Por entre Twitter de adeptos, páginas de apoio do Sporting no Facebook, imprensa escrita e digital nacional juntei algumas frases que fui lendo. Tudo resumido, faz o seguinte texto:
O todo poderoso benfica está a apenas uma vitória do título de campeão nacional de voleibol. Fazendo jus ao seu favoritismo, o benfica, apesar duma pequena resistência adversária, conseguiu vencer. A equipa apresentou-se na sua máxima força, sem lesões de relevância. No seu pavilhão, perante o seu público ruidoso, justificou o grande investimento feito no seu plantel. Nos três sets que saiu vitorioso, transpareceu sempre o desnível qualitativo para os jogadores muito veteranos do Sporting. Algumas vezes até humilhante. Os sets que perdeu resumem-se a demérito do benfica. Em resumo, uma vitória justa e confortável.
Como vos fui habituando nesta rubrica ao longo da época, eu tenho uma ideia diferente sobre os seniores masculinos. Continuo a ter a opinião de que somos bons e ainda não desisti, apesar de ser difícil. Apoiando-me nos dados do parágrafo anterior, vou reescrevê-lo aos meus olhos. Aqui vai:
Tal como na época anterior, as finais estão extremamente equilibradas. O benfica entrou para estes jogos decisivos com um (justo) favoritismo. Contrariamente ao expectável POR quase TODOS, o Sporting está num nível de alto. Uma grande vitória do Sporting no primeiro jogo, uma justíssima vitória do benfica no segundo e chegámos ao terceiro jogo. A m**** das lesões que pairaram durante a época, agora continuam. Fomos a jogo com o João Fidalgo e Wallace lesionados e o João Simões a menos de 100%. Ainda assim, com o Marshall a jogar a líbero e a idade dos atletas como fantasma, fomos ao pavilhão da Luz assustar. Faltou pouco, mas faltou. Fizemos o 2-1 em sets e no pavilhão só se ouviam os nossos. A idade conta, claro, mas esse não foi o maior problema. As lesões, sim. A questão da veterania soluciona-se com a rotação dos jogadores. As recorrentes lesões no voleibol, com um plantel de 14 jogadores é que complica.
E agora?
Vamos entrar na recta final da corrida, quinta-feira voltamos ao PJR para igualar a final. Dois dias depois, vamos ao pavilhão da Luz, tentar fazer o que nunca foi feito nesta época – ganhar naquele pavilhão. As odds estão contra nós e mesmo os nossos adeptos estão pouco confiantes. Esta é uma questão que me preocupa. Se nem os nossos acreditam, quem é que está neste barco? Tenho pena que haja uma espécie de aura de incompetência à volta da equipa de voleibol, quando é totalmente injusto. Infelizmente as redes sociais aguçarem a sede de sangue. Um tema para outras núpcias.
Quinta-feira (18h) há jogo e Sábado (18h) também. Da última vez que jogámos ao mesmo tempo que a equipa de futebol, o futebol derrotou o Feirense e o voleibol varreu os turcos no PJR. Cheira-me a repetição da história. Se acham que isto já acabou, garanto-vos que não!
As seniores femininas foram campeãs nacionais e garantiram a subida à primeira divisão. Vejam os sorrisos e a alegria! Foi duro, mas mereceram. Derrotando, no fim de semana passado, o CD Aves por 3-0 (26-24; 25-21; 25-11), carimbaram este nosso sonho da época.
No Sábado, 27 de Abril, pelas 17 horas jogarão o seu último jogo da época. No Porto, em São Mamede de Infesta, no pavilhão Eduardo Soares. Quem for cá de cima, vale a pena um saltinho para ver o jogo.
*às terças, o Adrien S. puxa a bola bem alto e prega-lhe uma sapatada para ponto directo (ou, se preferires, é a crónica semanal sobre o nosso Voleibol)
23 Abril, 2019 at 11:18
Das modalidades amadoras, o Voley é de longe a minha favorita. E neste 3º jogo (também nos outros, mas principalmente neste) foi demasiado penoso ver o Miguel Maia a arrastar-se, com uma barriga maior que a minha, e a servir SEMPRE para a rede, em momentos decisivos. Sempre de cabeça baixa! Como é possível o treinador não ver isso mesmo à sua frente? Estou convicto que sem ele, já estariamos a ganhar 2-1 e eramos campeões no J. Rocha já na 5ª-feira.
Miguel Maia foi um dos melhores e mais históricos jogadores de sempre em Portugal. Ajudou-nos a reerguer a modalidade, e a sermos campeões logo no 1º ano, mas o SCP tem de ser mais exigente com os seus profissionais, e a idade neste caso não é um posto, pois fisicamente não há milagres.
De qualquer forma, Obrigado por tudo. No próximo ano quero vê-lo mas como treinador (adjunto) ou dirigente na modalidade, ou com as camadas jovens. Não a jogar, por favor.
23 Abril, 2019 at 12:00
Não concordo. Miguel Maia tem sido dos jogadores mais decisivos desta final, ao lado de Denis, outro “velhote”.
O nosso principal problema reside no aproveitamento dos serviços, algo que disfarçamos melhor neste último jogo, mas onde os encarnados são muito fortes, e nas ausências por lesão de Wallace e João Fidalgo, e num menor rendimento de Marshall. O nosso bloco praticamente não pára nada.
Voltando à Maia, será muito difícil encontrar o seu substituto, que claramente não é Hernan.
23 Abril, 2019 at 15:32
Como me disse uma vez um “sacaio” na discoteca “Substrato”, já bêbado que nem um cacho: “Os sacaios são piores que o trovão!”
Assim, espero que o seu Sportinguismo seja assim, pior que o trovão, e ribombe com toda a força nos ouvidos dos benfiquist@s para nos dar o bicampeonato de volei!
SL
23 Abril, 2019 at 12:27
Sinto essa descrença nos Sportinguistas com quem falo.
As críticas são sempre para a falta de investimento quando até acho que temos melhores jogadores esta época. Temos tido azar com as lesões.
Os rivais estão mais fortes e nós chegamos a esta final muito limitados fisicamente.
Importante agora é vencermos o próximo jogo no João Rocha para depois prepararmos a finalíssima. Para ganhar!
SL
23 Abril, 2019 at 12:29
Eu acredito que ganhamos na quinta e que a nossa “experiência” virá ao de cima na negra.
23 Abril, 2019 at 13:41
Não acho que haja incompetência no Voleibol masculino. Temos uma boa equipa e o Benfic@ também. O ano passado fomos melhores e ganhamos por um cabelo. Este ano o Benfic@ tem sido melhor e parece-me mais forte mas nada está perdido até estar mesmo perdido.
É ganhar no PJR e fazer o 2-2 e depois dar tudo no ultimo jogo. Com certeza ganhará o melhor…
No Voleibol feminino surpreendeu-me a baixa prestação do Aves no 2º e 3º sets. No 3º set, aos 5 ou 6 a 0, já o treinador do Aves tinha feito os 2 Time Out! E bem tentou ir mudando as jogadoras mas nada resultou. Foram massacradas nesse set e foi a festa no pavilhão que tinha uma moldura humana interessante.
Um número muito razoável de adeptos do Aves acompanhou a equipa, o que me impressionou, também pelo apoio constante, mesmo a perder e mesmo depois de perderem.
Enfim, objectivo cumprido e para o ano, na 1ª Divisão, vai ser mais complicado. Espero que a Dani recupere completamente porque será uma mais valia na equipa – e não cumpriu o objectivo (difícil) de ainda jogar nos últimos jogos da temporada!
Há uma coisa que não percebo muito bem e gostava da tua opinião, Adrien… Porque joga a Sara em vez da Beatriz? A Beatriz não é melhor e não tem muito mais potencial? É que não vejo nada de especial na Sara, que neste jogo até esteve a um nível baixo. E digo isto apesar de ter sido a Beatriz que começou o jogo – mas ultimamente tem jogado muito mais a Sara do que a Beatriz!
SL
23 Abril, 2019 at 13:42
Como diz o JHC o Miguel Maia e o Dennis tem sido na final os nossos melhores jogadores!
23 Abril, 2019 at 13:48
O Miguel Maia é, esse sim, um verdadeiro ídolo e merece uma estátua. É só desviar o material da que querem erguer o amego.
23 Abril, 2019 at 13:52
Só digo isto,o Hugo Silva que pense é que meta sempre o Sporting em primeiro e não o lugar de selecionador,ainda por cima um jogador que deixou de ir à seleção e agora quer voltar como o Violas,podia dizer muita coisa,mas se os lampiões jogam sujo conosco sempre que podem,não podemos ser anjinhos com eles.
Tirando este aparte,são duas equipas muito boas,podendo cair para os dois lados,pena que na fase regular não tenhamos conseguido o 1 lugar,que faz sempre diferença jogar a negra em casa.
SL
23 Abril, 2019 at 16:33
O Violas simulou uma lesão, parando uma jogada que nos daria 3 pontos de vantagem. Foi nojento e os nossos jogadores perceberam isso imediatamente.
Outro truque foi pedir um time out, quando o Dennis estava a servir em grande.
Meteu nojo ver aquilo, valeu tudo para ganhar o 4 e 5 sets.
23 Abril, 2019 at 19:18
Os nossos jogadores perceberam e os adjuntos do Silva também,quando estávamos na pressão esse mesmo treinador disse que não valia a pena…disse isso para estar bem com o Violas para o menino voltar à seleção,ali está o Sporting,pouco me interessa se ele é o selecionador ou não.ser anjinhos contra os lampiões?menos…
24 Abril, 2019 at 0:19
Pedir Time Out para quebrar o serviço do adversário é uma coisa que se usa até na formação. Faz parte. Não é batota… É jogar com os regulamentos. Misturar isto com o simular de uma lesão é total falta de noção…
24 Abril, 2019 at 0:29
A sério??tu és o gajo com mais noção que existe no mundo,mais noção que o nosso treinador adjunto que se chateou com o Silva,ou os nossos próprios jogadores que toparam logo a jogada do violas,todos nós somos uns otários com falta de noção…menos tu.é isso?!volto a dizer o Silva que se preocupe com o Sporting e não com a seleção,sei bem do que falo.
24 Abril, 2019 at 0:36
Ainda no domingo tive com um jogador do Sporting,não interessa qual obviamente e existem coisas que não se podem falar aqui,mas se eu tou a dizer isto que disse é porque os jogadores pensaram o mesmo,o Silva teve mal e foi anjinho,não precisamos de ter inimigos e muito menos no vôlei que é um jogo leal,mas eles são nossos adversários,não podemos ir para o lado pessoal a pensar em coisas da seleção,ali a única seleção é o Sporting.
24 Abril, 2019 at 1:40
No seguimento do que estás a dizer, essa situação é bem reveladora do momento em que está o Volley do SCP.
M.Albuquerque ainda esta semana na sua entrevista, avençou que algumas decisões futuras nesta modalidade, a saber:
– mudança da sede para Lx;
– exclusividade do treinador (H.Silva terá de decidir);
– constituição do plantel, manutenção do M.Maia.
Nota-se desde o janeiro/fevereiro alguma intranquilidade… vamos ver se tudo se clarifica, sendo a reconquista do título fundamental!
24 Abril, 2019 at 11:51
Repito, para perceberes de vez…
Só me referi ao “truque” do Time Out e a ter comparado isso com simular uma lesão. São 2 coisas completamente diferentes!
Mainada!
Se não entendes português, é um problema teu!
24 Abril, 2019 at 11:49
Tu não teres noção e eu perceber que tu não tens noção, não faz de mim um iluminado no volei… Mas que tu disseste uma barbaridade, disseste!
Portanto, misturar as 2 coisas que tu misturaste é uma estupidez. É Não ter noção, sim!
Agora, isso não faz de ti estupido ou cretino.
E não continues a misturar as coisas. Eu só falei de…
“Outro truque foi pedir um time out, quando o Dennis estava a servir em grande.
Meteu nojo ver aquilo, valeu tudo para ganhar o 4 e 5 sets.”
Nos iniciados já se faz isto. Não é truque nenhum, e muito menos batota.
Foi só isso que eu disse, amiguinho!
E agora podes ir para o caralhinho!
24 Abril, 2019 at 14:05
Simpson a ser Simpson,lá está os nossos jogadores são todos ou quase todos gajos sem noção,já tu és um gajo cheio de noção…só que não.
Eu não falo de cor,por norma falo do que sei.mas o Adrien S é o especialista de vôlei,ele lá saberá quando o Violas bateu na mesa e também sabe do jogo que falo entre o Silva e restante equipa do Sporting,a época quase a acabar e tanta indecisão…
Tu é que vieste meter nojo…por isso tem calma desonesto.
23 Abril, 2019 at 16:21
Vamos Sporting, Vamos C@r@lho
Espero que o Fivelas vá dar apoio à equipa.
SPORTINGGGGGGG
23 Abril, 2019 at 16:36
Aconteça o que acontecer, esta equipa tem o meu total apoio.
Se vencermos sábado, estarei na lixeira para a finalíssima.
É preciso que as pessoas se capacitem que não vencemos sempre, não vamos vencer sempre e os adversário tb se reforçam.
Não vencendo este ano, espero que esta direção continue a aposta na modalidade e que se acerte nas aquisições.
23 Abril, 2019 at 16:40
Lá estás tu com um bananismo de exigência baixa.
Só falta dizer que no desporto há outro resultado possível que não a vitória.
23 Abril, 2019 at 16:44
Ai so vais à lixeira se ganharmos? Interesseiro
23 Abril, 2019 at 16:47
Mas que fiquem sempre fdds por não vencer!
23 Abril, 2019 at 16:44
Ainda acredito. Mas se não ganharmos, não afectará em nada o que penso desta equipa.
23 Abril, 2019 at 17:04
Ainda não acabou!
Quinta-feira é para forçar o 5º jogo.
23 Abril, 2019 at 19:36
Apesar dos apesares acredito que esta equipa pode chegar la, fazendo jus ao nosso lema
23 Abril, 2019 at 21:56
Ao Adrien S e para memória futura, deixo uma pequena correcção geográfica: o Porto fica próximo de S. Mamede e uma e outra localidade (ambas as duas, diria alguém) situam-se nos arredores da Maia.
Agradeço que tome a devida nota.
SL
24 Abril, 2019 at 7:08
Parece que poucos acreditam.
Como é possível? Só dependemos de nós.
Amanhã não posso ir ao PJR mas espero que encha e que com o nosso apoio consigamos igualar.
24 Abril, 2019 at 18:01
Alguém me sabe explicar pq é mais uma vez o jogo não é aberto para além de sócios a adeptos do SCP?
Percebo que até às vésperas seja assim mas se não forem vendidos todos os bilhetes deviam abrir a venda… dp vamos ver e o PJR está a meia casa…