so temos uma vida e se aparecesse esse tal arabe chines ou outro que nos levasse a gloria mais adeptos teriamos mais jovens teriamos a amar o clube pois assim como estamos em guerra permanente e para durar eu pwrgunto nao vale mais a pena aparecer esse tal milionario e ficarmos todos adeptos ou continuar assim por mais decadas.
Infelizmente estamos como estamos eu prefiro sempre um clube de socios e adeptos mas se nao eliminarmos os constantes erros como vamos ser o clube que outrora ja fomos.
Merecia um post de discussao, mas como escrevi prefiro um clube de socios a decidir.
Pobre SPORTING.
SL.
4 Março, 2019 at 20:04
Mais um alter-ego do Bart Simpson? Já são 3 a ouvir vozes do Messias e do Profeta. Qualquer dia têm mais heterónimos que o Pessoa.
SL
4 Março, 2019 at 14:21
….. tic tac tic tac …
mais uns pontinhos desenhados e a malta a ver passar a banda …..
4 Março, 2019 at 14:24
65 acho pouco.
4 Março, 2019 at 14:28
E então as palavras do Dias Ferreira que diz que viu rasgar o pré-acordo da recompra das VMOCs?
Não me digam que não entendem o que se está a passar?
E o Jonas lampião ainda não percebeu que em condições normais (sem as encomendas de Alcochete e do bombeiro) as emissões de novos empréstimos obrigacionistas estariam asseguradas? Que pelo menos DUAS grandes vendas de jogadores seriam feitas?
Não foi o gordo que ficou maluco. Foi a máfia que executou um plano.
Os bananinhas agradecem e sentem-se bem no estádio com mais espaço.
Enquanto isso, na tribuna e camarotes, o banquete alarve se desenrola.
Só pode ser um orgulho este Sporting. É enquanto houver gordo para culpar, vai tudo bem.
O problema é quando não houver gordo, não houver dinheiro é não houver Sporting. E este que vemos agora é quase como se não existisse. Entusiasmo zero! Comidos de cebolada…
4 Março, 2019 at 14:34
Claro que nao entendem o que se esta a passar.
Porque da ultima vez com godinho lopes tinhas muitos sportinguistas que se preocuparam em explicar o que se estava a passar. Hoje nao tens ninguem que se chegue á frente para explicar aos socios a golpada. E ao mesmo tempo tens un testa-de-ferro chamado varandas que vai sendo cada vez mais o alvo facil para escudar os senhores por tras da golpada.
Deixem-se andar distraidos com o gordo maluco e nao percebam que o Sporting ja nao é nosso outra vez.
Caso para se dizer que:
#eubemvosdisse
#71comidosdecebolada
#scpnaoénossooutravez
4 Março, 2019 at 14:55
ora nem mais
4 Março, 2019 at 18:00
Essa é a verdade. Tristeza do caral…. SL
4 Março, 2019 at 15:01
o clube caminha para o abismo , quando lá chegar confio que apareça outro gordo maluco koreano que nos irá reerguer de novo , os sportinguistas cá estarão para o apoiar nem que para isso seja necessario começar do zero ….mas ainda quero acreditar que em breve os sportinguistas irão abrir os olhos e aí sim o clube voltará a ser nosso ( do povo ) outra vez
4 Março, 2019 at 14:58
Até adiaram a fase de instrução, para que o lume se mantenha aceso e o gordo fique bem passado… aposto em nona data quando tiver saído o resultado do recurso da expulsão de sócio.
4 Março, 2019 at 15:22
Bingo.
4 Março, 2019 at 15:48
é continuar a ir ao estádio… ainda ontem estavam lá 24.900…dizem…para aquilo que se está a perfilar… mesmo com convites, borlas e manos, é muita gente!!
4 Março, 2019 at 15:49
*mansos
4 Março, 2019 at 20:08
E o comentador da Sporting TV ainda afirmou que eram números que confirmavam uma “casa muito bem composta”(sic). Ao que chegámos! Esses eram os números da era Godinho Lopes/Vercauteren!
SL
4 Março, 2019 at 22:24
O gordo até pode ter ficado maluco.
Mas o seu amor incondicional ao clube, e com os inimigos que fez entretanto já era tarde para chupar da teta do leão, e o seu plano de resgatar a SAD e consequente independência do SCP valiam mais que qqr destes merdas.
Frito da mioleira valia mais que qqr um
Ah, e o facto dele e o Godinho serem os únicos explusos comprova-me que houve conversas e concessões dos outros, outrora 7 indefectíveis samurais, e porque razão BdC os menorizou.
Confesso não fazia ideia porque BdC se tinha virado contra eles.
Depois de sairem “os castigos” poucas dúvidas tenho.
4 Março, 2019 at 22:33
Dás pena de tão Burro que és
4 Março, 2019 at 22:44
Podes elaborar?
4 Março, 2019 at 14:29
Vejamos algumas das acções desta direcção do ‘nouvelle scp’ …
É que, a táctica do “esticar a corda” é o ‘modus operandi’ desta direcção de fantoches … Senão vejamos …
1º Aquando da emissão do Empréstimo Obrigacionista, houve coisas que ou denotam amadorismo ou então premeditação … A falta de promoção do EO, a dificuldade em concluir essa emissão … E depois nos últimos dias aquela azáfama … Portanto esticou-se a corda até se conseguir uma emissão que ficou abaixo das necessidades, mas deu para aliviar por uns meses …
2º A confª de imprensa revanchista, onde se deu uma série de informações contraditórias ao mercado …
3º O comunicado à CMVM, onde se apresentam as “soluções” para o problema de liquidez no SCP … Ou se vai ao bolo da NOS (contrato direitos televisivos) ou se permite a entrada de capital na SAD (mas não se diz quem nem quando) senão é o caos … Pois já faltam poucos meses para o incumprimento … Ou seja, ‘esticou-se a corda’ até o incumprimento estar à vista para surgir uma “milagrosa solução única” …
4º Para terminar o plano, hoje aparece o Fundo Apollo como o “salvador da pátria Leonina”, assim a modos que ‘vamos lá apresentar estes senhores americanos ao reino do leão’ …
Em suma, as evidências que as acções desta direcção revelam, é que o plano afinal tem um fim bem definido … As personagens estão todas apresentadas …
Quem é que perde com isto?!?
O que ganha o SCP?!?
4 Março, 2019 at 14:30
É que, depois duma operação destas o SCP parssará a ser um ‘drogado’ nas mãos de um ‘dealer’ como é o caso deste fundo apollo …
Daqui uns tempos mais uma injecção na veia, e mais uma fatia do capital social da SCP SAD para as unhas destes ‘abutres’ … e assim aos poucos o SCP irá mesmo desaparecer …
ACORDA SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!
4 Março, 2019 at 14:41
A candidatura de Francisco Varandas prometeu:
– A nível financeiro, garantir que o Sporting Clube de Portugal mantém a maioria do capital social da Sporting SAD, assegurando a recompra das VMOC dentro de um quadro negocial que assegure um efetivo controlo dessa maioria;
– Renegociar a dívida bancária consolidada, mantendo a receita de quotização fora do pacote de garantias do passivo financeiro;
Se estas linhas são quebradas, existe legitimidade para pedir accountability, ou responsabilidade pelos atos, com respectiva AG. Alias, venda da maioria da SAD tem de passar por aprovação em AG.
Mas, apesar de esta história cheirar um bocado mal, ainda não existe nada cabal. Ainda assim, olhos bem abertos.
4 Março, 2019 at 14:58
Alias, venda da maioria da SAD tem de passar por aprovação em AG
isso é o que tu achas mas pode não precisar.
4 Março, 2019 at 15:02
Baseias-te em que, para dizeres isso? O clube para alienar a sua parte tem de passar por AG, e ter aprovação maioritária dos votantes dessa AG.
4 Março, 2019 at 15:21
Se tens vmocs em incumprimento, os bancos podem a qq momento fazer o negocio com quem entenderem e adeus controle da SAD.
Posso colocar aqui o extracto do ReC que confirma isso, ou seja, que os bancos alargaram o prazo até ao final do ano para que a SAD regularizasse o incumprimento, no meu calendário o final do ano já lá vai e não ouvi nada sobre nova extensão do prazo.
4 Março, 2019 at 20:10
O incumprimento das VMOCs a acontcere, será em 2023!!
SL
4 Março, 2019 at 15:03
sim pode não precisar de AG , os sportinguistas que estejam atentos
4 Março, 2019 at 15:05
Mas qual é o mecanismo que permite isso? Digam lá, que eu não sei.
4 Março, 2019 at 15:08
A premência da falta de liquidez … etc, etc …
Nessas coisas esta ganilha consegue sempre ser muito creativa …
4 Março, 2019 at 15:11
Tem de haver qualquer exceção prevista nos estatutos, para isso acontecer. Sinceramente desconheço. Só porque lhes apetece ainda não vale.
Quem já disse que é possível, que apresente o mecanismo legal existente para não ter que passar por AG.
4 Março, 2019 at 15:14
O incumprimento das obrigações relativas ao acordo de recompra das VMOCS.
Basta não pagares que os bancos tomam posse das ações para vendê-las a quem eles quiserem. O Sporting nem sequer é tido nem achado.
4 Março, 2019 at 15:26
Mais acima falei na extensão do prazo até ao final do ano mas afinal houve novo alargamento do prazo até ao fim deste mês, conforme ReC semestral, será esta linha que pode significar a perda da SAD e não será necessário AG do clube. Haja quem defenda o clube na SAD …
“O Millennium bcp e o Novo Banco encontram-se disponíveis para renegociar os termos do Acordo Quadro, tendo concedido um waiver (renúncia) até final de março de 2019 para regularização das obrigações, pecuniárias e não pecuniárias pendentes, designadamente obrigações de reembolso antecipado dos
créditos financeiros e de reforço das contas de reserva pendentes, data até à qual deverá estar concluída a renegociação e estar formalizada a respetiva alteração ao Acordo Quadro, sem todavia terem sido assumidos pelos Bancos quaisquer compromissos de resultado. “
4 Março, 2019 at 15:30
Isso é diferente de teres o clube vender uma parte que ainda é sua. Mas sim, sem VMOCS, adeus maioria da SAD.
4 Março, 2019 at 20:18
Primeiro: ainda não há QUALQUER acordo de recompra das VMOCs.
Segundo: se as VMOCs fossem para pagar já, o Bancos nem quereriam nenhum acordo.
Terceiro: é porque as VMOCs só vencem em 2023 que os bancos aceitaram (em Maio) que o Clube saldasse a dívida recomprando todas as VMOCs por 0,30€ cada em vez do valor nominal inicialmente acordado de 1€.
Quarto: os Bancos não podem vender as VMOCs antes de terminar o seu prazo de vencimento.
Quinto (e mais importante) sendo verdade que o valor acordado em Maio de 0,30€ se devia a anteciparmos 5 anos o saldo da dívida, também não será menos verdade que cada adiamento dessa decisão irá aumentar o valor que o Banco aceitará vender as VMOCs.
Saudações leoninas
4 Março, 2019 at 15:22
CORRECTÍSSIMO, caro Montenegro!
São duas questões cruciais e sobre as quais Varandas até foi claro na Campanha.
No entanto convém perceber BEM o que está a ser feito: após uma releitura mais atenta do post, até nem vejo que a questão esteja a ser mal conduzida: 1) garante-se um investidor (Apollo 65) que, em troca da garantia de titularização de parte dos direitos televisivos comprados pela NOS ao Sporting, empresta 65M€ no imediato, para cumprir com dívidas a fornecedores e liquidez de tesouraria, que evitem o incumprimento das regras de fair-play financeiro da UEFA ;
2) “de acordo com fontes de mercado contactadas pelo ECO, a gestão do clube, liderada por Varandas e por Francisco Salgado Zenha, quer resolver um problema imediato de tesouraria e de reestruturação de dívida.”. Ou seja, a Administração da SAD quer tratar, de seguida da reestruturação da dívida. Aqui reside a minha principal dúvida: é apenas reestruturação da dívida, mantendo com novas condições, ou, como já estava pre-acordado a reestruturação visa a liquidação através da recompra total das VMOCs a 30% do seu valor? Porque se for, como penso, esta segunda hipótese não percebo porque não foi feito também o factoring de mais 50M€ dos direitos da NOS e o Clube resolvia a dívida e ficava com 90% do capital da SAD.
3) partindo do pressuposto de que é intenção a recompra imediata das VCMOCs e consequente aumento da posição accionista do Clube na SAD, não vejo qualquer problema em que haja “um acordo com um investidor americano de ascendência paquistanesa e que já tem investimentos no desporto.” Mesmo que “para entrar no capital da SAD”, desde que essa entra não retire a maioria accionista ao SCP. Ou seja com a recompra as VMOCs aos 2 Bancos (BCP e Novo Banco) os VM (Valores Mobiliários) são convertidos em acções, há um aumento de capital da SAD e o Sporting passa a deter à volta de 90% do capital accionista. Ora, nessa altura, estará em posição vantajosa para proceder a novo aumento de capital na sociedade, através da injecção de capital externo, que não altere a estrutura accionista (essa injecção não pode exceder 35% das acções então existente, de preferência não deveria exceder 25%, para o clube manter maior margem de decisão).
De qualquer modo, deveremos aguardar mais esclarecimentos, sabendo que Zenha tem razão quando diz que não pode expor detalhes e negociações em curso.
Evidente é também a correcção da afirmação de Montenegro: “Se estas linhas são quebradas, existe legitimidade para pedir accountability, ou responsabilidade pelos atos, com respectiva AG. Alias, venda da maioria da SAD tem de passar por aprovação em AG.”
Saudações leoninas
4 Março, 2019 at 15:36
Alvaro, só esta a ver uma parte do problema.
O fair play não tem apenas a ver com pagamento a fornecedores, veja retirado do prospecto do EO:
“Os eventuais défices entre despesas e receitas relevantes para a UEFA (que pressupõe a dedução dos investimentos na Formação, infraestruturas e apoios à comunidade, entre outros), designados por break-even, não poderão exceder um valor acumulado de 5 milhões de euros (devendo ser consideradas para este efeito as três épocas anteriores), e apenas serão admissíveis se supridos mediante recurso aos acionistas ou a entidades relacionadas.”
“Caso o Emitente atinja uma diferença entre receitas e despesas acima de 5 milhões e inferior a 30 milhões, ambos negativos, no período de monitorização entre 2016/2017 a 2018/2019, o emitente poderá incorrer em sanções, salvo se de tais excessos forem inteiramente cobertos por contribuições de acionistas e/ou partes relacionadas”, diz o prospeto.
E quanto à perda da SAD, existe clausulas no Acordo Quadro que em caso de incumprimento permitem ao bancos a resolução do contrato, vencimento antecipado perda de preferência da primeira emissão de 55M e accionarem os mecanismo para transformar as VMOCs em capital e com isso a maioria já era. Mais tarde e com tempo posso colocar aqui as clausulas, que já as li em documentos recentes, não sei se foi nos prospectos se foi em ReC.
4 Março, 2019 at 20:21
isso só aconteceria caso a SAD não procedesse ao aprovisionamento anual acordado na reestruturação de 2014. Como até tínhamos o fundo de aprovisionamento em superavit, não vejo com haja incumprimento.
SL
4 Março, 2019 at 22:25
Como!!!???
Era tão bom que isso fosse verdade.
De acordo com o prospecto:
“Nos termos do Acordo Quadro celebrado em novembro de 2014, encontram-se vencidas, desde as datas indicadas no quadro, as seguintes obrigações pecuniárias:”
Depois tem um quadro, pag. 22 do prospecto, em que descrimina valores vencidos entre 15/07/2018 e 31/08/2018, que totalizam 40M
4 Março, 2019 at 16:41
O que eu percebi disto tudo é que estão a pedir à Apollo um crédito de 65M€ dando o dinheiro da NOS como colateral, ou garantia. Só em caso de incumprimento é que se executa o valor da NOS.
Sendo isto, não me parece nada de grave. Mas a desconfiança é tanta que há que ter prudência.
Volto ao mesmo. Cumpram o que prometeram em campanha, e se isto faz parte do cumprimento dessas promessas, tudo bem. Se não, que se responsabilizem e passem a pasta.
4 Março, 2019 at 20:29
Nem mais Montenegro! Não vejo que seja problema nenhum! Dizem que BdC contava pagar a recompra das VMOCs com receitas das vendas de Patrício e William, mas não sei se, mesmo sem rescisões, essas vendas seriam assim tão “generosas”. Os jogadores desvalorizaram na época passada. E, caso não conseguisse boas vendas BdC também recorreria a antecipação de receitas. Como aliás o têm feito, e em muito maior amplitude, Benfica e Porto.
O que tem de ficar claro é que (como muito bem lembrou):
“A candidatura de Francisco Varandas prometeu:
– A nível financeiro, garantir que o Sporting Clube de Portugal mantém a maioria do capital social da Sporting SAD, assegurando a recompra das VMOC dentro de um quadro negocial que assegure um efetivo controlo dessa maioria;
– Renegociar a dívida bancária consolidada, mantendo a receita de quotização fora do pacote de garantias do passivo financeiro; (…)” (Montenegro dixit)
saudações leoninas
4 Março, 2019 at 16:32
Não posso discordar disso, Montenegro!
4 Março, 2019 at 14:42
Sinto um asco enorme por ter de ver o Sporting trilhar este caminho e ficar na boca das hienas.
Vejo aqui muita gente a beter palmas e a sentir um estranho conforto por ter avisado que esta isto que ia acontecer, o que não vejo é ninguém a assumir a “paternidade da criança”.
Mas afinal de contas, ao fim de 5 anos de gestão de excelência (como muitos querem fazer crer, começando pelo anterior presidente), estamos de cuecas na mão? Como é possível? Se calhar andar a pagar 9 milhões de euros à merda do JJ e aos camiões de jogadores que trouxe ajudou…e muito
Não me vão dizer agora que foi em 6 meses que ficámos depenados pelo Varandas ?
Varandas parece-me que não é solução para nada, mas se branco é e a galinha ou põe , das duas uma: ou há dinheiro ou não há e se estamos a pedir emprestado…parece-me evidente que não há.
É claro que a nossa situação financeira é calamitosa, mas não o é há 6 meses nem há 6 anos. O Sporting não pode depender do acesso à CL para viver e esta urgência de sermos campeões todos os anos é o que nos está a matar aos poucos pois há muito que passámos o limite do que seria avisado e razoável em termos de endividamento.
Não há soluções fáceis para um problema que sucessivas direcções criaram, mas pior do que isso é que todas elas serão necessariamente dolorosas.
Por isso, a única coisa que exigo neste momento é que se fale A VERDADE aos Sportinguistas.
Estou farto de ser manipulado por ambos os lados da trincheira. FARTO !
4 Março, 2019 at 14:46
Colchões de aço e duplas almofadas.
4 Março, 2019 at 14:51
É muito isto.
Naturalmente, há quem veja só um lado. O seu… aquele que dá jeito.
Eu posso ver mal, mas vejo os dois. Não me resolve o problema, pq se calhar vejo tudo desfocado.
Não consigo perceber o risco desta operação caso corra mal. Até que ponto a SAD é afetada e o próprio clube?
4 Março, 2019 at 14:53
É a essa pergunta que a direcção tem de responder: que garantias vão dar à Apollo e se podem implicar a entrada do fundo na SAD.
4 Março, 2019 at 14:58
Hummm…
Pode ser manhoso mas duvido que não exista esse cuidado.
Eu não sou Varandas, acho o gajo está no lugar errado por não ter perfil para isto. Aliás, não o vejo no cargo mais que 2 anos.
Mas não acho que seja mal intencionado. O futuro dirá se estou errado.
4 Março, 2019 at 15:13
A anterior direção não tinha estratégia desportiva (patente nos contentores de jogadores comprados, a maioria de valor questionável), os custos salariais e o investimento no curto prazo foram exagerados e as rescisões foram a morte do artista.
Não foram o golpe final porque depois ainda veio a Comissão de Gestão que em vez de corrigir os desequilíbrios que vinham de trás, acentuou-os com decisões extremamente danosas.
Agora estamos claramente perante uma situação muito complicada.
Salgado Zenha pode falar de tecnicalidades para provar que foi sempre transparente…mas não foi. Quando tens necessidades de tesouraria que correspondem a uma parte substancial das tuas receitas operacionais, e num contexto de financiamento muito restrito (veja-se como decorreu o EO) é óbvio que existe um problema de sustentabilidade.
A título de exemplo (e Salgado Zenha sendo formado em finanças saberá certamente) a crise financeira da passada década anos derivou essencialmente de problemas de liquidez no setor financeiro e de um mismatch temporal entre disponibilidades e responsabilidades. E o Sporting padece deste grave problema.
Posto isto, Salgado Zenha não foi transparente ao longo destes 6 meses. Não soube nunca explicar o problema financeiro do Sporting até quinta-feira passada.
Chegados aqui, resta lutar pelas melhores soluções financeiras possíveis. E confesso que pelas últimas notícias (até por causa do último EO) devemos estar a falar de uma solução que vai carregar as contas da SAD em 5-6 milhões euros/ano. Num contexto em que não se espera crescimento relevante na atividade futebol e na medida em que continuamos a precisar de vender para ter resultados positivos, terá que haver um ajustamento muito forte (~10M) nos gastos operacionais (leia-se custos com pessoal).
4 Março, 2019 at 15:20
A anterior Direccao tinha um plano e um acordo.
Mas outros interesses se levantaram, que o inviabilizaram.
E não foi por falta de aviso.
Aliás, o teu anterior Presidente, hoje está expulso por ter lutado por todos os meios para evitar isto.
Mas os golpistas tomaram o poder pela mão do bombeiro e agora vamos assistir impotentes ao trágico fim que nos foi anunciado, caso decidíssemos seguir por esta via.
4 Março, 2019 at 15:20
A anterior direcao nao tinha estrategia desportiva… mas esta direcao tem uma estrategia desportiva muito clara nao tem?
O valor do plantel do sporting durante o mandato do anterior CD quase duplicou. Infelizmente por causa dos cretinos que votaram numa destituicao sem terem alternativas viaveis – o processo de restruturacao financeira e preparacao de epoca desportiva 2018-2019 foi interrompido.
Por isso a morte do artista foi quando 71% de socios cretinos, acharam por bem interromper um mandato de um CD eleito, para nomear uma CG incapaz de governar o que quer que seja.
Branqueamento nao meu amigo. Assumam-se. Sejam adultos. Fazem merda, limpem.
4 Março, 2019 at 17:07
A questão é a incapacidade de transmitir a necessidade de ver mais além. O que está, está feito, já não à volta a dar. Será que vendo um pouco mais à frente se consegue inverter o rumo, duvido!
Resolve-se o problema de tesouraria, óptimo, mesmo que a um elevado custo, mas mantens o problema do deficit que, caso não vendas fortemente, todas as épocas, a começar já nesta, vai trazer complicações bem graves. Só resolves isso, com uma estratégia de gestão muito racional, se possível centrada no interesse do clube, ou resta-te a alternativa que me parece ser o que se está a preparar, da entrada de investidor e a consequente perda da maioria. Ninguém vai injectar capital sem a garantia de controlo.
Era possível, fazer a gestão centrada no interesse do clube, era, houve um maluco que demonstrou isso mesmo, será uma pena enorme que se perca esse legado.
4 Março, 2019 at 14:58
Bom comentário.
4 Março, 2019 at 14:58
Se queres saber porque é que estamos de cuecas na mao, pergunta aos iluminados que acharam por bem destituir um CD em funcoes, e com isso interrompendo todo o processo de restruturacao financeira assente no EO.
Sao esses que devem assumir paternidade.
Os outros (os destituidos) ja foram. Correram com eles. Eles nao pediram para sair, eles até pediram que os deixassem concluir o processo e depois convocar eleicoes.
4 Março, 2019 at 16:02
O Santa Engrácia, que tantas vezes aqui pediu sangue, já se esqueceu desses pormenores.
Muitos de nós pediram a continuação em funções do anterior CD até novas eleições por se perceber perfeitamente o que representaria a destituição do ex-CD, a entrada de uma CG cheia de incompetentes, o impacto na preparação da época futebolística e o colocar em causa do Emprestimo Obrigacionista e reestruturação financeira.
Os sócios escolheram o caminho mais fácil, dstituir, e de seguida elegeram um nabo como presidente que promete mil e um coisas, entre as quais, soluções financeiras e, pasme-se, informou-nos a todos que não havia qualquer problema financeiro no clube.
Só mesmo alguém muito alheado da realidade do clube é que não perceberia que o EO era essencial para reforçar a Tesouraria e a venda de jogadores seria obrigatória face à ausência da Champions.
Varandas e Zenha trouxeram zero, pior que isso, denegriram a formação e os seus ativos.
A par da CG esbanjaram milhões que não tinham em jogadores e treinadores, milhões esses que agora tanta falta fazem.
Qualquer um de nós teria compreendido uma aposta na formação e uma poupança em negócios sem pés nem cabeça onde ficanos a perder duas vezes, o dinheiro gasto e que não temos e o entulho com que ficamos e que ninguém lhe vai pegar mas que tem vencimentos de milhões.
Tudo somado, podíamos e devíamos ter evitado estes últimos meses de erros aucumulados e de incompetentes a gerir o clube…
4 Março, 2019 at 17:47
Pedi sangue?
Mas tu achas que BdC tinha algumas condições para continuar?
Eu sempre entendi que BdC se devia ter demitido para clarificar se os sócios estavam com ele ou não depois do que aconteceu no pós- Madrid, mas ele preferiu tapar os ouvidos e cantar alto a Marcha do Sporting a ver se se esqueciam dos tiros que deu nos pés.
Se o tivesse feito, arrisco dizer que ainda hoje era presidente.
O resto é história: foi à AG ( que pelos vistos só era boas quando sufragavam o anterior CD) e perdeu.
É irónico que os que andam sempre a alardear que querem um Sporting dos sócios convivam tão mal com aquilo que foi (suprema ironia) votado pela maioria dos sócios.
4 Março, 2019 at 18:09
Condições duvido, mas obrigação tinha e ele assumiu-a.
Tinha obrigação de concluir o processo de reestruturação, pagar o EO, preparar a nova época, lidar com as rescisões e então sim, no final do ano tal como ele pediu, iríamos para eleições.
Quanto ao votado pela maioria, enquanto não me explicarem o que fizeram com a base de dados dos sócios que o bombeiro levou numa pen e o que significa os códigos nos boletins de voto, não acredito nas votações. Alias, se acreditar nelas é o momento em que fico com a certeza que há sócios tão burros como lampiões.
4 Março, 2019 at 18:57
O ónus da prova assiste a quem invoca essa tramóia de que falas. Tanto quanto sei, até à data nada de concreto foi provado o que é estranho pois falam da golpada como se tivesse sido feita debaixo do nariz de toda a gente mas só as pessoas inteligentes terão visto. Ora, tendo BdC litigado em tantas sedes por aquilo que achava justo, e tendo a golpada sido tão grosseiramente feita, porque é que nada sucedeu? Porque é que nenhum tribunal deu provimento aos clamores de BdC neste particular?
4 Março, 2019 at 19:50
Porque os três palhaços-mor do reino se juntaram à cáfila e aos rafeiros da «imprensa» no coro do maior assassinato de carácter deste século nesta merdaleja, incluindo aqui a rábula do U-turn do RATO de POIAres ou da exclusão de DOIS candidatos destas eleições com estratagemas claramente parcialíssimos. O teor desta empolação concertada é bem mensurável nos dados oficiais da ERC e visível na disseminação de merdas criadas ad hoc como «auditoria forense» ou a sugestão de «terrorismo» antes da mesma ser judicialmente lavrada. Há gente com mais olhos e massa cinzenta do que tu: já aprendias a viver com isso.
4 Março, 2019 at 19:35
E diz lá onde é que eu não respeitei a decisão?
Havia outras opções, já as referi acima mas as pessoas, como tu, preferem comer CmTv à refeição e vomitar uns quantos slogans…
4 Março, 2019 at 15:16
Fácil, fácil. Sem golpada, sem pedidos de demissão pelo bombeiro. Com autoridade. O curso normal seria: uma ou duas vendas excelentes de jogadores. Empréstimo obrigacionista até 60M.
Deixem de ser bananas. Em 6 meses só agora é que está tudo mal e precisa de um fundo predatório?!?!??!
Ao menos nem tudo é mau. A equipa já joga fresca e no estádio já não estamos naquele aperto, naquele sufoco. Às vezes até dá para tirar um cochilo. E ainda bem. Para o comum dos sportinguistas que não tem acesso à cantina da tribuna, um cochilo é bom para enganar o estômago.
4 Março, 2019 at 15:31
Lá vem a cartilha da herança da má gestão anterior.
Qual foi a parte de USAR OS DINHEIROS DA NOS para resolver problemas de dívidas prementes e garantir liquidez de tesouraria que o Leão de Santa Engrácia ainda não percebeu?
Quem garantiu o contacto com a NOS que agora vão usar para fazer factoring?
E, já agora, quanto dos 41M€ de dívidas prementes são da gestão de BdC, quanto da gestão Cintra e quanto deste C.D.?
Em vez de olharem para o passado, concentrem-se em como garantir no presente o nosso futuro.
SL
4 Março, 2019 at 17:50
Se o próprio BdC usou essas receiras da NOS porque não o poderão fazer futuras direcções?
O dinheiro é do clube e não de quem temporariamente ocupam os lugares de direcção.
O que temos de perguntar é se este é o caminho correcto. Se é sustentável. É isso que me preocupa e não tanto se o presidente é A ou B, porque está visto que o cunho despesista e de aposta cada vez menor da formação começa a ser a regra e não a excepção.
4 Março, 2019 at 18:13
Uma coisa é antecipares um ano ou dois outra coisa é antecipares quatro ou cinco ou mais.
4 Março, 2019 at 21:20
Mas eu não critico a antecipação, oh santa inteligência.
Apenas lembro que o que estão a antecipar foi conseguido exactamente por aquele a quem, não chegando os males passados, atribuem também todos os males presentes e, com certeza os futuros próximos.
Capisce? Ou precisa de desenho?
SL
4 Março, 2019 at 20:29
Tanto não estavas depenado que tinhas o contrato da NOS para fazer isto….
Além disso… É preciso viver “este mundo” de gestão financeira para perceber que… Sim… É muito simples em 3 ou 4 meses fazer de uma empresa bem gerida mas muito alavancada como um clube de futebol entrar num estado calamitoso.
E foi o que foi preciso. Adiamento do EO, rescisões, dificuldade grande de financiamento de curto prazo pela instabilidade e está feito…o clube fica estrangulado financeiramente.
Se a isso juntares uma gestão desastrosa da comissão de gestão sem cuidar do que seria a gestão do ano corrente… Tens o problema que vives hoje.
Eu não acho que esta situação seja culpa do Varandas. Mas acho que o caminho que está a trassar é muito perigoso. É preferia ter ido pelo lado das despesas e do aperto. Mesmo tendo de adiantar qq do contrato mas sempre o menos possível.
E cá estarei. Eu e vocês para ver o mercado de verão…se vamos ter cinto apertado ou cheque…porque a vassoura já veio…
4 Março, 2019 at 14:43
Deixem-se de merdas já todos nós sabemos
#aculpaédoBruno
4 Março, 2019 at 15:27
So não tem mais culpa ainda, porque os croquettes não o apresentaram à Apollo. Isto é tão boa ideia que de certeza que o bdc assinava logo. Não era louco, drogado?
4 Março, 2019 at 14:45
Oh…
Vinham russos, eram árabes, era tudo dos chineses. Afinal quem banca isto são os gringos.
A banca está falida e f*dida, o (os) clube não gera liquidez, querem dinheiro de onde? Um EO tudo bem, um crédito da Apollo é mau.
Capital não tem cor, credo ou pátria.
A única questão que se põe é competência para usar o dito.
Não estoirem tudo em Ruizes e Gudelj Verde.
4 Março, 2019 at 14:51
Recorrer a estes fundos é a solução que resta depois de a banca ter dado 20.000 abébias e agora não poder voltar a reestruturar a dívida.
Andamos sempre a fazer vida de rico à pala do dinheiros dos outros. Agora, kaput.
Já estou como tu. Se o vão buscar, que o usem sabiamente e não os torrem na merda de jogadores como os que referiste.
4 Março, 2019 at 14:53
Para o saber usar bem são necessários 3 fatores:
Inteligência;
Competência;
Paio.
O meu Doutoramento em dizer merda raramente me deixa ficar mal.
4 Março, 2019 at 14:59
De paio percebes tu. Pelo menos a comer
4 Março, 2019 at 15:32
gringos de ascendência paquistanesa! são gringonhés! ou mongringos!
SL
4 Março, 2019 at 22:29
Continuo a não te perceber.
4 Março, 2019 at 14:51
Apenas uma correcção Cherba.
Do que percebi das palavras de Zenha, neste momento o Sporting ainda tem 70% do valor do contrato não vencido. Concluo que daquilo que foi antecipado, uma parte já foi cumprida pelo Sporting nestes últimos 2 anos e apenas 30% por cumprir, ou fornecer, o que preferir.
Assim o valor disponível será 70% de 10 anos do contrato (o contrato é de 12 anos). Alguém pode confirmar?
4 Março, 2019 at 16:26
Segundo o Zenha, em novembro de 2018:
“Nesta altura temos 350 milhões do contrato com a NOS a receber. Isto do lado da SAD, porque depois há mais uma parcela do contrato da NOS com a Sporting TV que pertence ao Sporting clube.»
Estes 350M€ já só podem ser valor a receber da NOS pois o valor negociado com a PPTV era só até à epoca 2017/18.
Nunca foi possivel entender qual o valor que era de um e de outro contrato.
Entretanto, em 28 de Fevereiro a noticia do prospeto diz que:
“O valor total do contrato do Sporting com a NOS ascendeu a 515 milhões de euros. “À data de 30 de setembro de 2018”, porém, o montante de receitas “até ao final” do mesmo era de “353,7 milhões, dos quais já foram descontados 44,1 milhões”, como pode ler-se no prospeto remetido à CMVM.
“Deste montante já descontado, 24,5 M€ corresponde à época desportiva 2018/19 e 19,6 M€ à época 2019/20”, acrescentam os leões, que falam de um “desequilíbrio financeiro e económico”, traduzido por um passivo corrente superior ao ativo corrente em cerca de 137 milhões de euros “no final do primeiro trimestre deste exercício”.
Estão portanto disponíveis 309,8M€ (NOS) de um total de 515M€ (NOS+PPTV).
O contrato foi celebrado por 12 épocas e meia, tendo começado a meio da época 16/17.
4 Março, 2019 at 17:42
Obrigado!
4 Março, 2019 at 14:52
Vou voltar a trazer isto a baila, porque acho que é muito relevante para a discussão que se esta a ter neste post! E como pareçe que há por ai malta com grandes conhecimentos do que se passa actualmente no Sporting, vou ficar a aguardar que respondam a isto.
Algures a semana passada na bolatv, o ex-candidato à Presidência do Sporting, e conhecido sócio e advogado, Dias Ferreira, disse em directo ao vivo e a cores, e resumindo, o seguinte:
– Que tinha estado envolvido profissionalmente na reestruturação negociada pela Direção de Bruno de Carvalho, logo que a conhecia bem, e que na opinião dele ia ser bastante benéfica para o clube. Tanto que, e ao contrario do que tinha acontecido em 2013(aí so um maluco pegava no Sporting, mas o tempo apaga a memorias das pessoas…), foi por conhecer o que estava em cima da mesa, e saber que havia viabilidade, que se decidiu candidatar nas ultimas eleições!
-Que a actual Direção do Sporting, por arrogância, tinha rasgado essa restruturação que já estava negociada, em beneficio da sua propria estrategia, que ainda não se sabe bem qual é….
Outra versão que eu também ja ouvi, e esta nao foi dita por Dias Ferreira, foi que os investidores ou banco, ou seja la quem era, que tinha negociado a restruturação com a anterior Direção, esticou o dedo a actual quando lá foram bater-lhes a porta. E pediram ao Sr. Varandas 3 anos de resultados iguais aos da Direção de Bruno de Carvalho, para se sentarem a mesa para falar.
Mas isto é só um aparte, que se ouve por aí e por ali, ou seja não foi uma pessoa como Dias Ferreira a dize-lo publicamente. Alias ele ate disse o contrario disso!
Portanto, concentrando-me no que Dias Ferreira disse….esta merda não é brincadeira nenhuma. Isto é muito sério! Estar-se a tentar atribuir culpas aos outros, por situações que podiam ser evitadas. Porquê? Para quê? A amdno de quem?
Se é verdade que o Varandas rasgou a restruturação iniciada pela anterior Direção, e agora anda a rasca, a unica pergunta que se tem de fazer é, Porquê?
Por incompetência? Ou porque estrategia? E que estratégia é essa?
De referir que o Dias Ferreira terminou o assunto, dizendo que o caminho que se estava a percorrer era o da inevitabilidade de vender a SAD.
Atenção! Isto não foram sportingados ou sportinguistas, ou leais ou desleais a dizer em paginas do facebook.
Foi um ex-candidato a Presidente que o disse. Pode ter passado de fininho, mas a mim não passou!
Por isso fico a espera que algum “entendido” me esclareça sobre estas materias, e sobre quem diz ou nao a verdade!
4 Março, 2019 at 14:52
E já agora a propósito de investidores:
https://misterdocafe.blogspot.com/2018/06/tomem-nota.html?m=1
É do ano passado!
4 Março, 2019 at 14:56
Estas coisas naonse fazer de um dia para o outro.
4 Março, 2019 at 15:31
Para juntar ao dossier cabalas até o Sporting morrer. E depois dos mansos vão falar de incrível, como é que isto aconteceu, uma vergonha…
4 Março, 2019 at 14:56
“O acordo ainda não está fechado, mas será formalizado nas próximas semanas, sabe o Jornal Económico. Alias, a Apollo já teria manifestado esta disponibilidade à equipa de Frederico Varandas durante o processo de eleições no Sporting.”
Apenas acrescento, que o processo eleitoral para o fantoche começou muito, mas mesmo muito antes de estarem marcadas eleições
4 Março, 2019 at 15:01
Cabalas senhores …. São meras cabalas …
4 Março, 2019 at 15:06
Não são estes gajos que estão enterrados até ao pescoço nos panama papers?
Investigados por ligações à máfia russa e lavagem de dinheiro?
Só estou a perguntar, porque não faço ideia.
4 Março, 2019 at 15:09
Não menciones esses assuntos que podem ser incomodativos …
ISto é tudo … Gente séria …
4 Março, 2019 at 15:18
Uma coisa acho que posso dizer com alguma certeza, estão ligados a investimentos especulativos de curto prazo, vão sugar o que puderem e depois desfazem-se do investimento. Veremos o que o futuro nos espera e se não aparece algo mais na jogada.
Atenção que estamos a falar em rumores que correm desde finais de Maio e que agora PARECE (apenas e nada mais) que a cabala se confirma.
4 Março, 2019 at 15:00
Não sei o que me deixa mais triste…
Se o futuro negro que se pereçe adivinhar para o Sporting, ou se a forma resignada como ele está a ser aceite pela maioria…
4 Março, 2019 at 15:02
Calma que ‘a procissão ainda vai no adro’ …
4 Março, 2019 at 15:03
Isto nao passa pela cabeca da tal maioria.
A tal maioria lembra-se de uma conferencia de imprensa onde uns putos bem parecidos acusaram o gordo doido de estourar o dinheiro todo, disseram que afinal o sporting estava na merda por causa do gordo, e agora vao ler que o Varandas brilhantemente arranjou gito para pagar as nossas dividas.
E pronto, é so isto que a tal maioria pensa. E depois vao ao estadio bater palminhas ao Fernandes, assobiar o Dost, mandar o Kareka para o crl… e andam nesta vidinha até alguem lhes explicar que o sporting acabou.
4 Março, 2019 at 15:24
A primeira deixa-me triste.
A segunda deixa-me indignado.
4 Março, 2019 at 15:31
E é isto…
Para quem diz que não apoiamos, batemos palmas às derrotas, que criamos divisões. É só um enorme sentimento de tristeza e revolta. E de certa forma, de impotência também por não conseguir impedir este descalabro.
4 Março, 2019 at 15:01
clap clap clap para muitos…
tic tac tic tac para mim…
SL :'(
4 Março, 2019 at 15:05
Quem pense que um investidor compre a sad para ser campeão desengane-se! Ser campeão em Portugal que prémio monetário além de participar na Champions?? Ninharias ,dizer adeus ao Sporting como clube grande sermos um rio ave, guimarães e já não é mau. Com tempo até às negociatas das claques vão ser insignificantes em comparação !
4 Março, 2019 at 15:10
Nao é premio monetario. é mesmo por amor ao clube.
O LPM ja inventa ai umas balelas para o pessoal pensar que o paquistanes é sportinguista desde pequenino.
E o mais triste disto tudo, é que os ursos que votaram na destituicao e na eleicao do Varandas vao mamar estas balelas todas.
Foi como aquela do Keizer vir da escola do ajax… fds haja paciencia para tanto imbecil que temos no nosso querido clube…
4 Março, 2019 at 15:35
Os gajos que votaram no vagandas estão quase todos com Parkinson ou alzheimer. Muita simpatia por quem sofre mas só para dizer que o eleitorado do golpe é a malta mais velha.
4 Março, 2019 at 15:38
Só se for desta escola: http://www.achtsprong.nl/
Foi a elementar que vi mais perto do estádio… mas posso estar errado…
4 Março, 2019 at 15:14
A tesouraria é apenas o problema imediato, a curtíssimo prazo o problema é bem mais grave, trata-se de um problema económico e de solvabilidade com todos os problemas que estão associados, nomeadamente o fair play financeiro, que só o aumento de capital na SAD poderá resolver e não vejo no clube capacidade nem estratégia para acompanhar.
Como sempre seremos inovadores, fomos a primeira SAD, seremos o primeiro clube a perder a maioria, infelizmente a Sporting SAD irá ter um dono, tudo se conjuga para isso e isso não será necessariamente mau, o problema e o meu receio será o que vai acontecer ao clube, pois a maioria dos sócios quer que o clube se foda.
Será uma vez mais, limpinho, limpinho.
PS: Antes que apareçam os crentes e as viúvas com a cartilha que só em AG se pode vender a SAD, esqueçam, a SAD foi vendida no momento que foram autorizadas VMOCs, agora ou arranjam dinheiro ao clube para comprar as VMOCs ou alguém tomará a iniciativa.
4 Março, 2019 at 15:49
Não é isso que se está a fazer com este negócio com a Apollo65. Do que se trata é de um empréstimo de 65M€ a boa taxa de juro, tomando como garantia dinheiro dos direitos televisivos pagos pela NOS e para limpar dívidas prementes a fornecedores no valor de 41M€ (e evitar penalizações UEFA por incumprimento do fair-play financeiro).
A questão da recompra das VMOCs é respeitante à liquidação da dívida da SAD aos Bancos credores (BCB e Novo Banco); pelo que leio da notícia no post, a reestruturação está a ser negociada em termos idênticos aos anteriormente negociados por BdC. No entanto, Dias Ferreira parece ter outros elementos que contrariam esse optimismo, e que falam de que FV e FSZ terão “rasgado” esse pré-acordo.
SL
4 Março, 2019 at 16:10
Aonde vem essa info de Dias Ferreira?
4 Março, 2019 at 18:57
Foi num programa na bolatv chamado quinta da bola.
Mas atenção que um user daqui chamado miguel que tem insides da banca e nunca se engana sobre bola já veio dizer que é tudo mentira do Dias Ferreira e que a reestruturação foi parada pelos nossos adversários.
4 Março, 2019 at 15:53
As VMOCs só vencem no final de 2023. O processo de recompra imediata é que “permitia” o preço significativamente mais baixo. Os Bancos não podem vender a outros antes do fim do prazo de vencimento.
Não papo a cartilha de que “a culpa é do Bruno”, mas também não papo teorias catastrofistas.
Saudações leoninas
4 Março, 2019 at 16:10
Noticia do Jornal Negócios
“A história remonta a um acordo assinado em 2014. Nos termos desse Acordo Quadro celebrado em novembro de 2014 entre a Sporting SAD e os bancos BCP e Novo Banco “encontram-se vencidas” (em datas que variam entre 30 de junho deste ano, 15 de julho e 31 de julho), obrigações pecuniárias (dívidas) que no total somam cerca de 40,4 milhões de euros. Estas obrigações pecuniárias (obrigação pecuniária é obrigação de entregar dinheiro, ou seja, de solver dívida em dinheiro) resultam de um acordo assinado no dia 14 de novembro de 2014.”
Informação oficial retirada do ultimo prospecto enviado à CMVM:
“O Millennium bcp e o Novo Banco encontram-se disponíveis para renegociar os
termos do Acordo Quadro, tendo concedido um waiver (renúncia temporária) até
final de março de 2019 para regularização das obrigações, pecuniárias e não
pecuniárias pendentes, designadamente obrigações de reembolso antecipado dos
créditos financeiros e de reforço das contas de reserva pendentes, data até à qual
deverá estar concluída a renegociação e estar formalizada a respetiva alteração ao
Acordo Quadro, sem todavia terem sido assumidos pelos Bancos quaisquer
compromissos de resultado.
Em caso de incumprimento, os Bancos têm a faculdade de acionar os
mecanismos jurídicos previstos nos contratos de financiamento. Caso não seja
acordada a alteração ao Acordo Quadro, tal afetará materialmente a situação
financeira do Emitente e o cumprimento dos compromissos financeiros
assumidos.
Sem prejuízo dos deveres e procedimentos decorrentes do artigo 35.º do CSC, a
insuficiência dos capitais próprios não é incompatível com a continuidade das
operações da Sociedade, a qual se encontra dependente do apoio dos acionistas,
da rentabilidade futura das operações e do cumprimento do plano de
reestruturação financeira contratualizado em novembro de 2014 com os bancos
financiadores. De referir que o insucesso da implementação das soluções
suprarreferidas, ou ainda assim, mesmo a sua cabal implementação pode não
permitir ultrapassar totalmente esta situação, o que poderá afetar a situação
financeira da Sporting S.A.D. e o cumprimento dos compromissos financeiros
assumidos.”
4 Março, 2019 at 19:04
2026.
Ha tempo, ha tempo.
4 Março, 2019 at 21:29
Não seremos o primeiro clube a perder a maioria: já aconteceu radicalmente com o Belenenses e o F.C.Porto apenas detém 40% das acções da Porto SAD.
SL
4 Março, 2019 at 15:19
Shahid Khan – o novo bigodes?
4 Março, 2019 at 15:57
De quem se trata este hipotetico Messias se e que existe ?
4 Março, 2019 at 15:20
Chamem o Dias Ferreira para repetir aquilo que disse na semana passada.
4 Março, 2019 at 15:25
Chamem o Varandas para explicar porque é que tudo o que disse em campanha eleitoral afinal nao é verdade.
Futebol? Facil, Facil…
4 Março, 2019 at 15:39
Já todos sabiam que a campanha tinha uma cara… mas quem puxa os cordéis não é o varandas. Todos sabíamos que era mentira. Mas isso não importava nem importa…. o que era importante era tirar o ditador facebookeano… afasta-lo de uma possível candidatura… o resto está a desenrolar-se como previsto….
Mas os sócios sabiam algo dos negocios do Sporting antes de BDC?
Sabiam, quando já era tarde. Até conseguiram passar o estádio para a SAD depois dos sócios terem votado contra…. os que lá estão sempre fizeram o que quiseram…. para encher o bolso.
E a maioria ainda nem se deu conta que foram comidos de cebolada pq continuam a ler as gordas….
Isto tem solução..é preguntar ao Miguel Simpson qual é a terceira via. Pq como ele, muitos deixaram o rebanho sem cão e, depois, dos que se apresentassem algum seria a 3a via. Se o Benedito era melhor ou peor? Não sei… mas provavelmente não tem Facebook. E isso é o que alguns queriam… mais elevação….
Contratamos merda mas c elevação, somos roubados pela arbitragem mas não os atacamos pq temos elevação, não temos dinheiro mas enviamos 2M para a China c elevação. Pagamos melhor a quem nos cuspiu mas c elevação.
Sl c muita elevação
4 Março, 2019 at 22:33
Pó miguelito não é preciso terceira via.
Varandas está bem.
So o Keizer é que está mal.
4 Março, 2019 at 15:23
Mas isso não vai acontecer tão cedo. Muito menos com a Apollo.
Os clubes de futebol em Portugal não são atractivos para investimentos de private equity. Nunca pagaram dividendos e estão muito expostos a factores de risco de natureza aleatória, como é típico no desporto.
Além disso estes investimentos implicam controlo de gestão (ou seja, maioria do capital), de modo a implementar as medidas necessárias (normalmente cortes) para atingirem resultados positivos a curto prazo, valorizarem o investimento e venderem a sua participação com mais-valia.
Não é nada disso que está em jogo neste momento. Esta entrada da Apollo constitui um simples empréstimo, a uma boa taxa de juro e com uma garantia real chamada contrato da NOS. Aliás, a banca portuguesa só não entra nisto porque está impedida pelas recentes recomendações/orientações dos reguladores, caso contrário tinha-o feito, pois o negócio é financeiramente atractivo, com risco bastante reduzido.
Em termos de entrada no capital do Sporting, convençam-se que os únicos potenciais interessados serão investidores que pretendam lavar dinheiro, ou seja, que estejam disponíveis para perder algum dinheiro, mas que vejam o que sobra tornar-se legítimo no mercado europeu.
O futebol português, e o Sporting em particular, não oferecem qualquer atractividade para investimentos de capital minimamente sérios.
SL
4 Março, 2019 at 15:54
O futebol portugues nao é atractivo para ninguem (a nao ser para lavagem de dinheiro a la Troika Dialog), mas o patrimonio do sporting olha que é capaz de ser um bocado mais atractivo.
4 Março, 2019 at 15:58
sim o futebol português é uma merda, agora o património do sporting…ui, ui, é filé mignon!
4 Março, 2019 at 21:34
Lembra-te que, na SAD estão o Estádio e edifícios do clube a ele associados e a Academia. É património considerável!
SL
4 Março, 2019 at 17:25
O património é atractivo, mas como recebes por ele como accionista?
A única hipótese de lucrar com o património nunca será através da figura do accionista, mas sim como terceiro, comprador do activo a preço abaixo do mercado (como já foi feito no passado com os edifícios adjacentes ao estádio), com a desculpa da necessidade de viabilizar a operação.
Como accionista antes do direito ao activo vem a obrigação perante o passivo, pelo que numa situação de liquidação só verás algum depois de pagares a dívida aos credores. Não me parece que isso seja um bom negócio. Duvido que nesse contexto, mesmo que o valor real do activo (terrenos) seja superior ao contabilístico, recebas no final de tudo mais do que pagaste para entrar.
Mas de facto a melhor forma de salvaguardar esses problemas era passar o património para o clube e arrendar o mesmo à SAD. O problema é que já foi feito exactamente o contrário e neste momento o clube não tem qualquer capacidade financeira para reverter esse negócio.
SL
4 Março, 2019 at 22:35
Alcochete!?!
Aeroporto @ alcochete
Mas nem é preciso aeroporto.
Lisboa está cara muito cara, até Setúbal já duplicou os preços do imobiliário SETÚBAL.
Uns terrenos ali logo do outro lado da ponte!! Olecas
4 Março, 2019 at 15:29
Vamos lá ver uma coisa: a Direcção anterior já tinha negociado com uma entidade estrangeira um empréstimo com juros mais baixo que iria servir para pagar a dívida aos bancos, sendo que estes aceitavam que se pagasse um valor mais baixo (posso estar a fazer confusão mas lembro-me de ouvir qualquer coisa de 30 cêntimos por cada euro). Isto levaria a que a dívida e o valor a pagar de juros baixasse de forma considerável.
Se fôr qualquer coisa deste género que se esteja a fazer com este Apollo, nada contra. O problema é que a confiança que tenho nesta Direcção é nula por isso fico de pé atrás. Vou esperar (sentado) que alguém venha explicar melhor o que se pretende…
4 Março, 2019 at 15:37
Segundo o que o Dias Ferreira disse na semana passada na bolatv, a restruturação financeira negociada pela anterior Direção era boa para o clube. Ele conhecia a bem, por estar a participar nela profissionalmente, e foi uma das razões pela qual se candidatou nas ultimas eleições.
Foi por saber que o clube tinha viabilidade.
Ora segundo o Dias Ferreira, a actual Direção rasgou esse reestruturação. Não a quis.
E agora estamos como estamos….
Eu ja fiz menção a este pormenor mais acima, mas ninguem pegou no assunto…eu acho que isto é muito relevante mas pronto…
4 Março, 2019 at 15:50
Foi exactamente durante a campanha que ouvi isto de alguém da lista do Dias Ferreira. O responsável pelas finanças disse qualquer coisa do género: “A reestruturação que foi feita pela anterior direcção é boa para o clube e nós só a queremos finalizar. Não queremos créditos.”
4 Março, 2019 at 16:07
Não é verdade que esta Direcção tenha rasgado o que foi feito – e não concluído – pela anterior Direcção!
Mas insistam nisso que assim o Varandas fica mal visto!
4 Março, 2019 at 17:02
prova o contrário…. prova…que não rasgou… pois…
4 Março, 2019 at 22:36
Lol
Além de insides do balneário é insides da SAD
Glup Glup glup.
Se homem, caralho, admite, fizeste merda
4 Março, 2019 at 15:34
It’s the end of Sporting as we know it!!!!
(Ó Michael Stipe, anda cá cantar; sempre cantas melhor do que a Rute).
4 Março, 2019 at 23:09
E o pior é os que gritam
And i feel fine
4 Março, 2019 at 15:38
Se é para isto, mais valia ser o RB Sporting. Até dói so de imaginar. Mas dói mais ser uma plataforma rotativa para mafiosos de todo o mundo.
4 Março, 2019 at 15:48
Boa tarde,
Noticias de futebol masculino????
Não comento.
A cabala continua……. Qnd cortarem nas modalidades aí quero ver os Jonas e migueis desta vida.
Gritemmmmm varandasssssss.
4 Março, 2019 at 15:59
Deixa de pagar quotas que vais ver se não cortam nas modalidades…
Depois não te esqueças de te queixar e dizer mal de tudo o que mexe, como gostas!
4 Março, 2019 at 15:57
À partida não vejo qualquer problema no que estão a TENTAR fazer. Tudo depende das opções que realmente existem o dos juros que cada uma poderá cobrar.
Sabendo-se pouco sobre o assunto – porque nestes assuntos o segredo é a alma do negócio – é aguardar.
Eu até acho que em vez dos 65M€ que estão a tentar antecipar, deviam ter colocado a possibilidade de adquirir liquidez para as VMOCs e pressionar a Banca para a conclusão do negócio que o Bruno falou – comprar por 40M€ as VMOCs que valem 120M€, algo deste género – pois quer o BCP, quer o Novo Banco, e especialmente este, estão muito necessitados de encaixar dinheiro. Podia ser que assim se desse a volta a uma situação que está na gaveta há meses fruto da inconsciência dum egocêntrico.
Resolvendo parte da divida, pagando os 65M€ até ao fim do ano de 2019 e ficando com 90% da SAD no Clube, podíamos então ver uma luz ao fundo do túnel e encarar o futuro de uma forma mais tranquila, mesmo sem mais 100M€ do contrato disponíveis. Teríamos então alguma margem para vender parte da SAD, SE FOSSE NECESSÁRIO!
4 Março, 2019 at 16:06
Enquanto não for oficial não consigo falar dos detalhes.
Mas se é empréstimo com garantia do contrato do NOS ou adiantamento… É como o Keizer usar 5 defesas e 5 médios para não sofrer golos. Uma solução pouco elegante e bastante óbvia…
Quanto ao fundo. Por norma o fundo em causa é canibal… Compra barato e vende pelo que for melhor. Ou aos bocados ou insuflado. É o que está a fazer com a Tranquilidade. Mas como se trata de um empréstimo possivelmente entra no bolo de investimento de baixo risco para compensar os de maior risco. É não teremos este problema.
De qualquer forma o que mais me assusta não é este empréstimo. É estarmos a fazer o verdadeiro all in. Este sim um all in. Se corre mal ao Varandas ficamos sem margem de manobra nenhuma. Não há renegociação com o Apollo, não há direitos televisivos… Achando eu que o Varandas não tem unhas para o futebol do Sporting, a perspectiva é assustadora. Isto considerando a melhor hipótese que é mesmo isto ser um empréstimo puro e duro…
4 Março, 2019 at 16:08
A partir deste momento a sobrevivência do Sporting passa a depender inteiramente desta direção. Não é menos que isso…
4 Março, 2019 at 16:08
é mais apollo 13
4 Março, 2019 at 16:11
Na minha opinião mas posso estar enganado, falo da minha experiência de sportinguista de muitos anos e que já viu muita coisa, os denominados croquetes como no gíria aqui lhes chamam são aqueles que menos querem a venda do clube e vou-vos explicar porquê, essas pessoas sempre estiveram no conselho Leonino sempre tiveram a mordomia de escolher presidentes, de estar nos camarotes presidenciais e ter uma palavra dentro do clube, através dos cinquentenarios, Stromps ou Concelho leonino, se agora houver um acionista maioritário, perdem essas regalias todas, os únicos que podem ganhar com isso é quem está neste momento no poder e pode trabalhar essa situação, pois poderiam ter algum por debaixo da mesa. Portanto nunca valorizo quando se fala nessa situação no geral, pois estou convencido que a maioria dos croquetes como aqui lhe chamam estão mais contra a perda da sad pelo clube, que os que aqui vêm botar faladura.
4 Março, 2019 at 16:27
Os chamados croquetes divdem-se em dois tipos… Os croquetes puramente ditos, que vão sempre ganhar dinheiro ou já ganharam (e agora querem é que isto desapareça) com estas maroscas, e os chamados friiiiiiitos, que são os bafientos yes-man que gostam de discursos bem comportados, e são burros que nem uma porta. Ora a estes ainda não lhes caiu a ficha porque acham que os primeiros são muito competentes e querem o melhor para o clube…de uma fora elevada claro está.
Z
4 Março, 2019 at 16:48
Caro Zandonaide, mas então BC que esteve lá cinco anos e meio não descobriu as carecas dos croquetes que ganharam dinheiro e agora querem que isto desaparaça ?
5 Março, 2019 at 8:30
Não descobriu? Pergunta por exemplo ao JPRodrigues… 🙂
Z
4 Março, 2019 at 16:58
Estou um pouco confuso, mas o que ganhavam ou ganham ou ganhariam os croquetes se o clube fechasse em 2013 ou 2014? Na situação em que estava o clube , a que levaram o clube, todos a chupar (um poco de aqui um poco de ali) eles estavam mesmo a pensar nisso, nos lugares vip lugares de camarote…. se fecha acaba tudo. Se não existisse clube , que presidente escolhiam ?
Eles estão se a cagar para se fecha ou não… desde que levem o seu.. como os ultimos que por lá passaram e, desde que possam aparecer na cs a chorar a morte do Sporting…. estes quando ouvem “Sporting” , só pensam onde podem ganhar mais algum….
4 Março, 2019 at 21:42
Está a confundir SAD com Clube meu caro. Todos esses “tachinhos” de que falou não têm que ver com a SAD, mas com o Clube. A questão da maioria das acções da SAD se manterem no Clube é uma outra coisa e já ouvi e li várias declarações de nojáveis a defender que a maioria da SAD deveria ficar na mão de investidores privados. Só para lembrar alguns: Filipe Soares Franco, Eduardo Bettencourt, José Roquete, José Maria Ricciardi.
SL
4 Março, 2019 at 16:21
Eu não estou preocupado. nada. zerinho
Já se sabia que isto ia acontecer – pensei que seria mais para o final do ano civil, mas ao que parece “a coisa tem de andar mais rápido”.
Só espero que seja rápido, o saque. E sim, sem stress podem levar tudo.