É um estádio bonito, novo, arejado
Sporting Clube de Portugal vs Santa Clara
20h30
Estádio José Alvalade
Uma humidade relativa, muito superior a 100%
Já não bastava as assistências andarem a rondar a meia casa, a SportTV e a NOS resolvem marcar o jogo para uma sexta-feira, à hora de jantar. Se alguém conseguir explicar-me de que forma é que isto promove a ida ao futebol, chegue-se à frente.
A selecção do Mali tem um futebol com um perfume selvagem e com um odor realmente fresco…
O Santa Clara chega a Alvalade tranquilo, sabendo que, à partida, fazer 4 ou 5 pontos será suficiente para atingir a manutenção. Sem conhecer o sabor da derrota há quatro jornadas (duas vitórias e dois empates), os açoreanos trazem um cartão de visita interessante: são a terceira defesa menos batida como visitante (11 golos sofridos) e, por isso, mais de metade dos pontos amealhados foram conquistados fora de casa (18 dos 32 que tem na tabela). Mas, note-se, ainda não visitou nenhum dos três grandes.
Este homem é um Mister!
O mister João Henriques chegou aos Açores e manteve os bons indicadores que apresentou à frente de Leixões e Paços de Ferreira. Resta saber se será suficiente para subir mais um patamar.
Ele é excelente nestes lances porque a bola está morta e passa a estar viva.
Thiago Santana continua a ser baixa na equipa, relegando para Zé Manuel e Osama Rashid o papel mais brilhante. O central Fábio Cardoso, depois dos vários elogios enquanto defendeu a camisola do Vit Setúbal, já leva uns interessantes cinco golos marcados esta época.
A vantagem de ter duas pernas!
É uma pena que Pedro Salgadinho Pacheco não possa brindar-nos com os seus números artísticos. César, homem que fez capas incríveis quando foi contratado para o benfic@ para servir de moedinha na máquina de lavar, estará no centro da defesa à espera de continuar a fazer história.
E agora entram as danças sevilhanas da catalunha
Mister Marcel, deve ter sido complicado pregares olho, depois de levares a noite a pensar que não vais poder colocar o Gudelj de início. Vais ver que vai correr bem, nomeadamente se não colocares o Petrovic em vez do Doumbia, deitando for a oportunidade de começar a preparar, efectivamente, algo para a próxima época. Depois é meter o Dost à frente e dizer-lhe que é noite de trovoada e que, com jeitinho, este fim-de-semana continuamos a ganhar pontos aos que seguem à frente! SPOOOOOOOOOOORTING!!!
Vamos jogar no totobola
Sporting Clube de Portugal vs Santa Clara — 1
16 Março, 2019 at 9:30
Não jogamos nada. Esta equipa é terrível em termos colectivos.
O treinador só fala em passing, passing, passing… E movimentações carago? Para fazer bons passes é preciso que existam movimentos colectivos minimamente coordenados. Quantas tabelas a envolver mais do que dois jogadores o Sporting faz num jogo? É miserável.
E que dizer ao recuar a primeira linha ofensiva para o meio-campo depois de estar a ganhar 1-0? Estávamos a jogar fora contra o Barça? Ainda por cima notava-se que os gajos tremiam todos quando se fazia pressão alta em bloco. Não se percebe.
Em termos individuais:
Renan – Não transmite confiança.
Centrais – o melhor que temos (imaginar que ambos vão sair no final da época é assustador!)
Ristovski – Fraco. Esforçado, mas mais nada.
Borja – ainda sem confiança. Rápido, o que é útil. Parece ter muito mais potencial ofensivo por explorar.
Acuna – é um grande jogador, mas desacelera muitas vezes o jogo quando o mesmo precisa de rapidez.
Doumbia – muito menos atrasado do que Gudelj na pressão. Precisa de mais tempo de jogo.
Wendel – muito potencial, mas também muito precipitado em muitos momentos do jogo.
Raphinha – outro com muito potencial, mas ainda com bastantes más decisões nos metros finais.
B. Fernandes – tem também os seus defeitos, mas é o jogador que toma melhores decisões durante o jogo. Fulcral neste momento.
Dost – continua sem confiança e sem bolas para encostar que é a única coisa que ele faz realmente bem. Construir jogo não é com ele, nem nunca foi. Vive de bons cruzamentos, coisa que fazemos pouco.
No fundo, neste 11 inicial temos, na minha perspectiva:
2 maus jogadores
4 jogadores com potencial, mas ainda inconsistentes
4 bons jogadores
1 jogador bipolar
E os 4 bons jogadores estão todos na porta de saída…
Esqueçam os títulos, baixem as expectativas, comecem a dar minutos à formação, contratem 2 ou 3 jogadores novos com potencial e baratos para os lugares que a formação não responder (isso é que é boa prospecção), e arranjem um treinador que não tenha medo de assumir esta estratégia, saiba treinar com eficácia posicionamentos e transições colectivas e consiga, com isso, proporcionar um espectáculo minimamente decente para quem vai ao estádio.
SL
16 Março, 2019 at 10:29
Pois… é fácil, fácil….
16 Março, 2019 at 10:10
Tenho pena do Doost e desta equipa…a jogar com extremos de pés trocados e sem profundidade dos laterais não temos um único cruzamento da linha final onde o avançado tem vantagem. Os jogadores não se mexem, não há combinações entre os jogadores…o treinador aposta sempre nos mesmos o que deve fazer maravilhas ao resto dos jogadores e quase ninguém acredita nele…se criticava o BDC por não despachar o JJ não se pode esperar outra coisa deste presidente senão uma mudança técnica e de preferência com tempo para preparar a nova época…gostei do doumbia mas vendo o Bruno Paz a jogar não percebo o que não está já a fazer no lugar do Wendell ou do Gudjel que infelizmente acho que para a semana já volta a calçar….
16 Março, 2019 at 13:19
Será que estes jogadorezecos que andam ali a passear a camisola com o Leão Rampante ao peito TREINAM?!?
Ou melhor, o que fazem nos TREINOS estes rapazolas???
Deve ser, um aquecimentozito de 10 min, depois uns malabarismos com bola, uns meinhos, e tudo a correr pro banho que se faz tarde … E pronto, até amanhã, que agora tenho que me despachar para ir fazer umas compras …
Tirando 2 ou 3 jogadores, a esmagadora maioria ESTOURA fisicamente entre os 60 a 70 minutos … É confrangedor …
Eu como ex-atleta federado e de competição, isto aflige-me …
Então o jogo de futebol dura 90 minutos, certo??? A preparação ao nível de resistência tem que ser programada para os jogadores aguentarem cerca de 120 min a um ritmo médio/alto (isto tem a ver com as pulsações) … Isso para que em jogos onde se tenha que aumentar o ritmo consigam durar pelo menos 80 a 85 min … Claro que isto não é assim tão simplista, pois depois isto tem a ver com as caracteristicas individuais de cada atleta … Agora eu neste grupelho de jogadores, só consigo chamar de ATLETA a meia dúzia … O resto, fodasssssssssss
Se estes gajos são profissionais, isto é uma machadada no profissionalismo … Isto já nem é nada … São uns gajos que se reunem ao fim de semana para um jogo, e depois logo se vê … Que as férias estão quase aí e muitos nem sabem bem onde vão montar a banca para a próxima época … Mas quando recebem as batoladas nas contas bancárias não há cá descontos, certo?!? É que se calhar deviam de lhes pagar em percentagem do tempo de jogo …
Eu arrisco-me a dizer, e com um elevado grau de certeza que, muitos destes jogadores nem 45 min aguentam … É que as intermitências são tantas ao longo do jogo …