Há quanto tempo dura a caça às bruxas no reino do Sporting? Eu não sei responder, pois perdi a conta ao número de anos através dos quais aquilo que nos liga efectivamente ao Clube foi sendo relegado para segundo plano. E, ontem, foi dado mais um passo, grave, no sentido de dizer-nos que o Sporting assenta numa guerra de egos, de ódios, de luta pelo poder que não é o de transformar o Clube de Portugal em algo cada vez maior.
No espaço de dois dias e ao invés de aproveitarmos a pequena onda de felicidade de dez dias repletos de vitórias ao nível das mais variadas modalidades, muitas delas importantes como a conquista da Taça de Portugal em Futsal, a confirmação da final four da Champions de Hóquei ou a vitória na meia final da Taça de Portugal em futebol, assistimos a mais um episódio de humilhação pública do Sporting e, pelo menos eu sinto-o, dos Sportinguistas.
Começou com os supostos SMS que o actual presidente, Frederico Varandas, terá enviado a Rafael Leão, onde nem faltou o fantástico “contaram-me” desse bandalho que dá pelo nome de André Ventura. É grave? Obviamente que o será se for provado. Obviamente que o será se o presidente do Lille resolver abrir a boca para, pelo menos, explicar o porquê de, fanfarrão, atirar que “tenho a certeza que o Lille nada pagará ao Sporting por Rafael Leão”. Será grave se se provar que algo como esse SMS contribuiu para que Frederico Varandas tivesse recuado naquilo que dava como garantia por alturas da campanha eleitoral: a razão do Sporting em todos os processos, à excepção do de Rui Patrício.
O troco tardou menos de 24h e, em vez de um SMS, entregou-se, de bandeja, os resultados de uma auditoria forense, pedida para averiguar a existência de crimes por parte da anterior direcção. A quem? Ao Record. Ao CM. À Cofina. O ponto de partida para o dia seguinte, o dia em que as 250 páginas dessa auditoria correm livremente pela web, mostrando ao mundo tudo e mais alguma coisa sobre os resultados apurados, mas não só. Odenados, comissões, rescisões, estratégia. O Sporting de pernas abertas ou de cu alçado, conforme gostarem mais!
E nada disto invalida que o conteúdo da auditoria seja grave. É. Muito. E deverá ser investigado até às últimas consequências, mesmo que o Sporting até possa ser conduzido a tribunal por divulgação de dados confidenciais.
Mas se o conteúdo é grave, não o é menos a demonstração de cabal falta de respeito pelos sócios e o renovado sentimento de incompetência gerado por esta acção!
Não deveriam estes resultados ser apresentados, em primeira mão, aos associados do Sporting através de uma AG de que esta direcção tanto medo parece ter? Ou, se havia essa vontade de apresentar resultados, não deveriam os mesmos ser divulgados pelos canais oficiais do clube e, inclusivamente, partilhados através de email e de sms, convidando os sócios a linkar-se à auditoria?
Como é que esta direcção consegue justificar o não poder divulgar o nome da Apollo e, agora, entregar um relatório sobre a vida do Sporting ao mundo?!?
“Acabou-se o circo!”, dizia ele…
Não acabou. Está longe de acabar. E jamais estará terminado enquanto o clube for visto como algo que deve ser governado tendo em vista interesses próprios. Enquanto tivermos “ilustres” figuras a apelidar de javardos outros Sportinguistas, termo pouco simpático, mas sintomático daquela que é a imagem do Sporting: uma pocilga. Uma pocilga onde cabem todos os javardos e javardinhos. Onde cabem todas as javardices que se dizem, que se fazem. Onde os adeptos anseiam por mais um motivo que os faça mergulhar no esterco e salpicar tudo à sua volta.
11 Abril, 2019 at 8:34
Bom dia tasqueiros.
11 Abril, 2019 at 8:43
Bom dia…
Todos pugnamos por transparência…
Mas “não era necessário abrir portas e janelas…e deixar fugir tudo para a rua..,”
“Estou cansado” de tanta idiotice ( e não apenas de agora…)
SL
11 Abril, 2019 at 9:24
Caríssimo, isto não é transparência. Um pai que peça á filha mais transparência na escola, está a referirse as notas, e avaliações não lhe está a pedir para ir nua para a escola.
11 Abril, 2019 at 12:01
Vocês não leram a outra frase pois não…?
Mas “não era necessário abrir portas e janelas…e deixar fugir tudo para a rua…”
SL
11 Abril, 2019 at 9:40
Transparência?
Parece-me que estamos na fronteira do ilegal/crime com a exposição pública de ordenados, comissões, rescisões, estratégia, etc.
E depois o principal para mim, o desrespeito para com aqueles que são a base o clube, os sócios.
Deveríamos ser nós, os sócios, os primeiros a ser informados em local próprio que é a Assembleia Geral.
A passagem desta informação à Comunicação Social tem de ser averiguada internamente e identificado o(s) bufo(s) que passaram informação tão sensível para fora do clube.
Fico a aguardar pela tal AG que o Dr. Rogério Alves ficou de agendar…
11 Abril, 2019 at 16:29
É quase fácil de adivinhar quem deitou tudo isto porta fora, janela fora, etc. Talvez os mesmos que passavam fotos de dentro dos balneários, de massagens ao ex-presidente, à cena da Fivela num momento “alto de terror”, etc, etc….
É por este estado de coisas, que muitos de nós, fervorosos sportinguistas, deixaram de pagar quotas e game boxs. E não venham dizer que isso não é ser do Sporting!!!! Também nos cansamos de tanta falta de respeito para com os sócios…E AG’s servem para quê? Para nos ignorarem e nem nos ouvirem! Ah pois, também não são precisas pois mandam tudo para CM, Cofina…Enquanto a luta não se fizer doutra forma, coitadinho do meu Sporting com este atrasado mental do presidente, que nem defende os nossos interesses, e nem lingua tem para falar! Grande circo que ele dizia que ia acabar. Para mim… começou com ele e com os grandes artistas que lá estão dentro 🙁
14 Abril, 2019 at 0:02
Totalmente de acordo.
11 Abril, 2019 at 19:36
https://expresso.pt/desporto/2015-06-27–Auditoria-a-gestao-do-Sporting-implica-ex-gestores?fbclid=IwAR2y_nFCDfJA6Wq600sgwqUwlp2Yw3pP7GmymvZcHeBeMhCFxtZmbxiNf0I#gs.4mb2ir
11 Abril, 2019 at 21:09
É bom relembrar o que foi o delapidar do património do Sporting, sem ninguém ir preso…
Todos nós, que vivemos isto, também temos culpa!
11 Abril, 2019 at 12:28
Bom dia Max.
Peço desculpa mas o que sucedeu no dia de ontem não teve nada que ver com transparência. Apenas com a falta dela. Aparecer escarrapachado na CS partes de um relatório de auditoria fornense de gestão do clube, que é, à partida, uma questão exclusivamente interna do clube, sem que aos associados tenha sido dado conhecimento desse documento., é grave Max, é muito grave.
Fazer um comunicado lamentando isso aparecer na Comunicação Social e anunciando que a auditoria foi concluída e enviada para os órgãos de investigação criminal, é ainda mais grave. Porque não vem nesse comunicado qualquer referência a terem enviado para os “órgãos de investigação criminal”, um pedido de investigação para apurar quem devassou informação interna e privilegiada do Clube (que inclusive, deveria estar sujeita a segredo de justiça, se também foi enviada essa informação aos “órgãos de investigação criminal”); mas é sobremaneira grave a decisão de enviar para os órgãos de investigação criminal, matéria sobre a vida interna do Clube e sobre a qual os sócios ainda não se pronunciaram (nem dela tiveram conhecimento, que não através de certa CS=.
Suponho que o Max concordará que isso é que revela falta de transparência, porque no Sporting, ela deve ser exigida sempre, em primeiro lugar perante os associados.
Um abraço e saudações leoninas
11 Abril, 2019 at 13:12
Mas meu amigo, o que eu disse foi que nós (sportinguistas) pugnamos pela transparência (não andamos sempre a dizer que “somos diferentes…?”…)
A minha frase “…: Mas “não era necessário abrir portas e janelas…e deixar fugir tudo para a rua…”
Quer dizer precisamente isso…: não podemos “despejar” na rua…aquilo que só a nós diz respeito em primeiro lugar…
Abraço e SL
11 Abril, 2019 at 16:49
Obrigado caro Max. Foi, sem dúvida uma errada interpretação da minha parte, pelo que peço desculpa.
Um abraço e saudações leoninas
11 Abril, 2019 at 18:04
Abraço e a conversar é que nos entendemos…
SL
11 Abril, 2019 at 19:37
https://expresso.pt/desporto/2015-06-27–Auditoria-a-gestao-do-Sporting-implica-ex-gestores?fbclid=IwAR2y_nFCDfJA6Wq600sgwqUwlp2Yw3pP7GmymvZcHeBeMhCFxtZmbxiNf0I#gs.4mb2ir
11 Abril, 2019 at 8:47
Et voila… e agora caros/as sportinguistas? e agora?
Novamente comer e calar, é a nossa sina.
Espero que não venham rescisoes em barda, estas sim com razão.
11 Abril, 2019 at 8:50
Eu acho espetacular… Já não basta ver na CM os especiais Batuque e rui Pinto, da mesma ventoinha de Informação do cashball e ver investigações incríveis que não foram feitas pela mesma Tânia laranjo por exemplo com o motorista e Paulo Gonçalves ou as últimas catao e César boa bentura… geladinhos na testa e vem mais um circo patrocinado por a direcção do Sporting.
Andamos com um não assunto que em nada ajuda o clube é a minha opinião. Os assuntos deviam ser mesmo verdade desportiva. Isto… Isto são notícias que nem o gabinete de crise faria melhor para desviar atenções do realmente grave e que lesa milhões ao clube todas as épocas.
11 Abril, 2019 at 8:51
Infelizmente mais do mesmo…
Penso que isto só lá vai quando houver vontade de se olhar apenas para o clube e os seus interesses, sem qualquer subterfúgio…
Farto de ver sempre os mesmos idiotas a falar do Sporting…
Ide todos os chibos, tagarelas, cartilheiros, bandalhos, chupistas, antis e afins para o real caralinho!!!
Chega desta merda!
11 Abril, 2019 at 8:51
O melhor que se pode fazer e mesmo tornar público e na íntegra toda a auditoria. Só assim os sócios poderão fazer o seu juízo . De outro modo ficamo nos pela
Manipulação nojenta e encomendada em fascículos pelo senhor gago . Mas calma que a culpa é do Bruno ….. priceless
11 Abril, 2019 at 8:56
a auditoria está toda escarrapachada na internet e até faz chamada de capa na bola.
11 Abril, 2019 at 16:52
Isso nunca é o melhor, caro Manoel. Eu sou sócio e ainda não recebi informação do Clube. Mas já todo o mundo pode ler o relatório na CS e na internet!!
É absolutamente vergonhoso e já devia ter merecido uma intervenção quer do PMAG, quer do Presidente do CF&D.
Saudações leoninas
11 Abril, 2019 at 8:58
* auditoria de gestão e não auditoria forense.
11 Abril, 2019 at 9:03
Ainda ontem, antes de mais este crime, não só lesa Sporting, pedi que alguém me explicasse o rumo que esta direção pretende fazer seguir o Sporting.
Os lampiões verdes explicaram na perfeição.
11 Abril, 2019 at 19:37
https://expresso.pt/desporto/2015-06-27–Auditoria-a-gestao-do-Sporting-implica-ex-gestores?fbclid=IwAR2y_nFCDfJA6Wq600sgwqUwlp2Yw3pP7GmymvZcHeBeMhCFxtZmbxiNf0I#gs.4mb2ir
11 Abril, 2019 at 9:09
Um clube na merda!!
Farto disto
11 Abril, 2019 at 9:12
Nunca vi tanta perseguição a um presidente e à sua direção. Compare-se a postura da direção de BdC em relação ao caos que deixado por quem lhe antecedeu e o que está a ser feito agora. Acho isto um verdadeiro escândalo e só pode ter origem em motivações muito obscuras.
Z
11 Abril, 2019 at 13:23
isso mesmo!!
11 Abril, 2019 at 19:38
https://expresso.pt/desporto/2015-06-27–Auditoria-a-gestao-do-Sporting-implica-ex-gestores?fbclid=IwAR2y_nFCDfJA6Wq600sgwqUwlp2Yw3pP7GmymvZcHeBeMhCFxtZmbxiNf0I#gs.4mb2ir
11 Abril, 2019 at 9:13
Isto não é uma caça às bruxas. Isto é o paradigma em si. Esta direcção adoptou o método Correio da Manhã. Este é mais um episodio. O julgamento é feito na praça pública, e depois recolhe-se os destroços.
Serve de 2 maneiras: não se julga a inaptidão deste CD; a futura AG já está contaminada para não se discutir nada e ser um lamaçal de roupa suja.
11 Abril, 2019 at 9:14
Burros , burros mas mesmo burros.
O Sporting que se foda não é ?
Agora gritam contra um mentecapto que é só estúpido como uma porta e só faz o que lhe mandam.
Mas e o PMAG ??
Onde anda essa fuinha ?
O Sporting.
E o SPORTING caralho ???
Burros do caralho !
11 Abril, 2019 at 9:17
Disse isto muito antes…
A direcção tinha 2 caminhos quando tomou posse. Acalmar as hostes e tentar juntar o Sporting e os Sportinguistas contra os seus inimigos externos (que são mais que muitos), ou continuar e adensar a guerra.
Decidiu continuar em guerra. Eu disse que aquela CI de estado da guerra…..desculpa…da nação….que o Varandas tinha cavado a sua sepultura. Isto é só cavar mais um bocadinho.
Seguir-se-ão vários desmentidos e esclarecimentos como da tal CI (olha…afinal queres ver…até houve obras na academia e tudo?! E um gajo que lá trabalhava não deu por elas?!!?), seguir-se-á a guerra de um lado e de outro.
Enfim…
Como disse para já à 2 coisas que me saltam à vista:
– O homem trabalhava em Alcochete e não viu as obras….as obras que houve. E deu aquele triste espectáculo dos colchões ainda por cima com uma mentira por base?
– O BdC era muito poupadinho. Aparentemente tinha um departamento médico que trabalhava completamente à borla. E em que tudo era à borla. Inclusive utilização de clínicas…ou então escapou a esta auditoria isenta e brilhantemente bem feita…
11 Abril, 2019 at 9:31
Dificilmente irei ler, mas quem tiver tempo,se puder que me esclareça:
A auditoria centra-se exclusivamente no futebol?
Não vejo (do pouco que li) referências ao Dep médico, como não vejo às modalidades ou outras áreas. Pensei que a auditoria era alargada.
Aqui dou de barato… à mulher de César…
É que assim parece só uma coisa feita para escalpelizar as áreas sob influência directa de BdC.
11 Abril, 2019 at 9:36
O departamento médico de que falo é só para o futebol.
Também incidiu sobre a comunicação…que também não é equipa.
Também incidiu sobre a área judicia….
Também incidiu sobre infra-estruturas…
Só escapou mesmo o departamento médico…
O problema é que não parece ser um problema da mulher de César…mas sim de Brutos….
11 Abril, 2019 at 9:26
“O âmbito do nosso trabalho, não constituiu a natureza de uma auditoria forense, sendo que as nossas opiniões e conclusões se basearam e assumiram que a informação disponibilizada, é correta, verdadeira, lícita e factual, bem como que os esclarecimentos que nos foram disponibilizados, estão despidos de preconceitos ou intenções de distorcer as nossas análises e conclusões.” in Auditoria
Portanto, trata-se de uma auditoria de gestão, que não conseguiu apanhar um cagalhão, sendo que, vejam lá, deu lucro de 1 milhão.
Mas o objetivo é claro, expulsar Bruno de Carvalho.
11 Abril, 2019 at 9:36
“bem como que os esclarecimentos que nos foram disponibilizados, estão despidos de preconceitos ou intenções de distorcer as nossas análises e conclusões.”
E os esclarecimentos foram prestados por quem, pode saber-se?
11 Abril, 2019 at 9:47
Pelos sportinguistas verdadeiros, não javardos, mais conhecidos por tertulianos.
11 Abril, 2019 at 10:39
Portanto, este parágrafo é só mesmo para salvaguardar qualquer desmentido que venha a ser feito por elementos da direção em causa. Não se é prática comum. Se for, nada a dizer. Se não for… provavelmente quem auditou tem dúvidas do que lhe derama analisar. Posso concluir, não posso? Não estou a afirmar nada, atenção. Não venham já desancar-me.
11 Abril, 2019 at 10:47
É o disclaimer normal em auditoria, é uma forma de os auditores se protegerem.
11 Abril, 2019 at 10:57
OK! Obrigada!
11 Abril, 2019 at 11:09
Ana, se tiver curiosidade, leia o que postei às 11:04 e veja o que para os auditores foi uma falha relevante!!!
11 Abril, 2019 at 11:14
Normal? Nada neste relatório é normal.
– Primeiro porque o auditor deve usar uma linguagem própria, e tudo neste documento é com uma linguagem de taberna.
Um auditor faz reservas, faz comentários, faz investigacões e averiguacões. De tudo o que li eles tiram conclusões, não procuram pelos esclarecimentos e ficam à espera que lhes entreguem os documentos e nunca fizeram validacões no terreno.
– Segundo porque se limitam a usar o que a direccão partilhou com eles. Um auditor tem acesso a tudo o que precisa, não é apenas com base naquilo que é partilhado…. mas sim com base em tudo o que é relevante para o seu trabalho.
– Terceiro porque as conclusões apresentadas muitas vezes carecem de certezas: “porque isto parece suspeito é suspeito, mas não recebemos os documentos por isso não sabemos bem”.
Lamento, mas quem trabalha em Auditoria sabe que o rigor é o factor mais importante, e neste documento não existe qualquer rigor…. até vão comparar os 10 treinadores mais caros com os 3 da nossa liga, e comparam com isso com as receitas…. como se o vencimento de um treinador fosse baseado em receitas, para chegarem à conclusão que o JJ ganhava muito dinheiro (a ironia é que ele ganhava igualmente no carnide, logo comparar o vencimento agora e afirmar que ganha muito, quando dantes ele ganhava quase o mesmo……)
11 Abril, 2019 at 10:37
Por acaso, até apanhou uns quantos cagalhões.
11 Abril, 2019 at 12:38
Mas, se não é uma auditoria forense, ainda torna muito mais grave TEREM-NA MANDADO PARA OS ÓRGÃOSJUDICIAIS!
SL
11 Abril, 2019 at 9:36
Caça às bruxas. Elas existem, mas a coisa pode acabar mal.
A equipa de futebol vem de uma série positiva, as modalidades estão nas decisões e alguém acha que a prioridade deve ser linchar o BC.
Well done!
Já o disse no post do CV, é fundamental apurar todas as questões levantadas e ir até às últimas consequências. Aguardo pelo que a PJ e MP vão fazer. Há pontos que são gravíssimos e não podem ser empurrados para baixo de um tapete.
Mas o timing, fdx… e a forma… União o caralho.
11 Abril, 2019 at 9:39
Que pontos é que te pareceram gravíssimos de forma a merecer investigação da PJ?
11 Abril, 2019 at 10:02
Não preciso de nenhum curso de contabilidade para saber que é muito fácil dar lucro ou prejuizo conforme se pretenda.
Se para ti a ‘possibilidade’ de haver roubo, crime, fuga ao fisco, enriquecimento indevido e até gestão danosa não é grave…
Agora, prove-se. Claro! E se não se provar, chame-se à responsabilidade quem levantou as suspeitas e as cabeças começam a rolar.
11 Abril, 2019 at 10:12
Brave…
Estou a perguntar o que leste na auditoria que te indicie isso.
Não estou a dizer que tens ou não razão. Gostava de perceber porque é que o dizes. Onde é que leste, viste ou percebeste esses indícios.
Quanto a ser muito fácil dar lucro ou prejuízo conforme se pretende…num ano especifico sim. Em 5!? Não, não é…porque o que fazes para ter lucro num ano repercute-se no seguinte para te puxar para o prejuízo. Além disso, numa empresa cotada mais dificil é. Ainda por cima com a simplicidade que é uma SAD de futebol comparado com empresas de construção ou financeiras. Por isso deixem-se desses chavões como se R&C e auditorias não valessem nada porque isso é absurdo…
11 Abril, 2019 at 10:14
Meu, só vou ler à noite. Não tive ainda tempo para ter uma opinião formada.
O meu comentário é com base no que saltou cá para fora e deixei sempre bem claro que as coisas têm de ser provadas.
11 Abril, 2019 at 10:20
Ok. Certo.
O que é que saiu cá para fora que te deu a ideia que fazia sentido a PJ investigar.
Pah, não entendas isto mal. Se eu te quisesse picar não estava a perguntar. Se eu não te leva-se a sério também não. Só quero perceber porque a mim nada do que li me indiciou isso…e por isso podemos ter visões diferentes ou eu ter visto qualquer coisa mal…
11 Abril, 2019 at 11:28
Qual picar, esquece lá isso.
O que não falta é carvão destes dois dias. Mas já tenho uns anos disto para perceber que nem tudo é carvão e quero mesmo que se apurem as merdas.
Repara, para mim isto era para uma AG e depois das conclusões decidir o que é caso de polícia ou não.
Mas entre luvas, contratos paralelos, pagamentos a off-shores, muito dinheiro em caixa… muito já li por aí.
Como disse, vou ler hoje para ter a minha opinião.
Eu pergunto a quem defende este processo neste timing… vamos fazer uma auditoria depois para perceber o que se passou com a parceria chinesa?
11 Abril, 2019 at 10:59
A política de amortizações ou provisões/imparidades, p.ex., pode afectar, directamente, resultados durante vários períodos consecutivos (5 ou mais)
11 Abril, 2019 at 18:55
As amortizações afectam igual em todos os períodos e não podes mudar a meio. Logo não interfere.
As imparidades, se consideras 1 ano erradas no seguinte estás a desreconhecer, logo a afectar o resultado de forma inversa.
Não consegues através desses mecanismos criar um resultado fictício em 5 anos. Consegues num. 2 no máximo. Isto partindo do princípio que os auditores estão a dormir e aceitam assim as imparidades.
11 Abril, 2019 at 20:09
Não só posso alterar as amortizações a meio como até é relativamente comum: é só alterar a vida útil do activo (não falta por aí gente a fazer relatórios com este propósito.
Quanto às imparidades podem ser registadas e revertidas “livremente” e o mesmo se passa com as provisões.
Não vejo porque motivo só podem afectar 1 ou 2 períodos (p.ex., se um activo tem uma vida de 10 anos e se altera para 20, o resultado foi afectado em dez anos)
Fiscalmente é outra conversa mas não é disso que estamos a falar.
De qualquer forma, será uma discussão um bocado técnica que não cabe aqui, o meu ponto foi só o de realçar que a contabilidade não é uma ciência exacta, longe disso.
Aliás, e a propósito de resultados, acho um erro analisar uma empresa pelas contas de resultados em vez das contas de balanço. Imo, será como conduzir um carro a olhar pelo retrovisor em vez de olhar para o vidro da frente.
SL
11 Abril, 2019 at 11:00
“Não preciso de nenhum curso de contabilidade para saber que é muito fácil dar lucro ou prejuizo conforme se pretenda.”
Braveheart a Presidente já!
(Sali… esta é boa para o Sanatório leonino)
Não, não é fácil. Podem-se fazer engenharias financeiras e outros truques, mas esconder prejuízos e transformá-los em lucros não é tão linear e fácil como afirmas. Apenas se o limiar entre o lucro e prejuízo for razoável. É possível? É! “É muito fácil dar lucro ou prejuizo conforme se pretenda”? Não!
P.S.: Não te esqueças que o último lucro que a direcção anterior apresentou (1 milhão de euros) já inclui o prejuízo dos últimos meses da época passada e as contas foram fechadas, salvo erro, pela Comissão de Gestão, que decidiu negociar a venda de WC já fora desse período, retirando ao resultado um lucro maior.
11 Abril, 2019 at 11:33
Desde os 6 anos que tenho esse sonho.
O CV é o meu CFO, estou tranquilo.
Gostei da forma como transformas o meu “fácil” numa bela narrativa. Se não tiveres um caralho para fazer, ficas com a comunicação.
11 Abril, 2019 at 12:46
Brave, basicamente disseste que os auditores não servem para nada, porque facilmente se converte um prejuizo em lucro (e todos os resultados foram auditados) e ficas chateado com ele?
Até afirmas que se alteram os resultados facilmente….. não sei onde aprendes isso mas quero aprender.
Não se podem alterar os prejuizos e colocar como lucro, isso até seria crime. E volto a afirmar, que os resultados eram auditados.
11 Abril, 2019 at 17:53
Eu não fiquei chateado com ele.
E sim, é fácil. Muitos anos a trabalhar com financeiros.
Depende da qualidade de quem o faz.
11 Abril, 2019 at 17:16
braveheart, a auditoria foi financeira e não forense conforme é expresso no próprio relatório: “O âmbito do nosso trabalho, não constituiu a natureza de uma auditoria forense, sendo que as nossas opiniões e conclusões se basearam e assumiram que a informação disponibilizada, é correta, verdadeira, lícita e factual, bem como que os esclarecimentos que nos foram disponibilizados, estão despidos de preconceitos ou intenções de distorcer as nossas análises e conclusões.” in Auditoria
Ora, assim sendo, como pode a Direcção, e passo a citar o seu comunicado de ontem, 4ª Fª: “(…) Sobre o mesmo, o Conselho Directivo do SCP tomou a iniciativa de o eENTREGAR ÀS AUTORIDADES DE INVESTIGAÇÃO NACIONAIS ao Conselho Fiscal e Disciplinar do Clube e de pedir ao Departamento de Sócios que o disponibilize para consulta a todos os Sócios com quotas em dia, tal como aconteceu no passado, no centro de atendimento a partir desta 6ª feira.”
Lembro que os Estatutos determinam:
(…) Artigo 21° (Deveres dos sócios)
1. Os sócios têm por deveres:
a) honrar o Clube e defender o seu nome e prestígio;
b) (…)
(…)
e) aceitar o exercício dos cargos para que sejam eleitos ou nomeados e exercê-los com exemplar conduta moral e cívica e em conformidade com a orientação definida pelos órgãos sociais do Clube, mantendo a confidencialidade de todos os assuntos de que tenha conhecimento no exercício de tais cargos, contribuindo para a solidariedade entre os órgãos sociais e para a coesão interna do Clube;
f) zelar pela coesão interna do Clube;
g) manter impecável comportamento moral e disciplinar de forma a não prejudicar os legítimos interesses do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, nomeadamente defendendo e zelando pelo património do Clube;
h) MANTER, ATÉ À ASSEMBLEIA GERAL RESPECTIVA, A CONFIDENCIALIDADE DAS INFORMAÇÕES OBTIDAS ATRAVÉS DO EXAME AOS LIVROS, CONTAS E DEMAIS DOCUMENTOS, RESPEITANDO, EM QUALQUER CASO, A HONRA DO CLUBE, O SEU NOME E PRESTÍGIO, BEM COMO A SUA COESÃO INTERNA, BEM COMO MANTER A CONFIDENCIALIDADE DE TODOS OS ASSUNTOS RELACIONADOS COM AVIDA DO CLUBE DE QUE TOME CONHECIMENTO, DESIGNADAMENTE OS QUE SÃO DISCUTIDOS EM ASSEMBLEIA GERAL, COM EXCEPÇÃO DAS PESSOAS DEVIDAMENTE DESIGNADAS PARA O EFEITO E DA INFORMAÇÃO QUE SEJA DO DOMÍNIO PÚBLICO;
i) (…)”
Face a isto, e à reincidência deste C.D. em expor “a confidencialidade das informações obtidas através do exame aos livros, contas e demais documentos”, caro Braveheart, qual acha que deveria ser a actuação, quer do PMAG, quer do CF&D?
Esta é uma questão à qual gostaria que muitos dos que aqui opinam dessem a sua reposta sincera.
Um abraço e saudações leoninas
11 Abril, 2019 at 9:51
Qual judiciaria qual caralho! O que se vê são situações que se a ACT for tão diligente e preocupada com todas as profissões como é para com os enfermeiros tem lá matérias (falsos recibos/faturas verdes ) para espetar uma conta de milhões e já nem falo na AT e na SS.
Tão burros, tão burros, até parece que não há tantos merdosos que gostam de fazer do Sporting um exemplo.
Depois disto, se não vir estas entidades a actuar, até porque grande parte, o difícil está feito, enquanto português fico envergonhado.
E tudo isto, tão desnecessário, se ao menos tivessem encontrado as facturas do casamento dos filhos ou as entradas pela porta do cavalo.
11 Abril, 2019 at 10:13
Como cidadão, pouco esperança tenho em consequências para quem as mereça. É assim no futebol, é assim no resto do país.
Como Sportinguista, não perdoo quem faz mal ao clube. Com ou sem lucros.
Não digo que tenhamos de ser anjinhos, mas enquanto clube sempre fomos diferentes dos outros no que diz respeito a certas práticas.
Já as pessoas que por cá passam… temos um enorme histórico de tristes figuras. Uma coisa é má gestão, outra é roubar em benefício próprio.
Não estou a acusar ninguém. Há suspeitas, que se apurem responsabilidades sem contemplações. Seja para que direção for. Pré, durante e pós BC…
Repara, não estou a discutir a forma como é feito. Isso já comentei acima.
11 Abril, 2019 at 10:36
Como cidadão e sabendo que o Sporting é sempre a vitima ideal para servir de exemplo, acredito que nos vamos foder à grande.
A questão é que já houve suspeitas passadas para a praça publica de forma dissimulada e muitas delas até foram justificadas, agora já estas noutro nivel, as suspeitas passaram a acusações escritas num documento oficial.
Por exemplo e porque é dos que já sabíamos e agora ficamos com a certeza. Os pagamento à empresa do Inácio, o homem está em insolvência (ou pelo menos com elevadas dividas fiscais), os seus rendimentos estão de certeza absoluta penhorados, para trabalhar diz que passa uma factura de uma empresa de serviços justificada com a prospecção de forma a evitar a penhora. É correcto, não é pratica habitual é. Colocar na praça publica esta merda não de anjinhos é de bananas.
Como é óbvio não sei se terá sido exactamente assim, mas é uma dedução lógica que faço, e igual a isto estarão quase todas as situações “suspeitas” e o que resulkta claro é que nem tentarão esclarecer as coisas com os envolvidos e se tentarão fizeram tabua rasa das explicações pois seriam contrarias à narrativa que interessava.
Outro exemplo, tens o caso de Pedro Henriques, que dizem que foram pagos serviços para eventos e não encontraram evidencias da realização dos mesmo e depois tens participantes nos eventos a confirmarem ter assistidos.
Anjinhos não, definitivamente BANANÕES, já nem bananinhas conseguem ser.
11 Abril, 2019 at 10:43
Isto agora vai ser lavar roupa à bruta…
Desmentidos, pessoas que estiveram em eventos que dizem que não aconteceram, etc…
Mas nenhum desmentido fará capa de jornal…e nenhum desmentido fará abrandar o CM…
11 Abril, 2019 at 11:35
“acredito que nos vamos foder à grande.”
Acredito! 🙂
11 Abril, 2019 at 10:07
É isso tudo Brave!
Sinceramente começo a ficar farto de destas guerras internas, de todos estes egos…e está se tudo a cagar para o clube!
11 Abril, 2019 at 10:50
Até está a unir o clube, não necessariamente como ele esperaria mas está a conseguir
11 Abril, 2019 at 11:02
“Caça às bruxas. Elas existem, mas a coisa pode acabar mal.
A equipa de futebol vem de uma série positiva, as modalidades estão nas decisões e alguém acha que a prioridade deve ser linchar o BC.
Well done!”
Tudo dito.
11 Abril, 2019 at 9:38
Auditoria CIRCENSE!
11 Abril, 2019 at 10:01
Ahahhaha! Boa observação.
11 Abril, 2019 at 10:53
Clown world. (novo meme da net) sporting sempre na linha da frente.
11 Abril, 2019 at 11:02
Mas… o circo não tinha acabado?
11 Abril, 2019 at 11:36
Ainda estamos a partir a mesa com um murro.
Isso é a seguir.
11 Abril, 2019 at 15:05
O circo acabou porque já não são permitidos os animais, mas os palhacos continuam 🙂
Mudaram foi de sitio, dantes eram eles que estavam na tenda a atirar balões cheios de ar para o meio da arena, mas agora passaram a fazer dos sócios os palhacos…. temos mais palhacos que o cirque du soleil…. será a 56 modalidade!
11 Abril, 2019 at 9:43
“Como é que esta direcção consegue justificar o não poder divulgar o nome da Apollo e, agora, entregar um relatório sobre a vida do Sporting ao mundo?!?”
Os interesses por detrás de cada operação ajudam a explicar os motivos que infelizmente os movem, só ainda não vê quem ainda não quer.
Agora vou ver se faço o download do pdf da auditoria feito pela firma do membro da direção do godinho para ver com os meus próprios olhos se houve ou não um lucro de 1M nestes últimos anos e ver se descubro afinal quanto se gastou em serviços médicos em certas clínicas.
11 Abril, 2019 at 10:12
E o parceiro appollo validou a exposição pública disto? Não me parece do interesse dos nossos parceiros que o Sporting atraia a si a atenção do fisco, segurança social, falsos credores e comunicação social para o desgaste da marca e dos seus resultados. Se calhar é assim que se faz o futebol ser fácil, fácil… Tornando tudo o resto muito mais difícil, difícil.
11 Abril, 2019 at 9:43
O que aconteceu é muito grave. Um documento altamente confidencial (desculpem a redundância mas é mesmo assim) foi partilhado livremente.
Lamento mas teremos de entregar isto à policia para investigar.
Andamos a perseguir o Rui Pinto pelos leaks e isto foi bem pior.
Agora, com toda a incompetência que vemos diariamente, ainda querem dar mais “beneficios da duvida” a esta direccão?
Eu sou contra o fivelas desde a falsa demissão+candidatura, mas caramba, acho que já sofremos o suficiente para ver que isto não é benéfico para o clube.
Ou se marca uma AG urgente (bora urgente nisso) ou se recolhem as assinaturas para destituir este monte de merda do clube.
Lendo a Auditoria não encontro casos muito graves. E digo isto porque os comentários normalmente se referem a “não encontrámos indicios de que x ou y se tenha realizado, logo é suspeito”…. se não encontraram indicios são incompetentes para auditar, digo eu…. porque nalguns casos bastaria procurarem os indicios.
Perguntar a quem emite as facturas, perguntar a quem foi aos eventos, perguntar por clarificacões a especialistas em certas matérias…. um auditor é isso mesmo, não é uma secretária que olha para a papelada e escreve um pdf todo bonitinho…. tem de se mexer e confirmar tudo.
Como nós temos de nos mexer, se ainda queremos ter clube daqui a uns meses.
11 Abril, 2019 at 9:44
…ou se recolhem as assinaturas para destituir este monte de merda do clube.
VOTO NISSO!!!!
11 Abril, 2019 at 21:23
Destituição deste CD.
VOTO NISSO!!!
11 Abril, 2019 at 17:29
Para reforçar o que diz o leonidas e lembrar as necessárias acções; cito os Estatutos do Clube:
os Estatutos determinam:
(…) Artigo 21° (Deveres dos sócios)
1. Os sócios têm por deveres:
a) honrar o Clube e defender o seu nome e prestígio;
b) (…)
(…)
e) aceitar o exercício dos cargos para que sejam eleitos ou nomeados e exercê-los com exemplar conduta moral e cívica e em conformidade com a orientação definida pelos órgãos sociais do Clube, mantendo a confidencialidade de todos os assuntos de que tenha conhecimento no exercício de tais cargos, contribuindo para a solidariedade entre os órgãos sociais e para a coesão interna do Clube;
f) zelar pela coesão interna do Clube;
g) manter impecável comportamento moral e disciplinar de forma a não prejudicar os legítimos interesses do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, nomeadamente defendendo e zelando pelo património do Clube;
h) MANTER, ATÉ À ASSEMBLEIA GERAL RESPECTIVA, A CONFIDENCIALIDADE DAS INFORMAÇÕES OBTIDAS ATRAVÉS DO EXAME AOS LIVROS, CONTAS E DEMAIS DOCUMENTOS, RESPEITANDO, EM QUALQUER CASO, A HONRA DO CLUBE, O SEU NOME E PRESTÍGIO, BEM COMO A SUA COESÃO INTERNA, BEM COMO MANTER A CONFIDENCIALIDADE DE TODOS OS ASSUNTOS RELACIONADOS COM AVIDA DO CLUBE DE QUE TOME CONHECIMENTO, DESIGNADAMENTE OS QUE SÃO DISCUTIDOS EM ASSEMBLEIA GERAL, COM EXCEPÇÃO DAS PESSOAS DEVIDAMENTE DESIGNADAS PARA O EFEITO E DA INFORMAÇÃO QUE SEJA DO DOMÍNIO PÚBLICO;
(…)”
Depois da vergonhosa Conferência de Imprensa, depois de vários episódios de exposição de matéria respeitante à vida interna do Clube, depois de mais esta quebra de confidencialidade vergonhosa, depois de “tomar a iniciativa de o entregar (“Relatório da auditoria de gestão”) às autoridades de investigação nacionais” (sic comunicado de ontem lembro que os próprios auditores esclarecem que aquela NÃO é um auditoria forense), antes de o facultar à consulta, debate e decisão dos sócios (em AG, tal como mandam os Estatutos), não estarão reunidas as condições parta uma intervenção urgente quer do PMAG, quer do CF&D.
Saudações leoninas
11 Abril, 2019 at 9:43
Javardos, javardões e javardices e o Sporting transformado numa enorme pocilga!!
11 Abril, 2019 at 9:44
Por pontos:
– É uma vergonha os resultados serem conhecidos (sobretudo da forma total e com acesso a todas as páginas do relatório) na CS antes de algum orgão do clube! Alguém tem de ex’plicar isto. Infelizmente este é um problema de há varios anos. Problema no qual chega-se á conclusão que continuam a existir bufos. Há em todos os clubes é certo. Mas no Sporting é demais!
– Acho que é importante se investigar muito bem os resultados desta auditoria. E concordo que todas as direções que entrem façam uma audiotoria ás contas dos ultimos anos. Os sócios merecem saber a verdade!
11 Abril, 2019 at 10:14
Esticas te. Nunca foi como depois do verão, em que até facturas de hotéis saiam do clube. Isto não foi sempre assim, se não concordas encontra exemplos e posta. O que esta gente está a fazer não é de todo comum.
11 Abril, 2019 at 17:56
Luis Miguel, a maior vergonha é a Direcção, em total incumprimento do 21º artigo alínea h) dos Estatutos, ter entregue “às entidades de investigação nacionais” o Relatório de um Auditoria DE GESTÃO (que não é uma auditoria forense, e mesmo que o fosse) sem ter colocado esse documento à apreciação e respectiva decisão dos associados em Assembleia Geral.
É a 2ª vez (a 1ª foi na vergonhosa Conferência de Imprensa) que, MANIFESTA E GROSSEIRAMENTE, este CD viola esse artigo dos estatutos.
Gostava de saber se os que aqui comentam e são sócios do Clube, se sentem confortáveis com estas situações e com o silêncio quer do PMAG quer do CF&D, a quem compete zelar por cumprimento dos Estatutos e defender os direitos dos associados.
SL
11 Abril, 2019 at 17:59
E, Luis Miguel, citando a tua última afirmação: “os sócios merecem saber a verdade”.
Deve ser por isso que esta Direcção informou primeiro as “autoridades de investigação nacional e não realiza antes uma AG para ouvir a opinião e a decisão dos associados.
SL
11 Abril, 2019 at 9:49
Sim, pronto, talvez a auditoria tenha sido completamente leakada para o jornal mais nojento do país, mas não nos podemos esquecer dos posts no facebook
Esse sim era o verdadeiro problema
11 Abril, 2019 at 10:15
Entre mandar bocas a maus profissionais ou expor toda a actividade financeira do clube, temos de esperar que os cartilheiros lampiões nos expliquem a verdadeira gravidade de cada coisa. Todos sabemos que só podemos pensar com base no que a cmtv disser. (irony on)
11 Abril, 2019 at 9:50
Basta dar uma vista de olhos pela auditoria para se perceber que quem a fez não teve a mínima intenção de defender o Sporting. Qual a necessidade de expor os ordenados dos jogadores do Sporting? Qual o objectivo de expor os ínfimos pormenores das estratégias usadas para compra de jogadores. Bastava fazer um enquadramento global dos ordenados sem especificar, bastava revelar se os valores publicados de transferências estavam correctos ou não! Meter tudo desta forma na praça publica é um crime contra o Sporting. E sem necessidade nenhuma, sem nada a ganhar a não ser o linchamento publico do Sporting.
Agora quero ouvir o Zenha…quero ouvi-lo a dizer que não pode revelar nomes e taxas de juro porque o segredo é a alma do negócio…
A partir deste momento, para mim, quando ele disser isso é porque está a esconder informação dos sócios.
11 Abril, 2019 at 10:09
Link há?
11 Abril, 2019 at 10:14
Link do quê?
11 Abril, 2019 at 10:16
Basta ires a qualquer site de notícias nacional. Por isso o link pode ser http://www.abola.pt, mas tu escolhe…
11 Abril, 2019 at 10:46
Mas não nenhum link para ver o documento integral? ouvi dizer que havuia
11 Abril, 2019 at 10:54
Mas o link é para o documento integral. Em todos os sites. Não há nada além do documento integral. Encontraste outro?
11 Abril, 2019 at 11:08
Pede-lhe também para descrever os termos do “protocolo da China”. Estou deveras interessado.
11 Abril, 2019 at 9:57
Acabou se o circo… Unir o Sporting… Agora sim temos uma direção que põe o clube acima de tudo e de todos!
É lidar… Os Simpsons desta vida q votaram nisto que batam palminhas…
11 Abril, 2019 at 9:57
“Este documento assume um carácter confidencial, não podendo ser partilhado ou comentado com terceiros, sem a nossa prévia autorização por escrito.” in Auditoria
Claro que o ex-vogal de Godinho Lopes deu autorização por escrito (lol), no entanto, se os visados assim o entenderem, está o baile armado, perdão, o circo montado.
11 Abril, 2019 at 18:05
Já não é só o Artº 21º alíneas e), f), g) e h) dos Estatutos do SCP que foram violados:
Foi violada a confidencialidade e o articulado de um contracto de prestação de Serviços celebrado pelo Sporting Club de Portugal.
O que significa que quem está a cometer, de forma clara e evidente, um CRIME é o CD do SCP.
Saudações leoninas
11 Abril, 2019 at 9:59
É triste e vergonhoso tudo o que se tem passado nos últimos anos (sim, anos) no Sporting.
Projectos de poder em disputa cujo principal objectivo é não a afirmação pelos méritos, mas pela aniquilação dos adversários perante a opinião pública.
Votei pela destituição de BdC por entender que não reunia já as condições para exercer o cargo e por ter passado – na minha opinião, é claro – várias linha vermelhas que jamais poderia ter sequer pisado.
Não votei em Varandas, mas acreditei que a situação do clube se iria normalizar e que depois da tempestade viria a bonança sob a forma de uma forma de trabalhar mais silenciosa mas que na sombra iria permitir que oa resultados falassem por si. No entanto, o que constato é um silêncio tóxico e simulado já que me parece evidente que a direcção se salvaguarda não falando mas não deixa de usar meios enviesados para tentar asfixiar BdC na praça pública. A cadência e os timings com que a Cofina lança merda sobre BdC e outras pessoas que não estejam alinhadas com a actual direcção é preocupante porque de inocente não tem nada. É, em certa medida uma Young Network com um megafone, poiw também não me esqueço do nojo com que assisti à publicação pelo anterior presidente se listas de “sportinguistas non gratos” e do triste espectáculo que foi uma sessão de esclarecimentos a essaa pessoas numa sala de um hotel em Lisboa con direito a transmissão na Sporting TV.
Estou desencantado com esta merda, com estas lutas fratricidas e, sinceramente, ainda me surpreende como é que oa nossos atletas conseguem tão bons resultados no meio desta tempestade de trampa em que o SCP vive mergulhado.
SL com cada vez menos esperança num futuro risonho para o nosso clube.
11 Abril, 2019 at 10:07
Peace and love bro… Tb já tivemos um túnel de acesso ao relvado com malmequeres.
Há gajos que não entenderam nada do que é o Sporting desde 1995…
Do que aconteceu em 2011… E dos porquês de se terem pisado linhas vermelhas desde 2013…
Não entenderam os outdoors da 2a circular nem a listinha com os nomes (nomes esses que agora populam em tudo o que é TV e jornais como comentadeiros)
É assim mesmo… Sportinguistas ingénuos esperando 3as vias…
11 Abril, 2019 at 10:40
Lyonne, sou o que tu quiseres.
Expressei a minha opinião e, como sócio comum que pago e nada recebo do clube a não ser o enorme orgulho e honra em ser do Sporting, estou farto de todos.
Temos dirigentes de merda que se preocupam em primeiro lugar com eles e os seus e só dps com o Sporting.
11 Abril, 2019 at 10:19
Excelente comentário.
É muito isto.
11 Abril, 2019 at 10:41
Pena que o comentário tenha esquecido uma parte importante, que foi a razão de ser da lista e da sessão de esclarecimentos. Eu não esqueço dos insultos, dos ataques, das duvidas, das insinuações que a lista e os convidados fizeram. Ditador, Coreano, Drogado, Corrupto, diziam e publicavam.
11 Abril, 2019 at 10:53
Continuas a defender essa divulgação infame, eu não.
Se Varandas fizesse hoje o mesmo com os que lhe chamama banana, fantoche do Rogério Alves, homossexual, etc, ias concordar ou a tua opinião varia conforme quem divulga a lista ou é o visado?
Um presidente prestar-se a essa figura foi atroz e institucionalmente indigno.
Se o ofendiam recorria aos tribunais que é aí que se dirimem esses litígios.
11 Abril, 2019 at 11:10
Se os mete em tribunal é acusado de perseguir sócios, se faz uma lista e os convida para esclarecerem todas as duvidas, é uma infâmia e um ditador.
Será sempre perseguido por ter cão e por não ter.
11 Abril, 2019 at 11:56
“se faz uma lista e os convida para esclarecerem todas as duvidas,”
Visão romântica da situação
11 Abril, 2019 at 12:37
Mas porque é que ficam abespinhados com a lista que não era mais que meia dúzia de croquettes tipo José Pedro Rodrigues que vivem de chular o Sporting?
Caralho, vocês escolhem as indignações a dedo.
11 Abril, 2019 at 11:12
Na realidade é que ainda não vi nenhum outdoor e nenhum sócio com visibilidade e tempo de antena a difamar e a insultar o actual presidente.
11 Abril, 2019 at 10:56
Malcolm, mais uma nota: o comentário não esqueceu nada. O comentário acha que o enquadramento é outro se não qualquer presidente estaria legitimado a fazer o mesmo pois ofensas a quem exerce funções com esta visibilidade é o pão nosso de cada dia.
11 Abril, 2019 at 11:12
Na realidade é que ainda não vi nenhum outdoor e nenhum sócio com visibilidade e tempo de antena a difamar e a insultar o actual presidente.
11 Abril, 2019 at 11:19
Ok. Já percebi.
Continuamos a discordar.
11 Abril, 2019 at 10:51
Obrigado pelo teu testemunho.
Já tinha ouvido falar em vocês mas nunca ninguem tinha tido a lata de se assumir.
Compreendo que nem todos possam ter o mesmo nivel de inteligência, mas sempre senti curiosidade em perceber quem eram esses seres tão… atrasados, ingenuos, naives, o que se quiser chamar.
Basicamente curiosidade em perceber quem são aqueles que votaram com o umbigo e não com o coracão no Sporting. Quem foram os que foderem o Sporting.
Agora já conheco um…. pelo menos um. Já só faltam os 71% restantes.
11 Abril, 2019 at 10:57
Obrigado Leonidas.
Podes meter essa arrogância toda na peida. Pode é não caber pois de facto é muita.
11 Abril, 2019 at 11:19
Eu punha na peida, mas não a uso para arrumar nada, apenas para cagar.
Mas vejo que tu és perito nisso, até porque até cagas pela boca, pelo que realmente podes dar uns conselhos sobre como funciona isso de meter coisas na peida.
Eu agradeco mas dispenso, porque como referi, apenas uso para saida, mas agradeco-te a oferta.
11 Abril, 2019 at 11:46
Nível escola preparatória.
Tão bom.
Recordar é viver.
11 Abril, 2019 at 18:09
Leão de Sta. Engrácia, acho que quem iniciou o baixar de nível …
SL
11 Abril, 2019 at 10:58
E mais, andas a ler pouco a Tasca pois sempre assumi que o iria fazer, que o fiz e que voltaria a fazê-lo.
11 Abril, 2019 at 11:21
Acredita, se eu perdesse tempo a ler a merda que tu escreves não trabalhava.
Descansa que o que escreves não é assim tão importante para eu perder tempo, mas não chores já, porque muitos outros gostam de ler e a Tasca é para todos.
Os trolls gostam de ser alimentados e tenho a certeza que os teus posts são nutritivos pois são bem adubados.
11 Abril, 2019 at 11:45
Sempre em grande nível, Leonidas.
És um exemplo.
Obrigado.
11 Abril, 2019 at 11:02
Foda-se…
Tão esperto, tão esperto, tão esperto e já tantos aqui o disseram e continua a conta “1”…
Quando aprenderes a contar o suficiente para chegares ao 2 e 3 podes vir com essa cagança toda…
11 Abril, 2019 at 11:24
Ainda bem que sabes contar.
Eu estou-me a cagar para o que os outros disseram, porque tenho mais que fazer que andar a ler todos os posts da tasca.
A verdade é que esses dois ou três otários não representam nem 1% da tasca.
E devem ser como o miguel, que hoje diz que votou A e amanhã já votou B para depois mudar para C na semana seguinte.
Sabes, otários há muitos por ai, e se tiveres um espelho à mão podes olhar de frente para um.
11 Abril, 2019 at 11:27
Estás-te a cagar para o que os outros disseram?
Isso já se percebeu…daí a limitação de mente…
E para quem se está a cagar para o que os outros disseram…tens muito a dizer sobre isso…
11 Abril, 2019 at 12:51
Sim, estou me a cagar porque tens pessoas que hoje dizem uma coisa e amanhã outra.
E nem leio todos os posts da Tasca. Por isso não sei quem são esses todos de que falas, nem quero saber. Comentei com o otário acima porque foi o primeiro caso que li. Se sabes de outros que bom para ti.
Mas como isso é tão importante para ti podes passar pela Loja Verde e levantar um geladinho amarelinho só para ti, paga o Cherba.
11 Abril, 2019 at 12:53
O teu 4º parágrafo está muito bom e digo-o sem ponta de ironia, é uma excelente reflexão, no entanto, há algo que deve ser destacado:
“A cadência e os timings com que a Cofina lança merda sobre BdC e outras pessoas que não estejam alinhadas com a actual direcção é preocupante porque de inocente não tem nada.”
E isto merece ser destacado porque ao longo dos últimos meses, existiram vários tasqueiros que fizeram referência a isto mesmo e a reacção de uma certa falange sportinguista, era a de gozar forte e feio, de considerar que tudo não passava de uma cabala e de apelidar esses tasqueiros de brunistas .
Afinal não só não era uma cabala, como também não era preciso ser brunista para chegar à mesma conclusão que tu naquele simples parágrafo.
PS: Como é lógico, isto não é uma critica dirigida a ti, é apenas uma observação de quem viu certo pessoal ser injustamente hostilizado à conta disto.
11 Abril, 2019 at 10:02
Alguém leu o comunicado do Sporting emitido ontem?
“O Sporting Clube de Portugal viu hoje exposto um conjunto de temas da vida do Clube que de maneira alguma deviam ter sido exibidos da forma como foram.
Neste momento o relatório de auditoria da Baker Tilly, contratada pela Comissão de Gestão, está concluído.
Sobre o mesmo, o Conselho Directivo do SCP tomou a iniciativa de o entregar às entidades de investigação nacionais, ao Conselho Fiscal e Disciplinar do Clube e de pedir ao Departamento de Sócios que o disponibilize para consulta a todos os Sócios com quotas em dia, tal como aconteceu no passado, no centro de atendimento a partir desta 6ª feira.”
A auditoria pode ter sido divulgada pela Direcção, por alguém da empresa que fez auditoria ou até pelas “entidades de investigação nacionais” a quem foi entregue.
No entanto parte-se logo do princípio que foi a Direcção, mesmo sabendo a proximidade que certos pasquins têm com a PJ, por exemplo.
Por outro lado, a medida de disponibilizar a consulta aos sócios não parecia descabida.
O novo estigma da divulgação da auditoria por parte da Direcção faz-me lembrar a caça às bruxas que se fez dentro do Sporting quando apareceram os contratos e outros documentos no Football Leaks – e que agora toda a gente já dá de barato que não foi ninguém de dentro a passar os documentos.
11 Abril, 2019 at 10:07
Panta-Leão, e achas normal demorarem mais de 10h a fazer esse curto comunicado?
Se era para dizer só isso, devia ter saído logo de manhã.
Há a suspeita de ter sido a Direcção porque tudo o que se passa dentro do Clube aparece sempre escarrapachado no CM…
11 Abril, 2019 at 10:10
Tudo o que chega à PJ / Ministério Público aparece escarrapachado no CM.
Quanto à demora em lançar o comunicado, não é nada de novo com esta Direcção / Comunicação.
11 Abril, 2019 at 10:19
Já não é a primeira vez. Já saíram facturas, já se fizeram ci’s sobre colchões… Não vale a pena branquear o que é castanho-merda à partida.
11 Abril, 2019 at 11:00
Lamento mas qual foi o motivo de enviar isto para a PJ/MP?
Isso é que tem de ser explicado.
Mais, alguem que trabalhe na PJ/MP sabe que partilhar este relatório é CRIME, logo dificilmente o iriam partilhar.
E a auditora não pode partilhar isto sob a pena de ter de pagar uma multa valente e fechar portas….. resta apenas uma entidade.
E… a auditoria foi entregue a 15 Marco, logo passou um mês e não vi nenhuma AG marcada para informar os sócios, mas posso ser eu que não ando atento. Aguardo a confirmacão.
11 Abril, 2019 at 11:45
O único gajo com capacidade de fazer isto sem ser apanhado é o presidente. Qualquer outro corria o risco de ser assado quando descoberto. Pandilha nojenta.
11 Abril, 2019 at 12:53
Mas é esse o problema. Não sabemos quem foi, mas podemos suspeitar de qualquer um.
O clube está entregue à bicharada, e o unico bicho que eu quero no clube é o Jubas!
Jubas a Presidente já!! Até o fivelas sair.
11 Abril, 2019 at 11:50
Lá está a razão porque não se devia de ter entregue a auditoria à PJ antes de mostrar aos sócios. Toda a gente sabe disso, menos o CD actual. Ou são ingénuos ou são incompetentes, no mundo do futebol principalmente em Portugal é quase a mesma coisa…
11 Abril, 2019 at 10:13
Especular sobre quem foi serve todas as teorias…
1-foi o Varandas ou alguém do círculo e agora está-se a fazer de inocente;
2-foi alguém de um outro órgão;
3-foi alguém de outra entidades para quem foi enviado ao documento;
4-foi alguém de outra entidade que acedeu ao documento de forna ilícita;
Outras?
4
11 Abril, 2019 at 18:26
Rf, em qualquer dos casos, o CD já está em incumprimento das suas obrigações estatutárias e contractuais, pois foi quem divulgou o documento às autoridades de investigação nacionais.
SL
11 Abril, 2019 at 18:24
Panta-Leão. não sei quem divulgou a auditoria à CS. Mas sei, DE FONTE SEGURA, quem a divulgou às autoridades de investigação nacionais, SEM ESTAR MANDATADA PARA TAL e em completo atropelo do atº 21º dos Estatutos do Clube (mais uma vez; já o havia feito na Conf. de Imp. de lavagem de roupa suja) e até do contracto que assinou com a firma auditora.
Cito só para esclarecer:
“Este documento assume um carácter confidencial, não podendo ser partilhado ou comentado com terceiros, sem a nossa prévia autorização por escrito.” in Auditoria; ou
Artigo 21° (Deveres dos sócios)
(…)
h) MANTER, ATÉ À ASSEMBLEIA GERAL RESPECTIVA, A CONFIDENCIALIDADE DAS INFORMAÇÕES OBTIDAS ATRAVÉS DO EXAME AOS LIVROS, CONTAS E DEMAIS DOCUMENTOS, RESPEITANDO, EM QUALQUER CASO, A HONRA DO CLUBE, O SEU NOME E PRESTÍGIO, BEM COMO A SUA COESÃO INTERNA, BEM COMO MANTER A CONFIDENCIALIDADE DE TODOS OS ASSUNTOS RELACIONADOS COM A VIDA DO CLUBE DE QUE TOME CONHECIMENTO, DESIGNADAMENTE OS QUE SÃO DISCUTIDOS EM ASSEMBLEIA GERAL, COM EXCEPÇÃO DAS PESSOAS DEVIDAMENTE DESIGNADAS PARA O EFEITO E DA INFORMAÇÃO QUE SEJA DO DOMÍNIO PÚBLICO;
(…)”
Portanto, fica claro que o único “crime” até agora provado é a entrega do Relatório Confidencial às autoridades de investigação nacionais, sem consulta e autorização prévia dos sócios (e, a saber, da firma auditora com quem celebrou contracto que, assim, terá violado).
Se quiser tomar como válidas as presunções que faz, é consigo, está no seu direito. Não queira é fazer passar os outros por parvos.
Os Estatutos não podiam ser mais claros nesta matéria! E foram repetida e manifestamente violados por esta Direcção (ou está esquecido da C.I.?)
Sócio que se preze, no mínimo, não aceita estes atropelos aos Estatutos e este manchar do bom nome do Clube.
SL
11 Abril, 2019 at 10:04
No meio de tanta javardice uma noticia menos má.
O FANTOCHE CUMPRE A PROMESSA ELEITORAL, de divulgar os rendimentos, esqueceu-se foi de incluir os seus.
11 Abril, 2019 at 11:07
hahahahahahaha
esse fantoche prometer prometeu muito, é o verdadeiro MENTIROSO.
11 Abril, 2019 at 11:07
Não foi aprovado em AG (primeiro com JEB e depois no tempo de BDC) um salário para o presidente do clube? Posso estar enganado mas tenho idei aque sim.
Porque razão há de ser diferente daquilo que foi decidido na altura?
11 Abril, 2019 at 11:37
Uma coisa é o salário pela presidência, que terá de ser aprovado em AG e da qual ainda não há novidades e o salário que vier a ser aprovado poderá ter efeito retroactivo, tal como BdC fez.
Outra coisa são os rendimentos, que o fantoche em campanha prometeu divulgar.
11 Abril, 2019 at 11:46
Até prova em contrário, recebe o mesmo que o anterior.
11 Abril, 2019 at 12:49
Prometeu divulgar os rendimentos (dele e de todos os outros)…
Até agora nada.
11 Abril, 2019 at 17:56
É qd acabar o circo. Tens de esperar.
11 Abril, 2019 at 10:05
Vamos “Unir o Sporting”. Como? Atacando de forma descarada os sportinguistas que ousaram ser diferentes e tentaram fugir ao status quo deste clube.
Não defendo cegamente tudo o que o Bruno fez. Como já aqui disse várias vezes, teve o meu apoio total até fazer chantagem para ganhar as votações da AG de Fevereiro.
No entanto, esta perseguição é doente. É imoral. Já conseguiram o que queriam! Já conseguiram tirar o homem de lá e atirar o nome para a lama. Já chega deste circo! A Auditoria revelou alguma coisa grave? Muito bem, envie-se para o MP e PJ para se averiguar! Agora mandar a vida interna do Clube para o grupo Cofina é só ser cobardolas e baixo nível.
Não me revejo minimamente nesta Direcção e na sua forma de actuar e comunicar.
É triste sentir aquilo que (não) sinto pelo Sporting actual…
11 Abril, 2019 at 10:45
E se antes de enviar para o ministério público se chamar as pessoas e pedir esclarecimentos sobre os “atos ilícitos”? Se não ficarem convencidos, então, sim, para o ministério público com isso.
11 Abril, 2019 at 11:36
Esse é um passo obvio. Mas, infelizmente, não podemos esperar o obvio desta direcção…
11 Abril, 2019 at 11:02
ZFS, a piada dessa chantagem foi que o Presidente já explicou tudo.
Ele nunca quis que a proposta ganhasse porque ele queria provocar novas eleicões para se livrar o bombeiro e outros fdp que por lá andavam.
No entanto ganhou e teve de aguentar.
Por isso a tua teoria de que ele fez chantagem não podia estar mais longe da realidade.
Lamento mas as historias que tu contas a ti mesmo para justificar as tuas opcões não estão em linha com os factos.
11 Abril, 2019 at 11:39
Acredita nessa desculpa quem quer. Eu não acredito. Para mim ele fez a chantagem porque queria ganhar todos os pontos. Dizer agr que na verdade não queria ganhar não me convence. Não digo que não seja a verdade, só que não me convence.
E se ele queria provocar eleições antecipadas, ter de ter uma desculpa de “foi só porque não aprovaram o que eu queria” em vez de “quero reformular a direcção por acreditar que há outro caminho melhor. Confiem em mim.”, para mim, não abona nada a favor do BdC.
11 Abril, 2019 at 12:56
Claro, mas a acreditar na história, ele queria livrar-se do bombeiro, que era alguem que tinha entrado com ele, mas que podia criar muitos problemas se fosse antagonizado.
A realidade veio a provar que estava certissimo.
Sei que não era claro, nem eu percebi na altura, mas na politica por vezes viras à esquerda para ires para a direita.
11 Abril, 2019 at 11:10
ainda não conseguiram tudo, o resultado final é a expulsão, sem essa expulsão eles não se sentem sossegados.
11 Abril, 2019 at 11:14
Mais que óbvio.
11 Abril, 2019 at 18:38
“(…) A Auditoria revelou alguma coisa grave? Muito bem, envie-se para o MP e PJ para se averiguar! (…) (ZFS dixit).
A que propósito é que foi enviado para a PJ ou para o MP? Estou bem mais preocupado com esse facto do que com o ter aparecido no CMerda ou no Rascord.
Porque esse foi confirmado pelo CD no seu comunicado de ontem [“(…) o Conselho Directivo do SCP tomou a iniciativa de o entregar às entidades de investigação nacionais, (…)].
E nunca o poderia ter feito por sua livre iniciativa. Primeiro teria de submeter esse Relatório ao escrutínio dos Sócios em AG convocada para o efeito e esta (e só esta: a AG) poderia tomar a decisão de requerer investigação ou que quer que fosse (ler artigo 21º dos Estatutos do SCP). Mais: a firma auditora informa claramente que aquela NÃO É uma auditoria forense, mas tão só uma auditoria de gestão; e ainda informa que se trata de um documento confidencial e que a sua divulgação a terceiros (que inclui logicamente a PJ ou o MP) requer a sua prévia autorização escrita.
Saudações leoninas
11 Abril, 2019 at 10:08
Vejamos as toupeiras por menos, muito menos, ameaçaram até quem fizesse o download dos documentos.
Com leque reduzido de suspeitos nem sequer uma pequena ameaça mesmo que mentirosa de um inquérito? Para mim não é preciso mais, fica demonstrado o comprometimento para com o sucedido.
Isto não foi apenas espionagem industrial é a total devassa industrial e pessoal. Só faltou mesmo mencionar o custo das bolachas da Magda.
11 Abril, 2019 at 18:43
Malcolm, a confissão do delito de quebra de confidencialidade está no comunicado de ontem, quando afirmam que entregaram o Relatório da Auditoria às entidades de investigação nacionais. (o que também é uma “casa de família” com dizemos aqui nos Açores: PJ? MP? PSP? GNR? PJM? Inspectores Pailhas e Ventoinha? Zé Gato?)
SL
11 Abril, 2019 at 10:13
Excelente post, Cherba. Estava com saudade de uma análise crítica ao sporting. Estavas a deixar-te cair numa pasmaceira preocupante.
Já agora, peço que explicites e substancies qual o conteúdo da audotoria que classificas como grave ou muito grave. É um pedido honesto de quem quer esclarecimento.