Francisco Salgado Zenha, administrador da Sporting SAD e vice-presidente do clube responsável pela área financeira, falou, esta quinta-feira, em declarações à Sporting TV do acordo que os ‘leões’ assinaram com o fundo norte-americano Apollo e que prevê a entrada de 65 milhões de euros nos cofres leoninos.
Omissão do nome do fundo Apollo: “Enquanto empresa e enquanto parceiro que somos dos investidores, devemos manter as coisas em sigilo. Não vou revelar… Já muito se falou e nós nunca transmitimos nada, nem vamos fazê-lo. O Benfica e o FC Porto fizeram transações semelhantes e não partilharam essa informação. Na altura, também ninguém quis saber dessa informação. Tenho de ser coerente como gestor: não se escrutina este tipo de informação em praça pública. É confidencial. Não podemos ser um livre aberto e andar a partilhar essa informação”.
“O Benfica e o FC Porto fizeram ações semelhantes e ninguém sabe quem são as contrapartes. Não vejo motivo para partilhar essa informação quando mais ninguém partilha. O Sporting não deve ser diferente dos outros, nem ter as suas finanças em praça pública. Os sportinguistas devem entender isso. Não podemos fazer mal a nós próprios. Fez-se muito isso na campanha. Não concordei e temos tentado evitar fazer isso. Assim continuaremos, a ser coerentes. Transparência? Somos transparentes, mas também temos de ser inteligentes e adaptarmo-nos à gestão de uma empresa. Uma empresa não é um livre aberto. Com que armas negoceio se sou exposto na praça pública?”.
Destino dos 65 milhões: “O uso destes fundos serve essencialmente para reduzir passivos. Recordo que, quando chegámos, as necessidades de tesouraria para fornecedores eram muito altas – já se falou dos tais 40 milhões de euros. Vamos usar estes fundos para pagar dívidas a fornecedores”.
Situação financeira: “Disse que não havia buraco nas contas, como foi confirmado pelos próprios auditores. O que encontrei foi o que estava visível no relatório e contas. Havia, sim, necessidades de tesouraria muito exigentes. Este ano, em dívidas a vencer este ano, estamos a pagar metade do custo do plantel do Sporting, um esforço muito, muito exigente. É como construir um plantel do zero e pegar metade num só ano. Quando nos deparamos com estas situações, temos de fazer operações que nos permitiam cobrir essas responsabilidades”.
“Não existe buraco nas contas. Exemplo: no GES, na altura, descobriu-se um buraco de 2 milhões. Quando cheguei, o que estava nas contas correspondia à realidade, o que não significa que não haja necessidades de tesouraria, assim como sustentabilidade financeira. Temos contratos interessantes, como o da NOS, ativos interessantes. Os jogadores da formação até estão registados a zero… Tínhamos dificuldades de tesouraria”.
Renegociação da dívida bancária: “Estamos em negociações com os bancos pelo acordo de reestruturação e utilizaremos parte deste financiamento para reembolsar os bancos”.
O que é a titularização de créditos?: “Não é mais do que uma antecipação de receita. Uma operação de financiamento com uma garantia, com uma cedência de receitas desse contrato televisivo. Desmistificando, não é mais do que um financiamento. É um financiamento para pagar outra dívida. Mas em vez de fazer um financiamento por um lado, foi ceder diretamente a receita junto do fornecedor [o Apollo]”.
O que resta do contrato com a NOS? “São 65 milhões, que representam dois anos de contrato. Uma parte já estava antecipada, mais dois anos em cima desses dois anos”.
Clube vai gerar receita no futuro? “Vamos cumprir o nosso plano financeiro, é nisso que acreditamos. O caminho é difícil, mas estamos a construi-lo para sermos capazes de gerar receitas que cubram as nossas responsabilidades. O que nós herdámos não permite fazer isso, daí fazermos esta operação. Não geramos receitas organicamente”.
Reembolso: “Quisemos assegurar que, em determinado momento, poderíamos recuperar de volta parte do contrato que cedemos”.
Taxa de juro: “Foi, de certeza, a melhor possível, tendo em conta em que foi feita a operação. Estou muito confortável. Fizemos um bom trabalho. É um processo que começou em dezembro, competitivo. Não fechámos com a primeira contraparte. Envolveu intermediários, uma espécie de leilão com os maiores investidores do Mundo. Tivemos seis ou sete a mostrar interesse, fizemos uma ronda final com três e escolhemos o que achámos mais interessantes. Não estamos a falar de empresas de investidores de vão de escada. São dos maiores do Mundo. Fizemos o que devia ter sido feito”.
Ricciardi e o investimento de 200 milhões: “O que me interessa é a forma e o resultado daquilo que fizemos. O que fizemos foi excelente. Quem tivesse visto a forma como trabalhámos, a forma como o processo foi desenhado e o tempo que em que o executámos, percebe que é um excelente negócio. Neste mandato, temos feito as coisas nos timings mais apertados. Lembro-me do empréstimo obrigacionista na semana em que o ex-presidente foi constituído arguido. Agora concluímos esta operação. Uma empresa normal faria isto, talvez, em dois anos; nós fizemos em seis meses. Vi comentários a falar em 100, 200 e 300 milhões. Quando cheguei tive milhares de solicitações, recebi todo o tipo de investidores. Uns queriam investir 300 milhões, mas queriam ficar com jogadores, outros com a SAD… Ninguém põe aqui 100, 200 ou 300 milhões sem contrapartidas. Não conheço nenhum filantropo que o tenha feito, a não ser um Abramovich. Eu não vou ceder, não vou vender a maioria da SAD. Isso é filantropia. Não faço ‘all in’. Mandar números para o ar é muito perigoso… Não há filantropia por 200 milhões sem recebermos nada em troca. É impossível”.
Saídas de jogadores: “Propostas caem muitas nos mercados. Temos de perceber o timing e o valor certo para, depois vender. Quanto à massa salarial, já a conseguimos reduzir em 10 milhões, em janeiro. Conseguimos fazê-lo com facilidade sem termos de tocar nos principais jogadores do plantel. Já fizemos isso a pensar na próxima temporada. Faremos um ou outro acerto no verão.”
“Taxa de juro: “Foi, de certeza, a melhor possível, tendo em conta em que foi feita a operação. Estou muito confortável. Fizemos um bom trabalho. É um processo que começou em dezembro, competitivo. Não fechámos com a primeira contraparte. Envolveu intermediários, uma espécie de leilão com os maiores investidores do Mundo. Tivemos seis ou sete a mostrar interesse, fizemos uma ronda final com três e escolhemos o que achámos mais interessantes. Não estamos a falar de empresas de investidores de vão de escada. São dos maiores do Mundo. Fizemos o que devia ter sido feito”.”
Lá está … “Fizeram um bom trabalho” … “Estão muito confortáveis” …
E depois … “Envolveu intermediários, uma espécie de leilão com os maiores investidores do Mundo.” … Quem são esses intermediários?!?! Quanto ganham esses ‘intermediários’ com esta operação???
Há 5 meses atrás jurou a pés juntos que NÃO ia tocar no contrato NOS. Mentiu.
Hoje diz que NÃO vai vender a SAD. Daqui a 5 meses vai dizer…
Pois é isso mesmo.
Mas por mim está tudo bem. Sinceramente acho que o único remédio é deixar os parasitas sugar tudo o que for possível. Só depois vão para outro hospedeiro.
Já disse várias vezes e repito, o SPORTING existe porque está entranhado num ideal, não existe porque ganha títulos, ou porque tem uma academia, um estádio ou terrenos, ou porque tem um chorudo contrato NOS.
Por isso na minha condição de sócio desde que nasci, na de ex-atleta, mas acima de tudo, na condição de amante do Sporting, e parafraseando este Zenha…
Estou confortável. Sei muito bem como se comporta um parasita e da luta, tantas vezes inglória, que se tem de travar. Como em todos casos de parasitas, quando aparecer um melhor hospedeiro melhor, estes vão desaparecer.
Saudações Leoninas para uns
Saudações Apollianas para outros
“Francisco Salgado Zenha disse há apenas uns meses. “Ainda há a securitização do contrato da NOS, que não é mais do que uma antecipação. Isto não é uma prioridade, é uma ferramenta de último recurso porque não gostamos de antecipar receitas”.
“Questionado sobre a antecipapção de 28 milhões de euros do contrato dos direitos televisivos com a NOS, Francisco Zenha deu o exemplo dos dois rivais: “O Benfica e o FC Porto já anunciaram cada um a antecipação de mais de 100 milhões dos direitos televisivos. O valor do contrato da NOS com o Sporting é de 515 milhões de euros a 12 anos. Temos mais de 400 milhões se quisermos para antecipar e não o fizemos ainda”.
“Ricciardi e o investimento de 200 milhões: “O que me interessa é a forma e o resultado daquilo que fizemos. O que fizemos foi excelente. Quem tivesse visto a forma como trabalhámos, a forma como o processo foi desenhado e o tempo que em que o executámos, percebe que é um excelente negócio.”
Mais uma vez … “Foram excelentes …” e o camandro a sete …
Fonixxx, auto-elogios … Bem, já que ninguém lhos faz de forma honesta e sincera, cá vai disto …
E sempre o denominador comum da ‘revanche’ para com a anterior direcção …
” Recordo que, quando chegámos, as necessidades de tesouraria para fornecedores eram muito altas”
“O que nós herdámos não permite fazer isso, daí fazermos esta operação. Não geramos receitas organicamente”
” Lembro-me do empréstimo obrigacionista na semana em que o ex-presidente foi constituído arguido.”
“Saídas de jogadores: “Propostas caem muitas nos mercados. Temos de perceber o timing e o valor certo para, depois vender. Quanto à massa salarial, já a conseguimos reduzir em 10 milhões, em janeiro. Conseguimos fazê-lo com facilidade sem termos de tocar nos principais jogadores do plantel. Já fizemos isso a pensar na próxima temporada. Faremos um ou outro acerto no verão.”
Elucidativo … ” Quanto à massa salarial, já a conseguimos reduzir em 10 milhões, em janeiro. Conseguimos fazê-lo com facilidade sem termos de tocar nos principais jogadores do plantel.” … Quem diz isto é porque considerava NANI um jogador não principal …
Uma moca valente de um croquete
Num clube de mal a pior
Nao ha quem meta na ordem
Um ressabiado que mete
Mete agua na colher
As viuvas choram a desordem
De um clube bem amado
Mas todos gritam ta mal organizado
Chegou o cego e disse foi aquele malvado
O rico e pobre dizem que foi um golpe
um golpe do rebarbado
Contra o mal amado que gritava improperios tais
Quem o Croquete e o Sportingado
Assim vai de mal a pior a culpa foi do Bruno
Ou do elitista anestesiado ou do radical irreverente
O Sporting quer gloria para ficar amado
O Sporting quer ficar na historia pois assim sera sempre recordado
E a moca do croquete se vai embora apaixonado triste e abandonado.
———————
Para desanuviar a Moca de um Croquete.
Para isto mais valia Zenha estar calado.
A mim pouco interessa se o financiador é a Apollo. Todos sabemos que é. Alguém teria de avançar com o financiamento.
O que me preocupa é que fiquei na mesma em relação à operação.
Com tantos financiadores tivemos juros altíssimos. Não explicou as contrapartida nem se poderemos abater montantes ao longo do tempo para reduzir estes juros. Não sei em concreto onde será utilizado o dinheiro, quanto deste montante será para pagar dívida corrente, quanto para pagar passivo bancário, quanto para repor a conta reserva, se uma parte deste montante servirá para a recompra das VMOC.
Vai garantir a maioria da SAD no clube. Quanto? 51% ou 90%?
Quanto ainda resta do contrato Bruno/NOS? Porque os sócios não podem conhecer o valor? Porque o segredo?
Nenhum dos tasqueiros gostaria de saber como será utilizado o dinheiro?
Se a intenção era acalmar os sportinguistas, a mim não tranquilizou. Pelo contrário. E ainda fiquei com a sensação de ter sido gozado em directo.
No resto das tuas perguntas que são válidas e pertinentes, não faço ideia, mas na parte de se poder “abater” á dívida ele disse que sim que isso estava salvaguardado, o que é bom, se venderes um jogador por 100M (eu sei, eu sei, é um exemplo) podes pegar em 40M e abater á dívida e desses 40M deixas de pagar juro, o que não está dito é qual o limite, porque há um de certeza, do “abatimento” é que numa coisa ele tem razão “não há almoços grátis” e se no próximo defeso tivesses 80 ou 90M e quisesses pagar tudo de volta os outros não ganhavam nada? Há um mínimo de ganho garantido a quem vai emprestar o dinheiro, nem pode ser de outra forma….
O cherba outrora sempre tão interventivo e mobilizador, agora brinda-nos com um silêncio suspeito.
Desiludido pelo abandono do espírito crítico, em geral, não falo nos óbvios Trolls, e nos óbvios gajos pagos para virem às redes sociais intoxicar a opinião pública.
Habituei-me mal. Venho da linhagem do “Cacifo do Paulinho” e da “Dieta Rochemback” onde sempre existiu um elevado sentido crítico. Onde para essa malta? Alguma eu sei, que desistiram porque consideram que temos um clube ingovernável (eu concordo), mas mesmo agora mais recentemente, aqui na Tasca, o que aconteceu aí espírito crítico?
Cherba, dás abrigo a cartilheiros, que nem os bananinhas gostam, mas consegues enjaular Tasqueiros incómodos como o Leão à Solta, o Italiano maluco, o gajo do buçaco, o Trolha – que era só o gajo que melhor falava de bola – e mais uns quantos que agora me falha a memória, e a quem peço desculpas.
Abre a porta a essa malta toda. O Sporting TEM de ser pensado por todos nós, qual sigilo qual caralho?! Mas nós agora usamos como referência aquilo que os corruptos do Porto e Benfica fazem? Agora somos lampiões verdes?
Fdx para esta merda. Eu quero saber pormenores sobre o negócio que estes tipos acabaram de fazer: este é “só” o maior negócio financeiro do Sporting e não pode ficar por uns lacónicos “ah e tal é sigilo” ou “ah e tal o Porto e Benfica não dizem nada aos seus adeptos”
Mas estamos a brincar ou quê? O que é isto? Não sr. Zenha. Mas vezes não. E agora sim, vou usar um chavão, os adeptos do Sporting são “diferentes”. Se fossem iguais aos outros certamente que não partilhavam o fervor Sportinguista que, e lá está, vive não por causa de bens materiais ou de títulos, nas vive sim porque corresponde a um ideal.
Sr. Zenha, a figura hoje apresentada é insuficiente. Este negócio tem de ser explicado. Prefere que seja numa AG?
Mas o problema é que o incomodo que essa malta causava, vinha mais com a falta de debate possível, era insultos, tudo em maiúsculas e escadinhas no próprio comentário e pior repetiam comentários nos post’s.
É difícil um gajo chegar aqui e em 200 comentários, “100” é do mesmo gajo a insultar.
Não acrescentavam nada ao debate, para isso mas vale mesmo deixar como estão.
Falam do Miguel, um gajo ativo aqui, mas consegue manter um debate minimamente decente, como a maioria.
Eu percebo uns insultos aqui e ali, faz parte, agora sucessivo ai já é só ser retardado, não estamos a lidar com jovens dinâmicos.
Não me lembro de ser assim como dizes, parece um retrato exagerado. Agora também tens disso: há aqui malta que chega larga uma trampa sobre BdC e baza (vai fazer o mesmo para outros 300 mil blogs).
Comportamento óbvio de quem é pago para isso. Preferes isso a umas caralhadas do Trolha?
Falas do Miguel, que hoje diz A, amanhã diz B e á noite diz C. É IMPOSSÍVEL ter um diálogo com alguém com este comportamento (eu passo à frente) e não vi ninguém a pedir para ser expulso.
Tens aí um gang da escadinha, não sei porque esta é melhor do que a outra.
Enfim, é como é. Mas acabas por ter uma visão enviesada da realidade, porque basicamente só vês comentários de pessoas alinhadas, os situacionistas, e o contraditório cada vez mais é coarctado.
És burro! Armas-te em intelectual e nem português percebes, caralho!
Não me interessa o que fazem as nádegas em termos de erros futebolísticos, como é evidente. Não quero que os erros deles sirvam para DESCULPAR os nossos.
Aqui é outro assunto. Estamos a falar das regras da CMVM. Porque razão a nosso abordagem a essas regras tem de ser diferente das que eles usam? Para nos colocar em desvantagem. Há regras. Se cumpriram as regras, está tudo bem. Se eles colocassem o contrato na net, o que seria obviamente uma burrice, tu também tinhas de o fazer? Óbvio que não…
Não és só desonesto. És incompetente e ignorante, ó Battaglia de trazer por casa. O que te move é dizer mal do Varandas. Tudo serve…
Eu quero que vocês se fodam. De preferência uns com os outros!
O problema aqui para mim é falta de educação sucessiva (não queria escrever sobre quem não pode responder, mas tem que ser), por exemplo Trolha realmente quando queria sabia realmente escrever, o problema é quando entrava nos insultos e Spam de comentários, era muito.
É questão de postura e algum respeito.
Ao fim ao cabo vimos aqui discutir o Sporting e dar a nossa visão.
Eu tento respeitar todos, mesmo não concordando ás vezes com o que escrevem, como Malcolm, Lourenço, Tu, Xupa, entre outros…
Nenhum destes foi expulso, porque será?
Acho que minimamente a malta sabe escrever e manter a postura.
Eu não entro muito em debates que não são meus.
Respondo mais a quem responde aos meus comentários, portanto o Trolha e afins, não me fazem “mal”, mas percebo o lado do Cherba, neste caso.
Man, os 100 comentários desse cromo ou são insides a la riga, ou são elogios ao carnide, ou são regurgitação da cartilha desta direcção, ou contradições, ou pontificação ou a chamar os outros de burros, ou a responder a quezílias.
Execrável verborreia.
Creio que nem o riga conseguiu nos seus tempos áureos ser tão irritante, porque esse a gente dá um desconto.
No meio lá mete alguma coisa para tentar parecer credível ou um tasqueiro ‘normal’ – ultimamente é a questão da opinião, que toda a gente pode ter.
E mais, os gajos que o Sir Bobby referiu, falta o Nogueira, o Schmeichel, a Alexia e outros, que tinham conteúdo.
Que não se gostasse do estilo…mas tinham substância.
E isso sim, falta muito aqui, para reduzir a margem a quem aqui só escreve merda.
Certíssimo. Do Não vejo uns vídeos no Tubo, quando aparece um aviso.
A Alexia o Schmeichel e tantos outros… Seja qual for o lado, se as opiniões forem somente numa direção acabas por ter uma visão enviesada.
Em 2016, janeiro/fevereiro tive aqui um bate boca com o dono do tasco, entre outros, porque critiquei o então presidente. Quase caiu o Carmo e a trindade.
Até lampião me chamaram porque escrevi Benfica (e Porto) com letra maiúscula.
E agora dizem que sou brunista. Enfim… Só lamento que se tenha perdido aquele fervor e aquele desinteressado debate.
Agora sinto, como nunca, que há aqui muita malta a mamar como gente grande. Demasiada.
“Se as opiniões forem só numa direcção acabas pir ter uma visão enviesada”
Mas não é isso que se passa aqui hoje em dia? 90% dos posts são a cascar forte e feio no Varandas, por tudo e por nada. Até já foi institucionalizado, para alguns, a questão do cinto, que já se provou ser mentira, mas enfim… quem foge à norma da K7 é apelidado de tudo e mais alguma coisa, até o Max vejam lá… mas o problema é não cantar tudo pelo mesmo diapasão… é não ser tudo discricionariamente anti-varandas… é pelo menos ter critério nas críticas. Oh well…
Sorry, cherba, não fui claro – apenas refiro que fazem falta. Sei que não estão bloqueados
O LaS tb deixou de comentar por iniciativa própria.
Mas, já que falas, questiono sim e já o tinha feito anteriormente que falta um gajo como o Trolha – que sabe mais de bola que muitos aqui – pese embora os excessos. Mas quando vejo malta aqui que acicata ódios e divisão de fininho e ‘boa educação’ e comparo…
Su casa, sus regras.
Quem não gostar pode ir pregar para outro lado, blogs de Sporting deve haver às dúzias.
Houve tanta gente que deixou de cá comentar. Sei lá se foram barrados, convidados a sair ou simplesmente deixaram de aparecer. Lembro-me de um Heráclides, era um anti bdc (acho que até se “gabava” daquele lhe ter metido uns processos). O LaS, Diogo com cara de Benedito, o do Andre Cruz. E outros. Lá está, só nos lembramos de alguns, não quer dizer que sejam únicos.
adoro a teoria do silêncio suspeito. Tanto, que perco logo a vontade de responder-te, esperando que consigas contratar um bom inspector e que tragas a público a concretização dessas suspeitas.
Aproveito, apenas, para deixar uma nota a respeito desta tua passagem: «Cherba, dás abrigo a cartilheiros, que nem os bananinhas gostam, mas consegues enjaular Tasqueiros incómodos como o Leão à Solta, o Italiano maluco, o gajo do buçaco, o Trolha – que era só o gajo que melhor falava de bola – e mais uns quantos que agora me falha a memória, e a quem peço desculpas.»
1. não sei a que cartilheiros te referes. É que tu, inclusivamente, já foste acusado de sê-lo. Cada cabeça, sua sentença. Certo?
2. Leão à Solta. Deixou de comentar por opção. Simples.
3. o italiano maluco. Deve ter-te escapado o comentário com que ele se despediu da Tasca, antes de ser bloqueado. E vitimizar um gajo que apelidou de puta para cima quem bem lhe apeteceu e que não levou logo com o pano molhado nas trombas, depois de ter andado a insinuar que eu fiquei com o dinheiro da Missão Pavilhão da Tasca… acho que escolheste mal o cliente que estás a defender
4. o gajo do buçaco. Deve ter-te escapado o comentário com que ele se despediu da Tasca, antes de ser bloqueado. E vitimizar um gajo que, meses a fio, estragou posts e lançou suspeições a meu respeito conforme o lado para que acordava virado… acho que escolheste mal o cliente que estás a defender
5. é verdade, o Trolha é um gajo com quem dá vontade de conversar… quando lhe apetece conversar. Isso acontece 1/10 das vezes em que lhe dá vontade de estragar posts ou de ofender quem ele bem entende. Na tua atenção selectiva, deve ter-te escapado, por exemplo, que até o Max foi por ele ofendido ou que ele preferiu ignorar as duas ou três vezes em que esteve temporariamente bloqueado. Também acho que acho que escolheste mal o cliente que estás a defender
6. também podes choramingar a ausência do Tadeu que, mesmo só tendo sido bloqueado depois de lhe pedir por email para acabar com merdas como “és um filho da puta!”, algo que ignorou, vai disparando ofensas para a caixa de moderação
Agora, fico-me por aqui. Tenho que preparar a miúda para levá-la à escola. E tenho que ir trabalhar.
Continuo a achar que estás num silêncio (ok, suspeito não é a palavra certa) … Contemplador ?
Sobre esses tasqueiros sim, falhei esses posts de despedida. E pelos vistos muitos outros em que insultaram de forma vil (essa do dinheiro da missão pavilhão é execrável) outros tasqueiros.
Assim sendo nada mais a dizer sobre isso, a não ser que estás coberto de razão e eu estava (muito) enganado.
De qualquer das formas estou à espera de uma versão oficial da Tasca a este negócio. Porquê? Porque continuo, eu e muitos tasqueiros, a depositar em ti muita esperança Sportinguista.
O segredo do negócio é mesmo a taxa de juro a pagar… Já se percebeu que isto estava prometido à apollo. Já foi dito há meses na SIC que seriam os americanos (sem especificar) que comprariam a SAD do Sporting…este foi o primeiro passo.
Já se falava na Apollo desde o Verão passado, assim de fininho… depois das eleições tornou-se algo mais comentado, mas como sempre, eram cavalas….
O arranjinho está feito desde Abril/Maio do ano passado.
Ponto.
Foi comunicado oficialmente em comunicado de imprensa ou em alguma conferência de imprensa especialmente dedicada para o efeito (ou de qualquer outra espécie)?
Estás a ver a desonestidade… o Zenha não teve uma actuação diferente da dos dirigentes do Porto, mas já mentiu, é mentiroso…
Se queres notícias de jornal, quantas não há que referem a Apollo como o financiador?
Mais dás o exemplo do Porto, mas o factoring, no caso deles, só foi conhecido (pelo menos pelo que vejo nesses links que colocas) no RC, portanto não estou a entender em que medida a actuação do Zenha difira dos outros, excepto no facto de esta operação ter sido de facto comunicada… enfim…
Esta operação permitiu um encaixe financeiro no montante de 100 milhões de euros, sublinha a SAD do Porto. A cessão de créditos corresponde a uma transferência de direito sobre um crédito a terceiros.
Assim, a SAD do clube liderado por Pinto da Costa cedeu a terceiros (não os identificando no comunicado) os créditos que tem sobre os referidos direitos de transmissão televisiva – mas só até que as suas obrigações estejam integralmente reembolsadas, após o que recuperará o direito a esses créditos.
Conforme explica no comunicado, a SAD do clube tem direito aos referidos créditos no âmbito do contrato de Dezembro de 2015 em que o FCP vendeu à PT/Altice, por 457,5 milhões de euros, os direitos televisivos e a publicidade dos espaços comerciais no estádio do Dragão a partir de Julho de 2018 – contrato esse com a validade de 10 anos.
Claro que o Porto não identificou o “parceiro”. Os links acima identificam a empresa financeira tal como ” ene” links identificam a Apollo. Mas vale tudo para “confirmar” a nossa opinião.
De qq modo, no próximo R&C, quando aparecer um passivo de 65M, à frente não deve estar ****.
Fdx, mas agora o Sporting tem de copiar os corruptos?
Onde vamos parar? Vamos comecar a pagar a arbitros porque o carnide e o porco tambem o fazem e o Sporting não é diferente dos outros. Vamos comecar a ameacar os dirigentes da liga porque os rivais mandam neles e nada se passa.
FDX, abram a pestana, não temos de nos comparar com corruptos. Eles fazem o que quiserem e nós seguiremos o nosso caminho. Se se querem comparar que olhem para Real Madrid ou Juventus…. afinal passam a vida a falar em o CR7 voltar, e o CR7 joga nesses clubes, não joga em clubes de merda como o carnide ou o porco. Haja exigência para alguma coisa. Claro que esses dois clubes também têm a cueca suja (o real foi o carnide do franco e a juve todos sabemos o que aconteceu recentemente, mas tudo indica que isso foi passado).
Este Zenha nao me inspira nenhuma confiança…e depois tb gagaga.ga gue ja . Vou começar a gaguejar para ver no que resulta…ainda vou começar a trabalhar no SCP.
Não havia buraco nas contas. Não é isso que diz o CM. Mau!
Hoje também se conheceu o protocolo com o Batuque. Afinal é mesmo um protocolo. Mau!
O cashbola também não anda. Mau.
Vai ser a proverbial mão cheia de nada. Que caraças…
“Recordo que quando chegámos, as necessidades de tesouraria para com fornecedores eram muito altas…”
Falso!
As necessidades de tesouraria quando entrou eram de 8 milhões até final do ano. Sousa Cintra regularizou todas as dívidas vencidas até à data da sua saída.
A culpa do fracasso do empréstimo obrigacionista foi das 8 horinhas e das sestas depois do almoço. Quando acordaram para a vida a data limite estava próxima e as subscrições mínimas. Foram ao beija-mão dos notáveis com o rabinho entre as pernas. O valor ficou aquem do pretendido e tiveram que utilizar o que sobrou dos 12 milhões da venda de Patrício para liquidar o EO adiado+juros.
INCOMPETÊNCIA!
Chegou 2019 e as receitas baixaram.
Não obstante estes dados compraram jogadores, aumentaram a massa salarial, e substituíram um relvado sintético. Quando foram ao mealheiro não havia dinheiro para pagar o campo de futvolei nem para pagar salários.
Para pagar o salário de jogadores e funcionários tiveram que libertar Nani e Montero a custo zero, enquanto ganhavam tempo para encontrar um financiador que disponibiliza-se 65 milhões de euros, a verba aproximada e prevista pelo anterior CD para manter o clube estabilizado sem a venda obrigatória de jogadores.
Aquilo que foi feito não foi nada mais que uma operação de factoring idêntica à muitas outras. Uma solução para a qual não necessitamos de um guru financeiro. Já percebemos aonde irão buscar as respostas quando novos problemas financeiros surgirem. Está a mão de semear. Deixado pelo gordo maluco!
Venderam-nos uma gestão de topo e o resultado está a vista.
Choca me ainda mais ver que não há instruções para o keizer criar activos para venda… Se precisamos de vendas como é que jovane, Thierry, Miguel Luís, Marques (Pedro creio eu) não jogam para termos opções no final da época? Mesmo que vendidos ao desbarato vão sempre dar mais que o gudelj, o bas (que horror!), o diaby ou o Gaspar…
O sigilo é imposto ao mercado. Não tem por objectivo privar os sócios de informação. Digamos que levam por tabela porque se há sigilo por causa do mercado, obviamente os sócios levam com o sigilo também.
Miguel,
então achas que os sócios não devem ser informados ou terem acesso à informação e aos contornos e consequências deste negócio e que devem “levar por tabela” só porque o “mercado” assim o dita? Tu achas mesmo que o “mercado” ou que os outros pseudo eventuais interessados e demais “intermediários” não saberão quase nada acerca dos termos em que este negócio foi concretizado?
Achas que, por exemplo, o Sobrinho não saberá?
Eu sei que na minha qualidade de sócio gostava de saber e perceber alguns “contornos” desta operação…
Que se foda a transparência e a informação rigorosa ao sócios! É pagar quotas e calar.
A questão aqui foi que usavam o sigilo como desculpa para não explicar aos sócios. E eu discordo disso.
Há sigilo porque o mercado impõe sigilo, porque um dos parceiros pode impor sigilo… Não porque é do interesse sigilo para esconder algo aos sócios.
Foi só isso que eu disse.
Quanto ao que uma ou outra pessoa sabe a titulo particular, porque alguém lhe disse (em off), são cenas da vida. Eu também sei coisas que não são publicas. Tenho a noção do que posso falar e do que não posso falar.
O que o Sobrinho sabe ou deixa de saber, desconheço.
Há uma diferença muito grande entre mim e muita gente que aqui comenta – que nem sei se é o teu caso ou não! Para mim as pessoas são honestas até demonstrarem que não o são – o que não me impede de estar sempre alerta!
Pensar que alguém vai para presidente do Sporting – ou de que clube for – para o gamar, para o prejudicar, não me entra na cabeça. Não é algo impossível de acontecer mas é algo que, à partida, não penso que vá acontecer. Muita gente acha que o Varandas foi para lá para isso. Isto, obviamente, faz olharmos para uma mesma acção de uma forma completamente diferente!
O único caso em que vi com maus olhos, no que toca ao Sporting, foi a eleição do Godinho porque é um mafiosozinho de trazer por casa e fez da marosca toda uma vida!
O Varandas é uma pessoa normal e um excelente médico. Nada me diz que seja desonesto nem compro o que dizem dele sobre o que se passou no Sporting de Maio para cá.
Que contornos desta operação querias saber?
Achas, tinhas a esperança, que se ia fazer um muito bom acordo para o Sporting com este factoring, neste contexto?
Repara, sem saber detalhes, que eles não deram, o que podes saber?
Tendo a informação que o Bruno andava com 2 anos de factoring feito, e tendo o grosso do contrato da NOS começado em 17/18, ficas a saber que 17/18, 18/19 e 19/20 estão consumidos. Sendo assim só poderás começar a pagar com as anualidades (cerca de 40M€) em 20/21. Se pediste 65M€ a 8% de juros, números redondos pagas 5M€ de juros por ano. Portanto, e esquecendo estes meses até ao fim desta época, em 19/20 (a próxima época) pagarás 5M€ de juros sem pagar nada do empréstimo. Em 20/21 poderás abater 40M€, ficando a dever 25M€ o que te fará pagar 2M€ de juros e no ano seguinte liquidas o empréstimo. Portanto, na melhor das hipóteses, que é esta de pagares o máximo possível por ano – que duvido que tenha sido o acordado – em 21/22 estamos limpos disto com um custo em juros de 7M€ – a que acrescerá um valor da intermediação do negócio. E isto provavelmente dará os tais 10M€ que se falam.
Não me parece assim tão mau, ainda que não seja uma coisa espectacular.
Mas, como disse, duvido que tenham acordado pagar assim. Acho que o vão fazer num prazo maior, usando metade do dinheiro da NOS para liquidar o empréstimo por ano, demorando mais tempo a pagar mas, ao mesmo tempo, tendo essa almofada de 20M€ todos os anos – menos o próximo – para aplicar na equipa de modo a poder ser competitiva.
Isto que eu estou a falar será relativamente fácil de perceber – para quem percebe de leitura de R&C – à medida que os R&C das épocas forem saindo. Não é preciso vir apara a praça publica agora dizer tudo, até porque, como disse, provavelmente o parceiro pede sigilo sobre isso.
Portanto é preciso é calma. Tudo se saberá a seu tempo.
É preciso também ter em conta que vocês, que hoje estão tão preocupados com o Varandas e com o que faz e deixa de fazer, NUNCA se preocuparam com os factorings do Bruno nem em que condições e com quem foram feitos. E isto demonstra bem a vossa inacreditável dualidade de critérios para uma mesma coisa!
Nunca é pagar quotas e calar. Tens sempre a solução que levou à destituição do Bruno. Se não estás contente, junta 1000 votos, e pede uma AG para destituir a Direcção. Se eu pensasse, como muitos daqui dizem, que o Varandas era tão mau assim e que ia destruir o clube, podes querer que arranjava maneira de ir nessa direcção!
N tive tempo de ver o Zenha (ainda irei ouvir isso) mas pelo q ja li aqui as opinioes dividem-se… n espero nada de novo na forma de comunicar q alias n me agrada (enfim vou ouvir e dp logo tirarei as minhas conclusoes).
Entretanto, o q se vai vendo especialmente em torno do futebol, n e animador… confiança nesta malta estagiaria n vai havendo…
Foi algo pseudo-claro… e na realidade confuso, complexo, difuso… enfim, a suspeição e desconfiança continua…
Tou céptico, e assim permanecerei, pq são décadas a tomarem más decisões e enquanto não “sentirmos numa grande maioria” que há solidez, a dúvida segue instalada!
Não lembro dessa frase. Interessante.
É quase a confirmação de que rasgaram a Reestruturação Financeira deixada por BdC e CG. Exige uma explicação aos sócios.
Serve para tudo e não tem discussão!
É assim porque é assim!
A tua simplicidade já implica discussão.
Aposta forte no passado… Dava um post com 500 comentários.
Alcochete… É ver a quantidade de comentários que já se fizeram sobre isso.
As rescisões… Nem mil comentários chegavam, 500 dos quais a chamar traidor e filho da puta ao Bruno Fernandes mais 200 a falar do 1,6M€ que o empresário recebeu.
E o cá estamos… Bastavam 500 comentários a chamar banana e cona mole ao Varandas, que quer vender a SAD!
Nunca nos vamos entender porque esta divisão nunca vai deixar de existir, a não ser que a Direcção do Varandas consiga ser campeão no futebol – o que não será fácil!
“Nunca nos vamos entender porque esta divisão nunca vai deixar de existir, a não ser que a Direcção do Varandas consiga ser campeão no futebol – o que não será fácil!”
Campeão em quê???
AHAHAHAH
Esta “divisão” pode começar a deixar de existir sim … DEpois de novas ELEIÇÕES …
Bom vou falar da minha percepção, ao contrário do nosso presidente que em minha opinião está ligado intimamente ao processo, vulgo golpada que afastou os antigos corpos directivos, eu acho que o Zenha e o Cal estão nisto de boa fé, se isso, apenas, é suficiente para gerir uma nau deste tamanho é outra conversa….
Mas como tal e levando essa minha opinião em conta, a minha apreciação ao desempenho dele(s) tende a ser o mais imparcial possível e o que eu tirei dos esclarecimentos foi:
Fiquei mais tranquilo, mas ainda com um pé atrás, em relação ás condições do negócio…
Continuo a querer saber mais sobre esse negócio, mas não ao ponto de o ver exposto e dissecado na praça pública quero saber mais pormenores, mas não quero ver exposto publicamente tudo e mais um par de botas, ninguém o faz e é contraprodutivo…
Mais importante do que o negócio é saber o que se vai fazer com o “cash” daí resultante e isso sim quero saber ao pormenor, porque isso terá obrigatoriamente que constar dos RC futuros e não pode ser segredo de estado nenhum, logo dizer aos sócios que “com este dinheiro vamos pagar a y e a z, vamos investir aqui e acoli” é uma info pertinente e que todos merecemos saber, porque se é uma “estratégia” á lá Godinho de vender o melhor jogador para pagar os ordenados aos outros (que automaticamente sem o melhor jogador da equipa desvalorizaram logo) eu quero saber para reclamar já é agora!!!!
Um clube de futebol não se gere como uma empresa, deve ter, no caso das Sad’s um modelo profissional e empresarial, mas não pode ser gerido como um banco suíço (ressalvar a parte do suíço porque se fosse um banco Português, pois…) tem de ter um factor de risco associado, ou seja vamos investir isto acima do que geramos, para tentar chegar áquilo, um exemplo é: se o ano passado ficássemos no MÍNIMO em 2 lugar, o tal problema de tesouraria seria quase irrisório porque no mínimo entravam 20M de verbas extra via CL, a outra coisa que é diferente num clube é o factor paixão dos adeptos e esses adeptos por princípio querem sempre mais, ou diferente, mas não ficarão satisfeitos apenas e só com um “temos as continhas todas certas e 500M no banco” porque os adeptos querem é os 500M no campo, não é no banco….
Por último o que ele deixou, escapar, é motivo isso sim para nos preocuparmos, há de facto quem queira ficar com a SAD, há de facto quem queira “voltar ao passado” de ceder passes de jogadores para receber uns tostões depois de suportarmos os custos da valorização dos mesmos, há muito “abutre” a rondar para nos foder tudo que mexa e tenha valor, bastando para isso que a SAD tropece num engulho qualquer, seja ele natural ou provocado por outros….
Em conclusão não fiquei completamente satisfeito, nem estou completamente tranquilo (nem posso, com as movimentações que vemos, no desporto e no País) acho que este esclarecimento atinge rés vés Santa Justa o mínimo dos mínimos exigíveis….
Só uma última curiosidade, afinal os tasqueiros e Sportinguistas que andaram a falar sobre a venda da sad, dos passes a saque e outros assuntos deste género, não estavam nem a inventar nada, nem a embarcar numa teoria da conspiração, porque o Zenha confirmou que houve mesmo propostas e interessados nestes “negócios” e eles recusaram….até ver!!!
Vigilância e exigência é o que eu faço agora e farei no futuro, com este CD, ou com outro qualquer, houve uma altura em que deixei andar e arrependo-me até hoje!!!!
Não ouvi a entrevista mas consócio amigo enviou-me este “panfleto”:
“FAZER A REESTRUTURAÇÃO FINANCEIRA DEPENDE DOS BANCOS E EU NEM SEI SE ESTAMOS A FAZER ISSO”
Esta frase é a frase da noite, e não não foi dita por mim, ou por si, que me lê.
Esta frase foi dita por uma pessoa que deu uma entrevista na SportingTV.
É a pessoa da foto. Na foto diz que se chama Francisco Salgado Zenha. Sabem dizer-me quem é? É um comentador, não é?
Esperem!… Acabei de receber a informação que é o Vice-presidente com o pelouro financeiro do Clube e administrador da SAD.
Se tu não sabes, quem é que sabe? Se tudo depende dos Bancos o que estás aí a fazer? E é isto temos um Vice-presidente que diz que “FAZER A REESTRUTURAÇÃO FINANCEIRA DEPENDE DOS BANCOS E EU NEM SEI SE ESTAMOS A FAZER ISSO”
Alguém me faz o enorme favor de desmentir esta ALEVOOSIA??? Talvez vc Yellow Submarine, sempre tão por dentro dos grandes segredos dos “colchoneros” (compradores de colchões)
No espaço de poucos dias vamos ter dois negócios ruinosos. O primeiro, o factoring de parte do contrato da NOS, já está confirmado. Trata-se de um contrato normal com uma taxa anormal. Num contêxto de Euribores anormalmente baixas, mesmo negativas nos prazos mais curtos, não faz sentido uma taxa de 8 %. E porquê ? Porque em torno da Euribor estrutura-se o custo do dinheiro para o financiador a que acresce depois o Spread que inclui as componentes prémio de risco e o retorno pretendido pelo Investidor.
Cedido o contrato, a NOS paga nos prazos convencionados com o Sporting à Apollo. Qual o risco da NOS não pagar? Muito baixo salvo se o Sporting não lhe entregar os conteudos ( a transmissão dos jogos). Nesta altura a NOS deve emitir divida sua próximo dos 2 % . O prémio de risco é baixíssimo, o problema está no
no retorno que a Apollo quer. E tratando-se de um Fundo
Abutre que gere cerca de 170 Mil Milhões de Euros o eqivalente ao PIB português tem mandíbulas de crocodilo. Os clubes estão a ser empurrados para as garras destes Fundos porque as regras de supervisão dos bancos são extremamente penalizadoras para eles neste tipo de financiamentos e foi isso que BC habilmente aproveitou para acordar o negócio das VMOC´s e que esta Direcção criminosamente parece desconsiderar. Circunstâncias Regulatórias recentes tornam-no excelente para o Sporting e bom para os bancos. Raramente os astros se alinham de modo tão favorável a ambas as partes.
O outro negócio preocupante é a negociata em perspectiva do Gelson. JMendes deve ter pressionado Varandas com receio de que caia e perca o manã e ele
obdiente e obrigado vai a Madrid para preparar o menú para nos servir. Mas já se viu que vão meter na ementa o
Vietto, ele que há um ano roeu a corda, quis experimentar
outros clubes onde tem sido flop.Esta época está no Fulhan e contabiliza 22 jogos e 1 golo ! Vem substituir o
Castaignos. Fala-se ainda no Bernard que anda perdido em equipa de 2º plano na Turquia. LPM tem vindo a preparar caminho. São estes negócios ruinosos que pronunciam um futuro catastrófico… Mas se os Sportinguistas não acordarem não podem esperar outra coisa….
Boa explanação, das mais consistentes que tenho visto.
Também temo (cosendo já várias pontas soltas) que caminhamos exactamente, para o que muitos de nós já vem aventando…
Oh meu deus, será que isto não tem fim!?
Tanta conversa de merda, que já me vem enjoando desde a Direcção anterior, e mais me enjoa agora, talvez por acumulação de enjôo….
Esta Direcção foi eleita, e tem por isso legitimidade de gestão das finanças do Clube. Quem não gostar que vote melhor nas próximas eleições.
Appollo (ou lá quantos “p” e quantos “l” essa merda tem…), juros, NOS, receitas, activos, passivos, défices e dívidas, e o raio que os partam… no final o que é que conta? A equipa de futebol masculino 11 sénior, e os títulos que vai ou não ganhar!
Não são outras modalidades mais ou menos “genéticas”, não são “Formações” que constituam “ADN’s” de quem quer que seja, não são sequer estilos de governação. São títulos de futebol masculino 11 sénior!
E cá estou para ver no que isto dá.
Mas confesso-vos que é como dizia o outro: para uma foda é preciso começar com tesão, e nesta altura nem isso tenho….
21 Março, 2019 at 22:27
Francisco Salgado Zenha, administrador da Sporting SAD e vice-presidente do clube responsável pela área financeira, falou, esta quinta-feira, em declarações à Sporting TV do acordo que os ‘leões’ assinaram com o fundo norte-americano Apollo e que prevê a entrada de 65 milhões de euros nos cofres leoninos.
Omissão do nome do fundo Apollo: “Enquanto empresa e enquanto parceiro que somos dos investidores, devemos manter as coisas em sigilo. Não vou revelar… Já muito se falou e nós nunca transmitimos nada, nem vamos fazê-lo. O Benfica e o FC Porto fizeram transações semelhantes e não partilharam essa informação. Na altura, também ninguém quis saber dessa informação. Tenho de ser coerente como gestor: não se escrutina este tipo de informação em praça pública. É confidencial. Não podemos ser um livre aberto e andar a partilhar essa informação”.
“O Benfica e o FC Porto fizeram ações semelhantes e ninguém sabe quem são as contrapartes. Não vejo motivo para partilhar essa informação quando mais ninguém partilha. O Sporting não deve ser diferente dos outros, nem ter as suas finanças em praça pública. Os sportinguistas devem entender isso. Não podemos fazer mal a nós próprios. Fez-se muito isso na campanha. Não concordei e temos tentado evitar fazer isso. Assim continuaremos, a ser coerentes. Transparência? Somos transparentes, mas também temos de ser inteligentes e adaptarmo-nos à gestão de uma empresa. Uma empresa não é um livre aberto. Com que armas negoceio se sou exposto na praça pública?”.
Destino dos 65 milhões: “O uso destes fundos serve essencialmente para reduzir passivos. Recordo que, quando chegámos, as necessidades de tesouraria para fornecedores eram muito altas – já se falou dos tais 40 milhões de euros. Vamos usar estes fundos para pagar dívidas a fornecedores”.
Situação financeira: “Disse que não havia buraco nas contas, como foi confirmado pelos próprios auditores. O que encontrei foi o que estava visível no relatório e contas. Havia, sim, necessidades de tesouraria muito exigentes. Este ano, em dívidas a vencer este ano, estamos a pagar metade do custo do plantel do Sporting, um esforço muito, muito exigente. É como construir um plantel do zero e pegar metade num só ano. Quando nos deparamos com estas situações, temos de fazer operações que nos permitiam cobrir essas responsabilidades”.
“Não existe buraco nas contas. Exemplo: no GES, na altura, descobriu-se um buraco de 2 milhões. Quando cheguei, o que estava nas contas correspondia à realidade, o que não significa que não haja necessidades de tesouraria, assim como sustentabilidade financeira. Temos contratos interessantes, como o da NOS, ativos interessantes. Os jogadores da formação até estão registados a zero… Tínhamos dificuldades de tesouraria”.
Renegociação da dívida bancária: “Estamos em negociações com os bancos pelo acordo de reestruturação e utilizaremos parte deste financiamento para reembolsar os bancos”.
O que é a titularização de créditos?: “Não é mais do que uma antecipação de receita. Uma operação de financiamento com uma garantia, com uma cedência de receitas desse contrato televisivo. Desmistificando, não é mais do que um financiamento. É um financiamento para pagar outra dívida. Mas em vez de fazer um financiamento por um lado, foi ceder diretamente a receita junto do fornecedor [o Apollo]”.
O que resta do contrato com a NOS? “São 65 milhões, que representam dois anos de contrato. Uma parte já estava antecipada, mais dois anos em cima desses dois anos”.
Clube vai gerar receita no futuro? “Vamos cumprir o nosso plano financeiro, é nisso que acreditamos. O caminho é difícil, mas estamos a construi-lo para sermos capazes de gerar receitas que cubram as nossas responsabilidades. O que nós herdámos não permite fazer isso, daí fazermos esta operação. Não geramos receitas organicamente”.
Reembolso: “Quisemos assegurar que, em determinado momento, poderíamos recuperar de volta parte do contrato que cedemos”.
Taxa de juro: “Foi, de certeza, a melhor possível, tendo em conta em que foi feita a operação. Estou muito confortável. Fizemos um bom trabalho. É um processo que começou em dezembro, competitivo. Não fechámos com a primeira contraparte. Envolveu intermediários, uma espécie de leilão com os maiores investidores do Mundo. Tivemos seis ou sete a mostrar interesse, fizemos uma ronda final com três e escolhemos o que achámos mais interessantes. Não estamos a falar de empresas de investidores de vão de escada. São dos maiores do Mundo. Fizemos o que devia ter sido feito”.
Ricciardi e o investimento de 200 milhões: “O que me interessa é a forma e o resultado daquilo que fizemos. O que fizemos foi excelente. Quem tivesse visto a forma como trabalhámos, a forma como o processo foi desenhado e o tempo que em que o executámos, percebe que é um excelente negócio. Neste mandato, temos feito as coisas nos timings mais apertados. Lembro-me do empréstimo obrigacionista na semana em que o ex-presidente foi constituído arguido. Agora concluímos esta operação. Uma empresa normal faria isto, talvez, em dois anos; nós fizemos em seis meses. Vi comentários a falar em 100, 200 e 300 milhões. Quando cheguei tive milhares de solicitações, recebi todo o tipo de investidores. Uns queriam investir 300 milhões, mas queriam ficar com jogadores, outros com a SAD… Ninguém põe aqui 100, 200 ou 300 milhões sem contrapartidas. Não conheço nenhum filantropo que o tenha feito, a não ser um Abramovich. Eu não vou ceder, não vou vender a maioria da SAD. Isso é filantropia. Não faço ‘all in’. Mandar números para o ar é muito perigoso… Não há filantropia por 200 milhões sem recebermos nada em troca. É impossível”.
Saídas de jogadores: “Propostas caem muitas nos mercados. Temos de perceber o timing e o valor certo para, depois vender. Quanto à massa salarial, já a conseguimos reduzir em 10 milhões, em janeiro. Conseguimos fazê-lo com facilidade sem termos de tocar nos principais jogadores do plantel. Já fizemos isso a pensar na próxima temporada. Faremos um ou outro acerto no verão.”
21 Março, 2019 at 22:30
Ressalvo …
“Taxa de juro: “Foi, de certeza, a melhor possível, tendo em conta em que foi feita a operação. Estou muito confortável. Fizemos um bom trabalho. É um processo que começou em dezembro, competitivo. Não fechámos com a primeira contraparte. Envolveu intermediários, uma espécie de leilão com os maiores investidores do Mundo. Tivemos seis ou sete a mostrar interesse, fizemos uma ronda final com três e escolhemos o que achámos mais interessantes. Não estamos a falar de empresas de investidores de vão de escada. São dos maiores do Mundo. Fizemos o que devia ter sido feito”.”
Lá está … “Fizeram um bom trabalho” … “Estão muito confortáveis” …
E depois … “Envolveu intermediários, uma espécie de leilão com os maiores investidores do Mundo.” … Quem são esses intermediários?!?! Quanto ganham esses ‘intermediários’ com esta operação???
21 Março, 2019 at 22:46
Há 5 meses atrás jurou a pés juntos que NÃO ia tocar no contrato NOS. Mentiu.
Hoje diz que NÃO vai vender a SAD. Daqui a 5 meses vai dizer…
Pois é isso mesmo.
Mas por mim está tudo bem. Sinceramente acho que o único remédio é deixar os parasitas sugar tudo o que for possível. Só depois vão para outro hospedeiro.
Já disse várias vezes e repito, o SPORTING existe porque está entranhado num ideal, não existe porque ganha títulos, ou porque tem uma academia, um estádio ou terrenos, ou porque tem um chorudo contrato NOS.
Por isso na minha condição de sócio desde que nasci, na de ex-atleta, mas acima de tudo, na condição de amante do Sporting, e parafraseando este Zenha…
Estou confortável. Sei muito bem como se comporta um parasita e da luta, tantas vezes inglória, que se tem de travar. Como em todos casos de parasitas, quando aparecer um melhor hospedeiro melhor, estes vão desaparecer.
Saudações Leoninas para uns
Saudações Apollianas para outros
22 Março, 2019 at 7:37
“Francisco Salgado Zenha disse há apenas uns meses. “Ainda há a securitização do contrato da NOS, que não é mais do que uma antecipação. Isto não é uma prioridade, é uma ferramenta de último recurso porque não gostamos de antecipar receitas”.
“Questionado sobre a antecipapção de 28 milhões de euros do contrato dos direitos televisivos com a NOS, Francisco Zenha deu o exemplo dos dois rivais: “O Benfica e o FC Porto já anunciaram cada um a antecipação de mais de 100 milhões dos direitos televisivos. O valor do contrato da NOS com o Sporting é de 515 milhões de euros a 12 anos. Temos mais de 400 milhões se quisermos para antecipar e não o fizemos ainda”.
14 Nov 2018
22 Março, 2019 at 7:45
Bobi aldrabão.
22 Março, 2019 at 7:58
Ferramenta de último recurso que passou a ser ferramenta única de salvação em apenas 3 meses.
E o Bobby é que é aldrabão?
Dasse…
22 Março, 2019 at 10:36
Segundo o Bobi o FSZ “Há 5 meses atrás jurou a pés juntos que NÃO ia tocar no contrato NOS.”
Esta afirmação é verdadeira? Diz lá José Silva. E Koki, já agora.
22 Março, 2019 at 9:03
O último recurso foi mesmo rápido Ahaha e os outros é que mentem…O espírito crítico onde anda??não se passa nada agora,incrível.
21 Março, 2019 at 22:35
E depois …
“Ricciardi e o investimento de 200 milhões: “O que me interessa é a forma e o resultado daquilo que fizemos. O que fizemos foi excelente. Quem tivesse visto a forma como trabalhámos, a forma como o processo foi desenhado e o tempo que em que o executámos, percebe que é um excelente negócio.”
Mais uma vez … “Foram excelentes …” e o camandro a sete …
Fonixxx, auto-elogios … Bem, já que ninguém lhos faz de forma honesta e sincera, cá vai disto …
E sempre o denominador comum da ‘revanche’ para com a anterior direcção …
” Recordo que, quando chegámos, as necessidades de tesouraria para fornecedores eram muito altas”
“O que nós herdámos não permite fazer isso, daí fazermos esta operação. Não geramos receitas organicamente”
” Lembro-me do empréstimo obrigacionista na semana em que o ex-presidente foi constituído arguido.”
…
21 Março, 2019 at 22:37
Por fim …
“Saídas de jogadores: “Propostas caem muitas nos mercados. Temos de perceber o timing e o valor certo para, depois vender. Quanto à massa salarial, já a conseguimos reduzir em 10 milhões, em janeiro. Conseguimos fazê-lo com facilidade sem termos de tocar nos principais jogadores do plantel. Já fizemos isso a pensar na próxima temporada. Faremos um ou outro acerto no verão.”
Elucidativo … ” Quanto à massa salarial, já a conseguimos reduzir em 10 milhões, em janeiro. Conseguimos fazê-lo com facilidade sem termos de tocar nos principais jogadores do plantel.” … Quem diz isto é porque considerava NANI um jogador não principal …
Tá tudo dito … Quando são as eleições mesmo???
22 Março, 2019 at 20:25
nani um jogador nao fundamental para a proxima temporada………curioso que é algo que ja foi aqui dito
21 Março, 2019 at 22:32
Uma moca valente de um croquete
Num clube de mal a pior
Nao ha quem meta na ordem
Um ressabiado que mete
Mete agua na colher
As viuvas choram a desordem
De um clube bem amado
Mas todos gritam ta mal organizado
Chegou o cego e disse foi aquele malvado
O rico e pobre dizem que foi um golpe
um golpe do rebarbado
Contra o mal amado que gritava improperios tais
Quem o Croquete e o Sportingado
Assim vai de mal a pior a culpa foi do Bruno
Ou do elitista anestesiado ou do radical irreverente
O Sporting quer gloria para ficar amado
O Sporting quer ficar na historia pois assim sera sempre recordado
E a moca do croquete se vai embora apaixonado triste e abandonado.
———————
Para desanuviar a Moca de um Croquete.
21 Março, 2019 at 22:37
Para que serviu mesmo esta merda de CI?
21 Março, 2019 at 22:48
É sigilo.
21 Março, 2019 at 22:40
VERGONHOSO!!! QUE MERDA DE DIRIGENTES QUE TEMOS À FRENTE DO NOSSO CLUBE! BEM DIZIA O OUTRO, CAMBADA DE CATRAIOS!
21 Março, 2019 at 22:42
Ah Ah Ah o Tio tinha razao tao dando razao ao Tio Ricci.
21 Março, 2019 at 22:46
Para isto mais valia Zenha estar calado.
A mim pouco interessa se o financiador é a Apollo. Todos sabemos que é. Alguém teria de avançar com o financiamento.
O que me preocupa é que fiquei na mesma em relação à operação.
Com tantos financiadores tivemos juros altíssimos. Não explicou as contrapartida nem se poderemos abater montantes ao longo do tempo para reduzir estes juros. Não sei em concreto onde será utilizado o dinheiro, quanto deste montante será para pagar dívida corrente, quanto para pagar passivo bancário, quanto para repor a conta reserva, se uma parte deste montante servirá para a recompra das VMOC.
Vai garantir a maioria da SAD no clube. Quanto? 51% ou 90%?
Quanto ainda resta do contrato Bruno/NOS? Porque os sócios não podem conhecer o valor? Porque o segredo?
Nenhum dos tasqueiros gostaria de saber como será utilizado o dinheiro?
Se a intenção era acalmar os sportinguistas, a mim não tranquilizou. Pelo contrário. E ainda fiquei com a sensação de ter sido gozado em directo.
22 Março, 2019 at 6:38
*contrato Sporting CP/NOS
22 Março, 2019 at 12:01
No resto das tuas perguntas que são válidas e pertinentes, não faço ideia, mas na parte de se poder “abater” á dívida ele disse que sim que isso estava salvaguardado, o que é bom, se venderes um jogador por 100M (eu sei, eu sei, é um exemplo) podes pegar em 40M e abater á dívida e desses 40M deixas de pagar juro, o que não está dito é qual o limite, porque há um de certeza, do “abatimento” é que numa coisa ele tem razão “não há almoços grátis” e se no próximo defeso tivesses 80 ou 90M e quisesses pagar tudo de volta os outros não ganhavam nada? Há um mínimo de ganho garantido a quem vai emprestar o dinheiro, nem pode ser de outra forma….
21 Março, 2019 at 23:08
Eh pah, tenho de ser sincero…
O cherba outrora sempre tão interventivo e mobilizador, agora brinda-nos com um silêncio suspeito.
Desiludido pelo abandono do espírito crítico, em geral, não falo nos óbvios Trolls, e nos óbvios gajos pagos para virem às redes sociais intoxicar a opinião pública.
Habituei-me mal. Venho da linhagem do “Cacifo do Paulinho” e da “Dieta Rochemback” onde sempre existiu um elevado sentido crítico. Onde para essa malta? Alguma eu sei, que desistiram porque consideram que temos um clube ingovernável (eu concordo), mas mesmo agora mais recentemente, aqui na Tasca, o que aconteceu aí espírito crítico?
Cherba, dás abrigo a cartilheiros, que nem os bananinhas gostam, mas consegues enjaular Tasqueiros incómodos como o Leão à Solta, o Italiano maluco, o gajo do buçaco, o Trolha – que era só o gajo que melhor falava de bola – e mais uns quantos que agora me falha a memória, e a quem peço desculpas.
Abre a porta a essa malta toda. O Sporting TEM de ser pensado por todos nós, qual sigilo qual caralho?! Mas nós agora usamos como referência aquilo que os corruptos do Porto e Benfica fazem? Agora somos lampiões verdes?
Fdx para esta merda. Eu quero saber pormenores sobre o negócio que estes tipos acabaram de fazer: este é “só” o maior negócio financeiro do Sporting e não pode ficar por uns lacónicos “ah e tal é sigilo” ou “ah e tal o Porto e Benfica não dizem nada aos seus adeptos”
Mas estamos a brincar ou quê? O que é isto? Não sr. Zenha. Mas vezes não. E agora sim, vou usar um chavão, os adeptos do Sporting são “diferentes”. Se fossem iguais aos outros certamente que não partilhavam o fervor Sportinguista que, e lá está, vive não por causa de bens materiais ou de títulos, nas vive sim porque corresponde a um ideal.
Sr. Zenha, a figura hoje apresentada é insuficiente. Este negócio tem de ser explicado. Prefere que seja numa AG?
21 Março, 2019 at 23:10
Desculpa lá oh cherba, nas não podes ficar na toca como o Benedito.
Solta esse grito de revolta, em nome do Sporting!
22 Março, 2019 at 0:25
Já fiz o mesmo apelo mais do que uma vez, Sir… e o silêncio é ensurdecedor.
21 Março, 2019 at 23:19
A expressão é tua, “situacionista”
21 Março, 2019 at 23:38
Correcto. Mas mesmo assim. Que desilusão…
21 Março, 2019 at 23:26
Por mim pode soltar também.
Mas o problema é que o incomodo que essa malta causava, vinha mais com a falta de debate possível, era insultos, tudo em maiúsculas e escadinhas no próprio comentário e pior repetiam comentários nos post’s.
É difícil um gajo chegar aqui e em 200 comentários, “100” é do mesmo gajo a insultar.
Não acrescentavam nada ao debate, para isso mas vale mesmo deixar como estão.
Falam do Miguel, um gajo ativo aqui, mas consegue manter um debate minimamente decente, como a maioria.
Eu percebo uns insultos aqui e ali, faz parte, agora sucessivo ai já é só ser retardado, não estamos a lidar com jovens dinâmicos.
21 Março, 2019 at 23:48
Percebo.
Não me lembro de ser assim como dizes, parece um retrato exagerado. Agora também tens disso: há aqui malta que chega larga uma trampa sobre BdC e baza (vai fazer o mesmo para outros 300 mil blogs).
Comportamento óbvio de quem é pago para isso. Preferes isso a umas caralhadas do Trolha?
Falas do Miguel, que hoje diz A, amanhã diz B e á noite diz C. É IMPOSSÍVEL ter um diálogo com alguém com este comportamento (eu passo à frente) e não vi ninguém a pedir para ser expulso.
Tens aí um gang da escadinha, não sei porque esta é melhor do que a outra.
Enfim, é como é. Mas acabas por ter uma visão enviesada da realidade, porque basicamente só vês comentários de pessoas alinhadas, os situacionistas, e o contraditório cada vez mais é coarctado.
Opção editorial?
21 Março, 2019 at 23:57
Na parte que me toca, estou há mais de um mês a pedir para mostrarem esse A, B, C e o resto…
Mas tenho esperado sentado, não te preocupes! Sei que não encontrarás isso… 😉
22 Março, 2019 at 0:05
Deixa de ser tonto crl. Fazes 300 mil comentários diários que já te baralhas todo.
O exemplo está dado, futebol feminino, há uns posts atrás “mas o que fazem o Benfica e o Porto servem para alguma coisa!”
Hoje já dizes que temos de ser iguais aos nossos adversários… Oh pah, são tantos os exemplos. Zela por ti, e abranda.
Já agora, o Porto anunciou o parceiro com quem fez o negócio. E agora, como é que vais fazer esse mortal à retaguarda?
22 Março, 2019 at 0:10
Isto. E o comportamento já é estilo Pedro Guerra. Mente. É apanhado a mentir, e continua a mentir.
Total ausência de vergonha. Um psicopata, portanto
22 Março, 2019 at 0:28
O termo correcto seria TOC. Mas não é desajustado um TPA.
Seja o que for, sim, é maçador e monocórdico
22 Março, 2019 at 11:55
E tu, meu caro, está ao nível dum leonidas… Contributos teus para um debate sério, zero! Bola…
22 Março, 2019 at 11:54
És burro! Armas-te em intelectual e nem português percebes, caralho!
Não me interessa o que fazem as nádegas em termos de erros futebolísticos, como é evidente. Não quero que os erros deles sirvam para DESCULPAR os nossos.
Aqui é outro assunto. Estamos a falar das regras da CMVM. Porque razão a nosso abordagem a essas regras tem de ser diferente das que eles usam? Para nos colocar em desvantagem. Há regras. Se cumpriram as regras, está tudo bem. Se eles colocassem o contrato na net, o que seria obviamente uma burrice, tu também tinhas de o fazer? Óbvio que não…
Não és só desonesto. És incompetente e ignorante, ó Battaglia de trazer por casa. O que te move é dizer mal do Varandas. Tudo serve…
Eu quero que vocês se fodam. De preferência uns com os outros!
22 Março, 2019 at 0:05
O problema aqui para mim é falta de educação sucessiva (não queria escrever sobre quem não pode responder, mas tem que ser), por exemplo Trolha realmente quando queria sabia realmente escrever, o problema é quando entrava nos insultos e Spam de comentários, era muito.
É questão de postura e algum respeito.
Ao fim ao cabo vimos aqui discutir o Sporting e dar a nossa visão.
Eu tento respeitar todos, mesmo não concordando ás vezes com o que escrevem, como Malcolm, Lourenço, Tu, Xupa, entre outros…
Nenhum destes foi expulso, porque será?
Acho que minimamente a malta sabe escrever e manter a postura.
Eu não entro muito em debates que não são meus.
Respondo mais a quem responde aos meus comentários, portanto o Trolha e afins, não me fazem “mal”, mas percebo o lado do Cherba, neste caso.
22 Março, 2019 at 0:06
Man, os 100 comentários desse cromo ou são insides a la riga, ou são elogios ao carnide, ou são regurgitação da cartilha desta direcção, ou contradições, ou pontificação ou a chamar os outros de burros, ou a responder a quezílias.
Execrável verborreia.
Creio que nem o riga conseguiu nos seus tempos áureos ser tão irritante, porque esse a gente dá um desconto.
No meio lá mete alguma coisa para tentar parecer credível ou um tasqueiro ‘normal’ – ultimamente é a questão da opinião, que toda a gente pode ter.
Tornou-se cansativo.
22 Março, 2019 at 0:12
Ok, concedo essa de dar um desconto ao riga, por questões óbvias, e pelas quais me penitencio.
Mas há malta aí “de facto e gravata” muito pior que um Trolha.
E o cherba sabe disso.
22 Março, 2019 at 0:19
Claro. Educação é não dizer caralhadas ou agir de boa fé?
22 Março, 2019 at 0:09
E mais, os gajos que o Sir Bobby referiu, falta o Nogueira, o Schmeichel, a Alexia e outros, que tinham conteúdo.
Que não se gostasse do estilo…mas tinham substância.
E isso sim, falta muito aqui, para reduzir a margem a quem aqui só escreve merda.
22 Março, 2019 at 0:20
Certíssimo. Do Não vejo uns vídeos no Tubo, quando aparece um aviso.
A Alexia o Schmeichel e tantos outros… Seja qual for o lado, se as opiniões forem somente numa direção acabas por ter uma visão enviesada.
Em 2016, janeiro/fevereiro tive aqui um bate boca com o dono do tasco, entre outros, porque critiquei o então presidente. Quase caiu o Carmo e a trindade.
Até lampião me chamaram porque escrevi Benfica (e Porto) com letra maiúscula.
E agora dizem que sou brunista. Enfim… Só lamento que se tenha perdido aquele fervor e aquele desinteressado debate.
Agora sinto, como nunca, que há aqui muita malta a mamar como gente grande. Demasiada.
Como disse, só lamento.
22 Março, 2019 at 7:47
“Se as opiniões forem só numa direcção acabas pir ter uma visão enviesada”
Mas não é isso que se passa aqui hoje em dia? 90% dos posts são a cascar forte e feio no Varandas, por tudo e por nada. Até já foi institucionalizado, para alguns, a questão do cinto, que já se provou ser mentira, mas enfim… quem foge à norma da K7 é apelidado de tudo e mais alguma coisa, até o Max vejam lá… mas o problema é não cantar tudo pelo mesmo diapasão… é não ser tudo discricionariamente anti-varandas… é pelo menos ter critério nas críticas. Oh well…
22 Março, 2019 at 16:02
Como é que se provou que o varandas não é o fivelas? Podes partilhar? Perdi disso e até me fazia bem à saúde poder mudar de opinião.
Ele ri se. Isso não dá para desmentir… Mas há provas de que não é ele a pedir que se apanhe a fivela? Quem foi então?
22 Março, 2019 at 8:23
o Nogueira não está bloqueado
o Schmeichel não está bloqueado
a Alexia está bloqueada e são tantos os motivos que nem me apetece desenrolar o lençol
lá está. É fácil apontar o dedo
22 Março, 2019 at 12:13
Sorry, cherba, não fui claro – apenas refiro que fazem falta. Sei que não estão bloqueados
O LaS tb deixou de comentar por iniciativa própria.
Mas, já que falas, questiono sim e já o tinha feito anteriormente que falta um gajo como o Trolha – que sabe mais de bola que muitos aqui – pese embora os excessos. Mas quando vejo malta aqui que acicata ódios e divisão de fininho e ‘boa educação’ e comparo…
22 Março, 2019 at 0:16
Su casa, sus regras.
Quem não gostar pode ir pregar para outro lado, blogs de Sporting deve haver às dúzias.
Houve tanta gente que deixou de cá comentar. Sei lá se foram barrados, convidados a sair ou simplesmente deixaram de aparecer. Lembro-me de um Heráclides, era um anti bdc (acho que até se “gabava” daquele lhe ter metido uns processos). O LaS, Diogo com cara de Benedito, o do Andre Cruz. E outros. Lá está, só nos lembramos de alguns, não quer dizer que sejam únicos.
A tua mãe de quatro.
22 Março, 2019 at 0:30
“a tua mãe de quatro”
É uma tentativa de seres expulso?
22 Março, 2019 at 8:20
adoro a teoria do silêncio suspeito. Tanto, que perco logo a vontade de responder-te, esperando que consigas contratar um bom inspector e que tragas a público a concretização dessas suspeitas.
Aproveito, apenas, para deixar uma nota a respeito desta tua passagem: «Cherba, dás abrigo a cartilheiros, que nem os bananinhas gostam, mas consegues enjaular Tasqueiros incómodos como o Leão à Solta, o Italiano maluco, o gajo do buçaco, o Trolha – que era só o gajo que melhor falava de bola – e mais uns quantos que agora me falha a memória, e a quem peço desculpas.»
1. não sei a que cartilheiros te referes. É que tu, inclusivamente, já foste acusado de sê-lo. Cada cabeça, sua sentença. Certo?
2. Leão à Solta. Deixou de comentar por opção. Simples.
3. o italiano maluco. Deve ter-te escapado o comentário com que ele se despediu da Tasca, antes de ser bloqueado. E vitimizar um gajo que apelidou de puta para cima quem bem lhe apeteceu e que não levou logo com o pano molhado nas trombas, depois de ter andado a insinuar que eu fiquei com o dinheiro da Missão Pavilhão da Tasca… acho que escolheste mal o cliente que estás a defender
4. o gajo do buçaco. Deve ter-te escapado o comentário com que ele se despediu da Tasca, antes de ser bloqueado. E vitimizar um gajo que, meses a fio, estragou posts e lançou suspeições a meu respeito conforme o lado para que acordava virado… acho que escolheste mal o cliente que estás a defender
5. é verdade, o Trolha é um gajo com quem dá vontade de conversar… quando lhe apetece conversar. Isso acontece 1/10 das vezes em que lhe dá vontade de estragar posts ou de ofender quem ele bem entende. Na tua atenção selectiva, deve ter-te escapado, por exemplo, que até o Max foi por ele ofendido ou que ele preferiu ignorar as duas ou três vezes em que esteve temporariamente bloqueado. Também acho que acho que escolheste mal o cliente que estás a defender
6. também podes choramingar a ausência do Tadeu que, mesmo só tendo sido bloqueado depois de lhe pedir por email para acabar com merdas como “és um filho da puta!”, algo que ignorou, vai disparando ofensas para a caixa de moderação
Agora, fico-me por aqui. Tenho que preparar a miúda para levá-la à escola. E tenho que ir trabalhar.
22 Março, 2019 at 8:30
Continuo a achar que estás num silêncio (ok, suspeito não é a palavra certa) … Contemplador ?
Sobre esses tasqueiros sim, falhei esses posts de despedida. E pelos vistos muitos outros em que insultaram de forma vil (essa do dinheiro da missão pavilhão é execrável) outros tasqueiros.
Assim sendo nada mais a dizer sobre isso, a não ser que estás coberto de razão e eu estava (muito) enganado.
De qualquer das formas estou à espera de uma versão oficial da Tasca a este negócio. Porquê? Porque continuo, eu e muitos tasqueiros, a depositar em ti muita esperança Sportinguista.
Vai lá, cuida da miúda e bom trabalho.
Eu tenho sorte, o meu fds já começou 😀
21 Março, 2019 at 23:23
No porto o “parceiro” foi conhecido:
https://www.sabado.pt/ultima-hora/detalhe/dragao-antecipa-86-milhoes-da-meo
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/fc-porto/detalhe/correio-da-manha-diz-que-fc-porto-antecipa-169-milhoes-de-euros-em-receitas
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/fc-porto-sad-recebeu-1691-milhoes-de-euros-em-receitas-antecipadas-368829
O nosso é a Apollo. É o que é…
21 Março, 2019 at 23:34
Oh, o Zenha mentiu? Outra vez?
Por essa ninguém estava à espera.
22 Março, 2019 at 0:11
O segredo do negócio é mesmo a taxa de juro a pagar… Já se percebeu que isto estava prometido à apollo. Já foi dito há meses na SIC que seriam os americanos (sem especificar) que comprariam a SAD do Sporting…este foi o primeiro passo.
22 Março, 2019 at 0:28
Já se falava na Apollo desde o Verão passado, assim de fininho… depois das eleições tornou-se algo mais comentado, mas como sempre, eram cavalas….
O arranjinho está feito desde Abril/Maio do ano passado.
Ponto.
22 Março, 2019 at 0:58
Confirmo …
22 Março, 2019 at 2:17
Claro, porque fundos americanos a fazer estas operações e por este valor astronómico (not) só há a Apollo.
22 Março, 2019 at 7:58
Foi comunicado oficialmente em comunicado de imprensa ou em alguma conferência de imprensa especialmente dedicada para o efeito (ou de qualquer outra espécie)?
Estás a ver a desonestidade… o Zenha não teve uma actuação diferente da dos dirigentes do Porto, mas já mentiu, é mentiroso…
Se queres notícias de jornal, quantas não há que referem a Apollo como o financiador?
Mais dás o exemplo do Porto, mas o factoring, no caso deles, só foi conhecido (pelo menos pelo que vejo nesses links que colocas) no RC, portanto não estou a entender em que medida a actuação do Zenha difira dos outros, excepto no facto de esta operação ter sido de facto comunicada… enfim…
22 Março, 2019 at 8:35
Esta operação permitiu um encaixe financeiro no montante de 100 milhões de euros, sublinha a SAD do Porto. A cessão de créditos corresponde a uma transferência de direito sobre um crédito a terceiros.
Assim, a SAD do clube liderado por Pinto da Costa cedeu a terceiros (não os identificando no comunicado) os créditos que tem sobre os referidos direitos de transmissão televisiva – mas só até que as suas obrigações estejam integralmente reembolsadas, após o que recuperará o direito a esses créditos.
Conforme explica no comunicado, a SAD do clube tem direito aos referidos créditos no âmbito do contrato de Dezembro de 2015 em que o FCP vendeu à PT/Altice, por 457,5 milhões de euros, os direitos televisivos e a publicidade dos espaços comerciais no estádio do Dragão a partir de Julho de 2018 – contrato esse com a validade de 10 anos.
Claro que o Porto não identificou o “parceiro”. Os links acima identificam a empresa financeira tal como ” ene” links identificam a Apollo. Mas vale tudo para “confirmar” a nossa opinião.
De qq modo, no próximo R&C, quando aparecer um passivo de 65M, à frente não deve estar ****.
22 Março, 2019 at 9:49
Ok, my bad, afinal o Porto fez um comunicado… omisso, portanto mantém-se tudo o resto…
22 Março, 2019 at 8:41
Fdx, mas agora o Sporting tem de copiar os corruptos?
Onde vamos parar? Vamos comecar a pagar a arbitros porque o carnide e o porco tambem o fazem e o Sporting não é diferente dos outros. Vamos comecar a ameacar os dirigentes da liga porque os rivais mandam neles e nada se passa.
FDX, abram a pestana, não temos de nos comparar com corruptos. Eles fazem o que quiserem e nós seguiremos o nosso caminho. Se se querem comparar que olhem para Real Madrid ou Juventus…. afinal passam a vida a falar em o CR7 voltar, e o CR7 joga nesses clubes, não joga em clubes de merda como o carnide ou o porco. Haja exigência para alguma coisa. Claro que esses dois clubes também têm a cueca suja (o real foi o carnide do franco e a juve todos sabemos o que aconteceu recentemente, mas tudo indica que isso foi passado).
21 Março, 2019 at 23:37
Preferia que o Zenha dissesse a verdade:
– este CD está a cagar-se para a tua opinião, caro Sportinguista.
Pelo menos era honesto e a malta não se chateava muito, tipo benfiquistas ou portistas, não é assim?
22 Março, 2019 at 12:00
Estou absolutamente convicto que o Zenha se está a cagar para a tua opinião, caro sportinguista!
E faz ele muito bem!
22 Março, 2019 at 16:06
Mas para a tua não? Ou para a minha? Ou a do cherba? Faz algum sentido destacar um dos sócios para ter opinião sem impacto?
22 Março, 2019 at 17:47
@sotkio.
Compreendo a revolta mas não alimentemos o troll 😉
21 Março, 2019 at 23:39
Este Zenha nao me inspira nenhuma confiança…e depois tb gagaga.ga gue ja . Vou começar a gaguejar para ver no que resulta…ainda vou começar a trabalhar no SCP.
21 Março, 2019 at 23:47
Não havia buraco nas contas. Não é isso que diz o CM. Mau!
Hoje também se conheceu o protocolo com o Batuque. Afinal é mesmo um protocolo. Mau!
O cashbola também não anda. Mau.
Vai ser a proverbial mão cheia de nada. Que caraças…
21 Março, 2019 at 23:47
Como já alguém aqui disse, os destinos do clube estão em sacas do LIDL!!
22 Março, 2019 at 0:01
“Recordo que quando chegámos, as necessidades de tesouraria para com fornecedores eram muito altas…”
Falso!
As necessidades de tesouraria quando entrou eram de 8 milhões até final do ano. Sousa Cintra regularizou todas as dívidas vencidas até à data da sua saída.
A culpa do fracasso do empréstimo obrigacionista foi das 8 horinhas e das sestas depois do almoço. Quando acordaram para a vida a data limite estava próxima e as subscrições mínimas. Foram ao beija-mão dos notáveis com o rabinho entre as pernas. O valor ficou aquem do pretendido e tiveram que utilizar o que sobrou dos 12 milhões da venda de Patrício para liquidar o EO adiado+juros.
INCOMPETÊNCIA!
Chegou 2019 e as receitas baixaram.
Não obstante estes dados compraram jogadores, aumentaram a massa salarial, e substituíram um relvado sintético. Quando foram ao mealheiro não havia dinheiro para pagar o campo de futvolei nem para pagar salários.
Para pagar o salário de jogadores e funcionários tiveram que libertar Nani e Montero a custo zero, enquanto ganhavam tempo para encontrar um financiador que disponibiliza-se 65 milhões de euros, a verba aproximada e prevista pelo anterior CD para manter o clube estabilizado sem a venda obrigatória de jogadores.
Aquilo que foi feito não foi nada mais que uma operação de factoring idêntica à muitas outras. Uma solução para a qual não necessitamos de um guru financeiro. Já percebemos aonde irão buscar as respostas quando novos problemas financeiros surgirem. Está a mão de semear. Deixado pelo gordo maluco!
Venderam-nos uma gestão de topo e o resultado está a vista.
22 Março, 2019 at 0:13
+ 1
22 Março, 2019 at 1:02
Resumo sem espinhas de tanta merda que foi feita.
Dá ideia que esta gente nem estava a pensar vencer as eleições.
Zero soluções…
Total incompetência…
22 Março, 2019 at 16:10
Choca me ainda mais ver que não há instruções para o keizer criar activos para venda… Se precisamos de vendas como é que jovane, Thierry, Miguel Luís, Marques (Pedro creio eu) não jogam para termos opções no final da época? Mesmo que vendidos ao desbarato vão sempre dar mais que o gudelj, o bas (que horror!), o diaby ou o Gaspar…
22 Março, 2019 at 0:05
Resumo: Um menino gestor a explicar ao Sportinguista o óbvio, não tivesse existido o Golpe e estávamos no bom caminho.
L SL
22 Março, 2019 at 0:09
Graças aos Traidores, jogadores, MS e sus muchachos o Sporting desvalorizou e ficou nas mãos da Finança.
22 Março, 2019 at 0:56
Miguel:
“Além de que o sigilo nem é para os sócios mas para o mercado.”
Podes explicar isto melhor p.f.?
22 Março, 2019 at 1:04
Agora não vai dar, tá a limpar o que vomita, porteiro mais emplastro !
22 Março, 2019 at 12:04
Desampara a loja, Pilinha!
Quando vir aqui um contributo teu para o debate de ideias, volto a ter-te em consideração!
22 Março, 2019 at 17:56
Desampara a loja ?! Ahahahah
22 Março, 2019 at 12:03
O sigilo é imposto ao mercado. Não tem por objectivo privar os sócios de informação. Digamos que levam por tabela porque se há sigilo por causa do mercado, obviamente os sócios levam com o sigilo também.
Era isso…
22 Março, 2019 at 13:07
Miguel,
então achas que os sócios não devem ser informados ou terem acesso à informação e aos contornos e consequências deste negócio e que devem “levar por tabela” só porque o “mercado” assim o dita? Tu achas mesmo que o “mercado” ou que os outros pseudo eventuais interessados e demais “intermediários” não saberão quase nada acerca dos termos em que este negócio foi concretizado?
Achas que, por exemplo, o Sobrinho não saberá?
Eu sei que na minha qualidade de sócio gostava de saber e perceber alguns “contornos” desta operação…
Que se foda a transparência e a informação rigorosa ao sócios! É pagar quotas e calar.
22 Março, 2019 at 14:08
Não falei do que eu acho…
A questão aqui foi que usavam o sigilo como desculpa para não explicar aos sócios. E eu discordo disso.
Há sigilo porque o mercado impõe sigilo, porque um dos parceiros pode impor sigilo… Não porque é do interesse sigilo para esconder algo aos sócios.
Foi só isso que eu disse.
Quanto ao que uma ou outra pessoa sabe a titulo particular, porque alguém lhe disse (em off), são cenas da vida. Eu também sei coisas que não são publicas. Tenho a noção do que posso falar e do que não posso falar.
O que o Sobrinho sabe ou deixa de saber, desconheço.
Há uma diferença muito grande entre mim e muita gente que aqui comenta – que nem sei se é o teu caso ou não! Para mim as pessoas são honestas até demonstrarem que não o são – o que não me impede de estar sempre alerta!
Pensar que alguém vai para presidente do Sporting – ou de que clube for – para o gamar, para o prejudicar, não me entra na cabeça. Não é algo impossível de acontecer mas é algo que, à partida, não penso que vá acontecer. Muita gente acha que o Varandas foi para lá para isso. Isto, obviamente, faz olharmos para uma mesma acção de uma forma completamente diferente!
O único caso em que vi com maus olhos, no que toca ao Sporting, foi a eleição do Godinho porque é um mafiosozinho de trazer por casa e fez da marosca toda uma vida!
O Varandas é uma pessoa normal e um excelente médico. Nada me diz que seja desonesto nem compro o que dizem dele sobre o que se passou no Sporting de Maio para cá.
Que contornos desta operação querias saber?
Achas, tinhas a esperança, que se ia fazer um muito bom acordo para o Sporting com este factoring, neste contexto?
Repara, sem saber detalhes, que eles não deram, o que podes saber?
Tendo a informação que o Bruno andava com 2 anos de factoring feito, e tendo o grosso do contrato da NOS começado em 17/18, ficas a saber que 17/18, 18/19 e 19/20 estão consumidos. Sendo assim só poderás começar a pagar com as anualidades (cerca de 40M€) em 20/21. Se pediste 65M€ a 8% de juros, números redondos pagas 5M€ de juros por ano. Portanto, e esquecendo estes meses até ao fim desta época, em 19/20 (a próxima época) pagarás 5M€ de juros sem pagar nada do empréstimo. Em 20/21 poderás abater 40M€, ficando a dever 25M€ o que te fará pagar 2M€ de juros e no ano seguinte liquidas o empréstimo. Portanto, na melhor das hipóteses, que é esta de pagares o máximo possível por ano – que duvido que tenha sido o acordado – em 21/22 estamos limpos disto com um custo em juros de 7M€ – a que acrescerá um valor da intermediação do negócio. E isto provavelmente dará os tais 10M€ que se falam.
Não me parece assim tão mau, ainda que não seja uma coisa espectacular.
Mas, como disse, duvido que tenham acordado pagar assim. Acho que o vão fazer num prazo maior, usando metade do dinheiro da NOS para liquidar o empréstimo por ano, demorando mais tempo a pagar mas, ao mesmo tempo, tendo essa almofada de 20M€ todos os anos – menos o próximo – para aplicar na equipa de modo a poder ser competitiva.
Isto que eu estou a falar será relativamente fácil de perceber – para quem percebe de leitura de R&C – à medida que os R&C das épocas forem saindo. Não é preciso vir apara a praça publica agora dizer tudo, até porque, como disse, provavelmente o parceiro pede sigilo sobre isso.
Portanto é preciso é calma. Tudo se saberá a seu tempo.
É preciso também ter em conta que vocês, que hoje estão tão preocupados com o Varandas e com o que faz e deixa de fazer, NUNCA se preocuparam com os factorings do Bruno nem em que condições e com quem foram feitos. E isto demonstra bem a vossa inacreditável dualidade de critérios para uma mesma coisa!
Nunca é pagar quotas e calar. Tens sempre a solução que levou à destituição do Bruno. Se não estás contente, junta 1000 votos, e pede uma AG para destituir a Direcção. Se eu pensasse, como muitos daqui dizem, que o Varandas era tão mau assim e que ia destruir o clube, podes querer que arranjava maneira de ir nessa direcção!
Abraço
22 Março, 2019 at 1:21
Boa noite,
N tive tempo de ver o Zenha (ainda irei ouvir isso) mas pelo q ja li aqui as opinioes dividem-se… n espero nada de novo na forma de comunicar q alias n me agrada (enfim vou ouvir e dp logo tirarei as minhas conclusoes).
Entretanto, o q se vai vendo especialmente em torno do futebol, n e animador… confiança nesta malta estagiaria n vai havendo…
22 Março, 2019 at 13:25
Foi algo pseudo-claro… e na realidade confuso, complexo, difuso… enfim, a suspeição e desconfiança continua…
Tou céptico, e assim permanecerei, pq são décadas a tomarem más decisões e enquanto não “sentirmos numa grande maioria” que há solidez, a dúvida segue instalada!
22 Março, 2019 at 1:36
Estive a ver agora a entrevista ao zenha e destaco uma coisa mínima:
Tínhamos 6 ou 7 investidores interessados .
Tem lá calma zenha, ou são 6 ou são 7, se calhar até podiam ser 8 ou não .
Destaco outra coisa mínima:
Todos os investidores eram os maiores e mais importantes do mundo, até faziam fila.
Tio Ricci neste caso não fazia pior, também tem 200 milhões dos melhores investidores do mundo e arredores.
Temos Sporting ou não temos Sporting ah.
Os maiores investidores do mundo investiram no Sporting, isto é motivo de festejo.
Já durmo descansado, aí pois é.
22 Março, 2019 at 6:01
“Fazer a reestruturação financeira depende dos bancos e eu nem sei se estamos a fazer isso…”
FSZ
22 Março, 2019 at 8:11
Não lembro dessa frase. Interessante.
É quase a confirmação de que rasgaram a Reestruturação Financeira deixada por BdC e CG. Exige uma explicação aos sócios.
22 Março, 2019 at 9:32
E se o intermediário for o Rogério Alves ? É possível ?
SL
22 Março, 2019 at 11:52
Esta merda é simples.
Aposta forte no ano passado… Alcochete… boca nas vendas do verão… e cá estamos.
22 Março, 2019 at 12:10
Mas é muito mais simples dizer que…
O problema é o Varandas! Um banana, um cona mole!
Serve para tudo e não tem discussão!
É assim porque é assim!
A tua simplicidade já implica discussão.
Aposta forte no passado… Dava um post com 500 comentários.
Alcochete… É ver a quantidade de comentários que já se fizeram sobre isso.
As rescisões… Nem mil comentários chegavam, 500 dos quais a chamar traidor e filho da puta ao Bruno Fernandes mais 200 a falar do 1,6M€ que o empresário recebeu.
E o cá estamos… Bastavam 500 comentários a chamar banana e cona mole ao Varandas, que quer vender a SAD!
Nunca nos vamos entender porque esta divisão nunca vai deixar de existir, a não ser que a Direcção do Varandas consiga ser campeão no futebol – o que não será fácil!
22 Março, 2019 at 12:53
“Nunca nos vamos entender porque esta divisão nunca vai deixar de existir, a não ser que a Direcção do Varandas consiga ser campeão no futebol – o que não será fácil!”
Campeão em quê???
AHAHAHAH
Esta “divisão” pode começar a deixar de existir sim … DEpois de novas ELEIÇÕES …
22 Março, 2019 at 14:12
Tá bem hiena…
22 Março, 2019 at 12:39
Bom vou falar da minha percepção, ao contrário do nosso presidente que em minha opinião está ligado intimamente ao processo, vulgo golpada que afastou os antigos corpos directivos, eu acho que o Zenha e o Cal estão nisto de boa fé, se isso, apenas, é suficiente para gerir uma nau deste tamanho é outra conversa….
Mas como tal e levando essa minha opinião em conta, a minha apreciação ao desempenho dele(s) tende a ser o mais imparcial possível e o que eu tirei dos esclarecimentos foi:
Fiquei mais tranquilo, mas ainda com um pé atrás, em relação ás condições do negócio…
Continuo a querer saber mais sobre esse negócio, mas não ao ponto de o ver exposto e dissecado na praça pública quero saber mais pormenores, mas não quero ver exposto publicamente tudo e mais um par de botas, ninguém o faz e é contraprodutivo…
Mais importante do que o negócio é saber o que se vai fazer com o “cash” daí resultante e isso sim quero saber ao pormenor, porque isso terá obrigatoriamente que constar dos RC futuros e não pode ser segredo de estado nenhum, logo dizer aos sócios que “com este dinheiro vamos pagar a y e a z, vamos investir aqui e acoli” é uma info pertinente e que todos merecemos saber, porque se é uma “estratégia” á lá Godinho de vender o melhor jogador para pagar os ordenados aos outros (que automaticamente sem o melhor jogador da equipa desvalorizaram logo) eu quero saber para reclamar já é agora!!!!
Um clube de futebol não se gere como uma empresa, deve ter, no caso das Sad’s um modelo profissional e empresarial, mas não pode ser gerido como um banco suíço (ressalvar a parte do suíço porque se fosse um banco Português, pois…) tem de ter um factor de risco associado, ou seja vamos investir isto acima do que geramos, para tentar chegar áquilo, um exemplo é: se o ano passado ficássemos no MÍNIMO em 2 lugar, o tal problema de tesouraria seria quase irrisório porque no mínimo entravam 20M de verbas extra via CL, a outra coisa que é diferente num clube é o factor paixão dos adeptos e esses adeptos por princípio querem sempre mais, ou diferente, mas não ficarão satisfeitos apenas e só com um “temos as continhas todas certas e 500M no banco” porque os adeptos querem é os 500M no campo, não é no banco….
Por último o que ele deixou, escapar, é motivo isso sim para nos preocuparmos, há de facto quem queira ficar com a SAD, há de facto quem queira “voltar ao passado” de ceder passes de jogadores para receber uns tostões depois de suportarmos os custos da valorização dos mesmos, há muito “abutre” a rondar para nos foder tudo que mexa e tenha valor, bastando para isso que a SAD tropece num engulho qualquer, seja ele natural ou provocado por outros….
Em conclusão não fiquei completamente satisfeito, nem estou completamente tranquilo (nem posso, com as movimentações que vemos, no desporto e no País) acho que este esclarecimento atinge rés vés Santa Justa o mínimo dos mínimos exigíveis….
Só uma última curiosidade, afinal os tasqueiros e Sportinguistas que andaram a falar sobre a venda da sad, dos passes a saque e outros assuntos deste género, não estavam nem a inventar nada, nem a embarcar numa teoria da conspiração, porque o Zenha confirmou que houve mesmo propostas e interessados nestes “negócios” e eles recusaram….até ver!!!
Vigilância e exigência é o que eu faço agora e farei no futuro, com este CD, ou com outro qualquer, houve uma altura em que deixei andar e arrependo-me até hoje!!!!
SL
22 Março, 2019 at 13:35
não sei se já colocaram, mas cá vai o link com as declarações do Zenha
https://www.youtube.com/watch?v=8WZfHvpUBAM&feature=youtu.be
22 Março, 2019 at 17:43
Não ouvi a entrevista mas consócio amigo enviou-me este “panfleto”:
“FAZER A REESTRUTURAÇÃO FINANCEIRA DEPENDE DOS BANCOS E EU NEM SEI SE ESTAMOS A FAZER ISSO”
Esta frase é a frase da noite, e não não foi dita por mim, ou por si, que me lê.
Esta frase foi dita por uma pessoa que deu uma entrevista na SportingTV.
É a pessoa da foto. Na foto diz que se chama Francisco Salgado Zenha. Sabem dizer-me quem é? É um comentador, não é?
Esperem!… Acabei de receber a informação que é o Vice-presidente com o pelouro financeiro do Clube e administrador da SAD.
Se tu não sabes, quem é que sabe? Se tudo depende dos Bancos o que estás aí a fazer? E é isto temos um Vice-presidente que diz que “FAZER A REESTRUTURAÇÃO FINANCEIRA DEPENDE DOS BANCOS E EU NEM SEI SE ESTAMOS A FAZER ISSO”
Alguém me faz o enorme favor de desmentir esta ALEVOOSIA??? Talvez vc Yellow Submarine, sempre tão por dentro dos grandes segredos dos “colchoneros” (compradores de colchões)
22 Março, 2019 at 17:46
ALEIVOSIA , como no?
22 Março, 2019 at 19:54
Dois Negócios Ruinosos
No espaço de poucos dias vamos ter dois negócios ruinosos. O primeiro, o factoring de parte do contrato da NOS, já está confirmado. Trata-se de um contrato normal com uma taxa anormal. Num contêxto de Euribores anormalmente baixas, mesmo negativas nos prazos mais curtos, não faz sentido uma taxa de 8 %. E porquê ? Porque em torno da Euribor estrutura-se o custo do dinheiro para o financiador a que acresce depois o Spread que inclui as componentes prémio de risco e o retorno pretendido pelo Investidor.
Cedido o contrato, a NOS paga nos prazos convencionados com o Sporting à Apollo. Qual o risco da NOS não pagar? Muito baixo salvo se o Sporting não lhe entregar os conteudos ( a transmissão dos jogos). Nesta altura a NOS deve emitir divida sua próximo dos 2 % . O prémio de risco é baixíssimo, o problema está no
no retorno que a Apollo quer. E tratando-se de um Fundo
Abutre que gere cerca de 170 Mil Milhões de Euros o eqivalente ao PIB português tem mandíbulas de crocodilo. Os clubes estão a ser empurrados para as garras destes Fundos porque as regras de supervisão dos bancos são extremamente penalizadoras para eles neste tipo de financiamentos e foi isso que BC habilmente aproveitou para acordar o negócio das VMOC´s e que esta Direcção criminosamente parece desconsiderar. Circunstâncias Regulatórias recentes tornam-no excelente para o Sporting e bom para os bancos. Raramente os astros se alinham de modo tão favorável a ambas as partes.
O outro negócio preocupante é a negociata em perspectiva do Gelson. JMendes deve ter pressionado Varandas com receio de que caia e perca o manã e ele
obdiente e obrigado vai a Madrid para preparar o menú para nos servir. Mas já se viu que vão meter na ementa o
Vietto, ele que há um ano roeu a corda, quis experimentar
outros clubes onde tem sido flop.Esta época está no Fulhan e contabiliza 22 jogos e 1 golo ! Vem substituir o
Castaignos. Fala-se ainda no Bernard que anda perdido em equipa de 2º plano na Turquia. LPM tem vindo a preparar caminho. São estes negócios ruinosos que pronunciam um futuro catastrófico… Mas se os Sportinguistas não acordarem não podem esperar outra coisa….
23 Março, 2019 at 0:00
Boa explanação, das mais consistentes que tenho visto.
Também temo (cosendo já várias pontas soltas) que caminhamos exactamente, para o que muitos de nós já vem aventando…
Oh meu deus, será que isto não tem fim!?
23 Março, 2019 at 8:25
Tanta conversa de merda, que já me vem enjoando desde a Direcção anterior, e mais me enjoa agora, talvez por acumulação de enjôo….
Esta Direcção foi eleita, e tem por isso legitimidade de gestão das finanças do Clube. Quem não gostar que vote melhor nas próximas eleições.
Appollo (ou lá quantos “p” e quantos “l” essa merda tem…), juros, NOS, receitas, activos, passivos, défices e dívidas, e o raio que os partam… no final o que é que conta? A equipa de futebol masculino 11 sénior, e os títulos que vai ou não ganhar!
Não são outras modalidades mais ou menos “genéticas”, não são “Formações” que constituam “ADN’s” de quem quer que seja, não são sequer estilos de governação. São títulos de futebol masculino 11 sénior!
E cá estou para ver no que isto dá.
Mas confesso-vos que é como dizia o outro: para uma foda é preciso começar com tesão, e nesta altura nem isso tenho….
SL