Este fim de semana o futebol das meninas, raparigas e mulheres do Sporting competiu com 4 das suas 5 equipas: apenas as mais petizes folgaram na competição uma vez que, sendo ímpar o número de equipas no seu grupo, calhou a sua vez de ficarem isentas, oq eue até foi bom para aproveitarem melhor as férias escolares da Páscoa.
Às 11h do sábado, a equipa juvenil sub17, deslocou-se à Malveira para jogar, no Campo José Alegre, com as jovens do Malveira, a última jornada do Campeonato Distrital da AFL. O resultado foi favorável às jovens do Sporting por 2-6. As leoas Maria Ferreira (13 anos), Raquel Baltasar (15 anos e Nadia Bravo (14 anos) marcaram 2 golos cada. A equipa do Sporting terminou a Competição em igualdade pontual com o Benfica, mas cabendo à equipa das águias a vitória final na competição por vantagem de golos nos confrontos entre as 2 equipas. De salientar que, na sua vitória, a equipa benfiquista usou as jogadoras de 17 anos que actuam no escalão sub19, estratagema recusado na Formação leonina, cuja equipa tem média de idades inferir a 15 anos.
Também no sábado, às 16h, as Juniores sub19 do Sporting deslocaram-se ao Campo Dr António Oliveira da Cruz, em Almada, para defrontar as rivais do Benfica. O desfecho da partida sorriu às atletas de vermelho que venceram por 2-0.
Já no Domingo, realizaram-se os 2 jogos das equipas Séniores, ambos às 15 horas.
A equipa B, em jogo da Série Sul da 2ª Fase (Apuramento de Campeão) do Campeonato Nacional da 2ª Divisão, foi ao Estádio do Parque do Serrado, em Amora, empatar a 2 golos com a equipa local. Os golos leoninos foram apontados por Inês Macedo (avançada, 18 anos) e o tento da igualdade conseguido aos 90 minutos de jogo por Rita Fontemanha (defesa direita, 25 anos).
Já a equipa principal voltou à competição após uma longa paragem (há que rever o calendário competitivo) para, no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, receber e vencer a equipa do Valadares-Gaia por 2-0, sendo os golos apontados pelas centro-campistas Tatiana Pinto e Carlyn Baldwin.
Na próxima jornada, que só se joga a 28 de Abril, o Sporting recebe o penúltimo classificado, o Vilaverdense e o Braga, que se encontra 2 pontos à nossa frente, desloca-se ao campo do Valadares-Gaia. Depois, na penultima jornada, joga-se o decisivo Braga-Sporting, tendo as leoas a muito difícil tarefe de vencer por 3 golos de diferença para poder revalidar o título (caso nenhuma das 2 equipas “escorregue” nas outra 2 jornadas, antes e após a desse “clássico”).
Mais uma vez uma palavra para o completo desatino organizativo da nossa FPF e da maioria das associações Distritais. Não se compreendem os enormes hiatos nas competições seniores, enquanto as competições dos escalões de formação (onde há férias escolares) competem quase todos os fins de semana sem interrupção, vendo as suas competições acabar ainda em Abril. Do mesmo modo, tarda imenso a generalização de competições femininas nos escalões sub13 e sub15, onde apenas a AF Braga, organiza competições para essas faixas etárias.
Quando todas as orientações da UEFA e da FIFA vão no sentido de desenvolver o Futebol Feminino, a partir da Formação desde os escalões mais jovens, em Portugal a Federação não investe abaixo das sub19 e vota ao esquecimento o futebol feminino no Desporto Escolar. Mais uma vez, apesar de ter uma situação financeira bastante desafogada, a FPF continua a viver à sombra da bananeira, que é como dizer à custa do trabalho desenvolvido pelos Clubes.
* às segundas, o Álvaro Antunes faz-se ao Atlântico e prepara-nos um petisco temperado ao ritmo do nosso futebol feminino
16 Abril, 2019 at 8:34
Nós vamos a 3 pontos do Braga e não a 2 – um lapso do colega Álvaro que depois aponta, e bem, que é preciso ganhar por 3-0 3m Braga, o que não seria o caso se fossemos a 2 pontos.
Sobre a equipa A, este jogo com o Valadares foi miserável. Se o futebol feminino fosse isto, não teria em mim um grande adepto e dificilmente estaria a crescer como está. Realmente algo se passa porque não me lembro de ver jogos com tão pouca qualidade quer na 1ª, quer na 2ª época. O futebol jogado é deprimente, sem fio de jogo, aos repelões, muito fraco mesmo.
A equipa precisa de ser toda repensada e, talvez, de um treinador novo. E isto, acho eu, requeria algum investimento que não sei se estão dispostos a fazer…
Quanto à formação, é bom que entendam de vez que o Benfic@ está em campo para ganhar e também aposta na formação e em jogadoras jovens. O contexto das 2 épocas anteriores, onde praticamente competíamos praticamente sozinhos e, por isso, ganhávamos sempre, acabou de vez!
SL
16 Abril, 2019 at 9:10
Só para acrescentar que 6 dos 9 golos do Braga foram fruto de lances aéreos, dos quais 5 foram mesmo golos de cabeça!
A tal cena de que a altura não interessa muito…
16 Abril, 2019 at 12:21
Foi gralha que não reparei. Devo ter teclado ao lado. Costumo reler antes de enviar, mas a maioria das vezes, não vale muito a pena porque, quando a revisão é feita por quem errou os erros mantêm-se por “simpatia”. Obrigado pela correcção.
Quanto às apostas do Benfica na Formação, sem dúvida que também as fez e muito bem, embora ache que sobrelevam em demasia o lado Formar a Ganhar que era discutido por nós aqui num post ontem ou anteontem. Mas é uma opção válida e que lhes está a correr bem.
Saudações leoninas
16 Abril, 2019 at 12:45
Acontece! 🙂
Siga!
16 Abril, 2019 at 8:46
algumas notas soltas:
– acho interessante o facto de uma jogadora como a Fontemanha, que, pelo menos nas duas épocas anteriores, tinha peso no balneário e foi um dos rostos das conquistas, não ter problema algum em actuar pela equipa B, defendendo-a como se fosse a equipa principal (e não foi a única a fazê-lo, este fim de semana)
– o jogo na Amora ficou marcado pela expulsão das duas guarda-redes, tendo o Sporting visto ainda mais uma das suas jogadoras ir tomar banho mais cedo. Ou seja, o empate surge em cima da hora e quando estamos a jogar 9×10
– em relação às sub 17, a Mariana Cabral teve um desabafo no twitter, colocando no ar a questão se valia mais abdicar das ideias por uma vitória, precisamente por ver jogadoras que, inclusivamente, treinam com a seniores do benfica, baixarem dois escalões para levarem de vencida o Sporting e as suas meninas de 15 anos.
16 Abril, 2019 at 9:13
Não percebo…
O Sporting não fez baixar jogadoras da equipa A para o jogo da 2ª Liga com o Benfica? Houve problema aí? Fizeram-se criticas a isso?
Cada clube gere as suas jogadoras como entende. Os clubes assumem isso. Os adeptos que façam o mesmo…
Não percebem que criticas cenas no benfic@ que depois nós também fazemos fica um bocado mal? Há tanta merd@ para os criticar… e bem… Foquem-se nisso!
16 Abril, 2019 at 9:56
Uma coisa são as equipas A e B onde actuam várias equipas seniores, outra coisa são os escalões abaixo.
Acredito que a médio/longo prazo vamos tirar frutos da nossa estratégia, como o carnide tem tirado no masculino.
Aqui encaixa bem a questão ontem debatida, “formar a ganhar ou formar para ganhar”. E a questão da Mariana Cabral é mais que um desabafo…
16 Abril, 2019 at 12:48
Também entendo a questão da Mariana como um desabafo.
Já a questão ser levantada pelo Cherba vejo como um critica que, para mim, não faz muito sentido porque:
a) cada clube faz o que quer
b) nós também fazemos isso.
E, sim, meter atletas a competir num patamar superior puxa-os/as para cima mais rápido!
16 Abril, 2019 at 10:09
Nisto estou com o grande educador!
Creio que terá sido um desabafo movido pela frustração da Mariana que este ano tem tido muitos revezes contra os lampiões por isto.
Desde que eles não quebrem as regras devem gerir a coisa como lhes apetecer. Assim como nós fazemos. Nós optámos por lutar com jogadoras mais jovens do que o escalão em causa, eles optaram por chamar as jogadoras que pertencem ao escalão. Porque raio havemos nós de nos queixar?!
16 Abril, 2019 at 10:13
ela colocou uma questão e eu respondi: não abdicar do processo. Espero que seja a linha do Sporting
16 Abril, 2019 at 10:19
E bem!
Como eu respondi ontem no post dedicado ao assunto.
Não li o post dela por isso inferi da tua descrição como “desabafo” que ele revelava frustração e irritação pelo que eles fizeram, meio como queixa. Se não foi assim peço desculpa à Mariana por o que escrevi!
16 Abril, 2019 at 10:28
Também tenho essa opinião.
Com o crescimento da modalidade, a alteração das regras com limitação de estrangeiras é só uma questão de tempo. Será como no futebol masculino.
A UEFA está atenta ao potencial de crescimento da modalidade. E aos cifrões.
16 Abril, 2019 at 10:31
A opinião de não abdicarmos do caminho escolhido até aqui…
16 Abril, 2019 at 12:51
Fazeres um jogo diferente, aqui e ali, não é abdicar do processo. Acho eu…
Entrares num jogo com o Benfic@ com armas muito diferentes é abdicar de lutar pelo resultado. Mas se fazes isso conscientemente, tudo bem, aceita-se!
16 Abril, 2019 at 13:02
Em completo desacordo. Ele inverte a questão que a Mariana coloca, porque afirma “(…)E, sim, meter atletas a competir num patamar superior puxa-os/as para cima mais rápido!” (Miguel dixit).
A Mariana queixa-se é do inverso: é de depois se reverter esse processo trazendo-as (ainda por cima ocasionalmente para 1 e 2 escalões etários mais abaixo do tal patamar onde foram postas a treinar e a competir normalmente.
E isso é um direito, sem dúvida, mas é uma aberração do ponto de vista de processo formativo. E não é só por retirar essas atletas do patamar em que as puseram. É, sobretudo, porque, com isso, para elas jogarem, significa que estão a retirar da SUA equipa jogadoras com que normalmente conta para a maioria dos desafios. O que lhes passa com esta opção? Que só servem para jogar nos jogos mais acessíveis, nos jogos mais “a doer”, não conta com elas e vai buscar as que já evoluíram para um patamar superior.
É o mesmo princípio que abomino com as selecções olímpicas: fazem a campanha de apuramento para chegar aos Jogos com sub23; mas quando vão disputar os Jogos que é o que realmente mais destaca essas selecções levam 3 jogadores com idades superiores (alguns os “craques” das selecções principais dos seus países). Como ficam os 3 que foram preterido e ficaram em casa para esses 3 darem entrada?
SL
16 Abril, 2019 at 14:12
Alminha, é UM JOGO em 3 ou 40 jogos numa época… Não inverte porra nenhuma!
Ou a minha filha treinar nas seniores do Belenenses e depois jogar pelas Juniores inverte o desenvolvimento dela?
Ridículo!
Simplesmente ridículo!
É não ter noção, ou estar só a dizer mal porque sim… e porque é o benfic@!
16 Abril, 2019 at 19:58
Haverá maior fedor do que aquele de um cripto rabolho armado aos cucos? És penoso, mendesbot…
16 Abril, 2019 at 22:42
Penosa é a tua argumentação…
16 Abril, 2019 at 10:13
achas que é a mesma coisa uma jogadora jogar pela equipa B ou essa jogadora, que já está integrada no plantel principal, jogar pelas juvenis?
ou nem leste?
16 Abril, 2019 at 12:54
Li, Cherba!
Ou eu tenho o habito de comentar sem ler?
Acho que o pessoal se foca demasiado no Benfic@… Se faz, se não faz. se gasta mais, se gasta menos… Enfim, é a minha opinião que se fala demasiado desse clube e parece que qualquer tema serve para isso.
Fale-se do que realmente importa:
a) das coisas que fazem bem e nós devemos ter olhos nisso,
b) dos corruptos e merdosos que são!
16 Abril, 2019 at 13:03
leste mas não respondeste à 1ª pergunta CONCRECTA que o Cherba te fez.
SL
16 Abril, 2019 at 13:47
Não é exactamente a mesma coisa mas é parecido. Não é exactamente uma coisa fantástica!
Têm idade para jogar nas juvenis e estão no plantel sénior? Então porque raio não podem jogar nas juvenis quando o clube entende?
Não vejo problema nenhum!
Aliás, terem juvenis já no plantel sénior é altamente!
Nós temos alguma? 😉
16 Abril, 2019 at 14:18
Só para informação de quem quiser, a nossa jogadora Beatriz Rodrigues – nº 20 no voleibol – já treinava nas seniores do Belenenses e ainda era juvenil. E jogava nas Juniores a maior parte do tempo. Mas isso não a impedia de jogar quer nas Juvenis, quer nas seniores.
Têm lá outra miúda, da idade da Bea, que já joga nesta altura nas seniores sendo ainda júnior! Mas sempre que pode vem jogar pelas juniores! E isso não a fazer regredir nem a deixa deprimida!
Faz tudo parte do processo e quem manda decide como é, de acordo uma uma série de critérios que nós desconhecemos completamente!
SL
16 Abril, 2019 at 12:41
Miguel, que argumento tão falso e infantil. Nem parece seu! Não precisa de defender as suas ideias com uma veemência que chega ao absurdo. Até parece que é do Benfica caramba.
O que o Cherba falou, CITANDO A MARIANA CABRAL, foi de fazer descer jogadoras 2 escalões daquele em que normalmente estão integradas. É muito diferente de ir jogar noutra equipa do mesmo escalão!
Deverias dirigir essa tua crítica à Mariana Cabral (que, se calhar, até será quem tu queres ver a substituir o Prof. Nuno Cristóvão já na próxima época) porque o Cherba limitou-se a citá-la.
Ainda não consegui perceber por que razão fica o Miguel tão abespinhado quando se criticam “cenas no benfic@”?
Eu na resposta anterior reconheço o bom trabalho que se faz na Formação do Benfica, sendo exactamente esta a única ressalva que fazia. Não deixando de dizer que era uma opção válida do Benfica. O facto de ser uma opção válida (não é ilegal) não quer dize que seja imune à crítica. Mas o Miguel logo vem à carga e num tom tão irado. E não quer que os tasqueiro o achem presunçoso.
As jogadoras que foram da A para a B fizeram um trajecto normal Ás equipas B. O que não é normal é uma equipa B, a competir em escalão senior ter como base as jovem que compõem o plantel sub19 (com média de idades de sub17. Daí Miguel até “estranhar” a ida da Rita Fontemanha à equipa B. Mas quando os masculinos tinha uma equipa B, se havia jogadores na A a ser pouco utilizados não seria normal dar-lhes ritmo competitivo noutra equipa do mesmo escalão? Só não é normal com “vedetas”.
O Benfica preferiu fazer outras apostas. Está no seu direito: Mas também está sujeito às críticas. Porque a verdade é que, para colocar jogadoras que estão no plantel senior a jogar nas sub19, haverá jogadoras que habitualmente jogam no escalão de Formação que se vêem relegadas da equipa porque a sua técnica entendeu que esta, só com elas, não seria suficiente para ganhar. Bela confiança e motivação, não? Belo valor de formação, não?
SL
16 Abril, 2019 at 13:32
Álvaro, respondo-te com o mesmo que respondi ao Cherba… (o tom irado é da sua cabeça!)
“Acho que o pessoal se foca demasiado no Benfic@… Se faz, se não faz. se gasta mais, se gasta menos… Enfim, é a minha opinião que se fala demasiado desse clube e parece que qualquer tema serve para isso.
Fale-se do que realmente importa:
a) das coisas que fazem bem e nós devemos ter olhos nisso,
b) dos corruptos e merdosos que são!”
Eu vi o comentário da Mariana como um desabafo e vi o comentário do Cherba como um critica – eventualmente poderá ter sido má percepção minha mas como eu acho que se fala demais do Benfic@, e como eu acho que tudo serve para criticar esse clube, mesmo quando são coisas que têm boas, fiz o comentário.
Eu ando aqui há mais de 2 anos a dizer que a formação do Benfic@ é, nesta altura, boa e que tinha jogadores com mais talento que nós, o que me fez levar com comentários desagradáveis de muita gente! Hoje, em termos da fase inicial dos seniores – 20, 21, 22 e 23 anos – e dos Juniores – 18 e 19 anos – é óbvio para qualquer pessoa com olhos na cara que eles têm uma série de jogadores para meterem na equipa A que nós temos dificuldade em acompanhar – em talento (aspecto técnico), qualidade (percepção do jogo) e quantidade.
Mas, pronto, para alguns inteligentes tudo o que é feito pelos rivais – especialmente os e-toupeiras – não tem qualquer valor!
Lá está, há tanto para dizer mal desse clube que não faz sentido estar a dizer mal por coisas que nem importância têm!
16 Abril, 2019 at 13:44
Acho que o pessoal se foca demasiado no Benfic@
Pois…
Quanto às estratégias, os lamps também se orgulham de por miúdos a jogar um escalão acima, mesmo que isso signifique ganhar menos. É o que é. Cada um sabe de si e o que quer alcançar.
16 Abril, 2019 at 13:48
Exacto!
16 Abril, 2019 at 13:58
Meu caro, eu isso não critico.
E não se trata de reconhecer ou não qualquer direito. Se não fosse um direito, nem estávamos aqui a discutir isto , mas sim a penalização que o Benfica teria sofrido.
O que se trata, não é de “puxar” jogadoras para escalões acima dos seus escalões etários. O que se trata é de, depois, não deixá-las lá e usarem-nas para relegar para fora da sua equipa as que estão normalmente a treinar e a jogar no escalão de que estas foram “puxadas”.
Formativamente não é bom para umas nem para outras, na minha opinião.
Que é um direito não ponho em causa. Mas critico. Porque também é um direito. E porque aquilo que relevo de MUITO BOM na Formação do Futebol Feminino do Benfica é o facto de, tal como nós, “puxar” jogadoras para escalões acima dos seus escalões etários. Não o processo inverso!
Saudações leoninas
16 Abril, 2019 at 14:09
Ó Álvaro, critica… Mas quem é você para criticar, se nem benfiquista é?
Eles não sabem o que fazem?
Se deram importância ao jogo para meter umas miúdas juvenis que já treinas com as seniores, é com eles.
Se nós não demos, é connosco!
Agora, é 1 JOGO, que define se se está a seguir um processo ou não quando se fazem 30 ou 40 jogos por época?
Vamos ter uma noçãozinha…
Para eles foi importante meterem as miúdas e garantirem que nos ganhavam. Pronto! É a opção deles. Não está bem, nem está mal. Foi a que foi. Nós tivemos outra, e assumimos jogar com alto grau de probabilidade de perder o jogo. Foi a nossa opção. Não está bem, nem está mal. Foi a que foi…
E essa merda do “muita parra e pouca uva” já é uma frase feita que serve para tudo. Olhe muita parra e pouca uva é esta discussão e vocês está aqui empenhado nela… Uma discussão sobre opções de um clube que nem é o seu, que cada um toma porque a pode tomar.
SL
16 Abril, 2019 at 22:33
“Ó Álvaro, critica… Mas quem é você para criticar, se nem benfiquista é? (…)” (Miguel dixit)
Mais uma pérola argumentativa.
Quem sou eu? Ninguém! (já respondia o Almeida Garrett).
Eu acrescento que sou apenas um cidadão com direito à opinião crítica e que não se inibe de a expor num espaço que até é de debate de ideias e opiniões.
Capisce!!!???
SL
16 Abril, 2019 at 22:44
A argumentação não está aí meu caro… É por isso que só apanha as parras e deixa as uvas na videira…
16 Abril, 2019 at 13:51
Mais uma vez MUITA PARRA e NENHUMA UVA. Não respondeste ao Cherba e não respondes a mim no que ao essencial diz respeito: concordas que seja um bom princípio formativo teres uma equipa base de um escalão de formação, com a qual treinas no dia a dia, que serve para escalares em todos os jogos mais acessíveis mas que, nos jogos mais complicados, seja amputada de algumas das suas jogadoras, para estender a passadeira a outras que já atingiram outro patamar profissional, que não treinam com elas, que não pertencem ao seu grupo.
Que valores formativos estás a passar?
SL
16 Abril, 2019 at 14:00
Foda-se, ó Álvaro, eu concordo que cada clube faz o que quiser, dentro das leis e não são os adeptos de outros clubes que têm de achar bem ou mal! Só isso!
Será difícil de entender, alminha?
PS – Pronto, tem aí o modo “irado” e “arrogante” de quem não está para discussões idiotas!
16 Abril, 2019 at 13:56
“Mas o Miguel logo vem à carga e num tom tão irado. E não quer que os tasqueiro o achem presunçoso.”
Não posso deixar de comentar isto, Álvaro…
Conseguir ver naquele meu comentário ao Cherba um tom irado só mesmo de quem não esconde esse odiozinho idiota – sorry! – que eu digo que tem por mim.
Ainda se ouvisse um tom de voz… Mas por levantar a questão e achar que se fala demais do Benfic@, “venho à carga”, “estou irado” e “sou arrogante”!
Foda-se!
Há pessoal que vai 10 anos à minha frente… 😉 If you know what I mean!
16 Abril, 2019 at 14:31
” (…) Houve problema aí? Fizeram-se criticas a isso?” (Miguel dixit)”.
” (…) Os adeptos que façam o mesmo… (…)” (Miguel re-dixit)
” (…) Não percebem que criticas cenas no benfic@ que depois nós também fazemos fica um bocado mal? Há tanta merd@ para os criticar… e bem… Foquem-se nisso!” ( Migue re-dixit de novo)
Isto apenas num comentário, que até deve ter sido dos mais curtos da História da participação do Miguel na Tasca.
E não foi um “tom” irado!
Mas permita-me, voltar ao mesmo que é a questão da regressão de escalões. O Miguel, na única vez que lá se decidiu a falar nisso, também o faz com uma não resposta e com uma pergunta falseadora da questão: ” (…) Têm idade para jogar nas juvenis e estão no plantel sénior? Então porque raio não podem jogar nas juvenis quando o clube entende?
Não vejo problema nenhum!
Aliás, terem juvenis já no plantel sénior é altamente!
Nós temos alguma? (…)” (Miguel dixit).
Vamos por partes:
a) ” (…) porque raio não podem jogar nas juvenis quando o clube entende?” – Poder podem; o que questiono é: para que as subiram às seniores (já vai a resposta mais abaixo)? e como ficam as do escalão juvenil que são relegadas para o banco e (PARA FORA DELE) para estender a passadeira a esses regressos?
b) “(…) Não vejo problema nenhum! (…)” – Esse é o SEU problema. Eu bem que procurei explicar qual (quais ) o(s) problema(s) formativos que implicam uma tal decisão. Vou repetir: “(…) concordas que seja um bom princípio formativo teres uma equipa base de um escalão de formação, com a qual treinas no dia a dia, que serve para escalares em todos os jogos mais acessíveis mas que, nos jogos mais complicados, seja amputada de algumas das suas jogadoras, para estender a passadeira a outras que já atingiram outro patamar profissional, que não treinam com elas, que não pertencem ao seu grupo.(…)
c) “(…) Aliás, terem juvenis já no plantel sénior é altamente!
Nós temos alguma? (…)” – esta ou é para desviar atenções ou é não querer contar a verdade. O Miguel não é uma pessoa desatenta à realidade do Futebol Feminino em Portugal. A contrário, é bem conhecedor dessa realidade. Por isso só posso entender esta sua declaração como uma forma de querer moldar essa realidade aos intentos da sua lógica argumentativa. O Miguel sabe muito bem que o Benfica só tem jogadoras com idade juvenil no seu plantel senior porque também tem no mesmo plantel 12 estrangeiras. E, por isso, necessita de apresentar jogadoras portuguesas que cumpram com o número mínimo de inscritas por jogo. Como já tinham investido muito com as estrangeiras e com algumas portuguesas que foram buscar ao Braga, para competir na 2ª divisão entenderam (bem) não gastar muito mais e assim, optaram (bem) por “subir” algumas juniores e 2 juvenis para “compor o ramalhete” das convocatórias, ao mesmo tempo que incentivavam e puxavam por essas jogadoras, treinando com as seniores (com outra exigência) e até entrando alguns minutos de jogo, uma vez que a maioria dos resultados, tal era a diferença com as outras equipas, assim o permitia. Por isso, “omitir” este facto na sua apreciação não deixa de também ser bastante significativo sobre a solidez dos seus argumentos.
Saudações leoninas
16 Abril, 2019 at 15:16
Alíneas b) e c) => Não tinha visto isso por esse prisma. Bem notado.
Ou seja… Nós jogamos para formar (formar para ganhar) e o Bein-fic@ está-se a borrifar para isso: forma a ganhar.
Mas não tinha pensado no que sentirão as jogadoras que são utilizadas regularmente e que, nos jogos mais difíceis, são relegadas para o banco.
Mas, às tantas, até ficam contentes se a equipa ganhar e, com isso, elas se sagrarem campeãs. Provavelmente é isso que os treinadores lhes dizem.
16 Abril, 2019 at 22:17
Até pode ser isso o que os treinadores lhes dizem, mas se é , não deixa de ser uma mau princípio formativo. Nem sequer o acho um bom princípio formativo do ponto de vista competitivo (porque cria a ilusão de que foram elas que ganharam), mas é sobretudo um mau princípio do ponto de vista desportivo (porque começa a incutir desde cedo que só interessa é ganhar).
Mas, também, convenhamos Jaime, cabe na cabeça de alguém que um(a) treinador(a)/formador(a) possa dar uma explicação dessas a atletas? No fundo estará a dizer ao grupo “tu, tu e tu, desculpem lá mas amanhã não vão jogar, porque, COMO QUEREMOS GANHAR, para os vossos lugares vão fulana, beltrana e cicrana, que estão a treinar com os seniores; por isso, amanhã vocês as 3 ficam no banco. Ah e já agora tu, tu e tu (outras 3 do grupo) amanhã nem precisam de vir porque como há um número limite, nem no banco podem estar”. Claro que não vão dizer isto desta forma, mas é isso que estão a fazer!
SL
16 Abril, 2019 at 22:45
Santa Engrácia… 🙁
16 Abril, 2019 at 20:14
Álvaro,
Não concordo consigo!
Desculpe lá!
Ainda por cima estamos a falar de 2 (DUAS!) jogadoras… Caramba, dá cabo de toda uma equipa… 🙂
Não, Álvaro, não vejo problema nenhum. Como não vi nós metermos 5 jogadoras do plantel A na equipa B quando jogaram com o Benfic@! Como não vejo problema nenhum na Rita ter jogado pela equipa B.
Não vejo problema nenhum! Zero!
Uma das coisas que acho bem no desporto, e fundamental no crescimento dos/as atletas, é terem a noção do seu valor e de quem está à sua frente, para que se esforcem mais e atinjam esses patamares.
Se as 2 miúdas que saíram das Juvenis do Benfic@ entenderem que as outras são melhores, não há problema nenhum. Se não entenderem, sim, podem ficar chateadas mas isso depois passa!
E uma coisa que ensino à minha filha é que “a treinadora tem sempre razão, mesmo quando não entendes a razão dela! Por isso é que ela é a treinadora e tu és jogadora! Se não concordas com as opções dela, mostra isso em campo, jogando bem, esforçando-te, fazendo o que ela te pede, sempre de cara alegre!”
Álvaro, como eu disse, no Belenenses há uma miúda que já joga nas seniores mas faz uns jogos pelas Juniores sempre que a conjugação dos dois jogos permite isso. Compreende que para ela entrar há uma das 6 que normalmente jogam que tem de sair, certo?
Sai na boa! Elas querem é ganhar, como equipa, jogue a A, a B ou a C.
Por exemplo, este ano ganharam pela primeira vez à PEL – que foi vice-campeã no ano passado em Juvenis que era o escalão onde estavam! Jogaram o jogo todo as mesmas 7 e as outras 5 nem aqueceram mas estiveram sempre a puxar pela equipa!
Não concordo consigo e nem sequer acho que você pode estar certo nisto. Se me dissesse que mudaram 7 ou 8 jogadoras, ok, até podia ver aqui um desmanchar duma equipa mas só com 2 não tem qualquer sentido, na minha opinião. Duas em 11 é similar em 1 em 6… O grosso da equipa mantém-se!
Além disso, Álvaro, estando 2 Juvenis no plantel das seniores, que raramente devem jogar, é muito provável que baixem muitas vezes ao plantel das Juvenis ou até ao plantel das Juniores, por isso as miúdas sabem que é assim e que isto faz parte da formação delas. Treinam num patamar mais exigentes, o que de certo as motiva, e depois jogam onde conseguem jogar, que é o que elas querem!
Não há problema nenhum.
E estou absolutamente convicto disso! – sem iras e sem presunção mas com vários anos de acompanhamento de situações similares! E essa é a solidez do meu argumento! O que acha que eu “omiti”, é um problema seu, porque eu não sou obrigado a valorizar uma coisa que, para mim, não tem relevância. Portanto, não omiti nada, porque não há nada para omitir!
SL
16 Abril, 2019 at 22:22
Mas quem é que lhe disse que foram só 2 em 11? Não foram 2 foram 3 e não foi em 11 porque o escalão era juniores e as juniores jogam Futebol de 9. Portanto foi um terço da equipa.
Quando foram as juvenis, foram 4 (3 que treinam e jogam com as juniores e 1 que treina e “joga” com as seniores); e aí foram 4 em 7, porque as Juvenis jogam futebol de 7.
Acha pouco?
Saudações leoninas
16 Abril, 2019 at 22:49
Bem, se dizem que a equipa de seniores tem 2 juvenis, assumi que eram 2 as que passaram… Mas serem 2 ou 3 é irrelevante. O grosso da equipa está lá.
Depois, como eu disse, de certeza que não foi a primeira vez que jogaram nas Juvenis – sem ter qualquer conhecimento da realidade benfiquista, aposto que estou certo porque é isso que se faz, seja em que modalidade for! Portanto, mais uma vez, isto é um não assunto. É a discussão duma cena que não tem discussão e não merece discussão!
Siga…
16 Abril, 2019 at 15:09
Compreendo o que diz o Miguel e compreendo a frustração da Mariana (formar a ganhar), mas, à semelhança das mais jovens, que jogam contra rapazes, é importante o formar para ganhar (experiência).
Compreendo a Mariana… Quer ganhar nas mesmas condições das adversárias.
Mas se é permitido, o Sporting que faça o mesmo…
16 Abril, 2019 at 20:26
Caro Jaime, e já alguém pensou na vertente contrária? A de abordar o jogo com o Benfic@ como um jogo especial contra o RIVAL HISTÓRICO e jogar mesmo para lhes ganhar, usando todas as melhores jogadores possíveis no escalão?
Já se pensou na tristeza que é perder com o Benfic@?
E será que um jogo em 30 ou 40 é mudar o processo? Ou isto pode ser encarado como um jogo especial, que requer uma abordagem especial?
É que também há este lado da questão.
Podem fazer o processo em 35 ou 36 jogos e usar os 3 ou 4 especiais contra o Benfic@ como um vincar da força da formação do Sporting, em vez de entrar com as mais fracas para não pisar a linha do processo mas sabendo que se perde!
Esta questão tem 2 lados e só se discutiu um deles…
16 Abril, 2019 at 22:58
“Mas se é permitido, o Sporting que faça o mesmo…”
Está aqui.
16 Abril, 2019 at 23:00
Eu também não vejo problema disso acontecer.
Mas entendo o que escreveu o Antunes, nos pontos que focou.
Ambos têm razão na maioria dos pontos apresentados.
16 Abril, 2019 at 10:20
Nem de propósito:
https://www.noticiasaominuto.com/desporto/1235902/dolores-silva-e-os-tracos-de-uma-evolucao-com-direito-a-recorde-mundial?utm_source=notification&utm_medium=pushdesporto&utm_campaign=1235902
16 Abril, 2019 at 13:42
Boa jogadora!
Servia muito bem para o Sporting!
O FF sénior este ano têm-me desiludido um bocado. Tirando o inicio da época, onde fizemos uma boa WCL – falhámos o apuramento por pouco, para mim pelos motivos que estou farto de dizer – e um bom jogo na Supertaça – completamente gamados por uma arbitragem (Teresa Oliveira) vergonhosa – mas a partir daí temos estado muito mal – com a excepção do jogo da Taça em Braga onde outra arbitragem (Ana Amorim) vergonhosa nos derrotou!
É preciso uma mudança na equipa A! Haja vontade para isso…
16 Abril, 2019 at 15:19
Mais depressa a vais ver no vizinho do lado…
Achas que esta Direcção, a dispensar jogadores da jóia da coroa (futebol sénior masculino) para poupara salários vai investir as modalidades?
Pode ser que me surpreenda, mas…
16 Abril, 2019 at 15:19
*poupar
16 Abril, 2019 at 20:19
Com os 3M€ do Montero, ou os 4M€ do Nani fazes uma equipa a lutar pela WCL…
Estamos a falar de um nível de investimento que não tem nada a ver!
E, sim, não me admirava nada que fosse para o Benfic@. Tal como a Jessica Silva…
16 Abril, 2019 at 23:02
Não e parece que esta Direcção tenha essa capacidade de ver as modalidades como o “maluco” as via.
A “jóia da coroa” (e o que dá dinheiro) é o futebol masculino e é nisso onde vão apostar as fichas todas.
Ah… E no Padel…
16 Abril, 2019 at 23:03
*Pádel… Não confundir com “Paddel”.
16 Abril, 2019 at 23:04
*Paddle.
16 Abril, 2019 at 10:37
Estratagema?
16 Abril, 2019 at 15:20
Estrata Gema (nova avançada da Sporting).