O Vitória de Guimarães pediu a insolvência da SAD do Sporting, devido a uma dívida de cerca de quatro milhões de euros relativa à transferência de Raphinha.
É, sem dúvida, estranho este montar de tenda de circo, até porque, aposto o que quiserem, não será a primeira vez que o clube minhoto espera um pouco mais para receber as contrapartidas referentes à venda de jogadores. Pior, esta berraria pública surge na sequência de várias conversas entre os dois clubes, no sentido de encontrar uma solução para a situação.
O Sporting reagiu, e bem, numa nota enviada a toda a comunicação social, assinada pelo vice João Sampaio, onde se lê que “É pública a situação do Sporting Clube de Portugal, assim como o trabalho que estamos a desenvolver para a resolver. Estranhamos a posição do Vitória Sport Clube, na medida em que preferem o histerismo público em vez de esperar pela solução de curto prazo que propusemos e que ignoraram.
“Honraremos, como sempre, os nossos compromissos, como o Vitória bem sabe, mas não deixaremos de distinguir quem se portou com dignidade e respeitou a instituição Sporting Clube de Portugal; e quem, de uma maneira mais direta ou menos direta, e sem nenhuma vantagem, nos desrespeitou.”
7 Março, 2019 at 12:50
Está a dispersar, está a dispersar…
O Miguel Ribeiro está a “varrer” os comentários na página 1 e não tarda nada chega aqui.
Está a dispersar malta…
7 Março, 2019 at 13:38
Ui, já se adivinhava, claro – já “pegaram ao serviço”, e dá-me a impressão que estão ao rubro….não tarda, chegam aqui, claro. Estou como o outro, se é para o que está, então que seja, SIGA!
7 Março, 2019 at 13:16
Mais uma vez pouco me importa se a responsabilidade pela dívida é de A, B ou C… O que me incomoda muito é ver o SCP neste papel de incumpridor (“caloteiro”). O SCP para ser respeitado tem que se dar ao respeito e isto so se consegue honrando os compromissos; pagando a tempo e horas; só comprando o que se sabe poder pagar-se; gerindo com rigor inabalável os (parcos) recursos; não prometendo os amanhas que cantam; etc… etc…
Espero, rapidamente (até final época?!), que acabem os pedidos de insolvencia, as queixas na FIFA, etc…
Honrem sff a grandeza do SCP!!!
Urgente!
7 Março, 2019 at 13:33
Olha, um fraco rei torna fraca a forte gente.
7 Março, 2019 at 13:40
Ironicamente digo que qualquer dia liga o Nilton para a SAD a dizer para pagarem o que devem!!
Fdx não sei até quando é que o Dr. Varandas pensa deixar que façam chacota com o clube pois pelas palavras dele, isto não é chacota, visto que o circo acabou…!
7 Março, 2019 at 13:47
O que se tira deste assunto não é mais que um sorriso nas caras das viúvas…
7 Março, 2019 at 14:43
E um comentário de um tolo.
7 Março, 2019 at 15:35
…
7 Março, 2019 at 15:07
Bolas… andou-se ou não a gastar dinheiro sem primeiro pagar o que se devia? O que estava “vencido”. Cais sorriso, pá. Tem lá paciência.
7 Março, 2019 at 15:34
Mas qual dinheiro é que se gastou?
Explica lá isso, sem te rires…
7 Março, 2019 at 16:15
Há uma linha entre um pensador livre e um idiota da cartilha. Avalia.
7 Março, 2019 at 16:35
Porquê Miguel Ribeiro?
Porquê?
Assume essa merda de agenda de uma vez por todas.
Sê honesto e claro uma vez que seja.
E, por favor, pede ao Cherba para fazer o mesmo.
7 Março, 2019 at 16:38
Eh pá… quer dizer que este CD ainda não gastou um tusto desde setembro?… uau! nas contratações, mesmo que faseadas, por exemplo. Ou achas que os jogadores vieram a troco de nada? Só se começam a pagar três ou quatro meses depois. Isto como é tudo, amigo. Tem que se dar entrada. O Mendes. O wolverhampton mais o seu protocolo. As obras na academia. Até os colchões, pá! Se os compraram, não estou a ver a molaflex a fornecê-los e a receber a primeira tranche um dia destes. A sério?! Não se gastou dinheiro ainda, Miguel? Estás a brincar, certo?
7 Março, 2019 at 16:44
Olha! Nos adjuntos do Jesus que não há meio de chegarem (peço desculpa se já chegaram, não tive conhecimento). No “scouter” informático! Nas mil e uma merdas e merdinhas de que vamos ouvindo falar para melhorar a estrutura… a sério… tudo na base do “pagamos um dia destes”?
7 Março, 2019 at 16:51
O strumpf amarelo não sabe o que custa a vida.
Não sabe o que é ter contas para pagar.
Para ele é tudo cagativo.
O pior é que começamos a ter alguém a governar o Sporting que é igual.
7 Março, 2019 at 13:55
Se calhar, antes de termos decidido comprar/gastar milhões em aquisições (na sua maioria merda), talvez tivesse sido útil ver quais as contas a pagar e guardar o dinheirinho para evitar estes circos…
Isto aplica-se ao BdC, ao Cintra e muito especialmente ao Varandas que sempre nos disse que estava tudo bem e não havia nenhum problema financeiro…
7 Março, 2019 at 13:56
Então mas o Cintra tinha dito que estava pago!o raphinha e o battaglia.
A estátua demora muito?
7 Março, 2019 at 16:14
Vem da china, que é mais barata.
7 Março, 2019 at 14:02
Tristeza. Vendam para pagar.
7 Março, 2019 at 16:14
E vender o raphinha ao Guimarães..? Lol.
7 Março, 2019 at 14:12
Se o que vemos diariamente em blogs, caixas de jornais, painéis na TV são Sportinguistas a atacar o Sporting, porque razão não haveria um nosso concorrente e credor de o fazer?
Os dirigentes do Vitória têm de defender os interesses do seu clube e não do Sporting, como é óbvio.
É nesse contexto que o pedido de declaração de insolvência se insere e mesmo sabendo que juridicamente há meios mais adequados para obter o pagamento da dívida, em termos de impacto mediático e imediato, nenhum seria tão eficaz quanto este.
É claro que o Sporting se sente melindrado porque 1) sabe que deve 2) sabe que agora vai ter de pagar 3) sabe dos danos reputacionais que esta acção lhe traz.
Para mim é mais ou menos óbvio que o Sporting não está insolvente e se so Sporting o conseguisse provar no processo, isso poderia ter implicações para o Vitória em termos de reponsabilidade civil, no entanto o processo vai-se resolver por acordo.
O meu receio é que este expediente venha a ser usado por outros credores e que sendo o Sporting visado com várias acções deste tipo em simultâneo, possa efectivamente ser empurrado para uma situação muito complicada que, no limite, pode redundar na insolvência da SAD.
Por último, uma nota: Parece que afinal as negociações com a Apollo não remontam ao ano passado e muito menos ao período anterior à destituição, como alguns diziam por aqui. Caso contrário o tal financiamento já estaria concluído há muito e o Sporting fora destes tristes filmes em que se anda a ver envolvido demasiadas vezes.
7 Março, 2019 at 15:57
Bom comentário.
Não me parece que se consiga a insolvência da SAD.
O que se pode conseguir, se a conclusão da negociação com a Apollo demorar, e não se pagar a tempo e horas – do ponto de vista de não haver sanções para o Sporting – é criar uma enorme pressão para vender jogadores a maus preços e complicar bastante o planeamento e a construção do plantel para 2019/20.
As negociações, diz o bom senso, devem ter sido feitas com várias instituições, desde nacionais a internacionais. Devem ter chegado à conclusão que era com a Apollo que iriam obter as melhores condições e deve ser isso que têm negociado ultimamente.
Já não deve demorar a concluírem o acordo, até porque há prazos importantes a cumprir.
7 Março, 2019 at 16:13
Antes da insolvência há muitas ferramentas legais para retirar margem de manobra ao Sporting. Como penhoras de activos ou receitas futuras.
7 Março, 2019 at 16:36
Foi isso que escrevi Sotkio.
É óbvio que o Guimarães quis colocar o SCP numa situação de grande desconforto para receber mais rapidamente o que lhe é devido.
7 Março, 2019 at 16:41
Então, e se o Sporting entretanto pagar? Retira-se o pedido de insolvência? Isto é assim? É que se a moda pega, muito pedido de insolvência será feito. É evidente que o guimarães está armado em parvo. Em durão. Fizesse queixa à liga, à uefa, à fifa, ao Costa, ao Marcelo. Agora, pedir insolvência?! Mas está tudo parvo?
7 Março, 2019 at 16:38
Quanto tempo «deve demorar» ao certo?
Eh pá, que já enjoo esse tom de «sabe tudo».
Mas quem raio és tu para te arrogares tão sábio, sabão, sabonete, seboso…
Assume-te de vez, Miguel Ribeiro, para quem tem mais de 50 anos parece que não és homem coisa nenhuma.
Limpa, Cherba.
7 Março, 2019 at 14:12
Eu tou para ver se isto não vai crescer, tipo bola de neve … E a situação fica tão, mas tão insustentável que terá que arranjar uma solução à velocidade da luz …
Querem ver que o rogerinho alves ainda vai buscar alguma solução das ‘antigas’ ??? Assim tipo, COOPTAÇÃO?!?!
7 Março, 2019 at 15:19
Eu voto na cooptação de BdC.
7 Março, 2019 at 15:42
Estou farto de escrever que o sucessor anunciado do bananinha trafulha será o ex gr de futsal. Outro roberto.
7 Março, 2019 at 16:06
Quem é que te satisfazia?
7 Março, 2019 at 16:31
Está com algum dilema existencial ?
Desenmerde-se, caríssimo.
7 Março, 2019 at 15:14
Outros clubes, até provavelmente movidos por outros interesses do que só a saúde dos próprios clubes, podem estar a aproveitar-se disto.
Mas não vamos meter a cabeça na areia… dever dinheiro é uma vergonha! Estar em atraso com um pagamento 2 meses não são 2 minutos.
O mínimo teria sido o Sporting, antes de estar em incumprimento, ter enviado por escrito uma carta ao credor a explicar a situação e propor uma solução. De certeza que não o fez, senão já teria mostrado.
É uma vergonha o Sporting estar nesta situação. O problema não são os outros, o problema é o Sporting.
7 Março, 2019 at 15:39
“O mínimo teria sido o Sporting, antes de estar em incumprimento, ter enviado por escrito uma carta ao credor a explicar a situação e propor uma solução. De certeza que não o fez, senão já teria mostrado.”
1º, existem noticias na CS, inclusive com declarações de outros dirigentes – clube do Acuña, clube do Battaglia, por exemplo – de como o assunto foi abordado entre Direcções e que aguardam que o Sporting resolva a situação!
Portanto, a tua certeza cai por terra e, no máximo, passa a ser uma duvida!
2º, não se mostram esses documentos em publico.
3º, sim, é uma vergonha o Sporting estar nesta situação, mas com certeza vai resolvê-la, como disse a Direcção!
7 Março, 2019 at 16:39
O Vitória comunicou isso mesmo oficialmente, pelo seu presidente: «de há dois meses para cá…. nada de pagamentos» por parte do Sporting. Incumprimento! ponto.
7 Março, 2019 at 15:35
https://misterdocafe.blogspot.com/2019/03/o-pedido-de-insolvencia.html
Identifico-me com o post do Mister do Cafe. Uma informação relevante: “é a primeira vez que um clube em Portugal pede a insolvência de um outro clube” – dá que pensar.
Também: “Ao contrário do Sporting, o Vitória de Guimarães reagiu através de comunicado oficial publicado no seu site e assinado pelo seu presidente. Portanto, o Sporting que é o clube acusado de estar em incumprimento e de estar envolvido num processo onde é pedido o fecho de portas, manda um vogal da SAD atirar umas larachas à imprensa. É a tal “gestão silenciosa”.”
7 Março, 2019 at 15:48
“Uma informação relevante: “é a primeira vez que um clube em Portugal pede a insolvência de um outro clube” – dá que pensar.”
Dá que pensar mas é só a quem tem cérebro. Os outros não conseguem…
Quem respondeu foi um Vice-Presidente que, por acaso, é quem tem o pelouro desta parte legal, digamos assim. Para falar de um processo que entrou em Tribunal, ninguém melhor do que ele para responder!
7 Março, 2019 at 15:56
Também deve haver um Vice-Presidente que tem o pelouro desta parte legal no Guimarães, mas quem assina é o seu líder máximo… coisas da vida.
7 Março, 2019 at 15:59
Cagativo.
Até porque no Guimarães só se sabe quem é o Presidente. No Sporting conhecem-se vários Vice-Presidentes e Directores.
7 Março, 2019 at 16:06
Certo. Então a tua opinião é que o Sporting não tem que responder oficialmente, e basta mandar uns bitaites nos jornais por um Vice-Presidente? Especialmente tendo em conta que é a primeira vez que um clube em Portugal pede a insolvência de um outro clube?
7 Março, 2019 at 16:38
O Sporting na posição em que está não quer alimentar muito mais este assunto, parece-me.
7 Março, 2019 at 17:47
Na minha opiniao é o contrario. 2 aspectos que diluiam o ruido: dizer qual era a solução que apresentou ao Guimarães e que estes assim rejeitaram; Comunicação assertiva, ao contrário do que acontece e que todos os dias contrariam as teses deste CD, principalmente as desenvolvidas na recente CI.
7 Março, 2019 at 16:41
Do comunicado do Vitória:
4. A Sporting SAD está em incumprimento contratual, o qual se agravou há sensivelmente dois meses, e de lá até então, mais não fez do que protelar a situação sem que seja verdade que tenha apresentado qualquer “solução de curto prazo” credível, actuando com um profundo desrespeito pela nossa instituição”
7 Março, 2019 at 16:42
Tão cagativo, que o Guimaraes puxou o autoclismo.
E tu vais ajudar a desentupir os canos, estou certo.
Cagativo.
Welcome to Springfield.
7 Março, 2019 at 16:40
Do comunicado do Vitória:
4. A Sporting SAD está em incumprimento contratual, o qual se agravou há sensivelmente dois meses, e de lá até então, mais não fez do que protelar a situação sem que seja verdade que tenha apresentado qualquer “solução de curto prazo” credível, actuando com um profundo desrespeito pela nossa instituição”
7 Março, 2019 at 15:44
Sanatório Leonino
Sousa Cintra: “Pagámos 3,5 milhões por Raphinha. Temos as contas com o Guimarães em ordem”
7 Março, 2019 at 15:49
Até podiam ter.
Agora não estão em dia. Que é o que interessa.
7 Março, 2019 at 16:41
Agora, não estão.
De há dois meses para cá:
Do comunicado do Vitória:
4. A Sporting SAD está em incumprimento contratual, o qual se agravou há sensivelmente dois meses, e de lá até então, mais não fez do que protelar a situação sem que seja verdade que tenha apresentado qualquer “solução de curto prazo” credível, actuando com um profundo desrespeito pela nossa instituição”
7 Março, 2019 at 16:42
já agora, o que faria sentido, Cherba, era pagar o que se deve.
7 Março, 2019 at 16:53
O problema é não haver cerveja com álcool no estádio…
Assim havia sempre festa…
SL
7 Março, 2019 at 16:54
O cheque do Cintra estava careca…
SL
7 Março, 2019 at 16:57
É o que dá não termos 10 jogadores emprestados a cada Clube de merda, como o Carnide…
Com eles ninguém Pia…
SL
7 Março, 2019 at 16:58
era negociar o valor com o gumaraes…
4 milhoes em troca de 10% do passe e tava a andar
SL
7 Março, 2019 at 17:11
era isto e era aquilo, agora o que é, é isto:
«A Sporting SAD está em incumprimento contratual, o qual se agravou há sensivelmente dois meses, e de lá até então, mais não fez do que protelar a situação sem que seja verdade que tenha apresentado qualquer “solução de curto prazo” credível, actuando com um profundo desrespeito pela nossa instituição» Júlio coiso
7 Março, 2019 at 17:14
Eu tentei arranjar uma solução…
A direcção Deve arranjar uma o mais rapidamente possível.
Estão lá para isso…
SL
7 Março, 2019 at 18:32
A melhor solução era agarrar no BdC e no anterior CD, pregarem-lhes um par de chapadas e dizer: “Esqueçam o que aconteceu depois de Maio de 2018. São/somos todos amigos outra vez. Voltaram a ser novamente o CD até cumprirem o mandato iniciado em 2017. Podem até nomear os outros 2 órgãos (MAG e CFeD), que a malta diz que sim, e fazerem o trabalho que tinham em mãos. Não podem é perturbar o Bruno Fernandes. O resto, é convosco.
É como se estivéssemos em 2018. Este ano que passou é para esquecer.”
7 Março, 2019 at 18:33
Sanatório Leonino
João Gradeço: “Convençam-se que não é só incompetência, estamos a lidar com uma quadrilha”
7 Março, 2019 at 19:29
… tanto aborto… uns completamente acéfalos, com capacidade de raciocinio pior que o duma galinha… mas a natureza é isto mesmo… pior mesmo são os falsos, os hipócritas, os mentirosos, capazes da maior desonestidade intelectual para levarem avante a sua demagogia… e como não faltam burros para comerem a merda que lhes metem no prato… a procissão segue o seu rumo delineado em abril’2018… VIVA ser caloteiro.. VIVA ser humilhado… VIVA a ladroagem… VIVA aos criminosos e seus acólitos… VIVA O CIRCO… Surreal como há tanta gentinha tão estúpida…
7 Março, 2019 at 19:50
“Acabou o circo!”
Bramia o médico guerrilheiro 😀
Loles. Montes de loles.
No momento em que temos apenas a SAD “insolvente” o que faz o doutor guerrilheiro?
Esconde-se debaixo da mesa. Com os bananinhas no poder é isto que temos. Oh sorte…
7 Março, 2019 at 20:01
Quanto custa raphinha?
Cintra diz que pagou 3,5 milhões.
quanto falta pagar?
O que é que está contratualizado?
Onde estão os mentirosos?
7 Março, 2019 at 21:07
O que eu gostava de ter lido era uma das três:
a) Está tudo em dia (ou o acordo está feito) e, como tal, isto é histerismo do V.Guimarães.
b) Estamos em incumprimento e estamos em negociações (ou a arranjar soluções para voltar à mesa) e honraremos os compromissos.
c) Silêncio total até liquidar o que está em incumprimento (se estiver), operações de charme nos bastidores para impedir o pedido de insolvência (eu dava o Matheus como garantia até estar pago) e comunicar apenas depois de liquidado.
Na minha opinião estamos mesmo em incumprimento. Ninguém avança para um pedido de insolvência sem razões para o fazer e não houve um desmentido da nossa parte. E se estamos, só havia 2 opções: b) ou c). Sem “dignidades” à mistura porque nessa matéria, quem está a falhar somos nós.
A pergunta que faço é esta: O que ganhámos nós com esta intervenção? Os sócios e adeptos não ficaram tranquilos sobre a expectativa/timing de resolver a questão e o VG fez um comunicado a extremar a a sua posição.
PS: A única vantagem disto tudo estar a ser gerido publicamente (e tive de puxar muito pela cachimónia) é pressionar o tal fundo a fechar o acordo para recebermos os tais 65M.
9 Março, 2019 at 3:02
Esse assunto ficava desde logo resolvido com a ida em definitivo para o VSC do M.Oliveira!
Quem diz esse, poderíamos mencionar outros casos tb pendentes… não o q se fez, foi mandar gajos a custo 0 pra rua… enfim, incompetencia total (e isso é aflitivo para os adeptos…)!