Para mim a questão nem é se BdC personifica ainda a ‘chama’, os ideais, que outrora teve. A questão é que tem um país inteiro à perna!
Por muito que queira, por muito que tente, é demasiada gente, em demasiados quadrantes e com demasiado poder para tentar lutar contra isso. Mesmo que o não-assunto de Alcochete fique provado como simples instrumento da intentona a reputação dele já estará manchada. Foi isso que aqueles filhos da puta conseguiram!
Noutra dimensão, num cenário diferente, em que conseguimos vencer a corrupção e o benfica e o porto são obrigados a jogar com armas limpas? Talvez. Mas neste? Neste é impossível. E é este que temos. Este é a realidade. Dura, injusta e implacável.
Não por culpa dele ou por incapacidade. É mesmo porque foi destruído pela CS deste país. A pessoa, mesmo. Não estou a falar do presidente. Destruíram o cidadão BdC. Aquele homem nunca mais terá uma vida normal. É simplesmente nojento o que lhe fizeram.
Mas sendo o cargo de presidente do Sporting um cargo eminentemente público creio que torna-se impossível BdC voltar.
E é por isto que precisamos de alguém que possa seguir a sua linha de pensamento mas com uma vertente política mais desenvolvida e muito mais subtil. Alguém que passe por moderado mas que tenha ao seu redor uma equipa de fanáticos. De malta perfeitamente consciente do lodo em que estamos metidos e capaz de tomar as medidas necessárias para defender o clube.
Como já disse anteriormente — eu queria ganhar isto à vista de toda à gente. Às claras. Luta limpa, sem subterfúgios. Mas não vai dar para ser assim. Não neste país. E isto é a parte mais triste desta merda toda.
Comentário feito por psfilipe
*«eu ouvi o teu comentário» é servido sempre que o homem do balcão consiga distinguir uma boa posta por entre o barulho dos pratos
25 Março, 2019 at 14:00
Ora vamos lá ver se percebemos onde estamos e que país é este … E onde se encaixa o SCP …
Parte I
Portugal, um dos estados mais corruptos da OCDE … Onde nem tudo o que parece é … Um país de faz de conta …
Há muitos, muitos anos, talvez uns 100 anos atrás, Portugal, andava aos soluços, entrava um governo, era deposto pouco tempo depois, enfim, resquicios de ter deixado de ser uma monarquia (onde se era alguém pelo sobrenome e/ou ascendência real ou se era da plebe, gente rude, analfabeta e esfomeada) para passar a ser um estado de direito. Essa transição não foi bem feita e Portugal continuou a ser um país cheio de analfabetos e, como se dizia nesses tempos, um país na mão de “meia dúzia” de familias … Algumas delas, curiosamente, ou talvez não, com profundas ligações ao regime anterior (a monarquia) … Mais uns anos se foram passando e, observando a permanente instabilidade parlamentar, dizem que já vem de longe (os romanos referiam que naquela terra, a Lusitânia, existia um povo que não se governava nem se deixava governar …), alguns membros e ex-membros desses governos instáveis (a grande parte membros dessa tal “meia dúzia” de familias) começaram a planear algo maior … Algo que lhes permitisse perpetuarem-se a eles e à sua prole … De mansinho, e sem dizer ao que vinham, apareceu o Estado Novo … E como se perpetuou … Foram 40 anos … E como é que eles mantiveram ‘a plebe’ (agora já mais instruida, muitos já tinham a 4ª classe, e já sabiam ler e escrever), sob controle?!?! Pois, foi com a PIDE e a brilhante fórmula dos três F’s … FFF … Fátima, Fado e Futebol … Graças a esse regime, mas sobretudo devido à ideologia fascista do mesmo, Portugal passou nos pingos da chuva da II Guerra Mundial, tendo mesmo efectuado imensas trocas comerciais com os Nazis e albergado muitos deles nos pós-guerra … Lisboa chegou a ser uma “Meca” para espionagem e contra espionagem na década de 1940 até 1950 … No apogeu desse Estado Novo assistimos à promoção maior de dois símbolos desse mesmo Status Quo, Amália no Fado e eusébrio no Futebol … E a coisa lá foi andando, entretanto começaram os problemas nas ex-colónias e começou o envio de carneirada, vulgo plebe, para lá morrerem aos milhares, que os filhos das tais familias ficavam por cá e muitos nem serviço militar “obrigatório” (para a maioria) cumpriam, ou quando o cumpriam era sempre mais ‘light’ … Grandes vagas de emigração, levaram a que muitas dezenas de milhar de portugueses saissem/fugissem de Portugal e se fixassem noutros paises… Assim se foi andando até que o Estado Novo caiu de maduro, decadente mas assente na tal percepção de um poder total (PIDE) de que o estado tudo sabia (omnipresente) e que tudo podia, e que era nos 3 F’s que se mantinha o controlo da população, ainda com niveis de analfabetismo elevados … Contudo, e estamos já nos inicios da década de ‘70 do século passado, a pressão internacional, um novo estilo de vida, e novas tecnologias cada vez mais presentes no quotidiano dessa altura, conduziu a que cada vez mais pessoas, independentemente da sua condição socio-económica, tivesse acesso a cada vez mais informação … Deu-se inicio ao desmantelamento do estado novo … E agora?!? Como se vai fazer isto? Entraram os militares na frente e em vez de se utilizarem as armas tivemos uma revolução com cravos … Pronto, e agora, vai-se entregar o poder a quem?!? À plebe?!? Não … Fez-se de conta que tivemos uma revolução … De seguida fez-se uma descolonização miserável … Os filhos de muitas dessas tais familias que mandavam e mandam nisto tudo foram viver e estudar para outras latitudes e deixa-se passar uns 10 ou 15 anos e depois regressam … Que maçada … Enfim, assim andámos mais uma vez aos soluços, de governo em governo de 1974 a 1984 e lá teve que vir o FMI, “ajudar” Portugal … Aí se percebeu que Portugal necessitava de outro plano maior … Um designio maior, que unisse este povo que não se governa nem se deixa governar … Apareceu o Bloco Central … Não vingou … Entretanto, oportunidade … A entrada para a CEE … É isso, eles vão mandar para cá dinheiro … Isso é que vai ser … E foi … Entre finais da década de ‘80 e até meados da década de ‘90 foi um regabofe … Subsidios pra direita, subsidios pra esquerda, fundos perdidos, fundos achados … As tais familias já completas e ao leme de tudo o que era mais importante e de futuro … Foi um fartar vilanagem … Acabou-se com a Agricultura e as Pescas, mas dá-se-lhes uns subsidios … E o povo, a plebe?!? … Tá tudo bem, já têm salário minimo, até segurança social, já podem comprar carro e agora vamos meter-lhes na cabeça que é preciso e bom é comprar casa … Facilita-se os créditos e a plebe continua a ser escrava, agora é porque têm as casas para pagar … E se assim o pensaram, melhor o fizeram … Bom com isto tudo estamos quase a entrar no novo milénio … Tá tudo enebriado … Portugal é o El Dorado … Fez-se a Expo’98, agora é que é … E as tais familias a encherem os bolsos, através quer da banca, quer do betão … Auto estradas para aqui, PPP’s para ali … E quem é que paga isto tudo?!? Não interessa, depois logo se vê, desde que os escravos continuem a pagar as casas e os créditos… Por esta altura, houve uma profunda alteração na estratificação social neste país … Da tal “meia dúzia” de familias que mandavam nisto tudo, agora já era mais de “uma dúzia” de familias que detinham poder . . . Muito poder … A CORRUPÇÃO essa é que estava a disparar … Não houve problema, desde que alguns membros dessas tais familias continuassem a receber a ‘parte’ deles, podia continuar o regabofe … E continuou … Como continuou … Agora vamos organizar o Euro 2004 … Isso é que interessa … Faz-se 1 estádio no Porto e outro em Lisboa … Nã, na, na … É tudo à grande … Bora, mas quem é que paga?!? Logo se vê … E o plano maior cumpriu-se novamente … Só que desta vez teve um final triste … Perdeu-se a Final … Em casa … Mas tá tudo bem, parecia … De repente … PUM Apito Dourado … E agora?!? Isto é grave … Mas está muita gente implicada … E depois se eu for preso, tu também vais … Epa, manda-se umas ovelhas (União Leiria, Boavista, etc) pro sacrificio e arranja-se aí umas penas leves e o assunto morre aí … E assim foi … Nessa altura estava a despontar o Estado Lãpiânico … (Nem vou desenvolver, pois isso já nos ocupou páginas e páginas de comentários … E além disso isso está tudo em “investigação” (na gaveta) … Bom, mas o estado lãpiânico levou a corrupção para outros patamares, grupos de comunicação, cartilheiros, e-mails, vouchers, enfim … Isto tem sido uma loucura … O João Gabriel um dia explica, se o conseguirem prender, a ele e a um comendador) … A seguir vem o Sócrates e quando parecia que vinha aí novo El Dorado … PUM … Aparece a crise do sub-prime … E de repente, este Portugal de faz de conta, cai na real … Não havia cheta … FMI novamente e agora?!? Como se justifica estas aldrabices todas?!? … Mais umas ovelhas pro sacrificio … Aí vêm os “salvadores da pátria” (paulinho portas e passos coelho), eles é que defendiam os portugueses, etc, etc … O que fizeram?!?! O que os alemães lhes disseram para fazer … Mais um Plano Maior … E fizeram … Ai aguenta, aguenta … E o povo, a plebe, aguentou … Empobreceram de propósito o país, faliram centenas de milhar de empresas, nova vaga de emigração, desta vez com um ‘twist’ estes ‘novos emigrantes’ não fugiram, foram convidados a sair do País pelo 1º ministro … Este povo tudo aguenta … Entretanto muda o governo e, quando se pensa que as coisas até podem melhorar … PUM … Vouchers … PUM … Estado lãpiânico … PUM … E-Toupeira … PUM … LEX … PUM … Mala Ciao … Agora o que parece que é moda e à descarada é nomear para cargos politicos por grau de parentesco … E andamos nisto … Mas os processos contra a rabolhagem estão onde?!? Na gaveta …
25 Março, 2019 at 15:00
Quase correcto, o Estado Novo, surge como uma resposta á corrupção generalizada derivada das guerras das famílias de que falas que provocavam a instabilidade que mencionaste….
Por muito que custe aos “esquerdistas” da ala míope, o EN recuperou o País, deu-lhe um rumo e um sentimento de unidade e pertença e fê-lo adaptando uma das “teorias” vigentes na altura, convém não desenquadrar historicamente os factos, o ultra-nacionalismo com as devidas adaptações geográficas….
Claro que á luz da actualidade os erros e crimes acumulam-se, como aconteceria se analizassemos, com os princípios actuais, as ações do D.Afonso Henriques ou do VAsco da Gama, e a pressão do desfasamento com a realidade e a teimosia de manter aquela política ultrapassada, fez cair o regime totalitário que se prolongou demasiadamente no tempo….Aliás se querem enquadrar o que Salazar fez, vão ler um bocadinho do que foi o Macarthismo nos USA ou o que o Stalin andou a fazer no império Soviético….
E porque é que eu estou a perder tanto tempo com isto?
É simples o EN foi a resposta de uma classe média mais elaborada, de uma classe académica farta de politiquices e de um povo ignorante, manipulável mas que aparecia em quantidade nos “eventos” políticos ao kaos da altura, á corrupção sufocante da altura, ao desprezo pelos outros simples mortais, das elites da altura…..
Ou seja há um paralelismo exacto, aliás basta ler um ou dois textos de Eça de Queiroz por exemplo, entre esses tempos e os actuais, mais uma vez as elites políticas e financeiras estão “a esticar a corda” não só em Portugal mas pela Europa e Mundo fora e as respostas, sempre iguais porque a história, ou se aprende com ela ou ela se repete, começam a surgir, na Hungria, Itália, Áustria etc etc etc quando a França “cair” Portugal vai de seguida, porque agora como na altura do pré-estado Novo, quem manda, rouba, quem rouba, corrompe e quem corrompe, não consegue, nem acha necessário estabelecer limites ou parar porque acham que estão “protegidos” e que a eles e aos amigos nada acontecerá, como pensavam os outros na altura…
Uma das “protecções” de que julgam usufruir e usufruem de facto, é terem quase metade da população embevecida com o al-carnidao, razão pela qual não ligam a coisas muito mais importantes que se passam na sociedade, mas isso só atrasa o processo, como vimos pelo fim do EN que usava a mesma tática, nunca o impede…
Para mudar a corrupção no nosso desporto, temos de mudar a corrupção no nosso País, estão interligadas como irmãos siameses e para começarmos a mudar isso precisamos da opinião pública e dos media….
Disse num post anterior, se aparecer um gajo a dizer “não tenho cheta para por no SCP, mas tenho o controle de um jornal e de uma TV e ponho-vos ao serviço do clube” nem paro para pensar, voto e revolto nesse gajo…..
SL
25 Março, 2019 at 15:11
É isso tudo TenhamOrgulho … e mais um par de botas …
Como percebeste, e bem, eu apenas quis fazer um enquadramento, umas pinceladas, para que muitas pessoas que, se calhar nunca ouviram falar disto, tenham a noção do que era e como se foi modelando Portugal até chegarmos ao ponto em que estamos hoje … Evidentemente que era, de todo em todo, impossivel descrever com detalhe todas as variáveis que concorreram para que as coisas se tenham passado daquela forma … Diria mesmo mais, muitos desses episódios, cada um ‘per si’ dava um livro, e de lombada bem grossa …
Agora não podia estar mais de acordo quando escreveste … “Para mudar a corrupção no nosso desporto, temos de mudar a corrupção no nosso País, estão interligadas como irmãos siameses e para começarmos a mudar isso precisamos da opinião pública e dos media….” … O problema é que as pessoas, e Portugal é useiro e vezeiro nisso, olham só para o seu umbigo, querem-se safar e o resto que se lixe … Isso é assim desde o tempo dos Descobrimentos e do Tratado de Tordesilhas, tinhamos metade do Mundo e … ficamos com este “cagalhão à beira mar plantado”, e mais umas caganitas no meio do Atlântico …
SL
25 Março, 2019 at 15:23
Yeep concordo inteiramente com o que disseste, aliás um dos grandes culpados daquilo que se passa agora em PT, é o Otelo Saraiva de Carvalho e disse-lhe isso na cara, ele prometeu aos Portugueses “que os metia a todos no campo pequeno” e não cumpriu a promessa…
Resultado agora tens de sustentar a pandilha toda pre-25 de abril que fugiu e depois voltou, mais a pandilha que se formou e chegou ao poder na ausência dos vampiros “originais” lindo….
25 Março, 2019 at 15:30
Referi isso que mencionas do Otelo, num comentário há uma semana atrás … Falei com um senhor com 82 anos que, esteve bem por dentro de muitos dos acontecimentos que levaram ao 25 de Abril … E disse-lhe “Você e a sua geração é que são os culpados … Não deixaram o Otelo mete-los no Campo Pequeno” … O homem ficou perturbado, e foi-se embora, regressou umas duas horas depois e disse-me “Tens toda a razão” … Umas horas antes, quando as proferi, nem me apercebi do efeito que aquelas palavras poderiam ter naquele homem …
25 Março, 2019 at 18:54
Pois eu isso disse ao Otelo, na cara, ele riu-se um bocado amarelo e foi comer outro “salgadinho” com um ar pensativo…
25 Março, 2019 at 18:10
Será que eu percebi bem?
O TenhamOrgulho é a favor do Estado Novo?
Ou apontou apenas o porquê do aparecimento de um Estado Novo e do que de bom foi feito durante esse período (como a implementação dos Planos de Fomento – não esquecer que ter as colónias como países que contribuíram massivamente para as nossas exportações, tal como a política de câmbio da Metrópole e das “Províncias Ultramarinas”)?
Temos uma porcaria de Democracia? Temos.
Gostaria de voltar ao tempo da ditadura? Jamais!
25 Março, 2019 at 18:12
Ok. Já tenho a resposta. 🙂
“Yeep concordo inteiramente com o que disseste, aliás um dos grandes culpados daquilo que se passa agora em PT, é o Otelo Saraiva de Carvalho e disse-lhe isso na cara, ele prometeu aos Portugueses “que os metia a todos no campo pequeno” e não cumpriu a promessa…”
25 Março, 2019 at 18:13
Não só não os meteu como ainda o conseguiram prender por causa das FP-27.
25 Março, 2019 at 19:01
ah pois é…e se a companheira dele da altura, não tivesse feito um acordo para ficar de bico calado em troco da liberdade, tal como ele aliás, muito mais saberiamos do que se passou neste País…
25 Março, 2019 at 18:59
Não o TenhamOrgulho não é favor nem do EN nem de nada parecido, não tenho é palas nos olhos e penso pela minha própria cabeça, o que eu apontei foram as causas para o EN chegar ao poder e só para informação, tal como o Hitler, não chegaram ao poder com um “golpe de estado” e apontei os paralelismo com a situação actual…
25 Março, 2019 at 19:04
Eu percebi isso mais tarde. Obrigado.
25 Março, 2019 at 18:25
Em Itália primeiro fez-se uma limpeza na Justiça, depois foi o futebol . Juve, Parma e Fiorentina desceram de divisão, Milan perdeu pontos……..Aqui, com o status quo actual? Ainda se viu recentemente com o e-toupeira, nos buracos não conseguiram encontrar o corruptor.
Então em ano de eleições, esta toda a gente preocupada com o lugarzinho.
Boa notícia : PS a descer. E foi o partido em que sempre votei, desde as constituintes. Votei!
25 Março, 2019 at 17:23
Subscrevo quase tudo e acrescentava só uma coisa relativamente à “monarquia” socialista. Isto está a acontecer por duas razões. Em primeiro lugar, o PS é um partido muito envelhecido e por isso há muita gente que transita de uns governos para os outros. E como o partido é uma clique maçónica, aquilo é um meio muito fechado e está na mão de poucas famílias. A outra razão é que o Costa é um descarado que conta sempre com boa imprensa, e faz o que lhe apetece. O Guterres tinha o mesmo problema e para contornar isso foi procurar gente fora do partido. O Costa até prefere assim, para ficar tudo em família, literalmente.
25 Março, 2019 at 17:30
Tal e qual… não podia haver melhor descrição dos vários estágios do estados da nação!
Embora entenda, e contradigo…o estado lampiãnico exista há muito tempo… daí o Porto, mais precisamente Pinto da Costa arquitectarem esquemas corruptos para suplantar o poder de influênca federativa do Benfas. Os clubes do sul, aquando da passagem deles pela antiga portagem Sacavém beneficiavam desse poder deles… só para os manter longe das decisões dos campeonatos!
Viva Ana Gomes! Pena que o monte de gente, que ocupa o excedentário parlamento, nada fazem para travar este cancro (corrupção) transversal a todos os sectores… punir e acabar com um (nojento) meio, que no futuro pode ser útil a qualquer um…
26 Março, 2019 at 0:22
… esse estado existe no mínimo… desde que nos ROUBARAM um jogador… o roubo foi disfarçado fazendo-o entrare no país com o nome de ruth… e ESCONDENDO-O no algarve durante uns meses… diz que se queixava do frio…
25 Março, 2019 at 14:01
Parte II
Bom, e perguntam-me vocês?!? Epa, mas este gajo passou-se?!? O que é que isto tudo tem a ver com o SCP?!?
Calma pessoal, o SCP já aí vem … Vem o SCP e o resto do recheio …
Volto ao problema do Plano Maior … Como se recordarão do que fui relatando, têm existido momentos simbólicos em que se forçou as pessoas a seguirem um designio, um caminho, uma doutrina … Enfim, o tal Plano Maior … E, ao longo destes quase 100 anos (nem vou puxar o filme mais atrás) há sempre um denominador comum a todos os que têm estado presentes quer na elaboração quer na implementação desses tais Planos … Esses denominadores comuns são organizações secretas que, na sombra, manipulam tudo e todos (ou quase) … A Maçonaria e a Opus Dei … Desde tenra idade o meu pai ensinou-me sobre o que eram essas organizações, mas ensinou-me também a desenvolver o espirito critico, e com isso a ver para lá das cortinas. A sociedade que nos apresentam é uma, tem uma hierarquia definida numa Constituição, Presidente da República, Presidente da Assembleia da República, Primeiro Ministro … Contudo, estas e as outras figuras, dentro dessas organizações secretas a que pertencem, não estão no topo das mesmas … Logo, são marionetas … Quiçá se o Grão-Mestre da Loja das Lojas não é um simples funcionário de uma tesouraria das Finanças aí bem perto de si … Ora isto faz tudo parte de um Grande Plano … Porque se há um plano maior para Portugal, também há um plano maior para a Europa, outro para o Mundo, etc, etc … Ou seja, sob a égide de mundo desenvolvido, com liberdade, direitos e garantias, existe outro mundo, esse sim bem mais duro, mas também mais objectivo … Muito mais vingativo e traiçoeiro … Onde por vezes (tantas) se destrói a vida de uma pessoa num mero jogo de cartas, de póker ou até de bridge … Onde as inimizades e/ou traições, ou não se fazerem as vontades a membros destas organizações, independentemente do injustiçado(a) ter a razão do seu lado, pode ter um preço incrivelmente alto para ele(a) e para a sua descendência … Em suma, grande parte do que se vê actualmente no mundo é mentira … Obviamente que no Desporto, tudo o que foi referido se aplica, sobretudo quando há muito dinheiro em jogo … Com os resultados que temos observado a um ritmo avassaladoramente crescente …
Portugal tem uma outra caracterisitca que o torna peculiar no meio deste ‘mundo desenvolvido’, tem duas organizações que condicionam quase tudo o que se passa e como se passa neste país de faz de conta. A saber, a Ordem dos Advogados e a Ordem dos Médicos … O desmesurado poder que estas duas Ordens possuem em Portugal é incomensuravelmente superior ao que as organizações homólogas possuem noutros paíse do suposto, ‘mundo desenvolvido’ … Ora este desmesurado poder tem conduzido não só a enormes injustiças, mas sobretudo a inúmeras adulterações da verdade …
Agora, onde encaixa o SCP nesta narrativa?!? Obviamente que o SCP foi um clube fundado por aristocratas, muitos deles membros dessas organizações secretas, contudo, quer os lemas quer o propósito da sua actividade mantêm-se intactos … O problema é a politica vs desporto … E, sempre que a politica prevaleceu sobre a parte desportiva o SCP definhou … Atenção que isto aqui não tem a ver com condição social … Contudo, um fulano que ninguém conhecia, ao longo de 5 anos demonstrou que é possivel um SCP com menos politica e politiqueiros … Um SCP mais virado para o Desporto … Um SCP que pode e deve ser Orgulhoso da sua história, dos seus atletas, dos seus principios e valores. Um SCP onde os seus sócios e adeptos sintam que fazem parte do clube que amam. Um SCP que é inclusivo e não exclusivo … Um SCP que é solidário, dentro e fora do campo … Um SCP onde o todo é maior que a soma das partes …
Contudo, e mais uma vez, o problema do SCP é estar em Portugal, dos pequeninos, mesquinhos, corruptos e vingativos … Como o ex-presidente do SCP não soube dosear as suas frentes de combate acabou por ser esquartejado (e ainda continua a sê-lo) quer pelos rivais quer por muitos dos que ele julgava que combatiam a seu lado … Entretanto, há cerca de seis meses atrás, elegeu-se uma nova direcção … Até aí, e derivado dos acontecimentos anteriores nada de anormal … Só que o “eleito” acabou por ser um ‘presidente que antes de o ser já o era’ … Um individuo que não só apunhalou pelas costas o presidente legitimamente eleito do SCP, como ainda e pior, muito pior, continua a alimentar uma narrativa revanchista e profundamente antagonizante com as obrigações do cargo em que está, independentemente do mérito para tal, ou até da legalidade para o mesmo. Portanto, houve um Plano Maior para o Sporting Clube de Portugal … Tinha que se retirar do cargo um individuo que era inconveniente, que não fazia o que lhe “mandavam” … E foi ver como tudo se uniu para o ‘tramar’ … Eu vi as 3 principais figuras deste estado de “direito” (portugal) a pronunciarem-se sobre o que se passou no SCP … Eu vi horas e horas, dia sim, dia sim de programas nas tv’s a bombardearem o SCP … Vi jogadores a serem instrumentalizados e a TRAIREM o clube que os formou … Vi antigos membros da direcção que terminou em 2013 a terem tempo de antena e a dizerem as maiores aleivosidades nas tv’s e por aí fora. Agora relembremo-nos do que este ‘presidente que antes de o ser já o era’ disse na campanha eleitoral, e o que tem feito … Bem, a quantidade de aldrabices, a total impreparação, mas sobretudo o cinismo e a hipocrisia demonstrados até agora revelam que ele e demais membros dos orgãos sociais do SCP do ‘nouvelle scp’ não são mais do que pequenas peças da engrenagem do tal Plano Maior para o SCP … E isso é triste, tão triste como é observar um presidente do SCP a vergar-se e a andar de mão estendida a negociar os traidores que rescindiram unilateralmente com o SCP, o clube que os formou … Pior é recebê-los em Alvalade … Em suma, o SCP foi intervencionado por um Plano Maior … O tal fulano que devolveu o Orgulho aos Sportinguistas pediu na assembleia geral de Fevereiro de 2018 que “o ajudassem …” pois senão “… matavam-no…” … E assim foi … Mataram-no, mas com requintes de malvadez … Foi para dar o exemplo … Mas também para reforçar a tal ideia que existe um poder que é omnipresente e que tudo pode … E os sportinguistas voltaram a baixar as cabeças … Foram forçados a sentirrem-se humilhados, vexados, gozados, vilipendiados … Voltaram aqueles tempos de ‘não vale a pena’ … Enfim, semearam a descrença para agora irem colhendo a discórdia … E perguntam-me vocês, mas isto interessa a quem?!? Pois é, vejam lá quem é que agora já aposta na formação?!? Até já temos ‘boas noticias’, ‘boa imprensa’, a falar do SCP … Tudo tão claro, mas ao mesmo tempo tão dificil de provar … Pois é, preparem-se bem que o Plano Maior não contava era com o ‘poder da internet’ … Os métodos são os mesmos de há 100 anos, mas os meios são outros, e a pergunta que cada um dos Sportinguistas deve fazer a si mesmo é, tão simplesmente … Mas é este o clube que eu quero ter??? Um clube dirigido por subservientes? Um clube subjugado a empresários e rivais? Um clube manso para as instituições que tutelam o Desporto em Portugal? Um clube de silêncios comprometidos e comprometedores?
25 Março, 2019 at 15:05
Eu naquilo que me for possivel com o meu direito de voto , vou estar sempre contra este jogo de interesses que fez cair a anterior direcção , por mim nunca irei apoiar uma que apunhalou pelas costas tudo aquilo de defendia para o nosso clube . Ainda acredito que os sportinguistas mais cedo ou mais tarde irão reparar o erro que fizeram .
25 Março, 2019 at 15:17
OXalá os Deuses te ouçam …
25 Março, 2019 at 16:34
Eu até aprecio esta narrativa, contudo as cocadas públicas com a nova namorada, a quantidade imensa de intervenções desmesuradas e que não se enquadram na luta contra os poderes instaurados, revelam a inadequação para o papel que representava.
Concordo quando se diz que desenterrou muito esqueleto e chafurdou muito na lama em que vive muito parasita do nosso futebol, mas tinha outras formas para continuar este combate.
Por mais que uma pessoa queira defender o homem, ele cai por erros próprios, não porque o fizeram cair.
Mesmo com todos os agentes externos contra ele, tinha 90% dos sócios ao lado dele, ou seja, estávamos lá contra tudo e contra todos, ao lado do Presidente.
O que mudou foi a postura e atitude do Presidente, com o culminar da invasão à Academia que acabou por ditar a sua saída…
25 Março, 2019 at 16:43
Ele cai porque o destituíram. Que não se aligeirem as responsabilidades dos sócios neste processo, por muito instrumentalizados e manipulados que tenham sido – e foram.
25 Março, 2019 at 19:04
Pois convém não esquecer isso que agora está a chegar a altura em que “ninguém votou, nem na destituição, nem no varandas…”
25 Março, 2019 at 17:48
Também sou do tempo daqueles (coitados) que afrontassem o regime ou aquele (a) sequaz do mesmo, logo eram notícia de (CS) jornais na TV apelidados de criminosos, e as suas fotos eram sempre com a pior das aparências!
25 Março, 2019 at 19:13
….fuck… parabéns… excelente texto… tão explícito que acho que até os asnos que por aqui vão ruminando irão perceber duma vez por todas o que se passou e maio’18… e parabéns igualmente ao psphillipe… que dois extraordinários textos…
25 Março, 2019 at 19:23
”Em suma, o SCP foi intervencionado por um Plano Maior … O tal fulano que devolveu o Orgulho aos Sportinguistas pediu na assembleia geral de Fevereiro de 2018 que “o ajudassem …” pois senão “… matavam-no…” … E assim foi … Mataram-no, mas com requintes de malvadez … Foi para dar o exemplo … Mas também para reforçar a tal ideia que existe um poder que é omnipresente e que tudo pode … E os sportinguistas voltaram a baixar as cabeças … Foram forçados a sentirrem-se humilhados, vexados, gozados, vilipendiados … Voltaram aqueles tempos de ‘não vale a pena’ …
… resumo do que tem sido desde maio’18… para os verdadeiros sportinguistas…
25 Março, 2019 at 14:04
Muito sinceramente.
Quem gosta do que verdadeiramente interessava nos tempos de Bruno de Carvalho, aquilo que se tem de focar é no facto de encontrar alguém que tendo o que verdadeiramente interessava seja também alguém que não tenha o que não interessava.
Se não tiver o que não interessava, que a mim pessoalmente não me afetava.
Se essa pessoa existir e estiver interessada.
Esse presidente será indestrutível….
25 Março, 2019 at 14:06
Neste País nem precisamos de entrar em “campos minados” para nos acusarem disto e daquilo, basta ver a inventona do cashball em que um gajo que é suspeito é acusado por vários intervenientes no jogo de andar a corromper jogadores para beneficiar o carnide, monta um “esquema” em que baseado em nada, se suspende um director do SCP de funções…..
Agora imaginem o que aconteceria se alguma dessas alegações fossem mesmo verdade….Sedescobrirem algo sequer parecido com uma tentativa de corrupção verdadeira da parte do SCP o País vem abaixo é TUDO fica justificado!!!!
Não eu prefiro não ganhar o campeonato durante 100 anos a que os actos de algum dirigente do meu Clube, validem e desculpem esses fdp corruptos e venais que pululam no desporto Português, nunca da minha parte terão outra opinião, fazer o mesmoé validado que fizeram o fcp e o carnide isso nunca, porque nunca vou conseguir engolir os roubos descarados que nos impediram, á margem da lei, de sermos felizes!!!!
Abco e SL
25 Março, 2019 at 14:07
Belissimo comentário que deu direito a post (ainda bem!). Concordo com tudo.
Eu posso ser um dos fanáticos anónimo que defende o clube. Nada me daria mais prazer.
Mas terá que aparecer a tal pessoa, louca o suficiente para se candidatar. E que ganhe.
E que logo a seguir implemente práticas de gestão absolutamente transparentes e sempre em benefício do clube e de quem o serve.
Será com essa autoridade moral que poderemos ir para a luta e teremos finalmente hipoteses de ganhar a guerra.
25 Março, 2019 at 14:07
* e não de quem o serve
25 Março, 2019 at 14:55
Kadechima, e não foi isso que BdC tentou fazer? E o que lhe aconteceu? Montaram uma golpada fenomenal que destruiu o Presidente Sem Medo e o ser humano, levando atrás de si a familia toda.
Enquanto que no Porto e Benfica defendem os seus líderes das maiores porcarias, os sportinguistas o que fizeram? Ajudaram a deitar abaixo um presidente que não tinha medo de nada, embora a sua comunicação fosse por vezes a menos aconselhada.
Havemos de ser a croquetagem toda a vida, sem ganhar campeonatos e sempre a ficar entre 3º ou 4º lugar. Veja-se a gestão que este Fivelas e afins estão a fazer!!!!! E sportinguistas lutam??? Não… acomodam-se…
25 Março, 2019 at 14:58
tal & qual
25 Março, 2019 at 15:36
Exatamente…
25 Março, 2019 at 17:00
Isso.
25 Março, 2019 at 17:01
O problema do Sporting é ter muitos sócios com ovários nos ouvidos.
25 Março, 2019 at 17:08
Então devemos defender o nosso líder das maiores porcarias também?!
Tou fdd…vou ter de defender o Varandas das merdas que anda afazer…
25 Março, 2019 at 18:15
A melhor maneira de defender o líder é mostrar-lhe que está errado.
Mas a pior maneira de mostrar-lhe que está errado é virar-lhe as costas num momento delicado, achincalhá-lo, destituí-lo, não o deixar ir a eleições, expulsá-lo, chamar-lhe “ladrão”, etc.
25 Março, 2019 at 19:08
E se o líder não quiser ver que está errado à primeira, à segunda, à terceira e não pressistir como piorar cada vez mais no seu erro?!
Atenção. Enxuvalhar um sportinguista de coração para mim nunca é solução. E há muito enxuvalho do BdC que eu acho péssimo. Mas há um ponto em que se pode perceber que por muito sportinguista que seja, uma pessoa não pode ser presidente.
25 Março, 2019 at 20:22
Só se for desta Direcção…
26 Março, 2019 at 17:53
Exovalhar /enxovalho
Sim. Ele deixou de ter condições para continuar como Presidente.
Mas não lhe queiras atribuir as culpas todas por isso.
Sabes tão bem como eu que lhe “fizeram a cama”.
26 Março, 2019 at 2:43
Quando há sportinguistas que ainda justificam a destituição (particularmente do modo e no momento que foi feita), a suspensão, a inibição de se candidatar e a expulsão de um Presidente que obteve dos melhores resultados financeiros, patrimoniais, reputacionais e desportivos das últimas décadas do Sporting está tudo dito!
Muito falam da “comunicação” do post pós Madrid (achei muito mais graves os posts de reacção de jogadores e igualmente grave a reacção de BdC a essas reacções), dos acontecimentos de Alcochete, das Comissões de resposta às Comissões do Marta, etc. Como se tudo isso não tivesse um contexto e como se fosse isso o suficiente para destituir um Presidente. Esquecendo e continuando a esquecer o realmente importante: o legado!
– recuperar uma equipa de futebol que tinha “batido no fundo” e feito a pior época da História mais que centenária do Clube;
– fazê-lo no contexto da pior situação financeira e económica da História mais que centenária do Clube;
– recuperar desse abismo financeiro, conseguindo com os bancos credores um acordo de reestruturação da dívida altamente vantajoso para o Clube;
– apresentar um caderno de propostas para a credibilização da indústria do futebol e para a criação de instrumentos de defesa da verdade desportiva e levá-lo a todas as instituições fóruns (à FPF, à LPFP e a todos os seus Clubes, a todas as ADFs, ao Governo, aos legisladores, à UEFA, e a fóruns de Futebol);
– Passar de 34 Modalidades quase todas moribundas e em risco de fechar para 55 Modalidades;
– fundar a Sporting TV;
– remodelar e modernizar o Jornal Sporting;
– criar regras de total transparência na comunicação e divulgação de transacções de activos;
– combater a opacidade dos Fundos e dos agenciamentos de jogadores;
– organizar 4 Congressos The future of Footbal que, rapidamente, se tornou uma referência do debate internacional sobre a actualidade e o futuro do Futebol;
Organizar 3 Simpósios Internacionais sobre Medicina Desportiva,
– fazer 4 Galas Honoris Sporting;
– DEVOLVER AOS SPORTINGUISTAS O ORGULHO PÚBLICO NO SEU CLUBE;
– aumentar exponencialmente o número de associados;
– aumentar consideravelmente as vendas de Gameboxes e as assistências no José de Alvalade;
– conseguir o maior acordo de direitos de transmissão televisiva e direitos conexos, do Futebol português;
– construir o Pavilhão João Rocha, devolvendo à Modalidades (e aos sportinguistas) a Sua Casa;
– conquistar em 5 anos 7 Títulos europeus e deixar nas Modalidades uma indelével cultura de compromisso com o Clube e os seus Valores, de cumplicidade com os adeptos e de exigência de vitória;
– denunciar sem tréguas os podres do Futebol e do Desporto português.
Não meus caros, não foi com o “post de Madrid” ou com o ataque de Alcochete, que se deu a queda de bruno de Carvalho. O seu destino começou a ser traçado no exacto momento em que, nos estúdios da TVI, face ao Porco Guerra, denunciou em directo e com provas o esquema de aliciamento de equipas de arbitragem e de delegados da FPF e da LPFP através da oferta do pack Eusébio acrescido dos respectivos Vouchers. Desde esse momento, foram inúmeros e consecutivos os ataques que a CS avençada, a comunicação cartilhada do estado lampiânico, o Conselho de Disciplina, o IPDJ, os Presidentes de rabo preso ao Multi-Arguido Orelhas, e, finalmente, mas não menos importante, sócios do Clube, foram impiedosamente desferindo à pessoa de BdC e ao Sporting Clube de Portugal.
Nesse contexto, falar em excessos verbais na comunicação é digno de comédia dos irmãos Marx.
Saudações leoninas
26 Março, 2019 at 4:16
Tudo dito!!!
26 Março, 2019 at 17:51
+1
27 Março, 2019 at 1:05
Completamente de acordo, também sinto que é ridículo quando falam em falhas de comunicação como a razão da sua destituição (o Sporting é uma agência de comunicação?), e que se sobrepõem a tudo o que ele e a sua direcção fez!
25 Março, 2019 at 18:21
BdC tinha muitos defeitos.
Mas tinha, também, uma fundação sólida.
Era genuinamente sportinguista.
Queria mesmo que o Sporting ganhasse.
Parecendo que não era razão mais do que suficiente para o defendermos e lhe perdoar-mos alguns exageros.
25 Março, 2019 at 19:05
Sei que vale o que vale mas posso garantir que o JEB era e é genuinamente sportinguista, tão sportinguista como eu…
25 Março, 2019 at 19:51
Concordo contigo, e por isso mesmo é que quando reparou que não tinha andamento para aquilo demitiu-se. Um bocado diferente do que aconteceu com Bruno de Carvalho.
25 Março, 2019 at 19:56
Concordo contigo. É por isso que defendi que o BdC se devia ter demitido depois de Madrid e deixa do CV até novas eleições e recandidatado. Porque ele ali deveria ter percebido que tinha perdido o pé e precisava de parar para se recompor. Já disse aqui que a minha maior desilusão com o BdC não foi ele ter perdido a cabeça a determinado ponto. Foi a sua incapacidade de meter tudo nas mãos dos sócios novamente.
Se o JEB tivesse insistido nos erros, por mais Sportinguista que fosse, eu defenderia a sua destituição igualmente.
25 Março, 2019 at 20:40
Compreendo o que dizes e essa maneira de resolver as coisas talvez tivesse sido a melhor, mas neste caso nunca seria capaz de votar na destituição, não por causa do Bruno, mas por causa de saber a porcaria que vinha comandar os destinos do clube, tanto logo a seguir à destituição como a seguir ás eleições.
Por mim tinha-se deixado o homem e a sua equipa preparar a nova época, terminar a operação para o clube ficar com 90% da SAD, e só depois disso é que se ia para eleições.
25 Março, 2019 at 20:45
Acreditas seriamente que os golpistas alguma vez iriam permitir que BdC se recandidatasse, mesmo que se demitisse ?
25 Março, 2019 at 20:57
Tiago
Na altura os problemas eram mais que muitos e foi totalmente trucidado pelos acontecimentos.
Havia um EO para concretizar, havia uma época para preparar, quando aparecem os primeiros pedidos de demissão feitos pelo alzhemico e pelo sobrinho, BdC pede uma AG para esclarecer os sócios e decidir o rumo, quando se intensificam os pedidos, os problemas agravam-se, para além dos anteriores fica com a noção que no período transitório até às eleições o poder ficava nas mãos do imprevisível alzheimarado e na minha opinião corajosamente, ele e os restantes membros do CD, aguentaram o barco naquilo que foi possível.
Agora é fácil dar palpites, e dizer que a demissão teria sido o caminho certo, a decisão daquilo que seria melhor para o clube, não era nada fácil.
Foi o que foi …
25 Março, 2019 at 21:41
Tu ainda acreditas que se ele se tem demitido poderia concorrer de novo. Com o cashball e a invasao da academia a ferver…
Ele cometeu erros e atropelos numa tentativa desesperada de se manter à tona mais uns meses. Mas sabia que caso cedesse, nunca mais lá punha os pés. Tentou uma vai-ou-racha e rachou…
Eu não lhe levo a mal pelo que tentou fazer. Tinha defeits mas as virtudes superavam-nos largamente e o presidente perfeito, que agrada a todos os sócios, não existe.
Muitos acharam que a celebre terceira via estava ao virar da esquina. Agora conseguem ao mesmo tempo lamentar a mediocridade instalada e bater no peito de orgulho por terem corrido com o gordo ditador.
26 Março, 2019 at 9:23
Bigfoot…
Não havia cashball nem academia após Madrid…
Quanto ao eu acreditar que ele se poderia candidatar…naquela altura acho que sim. Naquela altura acho que, se ele tem tido cabeça fria não lhe conseguiam barrar a candidatura. E saindo de cena por pouco tempo permitiria ao CV agarrar o barco, a próxima época e a reestruturação financeira que eram tão importantes.
Eu sei que é fácil eu estar aqui a dizer isso e mais difícil era ele tomar a decisão. Mas não estou a falar à toa. Quando ele marcou a CI depois da volta olímpica eu pensei: “Isso mesmo. Demite-te, deixa o CV à frente, pede que marquem eleições e recandidata-te. Sem Marta Soares”. E afinal levei com um “aguenta firme”! Como digo, foi a minha primeira grande desilusão com o BdC…ele sempre me pareceu à beira de perder a cabeça depois de uma derrota por isso os acontecimentos pós Madrid não foram desilusão mas sim confirmação. A grande desilusão foi senti-lo agarrado mesmo quando tudo apontava para a necessidade de ir a votos. Ainda por cima tão pouco tempo depois de uma AG onde tinha dito que se demitia por merdas muito mais infantis…
26 Março, 2019 at 17:18
Mas tu achas que nessa altura se justificava a demissão do presidente? Recém eleito e tudo? Durante um braço de ferro com os jogadores?
O que devia ter acontecido e não aconteceu, tal como não aconteceu durante o caso marco silva, era o apoio massivo dos adeptos ao presidente.
Vamos passar mais uma seca de anos, se é que alguma vez nos vamos conseguir levantar, e a culpa é nossa! Na hora H, em que tinhamos que decidir se nos mantinhamos no rumo, fizemos como o pilatos. Lavámos as mãos e deixámos cruxificar o gordo drogado.
As coisas não estão a correr bem, mas as mãos continuam lavadinhas… e se a 3a via não apareceu foi porque não quis…
26 Março, 2019 at 17:56
O problema é que o Tiago (e muitos sportinguistas – na altura, até eu tive essa convicção) acredita mesmo nisso. Que se BdC aceitasse resignar e ir a eleições que nada disto teria acontecido.
Hoje, sabendo o (pouco) que se sabe, já não acredito nisso.
26 Março, 2019 at 17:58
Bigfoot:
“Mas tu achas que nessa altura se justificava a demissão do presidente? Recém eleito e tudo? Durante um braço de ferro com os jogadores?”
Se cada vez que um presidente criticasse os jogadores se tivesse que demitir…
27 Março, 2019 at 1:02
Ora nem mais. É tão simples que não entendo como nós Sportinguistas não percebemos isso. Temos que admitir que fomos manipulados.
Em relação a BdC não sei se iria querer voltar ao clube, pois se voltasse, a última vez que sairia seria ainda mais penosa
25 Março, 2019 at 14:20
Estando absolutamente de acordo com o texto…
Acho que qualquer presidente do Sporting que afronte seriamente os poderes instalados, mesmo que mais subtil e que não tenha alguns (muitos) parafusos a menos como tem o BdC, vai ser engolido pelo nacional lampionismo ou nacional mendismo…já que muitas vezes tenho alguma dificuldade em distinguir os 2…
Isto não me impedirá por lutar por um presidente assim…tal como não me impede de querer ver o Sporting campeão de forma limpo no meio deste esterco de país…
25 Março, 2019 at 15:44
Às vezes penso que se se for o bolo apetitoso q é a sad (vendida com proveitos q são o objectivos da bicharada, e para a bicharada) e ficar o clube , sem futebol d 11 sénior que preste, fica o problema resolvido de vez. Finalmente começa-se mesmo num ano zero e a bicharada desinteressa-se disto e permite q se siga em frente.
As modalidades perdem o fulgor q agora ainda têm ( atenção ao ‘ainda’…) mas é mais um dos preços a pagar.
Só quero que o símbolo e a listada fiquem do lado que presta.
Puta q os pariu.
25 Março, 2019 at 16:50
Isso é como um gajo que tem um palácio extraordinário que adora e que é muito cobiçado. Farto de tanta cobiça, o homem decidir vender o palácio para fazer um novo de raíz…igual!
Não faz sentido…
25 Março, 2019 at 16:54
Mesmo fazendo tudo extraordinariamente e espectacularmente bem sabes o que ia acontecer.
Quando chega-se aos olhos de gente gananciosa…voltava à mesma situação de ganância. E depois?! Fazia novamente tudo outra vez?
25 Março, 2019 at 14:25
Tudo verdade, mas a culpa foi muito dele. Confundiu o homem com a função. Quando caiu, caiu a função e o homem.
25 Março, 2019 at 14:30
Confundiu ou “confundiram” ?
25 Março, 2019 at 14:42
Confundiu
25 Março, 2019 at 15:26
Dizes tu….
25 Março, 2019 at 14:33
E o Skuhravy, em vez de lhe pregar 2 bananos na cara e avisá-lo que estava a fazer asneira, preferiu indicar-lhe a porta da rua.
“Eh, pá! Obrigado por lutares pelo Sporting, mas estás a mais. Enlouqueceste. Podes seguir o teu caminho… E leva os cães da CMTV e quejandos contigo para te continuarem a morder as canelas, como castigo.”
Fdx….
25 Março, 2019 at 14:52
Quem me dera ter conseguido, mas infelizmente, o mais próximo que tive de BdC, foi conhecer a madrinha de casamento.
25 Março, 2019 at 14:57
🙂
25 Março, 2019 at 14:29
Bravo a todos os comentários acima.
Traduzem, quase na totalidade, o meu ponto de vista.
25 Março, 2019 at 14:29
Concordo a 100%.
25 Março, 2019 at 14:39
É a partir desta base que se devia começar a planear o futuro.
E nas eleições, já teria sido tarde.
A mesma água não passa duas vezes por baixo da mesma ponte, ou mais vale tarde que nunca?
25 Março, 2019 at 14:44
Cada vez mais me mentalizo do seguinte:
A SAD vai ser vendida. Nao interessa se é agora, ou daqui a 10 anos. Mas enquanto houver patrimonio e o futebol continuar a ser um negocio interessante, a SAD vai ser vendida.
E esta minha conviccao vem precisamente do percurso de BdC. O homem tinha tudo o que precisavamos. TUDO. Mas depois foi traido por duas coisas (pelo menos)
1 – A necessidade de ganhar um campeonato rapido, fruto das suas proprias promessas e da pressao da massa associativa.
2 – Qualquer socio pujante que seja eleito e lute contra os poderes instalados e os mamoes no nosso clube, vai, invariavelmente, fritar a pipoca. No caso do BdC nao ajudou toda a situacao do casamento e da gravidez de risco.
Portanto, ate podemos ter a tal 3a via que se apregoa a tomar posse ja este ano ou no proximo. Mas invariavelmente vai acabar por ser corrido devido ao “saber estar” de uma falange muito influenciadora dos socios. A elevaçao e o saber estar a minarem o futuro do clube, uh?.
Portanto para mim, seguir o rumo do Belenenses era pra ontem. Quanto mais rapido cairmos, mais rapido nos levantaremos.
SL 1906
25 Março, 2019 at 14:46
+1 (com excepção da última frase)
25 Março, 2019 at 15:46
Ainda não tinha lido isto quando escrevi lá em cima.
Já somos dois….
25 Março, 2019 at 14:46
Engraçado. Lembro-me de quando se andava a cascar na vida pessoal de bdC na TASCA, que o presidente ideal o BdC se tivesse um casamento estável.
Nem Jesus Cristo que andava com uma prostituta era presidente para o Sporting. Nós não exigimos competência, exigimos competência, uma mulher “modelo” que apenas apareça nas fotos e não trabalhe, um filho e uma filha com diferença de idades de 2 anos máx. e com menos de 14 anos. Exigimos que não tenha divórcios, não fume, não seja gordo, não fale grosso mas que no silencio consiga incutir respeito. Entre as nádegas do presidente perfeito, não pode sair ar bafiento, só purpurinas e fragrância a limão.
Sabem quando vamos ter um presidente ideal? Nunca. Somos uma solteironas de 57 anos à espera do homem perfeito. E caminhamos para a campa com um gatinho a fazer-nos companhia no lugar de um presidente. E quando o gatinho morrer, o gestor de conta arranja outro para nos ir entretendo.
Sabem porque é que ninguém dura dois mandatos seguidos? Porque saltam fotos a torto e a direito de um gajo a fingir ser Dj ou baterista (crime pelo que se lê de certos bananas) enquanto os nossos capitães saem do Lux bebados que nem um cacho e ninguém os denuncia.
Grande Posta PsFilipe, não leves a mal, mas estes textos de puro sportinguismo como o teu fazem sempre lembrar o outro lado, a quantidade de verme que polui este clube. No país como no clube, temos presidentes à imagem do povo. E a maioria de nós somos uns Varandinhas na vida.
25 Março, 2019 at 14:49
+1
25 Março, 2019 at 15:00
Muito bem Juve Boy, concordo inteiramente. É essa a minha linha de pensamento, infelizmente. SL
25 Março, 2019 at 15:19
Isto!
26 Março, 2019 at 7:08
Excelente analogia.
25 Março, 2019 at 15:17
Esqueçam… Quem apareça no Sporting com os intuitos e a vontade de BdC para afrontar os poderes e mentalidades instituídos depressa verá acontecer-lhe o mesmo. Francamente, não estou a ver como possamos resolver esta m*rda. O futebol só se endireitará quando os GOVERNANTES deste País o quiserem fazer. E o que eles têm mostrado só me retira ainda mais a esperança. Vamos sobrevivendo. Até que tenhamos definhado a tal ponto que sejamos um clube simpático, histórico, um outrora grande. Também ajudaria se o clube tivesse sócios que saibam pensar pela sua cabecinha e que se deixem dessas coisas de aparências. Criticavam o outro por ser um arruaceiro? Eu olhava para o clube, para o seu crescimento em TUDO. Quero lá saber das aparências. O que me interessa é o Sporting Clube de Portugal.
25 Março, 2019 at 15:21
+1
25 Março, 2019 at 15:24
Agora é que está bom … Para os rivais e os ressabiados que perderam poleiro durante 5 anos …
Levam nas trombas num estádio ou pavilhão perto de si >>> Comunicado sai 48 horas depois >>> Levam nas trombas num pavilhão uma semana depois >>> Comunicado e Confª imprensa 48 horas depois …
Nem um jogador na selecção do ‘nouvelle amigo’, o comendador das lavandarias …
O ‘presidente que antes de o ser já o era’ anda de mão estendida a ir a diversos paises reunir com os clubes, que receberam os TRAIDORES que rescindiram unilateralmente com o SCP, o clube que os formou …
O ‘presidente que antes de o ser já o era’ recebe um dos TRAIDORES em Alvalade …
25 Março, 2019 at 15:33
Equipa não joga um caracol …
Fora de quase todos os objectivos em Janeiro …
Fisicamente é uma vergonha ver este grupo de jogadores “profissionais” do ‘nouvelle scp’ …
Resultado em final de MArço >>> Vá 4 dias de férias que os meninos andam “cansados” …
26 Março, 2019 at 20:35
Até parece a época 2017/18…
25 Março, 2019 at 15:21
psfilipe
um exclente comentario que deu um belo post.
completamente de acordo
25 Março, 2019 at 15:34
Mendes é nosso amigo=zero jogadores no último jogo da selecção.
Mendes era nosso inimigo=vários jogadores do SCP campeões da Europa.
Há aqui qualquer merda que me está a escapar.
25 Março, 2019 at 15:37
É que Mendes é “amego”… Os jogadores fora das selecções podem descansar mais, ao contrário dos desgraçados das outras equipas, que, além de se cansarem mais, até se podem magoar e depois já não dão o contributo necessário nos clubes que lhe pagam o salário.
25 Março, 2019 at 15:39
Mendes é o SuperLeão?
25 Março, 2019 at 15:40
Estás a perguntar a sério?
Não faço idéia… (sim, eu escrevo “idéia” com acento…)
25 Março, 2019 at 17:47
O SuperLeão era uma personagem que aparecia aqui n’A Tasca e que defendia que os jogadores não deviam ir à selecções …
25 Março, 2019 at 18:20
Pois… Eu só ando aqui na Tasca à pouco tempo.
Da primeira vez que cá vim e escrevi comentários, ficavam pendentes para moderação e nunca eram publicados.
E não eram nada de especial nem ofensivos…
25 Março, 2019 at 18:21
*há pouco tempo
25 Março, 2019 at 15:38
Pois está …
Mendes ganhava ZERO com a anterior direcção do SCP …
Mendes já ganhou mais em 6 meses de ‘nouvelle scp’ do que nos 5 anos anteriores …
Mendes está-se a Cagar para o SCP … Quanto pior, melhor …
E acho que ainda te está a escapar mais uma série de coisas …
25 Março, 2019 at 15:39
E com treinadores porreiraços, ainda podem tirar umas merecidas mini-férias, aumentando a motivação e não tendo vontade de entrar em “rescisões” e o Diabo a quatro (há quem diga “a sete”… tanto faz).
É só vantagens!
25 Março, 2019 at 15:37
temos o chieira no sul americano?
ele vá tomando nota das surpresas.
25 Março, 2019 at 15:43
peço imensa desculpa pelo OFF
https://www.facebook.com/244585643158948/videos/1249500291871398/UzpfSTE1MDU0MDc3Nzk6MTAyMTg3Nzc2NjU1MDE4MDg/
25 Março, 2019 at 15:46
sitio errado, tal foi a vontade de partilhar este nojo!!!
25 Março, 2019 at 15:46
Ahahahahah!
E se fores à página do Catao, estão lá 2 vídeos anteriores a esse.
Esse é o 3 de 3.
25 Março, 2019 at 18:08
Pelo contrário.
Sítio muito certo.
25 Março, 2019 at 15:46
Já está no “Cantinho do off topic – 25 Março 2019”.
25 Março, 2019 at 15:46
Já agora arranjem um indivíduo divorciado, que esteja curado contra a Paixão e que não seja necessário contactar com pessoas, porque isto de contactar com humanos é muito complicado.
25 Março, 2019 at 16:30
Podemos não apreciar Dias Ferreira, mas do que ouvi este fim de semana, a reestruturação financeira como estava feita pela direcção de Bruno de Carvalho permitiria ao Sporting solver os seus compromissos de curto e médio prazo, recuperar a totalidade das VMOC e manter a competitividade do futebol mesmo com a previsível falta de receitas das competições europeias. Garantiria uma capacidade ao clube similar aquela deixada por João Rocha, a nível desportivo e patrimonial.
Foi atirada pela janela, pela actual direcção, uma oportunidade única para o Sporting! Por revanchismo, por razões mesquinhas e interesses pessoais.
Para poderem continuar a alimentar a retórica de caos financeiro e directivo, nunca poderiam assumir uma solução da anterior direcção e ver diminuída a sua responsabilidade no resultado. Por serem pequeninos e incapazes.
O resultado de 6 meses desta direcção está a vista:
– Desvalorização de activos do plantel principal e da formação.
– Futebol medíocre, cada vez menor apoio por parte da massa adepta e diminuição de receitas.
– Perda de influência nas instituições que gerem o futebol e o respeito de parceiros de negócios, clubes e fornecedores.
– Danos de imagem e perda de valor da marca Sporting.
– Decisões lesivas à SAD a nível desportivo e financeiro (saídas de activos a custo zero, Nani e Montero).
– Perda de poder negocial e total incompetência na defesa dos interesses do Sporting no processo das rescisões.
Mas nós já deveríamos ter percebido isso. O que se pode esperar de uma direcção que com tantos “problemas graves herdados” tem a lembrança, a preocupação de retirar o título do Goalball do palmarés europeu leonino? Uma direcção assim é capaz de tudo.
26 Março, 2019 at 20:40
Quanto te custava isso por ano?
25 Março, 2019 at 16:39
Eu não quero ganhar sem ser às claras!
Se “Mas não vai dar para ser assim. ”
Então eu até prefiro NÃO GANHAR!
25 Março, 2019 at 17:09
“Alguém que passe por moderado mas que tenha ao seu redor uma equipa de fanáticos”
fonix …. passe por moderado.
O quê … Fingir. Ah e tal caldos de galinha e etc …
TEns aí o Varandas. Deve servir. Pelo menos a CS gosta do homem, dão-lhe entrevistas sem contraditório, não lhe pergunatm o ordenado por dá cá aquela palha …. etc, etc …
“Passe por moderado” e seja o quê na realidade?
25 Março, 2019 at 17:13
Tem de ser sempre alguém que saiba exprimir-se de forma moderada. Penso que é esse o raciocínio. Alguém
E convém ser também alguém que atire essencialmente para fora e una internamente. Convém não atirar muito para dentro ou acaba também ele sozinho caso ande a disparar ao calhas em toda a sua volta…
25 Março, 2019 at 17:15
Tem de ser sempre alguém que saiba exprimir-se de forma moderada. Penso que é esse o raciocínio. Alguém que saiba falar sem ser com nádegas e iguais, alguém que saiba medir bem os tempos em que fala e como fala, alguém que seja capaz de escolher alvos concretos e precisos…
25 Março, 2019 at 17:23
E não convide jornalistas para um brunch e dizer “a puta da gala”.
25 Março, 2019 at 17:23
*diga
25 Março, 2019 at 17:26
Essa parte é-me indiferente. Como ele se exprime em off é-me indiferente.
Há é verdade…convém ser um presidente que valorize o que tem e não desdenhe o que tem…
25 Março, 2019 at 18:23
Não é isso… É convidar jornalistas e pensar que os mesmos não divulgam as conversas…
25 Março, 2019 at 17:49
Que não seja gago…
25 Março, 2019 at 17:11
“Só um cretino destrói o seu próprio trabalho!”
Sim, a CS ajudou à queda do “cretino”!
Provavelmente até acelerou a queda do “cretino”.
Mas foi o “cretino” que, em grande parte, se destruiu!
O que eu posso acrescentar a isto é que durante muito tempo tive a sensação que tínhamos ali um gajo que ia ser presidente por largos anos porque, sendo inteligente, ia aprender a levar a sua ideia avante mesmo contra a maré…
Lamento muito que não tenha sido inteligente!
25 Março, 2019 at 17:30
É verdade… Não foi inteligente. Deixou que as suas vulnerabilidades se tornassem armas, quer de inimigos externos, quer de inimigos internos.
Depois, a fuga para a frente saiu-lhe cara.
Mas pior que isso foi quem lhe batia palmas ter-lhe virado as costas.
E outros, não satisfeitos, achincalharam-no, “assassinaram-no” e praça pública, destituíra-no, querem expulsá-lo, querem-no responsável por tudo o que de mau aconteceu, querem-no preso. Querem-no morto.
25 Março, 2019 at 17:30
*em praça pública
25 Março, 2019 at 23:10
Respeitando a sua opinião, caro Jaime Grilo, porque sempre soube respeitar a minha e manter um dialogo, não concordo completamente consigo.
Estou convicto que o Bruno afrontou muitos poderes e isso levou-o a arranjar muitos inimigos.
Era necessário algum bom senso e inteligência para entrar na guerra em que ele entrou, de pés juntos, e estupidamente”orgulhosamente só”! Não o teve.
O seu mau feitio, o seu ego exacerbado, a sua falta de noção, a sua mania de grandeza, a sua casmurrice, levaram-no para o buraco que foi cavando no seu segundo mandato depois de pouco ou nada ter aprendido com os erros dos 4 anos iniciais.
Sim, a CS ajudou a enterra-lo. Especialmente, a enterra-lo mais depressa.
Mas foi ele que se começou a enterrar sozinho.
A CS só aproveitou a sua falta de noção!
26 Março, 2019 at 20:46
Perfeitamente de acordo.
Mas isso não justifica o que alguns sportinguistas (não falo dos interesseiros e quejandos… falo mesmo dos que andam ao sabor do vento) lhe tivessem feito o que fizeram.
25 Março, 2019 at 17:15
TEXTO MISERÁVEL em que:
1) se qualifica a agressão a atletas, técnicos, funcionários do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL como “NÃO ASSUNTO” – a 3º vez em 3 dias neste blog, mas os outros é que são “cartilheiros”…
2) se insinua que para ganhar.. o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL terá de ser tão ou mais corrupto que toupeiras e porcos
3) se defende que o clube deve ser dirigido por uma horda de fanáticos (hooligans?) com um relações públicas (fantoche?) como testa de ferro
4) se escamoteia o papel de BdC (e já agora dos juveleos que atacaram alcochete) em todo o processo que levou à sua destituição
PARABÉNS CHERBA, pela linha editorial
25 Março, 2019 at 17:20
É o que tu gostas. Horda de fanáticos (no teu caso por dinheiro) com um relações publicas (fantoche). Tou farto de te ler defendê-los…
25 Março, 2019 at 17:53
Gosto de opiniões bem fundamentadas …
Mas não gosto nada das tuas opiniões … Aliás, as tuas opiniões nem são bem opiniões … São meros copy/paste de uma cartilha encarniçada …
25 Março, 2019 at 17:54
Ó Rute, a Tertúlia está a recrutar.
Candidata-te
25 Março, 2019 at 18:23
Ahahahahahahah! Bem visto…
25 Março, 2019 at 18:16
I-N-A-C-R-E-D-I-T-Á-V-E-L que ainda haja quem…..”defenda” (ou que julgue que o faz (??????) ) os interesses do Sporting com base neste tipo de pressupostos e de discurso! E, ainda para mais, a protestar contra a “linha editorial” do Cherba! Esta já ganhou, para mim é a frase do dia! 🙂 Hilariante e, simultaneamente, trágico, porque demonstra bem um certo tipo de visão de alguns sobre o clube e os acontecimentos, sobretudo deste cerca de último ano. Ódio, ódio e mais ódio a BdC, nada mais! Clube, zero! Sentido crítico, zero! Gratidão, zero! Apuramento da verdade factual, zero! Esclarecimento, zero! Visão abrangente, zero! Escrutínio, zero! Transparência, zero! “Unir o Sporting”? Nada! Anedótico! Zero absoluto! 🙂 Apenas e só, ÓDIO, visceral, total, inaudito, infinito, quase animalesco, a BdC! Ontem, hoje e amanhã – só ÓDIO a BdC! E o mais incrível é que nem têm em conta o efeito boomerang da comunicação, mas pronto, é lá com eles. 🙂 Apenas ódio, nada mais conta! Mais nada! Nada aprenderam (e tenho a sincera impressão que nunca nada aprenderão). 🙂 Rir, rir muito, para não chorar, enquanto se aguardam as cenas dos próximos capítulos, que prometem. 🙂 Até lá, SIGA! 🙂
25 Março, 2019 at 19:20
Pois…Tens toda a razão, infelizmente também existem “radicais” do outro lado e por essa razão, os erros, os atropelos á verdade e as coisas vergonhosas que “essa gente” diz, são “atenuadas” pelo o que os seus “correspondentes” , do outro lado, dizem e assim no “charco de lama” fica tudo com a mesma cor…
25 Março, 2019 at 19:15
Follow the money.
Pergunta às tertúlias da vida.
25 Março, 2019 at 21:01
NÃO FOI A PRIMEIRA VEZ E NÃO SERÁ A ULTIMA QUE ADEPTOS DO NOSSO CLUBE E OU DE QUALQUER OUTRO CLUBE VÃO AS TROMBAS DE JOGADORES E FUNCIONÁRIOS.
Talvez gritando percebas que o incidente, grave, muito grave sem duvida, foi amplificado por uma facção de Sportinguistas e da sociedade portuguesa que detestavam aquilo que BdC representava.
25 Março, 2019 at 17:16
Bom texto mas que acaba muito mal… Discordo em absoluto… Se não dá para ganhar às claras…. e como se comprova pelos ultimos minutos…
…FECHEM O FUTEBOL PORTUGUÊS…!!! MAS FECHEM-NO MUITO BEM…, TRANQUEM-NO E IMPLUDAM-NO… porque este tipo de células mortas (vulgo fezes) autoregeneram-se… e ganham vida onde a própria vida não existe…!!!
Só cá ando ainda (cada vez menos é certo…!!!) pela utopia de que isto um dia pode, não melhorar…, melhorar só não chega…, mas resolver-se… (Olhem para a Inglaterra dos anos 70 e 80 e vejam-na hoje…)
É UMA VERGONHA NINGUÉM, RESPONSÁVEL, FAZER NADA PARA ACABAR COM ISTO… Quantos e quantos governantes andarão a mamar à conta disto…???
25 Março, 2019 at 17:24
o problema principal foi Bruno ter provado que o SCP não precisava para nada ( pelo contrario ) daquela oligarquia que durante muitos anos nos governou á vez , com os resultados catastróficos que se viram , tanto desportivos como financeiros . Alias já li não sei onde que aquando da sucessão do João Rocha a mesma quadrilha fez a cama ao Jaime Duarte . Quanto aos posts do XUPA-ME AS PELES são do mais extraordinários , verídicos e sportinguistas que leio na blogosfera sportinguista . Mais houvessem como ele e seria diferente .Quanto ao post do psfilipe , não gosto de desistentes ( nem de cobardes e traidores , não me referindo a ele ) .
25 Março, 2019 at 17:35
Ele não é desistente. Diz é que, neste momento, com tanta protecção à vigarice e aos vigaristas, é impossível ganhar limpo.
25 Março, 2019 at 17:51
Obrigada pelas palavras Leonino …
I speak the tru from da hart …
SL
25 Março, 2019 at 17:51
Isto é a minha opinião e só a minha opinião, apesar de achar que BC nos últimos momentos não soube avaliar politicamente os seus actos e as repercussões dos mesmos no qual se devia ter demitido e que levaram à situação onde nos encontramos. Carece fazer uma reflexão.
Estamos hoje melhor financeira e desportivamente do que estávamos no final de Junho?
Do ponto de vista directivo é hoje o Sporting melhor representado como instituição e os seus interesses defendidos que no final de Junho?
Somos hoje um Clube mais respeitado pelos nossos inimigos repito inimigos porque se tratam de mafias e seus mafiosos organizados?
A marca Sporting tem hoje o mesmo valor e pujança, lembrando apenas a média de espectadores por jogo do que antes de Junho?
A minha grande tristeza é apenas uma, fomos NÓS os Sportinguistas que fodemos o nosso Clube…e ainda por cima quando quase todos os dias aparecem factos novos que tudo o que aconteceu não foi obra do acaso nem de um conjunto de alinhamento de probabilidades e casualidades.
Já tínhamos morto João Rocha, matámos o Bruno de Carvalho e preparámos o caminho para matar o nosso Sporting pelo menos como Clube de Massas onde quem manda supostamente somos nós os Sócios.
Pode demorar 1 ano ou 10 mas o nosso Clube vai parar às mãos de um Magnata qualquer que fará do Clube um entreposto de saída e entrada de capitais sabe-se vindo de onde é com que objetivos bem à imagem do MC ou do PSG.
Para já o primeiro objetivo está alcançado, depois deste ano segundo consecutivo sem Champions ficamos atrás do porco e dos rabolhos a 100 milhões € de distancia…
Aguardemos pelas cenas dos próximos capítulos, mas se não forem os sócios aqueles que estão apenas por amor ao Clube desprendidos de quaisquer interesses a salvar o Sporting Clube de Portugal ninguém o fará.
VIVA O SCPORTUGAL
25 Março, 2019 at 19:25
… é chamar os BOIS pelos nomes e dar os parabéns aos fdp dos pseudo 71%…
25 Março, 2019 at 17:58
A questão é:
Quem está disposto a destruir a sua vida pessoal e profissional para apontar dedos dentro e fora do clube?!!?
SUICÍDIO!!!
25 Março, 2019 at 18:00
E é isto… BdC era bom, mas a CS matou-o!
Ele morreu por defender o Sporting! E os Sportinguistas agora têm receio das repercussões que a má imagem pode ter (má imagem em 80% fundada em mentiras e esquemas dos nossos rivais).
Eu como sou um gajo que liga muito a palavras como: GRATIDÃO, LEALDADE, CORAGEM e HONRA… nunca abandono os meus!
SIM… o presidente legitimo do SPORTING ainda é BRUNO de CARVALHO!
Se o Sporting são os seus adeptos e se os adeptos do Sporting são isto… então este definitivamente não é o meu Sporting.
Cansado desta merda de: “temos que ter um gajo igual a BdC mas que não seja BdC, porque parece mal!”
Fracos e cobardes… eis o Sporting no século XXI
25 Março, 2019 at 19:27
… o meu presidente é o mesmo que o teu… e em termos legais também(se a justiça se mexesse)…
25 Março, 2019 at 22:48
Não foi a CS Lyonne, fomos NÓS, vê bem a diferença de tratamento que os nossos inimigos dão aos seus líderes?
26 Março, 2019 at 15:44
Os nossos inimigos unem-se em defesa do seu clube nos andamos fraturados em varios sportings varios grupos.
Se BdC na qual por vezes critico mas n deixo de elogiar o que de bm fez.
Se ele tem feito as guerras um pouco mais devagar e nao ter disparado logo ainda hoje seria nosso presidente e de certeza estariamos muito muito melhor.
Os nossos rivais unem-se nos nao e isso faz toda a diferenca e e a crucial.
Alem disso o sistema eleitoral e a desporpocao de votos e faz com que determinadas elites no clube ao unirem-se determinam e decidem a seu favor dai para mim sermos pouco democraticos 1-socio -1 -voto com regalias das mais variadas formas aos socios mais velhos
Nota-Apesar de discurdar em algumas coisas com o Xupa-me as Peles no que ele escreveu em algumas coisas tou de acordo embora o meu ideal seria ser o Sporting um todo e para isso o sistema eleitoral iria decisavamente quanto a mim mudar o paradigma do clube para melhor e para sempre.
SL.
25 Março, 2019 at 18:06
Ainda a propósito do texto.
O país real:
https://www.facebook.com/vitor.catao.33/videos/1003089203413292/
25 Março, 2019 at 18:32
Este vídeo vem na sequência dos outros 3 que o Vítor publicou hoje.
https://misterdocafe.blogspot.com/2019/03/fechem-o-futebol-portugues.html
25 Março, 2019 at 18:42
Não sei de quando é este vídeo…
https://streamable.com/irsdn
25 Março, 2019 at 19:01
Os tripeiros batem nos árbitros e nos empresários que os entalam. Uns sportinguistas batem na própria equipa e ainda há quem os aplauda.
Resumidamente é isto.
25 Março, 2019 at 20:18
É, o problema não é bater, é não escolher os alvos certos para bater…
25 Março, 2019 at 18:30
o Sporting é o reflexo daquilo que são os seus sócios e adeptos , sem querer ofender ninguém os Sportinguistas estão-se a cag@ar para o seu clube querem é politiquices o diz que disse … e temos que ser sinceros os outros gostam mais dos seus clubes do que os Sportinguistas gostam do Sporting !
25 Março, 2019 at 21:00
Mesmo.
25 Março, 2019 at 19:13
Boaventura anda numas ricas aventuras….
25 Março, 2019 at 19:21
Com esta podridão ainda acham que o Sporting consegue ser campeão?
Vivemos no estado lampianico.
Com a minha idade não me lembro de dois jogos seguidos no estádio do benfica.
Só vale benfica.
Não admira a malta do norte perder as estribeiras e deitar mãos na massa…..
25 Março, 2019 at 20:58
Mas a malta do norte defende os seus interesses!! O facto de serem um clube representativo de uma região, também ajuda. Somos o elo mais fraco…
25 Março, 2019 at 19:30
Nada irá mudar. Quem tiver atitudes iguais ou parecidas com as de BdC mais cedo ou mais tarde terá o mesmo fim. Somos uma sociedade conformista, bajuladora, de cunhas, oportunista e acima de tudo burra e acéfala.
Dentro do Sporting somos masoquistas, acéfalos, remoemos o passado porque aparenta não haver futuro, esperança temos em barda, no fundo, somos sonhadores. Aos poucos e poucos o conformismo aumenta e a exigência diminui comparativamente. Enfim isto é ser-se Sportinguista, nasce-se e morre-se sem se ver o clube campeão de futebol e sempre a esperança de que no próximo ano é que é.
Se hoje se dá importância às modalidades é pelo insucesso do futebol, fossemos campeões, vá, 2 vezes em cada 5 anos e ninguém ligava puto às modalidades, porém estas vão nos refrescando o ego. Até o goalball já é desporto. Deixemo-nos de hipocrisias.
Por fim….que nada mude e que sejam todos bons rapazes, afinal o SCP faz sempre falta!
26 Março, 2019 at 16:31
Malevita, o Goalball é Desporto desde 1946, é Desporto Paralímpico e é o mais Inclusivo de Todos os Desportos pois é jogado por cegos e amblíopes, mas 1/3 das equipas pode ser integradas por atletas sem deficiência visual mas com os olhos completamente vendados.
É tão desporto como o Futebol. O Futebol é rei em Portuga, o Baseball é rei em Cuba, o Cricket é rei na Índia, o Basket e o Futebol Americano são reis nos EUA e o Ice Hockey é rei no Canadá. O que é que faz um melhor ou pior que qualquer dos outros?
SL
25 Março, 2019 at 20:38
BdC deixou uma marca indelével no Sporting.
Para o bem e para o mal.
Vai ficar na história por isso.
Quanto ao bem, penso que os números da sua reeleição deixam claro a admiração que os adeptos nutriam por ele e o apoio que lhe deram, por isso não compro a teoria da falta de apoio.
O que me parece é que BdC pecou em dois capítulos:
1) Não conseguiu adaptar o seu discurso de permanente antagonização o que, ao fim de 4 anos, começou a fazer com esse recurso começasse a ser cada vez menos mobilizador e a soar demasiadas vezes a desculpa para insucessos com culpas próprias.
2) A coragem que demonstrava era por vezes proporcional a uma falta de tacto e inteligência que se provaram fatais. Se um gajo está a lidar com uma víbora e não contente com isso ainda atiça um escorpião, uma onça e tanta apanhar todos com as mãos, é de facto um gajo com tomates, mas que não mede bem as consequências dos seus actos e que por isso morrerá cedo.
Por vezes BdC fazia-me lembrar a história daquele gajo que nunca papava grupos dos patrões…mas lá em casa os putos passavam fome.
Isto não faz de Varandas uma melhor solução, mas continuo a achar que a permanência de BdC no Sporting naquele momento ia ser ainda mais desastrosa para o clube.
BdC podi ter evitado isto uma vez mais se a seguir a Alcochete e perante os primeiros rumores que o queriam colar ao ataque se demitisse e convocasse eleições.
É política? Claro que sim.
25 Março, 2019 at 21:49
Bolas, mas ainda não percebeste que ele não se demitiu por causa das negociações que estava a fazer? Não o viste a pedir dois meses, com membros de quem queria a sua demissão a par de tudo, lá dentro, com ele? Fui só eu que vi isso? Antes ou logo a seguir àquela reunião que o Marta Soares e a pencuda não permitiram que fosse gravada? Fui só eu, caramba? Sonhei?!
25 Março, 2019 at 22:01
Aqui não fala da proposta de haver membros da AG a acompanhar os trabalhos, mas diz porque não pediu a demissão. No minuto 8:50
https://youtu.be/5PvjzCh_RtU
Estou cheia de trabalho, mas a ver se quando o acabar procuro um vídeo ou notícia sobre os “dois meses”.
25 Março, 2019 at 22:43
Naquele momento só importava uma coisa: BdC dissipar definitivamente qualquer dúvida sobre o seu envolvimento e o do clube nos crimes de Alcochete.
Que condições iria ter (como não teve) para continuar a exercer as suas funções como se Alcochete não tivesse acontecido? Isto era assim tão difícil de prever? A realidade não é aquilo que o BdC gostava que fosse. Era aquilo que era e, infelizmente, aquelas declarações de BdC após o ataque, ainda o deixaram numa posição mais frágil. Nesse dia, BdC tinha de convocar eleições pq não aceitava que pairasse sobre ele qualquer suspeita sobre o que sucedeu e acho que ganhava. Tudo o que fez depois foram sucessivos tiros nos pés.
25 Março, 2019 at 22:52
Quis convocar uma assembleia geral para esclarecimentos. Quis tempo para concluir os processos que tinha em mãos. Viste o vídeo todo? Agora pensa. Porque é que não deixaram? Porquê a pressa, com o fim da época dali a uma semana? Porquê a urgência? Porque é que não deixaram gravar a reunião? Porque é que não convocaram a bendita da assembleia? Eh pá, a sério… deixa lá de parte a antipatia pelo homem. Explica-me porquê!
25 Março, 2019 at 23:11
Eu também o ouvi a dizer que ou passava a alteração de estatutos ou demitia-se e afinal era na palhaçada.
26 Março, 2019 at 20:46
Essa argumentação não vale…
26 Março, 2019 at 15:48
De acordo.
Se tivesse demitido se calhar muitos sportinguistas teriam encarado melhor as coisas e ainda hoje seria presidente.
26 Março, 2019 at 16:41
“BdC deixou uma marca indelével no Sporting. Para o bem e para o mal.
Vai ficar na história por isso.” (Leão de Santa Engrácia dixit). Face a isto nem comento resto, que é a opinião a que cada um tem direito.
Apenas pergunto? Quem deixa marca indelével no Sporting, é premiado com destituição, suspensão de sócio, impedimento de se candidatar a eleições no Clube e expulso de sócio?
Como vai explicar à gerações futuras que um Presidente que recuperou o Clube da mais grave crise financeira da sua centenária História, que recuperou a equipa principal de futebol da maior crise Desportiva da sua centenária História, que acrescentou património (Cidade Sporting, Pavilhão João Rocha, Sporting TV), que aumentou o número de modalidades, que aumentou o número de associados, que aumentou as assistências no José Alvalade, que “conquistou” 7 Títulos europeus em 5 anos de mandato, foi expulso de sócio?
Ah já sei! Foi expulso porque exagerava na Comunicação!
Saudações leoninas
26 Março, 2019 at 20:51
O Godinho Lopes deixou uma marca indelével no Sporting…
Ainda bem que a massa adepta do clube se mexeu e lhe fizeram o que fizeram, que foi exactamente o mesmo que fizeram depois ao Bruno.
A diferença foi que o Godinho teve noção da coisa e aceitou a proposta que lhe fizeram e o outro não! A partir daí, claro, cada um teve um fim diferente…
25 Março, 2019 at 20:55
Totalmente de acordo!! Não quero que para vencer, dirigentes do Sporting tenham as mesmas práticas dos seus homólogos de porto e carnide, mas que sejam intransigentes na defesa do Sporting e dos seus valores, combatendo e denunciando não só nos organismos competentes mas publicamente todas as práticas subversivas de tráfico de influência e corrupção.
Quanto ao que fizeram a bdc, nunca esquecerei o comportamento, as atitudes e declarações de vários sportinguistas…nunca mais o esquecerei.
Para mim o sporting nunca mais será igual…
25 Março, 2019 at 21:19
E será que foram mesmo 71% de labregos?
25 Março, 2019 at 21:36
Já não me lembro o que disse qd li o comentário do psfilipe, mas basicamente andou à volta disto:
– Desejo uma direção que não seja anjinha. Quero lá saber se são simpáticos ou não, se são educados ou não, se têm glamour ou não. Em resumo, que não se deixe comer.
– Repugno uma direção que coloque sequer a hipótese de atravessar a linha da corrupção. Tudo aquilo que ainda acredito e que passo aos meus filhos vai por água abaixo.
Eu ainda tenho esperança que podemos ganhar andando aqui no meio. Há um detalhe muito importante… somos um clube que não conhece a palavra união.
E sem ela, vai sempre alguma coisa estar mal. Se já é quase impossível bater no mesmo ano lamps e tripas, sem união é impossível bater nem que seja um.
25 Março, 2019 at 21:59
ESFORÇO, DEDICAÇÃO, DEVOÇÃO, UNIÃO (DE AÇO, OU NÃO) E GLÓRIA
Eis um clube qualquer, menos o Sporting Clube de Portugal
25 Março, 2019 at 22:04
Sinceramente entre a máfia que o Vieira montou á base do dinheiro e a do Porto, não sei qual é a pior, para mim estou a ficar farto disto tudo e vou-me afastando deste futebol, já comprei o meu bilhete para o jogo da Taça, mas não me apetece andar nestas lides, nem dar para este peditório, quanto a BC, a sua união a Pinto da Costa, tirou o penta aos Lamps, mas o Sporting não ganhou nada com isso, aliás como sempre.
25 Março, 2019 at 22:08
Ganhou ganhou … É que se eles têm feito o penta aí é que nada disto … Vouchers, E-Toupeira, Mala Ciao, etc, etc … avançava!!!
Assim, e agora como é ano de eleições nada se vai decidir … Sempre me disse o meu pai … Ano de eleições é ano de absolvições … É só ir ver a quantidade de casos mal absolvidos que temos tido desde Janeiro 2019 …
Basta ver a INACREDITÁVEL decisão sobre os detidos da invasão a Alcochete … Aquilo foi tudo pras calendas gregas … Depois das eleições legislativas logo se vê …
25 Março, 2019 at 22:22
Foi uma oportunidade perdida. BC tinha quase tudo para ser um grande Presidente mas faltou-lhe o bom senso que era indispensável para dar a consistência necessária às suas qualidades. E assim deixou medrar a golpada que se seguiu.
Pena que no auge da sua popularidade não tenha
– Tentado democratizar o clube alterando o sistema absurdo de votos, reduzindo drasticamente o nº máximo de votos por associado
– Descentralizado a votação para os Núcleos, ou melhor ainda o voto via Internet, já que existe tecnologia barata para o conseguir.
Estas duas condicionantes ao exercício pleno da democracia no clube parecem ter sido desenvolvidas para preservar a linhagem no poder.
Enquanto não forem removidas a dinastia sobreviverá.
26 Março, 2019 at 15:52
De acordo Armando Braga muito isso muito isso.
25 Março, 2019 at 22:43
Um post apenas para saciar os bunistas indefectíveis que ainda não perceberam que as coisas mudaram e que o que aconteceu em Maio foi muito grave e com prejuízos irrecuperáveis para o clube. É preciso chafurdar na lama, diz o cronista… E o que ganhámos com isso? Uma Taça da liga nos penáltis contra o Setúbal. Precisamos é de um Presidente que não tenha nada a ver com a linha brunista, caracterizada pela arrogância balofa, pelo culto do eu. Já todos se esqueceram da mudança da data da Gala do Clube para satisfazer um capricho?
25 Março, 2019 at 23:05
Realmente, o culto do eu do BdC é lixado. É mais bonito o culto dos outros que a tua querida direção adotou.
http://www.zerozero.pt/news.php?id=245912&fbclid=IwAR2LqyiiQbGI-xNv0i_OQ4H6Ym9na0bgrU0pAsB8AuDcLpGm-rNH7ZaodqM#.XJkOj5Z7t4s.facebook
25 Março, 2019 at 23:24
Ana mas o Sporting que tem uma data de sócios presos, vai ganhar o processo aos jogadores ?
27 Março, 2019 at 0:05
Sócios? Ou da JL? Já foram julgados? foram mandatados pelos dirigentes do sporting?
De qualquer modo, a minha opinião sobre as prisões em causa, é que os responsáveis do sistema judicial que determinaram esta situação, deviam ter julgamento em Espanha ou França, para saberem o que de facto é terrorismo. Procuradores e juízes responsáveis, do caso Alcochete, são em minha opinião, apenas IRRESPONSÁVEIS.
26 Março, 2019 at 0:47
Ana, ainda perdes tempo com estes cartilheiros?!?
Isto é deixá-los a … uivar à lua …
26 Março, 2019 at 9:01
Deves ser dos que acharam que tinha todo o direito de mudar a data da Gala para o casório…
26 Março, 2019 at 15:34
É a gala … É o batuque …
São os suspensórios …
Tá bem tá … Continua aí nessa lenga-lenga …
26 Março, 2019 at 18:01
Agora vou dar uma de Xupa-me as Peles… 🙂
Xupa-me as Peles, ainda perdes tempo com estes cartilheiros?!?
Isto é deixá-los a … uivar à lua …
26 Março, 2019 at 18:18
😉
26 Março, 2019 at 16:27
Os colchões.
25 Março, 2019 at 22:50
Tivesse ele tido um pouco de inteligência…
E, como se vê, também entrou no Cambalacho e sacou um guito valente com algumas transferências cujos contornos não consegue explicar…
Isto para dizer que, infelizmente, não tinha nem tem as qualidades necessárias. Basta ler o seu livro -escrito pelo l.aguilar – para se perceber de que fraca massa é o homem feito.
E digo infelizmente pq tb eu votei 2x nele e me desiludi com o final.
Muito, muito triste…