«Mereço ser aposta do Sporting!»
A frase pertence a Domingos Duarte e serve de chamada para uma entrevista que o central, emprestado ao Deportivo Coruña, dá ao Record de hoje.
Titular absoluto no centro da defesa galega (no final do ano passado, escrevia-se por lá “sus 23 años, el defensa luso se ha convertido en el mejor central de la Segunda División española y se ha situado en la agenda de algunos clubes importantes de su país, así como del Sevilla y la Real Sociedad españoles. Fuerte por alto. Rápido al corte. Con buen pie. Elegante en la salida del balón. Resolutivo en el balón aéreo…) e acabado de completar 24 anos, Domingos Duarte está na fase decisiva da carreira. Um novo empréstimo ou algo que não seja fixar-se no plantel leonino da próxima época, será, forçosamente, o ponto final numa ligação que dura desde tenra idade, nos escalões de formação, e que tem sido interrompida sem que muitos dos adeptos percebam a ausência da aposta que Domingos Duarte reclama.
28 Março, 2019 at 12:42
Espero que seja esperto, olhe para o que se passou com o Geraldes e com o Palhinha e aproveite o reconhecimento que está a ter em Espanha para se transferir. Com 24 anos ainda vai muito a tempo de ter uma boa carreira.
28 Março, 2019 at 12:49
Rapaz,
Põe-te fino …
Se não derem uma oportunidade a este bom central … Temos que saber bem quem é o seu empresário …
28 Março, 2019 at 12:52
Entre um dupla neto/ilori que tem tudo para ser média ou menos e sem grande margem de progressão, e uma dupla Domingos/Ivanildo, com tudo para ser média e progredir para boa/muito boa, eu nem hesitava.
Metam na cabeça isto: em regra o Sporting não contrata melhor do que o que tem em casa. Há excepções, em particular o período de JJ trouxe bons jogadores (no meio de muito entulho, mas pronto, os que são bons, são bons) – Coates, Mathieu, Bruno Fernandes, Acuña, Bas Dost…. Mas a regra é dispensares um Iuri ou um Matheus por um Alan Ruiz, um Demiral por um Marcelo, um Thierry Correia por um Bruno Gaspar, um Geraldes por um Misic, um Gudelj por um Palhinha.
Se for de fora, entra na equipa, se for da casa tem de ser excepcional e mesmo assim aquece o banco. E depois a formação é que não presta! Sabem porque é que os meninos do Seixal são vistos como os maiores e os nossos não? Fácil, fácil: porque os deles jogam, não andam de empreśtimo em empréstimo até se perderem!
Ora,
Isto não é vida! Ponto.
Max/Salin, Thierry/Mama Balde, Domingos/Abdu, Ivanildo/(Neto, Ilori?) Borja/Lumor, Bragança/Doumbia, Miguel Luís/Wendell, Geraldes/Paz, Matheus/Jovane, Iuri/Plata/Elves, Dala/Luis Phylipe/Pedro. (e Raphinha, penso que era de manter). Por mim estava adjudicado o plantel base, era construir a partir daqui, com um ano zero a sério. Treinador Silas/Luis Castro/Miguel Cardoso/Raul José.
O que é que esta equipa tem a menos do que a que temos actualmente? Exceptuando o Bruno Fernandes que vai ter de sair, a resposta é: NADA. Pelo contrário, tem tudo para ser melhor. E é nossa, feita com os nossos e com aptidão para nos dar muitas alegrias. Basta ter a coragem de começar com eta base e depois fazer os tais ajustes pontuais com jogadores de qualidade inequívoca. No primeiro ano podíamos sofrer um bocado (ou não), mas no segundo estávamos a lutar por tudo. É só isto, um ano zero faz-se assim, não se faz a rebentar dinheiro que não temos em Iloris, Gudeljs e Diabys (com todo o respeito pelos profissionais que são e que, estou certo, darão o seu melhor). É preciso é CO-RA-GEM!
SL
28 Março, 2019 at 13:34
Caro Rui Moreira,
Com o devido respeito:
Um “onze” com qualquer coisa como Max, Thierry, Domingos, Ivanildo (ou Neto, ou Ilori), Borja, Bragança (ou Doumbia,) Wendell, Geraldes, Matheus, (ou Raphinha) Iuri e Dala (ou qualquer coisa do tipo) nem ao apuramento para a Liga Europa chegaria.
O seu “princípio” é sólido, mas sem 2 ou 3 jogadores que sejam uma “mais-valia” imediata… 🙁
SL
28 Março, 2019 at 16:16
Sólido mas só até chover…
28 Março, 2019 at 22:46
Têm chovido é asneiras atrás de asneiras, desde o Bruno que fez all in e depois flipou ao Cintra que em vez de reconstruir fode a massa em Gudeijls e Diabys, ao Varandas que anda atrás de Iloris e afins e assim vão milhões ao ar… e na prática, ficamos em 4.º. Génios do crl!
28 Março, 2019 at 16:28
Mais-valia imediata só conheço o Viagra, mas esse joga noutro campeonato.
28 Março, 2019 at 22:35
“Mais-valia” tipo Gudelj, Renan, Diaby? É o que se chama uma “mais-valia estar quieto”.
28 Março, 2019 at 22:43
Agora mais a sério, Livramento:
Ok, correndo mal, no ano 0 não nos apurávamos para a Liga Europa (eu recordo que o que temos de mais certo este ano é ficarmos em 4.º lugar) mas melhorávamos as finanças.
No ano 1 jogávamos com a mesma base e contratávamos 3 jogadores mesmo bons, para serem titulares de caras (podíamos, porque no ano 0 tinhamos vendido meia equipa e reduzido em 50% a massa salarial). Mas só 3, no máximo.
Nesse ano 1 jogaríamos com esta equipa-base com um ano de sénior nas pernas, um ano de treinador e 3 grandes reforços. Provavelmente já ficávamos nos 3 primeiros.
No ano fazíamos o mesmo e 2 lutávamos pelo título.
Todos os anos têm sido ano 0,5… que nem é ano zero porque gastamos sempre dinheiro parvamente com o objectivo de “ser desta”, nem é ano 1 porque os outros têm sempre mais qualquer coisa e nunca “é desta”…
…Andamos nisto – neste ram-ram, nem fode nem sai de cima – há uma porrada de anos! … e o lírico sou eu!
28 Março, 2019 at 12:58
Será que no novo realmente mais um ano zero vamos jogar com 3 centrais ?
28 Março, 2019 at 13:15
Um dos males é esse. Queixamo-nos de que todos os anos é o ano zero, mas a verdade é que nunca houve ano zero. Foi sempre ano 0,5.
28 Março, 2019 at 13:09
O cherba fez bem, a meu ver. Diz que acha que merece como eu também acho. Mas não o reinvindica porque sabe, também como eu, que o plantel será feito exclusivamente à base da merda proveniente do maior cancro do futebol mundial – jorge mendes.
Neto já está. Vamos ver os que lhe seguem…
28 Março, 2019 at 16:17
Doumbia, Plata, Borja e Phellype estão aí para provar a tua teoria.
Aliás, todos os gajos que saíram também…
28 Março, 2019 at 16:27
O Gabriel é Jorge Mendes?
28 Março, 2019 at 14:02
Jogadores de inequívoca qualidade
Coates, Mathieu, Bruno Fernandes, Acuna, Dost.
Dos centrais, sairá um, no mínimo.
Preferia vender o Coates e manter o Mathieu como mentor. Provavelmente sairá o francês.
Quanto a financiar a equipa, há duas opções:
1) vender Dost, (dizem 20?), ir buscar um Slimani
2) vender Bruno Fernandes, se for acima dos 50M.
Nunca venderia ambos os dois. A não ser que viesse o Slimani, e não um Slimani.
Valores das vendas, não preocupa. O problema não é o dinheiro que se faz, é o que se faz com o dinheiro.
28 Março, 2019 at 14:26
É que é mesmo isso… e como se vai vendo que estamos entregues a bananas incompetentes ao serviço de interesses que os reais do SCP, estamos feitos ao bife!
28 Março, 2019 at 14:28
Como assim para financiar a equipa?
28 Março, 2019 at 14:38
Quem é “seriamente honesto” e sabe ver futebol percebeu logo que o DD era um central de futuro, com um perfil psicológico (aliás como se lê nas suas palavras claras e inequívocas) raro num futebolista e que temos de aproveitar!
O problema eterno e clássico no SCP, e pq já percebemos que os croquetes que mandam no clube não querem atletas destes, nunca verdadeiramente apostamos nestes que são os verdadeiros leões que deveriam elevar ao máximo o símbolo do leão rampante.
Portanto, é fácil constatar e até pelas movimentações destes bananas que dirigem o nosso clube, é que infelizmente “será mais um” para ir dar alegrias noutro lado…
Depois, perguntamo-nos o pq de não sermos competitivos e não ganharmos nada… ora aí está uma das principais razões!
28 Março, 2019 at 14:41
Devíamos ter sempre uns seis DDs. Atletas da casa que compreendem o clube, os adeptos e as ambições. Mesmo que desportivamente não fossem o que se quer. Não digo qualquer gajo da formação, mas sem ninguém da casa, não há cultura, não há mística, é uma pousada de mercenários.
28 Março, 2019 at 15:03
Nem mais, é tão elementar esta visão que até doí de tão simples que é!
Somos um clube formador certo!
Temos jogadores que cumprem os mínimos certo!
Não temos dinheiro certo!
Temos um treinador que supostamente é formador e aposta nos jovens certo!
Próxima época não há desculpas e a aposta tem de ser clara:
Max, DSousa; TCorreia, AConte; DDuarte, IFernandes; BPaz, MLuis, FGeraldes, DBragança; Jovane, PMendes, GDala, EBalde.
Outros a seguir de mt perto Joelson e FCorreia.
N concordo com equipa B (pq n temos dinheiro para 3 planteis profissionais e altamente bem pagos) pq já temos os sub23.
Tem é de haver” via aberta activa” entre juniores – sub23 – equipa principal.
Equipa principal com plantel curto de 22 jogadores mais 6 habitues dos sub23.
Emprestimos nacionais aos pares cada vez nunca individuais (ter atençao perfil jogadores e equipa/treinador a q se destina o emprestimo).
Privilegiar clubes da 2ªliga e filiais do SCP.
Emprestimos internacionais somente se o interesse é posterior venda (sempre com opção de compra incluída).
Enfim, tanto para se fazer… e o q vemos é incompetência reinante (dp dizem q conhecem tudo sobre futebol fácil fácil e a casa das máquinas bla bla bla… só tretas!).
28 Março, 2019 at 14:58
Tem razão Doc mas ele já tem 24 anos, anteriormente a estes bananas, já houve outros inteligentes, mas se calhar andavam a fazer negócios com o Batuque e tanto batucaram que se esqueceram do Domingos
28 Março, 2019 at 15:02
Se se tivessem esquecido, ele ja tinha ido fazer companhia ao Demiral.
28 Março, 2019 at 15:08
Sim claro, mas no caso do Demiral teve mais culpa a Direção de BC e seu corpo técnico, do que o banana do Varandas e está comissão técnica, pois nunca deram sinais do poder lançar na primeira equipe.
28 Março, 2019 at 15:15
O JJ é mt culpado nisso… é uma personagem de merda, tenho “um pó” a esse tipo!
28 Março, 2019 at 15:24
Os factos demonstram que JJ fez muita coisa errada, mas também evidenciam que foi nas suas épocas que se realizaram as maiores mais valias de sempre do clube.
28 Março, 2019 at 15:22
Os factos demonstram sem qualquer tipo de dúvida que o Demiral saiu por causa do Cousa Sintra e sus muchachos.
Demonstram também sem qualquer tipo de dúvida quem foram os responsáveis por esta gente tomar conta do património do clube e da SAD..
Nada que insinuar, nem confundir, nem muito menos desresponsabilizar.
28 Março, 2019 at 15:27
Quanto às menores, provavelmente nunca saberemos, porque parece que está Direccao ou tem telhados de vidro ou tem medo de ir litigar o que já admitiu que tem boas hipóteses de ganhar.
28 Março, 2019 at 15:38
O “amego” e seu confidentes doutor da sabedoria futeboleira… ah e n esquecer o pezero, outro visionario do berlinde!
28 Março, 2019 at 17:34
Epá… Você acredita mesmo nisso!?? Você acha que um tipo sexagenário… que se diz sportinguista, que já foi presidente do clube e acompanha, minimamente o futebol, não vê aquilo que qualquer adepto comum consegue ver!?? O demiral saiu da forma que saiu porque deu umas BRUTAS comissões a ganhar a alguns manfios!! Se tivesse sido o gordo tinha mais processo às costas por gestão danosa…se falam há semanas sobre o batuque por causa de 300 mil euros… Imagine-se, MILHÕES ou MENDILHOES
28 Março, 2019 at 15:12
Tb é verdade e aí tb n se trabalhou atempadamente (isto é um erro q ja desde ha mt).
BdC foi mt mais eficaz e sobre isso temos de lhe fazer justiça… mas JJ foi um grd cancro tb (esse personagem foi um buraco negro q n ajudou em nada).
O DDuarte deveria ter sido emprestado mais cedo… mas mais este ano deveria ja ter sido opçao no plantel principal (pq nem Marcelo nem APinto deveriam lá estar).
A idade dele n é problema para central e vai mt a tempo, além de vir com uma rodagem mt interessante do Depor.
28 Março, 2019 at 15:22
Doc está a ir ao meu encontro, é escusado andarmos aqui a ver os defeitos de uns e de outros todos fizeram borradas, ainda agora BC confessou que errou em alguns jogadores que comprou. Logicamente que está direcção ainda está aprender, tomou posse em Setembro, para já também já cometeu erros, o futebol não é fácil e com a máfia que existe pior. Temos que estar unidos, mas quando vejo baterem aqui na Tasca sem dó e piedade, apetece-me fazer o mesmo e isto não é bom para o nosso grande amor.
28 Março, 2019 at 15:36
O problema Chico, e mts de nós ainda n perceberam verdadeiramente, se esta direcção está ali para proteger os nossos reais interesses ou n… se foram cumplices numa golpada… se ha outras agendas pessoais… enquanto isso n for claro, estaremos sempre de pé atrás!
28 Março, 2019 at 15:37
Oh Chico, vai dar missa aos que usam o chavão da #uniao para expulsar, perseguir e censurar os que reclamam por um clube democrático.
A união faz-se com actos, vitórias sobretudo e não com palavras ou promessas, falsas sobretudo.
A união faz-se com transparência e reporte não com opacidade e ocultação.
A união faz-se com rigor e exigência não com negociatas e cheques em branco.
Mas sobretudo, Chico, a união faz-se com competência e inteligência não com aprendizagens nem com bananismo.
Para aprender vai-se para a Academia, não se vai para a Direcção.
SL
28 Março, 2019 at 15:48
Marokas tenho uma empresa que tem 50 trabalhadores e temos levado a agua ao moinho como se costuma dizer, sabemos muito mais sobre o nível de todo o negócio do que em 86 e anos seguintes quando tomamos conta do negócio, claro que o meu negócio não tem nada haver com futebol, mas uma coisa sei eu, aprendi com muitos erros que cometi.
28 Março, 2019 at 17:22
MAs quem é que em Julho e Agosto passado dizia que tudo sabia … que o futebol era fácil, fácil e por aí fora???
28 Março, 2019 at 18:18
Xupa-me mas o que disseste veio entroncar na continuação daquilo que estávamos a falar, todos cometem erros, quanto ao trabalho de uma Direção, veremos o que fizeram no final do mandato,
28 Março, 2019 at 18:24
Se sabiam tudo e mais alguma coisa, como justificar os erros em catadupa desde Setembro até ao dia de hoje?!?
28 Março, 2019 at 18:28
Como disse no final fazem-se as contas
28 Março, 2019 at 18:32
No final do quê?!? Do mandato?
Minha Nossa Srª de Fátima … Ajudai os ingénuos …
28 Março, 2019 at 18:55
Tens que ser muito religioso…e acreditar MUITO!
28 Março, 2019 at 19:01
Sim realmente o Tio Ricci não é ingénuo, já quer ir para lá em Abril.
28 Março, 2019 at 19:25
Há quem aprenda com erros e também há quem seja destituído pelos erros apesar de até ter sido campeão em todas as modalidades e até ter construindo um pavilhão e ter um acumulado de resultados financeiros positivos e …. e podia continuar, mas não vale a pena pois no fundo temos o clube que a maioria, que com mais ou menos afinação, quis.
28 Março, 2019 at 20:52
Malcolm,vou-lhe far a minha visão sobre esse assunto que também pode não ser a mais correta, mas é aquela que eu vivi dentro da minha família. Eu sou sócio há 44 anos, tenho uma filha casada com 32 anos sócia que o marido também é sócio e 2 netos um com 3 e outro com 1 sócios, tenho outro filho com 24 anos sócio e no geral toda a minha família é sportinguista, os que vivem mais o Sporting sou eu e o meu filho, que temos gameboxes, e vamos ver as modalidades muitas vezes, os outros vão quando o rei faz anos. Quando foi a divergência de BC com o balneário, só o meu filho ficou do lado de BC e ainda hoje se mantém, aí foi que se deu a minha separação do antigo presidente, a partir daí ou até da Assembleia de Fevereiro, BC começou com uma comunicação péssima, levando aqueles que não vivem tão próximo o clube, o vissem como uma.pessoa nefasta e criassem uma antipatia para com ele muito forte. Na Assembleia de destituição eu e o meu filho não fomos votar e a minha filha e o meu genro juntamente com outras sobrinhas que tenho que nunca foram votar na vida e pouco acompanham a vida do clube que foram lá porque não gostavam dele. Nas eleições a seguir em Setembro marimbaram-se para elas como sempre. Eu até lhes disse várias vezes se elas tinham sido responsáveis pela queda do presidente, também deviam de ser responsáveis pela nova Direção. Enfim conto-lhe isto só para termos um apanhado porque é que os sócios do clube abandonaram BC é claro que os meios de comunicação também tiveram muita influência nisto tudo, pois bateram nele como nunca se bateu em ninguém, mas ele teve também muitas culpas nisso, nunca podia fazer uma gestão comunicacional tão má como fez a partir daquela malfadada Assembleia, nem sequer interessa falar em tudo o que se passou ali e a partir dali. Houve duas situações que agravaram muito mais o caso a maneira soft como ele fez a conferência após os incidentes de Alcochete e aquela conferência de imprensa no Sábado antes do final da Taça no dia a seguir. Essas duas conferências de imprensa liquidaram-no como presidente do Sporting, bem então perante as mulheres foi o fim. Dei-lhe o meu parecer particular, peço que não me critique por isso, foi aquilo que eu senti que aconteceu em relação ao mundo Sporting com Bruno de Carvalho.
28 Março, 2019 at 21:16
Igual a tantas outras famílias… como a minha e a mesma dinâmica.
28 Março, 2019 at 15:33
Gostava muito que o DD ficasse na próxima época, mas o que acho que vai acontecer é ele ser vendido ao Corunha por 2M€.
28 Março, 2019 at 18:45
E bem faz o Coruña e o DD.
Pirem-se deste nouvelle sporting quanto antes e sigam as suas carreiras.
Válido para F.Geraldes, Matheus, Palhinha etc…
E os putos mais novos igualmente, senão aos 24 anos ainda andam a saltar de clube em clube em empréstimos.
28 Março, 2019 at 16:15
É preciso despachar o Ilori quanto antes.
28 Março, 2019 at 17:16
Primeiro tem de ir para Inglaterra descer uns degraus na evolução. De preferência depois de cuspir no prato e mandar o Sporting para o crlho. Depois faz uma jura de amor eterno e tá tudo esquecido. Até lá nada feito.
28 Março, 2019 at 19:19
Claro que merece. Seja pela sua evolução ou pelo fraco rendimento dos seus supostos concorrentes (Todos os centrais que tivemos desde que apareceu à excepção de Mathieu e Coates). Nas mesmas condições está Ivanildo, embora mais novo.
Um Sporting que rentabiliza a sua formação e premeia quem faz boa figura nos empréstimos para o ano jogaria com a dupla Coates + Domingos/Ivanildo (estou a dar o Mathieu como perdido) ficando o outro como 1a opção no caso de um dos 2 titulares estar indisponível. O 4 central poderia ser o melhor puto dos sub23 que me parece ser o João Queirós. Neste Sporting já contratámos Neto e Ilori. Já podemos prever o que deverá acontecer: Um dos 2 putos será emprestado e o outro ficará como 4 central. Ou seja, aproveitaremos zero da evolução que cada um deles teve nesta época e fá-lo-emos regredir pq não joga. Isto partindo do princípio que Ilori e Neto partirão sempre à frente. E aqui está um exemplo clássico do que significa, em termos práticos e objectivos, impedir a afirmação de um puto com potencial. A história da nossa vida.
Nada disto me incomodaria se Ilori ou Neto fossem claramente melhores. Não é o caso. Ilori vem do Championship (Domingos é considerado um dos melhores centrais da 2a divisão espanhola) e Neto parece-me que já atingiu todo o seu potencial que n chegou para ser indiscutível do Zenit. Isto não invalida que possam render ou ser úteis no Sporting mas esta política de contratações (ou este exemplo) não é a que eu desejo para o Sporting, sobretudo num contexto onde não há dinheiro.
28 Março, 2019 at 21:07
Eu já nem ligo a esta merda…. agora é sempre a descer….
Até a SAD ser vendida ao Jorge Mendes…
A analogia ao FM / CM é perfeita…. é isso…mesmo é para vender tudo que é vendável, dar sem receber o que não é, e comprar merda supra avaliada , para estoirar o mais depressa possível os milhões do contrato NOS… para não termos tábua de salvação alguma…
PS-Quando no verão o BF sair por 35 milhões falamos… o médio com melhor rendimento da europa…. 35 milhões, ok !!!! apoiem, que eles merecem…
29 Março, 2019 at 0:53
Andarem a falar num ‘proveta do seixali’ que ainda não provou nada … ZERO … Fez meia dúzia de jogos incompletos com alguma qualidade, mais nada … Sair do toupeiral por 120 M€?!?!?
E o Bruno Fernandes sair por 30 ou 35 M € … É algo que nem sequer me passa poder acontecer …
B.Fernandes no minimo a sair do SCP, são 60 M € …
O resto são ‘peaners’ …