Surpreendente prova de maturidade de um Sporting que se viu reduzido a dez logo aos quatro minutos, mas que soube reagrupar-se e merecer uma vitória conquistada pela força de um grupo e pela inequívoca qualidade de alguns artistas
A azia desgraçada com que eu fiquei quando vejo o Mathieu e o Renan terem uma paragem celebrar em simultâneo, só podia ser superada pela decisão daquele que é um dos árbitros que mais questão faz de decidir contra o Sporting: Artur Soares Dias. Aos quatro minutos, só porque sim, o árbitro que se diz ser o melhor cá do burgo (o que diz muito sobre os árbitros cá do burgo), achou que devia mostrar vermelho a Renan por ele: 1. ter derrubado um jogador que jamais esteve enquadrado com a baliza; 2. ter derrubado um jogador quando entre eles e a baliza estava Coates.
Veio Salin e saiu o pobre Jovane. E eu fiquei ainda mais lixado, porque senti que num jogo que pouco ou nada contava para as nossas contas finais, o caminho era tirar Gudelj ou Wendel e manter a armada ofensiva. A estratégia de Keizer resultaria e eu, sorridente, meteria a viola no saco e batia as minhas palmas ao técnico que as mereceu pelo que fez ontem. E, já agora, tão grandes ou maiores para o jovem Jovane que, ao respirar fundo e trocar a frustração pelo estar ao lado da equipa até ao final, no banco, deu uma prova de maturidade fora de campo consentânea com a que os seus colegas deram dentro dele.
Mesmo tendo em conta que os 21 remates que o Aves fez estabeleceram um novo recorde de um adversário frente ao Sporting, esta época, há que dizer que apenas cinco deles foram enquadrados. E que o Sporting, mesmo a jogar com dez, fez 8 remates enquadrados em 13 tentativas. Chama-se a isto qualidade. E, sim, o Sporting tem tanta mais qualidade que, mesmo a jogar um jogo inteiro com um a menos, teve a mesma posse de bola (50/50), fez menos faltas (19/10), ganhou mais duelos (58/59) e, claro, marcou mais golos.
O primeiro surgiu aos 24 minutos, por Luiz Phellype, rapaz que picou o ponto no único disparo que fez à baliza aumentando uma estatística muito interessante: dos 5 últimos remates que Luiz Phellype fez à baliza, na Liga, 4 resultaram em golo. Assinalável, tal como o cruzamento perfeito de Acuña, um dos melhores em campo e claramente um jogador muito acima da média, que ia combinando com Bruno Fernandes e fazendo com que, em posse, o Sporting não desse sinais de estar em inferioridade.
Mas ser do Sporting é ter sempre uma surpresa à esquina e foi de uma delas que apareceu outra vez aquele boneco das correrias, o Luquinhas, a arrancar pela área até o Salin o abalroar, fazendo penalti. Pimba, empate, e só não foi pior porque as regras mudaram e não permitem dupla penalização, safando-nos de ter outro guarda redes expulso e ter que pedir a um qualquer jogador de campo para calçar as luvas durante sessenta minutos.
O Sporting continua a saber o que fazer com a bola (e na primeira parte teve 67% de posse), mas seria de uma parada, mesmo em cima do intervalo, que surgiria a redenção de Mathieu: jogada ensaiada para a cabeça de Coates, este amortece para o remate pateta de Wendel, mas a bola encaminha-se em direcção ao central francês que a empurrar lá para dentro.
Ao intervalo, Inácio arriscou e trocou Ponck por Varela, abdicando da linha de cinco defesas e lançando mais uma “gazela” lá na frente. O Leão, esperto, em vez de correr atrás delas, baixou as linhas de pressão e passou a ser cínico, criando as duas melhores oportunidades de golo do segundo tempo através de rápidas saídas em contra golpe, desperdiçadas por Acuña (48′) e Raphinha (60′). Doumbia entrava para o lugar de Gudelj e empurrava Wendel para uma ponta final em crescendo, além de dar uma pantufada em Luquinha que levou a muita berraria e pedidos de expulsão.
E quando o jogo estava estagnado, lá apareceu aquele gajo que é, só, o actual segundo melhor jogador português, logo a seguir a Cristiano Ronaldo: Bruno Fernandes. O camisola 8 resolveu igualar o máximo de golos marcados por um médio, numa única época, num campeonato europeu, mas fê-lo como ainda não o tínhamos visto fazer: com uma cabeçada à ponta de lança, colocando um ponto final no jogo e ainda sendo brindado com uma chapadinha por parte de uma adepta do Aves que, se tivesse batido numa carinha mais imberbe, por certo teria passado a noite na esquadra, recordando a noite chuvosa em que o Sporting mostrou que, aos poucos, vai cimentando processos menos espectaculares e goleadores, mas mais seguros e apostados em aprender a defender antes de tentar regressar à vertigem ofensiva.
14 Abril, 2019 at 10:39
Repito o que escrevi ontem: ver o gudelj a jogar faz-me sonhar. Aos 31 ainda vou a tempo de lançar uma carreira de futebolista e relegar o gajo para as reservas. Novamente.
14 Abril, 2019 at 12:51
À vontade!
14 Abril, 2019 at 10:40
Revi-me na análise do Cherba.
Em relação à morcona, quando os toupeiras não ganham deve levar nos cornos e ontem com a azia quis vingar-se no BF, da eliminacao da taça
14 Abril, 2019 at 10:43
Bom dia tasqueiros!
Excelente forma de começar o domingo.
Hoje temos mais um Título Nacional de Natação para conquistar! O oitavo consecutivo! Força Leões!
14 Abril, 2019 at 10:44
Boa vitória. Precisamos de um Guarda redes de equipa grande se queremos atacar o título na próxima época. SL
14 Abril, 2019 at 11:57
Max para ontem!
14 Abril, 2019 at 12:53
Viviano que é nosso e tem brilhado, Max para 2o redes e Salin até acabar a carreira para as sobras. Fácil. Não se gasta dinheiro, fica-se com um redes titular a sério, vai se fazendo uma preparação a sério de Max e ficamos com o menos mau dos 2 que jogaram ontem para as sobras.
14 Abril, 2019 at 15:41
Tão óbvio que parece fácil! O difícil é fazer isso…
14 Abril, 2019 at 15:46
Lion tudo o q tenha a ver remotamente com BdC “n marcha”, logo sera impossivel o Viviano…
O Max ja demonstrou estar pronto!
Qt ao Renan e Salin, desculpem mas nem para sobras… para isso temos Diogo Sousa…
14 Abril, 2019 at 10:50
Ganhar categóricamente com menos 1. Estaremos a ter finalmente uma equipa?
Renan terá provado definitivamente que não faz falta?
Mais, parece que podemos jogar e ganhar sem contar exclusivamente na inspiração de bf.
Está bom. Pena que seja tarde. O timing sempre foi o nosso problema…
14 Abril, 2019 at 10:55
Equipa a portar-se como uma verdadeira equipa. Todos ajudam, todos se entregaram no maximo que conseguiram. Parabens a todos.
E parabens a BF pelo sangue frio de nao ter virado a gaja do avesso. E pelas palavras na Flash que mostram que é tao bom jogador fora de campo como o é la dentro.
14 Abril, 2019 at 11:57
Sem dúvida, mostra carácter e personalidade!
14 Abril, 2019 at 10:58
Excelente crónica que gostaria de ter feito. Vi o mesmo jogo, também considero, sem favor, Bruno Fernandes o 2º melhor jogador portugues da atualidade. As outras coisas são as outras coisas, importanta é o Sporting.
Obrigado Cherba,
Bom Domingo
SL
14 Abril, 2019 at 11:59
É q ñ há margem para dúvidas sequer!
Resta saber é o q aí vem dp no verão… o q este CD banana vai lixar ou ñ!? (eu espero o pior…)
14 Abril, 2019 at 12:55
Também eu.
14 Abril, 2019 at 11:07
Não vi o jogo (já o disse ontem…)…
Mas ler esta crónica “coloca-me dentro” do mesmo…
Grande Sporting…!!
Bom Domingo…!
SL
14 Abril, 2019 at 11:10
Bem em relação aos jogadores portugueses…
“Creio que”…
1º – O João “feliz” (por ter a CS que tem em Portugal…)
2º – O Ronaldo…
3º- (será que não arranjam para aí um Sanches qualquer…?)…
Bem então lá vai o B. Fernandes…
SL
14 Abril, 2019 at 11:12
Boa Vitória e bom cronica.
Discordo e continuarei com demasiadas reservas em relação á equipa técnica.
Nao me convence Cherba. Pode ser teimosia mas conhecendo o jogo como conheco continuo a ver demasiados erros e pouca substância com bola.
Continuamos a viver muito de acções individuais sendo que o jogo de ontem tem a particularidade de estarmos reduzidos a 10.
Continuo achar que kaiser está longe de ser um bom treinador.
Ontem para mim a maior Vitória foi a “lição” de Jovane Cabral. SL
14 Abril, 2019 at 11:29
Percebo as tuas reservas Rui.
Mas penso que pelo que tem feito, e sendo um plantel apenas “remendado” por Keiser neste momento o trabalho é largamente positivo.
14 Abril, 2019 at 11:35
Em termos de resultados práticos concordo.
Mas olho para o futuro e não vislumbro melhorias.
Sabes aquela sensação que o que acontece de bom é graças ao talento individual e não ao trabalho colectivo e á ideia? É isso que sinto.
Vejo uma equipa sem qualquer ideia coletiva seja com ou sem bola. Paralelamente a isso o discurso é fraquíssimo e pobre ja para nao falar no entusiasmo que é zero e que pouco ou nada nos contagia. Abraço
14 Abril, 2019 at 12:10
Eu tb lhe percebo Rui, pq tb sou céptico em relação ao kareca…
Mas as coisas vão andando e a melhorar, claro q mt ao arrasto do BF… vamos dar mais algum tempo ao holandês (se bem q ñ acredito mt pq acho q já demonstrou pouca sapiência e sagacidade do banco)…
O SCP acabando por reduzir pontos para os 2 da frente, ficando em 3º lugar e juntando à taça da liga a de PT, sinceramente temos forçosamente de lhe dar algum crédito (por mt q o verdadeiro teste seja na próxima época)…
14 Abril, 2019 at 13:21
Sinceramente acho que Keiser sera homem para nos colocar num patamar elevado em relação a muitos jogos, capaz de a nivel interno fazer as coisas andar “normalmente”.
A minha grande duvida será mesmo quando houver ciclos negativos em que seja preciso algo para mudar, onde o discurso terá de ser forte e apelativo (para jogadores e adeptos). A postura e as características emocionais deixam me muitas dúvidas.
Estou na ideia de lhe dar margem para iniciar a próxima época sobretudo pelo facto de se perceber o que fará com um plantel escolhido por ele.
15 Abril, 2019 at 1:08
Mas o facto de manter Gudelj a titular não diz muito do que vai ser a próxima epoca?
Em relação a Wendel a mesma coisa, nem assim o jogador poeta calça? Nem minutos aos miúdos, nenhuns…
Para mim é fora com Keizer.
SL
14 Abril, 2019 at 11:18
Iniciados
0-1
1-1
14 Abril, 2019 at 11:19
É claro que a do Cherba está óptima…
Mas esta também “é engraçada”…
in expresso.pt
“… Bruno Fernandes já é o melhor de SEMPRE e se isto não abrir todos os noticiários, chamem a polícia (Diogo Faro)
Aqui está mais um elogio daqueles do humorista Diogo Faro a Bruno Fernandes, que igualou Lampard como o médio mais goleador numa só época. Para ler, também, a dupla solidária Renan & Salin e analisar a genialidade de Wendel
DIOGO FARO 14.04.2019 ÀS 9H34
https://tribunaexpresso.pt/diogo-faro/2019-04-14-Bruno-Fernandes-ja-e-o-melhor-de-SEMPRE-e-se-isto-nao-abrir-todos-os-noticiarios-chamem-a-policia–Diogo-Faro-
RENAN & SALIN
Para eles, foi essencialmente um jogo de cariz solidário. Não para ajudar partes da sociedade mais desfavorecidas, ou vítimas de uma catástrofe natural, ou pessoas que são conhecidas do advogado Pedro Proença, mas sim solidariedade dentro da própria equipa. Ora, o Renan estava a achar que era injusto o Salin andar a jogar tão pouco e, por isso, fez aquele carrinho tão propositadamente despropositado logo aos 3 minutos. Excelente espírito de equipa. Entrado o Salin, e após também combinar com o Renan, quiseram ser solidários com Gudelj e Acuña, não os deixando sozinhos com a reputação de maiores distribuidores de fruta da equipa. Foi tudo muito bonito.
MATHIEU
Já no jogo passado tinha mostrado que está cansado de ser só central. Ele sente-se bem, sente-se jovem, dinâmico e empreendedor, e quer jogar em todo o lado, até como avançado. E foi, de facto, com a subtileza de um bom avançado que a meteu lá dentro. Temos que nos precaver já, não vá o Real Madrid o querer para o lugar de Benzema.
COATES
Jogo fundamental, principalmente em duas situações que nem são as suas principais funções. A primeira, o amortecer de bola para o Wendel, que por sua vez simulou um remate e deixou para o Mathieu fazer golo. A segunda, já no final do jogo quando atira aquela cara grande e uruguaia para o cotovelo do jogador do Aves, provocando assim o anulamento do golo. Bem, já estava para aí no minuto 99, mas deu jeito em todo o caso.
ACUÑA
Para o Acuña, levar um cartão amarelo é como medicação para não ter convulsões e não começar a espumar-se todo (se bem que um dos efeitos secundários é dançar o tango de forma agressiva e com um árbitro entre os dentes a fazer de rosa). Há quem ande a Xanax, Prozac, ópio e outras coisas. O nosso menino, só precisa de um cartãozinho amarelo por jogo para andar bem. E o melhor é que não afecta o seu rendimento, como pudemos ver naquela perfeita assistência.
RISTOVSKI
A grande amizade entre ele e Bruno Fernandes é notória no Instagram, no campo, na vida. E às tantas, até num jogo mais discreto que estava a fazer, pensou: “Bem, o Bruno não está a conseguir marcar com os pés, deixa-me cá fazer um cruzamento absolutamente certinho para a cabeça dele, que ele está a precisar”. E, de certa forma, foi de mão dada com Ristovski que Bruno foi para o topo da lista (ver mais à frente).
GUDELJ
Se temos saudades do Battaglia? Sim. Eu pelo menos tenho mais do que da minha mãe e não a vejo há três semanas. Se o Gudelj de vez em quando faz jogos aceitáveis? Também. Se o punha a concorrer às Olimpíadas da Língua Portuguesa, de certeza. No jogo anterior vi-o falar em português e falou mais correctamente do que muitos colegas portugueses. Agora é só jogar bem todos os jogos. Até o Battaglia estar bom.
WENDEL
A genialidade destes jogadores está no detalhe. Reparem como, no lance do golo do Mathieu, ele coloca o pé de lado para, com toda a intenção, simular um remate que na verdade é uma assistência de trivela. A maledicência do costume já anda aí a dizer que foi sem querer, que falhou foi a bola, enfim, um rol de desculpas para não querer ver a genialidade do menino.
BRUNO FERNANDES
Entretanto, já está em número um, empatado, na lista dos médios mais goleadores de sempre – SEMPRE. Ainda não estou em Portugal e não poderei ver, mas se isto não abrir todos os noticiários chamem a polícia imediatamente.
JOVANE
Foi notório como se sentiu triste ao ver como os centrais e laterais do Sporting estavam a criar mais ataques do que ele, substituindo-o nas funções normais. É como ir ao Lux com os pais e eles é que conhecem toda a gente, incentivam a beber shots e ainda te dizem para não seres menino quando uma miúda se mete contigo.
RAPHINHA
O homem é tão rápido que, antes de o Renan ser expulso aos 2 segundos de jogo, já ele tinha feito o campo de um lado ao outro 15 vezes. Agora é treinar também a rapidez de reacção para se desviar dos guarda-redes, mesmo quando este, no caso, antes de lhe roubar a bola ainda teve tempo de recitar um poema, inscrever-se num workshop de cerâmica e ir ao multibanco pagar a Segurança Social.
LUIZ PHELLYPE
Há quem diga que um novo amor substituiu sempre o antigo. Não concordo, acho que cada amor pode continuar a ter sempre o seu espaço. Por isso, e enquanto o Bas Dost continua a ocupar um espaço imenso, o Luiz aos poucos vai ganhando o seu.
DOUMBIA
Entrou aos 70. Já só falta entrar 70 mais cedo.
DIABY
Aqueles 10 minutos loucos a dar umas corridas para confundir os outros e segurar o resultado….”
SL
14 Abril, 2019 at 11:40
Só uma correcção caro Max. O BF superou o Lampard ontem e igualou o Alex com 28 golos, mais um e torna-se o médio mais goleador de sempre da Europa numa época.
SL
14 Abril, 2019 at 13:50
E irá certamente atingir uma marca difícil de igualar no futuro…
Abr e SL
14 Abril, 2019 at 14:20
O BF é o melhor médio goleador do século na Europa, superando Frank Lampard e iguala os 2 melhores de SEMPRE Alex e o inimitável GEORGE BEST, ambos com 28 golos. Tem mais 6 jogos para pulverizar esses records.
Um abraço e saudações leoninas
14 Abril, 2019 at 15:45
O George Best era médio? Então, Álvaro? Essa página da enciclopédia não terá um erro?
14 Abril, 2019 at 18:40
Best era nº 7 que o nosso Ronaldo vestiu alguns(muitos anos depois). Vi Best na Luz, com 19 anos, dar um baile ao Benfica(1×5). Best marcou 3.
Best foi dos maiores jogadores de todos os tempos, teria sido maior não fossem os “problemas”:;já nos deixou.
SL
14 Abril, 2019 at 12:37
Não igualou Lampard. Ultrapassou. A marca de Lampard (2001/2002, se não estou em erro) era de 27 golos numa época. Esta época Bruno Fernandes já leva 28. Mas este record refere-se “apenas” a este século. O record europeu de todos os tempos está agora igualado por Bruno Fernandes: 28 golos, na época 1967/68, e pertence(ia) a um senhor jogador chamado … GEORGE BEST!
O Bruno Fernandes tem mais seis jogos para também ultrapassar este.
Saudações leoninas
14 Abril, 2019 at 12:41
E vai bate-lo tb (George Best) INCRÍVEL!!!
14 Abril, 2019 at 11:25
1-2
14 Abril, 2019 at 11:26
E já agora…
O que “quer” Inácio com aquelas palavras…
Que o Doumbia seja castigado com um sumaríssimo…?
É que não nos podemos esquecer que sendo jogador do Sporting…
Tem “fartas possibilidades” de que o olhar do Meirim… se debruce sobre ele…!!
(Ainda gostava de ver o Sporting por exemplo com o estádio interditado…para ver o que acontecia…)
SL
14 Abril, 2019 at 13:05
O Máximo está a pedir que o Inácio não defenda a sua equipa? O Inácio falou e bem
No Carnide é que os adversários prestam vassalagem…
14 Abril, 2019 at 13:10
Não…apenas o Inácio deu a opinião dele…
E eu dou a minha…
O Sir…”está a pedir-me que não defenda a nossa Equipa…” 🙂 …?
Abraço e bom Domingo…
SL
14 Abril, 2019 at 18:43
Inácio tambem deveria ter falado do amarelo de Acuña, por protestos. Quem deveria ter levado era o avançado do Aves, seria o 2º.
Esta defesa Inaciana deixa-me perplexo!
Enfim.
14 Abril, 2019 at 11:27
Boa vitoria! Acuna a fazer um excelente jogo, bem secundado por Bruno Fernandes (enorme jogador!).
Luiz Phellipe a confirmar se como belo reforço!
A baliza devia ser entregue ao Max…swm medos!
14 Abril, 2019 at 11:33
Um especial abraço para a azia do Inacio!
Grande Vitória, grande espírito!
Não é isto que reclamamos tantas e tantas vezes? Sem desculpas e exigência maxima!
Porra com 10 desde 4 min!
14 Abril, 2019 at 11:39
Não vi azia do Inácio, deu várias vezes os parabéns ao Sporting, apenas disse que o Doumbia devia ter sido expulso, eu quando estava a ver o jogo também me pareceu.
14 Abril, 2019 at 12:24
E honestamente, a mim também…
14 Abril, 2019 at 12:41
Foi o erro mais crasso do Asno SóAres temDias a favorecer o Sporting. Era para expulsão. Mas o erro maior aqui é do VAR. Ao árbitro principal era difícil de ver porque, se seguiu a bola, ela já lá não estava.
Saudações leoninas
14 Abril, 2019 at 11:45
Vitória em condições difíceis não só por ser fora e por Inácio ser bom treinador, mas principalmente por ficarmos a jogar com 10 desde os 4 minutos.
Um erro de Renan e não de Mathieu (como já li por aí escrito por uns entendidos da bola), pois foi uma péssima leitura do lance independentemente da falta.
É por isso que defendo Max. Irá errar como Rui errou, mas tem um enorme futuro à sua frente.
Tb não gostei de Gudelj (fez dois jogos bons mas voltou ao normal) mas importa referir que a equipa foi muita unida.
Mathieu e Acuña muito bem, Wendell subiu muito na segunda parte, LP novamente muito importante. Bruno é Bruno.
Até o Keizer melhorou a leitura do jogo, algo que já nos custou muitos pontos. Mexeu bem e é justo dizê-lo.
Custa-me ver tão poucos portugueses no 11, é a nossa triste realidade. Vamos ver o que faz a direção e a estrutura de futebol em relação a isto no início da próxima época.
14 Abril, 2019 at 11:48
Fdx, azia do Inacio..
Os sportinguistas sao mesmo na sua maioria muito ingratos..
E so o ultimo treinador Português a ganhar o campeonato com o Sporting. Merece, muitos mas muito, mais respeito.
14 Abril, 2019 at 11:53
O Inácio estava a fazer o papel dele.
Nós, quando Abel, Mota e Pepa (para citar 2 exemplos) perdem com o Bein-fic@ e é só sorrisos e elogios, criticamos que fizeram de propósito.
Se o Inácio fizesse o mesmo, o que diria a lampionagem (a mesma que criticou ferozmente Tonel quando cometeu aquele penalty quase no fim do jogo que permitiu ao Sporting ganhar esse jogo).
É assim que eu vejo as coisas…
14 Abril, 2019 at 12:56
Isto mesmo.
14 Abril, 2019 at 13:14
Não se trata de ser ingrato…
O Inácio “é um dos nossos”…
Mas caramba…eu não tenho também o direito a dizer que “gostaria” que ele tivesse posto menos ênfase naquele…: “O Doumbia devia ter sido expulso…”…?
Poderia por exemplo ter dito…:
“Não concordo com a visão do árbitro na entrada do Doumbia…!!”
SL
14 Abril, 2019 at 22:09
Ele está a defender a equipa dele, está a ser profissional.
Isso que está a falar é o que tanto criticamos ao Carnide.
E bem
14 Abril, 2019 at 11:53
Uma boa vitória. Agora…houve muitos aqui criticaram e enxovalharam o LUIZ PHELLYPE (é o que temos, é jogador do sporting) talvez para atacar a nova direcçao. Esses camaradas ainda andam por aqui com a mesma cara de pau. De uma vez por todas é hora de unir e acabar com a caça às bruxas (vale para esta direcçao), até porque o CM já está outra vez a desviar as atenções da corrupção do SLB!
Cherba, se queres fazer algo em prol do sporting aqui vai uma proposta. Há uns anos atrás criou-se o movimento”make kony visible” que colocaram a cara de um senhor da guerra, um assassino africano em todo o lado, resultado: desapareceu (supõem-se que morto). Porque não lanças uma campanha do género “make octavio ribeiro visible” e juntos, em massa despedaçamos a imagem desse filho da puta?
14 Abril, 2019 at 11:55
O problema é que esta Direcção, em vez de se focar na união dos Sportinguistas, foca-se em os separar ainda mais.
14 Abril, 2019 at 11:58
A direção? Concordo.
E nós adeptos???
14 Abril, 2019 at 12:25
O exemplo não tem de vir de cima?
14 Abril, 2019 at 12:46
E, JHC, não percebi agora a alusão de Rui Cunha a “nós” adeptos. Por os seus comentários ao Bloco de Notas de ontem há os adeptos (ele e o Miguel) e os brunistas (o que quer que isso seja). Estará a fazer mea-culpa e a excluir os “brunistas”?
SL
14 Abril, 2019 at 13:45
Também fico com essa ideia. Para quem se diz defensor da união o Rui Cunha tem trabalhado bem a “pregar” o seu contrário.
14 Abril, 2019 at 15:53
Esse odiozinho ridículo…
14 Abril, 2019 at 13:07
Lol. O exemplo tem de vir de todos…
14 Abril, 2019 at 13:22
Se não vier de cima, os de baixo não conseguem cumprir?
14 Abril, 2019 at 13:38
Faz algum sentido serem os adeptos a procurar uma união que quem dirige o clube não defende?
E o que têm a dizer os sócios que votaram em Varandas? Estão satisfeitos com a união prometida?
14 Abril, 2019 at 14:32
É muito simples, para mim, esta questão da união. Houve uma Lista, das 7 concorrentes às últimas eleições no Sporting Clube de Portugal, que tinha como lema “Unir o Sporting”.
Essa Lista foi eleita.
A sua principal tarefa, de acordo com o programa com que se propôs aos Sócios do Sporting e por eles foi eleita, era promover essa união entre os sportinguistas (e aqui nem eram só os sócios, uma vez que se propuseram Unir o SPORTING, universo que inclui mais de 3 milhões de adeptos).
Quando uma Direcção se propõe aos sócios com uma meta, não pode ficar à espera que sejam os sócios de per si a atingir essa meta por eles Direcção.
Foram eles que se propuseram a essa meta, foi a eles que os sócios confiaram essa tarefa, é a eles que compete cumpri-la, motivando todos todos os sócios, apaziguando todas as desavenças, abrindo um espaço de pluralidade onde todos se sintam a comungar o essencial.
Alguém, DE BOA FÉ, que é isso que esta Direcção tem procurado promover?
Saudações leninas
14 Abril, 2019 at 14:35
errata – onde se lê: “(…) Alguém, DE BOA FÉ, que é isso que esta Direcção tem procurado promover?(…)”
dever-se-ia ler: “(…) Alguém, DE BOA FÉ, ACHA que é isso que esta Direcção tem procurado promover?(…)”
15 Abril, 2019 at 7:22
Se há algo nesta direccão que é visivel a olho nú e a falta de boa fé.
Ainda estou para ver uma medida que tenha sido para beneficiar o clube. Não digo que algumas medidas não tenham sido boas, mas tudo isso tem sido colateral, pois as decisões são sempre tomadas para beneficio de “outros interesses”.
14 Abril, 2019 at 11:55
Gudelho parece ser um “cool” mas não chega… um a menos sempre, subtrai e pouquissimo acrescenta…
14 Abril, 2019 at 11:55
O Inácio fez o número dele. Não é treinador do Sporting, é do Aves.
10 contra 11, 90 minutos.
Erro do Renán, a partir do momento em que o GR vai até ali, é ele que tem de resolver.
Arbitragem, vejo uma época de benefícios ao nível do ano do Boloni.
(Doumbia expulso… 🙂 )
14 Abril, 2019 at 11:56
+1
14 Abril, 2019 at 12:28
+1
Acho estranho defenderem que não existe a chapada no Coates ou que este faz antes uma falta(invisível) no lance do golo anulado ao Aves, e não aceitarem que o Doumbia deveria ter visto vermelho…
14 Abril, 2019 at 13:23
É isso!
Os arbitros tem sido uns bacanos!
🙂
Falta de noção?
14 Abril, 2019 at 12:04
Excelente jogo de Iniciados com os tripeiros.
O resultado é favorável ao adversário (2-3) mas tem sido intrtessante ver duas equipas a jogar futebol ofensivo.
14 Abril, 2019 at 13:18
Eu não vi o jogo e portanto também ainda não vi a jogada do Doumbia…
Se vir a imagem…possivelmente serei também da opinião que deveria ter sido expulso…
Não coloco isso em causa…
Eu apenas “não gostei” do tom do Inácio a dizer que o jogador deveria ter sido expulso…
Só isso…”o meu direito à opinião” (como já disse…: “no escuro”…)
SL
14 Abril, 2019 at 12:05
Uma vitória difícil mas saborosa.
Jogar o tempo quase todo com menos um e um boi a apitar é difícil, fosse Casillas ou vlachodimos qualquer coisa a fazer aquela falta queria ver se iam para a rua….
Aquela vaca labrega que agrediu Bruno Fernandes tem de ser responsabilizada criminalmente.
* Grande recordação musical de uma das maiores bandas de todos os tempos
14 Abril, 2019 at 12:12
Já ouvi dizer que era a mãe do dirigente do Aves, a gaja que escondia em casa os contratos manhosos do Carnide… não sei se é verdade.
14 Abril, 2019 at 12:26
Foi identificada pela polícia?
14 Abril, 2019 at 12:49
É banir a artista dos recintos desportivos por uns aninhos e dar o exemplo………
14 Abril, 2019 at 13:18
Banir ??
AAAAAAAAAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH !
Como foram banidos aqueles dois assassinos que andam ai a solta ?
Ou aquele tipo que gosta de ostentar os cornos e foi dar um calduço num dos merdas bandeirolas ??
Tiveste graça.
14 Abril, 2019 at 13:48
Daí as reticências.
Fácil, fácil….
14 Abril, 2019 at 12:31
*sem dúvida! 🙂
14 Abril, 2019 at 12:09
Com um a menos jogamos quase todas as semanas, salvo quando temos a sorte do Gudelj estar “amarelado”. Ontem, para variar, jogámos com 9 até entrar o Doumbia que, convenhamos, depois daquela entrada imprudente podia muito bem ter sido expulso.
14 Abril, 2019 at 12:24
Sim podia ter sido expulso mas e os outros (lampioes e tripeiros) qts vezes já n devia ter sido expulsos!?
Entao o foculporto, n sei se ja repararam, qts amarelos têm? Qts jogos ja terminaram sem sequer levarem um unico amarelo?
Este arbitragem é uma vergonha, agora sermos sempre prejudicados na luta de quem quer ganhar o título (sim pq é oara isso q jogamos, n é para ficar em 3º na brincadeira com os braguilhas).
Sabem q mais, este ASDias só nos lixa (sempre e todas as vezes)… e dp n fomos à confeitaria do menino e reinaldo!
14 Abril, 2019 at 15:08
Doc Phil, não invalida que devia ter sido expulso. E acho que não temos que comparar com o sucedido em jogos dos outros mas sim com o que se passou neste jogo e dizer que no capítulo disciplinar houve:
– Ponck vermelho por mostrar (entrada por trás, sem bola, a atingir o joelho de Ristovski)
– Renan mal expulso (era amarelo, pela posição do avançado em relação á bola e à baliza, por ter sido uma acção involuntária, porque Coates estava entre a bola e a baliza)
– Luis Fariña viu por 3 vezes ser perdoado o 2º amarelo (por simulações c/ pedidos de amarelo para o adversário)
– Diego Galo, aos 68 minutos, viu ser perdoado o 2º amarelo (por falta perigosa à entrada da área sobre Acuña, a falta não foi marcada)
– Acuña mal mostrado o cartão amarelo (por simulação, quando sofreu obstrução violenta à entrada da área em jogada perigosa: transformou-se assim a expulsão de Diego Galo num amarelo a Acuña e um livre perigoso contra o Aves numa falta contra o Sporting);
.- Raphinha cartão amarelo mal mostrado aos 83 minutos(houve falta mas não justificava cartão: não foi intencional não colocou em perigo a integridade física do adversário e era a primeira falta de uma jogador que já tinha sofrido, no mínimo, 5)
– Derley , este “menino”, após o amarelo do Acuña (68 min.) e antes do amarelo (90+1) que deu (bem) a anulação do golo, fez duas simulações (que deram faltas sancionadas pelo fiscal de linha que acompanhava o ataque do Aves na 2ª parte; nas duas vezes ficou ainda a pedir amarelo ao Acuña; em cada uma das vezes duplo motivo para levar amarelo; em ambos os casos foram faltas perigosas contra o Sporting).
DocPhil, julgo ser bem mais interessante fazer esta comparação, ou a comparação com muitos outros jogos em que o Asno SóAres tem Dias prejudicou seriamente o Sporting: golo a anulado Slimani contra Boavista eu nos tira 2 pontos (2015/16); golo validado a Soares em Guimarães que nos tira 2 pontos (2016/17); expulsão por assinalar por entrada de pitões violentíssima de Renato Maradona Sanches sobre Brian Ruiz (2015/16 – expulsou o Adrien porque se levantou do banco a protestar) (esta seria sempre bem lembrada aos lampiões que queiram falar sobre a não expulsão do Doumbia).
Um abraço açoriano e saudações leoninas
14 Abril, 2019 at 18:12
Bem observado.
O jovem Doumbia deveria de ter sido expulso é verdade, fico satisfeito por tantos Sportinguistas assumirem este facto sem qualquer tipo de fanatismo e assim irem ao encontro da opinião de outro grande sportinguista que é Inacio, que
ali apenas defendeu o interesse do clube que lhe paga o salario.
Gostaria no entanto de ver alguns desses elementos tão defensores do fair play, a olharem sempre da mesma forma e a emitirem opiniões favoráveis ao Sporting quando o mesmo é prejudicado, não vendo os lances com visão toldada por uma rede de conveniencias.
Como escreveu e bem, houve neste jogo uma serie de ocorrências que foram igualmente mal julgadas pelo árbitro e seus correligionários para as quais não vejo os agora tão amantes do politicamente correto levantarem a voz.
É a nossa sina, a darmos tiros nos pés desde 1906.
14 Abril, 2019 at 12:27
É impressão minha ou a inclusão de LP no 11 inicial tem vindo a melhorar gradualmente e substancialmente o rendimento da equipa!?? Será esse um dos “segredos” da melhoria do nosso futebol!?? Se lhe forem dadas condições, tempo e espaço, poderá ser um caso sério na próxima época!!
14 Abril, 2019 at 19:24
Não é impressão!
É um jogador na linha de Slimani (primeiro defesa).
Tal comk o argelino, não é um fora de série mas é muito forte no jogo físico. Joga muito bem como pivot, arrastando sempre a defesa consigo e criando desequilíbrios e espaços para os colegas.
Dost quase nunca consegue fazer isto, é apenas finalizador nato.
Luiz Phillype a jogar uma época inteira a titular produzirá números muito interessantes mas abaixo de Dost, no entanto, LP traz à equipa aquilo que nos tem faltado desde 2015/16 o avançado certo para lutar pelo título.
14 Abril, 2019 at 12:30
Goooooooooooolo!!!!!
14 Abril, 2019 at 12:30
Ca ganda golo dos putos!
3-3!
14 Abril, 2019 at 12:32
O Samuel Justo deu um nó duplo no defesa tripeiro e fez uma assistência perfeita.
14 Abril, 2019 at 12:33
Ainda vamos ganhar!
14 Abril, 2019 at 12:41
O 3-3 já foi obtido em grandes dificuldades físicas mas foi umaexcelente recuperação que nis mantém na luta.
Este Chermiti tem tudo para ser um enorme jogador.
Uma espécie de Mbappé.
Samuel Justo e Isnaba Mané sao também muito interessantes.
14 Abril, 2019 at 13:50
Isnaba Mané não tem jogado os 90 minutos dos últimos jogos.
Estará a fazer alguma gestão de esforço.
Foi uma belíssima recuperação.
Chermiti é um belíssimo achado. Penso ter lido que estava nos Açores. Quem parece conhecer bem o miúdo é o Álvaro Antunes.
14 Abril, 2019 at 14:43
Sim, o Álvaro já deixara uma excelente análise sobre o miúdo e ele vai provando que essa análise estava corretíssima.
14 Abril, 2019 at 14:58
Nenhum deles tem jogado os 90 minutos
🙂
14 Abril, 2019 at 15:19
O Chermitti é máquina de fazer golos! Tem faro e evoluiu muito, mesmo muito em um ano. O menino é “cagarro” (nasceu na Ilha de Santa Maria, onde vivem os pais) e muito educado e disciplinado. Aqui no Núcleo estamos a preparar-lhe uma homenagem com a presença dos pais (o pai é portista, mas começa a render-se às maravilhas da nossa formação*). Queremos que ele(s) sinta(m) que os sportinguistas da sua terra têm acompanhado o seu trajecto que o apoiam incondicionalmente com todo o carinho. É fazer a “nossa parte” para o fidelizar ao Clube (e, se possível, conquistar os pais).
* o que o pai mais destaca até nem é a formação técnica, que ele já sabia ser boa, mas a formação pedagógica e humana. Ele está deveras impressionado com a forma como o Clube acompanha os jovens atletas nos estudos (existem explicadores na Academia) e na formação humana (fornecendo Valores e acompanhamento pedagógico e psicológico). Saliento isto, porque foi dito por um Portista, num Jantar de Natal da Empresa, de 2017. Parece que, afinal, a Formação não estava tão mal assim.
Saudações leoninas
14 Abril, 2019 at 16:20
É claro que não estava, caro Álvaro. Se estivesse tudo mal já teriam dado guia de marcha às dezenas de profissionais que trabalham na Academia.
Não compreendo a razão para depreciarem o que de bom herdaram.
Saudações Leoninas
14 Abril, 2019 at 12:36
Empate. . Menos mal.
14 Abril, 2019 at 12:37
Final do jogo. 3-3
Ficamos a 1 ponto do porto.
Bom jogo
14 Abril, 2019 at 12:43
Próximo jogo vamos a Tondela e de seguida recebemos os lampiões., de quem estamos a 3 pontos.
14 Abril, 2019 at 13:10
Vitória sólida de uma equipa que finalmente mostra consistência. Atitude e garra de todos. É o que os Sportinguistas exigem. Para o 2º melhor jogador português já não há elogios suficientes.
P.S. Cintra, devias indemnizar o Sporting por gastares milhões num Diaby qualquer desta vida.
14 Abril, 2019 at 13:12
Gostei de ver:
Resposta da equipa (mental e tática), após ficar com menos 1.
Phellipe a subir de rendimento.
Golo de BF, de cabeça .
Não gostei:
Fifia que dá expulsão.
Ver Jovane sair.
SL,