Surpreendente prova de maturidade de um Sporting que se viu reduzido a dez logo aos quatro minutos, mas que soube reagrupar-se e merecer uma vitória conquistada pela força de um grupo e pela inequívoca qualidade de alguns artistas
A azia desgraçada com que eu fiquei quando vejo o Mathieu e o Renan terem uma paragem celebrar em simultâneo, só podia ser superada pela decisão daquele que é um dos árbitros que mais questão faz de decidir contra o Sporting: Artur Soares Dias. Aos quatro minutos, só porque sim, o árbitro que se diz ser o melhor cá do burgo (o que diz muito sobre os árbitros cá do burgo), achou que devia mostrar vermelho a Renan por ele: 1. ter derrubado um jogador que jamais esteve enquadrado com a baliza; 2. ter derrubado um jogador quando entre eles e a baliza estava Coates.
Veio Salin e saiu o pobre Jovane. E eu fiquei ainda mais lixado, porque senti que num jogo que pouco ou nada contava para as nossas contas finais, o caminho era tirar Gudelj ou Wendel e manter a armada ofensiva. A estratégia de Keizer resultaria e eu, sorridente, meteria a viola no saco e batia as minhas palmas ao técnico que as mereceu pelo que fez ontem. E, já agora, tão grandes ou maiores para o jovem Jovane que, ao respirar fundo e trocar a frustração pelo estar ao lado da equipa até ao final, no banco, deu uma prova de maturidade fora de campo consentânea com a que os seus colegas deram dentro dele.
Mesmo tendo em conta que os 21 remates que o Aves fez estabeleceram um novo recorde de um adversário frente ao Sporting, esta época, há que dizer que apenas cinco deles foram enquadrados. E que o Sporting, mesmo a jogar com dez, fez 8 remates enquadrados em 13 tentativas. Chama-se a isto qualidade. E, sim, o Sporting tem tanta mais qualidade que, mesmo a jogar um jogo inteiro com um a menos, teve a mesma posse de bola (50/50), fez menos faltas (19/10), ganhou mais duelos (58/59) e, claro, marcou mais golos.
O primeiro surgiu aos 24 minutos, por Luiz Phellype, rapaz que picou o ponto no único disparo que fez à baliza aumentando uma estatística muito interessante: dos 5 últimos remates que Luiz Phellype fez à baliza, na Liga, 4 resultaram em golo. Assinalável, tal como o cruzamento perfeito de Acuña, um dos melhores em campo e claramente um jogador muito acima da média, que ia combinando com Bruno Fernandes e fazendo com que, em posse, o Sporting não desse sinais de estar em inferioridade.
Mas ser do Sporting é ter sempre uma surpresa à esquina e foi de uma delas que apareceu outra vez aquele boneco das correrias, o Luquinhas, a arrancar pela área até o Salin o abalroar, fazendo penalti. Pimba, empate, e só não foi pior porque as regras mudaram e não permitem dupla penalização, safando-nos de ter outro guarda redes expulso e ter que pedir a um qualquer jogador de campo para calçar as luvas durante sessenta minutos.
O Sporting continua a saber o que fazer com a bola (e na primeira parte teve 67% de posse), mas seria de uma parada, mesmo em cima do intervalo, que surgiria a redenção de Mathieu: jogada ensaiada para a cabeça de Coates, este amortece para o remate pateta de Wendel, mas a bola encaminha-se em direcção ao central francês que a empurrar lá para dentro.
Ao intervalo, Inácio arriscou e trocou Ponck por Varela, abdicando da linha de cinco defesas e lançando mais uma “gazela” lá na frente. O Leão, esperto, em vez de correr atrás delas, baixou as linhas de pressão e passou a ser cínico, criando as duas melhores oportunidades de golo do segundo tempo através de rápidas saídas em contra golpe, desperdiçadas por Acuña (48′) e Raphinha (60′). Doumbia entrava para o lugar de Gudelj e empurrava Wendel para uma ponta final em crescendo, além de dar uma pantufada em Luquinha que levou a muita berraria e pedidos de expulsão.
E quando o jogo estava estagnado, lá apareceu aquele gajo que é, só, o actual segundo melhor jogador português, logo a seguir a Cristiano Ronaldo: Bruno Fernandes. O camisola 8 resolveu igualar o máximo de golos marcados por um médio, numa única época, num campeonato europeu, mas fê-lo como ainda não o tínhamos visto fazer: com uma cabeçada à ponta de lança, colocando um ponto final no jogo e ainda sendo brindado com uma chapadinha por parte de uma adepta do Aves que, se tivesse batido numa carinha mais imberbe, por certo teria passado a noite na esquadra, recordando a noite chuvosa em que o Sporting mostrou que, aos poucos, vai cimentando processos menos espectaculares e goleadores, mas mais seguros e apostados em aprender a defender antes de tentar regressar à vertigem ofensiva.
14 Abril, 2019 at 13:18
Ontem o Soares Dias bem tentou mas teve azar.
Renan prova mais uma vez que jogar ou não é a mesma merda. Fraquissimo. Não é guarda redes digno de 1a Liga.
Salin é melhor, mas isso não é dizer muito. Para o ano Viviano, Max e Salin por esta ordem. Fácil, barato, acrescento enorme de qualidade e garante de oportunidade à formação.
Centrais com falhas repartidas com guarda redes na expulsão e no Penalti mas depois redimem-se: Mathieu marca e Coates parte para um jogão à patrão a limpar tudo.
Risto começou tímido e acabou em grande com assistência para BF e cortes importantes.
Acuña é uma MÁQUINA! Aquela lateral foi toda dele. Mas uma assistência.
Gudeli mais uma exibição medonha. O tal de Victor além de fazer o que quis dele, andou o jogo todo a arrasta-lo para fora da sua zona e ele feito nabo foi atrás. O Aves é que não soube explorar a cratera na zona central. No lance que leva amarelo é um espelho de toda as suas “qualidades” : lento a reagir, sem físico, sem qualidade para receber e rodar ou simplesmente segurar. Péssimo.
Wendel não foi dos jogos mais esclarecidos mas foi importantíssimo face à desvantagem numerica. Correu kms, transportou e assegurou muitos momentos de posse e transição.
BF já nem há palavras, até de cabeça já marca. Junto com Acuña na esquerda foram mais de meia equipa.
Raphinha correu muito mas nada lhe sai bem, devia ter marcado quando se isolou. Muito ansioso e egoísta.
Jovane, é preciso ter azar.
Luiz Phellype outro bom jogo e golo. Vai-se fazendo. Justifica a titularidade pelo que dá além dos golos.
Diaby enfim…. Más decisões mas lá contribuiu para o 3o golo.
Doumbia, a mostrar a Gudeli como se faz, apesar de algum deslumbre atacante ter de ser refreado, principalmente nas circunstâncias de ontem. Bate o sérvio aos pontos. Só o Kareca não vê isso.
Nota-se a equipa mais solta, confiante e alegre. Muito se deve à falta de pressão por grandes objectivos e pelo bálsamo da eliminação das Toupeiras.
Contínuo a achar que ir com este tri adir para a próxima época é brincar com o fogo, mas que me cale na final da taça.
14 Abril, 2019 at 13:20
*ir com este TREINADOR para a próxima época.
14 Abril, 2019 at 13:33
Dois jogos que me deixaram de alma orgulhosa.
Dois jogos de profissionalismo como devia ser sempre.
Assim até as merdas como o porco que ontem foi ali tentar mais uma vez fazer um resultado que fosse proveitoso para o trampaboll tem dificuldades.
O que me chama a atenção nesse Twit é a senhora e a rapariga que vão até o Bruno Fernandes antes da porca lá ir.
A cara da rapariga é de alguém que esta assustada, devem ser familiares do homem e foram lá para o ver mas a mimparece-me que não tiveram a vida fácil.
É isto que se quer , algo que não é nem parecido com um campeonato de futebol ou competição desportiva.
O que se quer é o trampaboll onde não há espaço para o Sporting.
Há espaço para seres como essa que vai dar a chapada.
Há espaço para os cavalas venturas das boas ou calões de catões.
Enquanto isto acontece o banana anda a tirar selfies em funerais e os outros chateados com relatórios que nos fazem de terceiro mundo por causa da corrupção.
Uma palavra para Doumbia que parece que percebeu algo muito importante no trampaboll mesmo pondo-se de forma a levar com um vermelho.
Querem dar pau, levam com um ainda mais forte.
A verdade é que a partir dai todo o meio campo do jogo mudou, tanto de um lado como do outro.
Eu não peço muito mais ao plantel do que se comporte como uma equipa e que sejam sempre proffisionais até ao fim.
Este últimos jogos é isso que me dão, ando tranquilo.
14 Abril, 2019 at 13:58
Uma das melhores exibições da época. Parabéns.
14 Abril, 2019 at 14:10
É o regresso do Keizerball. A volubilidade tem um alcance completamente diferente quando se trata de Sportinguistas!
14 Abril, 2019 at 14:22
Trocava os REM por esta:
https://www.youtube.com/watch?v=Fc-7FXzbeA0
I’m a loading, a loading my war machine
Quanto ao jogo, apesar do erro, a equipa não vacilou e demonstrou serenidade. Isso é o mais positivo.
Outros aspectos positivos, consistência de Luiz Phellype, mais um golo e grande trabalho a desgastar a defesa do Aves; Acuna a segurar a ala esquerda com musculo e garra; o pulmão de Wendell; consistência de Bruno Fernandes.
Negativo, e mais uma vez, Gudelj, é sempre um a menos. O golo do Aves nasce da falta de inteligência, velocidade e fisico de Gudelj.
Como muitos já disseram, mesmo assim, com a estabilização da equipa, não vejo Kaiser como treinador para a proxima época. Falta-lhe muita intuição e destreza táctica.
14 Abril, 2019 at 15:04
Kyuss!!! Welcome to Sky Valley, boa sugestão para a tarde de Sporting!
Vamos Leoas!
14 Abril, 2019 at 14:49
Mais um que anda a esticar a corda…
“SAD do Sporting pressiona Félix Correia a renovar. Félix Correia foi afastado pela equipa técnica do jogo de juniores com o Benfica, que os encarnados venceram por 4-1. O extremo não tem nenhum impedimento físico, mas a verdade é que nem sequer foi convocado e, escreve o Record, devido ao facto de ainda não ter renovado contrato. Esta é uma das principais razões, mas não só… As partes estão em negociações há algum tempo, mas o jogador, de 18 anos, tem recusado todas as abordagens para prolongar o vínculo, que termina em 2020.
O processo está a causar algum desconforto em Alcochete, mas, segundo o diário, o Sporting também não está de todo satisfeito com a atitude do internacional jovem português nos últimos tempos, o que, aliado ao prolongar das negociações, ditou a sua exclusão do encontro com as águias. A reintegração do jogador nas convocatórias e até a sua presença nos jogos não está, por isso, apenas relacionada com o desfecho positivo do processo de renovação, embora seja óbvia a tensão existente.
Os leões temem um cenário igual ao do central Tiago Djaló, que assinou pelo Milan a 6 meses de acabar contrato, e tentam prolongar o vínculo antes do mês de janeiro, altura em que Félix fica livre para decidir o futuro. O extremo tem sido observado por vários clubes, tanto no Sporting como na Seleção Nacional, e o Barcelona é um dos que estão mais atentos à evolução do jogador. Ainda segundo o diário, existe uma cláusula no contrato que liga o extremo aos verdes e brancos que, na sua generalidade, prevê o pagamento de uma determinada quantia em caso de transferência. Em janeiro próximo, claro está, a cláusula expira porque Félix fica livre para decidir o seu futuro tendo em conta a temporada 2020/21.
É possível que a SAD tente uma nova aproximação, mas, para já, as partes estão algo distantes e Félix poderá ficar sem jogar até final da época.”
14 Abril, 2019 at 15:44
Só um maluco e sem qualidade, havendo propostas equaciona continuar neste Sporting actual….. Aposta na formação???? Bola….. Querem milagres????
14 Abril, 2019 at 16:53
desse o problema em renovar ja se está a arrastar a meses, alias o empresario anda a pintar o mesmo cenario que o do tiago djaló, e a usar o “interesse” dos tubaroes para tentar sacar o maximo para ele
14 Abril, 2019 at 15:38
Goooooooooooolo!!!
Tatiana Pinto
14 Abril, 2019 at 15:53
2 maus GR com 2 abordagens ridículas.
Boa vitória mesmo assim
14 Abril, 2019 at 16:24
O futebol das nossas miúdas está uma miséria… 🙁
14 Abril, 2019 at 16:36
Jogo muito disputado mas sem brilho.
Não podemos deixá-las ver a equipa masculina antes dos jogos. 🙂
14 Abril, 2019 at 16:33
Goooooooooooolo!!!
Caroline Baldwin!
2-0
Acho que já não foge.
Jogo muito complicado.
14 Abril, 2019 at 16:56
No futsal vamos vencendo por 2-1 o Viseu 2001.
14 Abril, 2019 at 17:01
Dieguinho! 3-1
14 Abril, 2019 at 17:08
França-Portugal
16-15
Ao intervalo
14 Abril, 2019 at 17:08
Andebol – intervalo
França 16
Portugal 15
14 Abril, 2019 at 17:15
+2 de Deo e 1 de Erick.
6-2!
14 Abril, 2019 at 17:18
Bom resultado no Andebol, para já!
14 Abril, 2019 at 17:23
+2 de Dieguinho!
8-2!
14 Abril, 2019 at 17:24
Quem diria…
14 Abril, 2019 at 17:29
+2 de Rocha!!!
10-2!
14 Abril, 2019 at 17:30
Em França 18-18
14 Abril, 2019 at 17:40
23-21
15:30
14 Abril, 2019 at 17:44
26-22
Não estamos a conseguir fazer nada.
14 Abril, 2019 at 17:46
27-22
21:00
14 Abril, 2019 at 17:47
Portela falha e a França marca.
E só agora o time out…
14 Abril, 2019 at 17:48
28-22
14 Abril, 2019 at 17:51
Finalmente!
28-23
14 Abril, 2019 at 17:51
24:22
14 Abril, 2019 at 17:55
30-23…
14 Abril, 2019 at 17:57
Golo fantástico de Salah!!!
14 Abril, 2019 at 19:07
Joga no Setubal?
14 Abril, 2019 at 18:00
32-24 a 30 segundos
14 Abril, 2019 at 18:00
Final 33-24. Ainda deu para sonhar com a primeira parte.
14 Abril, 2019 at 18:04
33-24
Natural.
Apuramento quase garantido.