Quase em jeito de brincadeira, nasceu uma nova rubrica na Tasca. Assim como quem não quer a coisa, o Sonhador começou a entrevistar outros tasqueiros e, por entre o barulho da sala, surge uma forma de conhecermos um pouco mais uns sobre os outros. Dois já responderam, os próximos continuarão a ser escolha do responsável pelas oito perguntas que se irão manter todas as semanas (pelo menos nas próximas).
Atentemos, então, na primeira conversa, que teve como protagonista Bobby Robson.
1 – Como nasceu o teu Sportinguismo quais os momentos do Sporting com que mais vibraste, sir? Descreve um deles.
Foi herança de família: de avô para pai e de pai para filho. Lá em casa o avô tem (tinha…) um mini-museu Sporting onde muitos meninos e meninas aprenderam a ser do Sporting. Jornais e revistas muitos deles de grande valor histórico e que acabaram por ser doados ao Sporting.
2 – Como tens visto o Sporting desde que te lembras de ser Sportinguista, ou seja, qual a tua opinião sobre o passado e o presente do clube?
Conheço o Sporting muito bem. Primeiro pela voz do meu avô, que me contou histórias deslumbrantes dos cinco violinos, principalmente da história de Jesus Correia que marcou 6 golos na inauguração do estádio metropolitano, do Atlético de Madrid. (Na altura o meu avô era emigrante lá, só depois foi para Gasteiz no país basco. Lá o meu pai casou com a minha mãe). Dizia eu, 6 golos, os espanhóis ficaram loucos com o posicionamento do Peyroteu, fora da área, que permitiu a Jesus Correia fazer um jogo épico.
Mais, em homenagem a Jesus Correia existe uma placa comemorativa desse feito no actual Metropolitano, como aliás houve nos dois estádios anteriores. E as botas que ele utilizou nesse dia mágico podem ser vistas, ou podiam, já não sei, no Museu Sporting.
3- Qual a tua perspectiva de futuro do clube? Como gostarias que fosse?
O Sporting que eu sonho nunca vai existir. Não numa sociedade profundamente ferida de valores, corrupta na sua génese, que aliás não é de agora, onde reina a artimanha e Chico espertice, essa coisa tão nossa. Eu que sou emigrante quando digo que sou português percebo logo no olhar aquela coisa estranha que nos acompanha. Aliás, os italianos tem uma expressão que nos caracteriza como povo, “Fare il portoghese.” Que serve para referir-se aquelas pessoas que entram sem pagar em espectáculos, autocarros etc. (E que até tem uma origem bastante diferente da actual, mas pronto) mas divago…
Gostaria que o clube fosse um clube de honra, de superação e de valores como fairplay. Por isso é que o baixar a cabeça a quem rescindiu com o Sporting me fez ver, mais uma vez, que neste futebol nada disso interessa. Eu, como muitos, admitimos não ganhar, isso pode ou não acontecer, mas não admitimos batota, não admitimos falta de respeito e não admitimos traidores. E neste momento há uma linha que atravessa de cima à baixo composta, essencialmente por traidores e aproveitadores, que sempre rondaram o clube.
4 – Se fosses candidato quais as principais medidas que aplicavas (Financeiras-Projecto Desportivo -Futebol e Modalidades)? O que achas do sistema eleitoral ? Quais seriam as tuas bandeiras como candidato?
Sou sócio desde que nasci, há 44 anos. Para ser um presidente como o Varandas não era preciso muito, bastava esperar pelo e-mail com as ordens do chefe. As medidas financeiras e desportivas tem de estar lado a lado e caminhar juntas com um propósito. Em janeiro/fevereiro de 2016 fiz aqui fortes críticas a Bruno de Carvalho, e fui tratado de lampião para baixo, pelos mesmos de sempre. Até pelo dono da Tasca. Até num circuito mais restrito. Como disse, o ganhar é importante, claro, mas haver uma linha orientadora é fundamental. Essa linha tem de passar pelo aproveitamento do talento das camadas jovens, mesclado com jogadores de real mais valia, estrangeiros e portugueses. Mais, acho que o clube deve ter 100% da SAD. E sabemos todos que isto um dia vai terminar como os Belenenses.
Sporting é modalidades, eu adoro atletismo, p. ex., E nunca devemos perder essa matriz. Por isso estou agradecido a que Bruno de Carvalho tenha construído esse templo, que é o JR. Muitos prometeram, mas só um fez. Senti nojo, quando Varandas disse que não queria modalidades à Benfica – mosquinha morta nojeeeenta… Sinto nojo de Varandas que agirá cavalga no êxito das modalidades. Sinto nojo de Varandas quando cavalgou a onda das vitórias iniciais do K0, mas agora esconde-se, como um qualquer cobarde.
Agora fala-se muito de um sócio um voto. Eu não discordo, nas terá de haver condicionantes, como por exemplo, 3 anos seguidos de sócio. Poderia-se contrapor com outras vantagens para esses sócios, como descontos e etc. Mas tudo merece uma profunda reflexão. A verdade é que o clube está nas mãos dos sócios mais antigos que, muitas das vezes, estão muito desfazados da realidade e das dinâmicas da sociedade actual.
As minhas bandeiras como candidato… Hummmm vamos ver como será o futuro. Surpresas acontecem. Mas na verdade o que já disse acaba por responder por si.
5 – O que achas dos denominados notáveis ou ilustres e o que farias em relação às claques?
A minha opinião sobre os ilustres e notáveis, que eu conheço bem alguns deles, até de eventos que a minha entidade patronal é convidada, não é boa. Para eles, quase todos eles, o Sporting é uma coutada. Por isso as vitórias de Bruno de Carvalho foram sempre uma espinha na garganta destes tipos. Eu ouvi muitas vezes dizer que ele “tem de cair, está a arruinar a imagem do Sporting, que é um clube diferente, superior”. Eles pensam mesmo que são superiores a ti ou a mim, que foram abençoados e que por isso tem direitos. Depois temos os parasitas, como o Rogério e tantos outros que me metem nojo só em pensar, o Barbosa, o jornalista do avental, e muitas, muitas personagens menores, algumas delas pululam aqui, sempre prontas e servia a apanhar as migalhas.
As claques tem o peso que tem devido ao sistema eleitoral – mas facilmente se resolve, ver o que disse atrás sobre um sócio um voto…
6 – Que medidas aplicarias em relação à melhoria do futebol nacional em todas as suas áreas (arbitragem -ligas -campeonato – mais ou menos clubes, no fundo organização do futebol nacional)?
O futebol português nunca vai mudar. Esqueçam isso. Vai ser sempre a roubar a roubar. Porquê? Porque pode. Não há vontade política para mudar e a própria sociedade é profundamente estúpida para defender o desporto em detrimento dos clubes.
Mas vá lá: a arbitragem deveria ser um organismo independente, como em Espanha.
A Liga deveria ser profissional. A 100%. Como em Inglaterra em que um recurso demora horas a ser resolvido e aqui demora meses.
Gostava de ver um campeonato com 14 clubes e uma fase final. Aumentaria a probabilidade de existirem campeões diferentes em quase todos os campeonatos (é assim que fazem na Bélgica, não é?)
Deveria de haver uma promoção do futebol amador, nas nossas terrinhas mesmo. Exemplo, os jogos da taça serem jogados nos próprios locais da equipa amadora.
7 – Qual o teu jogo mais marcante como Sportinguista? E qual o teu onze ideal, incluindo um técnico?
O meu jogo mais marcante foi a final da taça de Portugal 94/95. Fui jogador das camadas jovens do Sporting e sei muito bem aquilo que passávamos porque os títulos nos fugiam. Vou confessar que na altura era grande amigo do Sá Pinto (e ainda somos, apesar da distância) e nessa noite festejamos como loucos. Foi especial porque foi o último jogo do Figo (de quem nunca fui amigo…) E de Balakov, na altura já considerado um igual entre a minha família. Foi uma noite memorável e o Iordanov que nunca mais chega e levou um gozo enooooorme! Para mim foi a última grande equipa que tivemos, era mesmo uma equipa de nível mundial.
Um 11?? Poderia fazer uns 6 ou 7… Vou fazer os que vi jogar…
Peter Schmeichel
Carlos Xavier, Naybet, Stan Valckx, Vujacic
Luís Figo, Oceano, Duscher, Amunike
Balakov e Iordanov
O treinador o Marinho Peres, de quem guardo boas recordações. E mais tarde nos encontramos casualmente e em trabalho em Guimarães. Mas poderia ter escolhido o Sir Bobby Robson, porque de facto era o melhor.
8 – Sir, supõe que estás a falar às massas Sportinguistas num momento importante. Qual seria a tua mensagem?
Todos os dias falo as massas Sportinguistas. Já perdi a esperança no discurso politicamente correcto, assertivo e abrangente. Não resulta. Por isso uso muitas vezes o termo “bananinhas”. Esse termo é aplicado aquela malta que quer poucas chatices no emprego e no círculo de amigos, são os conformados, para quem é melhor não ganhar mas também não ter chatices, do que lutar para ganhar/perder e com isso ter de lidar com muitos anormais. Sim porque o sucesso muitas vezes também implica fazer finca pé e defender os nossos valores.
Em janeiro de 2018, já adivinhando o que se estava a passar, principalmente na vida de BdC, eu disse “… Nós merecemos mesmo os croquettes que rondam o Sporting como se fossem abutres. Merecemos mesmo que tomem conta do clube, que o suguem, mas que o suguem ao ponto de deixar de ser apelativo aos parasitas e eles saltarem para outro hospedeiro…”. Como se comprova, estava coberto de razão.
*às sextas, o Sonhador convida um tasqueiro para a mesa do canto e coloca-lhe uma mão cheia e meia de perguntas às quais não vale dizer talvez
5 Abril, 2019 at 21:32
Sera com todo o prazer que farei mais entrevistas a tasqueiros.
O ideal e dar-nos a conhecer e como Sportinguistas que todos o somos e das demais divergencias que nos possam separar, tou certo numa coisa e mais aquilo do que nos une do que nos separa e essa uniao seja ele qual for o presidente, o dirigente, o futebolista, o treinador , o atleta das modalidades, o seccionista ou o nosso simples roupeiro o grande Paulinho, apenas e somente desejamos um statuos, uma qualidade e uma virtude um SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, agora e para sempre de gloria.
Participem e espero que com as vossas opinioes e ideias.
Creio que a proxima entrevista a sair sera ao Alvaro Dias Antunes.
De seguida nao combinei ainda com ninguem, mas se cada um de voces se mostrar disponivel vamos a isso.
As perguntas serao identicas a todos.
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.
5 Abril, 2019 at 21:40
Agradeco ao Cherba colocar por aqui a rubrica para podermos debater, cada qual com a sua opiniao que mesmo que seja imensamente diferente deve ser respeitada como opinioes e ideias pessoais, as quais deveriam ter resposta de opiniao de quem discorda, com ideias pessoais.
SL
Abraco a todos os tasqueiros.
5 Abril, 2019 at 22:44
Abraço
Bela ideia e conta cmg para a ler.
5 Abril, 2019 at 21:42
Iniciativa curiosa, esta da entrevista. E excelentes as respostas! 🙂 Muito do que eu próprio penso acerca do nosso clube, no antes e no agora, ficou expresso nas respostas do entrevistado, que subscrevo, diria que por inteiro – de forma cordata, objectiva e, sobretudo, a não deixar dúvidas sobre o posicionamento de quem as proferiu, o que nestes últimos tempos tão surreais (carregadinhos de falácias, de ingratidão, de pouca vontade de se saber a verdade, de falta de transparência, de incompetência, etc, etc), é um enorme mérito – até para servir como uma base de memória futura partilhada com todos (as), em termos individuais, em sede de análises posteriores. Muito bem, Sir, parabéns! 🙂 (E parabéns também ao entrevistador, claro). Saudações Leoninas para ambos!
5 Abril, 2019 at 22:07
Acho a iniciativa intresssnte.
Agradeço desde já o convite do sonhador mas em princípio não vou participar, ainda não tomei a decisão final.
Tudo o que uma pessoa possa dizer um dos lados vai tentar ridicularizar ao máximo e o debate simplesmente não vai existir.
É pena porque como disse podia ser intresssnte mas ser enxovalhado não é uma boa perspectiva.
5 Abril, 2019 at 22:13
Acredito que é possível trocar opiniões de forma cordata, e quem sabe surgem ideias para se aproveitar?
Mas compreendo a tua opção, já muitos aqui disseram que não iam comentar mais porque simplesmente são enxovalhados por não pensarem como o status quo. Basta ver este post, ou outro, escolhe um ao calhas, e logo vês como se processam as coisas.
E depois claro, a malta vai saindo porque não está para levar com os de sempre a destilar frustrações.
5 Abril, 2019 at 22:15
que hipocrita
5 Abril, 2019 at 23:39
Felatio
5 Abril, 2019 at 23:47
LOL 🙂
6 Abril, 2019 at 3:10
Cala te letão mentiroso,seu feio do caralho…que és muito cheio de treta atrás do pc,fascista,tu não podes chamar isso a ninguém,maior hipócrita que aqui existe,és tu.
5 Abril, 2019 at 22:16
Não sejas Varandas.
5 Abril, 2019 at 22:39
$10 Dollar Bill 🙂
5 Abril, 2019 at 22:17
Exponha apenas as suas ideias e opinioes e ja agora lanco o repto a que ninguem enxovalhe ninguem mas sim que lance opinioes contrarias as do entrevistado.
Isto se tiver divergencias nada que debater com ideias diferentes.
$10 Dollar Bill aceite pois isto aqui e mesmo um debate de opinioes, que espero sem ofensas, podemos brincar mas nao ofender.
SL a todos.
6 Abril, 2019 at 10:52
O que vale é que publicar um texto onde se chama o varandas de mosquinha morta nojenta ou rogério alves de parasita nao é ofender, nem enxovalhar ninguém, mas elevar o debate…
5 Abril, 2019 at 23:27
Aceita, e aproveita para esclarecer se o teu nick é por causa da malha dos Cop Shoot Cop. Gostava tanto que fosse. 🙂
6 Abril, 2019 at 0:28
É devido a cancao dos cop shoot cop, uma das minhas bandas preferidas que infelizmente já não existem mas que felizmente vi 4 vezes ao vivo dos quais um concerto fui um dos que organizei.
Não é qualquer um que conhece os csp Stan.
Temos algo em comum
6 Abril, 2019 at 1:43
csc
9 Abril, 2019 at 15:51
Não tinha visto a resposta ainda, ainda bem que me relembraste. E realmente, encontrar um fã de Cop Shoot Cop (ou até Firewater) é um acontecimento! 😀
Quando passo discos em sítios, uma das que roda sempre é precisamente a $10 Dollar Bill. Muita gente me vem perguntar o que é, sempre curiosos.
Ah, e sou de Lisboa!
9 Abril, 2019 at 16:03
Firewater é fixe! 🙂
6 Abril, 2019 at 0:29
És da zona do Porto certo stan ?
6 Abril, 2019 at 0:34
$10 bill in your pocket, $10 bill
What you gonna buy with that greenback?
What kind of thrill?
$10 bill in your pocket, $10 bill
Tell me where did you get that money?
Who’d you have to kill? (Rock!)
Got a big black gun in my pocket, got a big black gun
It’s time to share the cash now, nowhere to run
Got a big black gun in my pocket, got a big black gun
Let’s find a 7-11 and have some fun. (Rock!)
10 AM landlord’s knocking, knocking on my door
Don’t you know I got no money, I can’t give no more
2 PM marshall’s coming, trying one more time
You can knock the damn door down
But you ain’t gonna get a dime. (Rock!)
5 Abril, 2019 at 22:10
Gostei da entrevista, sobretudo do lado mais pessoal, pois é sempre interessante ouvir histórias sobre como alguém se tornou sportinguista.
Quanto ao 11 escolhido, é quase igual ao que eu próprio escolheria.
Depois há opiniões que não partilho pois acho que há em muitos sportinguistas um tom de crítica completamente destrutiva que não é boa para o clube. Já aconteceu com BdC e agora repete-se e repetir-se-á, se não sempre, pelo menos no futuro mais próximo.
Isso deve-se a uma certa presunção que assiste a muito bom sportinguista que acredita convictamente que só ele é que sabe e tem a fórmula para o sucesso. Como costumo dizer “Infelizmente, nenhum deles é presidente”.
Independentemente disso é um dos tasqueiros mais activos e por isso uma figura bem conhecida aqui da casa, pelo que valeu a pena ler.
Parabéns pela ideia e pelo acolhimento que a mesma teve por parte do Cherba.
SL
5 Abril, 2019 at 22:21
Que giros. Os cartilheiros todos odeiam o Sir Bobby.
5 Abril, 2019 at 22:49
Isto aqui é assim.
Há uns tempos escrevi um texto pequeno sobre a minha visão da academia e a génese da ‘formação Sporting’.
Até esse texto foi criticado de todas as formas e feitios.
São estas as regras e não vale a pena estar à espera que mudem.
5 Abril, 2019 at 22:43
Ainda bem que dou bananinha.
Detestava andar a vir aqui discutir diariamente as mesmas coisas, tipo replay.
Havemos de la chegar, a União não podia ser tão fácil.
Bananinha… fonix hehehehe
5 Abril, 2019 at 23:25
O Cherba ficou de contactar pessoal pelo adereco do mail para futuras entrevistas ou seja a seguir a do Alvaro que devera ser na proxima semana gostaria que aceitassem o meu convite e do Cherba para Gritarem, Explanarem e Expandirem a vossa opiniao e ideia de como sera ou seria para cada um de vos um SPORTING DE E PARA A GLORIA. SOMENTE PENSANDO E PROJECTANDO A IDEIA SE CONSTROI E QUEM SABE DAS GARRAS DO SONHO NASCE A OBRA E UM HORIZONTE DE NOVOS TEMPOS EM QUE TUDO ALCANCA E QUE DEPOIS DE ULTRAPASSADA TODA A TEMPESTADE SURJA NUM GRANDIOSO SORRISO DE TODOS NOS O ECOAR DA BONANCA SERVIDA PELOS NOVOS VENTOS DOURADOUROS DE VITORIA.
VIVA O SCP.
SL.
5 Abril, 2019 at 23:31
Estou aberto a participar no futuro.
Mas era engraçado as perguntas serem iguais para todos, ou seja, estas que o Sir respondeu.
6 Abril, 2019 at 1:38
As perguntas serao sempre iguais para todos Stalley e conto contigo tambem.
SL.
6 Abril, 2019 at 0:22
Grande entrevista de alguém com uma visão do mundo e do SCP em particular com que me identifico.
Saudações, Sir…
6 Abril, 2019 at 0:46
Só para deixar um breve resumo da mecânica desta nova rubrica:
– a escolha dos entrevistados é da exclusiva responsabilidade do Sonhador
– vou seguindo a lista que ele me passou (passível de ser alterada) e contactando o próximo nome via email, no domingo/segunda antes da data em que a entrevista deve sair
– assim, existirá sempre factor surpresa para quem recebe o convite e para quem espera para descobrir quem é o entrevistado seguinte
no fundo, escusam de estar a colocar o braço no ar 😀
6 Abril, 2019 at 1:30
Mt bem… nice 🙂
6 Abril, 2019 at 2:30
Já que aqui na Tasca usaram tanto os nomes de Samuel Almeida e Rui Calafate, quando a Sporting TV acabou com o programa em que eles participavam e como eles sempre tiveram um papel de isenção, vinha sugerir que o Cherba passa-se os artigos de opinião deles semanais deles nos jornais o jogo e Record. Isso é que era uma medida de grande isenção para este blog
6 Abril, 2019 at 10:49
Boa ideia…
6 Abril, 2019 at 12:27
“Já que aqui na Tasca usaram tanto os nomes de Samuel Almeida e Rui Calafate (…) e como eles sempre tiveram um papel de isenção”
Um “papel”, sim.
Isenção, apenas o Calafate.
6 Abril, 2019 at 12:33
“”Isenção, apenas o Calafate.”” – Subscrevo, Jaime Grilo! SL
6 Abril, 2019 at 12:41
Aliás, à época achei muito curioso o timming da “troca” de Rui Barreiro por esse tal Samuel Almeida numa coluna de opinião de domingo de um dos pasquins (pseudo)desportivos deste nosso país, sediado aqui mais a norte.. 😉 mas pronto, foi com certeza apenas impressão minha, mais nada, muito naturalmente…. 🙂
6 Abril, 2019 at 12:53
O timming e uma certa..”tendência”, devo acrescentar… 🙂 SL
6 Abril, 2019 at 13:06
+1
6 Abril, 2019 at 2:45
Sim o que nao invalida esta iniciativa das entrevistas conto consigo Chico Faria.
SL.
6 Abril, 2019 at 9:44
Desculpe Sonhador mas não entro nisto em que há uns que dizem mal deste e outros doutros, não tenho agendas e não patrocino quem as tem. Veja o off topic de ontem, como começou, aí entrei eu e brinquei ou desconversou com o caso, como quiser, mas quem entrou teve um fito, defender o seu ídolo, como o fez na entrevista, esqueceu-se de uma coisa concordando ou não com a maioria dos sportinguistas, sendo eles burros ou não, disseram nas votações o que queriam e há pessoas aqui que não respeitam a democracia e estão sempre á espera das derrotas para deitar abaixo e quem perde no fundo disto tudo é o Sporting e somos nós todos que o amamos, não entro em divisionismos e muitas vezes respondo aqui para abocanhar estes reis da maledicência e que têm agendas próprias
6 Abril, 2019 at 7:51
Excelente iniciativa e bem o Cherba a dar evidência, pois em caixa de comentários pode passar despercebida a muitos.
É diferente do “Escreves tu” onde se comenta um assunto atual e permite que se conheça de forma um pouco diferente os tasqueiros que responderem.
Não bate o “frente a frente” onde a troca de opiniões é completamente diferente e o conhecimento pessoal permite outro tipo de perceção/contestação, mas encurta distâncias.
Esta rubrica tem a vantagem de pensar as respostas em vez do habitual dedo no gatilho com que se discute na tasca.
Gostei da entrevista, não tenho qq dúvida do Sportinguismo do Sir.
Tirando as questões pessoais (valem muito, é a nossa história enquanto leões), as opiniões sobre o estado atual do clube são discutíveis, mas isso faz parte.
Até com os meus melhores amigos concordo e discordo. Não preciso é de os ofender, minimizar ou elogiar hipocritamente. Estou a generalizar.
O 11 (com os do meu tempo) tinha de ter um bacano que o Sir não colocou. São manias.
Damas
Carlos Xavier, Luisinho, Stan Valckx, Rui Jorge.
Luís Figo, Douglas, Duscher, Ronaldo
Balakov e Jardel.
Mas o banco seria fortissimo:
Schmeichel
Vujacic
Marco Aurélio
Oceano
Quaresma
Iordanov
6 Abril, 2019 at 10:42
Quanto ao onze, excelentes escolhas, meu caro Braveheart! 🙂 Mas não incluir o André Cruz, o P.Barbosa (em termos de qualidade estritamente futebolística!) ou o Nani, nenhum deles nem sequer no banco, tem que se lhe diga.. 😉 Respect, anyway! 🙂 SL
6 Abril, 2019 at 10:46
Aliás, Luisinho e André Cruz é (e será sempre) a minha ideia de uma dupla de centrais absolutamente Perfeita! Pena não terem podido ser contemporâneos ao tempo da sua estadia no nosso clube – classe pura, a de ambos! 🙂
6 Abril, 2019 at 11:02
Epá, verdade. Vou-me chicotear.
Cruz… do melhor que já vi. Barbosa enorme…
6 Abril, 2019 at 11:05
🙂
6 Abril, 2019 at 12:16
Conto com voces braveheart e Leao FA.
Chico Faria gostaria que aceitasse o repto da entrevista que e a visao e opiniao alem do mais e o Ser a vivencia de Sportinguista de cada qual, mas se prefere nao participar tudo bem.
As perguntas sao iguais actodos.
SL.
6 Abril, 2019 at 8:55
É impressão minha ou há pessoal que só vem à tasca para se meter com as pessoas e que sobre o Sporting nos últimos meses… Nem uma palavra?!
6 Abril, 2019 at 10:12
Um abraço ao Sir, com quem me identifico relativamente ao desagrado e inconformismo de quem vê o Sporting transformado novamente no pequeno-grande.
Os verdadeiros e não javardos, até salivaram ao perceberem que tinham uma oportunidade de ouro para enxovalhar diretamente quem tanto defende e ambiciona um clube forte, lutador, transparente, eclético e detido pelos sócios. Vá lá saber-se o porquê de não entenderem que o cuspo não fica suspenso no ar.
Um abraço também para o Sonhador e para o Cherba com um desafio à mistura: conseguirão entrevistar o Sampaio e o Trolha?
6 Abril, 2019 at 11:11
M60 Deus queira que para nós todos que amamos o Sporting, o conformismo desta Direção ganhe mais 2 títulos até Agosto ( taça e Supertaça ), o que. em 8 meses ganhavam tanto em futebol que é onde está a máfia toda do que outros em 5 anos.
6 Abril, 2019 at 18:52
Espero que sim.
Deus dê muita saúde a esta direção para ver se consegue fazer em 5 anos, metade do que os outros fizeram e, claro, falo de 55 modalidades, de finanças, de património e da luta pela verdade desportiva.
6 Abril, 2019 at 11:20
Uns lavram para outros colherem, sem grande esforço. A vida não é nunca foi justa porque o haveria de ser agora,!?? Ainda para mais neste “lindo” Portugal
6 Abril, 2019 at 11:50
Pretoriano / o crime faz parte do dia a dia /. / Foi chato /. Após o ataque a Alcochete e levar com este discurso fez despoletar as rescisões, mais o discurso a atacar Patrício no Sábado antes do final da Taça no Domingo, mesmo com uma miserável gestão do Cintra recuperou-se Bruno Fernandes o que faz com que ainda estejamos vivos . Quanto às rescisões vou-lhe dizer aquilo que penso, não ganhamos um processo aos jogadores depois de dezenas de sócios do clube estarem presos por agressões aos mesmos seja na FiFA, nos tribunais ou na Cochichina.
6 Abril, 2019 at 12:21
É curioso, meu caro Chico Faria….eu (e, estou seguro, muitos, mas mesmo muitos, sócios e/ou adeptos do clube, muitos milhares, acredite!) tenho (temos) uma posição diametralmente oposta da sua! E, mais curioso ainda, é que era tão fácil saber se estaríamos (ou estamos, aliás) certos ou não. Era apenas deixar que quem personificava essa visão pudesse ser sujeito a sufrágio. Ponto. (E que não venham cá com estatutos, e meios estatutos, que muita valente m#@#@ se fez/faz nessa questão de há largos meses para cá, sem respeito por nada nem ninguém!) Mais nada. Após ser validado o resultado (AUDITADO a sério!), perceber-se-ia o que VERDADEIRAMENTE queriam os Sportinguistas que fosse o seu futuro. Mais nada, repito. E sim, faço minhas as sábias palavras do Pretoriano: “”Uns lavram para outros colherem, sem grande esforço.”” Tão verdade! A nivel financeiro, económico, patrimonial, de autonomia do clube (e da própria SAD, inclusive), de ambição desportiva, de vitórias consecutivas, de transparência, etc, etc, etc. E é tão, mas mesmo tão curioso que ninguém por aqui responda à questão que tudo isto resume: porque é que há cinco anos e meio atrás, reportando este prazo ao antes dos acontecimentos de meados do ano de 2018, não apareceu NINGUÉM, com a excepção de quem sabemos, para tirar o clube da literal e já pré-consumada FALÊNCIA e, quiçá, da EXTINÇÃO do próprio clube? Porque terá sido assim, meu caro Chico Faria? Porquê? E porque é que aos dias de hoje, curiosamente, já não faltam…..”candidatos” (???) a “salvadores” do que já está…salvo (e com garantias de liquidez A SÉRIO, independentemente daquilo que com ela se fizer a seguir!)?? Porquê, repito? Pois, responda com absoluta sinceridade e estou absolutamente certo de que, afinal, é capaz de ver o que eu (e, estou seguro, muitos, mas mesmo muitos, sócios e/ou adeptos do clube, muitos milhares, acredite) vemos! 🙂 Saudações Leoninas e votos de um excelente (e Leonino) fim-de-semana!
6 Abril, 2019 at 13:27
+1
6 Abril, 2019 at 13:48
“Pretoriano / o crime faz parte do dia a dia /. / Foi chato /. Após o ataque a Alcochete e levar com este discurso fez despoletar as rescisões (…)”
Creio que o amigo acredita genuinamente nisto.
No entanto, há 2 coisas que não batem certo.
1- Não acha estranho que, no dia do ataque a Alcochete, vieram a terreiro algumas personalidades falando precisamente nas “rescisões e a sua justa causa”?
2-Não acha estranho que, em Abril, alguns jogadores já pensavam em rescindir e que Rita Garcia Pereira disse que não estavam reunidas as condições para a justa causa?
Podemos estar todos enganados… Mas há coisas que ão batem certo…
6 Abril, 2019 at 13:52
Como não consigo deixar o link…
“A advogada Rita Garcia Pereira considera que “seria prematuro” os jogadores do Sporting avançarem para a rescisão unilateral, alegando justa causa. Por um lado, os atletas ainda não receberam qualquer nota de culpa e, por outro, não lhes foi impossibilitado, pelo clube, de exercerem as suas funções.
“O ideal seria os jogadores esperarem pela alegada nota de culpa para verem do que são acusados. Aliás, o ideal era não haver, sequer, nota de culpa, porque seja lá o que for deve ser tão absurdo como foi com o Marco Silva. De todo o modo, parece-me que resolver os contratos com justa causa, neste momento, seria prematuro”, observa a advogada, em entrevista à Renascença.
Rita Garcia Pereira admite que os comunicados e comunicações de Bruno de Carvalho com os jogadores “configuram violação dos deveres da empregadora”. Sublinha, no entanto, que “a suspensão é um poder da empregadora”. “O Sporting tem o poder de suspender preventivamente os trabalhadores, o que parece que nem sequer fez”, acrescenta.”
No texto original aparece “abvogada” na primeira frase, ao invés de “advogada”, palavra que eu corrigi em cima.
6 Abril, 2019 at 13:54
Este texto é de Abril, 1 mês antes dos ataques a Alcochete.
6 Abril, 2019 at 13:57
e tem a ver com a troca de comunicados depois do tal jogo de Madrid, em que a equipa foi suspensa via facebook
6 Abril, 2019 at 19:03
Exactamente.
Mas o que eu queria destacar é que as rescisões não são fruto do ataque à Academia de Alcochete, mas de algo que já vinha de trás. Provavelmente até antes de Madrid.
6 Abril, 2019 at 14:51
Jaime há coisas que nós sabemos e nem preciso nos dizerem. O gavião do mendes que andava atravessado com BC perante a ocorrência grave que ali se passou que podia dar o golpe do baú, tinha 3 jogadores que eram agenciados por si e fez rolar os cordelinhos, mas o principal foi o Patrício atrás dele foram os outros, o nosso presidente que andava numa guerra com os jogadores, não teve neste caso a sagacidade para ver o que podia acontecer, naquela noite tinha que independentemente da relação tensa que estava a ter como os atletas, tinha que dar uma resposta muito forte de condenação e não ser tão evasivo, essa má comunicação foi muito má para o clube e para ele, mas pior estava com um asco tão grande ao Patrício que na véspera da final da taça mais precisamente no Sábado faz um ataque raivoso ao guarda redes culpando-o por tudo e mais alguma coisa, se nessa altura os jogadores andavam altamente a ser aliciados pelo seu empresário e advogados, a partir daí ele Patrício tomou a decisão final e atrás dele vieram os outros 8, que também estavam a ser manobrados por empresários e sindicato. Uma coisa tenho a certeza, perante a prisão de sócios do clube que fizeram o ataque aos jogadores, o Sporting não vai ganhar nenhum processo a eles, seja a onde for, aquilo foi visto a nível mundial e o Sporting está encostado publicamente, qualquer advogado de meia tigela, ganha um processo destes facilmente, por isso têm que encher a peida ao mafioso do mendes e a outros.
6 Abril, 2019 at 14:56
Com a primeira parte do comentário estou TOTALMENTE de acordo. A segunda parte é simplesmente miserabilista.
6 Abril, 2019 at 15:51
Pretoriano infelizmente é miserabilista mas podes ter a certeza que se vais para a FIFA ou tribunais perdes e não é preciso muito há sócios do Sporting presos por um ataque a Alcochete, as imagens mostram tudo, não há ninguém na FiFA ou em tribunais que não dê razão aos jogadores, infelizmente é assim e se vocês pensam o contrário estão redondamente enganados, os jogadores que rescindiram dizem que não tinham condições para representar o Sporting e acabou-se.
6 Abril, 2019 at 16:16
Respondi a isso às 12.04
6 Abril, 2019 at 17:07
Mais uma vez errado, a FIFA está-se a cagar para os gajos presos ou não serem do SCP porque há dezenas de ataques de ultras ás instalações e jogadores do próprio clube, por ano…
A FIFA está-se a cagar inclusive que justifiques as “rescisões” com fotos de cadáveres e tanques Russos…
O que a FiFA não se está a cagar é de abrir um precedente que colocasse em risco o sistema que rege o futebol e que gera milhares de milhões de euros por ano e esse sistema é simples os contratos assinados são cumpridos der por aonde der, se quiseres um jogador de outro clube tens de pagar quanto mais dinheiro tiveres melhores jogadores compras, melhores equipas fazes. mais alimentas a industria!!!
Nenhum jogador que rescindiu ganharia a causa na FIFA por causa do ataque á academia, (mas todos ganhariam se tivessem salários em atraso) nem mesmo se o BdC andasse e entrasse com uma pistola em campo…
Dizeres que “eles” iam ganhar as causas em tribunal e que o SCP ia perder é só uma sublimação que estás a fazer para auto-justificares a tua linha de pensamento, mais nada, é apenas uma coisa que tu pensas e dizes para te sentires melhor contigo mesmo…
Apenas e só, porque base juridica, precedentes ou histórico não há!!! É só uma ideia tua e parte importante da cartilha insidiosa de “formação de opinião pública” anti-Bruno, promovida pela CS, “notáveis”, experts da treta etc etc etc (cumprindo as 11 máximas do Goebbels) para “vender” a ideia que a única solução para o SCP era tirar de lá o ex-CD na altura em que se tirou e usas isso como uma “mantra” para não teres de pensar que foste “teleguiado” por uma campanha orquestrada por uns tubarões e executada pelos media e uns tristes que queriam voltar ou chegar aos tachos…
Mas na realidade havia outras soluções que não eram melhores eram MUITO melhores…Eu naquela altura ainda queria o BdC como presidente? Não!!! Queria que ele saisse naquela altura? NUNCA!!!
6 Abril, 2019 at 19:23
É tão isto…
Mas há quem teime em não entender…
BdC deixou de ter condições. Ponto. O circo que se montou à sua volta, servindo uma panóplia de interesses, criou a tempestade perfeita para o derrubar e, de uma assentada só, derrubar o Sporting. Provavelmente muitos não quereriam esse “efeito colateral”, mas contribuíram, consciente ou inconscientemente, para isso.
BdC não tem culpa no que aconteceu? Claro que tem!
Mas não perceber tudo o que foi montado à sua volta ou tentar escamotear só demonstra um de duas coisas: ou teve interesse no golpe ou é facilmente influenciável.
Vocês acham que, perante o bombardeamento e manipulação dos acontecimentos narrados pela CS e painéis, em looping, sempre com o mesmo diapasão, eu também não fiquei assustado? E as rescisões? Parecia um pesadelo!
Mas vir com a lengalenga do “é chato”… Não há pachorra!
Mais: mesmo os tasqueiros que odeiam BdC e/ou que acham genuinamente que ele é o responsável pelo ataque à Academia de Alcochete…
Vocês acham bem aquilo que lhe fizeram há bem pouco tempo, detendo-o a um domingo, deixando-o preso preventivamente por 4 dias, quando o mesmo já se tinha apresentado para ser ouvido e nada justificava aquela detenção, naqueles moldes?
E o regozijo da CS? E a condenação em praça pública durante esses dias?
Sinceramente… Acham que foi bem feito? Acham mesmo isso?
A sério… Às vezes a malta aqui excede-se, picando-se uns aos outros.
Mas gostava de saber a vossa sincera opinião sobre isto.
Para ver realmente que sportinguistas vocês são. Mesmo aqueles que acham que BdC não deve ser o Presidente. Eu próprio acho que ele tem vários defeitos que contribuíram para a sua queda. Mas fazerem-lhe o assassinato público de personalidade como têm feito… e não é de há 1 ano atrás… Isto á vem de mais longe. Mas a tempestade perfeita foi no ano passado.
Digam de vossa justiça só isto: concordam como que lhe fizeram há uns tempos, com aquela detenção e todo o espectáculo montado à sua volta?
6 Abril, 2019 at 21:24
Jaime, nenhum dos participantes é ingénuo ao ponto de não prever os efeitos colaterais que eram óbvios!! E isso define bem o tipo de sportinguistas que temos neste clube! Nojo.
6 Abril, 2019 at 22:10
Excelentes comentário do Grilo e do TO
6 Abril, 2019 at 15:37
Quem acredita nesta versão merece mesmo que o clube não saia da cepa torta.
E eu nem acredito que você esteja sequer a ser sincero. Isso é uma dimensão paralela sem qualquer laço com a realidade.
Se essa versão fosse real não havia neste momento um único clube que não estivesse em crise devido a rescisões de todo o tipo.
Doi-me o pé -> rescindo
Acordei mal disposto -> rescindo
Está de chuva -> rescindo
Francamente…
6 Abril, 2019 at 15:53
PSFilipe bastam as imagens para os jogadores ganharem ponham isso na vossa cabeça.
6 Abril, 2019 at 17:51
As imagens de quê? Do Jesus e do Manuel Fernandes na cavaqueira? Ou aquelas onde várias pessoas se dirigem ordeiramente para fora do edifício? Ou aquelas do nosso presidente a sorrir para a câmara e a dizer para filmar a fivela?
Chico, a ‘invasão’ de Alcochete é um episódio fabricado.
Triste e estúpido? Sem dúvida.
Agora ser razão para uma rescisão conjunta? Nunca na vida.
Tresanda a esquema para entalar a direcção anterior e foi usado desde logo para esse fim.
Porra, até filmaram em directo os grunhos a dirigirem-se ao local!?
Quanto mais tempo passa, leio e vejo peças sobre esta história mais convencido fico que tudo não passa de manipulação barata.
Só come quem quer.
6 Abril, 2019 at 18:07
” Ou aquelas do nosso presidente a sorrir para a câmara e a dizer para filmar a fivela?”
Como é que querem ser levados a sério com a conversa da cabala?
Dá perfeitamente para perceber que não é o Varandas que fala, fdx.
6 Abril, 2019 at 18:58
É fabricado aquilo que eu vi com 40 vândalos encapuzados irem partir os balneários e bater nos jogadores ? Não sei ao que se refere quando diz qy foi fabricado, mas isto foram fatos e a FIFA vai considera-los como tal ou qualquer tribunal mas será que anda tudo daltónico ?
6 Abril, 2019 at 19:31
E tu? Queres ser levada a sério por dares eco aos programas da CMTV?
Afinal quem é que defendes?
O Sporting ou a CS que faz peças audiovisuais por medida?
Não gostavas de BdC, óptimo.
Estás no teu direito.
Mas defender esta merda e achar que é natural é estúpido e deprimente.
E desnecessário. É que para fazeres oposição a BdC não é preciso nada destas tangas mal amanhadas. Basta arranjar argumentos e tentar expô-los honestamente.
6 Abril, 2019 at 19:44
E já agora, de uma vez por todas, convinha entender o que raio é que te move contra BdC?
É que parece uma senda persecutória. Sem qualquer justificação plausível para além de uma psicose qualquer.
Não acredito que possam ser apenas actos praticados durante o mandato. Não foi perfeito mas também não teve erros tão graves que justificassem tamanho ódio.
6 Abril, 2019 at 22:13
Com o nick Maria e vários outros aqui foi a cena das listas de ressabiados e outros que perderam o tacho
7 Abril, 2019 at 0:44
Ok, se assim for compreendo.
Mas assumam de vez, foda-se!
Eu percebo que não gostem de BdC.
Não consigo compreender é como é que não percebem que estrategicamente foi óptimo tê-lo como presidente.
Mas percebo que não gostem dele enquanto pessoa.
Bastava dizerem-no abertamente e escusavam de inventar parvoíces que sustentem as suas convicções.
Parvoíces essas que algumas vezes coincidem, palavra por palavra, com algum do discurso da CS portuguesa.
É que depois vêm falar de credibilidade e a única coisa que me apetece é mandá-los todos para o raio que os parta.
7 Abril, 2019 at 1:42
Os Filipe depois de uma noite á lareira a festejar o Sporting, vou-te dizer que concordo completamente contigo estrategicamente foi bom ter BC como presidente e estrategicamente foi bom afasta-lo do clube.
6 Abril, 2019 at 12:04
Quanto ao que aconteceu em Alcochete talvez nunca saibamos verdadeiramente o porquê de ter acontecido…não há nenhum elemento directivo, até agora, implicado no assunto. Bem tentaram…sobre as rescisões, ganhar ou perder é pura especulação! Não conheço (até pode existir) nenhum caso em que tenha sido dada razão a um jogador!
É verdade, o crime faz parte do dia a dia…eu vi serem cometidos crimes lesa SPORTING até 2013 e os maiores crimes, as maiores vergonhas cometidas no futebol português foram, o assassinato de um adepto do Sporting em pleno estádio nacional, enquanto decorria, em directo, uma final da taça de Portugal e no que ao sporting diz respeito, tem um nome, chama-se PAULO PEREIRA CRISTÓVÃO!! Haja decência!
6 Maio, 2019 at 22:11
Grande!!! Sportinguismo em estado puro! Mas daquele a sério, não é o sportinguezinho dos notáveis, dos bananas, dos croquetes ou dos conformados e mediocres!
6 Maio, 2019 at 22:15
Sonhador? Recebeu a minha entrevista?