O Sporting encaixou 65 milhões de euros numa operação que antecipou parte das receitas do contrato de cedência de direitos de transmissão televisiva com a NOS. A informação foi divulgada numa comunicação da SAD à CMVM, onde o clube explica que as receitas líquidas da operação se destinam “a substituir passivos” financeiros e não financeiros.
Embora não seja revelado no comunicado, tudo aponta para que a entidade envolvida na operação seja do fundo norte-americano, Apollo, numa acção financeira que garante que ficaram “assegurados” mecanismos para que a SAD possa “recuperar a titularidade ou benefício económico” dos mesmos quando reembolsar as obrigações titularizadas. Isso “poderá acontecer antecipadamente e a qualquer momento na sequência de solicitação” da SAD.
Líquido, o encaixe será de 65 milhões de euros, com a taxa de juro a fixar-se entre os 6% e os 8%, percentagens divulgadas por vários órgãos de comunicação social e não confirmados pelo clube.
Recorde-se que esta operação é a solução imediata encontrada pela direcção para ultrapassar os problemas de tesouraria da SAD, nomeadamente as necessidades de 41 milhões de euros até junho, entre pagamentos a fornecedores e o risco iminente de falhar as regras do fair play financeiro.
21 Março, 2019 at 7:21
Granda Varandas salvou o sporting.. LOL
21 Março, 2019 at 7:22
A SPORTING CLUBE DE PORTUGAL – FUTEBOL, SAD (“Sporting SAD” ou “Sociedade”), vem, nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º-A n.º 1 do Código dos Valores Mobiliários, informar o mercado, nos seguintes termos:
1. A Sociedade procedeu, na presente data, à cessão dos créditos decorrentes do contrato de cessão de direitos de transmissão televisiva e multimédia, de exploração da publicidade estática e virtual do Estádio José Alvalade, de distribuição do canal Sporting TV e direitos de patrocinador principal, celebrado a 28 de Dezembro de 2015, entre a Sporting SAD, a Sporting Comunicação e Plataformas, S.A. e a NOS Lusomundo Audiovisuais, S.A.
2. Os créditos cedidos servirão para colateralizar a emissão de obrigações titularizadas até ao reembolso integral das mesmas, tendo ficado assegurados mecanismos contratuais necessários, que permitirão à Sporting SAD recuperar a titularidade ou benefício económico dos créditos, simultaneamente com o reembolso das obrigações titularizadas, o que poderá acontecer antecipadamente e a qualquer momento na sequência de solicitação da Sociedade.
3. Esta operação permitiu o encaixe financeiro no montante de € 65.000.000, destinando-se as receitas líquidas da mesma a substituir passivos, financeiros e não-financeiros.
De salientar a parte do “A Sociedade procedeu, à cessão dos créditos decorrentes do contrato de cessão de direitos de transmissão televisiva e multimédia”
21 Março, 2019 at 7:38
E?
21 Março, 2019 at 8:02
Deves ser lento mas…. se recebes 65M por um contrato que vale 300M (uma estimativa, porque nem sabemos) ficas a perder. Faz as contas com a calculadora, porque podes não chegar lá.
Quem dá 300M para garantir 65M nunca pode afirmar que fez um bom negocio.
Mas sendo estupido és capaz de não chegar lá. Pede a um adulto para te desenhar num papel, para te ajudar com bonecada e setinhas.
21 Março, 2019 at 9:06
O Rf é um filósofo ele no funda até sabe mas…
21 Março, 2019 at 9:50
Mas já chegaste ao ponto 2 ou ainda vais no 1?
21 Março, 2019 at 10:49
Trocas 300M€ por 65M€?
Foda-se, és mais burro do que eu pensava…
Nem és burro, és um cacto!
21 Março, 2019 at 12:14
Realmente…
é que nem ler sabem!
21 Março, 2019 at 13:07
trolzeco, tu nem é preciso um desenho porque nunca irias lá.
21 Março, 2019 at 15:28
E eras tu, cacto, que me fazias um desenho?
😀 😀 😀
Só não és o gajo mais burro da Tasca porque nem burro consegues ser, cacto! Estás muito abaixo disso…
21 Março, 2019 at 13:48
Não, dás 300M€ como garantia num adiantamento de 65M€ e ainda te “oferecem” juros de dois dígitos.
Gestão de topo, fácil, fácil.
21 Março, 2019 at 15:27
Sardinha, volta para a lata que só vens cá fora debitar a merd@ que há em ti…
22 Março, 2019 at 16:14
Oh Leonidas, por amor de deus, até sinto vergonha por ti. Será que não consegues perceber que estás a dizer um disparate de todo o tamanho? Ninguém trocou nada 300 milhões por 65 milhôes. Dar uma garantia (para mais deste tipo) não é trocar nada, homem.
21 Março, 2019 at 7:38
Sabendo dos merceeiros e exímios negociantes que gerem o clube, estou curioso para saber quanto tempo vai durar esta almofada…
Bendito contrato NOS…infelizmentenão dura para sempre.
21 Março, 2019 at 7:42
Já sabe que 41M são para pagar dívida de curto prazo, portanto para sair já…
21 Março, 2019 at 8:10
E isto não era uma operação de último recurso?
8% de juro é caro como o caralho
21 Março, 2019 at 9:07
Diz isso ao gajos da Apollo…
21 Março, 2019 at 10:20
Isso foi dito para malta mais inteligente que pupula pelo Sporting….
Disse-o mas o negócio já estava alinhavado…. Mas mesmo assim á p aqui malta que “acarditava” que esta direcção ia sacar um coelho da cartola e não ia tocar no acordo da NOS.
Sl
21 Março, 2019 at 10:30
E pensar que o EO de 60 milhões com uma taxa de 6% já era considerado excessivo…
21 Março, 2019 at 12:48
Conseguiste fazer esse EO?
É que me parece que não…
21 Março, 2019 at 21:32
Ambos sabemos porque razão esse EO não foi para a frente…
21 Março, 2019 at 12:47
Mas não eram 15%?
21 Março, 2019 at 13:31
Quando li a noticia fiquei muito contente, quando vi que tinha sido intermediado pela Apollo torci o nariz, quando vi que era 6% a 8% de juro pensei: isto não foi lá grande negócio para o SCP… bom para outros…
21 Março, 2019 at 15:10
A questão é saber de quanto é mesmo a taxa de juro … 8% é o que andam a servir como “papas e bolos” … Mas não é nada disso …
Olhem para a Cofidis, Cetelem, etc, etc … Façam bem as contas e … Nunca chegam a menos de 13, a 15% …
21 Março, 2019 at 15:29
Estás a tentar chegar ao nível do leonidas, Peles… Vê lá isso!
21 Março, 2019 at 15:38
Lá está, esta forma de tentar associar os outros a isto ou aquilo … O arregimentar só para não ficar a falar sozinho … E tudo debaixo de uma pseudo-superioridade que não só não tem, como ainda e pior procura evidenciar-se através destas falácias…
Realmente temos de conhecer melhor esta personagem que pelos vistos possui uma personalidade riquissima … Diria que neste momento és candidato a ‘case study’ … Tens problemas de afirmação, falta de atenção, epa, mas eu não sou psicólogo … Procura um bom psicólogo e leva o teu amigo, rigacoiso, e tratem-se …
21 Março, 2019 at 19:31
Eu não concordo contigo mas debato contigo. Tenta perceber isso… Não comas sopas que te dêem azia!
21 Março, 2019 at 19:35
Fdx… Cofidis, Cetelem.
Quanto mais se pede emprestado, menos juros (em percentagem) se pagam, mesmo na cofidis. São 65M, não 6500€.
21 Março, 2019 at 20:00
Mais me ajudas … Se forem 12, ou 10% é péssimo … Se for 8% é péssimo na mesma …
21 Março, 2019 at 8:16
Estou mesmo a torcer para que tudo dÊ certo!
21 Março, 2019 at 21:00
Infelizmente, não é de contorcionistas que o Sporting precisa.
21 Março, 2019 at 8:28
Bem dizia o Tio Ricci na altura das eleições que havia um buraco financeiro. Quem é o mentiroso o Tio Ricci ou o diretor financeiro da altura que segundo o seu chefe não passava do moço do Excel? Será que o moço do Excel se enganou nas fórmulas e pensava que estava tudo bem? Será que se esqueceu dos Alan Ruizes, Ryan Gaulds e JJs desta vida?
21 Março, 2019 at 9:09
Vindo de ti vá le o que vá le, vai ler a entrevista que o Carlos Vieira deu ao jornal do Sporting antes da tentativa de lançamento do EO…cambada de desonestos…
21 Março, 2019 at 10:54
Não vale a pena. Andaram a aplaudir voltas olímpicas e a dar força ao Rata Soares para concretizar o golpe de estado impedindo o EO de 60M€ que a anterior direção estava a preparar para enfrentar estas dificuldades. O Carlos Vieira até já tinha dado o sinal de que 18/19 seria um ano de redução de custos. Meteram lá os Cintras e o Gago. Como têm um ego pelo menos equivalente ao de BdC nunca vão dar o braço a torcer e reconhecer a MERDA que fizeram e se for preciso vão para a cova a repetir a lenga-lenga da “culpa é do gordo”.
É o que temos.
21 Março, 2019 at 9:32
“Quem é o mentiroso o Tio Ricci ou o diretor financeiro da altura” ou o diretor financeiro atual??
https://observador.pt/2018/11/15/nao-vi-buraco-ou-anormalidade-a-nivel-contabilistico-rescisoes-contactos-com-clubes-tem-sido-positivos/
21 Março, 2019 at 9:41
Queres baralhar as contas, mas não fujas à verdadeira questão!
Vamos por partes:
– Que o Zenha tenha mentido disso não tenho a menor dúvida! Se calhar ia dizer que havia um enorme buraco financeiro antes de ser lançado o EO…
– Agora que sabemos que de facto existe o buraco financeiro, afinal quem é o mentiroso?
O Tio Ricci ou o tal que segundo o seu chefe direto dizia que não passava do moço do Excel?
21 Março, 2019 at 9:48
“Que o Zenha tenha mentido disso não tenho a menor dúvida!”
Era só isto…Chegaste lá!!!
21 Março, 2019 at 9:50
Pois tu é que não chegaste lá, que não disseste quem era o mentiroso entre o Tio Ricci ou o moço do Excel. Mas sabes a resposta!
21 Março, 2019 at 9:59
Essa é complicada Vasco…
21 Março, 2019 at 10:36
Muito complicada. Chama-se trabalhar e encontrar soluções, há quem tenha e quem se limite a gozar com o esforço de negociação de outros.
“Confrontado com as palavras de José Maria Ricciardi, que afirmou numa entrevista que o Sporting precisa de 60 milhões de euros até ao final do mês, Carlos Vieira confirmou essas informações, mas criticou o banqueiro por estar a revelar “informação” confidencial à qual teve acesso por ter pertencido a uma comissão do Conselho Leonino: “O revolving de 30 milhões, o empréstimo de 15 a 20 milhões e mais uns pozinhos e chegamos aos 60 milhões. O inconveniente é que, sabendo isso, estão a tentar estrangular-nos para depois porem o pé cá dentro.”
21 Março, 2019 at 10:59
“Confrontado com as palavras de José Maria Ricciardi, que afirmou numa entrevista que o Sporting precisa de 60 milhões de euros até ao final do mês, Carlos Vieira confirmou essas informações”
Ou seja, o Ricciardi não mentiu e ao contrário do que nos apregoavam não respirávamos nenhuma saúde financeira. Foi este o cenário que Cintra e Varandas encontraram. Se depois fizeram / estão a fazer um bom trabalho para equilibrar as finanças isso já é outra história.
21 Março, 2019 at 11:09
Podes fazer a leitura que quiseres mas a chave, o essencial, a causa é esta:
“O inconveniente é que, sabendo isso, estão a tentar estrangular-nos para depois porem o pé cá dentro.”
E depois tens as celebres 4 soluções do Varandas para resolver este problema, queres que cite?
21 Março, 2019 at 11:28
A minha leitura é que daqui ninguém sai isento de culpas. A começar pela anterior direção por toda a burrada feita nos últimos meses com BdC completamente perdido, a passar pelo ultrapassado Cintra e alguns negócios ridiculos (ex. Demiral) e nesta direção que também já apresenta vários erros de gestão.
21 Março, 2019 at 12:27
Concordo, ninguém está isento de culpas, a situação poderia e devia ter sido melhor gerida.
Passo-me dos carretos é quando percebo o atirar de culpas para a direcção anterior quando esta sempre afirmou que a situação era complicada mas que trabalhava para encontrar as melhores soluções, se tinha ou não nunca saberemos pois foi impedida disso (recordo não se demitiram foram demitidos) … quem os impediu, prometeu melhores soluções, pois que as apresente, a merda que foi feita até agora eu faria bem melhor.
21 Março, 2019 at 12:50
Quando se diz “não há buraco nenhum”, no meu entendimento, quer dizer que não falta dinheiro que está nas contas… Para mim isso é que é um buraco!
E era isso que se falava, por parte duma certa facção, de as contas estarem marteladas e não corresponderem à realidade!
Não havendo buraco, as contas batem certo… o que não quer dizer que se viva sem problemas!
21 Março, 2019 at 20:49
foi isso que o zenha explicou hoje na entrevista
21 Março, 2019 at 8:36
“O Sporting encaixou 65 milhões de euros ” (…)
Esta notícia começa logo de forma errada (se o texto é do Cherba também está errado). Encaixar dinheiro é quando se vende o passe de um jogador, por exemplo. Ou se assina um contrato de patrocínio. Isto é apenas um empréstimo. E com juros pesados com toda a certeza.
Portanto o Sporting não só não encaixou nada, como fica mais endividado. Eu entendo que era necessário (a acreditar no que esta direcção tem contado, com todas as reservas que tenho a este respeito), mas só espero que haja um plano para pagar o empréstimo e não seja deixar andar até entregar todas as receitas mencionadas quando forem recebidas pelo Sporting. Porque se for este o caso, isto não passa de uma antecipação de receitas com juros em cima. Se é para isto que precisamos de magos das finanças como o Zenha, vou ali e já volto!
21 Março, 2019 at 9:40
O que foi comunicado é que o clube deixou de ter contrato com a NOS, simplesmente isso. E isso foi usado como contrapartida para este empréstimo.
Isto de uma forma resumida.
O clube pode a qualquer momento recuperar o contrato se pagar os 65M mais juros.
Agora eu pergunto-te uma coisa, se deste um carro que vale 300M para pagares uma divida de 65M…. como irás vender esse carro no futuro se deixas de ter os 65M e o carro deixou de ser teu? Para se ter uma ideia, o clube tem de arranjar mais de 70M para conseguir recuperar o contrato com a NOS algures no futuro… facil facil.
21 Março, 2019 at 10:41
Caro leonidas, a minha leitura não é essa.
Apesar da tecnicidade, opacidade e omissão de detalhes do comunicado, no meu entendimento o valor cedido do contrato são 65M + 10M que deverão ser juros + custos de intermediação (depois ficam admirados como se gasta tanto em advogados!). Recebemos 65M, pagamos 75M.
Mas requer um esclarecimento de Salgado Zenha sobre os contornos da operação. E não precisa levar o Varandas para esta CI para não nos distrairmos com a figura.
21 Março, 2019 at 13:12
Bem, lendo o que está escrito: 1. A Sociedade procedeu, na presente data, à cessão dos créditos decorrentes do contrato de cessão de direitos de transmissão televisiva e multimédia, de exploração da publicidade estática e virtual do Estádio José Alvalade, de distribuição do canal Sporting TV e direitos de patrocinador principal, celebrado a 28 de Dezembro de 2015, entre a Sporting SAD, a Sporting Comunicação e Plataformas, S.A. e a NOS Lusomundo Audiovisuais, S.A.
Em lado nenhum diz isso.
O que diz é que o contrato foi cedido em troca dos 65M (e ainda se pagam despesas, porque o valor liquido não são 65M).
O contrato foi cedido, e não parte do contrato ou um ou dois anos de contrato…. mas cada um lê aquilo que quiser.
O clube pode recuperar o contrato quando/se pagar o que deve, acrescendo todos os juros.
21 Março, 2019 at 11:15
Cacto!
21 Março, 2019 at 15:36
Pedro Varandas, diria que de facto encaixou 65 Milhões de euros, porque ficou com esse dinheiro em caixa, disponível, no imediato; encaixe ou disponibilidade que, a não ter ocorrido este empréstimo só poderia suceder, no mínimo e apenas parcialmente, a partir de Julho.
Encaixar = colocar em caixa, logo não acho que o Cherba ou a notícia estejam errados neste detalhe.
Saudações leoninas
21 Março, 2019 at 8:37
15% de juros ao ano é péssimo.
21 Março, 2019 at 9:06
encaixar cherba é um termo um bocado exagerado não achas.
para quem tinha soluções dito em campanha isto foi um nada.
21 Março, 2019 at 9:11
Ainda vão andar a mamar à conta do maior contrato de direitos de imagem feito até hoje em Portugal. Bando de ingratos
21 Março, 2019 at 10:17
se demos uma garantia ( o contrato da Nos ) real e forte , como e que pagamos juros tão elevados ? terá a ver com a intermediação da empresa do tal elemento da direcção ?- e os juros ao ano , quais são ? 8% já é carissimo , há quem fale em mais . E AS OUTRAS CLAUSULAS NÃO TEEM QUE SER CONHECIDAS DOS SOCIOS ?
21 Março, 2019 at 10:18
Cada vez mais lamentável a santa ingenuidade (para não dizer outras palavras) da maioria dos comentários que aqui observo.
É certo que o contrato com a NOS foi de valor para o clube, mas foi estourado sem qualquer critério.
Fazem-me lembrar aqueles que fazem um bom contrato de trabalho, com um óptimo ordenado, mas gastam em carrões e jantares caros, e quando chega a meio do mês não tem um cêntimo para pagar os gastos básicos, água, luz, escola dos filhos …
…
Muito conversa e garganta, mas sem qualquer juízo
É mesmo preciso uma grande paciência.
21 Março, 2019 at 10:43
Não vejo onde foi estourado sem critério. Sabe dizer para onde foi o dinheiro anteriormente recebido do contrato?
21 Março, 2019 at 11:16
Nas tonterias do ex-presidente e ex-treinador, para não falar de outro tipo de negócios.
Espero que a auditoria forense seja suficientemente esclarecedora.
…
PS: Já sei que vão me criticar ferozmente com este comentário 😉
21 Março, 2019 at 11:58
Acho que nem vale o esforço
21 Março, 2019 at 12:01
e se não for esclarecedora ?
qual vai ser a teoria ?
para quem tinha soluções em campanha isto até um contabilista de meia tigela fazia.
21 Março, 2019 at 12:16
Espero que a auditoria forense seja suficientemente esclarecedora.
Depois de meses e meses de Auditoria Forense (adoro o forense…) temos uma batucada de 300.000€ que apenas a cmtv vai espremendo.
para não falar de outro tipo de negócios. Quais? tipo protocolos de penetração na China por 2M€?
21 Março, 2019 at 13:39
“Nas tonterias do ex-presidente e ex-treinador…”
Bem me pareceu que foi uma boca…
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/desporto/detalhe/sporting-baixa-lucros-e-reduz-passivo-em-40-milhoes-de-euros
Uma parte da antecipação da NOS servir para abater cerca de 17 milhões do passivo bancário.
21 Março, 2019 at 15:45
Pois, pois … Pobrezinhos mas, lavadinhos …
Conversa de fascista …
21 Março, 2019 at 10:41
Deixa ver se entendi (vamos apenas usar números redondos)…
O Sporting iria receber da NOS, ainda por alguns anos, 300 milhões.
Neste momento, fruto da cessação dos créditos, o Sporting recebe (presume-se) da Apollo 65 milhões.
Até pagar esses 65 milhões + juros à Apollo, o Sporting não recebe mais nada da NOS.
É isso?
Grosso modo, trocou 65 milhões imediatos por 300 milhões futuros.
Caso pague apenas 64,999999999999999 (á perceberam) milhões à Apollo + juros, perde os 300 milhões.
É isso? A sério?
Como dizia Scolari… “E o burro sou eu?”
21 Março, 2019 at 10:47
Não é assim Jaime. Nem poderia ser. Mas é necessário um esclarecimento aos sócios para tranquilizarem-nos. Pelos comentários aqui existem muitas dúvidas.
O custo da operação são 65M + 10M e este valor é cedido à Apollo do contrato Bruno/NOS.
21 Março, 2019 at 11:01
*do contrato Sporting CP/NOS
21 Março, 2019 at 11:05
Resumidamente:
1. A Sociedade procedeu à cessão dos créditos decorrentes do contrato de cessão de direitos de transmissão televisiva e direitos de patrocinador principal, celebrado a 28 de Dezembro de 2015, entre Sporting e NOS.
2. Os créditos cedidos servirão para colateralizar a emissão de obrigações titularizadas até ao reembolso integral das mesmas, (cláusulas de salvaguarda).
3. Esta operação permitiu o encaixe financeiro no montante de € 65.000.000.
De salientar a parte do “A Sociedade procedeu, à cessão dos créditos decorrentes do contrato de cessão de direitos de transmissão televisiva e multimédia”
Alguém tem outro entendimento sobre isto?
21 Março, 2019 at 11:11
Jaime, isso não faz sequer sentido. Porque raio o Sporting ia pagar 64,9M€ e não os 65M€?
O Sporting cede os créditos da NOS – que são cerca de 300M€ – para pagar os 65M€. Pagando os 65M€, está liquidado o empréstimo. Qual é a duvida? Há alguma dúvida que com os 300M€ que tens a receber consegues pagar 65M€ que pediste emprestado?
21 Março, 2019 at 11:17
Foi um valor a título de exemplo académico. No caso de incumprimento do Sporting. Se tem 65 milhões a pagar e se pagar 64 milhões, está em incumprimentos. Quer deva 65, quer deva apenas 1.
21 Março, 2019 at 11:36
Jaime, vocês querem à força mostrar que esta Direcção são uns trafulhas e que estão a roubar o Sporting…
E é isso que vos tira o bom senso! Dizem merdas que não têm qualquer sustentação a não ser na vossa imaginação.
Repara, qualquer um de nós pode fazer aqui esse mesmo exercício contigo ou com qualquer pessoa. E isso é desagradável – além de absolutamente desonesto.
21 Março, 2019 at 12:00
Não é isso Miguel. A questão é a taxa de juro de 8% com um colateral tão forte (quase 5x mais)… parece exagerado.
21 Março, 2019 at 12:57
A taxa de juro, segundo a imprensa, é entre 6% e 8%, que segundo me informei é normal neste tipo de negócio – com um fundo!
Tinham-me falado que era entre 5% e 8%, como comentei ontem.
É uma taxa alta para o normal mas um acordo com um fundo não é o normal. O normal seria com a banca ou um EO. E aí nem com 6% se conseguiu avançar. Não estava reunidas as condições para um EO – como se viu no anterior – e a banca não quis entrar nisto – não percebo muito bem porquê mas enfim…
Os 8%, não sendo bom, acaba por ser aceitável.
Se tivermos em conta o contexto e que mais ninguém teve abertura para negociar com o Sporting, a coisa escapa…
Mas, como eu disse, nunca esperei que se conseguisse um acordo bom!
21 Março, 2019 at 13:26
“e a banca não quis entrar nisto – não percebo muito bem porquê mas enfim…”
Há quem precise de um desenho, eu faço:
Não são burros e não confiam minimamente num clube comandado por um fantoche cuja capacidade negocial se resume às 8 horinhas diárias.
21 Março, 2019 at 14:14
Não confiam num clube que foi gerido por um lunático (para alguns), que ainda há uns meses falhou o reembolso de um EO e que passado uns meses falhou o volume de negócios previsto numa subscrição…
21 Março, 2019 at 14:36
Já agora… o que faz pender entre os 6% e os 8% ? Qual o critério?
21 Março, 2019 at 15:31
Essa parte não sei, Alantejano.
21 Março, 2019 at 20:54
os bancos estao “proibidos” de se meter nos clubes até por normas europeias e os que têm exposiçao o que querem é ver-se livre dela o mais depressa possivel.
porque a banca ja percebeu que os clubes sao um poço sem fundo e com a exposiçao a eles so perdem dinheiro
21 Março, 2019 at 11:07
Ali não diz que é cedência parcial até ao valor de, por exemplo, 75 milhões. Diz que é a cedência dos créditos. Ora os créditos cifram-se em cerca de 300 milhões.
Mas aguardemos pelas ment… uh… explicações.
21 Março, 2019 at 11:14
Foda-se, o Bruno está rico…
21 Março, 2019 at 11:20
Deve estar…
Desde Junho de 2018 que está no desemprego….e continua a viver à grande e à francesa…..
Anda a dar umas batucadas….. como DJ 🙂
21 Março, 2019 at 11:32
Se fez um acordo com a NOS, está explicado.
Nem percebo a duvida!
21 Março, 2019 at 12:02
Com esta Governação é possível fazer uma vida relaxada usando apenas o subsídio de desemprego
21 Março, 2019 at 12:23
É esta a miséria moral que colocou os Gagos que pagam 2M€ para penetrar na China no poder.
21 Março, 2019 at 13:10
3 tipos da pior espécie juntinhos e todos a bater palminhas uns aos outros.
21 Março, 2019 at 15:32
Antes isso que bater palmas ao gajo que diz que o Battaglia é o 5º mais bem pago em Portugal, Sir Liar!
21 Março, 2019 at 20:55
a serio que o lider dos teletubies, o tipo mais mentiroso que aqui anda, que passa o tempo a difamar e a lançar fake news, diz que os outros é que sao da pior especie……..ele que se veja ao espelho
21 Março, 2019 at 11:28
”
Grosso modo, trocou 65 milhões imediatos por 300 milhões futuros.
Caso pague apenas 64,999999999999999 (á perceberam) milhões à Apollo + juros, perde os 300 milhões.
”
Mas alguma vez fez um empréstimo para comprar uma casa?
E onde como em muitas situações, temos já um valor de entrada, mas precisamos dum banco para nos dar crédito para pagar o resto do valor da casa.
…
Pois bem, a casa fica toda na hipoteca para garantir que em caso de falta de liquidação do comprador do crédito assumido, o banco tenha algo em troca.
Porém, em 99% dos casos, com o crédito pago na totalidade, a casa fica naturalmente a 100% na posse do comprador, sendo que ao banco é restituído o crédito que foi disponibilizado ao início do contrato, bem como os juros acordados.
…
Basicamente, o acordo do Sporting com este fundo é algo idêntico.
Foi pedido dinheiro emprestado, servindo de garantia as receitas futuras da NOS.
Se tivermos dinheiro para liquidarmos o empréstimo, basta repor o valor do empréstimo e os juros acordados.
Se não conseguirmos liquidar nas datas acordadas, o empréstimo é pago (+ juros) com os valores que serão recebidos no contrato da NOS.
Fácil, não? 🙂
21 Março, 2019 at 11:35
E não foi isso que eu escrevi?
O que conhecemos é apenas o comunicado à CMVM.
E do que conhecemos, dá a sensação que demos como hipoteca/garantia os 300 milhões, caso não paguemos os 65+juros. Espero que não seja assim.
Pois assim é no caso do empréstimo bancário para compra de casa (sim já fiz empréstimo bancário para compra de casa).
Por isso escrevi o exemplo académico que, tal como no caso do empréstimo à habitação, se pagarmos tudo menos 1 euro, estamos em incumprimento e ficamos sem os 300 milhões / a casa.
21 Março, 2019 at 11:38
O Miguel (não o Rui Miguel) é de opinião que isto não faz sentido (dar como hipoteca 300 milhões por 65 milhões de empréstimo), mas, tal como o Rui escreveu, é como no empréstimo à habitação.
Quando conhecermos os termos do contrato com a Apollo ficaremos a saber se, de facto, a garantia será dos 300 milhões (interpretação minha e do Rui, por analogia ao empréstimo à habitação) ou dos 65+juros, como é a ideia do Miguel (Bart Simpson).
21 Março, 2019 at 13:00
Dás como garantia o contrato com a NOS. Não os 300M€.
O contrato com a NOS garante que pagas os 65M€!
21 Março, 2019 at 21:34
Espero que tenhas razão.
21 Março, 2019 at 15:51
Fácil?!? Não, facilimo …
Aliás o exemplo que deu da ‘compra de casa’ até podia servir … Só que não serve …
Na compra de casa, existem juros à banca, spreads, mas há uma taxa de juro indexada à Euribor (a 3, a 6 ou mais meses) …
Neste “empréstimo” estamos a lidar com AGIOTAS, nada está minimamente regulado … Isto que esta pseudo-direcção de fantoches anda a fazer é … navegar à vista … MAs à vista desarmada …
21 Março, 2019 at 11:32
a SAD possa “recuperar a titularidade ou benefício económico” dos mesmos quando reembolsar as obrigações titularizadas. Isso “poderá acontecer antecipadamente e a qualquer momento na sequência de solicitação” da SAD.
A NOS paga directamente à Apollo até ao empréstimo estar concluído.
21 Março, 2019 at 13:18
Meu caro, mas esse é que é o problema, é que a Apolo parece ficar a receber enquanto o clube não pagar.
21 Março, 2019 at 15:33
Isso é o normal, ó cretino!
Foda-se, nem cacto és!
Erva daninha do caralho!
21 Março, 2019 at 16:57
Acho que é normal receberem enquanto não forem pagos.
21 Março, 2019 at 19:34
😀 😀 😀 😀 😀 😀
Este leonidas só anda aqui para atrapalhar… É como aquele pessoal que vai dar uma voltinha de carro à hora de ponta para praticar porque usa pouco o carro…
21 Março, 2019 at 11:07
Não tenho duvida nenhuma que o acordo não é fantástico para o Sporting.
Estou absolutamente convicto que tudo isto, tudo o que tem acontecido desde Abril de 2018, incluindo este acordo, vão pesar no clube durante uns valentes anitos! É o que é! Não havia outra solução porque ninguém – NENHUMA OUTRA INSTITUIÇÃO! – abriu a porta para outra solução. Nem banca, nem outros fundos, ninguém quis negociar!
O que se fez foi o que foi possível fazer! Quem estava com as calças nas mãos éramos nós e todos sabemos que quem negoceia com as calças na mão fica sempre em desvantagem!
Podem dizer o que quiserem! No contexto que existe actualmente, nas condições em que o Sporting se encontra, não deu para conseguir melhor. Isto não é um problema do Varandas, do Bruno, do Zenha, de quem quer que lá estivesse a negociar. É um problema do Sporting e do contexto em que se encontra!
Como eu disse ontem, o juro será entre os 5% e os 8% – chupa, Peles!
O Sporting deu como garantia 65M€ do dinheiro que tem a receber da NOS. Não deu TODO O DINHEIRO que tem a receber da NOS – foda-se, não se armem em cactos como o idiota do leonidas! Os próximos 65M€ que a NOS tiver que nos pagar, não nos paga a nós, Sporting, mas à Apollo – para fazer um desenho simples! Nós, Sporting, temos de ir pagando os juros correspondentes ao dinheiro que estivermos a dever até a Apollo ter recebido os 65M€.
Quando os 65M€ estiverem pagos, a NOS voltará a pagar o acordo a nós, Sporting.
Sinceramente não percebo toda a confusão que anda para aí…
Agora, que está resolvido o aperto financeiro de curto prazo, é levantar a cabeça – frase tão em voga no desporto – e tratar de melhorar o clube todos os dias!
É seguir em frente…
21 Março, 2019 at 11:10
“O Sporting deu como garantia 65M€ do dinheiro que tem a receber da NOS. Não deu TODO O DINHEIRO que tem a receber da NOS – foda-se, não se armem em cactos como o idiota do leonidas!”
Foda-se digo eu! Onde é que isso está escrito? Onde?
Cedência de créditos com a NOS. Os créditos com a NOS são de 300 milhões.
Se fossem 65+juros estava escarrapachado “cedência parcial de créditos no montante de x”. Não é isso que lá está escrito.
21 Março, 2019 at 11:13
Sim, Jaime, o Sporting dá 300M€ para receber 65M€…
Ok! Tens razão…
Afinal sempre vinha aí o caos!
21 Março, 2019 at 11:15
Eu não digo que tenho razão. Apenas digo que o que está escrito pode ser interpretado de forma diversa. E uma delas é a que te disse.
Eu estou habituado a contratos públicos e uma pequena omissão ou dúvida pode ser motivo de interpretação díspar.
21 Março, 2019 at 11:19
“Sim, Jaime, o Sporting dá 300M€ para receber 65M€…”
Parece-se assim tão absurdo? A resposta a isto já a deste:
“É o que é! Não havia outra solução porque ninguém – NENHUMA OUTRA INSTITUIÇÃO! – abriu a porta para outra solução. Nem banca, nem outros fundos, ninguém quis negociar!
O que se fez foi o que foi possível fazer! Quem estava com as calças nas mãos éramos nós e todos sabemos que quem negoceia com as calças na mão fica sempre em desvantagem!”
21 Março, 2019 at 11:30
Jaime, usa o bom senso…
Não me apetece entrar em discussões idiotas sobre merdas que nem existem.
Abraço
21 Março, 2019 at 15:53
Tens a certeza?!? É que a tua matriz tem sido essa e só essa … De vez em quando, tens uma excepção …
21 Março, 2019 at 19:35
Abraço, Peles!
21 Março, 2019 at 11:35
Não há “cedência parcial”.
O Sporting abdica (aspas) de receber os créditos da NOS.
A NOS paga directamente à Apollo. Não paga parte de cada tranche à Apollo, paga a totalidade.
O contrato de cessão de crédito termina quando o empréstimo for coberto.
O risco é que estes não brincam nem ” reestruturam”. Falhas uma vez…
21 Março, 2019 at 15:56
Estes (Apollo) são AGIOTAS …
E o outro, o destituido, é que fez um ‘all-in’ … Tá bem tá …
Agora é tudo a rezar e a acender velinhas e irem de joelhos a Fátima …
21 Março, 2019 at 19:37
Estes Apollo são gajos para se meterem em negócios para ganharem dinheiro.
6% a 8% em 65M€, a vários anos, com a garantia que se deu, que tem um risco baixíssimo, parece-me um bom negócio para eles.
Para nós foi o possível… E já expliquei porquê!
21 Março, 2019 at 19:38
Era rezar e o Al-Bilal comprar o Alan por 25M. Isso é que era.
21 Março, 2019 at 20:02
Fonixxx aí até eu, um ‘descrente’ confesso ia a pé a fátima …
21 Março, 2019 at 11:13
“Nós, Sporting, temos de ir pagando os juros correspondentes ao dinheiro que estivermos a dever até a Apollo ter recebido os 65M€.
Quando os 65M€ estiverem pagos, a NOS voltará a pagar o acordo a nós, Sporting.”
Óbvio! Mas a garantia é do valor total do crédito, não é do 65+juros.
Quando pagarmos (se pagarmos) os 65+juros, aí sim, voltamos a receber o valor dos créditos.
É assim… Eu quero acreditar que tenhas razão, pois faria mais sentido isso.
Mas gosto de ver as coisas ESCRITAS, sem dúvidas interpretativas.
Olhando para aquelas cláusulas, não fico descansado.
Entendes isso?
21 Março, 2019 at 11:25
Eu entendo tudo e não entendo nada! 🙂
Pronto, podem usar isto para o tão propalado “tu dizes uma coisa e o seu contrário”!
Assim ficamos todos satisfeitos!
Agora a sério, para mim isto é claro!
* A Apollo mete 65M€ no Sporting, emprestados
* O Sporting paga uns juros – 6% a 8% – até o empréstimo estar liquidado
* O empréstimo será liquidado através do dinheiro do contrato com a NOS
* A NOS passará a pagar o que tem a pagar, nas datas que tem a pagar, à Apollo em vez de nos pagar a nós, Sporting
* Quando a Apollo tiver recebido os 65M€ da NOS, a NOS passará a pagar o dinheiro do contrato novamente ao Sporting.
Se não percebem isto, tentem informar-se. Com certeza chegarão à conclusão que é assim mais tarde…
SL
21 Março, 2019 at 11:42
O que temos é apenas o comunicado à CMVM.
Desse comunicado, não podes inferir que a garantia é de apenas o valor do empréstimo.
Quem te diz a ti que os termos com a Apollo não sejam semelhantes aos de um empréstimo à habitação?
Quando tu fazes um empréstimo à habitação… Imagina que só precisas de 10, mas a casa vale 15.
Dando a casa como hipoteca, se pagares apenas 9, ficam-te com a casa, que vale 15, e não 10.
Espero sinceramente que as minhas desconfianças não passem disso mesmo…
21 Março, 2019 at 13:03
Dás como garantia o contrato com a NOS. Não os 300M€.
O contrato com a NOS garante que pagas os 65M€!
No caso das casas…
Compras uma casa de 300 mil euros!
Faltam-te pagar 100 mil e não consegues pagar.
O Banco fica com a casa e vende-a.
Fica com os 100 mil que deves e dá-te o resto…
21 Março, 2019 at 16:21
Aqui concordo com a criatura.
Na hipoteca de uma casa não podes dar um parcial ao banco – o único modo é o banco vender a casa inteira
21 Março, 2019 at 21:41
“Fica com os 100 mil que deves e dá-te o resto…”
Hum… Tens a certeza disso?
21 Março, 2019 at 12:13
“Nem banca, nem outros fundos, ninguém quis negociar!” … como é que sabes?
21 Março, 2019 at 13:06
É a informação que tenho e que corresponde ao que a CS social tem dito que era a dificuldade em arranjar um parceiro para este negócio.
Outros fundos que apareceram inicialmente pediam juros de 10% para cima – que também se falou na CS.
Já expliquei, a propósito das VMOCs, que tenho um familiar que trabalha num banco.
21 Março, 2019 at 14:37
Sendo assim seriam 12%…
21 Março, 2019 at 15:35
Não sei.
Sei que eram de 2 dígitos. Havia pessoal, e ainda há, a falar de 15%…
21 Março, 2019 at 19:10
Sinceramente, o acordo não me parece nada de especial. E espero que não apareçam outras cláusulas…
21 Março, 2019 at 11:18
Estamos cá para ver o que vão fazer com ele…
É o all in do Sporting como eu disse, com uma solução óbvia mas que devia ser de último recurso.
Espero sinceramente que corra bem e que não assistamos a um mercado de verão com 12 ou 13 jogadores a entrar e 20 ou 30 Milhões gastos e mais uns quantos valentes desperdiçados em dispensas e coisas parecidas…
21 Março, 2019 at 11:21
Houve alguém que escreveu no Verão do ano passado… “O Sporting como o conhecemos morreu… É melhor aceitar, que dói menos…”
Não quero comungar deste pensamento, mas… foda-se!…
21 Março, 2019 at 11:28
O que é o Sporting como o conhecemos?
É que há uns 20 anos que o Sporting se anda a endividar… Não chegaste a este ponto no verão…
21 Março, 2019 at 11:29
Claro que cheguei.
Estava a falar do Sporting que conhecemos nos últimos anos… Não apenas a nível financeiro…
21 Março, 2019 at 11:51
O Sporting dos últimos anos gastou acima das suas possibilidades como o tinha feito antes.
Fez EXACTAMENTE A MESMA COISA!
A diferença foi que não pediu um empréstimo para pagar mais tarde mas gastou dinheiro que era para receber mais tarde e assim não o vai receber.
É igual!
E vou-te explicar…
Imagina que o clube tem sempre o mesmo dinheiro todas as épocas – por exemplo, 100M€.
Todas as Direcções sabem que podem contar com 100M€ todos os anos para preparar a época, ok?
Uma Direcção decide fazer um empréstimo de 50M€ – para poder ter 150M€ nessa época – e acorda pagar 10M€ por época durante 6 épocas – os 50M€ mais juros!
O que faz isto?
Faz com que nas próximas 6 épocas a Direcção não tenha os normais 100M€ mas somente 90M€, ou seja, não tem as condições que seriam as normais porque vai estar a “pagar” o desvario dos 150M€ numa época!
Agora o mesmo exercício mas com factoring…
Como tens receitas acordadas durante 10 ou 20 anos, fazes um factoring antecipando essas receitas para teres os 50M€ agora. Fazendo de conta que os custos são os mesmos, terás na mesma 6 épocas a receber menos 10M€. Terás 6 épocas com 90M€ que é abaixo do normal que devias ter. Ou seja, para teres um desvario de 150M€, hipotecas parte do dinheiro que futuras Direcções teria direito!
Vai dar ao mesmo. Faças um empréstimo ou um factoring, tens mais dinheiro agora mas hipotecas o potencial de futuras Direcções!
21 Março, 2019 at 12:00
Como é que isso aconteceu ao mesmo tempo que o passivo descia?!
21 Março, 2019 at 12:26
Quem sabe tudo não precisa de olhar para R&C. Fácil, fácil.
21 Março, 2019 at 13:11
Quem só sai da lata para destilar ódio idiota, nunca acerta…
21 Março, 2019 at 13:10
O passivo desceu muito à conta das VMOCs.
O resto pode ter descido com esse dinheiro…
De qualquer maneira isto foi um exercício só para explicar que, seja através de um empréstimo, seja através de factoring, dinheiro para gastares agora tem sempre influência no futuro.
Só isso.
Já dei a minha opinião sobre o facto de um factoring poder ser uma coisa lógica e boa, ou uma coisa má. É ires ler…
21 Março, 2019 at 21:53
Esta explicação é para o geral, certo? É que eu até entendo de finanças e nada do que escreveste é novidade para mim.
Tal como o que vou dizer em baixo não é novidade para ti:
E obviamente que falaste apenas de DESPESAS, e não de RECEITAS (não antecipadas, claro).
Os orçamentos, normalmente, são equilibrados (RECEITAS = DESPESAS).
Quando as R > D, temos um superavit; quando as R < D, temos um défice.
Deste o exemplo dos 100 milhões de orçamento. Mas houve exercícios onde as R foram superiores às D. E no "reinado" de BdC, foram vários anos assim.
Não estou a dizer que não gastámos muito. Mas não se pode comparar a gestão destes 5/6 anos com as gestões desastrosas anteriores.
E o que esta malta está a fazer é exactamente o que o Godinho fez. Diminui a folha salarial mas diminui os activos, diminuindo com isso receitas futuras (a não ser que chegaram à conclusão que não iriam recuperar os valores despendidos… eu já não digo nada).
21 Março, 2019 at 13:22
Jaime, tenho de confessar, fui eu que escrevi isso.
E acredita, fiz o meu luto na altura e custou muito menos lidar com tudo o que aconteceu depois… isto agora é o novo sporting, por isso tudo o que acontecer será a esse clube.
O meu Sporting continua nas modalidades.
21 Março, 2019 at 22:00
Eu ainda estou incrédulo como é que o BdC foi tão burro e como é que os sportinguistas foram tão imbecis… Desde os que invadiram a Academia até aos que votaram na destituição.
Não há palavras para tanta estupidez…
O que mais me envergonha não é o Sporting não ganhar… É ver que andei este tempo todo a achar os lampiões “burros” e afinal, no clube do meu coração há gente deplorável (aquele Henrique Monteiro mete-me nojo… já me metia antes por outras razões).
21 Março, 2019 at 22:03
*”É ver que andei este tempo todo a achar os lampiões “otários” e afinal, no clube do meu coração também há imensos otários. Pior! Há gente moralmente miserável e deplorável
21 Março, 2019 at 11:26
O que conhecemos é um comunicado à CMVM.
O que nos deixará tranquilizados é sabermos os termos do acordo com a Apollo e se nesses termos estiver lá o tal limite dos créditos cedidos até ao montante dos 65 milhões mais juros – que é o que faz sentido; aqui estou de acordo com o Miguel.
21 Março, 2019 at 11:28
Até lá, permitam-me desconfiar…
21 Março, 2019 at 11:37
Faz muito bem.
Eu também duvidei e duvido de súbitas pujanças financeiras e duplas almofadas.
Questionar, sempre!
21 Março, 2019 at 11:42
E eu sempre desconfiei da célebre frase: “respiramos saúde financeira”.
21 Março, 2019 at 11:33
Vamos esperar por uma CI do guru das finanças, Senha.
Pois isto tem muito nevoeiro, é preciso ser muito bem explicado , o comunicado não explica nada e não faz muito tempo o senha disse que isto seria uma solução de último recurso.
O que mudou?
21 Março, 2019 at 11:39
Mais uma barrigada.
Cobrir dívida com dívida.
Cobrir as despesas de ontem com as receitas de amanhã.
Isto não passa de um balão. Vamos ver o uso que estes fazem dele.
21 Março, 2019 at 11:47
Mas era urgente… Muitas dívidas… Prazo limite a terminar… Inscrição nas provas da UEFA… Calças na mão… Não havia alternativa (esta faz-me lembrar o discurso político sobre a aplicação da austeridade).
21 Março, 2019 at 12:00
Não duvido.
Acredito que fosse “a” opção. A não ser que se ca*asse notas de 200€. Qualquer solução imediata passaria por dar o contrato televisivo como garantia. Até parece que andam para aí instituições mortinhas para dar dinheiro a quem falha reembolsos de EO e recompra VMOCS de 1€ a .30.
A questão é o futuro. Aí sim tenho sérias reservas. Não vejo nada de novo ou diferente. E o discurso de gastar em linha com o pouco que se tem é um péssimo cartão de visita.
21 Março, 2019 at 13:29
Concordando com o essencial, o que queres dizer com “o discurso de gastar em linha com o pouco que se tem é um péssimo cartão de visita”?
Então não deves gastar de acordo com o pouco que tens?
Ou não deves é dizer que tens pouco? Achas que há quem não saiba que temos pouco? Achas que estás a dar novidades?
21 Março, 2019 at 14:29
Gastar pouco quando se tem pouco implica logo gastar muito mal se tenha muito.
21 Março, 2019 at 15:40
Essa do “implica” não como!
Implica para quem quer… Para quem não quer, não implica!
22 Março, 2019 at 8:57
Hoje (ontem) estás muito “implicante”… 😀
21 Março, 2019 at 11:40
Eu que não sou financeiro acho que teria sido possível evitar isto. Acreditei no Zenha quando ele disse que isto não ia acontecer. O que é facto é que aconteceu e os homens do fraque colocaram o pé dentro de nossa casa.
Não sou financeiro, nem o português é a minha língua materna, mas fdx, ali diz
” A Sociedade procedeu, na presente data, à cessão dos créditos decorrentes do contrato de cessão de direitos de transmissão televisiva e multimédia…”
Qual era o valor restante? 300 milhões de euros?
A sério, eu sou um gajo tolerante, tento sempre perceber os porquês das questões e, quiçá,bate entenderia está operação mas este CD esconde muito o jogo. Nada é transparente. Nada. Há sempre muitas perguntas por responder.
Por exemplo agora. Custava muito colocar aí os valores?
Custava muito dizer qual é a organização que vai conceder o empréstimo?
Custava muito dizer qual a taxa de juro?
Custava muito confirmar/ desmentir que foi intermediado pela empresa do vogal da direcção (ok, está eu entendo que tenham omitido…)
A sério que é isto que queremos? É isto camaradas? Porque se é, oh pah tudo bem, deixo de me chatear com isto e deixo andar.
Vou só esperar pela cara de trouxas quando tudo rebentar.
Abraço Leonino a todos os sportinguistas.
21 Março, 2019 at 11:45
Sir… Provavelmente os valores não foram colocados nem há maior transparência por ser um comunicado à CMVM.
O que irá esclarecer todas as dúvidas será o conhecimento do que realmente ficou acordado entre a Sporting SAD e a Apollo.
21 Março, 2019 at 12:09
Não percebi.
Porquê que não é explicado já?
Defendes que deve ser explicado onde e quando?
Se fosse eu o Presidente explicava já tudo E marcava uma AG para tirar dúvidas.
Mas eu não sou Presidente do SCP.
21 Março, 2019 at 13:25
A única coisa que defendo é que fique tudo esclarecido.
21 Março, 2019 at 13:26
Jaime, um comunicado à CMVM TEM de ser claro, porque é para os investidores.
O inimigo numero um dum investidor é a incerteza, e uma declaracão se não for clara é pior do que não declarar nada.
A CMVM tem de ser informada com todos os detalhes, e por isso é o que está escrito. Não podemos assumir que irão receber detalhes em segredo.
21 Março, 2019 at 13:55
Pois…
21 Março, 2019 at 14:46
Foi o que eu pensei, mas lá está, não sou da área.
e mais, recordo-me de andarmos aqui a gozar com os lamps porque faziam comunicados à CMVM a ocultar informação.
#lampioesverdes
21 Março, 2019 at 14:50
Este é o maior problema do comunicado. Mas se à CMVM não causa dúvidas de maior (e não entendo a razão para não questionarem qual a instituição financiadora), aos sportinguistas ficam muitas questões por responder. Urgentemente!
21 Março, 2019 at 11:45
Será que podem pensar que estão a fazer com o contrato da NOS o que o Soares franco fez com o património?
Vender a amigos sem ser pela melhor oferta, podem ao menos pensar nisto?
Faltam tantas explicações e vão comer está merda assim de olhos e dados outra vez?
Burros que não aprendem nem à pancada.
21 Março, 2019 at 11:52
Ok… Esperemos que seja como alguns escreveram: A NOS paga à Apollo 65 milhões mais juros em vez de pagar a nós. depois, volta a pagar o remanescente dos 300 milhões a nós.
Isto faz todo o sentido… Para pessoas sérias, isto faz todo o sentido.
21 Março, 2019 at 13:28
Jaime, está escrito que o CLUBE tem de pagar ao fundo… não, não é a NOS a pagar nada. É o clube.
Isso são conversas do troll miguel, mas não lhe ligues que ele não dá uma para a caixa.
É dito claramente que o clube pode recuperar o contrato QUANDO pagar a divida, não que será devolvido após a Apollo receber da NOS o valor emprestado. Até porque os juros são anuais e ninguem sabe se o clube paga a fim de um ano ou ao fim de 10…
Temos de ler o que está escrito e não o que achamos que é normal ou razoavel.
21 Março, 2019 at 15:45
Ser a NOS ou nós, vai dar ao mesmo, erva daninha, pois o dinheiro vem da NOS e passar por nós ou não passar por nós é completamente irrelevante.
O que interessa é que o contrato da NOS garante ao fundo Apollo que eles vão receber os 65M€ mais juros que emprestaram ao Sporting, seja o Sporting a pagar, através de dinheiro seu ou seja a NOS a pagar através da garantia que podem accionar, percebes, cretino acéfalo?
Foda-se, que erva daninha rastejante…
Tu és a prova que o mundo não é perfeito. Tens todas as características dum lampião, burro como uma porta, desonesto dos pés à cabeça, e apareces aqui como sportinguista! Como é que não és lampião, Meu Deus?
21 Março, 2019 at 12:02
@cherba,
Desiludido contigo.
SL
21 Março, 2019 at 14:13
Com o Cherba, com o clube e com toda esta gente que não se mexe.
Em Portugal apenas quando lhes mexem na carteira é que o pessoal sai à rua…. caso contrário é encolher os ombros e seguir com a vida.
21 Março, 2019 at 12:04
O que me preocupa mais neste negócio é como serão os gastos daqui para a frente. Espero que o mercado de verão seja para despachar Gudelj e companhia 3 mandar vir os putos emprestados e subir sub 23.
Se nao houver contenção financeira e uma apoata na prata da casa de modo a depois podermos gerar receitas com as vendas, entao este negócio será uma merda.
O problema do dinheiro é saber como se há de o gerir.
21 Março, 2019 at 13:21
De certeza que venderemos jogadores para se poder reforçar a equipa.
21 Março, 2019 at 13:29
Para o ano com esse alinhamento, com BF, Coates, Acuña (estes 3 têm de ficar) e o resto composto por gajos com -25 anos não só baixa a despesa sem baixar muito a qualidade como aposto que as receitas de bilheteira aumentam.
21 Março, 2019 at 12:24
O ar está caro. São 65 milhões para respirar. Vamos ver que doenças pneumologias advém, ou não, deste respirar.
21 Março, 2019 at 13:00
Eu não sou financeiro, e o português nem é a minha língua materna… pois nasci e vivi no Alentejo muitos anos.
Li de diversos tasqueiros, que demos 300 milhões de garantias do contrato da NOS que eram o que nos restava!!!
Assim sendo, 500-200=300 milhões
Quem é que fodeu e onde o resto do contrato???
21 Março, 2019 at 13:16
Parte foi gasto quando tinha de ser gasto. Há uma pequena parte que foi antecipado. Fiz essas contas algures na ultima semana. O que se antecipou, nas contas redondas que fiz, era algo entre 50 e 90 M€. Já não me lembro e não me apetece fazer as contas outra vez. Há aí pessoal bom a procurar os meus comentários e com certeza colocarão isso aqui…
21 Março, 2019 at 14:53
És mas é maluco! A debitar 400 comentários por post? 🙂
21 Março, 2019 at 15:46
403…
Respeitinho!
21 Março, 2019 at 13:31
Rutura, eu usei o valor 300M porque não sabemos quanto ainda falta.
Até pode ser mais, ou menos, mas não sabemos.
Isso é apenas a minha estimativa, dado que quando o BdC saiu acho que estava em 80% do total. (ele adiantou um ano ou dois do contrato).
Mas sabemos que o fivelas tem ido ao pote com frequência.
21 Março, 2019 at 13:41
OK, eu acho que seria fundamental todas essas questões esclarecidas.
Quanto nos resta, quanto, quem e para quê se adiantou dinheiro.
21 Março, 2019 at 15:49
Aliás, erva daninha, viu-se a facilidade que há em ir ao pote e o tempo que demorou a ir ao pote…
És tão nojento que uma pessoa até fica agoniada. Como é que é possível alguém ser tão aldrabão?
21 Março, 2019 at 13:42
Compreendo essa indignação.
Há valores que já tinham sido pagos pela NOS no âmbito do contracto e há valores que foram antecipados, pois o contrato da NOS iniciou-se, numa vertente, em 2016, noutra em 2017 e o grosso do bolo no início da época 2018/2019:
https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/sporting-anuncia-acordos-por-515-milhoes-de-euros
Olhando para o Relatório e Contas do final da época transacta, temos em antecipações:
Factoring:
(em milhares de euros)
30.Jun.18
Direitos televisivos época atual: 0
Direitos televisivos épocas futuras: 29.620
30.Set.18
Direitos televisivos época atual: 13.485
Direitos televisivos épocas futuras: 16.135
Total 29.620
(página 40 ReC 1.º Trim 2018/2019)
Ou seja, estavam adiantados cerca de 30 milhões.
21 Março, 2019 at 13:43
Do link que coloquei, sobressai:
“Em comunicados enviados à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Sporting e a operadora anunciam a cedência à NOS dos direitos de transmissão dos jogos em casa e de exploração da publicidade estática e virtual do Estádio José Alvalade durante 10 anos, a partir da época 2018/19.
O acordo prevê que a NOS seja o patrocinador principal dos ‘leões’ já a partir de janeiro de 2016 e durante 12 épocas e meia, enquanto os direitos sobre a Sporting TV serão válidos por 12 anos, a partir de julho de 2017.
Ao mesmo tempo, o Sporting anunciou a renegociação dos acordos de direitos televisivos e de publicidade ainda existentes com a PPTV – Publicidade de Portugal e Televisão para as épocas 2015/16, 2016/17 e 2017/2018, indicando que o valor total dos acordos com as duas entidades é de 515 milhões de euros.”
21 Março, 2019 at 13:20
Caros tasqueiros, enfim ta mais do q visto q com esta malta n vamos la, n se iludam…
Ta aqui mt bem explicado, aconselho q leitura.
https://twitter.com/adrijobecq/status/1108690658989096960
21 Março, 2019 at 13:32
@DocPhill.
Li com atenção e, não sendo financeiro, faz sentido o que diz esse Sportinguista. No entanto gostaria de ouvir a outra parte, gostaria de ouvir o Sr. Zenha.
Na impossibilidade, practicamente comprovada, de expurgarmos os parasitas do Sporting, a conclusão a que ele chega (20/20) acaba por ser um bálsamo.
SL
21 Março, 2019 at 14:15
oh sir..esquece la o zenha…..tao depressa dão uma no cravo como outra na ferrradura
21 Março, 2019 at 14:19
Tb eu, alias todos nos queremos e transparencia… mas ta dificil…
21 Março, 2019 at 13:33
Brutal…. isso deveria ter maior destaque porque explica perfeitamente.
21 Março, 2019 at 13:57
O raciocínio está correcto. Mas há ali coisas que não são líquidas, como aquela de se tivéssemos apostado em Matheus Pereira e Daniel Bragança iríamos ter melhores vendas e estávamos mais perto do 1.º lugar. Ninguém nos garante que isso seria líquido assim.
21 Março, 2019 at 15:08
Nem que essa aposta nos garantiria Champions por 5 anos!
Não podemos mais viver de saltos de fé. Dificilmente voltaremos a ser campeões e jogar a Champions. A UEFA a tratou de aumentar o fosso e os clubes que dominam o sistema garantem recursos para continuar a fazê-lo.
O melhor que podemos fazer é apostar na formação de jogadores e impor limites aos orçamentos para vivermos sustentavelmente.
21 Março, 2019 at 15:43
Nem mais…
21 Março, 2019 at 14:14
Pois é….depois de lerem o que aí está talvez percebam agora o rotundo falhanço que foi o EO
21 Março, 2019 at 15:19
O Ricciardi disse, salvo erro em Dezembro passado que … No 1º empréstimo obrigacionista que o SCP fez, ao tempo da anterior direcção … A procura superou os 75 M € … Para um EO de 30 M € …
Já a procura deste EO de Novembro nem aos 26 M € chegou …
Agora pensem …
21 Março, 2019 at 15:52
Quando o gajo diz que “à data do ultimo EO o Sporting contava com quase o total do contrato com a NOS” já se enterrou e o resto deixa de ter interesse porque já se viu uma de 2 coisas:
1, não sabe do que fala,
2, mente de propósito!
Siga!
21 Março, 2019 at 15:54
E depois de ler tudo…
Só merda!
21 Março, 2019 at 16:32
Eu também pensava assim no início, quando lia os teus testamentos.
E também me indignava muito como é que um cogumelo como tu aqui andava a passar pelos pingos da chuva.
Agora, como todos vêem o que tentas fazer, acho muito engraçado o contorcionismo e a hipocrisia. Engraçado que tens muito tempo para debitar a tua missa (que já toda a gente está farta de ler) mas para um texto coerente não és capaz de argumentar
21 Março, 2019 at 19:42
😀 😀 😀 😀
Ao menos escreveste num português decente desta vez!
😉
21 Março, 2019 at 18:22
“Se o EO tivesse sido concretizado com o valor de 60 milhões pretendido pela direcção do @Sporting_CP, teríamos neste momento um total de 560 milhões de euros, sendo que destes 560, 60 milhões podiam ser investidos no imediato sem recorrer a cativações do contrato com a NOS”
1º: se vale se… se tívessemos ido à Champions, se tívessemos vendido jogadores no Verão, se…
2º: desses 60M, 30M iam logo para cobrir o EO anterior. Logo, essas contas andam um bocado por cima.
3º: não são 500M da NOS, esse valor (515) corresponde a 12 anos e meio, portanto parte desse valor já foi recebido (e gasto)
“Estes 60 milhões teriam que ser pagos novamente dentro de 5 anos podendo para isso abrir um novo EO com um valor superior ou recorrer a outras fontes de financiamento, fosse através da venda de jogadores ou da cativação de receitas.”
Isso também é válido para os 60M da Apollo. Vende-se o Bas Dost por 70M e paga-se.
“É aqui que entra o contrato com a Apollo. Um contrato desfavorável por dois motivos. O primeiro são os 8% de juros que nos obrigam a vender um jogador acima de 10 milhões de euros apenas para cobrir os juros. ”
Aqui já entram juros. Já o EO, pagava-se 60M e estava feito.
“Tivéssemos esta época apostado em jogadores como Matheus Pereira e Daniel Bragança e não só estaríamos mais perto do primeiro lugar como ambos estariam a ser assediados por grandes clubes.”
Factos. Tudo explicado.
“O problema financeiro podia ser facilmente resolvido garantindo uma presença regular na @ChampionsLeague e a venda de um ou dois jogadores da formação por valores acima dos 20 milhões todas as épocas.”
Ninguém tinha percebido isto.
“Em vez disso desperdiçámos dinheiro em jogadores que pouco ou nada acrescentam ao plantel, dispensámos os jovens, falhámos na contratação de um bom treinador e fizemos acordos milionários obscuros como os 2 milhões perdidos ao Wolverhampton e os 4M oferecidos a Mendes”
Novamente a falar no Alan, Petrovic e Castaignos. A conversa é sempre a mesma
“A solução neste momento passa por olhar para o bom que foi feito pela direcção anterior em particular nas primeiras duas épocas do seu exercício. Baixar o orçamento, vender os excedentários e apostar nos jovens talentos da formação e dos jogadores actualmente emprestados.”
Por acaso, vender os excedentários é algo que nunca que se fez bem. O resto já aqui foi dito por mais que um cérebro pensante.
21 Março, 2019 at 19:45
Olha, Portugueezza, mais um cogumelo a passar pelos pingos da chuva…
21 Março, 2019 at 13:20
Também não sou expert em finanças, mas pelo que li do Comunicado à CMVM entendo que a NOS só entrará com os 65M se o Sporting não tiver guito para o fazer; por exemplo o Sporting vende as pérolas todas do futebol, arranja com isso 65M€ ou mais, paga o empréstimo e continuamos com dinheiro da NOS intacto.
Será assim???
SL
21 Março, 2019 at 13:24
Provavelmente.
O contrato com a NOS é dado como garantia. Será accionado sempre que não se pagar… O mais certo é que o acordo com a Apollo preveja pagamentos na mesma altura em que o acordo com a NOS prevê pagamentos também. Assim, se nós não pagarmos, o dinheiro da NOS é usado nisso. É isto que o bom senso me diz porque não se conhece o acordo em detalhe.
21 Março, 2019 at 13:26
Pode ser, pode não ser.
Mas com tanta opacidade ninguém pode ter certezas de nada. Eu só não percebo uma coisa:
– O que ganha o Sporting em não informar de forma cristalina os seus sócios e adeptos?
Vamos lá parar com as brincadeiras do acorda banana/croquette/varandette.
Só peço uma explicação, que de certeza que há.
21 Março, 2019 at 13:37
Provavelmente, e espero que assim o seja, será dada numa AG.
Na CI dos colchões foi dita muita merda que deveria ter sido dita dentro de portas. Aqui o raciocionio é o mesmo. Acho muito bem que se informem os sócios, mas fará sentido informar o mundo ao mesmo tempo? Ou faz mais sentido dentro de portas?
21 Março, 2019 at 14:00
Por falar em AG…
José Pedro Rodrigues quer uma…
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/socio-do-sporting-solicita-ag-sobre-auditoria-forense
21 Março, 2019 at 14:58
Esse gajo estava suspenso e do nada… pufff… aí está ele.
21 Março, 2019 at 15:56
Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
O Bruno também está suspenso e puff, aparece aqui e ali…
Quem está suspenso tem de estar em casa escondido?
21 Março, 2019 at 16:15
Não tem de estar em casa escondido, mas se está suspenso (o que nem sei se é verdade), não pode solicitar AGs ao PMAG. Aliás, mesmo como sócio efectivo e pagante, para solicitar uma AG ao PMAG, deverá aduzir a esse pedido um número mínimo de assinaturas estatutariamente previsto. Já vir cagar o qo que quiser para a CS ou escrever um livro é tão livre para o fazer como o BdC. Mas não foi esse, apenas, o caso. Foi à CS afirmar que solicitou ao PMAG uma AG para discutir gestão do anterior Presidente eleito e informação actualizada sobre o estado da auditoria forense.
Além de se colocar acima dos sócios e dos estatutos, tem uma noção no mínimo caricata do que deverão ser as prioridades do Clube a ser levadas a AG.
SL
21 Março, 2019 at 19:48
Poder solicitar, na CS, pode! O PMAG fazer isso é que é altamente improvável!
🙂
Esse JPR devia ter sido suspenso dos direitos de sócio por muitos anos. Devia estar limitado a pagar quotas e ir ver jogos…
21 Março, 2019 at 20:14
Este pode ser sportinguista (JPR), mas não se sentava comigo à mesa, para beber um copo.
21 Março, 2019 at 14:40
Ok, se for na AG aceito.
Mas custava já sabermos dessa intenção, se é que a há?
É tudo tão pouco claro. Vou guardar para mim o que eu acho que se está a passar. Mas confesso que estou genuinamente desiludido, com tudo.
21 Março, 2019 at 14:12
E um emprestimo , na prática. Se o sporting conseguir pagar sem mexer no dinheiro da nós…ok. Se não tiver fundos para isso entra o dinheiro da nos.
21 Março, 2019 at 13:24
Agora continuem com este tipo de comunicaçao (inexistente e ineficaz, ja parece ser de proposito); a delapidar os melhores jogadores por zero, contratar renans, gudeljs, leo jardins, bernards, wangs e afins, ah e n apostem na academia; e principalmente continuem com o kareca maos nos bolsos!
Sigamos a lutar por 3 lugares com bragas e guimaraes desta vida…
21 Março, 2019 at 14:11
Doc a comunicação é mesmo assim. Não é incapacidade. É estratégica. Hoje há uma aliança tácita com o benfica…o que é que ainda não entenderam. Que sa foda lá o campeonato de 15/16.
21 Março, 2019 at 14:21
Se isso e verdade, deixa-me triste… para n ir mais longe e dizer fodido!
21 Março, 2019 at 13:28
Não há milagres.
Sempre fui referindo aqui que o Sporting andava a viver acima das possibilidades, quando JJ chegou.
Infelizmente a aposta foi um fracasso completo, tanto dentro, como também fora de campo.
Isto vai demorar uns 4 a 5 anos a recuperar.
Era igual para o Varandas, Benedito, Bruno ou a tal 3º via, que não existe.
O que pode mudar é maneira como a direcção aborda a realidade do clube perante os sócios e adeptos do clube, a tal transparência.
Para já é importante ir á Champions em 2020/2021 ou 2021/2022, depende do plantel que tivermos, entre 1/2 épocas.
Já aqui escrevi que faria uma revolução no plantel.
Não me acredito que vá acontecer.
21 Março, 2019 at 16:09
Absolutamente de acordo!
21 Março, 2019 at 13:56
A minha questão que espero ver esclarecida no próximo RC é se esta operação vai para além do mandato do senhor Varandas …
Isso é que me preocupa …
Depois veremos …
21 Março, 2019 at 16:10
Não devia ir?
Sabes se há dinheiro da NOS a receber nestes próximos 4 anos que cubram os 65M€?