Esta semana vou tentar fazer uma análise das últimas semanas porque tenho lido pelas redes sociais algumas críticas à equipa masculina que me parecem injustas. Este lado negativo dos comentários foi despoletado pelo último jogo transmitido, ontem, pela Sporting TV contra o Esmoriz.
Vamos perceber os últimos 15 dias da equipa antes do jogo deste Domingo. Nestas duas semanas o Sporting jogou 7 vezes. Claro que isto foi reflexo da boa campanha que fez nas competições europeias e, por ainda, estar a disputar a Taça de Portugal. Este ciclo iniciou-se com um fim de semana de jornada dupla contra o SC Caldas e AA Espinho. Ambos os jogos com um grau de dificuldade mais baixo, contudo há desgaste das viagens e qualidade do oponente.
Após estes jogos fomos jogar a Itália. A vitória que conseguimos foi épica. E mais mérito teve essa vitória depois de assistir ao jogo da segunda mão, no PJR, onde se percebeu o verdadeiro potencial do Monza. No jogo fora de Portugal fizemos 5 sets disputadíssimos e com um nível de voleibol altíssimo. Não porque tenha visto o jogo, mas porque é evidente que só um gradíssimo Sporting podia vencer um jogo contra os italianos.
Entre estes dois jogos das meias finais da Taça Challenge recebemos, em nossa casa, a AJ Fonte Bastardo. Um candidato ao título que veio a Lisboa vender cara a derrota, obrigando-nos a 5 sets duros e intensos.
Este fim de semana tivemos dois jogos contra o Esmoriz GC, um para o campeonato no pavilhão de Fiães, no Sábado, e no Domingo recebemo-los no PJR. O Esmoriz GC esteve muito bem, principalmente no jogo da Taça de Portugal, onde se apresentou com uma equipa jovem e cheia de talento.
Evidentemente, que há mais dois factores a ter em conta e ainda não os tinha referido: a deslocação para cada jogo, que pesa, principalmente se forem tantas consecutivas e a lesão do Wallace. Este jogador é o nosso oposto titular e o nosso melhor pontuador. Tem-se apresentado em crescendo de forma e teve este percalço. Isto implicou que o nosso Angel Dennis tenha de assumir todos os jogos e a gestão do esforço de um jogador de 41 anos, nesta intensidade competitiva, é mais complicado.
O que acabei de explicar não é um rol de desculpas, é uma descrição dos últimos 15 dias dos atletas do Sporting. Naturalmente, não é fácil aguentar um nível exibicional elevado, havendo por isso quebras e jogos menos conseguidos.
O jogo de ontem foi realmente menos intenso por parte da equipa, quase como esperando, com naturalidade, a vitória. O professor Hugo Silva, nestes dois jogos, rodou bastante a equipa, jogando no sábado com o Bojic, Kibinho e Simões e no Domingo com Roberto Reis, Brown e Marshall. O Dennis esteve em muitos pontos no fim de semana e tivemos de recorrer ao Miguel Maia para virar o jogo da Taça que parecia estar a complicar. No Domingo, o nosso distribuidor Hernan estava num dia menos conseguido, sendo necessário o capitão entrar para ajudar a equipa.
Sinceramente, não me choca que o Miguel Maia ainda tenha este tipo de influência na equipa. Ele é um jogador do plantel, sente-se capaz de jogar aos 47 anos, logo é um ativo que devemos contar para nos ajudar a vencer os jogos.
Houve lacunas no jogo da meia final da Taça de Portugal?
Claro que sim. O bloco estava com muitas dificuldades em parar ataques do Esmoriz GC e a defesa parecia não querer mexer-se muito. O José Pinto, um jogador muito bom do adversário, foi sempre uma dor de cabeça pela qualidade do seu jogo.
Isso coloca-nos numa situação desconfortável para vencermos o bi-campeonato?
De todo! Neste ano de 2019 já vencemos a AJ Fonte Bastardo por 2 vezes e o Monza. Todos estes jogos com um grau de dificuldade altíssimo. O próprio benfica já perdeu esta época com os açorianos e na taça Challenge foi eliminado numa fase mais precoce que a nossa.
A equipa está bem e a vencer. Evidentemente, que não é garantido que conquistemos os canecos, no entanto, a equipa está bem.
Este fim de semana vamos jogar a final 4 da Taça de Portugal. No dia 16 de março é a meia final contra a AJ Fonte Bastardo às 15 horas. Se vencermos, disputaremos a final contra o vencedor do jogo entre o benfica e a AA São Mamede. Este será um fim de semana exigente, cansativo, decisivo e, esperemos, vitorioso. Não será fácil e vencer a Taça implicaria ganhar o jogo ao benfica, o que animicamente seria gigante.
Quanto às nossas Leoas, temos 10 finais pela frente e primeira foi cumprida com êxito. Entramos com alguma ansiedade como mostra o resultado do primeiro set, onde perdemos por 25-13. A obrigatoriedade de ganhar todos os jogos, por vezes, complica o estado emocional e cria nervos que bloqueiam uma melhor performance. Felizmente, ganhamos confiança e vencemos os 3 sets seguintes por 25-16, 28-26 e 25-14.
No próximo fim de semana teremos jornada dupla no PJR, onde vamos defrontar, no sábado a ADRE Praiense e no dia seguinte a AA São Mamede.
*às terças, o Adrien S. puxa a bola bem alto e prega-lhe uma sapatada para ponto directo (ou, se preferires, é a crónica semanal sobre o nosso Voleibol)
12 Março, 2019 at 13:48
Penso que o adepto que regularmente comenta não só, no geral, está mal habituado, como tem pouca noção do que é uma competição e da dificuldade que existe em ganhar quando há outras equipas de um nível similar.
E isto aplica-se ao voleibol e às restantes modalidade.
A época passada tirando o futebol masculino e o atletismo masculino, fomos campeões em tudo. É dar uma olhada há história dos clubes para se ver quem alguma vez só falhou uma das modalidades mais conhecidas fora do futebol?
Alguém conseguiu isso?
Agora acham que se não fizermos o mesmo – e já não vamos fazer porque o futebol feminino não vencerá! – é uma merda e a culpa é do Varandas.
A tal falta total de noção!
O que se conseguiu o ano passado foi uma coisa inacreditável. Vai demorar anos a que alguém repita – é a minha convicção!
O que se exige é que se lute até ao fim pelos campeonatos e as nossas equipas estejam nos momentos da decisão.
O resto, desejando-se a vitória, é complicado exigir! Porque, como nós queremos ganhar, Porto e Benfic@ também querem e investem num nível similar ao nosso.
A equipa de voleibol masculina tem feito uma excelente época.
Tendo em conta que houve uma alteração significativa no plantel, têm vindo em crescendo e vão entrar na fase decisiva da época numa boa forma. Se não houver lesões de jogadores importantes, lutaremos pelos títulos.
A equipa feminina tem feito um bom trajecto. Não tinha grande conhecimento do que era o nível de voleibol da 2ª Divisão mas surpreendeu-me pela positiva. Estava à espera que estivéssemos mais à vontade mas afinal o nível é bom e não estivemos tão à vontade assim. Mas cumprimos dentro do que são os nossos objectivos.
Como é agora para garantir a subida de divisão? Temos de ganhar este “mini campeonato”? Só 1 sobe?
12 Março, 2019 at 14:04
Miguel,
Realmente não vai ser fácil. Quem vencer a mini liga sobe directo (será o Sporting ou o CD Aves). O segundo classificado irá jogar uma eliminatória com o penúltimo classificado da 1ª divisão, à melhor de 3 jogos.
Abraço
12 Março, 2019 at 16:07
Ok, obrigado.
12 Março, 2019 at 14:56
Tiraste me as palavras Miguel. Eu já desisto de comentar aqui ou em grupos de FB devido ao nível de comentários que por lá se vê. O que aconteceu no ano passado foi mesmo único (e acho que o Porto já há uns 10 ou mais anos teve um ano que ganhou em tudo, menos Futsal porque não tem, que morava perto da Av. Republica perto da sede do Núcleo Porto de Lisboa e tinham essa informação bem estampada na fachada do prédio) e é muito difícil de voltar a acontecer.
Custa ver que quando ganhamos somos os maiores e quando perdemos é o desinvestimento nas modalidades. Muitas vezes esquecendo que não jogamos sozinhos! No jogo de andebol com o Dinamo em casa, no final “sacrificaram” o Valdes porque no final falhou uns remates, o que permitiu ao adversário reduzir o resultado para a diferença de 1 golo. Não se lembrando que o fosso que se cavou de 4/5 golos se deveu grande parte… a golos do Valdes. E foi o Frankis que no jogo da luz este fim de semana que teve ali uns erros no final e foi por isso que perdemos…quando é um dos nossos melhores jogadores. Enfim. Sinceramente não tenho nada apontar às várias equipas. Estão na luta. Chegaram longe nas competições europeias. Se há jogo que me ficou atravessado foi o jogo de hoquei que perdemos com o Paço de Arcos em casa…
Quanto ao voleibol sim houve muitas mudanças de uma época para outra (e isso reflectiu se muito no início da época). E realmente é uma pena o Wallace ter tido os problemas que tem tido (creio que esta não é a primeira lesão, certo?). Quanto ao volei feminino tem sido uma agradável surpresa. Para uma segunda divisão, o nível parece muito bom.
Já agora, onde é final four da taça de voleibol?
12 Março, 2019 at 15:04
Sines
12 Março, 2019 at 17:25
Adrien, na tua opinião e tendo em conta as saídas/entradas no plantel bem como o desempenho este ano, como achas que vamos estar na final four e no playoff?
No ano passado havia grande equilíbrio, o JR fez a diferença.
Neste os lamps estão mais fortes.
12 Março, 2019 at 19:30
Muito objetivamente, neste fim de semana vai ser dificil caso o Wallace não jogue. Precisamos dele e do Denis, ter apenas um complica muito.
Na final, espero que o factor casa não condicione como no ano passado porque não temos essa vantagem.
Crítico será ganhar a taça porque significava ganhar o benfica, o que ainda não fizemos este ano. Era um fantasma que se afastava.
12 Março, 2019 at 19:50
O psicológico e o físico vão contar muito.
12 Março, 2019 at 15:09
Vi algures que era em Sines.
12 Março, 2019 at 16:10
Obviamente, partilho muito da tua opinião!
E também reparei nessas cenas sobre o Valdes e sobre o Francis. É a tal falta de noção que eu acho que a maioria das pessoas tem… como se falhassem de propósito! 🙁
12 Março, 2019 at 18:35
3 FRASES LAPIDARES:
“Penso que o adepto que regularmente comenta não só, no geral, está mal habituado, como tem pouca noção do que é uma competição …”
“Agora acham que se não fizermos o mesmo – e já não vamos fazer porque o futebol feminino não vencerá! – é uma merda e a culpa é do Varandas.
A tal falta total de noção!”
“É a tal falta de noção que eu acho que a maioria das pessoas têm”
Consócio Miguel, a ligeireza com que vc passa Atestados de iImbecilidade aos demais só é comparável com a velocidade que usa na defesa do Varandas. Um pouco mais de respeito “pelos que não têm noção”, não seria pedir-lhe demais
13 Março, 2019 at 9:59
Consócio leo14, eu não ando aqui para ser “politicamente correcto”. Estou a cagar nisso… Estou aqui para dar a minha opinião e debater. Se calhar, por vezes, a escolha das palavras não é a melhor, ou mais correcta, mas acho que passo a minha opinião.
Quem concorda, concorda!
Quem não concorda, não concorda!
Vivo bem com ambas as situações.
Ver ligeireza nas minhas opiniões, é dos seus olhos. Por vezes acontece, mas é raro opinar com ligeireza. Normalmente já pensei nos assuntos e opino sempre com a preocupação de fundamentar a minha opinião.
Você pode concordar ou não, que é um direito seu. Dizer que o faço com ligeireza ou que não fundamento a minha opinião, sendo um direito seu, não corresponde à realidade!
Como pode ver pelos comentários, não só neste texto mas noutros, não sou o único a pensar que muita gente “não tem noção” do que é a competição e da dificuldade que existe em ser campeão contra 2 ou 3 equipas de valor similar. Muita gente vê “obrigação” em ganhar… Isto é não ter noção! É a minha opinião…
O que é ter respeito “pelos que não têm noção”? Quer explicar-me? É não dizer que “há pessoas que não têm noção”? Mas, se eu penso que “há pessoas que não têm noção” não posso dizer isso?
Se você discordar de mim, está a faltar-me ao respeito?
Quando me pede “mais respeito”, não me está a faltar ao respeito?
Depois, meu caro, já outras pessoas disseram o mesmo. Não o vi ir lá pedir-lhes o que me pediu a mim! Isso não é falta de respeito?
Quanto ao Varandas, eu não defendo o Varandas. Defendo o caminho que ele está a fazer no futebol – ainda que discorde da escolha do treinador! É isso que você, e muita gente aqui, fazem questão de não entender. Estou farto de criticar o Varandas – provavelmente fui o primeiro a fazê-lo após ter sido eleito quando não foi a Viseu para a Supertaça do futebol feminino! Já o critiquei pela comunicação, pelo treinador, pela CI que deu há pouco tempo, por não explicar os 2M€ para a China, pelo artigo no Jornal do Sporting pré Sporting-Benfica, pelas declarações na Final Four em Braga…
O que eu não deixo passar são as mentiras que um grupo de tasqueiros aqui coloca TODOS OS DIAS! Tal como não deixava passar quando outros faziam isso em relação ao Bruno e à Direcção do Bruno. A minha postura é EXACTAMENTE a mesma, por muito que lhes custe entender isso!
E pronto, é isto… desculpe lá não ser igual a si, nem pensar como o consócio! 😉
13 Março, 2019 at 16:38
Consócio Miguel,
Neófito neste espaço, não tenho a mínima intenção de questiúncular com quem quer que seja e muito menos de terçar armas com leões veteranos que frequentam esta honorável Tasca “há séculos” (como parece ser o seu caso). Posto isto, e porque TODA a gente me merece o máximo de RESPEITO até que se auto- desrespeitem, alguns considerandos sobre à sua longa articulação:
O politicamente correcto nesta altura do campeonato é enterrar cada vez mais fundo o“ defunto” e descredibilizar/ridiculizar as “inconsoláveis viúvas”. Ainda não me apercebi que vc esteja numa trincheira oposta a esta. Dirigidas a um e a outras já li por aqui algumas referências (umas mais veladas, outras menos subtis) por si subscritas.
Porque nem duas gotas de água são iguais, seria utópico pretender-se concordância absoluta em 2 pensamentos. Ainda assim, terá que aceitar que a sua liberdade de plasmar a sua opinião, tem obrigatoriamente como limites o não cagar sobre os que pensam diferente de si.
Repare que no “reparo” que me permiti fazer ao seu comentário, considero como desrespeito seu o matracar no argumento da falta de noção (= ignorância no sentido depreciativo, porque, como vc afirma COM LIGEIREZA, os que criticam as falhas, os erros de atletas em momentos cruciais duma partida “não têm noção do que é a competição e da dificuldade que existe em ser-se campeão contra 2-3 equipas de valor similar”).! Não assume vc que é uma falta de respeito opinar deste modo sobre uma massa adepta que segue, vibra e sofre com o nosso Sporting?
Também considero uma habilidade da sua parte a maneira como vc, utilizando um espantoso contorcionismo, direciona essas mesmas críticas, COMUNS A TODOS OS ADEPTOS, ao Presidente Varandas, que não fora minimamente citado nem no Post nem no debate, vitimizando-o.
Por último, por não ter noção ou andar distraído, ainda não me apercebi do caminho que o actual líder do Clube defende para o futebol (só?). E como vc peremptoriamente afirma que , “eu e outros fazemos questão de não entender”, agradeço-lhe penhoradamente nos faça um bosquejo desse Plano da Salvação da Nação Sportinguista e da sua actual aplicação.
Com o meu PONTO FINAL sobre o assunto, envio-lhe as minhas Saudações Leoninas.
PS.: aqui ficam alguns sinónimos do vocábulo NOÇÃO: conhecimento, consciência, discernimento, entendimento, ideia, percepção…..
12 Março, 2019 at 19:45
Se não ganharam em futsal, em voleibol também não pois também já não tem à muito tempo. No atletismo será que foi na época que fizeram aquela equipa fantasma em que eram quase todas ucranianas ou russas!?
12 Março, 2019 at 20:11
O “tudo” era futebol, andebol, basquete, hóquei e, se bem me lembro da tarja, natação.
13 Março, 2019 at 2:41
Nesse caso tivemos mais títulos que o porco.
Ténis de mesa, Goalball, Futebol Feminino, Natação, Atletismo em pista coberta, ar livre, corta-mato e estrada!
12 Março, 2019 at 18:30
“Agora acham que se não fizermos o mesmo – e já não vamos fazer porque o futebol feminino não vencerá! – é uma merda e a culpa é do Varandas.
A tal falta total de noção!”
Percebo o que dizes, mas isto não é inteiramente verdade. É estar a ver as críticas de forma minimalista.
Nem todos os que criticam pensam que agora as equipas “são uma merda” e que “a culpa é do Varandas”.
E sim… O que se conseguiu o ao transacto foi absolutamente notável.
Mas para se voltar a conseguir, tem que haver uma de duas coisas (ou ambas): exigência (esforço, dedicação, devoção) e/ou melhor qualidade.
A primeira é o aperfeiçoamento técnico, táctico, físico e mental das equipas, individual e colectivamente, para manterem o nível elevado e voltarem a vencer;
A segunda é, devido à saída de alguns elementos, entrada de elementos vindos de outros ambientes, reforço das equipas adversárias com elementos de elevada qualidade – sobretudo foi isto que aconteceu, etc., há que investir igualmente em elementos que acrescentem qualidade às equipas do Sporting.
O que se vê é precisamente o contrário, nomeadamente em algumas modalidades. Não só não houve investimento para aumentar a qualidade como se nota que determinados elementos não estão a corresponder como correspondiam (e pode não ter a ver com a exigência e sim com um sem número de outros factores que não ajudam à, pelo meos, manutenção dos níveis anteriores).
13 Março, 2019 at 10:33
Sim, quando se diz TODOS ou NINGUÉM, é sempre um exagero mas é uma forma de realçar que é muita gente.
Há muita gente aqui que culpa o Varandas por tudo e por nada. Tal como havia quem fizesse isso com o Bruno. E muitos dos que hoje fazem isto ao Varandas, eram os que criticavam, e bem, quem fazia isso ao Bruno.
Já nem entro no que dizem de quem quis o afastamento do Bruno… Antes eram fantásticos porque apoiavam o Bruno e depois passaram a ser uns bananas e uns mansos porque deixaram de o apoiar!
Vamos lá ver, eu já falei aqui, no tempo do Bruno, do que pensava sobre a gestão das diversas modalidades. O que a Direcção do Bruno fez foi muito bem feito – alocar todo o dinheiro do clube às modalidades! Na altura o orçamento foi de 21M€ (+-) e o que eu defendi, na altura, foi que era muito possível fazer o mesmo com um pouco menos, sendo mais racional na formação dos planteis – na altura achava que havia planteis muito extensos – o que podia permitir uma margem de dinheiro para introduzir o basquetebol ou para ter melhores planteis por ter melhores jogadores.
O que me parece que a Direcção do Varandas está a fazer é ir pela primeira opção – introduzir o basquetebol!
Não vejo desinvestimento nenhum.
Vejo uma equipa de Andebol forte e a trabalhar na continuidade dos anos anteriores. Vejo a formação a trabalhar para dar jogadores à equipa principal.
Vejo uma equipa de Hóquei forte e a trabalhar na continuidade dos anos anteriores. Vejo a formação a trabalhar para dar jogadores à equipa principal.
Vejo uma equipa de Futsal forte, que está a começar um novo ciclo mas que trabalha numa continuidade do que se fez nos anos anteriores. Vejo a formação a trabalhar para dar jogadores à equipa principal.
Vejo o Atletismo com equipas fortes, especialmente a feminina, e a trabalhar na continuidade dos anos anteriores. Vejo a formação a trabalhar para dar atletas à equipa principal.
Estas 4 modalidades estão a trabalhar muitíssimo bem!
Vejo o Voleibol a fazer uma boa 2ª época – depois de 21 anos de ausência – e o departamento a tentar organizar-se para fazer o que as 4 modalidades anteriores já fazem. Aqui, a formação está a dar os primeiros passos.
Estou à espera que o Basquetebol, porque já tem a formação a trabalhar há alguns anos, entre algures entre o que é hoje o Voleibol e o que se faz nas outras 4 modalidades.
Vejo uma secção de Judo fortíssima.
Vejo uma secção de Ténis de Mesa muito forte.
Vejo o Goalball a um nível altíssimo.
Vejo a Natação entre as melhores do país.
Olho para isto tudo, e só posso estar satisfeito.
Ganharem e serem campeões, é a cereja no topo deste trabalho. Mas se não ganharem – e, repito, Porto e Benfic@ aspiram a ganhar tanto ou mais que nós! – isso não invalida que se esteja a fazer um bom trabalho.
O que se pode exigir é que as modalidades cheguem às fases decisivas em posição de lutar pelos campeonatos – isso vai acontecer no Andebol, no Futsal, no Hóquei, no Voleibol, no Atletismo, como aconteceu o ano passado!
No Andebol vamos lutar palmo a palmo com o Porto, com o Benfic@ à espreita.
No Futsal vamos lutar com o Benfic@.
No Hóquei vamos lutar com o Porto e a Oliveirense, que estão ao nosso nível!
No Voleibol vamos lutar com o Benfic@ que traz um trabalho de vários anos na bagagem!
No Atletismo vamos lutar com o Benfic@, sendo favoritos só no feminino!
Caramba, estamos nas lutas todas. O Benfic@ dificilmente lutará no Andebol e no Hóquei não tem hipótese! O Porto não tem algumas modalidades sequer!
Queixam-se do quê?
Só do futebol! Não dá para nos queixarmos de mais nada…
12 Março, 2019 at 14:59
Compreendo todas as justificações que apresentaste,mas eu,que tenho visto alguns jogos ao vivo desta equipa de voleibol do Sporting,estou um pouco desiludido com eles,principalmente a nivel de atitude,parece-me uma equipa muito fracapsicologicamente que se deixa abater com alguma facilidade e tirando 3 ou 4 jogadores a sua atitude deixa muito a desejar.
Jogadores como o Hélio(principalmente),Brown,Nikolov Marshall e Hernan parece que vieram para o Sporting passar férias,jogadores pouco combativos e que baixam claramente os braços quando as coisas não correm bem.
Penso que devemos repensar as contratações que temos feito,jogadores veteranos já em final de carreira e que não têm acrescentado grande valor.
Na minha opinião perdemos qualidade em relação à época passada e as 2 contratações que fizemos no inicio do ano,ao contrário da época passada,acrescentam zero.
12 Março, 2019 at 16:14
Tendo a concordar que o plantel do ano passado era mais equilibrado e que a equipa era melhor.
Também tendo a concordar que tem de se começar a equilibrar mais entre os “craques velhos” e os “talentos novos” para que se possa começara a ter uma base no plantel que dê continuidade ao trabalho.
Mas acredito que, aos poucos, farão isso…
12 Março, 2019 at 16:20
O Benfic@, pela primeira vez na história, meteu todas as equipas da formação, masculinas e femininas, a disputar o acesso às fases finais dos escalões.
Este ano deram um grande impulso à modalidade no clube.
O Sporting, tendo começado a formação feminina este ano (faltam cadetes), ainda nem tem formação masculina. Vão demorar a chegar a este nível.
12 Março, 2019 at 17:01
Falta cultura desportiva, especialmente porque são adeptos de sofá. Se saírem de casa, aparecerem nos pavilhões, confraternizarem com jogadores, dirigentes e adeptos assíduos das modalidades serão muito diferentes nos comentários futuros.
12 Março, 2019 at 18:43
Isso não é assim tão linear.
Muitos dos que acompanham as modalidades ao vivo apercebem-se que, salvo excepções, há equipas que estão mais desequilibradas este ano… que falta ali qualquer coisa, quando deveria ser o contrário.
A título de exemplo, é reler o comentário mais acima do RP (12 Março, 2019 at 14:59) sobre o voleibol.
12 Março, 2019 at 19:33
Eu estava a referir-me aos comentários idiotas, aqueles que no fim do jogo endeusam os jogadores e uns dias depois já os chamam de bestas.
12 Março, 2019 at 21:20
Pois… Isso é mais a emoção / frustração a falar.
12 Março, 2019 at 20:17
Ponto prévio, una filosofia de construir plantéis anualmente tem destas coisas, às vezes dá, às vezes falha. Pode ser o caso?
Quanto às críticas.
Um, boa parte do pessoal não conhece a modalidade, não segue, guia-se por bitaites. Se me disserem com convicção que o Sporting tem obrigação de bater o Monza, eu acredito. E vendo-os perder 3-0, chamo-lhes nomes.
Dois, não temos propriamente cultura desportiva. A derrota é sempre demérito próprio, seja desinvestimento seja malandrice (ou então a arbitragem), nunca é mérito do adversário.
12 Março, 2019 at 21:28
Bom comentário.
No entanto, isso do “nunca é mérito do adversário” é uma generalização exagerado.
Por exemplo… A derrota em Alvalade por 2-4 com a Bein-fica (futebol sénior masculino) foi mérito do adversário, aliado ao nosso demérito. Penso que foi generalizadamente aceite pelos sportinguistas.
Agora, quanto ao voleibol, tens toda a razão. Para mim foi um feito terem ganho aos italianos na sua casa. Obviamente que isso trouxe uma esperança que depois se transformou em desilusão… Mas a eliminação não me surpreendeu.
12 Março, 2019 at 21:28
*generalização exagerada
13 Março, 2019 at 16:57
Quem esteve no JR teve a oportunidade de ver que a nossa equipa, mesmo derrotada por 3 a 0, foi condignamente saudada no final da partida. A César o que lhe pertence. Uma certa desilusão? Pois sim, porque a luz da esperança é a última a morrer, mas daí a pensar que OS QUE TÊM FALTA DE NOÇÃO brindaram a equipa com assobiadelas e lenços brancos………
12 Março, 2019 at 21:23
Temos de acreditar nesta equipa! Somos campeões!!! É verdade que até aqui as toupeiras têm estado uns furos acima, mas nada está perdido, há ainda muito para conquistar.
12 Março, 2019 at 23:07
Todos podemos opinar e pedir que a nossa visão seja respeitada na justa medida em que respeitamos a dos outros.
Sendo assim: não concordei com o empréstimo do Lourenço (jogador jovem) ao Espinho (bastante falta nos tem feito); quantos minutos de jogo tem o Kibinho esta época?; porquê contratar jogadores portadores ou a recuperar de lesões, o que impede um contributo imediato?. esta situação, peço desculpa se estiver errado, tembém já se verificou no andebol; planteis demasiadamente grandes (futsal, hoquei, andebol, volei , atletismo(vários atletas por especialidade) o que origina que em todas as jornadas alguns não possam dar o seu contributo,etc., etc.
SL.
13 Março, 2019 at 10:47
“Todos podemos opinar e pedir que a nossa visão seja respeitada na justa medida em que respeitamos a dos outros.”
Eu sei que vou levantar polémica mas eu não sou “politicamente correcto”. Isto, esta frase, é só ser “politicamente correcto”.
Nem toda a gente merece o nosso respeito – e não falo do meu! Há quem mereça e há quem não mereça! E nem vou entrar porque quem agride verbalmente os outros.
Há opiniões e opiniões.
Para mim, quem exige coisas que não são realísticas, quem mente descaradamente, não merece o nosso respeito. Depois, cada um trata disto como quer. Quem acha que deve respeitar, respeita, quem acha que não deve respeitar não respeita. Alguém que me diz que um Tondela tem que lutar para ser campeão… epá, merece respeito? É realista dizer uma barbaridade destas? Dizer que o Braga tinha obrigação de estar a lutar com o Porto e o Benfic@ pelo titulo e não ir a 5 pontos…
Eu vejo muita gente aqui que só critica. Só sabem dizer mal. E não falo de agora. Há um ano, ou 2, ou 3 – só aqui ando há 3 anos! – era igual. Portanto, não é um fenómeno que seja associado à Direcção do Varandas. São as pessoas que são assim…
15 Março, 2019 at 22:42
Ganhamos!!!
Jogamos o suficiente para merecer a vitória. Este S. Clara não é uma equipa fácil a jogar fora e as estatísticas provam isso.
Dost mostrou melhor atitude, B. Fernandes vários furos abaixo do normal e Doumbia a mostrar uma vez mais que é titular nesta equipa. De resto a tremideira do custume.
Ah, já agora… Keiser é uma besta. O que está a fazer ao Jovane é inqualificável.
3 pontinhos, vamos para sábado em terceiros.
16 Março, 2019 at 4:13
estás a por os pontos nos is estás. quando souberes a verdade até estalas.