CA GANDA FIM-DE-SEMANA! O papel de colocar “água na fervura” não me cabe a mim, por isso vou colocar todo o meu empenho para exaltar estes 3 jogos. Ambas as nossas equipas estão a 5 vitórias do Olimpo.

A equipa feminina colocou o pé no acelerador. Estão numa forma muito boa. O Greg Popovich, grandíssimo treinador dos San Antonio Spurs, durante anos ficou conhecido por se admirar a sua capacidade de gerir a forma dos atletas. Para além de ter ótimos jogadores ao seu serviço, conseguia ter uma aptidão de administrar os seus atletas, a fim tê-los no seu pico de forma para os playoffs da NBA. Esta nossa equipa feminina parece-me muito assim. Assim que começaram os jogos “a doer”, notou-se um acréscimo de qualidade, que está espelhada nos resultados.

No Domingo assisti, pela SportingTV, ao jogo com o Sporting Clube de Espinho (3-0: 25-13; 25-18; 25-13) e fiquei maravilhado. Um jogo bastante complicado, com um nível de exigência muito alto, foi transformado numa exibição tranquila, assertiva e ganhadora.

Há dois grandes destaques para este jogo. O primeiro vai para a equipa no que respeita à recepção. Depois do serviço das adversárias, a bola estava quase sempre “na pinta” para a nossa distribuidora, Sara Serrano, passar para onde bem queria. Isto faz, evidentemente, muita diferença. O outro destaque vai direitinho para a Matilde Saraiva. Chegou já com a época em andamento e fez os seus primeiros jogos a líbero. Não me impressionou logo no início, talvez pela falta de ritmo, no entanto reparei que dava uma segurança muito boa na recepção. Ontem esteve sensacional em todos os momentos do jogo. Fortíssima no ataque e com uma eficiência altíssima. O bloco do Sporting Clube de Espinho não a conseguia marcar e percebo porquê. A Matilde não denuncia a sua zona de ataque porque espera espera espera espera e só depois ataca. Como é que se bloca um movimento de ataque assim? Grande jogo da Matilde!

Para além do que já evidenciei, há mais alguns apontamentos que ajudam a justificar esta grande vitória. O bloco esteve irrepreensível, a Fernanda e a Kate são jogadoras de 1ª divisão, a Dalliene e a Bárbara com menos destaque no ataque pelo estilo de jogo da Sara, mas nem assim menos importantes. As líberos Mariana e Maria deram a qualidade necessária nos momentos vitais e mais invisíveis do jogo.

Como o CD Aves continua a perder pontos, chegámos a meio do percurso dos 10 jogos desta fase em 1º lugar com uma distância importante. Faltam 5 jogos para o objetivo e estamos com 5 pontos de vantagem. Eu não gosto de, conscientemente, baixar as expetativas sobre alguma coisa, apenas para atenuar uma possível desilusão. Eu gosto e quero colocar expectativas altas porque isso cria responsabilidade e ambição. O trabalho dá frutos e esta equipa, como espelho do seu treinador, trabalha imenso. As conclusões serão simples de tirar. Estamos a jogar muito e vamos subir de divisão.

joao-simoes

Quanto à equipa masculina há 3 palavras para dizer: ESTAMOS NA FINAL!

Passámos o Sporting Clube de Espinho em 3 jogos com níveis decrescentes de dificuldade. Começámos com um jogo muito complicado em Espinho, na semana anterior. Agora no sábado (3-1: 21-25; 25-21; 25-20; 25-20) as dificuldades iniciais fizeram-se sentir, mas depois no domingo (3-0: 25-17; 25-22; 25-21) foi um jogo mais sereno. Destaque para mais uma rotação de jogadores por parte do professor Hugo Silva em cada um dos dias do fim-de-semana. Infelizmente, com a lesão do Wallace, o Dennis foi obrigado a jogar os dois jogos. Inteligentemente, notou-se que o Miguel Maia, no domingo, distribuía menos bolas para a saída, protegendo a condição física do cubano.

Pelo que fez no segundo jogo contra o Sporting Clube de Espinho no fim de semana, gostava de dar destaque total para o Marko Bojic com os seus 20 pontos. Ataques sempre com uma força imensa e bons serviços. Nada a dizer em relação à recepção dos serviços adversários, mas claro que estar ao lado do Hugo Ribeiro e Roberto Reis ajuda a ter menos preocupações com esse momento do jogo.

Vamos agora preparar a equipa para a grande final com o benfica. Uma final que ninguém está a espera que vençamos, inclusive muitos adeptos do Sporting. Nos meus 33 anos tenho pouca memória de nós sermos grandes favoritos a vencer seja o que for. Na verdade, quando o somos, (f****) lixamo-nos sempre. Por isso, acho que até prefiro entrar nestes jogos com menos favoritismo.

Uma referência final para a 5ª final consecutiva do João Simões. É o único jogador com este feito? Não é, contudo nunca jogou na crónica equipa candidata, o benfica. Esteve sempre a jogar, naqueles que têm de se esforçar o dobro para conseguir atingir os objectivos. Um sportinguista com vontade de ser bicampeão.

Por fim, e à boleia da brincadeira viral que vi no Twitter, “Cinco opiniões polémicas sobre futebol”, vou lançar as 5 opiniões polémicas sobre voleibol:
1. Com a equipa masculina, vamos ser campeões em 4 jogos;
2. A equipa feminina vai vencer os 10 jogos da fase decisiva;
3. O Wallace vai ser o jogador das finais;
4. O desinvestimento no voleibol é uma treta;
5. A Fernanda Silva é a atleta feminina do ano no Sporting.

*às terças, o Adrien S. puxa a bola bem alto e prega-lhe uma sapatada para ponto directo (ou, se preferires, é a crónica semanal sobre o nosso Voleibol)