Leonidas,
compreendo perfeitamente o que sentes, nem imaginas o quanto.
Neste momento qualquer prémio de consolação só me recorda que, uma vez mais, falhámos.
Mas não posso deixar de pensar que ficar atrás do clube do Trolha e do Abel é… olha diz tu.
Claro, temos de lutar sempre por ficar o mais acima possivel, mesmo que isso não traga grande beneficio. É sempre uma questão de prestigio.
E o ideal seria esse clube merdoso nem acabar em quarto mas ainda mais abaixo.
Para mim todos os clubes do mendes podiam acabar que eu não me importava mesmo nada. carnides, monaco, atletico, wolfs…. rua com eles.
Max na baliza, Bruno Paz no meio campo e Mitrovski na frente de ataque a provarem ontem, mais uma vez, que precisam de outros palcos para crescerem e mostrarem o seu futebol!
Era bom que o Kareca tivesse visto o jogo!
Apostem neles sem medos!
Hoje lá estarei em Alvalade…só a vitoria interessa!
Para ainda não ter saído, Keizer vai começar a próxima época.
Ou abre a pestana e monta um plantel com a juventude e assume que está a montar uma base para o futuro… ou vai começar mal e ao fim de 3 jornadas lá vamos nós para outro ano zero.
E nesse cenário… ou Varandas tira uma da cartola ou pagará caro a manutenção do holandês.
Temos de ter alguns pesos pesados mas à volta metam Max, Ivanildo, Domingos, Thierry, Paz, Balde, Conte, Mendes.
Há Miguel Luis, Jovane.
Sim, sou um formação lover mas tb sei compreender qd há melhor no plantel (não é o caso), tb sei que os profissionais do assobio dão cabo dos putos e claro… nada disto funciona sem um Mathieus… Bruno… etc.
Se calhar está na hora da equipa levar a equipa às costas. A nossa história de heróis que levam a equipa às costas está cheia de amarguras.
Keizer na próxima época é simplesmente um pesadelo. Uma coisa é dar o benefício da dúvida outra é insistir num erro por teimosia. O gajo é do pior que já vimos.
Eu diria Mathieu, Coates, Bruno Fernandes e Bas Dost. Acuña e Battaglia seriam para realizar boas vendas (e uma série de outros já não tão boas mas também para vender: são 27 ao todo e mais alguns para ceder definitivamente).
E “subiam” Thierry, Ivanildo, Domingos Duarte, Abdu Conté, Bruno Paz, Daniel Bragança, Gelson Dala, Mama Balde e Elves Baldé. Do actual plantel, para além daqueles 4 mantinha Risto, Neto (a não ser que haja um bom negócio), Borja, Doumbia, Miguel Luis, Jovane Cabral, Bas dost e Raphinha. Tudo o resto, incluindo outros emprestados, era para vender. Com uma única aquisição: a equipa técnica de Leonardo Jardim.
Saudações leoninas
Se o keizer começar a próxima época estamos lixados. Espero sinceramente que o Varandas tenha o bom senso de não cometer esse erro.
Como tu dizes e bem se as coisas correrem mal ao fim de três jornadas, Temos um novo ano zero.
Penso que com esta embirração em apostar em certos jogadores e a não aposta em jogadores como Max, Paz e Doumbia por exemplo, acabou por criar uma enorme barreira de anticorpos nos adeptos e sócios.
Não creio. Varandas fica com o Keizer até ao fim do ano porque não quer ganhar o rótulo de queimar treinadores. E eu acho que faz bem. Provavelmente nem conseguia ir buscar nada de jeito agora. E já está tudo perdido, não ia fazer grande diferença…
Duvido. Acho que keizer inicia a epoca. Se estas noticias todas que tem aparecido de Ivanildo, Elves e Thierry irem fazer parte do plantel, então a critica será sempre pela vertente tecnica e tactica. Pode ser que venha o Keizer dos primeiros jogos. O que duvido
Elves e Thierry farão parte do plantel no próximo ano, dizem. Mas porque é que não fazem já este ano? Por exemplo? Se o Keizer tem uma palavra a dizer sobre isto e se vai ser ele…isto não faz sentido…
O Mitrosvki é um jogador que tem de ser trabalhado há ali qualquer coisa naquele pé esquerdo e nas decisões que toma especial. Precisava de um treinador que acreditasse nele.
Seria mais útil ter informação fidedigna sobre a antiguidade dos não pagantes, residência, idade e até razão para não pagarem. Custa muito perguntar aos sócios porque pararam de pagar? Só o número diz zero, mas dá para fazer insinuações e gerar a tal união à Sporting…
Temo bem que esteja a entrar numa guerra que nunca poderá ganhar…o meu conselho de amigo seria voltar à versão light de sermos todos amigos…
Desses 98.000 quantos são crianças que foram inscritas e que depois não tiveram continuidade por os pais não terem dinheiro? Ou por elas não terem dinheiro? Quantos são pessoas que passam mesmo por um período difícil e não podem pagar? Quantos foram numa tentativa de que fossem Sportinguistas e depois acabaram a não ser?
Destes 98.000….se 5.000 forem pessoas que deixaram de ser sócios por causa da saída do BdC…já é imenso!
Ainda temos de contar com os 80.000 que o outro “inventou” e realmente não existem…segundo as vozes antigas que agora pedem união…por isso…
Cada um sabe das suas motivações e das suas razões para suspenderem o pagamento das quotas, penso mesmo que o Max já igualmente referiu aqui que numa altura da sua vida fez o mesmo. (e certamente teve as suas razões)
Agora cabe é à direcção reverter essa mesma situação e não o inverso, criando já um bode expiatório para eventual falhanço ou acabar de modalidades.
E partir para o pressuposto que ao deixarem de ser sócios é apenas por uma pessoa e não por não se reverem minimamente sobre as politicas actuais ou com um passado recente não me parece correcto. Muitos desses que deixaram de ser sócios sentem e muito o clube (tal como o Max) e fazem-no pensando que o estão a fazer por achar que é a melhor forma que têm de demonstrar que as coisas têm de mudar. E acredite que sofrem por hoje não conseguirem sequer acompanhar o clube.
Importante será perceber este afastamento (seja deixando de ser sócio ou simplesmente não acompanhando o clube) e fazer com que se consigam que todos eles voltem. Não é apenas dizer apoiem porque é o Sporting. Tudo isto vai ser um processo que será certamente longo, mas que tarda a começar.
É verdade que o fiz e só tardiamente acabei por ver…
“que não tinha razão nenhuma” para penalizar o Sporting…
Porque o Clube “deve ser posto acima” das pessoas que o dirigem ou dirigiram…
E … não seguirei conselhos de amigo para “ser light” nas minhas opiniões… porque embora deseje que sejamos todos amigos…
Isso nada tem a ver com o Sporting em si…
E acredito também que possa haver pessoas que tenham deixado de pagar por “razões externas” ao que se está a passar no Clube…
Mas também não “poderei passar em claro” os apelos de muitos sportinguistas (?) para que outros os acompanhem e deixem também de pagar quotas…
“Numa tentativa de deitar abaixo” a actual Direcção “esquecendo” que será certamente o Clube a sofrer as piores consequências…
Esses que estão a suspender por estas razões, acham igualmente que estão precisamente a pôr o clube acima das pessoas e principalmente os seus valores enquanto pessoas e Sportinguistas.
A parte do conselho não percebi o que quis dizer, pois se se referia a mim, não disse nada com esse intuito. O Max dá as opiniões que achar as melhores, tal como eu dei, fazendo ver o meu ponto de vista.
Com os apelos concordo, pois como disse cabe a cada um decidir, ainda para mais numa decisão que considero tão importante. Sendo válidos para apelos pró ou contra, a minha opinião é a mesma.
Caro Max,
Quando deixarmos de ter códigos de barras nos boletins de votos, volto a pagar quotas.
Fácil.
Veja lá se resolve isso com os verdadeiros sportinguistas.
Até lá, poupe-me a sermões e se puder abrir os olhos, melhor para si.
O Sporting das modalidades não me chega.
Não me revejo nesse projeto.
Sem futebol, o Sporting perderá a sua grandeza.
Max primeiro que tudo temos de separar aguas, os que defendem o Bruno de Carvalho defendem primeiramente o SCP, se preferem não pagar quotas estão no seu direito, é a sua forma de reclamar com o actual estado do clube, temos de ser correctos e admitir que a direcção não é congregadora, todo o poder que existia aquando do BdC, principalmente a militancia, perdeu-se e não estão a fazer absolutamente nada para reverter a situação.
O Max prefere dar o beneficio da duvida a esta direcção e criticar estes socios, eu prefiro dar o benficio da duvida a estes socios e criticar a direcção.
Os socios não têwm de provar nada, essa responsabilidade é de quem está à frente do clube.
Max, mas onde é que eu escrevi…”Como se eu e outros que “já o defendemos” e agora deixámos de o fazer…”não defendessemos o Sporting…””
As opinioes andam extremadas, não existe tolerancia e a CI veio só a piorar isso…estes assuntos já sao muito batidos.
Ioshi (e alguns outros) acho que se estão a esquecer de alguma coisa quando continua a debater com o Max a justeza ou não de deixar de ser sócios e continua a chamar de sócios aqueles que deixaram de o ser (porque quiseram ou por qualquer outra razão). Parece que vocês próprios não admitem muito bem que eles deixem de ser sócios.
E isto é tanto mais relevante quanto, a defesa da atitude de abandono de sócio para melhor defender o clube é um tanto ou quanto “contra natura”, porque, se deixar de ser sócio deixa de poder interferir nas decisões do Clube.
Saudações leoninas
Leste mal…. segundo a nova direccão nem 100 mil sócios existem.
Foi tudo inventado pelo gordo…
Mas existem muitos sócios que o deixaram de o ser depois da golpada, uns porque nunca o foram (sim, ninguem investigou as pessoas que pagaram anos e anos de quotas em atraso para poderem votar, isso seria de valor) e outros não entram em golpadas (como eu).
Já devemos ter perdido uns 30 mil desde esse golpe. Mas a direccão não pode divulgar numeros para evitar que os 71% sejam postos em causa ainda mais… mas qualquer analfabeto percebe que não existem 71% em lado algum.
Cada cabeça sua sentença. Eu votei pela destituição, o que reflete que não me revia no modus operandi do presidente nos últimos tempos. Nunca deixei de pagar cotas, ou de ir a alvalade nesse período. Fui ao jamor fazer a minha parte para mais uma vitória do nosso clube, sabendo que a mesma podia ser um balão de oxigénio para o Bruno junto dos adeptos. Mas cada um deve seguir a sua consciência. Liberdade.
Acho que tu não tens nocão do que é o Sporting, para ser brando.
Não sei de uma unica pessoa que queira que a equipa perca para justificar o que quer que seja. Podemos nem ligar aos jogos, à equipa, a tudo, mas queremos sempre que o clube ganhe. Lamento mas isso é mesmo assim.
Se pagas cotas fica tudo dito….. quotas!!!! fdx, é dificil entender?
Eu fiz-me sócio porque o BdC pediu militância, e estávamos em guerra.
Era mais uma ajuda para o clube. E as modalidades bem merecem.
Agora quem votou pela destituicão que pague as quotas…. estou-me a cagar, porque prefiro dar o dinheiro para ajudar os animais, do que estar a apoiar golpes….. Corrupcão, com o meu dinheiro nunca!
Se as eleicões tivessem decorrido com normalidade, aceitaria continuar, mas com actos de corrupcão eu não compactuo. É uma questâo de ter espinha dorsal, não me dobro por ninguem!!
Pois é, Max, está aqui um dos problemas do Sporting! Mas é uma coisa com alguma complexidade porque a coisa não é linear. Não é só não pagam e deviam pagar.
Há quem não pague porque, simplesmente, não pode.
Um pai sportinguista com 2 filhos maiores mas a estudar, tem de desembolsar 36€ todos os meses e 72€ em Dezembro. Não é muito mas também não é pouco – um bom exemplo aqui de que eu digo uma coisa e o seu contrário! Depende da vida de cada um.
O problema, da maneira como vejo a coisa, é quem podendo pagar não o faz por razões que afinal são contraditórias – porque sabendo-se que o valor das quotas fica no clube e que isso é que alimenta as modalidades, é uma contradição não ajudar as modalidades que funcionam bem por causa do futebol ou porque o Presidente é o X ou o Y.
No entanto há muitos adeptos que só ligam ao futebol. O meu irmão é assim, infelizmente. Por mais que converse com ele sobre o assunto, está a cagar. Se o futebol não está a funcionar bem – basta jogarem bem e darem luta, não é preciso ser campeão – ele até se “esquece” que é sportinguista – passe o exagero!
E como ele há mais pessoas assim. Tenho outros amigos assim… Até benfiquistas exactamente com a mesma postura.
Este ano não renovei a GameBox na altura das renovações para ir para outro lugar e podermos estar todos juntos – eu, os meus filhos e o meu irmão. Agora temos os lugares juntos. Ele ia no principio mas este ano acho que ainda só foi ver o jogo com o benfic@, e saiu bem antes do fim! Provavelmente daí para cá não pagou quotas e é um desses 98 mil… 🙁
Ao contrário da opinião de outras pessoas que aqui se expressaram, eu defendo que somos nós que temos a “obrigação” de ajudar o clube – se quisermos, obviamente – e não é o clube que tem a “obrigação” de nos cativar – especialmente quando o cativar implica fazer coisas especificas como “eliminar” pessoas, sejam presidentes, directores, treinadores ou jogadores!
Se és do Sporting, se és suficientemente do Sporting para ser sócio, é tua “obrigação” ajudar o clube pagando a quota – até porque as quotas vão para a parte que funciona bem e não merece criticas! Tudo o que não seja isto, eu não consigo compreender. E menos compreendo quando as pessoas o fazem e AINDA EXIGEM que as modalidades sejam fortes e GANHEM SEMPRE!
Mas eu compreender ou não é um bocado cagativo. Cada um faz como quer e mostra o que é!
Eu ainda sou do tempo em que o Sporting tinha 98 mil sócios, ponto.
Pagantes e não pagantes incluídos. Se direção actual herdou 170 mil, deve-o ao trabalho da direcção anterior, que soube mobilizar os sportinguistas como nunca.
Agora, resta-lhes fazer o mesmo e tentar recuperar os sócios que deixaram de pagar quotas e ir ao Estádio. Com resultados, com trabalho e muita competência.
Os Sportiguistas não viram a cara à luta, se tiveram uma liderança à altura.
Dou-lhes um conselho e é grátis. Não cometam o erro de expulsar BdC e não hostilizem os sportinguistas, que se orgulham do seu legado.
Essa é outra coisa que não percebo, sinceramente, sou sócio e pago por transferência directa logo um ano inteiro; e vivo nos Açores, vou 2 ou 3 vezes por ano ao Continente. Nunca me passaria pela cabeça deixar de ser sócio e poder participar activamente nas decisões do meu clube. Mesmo quando as quotas ainda eram sugadas pela SAD.
Agora haver gente em Lisboa ou arredores que deixe de pagar quotas sem ser por uma questão de absoluta necessidade económica e que, para além disso, não apoie regularmente as equipas do Clube quando jogam em casa … não consigo compreender.
Saudações leoninas
Mas os numeros nem batem bem.
“o clube tem cerca de “98 mil sócios que não têm as quotas em dia”, certo, mas depois diz isto: “”O Sporting tinha em junho 78,9 mil sócios pagantes. Nesta temporada, a média foi de 80,5 mil”.
Se apenas existem 80 mil pagantes não é possivel haver 98 mil com quotas em atraso…. se fosse ao contrário ainda dava, mas assim lamento!
Não, é perceber que os que deixaram de pagar por essas razões, o fazem igualmente por acharem que é a melhor forma que hoje têm de defender o Sporting.
Não… é fazer o que a nossa consciência e coração nos diz ser o melhor para o clube. (e para que conste, eu não concordo nem o fiz em termos de quotas)
O obviamente é nos teus “olhos”, no de outros não o é, e pessoas como tu só ajuda a demonstrar todos os dias o tão errado de tudo que hoje se passa no Sporting.
Pois, mas depois querem ter o mesmo número de votos que os sócios que nunca deixam de pagar as suas quotas seja com que presidente ou dirigentes forem.
Desculpa, mas tu comparas ser cidadão português – que ouvi dizer que é um direito que tens nascendo cá – a ser sócio do Sporting – que dizem para aí que é quem quer ser?
Mas bom…o Ilori estar de fora já não se perde tudo. E o Theirry estar também é bom. Algum vai ter de jogar…6 no banco…3 subs…M. Luis, Jovene, Thierry…1 deles é capaz de entrar…lá para os 85…
A partir do momento que critico a falta de rotatividade no 11, seja este ano ou o ano passado, critico o irem ao banco sem jogar.
Agora isso não invalida que não concorde com a rotatividade no banco. Acho bem. É bom para os putos irem ao banco de vez em quando na vez de tarem sempre na bancada.
Mas mesmo assim…”não deixa de dizer” verdades que devíamos talvez ter em consideração…!
(“É quase” como o Rui Pinto…: cometeu um crime ao entrar no correio electrónico dos lampiões…mas como “acabou por pôr a descoberto um crime”…talvez deva ser tido em consideração não o que fez…mas o que disse…)
O Hitler tb dizia umas coisas acertadas quando calhava…. devemos agora comecar a dar-lhe o beneficio da duvida?
Um Sporting forte faz falta a Portugal…. não é esse o lema? Mas quando o Sporting é forte é mau porque causa problemas e toca em assuntos incómodos e o crl….
Li os primeiros parágrafos, ver este homem a escrever isto só me dá vômitos.
Eu vou só referir um ponto que mostra bem a falsidade deste idiota, na altura das eleições éramos o clube que menos tinha antecipado as receitas da Nós, agora já vamos em 200 milhões como é que isto é possível?
Muito sinceramente ver este merdas dar a entender que precisamos de ajuda e somos merecedores de pena, é um sinal muito mau, especialmente tendo em conta que este indivíduo é um cartilheiro do Benfica.
As empresas NÃO adiantam verbas, o que se fala de antecipar a NOS é através de factoring, que nada tem a ver com a NOS em si mas sim com o clube dar receitas futuras como garantia para um empréstimo…. (normalmente tens de dar garantias actuais e não futuras, dai a grande diferenca para um empréstimo normal).
Max a NOS disse aí o óbvio e o que diz a todos: não adianta verbas o que os Clube s têm feito não é pedir a NOS que lhes adiante verbas é recorrer a crédito dando como garantia o dinheiro que tem a receber da NOS. Claro que isso diminui o bolo que o Clube pode utilizar, no futuro, do dinheiro que NOS tem alocado a ele, mas porque já o utilizou através de um empréstimo de outro.
É como o Max ter um depósito a prazo num Banco de 100.000€, que vence com juros de 4%, apenas daí a dois anos; se precisar de 20.000 rápido, pede dinheiro a alguém que lho possa emprestar com a garantia de o pargar, daí a 2 anos quando puder levantar o dinheiro a prazo sem perder juros.
Além disso o Rui Pedro Braz parece que meteu aí mais umas quantas inverdades, porque não só não são 200M€, como nem todo o dinheiro foi adiantado, parte foram tranches recebidas em devido tempo.
Um abraço Max e saudações leoninas
Não concordo nada consigo, não perceber que isto é uma estratégia para nos humilhar, não é culpa sua e de muitos Sportinguistas.
Com uma estratégia comunicacional como a que temos não é surpresa, porque cria um vazio que os nossos inimigos ocupam. Vai-me desculpar, mas a nossa estrangeiro mais parece aquele gajo que está na rua a apanhar forte e feio e que grita, cuidado que eu sou perigoso.
Por estas e por outras é que apesar dos tiros nos pés que o Bruno de Carvalho deu, há tantos adeptos e sócios que o continuam a apoiar.
Na altura se não me engano o dinheiro que já tínhamos usado no contrato da Nos ia em 60 milhões. Dito isto não penso que seja a Nos a adiantar o dinheiro, penso que as receitas são dadas como garantias.
No R&C na rubrica “factoring” só estava uma pequena parte – se a memória não me falha eram cerca de 20M€.
Hoje sabe-se que dos 400 e tal M€ da NOS – uma parte dos 515M€ era da PPTV – só restam cerca de 300M€. Portanto, dos 515M€ totais, já se gastaram cerca de 200M€. E isto em 3 anos de PPTV e 1 ano de NOS.
O acordo foi de 446M€ com a NOS e de 69M€ com a PPTV (uma adenda às ultimas 3 épocas).
Nesses 4 anos devia ter sido consumido:
* os 69M€ da PPTV (mais o resto do contrato inicial)
* cerca de 40M€ (números redondos) de 1 ano da NOS
Dá… 109M€
Gastou-se o dobro.
A coisa é um pouco mais complexa – por isso coloquei “números redondos – porque no acordo com a NOS, há a parte da camisola que são 12 anos e a parte da TV que são só 10.
Sem ver oficialmente alguma coisa no R&C ou uma explicação como deve ser sobre isso (Temos 70% do contrato total ou só do da NOS…quanto é o cerca de 70%?), consideras verdadeiro?
“No R&C na rubrica “factoring” só estava uma pequena parte – se a memória não me falha eram cerca de 20M€.
Hoje sabe-se que dos 400 e tal M€ da NOS – uma parte dos 515M€ era da PPTV – só restam cerca de 300M€. Portanto, dos 515M€ totais, já se gastaram cerca de 200M€. E isto em 3 anos de PPTV e 1 ano de NOS.”
Tiago, eu sigo as contas há uns anos… Vou tentando estar a par e tentando perceber o que se vai fazendo e passando.
Se o que eu tiro das contas na CS, se o que eu tiro do que vem nos R&C, se o que eu tiro do que fonte oficial do clube, bate certo com o que o Zenha disse, para mim está bem…
Eu fiz as contas e deu-me que realmente existem cerca de 70% do contrato da NOS (446M€).
Como já disse, é preciso ser um expert em finanças para perceber bem um R&C. Eu não sou. Entendo alguma coisa, porque tendo uma empresa trato disso com os meus contabilistas. Sei perceber algumas coisas, sei que há maneiras de contornar certa informação sem adulterar as contas mas adulterando a percepção das contas mas não sou expert o suficiente para descobrir isso num R&C que não seja meu.
Eu sempre achei que não batia certo o que estava no R&C em relação ao Factoring – no R&C17/18 estão cerca de 30M€, que é sensivelmente igual ao que estava no de 16/17.
Já disse que as contas do tal acordo de 515M€ são complexas de fazer porque envolvem 2 entidades – PPTV e NOS – porque envolvem coisas e anos diferentes – por exemplo os 3 anos da PPTV, por exemplo os 12 anos do patrocínio NOS na camisola, por exemplo os 10 anos NOS da TV.
Até ao fim da época 2017/18 – a ultima de Bruno de Carvalho – de acordo com o contrato com a PPTV e a NOS estavam:
* 69M€ referentes a valores extra ao contrato inicial efectuado
* a parte referente ao patrocínio da camisola (8M€/ano) de metade de 2015/16 e as épocas 2016/17 e 2017/18, portanto 20M€ (8M€ x 12 épocas)
* a época 2017/18 da TV e tudo o resto – 350M em 10 épocas – que são 35M€.
Isto dá 124M€ que eram perfeitamente normais terem sido gastos até ao final da época 2017/18 (Junho de 2018). Portanto, nesta data deviam haver 391M€ do “bolo” ainda por gastar – mas como no R&C final desse ano já vem em factoring cerca de 30M€, supostamente só haveriam 361M€.
Se o clube diz que em Setembro, só havia cerca de 300M€ – e não faço ideia se o cerca são 310, 290 ou outro numero à volta dos 300 – quer dizer que entre o inicio do acordo e se gastaram mais cerca de 91M€.
Pegando nisto tudo – em “números redondos” – o que parece que se sabe em concreto?
Que se assumiu um gasto extra com um factoring de 30M€.
Que além disso faltam 61M€ que não estão explicados onde estão, nem quando foram gastos – e é importante perceber quando foram gastos porque se foram gastos depois de Junho de 2018 – entre Junho e Setembro – cerca de 43M€ desse valor já podem contar como pertencentes a este ano! Portanto, convinha explicar isto.
Onde é que tem no R&C que estão 100M adiantados? Do que li só disseste 30M. E os outros? De 30M que constava no R&C para os 100 faltam 70M.
Se estão adiantados, garanto-te que estão lá…
Outra coisa que não percebi é…como é que fizeste contas para chegares a um adiantamento de 100M sem teres dados do R&C? Percebo as contas que fizeste ao global…essas são simples. E ao que devíamos receber até agora sem adiantamentos. Tudo certo e simples. Agora com a informação disponível como chegaste aos 100M de adiantamento? Contas que dizes bateram certo com o que o Zenha terá dito?
E já agora…seria interessante perceber os timmings desses adiantamentos.
Eu gostei da parte em que o Miguel diz “é fácil, se estivesses atento…”, para mais abaixo dizer “não sou um expert em finanças para perceber bem um REC”…
Zenha diz que nos créditos não vencidos ainda restam 70% mas não quis informar os sócios do valor em concreto pois na sua óptica as contas do Sporting estão mais que escaupelizadas na praça pública. Mentira! Nenhum sócio sabe quanto resta do contrato. A alma continua a ser o segredo.
Pegando nas palavras de Ricciardi, durante a campanha (dados fornecidos pela CG), o Sporting teria utilizado àquela data 60 milhões dos 68 milhões referentes a 2 anos de contrato, valor que teríamos recebido meses atrás caso não tivesse sido antecipado.
Nas minhas contas de leigo restariam 447 milhões do contrato faltando explicar onde estão os 30% que não foram antecipados por BdC.
Fodasse eu não sei como é que mantens a tua empresa aberta com tanta aldrabice nos numeros
primeiro o contrato da NOS são 446M mais a parte do clube!!!
segundo juntas parcelas já vencidas com adiantamentos em factoring, as verbas da pptv NÃO SÃO adiantamentos porque são de contratos já passados e é desonesto estares a somar as duas parcelas!!!
terceiro não sobram 300M já te disse várias vezes e já te coloquei aqui o link em que o que o zenha disse em novembro de 2018 NO-VEM-BRO, para não teres dúvidas, sobravam 350M de 446 ou seja tinham sido adiantados entre o CD de BdC e a CG de Sintra 96M e não DUZENTOS!!!!!
E o resto nem dá para comentar tão aldrabados que os numeros estão…
Max conheço o Bráz pessoalmente, de jogar futebol com ele há uns 10 -15 anos atrás. Era daqueles com quem não se podia sequer falar de futebol de tão lampião, daquelas pessoas que fica cega com o assunto em que tudo o que é Vermelho é a “verdade”.
Só quero confirmar se os jogadores formados no clube e convocados por K, apenas servem para aquecer o banco, irem para a bancada, ou para entrarem aos 90 minutos.
Francisco Geraldes é “persona non grata”? Ou está condicionado fisicamente?
Max,
Faça este exercício para uma certa paz de espírito:
– uma boa parte dos não-pagantes já não seriam recuperáveis por ninguém; não se tornaram sócios por convicção, foram na onda.
– outros estão apenas a fazer greve mas ansiosos por voltar a trabalhar.
(nota: não sou apoiante desta direcção; critico sem bota-abaixismos gratuitos; continuo a pagar as minhas quotas, as da minha pequenina, e, a seu tempo, pagarei as do herdeiro que vem a caminho)
Pois é isso que eu acho certo (mas o facto de “criticar” os que deixaram de as pagar…não quer dizer que eles “não podem fazer o que lhes der na real gana”…)…
Deixar de pagar quotas (que é certamente uma maneira de ajudar a manter as Modalidades…), não me parece ser “o melhor” para o Sporting…
Eu sei que os sócios muitas vezes actuam “por impulsos” (eu também já o fiz há muitos anos…e talvez por ter reconhecido o “meu erro”…esteja agora a apelar a outros que não caiam no mesmo…)…
Mas talvez não fosse mau de todo “pensarem” um bocadinho quem “será verdadeiramente prejudicado” com este “abandono” de pagamento…
Talvez muitos ainda não se tenham apercebido “do verdadeiro buraco” em que o Clube pode mergulhar…com danos muito significativos para o futuro…
Boa saúde para toda a família…e que o “Leãozinho que vem a caminho”…faça um percurso sem percalços e que todos seja felizes…
Por perceber perfeitamente aquilo que está em causa no nosso clube acabei de me fazer sócio hoje mesmo!
Chega uma altura em que todos somos poucos para ajudar a manter aquilo que ainda nos dá orgulho e que são as nossas modalidades!
Fala alguém que não acredita minimamente neste CD mas acredita cegamente no clube que é de todos nós! Hoje mais que nunca!
SL
Bravo! Sem querer ser moralista ou lançar qualquer anátema sobre quem age de forma oposta, obrigado Silas por tão grande demonstração de sportinguismo e, na minha opinião, de clarividência.
Eu também sou crítico de muito do que tem feito (e principalmente do que não tem feito esta direcção) e entendo que a melhor maneira de apoiar o clube é exercendo os meus direitos e deveres de sócio, nomeadamente mantendo as quota em dia e não relaxando no escrutínio que entendo deve SEMPRE ser feito aos Órgãos Sociais do Clube (quaisquer que eles sejam).
Saudações leoninas
Só começou a trabalhar com 28 anos. Aos 50, quando foi forçado a sair do BESA, de onde terá desviado 500 milhões, já era multimilionário. Eis o dono do novo Sporting.
“Se calhar não tem é pressa porque sabe que o Canela não se deixará aliciar por outros clubes…”
Eu se fosse dirigente tinha e não é pelo facto de ele ser ou não aliciado, mas para o fazer sentir que é parte fundamental do projeto andebol e que quero continuar a contar com ele.
Além disso, se o contrato já tivesse sido renovado, era uma garantia que o Canela entraria na fase decisiva da época com o futuro plenamente definido e com toda a tranquilidade para se concentrar na preparação dos treinos e dos jogos.
O Hugo canela tem contrato até ao final da época, depende do dinheiro que o Sporting oferecer, ele é professor no Colégio e desde que foi para treinador que o tempo para a família tem indo embora…
Miguel desculpa lá responder-te tão tardiamente, eu normalmente não comento muito, só comento o que sei
Não gosto de mandar coisas ao ar
De futebol só gosto de ver, não percebo nada de empresários nem de burocracias, só conheçi realmente um jogador e era do Benfica, o derley que está no aves, o gajo passou mal posso-te dizer e que é burro coitado ahah
O andebol percebo pouco vou a todos os jogos no JR mas como já disse anteriormente vamos pelo canela, até malta ferrenha pelo Benfica no futebol só pelo Hugo estão lá
Serrano, se é tão amigo do Hugo Canela, sabe que ele deixou de ser professor no Colégio quando aceitou o cargo de treinador principal (aliás o mesmo aconteceu com o seu adjunto o Rui Silva que também lecciona Educação Física). Não está em causa ele não querer renovar. Está em causa o Sporting ainda o não ter contactado para o efeito. Palavras dele!
Saudações leoninas
Boa tarde amigo, posso te já corrigir que não, ele não deixou de ser professor no Colégio… ele ainda lá está,há professores a substitui-lo
Segundo ele ainda é o coordenador das férias desportivas que se realizam no Colégio durante o mês de julho, que eu já frequentei quando era mais novo, e acabei depois por me tornar monitor, porque sou filho de um docente do mesmo
Não tenho amigos no futebol nem contatos marados inside clubes
Mas isto é a minha vida, são os meus amigos próximos
Nós amigos dele temos ido a todos os jogos apoia-lo, todos no JR.
Não é pelo dinheiro, ele está a ganhar 5x mais no Sporting, e até foi ele que exigiu a BDC isso, não por ganância mas para ele não aceitar a renovação mas o BDC aceitou o montante na mesma, este ano, não está a ganhar tanto, mas sai-lhe do corpo, estar sempre longe dos dois filhos e ausente
E ele sabe que se correr mal mandam-no embora e ele quer algo seguro, não vai treinar outras equipas porquê não precisa disso nem quer
Mas estás a duvidar do que te estou a dizer?
Se vai renovar é porque é porque já resolveu com a família,
Ele está há três anos a pedir licença sem vencimento ao Colégio onde trabalha
Já agora fez anos ontem, quando puderem deem lhe os parabéns
E diz-lhe que tenho um enorme orgulho no que ele sempre fez no Sporting e na sua postura. São a pessoas como ele que eu dou um enorme valor – humildes, empenhadas e capazes!
E, já agora, Serrano, eu acredito mais em ti, que não conheço de lado nenhum mas que aqui nunca me fizeste duvidar da tua boa fé no que opinas, do que na CS.
Dá-lhe um abraço e diz-lhe que as duas camisolas que comprei este ano são das modalidades, uma é a oficial do andebol e isso também se deve e muito ao Prof Hugo Canela, é um orgulho ter gente no SCP como ele e a equipa dele…
Primeiro dizes que para renovar “depende do dinheiro que o Sporting oferecer…”, mais abaixo dizes que “Não é pelo dinheiro” e que ele até “está a ganhar 5x mais no Sporting”…
Sem desconsideração pela tua palavra, os únicos factos conhecidos são que o Hugo Canela mostrou vontade em continuar, nós estamos a entrar numa fase decisiva da época e o contrato do treinador bi campeão nacional ainda não foi renovado.
Eu se fosse o Galambas, este assunto estava no topo das minhas prioridades e qualquer que fosse o problema a atrasar este processo, não largava o Albuquerque até encontrar a melhor resolução para todas as partes.
Traços gerias o factoring é o mesmo que um empréstimo. O objecto sob o qual se empresta é que muda.
O EO não tem um objecto de empréstimo nem garantias. Um empr. bancário normalmente tem. Ou objecto ou garantia ou ambos.
O factoring é um adiantamento que uma instituição faz sob a um contrato ou factura. Tu entregas a factura ou o contrato à instituição e eles adiantam-te o dinheiro. A grande diferença está aqui. Num empréstimo tu não entregas nada…no máximo hipotecas. Num factoring entregas mesmo o contrato ou a factura e passam a ser deles e não nossas. Depois pode tomar muitas formas e já é um bocado entrar em pormenor mas por exemplo com recurso ou sem recurso (ou seja caso a entidade não consiga cobrar ao 3º aquele montante pode vir buscar o dinheiro ou não).
Na base e no fundo é um empréstimo. É só um tratamento um pouco diferente do empréstimo tradicional…mas é o mesmo.
1)Vendemos direitos à NOS (que nos vão pagar um X por ano).
2)Precisamos da guita já. O Banco adianta-nos esse dinheiro que teríamos a receber no(s) ano(s) futuro(S) com a garantia desse contrato.
3)A NOS passa a pagar ao Banco em vez de nos pagar a nós (logicamente).
Empréstimo:
1)Pedimos financiamento ao Banco (creio que depois da intervenção da troika não estão autorizados a conceder crédito a clubes de futebol).
2)O Banco disponibiliza o montante e a garantia de pagamento és “tu”/Sporting.
Ah já agora um EO. é outra forma de financiamento mas diretamente dos individuos (quem pretender investir).
Imagina uma folha de papel (1 obrigação) com um cabeçalho com valor de 1’000 euros, data de pagamento final a 15.03.2024 (5 anos) e picotada em 5 quadrados com o valor dos juros ex: 5%.
A entidade/Sporting faz emissão de milhares dessas folhas. Quem quiser compra e no final de cada ano recorta um quadrado dessa folha (1 cupão) e apresenta ao “Sporting” (Banco parceiro dessa emissão) para receber os juros. No final, com o último cupão é efetuado também o reembolso do capital investido (de acordo com o número de obrigações adquiridas)
Pergunto isto porque estive ontem a “discutir” com uma pessoas sobre a parte financeira do Sporting e disseram-me coisas que eu nunca tinha visto desse ponto de vista.
Por exemplo…
Toda a gente fala no endividamento de 100M€ que o Godinho deixou. Ou seja, fez um empréstimo à Banca e usou 100M€ que o Sporting terá de pagar depois…
Ninguém vê a antecipação de 100M€ que o Bruno fez da mesma maneira. Eu não via, porque nunca abordei o assunto por esse prisma. No fundo, tal com o Godinho, o bruno também foi buscar 100M€ para se financiar. Não fez um empréstimo à banca, criando um passivo e dando uma qualquer garantia, mas fez um empréstimo usando uma garantia. Não fez passivo mas foi só a garantia será paga por outra entidade que não nós. Nós só deixaremos de receber esse dinheiro, como estava previsto, no futuro.
No fundo, portanto, tanto o Godinho como o Bruno usaram 100M€ que não tinham – o Godinho, que não tinha mesmo, e o Bruno, que ainda não tinha nem se sabia se caberia a ele ou não usar esse dinheiro.
No fundo, o que me disseram foi que, deixares 100M€ para outro pagar, ou tirares 100M€ do que outro devia receber, vai dar ao mesmo, porque estás a usar 100M€ que não são teus e vão fazer falta ao outro!
Isto, a mim faz sentido, mas nunca tinha visto isso por este prisma!
Miguel,
depende. Isso passam a ser questões de discurso, de dourar a pílula conforme as conveniências.
Embora sejam ambas questões negativas, para mim há uma diferença (não sou isento, como sabes): Godinho utilizou dinheiro que não tinha e que o Sporting tem de pagar sob pena de ter de ficar sem património; o Bruno “apenas” utilizou antes do tempo o dinheiro que conseguiu obter para o Sporting.
O Bruno utilizou dinheiro do Sporting que não sabia se era para ser utilizado por ele.
A parte maior do contrato são os 350M€ correspondentes a 10 anos de TV e outras coisas não tão importantes.
Esse contrato começou em 2017/18.
Foi o Bruno que assinou esse contrato.
Pelo teu raciocínio, não havia problema nenhum em que tivesse utilizado os 350M€ em 5 anos. Foi ele que o conseguiu, não é? O facto de nos ultimos 5 anos não veres dinheiro nenhum e provavelmente ainda estares a pagar juros por isso, é irrelevante, e quem lá estivesse que se amanhasse como conseguisse…
Nesses 5 anos nem metias os pés na CL e sem dinheiro da TV faziam um orçamento abaixo do do Braga mas tudo bem!
Não vejo nada que possa estar tudo bem!
Cada um deve ter o dinheiro do seu ano, do seu trabalho, do trabalho do Sporting e não andar a gastar mais do que gere!
Por isso eu defendo que os mandatos deviam ter de terminar, na pior das hipóteses, com saldo zero! Como tem, por exemplo, o Paços de Ferreira. Ali não concorre qualquer cepo! Nem se brinca às “gestões”!
Este contrato Bruno/NOS lembra-me os terrenos deixados por João Rocha ao Sporting.
É dinheiro que bem gerido garante a vontade para implementar novas políticas de sustentabilidade no clube. Por gente competente obviamente.
Miguel,
está tudo muito bem, excepto a parte central do teu comentário. Interpretaste abusivamente porque não podes separar isto:
“Pelo teu raciocínio, não havia problema nenhum em que tivesse utilizado os 350M€ em 5 anos.”
Disto: “Embora sejam ambas questões negativas”.
Não está nada bem. Ainda assim, antecipar uma parte não é antecipar tudo. Basicamente o que eu disse foi que são 2 merdas, mas uma delas é mais merdosa que a outra (assumindo os valores do GL e do BdC como verdadeiros).
Gestão com saldo zero parece-me estar hoje mais acautelada com as regras de fair-play financeiro da UEFA. Mas os resultados líquidos não são, quanto a mim, o grande problema. O cancro é mesmo o inchar dos passivos, até ao dia em que sobre para os contribuintes.
Quanto a questões orçamentais, confesso que ainda ando à procura de uma correlação consistente no Sporting entre os orçamentos e o sucesso desportivo.
Assumindo que adiantou 100 milhões, coisa que eu não tenho por certo e até duvido bastante…mas tomado como bom…
1º Não é igual porque se o fez a garantia que utilizou foi um contrato vs o godinho que o fez em empréstimos de curto prazo de tesouraria.
2º Não é igual porque o BdC acrescentou valor ao Sporting vs Godinho que tirou valor ao Sporting.
3º Porque mesmo que tenha adiantado 100M…que volto a dizer…não acredito…no seu mandato o passivo diminuiu…não aumentou. Nos 2 anos do Godinho aumentou 100 milhões.
Resumiste tudo, e apenas quem está de má fé pode comparar os dois.
Factoring é como vender um producto antecipadamente, tipo vender uma casa enquanto ainda está a ser construida. Um empréstimo é isso mesmo, comprar sem ter dinheiro e esperar poder pagar depois.
O BdC disse que andava a antecipar um ano da NOS, todos os anos. Ou seja, estávamos a um ano de receber o valor e ele antecipava para facilitar a tesouraria. Saliento que era UM ano, e não um valor ao acaso para gastar como dá mais jeito.
Não sou da tua opinião – porque o que estás a dar é uma opinião e não factos!
1º – O Bruno deu a garantia do contrato da NOS. O Godinho deu outras garantias porque ninguém lhe emprestava sem que desse garantias – ainda se fosse o LFV… Portanto, ambos deram garantias!
2º – O que o Bruno acrescentou ou não e o que o Godinho acrescentou ou não, não são chamados para a equação que coloquei! A questão não passa pelo que se fez com o dinheiro! Porque, se passasse, eu podia dizer que os 30M€ que o Bruno antecipou, e estão no R&C, foram gastos em pinos como o Alan, o Petrovic, o Markovic, o Douglas, o Elias, o Castaignos, etc. e foi simplesmente dinheiro deitado fora! Não é isso que estou a discutir…
3º – Aqui já percebo o argumento, ainda que eu não o veja assim. Fazendo um empréstimo normal, óbvio que cria passivo. Mas se fizesse isso, criando passivo, e o pagasse durante o mandato dele, não haveria problema. Financiou-se, fez o seu trabalho, pagou o financiamento e sai limpo no final! Igualmente com o Bruno. Financiou-se, fez o seu trabalho, pagava o financiamento e saía limpo no final. Viveres acima das tuas possibilidades, gastando mais do que tens, e deixares para outros pagarem isso, é igual seja tendo de o pagar com dinheiro, tendo de pagar a divida, ou fazendo com que quem vem a seguir tenha de viver sem uma parte do que é o seu “direito”! Para mim estão ambos errados.
E, obviamente, isto não tem nada a ver com o vender uma casa antes de estar feita… Só um idiota é capaz de ir buscar um exemplo destes!
Miguel…em relação ao ponto 2 desculpa mas faz toda a diferença o que se faz com o dinheiro. Lá está…a questão não é pedir 100M. Como falámos antes, a avançar com o adiantamento da Apollo esta direcção também tem 100M.
A questão é mesmo o que se faz com ele. Porque pedir emprestados, todos pedem…
E não me venham com a conversa do Mandato. O homem não fez um mandato, nem meio. Por isso não faz sentido essa conversa. É como a conversa de ainda não termos pago o Raphinha ser uma vergonha. E depois quando falamos das contratações de inverno…há e tal…não são para pagar já..
Ele arranjou um activo de 515 Milhões dos quais terá pedido um X adiantado. O Godinho, activo só deixou as moscas…à volta da merda. Fora todos os outros activos que deixou como sabes. E estou a tirar da equação o que ainda podes receber das rescisões.
Desculpa mas isso não faz sentido. São estados completamente diferentes.
Ainda que, como digo e reforço, eu não acredito que o BdC tenha adiantado 100M.
Quanto ao viver acima das possibilidades…o que é que isso quer dizer? Ainda que fosse verdade (admito que sim), sem rescisões (convenhamos…não eram expectáveis ao longo do ano…) bastava provavelmente fazeres vendas de 40/50 milhões para viveres perfeitamente dentro das tuas possibilidades este ano e o próximo sem champions. E não fomos à champions porque…bem já sabemos. Bastava vender RP, William e Gelson. Como é que vivemos acima das possibilidades?! O que é isso de viver acima das possibilidades? Iamos viver apenas com o dinheiro do ano corrente? Epah…isso levaria qualquer coisa como 5 ou 6 anos com um orçamento para o futebol de 30 a 40M, contando que as receitas não desciam e que ias conseguindo vender jogadores. Vamos a isso? Não me parece…
Mas eu estou farto de falar isso aqui, caramba.
Fazer um factoring de 10M€ para trazer o Bruno Fernandes, foda-se, é uma jogada de mestre. Mas fazer o mesmo para trazer o Alan, é deitar 10M€ fora. Já dei este exemplo 100 vezes quando se fala de factoring aqui na Tasca.
E isto serve para o factoring como serve para qualquer forma de obter dinheiro. Tem tudo a ver em como o vais gastar.
Mas não é isso que está em causa. O que está em causa, que foi isso que me passaram ontem, é que endividares o clube para te financiares AGORA, ou fazeres um factoring para te financiares AGORA, é muito similar porque TU recebes o dinheiro AGORA mas alguém vai ter de PAGAR NO FUTURO, e isso é sempre feito com o dinheiro que tens nessa altura. Por exemplo, ou vendes jogadores para pagar ao banco, ou deixas de receber da TV para pagares à empresa que te adiantou o factoring. É similar!
Eu sei onde o Miguel quer chegar mas Godinho Lopes não tinha como pagar o dinheiro que pediu a não ser com promessas.
Bruno de Carvalho antecipou um ano de contrato com a contrapartida de um serviço que seria prestado. Quem emprestava não ficava agarrado aos tomates…
Quando fazes o empréstimo, tens de dar garantias. E as garantias servem para pagar o dinheiro que pediste emprestado. O Godinho deu garantias. Dizer que não tinha como pagar é falso. E que garantias podia dar? Passes de jogadores, receitas de TV, receitas de bilheteira, terrenos, etc… Claro que o Sporting podia pagar. Acabava, eventualmente, mas podia pagar. O problema é que quem viesse depois dele e tivesse de arcar com isto, estava fodido.
Ora o Bruno, no exercício que fiz acima, deu garantia similar: receitas da TV. E o problema é exactamente o mesmo: quem vier a seguir está fodido.
E isto porquê? Porque para o Godinho e para o Bruno poderem viver acima do que o Sporting lhes permitia, hipotecaram o futuro de quem viesse! É esta a questão.
E o que eu tiro daqui, e da conversa de ontem, que foi isso que os meus amigos defendiam, é que devia haver algo nos estatutos que impedisse uma Direcção de hipotecar o futuro do clube e de outra Direcção.
E a questão
O trabalho do Bruno é em prol do Sporting. Se arranjou o contrato, foi para o Sporting. Não foi para ele, nem o facto de o ter arranjado lhe dá direito a tirar dividendos disso. Foda-se, é como a puta da Gala. olo foi ele que inventou a Gala, põe e dispões da Gala como quer? Ou a Gala é do Sporting e tem a finalidade que tem e mais nada?
Foda-se que vocês misturam tudo.
Como casaste com a tua mulher podes fazer dela o que quiseres?
fazes um trabalho relevante na empresa onde trabalhas, como conseguires um contrato com um cliente fantástico, passas a usar dinheiro que esse cliente paga à empresa?
São coisas diferentes que nada têm a ver. Ou não deviam pois muita gente acha que por fazer o seu trabalho ainda merece um extra – é o exemplo que temos de quem manda no país!
Quando gastas mais do que recebes, vives acima das tuas possibilidades! Podes viver assim e esperares que te saia o euromilhões…
Os clubes endividaram-se por andarem anos a fio a viverem acima das possibilidades. Se fosse como dizes bastava terem vendido jogadores… Mas, olha, têm dividas do caralho e por alguma razão é!
Eu até podia entrar aqui com argumentos desse calibre e dizer-te que foi a irresponsabilidade do Bruno de Carvalho que, NUMA ALTURA CRITICA PARA O CLUBE, em que se estava a terminar a negociação do NRF e a negociação do novo EO, criou uma crise sem precedentes que fodeu isso tudo e fez o clube mergulhar numa crise pior ainda, que ainda piorou com a CG. Mas como não é disso que falamos, não vou entrar por aí…
Tens de viver com o que facturas, que são 70M€ e que podes ainda subir para 80M€ ou 90M€, sem CL e sem vendas de jogadores, se tirares o máximo do potencial do clube. Depois vendes jogadores para investir em novos jogadores e para ires pagando a divida. Isto, para mim, é que é o normal, porque com este dinheiro fazes uma equipa orçamentada em 50M€ a 60M€ que já se pode bater pelo titulo se fores competente e tiveres um bom treinador!
Mas isto é outra discussão!
Não adiantou nada 100 milhões… Já tinha deixado link há uns dias, mas continuam a bater nessa tecla. Vá lá, que baixou de 150 para 100. Mas nem uma coisa nem outra…
O Godinho Lopes deixou 100M€ de passivo que correspondeu a 100M€ de PREJUIZO que os dois exercícios que executou deixaram.
Ou seja, ele fez 2 orçamentos, em que tinha previsto ter, quando muito lucro 0, e falhou redondamente nesses objectivos. A somar a isso, deixou os passes dos jogadores quase todos vendidos ao Sobrinho, Jorge Mendes, etc. Deixou receitas de bilheteira e quotização historicamente baixas, etc.
O BdC deixou os exercícios equilibrados. O cumprimento dos orçamentos foi regra. Ou seja, criou receita para suportar a despesa. Onde é que apuras esses 100M€ que ele antecipou?
Há uma coisa que eu não entendo nisto dos sócios com quotas em atraso… Diz-se que são 90000? Então e quantos pagantes há? É que tanto quanto me lembro (e não estou certo porque não acompanhei bem essa polémica), a CG ou a actual direcção disseram que o numero de sócios do SCP foi “altrabado para cima”. O que vos posso dizer é que aqui em Espanha ouvi um comentador espanhol a mencionar isso durante o jogo com o Villareal! Disse taxativamente “O anterior presindete inventou sócios falsos”…
“A prioridade do clube, aliás, é precisamente investir no aumento de sócios pagantes, com um objetivo de crescimento de 50% dos 84 mil sócios pagantes existentes a 9 de setembro de 2018. “Temos 93 mil sócios com quotas em atraso e destes 39 mil não pagam há mais de 5 anos”.
Não sei se já aquifoi dito, mas liguei agora a TV, e levo com a convocatória para a seleção nacional. Dupla jornada. No estádio da luz, claro. Eh pá, mudem o nome para estádio nacional,e acabou.
Enquanto não tivermos dirigentes neste cargos, e neste caso especifico a presidente da FPF, não vamos a lado nenhum!
Toda a estrutura é benfiquista e parte portista, e nós “somos comidos de cebolada constantemente”… só não vê quem não quer…
TEMOS DE PÔR LÁ gente rápido nos orgãos de decisão!!!
A facilidade com que qualquer merdas do slb faz 2 jogos pela equipa titular e é logo convocado…
Beto
José Sá
Rui Patrício
Cancelo
Nelson Semedo
José Fonte
Pepe
Rúben Dias
Mário Rui
Raphael Guerreiro
Danilo
Rúben Neves
William C
Bruno Fernandes
João Mário
Moutinho
Pizzi
Bernardo S.
Gonçalo G.
Rafa
André Silva
Ronaldo
Diogo Jota
Dyego Sousa
João Félix
Olhamos para esta e outras convocatórias da última quase década, e esta SN é a dispensa do Mendilhões!
Só aqui:
José Sá
Rui Patrício
Cancelo
Nelson Semedo
Rúben Dias
Rúben Neves
William C
João Mário
Moutinho
Pizzi
Bernardo S.
Gonçalo G.
Rafa
André Silva
Ronaldo
Diogo Jota
João Félix
Mas lá está se o SCP começar a trabalhar bem, limpar aquele entulho de estrangeiros de 3ª cat e começar a apostar na qualidade da sua academia (sim que existe e não assim tão pouca), já veremos aqui novas caras num futuro próximo.
Apostem nestes jogadores e em breve serão seleccionaveis:
Max
T. Correia
D.Duarte
I.Fernandes
B.Paz
M.Luis
D.Bragança
F.Geraldes
Jovane
M.Pereira
M.Balde
E.Balde
P.Mendes
Assim de caras no próximo ano e a titulares no SCP 4 deles seriam chamados!
Depois de tantos exemplos no passado com a merda da selecção, independentemente do treinador, acreditas nesmo que metade desses alguma vez jogará na selecção enquanto jogar no Sporting?
O orelhas até só queria que a seleção nacional tivesse a espinha dorsal benfiquista. Atualmente, aquilo pernas membros e cabeça. A espinha dorsal é a FPF. E tudo começou com um dos atuais adjuntos de Fernando Santos, no que a convocatórias diz respeito, altura em que os nossos começaram a desaparecer das convocatórias das seleções jovens. O Rui Jorge resistiu até há pouco tempo, mas também já começou a juntar-se à maralha. Bandalhice. Revoltante. Tenho pena dos nossos miúdos. Esfolem-se, ganhem campeonatos, sejam os melhores, mas não esperem reconhecimento nacional nos próximos tempos. Têm de emigrar e impôr-se lá fora. Mas de forma estrondosa, porque se forem só bons… continuarão a não ser chamados à seleção.
É cidadão nacional e tem um perfil que não tem rival português. Não faz sentido formativo, tem mais dois ou três anos de rendimento alto, mas todas as selecções fazem isto nos dias que correm. Chama se globalização. Se não gostamos, temos de votar em legisladores que não estão obcecados em inventar tugas para evitar que o numero de cidadãos pagantes baixe além do custo da máfia nacional.
Outro assunto, mas que me pareceu interessante e de registo (agora tlz se perceba “a lógica” de algumas movimentações), foi ontem revelado no programa da BolaTv “5ª da bola”.
Vou expor sucintamente:
– fundo Apollo – USA
– corte de custos com plantel futebol (já veremos no resto da actividade desportiva do SCP, modalidades entenda-se) – já se começa a falar insistentemente em Mathieu, Coates, BD e até BF.
– saída de alguns jogadores para os USA (Nani, Montero e Marcelo), especialmente Nani (foco de receitas para onde foi, onde existe uma grande comunidade latina)
– afectação como garantia de factoring futuro (contrato da Nos) – aqui pelos visto e como já foi desmentido pelo próprio CEO da Nos, terá pelos vistos que haver alguma jogada de fundo envolvendo Angola para desbloquear esse mesma garantia…
Portanto e resumindo, o SCP dentro é um saco de víboras e de incompetentes, e fora já tem uma série de hienas a farejar pelo sangue (€ vivo) a pedirem eleições em prol de promessas e de mentiras em que só caem os mais incautos.
Dito isto, o que já vemos com esta Direcção é que já estamos a ser comandados de fora para dentro, onde se revela não haver um rumo e objectivos claros.
Já começo a achar que nada mas nada do que se passou e vai acontecendo é por mero acaso, e que o resultado do que temos é claro (a perda do clube está cada vez mais próxima…).
Compreendo perfeitamente quem deixou de comprar GB, ou comprou antes a das modalidades, é uma forma de protesto visivel e palpavel
Mas quem deixou de pagar quotas, enquanto se mantiver a actual distribuição do dinheiro das quotizações, a única coisa que está neste momento, a fazer é FODER a competitividade das modalidades e a “mandar” embora os atletas que nos deixam ainda com uma réstea de orgulho!!!
Não há argumentos, nem merdices, nem “ah e tal, mas eu penso assim” há sim e repito enquanto se mantiver esta distribuição dos dinheiros, uma relação directa entre não pagar as quotas e esfodaçar completamente as modalidades que ainda por cima não merecem esse tratamento, nem as secções, nem os quadros e muito menos os atletas!!!
Venham com as teorias mirabolantes que quiserem, com as tretas todas que vos apetecer, há um só facto que é indesmentivel, porque o resto são palpites, tretas e opiniões, quem financeiramente pode pagar um minimo de 80€ por ano e não o faz porque não quer, está a trabalhar activamente e de forma directa para o fim das modalidades de “topo” e para as vitórias do carnide e tripeiros e nem sequer há a minima possibilidade de não ser assim!!!
Eu acho que toda a gente tem direito á sua opinião e a fazer o que entende que é mais correcto, não tem é o direito de andar a “teorizar” e a fingir que não existe o “elefante na sala” quem deixou de pagar quotas com a excepção de falta de dinheiro, está a FODER as modalidades ponto!!!
Acrescento ainda que quem deixou de pagar quotas, por pirraça, por “eu quero é que os golpistas se fodam” por “o meu dinheiro não apanham esses cabrões” deviam ter um minimo de coerencia e vergonha na cara e não comentarem todos satisfeitos aqui ou noutro lugar as vitórias dessas mesmas modalidades porque é uma hipocrisia, porque em última análise são tão adversários delas como os adeptos dos nossos rivais, com a agravante de que os adeptos dos nossos rivais não podem tirar dinheiro ás nossa modalidades quem deixou de pagar quotas pode…e está a fazê-lo!!!
E como todos sabem por agora, eu votei sempre a favor do BdC e dos outros “arguidos” primeiro na destituição e depois na manutenção dos castigos, não sou apoiante do Fv, (e sim votei nas ultimas eleições noutro candidato) nem me revejo naquilo que está a fazer mas sei que enquanto a actual organização se mantiver há “dois” Sportingues o da SAD com aqueles esquemas trambiqueiros e desonestos que eu abomino e o “outro” SCP que até tem um “presidente” diferente e tudo, em que me revejo na postura dos atletas e quadros e apoio de todo coração!!!
Todos tem direito ás suas opções mas que fique bem claro que quem, deixou de pagar quotas está CONSCIENTEMENTE a prejudicar DIRECTAMENTE as nossas modalidades…é só assumirem isso e eu volto caladinho para o meu cantinho, não me venham é com desculpas esfarrapadas!!!
O estado lampionico está impregnado no sistema… governo (PM, Mfinanças e afins), justiça (juízes e afins), FPF, Liga, orgaos varios do futebol e desporto, Media (especialmente TV com paineleiros cartilhados), até no caso BES (LFV deve 800m€)… e tanto mais haveria para dizer!
Ao menos o foculporto luta lá de cima, pq já sabem se não o fizerem são comidos de cebolada…
Nós SCP, somos uns tansos (e isto não vai lá com sócios nem estádios cheios… pq nós apoiamos e não é pouco, agora não peçam é burros) e não lutamos como direcção contra nada (então agora é silencio total!?)…
USEM a SCP Tv e ponham ao serviço da verdade desportiva. Discutam os assuntos abertamente!!!
Não façam o que fizeram que foi o pior erro e acabarem com programas e a liberdade dos sócios e adeptos… têm espaço ao sócios para poderem ser ouvidos!
Queres um facto para eu deixar de pagar quotas ?
O meu clube está a ser manipulado por alguém que precisa de colocar códigos de barras nos boletins de voto para controlar as votações.
Achas isso menos importante do que defender um Sporting apenas com modalidades ?
Eu não.
E não se tratam nem de teorias, nem de ressabiamentos.
São princípios e valores que para mim sempre estarão acima de qualquer negócio, vitória ou título.
Deixar de pagar quotas é a forma de luta que nos resta se queremos defender a liberdade e a vontade democrática no nosso clube.
Eu deixei, e tu ? Preferes ser campeão de futsal a custo da tua liberdade ?
São como aqueles que vão para a Coreia do Norte fazer turismo mas depois afirmam “eu não apoio o regime”…. meu, se vais lá estás a AJUDAR o regime, caso contrário nem te deixavam entrar.
Isso da Coreia do Norte deve ser algum problema mal resolvido, já disse acima não me interessam as razões, para mim não são válidas, especificamente, nem é a questão da validade é a questão da implicação directa, tu tens as tuas razões, eu tenho as minhas, a única coisa que me interessa é que assumas que sabes que não pagando quotas estás a foder as modalidades, a partir daí nem sequer me importa o assunto…..
Agora, em relação a este facto (deixar de pagar quotas) a minha postura é a mesma que quando disse que quem votou na destituição, naquela altura, é co-responsável por toda a merda que a CG do Sintra fez….
As nossas ações têm consequências e nós somos RESPONSÁVEIS por elas, agora andar armado em Zorro e fingir que não se passa nada é que não….
Queres impedir que aconteçam manipulações? Devias ter assinado é feito queixa quando o gremlin dos bombeiros foi lá buscar a listagem de sócios, eu fiz e o processo ainda está a decorrer….
Quanto á manipulação de que falas é mais fácil fazê-lo com um sócio que deixou de pagar quotas do que com um sócio que já morreu e como parece que houve pelo menos um morto que votou a tua teoria é um bocado vazia…
Mas já te disse que me estou a cagar para a razão, porque acho que toda a gente tem direito a fazer aquilo que acredita só quero é que assuma-se que estás a fazer….
Só preciso que digas “eu(tu) deixei de pagar quotas e sei que estou deliberadamente a foder as modalidades!!!” O resto é conversa de fiambre…..
Se não percebeste, eu explico melhor, mas não me chames tanguista, que eu não me revejo nisso.
Estou-me a cagar para as modalidades, se estas servirem para encobrir esquemas de poder e de interesses perniciosos ao Sporting Clube de Portugal.
De resto, não vejo como é que apoiar as modalidades pode resolver o problema de fundo do nosso clube que é o futebol.
Já o referi por diversas vezes.
Um Sporting sem futebol, ou um Sporting de modalidades é um projeto em que não me revejo.
Neste momento critico da vida deste clube, as modalidades são o que menos importa, serão mesmo um ópio letal para o clube.
A grandeza do Sporting é o futebol em conjunto com as modalidades, mas sem o primeiro, ficamos reduzido a um clube quase amador. Isso não é, nem nunca poderá ser o Sporting que eu aprendi a amar. E fui praticante de basquetebol muito anos.
Ainda não perdi a consciência do que custou reerguer as modalidades. À custa de quem e por causa de quem. Da minha parte, entre Pavilhão, Gameboxes de Futebol e Modalidades foram muitos euros. E sabes que mais ? Nunca vi um jogo no pavilhão. Apenas lá estive numa AG. Ajudei porque entendi que o clube como um todo estava a reerguer-se, a recuperar a sua glória e o seu carisma.
Quem fodeu as modalidades foi quem pôs isto em causa, julgando que era um patrimonio adquirido.
Mais, se bem me recordo, num certo congresso pré-eleitorial promovido pelo Poiares e seus amigos, o actual Presidente e a tia Margarida defenderam que as modalidades existentes no clube tinham um orçamento insustentável.
Mas tu parece que estás disposto a contrariá-los.
Força. Não contes comigo. O Sporting que eles querem construir/destruir não me entusiasma.
Fiambre ou presunto, papo igual.
Só nao gosto é de papar grupos, nem de alimentar o ego de otários.
Pronto ok já disseste “estás a cagar-te para as modalidades” para mim acabou a conversa assumiste o que fazes já nem estou nem aí!
Ficas com a tua opinião e as suas consequências e eu fico com a minha opinião e as suas também consequências, só mais um aparte dizer que as “modalidades é que encobrem os esquemas da sad” e que são o equivalente Sportinguista do “ópio do povo” vai muito para além dos limites da “escrita criativa” mas como te disse, a mim só me importa é que a “culpa não morra solteira” aqui como em todos os outros aspectos tanto do nosso Clube, como do nosso país!!!!
Aliás foi exactamente o que fiz quando o pessoal que votou a favor da destituição começou a “sacudir a água do capote” das merdas que a CG fazia….todos somos livres de fazer que quisermos desde que assumamos as consequências dos nossos actos!!!
Entre tangas e escrita criativa, prefiro a segunda, embora continue a não me rever em ambas.
As minhas acções são o reflexo das minhas opções, que procuro sejam o mais racionais quanto o amor pelo Sporting me permita.
Zero de duvidas.
Zero de problemas de consciencia.
Quando for preciso e Deus queira que o seja, recuperarei as minhas quotas em atraso e se possivel, tal como na Direcção na anterior, o meu numero de socio com mais de 20 anos de quotas em atraso.
Cada um combate a situação em que nos encontramos com as armas que entende melhor.
Tu optaste pela via judicial, eu prefiro a financeira.
O importante é que algum de nós possa ter sucesso.
Só assim salvaremos o Sporting da triste amrra em que se encontra.
A diferença é que quando fores recuperar as quotas o Ruesga está no porto, o guita no carnide, o girão na oliveirense etc etc etc e as modalidades estão no car”&$%#, se já não se lembram do Carlos Lisboa eu lembro…
Comigo não vai haver desculpa para fechar ou desinvestir nas modalidades, deixei isso acontecer uma vez (eu e os outros) e arrependo-me até ao dia de hoje!!!
Também nessa altura deixei de ser sócio, outra merda que me arrependerei até ao fim da vida!!!
Além de tudo o mais estou a falar contigo com experiencia própria “i’ve been there i done that”
Lá estarei hoje de volta!
Agora que sinto que há um projecto racional e exequível de boas ideias para revitalizar o nosso clube, tanto no futebol como nas modalidades.
Eu ajudo.
Contratação especialista em nutrição, alto rendimento, scouting, treino, preparação física, motivação, etc, e junta-se aos treinadores e profissionais que já estavam na Academia, incluindo Aurélio Pereira (inclui-se Manuel Fernandes para não parecer mal).
Acrescenta-se ex-jogadores do Sporting nas funções de team-manager, relações exteriores e Vidigal, para trazer a mística.
Depois deixa-se a cabeça de todos estes profissionais, para chefiá-los… Frederico “os jogadores e a formação não têm qualidade” Varandas…
Tudo bonito no papel, falta ver na prática. E daquilo que já experimentamos (Keiser)…
Isso em é bonito no papel, nem fora dele, isso são uma quantidade de medidas a vulso, nem sequer estou a “pesá-las” aonde está o projecto? Em que é que consiste?
Não foi apresentado projecto nenhum nas eleições, a não ser umas baboseiras, uns refrões e uns chavões, nem agora…foi isso que eu perguntei ao Miguel…e sim percebi que estavas a ser irónico!!!
E organigramas o mais básicos possível para poder decorar com facilidade.
Imagino o desespero do Miguel Cal a explicar :”porra Frederico, são 4 pilares e não 3! E não é o quadrado da estrutura , é o losango! Dassss!“
(eu sei que provavelmente não me vais responder mas não faz mal)
De base, por acreditar nisso, por ser a minha convicção que é o caminho certo, eu defendo um projecto similar ao que tem o Ajax. Porque acho que é assim que se deve trabalhar um clube desportivo, seja de que modalidade for!
Portanto, acredito que só assim o Sporting ou outro clube qualquer português poderá ter sucesso desportivo e económico neste mundo.
Se meteres essa assunto, que é um coisa extra desporto, que é uma coisa à margem da lei, na equação, então ainda estou mais convicto que só assim poderás combater e sobreviver a essas jogadas paralelas ilegais, ganhando na mesma!
As únicas maneiras de teres uma equipa suficientemente forte para ganhar jogos mesmo que te gamem é teres um fundo ilimitado de dinheiro que te permita comprar grandes jogadores que pela sua qualidade metam tantos golos que não os consigam anular todos ou então formando alguns desses jogadores e comprando mais 3 ou 4! Como dinheiro para comprar 8, 9, 10 ou mais jogadores desses não tens, tens de de formar muitos deles e comprar 2, 3 ou 4!
Um caso de polícia já com veredicto e tudo!!! Ah não espera ainda não há veredicto, mas nós expulsamos na mesma, só naquela…..
Bem tenho muita pena então que não tivéssemos da mesma forma expulso o Godinho quando ele foi “caso de polícia” na trafulhice dos paquetes da Expo….é que se o tivéssemos expulso aí, tínhamos “poupado” 200M de prejuízo…..
Não há defesa moral para matar o bebé hitler dês as voltas que deres…..
Só em casos de policia, comprovados, aceito que se expulse um sócio. Fora disso, por má gestão, por adulteração dos estatutos e outras coisas desta relevância, podem continuar a ser sócios e basta limitar os seu direito de se candidatarem a alguma coisa!
apesar de não concordar com a parte da limitação dos direitos pois fraude é fraude é deve ser punida como tal, fico contente que assim seja e que não haja carta branca para ninguém
e não mais nenhuma 🙂
«Está na berra um caso que pode valer um título ao Sporting, movimentações, declarações, comunicados oficiais nada, foda-se, assim fica difícil ser só o FCP a lutar contra o poder corrupto.»
Por achar que devemos falar sobre o assunto, não quer dizer que aceite supostas lições de portistas, que deviam lavar a boca antes de falar em corrupção.
Very very off topic: o Leonardo é mesmo um treinador de topo, o Monaco ganha ao Lille, que é 2º na liga francesa. Começa a não estar em risco de saída e dá a ideia que se houvesse mais 20 jogos, ia à Champions. Lol.
Hoje o lille perdeu com o Mónaco. Dá que pensar. Esquecendo quem é, ver o leão a jogar a titular no segundo classificado de França diz me que é evidente a falta de aposta explícita nos nossos jogadores da casa. Se tudo tivesse corrido sem crises, ele não era titular este ano. E ainda arriscava um empréstimo. Outro caso que também me deixou a pensar é o Vinicius. No ano passado jogava no Queluz. Passa meia época no Rio ave e faz um golo lindo no final do jogo de hoje. Carrossel, sim senhor, mas é um jogador impressionante praticamente sem carreira.
Custa a entender que é na combinação destas duas linhas com mais três jogadores de craveira que nos temos de trabalhar? Somos fracos na detecção dentro de Portugal e fracos a apostar continuadamente nos nossos jovens. É impossível ter sucesso errando tanto.
15 Março, 2019 at 7:49
Bom dia (para apanhar o braga.)
15 Março, 2019 at 8:30
Hoje será para apanhar o braga, amanhã será para apanhar o maritimo, e depois será lutar para não descer…. ao que isto chegou!
Faz lembrar a musica:
And so he spoke, and so he spoke
That Lord of Castamere
And now the rains weep o’er his halls
With no one there to hear
15 Março, 2019 at 9:25
Leonidas,
compreendo perfeitamente o que sentes, nem imaginas o quanto.
Neste momento qualquer prémio de consolação só me recorda que, uma vez mais, falhámos.
Mas não posso deixar de pensar que ficar atrás do clube do Trolha e do Abel é… olha diz tu.
(lol tá tudo à espera do GoT)
15 Março, 2019 at 9:47
Claro, temos de lutar sempre por ficar o mais acima possivel, mesmo que isso não traga grande beneficio. É sempre uma questão de prestigio.
E o ideal seria esse clube merdoso nem acabar em quarto mas ainda mais abaixo.
Para mim todos os clubes do mendes podiam acabar que eu não me importava mesmo nada. carnides, monaco, atletico, wolfs…. rua com eles.
15 Março, 2019 at 12:34
Acrescenta aí mais um na tua lista
15 Março, 2019 at 13:55
Esperemos que seja apenas temporário. Tipo um empréstimo, mas no final da epoca volta ao que era dantes 🙂
15 Março, 2019 at 7:54
Bom dia!
15 Março, 2019 at 7:56
Max na baliza, Bruno Paz no meio campo e Mitrovski na frente de ataque a provarem ontem, mais uma vez, que precisam de outros palcos para crescerem e mostrarem o seu futebol!
Era bom que o Kareca tivesse visto o jogo!
Apostem neles sem medos!
Hoje lá estarei em Alvalade…só a vitoria interessa!
15 Março, 2019 at 8:02
Quer dizer que dos 18 aos 23 ainda há esperança?
Bem me parecia que devemos sempre pedir um segundo prognóstico quando o “médico” nos diz que estamos condenados.
15 Março, 2019 at 8:07
Há esperança pois!
15 Março, 2019 at 8:23
Para ainda não ter saído, Keizer vai começar a próxima época.
Ou abre a pestana e monta um plantel com a juventude e assume que está a montar uma base para o futuro… ou vai começar mal e ao fim de 3 jornadas lá vamos nós para outro ano zero.
E nesse cenário… ou Varandas tira uma da cartola ou pagará caro a manutenção do holandês.
Temos de ter alguns pesos pesados mas à volta metam Max, Ivanildo, Domingos, Thierry, Paz, Balde, Conte, Mendes.
Há Miguel Luis, Jovane.
Sim, sou um formação lover mas tb sei compreender qd há melhor no plantel (não é o caso), tb sei que os profissionais do assobio dão cabo dos putos e claro… nada disto funciona sem um Mathieus… Bruno… etc.
15 Março, 2019 at 8:55
Completamente de acordo Brave!
É que isso sem tirar nem por!
Mathieus, Coates, Bruno Fernandes, Acuna…a rodear os putos!
15 Março, 2019 at 8:59
E verdade seja dita, acho que Doumbia, Borja e quiçá Plata serão muito importantes.
Isto para dizer que não é tudo mal feito.
Mas como Bruno deve sair (€€€), vai faltar o gajo que leva a equipa às costas.
15 Março, 2019 at 9:22
Se calhar está na hora da equipa levar a equipa às costas. A nossa história de heróis que levam a equipa às costas está cheia de amarguras.
Keizer na próxima época é simplesmente um pesadelo. Uma coisa é dar o benefício da dúvida outra é insistir num erro por teimosia. O gajo é do pior que já vimos.
15 Março, 2019 at 9:25
Por mim ja tinha saído, mas a sensação que tenho é que vai continuar.
Dependerá muito de como terminar a época e da onda de contestação.
15 Março, 2019 at 13:10
Eu diria Mathieu, Coates, Bruno Fernandes e Bas Dost. Acuña e Battaglia seriam para realizar boas vendas (e uma série de outros já não tão boas mas também para vender: são 27 ao todo e mais alguns para ceder definitivamente).
E “subiam” Thierry, Ivanildo, Domingos Duarte, Abdu Conté, Bruno Paz, Daniel Bragança, Gelson Dala, Mama Balde e Elves Baldé. Do actual plantel, para além daqueles 4 mantinha Risto, Neto (a não ser que haja um bom negócio), Borja, Doumbia, Miguel Luis, Jovane Cabral, Bas dost e Raphinha. Tudo o resto, incluindo outros emprestados, era para vender. Com uma única aquisição: a equipa técnica de Leonardo Jardim.
Saudações leoninas
15 Março, 2019 at 13:12
Nas subida “esqueci-me de um titular: Luis Maximiano, a quem entregava a baliza (excepto Taça da Liga que ficava para o Diego Sousa).
SL
15 Março, 2019 at 9:16
Se o keizer começar a próxima época estamos lixados. Espero sinceramente que o Varandas tenha o bom senso de não cometer esse erro.
Como tu dizes e bem se as coisas correrem mal ao fim de três jornadas, Temos um novo ano zero.
Penso que com esta embirração em apostar em certos jogadores e a não aposta em jogadores como Max, Paz e Doumbia por exemplo, acabou por criar uma enorme barreira de anticorpos nos adeptos e sócios.
15 Março, 2019 at 9:31
Foda-se… Brave… Vira para lá essa boca!!!
Não creio. Varandas fica com o Keizer até ao fim do ano porque não quer ganhar o rótulo de queimar treinadores. E eu acho que faz bem. Provavelmente nem conseguia ir buscar nada de jeito agora. E já está tudo perdido, não ia fazer grande diferença…
Fds… Espero eu…
15 Março, 2019 at 10:55
Isto mesmo
15 Março, 2019 at 11:10
Duvido. Acho que keizer inicia a epoca. Se estas noticias todas que tem aparecido de Ivanildo, Elves e Thierry irem fazer parte do plantel, então a critica será sempre pela vertente tecnica e tactica. Pode ser que venha o Keizer dos primeiros jogos. O que duvido
15 Março, 2019 at 14:06
Eu pergunto-me o que é que o Keizer manda nisso…
Elves e Thierry farão parte do plantel no próximo ano, dizem. Mas porque é que não fazem já este ano? Por exemplo? Se o Keizer tem uma palavra a dizer sobre isto e se vai ser ele…isto não faz sentido…
15 Março, 2019 at 11:03
O Mitrosvki é um jogador que tem de ser trabalhado há ali qualquer coisa naquele pé esquerdo e nas decisões que toma especial. Precisava de um treinador que acreditasse nele.
15 Março, 2019 at 12:12
Pois!
15 Março, 2019 at 14:00
O miúdo é capitão das seleções jovens da Macedónia desde os 14 anos.
Se não aproitarmos o que de bom temos…
15 Março, 2019 at 8:20
Bons Dias!
15 Março, 2019 at 9:02
Li agora “uma boa notícia para alguns “…
98 000 sócios do Sporting NÃO têm as quotas em dia…
Mas muitos desses serão os primeiros a gritar …
Se as MODALIDADES deixarem de render…ou acabarem…
Isto de alguns “serem” sócios de algumas pessoas em vez de serem do Sporting dá que pensar…
Sporting Sempre…
SL
15 Março, 2019 at 9:09
Podemos criticar quem não paga mas pode, mas a direção tem de fazer qa coisa para motivar essa regularização.
15 Março, 2019 at 9:13
Seria mais útil ter informação fidedigna sobre a antiguidade dos não pagantes, residência, idade e até razão para não pagarem. Custa muito perguntar aos sócios porque pararam de pagar? Só o número diz zero, mas dá para fazer insinuações e gerar a tal união à Sporting…
15 Março, 2019 at 9:14
Carissimo…
Temo bem que esteja a entrar numa guerra que nunca poderá ganhar…o meu conselho de amigo seria voltar à versão light de sermos todos amigos…
Desses 98.000 quantos são crianças que foram inscritas e que depois não tiveram continuidade por os pais não terem dinheiro? Ou por elas não terem dinheiro? Quantos são pessoas que passam mesmo por um período difícil e não podem pagar? Quantos foram numa tentativa de que fossem Sportinguistas e depois acabaram a não ser?
Destes 98.000….se 5.000 forem pessoas que deixaram de ser sócios por causa da saída do BdC…já é imenso!
Ainda temos de contar com os 80.000 que o outro “inventou” e realmente não existem…segundo as vozes antigas que agora pedem união…por isso…
15 Março, 2019 at 9:39
Qual o tempo de atraso… Um, dois, três meses não é relevante, conheço vários que pág de seis em seis meses qd vem
15 Março, 2019 at 12:12
Tiago a medida interessante seria a medida da variação do número de sócios com qutas em atraso… de no mínimo vá lá minimo 3 meses…
Isso sim permitiria ver se há aqui um problema ou não. Eu, acho que há.
Z
15 Março, 2019 at 9:26
Cada um sabe das suas motivações e das suas razões para suspenderem o pagamento das quotas, penso mesmo que o Max já igualmente referiu aqui que numa altura da sua vida fez o mesmo. (e certamente teve as suas razões)
Agora cabe é à direcção reverter essa mesma situação e não o inverso, criando já um bode expiatório para eventual falhanço ou acabar de modalidades.
E partir para o pressuposto que ao deixarem de ser sócios é apenas por uma pessoa e não por não se reverem minimamente sobre as politicas actuais ou com um passado recente não me parece correcto. Muitos desses que deixaram de ser sócios sentem e muito o clube (tal como o Max) e fazem-no pensando que o estão a fazer por achar que é a melhor forma que têm de demonstrar que as coisas têm de mudar. E acredite que sofrem por hoje não conseguirem sequer acompanhar o clube.
Importante será perceber este afastamento (seja deixando de ser sócio ou simplesmente não acompanhando o clube) e fazer com que se consigam que todos eles voltem. Não é apenas dizer apoiem porque é o Sporting. Tudo isto vai ser um processo que será certamente longo, mas que tarda a começar.
15 Março, 2019 at 9:36
É verdade que o fiz e só tardiamente acabei por ver…
“que não tinha razão nenhuma” para penalizar o Sporting…
Porque o Clube “deve ser posto acima” das pessoas que o dirigem ou dirigiram…
E … não seguirei conselhos de amigo para “ser light” nas minhas opiniões… porque embora deseje que sejamos todos amigos…
Isso nada tem a ver com o Sporting em si…
E acredito também que possa haver pessoas que tenham deixado de pagar por “razões externas” ao que se está a passar no Clube…
Mas também não “poderei passar em claro” os apelos de muitos sportinguistas (?) para que outros os acompanhem e deixem também de pagar quotas…
“Numa tentativa de deitar abaixo” a actual Direcção “esquecendo” que será certamente o Clube a sofrer as piores consequências…
SL
15 Março, 2019 at 9:41
Então o caro Max está a vociferar contra 2.910.000 de pessoas…
Uma vez que o Sporting tem 3M de adeptos e 90.000 sócios pagantes…
15 Março, 2019 at 9:44
Esses que estão a suspender por estas razões, acham igualmente que estão precisamente a pôr o clube acima das pessoas e principalmente os seus valores enquanto pessoas e Sportinguistas.
A parte do conselho não percebi o que quis dizer, pois se se referia a mim, não disse nada com esse intuito. O Max dá as opiniões que achar as melhores, tal como eu dei, fazendo ver o meu ponto de vista.
Com os apelos concordo, pois como disse cabe a cada um decidir, ainda para mais numa decisão que considero tão importante. Sendo válidos para apelos pró ou contra, a minha opinião é a mesma.
15 Março, 2019 at 9:45
Fui eu. A parte do conselho…
15 Março, 2019 at 9:48
Ah ok, como foi encadeado, perdi-me. 🙂
15 Março, 2019 at 10:26
Caro Max,
Quando deixarmos de ter códigos de barras nos boletins de votos, volto a pagar quotas.
Fácil.
Veja lá se resolve isso com os verdadeiros sportinguistas.
Até lá, poupe-me a sermões e se puder abrir os olhos, melhor para si.
O Sporting das modalidades não me chega.
Não me revejo nesse projeto.
Sem futebol, o Sporting perderá a sua grandeza.
SL
15 Março, 2019 at 10:34
O Sporting das Modalidades “também não me chega”…
Mas “tenho receio” que até isso possamos perder…
Achei “interessante” o seu apelo a que o poupe a sermões…
Mas achei “curiosa” essa sua maneira “de me chamar cego”…
Pois…
SL
15 Março, 2019 at 12:27
Os códigos de barras, caro Max, os códigos de barras …
SL
15 Março, 2019 at 17:35
Tocas num ponto fulcral, a direção dar ao pedal para reverter a situação.
15 Março, 2019 at 9:31
Max primeiro que tudo temos de separar aguas, os que defendem o Bruno de Carvalho defendem primeiramente o SCP, se preferem não pagar quotas estão no seu direito, é a sua forma de reclamar com o actual estado do clube, temos de ser correctos e admitir que a direcção não é congregadora, todo o poder que existia aquando do BdC, principalmente a militancia, perdeu-se e não estão a fazer absolutamente nada para reverter a situação.
O Max prefere dar o beneficio da duvida a esta direcção e criticar estes socios, eu prefiro dar o benficio da duvida a estes socios e criticar a direcção.
Os socios não têwm de provar nada, essa responsabilidade é de quem está à frente do clube.
15 Março, 2019 at 9:43
Toda a gente “está no seu direito” de fazer o que lhe der “na real gana”…
Até o de dizer que “os que defendem o Bruno de Carvalho defendem primeiramente o SCP…”
Como se eu e outros que “já o defendemos” e agora deixámos de o fazer…”não defendessemos o Sporting…”
SL
15 Março, 2019 at 9:58
Max, mas onde é que eu escrevi…”Como se eu e outros que “já o defendemos” e agora deixámos de o fazer…”não defendessemos o Sporting…””
As opinioes andam extremadas, não existe tolerancia e a CI veio só a piorar isso…estes assuntos já sao muito batidos.
15 Março, 2019 at 13:27
Ioshi (e alguns outros) acho que se estão a esquecer de alguma coisa quando continua a debater com o Max a justeza ou não de deixar de ser sócios e continua a chamar de sócios aqueles que deixaram de o ser (porque quiseram ou por qualquer outra razão). Parece que vocês próprios não admitem muito bem que eles deixem de ser sócios.
E isto é tanto mais relevante quanto, a defesa da atitude de abandono de sócio para melhor defender o clube é um tanto ou quanto “contra natura”, porque, se deixar de ser sócio deixa de poder interferir nas decisões do Clube.
Saudações leoninas
15 Março, 2019 at 13:44
Pois…”tente faze-los entender” isso…porque muitos não “chegaram ainda lá…”
SL
15 Março, 2019 at 14:40
muito bem ioshi….
15 Março, 2019 at 9:51
Leste mal…. segundo a nova direccão nem 100 mil sócios existem.
Foi tudo inventado pelo gordo…
Mas existem muitos sócios que o deixaram de o ser depois da golpada, uns porque nunca o foram (sim, ninguem investigou as pessoas que pagaram anos e anos de quotas em atraso para poderem votar, isso seria de valor) e outros não entram em golpadas (como eu).
Já devemos ter perdido uns 30 mil desde esse golpe. Mas a direccão não pode divulgar numeros para evitar que os 71% sejam postos em causa ainda mais… mas qualquer analfabeto percebe que não existem 71% em lado algum.
15 Março, 2019 at 13:03
Cada cabeça sua sentença. Eu votei pela destituição, o que reflete que não me revia no modus operandi do presidente nos últimos tempos. Nunca deixei de pagar cotas, ou de ir a alvalade nesse período. Fui ao jamor fazer a minha parte para mais uma vitória do nosso clube, sabendo que a mesma podia ser um balão de oxigénio para o Bruno junto dos adeptos. Mas cada um deve seguir a sua consciência. Liberdade.
15 Março, 2019 at 14:06
Acho que tu não tens nocão do que é o Sporting, para ser brando.
Não sei de uma unica pessoa que queira que a equipa perca para justificar o que quer que seja. Podemos nem ligar aos jogos, à equipa, a tudo, mas queremos sempre que o clube ganhe. Lamento mas isso é mesmo assim.
Se pagas cotas fica tudo dito….. quotas!!!! fdx, é dificil entender?
Eu fiz-me sócio porque o BdC pediu militância, e estávamos em guerra.
Era mais uma ajuda para o clube. E as modalidades bem merecem.
Agora quem votou pela destituicão que pague as quotas…. estou-me a cagar, porque prefiro dar o dinheiro para ajudar os animais, do que estar a apoiar golpes….. Corrupcão, com o meu dinheiro nunca!
Se as eleicões tivessem decorrido com normalidade, aceitaria continuar, mas com actos de corrupcão eu não compactuo. É uma questâo de ter espinha dorsal, não me dobro por ninguem!!
15 Março, 2019 at 10:29
Pois é, Max, está aqui um dos problemas do Sporting! Mas é uma coisa com alguma complexidade porque a coisa não é linear. Não é só não pagam e deviam pagar.
Há quem não pague porque, simplesmente, não pode.
Um pai sportinguista com 2 filhos maiores mas a estudar, tem de desembolsar 36€ todos os meses e 72€ em Dezembro. Não é muito mas também não é pouco – um bom exemplo aqui de que eu digo uma coisa e o seu contrário! Depende da vida de cada um.
O problema, da maneira como vejo a coisa, é quem podendo pagar não o faz por razões que afinal são contraditórias – porque sabendo-se que o valor das quotas fica no clube e que isso é que alimenta as modalidades, é uma contradição não ajudar as modalidades que funcionam bem por causa do futebol ou porque o Presidente é o X ou o Y.
No entanto há muitos adeptos que só ligam ao futebol. O meu irmão é assim, infelizmente. Por mais que converse com ele sobre o assunto, está a cagar. Se o futebol não está a funcionar bem – basta jogarem bem e darem luta, não é preciso ser campeão – ele até se “esquece” que é sportinguista – passe o exagero!
E como ele há mais pessoas assim. Tenho outros amigos assim… Até benfiquistas exactamente com a mesma postura.
Este ano não renovei a GameBox na altura das renovações para ir para outro lugar e podermos estar todos juntos – eu, os meus filhos e o meu irmão. Agora temos os lugares juntos. Ele ia no principio mas este ano acho que ainda só foi ver o jogo com o benfic@, e saiu bem antes do fim! Provavelmente daí para cá não pagou quotas e é um desses 98 mil… 🙁
Ao contrário da opinião de outras pessoas que aqui se expressaram, eu defendo que somos nós que temos a “obrigação” de ajudar o clube – se quisermos, obviamente – e não é o clube que tem a “obrigação” de nos cativar – especialmente quando o cativar implica fazer coisas especificas como “eliminar” pessoas, sejam presidentes, directores, treinadores ou jogadores!
Se és do Sporting, se és suficientemente do Sporting para ser sócio, é tua “obrigação” ajudar o clube pagando a quota – até porque as quotas vão para a parte que funciona bem e não merece criticas! Tudo o que não seja isto, eu não consigo compreender. E menos compreendo quando as pessoas o fazem e AINDA EXIGEM que as modalidades sejam fortes e GANHEM SEMPRE!
Mas eu compreender ou não é um bocado cagativo. Cada um faz como quer e mostra o que é!
15 Março, 2019 at 10:56
Eu ainda sou do tempo em que o Sporting tinha 98 mil sócios, ponto.
Pagantes e não pagantes incluídos. Se direção actual herdou 170 mil, deve-o ao trabalho da direcção anterior, que soube mobilizar os sportinguistas como nunca.
Agora, resta-lhes fazer o mesmo e tentar recuperar os sócios que deixaram de pagar quotas e ir ao Estádio. Com resultados, com trabalho e muita competência.
Os Sportiguistas não viram a cara à luta, se tiveram uma liderança à altura.
Dou-lhes um conselho e é grátis. Não cometam o erro de expulsar BdC e não hostilizem os sportinguistas, que se orgulham do seu legado.
15 Março, 2019 at 15:05
É tudo isso. Eu tenho as minhas quotas pagas até ao final do ano, e estou de acordo como o que escreves. SL.
15 Março, 2019 at 12:57
Acredito que seja a principal razão para os distituidos terem sido castigados e ainda serão expulsos….
15 Março, 2019 at 13:17
Essa é outra coisa que não percebo, sinceramente, sou sócio e pago por transferência directa logo um ano inteiro; e vivo nos Açores, vou 2 ou 3 vezes por ano ao Continente. Nunca me passaria pela cabeça deixar de ser sócio e poder participar activamente nas decisões do meu clube. Mesmo quando as quotas ainda eram sugadas pela SAD.
Agora haver gente em Lisboa ou arredores que deixe de pagar quotas sem ser por uma questão de absoluta necessidade económica e que, para além disso, não apoie regularmente as equipas do Clube quando jogam em casa … não consigo compreender.
Saudações leoninas
15 Março, 2019 at 14:00
Está aqui um artigo sobre isso: https://ionline.sapo.pt/650055
Mas os numeros nem batem bem.
“o clube tem cerca de “98 mil sócios que não têm as quotas em dia”, certo, mas depois diz isto: “”O Sporting tinha em junho 78,9 mil sócios pagantes. Nesta temporada, a média foi de 80,5 mil”.
Se apenas existem 80 mil pagantes não é possivel haver 98 mil com quotas em atraso…. se fosse ao contrário ainda dava, mas assim lamento!
15 Março, 2019 at 15:22
Não é serem sócios de certas pessoas mas sim não pactuarem com a maneira como as pessoas for afastadas o que é bem diferente.SL.
15 Março, 2019 at 9:07
É complicado explicar.
Estamos em quarto, jogamos zero, títulos é mentira.
Deixei os putos na escola e foram de cachecol.
“Pai, despacha-te logo…”
15 Março, 2019 at 9:34
Putos como deve ser. Bem educados.
15 Março, 2019 at 14:33
Os teus miúdos são ouro.
15 Março, 2019 at 9:09
Max, não é serem sócios de “algumas pessoas” mas sim saberem que há pessoas que defendem o Sporting CP e há outras que se aproveitam do Sporting CP!
15 Março, 2019 at 9:11
Ahhh…
Então isso quererá dizer que eu que pago as minhas e as do meu neto…
“Não “defendo o Sporting…?
SL
15 Março, 2019 at 9:51
Não, é perceber que os que deixaram de pagar por essas razões, o fazem igualmente por acharem que é a melhor forma que hoje têm de defender o Sporting.
15 Março, 2019 at 10:33
Passe o exagero, é como fazer uma coisa que, obviamente, está mal mas se estivermos de consciência tranquila está tudo bem…
15 Março, 2019 at 10:53
Não… é fazer o que a nossa consciência e coração nos diz ser o melhor para o clube. (e para que conste, eu não concordo nem o fiz em termos de quotas)
O obviamente é nos teus “olhos”, no de outros não o é, e pessoas como tu só ajuda a demonstrar todos os dias o tão errado de tudo que hoje se passa no Sporting.
15 Março, 2019 at 12:42
Pois, meu caro, eu acho exactamente o oposto disso…
E agora?
Claro que o que é o correcto é continuar a fazer o que nos tem dado tanto sucesso nos últimos 40 anos… Só podes estar certo!
15 Março, 2019 at 12:57
O sucesso… o sucesso…
15 Março, 2019 at 9:13
Pois, mas depois querem ter o mesmo número de votos que os sócios que nunca deixam de pagar as suas quotas seja com que presidente ou dirigentes forem.
15 Março, 2019 at 10:31
Exacto!
Em Portugal é só direitos… Obrigações são uma chatice!
15 Março, 2019 at 10:47
Em Portugal qualquer eleição que eu saiba é um voto por pessoa,acho que chamam a isso democracia.
15 Março, 2019 at 12:44
Desculpa, mas tu comparas ser cidadão português – que ouvi dizer que é um direito que tens nascendo cá – a ser sócio do Sporting – que dizem para aí que é quem quer ser?
É isso? Percebi bem?
15 Março, 2019 at 14:08
Deixa meu claro, o troll miguel não conhece o conceito de democracia…. uma pessoa um voto é demasiado complexo para ele.
15 Março, 2019 at 10:35
Mas sabem de saber, com factos, com provas, ou acham que…?
É que são duas coisas diferentes!
15 Março, 2019 at 9:16
O Sporting é isto…
Estou muito desgostoso com o caminho que as coisas estão a levar.
Não pude ir ao ultimo jogo em casa…
Estou com uma vontade juvenil de voltar hoje a Alvalade e parece que não vou lá à uma eternidade…
15 Março, 2019 at 9:23
O keizer já te / nos dá o arroz.
15 Março, 2019 at 9:50
Provavelmente….
Já há convocados?
15 Março, 2019 at 9:52
Desde ontem.
15 Março, 2019 at 9:57
Não dei por ela…
Suponho que não haja novidades…para não ter lido nada por aqui…
15 Março, 2019 at 10:02
Ha. Ilori Petro e Geraldes nao estao, M. Luis e Jovane estão. Dost regressa tambem
15 Março, 2019 at 10:05
E o Thierry.
15 Março, 2019 at 10:08
Verdade
15 Março, 2019 at 10:31
O Geraldes não está?! Volta o M. Luis?
Isto é mais errático que sei lá o quê…
Mas bom…o Ilori estar de fora já não se perde tudo. E o Theirry estar também é bom. Algum vai ter de jogar…6 no banco…3 subs…M. Luis, Jovene, Thierry…1 deles é capaz de entrar…lá para os 85…
Mas…não nos falta 1 central? Levamos só 2?
15 Março, 2019 at 10:38
Vai o André Pinto também!
15 Março, 2019 at 10:41
Eu acho que ele escolhe o banco por moeda ao ar…a sério…
15 Março, 2019 at 11:12
O banco tambem tem que ir rodando. Não podes levar sempre os mesmos. Acho bem a rotatividade no banco, so falta a rotatividade no onze inicial
15 Março, 2019 at 11:43
Rotatividade no banco? Para quê? Não ficarem com o cú quadrado?!
Ainda se fosse utilizados a sério…ainda vá. Mas são praticamente sempre os mesmos 14 utilizados…e quando são são uns trocos só no final…
15 Março, 2019 at 12:02
Porque para os putos tambem é importante ir ao banco.
15 Março, 2019 at 12:05
Achavas isso no ano passado? Que era bom para eles andarem a rodar 2 meses o banco de suplentes sem entrar?!
15 Março, 2019 at 12:28
A partir do momento que critico a falta de rotatividade no 11, seja este ano ou o ano passado, critico o irem ao banco sem jogar.
Agora isso não invalida que não concorde com a rotatividade no banco. Acho bem. É bom para os putos irem ao banco de vez em quando na vez de tarem sempre na bancada.
Tas a misturar as coisas.
15 Março, 2019 at 13:46
Agora também temos…
“Um banco bom…e um banco mau…”
SL
15 Março, 2019 at 14:27
Para mim 2 meses a irem ao banco à vez sem tocar na xixa não é positivo…mas pronto. São opiniões.
Eu percebo que estás a tentar isolar o “irem para o banco” mas eu não consigo ver assim. Ir para o banco é positivo se forem para jogar…
15 Março, 2019 at 14:34
O Geraldes até agradece. Precisa descansar depois das horas que tem de aquecimento…fadiga muscular…
15 Março, 2019 at 9:40
Embora “não goste” do cronista…
Não deixo de reconhecer que em muitas das coisas que diz tem razão…
Pois então para “manter a polémica” entretenham-se a ler…que há aí muita coisa que dará que pensar…
in “o Sol”
https://sol.sapo.pt/artigo/649356/salvar-o-sporting-tem-de-ser-um-designio-nacional
SL
15 Março, 2019 at 9:49
Rui Pedro Braz não é credível e o que ele diz ou escreve é zero.
15 Março, 2019 at 10:39
Mainada!
Nem sei como se perde tempo com um gajo desses…
15 Março, 2019 at 12:21
Eu não dei…nem nunca lhe dei crédito…
Mas mesmo assim…”não deixa de dizer” verdades que devíamos talvez ter em consideração…!
(“É quase” como o Rui Pinto…: cometeu um crime ao entrar no correio electrónico dos lampiões…mas como “acabou por pôr a descoberto um crime”…talvez deva ser tido em consideração não o que fez…mas o que disse…)
SL
15 Março, 2019 at 9:55
O Hitler tb dizia umas coisas acertadas quando calhava…. devemos agora comecar a dar-lhe o beneficio da duvida?
Um Sporting forte faz falta a Portugal…. não é esse o lema? Mas quando o Sporting é forte é mau porque causa problemas e toca em assuntos incómodos e o crl….
15 Março, 2019 at 10:05
Li os primeiros parágrafos, ver este homem a escrever isto só me dá vômitos.
Eu vou só referir um ponto que mostra bem a falsidade deste idiota, na altura das eleições éramos o clube que menos tinha antecipado as receitas da Nós, agora já vamos em 200 milhões como é que isto é possível?
Muito sinceramente ver este merdas dar a entender que precisamos de ajuda e somos merecedores de pena, é um sinal muito mau, especialmente tendo em conta que este indivíduo é um cartilheiro do Benfica.
15 Março, 2019 at 10:13
Por alguma razão a NOS “fechou a torneira”…
Não gosto nem nunca gostei do RB…
Mas não me parece que “não haja muita” verdade (dramática para o Sporting…) na crónica que escreveu…
E o facto de “não gostar dele”…não quer dizer que “recuse” muito do que lá está e “enfie a cabeça na areia”…
SL
15 Março, 2019 at 10:22
A NOS fechou a torneira?
15 Março, 2019 at 10:39
Passou-lhe despercebido…?
https://www.dinheirovivo.pt/empresas/nos-nao-vamos-adiantar-verbas-ao-sporting/
SL
15 Março, 2019 at 10:51
Fazes-me me rir agora.
Isso é treta pah.
As empresas NÃO adiantam verbas, o que se fala de antecipar a NOS é através de factoring, que nada tem a ver com a NOS em si mas sim com o clube dar receitas futuras como garantia para um empréstimo…. (normalmente tens de dar garantias actuais e não futuras, dai a grande diferenca para um empréstimo normal).
15 Março, 2019 at 10:54
Isso são fake news, Max!
Não é a NOS que adianta o dinheiro.
São os bancos ou outras entidades com a garantia do contrato da NOS.
15 Março, 2019 at 11:08
É claro que são “fake news”…
Não se passa nada…e estamos óptimos de finanças…!
SL
15 Março, 2019 at 11:12
A parte da NOS ter fechado a torneira…
Não tem de fechar nem de abrir!
15 Março, 2019 at 11:21
Quando é que a torneira da NOS esteve aberta?
Quando é que foi sequer possibilidade a NOS abrir a torneira?
15 Março, 2019 at 14:15
Max a NOS disse aí o óbvio e o que diz a todos: não adianta verbas o que os Clube s têm feito não é pedir a NOS que lhes adiante verbas é recorrer a crédito dando como garantia o dinheiro que tem a receber da NOS. Claro que isso diminui o bolo que o Clube pode utilizar, no futuro, do dinheiro que NOS tem alocado a ele, mas porque já o utilizou através de um empréstimo de outro.
É como o Max ter um depósito a prazo num Banco de 100.000€, que vence com juros de 4%, apenas daí a dois anos; se precisar de 20.000 rápido, pede dinheiro a alguém que lho possa emprestar com a garantia de o pargar, daí a 2 anos quando puder levantar o dinheiro a prazo sem perder juros.
Além disso o Rui Pedro Braz parece que meteu aí mais umas quantas inverdades, porque não só não são 200M€, como nem todo o dinheiro foi adiantado, parte foram tranches recebidas em devido tempo.
Um abraço Max e saudações leoninas
15 Março, 2019 at 10:30
Não concordo nada consigo, não perceber que isto é uma estratégia para nos humilhar, não é culpa sua e de muitos Sportinguistas.
Com uma estratégia comunicacional como a que temos não é surpresa, porque cria um vazio que os nossos inimigos ocupam. Vai-me desculpar, mas a nossa estrangeiro mais parece aquele gajo que está na rua a apanhar forte e feio e que grita, cuidado que eu sou perigoso.
Por estas e por outras é que apesar dos tiros nos pés que o Bruno de Carvalho deu, há tantos adeptos e sócios que o continuam a apoiar.
Na altura se não me engano o dinheiro que já tínhamos usado no contrato da Nos ia em 60 milhões. Dito isto não penso que seja a Nos a adiantar o dinheiro, penso que as receitas são dadas como garantias.
15 Março, 2019 at 10:31
Estratégia de comunicação
15 Março, 2019 at 10:40
É mesmo…
15 Março, 2019 at 10:55
Sim Alex1984
Concordo que seja também (mas não só)…uma estratégia para nos humilhar como diz…
Mas isso já não é de agora (e pouco avançamos…), ou no passado recente isso não acontecia…?
SL
15 Março, 2019 at 11:35
Porque o Bruno respondia era maluquinho, não deixava que humilhassem o clube.
causou desgaste e muitos opositores, deveria ter usado terceiros como veículos de comunicação como fazem no outro lado.
15 Março, 2019 at 10:53
É fácil, se estivesses atento…
No R&C na rubrica “factoring” só estava uma pequena parte – se a memória não me falha eram cerca de 20M€.
Hoje sabe-se que dos 400 e tal M€ da NOS – uma parte dos 515M€ era da PPTV – só restam cerca de 300M€. Portanto, dos 515M€ totais, já se gastaram cerca de 200M€. E isto em 3 anos de PPTV e 1 ano de NOS.
O acordo foi de 446M€ com a NOS e de 69M€ com a PPTV (uma adenda às ultimas 3 épocas).
Nesses 4 anos devia ter sido consumido:
* os 69M€ da PPTV (mais o resto do contrato inicial)
* cerca de 40M€ (números redondos) de 1 ano da NOS
Dá… 109M€
Gastou-se o dobro.
15 Março, 2019 at 10:56
Onde posso ver essa info?
15 Março, 2019 at 11:15
Por exemplo…
https://www.rtp.pt/noticias/desporto/sporting-assinou-contrato-milionario-com-a-nos_v884653
Mas se pesquisares encontras mais.
A coisa é um pouco mais complexa – por isso coloquei “números redondos – porque no acordo com a NOS, há a parte da camisola que são 12 anos e a parte da TV que são só 10.
15 Março, 2019 at 11:24
Não é essa parte. Essa parte era o que foi noticiado e a ideia que eu tinha.
A parte do adiantamento…
15 Março, 2019 at 11:35
Veio nas noticias há pouco tempo e foi também dito pelo Zenha – na tal entrevista onde disse que ainda tínhamos cerca de 70% do contrato da NOS!
15 Março, 2019 at 11:40
Sem ver oficialmente alguma coisa no R&C ou uma explicação como deve ser sobre isso (Temos 70% do contrato total ou só do da NOS…quanto é o cerca de 70%?), consideras verdadeiro?
15 Março, 2019 at 11:49
veio nas noticias?
foi dito pelo zenha?
“No R&C na rubrica “factoring” só estava uma pequena parte – se a memória não me falha eram cerca de 20M€.
Hoje sabe-se que dos 400 e tal M€ da NOS – uma parte dos 515M€ era da PPTV – só restam cerca de 300M€. Portanto, dos 515M€ totais, já se gastaram cerca de 200M€. E isto em 3 anos de PPTV e 1 ano de NOS.”
então não estava no R&C na rubrica factoring?
15 Março, 2019 at 14:11
Tiago, eu sigo as contas há uns anos… Vou tentando estar a par e tentando perceber o que se vai fazendo e passando.
Se o que eu tiro das contas na CS, se o que eu tiro do que vem nos R&C, se o que eu tiro do que fonte oficial do clube, bate certo com o que o Zenha disse, para mim está bem…
Eu fiz as contas e deu-me que realmente existem cerca de 70% do contrato da NOS (446M€).
Como já disse, é preciso ser um expert em finanças para perceber bem um R&C. Eu não sou. Entendo alguma coisa, porque tendo uma empresa trato disso com os meus contabilistas. Sei perceber algumas coisas, sei que há maneiras de contornar certa informação sem adulterar as contas mas adulterando a percepção das contas mas não sou expert o suficiente para descobrir isso num R&C que não seja meu.
Eu sempre achei que não batia certo o que estava no R&C em relação ao Factoring – no R&C17/18 estão cerca de 30M€, que é sensivelmente igual ao que estava no de 16/17.
Já disse que as contas do tal acordo de 515M€ são complexas de fazer porque envolvem 2 entidades – PPTV e NOS – porque envolvem coisas e anos diferentes – por exemplo os 3 anos da PPTV, por exemplo os 12 anos do patrocínio NOS na camisola, por exemplo os 10 anos NOS da TV.
Até ao fim da época 2017/18 – a ultima de Bruno de Carvalho – de acordo com o contrato com a PPTV e a NOS estavam:
* 69M€ referentes a valores extra ao contrato inicial efectuado
* a parte referente ao patrocínio da camisola (8M€/ano) de metade de 2015/16 e as épocas 2016/17 e 2017/18, portanto 20M€ (8M€ x 12 épocas)
* a época 2017/18 da TV e tudo o resto – 350M em 10 épocas – que são 35M€.
Isto dá 124M€ que eram perfeitamente normais terem sido gastos até ao final da época 2017/18 (Junho de 2018). Portanto, nesta data deviam haver 391M€ do “bolo” ainda por gastar – mas como no R&C final desse ano já vem em factoring cerca de 30M€, supostamente só haveriam 361M€.
Se o clube diz que em Setembro, só havia cerca de 300M€ – e não faço ideia se o cerca são 310, 290 ou outro numero à volta dos 300 – quer dizer que entre o inicio do acordo e se gastaram mais cerca de 91M€.
Pegando nisto tudo – em “números redondos” – o que parece que se sabe em concreto?
Que se assumiu um gasto extra com um factoring de 30M€.
Que além disso faltam 61M€ que não estão explicados onde estão, nem quando foram gastos – e é importante perceber quando foram gastos porque se foram gastos depois de Junho de 2018 – entre Junho e Setembro – cerca de 43M€ desse valor já podem contar como pertencentes a este ano! Portanto, convinha explicar isto.
15 Março, 2019 at 14:20
Desculpa, não percebi.
Onde é que tem no R&C que estão 100M adiantados? Do que li só disseste 30M. E os outros? De 30M que constava no R&C para os 100 faltam 70M.
Se estão adiantados, garanto-te que estão lá…
Outra coisa que não percebi é…como é que fizeste contas para chegares a um adiantamento de 100M sem teres dados do R&C? Percebo as contas que fizeste ao global…essas são simples. E ao que devíamos receber até agora sem adiantamentos. Tudo certo e simples. Agora com a informação disponível como chegaste aos 100M de adiantamento? Contas que dizes bateram certo com o que o Zenha terá dito?
E já agora…seria interessante perceber os timmings desses adiantamentos.
15 Março, 2019 at 14:23
Não estou a dizer que é mentira…estou a tentar apenas perceber se me faz sentido ou não a base de sustentação dessa afirmação que já adiantámos 100M…
15 Março, 2019 at 15:25
Eu gostei da parte em que o Miguel diz “é fácil, se estivesses atento…”, para mais abaixo dizer “não sou um expert em finanças para perceber bem um REC”…
Zenha diz que nos créditos não vencidos ainda restam 70% mas não quis informar os sócios do valor em concreto pois na sua óptica as contas do Sporting estão mais que escaupelizadas na praça pública. Mentira! Nenhum sócio sabe quanto resta do contrato. A alma continua a ser o segredo.
Pegando nas palavras de Ricciardi, durante a campanha (dados fornecidos pela CG), o Sporting teria utilizado àquela data 60 milhões dos 68 milhões referentes a 2 anos de contrato, valor que teríamos recebido meses atrás caso não tivesse sido antecipado.
Nas minhas contas de leigo restariam 447 milhões do contrato faltando explicar onde estão os 30% que não foram antecipados por BdC.
15 Março, 2019 at 17:16
Fodasse eu não sei como é que mantens a tua empresa aberta com tanta aldrabice nos numeros
primeiro o contrato da NOS são 446M mais a parte do clube!!!
segundo juntas parcelas já vencidas com adiantamentos em factoring, as verbas da pptv NÃO SÃO adiantamentos porque são de contratos já passados e é desonesto estares a somar as duas parcelas!!!
terceiro não sobram 300M já te disse várias vezes e já te coloquei aqui o link em que o que o zenha disse em novembro de 2018 NO-VEM-BRO, para não teres dúvidas, sobravam 350M de 446 ou seja tinham sido adiantados entre o CD de BdC e a CG de Sintra 96M e não DUZENTOS!!!!!
E o resto nem dá para comentar tão aldrabados que os numeros estão…
15 Março, 2019 at 11:11
Max conheço o Bráz pessoalmente, de jogar futebol com ele há uns 10 -15 anos atrás. Era daqueles com quem não se podia sequer falar de futebol de tão lampião, daquelas pessoas que fica cega com o assunto em que tudo o que é Vermelho é a “verdade”.
15 Março, 2019 at 9:46
Só quero confirmar se os jogadores formados no clube e convocados por K, apenas servem para aquecer o banco, irem para a bancada, ou para entrarem aos 90 minutos.
Francisco Geraldes é “persona non grata”? Ou está condicionado fisicamente?
15 Março, 2019 at 9:58
Eu julgo que esteja condicionado sim…pela inteligência do treinador que tem.
15 Março, 2019 at 10:00
Max,
Faça este exercício para uma certa paz de espírito:
– uma boa parte dos não-pagantes já não seriam recuperáveis por ninguém; não se tornaram sócios por convicção, foram na onda.
– outros estão apenas a fazer greve mas ansiosos por voltar a trabalhar.
(nota: não sou apoiante desta direcção; critico sem bota-abaixismos gratuitos; continuo a pagar as minhas quotas, as da minha pequenina, e, a seu tempo, pagarei as do herdeiro que vem a caminho)
SL
15 Março, 2019 at 10:11
Pois é isso que eu acho certo (mas o facto de “criticar” os que deixaram de as pagar…não quer dizer que eles “não podem fazer o que lhes der na real gana”…)…
Deixar de pagar quotas (que é certamente uma maneira de ajudar a manter as Modalidades…), não me parece ser “o melhor” para o Sporting…
Eu sei que os sócios muitas vezes actuam “por impulsos” (eu também já o fiz há muitos anos…e talvez por ter reconhecido o “meu erro”…esteja agora a apelar a outros que não caiam no mesmo…)…
Mas talvez não fosse mau de todo “pensarem” um bocadinho quem “será verdadeiramente prejudicado” com este “abandono” de pagamento…
Talvez muitos ainda não se tenham apercebido “do verdadeiro buraco” em que o Clube pode mergulhar…com danos muito significativos para o futuro…
Boa saúde para toda a família…e que o “Leãozinho que vem a caminho”…faça um percurso sem percalços e que todos seja felizes…
Abr e SL
15 Março, 2019 at 14:12
Caro Max
Por perceber perfeitamente aquilo que está em causa no nosso clube acabei de me fazer sócio hoje mesmo!
Chega uma altura em que todos somos poucos para ajudar a manter aquilo que ainda nos dá orgulho e que são as nossas modalidades!
Fala alguém que não acredita minimamente neste CD mas acredita cegamente no clube que é de todos nós! Hoje mais que nunca!
SL
15 Março, 2019 at 14:27
Bravo! Sem querer ser moralista ou lançar qualquer anátema sobre quem age de forma oposta, obrigado Silas por tão grande demonstração de sportinguismo e, na minha opinião, de clarividência.
Eu também sou crítico de muito do que tem feito (e principalmente do que não tem feito esta direcção) e entendo que a melhor maneira de apoiar o clube é exercendo os meus direitos e deveres de sócio, nomeadamente mantendo as quota em dia e não relaxando no escrutínio que entendo deve SEMPRE ser feito aos Órgãos Sociais do Clube (quaisquer que eles sejam).
Saudações leoninas
15 Março, 2019 at 16:56
É também “destes” que o Clube necessita para ultrapassar “esta onda má…”
Se todos lhe voltarmos as costas, porque não “acreditamos” na Direcção actual…
Quando “lá estiver uma Direcção em quem todos confiem”…
Será “ainda haverá Sporting…?”
Abr e SL
15 Março, 2019 at 17:43
E já assinaste para treinar a equipa para o ano?
15 Março, 2019 at 10:08
Só começou a trabalhar com 28 anos. Aos 50, quando foi forçado a sair do BESA, de onde terá desviado 500 milhões, já era multimilionário. Eis o dono do novo Sporting.
https://leitor.expresso.pt/semanario/semanario2366/html/revista-e/-e/a-formula-secreta-de-alvaro-sobrinho-1
15 Março, 2019 at 10:27
O Tiago Ilori já foi encostado?
15 Março, 2019 at 10:41
E “isso faz diferença”…?
Com tantos por aqui a criticar o jogador…deve ser “uma rajada de ar fresco”…deixá-lo de fora…
SL
15 Março, 2019 at 15:01
Foi uma simples pergunta. Não sabia, perguntei.
A sua resposta não acrescentou nada, lamentavelmente. valeu pela acidez…
15 Março, 2019 at 10:52
Tá lesionado,supostamente.
O Geraldes é que parece que foi,mas ao menos serviu para o marketing,menos mau…
15 Março, 2019 at 10:57
Sim…eu li que estava tocado num joelho…
Mas não é verdade que é aqui criticado pela generalidade dos comentadores…?
SL
15 Março, 2019 at 11:01
Agora que sei por lesão estou mais desiludido…
Tive esperança que tivessem aberto os olhos…
15 Março, 2019 at 11:14
O Gudelj também
15 Março, 2019 at 15:03
Pensei que estivesse castigado.
Mas se o sr. polícia diz que foi encostado eu acredito.
15 Março, 2019 at 15:55
Se o Ilori que ta lesionado foi encostado, entao o Gudelj que ta suspenso tambem pode estar encostado.
Tou a ver que nao gostas que usem as tuas tacticas contra ti, pequeno apóstolo.
15 Março, 2019 at 14:28
Está lesionado” um trauma num ligamento do joelho esquerdo.
SL
15 Março, 2019 at 10:42
Alguém sabe se o Hugo Canela já renovou o contrato? Li algures que termina no final desta época…
15 Março, 2019 at 10:44
Vamos ver se é possivel. Não se sabe se ele quer renovar, se ele não é muito caro, se ele não quer outros projectos….
Vamos ver o que se consegue fazer…
15 Março, 2019 at 11:21
Há nexexidade de estar sempre a enxovalhar esta Direcção? Parece que sim…
Já renovou com o de Futsal, já renovou com o de Voleibol, já renovou com o de Hóquei… Mas não vai renovar com o de Andebol?
Se calhar não tem é pressa porque sabe que o Canela não se deixará aliciar por outros clubes… 😉
15 Março, 2019 at 11:28
Enxovalhar a direcção?
15 Março, 2019 at 11:36
“Se calhar não tem é pressa porque sabe que o Canela não se deixará aliciar por outros clubes…”
Eu se fosse dirigente tinha e não é pelo facto de ele ser ou não aliciado, mas para o fazer sentir que é parte fundamental do projeto andebol e que quero continuar a contar com ele.
Além disso, se o contrato já tivesse sido renovado, era uma garantia que o Canela entraria na fase decisiva da época com o futuro plenamente definido e com toda a tranquilidade para se concentrar na preparação dos treinos e dos jogos.
15 Março, 2019 at 14:30
E o próprio Canela já deu uma Directa na Sport TV: “ainda não renovaram comigo; se calhar estão à espera que sejamos campeões de novo.”
SL
15 Março, 2019 at 20:07
Pumba!
15 Março, 2019 at 11:51
O canela se sair do Sporting não vai treinar mais nenhum clube
15 Março, 2019 at 11:50
O Hugo canela tem contrato até ao final da época, depende do dinheiro que o Sporting oferecer, ele é professor no Colégio e desde que foi para treinador que o tempo para a família tem indo embora…
15 Março, 2019 at 11:51
Pois….
É capaz de não ser um processo fácil renovar com ele…ele é capaz de não querer, para voltar a dar aulas…
15 Março, 2019 at 11:57
Não acredito nisso.
Ele está no lugar de sonho dele.
O homem vive mesmo o Sporting!
O que eu adorava ter um treinador no futebol como ele ou o Nuno Dias!!!!
15 Março, 2019 at 12:01
Miguel….
A minha família são os melhores amigos dele.. os putos vêm brincar para a minha casa
15 Março, 2019 at 14:16
Se colocas isso assim, tenho de acreditar… 🙂
15 Março, 2019 at 16:47
Miguel desculpa lá responder-te tão tardiamente, eu normalmente não comento muito, só comento o que sei
Não gosto de mandar coisas ao ar
De futebol só gosto de ver, não percebo nada de empresários nem de burocracias, só conheçi realmente um jogador e era do Benfica, o derley que está no aves, o gajo passou mal posso-te dizer e que é burro coitado ahah
O andebol percebo pouco vou a todos os jogos no JR mas como já disse anteriormente vamos pelo canela, até malta ferrenha pelo Benfica no futebol só pelo Hugo estão lá
15 Março, 2019 at 14:34
Serrano, se é tão amigo do Hugo Canela, sabe que ele deixou de ser professor no Colégio quando aceitou o cargo de treinador principal (aliás o mesmo aconteceu com o seu adjunto o Rui Silva que também lecciona Educação Física). Não está em causa ele não querer renovar. Está em causa o Sporting ainda o não ter contactado para o efeito. Palavras dele!
Saudações leoninas
15 Março, 2019 at 16:36
Boa tarde amigo, posso te já corrigir que não, ele não deixou de ser professor no Colégio… ele ainda lá está,há professores a substitui-lo
Segundo ele ainda é o coordenador das férias desportivas que se realizam no Colégio durante o mês de julho, que eu já frequentei quando era mais novo, e acabei depois por me tornar monitor, porque sou filho de um docente do mesmo
Não tenho amigos no futebol nem contatos marados inside clubes
Mas isto é a minha vida, são os meus amigos próximos
15 Março, 2019 at 12:00
Nós amigos dele temos ido a todos os jogos apoia-lo, todos no JR.
Não é pelo dinheiro, ele está a ganhar 5x mais no Sporting, e até foi ele que exigiu a BDC isso, não por ganância mas para ele não aceitar a renovação mas o BDC aceitou o montante na mesma, este ano, não está a ganhar tanto, mas sai-lhe do corpo, estar sempre longe dos dois filhos e ausente
E ele sabe que se correr mal mandam-no embora e ele quer algo seguro, não vai treinar outras equipas porquê não precisa disso nem quer
15 Março, 2019 at 12:04
https://www.record.pt/modalidades/andebol/detalhe/hugo-canela-gostaria-de-ficar-no-sporting
Ups…
15 Março, 2019 at 12:09
Mas estás a duvidar do que te estou a dizer?
Se vai renovar é porque é porque já resolveu com a família,
Ele está há três anos a pedir licença sem vencimento ao Colégio onde trabalha
Já agora fez anos ontem, quando puderem deem lhe os parabéns
15 Março, 2019 at 12:12
Ele só disse que ele gostava de renovar mas ninguém falou com ele…
15 Março, 2019 at 12:30
Obrigado Serrano. Quando tiveres com ele da-lhe os parabéns por mim.
15 Março, 2019 at 14:21
E por mim!
E diz-lhe que tenho um enorme orgulho no que ele sempre fez no Sporting e na sua postura. São a pessoas como ele que eu dou um enorme valor – humildes, empenhadas e capazes!
E, já agora, Serrano, eu acredito mais em ti, que não conheço de lado nenhum mas que aqui nunca me fizeste duvidar da tua boa fé no que opinas, do que na CS.
Abraço
15 Março, 2019 at 17:24
Serrano
Dá-lhe um abraço e diz-lhe que as duas camisolas que comprei este ano são das modalidades, uma é a oficial do andebol e isso também se deve e muito ao Prof Hugo Canela, é um orgulho ter gente no SCP como ele e a equipa dele…
SL
15 Março, 2019 at 12:33
Fiquei um pouco confuso com o teu comentário…
Primeiro dizes que para renovar “depende do dinheiro que o Sporting oferecer…”, mais abaixo dizes que “Não é pelo dinheiro” e que ele até “está a ganhar 5x mais no Sporting”…
Sem desconsideração pela tua palavra, os únicos factos conhecidos são que o Hugo Canela mostrou vontade em continuar, nós estamos a entrar numa fase decisiva da época e o contrato do treinador bi campeão nacional ainda não foi renovado.
Eu se fosse o Galambas, este assunto estava no topo das minhas prioridades e qualquer que fosse o problema a atrasar este processo, não largava o Albuquerque até encontrar a melhor resolução para todas as partes.
15 Março, 2019 at 11:18
Liverpool – porco
15 Março, 2019 at 11:19
ajax-juventus
tottenham-city
barcelona-man united
15 Março, 2019 at 11:27
Uma pergunta para o pessoal que é entendido em finanças…
Um factoring é visto como um modo de financiamento similar a, por exemplo, um empréstimo bancário ou um EO?
Qual é a diferença?
15 Março, 2019 at 11:36
Traços gerias o factoring é o mesmo que um empréstimo. O objecto sob o qual se empresta é que muda.
O EO não tem um objecto de empréstimo nem garantias. Um empr. bancário normalmente tem. Ou objecto ou garantia ou ambos.
O factoring é um adiantamento que uma instituição faz sob a um contrato ou factura. Tu entregas a factura ou o contrato à instituição e eles adiantam-te o dinheiro. A grande diferença está aqui. Num empréstimo tu não entregas nada…no máximo hipotecas. Num factoring entregas mesmo o contrato ou a factura e passam a ser deles e não nossas. Depois pode tomar muitas formas e já é um bocado entrar em pormenor mas por exemplo com recurso ou sem recurso (ou seja caso a entidade não consiga cobrar ao 3º aquele montante pode vir buscar o dinheiro ou não).
Na base e no fundo é um empréstimo. É só um tratamento um pouco diferente do empréstimo tradicional…mas é o mesmo.
15 Março, 2019 at 11:55
Factoring:
1)Vendemos direitos à NOS (que nos vão pagar um X por ano).
2)Precisamos da guita já. O Banco adianta-nos esse dinheiro que teríamos a receber no(s) ano(s) futuro(S) com a garantia desse contrato.
3)A NOS passa a pagar ao Banco em vez de nos pagar a nós (logicamente).
Empréstimo:
1)Pedimos financiamento ao Banco (creio que depois da intervenção da troika não estão autorizados a conceder crédito a clubes de futebol).
2)O Banco disponibiliza o montante e a garantia de pagamento és “tu”/Sporting.
15 Março, 2019 at 12:12
Ah já agora um EO. é outra forma de financiamento mas diretamente dos individuos (quem pretender investir).
Imagina uma folha de papel (1 obrigação) com um cabeçalho com valor de 1’000 euros, data de pagamento final a 15.03.2024 (5 anos) e picotada em 5 quadrados com o valor dos juros ex: 5%.
A entidade/Sporting faz emissão de milhares dessas folhas. Quem quiser compra e no final de cada ano recorta um quadrado dessa folha (1 cupão) e apresenta ao “Sporting” (Banco parceiro dessa emissão) para receber os juros. No final, com o último cupão é efetuado também o reembolso do capital investido (de acordo com o número de obrigações adquiridas)
15 Março, 2019 at 12:08
Ok…
Pergunto isto porque estive ontem a “discutir” com uma pessoas sobre a parte financeira do Sporting e disseram-me coisas que eu nunca tinha visto desse ponto de vista.
Por exemplo…
Toda a gente fala no endividamento de 100M€ que o Godinho deixou. Ou seja, fez um empréstimo à Banca e usou 100M€ que o Sporting terá de pagar depois…
Ninguém vê a antecipação de 100M€ que o Bruno fez da mesma maneira. Eu não via, porque nunca abordei o assunto por esse prisma. No fundo, tal com o Godinho, o bruno também foi buscar 100M€ para se financiar. Não fez um empréstimo à banca, criando um passivo e dando uma qualquer garantia, mas fez um empréstimo usando uma garantia. Não fez passivo mas foi só a garantia será paga por outra entidade que não nós. Nós só deixaremos de receber esse dinheiro, como estava previsto, no futuro.
No fundo, portanto, tanto o Godinho como o Bruno usaram 100M€ que não tinham – o Godinho, que não tinha mesmo, e o Bruno, que ainda não tinha nem se sabia se caberia a ele ou não usar esse dinheiro.
O que acham disto?
Pode ser visto assim?
É que eu nunca tinha pensado nisto desta maneira…
15 Março, 2019 at 12:15
No fundo, o que me disseram foi que, deixares 100M€ para outro pagar, ou tirares 100M€ do que outro devia receber, vai dar ao mesmo, porque estás a usar 100M€ que não são teus e vão fazer falta ao outro!
Isto, a mim faz sentido, mas nunca tinha visto isso por este prisma!
15 Março, 2019 at 12:20
Depende…se o outro não receber 100M mas também não os tiver para pagar recebe um clube melhor do que se apenas tiver adicionado 100M para pagar…
Além disso obviamente não é igual.
Uma coisa é não teres encargos. Não recebes, não usas. Outra coisa é teres um encargo brutal às costas para pagar.
Por isso é que um deve reduzir o orçamento (se reduzir) para 70 ou 80M e o outro teve de reduzir para 30M…
15 Março, 2019 at 12:36
Miguel,
depende. Isso passam a ser questões de discurso, de dourar a pílula conforme as conveniências.
Embora sejam ambas questões negativas, para mim há uma diferença (não sou isento, como sabes): Godinho utilizou dinheiro que não tinha e que o Sporting tem de pagar sob pena de ter de ficar sem património; o Bruno “apenas” utilizou antes do tempo o dinheiro que conseguiu obter para o Sporting.
15 Março, 2019 at 15:08
O Bruno utilizou dinheiro do Sporting que não sabia se era para ser utilizado por ele.
A parte maior do contrato são os 350M€ correspondentes a 10 anos de TV e outras coisas não tão importantes.
Esse contrato começou em 2017/18.
Foi o Bruno que assinou esse contrato.
Pelo teu raciocínio, não havia problema nenhum em que tivesse utilizado os 350M€ em 5 anos. Foi ele que o conseguiu, não é? O facto de nos ultimos 5 anos não veres dinheiro nenhum e provavelmente ainda estares a pagar juros por isso, é irrelevante, e quem lá estivesse que se amanhasse como conseguisse…
Nesses 5 anos nem metias os pés na CL e sem dinheiro da TV faziam um orçamento abaixo do do Braga mas tudo bem!
Não vejo nada que possa estar tudo bem!
Cada um deve ter o dinheiro do seu ano, do seu trabalho, do trabalho do Sporting e não andar a gastar mais do que gere!
Por isso eu defendo que os mandatos deviam ter de terminar, na pior das hipóteses, com saldo zero! Como tem, por exemplo, o Paços de Ferreira. Ali não concorre qualquer cepo! Nem se brinca às “gestões”!
15 Março, 2019 at 15:39
Este contrato Bruno/NOS lembra-me os terrenos deixados por João Rocha ao Sporting.
É dinheiro que bem gerido garante a vontade para implementar novas políticas de sustentabilidade no clube. Por gente competente obviamente.
15 Março, 2019 at 15:47
Miguel,
está tudo muito bem, excepto a parte central do teu comentário. Interpretaste abusivamente porque não podes separar isto:
“Pelo teu raciocínio, não havia problema nenhum em que tivesse utilizado os 350M€ em 5 anos.”
Disto: “Embora sejam ambas questões negativas”.
Não está nada bem. Ainda assim, antecipar uma parte não é antecipar tudo. Basicamente o que eu disse foi que são 2 merdas, mas uma delas é mais merdosa que a outra (assumindo os valores do GL e do BdC como verdadeiros).
Gestão com saldo zero parece-me estar hoje mais acautelada com as regras de fair-play financeiro da UEFA. Mas os resultados líquidos não são, quanto a mim, o grande problema. O cancro é mesmo o inchar dos passivos, até ao dia em que sobre para os contribuintes.
Quanto a questões orçamentais, confesso que ainda ando à procura de uma correlação consistente no Sporting entre os orçamentos e o sucesso desportivo.
SL
15 Março, 2019 at 12:17
Assumindo que adiantou 100 milhões, coisa que eu não tenho por certo e até duvido bastante…mas tomado como bom…
1º Não é igual porque se o fez a garantia que utilizou foi um contrato vs o godinho que o fez em empréstimos de curto prazo de tesouraria.
2º Não é igual porque o BdC acrescentou valor ao Sporting vs Godinho que tirou valor ao Sporting.
3º Porque mesmo que tenha adiantado 100M…que volto a dizer…não acredito…no seu mandato o passivo diminuiu…não aumentou. Nos 2 anos do Godinho aumentou 100 milhões.
15 Março, 2019 at 13:25
Tudo dito!
15 Março, 2019 at 14:22
Resumiste tudo, e apenas quem está de má fé pode comparar os dois.
Factoring é como vender um producto antecipadamente, tipo vender uma casa enquanto ainda está a ser construida. Um empréstimo é isso mesmo, comprar sem ter dinheiro e esperar poder pagar depois.
O BdC disse que andava a antecipar um ano da NOS, todos os anos. Ou seja, estávamos a um ano de receber o valor e ele antecipava para facilitar a tesouraria. Saliento que era UM ano, e não um valor ao acaso para gastar como dá mais jeito.
15 Março, 2019 at 14:23
Os 100M€ foi um exemplo.
Não quis dizer que utilizou – até porque acho que não o fez!
15 Março, 2019 at 14:57
Não sou da tua opinião – porque o que estás a dar é uma opinião e não factos!
1º – O Bruno deu a garantia do contrato da NOS. O Godinho deu outras garantias porque ninguém lhe emprestava sem que desse garantias – ainda se fosse o LFV… Portanto, ambos deram garantias!
2º – O que o Bruno acrescentou ou não e o que o Godinho acrescentou ou não, não são chamados para a equação que coloquei! A questão não passa pelo que se fez com o dinheiro! Porque, se passasse, eu podia dizer que os 30M€ que o Bruno antecipou, e estão no R&C, foram gastos em pinos como o Alan, o Petrovic, o Markovic, o Douglas, o Elias, o Castaignos, etc. e foi simplesmente dinheiro deitado fora! Não é isso que estou a discutir…
3º – Aqui já percebo o argumento, ainda que eu não o veja assim. Fazendo um empréstimo normal, óbvio que cria passivo. Mas se fizesse isso, criando passivo, e o pagasse durante o mandato dele, não haveria problema. Financiou-se, fez o seu trabalho, pagou o financiamento e sai limpo no final! Igualmente com o Bruno. Financiou-se, fez o seu trabalho, pagava o financiamento e saía limpo no final. Viveres acima das tuas possibilidades, gastando mais do que tens, e deixares para outros pagarem isso, é igual seja tendo de o pagar com dinheiro, tendo de pagar a divida, ou fazendo com que quem vem a seguir tenha de viver sem uma parte do que é o seu “direito”! Para mim estão ambos errados.
E, obviamente, isto não tem nada a ver com o vender uma casa antes de estar feita… Só um idiota é capaz de ir buscar um exemplo destes!
15 Março, 2019 at 15:12
Miguel…em relação ao ponto 2 desculpa mas faz toda a diferença o que se faz com o dinheiro. Lá está…a questão não é pedir 100M. Como falámos antes, a avançar com o adiantamento da Apollo esta direcção também tem 100M.
A questão é mesmo o que se faz com ele. Porque pedir emprestados, todos pedem…
E não me venham com a conversa do Mandato. O homem não fez um mandato, nem meio. Por isso não faz sentido essa conversa. É como a conversa de ainda não termos pago o Raphinha ser uma vergonha. E depois quando falamos das contratações de inverno…há e tal…não são para pagar já..
Ele arranjou um activo de 515 Milhões dos quais terá pedido um X adiantado. O Godinho, activo só deixou as moscas…à volta da merda. Fora todos os outros activos que deixou como sabes. E estou a tirar da equação o que ainda podes receber das rescisões.
Desculpa mas isso não faz sentido. São estados completamente diferentes.
Ainda que, como digo e reforço, eu não acredito que o BdC tenha adiantado 100M.
Quanto ao viver acima das possibilidades…o que é que isso quer dizer? Ainda que fosse verdade (admito que sim), sem rescisões (convenhamos…não eram expectáveis ao longo do ano…) bastava provavelmente fazeres vendas de 40/50 milhões para viveres perfeitamente dentro das tuas possibilidades este ano e o próximo sem champions. E não fomos à champions porque…bem já sabemos. Bastava vender RP, William e Gelson. Como é que vivemos acima das possibilidades?! O que é isso de viver acima das possibilidades? Iamos viver apenas com o dinheiro do ano corrente? Epah…isso levaria qualquer coisa como 5 ou 6 anos com um orçamento para o futebol de 30 a 40M, contando que as receitas não desciam e que ias conseguindo vender jogadores. Vamos a isso? Não me parece…
15 Março, 2019 at 15:35
Tiago, faz se o assunto for outro.
Não faz para a pergunta que coloquei!
Mas eu estou farto de falar isso aqui, caramba.
Fazer um factoring de 10M€ para trazer o Bruno Fernandes, foda-se, é uma jogada de mestre. Mas fazer o mesmo para trazer o Alan, é deitar 10M€ fora. Já dei este exemplo 100 vezes quando se fala de factoring aqui na Tasca.
E isto serve para o factoring como serve para qualquer forma de obter dinheiro. Tem tudo a ver em como o vais gastar.
Mas não é isso que está em causa. O que está em causa, que foi isso que me passaram ontem, é que endividares o clube para te financiares AGORA, ou fazeres um factoring para te financiares AGORA, é muito similar porque TU recebes o dinheiro AGORA mas alguém vai ter de PAGAR NO FUTURO, e isso é sempre feito com o dinheiro que tens nessa altura. Por exemplo, ou vendes jogadores para pagar ao banco, ou deixas de receber da TV para pagares à empresa que te adiantou o factoring. É similar!
15 Março, 2019 at 15:38
Miguel….
O factoring é um empréstimo…não percebo qual a tua surpresa de um empréstimo ser igual a um empréstimo…
Sim, em todos os casos (EO, factoring, empréstimo, etc)…há uma entidade que nos dá dinheiro que depois temos de lhes pagar.
15 Março, 2019 at 16:36
Já tinha percebido que é um empréstimo mas nunca tinha visto a coisa como me explicaram ontem e eu coloquei acima.
Só queria ver se vocês concordavam com essa visão porque para mim até ficou a fazer sentido.
Só isso.
15 Março, 2019 at 15:56
Eu sei onde o Miguel quer chegar mas Godinho Lopes não tinha como pagar o dinheiro que pediu a não ser com promessas.
Bruno de Carvalho antecipou um ano de contrato com a contrapartida de um serviço que seria prestado. Quem emprestava não ficava agarrado aos tomates…
15 Março, 2019 at 16:43
A questão não é essa, ou não é por aí.
Quando fazes o empréstimo, tens de dar garantias. E as garantias servem para pagar o dinheiro que pediste emprestado. O Godinho deu garantias. Dizer que não tinha como pagar é falso. E que garantias podia dar? Passes de jogadores, receitas de TV, receitas de bilheteira, terrenos, etc… Claro que o Sporting podia pagar. Acabava, eventualmente, mas podia pagar. O problema é que quem viesse depois dele e tivesse de arcar com isto, estava fodido.
Ora o Bruno, no exercício que fiz acima, deu garantia similar: receitas da TV. E o problema é exactamente o mesmo: quem vier a seguir está fodido.
E isto porquê? Porque para o Godinho e para o Bruno poderem viver acima do que o Sporting lhes permitia, hipotecaram o futuro de quem viesse! É esta a questão.
E o que eu tiro daqui, e da conversa de ontem, que foi isso que os meus amigos defendiam, é que devia haver algo nos estatutos que impedisse uma Direcção de hipotecar o futuro do clube e de outra Direcção.
E a questão
15 Março, 2019 at 18:40
Que garantias deu GL?
Até os passes dos jogadores da formação foram hipotecados para pagar os salários dos entulhos!
15 Março, 2019 at 16:31
Já disse que os 100M€ foi um exemplo, ok?
O trabalho do Bruno é em prol do Sporting. Se arranjou o contrato, foi para o Sporting. Não foi para ele, nem o facto de o ter arranjado lhe dá direito a tirar dividendos disso. Foda-se, é como a puta da Gala. olo foi ele que inventou a Gala, põe e dispões da Gala como quer? Ou a Gala é do Sporting e tem a finalidade que tem e mais nada?
Foda-se que vocês misturam tudo.
Como casaste com a tua mulher podes fazer dela o que quiseres?
fazes um trabalho relevante na empresa onde trabalhas, como conseguires um contrato com um cliente fantástico, passas a usar dinheiro que esse cliente paga à empresa?
São coisas diferentes que nada têm a ver. Ou não deviam pois muita gente acha que por fazer o seu trabalho ainda merece um extra – é o exemplo que temos de quem manda no país!
Quando gastas mais do que recebes, vives acima das tuas possibilidades! Podes viver assim e esperares que te saia o euromilhões…
Os clubes endividaram-se por andarem anos a fio a viverem acima das possibilidades. Se fosse como dizes bastava terem vendido jogadores… Mas, olha, têm dividas do caralho e por alguma razão é!
Eu até podia entrar aqui com argumentos desse calibre e dizer-te que foi a irresponsabilidade do Bruno de Carvalho que, NUMA ALTURA CRITICA PARA O CLUBE, em que se estava a terminar a negociação do NRF e a negociação do novo EO, criou uma crise sem precedentes que fodeu isso tudo e fez o clube mergulhar numa crise pior ainda, que ainda piorou com a CG. Mas como não é disso que falamos, não vou entrar por aí…
Tens de viver com o que facturas, que são 70M€ e que podes ainda subir para 80M€ ou 90M€, sem CL e sem vendas de jogadores, se tirares o máximo do potencial do clube. Depois vendes jogadores para investir em novos jogadores e para ires pagando a divida. Isto, para mim, é que é o normal, porque com este dinheiro fazes uma equipa orçamentada em 50M€ a 60M€ que já se pode bater pelo titulo se fores competente e tiveres um bom treinador!
Mas isto é outra discussão!
Não tema a ver com o que falei originalmente!
15 Março, 2019 at 17:56
Não adiantou nada 100 milhões… Já tinha deixado link há uns dias, mas continuam a bater nessa tecla. Vá lá, que baixou de 150 para 100. Mas nem uma coisa nem outra…
https://tvi24.iol.pt/videos/desporto/salgado-zenha-o-sporting-ainda-tem-cerca-de-70-do-contrato-com-a-nos-por-utilizar/5c7867af0cf2f1892ed6dc39
15 Março, 2019 at 17:58
És tão cega que nem ler sabes…
Lê outra vez e volta aqui para comentares como deve ser!
😉
15 Março, 2019 at 16:05
O Godinho Lopes deixou 100M€ de passivo que correspondeu a 100M€ de PREJUIZO que os dois exercícios que executou deixaram.
Ou seja, ele fez 2 orçamentos, em que tinha previsto ter, quando muito lucro 0, e falhou redondamente nesses objectivos. A somar a isso, deixou os passes dos jogadores quase todos vendidos ao Sobrinho, Jorge Mendes, etc. Deixou receitas de bilheteira e quotização historicamente baixas, etc.
O BdC deixou os exercícios equilibrados. O cumprimento dos orçamentos foi regra. Ou seja, criou receita para suportar a despesa. Onde é que apuras esses 100M€ que ele antecipou?
15 Março, 2019 at 16:33
Foda-se, outro!
Lê o que escrevi, sff, e limita-te a responder a isso. Nada mais está em causa!
15 Março, 2019 at 11:31
foda-se o fisgas acertou ontem a noite em cheio no sorteio da champions.
fisgas agora acredito em tudo o que dizes ehehehehehehe
15 Março, 2019 at 11:39
O Fisgas dos últimos bastiões de Sportinguismo que ainda existe. Admiro o gajo !!!
15 Março, 2019 at 12:26
Há uma coisa que eu não entendo nisto dos sócios com quotas em atraso… Diz-se que são 90000? Então e quantos pagantes há? É que tanto quanto me lembro (e não estou certo porque não acompanhei bem essa polémica), a CG ou a actual direcção disseram que o numero de sócios do SCP foi “altrabado para cima”. O que vos posso dizer é que aqui em Espanha ouvi um comentador espanhol a mencionar isso durante o jogo com o Villareal! Disse taxativamente “O anterior presindete inventou sócios falsos”…
Alguém tem a bondade de me iluminar neste tema?
Z
15 Março, 2019 at 12:36
ja foi confirmado algumas vezes por este CD o numero de sócios e que não era “inventados” a CG é que andou a mais uma vez “fazer bem” ao SCP…
15 Março, 2019 at 12:42
Ah ok!
Só para veres como essas más noticias espalhadas aos 4 ventos ajudam a nossa reputação. Que verdadeirs fdps esses “gestores de comissões”…
Thks!
Z
15 Março, 2019 at 13:33
A actual direcção disse o número de sócios pagantes e não pagantes:
https://24.sapo.pt/desporto/artigos/frederico-varandas-enquanto-aqui-estiver-o-scp-nunca-mais-sera-refem-de-quem-quer-que-seja
“A prioridade do clube, aliás, é precisamente investir no aumento de sócios pagantes, com um objetivo de crescimento de 50% dos 84 mil sócios pagantes existentes a 9 de setembro de 2018. “Temos 93 mil sócios com quotas em atraso e destes 39 mil não pagam há mais de 5 anos”.
15 Março, 2019 at 13:58
Thks!
Z
15 Março, 2019 at 12:27
https://www.facebook.com/1401773293386922/videos/263764704564112/
15 Março, 2019 at 12:34
Não sei se já aquifoi dito, mas liguei agora a TV, e levo com a convocatória para a seleção nacional. Dupla jornada. No estádio da luz, claro. Eh pá, mudem o nome para estádio nacional,e acabou.
15 Março, 2019 at 12:39
É incrível…
Nenhuma vergonha na cara.
E nós a vermos os milhões passarem a frente dos nossos olhos, impávidos e serenos.
Semi-falidos e mansos!
15 Março, 2019 at 12:55
Enquanto não tivermos dirigentes neste cargos, e neste caso especifico a presidente da FPF, não vamos a lado nenhum!
Toda a estrutura é benfiquista e parte portista, e nós “somos comidos de cebolada constantemente”… só não vê quem não quer…
TEMOS DE PÔR LÁ gente rápido nos orgãos de decisão!!!
15 Março, 2019 at 14:00
E isto depois das visitas do madail à porta do cavalo… É fantástico!
Z
15 Março, 2019 at 12:40
A facilidade com que qualquer merdas do slb faz 2 jogos pela equipa titular e é logo convocado…
Beto
José Sá
Rui Patrício
Cancelo
Nelson Semedo
José Fonte
Pepe
Rúben Dias
Mário Rui
Raphael Guerreiro
Danilo
Rúben Neves
William C
Bruno Fernandes
João Mário
Moutinho
Pizzi
Bernardo S.
Gonçalo G.
Rafa
André Silva
Ronaldo
Diogo Jota
Dyego Sousa
João Félix
15 Março, 2019 at 13:05
Olhamos para esta e outras convocatórias da última quase década, e esta SN é a dispensa do Mendilhões!
Só aqui:
José Sá
Rui Patrício
Cancelo
Nelson Semedo
Rúben Dias
Rúben Neves
William C
João Mário
Moutinho
Pizzi
Bernardo S.
Gonçalo G.
Rafa
André Silva
Ronaldo
Diogo Jota
João Félix
15 Março, 2019 at 13:15
Mas lá está se o SCP começar a trabalhar bem, limpar aquele entulho de estrangeiros de 3ª cat e começar a apostar na qualidade da sua academia (sim que existe e não assim tão pouca), já veremos aqui novas caras num futuro próximo.
Apostem nestes jogadores e em breve serão seleccionaveis:
Max
T. Correia
D.Duarte
I.Fernandes
B.Paz
M.Luis
D.Bragança
F.Geraldes
Jovane
M.Pereira
M.Balde
E.Balde
P.Mendes
Assim de caras no próximo ano e a titulares no SCP 4 deles seriam chamados!
15 Março, 2019 at 13:42
não seriam nada…
15 Março, 2019 at 20:20
Depois de tantos exemplos no passado com a merda da selecção, independentemente do treinador, acreditas nesmo que metade desses alguma vez jogará na selecção enquanto jogar no Sporting?
15 Março, 2019 at 13:10
O orelhas até só queria que a seleção nacional tivesse a espinha dorsal benfiquista. Atualmente, aquilo pernas membros e cabeça. A espinha dorsal é a FPF. E tudo começou com um dos atuais adjuntos de Fernando Santos, no que a convocatórias diz respeito, altura em que os nossos começaram a desaparecer das convocatórias das seleções jovens. O Rui Jorge resistiu até há pouco tempo, mas também já começou a juntar-se à maralha. Bandalhice. Revoltante. Tenho pena dos nossos miúdos. Esfolem-se, ganhem campeonatos, sejam os melhores, mas não esperem reconhecimento nacional nos próximos tempos. Têm de emigrar e impôr-se lá fora. Mas de forma estrondosa, porque se forem só bons… continuarão a não ser chamados à seleção.
15 Março, 2019 at 14:02
Dyego Sousa?
15 Março, 2019 at 14:24
Chamar este gajo e não chamar o Leão..
15 Março, 2019 at 15:27
O Leão ainda não fez 6 jogos pelo Benfic@!
Até o Dyego já conseguiu isso, mesmo nunca lá tendo jogado… Já está elegível para ir à selecção!
15 Março, 2019 at 17:02
É cidadão nacional e tem um perfil que não tem rival português. Não faz sentido formativo, tem mais dois ou três anos de rendimento alto, mas todas as selecções fazem isto nos dias que correm. Chama se globalização. Se não gostamos, temos de votar em legisladores que não estão obcecados em inventar tugas para evitar que o numero de cidadãos pagantes baixe além do custo da máfia nacional.
15 Março, 2019 at 12:51
Outro assunto, mas que me pareceu interessante e de registo (agora tlz se perceba “a lógica” de algumas movimentações), foi ontem revelado no programa da BolaTv “5ª da bola”.
Vou expor sucintamente:
– fundo Apollo – USA
– corte de custos com plantel futebol (já veremos no resto da actividade desportiva do SCP, modalidades entenda-se) – já se começa a falar insistentemente em Mathieu, Coates, BD e até BF.
– saída de alguns jogadores para os USA (Nani, Montero e Marcelo), especialmente Nani (foco de receitas para onde foi, onde existe uma grande comunidade latina)
– afectação como garantia de factoring futuro (contrato da Nos) – aqui pelos visto e como já foi desmentido pelo próprio CEO da Nos, terá pelos vistos que haver alguma jogada de fundo envolvendo Angola para desbloquear esse mesma garantia…
Portanto e resumindo, o SCP dentro é um saco de víboras e de incompetentes, e fora já tem uma série de hienas a farejar pelo sangue (€ vivo) a pedirem eleições em prol de promessas e de mentiras em que só caem os mais incautos.
Dito isto, o que já vemos com esta Direcção é que já estamos a ser comandados de fora para dentro, onde se revela não haver um rumo e objectivos claros.
Já começo a achar que nada mas nada do que se passou e vai acontecendo é por mero acaso, e que o resultado do que temos é claro (a perda do clube está cada vez mais próxima…).
15 Março, 2019 at 14:31
Tinha sido tão mais fácil o Varanda e o Zenha terem chegado ao pé de ti e pedido os 65M€… Tu não ias exigir nada.
15 Março, 2019 at 13:08
Compreendo perfeitamente quem deixou de comprar GB, ou comprou antes a das modalidades, é uma forma de protesto visivel e palpavel
Mas quem deixou de pagar quotas, enquanto se mantiver a actual distribuição do dinheiro das quotizações, a única coisa que está neste momento, a fazer é FODER a competitividade das modalidades e a “mandar” embora os atletas que nos deixam ainda com uma réstea de orgulho!!!
Não há argumentos, nem merdices, nem “ah e tal, mas eu penso assim” há sim e repito enquanto se mantiver esta distribuição dos dinheiros, uma relação directa entre não pagar as quotas e esfodaçar completamente as modalidades que ainda por cima não merecem esse tratamento, nem as secções, nem os quadros e muito menos os atletas!!!
Venham com as teorias mirabolantes que quiserem, com as tretas todas que vos apetecer, há um só facto que é indesmentivel, porque o resto são palpites, tretas e opiniões, quem financeiramente pode pagar um minimo de 80€ por ano e não o faz porque não quer, está a trabalhar activamente e de forma directa para o fim das modalidades de “topo” e para as vitórias do carnide e tripeiros e nem sequer há a minima possibilidade de não ser assim!!!
Eu acho que toda a gente tem direito á sua opinião e a fazer o que entende que é mais correcto, não tem é o direito de andar a “teorizar” e a fingir que não existe o “elefante na sala” quem deixou de pagar quotas com a excepção de falta de dinheiro, está a FODER as modalidades ponto!!!
Acrescento ainda que quem deixou de pagar quotas, por pirraça, por “eu quero é que os golpistas se fodam” por “o meu dinheiro não apanham esses cabrões” deviam ter um minimo de coerencia e vergonha na cara e não comentarem todos satisfeitos aqui ou noutro lugar as vitórias dessas mesmas modalidades porque é uma hipocrisia, porque em última análise são tão adversários delas como os adeptos dos nossos rivais, com a agravante de que os adeptos dos nossos rivais não podem tirar dinheiro ás nossa modalidades quem deixou de pagar quotas pode…e está a fazê-lo!!!
E como todos sabem por agora, eu votei sempre a favor do BdC e dos outros “arguidos” primeiro na destituição e depois na manutenção dos castigos, não sou apoiante do Fv, (e sim votei nas ultimas eleições noutro candidato) nem me revejo naquilo que está a fazer mas sei que enquanto a actual organização se mantiver há “dois” Sportingues o da SAD com aqueles esquemas trambiqueiros e desonestos que eu abomino e o “outro” SCP que até tem um “presidente” diferente e tudo, em que me revejo na postura dos atletas e quadros e apoio de todo coração!!!
Todos tem direito ás suas opções mas que fique bem claro que quem, deixou de pagar quotas está CONSCIENTEMENTE a prejudicar DIRECTAMENTE as nossas modalidades…é só assumirem isso e eu volto caladinho para o meu cantinho, não me venham é com desculpas esfarrapadas!!!
SL
15 Março, 2019 at 13:11
Comenta mas é no tópico que interessa pá! 🙂
https://atascadocherba.com/2019/03/15/o-campeonato-que-nos-roubaram-e-meteram-na-mala/
15 Março, 2019 at 13:42
Esse vai já a seguir ainda há gente que tem de trabalhar….
Abco e SL
15 Março, 2019 at 13:43
😀
15 Março, 2019 at 13:49
Corrupção… arquiva…”carrega slbuscas!”
O estado lampionico está impregnado no sistema… governo (PM, Mfinanças e afins), justiça (juízes e afins), FPF, Liga, orgaos varios do futebol e desporto, Media (especialmente TV com paineleiros cartilhados), até no caso BES (LFV deve 800m€)… e tanto mais haveria para dizer!
Ao menos o foculporto luta lá de cima, pq já sabem se não o fizerem são comidos de cebolada…
Nós SCP, somos uns tansos (e isto não vai lá com sócios nem estádios cheios… pq nós apoiamos e não é pouco, agora não peçam é burros) e não lutamos como direcção contra nada (então agora é silencio total!?)…
USEM a SCP Tv e ponham ao serviço da verdade desportiva. Discutam os assuntos abertamente!!!
Não façam o que fizeram que foi o pior erro e acabarem com programas e a liberdade dos sócios e adeptos… têm espaço ao sócios para poderem ser ouvidos!
Enfim…
15 Março, 2019 at 14:11
Queres um facto para eu deixar de pagar quotas ?
O meu clube está a ser manipulado por alguém que precisa de colocar códigos de barras nos boletins de voto para controlar as votações.
Achas isso menos importante do que defender um Sporting apenas com modalidades ?
Eu não.
E não se tratam nem de teorias, nem de ressabiamentos.
São princípios e valores que para mim sempre estarão acima de qualquer negócio, vitória ou título.
Deixar de pagar quotas é a forma de luta que nos resta se queremos defender a liberdade e a vontade democrática no nosso clube.
Eu deixei, e tu ? Preferes ser campeão de futsal a custo da tua liberdade ?
15 Março, 2019 at 14:27
Eles não percebem.
São como aqueles que vão para a Coreia do Norte fazer turismo mas depois afirmam “eu não apoio o regime”…. meu, se vais lá estás a AJUDAR o regime, caso contrário nem te deixavam entrar.
15 Março, 2019 at 14:37
LOL
15 Março, 2019 at 15:06
Isso da Coreia do Norte deve ser algum problema mal resolvido, já disse acima não me interessam as razões, para mim não são válidas, especificamente, nem é a questão da validade é a questão da implicação directa, tu tens as tuas razões, eu tenho as minhas, a única coisa que me interessa é que assumas que sabes que não pagando quotas estás a foder as modalidades, a partir daí nem sequer me importa o assunto…..
Agora, em relação a este facto (deixar de pagar quotas) a minha postura é a mesma que quando disse que quem votou na destituição, naquela altura, é co-responsável por toda a merda que a CG do Sintra fez….
As nossas ações têm consequências e nós somos RESPONSÁVEIS por elas, agora andar armado em Zorro e fingir que não se passa nada é que não….
15 Março, 2019 at 15:10
Bom comentário.
Concordo com tudo!
15 Março, 2019 at 14:57
Tangas!!!!!
Queres impedir que aconteçam manipulações? Devias ter assinado é feito queixa quando o gremlin dos bombeiros foi lá buscar a listagem de sócios, eu fiz e o processo ainda está a decorrer….
Quanto á manipulação de que falas é mais fácil fazê-lo com um sócio que deixou de pagar quotas do que com um sócio que já morreu e como parece que houve pelo menos um morto que votou a tua teoria é um bocado vazia…
Mas já te disse que me estou a cagar para a razão, porque acho que toda a gente tem direito a fazer aquilo que acredita só quero é que assuma-se que estás a fazer….
Só preciso que digas “eu(tu) deixei de pagar quotas e sei que estou deliberadamente a foder as modalidades!!!” O resto é conversa de fiambre…..
15 Março, 2019 at 15:45
Se não percebeste, eu explico melhor, mas não me chames tanguista, que eu não me revejo nisso.
Estou-me a cagar para as modalidades, se estas servirem para encobrir esquemas de poder e de interesses perniciosos ao Sporting Clube de Portugal.
De resto, não vejo como é que apoiar as modalidades pode resolver o problema de fundo do nosso clube que é o futebol.
Já o referi por diversas vezes.
Um Sporting sem futebol, ou um Sporting de modalidades é um projeto em que não me revejo.
Neste momento critico da vida deste clube, as modalidades são o que menos importa, serão mesmo um ópio letal para o clube.
A grandeza do Sporting é o futebol em conjunto com as modalidades, mas sem o primeiro, ficamos reduzido a um clube quase amador. Isso não é, nem nunca poderá ser o Sporting que eu aprendi a amar. E fui praticante de basquetebol muito anos.
Ainda não perdi a consciência do que custou reerguer as modalidades. À custa de quem e por causa de quem. Da minha parte, entre Pavilhão, Gameboxes de Futebol e Modalidades foram muitos euros. E sabes que mais ? Nunca vi um jogo no pavilhão. Apenas lá estive numa AG. Ajudei porque entendi que o clube como um todo estava a reerguer-se, a recuperar a sua glória e o seu carisma.
Quem fodeu as modalidades foi quem pôs isto em causa, julgando que era um patrimonio adquirido.
Mais, se bem me recordo, num certo congresso pré-eleitorial promovido pelo Poiares e seus amigos, o actual Presidente e a tia Margarida defenderam que as modalidades existentes no clube tinham um orçamento insustentável.
Mas tu parece que estás disposto a contrariá-los.
Força. Não contes comigo. O Sporting que eles querem construir/destruir não me entusiasma.
Fiambre ou presunto, papo igual.
Só nao gosto é de papar grupos, nem de alimentar o ego de otários.
15 Março, 2019 at 16:06
Pronto ok já disseste “estás a cagar-te para as modalidades” para mim acabou a conversa assumiste o que fazes já nem estou nem aí!
Ficas com a tua opinião e as suas consequências e eu fico com a minha opinião e as suas também consequências, só mais um aparte dizer que as “modalidades é que encobrem os esquemas da sad” e que são o equivalente Sportinguista do “ópio do povo” vai muito para além dos limites da “escrita criativa” mas como te disse, a mim só me importa é que a “culpa não morra solteira” aqui como em todos os outros aspectos tanto do nosso Clube, como do nosso país!!!!
Aliás foi exactamente o que fiz quando o pessoal que votou a favor da destituição começou a “sacudir a água do capote” das merdas que a CG fazia….todos somos livres de fazer que quisermos desde que assumamos as consequências dos nossos actos!!!
SL
15 Março, 2019 at 16:26
Entre tangas e escrita criativa, prefiro a segunda, embora continue a não me rever em ambas.
As minhas acções são o reflexo das minhas opções, que procuro sejam o mais racionais quanto o amor pelo Sporting me permita.
Zero de duvidas.
Zero de problemas de consciencia.
Quando for preciso e Deus queira que o seja, recuperarei as minhas quotas em atraso e se possivel, tal como na Direcção na anterior, o meu numero de socio com mais de 20 anos de quotas em atraso.
Cada um combate a situação em que nos encontramos com as armas que entende melhor.
Tu optaste pela via judicial, eu prefiro a financeira.
O importante é que algum de nós possa ter sucesso.
Só assim salvaremos o Sporting da triste amrra em que se encontra.
SL
15 Março, 2019 at 17:36
A diferença é que quando fores recuperar as quotas o Ruesga está no porto, o guita no carnide, o girão na oliveirense etc etc etc e as modalidades estão no car”&$%#, se já não se lembram do Carlos Lisboa eu lembro…
Comigo não vai haver desculpa para fechar ou desinvestir nas modalidades, deixei isso acontecer uma vez (eu e os outros) e arrependo-me até ao dia de hoje!!!
Também nessa altura deixei de ser sócio, outra merda que me arrependerei até ao fim da vida!!!
Além de tudo o mais estou a falar contigo com experiencia própria “i’ve been there i done that”
15 Março, 2019 at 18:14
Excelente comentário. Completamente de acordo.
15 Março, 2019 at 13:46
Lá estarei hoje de volta!
Agora que sinto que há um projecto racional e exequível de boas ideias para revitalizar o nosso clube, tanto no futebol como nas modalidades.
Spoooooorting, sempre!
15 Março, 2019 at 14:37
Somos 2!
15 Março, 2019 at 15:07
Sério? Um projecto credível e racional?
15 Março, 2019 at 15:12
No futebol, sim!
Está a fazer o que defendo há anos.
Décadas!
Se o está a fazer da melhor forma, da forma como eu o faria, já é outro assunto. Mas estou convicto que o caminho do sucesso só pode ser este…
Percebes a diferença? Espero que sim… 🙂
15 Março, 2019 at 15:54
Este qual? Enuncia e segmenta, por favor, qual projecto, baseado em que premissas e dividido em quantas fases?
15 Março, 2019 at 16:07
Eu ajudo.
Contratação especialista em nutrição, alto rendimento, scouting, treino, preparação física, motivação, etc, e junta-se aos treinadores e profissionais que já estavam na Academia, incluindo Aurélio Pereira (inclui-se Manuel Fernandes para não parecer mal).
Acrescenta-se ex-jogadores do Sporting nas funções de team-manager, relações exteriores e Vidigal, para trazer a mística.
Depois deixa-se a cabeça de todos estes profissionais, para chefiá-los… Frederico “os jogadores e a formação não têm qualidade” Varandas…
Tudo bonito no papel, falta ver na prática. E daquilo que já experimentamos (Keiser)…
15 Março, 2019 at 17:40
Isso em é bonito no papel, nem fora dele, isso são uma quantidade de medidas a vulso, nem sequer estou a “pesá-las” aonde está o projecto? Em que é que consiste?
Não foi apresentado projecto nenhum nas eleições, a não ser umas baboseiras, uns refrões e uns chavões, nem agora…foi isso que eu perguntei ao Miguel…e sim percebi que estavas a ser irónico!!!
15 Março, 2019 at 18:53
E organigramas o mais básicos possível para poder decorar com facilidade.
Imagino o desespero do Miguel Cal a explicar :”porra Frederico, são 4 pilares e não 3! E não é o quadrado da estrutura , é o losango! Dassss!“
15 Março, 2019 at 15:09
E quando o ‘projecto’ embater com a realidade?
https://tribunaexpresso.pt/futebol-nacional/2019-03-14-Cesar-Boaventura-tentou-comprar-me-antes-do-jogo-contra-o-Benfica.-A-mim-ao-Cassio-e-ao-Marcelo-tambem
15 Março, 2019 at 15:20
(eu sei que provavelmente não me vais responder mas não faz mal)
De base, por acreditar nisso, por ser a minha convicção que é o caminho certo, eu defendo um projecto similar ao que tem o Ajax. Porque acho que é assim que se deve trabalhar um clube desportivo, seja de que modalidade for!
Portanto, acredito que só assim o Sporting ou outro clube qualquer português poderá ter sucesso desportivo e económico neste mundo.
Se meteres essa assunto, que é um coisa extra desporto, que é uma coisa à margem da lei, na equação, então ainda estou mais convicto que só assim poderás combater e sobreviver a essas jogadas paralelas ilegais, ganhando na mesma!
As únicas maneiras de teres uma equipa suficientemente forte para ganhar jogos mesmo que te gamem é teres um fundo ilimitado de dinheiro que te permita comprar grandes jogadores que pela sua qualidade metam tantos golos que não os consigam anular todos ou então formando alguns desses jogadores e comprando mais 3 ou 4! Como dinheiro para comprar 8, 9, 10 ou mais jogadores desses não tens, tens de de formar muitos deles e comprar 2, 3 ou 4!
15 Março, 2019 at 15:25
Vou responder, vou.
É respondendo que o tópico tem mais vistas e aparece nos comentários recentes.
E neste momento este é o único tópico que deveria interessar.
15 Março, 2019 at 13:53
Sinceramente não entendo que se queixem de sócios que deixaram quotas por pagar quando andamos a expulsar uns poucos…..
15 Março, 2019 at 14:36
Ora aqui está uma “boca” com relevância!
Expulsar sócios com esta “leviandade” – sendo um caso de policia, ok! – é estúpido!
15 Março, 2019 at 15:12
Um caso de polícia já com veredicto e tudo!!! Ah não espera ainda não há veredicto, mas nós expulsamos na mesma, só naquela…..
Bem tenho muita pena então que não tivéssemos da mesma forma expulso o Godinho quando ele foi “caso de polícia” na trafulhice dos paquetes da Expo….é que se o tivéssemos expulso aí, tínhamos “poupado” 200M de prejuízo…..
Não há defesa moral para matar o bebé hitler dês as voltas que deres…..
15 Março, 2019 at 15:23
🙂
Se calhar fiz mal o desenho…
Sou contra expulsar sócios!
Ok?
Só em casos de policia, comprovados, aceito que se expulse um sócio. Fora disso, por má gestão, por adulteração dos estatutos e outras coisas desta relevância, podem continuar a ser sócios e basta limitar os seu direito de se candidatarem a alguma coisa!
15 Março, 2019 at 15:55
Ah ok percebi mal
15 Março, 2019 at 16:57
e por protocolos fantasma na china que se inserem nos casos de policia e/ou má gestão e/ou adulteração de relatórios emitidos para a CMVM?
15 Março, 2019 at 18:05
Se for caso de policia, sim, expulsão.
Se for uma cena de má gestão ou danosa, sim, limitação dos direitos.
Mais alguma questão?
15 Março, 2019 at 18:29
apesar de não concordar com a parte da limitação dos direitos pois fraude é fraude é deve ser punida como tal, fico contente que assim seja e que não haja carta branca para ninguém
e não mais nenhuma 🙂
15 Março, 2019 at 15:36
Diz um portista:
«Está na berra um caso que pode valer um título ao Sporting, movimentações, declarações, comunicados oficiais nada, foda-se, assim fica difícil ser só o FCP a lutar contra o poder corrupto.»
15 Março, 2019 at 15:39
Certo. Olha, já há um post sobre a convocatória da selecção.
Fixe, não é?
15 Março, 2019 at 15:53
O fcp a lutar contra o poder corrupto. Ahahahaha tou a ver que esse portista não sabe o que o clube dele fez e faz
15 Março, 2019 at 15:57
Claro, claro, é ignorarmos o que o gajo diz e seguirmos em frente mudos….
15 Março, 2019 at 16:16
Se é isso que retiras daí, tas a vontade.
Ja me esquecia que é mais o que nos une, do que nos separa.
15 Março, 2019 at 17:43
A ultima frase é um adágio “á varandas” ou é teu? E que a minha resposta está dependente disso…
15 Março, 2019 at 18:07
Em qual das respostas?
Por achar que devemos falar sobre o assunto, não quer dizer que aceite supostas lições de portistas, que deviam lavar a boca antes de falar em corrupção.
15 Março, 2019 at 20:49
A piada era essa, Sr. Polícia.
Até os corruptos do FCP conseguem argumentar sobre essa pouca vergonha. O teu guerrilheiro continua sem disparar um tiro.
E tu estás de compreensão lenta.
15 Março, 2019 at 15:56
Isso deixa-me doente!!!!
15 Março, 2019 at 15:50
O pombo-correio que chegou a vice-presidente do Sporting
https://www.publico.pt/2019/03/13/sociedade/noticia/pereira-cristovao-envergonhado-assume-papel-pombocorreio-assaltos-residencias-1865318
15 Março, 2019 at 16:10
Por falar em malas…:
https://misterdocafe.blogspot.com/2019/03/as-viagens-de-boaventura.html
15 Março, 2019 at 21:53
Very very off topic: o Leonardo é mesmo um treinador de topo, o Monaco ganha ao Lille, que é 2º na liga francesa. Começa a não estar em risco de saída e dá a ideia que se houvesse mais 20 jogos, ia à Champions. Lol.
15 Março, 2019 at 23:13
Hoje o lille perdeu com o Mónaco. Dá que pensar. Esquecendo quem é, ver o leão a jogar a titular no segundo classificado de França diz me que é evidente a falta de aposta explícita nos nossos jogadores da casa. Se tudo tivesse corrido sem crises, ele não era titular este ano. E ainda arriscava um empréstimo. Outro caso que também me deixou a pensar é o Vinicius. No ano passado jogava no Queluz. Passa meia época no Rio ave e faz um golo lindo no final do jogo de hoje. Carrossel, sim senhor, mas é um jogador impressionante praticamente sem carreira.
Custa a entender que é na combinação destas duas linhas com mais três jogadores de craveira que nos temos de trabalhar? Somos fracos na detecção dentro de Portugal e fracos a apostar continuadamente nos nossos jovens. É impossível ter sucesso errando tanto.