Acusações feitas em tribunal. Sob juramento. Ao que creio, a primeira vez que um jogador o faz. E toda a comunicação social a atirar isto para segundo plano.
Acusações feitas em tribunal. Sob juramento. Ao que creio, a primeira vez que um jogador o faz. E toda a comunicação social a atirar isto para segundo plano.
© 2024 A Tasca do Cherba — Powered by WordPress
Desenvolvido por Anders Noren — Cima ↑
15 Março, 2019 at 8:08
No pasa nada.
Lampionices…
15 Março, 2019 at 8:10
E o CM tão caladinho…
Eles que são tão rápidos qd há escutas…
15 Março, 2019 at 8:17
Pormenor… Cesar Boaventura tentou.
Siga.
15 Março, 2019 at 8:26
Brincas mas em Portugal isso é possivel.
Lembro do caso do vereador da câmara de Lisboa que andavam a tentar comprar para aprovar umas obras. Ele decidiu aceitar o dinheiro para usar como prova.
Quando denunciou o caso foi acusado de corrupcão, porque ao aceitar o dinheiro é considerado um acto criminoso, mas o tipo que ofereceu ficou livre, porque oferecer dinheiro não é crime, desde que o acto para o qual pagou não se tenha realizado.
Ou seja, tentar pagar ou mesmo pagar não é crime (na tuga, não nos paises civilizados). Apenas é crime se realmente se concretizar o acto para o qual se pagou. Mas aceitar o dinheiro é considerado crime. A Lei protege sempre o mais forte.
15 Março, 2019 at 9:28
Apoia a Tuga!
15 Março, 2019 at 10:22
A história do vereador não está bem contada. Conheço quem esteja ligado ao processo. Aquilo que aconteceu foi que ele bloqueou a aprovação várias vezes e contactou o construtor a pedir dinheiro. Ao fim de vários contactos o construtor acreditando que era a única possibilidade acabou por aceitar pagar. Nessa altura o “impoluto” vereador chamou a PJ e armou a cilada. As pessoas não fazem ideia da corrupção que existe na maior câmara do país. É algo digno do terceiro mundo.
15 Março, 2019 at 8:34
NAR,
aí está o busílis.
Se tentou, não dá em nada;
Se corrompeu, dá no mesmo porque ninguém abre o bico. Corrupção em Portugal não existe.
15 Março, 2019 at 10:30
Tentativa de corrupcao tambem é crime. Nao sei de o Lionn trm provas, mas se 3 testemunhas dizem que é verdade o Cesarinho ainda se pode lixar. Se tiver provas (sms, emails, chamadas) ai esta mesmo lixado. Nao sei que historia ouviste do tal vereador, mas tentativa de corrupcao é crime tambem. Alias, o crime é corrupcao mas na forma tentada. Se ofereceres dinheiro a um policia é crime logo ali,nao é preciso o policia aceitar .
Mas o fifica esta bem porque o Cesar é que se fuode…
15 Março, 2019 at 12:50
Aí a decisão do tribunal foi a seguinte: quem foi alvo de tentativa de corrupção foi o irmão do vereador, vereador esse que não tinha o pelouro que os corruptores queriam influenciar.
Ou seja, o tribunal é que decide quem é que tem ou não poder de influência, de decisão, etc. Já os corruptores são burros, porque tentaram comprar o gajo errado.
Só neste país…
15 Março, 2019 at 13:11
É crime sim, mas a Justica não é a preto e branco como gostarias.
Estou a falar deste caso:
http://www.asjp.pt/2011/07/26/este-e-o-preco-a-pagar-por-denunciar-a-corrupcao-em-portugal/
O tipo foi condenado mas depois a relacão anulou a decisão e o supremo confirmou essa anulacao.
Entretanto quem denunciou foi acusado porque violou o dever de “estar calado e compactuar com o crime” por gravar conversas com o administrador da Bragaparques.
Nós sabemos o que é crime, mas os Tribunais não usam a lei do povo, mas sim as leis que eles mesmos criaram, e como tal deixaram buracos e omissões para poderem usar a lei, quer para o lado A quer para o lado B.
Se não fosse assim a justica seria facil:
If A Then B, else C…. não era preciso advogado ou juiz.
15 Março, 2019 at 15:49
Os tribunais, não. Os Governos e deputados.
15 Março, 2019 at 8:56
Foi só para ver se aceitavam.
Não é corrupção
15 Março, 2019 at 10:58
É na sua forma tentada.
Mas suponho que já sabia e só está a ironizar
15 Março, 2019 at 18:50
Supões bem.
15 Março, 2019 at 8:18
O que eu gosto mais e que dá aquele toque mágico é a parte da noticia que diz: “César Boaventura tentou comprar-me antes do jogo contra o Benfica. A mim, ao Cássio e ao Marcelo”, disse o futebolista que atualmente representa o Desportivo de Chaves. O jogo acabou com 1-0 para o Benfica e Lionn nem jogou por estar lesionado.”
– nem jogou por estar lesionado!!
Credibilidade – 0. zero. bola. Gudelj.
15 Março, 2019 at 8:25
Como detetive de Gotham devia estar mais atento a toda a informação.
Não apenas denunciou o aliciamento como mencionou mais dois ex-colegas envolvidos no caso e que agora terão de ser ouvidos obrigatoriamente.
15 Março, 2019 at 9:29
Sabes que as lesões nem sempre são o que parecem. Olha o bas…
15 Março, 2019 at 11:36
Foi por LESÃO porque ao nao aceitar LESOU o clube que fez a oferta.
15 Março, 2019 at 8:19
O nosso país não é um país corrupto, os nossos políticos não são políticos corruptos, os nossos dirigentes não são dirigentes corruptos. Portugal não é um país corrupto. Existe corrupção obviamente, mas rejeito qualquer afirmação simplista e generalizada, de que o país está completamente alheado dos direitos, de um comportamento ético (…) de que é um país de corruptos
15 Março, 2019 at 8:21
Isso é que um corrupto iria dizer
15 Março, 2019 at 8:55
Faz lembrar a da miúda rica que na escola tinha de fazer uma composição sobre os pobres.
“Era uma vez uma família pobre. O pai era pobre, a mãe era pobre, o jardineiro era pobre, o motorista era pobre, o mordomo era pobre, o PT era pobre. Eram todos pobres…”
15 Março, 2019 at 9:00
🙂
15 Março, 2019 at 9:17
Ehehe muito bom!
15 Março, 2019 at 12:52
Nuno, a Cândida.
15 Março, 2019 at 8:20
É tudo mentira… temos de nos unir em torno do carnide porque isto é tudo obra dos rivais…. Eu sou o lider supremo e digo que no pasa nada…. agora podem ir todos dormir. Vá, burros e estupidos como todos nós gostamos.
Mas qual a novidade? Se os jogadores do maritimo já tinham confessado à TVI que tinham andado a ser aliciados…. Isso teria sido o suficiente para se abrir uma investigacão (já nem falo em condenar) mas não…. no lodo da tuga nada importa.
Mas e o BdC que andou a dar envelopes com o simbolo do clube para comprar arbitros?? Malandro! É um corrupto. É tão clara essa historia, que um dos arbitros achava que andava a ser comprado pelo…. carnide (devia ser por causa do simbolo nos envelopes, pode levar ao engano).
15 Março, 2019 at 10:56
Haha essa dos envelopes.. Ja isso sim, passou na cmtv como grande escândalo..
15 Março, 2019 at 8:27
Até admira a Tania Tangerino já não estar a fazer um artigo sobre isto.
15 Março, 2019 at 8:36
Está ocupada com a extradição…
15 Março, 2019 at 8:47
Diria que o roubo desse campeonato é o FACTO mais importante na história do Sporting Clube de Portugal. E fode-me saber que, mesmo num mundo imaginário onde justiça é feita, nunca seremos devidamente ressarcidos pelos danos que esse roubo causou. Justificava-se irmos até às ultimas consequências, mas depois apercebemo-nos que a actual direção e quem lhes puxa os cordéis indirectamente acabaram por beneficiar com isto. Estar ‘atentos’ é um insulto, mas vai na linha da actual defesa dos interesses do Sporting e, especialmente, da SAD.
15 Março, 2019 at 9:34
Alguem duvida que se aquele campeonato em 2016 fosse nosso por direito , se a corrupção não tivesse imperado naqueles ultimos 10 jogos não estariamos a assistir a esta crise no Sporting , tudo o que aconteceu nestes uiltimos tempos nada tinha acontecido ….. esta foi a verdadeira jogada do carnide , cortou nos o nosso crescimento enquanto clube nessa epoca …. dando os resultados que todos nós conhecemos mais tarde , mais facil trabalhar sem pressão com um campeonato no papo , do que trabalhar nos limites de querer conquistar algo o mais rapido possivel
15 Março, 2019 at 13:31
É só ver a 2a parte do marítimo-carnide dessa época. Escandaloso.
16 Março, 2019 at 0:36
E vê tabém o guimaraes x fifica dessa temporada … É mitico …
15 Março, 2019 at 9:41
Eu relembro que na altura já se falava muito do campeonato ser corrupto, e apareceram logo noticias a avisar que os resultados ao serem homolgados pela Liga nunca poderiam ser alterados, mesmo sendo o carnide considerado culpado.
Tudo isto é uma seita, que vai inventando leis à medida dos acontecimentos.
Até os campeonatos experimentais vs campeonatos de Portugal, que qualquer pessoa percebe que o Sporting tem razão, eles não resolvem a situacão. Quanto mais num caso de corrupcão….
15 Março, 2019 at 9:07
O Varandas nunca contou o que sabia. Se fosse em Itália ele abriria a goela!
15 Março, 2019 at 9:21
Mas o Varandas sabe lá alguma coisa.
Que merda de presidente que temos.
15 Março, 2019 at 9:31
Se fosse em Itália não era presidente do Sporting.
15 Março, 2019 at 9:57
Tanto o Rui, como tu Sotkio, tem razão!
15 Março, 2019 at 10:45
terá sido essa a mais importante promessa eleitoral do varandas e ele já disse que disse qq coisa em qq lado, por isso para muitos essa promessa, a que lhe rendeu grande parte dos votos dos indecissos dizem que ja foi cumprida.
Na realidade nao aconteceu nada, nao vai acontecer nada, nao se vai alterar nada nem ninguem vai fazer nada tanto que ninguem sabe de nada sobre o assunto.
15 Março, 2019 at 10:48
Alguém levou aquilo a sério?
Aquilo saiu-lhe…depois de lhe ter saído…ouvi-o dizer que ia dizer só nos órgãos próprios mas que não ia mudar nada porque ele não sabia nada de mais, nada que a antiga direcção não soubesse e nada que a antiga direcção já não tivesse dito…nos órgãos próprios…
Enfim…cenas…soundbyte que depois saiu furado quando começaram a apertar com ele do porque de só dizer se fosse eleito…
15 Março, 2019 at 17:25
Ou alguém lhe abriria a goela!
SL
15 Março, 2019 at 9:26
Desvio do Eusébio.
Despedimento do Bobby Robson e acidente do Cherbakov.
88 pontos do benfica em 2015-16.
15 Março, 2019 at 9:28
Onde andas espadinha? Cortaram te os tomates? Agora não te apetece dar uns murros a alguém?
15 Março, 2019 at 9:28
Corrupção na forma tentada é crime.
15 Março, 2019 at 9:29
Resta agora ao Lionn e restantes jogadores apresentarem provas quanto a isto. Sem isso, o caso cairá em saco roto, como já é hábito cá no burgo.
15 Março, 2019 at 9:32
Até com isso… Quanto mais…
No limite dos limites queimam o César como queimou o motorista ou o gordo…
15 Março, 2019 at 10:13
é mesmo isso tiago.
boaventura agiu de forma voltuntaria sem comhecimento do benfica.
15 Março, 2019 at 9:36
A prova testemunhal — ou seja, depoimentos como este do Lionn — é a principal prova nos tribunais em Portugal.
O que dificilmente se vai conseguir provar, a não ser que o César Boaventura queira, é que o Boaventura estava a trabalhar para o Benfica.
15 Março, 2019 at 10:33
Basta 2 jogadores declarem a mesma coisa.
Depois disso, vai abaixo o castelo de cartas. As pessoas que cometem crimes têm medo. A confissão é libertadora.
Tenho bastante esperança neste processo.
15 Março, 2019 at 11:37
Apetece-me ofender-te.
Este grau de ingenuidade deveria ser passível de pena.
Ninguém se pode dar ao luxo de andar por aqui pela Tasca e ainda escrever uma coisa destas.
Acorda. Ontem.
15 Março, 2019 at 17:30
Não o Lionn e os outros apenas têm que testemunhar a Verdade. Quem tem de apresentar provas é o Ministério Publico. E não é só deste caso, porque há também do caso Marítimo e ainda um outro, penso que com o Paços Ferreira. E, ao que se sabe, têm provas.
SL
15 Março, 2019 at 9:30
Cesar Boaventura.
Pessoa individual.
15 Março, 2019 at 11:38
E ainda remetem ao precedente do Pereira Cristóvão.
Cancro. Sem cura e sem esperança.
15 Março, 2019 at 9:32
Mais um caso em que no final se vem a saber que o Boa Ventura afinal agiu sozinho á revelia do carnide… Boa Ventura com multa simbólica e Carnide ainda recebe indenização por terem usado o nome da instituição em vão…
Começo a questionar-me porque raio andamos aqui a chatearmo-nos uns aos outros por jogar o Gudelj ou pelo investimento na penetração á China, se no fim isso vale bola!
Cada vez me convenço mais que a solução passa por abandonar está treta do futebol empresa e voltar aos pelados, onde pelo menos os adeptos ainda fazem parte dos clubes e dos campeonatos.
15 Março, 2019 at 9:34
Indemnização… Foda-se!
15 Março, 2019 at 9:35
Isto nunca vai dar nada. Zero.
Nem o Rui Pinto se vai safar à corrupção tuga…
Em Portugal a justiça é uma anedota, especialmente quando mete futebol.
Quem manda tem medo. Só batem em quem já está em baixo. O Vale e Azevedo só foi dentro depois de deixar de ser presidente dos lampiões, o Pintinho nunca foi, o Salgado nunca foi e só foi indiciado depois do banco ter colapsado…até o Sócrates foi preciso
15 Março, 2019 at 9:37
Investiguem tambem aquele mika no boavista benfica de 2016 ! onde eu acredito que a PJ possa lá chegar com provas sustendas ( ainda quero acreditar na justiça ) será o maritimo/benfica , foi um jogo tão tão evidente que houve corrupção que acredito que a PJ irá chegar lá
15 Março, 2019 at 9:38
Na Madeira têm muita matéria para investigar….
Se quisessem a sério…
15 Março, 2019 at 10:01
O inicio do novelo começa com o roubo efectuado ás instalações da FPF em que apenas o computador pessoal do presidente foi roubado!! Foi a partir dai que começou a ser delineado o plano do carnide…!!
Eu não acredito na justiça portuguesa de um modo geral e muito menos em tudo o que ao carnide diz respeito!! Como se isso não bastasse, temos uma direção que nem se preocupa em fazer a defesa do Sporting nos media!! Ainda ontem estive a ver o programa do porto canal, universo porto, onde estes temas são amplamente debatidos e não deixa de ser curioso que eles nem são os mais prejudicados com estas práticas, SOMOS NÓS!! O nosso silencio sobre estas e outras matérias é total. Vergonha é o que sinto.
15 Março, 2019 at 13:24
Completamente… a nossa complacência é total!
15 Março, 2019 at 10:01
Um jogador afirma que o tentaram comprar junto com outros colegas…
“Justificava-se irmos até às ultimas consequências, mas depois apercebemo-nos que a actual direção e quem lhes puxa os cordéis indirectamente acabaram por beneficiar com isto.”
“O Varandas nunca contou o que sabia. ”
“Mas o Varandas sabe lá alguma coisa.
Que merda de presidente que temos.”
“Se fosse em Itália não era presidente do Sporting.” (????)
Ainda vamos ficar a saber que a culpa de haver corrupção é do banana do Varandas, do flop Miguel Cal e do não sei quê Zenha… E no fim ainda vamos ser nós a descer de divisão…
15 Março, 2019 at 10:58
Mais uma mão cheia de nada..
15 Março, 2019 at 11:59
Não serão eles os corruptos de certeza mas a bem dos superiores interesses do sporting não deviam fazer figura de corpo presente quando se assiste a um abafar destes casos que envolvem o rival…
Gostaria de perceber porque é que o Soorting não se constitui assistente no recurso do caso E toupeira, a justificação que passou cá para fora foi só ridícula…
Gostaria também que me explicassem como e possível passar num jornal nacional em prime time uma reportagem (de certo assinado pelo jornalista responsável) com “jogadores” de cara tapada a dizerem ter sido aliciados e nunca mais se ter ouvido falar do assunto, isto sem que os responsáveis do nosso clube viessem a público puxar o tema à baila e exigir cabais explicações para tamanha vergonha…
Já agora, se não fosse pedir muito, como sportinguista, gostava que o nosso presidente partilhasse com todos nós aquilo que dizia saber sobre o campeonato que nos foi ROUBADO! Acho que todos os sportinguistas têm o direito de saber e sendo ele conhecedor (palavras dele) tem o dever de nos informar!
Por último, também gostava de ter acesso ao relatório de contas consolidado do grupo Sporting. Algo que sempre foi feito durante os mandatos da anterior direção e que a atual ainda não fez. Quem não deve não teme e transparência exige-se! Continuo esperançoso que não vou ter de esperar sentado…
SL
15 Março, 2019 at 13:02
Tenho idéia de que essa reportagem foi transmitida quando BdC era presidente. Porque é que pedem uma reacção agora à reportagem a Varandas?
Já agora, há várias formas de reagir. Não é necessário vir sempre rasgar as vestes para a televisão. Caso ninguém tenha reparado, Salin e Marcelo foram contratados para o Sporting. Porque acham que foi? Por serem uns craques? Será que isto não foi tratado sem alaridos junto das instituições (mais ou menos) competentes, para ajudar a investigação?
15 Março, 2019 at 17:38
Já agora, nessa tua teoria da Inspiração (contratar jogadores para testemunhar contra o rival) podias ter acrescentado que o que terá sido “tratado sem alaridos junto das Instituições foi no outro mandato (uma vez que as contratações que referes foram com BdC (Marcelo até saíu com Cintra).
Até na ânsia da defesa bacoca desta Direcção acabam elogiando a anterior.
SL
15 Março, 2019 at 12:31
Banana do Varandas também não fica mal.
15 Março, 2019 at 10:07
O que me choca não é a comunicação social passar isto para segundo plano…é ver a Liga e a FPF passarem isto para terceiro ou quarto, ou então fingir que isto não acontece em Portugal…se calhar, bem vistas as coisas, quem está mal sou eu que não devia ficar chocado com estas merdas.
Foda-se, eu só não corto de vez com o futebol porque não me consigo desligar do Sporting.
15 Março, 2019 at 10:15
Foda-se, eu só não corto de vez com o futebol porque não me consigo desligar do Sporting.
e é isto
15 Março, 2019 at 10:23
É tão isto!!!
15 Março, 2019 at 10:36
Mais um aqui …
15 Março, 2019 at 11:51
Se não fosse o Sporting o futebol para mim seria como ver um bom show de wrestling.
15 Março, 2019 at 12:36
Nem isso…gosto pouco de desportos a fingir
15 Março, 2019 at 13:58
mas tens de treinar bem para conseguires fingir.
o treino é fundamental
15 Março, 2019 at 14:19
Eh pah então em Portugal até se treina bem nesse capitulo…finge-se tão bem que parece real, ao ponto da própria Liga e FPF acreditarem que o futebol português é um produto credível e de qualidade.
15 Março, 2019 at 17:39
W o que é o Futebol em Portugal, senão um “desporto” a fingir?
SL
15 Março, 2019 at 14:27
Outros dirão:
– Foda-se, eu só não corto de vez com o Sporting porque não me consigo desligar das modalidades.
15 Março, 2019 at 11:03
Aí concordo contigo.
15 Março, 2019 at 10:15
Uma vez num jogo contra o Leiria um arbitro denunciou uma oferta do Benfica que estava no balneario, segundo este, era uma “valiosa peca de cristal”. Nao se passou nada. Esse pais no que diz respeito a corrupcao e um verdadeiro nojo.
15 Março, 2019 at 10:20
Isto no final, vai terminar com os corruptos II, a pedirem uma indemnização em tribunal, por o Cezar, ter usado o seu “bom nome” em tribunal.
Mas eu ainda acredito que o nosso grande presidente, vai deitar tudo o que sabe(promessa eleitoral) cá para fora.
15 Março, 2019 at 10:21
Lionn, estúpido, agora nenhuma companhia te faz o seguro de vida.
15 Março, 2019 at 10:21
Roubaram-nos um campeonato !!! Qual é a admiração ??? É lidar , quando foi preciso nos unir em volta do clube e o proteger , o que é que fizemos?? Pois , depois com é que o ex-presidente não havia de dar tilt!!!
15 Março, 2019 at 14:31
É tão isto, Mikeleo75, tão isto! SL
15 Março, 2019 at 10:24
O Sr. Varandas já desistiu desta luta, lembram-se?
15 Março, 2019 at 10:29
Se este assunto se passa-se com qualquer outro clube portugues, iria dar pano para mangas.
Se fosse com o Sporting entao, nem dormiam!
Mas atençao…a culpa tambem é muito nossa!
É nestes momentos que se vê a militância dos notaveis do Sporting. Antes mais do que qualquer Presidente, ou qualquer outro orgao oficial do clube, quem deveria de por este assunto na praça, seriam as muitas pessoas do Sporting com voz nela! O problema é que os tomates dessas pessoas so aparecem, quando é para bater em alguem do proprio clube! Quando é para fazer guerra aos outros, ficam em casa.
É por aqui muito que se perdem estas guerras. E isso foi muitas vezes falado pelo anterior Presidente, quando confrontado sobre o porque de falar tantas vezes!
Mas se antes os notaveis da merda ficavam em casa, porque nao se queriam “sujar” nas guerras do tal Ditador, porque é que agora que temos estas delicadas donzelas a frente do clube, fazem exactamente o mesmo?
A resposta é so uma. Porque nao valem um caralho. E quando se anda a chorar sobre o porque de ganhar-mos tao poucas vezes, etc etc, de ser-mos uns coitadinhos, de nos gamarem a grande constantemente, é muito por aqui que isso aconteçe!
Faço esta reflexao porque acho que é importante para nos! Ja que falar no clube do milhafre, ja nem vale a pena. Este assunto ja ta mais que batido, e toda a gente sabe a merda que sao.
E enquanto nao lidar-mos com a merda, como ela deve de ser lidada, vamos estar sempre fodidos!
Como dos notaveis espero tao pouco, vou ficar a aguardar que as donzelas adormecidas que nos presidem, se pronunciem! Aproveitando o facto de falarem tao poucas vezes, o que segundos os experts é muito bom, porque isso origina a que quando falam, o que dizem tenha muito mais impacto, tenho a certeza que Frederico Varandas estava a aguardar impacientemente por este momento, para pelo menos ir a correr ate a PJ para finalmente contar o que sabe, sobre o campeonato 15/16.
Resta saber o que pesará mais… Se o bem do Sporting, repondo a verdade, se o odio contra Bruno de Carvalho, porque isso significaria que pelo menos tinha ganho um titulo na sua presidencia…
15 Março, 2019 at 10:41
Caga nos notaveis.
Quando tiveres mais dados vais ao site da uefa integrity e colocas uma queixa:
https://integrity.uefa.org/index.php
Recomendo a usares ingles porque em PT por vezes eles censuram o nome do carnide e não permitem submeter (sim, já me aconteceu).
Se uns quantos fizerem sempre isso eles ao menos comecam a ver que existe fumo, e onde existe fumo há fogo.
15 Março, 2019 at 12:41
UEFA… Esse poço de honestidade e integridade…
15 Março, 2019 at 10:33
Aqui falam de umas coisas interessantes:
https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/lionn-acusa-boaventura-de-o-tentar-comprar-antes-de-jogo-com-benfica-o-que-pode-acontecer-caso-seja-provado-corrupcao-ativa
“se houver envolvimento de um clube, o regulamento disciplinar da Liga prevê, no seu artigo 63.º que a corrupção na forma tentada seja punida com a “subtração de três pontos na prova em curso na época desportiva correspondente à data em que a decisão condenatória se tornar definitiva”. Mas, para isso, será preciso provar que César Boaventura tenha agido a mando ou com conhecimento do Benfica (algo que Lionn não afirmou em Tribunal)”.
Ou seja, o empresário andou a aliciar jogadores apenas porque se lembrou…. O clube nada teve a ver.
E quem é que entrou ao barulho mais uma vez???
“tudo isto não passa de um esquema “montado por alguns jogadores com algumas pessoas do FC Porto e com o Bruno Carvalho”
Nem sequer foi o Sporting, foi o BdC que montou o esquema…. estamos bem!
Ninguem fala nele, mas eles continuam a culpa-lo de tudo.
15 Março, 2019 at 10:36
E para que fique claro, os pontos perdidos são num campeonato futuro (quando a decisão for tomada) não será no campeonato em que ocorreu.
O titulo do Sporting nunca será entregue…. é a dura realidade, mesmo com justica a funcionar.
15 Março, 2019 at 10:48
penso que em caso de prova de corrupção eles podem mesmo ser condenados com descida de divisão e perca dos titulos conquistados seria a pena mais gravosa , esta é a minha opinião mas sou leigo na materia .
15 Março, 2019 at 13:24
Estás correcto meu caro.
Uma regra diz que basta um clube usar a sua posicão de dominancia para obter vantagem competitiva, e é logo punido com a perda automatica dessa competicão, e pode vir mesmo a descer.
Mas nem é preciso haver nada de corrupcão activa, basta tentarem obter vantagens…. basta ligar a televisão para se ver que eles fazem isso todas as semanas.
Mas existem muitas regras e regulamentos…. nem sabemos qual eles vão aplicar.
15 Março, 2019 at 12:46
Não… São no campeonato correspondente.
Aconteceu com o FCP no caso Apito ou Dourado ou Final, já não me recordo.
Depois foi revertido por decisão de Tribunal civil.
15 Março, 2019 at 13:19
O porco perdeu os pontos no campeonato da altura, não no campeonato em que cometeu o crime.
E o mais giro, é que foi ilibado há uns meses, ou seja, os pontos foram devolvidos, ou pelo menos limparam o cadastro àquela gente toda.
Tirarem 6 pontos ao porco é uma brincadeira, isso são duas derrotas… não faz diferenca nenhuma.
Na Suica o FC Sion usou uns jogadores de forma irregular, tiraram TODOS os pontos conquistados enquanto eles alinharam. Basicamente eles comecaram uma epoca com menos 36 pontos…. imagina tu andares a jogar e todos os jogos são basicamente para abater os pontos negativos (eles acabaram em ultimo, mas sem a punicão teriam acabado em segundo com mais pontos que o real segundo classificado).
15 Março, 2019 at 13:02
Se bem que o artigo 48.º do Regulamento Disciplinar da Liga fale da competição em curso. Às tanta já alteraram isso para que não haja retroactividade…
15 Março, 2019 at 17:57
Não penso que seja assim leonidas; penso que a subtracção de pontos (que até seriam seis porque há ainda acusações de um marítimo – benfica na mesma época) se apliquem na época da infracção.
SL
15 Março, 2019 at 10:42
Declarações completas do Lionn:
https://www.ojogo.pt/futebol/noticias/interior/leia-na-integra-as-declaracoes-de-lionn-em-tribunal-10681017.html?fbclid=IwAR17bEL7RWTIPAVawCEfWDXGjAcOlDekQiLtEHa7tIs8YvTefTxFdWNhjuI
15 Março, 2019 at 10:47
E novidades? Quantos Lions terão sido comprados naquele campeonato? 10, 20, 30? Ninguém sabe. Maritimo, Boavista, Belem, Rio Ave, Setubal…a lista de amigos é muito grande.
Quem viu os últimos 10 jogos do carnide naquela época, como nós vimos, percebeu logo que havia ali marosca. “Aquilo” não era normal.
Um “campeão” que leva 3 batatas em casa do vice-campeão…deve ser inédito.
15 Março, 2019 at 11:00
Eu outrora dei-me ao trabalho de juntar os atos ilegais e processos criminais dos presidentes das toupeiras nos últimos 20 anos (post que o cherba amavelmente publicou aqui na Tasca).
Confesso que me falta a disponibilidade, mas gostava imenso de ter um resumo dos atos ilegais que já vieram a público só num passado recente (emails a revelar tráfico de influência na liga, federação, imprensa e outros, pressões sobre árbitros e condicionamento das suas carreiras, cartilhas, vouchers, etoupeira, evasão fiscal, queixas de jogadores por tentativa de corrupção, malas de dinheiro, etc…).
Seria interessante organiza-los pelo tipo de crime em que se enquadram, locais e datas dos acontecimentos, intervenientes (folha de Excel se necessário). No fundo, construir algo bem feito que nos mostrasse a teia, as suas ramificações e intervenientes comuns. Fazer, afinal, verdadeiro trabalho de investigação. Mas atenção: Tinha que ser algo muito bem estruturado e rigoroso, à prova de erros. Mostrar as evidências que são públicas, de conhecimento geral, sem risco de processos em tribunal que desviassem o foco do que se mostra.
Depois sim, difundir esta informação, divulga-la incessantemente, massacrar mesmo, ser o próprio Sporting o veiculo de divulgação em meios de comunicação, faze-lo oficialmente. Isto sim era trabalho público e de valor. Em qualquer entrevista, conferência, etc…sempre que perguntassem o que se passa com o Sporting, porque não ganha, etc…respondia com um “querem que mostre o estudo outra vez?”. E voltava à carga…
Nota: Se trabalhasse para o Sporting e me pedissem isto, tenho a certeza que conseguiria apresentar um trabalho rigoroso. É por isso que não percebo tanta passividade, tanta incompetência nesta matéria. Não há ninguém capaz? Não há interesse? Têm medo? Há erros próprios, eu sei, mas este tema é SÓ a maior razão para o que nos tornámos nas últimas décadas. É coisa pouca?
15 Março, 2019 at 11:31
Este comentário vem muito na linha do que disse o PedroC e o Leonidas, já agora.
15 Março, 2019 at 13:31
O BdC disse que estava a compilar um dossier para entregar na UEFA sobre o campeonato que acabamos por perder. Não sei o que foi feito com isso.
Concordo a 100% contigo, não custaria muito complicar a informacão e entregar a alguem. Mesmo no caso lava jato apareceu um juiz que fez a coisa correcta.
Não podemos assumir que todos são corruptos. Mas nós temos de fazer a nossa parte.
Na UEFA haverá alguem que é honesto. Na politica portuguesa haverá alguem que é honesto (A ana gomes pode ser chata, mas está sempre a apelar para se investigar estes casos, contra ou a nosso favor, ela vai a todas).
Mesmo que fosse apenas uma reportagem no Der Spiegel, tenho a certeza que algo aconteceria, ainda para mais com o Rui Pedro a ser acusado. Os olhos do mundo estão nesta republica das bananas no momento. Que altura bestial para expor o polvo.