Surpreendente prova de maturidade de um Sporting que se viu reduzido a dez logo aos quatro minutos, mas que soube reagrupar-se e merecer uma vitória conquistada pela força de um grupo e pela inequívoca qualidade de alguns artistas
A azia desgraçada com que eu fiquei quando vejo o Mathieu e o Renan terem uma paragem celebrar em simultâneo, só podia ser superada pela decisão daquele que é um dos árbitros que mais questão faz de decidir contra o Sporting: Artur Soares Dias. Aos quatro minutos, só porque sim, o árbitro que se diz ser o melhor cá do burgo (o que diz muito sobre os árbitros cá do burgo), achou que devia mostrar vermelho a Renan por ele: 1. ter derrubado um jogador que jamais esteve enquadrado com a baliza; 2. ter derrubado um jogador quando entre eles e a baliza estava Coates.
Veio Salin e saiu o pobre Jovane. E eu fiquei ainda mais lixado, porque senti que num jogo que pouco ou nada contava para as nossas contas finais, o caminho era tirar Gudelj ou Wendel e manter a armada ofensiva. A estratégia de Keizer resultaria e eu, sorridente, meteria a viola no saco e batia as minhas palmas ao técnico que as mereceu pelo que fez ontem. E, já agora, tão grandes ou maiores para o jovem Jovane que, ao respirar fundo e trocar a frustração pelo estar ao lado da equipa até ao final, no banco, deu uma prova de maturidade fora de campo consentânea com a que os seus colegas deram dentro dele.
Mesmo tendo em conta que os 21 remates que o Aves fez estabeleceram um novo recorde de um adversário frente ao Sporting, esta época, há que dizer que apenas cinco deles foram enquadrados. E que o Sporting, mesmo a jogar com dez, fez 8 remates enquadrados em 13 tentativas. Chama-se a isto qualidade. E, sim, o Sporting tem tanta mais qualidade que, mesmo a jogar um jogo inteiro com um a menos, teve a mesma posse de bola (50/50), fez menos faltas (19/10), ganhou mais duelos (58/59) e, claro, marcou mais golos.
O primeiro surgiu aos 24 minutos, por Luiz Phellype, rapaz que picou o ponto no único disparo que fez à baliza aumentando uma estatística muito interessante: dos 5 últimos remates que Luiz Phellype fez à baliza, na Liga, 4 resultaram em golo. Assinalável, tal como o cruzamento perfeito de Acuña, um dos melhores em campo e claramente um jogador muito acima da média, que ia combinando com Bruno Fernandes e fazendo com que, em posse, o Sporting não desse sinais de estar em inferioridade.
Mas ser do Sporting é ter sempre uma surpresa à esquina e foi de uma delas que apareceu outra vez aquele boneco das correrias, o Luquinhas, a arrancar pela área até o Salin o abalroar, fazendo penalti. Pimba, empate, e só não foi pior porque as regras mudaram e não permitem dupla penalização, safando-nos de ter outro guarda redes expulso e ter que pedir a um qualquer jogador de campo para calçar as luvas durante sessenta minutos.
O Sporting continua a saber o que fazer com a bola (e na primeira parte teve 67% de posse), mas seria de uma parada, mesmo em cima do intervalo, que surgiria a redenção de Mathieu: jogada ensaiada para a cabeça de Coates, este amortece para o remate pateta de Wendel, mas a bola encaminha-se em direcção ao central francês que a empurrar lá para dentro.
Ao intervalo, Inácio arriscou e trocou Ponck por Varela, abdicando da linha de cinco defesas e lançando mais uma “gazela” lá na frente. O Leão, esperto, em vez de correr atrás delas, baixou as linhas de pressão e passou a ser cínico, criando as duas melhores oportunidades de golo do segundo tempo através de rápidas saídas em contra golpe, desperdiçadas por Acuña (48′) e Raphinha (60′). Doumbia entrava para o lugar de Gudelj e empurrava Wendel para uma ponta final em crescendo, além de dar uma pantufada em Luquinha que levou a muita berraria e pedidos de expulsão.
E quando o jogo estava estagnado, lá apareceu aquele gajo que é, só, o actual segundo melhor jogador português, logo a seguir a Cristiano Ronaldo: Bruno Fernandes. O camisola 8 resolveu igualar o máximo de golos marcados por um médio, numa única época, num campeonato europeu, mas fê-lo como ainda não o tínhamos visto fazer: com uma cabeçada à ponta de lança, colocando um ponto final no jogo e ainda sendo brindado com uma chapadinha por parte de uma adepta do Aves que, se tivesse batido numa carinha mais imberbe, por certo teria passado a noite na esquadra, recordando a noite chuvosa em que o Sporting mostrou que, aos poucos, vai cimentando processos menos espectaculares e goleadores, mas mais seguros e apostados em aprender a defender antes de tentar regressar à vertigem ofensiva.
14 Abril, 2019 at 18:44
Ok ó Carla estas desculpada…
‘Oh burro, vai festejar para o lado do Sporting”, explica, garantindo que “não houve tentativa de agressão”
“Deixo um pedido de desculpas ao Bruno porque considero que também não estive bem”
14 Abril, 2019 at 19:21
😀 Prevejo mais suores frios!
Agora a sério, podia ser um gandulo do caralho que lhe desse com um Nokia 3310 na cabeça e teríamos ali um problema.
14 Abril, 2019 at 20:13
Teríamos de enviar um pedido de desculpas e comprar um telemóvel novo para a senhora…
15 Abril, 2019 at 7:25
Tem mais bolas essa senhora que muitos que se dizem do Sporting!!
É do Aves mas não é nenhuma franga!
14 Abril, 2019 at 18:56
Nacional de natação,
Masculino 1o lugar
Feminino 2o lugar ( 1o lugar Algés)
Alexis Santos bateu o recorde nacional absoluto dos 50 costas (25,44 segundos).
14 Abril, 2019 at 19:17
Excelente! Atiramos as toupeiras para terceiro em Femininos e em Masculinos conquistamos o 8° Título de Campeões Nacionais consecutivo!
Parabéns Leões e Leoas!
14 Abril, 2019 at 20:48
Que se f.dam.
Na natação não se olha para trás.
14 Abril, 2019 at 19:06
Voleibol Feminino
Praiense 1 Sporting 3
14 Abril, 2019 at 19:17
Cada dia mais perto a subida!
14 Abril, 2019 at 19:19
Só vi agora a falta do Doumbia. Não me parece que seja vermelho instintivamente, talvez amarelo laranja mas também aceito que se queiram reduzir essa situações no futebol. É uma questão de inverter o ónus….se derem sempre vermelho por isto os jogadores mais físicos terão sempre mais cuidado e o jogo beneficia.
O problema em Portugal é os critérios, tanto os critérios que variam honestamente como os que variam em função da cor dos vouchers. Fala-se muito do critério durante o jogo, mas nem isso é suficiente. O critério tem que ser igual em todos os jogos, doutro modo beneficia-se sempre alguém.
Vi agora também as declarações do Augusto Inácio: claramente não disse nada de errado. É a opinião dele e foi correcto.
Finalmente, revi e revi o lance do Coates e fico na minha. O toque é leve e acidental – é um ‘deslarga-me’ – o próprio Coates já ia a agarrar e fez logo fita. Para mais anular um golo por isso…
Nada disto influi no resultado.
14 Abril, 2019 at 19:42
Futsal Feminino
Sporting 2 Golpilheira 0
14 Abril, 2019 at 19:57
The Utah Jazz announced a permanent ban for the person responsible for directing vulgar and inappropriate language at Oklahoma City Thunder star Russell Westbrook during Monday night’s game at Utah’s Vivint Smart Home Arena.
The ban is for all arena events, and “is based on excessive and derogatory verbal abuse directed at a player during the game that violated the NBA Code of Conduct,” the team said in a new release.
14 Abril, 2019 at 20:05
Pois…
14 Abril, 2019 at 20:12
Para o ano teremos iguais medidas com a chegada do Sporting à modalidade…
14 Abril, 2019 at 20:15
SIMPLESMENTE VERGONHOSO.
O que tem o senhor PLIGA e PFPF e o Sr. Meirim a dizer sobre isto … e já agora o SCP, porque faz parte da competição e … ou outros clubes ….
“Petit mostrou-se contente após a vitória do Marítimo sobre o Feirense (2-0), num jogo a contar para a 29.ª jornada da Liga. Ainda assim, o técnico da equipa insular admitiu dificuldades.
«Foi um jogo complicado, mas já estávamos à espera disso devido à fase complicada que o Feirense atravessa. Não entrámos como queríamos, mas fizemos algumas alterações que permitiram à equipa ter mais bola e criar mais oportunidades. Fizemos dois golos e no segundo tempo foi só gerir enquanto o Feirense tinha que arriscar. Os três pontos foram mais importantes que a exibição», começou por explicar.
Petit aproveitou ainda para fazer a antevisão da partida da próxima jornada com o Benfica, onde admitiu poupanças.
«Temos uma estratégia montada para cada jogo e na próxima semana vamos defrontar uma equipa díficil. Contra o FC Porto poupámos jogadores que estavam em risco de ver o quinto amarelo, desta vez optámos por o Edgar Costa e o Joel Tagueu verem o quinto amarelo, de forma a estarem aptos para s outras quatros finais», concluiu.”
14 Abril, 2019 at 20:25
bem fazer isto na uefa da 2 jogos de castigo
14 Abril, 2019 at 23:27
Espectáculo…
O futebol está uma verdadeira Liga da corrupção de merda.
O Sporting nunca mais a vencerá…
É apoiar as modalidades pois aí é sempre possível ganhar e recuperar dos roubos.
14 Abril, 2019 at 20:17
Só um off para lembrar em que competição o Sporting desenvolve o seu futebol profissional.
‘PETIT ADMITE AMARELOS FORÇADOS PARA EDGAR COSTA E JOEL FALHAREM JOGO COM BENFICA’
É tão burro que diz isto à vontade. E isto é às claras, imagine se o que se faz na sombra.
14 Abril, 2019 at 20:35
Num país a sério a esta hora já não era treinador
14 Abril, 2019 at 20:42
ricardo
o petit pelo menos admitiu isso, mas se formos a ver o que aconteceu na jornada ate agora: o braga perdeu o goiano, para o jogo com o feirense, que perderam 4 jogadores para jogar com o braga( 2 expulsos , 1 com o 5 amarelo e outro com o 14º); o unico gajo do santa clara em risco o chico ramos viu um amarelo parvo e nao vai ao dragao
o unico jogador do nacional que estava em risco para jogar contra nos tambem viu o 5º amarelo.
isto na uefa dava 2 jogos de castigo aos jogadores( cá duvido que dê porque os regulamentos sao os clubes que fazem e nao tens la nada disto previsto), mas sejamos realistas: só existe problema quando sao as equipas pequenas a fazer isto, em especial se a seguir forem jogar a casa de um dos grandes, quando sao os grandes a fazer algo parecido como forçar amarelos e expulsoes para limpar castigos nunca existe esse problema
14 Abril, 2019 at 21:10
“quando são os grandes a fazer algo parecido como forçar amarelos e expulsões para limpar castigos nunca existe esse problema”
Tão isto…
Mas já toda a gente viu quem manda nesta treta toda. Por isso… Os Petites deste carrocel não têm medo nem pudor de dizerem estas coisas… Viva a impunidade!
14 Abril, 2019 at 21:53
Petit é um burro! Só um burro diz uma coisa destas como se estivesse a apresentar uma estratégia!
Usar este artifício para ter a equipa na máxima força contra os adversários do “seu campeonato”, para assegurar a permanência, é uma coisa, assumí-lo publicamente é uma asneirada de todo tamanho. Mas quem conhece o Petit sabe que falha qualquer coisa ali…
E é evidente que será castigado! Os adversários irão fazer tudo para que tal aconteça.
14 Abril, 2019 at 21:16
Pois, num país a sério…
14 Abril, 2019 at 20:47
Burro? Burro é o adepto quando o treinador diz que não o fez.
É contra as regras? Então… é uma decisão, como quando um “grande” força o cartão para limpar contra o último.
As leis é que são uma treta, a competição não tem credibilidade.
É a diferença entre legislar uma competição e legislar em causa própria.
14 Abril, 2019 at 20:49
nuno e nos sabemos quem faz as regras da liga…………quem vai beneficiar delas, os clubes
14 Abril, 2019 at 21:09
Para mim resolvia-se fácil: sorteava-se entre os jogos restantes, o jogo a cumprir. Só os vermelhos cumpriam no próximo jogo.
14 Abril, 2019 at 21:13
Inventavam outras artimanhas…
Não me canso de dizer… Estamos a lidar com bandidos…
14 Abril, 2019 at 21:21
isto nao tem a ver com artimanhas desta ou daquela equipa, todas as equipas fazem isso, entao se pelo meio tiveres uma eliminatoria da taça invariavelmente o gajo que levou o 5 amarelo, arranja maneira de ser expulso para limpar na taça
a unica soluçao?( e para isso era os clubes que é quem faz as regras quererem, porque se tens multas de valores ridiculos, castigos ridiculos, foi porque alguem fez os regulamentos e quem faz e aprova os regulamentos sao todos os clubes)
fazer como em Inglaterra ou na uefa: forçam amarelo para limpar cadastro em vez de 1 jogo de castigo levam mais
14 Abril, 2019 at 21:56
Isso sim. Lá fora não brincam!
14 Abril, 2019 at 22:21
Não é “lá fora”.
O produto não é credível, as pessoas não compram.
Cá vende-se banha da cobra. Por isso o futebol português só tem saída cá no burgo. Lá fora é uma piada
O futebol português é dirigido ao adepto de taberna que quer vencer, ponto. Seja como for.
14 Abril, 2019 at 22:34
+1 É mesmo isso.
14 Abril, 2019 at 22:38
Enquanto os presidentes dos clubes menores se preocuparem mais com os seus interesses que com os interesses das instituições que presidem, o futebol português será sempre esta pobreza franciscana, e alvo fácil dos predadores azuis e encarnados.
Não há verdadeiro interesse em promover a competitividade em Portugal. Ontem jogamos contra um carnide C tal era o número de jogadores encarnados a jogar no Aves. E no futuro já não serão comprados no mercado para emprestar, mas criados na capoeira do seixal que está em ampliação. Isto está muito bem pensado…
15 Abril, 2019 at 20:28
mas os clubes pequenos nao querem alterar as regras, mas os grandes tambem nao querem porque tambem lhes da jeito forçar uns amarelos por causa de jogos complicados( ainda ontem ouvi um comentador a dizer que o ruben dias forçou o amarelo, para limpar contra o maritimo e ir a braga)
14 Abril, 2019 at 22:33
Compreendo.
Mas isto só é possível porque vivemos num meio dominado por bandidos, que permitem que isto assim seja. Independentemente da equipa que o faça.
14 Abril, 2019 at 21:21
Tens razão…
15 Abril, 2019 at 7:29
Agora é simples, pegar nas declaracões do otário e enviar para o uefa integrity e explicar que as regras do jogo estão viciadas, em especial quando as equipas jogam contra o carnide.
Não é preciso muito para se perceber que o petit jogou no carnide, e o carnide está na luta pelo titulo, e que é algo habitual…. mesmo que a liga nada faca, o carnide ainda pode acabar desclassificado.
https://integrity.uefa.org/index.php
14 Abril, 2019 at 21:55
PSG reduzido a 10 na primeira parte, a levar 5 do Lille (sem Leão)!
14 Abril, 2019 at 22:04
lille quando fez o primeiro remate a baliza ja estava 1-1
acabou com 5 golos em 6 remates a baliza..e ajudou-me a ganhar 160 euros no placard
14 Abril, 2019 at 22:31
Boa! A ode estava em 4 euros e pouco. As poupanças por causa das competições europeias ajudam a estas surpresas (derrota da Juve, empate do Barça).
E até o José Fonte marcou!
14 Abril, 2019 at 22:38
Com cabeça, o Placard dá para fazer um bom “pé de meia” para, pelo menos, ajudar a pagar o combustível do carro e passar uma semana de férias por ano 🙂
14 Abril, 2019 at 22:56
Eu era mais “mercado de apostas” (Betfair), onde se podia apostar “a favor” e “contra”.
Não gosto muito de “casa de apostas”. Só entrei em algumas para “sacar” os bónus através do chamado “método dinheiro”, com a Betfair.
Depois a Betfair deixou de estar disponível para Portugal por causa das taxas sobre os lucros e eu deixei-me de apostas.
14 Abril, 2019 at 23:01
Eu gosto de jogar/apostar…
14 Abril, 2019 at 23:42
E eu era mais cavalos.
15 Abril, 2019 at 20:27
4 jogos
vitoria do lokomotiv moscovo
empate do getafe( com um penalty aos 96)
empate do eibar na real sociedad8 sofreram um golo no primeiro minuto, depois masscraram, mas so empataram a 5 min do fim
e vitoria do lille( acreditei que eles nao iam querer ver o psg fazer a festa em casa deles, e so impediam isso com uma vitoria)
14 Abril, 2019 at 23:22
Boa Noite.
Domingo calmo aqui na Tasca.
Sobre o jogo, só agora é que vi a imagem do Bruno F. a levar uma chapada de uma senhora, Tugão ao melhor nível.
Exibições, é destacar o coletivo, num jogo a jogar com menos 1 e ganhar por 1-3, mostrou-se algum coração e empenho.
Podíamos estar mais perto do 2º lugar, a melhor fase de Keizer chega numa altura que o campeonato para o Sporting já esta decidido.
O positivo a tirar desta fase é que calhou na altura da 2º mão da Taça de Portugal e o Bruno Fernandes começou a subir o rendimento com o Holandês (a par de Wendel), nota-se que o Bruno tem uma certa liberdade em campo (a sua capacidade física assim o permite) e Keizer deu lhe total protagonismo, num pantel fraco em referencias e em jogadores de qualidade acima da média, não podia ser de outra forma.
Como escrevi ontem, pelo Bruno andavas a lutar pelo titulo fácil.
Luis Filipe, temos avançado? Para já merece o lugar.
Continuou a achar que é preciso outra referencia atacante, falta um “Marega” ao Sporting, um gajo possante, rápido, resistente e com uns “pés” minimamente bons.
benf@ hoje ganha ao Setúbal, fui vendo a espaços, o Setúbal ainda deu alguma luta.
João Félix, comparar ao Cristiano Ronaldo é ser estúpido e burro, mas o rapaz tem ali algo que o diferencia dos outros jovens que foram aparecendo no futebol Português, a sua capacidade de finalização, por isso referi já uma vez que faz lembrar mais o João Pinto com Rui Costa.
Penso que é a sua melhor arma, finaliza muuuito fácil.
O resto com trabalho e profissionalismo, vai ganhando, falta-lhe “corpo” para se aguentar lá fora ao mais alto nível.
Outro jogador que já no Braga o achava bem acima da média, era o Rafa, aos 25 anos, acrescentou regularidade ao seu futebol, é uma espécie de “Hazard”.
Do nosso lado também temos um que pode vir a ser grande.
O Raphinha, para o ano com uma equipa consolidada, tem tudo para se assumir como uma referencia no Sporting.
Esta época não lhe esta a correr da melhor maneira, até porque o contexto e a lesão não o ajudou.
Comparando com um jogador que passou por cá e no rival, lembra me o Di Maria.
Dos putos o melhor era o Rafael Leão, com alguma margem para os outros até.
Não vejo assim nenhum talento diferenciado para já (não contando com Joelson e não conhecendo Plata), mas temos alguns nos sub-23 que bem trabalhados podem ser aposta, Max, Thierry, Paz, Miguel Luis (que o era e até marcou…) Pedro Mendes…
Regra geral um ano a rodar na 1º liga, só fazia bem a alguns, já que não vão fazer todos parte no plantel para o ano.
14 Abril, 2019 at 23:45
O Félix é bom, mas como é normal num miúdo de 19 anos, marcado em cima não faz nada. Não me lembro de o ver contra o Porto, nem para a taça contra o Sporting. Não é explosivo, atlético ou tecnicamente superior como era o Cristiano. Não é por ser Sportinguista, mas se me dessem 100M para comprar um jovem de 19 anos, mais facilmente comprava o Leão do que o Félix. O Leão tem muito mais futebol e versatilidade que o Félix.
Sub-23, Max, Thierry, Paz e Bragança, o resto por mim roda. ML precisa de assumir jogo e aprender a proteger a bola, assim que o fizer será o parceiro ideal para o Wendel num meio campo sem BF, isto se o Wendel se aguentar mais 2 ou 3 anos cá. Sem Petro, Risto, BGaspar, Jeff, Diaby (espero que saia) deve abrir espaço para no mínimo 2 dos sub 23.
14 Abril, 2019 at 23:48
“mas se me dessem 100M para comprar um jovem de 19 anos, mais facilmente comprava o Leão do que o Félix. O Leão tem muito mais futebol e versatilidade que o Félix.”
Estás a falar de um jogador como o Leão ou do próprio?
É que dar 100 milhões por um tipo que fez o que fez… Só me faz dizer “Ah, povo lindo!”…
E não te tenho nessa conta… Mas estamos sempre a ser surpreendidos…
15 Abril, 2019 at 0:13
Entendo o que queres dizer mas isto está muito inflacionado. Nenhum dos 2 vale 100 milhões neste momento.
Lembro-me bem do hype que foi Markovic ou Anderson e acabaram por não justificar os 30 milhões, cada.
30 milhões seria um valor aceitável neste momento por Félix ou Leão.
15 Abril, 2019 at 0:25
Atenção á idade de ambos, 30M é curto.
Uma coisa é um jogador aos 23/24 já feito e a caminho do seu auge futebolístico.
Outra é um puto que já faz o mesmo aos 19 anos, que o outro aos 23/24 faz.
Querendo ou não pagas o potencial.
15 Abril, 2019 at 0:22
Eu também, fartei-me de elogiar aqui o Rafael Leão, para mim é exemplo perfeito de jogador “moderno”.
Alto, rápido, forte fisicamente, finaliza fácil, dribla minimamente bem e ainda junta passada larga.
Foi mal acompanhado no processo das rescisões…
Desportivamente foi um bom passo ir para o Lille, beneficia o seu estilo de jogo, até porque o mais certo era ser suplente do Dost esta época, o que não fazia muito sentido nesta fase da carreira.
O impacto que tem tido no Lille não é por acaso, alias excelente época no 2º lugar.
Financeiramente deve ter um contrato jeitoso.
Por isso é que comparar com C.Ronaldo não faz sentido, alias o futebol esta muito mais táctico e físico, não temos espaço para virtuosos como o Ronaldo que fintava qualquer um e ia para cima, o última com essa escola era o Nani.
Se vires o Gelson, já é um extremo bem diferente da escola dos Quaresma’s, Nani’s e Ronaldo’s.
15 Abril, 2019 at 2:23
Nos Sub 23 atenção ao Matheus Nunes, capacidade de passe à WC e Paulinho.