Estamos em Março… é altura para começar a olhar para o ano de 2019/20 até porque 18/19 morreu à muito. Que futebol é que teremos?! Que equipa? Que objetivos? Que estrutura? Bem…aqui fica o que eu gostaria…o meu projeto de 2019/20. Para bem da minha sanidade mental vou ignorar a época 2018/19 e tudo o que já poderia ter sido feito a preparar a época 19/20 convenientemente. O que não vai ser difícil de perceber pelo que vou dizer.
Começando pelo princípio…o que é que eu queria do futebol do Sporting? Objetivos? Bom… haveria uma regra de ouro. Toda a comunicação tinha de ser feita em torno de “Ganhar o próximo jogo”. É só disso que falamos. Candidatos ou não candidatos: ”o Sporting é o Sporting…não tem de se afirmar candidatos todos os anos. Só os atrasados não conhecem a grandeza do Sporting. Tem é de mostrar dentro de campo, jogo a jogo”. Nada de caganças, nada de aparecer de peito feito com 2 ou 3 goleadas seguidas. Passar isso para os jogadores. Zero ansiedade por tabelas classificativas ou títulos de jornais ou o crl. Jogo a jogo, jogo a jogo. Lutar pelo lugar na equipa em cada treino e em cada jogo. Nunca falar no jogo depois do próximo, nunca falar em períodos ou fases complicadas. Próximo jogo.
Sendo assim, equipa. Há jogadores de que eu não abdicava por nada. Coates, B. Fernandes e Raphinha estariam no plantel do próximo ano, a não ser que batessem a clausula. O resto, quem estivesse acima dos 23 anos estaria à venda. Vou ignorar o diz que disse de contratações.
Então:
GR: Idealmente comprava um titular (de qualidade e experiente) + Max. Se não conseguirmos vender os 2 que temos e ficarmos com 1…emprestava o Max e contratava o titular. Não ficava em caso nenhum com o que tivesse o maior ordenado.
DD: Contratar 1 a sério e depois Thierry. Se não conseguirmos empandeirar estes 2…empresta-los a alguém. Se fosse de todo impossível e ninguém quisesse…emprestava o Thierry. Mas só em ultimíssimo caso.
DE: Acuna + Borja. Se conseguirmos um guito valente pelo Acuna podemos contratar 1 titular. Se for para ir buscar duvidoso chamem o Empis ou o Conte para suplentes.
DC: Coates+D. Duarte+ Ivanildo. E contratar um central a sério. Despachar o Ilori urgentemente. E sim…estou a fazer de conta que o Neto não vem…PS: Neto foi apresentado ontem…com isto, não contratava mais ninguém.
MC: Doumbia, Paz, Bragança, Wendell, Geraldes e B. Fernandes. Emprestava o M. Luis na 1ª a não ser que Wendell saísse…aí podia ficar no plantel. Não contratava nenhum médio. Mantinha o Palhinha em Braga a não ser que o Braga o quisesse despachar. E nesse caso estaria no plantel no lugar ou do Paz ou do Bragança. Provavelmente o Paz porque acho mais fácil o Paz ser emprestado e jogar na 1ª divisão que o Bragança que exige um treinador que saiba o que faz.
Alas: Jovane, Raphinha, Plata, Elves.
PL: Pedro Mendes e Dost. Se conseguirmos vender o Dost por um preço bacano ir buscar 2 PL mais móveis. Se só conseguirmos vender o LP vão buscar 1. Se não conseguirem empandeirar o LP para lado nenhum…não dá para contratar…
Sendo que este plantel não é estanque. Por exemplo se o treinador fosse adepto de um 442 teria de ser ajustado o plantel a isso. Fosse ele clássico ou losango. Mas a base era esta.
O objetivo é fazer um plantel equilibrado entre jogadores caros e jovens, com experiência de alguns a amparar os putos. Outro dos objetivos é chamar os adeptos. E que os adeptos ganhem afeto a uma equipa com muito puto da casa e graúdos dedicados. Um plantel destes é feito com um orçamento bastante baixo, algo de que precisamos e chega e sobra para fazer uma época mais do que competente.
O resto dos jogadores que aqui não estão é para despachar. Contratem alguém para despachar esta gente toda pelo melhor preço possível…e eu contratava já.
Chegamos ao treinador. O que é que eu queria para o meu treinador?
– 1º Um treinador que metesse a equipa a jogar futebol como equipa. Como um conjunto;
– 2º Um treinador formador, capaz de meter os miúdos a jogar no seu potencial e irem evoluindo. Que não tivesse medo;
– 3º Um treinador que goste de criar uma equipa base mas que não tenha problemas em estar em constante rotação de plantel
Para mim seria Rui Jorge…mas Silas, Luis Castro…enfim…treinadores de qualidade há muitos. Precisava de ter uma conversa com eles e tinha de perceber como é que eles encaixariam os 3 pontos anteriores e no projeto. O que melhor encaixa-se seria treinador do Sporting. Até podia ser um Sá Pinto… tinha era de encaixar bem no que eu queria para o Sporting. E eu achar que tinha qualidade para isso. Tinha de conhecer o treinador e o seu percurso como me conheço a mim.
Não o dizendo, ser obvio para todos que o Sporting mais do que estar a lutar para o título (mas estando), está a construir uma equipa. Não é preciso desvalorizar os jogadores nem dizer isso. O discurso jogo a jogo e a constituição do plantel tornam isso obvio para todos. E além disto passa a mensagem para os putos da academia e potenciais putos da academia. Nós acreditamos em vocês e estamos cá para vos dar oportunidades. Ter um plantel assim e uma equipa constantemente a jogar com putos manda uma mensagem que vale 30 vezes mais forte que renovações em magote ou palavras vazias.
Dar muito mais presença e espaço ao Beto e ao H. Viana. Mais que ao presidente. Eles devem dar a cara, chamar ao coração dos Sportinguistas, explicar o projeto, mostrar-se confiantes no valor da equipa, mostrar muita confiança nos putos, liderar! Eles sabem fazê-lo.
Este seria o meu projeto para o ano de 2019/20. Não quer dizer que tivesse de ser tudo exatamente assim mas acho que todos percebem o fio condutor. Tudo jogadores com contratos de muitos anos.
O que eu mais temo ser a realidade? Que este ano não seja um acaso. Que venham aí mais 10 ou 15 contratações, que venham aí 10 ou 15 dispensas quase sem retorno nenhum para o Sporting, que fique vá…2 ou 3 putos no máximo e que passarão o tempo na bancada, que o treinador seja escolhido à Keizer (sem critério nenhum, sem projecto nenhum, sem ideia nenhuma e apenas a conselho de A ou B…acho que hoje isso é evidente…não foi por apostar nos putos de certeza, não foi por ser um treinador taticamente especial, não foi por ser nada…). Que não haja nenhum plano estratégico que não seja fazer tudo para ganhar, que não haja nenhuma estratégia comunicacional logo de inicio que não seja encher o balão e tentar vender GB dizendo que somos candidatos dia sim dia sim…
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Tiago Coração de Leão
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
13 Março, 2019 at 22:52
Estão se todos a esquecer da peça mais importante…o treinador.
Aquele que pode fazer muito com pouco ou pouco com tudo.
Com o Keizer é simplesmente impossível é fraco demais. Na quinta jornada já estamos a pedir outro treinador e lá voltamos nós outra vez à estaca zero.
13 Março, 2019 at 23:13
Acho que ninguém se esqueceu disso Pedro. Todos os que aqui opinaram, apontaram para a necessidade de outro treinador, a começar pelo autor do post. É um exercício de debate e um desfilar dos anseios de alguns de nós. Não é a afirmação de que será assim.
O que dá para aferir é que até é quase unânime a opção por um plantel de orçamento encurtado, com base forte na Formação, com vendas de activos que não se enquadram no desiderato de redução da Folha salarial (excepção de um por sector, na maioria dos casos, Coates, Bruno Fernandes e Bas Dost e, mesmo este, podendo ser vendido por uma boa oferta que desse para colmatar com uma entrada que propiciasse idêntica eficácia e ainda realizar capital), treinado por alguém que tenha competência técnica reconhecida, histórico de trabalhar com jovens e que aceite abraçar um projecto a 3 anos, em que eventualmente não ganhe no primeiro ou mesmo no segundo mas em que se note progressão da qualidade colectiva e individual e da capacidade competitiva.
Por esta amostra, não é por impaciência dos adeptos que os resultados não aparecem. Os adeptos são impacientes é para com a falta de perspectiva de melhoria da equipa e para com a ausência de uma filosofia competitiva coerente com um projecto de futuro.
Saudações leoninas
13 Março, 2019 at 23:07
Gostei do ‘esboço’ … Agora em termos de plantel … Isso tem muito que se lhe diga …
A minha prioridade absoluta seria em fechar contrato com um TREINADOR a sério … Um treinador com provas dadas de colocar equipas a jogar um futebol de ataque, vibrante … Um treinador que aposte em jovens e que os saiba potenciar … Um motivador e condutor de Homens …
Tendo em conta esses pré-requisitos … Só tenho um nome em carteira …
BIELSA
Esse homem mudaria certamente o paradigma do futebol do Sporting Clube de Portugal … Até poderia não ganhar nada, contudo deixaria sempre as bases para algo grandioso … Assim de repente recordo-me que pouco tempo antes do título de 1999/2000 e no SCP tivemos um Treinador desses … Mirko Jozic … Ele preparou o terreno e lançou as semente para esse tão desejado título …
13 Março, 2019 at 23:37
Bielsa é “maluco”. Praticamente não pára em clube nenhum!
Jozic era um gajo sério e respeitador! E excelente treinador.
Se houver para aí outro Jozic, era a minha aposta logo, de olhos fechados. Agora, o Bielsa não é um Jozic!
13 Março, 2019 at 23:40
O Jozic foi um a quem gamaram um titulo…
Queirós
Jozic
INÁCIO
BOLONI
Peseiro
Paulo Bento
(Jardim)
Jorge Jesus
De 90 para cá devíamos ter ganhos estes campeonatos – 8 títulos em quase 30 anos!
13 Março, 2019 at 23:15
Morreu “há” muito…
14 Março, 2019 at 0:11
A estas análises e conjunturas para a próxima época do futebol do Sporting deve-se juntar que o nosso SCP vai ficar em 2º. lugar neste campeonato e vamos à fase de grupos da Champions; é o meu palpite!!!
SL
14 Março, 2019 at 0:57
Tanta saída (por dispensa ou venda), tanta entrada (por compra ou regresso), é só escolher…
Pois eu fico-me pela troca do treinador. Quero um que ponha a equipa a jogar, que aposte na juventude e rode os jogadores, os resultados vão aparecer de certeza. Querem um exemplo?, aqui vai: SILAS. O Belenenses joga mais e melhor do que nós mesmo tendo um plantel com um ùnico jogador que poderia ter lugar em Alvalade, o guardaredes. SL.
14 Março, 2019 at 1:25
Desejo de treinador
Wenger
Ideal para o futebol português?
Provalvamente não
Talvez Silas
Plantel:
Guarda redes
Viviano + Max ( ok vamos esquecer o viviano ).
Max e 2 suplentes
Defesa:
DD
contratação – Thierry
DE :
Borja – Lumor
DC:
Coates – neto – domingos Duarte – Ivanildo ( se sair coates uma contratação, mathieu dou como perdido ).
MC
Doumbia- geraldes – paz- Wendel ( contratação médio defensivo + um 8 , Bruno Fernandes dou como perdido ).
Alas:
Raphnha ( pode fazer segundo avançado) – matheus- Plata – acuna
PL:
Slimani – balde – Pedro Mendes
Jogava no sistema do Porto num 4-4-2
Minha equipa:
Max
Contratação Coates( capitão) Ivanildo Borja
Contratação Doumbia Wendel
Balde slimani Acuna
( não podem ver neste sistema jogadores fixos, quando sobe um Wendel por exemplo desce um acuna por exemplo, acho que percebem o que quero dizer)
Banco:
Geraldes – neto ( preferia domingos Duarte mas com o neto está contratado) pedro Mendes- raphinha – médio defensivo contratado – Plata – Thierry e o guarda redes.
Ia existir oportunidades para todos sem mudar muito o sistema não se notando por exemplo diferenças entre raphnha e balde ou um Wendel e geraldes ou neto e Ivanildo ou acuna e Plata.
Dependia sempre qual o adversário, está equipa tipo era para ser contra adversários mais poderosos.
14 Março, 2019 at 19:35
Bom texto Tiago!
Já está tudo quase dito, por isso, vou tentar ser telegráfico :)…
futebol objectivos gerais:
normalmente jogar com defesa de 3 e/ou 5
acho fundamental filosofia jogo a jogo
ter presença e atitude forte nas competiçoes europeias (ESSENCIAL)
taças portugal e liga – rodar equipa com jogadores essencialmente dos sub23
Manter a todo o custo b.fernandes!!! (apenas vendê-lo após o próximo europeu 2020)
política de empréstimos a seguir:
internacional
apenas jogadores q a partida n vejamos futuro mas q têm valor de mercado (sempre com opção compra)
nacional (duração normal 1 época com o máximo de 2 épocas)
privilegiar os nossos clubes filiados e clubes onde tenham treinadores q façam os jogadores evoluir (FUNDAMENTAL)
emprestar apenas a clubes da 2ªliga (sempre em duplas nunca jogadores sozinhos)
acção no mercado (compras e vendas):
NÃO comprar mais jogadores a não ser que venham para serem titulares de caras (no máximo 2 a 3 jogadores por temporada com critério muito ELEVADO)
tentar segurar os jogadores um minimo de 3 temporadas (mas claro q o mercado tem dinamica e pode ser dificil esta pretensão)
controlar os contratos dos atletas (timings das renovações, gestão das expectativas e motivação)
OUT
presidente bananas + beto e h.viana
treinador kareca
jogadores todo aquele entulho q por lá anda (quase meia equipa)
renan, salin, b.gaspar, risto, a.pinto, jeff, gudelj, petro, diaby
vender por várias razões (idade, contrato e motivação)
coates, mathieu, acuña, b.dost, a.ruiz e m.pereira
IN
eleiçoes tlz o j.benedito + pq não o figo
director desportivo e principal comunicador do futebol sá pinto
treinador silas
plantel jovem experiente mas com formação no scp
aposta clara
sub23 max, b.paz, p.mendes, t.correia
emprestados d.duarte, i.fernandes, i.medeiros, e.balde
aquisições beto (gr), d.carriço (def, mf), slimani
ufff… desculpem se me excedi mas tb mt mais poderia ser dito (tanto na gestão, comunicação, relação com os sócios e adeptos… e outros mas enfim isso já são “outros rosários”)…
No final do dia isto não passa de “wishful thinking”…
14 Março, 2019 at 21:21
Faltou-me um jogador q tem um optimo potencial, mama balde de seu nome, para entrar no plantel sem falta!
14 Março, 2019 at 21:21
Como escrevi na parte final sobre o Post do Tio Ricci nao vais sozinho.
Se na sexta feira me sairvo Euromilhoes poderei lancar a minha candidatura aos orgaos sociais do clube e preciso de todos mas todos os tasqueiros para constituir o Projecto.
Ou seja delinear quem tem competencias nos diversos sectores sendo o Lema da Candidatura -Ser Sporting Servindo o Sporting.
Projecto desportivo -plantel com uma forte aposta na formacao. Aquisicao de jogadores para o onze base com a mescla dos nossos jovens.
Modernizacao da Estrutura do Futebol Profissional com um Director Desportivo.
Equilibrio entre custo e rendimento das aquisicoes.
Treinador portugues de competencia jovem e de futuro para trabalho inter comunicacional cm os escaloes jovens.
Marca Sporting – Beber a cultura leonina com a integracao de velhas glorias num projecto de intercambio e dinamizacao dos nucleos -Interaccao Velhas Glorias Socios Jogadores e Atletas do Clube.
Aumentar o numero de socios, sendo que todos aqueles que sao Sporting sejam e vivam Sporting.
Manter o Ecletismo mas com modalidades que facam do seu projecto a aposta na formacao e que sejam modalidades autosustentaveis com apoio de possiveis patrocinadores e invrstidores.
Para um Sporting melhor e de Futuro.
Viva o SCP.
_________________
Nota –
Ja meti o boletim agora resta esperar.
14 Março, 2019 at 22:16
Apoiado Sonhador, parece muito bem!
14 Março, 2019 at 23:37
E ja agora quanto ao plantel Profissional -a meu ver um reforco avancado goleador no meu para o nosso projecto na forja. Nome nao divulgo mas nao sendo muito conhecido tem valor e golos como imagem de marca.
De resto plantel -Gr -Max e Diogo Sousa +contratc.
Permanecm -Coates Mathieu Luis Neto Dom. Duarte Ivanildo Borja Doumbia Miguel Luis Wendel Jovane Plata Raphinha Franc. Geraldes Bruno Fernandes -vendido pela clausula ou perto desse valor se nao fica.
Integrados – Thierry Correia Bruno Paz Braganca Matheus Pereira Gelson Dala Pedro Marques Mitrovski e Pedro Mendes.
Ultima chance no estagio a Ryan Gauld Palhinha e Iuri Medeiros.
Contratac -Um def.direito Um def.esq.
2 -medios
1 -gredes
1 -avancado
Tudo isto de acordo com as ideias do treinador e director desportivo e com os ideais destes sobre o ou os sistemas tacticos a utilizar.
Objectivo -Somos Sporting e ao zermos Sporting temos de ter a responsabilidade e a ambicao de a todos os niveis engrandecer tao nobre honrosa e grandiosa instituicao a muito auto flagelada. Portanto em mente vencer e suar ate ao ultimo segundo do jogo as camisolas listas a verde e branco do Leao Rampante.
Grande Objectivo -A curto prazo terminar de uma vez por todas com a auto fagia do clube resolver no balneario e nos gabinetes os problemas e dar entrevistas somente o necessario.
Informacao aos associados -Todas as pertinentes.
Rompimento com todo o historico do clube a nivel de direccoes sejam elas passado longinquo ou recente.
Criar e Relancar a mistica leonina.
O passado foi de gloria como tal pensar o futuro em obter essa mesma gloria faz-nos lembrar que com todo o Esforco com Dedicacao Devocao o caminho para obter o sucesso passa por nao vacilar e sermos serios honestos exigindo Respeito Espirito de Sacrificio e Ambicao de todos nos.
Viva o Sporting Clube de Portugal.