Uma direção é eleita. É mandatada pelos sócios para que, representando o todo, administre o clube seguindo três linhas fundamentais de ação: o bom senso, o respeito pela identidade do clube e o programa com que se propôs à votação. Este conceito parece fácil para qualquer um entender, mas infelizmente no Sporting, nem os eleitos nem os eleitores parecem conseguir dimensionar os seus comportamentos de forma a que a equação seja…lógica e transparente.
Crises de resultados com décadas de desaires consecutivos geram desconfiança, muitos sócios e adeptos tornam-se em autênticos panfletos andantes de anarquia, de uma não aceitação tácita das regras mais óbvias da democracia. A “direção” nunca é “minha” ou contará “com o meu apoio”, é sempre “dos outros”, dos tais que exibem um sportinguismo menor, o tal sportinguismo que não traz resultados, que não ganha, que acumula vexames e que desvia receitas para entregar a terceiros.
Mas acompanhando a dificuldade de suportar ou sequer tolerar as direções está também uma divisão de adeptos. De 4 em 4 anos o Sporting parte-se, ou melhor, reparte-se. De um lado ficam os “avençados”, os “acéfalos”. Do outro os “defensores” do Sporting “puro e virtuoso”, os “resistentes”. O Sporting não cumpre ciclos eleitorais, cumpre ciclos de golpes de estado e usurpações de funções. Nenhum acto social é aceite ou legítimo, nenhum erro do Conselho Directivo é possível de debater, sem cair nos maniqueísmos fundamentalistas do “se não estás a favor, estás contra”.
O diálogo, o debate, a circulação e trabalho de ideias está arruinada logo à partida. Os presidentes tornam-se caricaturas fáceis, a mais alta figura da instituição veste-se de bobo e, faça o que fizer, bem ou mal, torna-se na mais pobre das pobres figuras que todos fazemos. O ser perfeito, de Jesus ao Superhomem, seria alvo fácil para um sportinguista. Se a “dar a face ao inimigo” era um gesto de um perfeito “bananinha”, vestir uma capa vermelha seria um golpe “lesa estado” à dignidade leonina.
A verdadeira questão, sejamos honestos, não é quem comanda os destinos do clube. Nunca foi. É o perfeito isolamento que nós, como adeptos, votamos ao nosso próprio clube. Só entendemos dois estados: o perfeito enamoramento com os líderes ou o insuperável ódio aos mesmos. Não sabemos encontrar o meio-termo – o estado natural do adepto ou sócio, que se manifesta num conceito absolutamente simples: o adepto apoia o clube e as equipas, não as direções. De 4 em 4 anos considera os mais aptos e ao longo de cada mandato debate, crítica, apoia ou sugere o que o seu julgamento lhe permite.
Não há oposições nos clubes de futebol. Simplesmente porque não há parlamentos ou assembleias regulares. O Sporting não tem “deputados” nem “bancadas partidárias” e este é verdadeiro problema. Alguns adeptos acham que estas instâncias existem ou devem existir, sem sequer entenderem o perigo que se torna assumir status quo imaginários. O perigo que existe de criar organismos de poder ou legitimidade paralelas que: 1) não foram eleitos, nem representam formalmente ninguém; 2) que têm apenas um ponto na agenda – destruir o que foi eleito estatutariamente e formalmente representam os sócios, a SAD e o clube.
Não sou conservador, nada me aproxima de crenças religiosas, assustam-me as filosofias liberais e rejeito qualquer tipo de elitismo primário ou secundário. Mas assusta-me mais a destruição da legitimidade ou pirâmide democrática, tanto como fico siderado de perplexidade quando leio ou ouço, gente adulta e inteligente, desconsiderar o processo democrático, a liberdade de opinião e o respeito absoluto por resultados eleitorais. Esse é primeiro passo para entrar velozmente numa crise de governação, um grave sintoma de desconhecimento histórico, o mais grave sinal que uma ditadura ou uma separação pode ser sustentada ou defendida por alguém.
Este é o segundo pacto que se torna vital no universo leonino. A lealdade. Lealdade entre sócios, entre adeptos, destes para a sua direção e da direção do clube para todo o espectro de votantes. Os “golpes”, os “expulsos”, os “PMAGs oposicionistas” ou os Vices ou Directores Clínicos com aspirações a presidente não são um bom terreno para plantar concórdia. As ambições individuais são válidas, mas a partir do momento em que ultrapassam o terreno aspiracional, tornam-se em agendas e culminam em sementes de mais desconfiança e a história recente do nosso clube está repleta de “facas espetadas nas costas” e teorias de conspiração há às pazadas (nem sempre erradas, diga-se).
O tabuleiro “político” no Sporting tem de ser enterrado a seguir a cada eleição. Os ex-candidatos passam a ser apenas “sócios”. Não há, nem nunca devia ter existido a figura de “notável” – essa raça de “senadores” televisivos ou de papel de jornal que desgraçam o clube em elitismo barroco. Não há “oposições”, nem “governos sombra”, apenas sócios que podem ou não juntar-se para debaterem o clube, os reconhecimentos devem ser nossos e não os que os iluminados nos aconselham. O Pacto é entre apenas três corpos e identidades – Direção, Sócios e Adeptos e Equipas. Não há e teremos de as expurgar, outras instâncias.
Critiquemos como sócios, apoiemos como adeptos. A direção que… dirija pelos e para os sócios. As equipas devem ser melhoradas, o clube deve crescer, os estádios encher e os títulos celebrados. É um trabalho conjunto, não apenas da Direção. Não apenas dos que votaram na Direção. Somos do Sporting e não de Varandas, Godinho ou Bruno de Carvalho. As concordâncias e discordâncias ficam à porta do que deveria ser o apoio indefectível às equipas, podendo ser perfeitamente debatidas nos fóruns que cada vez são mais e de interação mais facilitada.
Quem tiver ideias melhores ou acreditar nisso, que se organize e à margem de um debate transversal, que se constitua numa opção eleitoral, assim que se abra essa janela. Não antes, não depois. Se não quiser formalizar uma lista ou submeter-se como corpo social, que transporte essas ideias para dentro do clube, não as definindo como armas de arremesso, mas sim como acréscimos que podem ser somados à agenda de debate leonina. É este o pacto. A lealdade não se deve apenas a pessoas, mas principalmente a ideias, a condutas e a instituições, que como o Sporting, contaram com a lealdade dos nossos bisavós, avós e pais.
Somos todos grãos de areia numa praia que se chama Sporting. Somos todos responsáveis, desde o tamanho das ondas, à cor das dunas. Como sócios e adeptos devemos respeitar a condição e opinião de todos os outros. Porventura respeitando também a ideia mais poderosa da humanidade – todos nascemos e crescemos com os mesmos direitos e deveres e ninguém tem o direito de se achar mais ou melhor que outro, podendo até sê-lo, mas nunca agindo com essa convicção. A lealdade não deve ser dada a facções ou a conceitos de purismo, mas sim à universalidade, à generalidade do que significa ser do Sporting.
No dia em que este pacto for entendido e prevalecer, o Sporting crescerá, tornar-se-á mais competitivo e iremos unir-nos para celebrar títulos e congregar em massa nos espetáculos desportivos e não para contestar “golpes” ou “oposições”. “Golpistas” e “Saudosistas” serão encarados como apenas sportinguistas com ideias de Sporting diversas, que de 4 em 4 anos apresentam os seus argumentos e regressam rapidamente, seja qual for o resultado da eleição, ao apoio das equipas, ao cachecol no inverno, ao jersey no Verão, à lealdade e respeito com o que é e deverá ser sempre o “nosso” Sporting e não à azia e ao trabalho de corrosão permanente ao Sporting “dos outros”.
*às quartas, o Zero Seis passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
24 Abril, 2019 at 15:16
grande texto! Exactamente o que eu sinto: existe um símbolo acima de todos nós e de todos os nomes. E o maior desafio é, precisamente, conseguirmos lembrar-nos disso recorrentemente.
24 Abril, 2019 at 15:24
É isto mesmo. O pior é que este sentimento de “vamos lá amigos, vamos acalmar a coisa e o que interessa é apoiar o Sporting” dura menos de 90 minutos.
Enquanto continuar assim vamos lutar para ficar à frente do braga até que por um pequeno milagre, a qualidade das outras equipas seja tão má que nos permita ganhar o campeonato.
24 Abril, 2019 at 18:14
O símbolo que está acima de tudo não faz nada. É um símbolo. E o medo é que quem o represente e tem a missão de o defender e engrandecer não faça os possíveis e os impossíveis por a cumprir. Que permita que seja espezinhado e ridicularizado pelos adversários e sugado por quem dele SE quer servir.
24 Abril, 2019 at 18:32
Varandas, ouviste?
24 Abril, 2019 at 18:40
Essa “malta” não tá nem aí… isto é tudo muito bonito mas quem manda não tá lá com as melhores intenções e assim fica impossível!
25 Abril, 2019 at 7:40
Sporting! SPORTING! SPORTING! ✌⚘
25 Abril, 2019 at 17:17
Está na altura de enterrar os machados de guerra e seguir em frente. Somos todos Sportinguistas. O clube não é deste ou daquele. Rememos para o mesmo lado com respeito ✊ e críticas construtivas.
24 Abril, 2019 at 15:35
Perfeito.
Apesar de não ter votado em GL, de me ter abstido na eleição para o segundo mandato de BdC e de também não ter votado em Varandas, há algo que acho tão inalienável como o meu direito à crítica e que é a legitimidade democrática.
Posto isto, penso que todas as direcções eleitas devem ter tempo para implementar os seus modelos e programas, independentemente de eu ter votado nelas ou não pois de outra forma a cada 8 dias tinha de entrar um novo presidente tal a variedade de opiniões no universo sportinguista.
Com BdC viu-se muita resistência inicial por parte de un grupo minoritário de adeptos, mas depois BdC teve tempo para implementar as suas ideias e fê-lo, tendo sido reeleito com quase 90% dos votos, o que significa que durante os primeiros 4 anos do seu primeiro mandato conseguiu reunir apoios de muitos sócios que não tinham votado nele em 2013 e em 2011.
Cai assim por terra a teoria de que haja algum ódio visceral dos sportinguistas relativamente a BdC.
Já com Varandas o que constato são pedidos de demissão desde o primeiro minuto e nisso não alinho, pois também não alinhava antes.
O processo destituitivo processou-se num cenário de excepcional gravidade (já sei que alguns acham que aquilo foram só umas lambadas e uns aconchegos, mas também aqui tenho uma opinião distinta) e só nestes casos-limite se pode ponderar a hipótese de por à consideração dos sócios a deposição de alguém que foi democraticamente eleito. Foi isto que se passou com BdC e era isto que se ia passar com GL se ele não se tivesse demitido. Falar constantemente em golpe não chega para iludir a realidade: em última instância, foram os sócios do Sporting que decidiram destiruir o anterior CD.
Posto isto, e apesar de muitos tiros nos pé que Varandas tem dado e de não concordar com várias decisões que tomou, tenho de aceitar as regras do jogo democrático e não vai ser o constante ruído de fundo e até algum histerismo que se propaga nas redes sociais que me vão fazer mudar a agulha.
Se se apreentarem factos concretos e graves da responsabilidade objectiva e/ou subjectiva da direcção então cá estarei para votar a favor do final abrupto do seu mandato.
SL
24 Abril, 2019 at 15:55
Isto mesmo!
+1
24 Abril, 2019 at 16:00
Totalmente de acordo
24 Abril, 2019 at 16:47
outro aqui!
24 Abril, 2019 at 17:09
Isto e muito mais, ainda não é suficiente:
– Ainda estou à espera que conte o que sabe sobre o roubo de 15/16.
– A doação ao Mendes
– O negocio do Patrício que nem senil do Cintra teve coragem para fazer
– Wang e a penetração na china
– A censura na Sporting TV
– A cobardia na defesa dos Bloggers
– A eliminação de direitos dos sócios, nas AGs
– A demora, a cobardia e a falta de estratégia no despedimento de Peseiro.
– A utilização dos meios do clube para promover a vaidade e a perseguição aos sócios.
– A execrável gestão das redes sociais.
– A não comunicação de uma estratégia, se é que existe, para controle dos gastos. Só vejo medidas que aumentam gastos quando sabemos um enorme desequilibro nas contas.
– A adjudicação directa da comunicação e do catering.
– A promoção do encarregado de segurança da academia para director de segurança.
– A menorização da imagem do Sporting, aprendeu com o guru JJ
– A falta de noção e estratégia para enfrentar o processo judicial de Alcochete, nitidamente a justiça está a procurar salvaguardar interesses dos empresários e jogadores em prejuízo do Sporting e o fantoche assiste impávido e sereno
– A péssima reacção à agressão que o bravo presidente do PTM fez a um jogador do Sporting
– A submissão ao trolha de braga, relativamente ao consultor de arbitragem
– A homenagem que programou ao Boa Morte
– A reacção tardia às noticias sobre a situação financeiras e ataques à gestão anterior, que quase colocavam em causa o EO, só na ultima semana se lembraram.
– O apelo ao donativo e a publicidade à participação dos sócios quando a promoção deveria ser feita atempadamente para investidores
– A diferenciação dos sócios verdadeiros
– A não relevância, ou melhor a eliminação em documentos oficiais dos campeonatos de Portugal e o titulo europeu de GoalBall
– A divulgação da auditoria aos sócios do bem
– A divulgação da auditoria nos OCS
– Não recurso no e-toupeira
…..
24 Abril, 2019 at 18:22
… isso não interessa nada…
interessa é que ninguém se magoe…
gajos que comem gelados pela testa, pelos olhos, pelas orelhas, pelo nariz… e quiçá… por outras reentrâncias corporais… a tentarem que outros lhes sigam o exemplo… é a badalhoquice total…
24 Abril, 2019 at 18:49
Faz o que digo mas não faças o que eu faço…
Esta gente enganadora sem vergonha… só nestes últimos dias ouvir estes personagens com responsabilidades a “tentarem brincar com a inteligência” dos sportinguistas:
– fantoche presidencial bananas
– rogerinho poker face
– LPM
A pergunta que fica é:
QUANDO VÃO SER COMPETENTES?
(andam a brincar com a reputação e bom nome do SCP… e nós adeptos a sermos gozados todos os dias…)
24 Abril, 2019 at 21:46
Querem mais?!
24 Abril, 2019 at 22:46
Toda essa longa lista merece dos habitués um “é preciso mais tempo”…
24 Abril, 2019 at 17:23
Bastava varandas não fazer conferências com colchões.
24 Abril, 2019 at 17:32
Pronto!!! Já começou.
24 Abril, 2019 at 18:42
Fácil… fácil…
24 Abril, 2019 at 17:25
Esqueceste-te de uma coisa ò Engracia:
BdC foi suspenso por um CF cooptado e garantidamente não isento. Como se sabia antes e se viu depois, bem como aquela vergonhosa e danosa CG que SÓ FEZ MERDA. E ainda veremos pior quando soubermos definitivamente as condições em que voltaram os regressados – e diremos: mais valia ter metido tudo em tribunal.
E a justificação para a suspensão foi um suposto atropelo a estatutos que na realidade se enquadrou em pressupostos muito discutíveis como foi amplamente debatido aqui e noutros lados.
Ao contrário da cooptada CG que alarvamente ultrapassou as suas competências, os órgãos transitórios criados pela direcção de BdC tinham enquadramento na lei civil, resultaram da tentativa grosseira da então MAG de sabotar o normal andamento do clube, e tinham o propósito de imediatamente convocar eleições para os órgãos demissionários.
Noto que os estatutos continuam vazios neste aspecto porque permitem que o PMAG tenha um poder extraordinário que resultou nesta situação.
24 Abril, 2019 at 18:28
…. esqueceste-te de referir que o fdp do bombeiro marcou uma AG com o pressuposto de ‘gestão danosa’… o que NUNCAAA se veio a verificar…. e já nem falo nas pseudo assinaturas que ele disse que tinha… e o ‘notário’ que as ‘validou’ nem português sabia escrever…
24 Abril, 2019 at 17:58
+1
24 Abril, 2019 at 20:18
Clap clap!
25 Abril, 2019 at 11:39
“em última instância os sócios votaram destituição”
Percebendo de manobras de relações públicas e spins, acredita em mim no que digo: o povo não vota sozinho.
O povo votou destituição devido ao golpe de estado que atingiu um tamanho tão grande que foi mais importante que a participação da selecção nacional !!! Estamos perante a maior perseguição a um homem desde o estado novo, não vi nada documentado de ninguem tao mal falado. Os sócios nao votaram sozinhos. Mais, os resultados não deverão ser tão esclaredores, a AG está cheia de coisas estranhas como 50 sócios a votar por minuto, relatos de sacos pretos, pessoas nas mesas de voto indevidas e a não existência de uma entidade a supervisionar.
Querem unir os sócios como, se tiraram uma direcção que lutava pelo orgulho do clube e fazia equipas competitivas para porem lá o oposto? Vamos dar um ano a esta direcção para fazer uma boa equipa mas caso contrário, my friend, a super Liga europeia está a porta e o Sporting vira um clube como o Braga
25 Abril, 2019 at 12:00
Bom comentário.
24 Abril, 2019 at 15:53
O problema maior é que há dúvidas fundadas de que tudo decorra dentro das balizas da democracia.
Relembro que o último Presidente não se pode candidatar às últimas eleições, de forma no mínimo duvidosa. Se perdesse, nada a dizer. Assim não é fácil pedir união.
24 Abril, 2019 at 15:54
E atenção, não acho que o BdC tivesse condições para ser Presidente. Simplesmente, nunca foi derrotado em eleições para a Presidência.
24 Abril, 2019 at 15:58
Por acaso foi em 2011, mas tanbém com dúvidas sobre a lisura do processo eleitoral.
24 Abril, 2019 at 16:12
Eu acho que o problema é este mesmo, tivessem deixado o BdC ir a eleições e independentemente dos resultados, acho que a coisa ia lá, assim vai haver sempre o “fantasma” do BdC. Muitos disseram que era uma minoria que o apoiava, então qual o medo de ir a eleições. Provavelmente, essa minoria que falavam, é a mesma que agora “enche” o estádio! Eu nunca poderei apoiar o vagangs, não pelo que ele representa, que para mim é um nojo de pessoas de bem, mas sim porque ele nunca derrotou um Presidente como o BdC e essa premissa é tão evidente que a perseguição ao BdC é um fetiche deste CD, tentaram por cá fora uma auditoria para queimar o BdC, mas tiveram azar, queimaram-se ainda mais as pessoas de bem! O lema desta direcção era união, é isso que têm feito? Só se for unir os jogadores para pedir as rescisões, de resto mais nada!
25 Abril, 2019 at 1:37
Pois.
24 Abril, 2019 at 15:54
O respeito deve vir de todos, mas o exemplo deve vir de quem lidera. A união não cai do céu, trabalha-se por ela.
Ao bom senso, respeito pela identidade do clube e cumprimento do programa sufragado nas urnas, deve ser acrescido o respeito pelos sócios, sejam eles quem forem.
Se avaliarmos os 7 meses de mandato da actual direcção, veremos que todas as linhas fundamentais foram deixadas para segundo plano e substituídas por revanchismo, opacidade e desrespeito pelos sócios, críticos ou não.
Não vou dar exemplos pois já se torna fastidioso. Todos sabemos de saneamentos televisivos, conferências de imprensa e declarações onde impera tudo menos o bom senso.
Apenas acrescento que está em curso o reescrever da história recente, o branqueamento de obra feita e o assassinato de carácter do responsável por esta obra.
Quando formos à eleições, no final do actual mandato, até a frase na Estátua do Leão estará apagada.
Quanto ao apoio aos jogadores e atletas do futebol e das modalidades, que representam briosamente o Sporting Clube de Portugal, este nunca faltará, como nunca faltou nos últimos anos.
SL
24 Abril, 2019 at 18:31
… ora nem mais.
24 Abril, 2019 at 15:56
Excelente texto!!
Jesus no sporting, também iria para a cruz… e o super homem… a kryptonite é verde…
Temos que correr com o varandas o quanto antes… avançar para um processo eleitoral legitimo, rumo à tão apregoada união, de uma vez por todas!! Não me peçam união para apoiar um tipo que conspirou contra a anterior direção, participou numa nojenta golpada e ainda pior cima, enquanto presidente, já demonstrou daquilo que é e não é capaz… uma nulidade carregada de SUBSERVIENCIA!!!
24 Abril, 2019 at 16:50
não tens qualquer prova do que afirmas, mas achas que sim!! o gajo para ti já devia ter sido crucificado ou apedrejado em público… é assim, é o teu bode expioatório, é a forma como lidas com as tuas frustações.
Sem provas, mas com convicções absolutas!
24 Abril, 2019 at 17:14
Olha lá, o BdC não foi destituído por causa de Alcochete, que lhe foi imputada responsabilidade?
Não obstante o interesse ser todo do lado de jogadores, empresários e a corja que queria tirar BdC do clube?
Muita burro o BdC, grande tiro no pé.
Que provas existem do envolvimento de BdC no ataque?
24 Abril, 2019 at 18:09
Burro… ANTES de Alcochete já se contestava o Bruno de Carvalho.
O jogo com o Paços foi no início de abril… E o ataque à academia…15 de Maio.
Mas como um calhau é mais inteligente que tu….Tu nem isso percebes
24 Abril, 2019 at 22:33
Ah ah ah ah ah
Eu ia mais longe: ele foi criticado desde que começou. Até outdoors punham.
Isto começou mais ou menos com a tempestade num copo de água que foram as AGs de Fevereiro, que cartilheiros como tu empolaram.
Mas o rastilho que terá posto os soldadinhos em marcha foi a entrevista ao DN em Abril, que arrebitou muitas orelhas.
BdC expôs o flanco no Facebook por causa dos falhanços de Madrid e em particular estupidezes como a auto-exclusão do Coentro para a segunda mão.
Aí BdC começou a perder um pouco o controlo da situação publicamente.
A minha teoria é de que os jogadores andavam a conspirar para enterrar o treinador e a direcção: não é normal o que fizeram, com certas exibições.
Mas o que incendiou tudo foi, obviamente, Alcochete e o que levou às demissões em bloco para iniciar a golpada propriamente dita.
BdC foi julgado e culpado em praça pública. Andavam cartilheiros como tu a repetir “é chato” ad nauseum.
Diz-me lá quem é que tinha influência sobre os jogadores, sobre o bombeiro e uns quantos outros, e quem é que beneficiou com tudo isto. BdC não foi de certeza.
25 Abril, 2019 at 1:40
Vagandas e uma víbora.
24 Abril, 2019 at 17:17
Tenho tantas provas, aliás tenho mais, daquilo que afirmo quanto tiveram aqueles que conspiraram, promoveram e os que aplaudiram e ainda apaludem, uma destituição vergonhosa, baseada na reponsabilidade, na culpa do anterior presidente relativamente à invasão da academia, por exemplo! Presunção tens tu…e água benta? Também!??
24 Abril, 2019 at 18:10
Vai à pj apresentar as provas ou só sabes repetir a mesma ladainha todos os dias na net?
24 Abril, 2019 at 18:55
O que eu queria era ver as provas que justifiquem e que levaram à destituição…mas isso está quieto…estão uns em prisão preventiva, sabe-se lá à espera de quê…enquanto outro, que assassinou um adepto italiano, descansado em casa…!! Enquanto este statuos quo se mantiver é óbvio que vou continuar a dizer as mesmas coisas SEMPRE! Não gostas, não leias ou então lê e comenta como quiseres… Estou-me borrifando…como se tu fosses um compêndio de informação e esclarecimento! Entretanto, justifica, mostra, factos, provas que possam levar à destituição de um presidente…mas tens que arranjar melhor que o início de abril ou até mesmo o 15 de Maio… E se possível, com educação, hoje estou muito sensível.
24 Abril, 2019 at 19:18
Já agora, para tua informação, repito a mesma ladainha todos os dias na NET e ainda pago quotas, mas já não compro merchandising…
24 Abril, 2019 at 19:21
A vontade dos Sócios votantes na ag de 23 de Junho
24 Abril, 2019 at 19:36
Esperava mais e melhor, mesmo de ti…essa resposta redutora… explica o que justifica e como se conseguiu chegar até aí!?? Como se consegue uma AG para votar uma destituição…!??? Baseado em quê!??
24 Abril, 2019 at 19:56
Pretoriano, a violação dos estatutos com toda aquela criação de órgãos ad hoc foi, quanto a mim uma situação gravíssima.
Isso aliado ao absoluto divórcio entre o presidente e os maiores activos financeiros do clube e o desvario da suspensão de todo o plantel via-Facebook e parece-me que estava em causa o normal funcionamento das instituições.
Continuo a acrditar que Alcochete não teve mão de BdC mas como líder máximo do clube e para se salvaguardar a ele e ao clube das suspeitas que certamente iriam cair sobre ele dada a crispada relação com o plantel BdC perdeu objectivamente as condições para continuar a exercer o seu cargo sem nova legitimidade democrática. Era nesse momento que BdC tinha de ter as tais bolas de aço e dizer preto no branco “Lamento profundamente o ataque a Alcochete mas não admito que alguém possa sequer por em causa, por um segundo que seja, o meu não envolvimento neste crime. Como tal, apresento a minha demissão com efeitos imediatos e anuncio a minha candidatura”. Tão simples que doía.
Posso -te garantir que a seguir ao ataque havia jogadores plenamente convictos que aquilo tinha sido obra de BdC. A partir daí, perdeste definitivamente essas pessoas que obviamente não iam voltar a um lugar onde BdC continuava. Depois pode ter havido aproveitamentos como também me parece que houve, mas a relação BdC / plantel implodiu naquele momento de maneira irremediável.
24 Abril, 2019 at 21:18
Gravíssimo porquê?
Simplesmente se defendeu de um abuso de poder do PMAG que exigiu a demissão do CD.
Não foi CONTRA os estatutos. Foi utilizar a lei civil numa situação em que os próprios estatutos não estavam equipados.
Lembro que foi suspenso por um órgão transitório não eleito. Democraticamente, o único órgão com legitimidade para tomar tal acção teria que ser um órgão eleito. Assim, foi um processo tudo menos democrático.
E depois, eu acho que nunca houveram 1000 assinaturas suficientes para a tal AG. Esse foi uma assunto pouco explorado na altura mas de enorme relevância.
Em relação ao resto, responsabilidade do capitão etc, relação com os jogadores….
Acho que os sportinguistas estiveram muito mal com palminhas a voltas olímpicas e não perceberam que colocaram os jogadores num pedestal. Jogadores esses que perderam DE PROPÓSITO o segundo lugar e a Taça e destruiram uma época que podia ser de total viragem no futebol português. Não foi BdC com o Facebook. Foram esses cabrões mercenários.
E não esquecer quem ganhou com tudo isto: jogadores, empresários, Mendes, lampiões, …). Custava muito pagar a uma turba de gandulos para atacar a Academia? Quanto conseguiram roubar ao Sporting??
Bruno de Carvalho teve claramente um caso de desequilíbrio e faltou-lhe frieza para extinguir as situações, mas isso não é crime nenhum: é na verdade uma questão de saúde mental e emocional. Podes dizer que o torna incompetente para o cargo: talvez, mas eu preferia mil vezes arriscar deixá-lo gerir o defeso para evitar todas as borradas que se seguiram, da CG.
Mais: todos os casos de rescisões deviam estar no tribunal ou então por acordos que fossem justos. Poderia demorar mas iríamos buscar o dinheiro.
24 Abril, 2019 at 21:23
“Mais: todos os casos de rescisões deviam estar no tribunal ou então por acordos que fossem justos. Poderia demorar mas iríamos buscar o dinheiro.”
É que não tenho duvidas nenhumas quanto a isso (mesmo que se perdessem os casos, o que duvido), a dignidade e o respeito não se compra, constrói-se.
É uma puta de uma ferida que não vai sarar nunca.
24 Abril, 2019 at 21:54
“Leão de Sta.Engrácia
24 Abril, 2019 at 19:56
Pretoriano, a violação dos estatutos com toda aquela criação de órgãos ad hoc foi, quanto a mim uma situação gravíssima.”
A sério? Então deixava a coisa andar, passava o prazo de apresentação do Plano de Actividades e Orçamento para a época seguinte (que depois de 23 de Junho os NÃO ELEITOS HENRIQUE MONTEIRO E RESTANTE RAPAZIADA reprovaram) e vivia-se de duodécimos, quando estava em cima da mesa uma reestruturação financeira e um EO?
E agora o CD enviar a auditoria para a PJ e para o CFeD com as supostas irregularidades, quando os estatutos dizem precisamente o contrário?
Já não é “uma situação gravíssima”?
Agora já está, já está, não é?
24 Abril, 2019 at 16:00
Extraordinário texto. Este é o grande problema do Sporting. Nunca consegui entender porque raio de razão, além do óbvio culto da personalidade, que faz com que existam 8 ou 9 candidatos a presidente todos com imensas soluções e após perderem as eleições nem quem ganha pede ajuda nem quem perde a oferece. Com atitudes destas vamos cavando a nossa própria sepultura. Em momentos de crise fez-se ao longo da História, ” governos de Salvação Nacional”. Eram nem mais nem menos a ideia de deixar de lado o que nos desunia por um bem maior. Todos somos do Sporting, todos queremos o melhor para o Sporting, todos temos noção de que já nos é dificil ganhar em campo devido ao jogos de bastidores. Todos temos consciência que só unidos conseguimos vencer. Mas vamos insistindo nas nossas guerras de “alecrim e manjerona” que só nos enfraquecem. Chega de divisionismos. Nos queremos o Sporting Campeão e não apenas em Futebol. Força Sporting, força Sportinguistas.
24 Abril, 2019 at 17:54
O Fernando Borges tocou (na minha opinião muito bem) em boa parte da questão. ” (…) Nunca consegui entender porque raio de razão, além do óbvio culto da personalidade, que faz com que existam 8 ou 9 candidatos a presidente todos com imensas soluções e após perderem as eleições NEM QUEM GANHA PEDE AJUDA, nem quem perde a oferece.(..)”.
Acho que isso se deve muito a uma muito lusa característica de não saber reconhecer as próprias insuficiências e, em consequência disso, as virtudes dos outros.
Mas deixei as maiúsculas parte da citação do Fernando Borges, porque recordo que quem foi eleito, tem maiores responsabilidades e seguramente maior legitimidade para agir. Até porque se quem perde oferecer ajuda, pode ser interpretado como querendo impor a sua capacidade ou as suas soluções que acabaram de ser rejeitadas em urna. É quem ganha quem, nestes momentos de diversidade (houve 7 candidatos, logo7 programas e 7 equipas), deve mostrar a humildade e a sageza de reconhecer que nos outros também há virtudes e solicitar, de imediato um conclave para debater ideias e disponibilidades para concertar uma intervenção imediata comum; algo como estabelecer uma plataforma de intervenção de pacificação do Clube para durar um ano e, eventualmente, caso assim acordado, ser prolongada.
Tinha, aliás, esta Direcção dois bons motivos para assim ter agido: o primeiro, reside no respeito ao conjunto dos associados que começa pelo respeito ao Programa com que a eles se apresentaram a votos – “Unir o Sporting” era o centro das suas promessas eleitorais; o segundo era o facto de, por via da última alteração Estatutária promovida na anterior Direcção até ter uma ferramenta para promover essa união que se chama Conselho Estratégico (que a Direcção pode constituir por o tempo que entender balizar, com a finalidade que entender necessária e com a composição que entender mais eficaz). Em vez disso optou inicialmente por um silêncio ensurdecedor e por uma inacção constrangedora (que deu alguns fôlegos a mais a José Peseiro, por exemplo); depois passou para um período de auto-elogio velado e algo forçado (“sucesso” do E.O. , a descoberta da última coca-cola no deserto com Keiser); para, finalmente (tão cedo as coisa começara a não correr bem), enveredar numa deriva de histerismo revanchista, que levaram a gravíssimos tiros nos pés, os quais começaram naquela inenarrável C.I. surrealista e culminaram com a apresentação deste Relatório de Auditoria (e não relevo tanto a muito grave exposição do dito quanto a permissão de inclusão no seu conteúdo de informação sigilosa, pessoal e intransmissível que deveria ter sido imediatamente bloqueada em sede de acompanhamento da auditoria).
Também para esta questão, estando de acordo com o princípio expresso pelo Fernando, acho que a responsabilidade primeira para a conjugação de forças e de ideias é dos detentores do poder. E sacudir a água do seu capote (que começa a ser também outra metodologia recorrente neste CD) nunca foi uma boa forma de liderar e gerir.
Saudações leoninas
24 Abril, 2019 at 22:40
Excelente comentário
25 Abril, 2019 at 1:46
Subscrevo
24 Abril, 2019 at 21:20
“Nunca consegui entender porque raio de razão, além do óbvio culto da personalidade, que faz com que existam 8 ou 9 candidatos a presidente todos com imensas soluções e após perderem as eleições nem quem ganha pede ajuda nem quem perde a oferece. ”
Não sei se a minha converseta na entrevista do Sonhador vai alguma vez ser publicada, mas foco lá este aspeto. Também sempre me fez muita confusão. E gostava que isso mudasse no nosso clube. Somos todos sportinguistas, todos queremos o melhor para o clube, e se os candidatos derrotados têm boas soluções, não deveria ser por perderem as eleições que as não pusessem à disposição de quem as vencesse.
24 Abril, 2019 at 21:25
Quem ganhou é porque tinha as melhores soluções, certo?
Quem ganhou é que deveria ter a humildade, caso tenha visto uma solução melhor numa outra candidatura, procurar apoio.
24 Abril, 2019 at 21:28
Não penso assim. Acho que deve ser recíproco: quem ganha pede, quem perde oferece. E que não estejam à espera um do outro para dar o primeiro passo.
24 Abril, 2019 at 21:59
Onde colocaste a entrevista Ana em que post para eu situar e avisar o Cherba se faz fvr ?
24 Abril, 2019 at 22:39
Mandei para o e-mail da tasca. 😛
25 Abril, 2019 at 0:26
Ok Ana obrigado.
SL.
24 Abril, 2019 at 21:55
E assim que concebo o Sporting Clube de Portugal, totalmente de acordo Fernando Borges.
SL.
24 Abril, 2019 at 16:01
De mim esta direcção nunca terá o meu apoio . Direcções desonestas revanchistas e hipócritas de mim nunca terão qualquer tipo de apoio . Não vejo a hora de ver o fivelas fora do clube para todo o sempre bem como toda a corja que o acompanha . Só com uma purga total é que o GRANDE SPORTING renascerá
24 Abril, 2019 at 16:01
Devo dizer que concordo com o que o texto revela: o Clube acima de tudo. No entanto, devo também dizer que foi cometido uma espécie de “crime de lesa pátria” sem precedentes ao distituir uma direcção legitimamente eleita e em exercício de funções. Esse precedente, sem que tenha havido até agora prova fundada e verificada para tal, i.e., quais os danos gravosos e danosos praticados pelo anterior CD, minou irremediavelmente parte da essência do clube – a militância, “lealdade” e o “bom senso”. Aqui destaco a lealdade, fundamental em torno de quem é eleito. Não soubemos (pelo menos nós os sócios) cerrar fileiras e ser intransigentes.
24 Abril, 2019 at 16:03
Parabéns pelo texto Zero Seis!
Falando na chamada oposição que esta atual direção tem por parte de ex candidatos e futuros candidatos, há um nome que tem sido criticado sobretudo aqui na tasca e na minha opinião tem estado do lado certo da barricada, Joao Benedito.
Não! Benedito não tem de falar agora. Benedito não tem de ser oposição nem deve.
Certamente não concorda com algumas decisões desta direção. Certamente que outras apoia. Mas está certamente a fazer o papel dele, ser sócio ativo e não um notavel.
Benedito foi apontado como candidato antes da da reeleição de BDC e sempre se manteve em silencio. Benedito mesmo como candidato nunca deu grande alarido a criticas a BDC ou a antigas direções. Nunca “criticou” a forma como saiu do clube.
A atitude que tem tido e teve no dia da derrota nas eleições fazem-no ser um fortissimo candidato no futuro. Mas no futuro. Porque no presente Varandas é o nosso presidente.
24 Abril, 2019 at 16:06
Bom texto.
Sinceramente, não vejo o Varandas como mal intencionado. Mas isto sou eu, um banana.
Vejo-o como um panhonha. Abre a boca e sai merda.
Admito que Varandas tenha ideias e talvez as mais importantes necessitem de tempo. A se favor tem de facto a bandalheira que foi o final da época passada e a vergonhosa comissão de gestão.
Mas isso não dura sempre… se quer respeito ou criar empatia que lhe dê algum tempo, tem de mudar o discurso. Falar pouco e bem.
Atualmente fala pouco e mal. Ou não pensa no que diz e é burro por não se preparar, ou pensa no que diz e é burro pela mesma razão.
Se tratar da comunicação, nem tudo o que faz será visto imediatamente como merda e ganhará tempo para criar alguma empatia. É que há tanta coisa mal contada desde a época passada…
24 Abril, 2019 at 16:50
é muito isto…
24 Abril, 2019 at 17:11
Se fosse só comunicação…é que esse era o único problema do outro.
Esta direcção está a fazer muito mal ao clube
24 Abril, 2019 at 17:28
Ora conta-nos lá em quê, objectivamente.
24 Abril, 2019 at 20:53
É preciso dizer?
Vamos lá a ver:
1. Mendes no clube e doação de €4M
2. LPM no clube
3. Lavar roupa suja – já percebeste que o Batuque é um caso ridículo?
4. Acordo de William, Patrício,
5. Wang e milhões para a China
6. Política de comunicação vergonhosa e casos como da submissão ao trolha
7. Restruturação financeira para o galheto
8. Rebaixamento do clube e formação
9. Constante narrativa de que estamos na penúria
10. Expurgação de jogadores como Montero, Nani
11. Fazer o oportunista Fernandes capitão…
24 Abril, 2019 at 21:47
E apagar ex-presidentes de um simples vídeo de comemoração de um campeonato?
A tal censura que era o alegado apanágio do ‘coreano’.
24 Abril, 2019 at 17:23
Brave, vais desculpar, mas falar na vergonhosa comissão de gestão como atenuante do que quer que seja, não me deixa indiferente.
A puta da comissão já estava cooptada, quem escolheu este caminho e o fantoche é um dos principais rostos, sabia bem o que esperar pois …. “Parece trampa, cheira a trampa e sabe a trampa…”
24 Abril, 2019 at 18:13
Sim… mas foram uns verdadeiros cabrões e os factos falam por si.
Não é um diz que disse. A merda está à vista.
Vê lá é se almoças segunda.
24 Abril, 2019 at 22:40
Brave
Ainda não disse ao malcom
24 Abril, 2019 at 22:42
Ahah
My bad.
24 Abril, 2019 at 23:09
Não estava dito, mas já estou preparado 🙂
25 Abril, 2019 at 0:04
Não lês as mensagens
25 Abril, 2019 at 0:23
Prepara a carteira.
24 Abril, 2019 at 17:29
Isto faz-me lembrar o tempo de bdc:
Se tratar da comunicação?
Esqueçam , o gajo é assim e pronto como bdc também o era.
24 Abril, 2019 at 17:37
“Sinceramente, não vejo o Varandas como mal intencionado.”
🙂
Se no passado tu e tanto outros tivessem essa boa vontade e, se calhar, não estavamos agora a discutir pactos.
24 Abril, 2019 at 18:03
+1
24 Abril, 2019 at 18:17
Eu pq?
24 Abril, 2019 at 22:10
+1 da minha parte era para os outros Brave
24 Abril, 2019 at 22:44
A pergunta não foi para ti. Caga nisso.
Não duvido nem por um segundo do Sportinguismo do tipo acima, mas fala de cor.
24 Abril, 2019 at 22:57
Brave,
Eu vejo um gajo bem mal intencionado e revanchista como se viu na CI dos colchões e no pós-jogo com o Nacional.
25 Abril, 2019 at 0:24
Aí só vi um gajo burro.
É que se a estratégia for essa… já foi.
24 Abril, 2019 at 16:09
Bom texto.
24 Abril, 2019 at 16:13
As pessoas são pouco objectivas, o clássico 8 ou 80. Mas para mim o problema não vem das pessoas, não vem da malta que trabalha 8h por dia, e no tempo vago dedica-se a pensar no clube. Não vem do pessoal que com o ordenado mínimo e faz o máximo para acompanhar o seu Sporting. O problema vem sempre de cima. Vem sempre de quem “manda”, de quem “representa” os Sportinguistas. E é este, e tem sido este, o nosso problema. Os sócios e os adeptos contam pouco nos desígnios do clube.
Os CDs nunca se perceberam que são uma minoria quando comparados com os Sportinguistas que enchem os estádio, que vão às AGs, que vivem o Sporting. Não há um sentimento de responsabilidade, não há um “nós” antes do “eu” e não há respeito por quem discorda.
Somos um clube sem dono que funciona como se o tivesse.
Eu acho que há muita coisa que devia ser exposta aos sócios e que não o é. Não cabe na minha cabeça, o clube assinar um protocolo com outro sem, a priori, expor as condições do mesmo aos associados. Não faz sentido o CD escolher uma empresa para fazer uma operação financeira sem perguntar aos sócios o que acham ou sem arranjar outra opção. Estes casos que afectam o clube num todo, deviam de pelo menos receber a aprovação dos associados. E apesar de BdC ter aproximado o clube dos sócios, o que ele fez foi pouco. O nosso problema é o Sporting não ser dos sócios nem para os sócios. É para alguém, que quando senta o cu no poder arranja sempre maneira de deixar o clube a arder.
É impensável estarmos a fechar uma década de avanços tecnológicos sem termos voto electrónico. É impensável o Sporting ser um clube da cidade, completamente afastado dos seus núcleos e dos seus sócios que residem no resto do pais. Um sócio que quer fazer parte da vida do clube, nunca devia ser obrigado a fazer 600, 700, 800km para votar, ou participar numa AG. AGs, essas coisas que parecem abominações de tão poucas que há. Já alguma vez houve uma AG onde, juntamente com os sócios, se tentasse preparar ou delinear o futuro do clube (em que se dissesse o objectivo e como
lá chegar)? Uma AG onde se tentasse perceber o que os sócios querem fazer? De que me lembre, nas AGs aprovam-se as contas, os Orçamentos e pouco mais. Isto para mim é muito pouco.
Peço desculpa pelo desabafo, metade das coisas provavelmente nem farão sentido, mas são questões que para mim têm relevância, simplesmente porque já fomos n vezes prejudicados por incompetência de pessoas em quem depositámos a confiança e que no fim a única coisa que fizeram foi cavar mais um pouco o buraco e afastar mais um pouco os sócios e adeptos do clube.
SL
24 Abril, 2019 at 16:35
Bom, se com votos em papel em urnas transparentes e colocadas à vista de todos é o que é, imagina com voto electrónico.
Seria óptimo, mas não é solução para o nosso clube Fix.
Quanto ao teu texto, concordo com alguns pontos, mas não me parece que o sufrágio dos sócios possa ser tão próximo que tenham de aprovar todas as questões, sobretudo as mais técnicas que, na maioria dos casos, nem sequer dominados.
SL
24 Abril, 2019 at 16:36
*nem sequer dominamos.
24 Abril, 2019 at 16:53
Tens de aproximar todos os sócios da vida do clube. O clube tem uma base de dados, tem um site etc. Por isso tem mais que oportunidade de criar um sistema de voto dentro do site onde quem pode votar vota.
Não estou a falar de meter o dedo em todas as decisões, mas as com maior impacto deviam de passar pelos sócios. No nosso clube um Presidente tem de sentir que não pode fazer tudo o que quer. E os sócios têm de saber que há outras maneiras de mostrar força sem ser através de destituições. Consegues encher os dedos das mãos (quase) com a merda de presidentes que tiveste num espaço de 20 anos. E por isso é que quando aparece um CD que faz um bom trabalho, o trabalho para o qual foi eleito, é isso ou o Caos como muitas vezes se vê.
Um Presidente tem de agir sempre com os adeptos em mente, e não é isso que vejo.
24 Abril, 2019 at 18:03
Sem querer ser indiscreto, o Leão de Santa Engrácia mora em Lisboa ou perto? É que á a única situação que concebo para afirmar o que afirmou. Existem, hoje em dia, soluções electrónicas, validadas, que garantem a integridade de votos eleitorais à distância. E é na distância que vive a maioria dos sócios. E muitos dos mais activos. Continuar a excluí-los das decisões do clube é cada vez mais criminoso do que apenas incompetente.
Saudações leoninas
24 Abril, 2019 at 18:08
Olá Álvaro. Vivo em Lisboa, mas não é por isso que disse o que disse. É óbvio que o voto electrónico seria bem vindo pois o Sporting tem essa dimensão nacional e todos os sócios devem ter voz activa no clube. O que quis ilustrar foi a desconfiança que isso traria para os perdedores de um qq acto eleitoral. Daí à propagação das teorias da conspiração em loop basta uns tweets.
24 Abril, 2019 at 19:04
Era simples, tivessem autorizado uma entidade independentemente, tal como proposto e de imediato recusado, para validar os resultados…estranho, no mínimo, para quem argumentou que tudo foi feito com a máxima lisura…quanto às urnas transparentes à vista de todos… já vi Luís de matos fazer desaparecer coisas muito maiores sem recorrer a sacos do Lidl
24 Abril, 2019 at 22:59
Simples.
24 Abril, 2019 at 22:10
De acordo FixTix nao existe debate no Sporting nao se proporciona Ideias Solucoes e Debate sobre o Futuro do Clube com os Socios.
Nao existe Sporting para dentro e fora do clube ou seja Sporting Para todos os Sportinguistas quaisquer que sejam o seu estatuto na sociedade.
Todos os que sao Sporting sao Sporting e nao Sportinguistas de primeira segunda ou terceira linha.
Vamos cada vez mais cavando decalages sobre os rivais e muito disto por falta de Uniao e Total Concentracao num Objectivo que devia ser unico levar o Sporting a gloria e nao os senhores y ou x.
Viva o Sporting de todos para todos e assim que deveria ser.
SL a todos os tasqueiros.
25 Abril, 2019 at 1:52
Subscrevo
24 Abril, 2019 at 16:14
O melhor texto que já vi publicado na Tasca.Mas como se vê nalguns comentários há quem não queira entender e continue a teimar nas sua teorias esquecendo os reais interesses do Sporting que estão acima de tudo e de todos.
24 Abril, 2019 at 16:34
Quando na presidência tens um fantoche que numa altura critica colocou o filma a fivela à frente da imagem do clube, é normal que muita gente não entenda.
24 Abril, 2019 at 17:21
Os reais interesses do Sporting hoje são os mesmos de ontem e anteontem…
24 Abril, 2019 at 16:19
Num mundo perfeito, tenderia a concordar a 100% com o texto. No mundo real, no mundo do Sporting, não!
Este historia toda, de que todos fazem falta, todos são sportinguistas etc etc etc, para mim não cola! Há gente que quanto mais longe do clube estiver, melhor. Há gente que não faz bem ao clube, há gente que se encheu a conta do clube, gente que apodreçe o clube por dentro!
E por muita dessa gente ter andado afastada do Sporting nos ultimos 5 anos, é que o clube prosperou novamente! E infelizmente, muita dessa tralha agora, está-se a aproximar novamente!
O Bruno de Carvalho foi eleito em 2013, por desespero! Foi preciso bater no fundo, para afastar a escumalha! E mesmo assim convem não esqueçer, que não ganhou por muita diferença!
Em 2017 ganhou com a percentagem que ganhou, com os votos de muita gente que se fez socia do clube, ou recuperou a sua condição de socio no clube, durante o seu primeiro mandato, e pela cobardia da verdadeira oposição em dar a cara!
Agora não me digam para “aceitar” gente cuja obra, foi vilpendiar, pilhar o patrimonio e as finanças do clube nas ultimas décadas, até a situação desesperante em que se encontrava em 2013, porque aí sim estava mal, ai não apareçeram 7 ou 8 candidatos, pelo bem da Democracia! Merda para mim quer-se longe!
A oposição que BC teve no Sporting desde o inicio, foi a do “establishment” que arruinou o Sporting! Foi a dos mamões que perderam a teta! Os notaveis de merda que perderam o poiso, e que agora lentamente começam a apareçer nas tvs novamente a comentar pelo Sporting, e a fazerem figuras ridiculas!
A oposição que o varandas tem, se se pode chamar isso, na sua maioria é a do comum sócio! Porque foi o comum sócio, onde me incluo, que se aproximou do clube durante a Presidência de Bruno de Carvalho! E é oposição, não por mesquinhiçes, como perder lugares especias no Estádio, ou por perder bilhetes de borla, ou perder tachos, mas sim por ver exactamente tudo aquilo que afundou o Sporting, a aproximar-se novamente!
E por não aceitar o golpe de teatro que aconteçeu no inicio do Verão passado!
24 Abril, 2019 at 16:27
O comum sócio como o Tio do BES e os membros das claques que perderam o negócio.
24 Abril, 2019 at 16:33
Isso representa a maioria?
24 Abril, 2019 at 16:39
Não mas são os mais activos. Vocês pensam que se ouvessem eleições agora o Varandas perdia mas tenho a impressão que iam ter uma grande surpresa.
24 Abril, 2019 at 17:23
Conversa para a vou dormir…
24 Abril, 2019 at 17:27
Conversa para boi dormir!! Merda de corrector
24 Abril, 2019 at 21:03
Ja nao digo nada! Com as pessoas a beberem o que a CMTV diz, nao era de admirar.
24 Abril, 2019 at 22:18
Suprise suprise
https://youtu.be/QkIsf9LCiII
24 Abril, 2019 at 16:37
O tio do BES é um mamao que quer poleiro, como quase todos os outros que foram a eleiçoes. Nao ganhou e ficou aziado. Ê o normal no Sporting.
Quanto aos membros das claques que perderam o negocio, ve ja la bem se é porque esta Direcao no alto da sua sabedoria condena esse tipo de negocio, ou se entao, anda sim a tentar correr com esses membros da claque, para dar poiso a outros que defendam mais os seus interesses.
Se calhar quando la tiver quem eles querem, ainda recebem mais do que estes…
24 Abril, 2019 at 18:45
Sem assim não for, o barbini prometeu que fodia o focinho ao fantoche.
E ele lá anda a ser pago como director ou outra merda qualquer de uma modalidade.
24 Abril, 2019 at 22:40
Ora ai esta o nome que eu nao quis dizer…
24 Abril, 2019 at 22:11
Deixa-me rir
24 Abril, 2019 at 16:41
Ora muito bem.
Limpinho, limpinho.
Que se ponham nas putas os croquetes e não os que amam o Sporting.
24 Abril, 2019 at 18:40
100% de acordo…
24 Abril, 2019 at 18:42
Gosto mais deste comentário que do texto… hug
24 Abril, 2019 at 19:28
Porque este comentário é substancialmente melhor que o texto 🙂
24 Abril, 2019 at 19:06
Concordo contigo PedroC!
24 Abril, 2019 at 20:05
É isto!!!
24 Abril, 2019 at 21:15
“Há gente que quanto mais longe do clube estiver, melhor. Há gente que não faz bem ao clube, há gente que se encheu a conta do clube, gente que apodrece o clube por dentro!”
Curiosamente, é este o rótulo que tentam colocar a BdC.
Após o ataque à Academia de Alcochete
“Há gente que quanto mais longe do clube estiver, melhor. Há gente que não faz bem ao clube”;
Batuques, Advogados com o ex-sogro e a empresa chinesa
“há gente que se encheu a conta do clube”
Alteração dos Estatutos para se tornar o Rei do Sporting e depois violação dos Estatutos com a criação da MAG e do CFeD provisórios (nós sabemos a verdadeira razão disto ter acontecido, mas a malta não quer saber… violou, rua com ele)
“gente que apodrece o clube por dentro!”
24 Abril, 2019 at 22:08
Esses rotulos so colam ao BC, aos olhos de quem nao quer pensar um bocadinho.
24 Abril, 2019 at 23:02
M’t’bem! M’t’bem!
25 Abril, 2019 at 1:56
Subscrevo na íntegra, enquanto leão de prata.
24 Abril, 2019 at 16:36
Mas como é que pode haver um pacto se o primeiro a quebrá-lo é o presidente Frederico Varandas?
Deveria ter seguido o caminho para o qual foi eleito, ser presidente de todos os sportinguistas, sobretudo por saber que não teve nem metade dos votantes nas eleições.
Nao foi esse o caminho escolhido e resolveu acertar contas com o anterior CD ao mesmo tempo que a sua Direção acumulava erros de principiante na gestão do clube.
Alguém acredita que esta personagem, que já tantas vezes deixou evidente a incompetência e falta de carácter para ocupar o cargo, chegará ao fim do mandato?
Agora é tarde para o pacto que o Zero Seis refere.
Varandas mais cedo do que tarde cairá.
A cada intervenção de Varandas nao há um enterrar do machado de guerra mas sim mais uma machadada na famosa União…
24 Abril, 2019 at 16:37
Os reais e por mais superiores que sejam interesses do Sporting nunca podem ser subverter os valores da democracia.
Quem assalta o poder por via anti-democrática nunca poderá ser um legítimo representante do Sporting.
Por mais bananas que sejam os seus associados, o Sporting terá sempre que encontrar mecanismos de legitimação democrática dos seus representantes e de combate a quem os usurpa.
Neste momento o Sporting é refém de uma corja que se concertou para o tomar de assalto.
Enquanto não forem corridos, não teremos o mínimo qu nos resta enquanto Sportiguistas. Orgulho e dignidade.
#VarandasOut
#eleicoeslivresejustas
24 Abril, 2019 at 16:38
Muito bom texto!
Este 0 6 é uma pessoa com um bom senso e uma lucidez muito acima da média… Salvo melhor opinião, claro!
24 Abril, 2019 at 16:38
Bom texto, no qual me revejo quase na totalidade.
Mas não consigo apoiar um Traidor, alguém que se demitiu do Sporting Clube de Portugal num momento de enorme turbulência, que foi peça e testa de ferro para criar a teoria do caos, já nem vou a BC, mas li e reli a entrevista de Carlos Vieira(que devia ter tido um post aqui na Tasca) e ninguém destes apaniguados sapientes que actualmente dirigem o “Meu” “Nosso” Clube chega aos calcanhares do anterior CD.
Basta ver os Desventuras e Bacalhaus à Brás a defender o Fivelas e está tudo dito.
Só conseguirei ter Paz interior quando O FIVELAS, O RATO FERNANDES, O BATMUMA, O BADOSH e todos os montes de Merd@ saírem do Clube, eleições livres e democráticas sem caça ás bruxas e aí respeitarei a democracia.
24 Abril, 2019 at 16:42
De um lado tens a risada, o filma a fivela, o levar os jogadores para parte incerta e do outro tens alguém que em primeiro lugar se preocupou com a imagem do clube:
PEDRO MARTINS – O pós? Quanto ao pós não, mas porque eu fui um líder e consegui abafar tudo o que havia para abafar no Vitória. Havia uma imagem muito importante para manter que era a imagem do clube. Que foi grave, foi. Disse-o na altura. Mas, de facto, conseguimos manter a imagem do Vitória imaculada.
24 Abril, 2019 at 16:45
Malcolm é essa a Grande diferença entre os HOMENS e os ratos, Pedro Martins para além de Líder foi um GRANDE HOMEM…
24 Abril, 2019 at 18:05
Nem mais leão Ribatejo
24 Abril, 2019 at 16:46
O texto é interessante e julgo que nenhum sportinguista discorde na generalidade. Eu por mim não preciso de pactos para apoiar o nosso Sporting, agora apoiar este CD já é outra conversa.
O problema é que o actual presidente foi eleito numa eleição onde alguns foram impedidos de concorrer. E isso inquina desde logo o processo.
Mais perante estes factos, o actual CD teria tudo a ganhar se tivesse um pouco de humildade e soubesse reconhecer e aproveitar o que de bom foi feito e sublinhá-lo, mas não o fez, preferindo ao contrário acicatar cada vez mais um grupo alargado de sócios.
Exemplos do que disse atrás, foi o não recorrer e não se fazer assistente nos casos contra o Benfica.
Quando se percebeu que o caso CashBall foi uma invenção, não aproveitou para sublinhar o mal que fizeram ao nome do clube e seus anteriores dirigentes (André Geraldes à cabeça).
Depois quando está perante os sócios numa AG não fica bem quando alguns sócios criticam mas educadamente reclinar a cabeça para trás e ficar a olhar para o tecto, isso não é postura de presidente.
Isto não invalida que não elogie quando algo de bom é feito, já o fiz.
Quanto a mim continuo a apoiar a pagar quotas a comprar GB, a oferecer bilhetes a amigos, e a comprar Merchandising a única diferença agora é que em vez da camisola do Nani, do Acosta ou do Liedson, compro a do Ruesga a do João Matos ou a do Pedro Gil.
Agora apoiar um CD que está a fazer mal ao Sporting que não consegue unir, que perde assistências, que perde sócios… Isso não, porque isso é negativo para o Sporting, logo não terá o meu apoio.
24 Abril, 2019 at 19:11
Concordo plenamente contigo mfm!
24 Abril, 2019 at 19:35
Concordo com muito do que escreve, caro mfm.
24 Abril, 2019 at 16:51
vira o disco e toca o mesmo: “corja”, “nojo”, “traidores”, “bananinhas”, “mansos”, “croquettes”, “ratos”, “purgas” e etc.
INFELIZMENTE HÁ PESSOAS A MAIS NESTE CLUBE:
São aquelas pessoas que não sabem respeitar minimamente os outros e as decisões tomadas pela maioria.
24 Abril, 2019 at 16:55
Rutinha tem dó da nossa paciência, logo tu que tirando a Madre Teresa não conheci ninguém tão tolerante com a opinião contrária. Tem vergonha…
24 Abril, 2019 at 17:01
Isto é um troll que aqui anda…caga nisso
24 Abril, 2019 at 17:06
A “Madre Teresa” por estes dias deve andar embrulhada com o desdentado da cúmunicação, deixando a colega do poker lésbico entregue aos caprichos dos seus dedos.
Mas isso passa-lhe.
24 Abril, 2019 at 17:30
Ehehehehe
24 Abril, 2019 at 17:01
Expliquem-me lá como é que querem paz e união quando os actuais golpistas fizeram aquela ridícula conferência para lavar roupa suja que afinal não tem ponta por onde se pegue e continua a insistir em batuques e afins?
Se afinal não foram eles quem mandatou a ‘auditoria’, muito conveniente dizer isso para se desculparem da vergonha que foi, e de a deixaram sair para a praça pública, mas também lhes foi conveniente usá-la para continuar manipular a opinião pública em relação à suspensão e expulsão de BdC.
Também evitavam de a ter mandado para as ‘autoridades’. Se foi da PJ que veio a fuga então a culpa é deles à mesma porque não tinham nada que partilhar 99% de dados irrelevantes para se queixarem de batuques e afins.
Depois, quem tomaria tal decisão deveria ter sido o CFD, e não a direcção.
Para mais eu e muuuita gente acha que é mentira que não foi a direção do fantoche que leakou a ‘auditoria’, então porque é que certas omissões existem? Seguramente foram redactadas.
Depois, o que aconteceu à restruturação financeira preparada por BdC e CV??
Eu não aceito que se continue a rebaixar a legítima aspiração do clube. Porque é que se permite instalar a narrativa de que o Sporting vivia acima das possibilidades, essa grande mentira?
Estamos bem é no terceiro lugar? Pó caralho!
24 Abril, 2019 at 17:01
Uma das melhores Direções, senão a melhor, de sempre do Sporting, é muito mais merecedora de um pacto 2 do que esta corja de neocroquetes que assaltou o poder com a manipulação de dois processos eleitorais.
O que se passou no Sporting deveria envergonhar qualquer cidadão que goste de viver num estado de direito.
Independemente de ser apoiante de A ou de B.
Há mínimos.
Há princípios.
Há direitos, liberdades e garantias que nunca podem ser ultrapassados.
E neste Sporting foram.
Nada o poderá justificar.
Nada, nem a ruína financeira, nem a ruína desportiva, nem muito menos com o pânico com que certos poderes instalados sempre conseguiram subjugar certos associados.
Depois de BdC muito dificilmente esta gente conseguirá voltar a fazer de gato sapato os sócios e adeptos do Sporting.
Assim o espero, para bem deste clube que tanto quero.
Quando nos conseguirmos desprender destas amarras que nos cristalizaram e adormeceram durante décadas, voltaremos a ser um clube capaz de orgulhar os nossos filhos.
Até lá apenas conseguiremos ir iludindo-os, a eles e a nós.
24 Abril, 2019 at 17:06
O texto é bem intencionado e numa situação normal até seria bem vindo.
Mas, infelizmente, não estamos numa situação normal. Longe disso.
Para o pacto existir tem de haver lisura de ambos os lados.
Não convém passar um pano sobre tudo o que se passou e continua a passar e esperar pelo melhor.
24 Abril, 2019 at 17:08
Se esta direcção tivesse alguma honestidade viria a público responder a cada uma das questões levantada pelo grupo de accionistas da SAD, em carta aberta recente.
Todos esses assuntos são importantíssimos.
Em vez de responder com batuques e o caralho, mostrem que reconhecem a importância dessas questões e defendam a sua posição com transparência.
Não o fazem porque servem outros interesses QUE NÃO OS DO SPORTING.
p.s. esta merda toda está a virar-se contra eles. Convém lembrar que toda a estratégia de continuação do assassinato de carácter do ‘morto’ é por aconselhamento do querido LPM. Ora aí vão €3M bem gastos 😉
24 Abril, 2019 at 17:10
E não.
Não precisamos que os Jeovás nos tragam paz.
Precisamos é de vassouras.
24 Abril, 2019 at 17:13
Que grande texto! É isto mesmo, sem tirar nem por. Obrigado por escreveres!
24 Abril, 2019 at 17:32
Por mim não terá nenhum pacto2.
Que ganhe e encha o museu de troféus
24 Abril, 2019 at 17:39
Amanha comemora-se o 25 de Abril e ainda bem que os capitães não leram um texto destes, pois poderiam sentir-se acomodados com a situação e deixarem o golpe para outras calendas. Afinal, como mais ou menos afinação o poder vigente na altura, foi eleito.
Não, vou esperar pela criação dos “lesados do Sporting” para dizer aquilo que sinto sobre o bando de escroques que se apropriaram do poder num grande clube.
Aquilo que disse no dia 24/06/2018, não retiro uma virgula:
“– Mais do que a destituição, ontem foi transmitido um sinal para a próxima gestão, sendo que a imediata é a CG da brigada do reumático, para justificar tudo e mais alguma coisa com a gestão ruinosa do CD de BdC, que vejam bem, até foi destituído, está tudo o que fizerem mais do que justificado.”
24 Abril, 2019 at 18:12
Comparar o 25 de Abril e o Portugal de então com o Sporting é, como dizia a minha avózinha, comparar peidos com marmelos.
24 Abril, 2019 at 18:41
Tens razão, o cinismo, a sonsice, a manipulação e a aldrabice foram muito maiores em relação ao Sporting.
24 Abril, 2019 at 20:01
(Entram os violinos…e a falta de noção).
24 Abril, 2019 at 21:04
Leão Stª Engracia, julgo que ambos já concordamos que fazemos uma avaliação diferente dos tristes acontecimentos que ensombram o nosso clube, no entanto isso não impede o respeito mutuo pela opinião.
Também pelo respeito que merecem os homens de Abril (era qs bebe na altura), queria clarificar o comentário pois acredito que a minha dificuldade de escrita possa ter conduzido a interpretações erradas.
O paralelismo que tentei fazer é unicamente no sentido que foi a capacidade critica e o inconformismo com a situação que levou os militares de Abril a pegarem em tanques e metralhadores e avançarem contra o poder de então.
É precisamente a capacidade critica e o inconformismo com a situação no clube que me motiva a escrever e a lutar dentro das minhas parcas possibilidades contra aquilo que, na minha opinião, é lesivo dos interesses do Sporting Clube de Portugal e não serão pactos ou pedidos de união que calarão a minha revolta e o expressão do meu descontentamento.
Bom feriado para si e para todos sobretudo para aqueles que lutaram pela democracia e liberdade de expressão.
24 Abril, 2019 at 22:04
Obg Malcom pelo teu esclarecimento e desculpa se de alguma forma também interpetei erroneamente o teu comentário.
Feliz feriado para ti e para todos os lutadores pela liberdade.
SL
24 Abril, 2019 at 22:29
Viva o Sporting Clube de Portugal em Liberdade num Portugal em Liberdade Sempre.
Bom feriado ao Malcolm e Leao de Sta Engracia sempre em Liberdade e cm paixao Sportinguista.
SL.
24 Abril, 2019 at 17:40
Bom texto. Eu votei B. Carvalho e votei no Benedito. Mas o Varandas ganhou e portanto passou a ser o meu presidente. No entanto, o SCP não pode esquecer o campeonato roubado em 2015 e deve avançar para uma guerra implacável contra o CM e o Octávio Ribeiro (julgo que neste e noutros blogues se podia fazer mais).
24 Abril, 2019 at 17:47
“A direcção do Sporting optou por atacar declaradamente o jornal Abola. Já relativamente às publicações e difusão da auditoria de gestão – que expôs toda a vida interna do clube – por parte do Correio da Manhã e do jornal Record, o clube não disse uma única palavra. Nada. Nicles. Zero. Bola.”
24 Abril, 2019 at 17:51
O texto (excelente, mais um) é o retrato da realidade que se vive no Sporting desde a muitos anos.
O Zero Seis está correcto no diagnóstico e na receita para combater à “enfermidade”.
O grande desafio está em convencer TODOS os Sportinguistas a tomar a “medicação”, a começar por quem tem mais responsabilidade em pacificar o Clube mas que, por incapacidade ou falta de vontade, continua a esfregar as feridas.
A carta enviada por alguns sócios ao PMAG, a sugerir uma amnistia para os sócios suspensos e expulsos, poderia e deveria ser usada para discutir e encontrar caminhos para uma reaproximação dos Sportinguistas com diferentes visões. Aproveitem-na!
24 Abril, 2019 at 18:08
A carta enviada por alguns sócios ao PMAG, a sugerir uma amnistia para os sócios suspensos e expulsos, poderia e deveria ser usada para discutir e encontrar caminhos para uma reaproximação dos Sportinguistas com diferentes visões. Aproveitem-na!
Clap clap clap
24 Abril, 2019 at 18:31
JHC
O caminho e a visão é comum a todos, ter um clube, forte, vencedor e com futuro.
O problema é mesmo uma questão de exigência, que de facto aumentou exponencialmente.
Há quem, como eu, que exige ao fantoche o cumprimento das promessas eleitorais, nomeadamente a que tinha uma estratégia financeira, que resolvia os problemas todos e que agora não suporte o discurso miserávelista e sobretudo o constante descartar de responsabilidade com a desculpa esfarrapada da herança. Ainda em dezembro quando as coisas corriam bem, tinham um discurso completamente diferente, e não falo só no fantoche, mas também o Zenha e o Cal. Entretanto, aconteceu Apollo …. e as suas limitações e incompetências.
Por outro lado, há quem esteja toldado pelo ódio à gestão anterior, que cometeu sem duvida inúmeros erros, e desculpam tudo e mais alguma à gestão de topo actual.
Por muitos erros anteriores, por muito péssima que tenha sido a herança e isso não retira um milímetro de responsabilidade a quem tudo fez e prometeu para consumar uma mudança que, na altura, era o que menos necessitávamos. (inicio época, EO, NRF, alcochete, rescisões, cashball, emails, etoupeira, vouchers ….etc.) muitas manobras de distracção, tactita muito usada mas quando estamos sob ataque externo não é altura para revoltas é sim o tempo certo para a união.
24 Abril, 2019 at 20:05
A carta seria boa se as intenções também o fossem mas, tal como resulta da própria carta e do tom laudatório à anteior direção por contraponto com as críticas desabridas à actual, não me parece que a principal intenção fosse a procura de uma concórdia.
Nunca haverá paz enquanto as personagens de um lado e de outro forem as mesmas.
24 Abril, 2019 at 21:27
o problema da carta é que toda a gente sabe quem sao os signatarios e quem defendem( não, não é o Sporting) e sabe o quao hipocrita e falsa é a carta.
porque como já disse as pessoas não esquecem o que essas pessoas e outras como elas fizeram e ainda fazem
24 Abril, 2019 at 22:23
Ora ora se fores por aí faço-te uma lista de quem fez mal ao clube
24 Abril, 2019 at 23:05
O amigo dele da academia é uma dessas pessoas, que passa informações a “pessoas estranhas ao serviço”. É um dos bufos, pertantes.
24 Abril, 2019 at 17:54
Malcolm, listaste uma série de coisas que achas que o Presidente do Sporting, deveria responder, olha eu só queria que o Ex-Presidente do Sporting, divulgasse onde está a acção colocada ao Meirim (Conselho Disciplina da FPF), em que ponto está??????
Como ainda não percebeste o tempo do grito e do insulto ( que tão bons resultados nos deu) acabou, agora primeiro age-se nos locais próprios e depois comunica-se aos sócios.
Só, mais, uma coisinha, deverias ter lido o Post, ou então leste e não percebeste patavina do mesmo.
Saudações Leoninas
24 Abril, 2019 at 18:35
Para ti, levas este texto de um enorme Sportinguista que infelizmente partiu cedo de mais, escrito em 09/04/2018 e de certeza que ainda o zero seis não pensava em escrever sobre pactos e já alguém tinha o discernimento de perceber o que se aproximava:
Texto de Rui Rigueiro comentador Sporting TV
.Estejam tranquilos:
Se ou quando, Bruno de Carvalho deixar de ser presidente, quem vier a seguir encontrará o seguinte no clube:
– 170 mil sócios;
– um clube mais rico em património;
– um contrato de direitos televisivos superior a 500 milhões de euros e que entrou em vigor este ano.
– equilíbrio orçamental conseguido na diferença compras/vendas;
– 55 modalidades que precisam de serem bem tratadas e acarinhadas, sendo que na esmagadora maioria estamos na liderança;
– Uma SAD com lucros sistemáticos e redução do passivo;
– um conjunto de lojas e pontos de venda comerciais para maior alcance da marca;
– um pavilhão que é apenas o maior e melhor dos clubes nacionais.
– um plantel em cada modalidade recheado de valores indiscutíveis que valem muitas centenas de milhões de euros (independentemente do carácter desses mesmos atletas)
– Contratos elaborados sempre em defesa do clube, com vários jogadores emprestados ou cedidos mediante cláusulas por objectivos benéficas para o clube;
– sponsors fortes e cumpridores nas suas obrigações;
– funcionários do clube genuinamente sportinguistas;
– jornal e redes sociais;
– Um canal de televisão;
– Modernização de estatutos e regulamentos internos;
– um clube sem lobbys oficiais (ex conselho leonino);
– um clube VIVO E DINÂMICO!
Por isso quem vier a seguir não terá que ter um décimo do trabalho que teve Bruno de Carvalho, nem a sua dedicação e esforço! Quem vier a seguir só tem que gerir um clube agora apetecível e não fazer asneira! Não desbaratar o trabalho genial e assombroso deste homem e desta direção!
Quem viera seguir, só tem que aproveitar a queda do império de corrupção benfiquista, que BDC começou por atacar quando o porto dormia, só tem que conquistar em 5 anos mais do uma taça de Portugal, uma supertaca e uma taça da Liga… e um campeonato em 2015/2016 ( que acredito a justiça ainda nos venha a atribuir), quem vier a seguir só tem que gerir a obra feita!
Quem vier a seguir pode então, de
Forma descansada melhorar a comunicação, a gestão dos comunicados no Facebook e outras coisas assim, tão ou mais importantes do que a obra feita e enumerada acima…
Pessoalmente e porque não sou desleal, ingrato e
Injusto e porque nunca abandono quem admiro, nunca troco a velha camisola de que gosto, por uma camisola nova e brilhante, de qualidade desconhecida, que amanhã também será velha…
Manifesto já e aqui o meu total e desinteressado apoio a Bruno de Carvalho e até ao ultimo dia em que seja presidente (para o mês que vem, ou daqui a 3 anos, ou seja quando for) nesta hora difícil e que tanto me envergonhou enquanto sócio com 27 anos de absoluta fidelidade e mais uns quantos como simples adepto!
Para os sportinguistas que hoje assobiaram BDC, respeito o vosso direito ao desagrado! Para os (poucos) sportinguistas que entoaram o cântico de “Bruno cab…, pede a demissão”, vocês não são dignos de muito mais do que do Sporting de 2012 do Engenheiro Godinho Lopes e do Plano Especial de Revitalização (PER) que estava em cima da mesa… lembram se disso? Lembram se da teoria da refundacao? Lembram se da afirmação do falecido Nobre Guedes de que o clube não tinha salvação? e sabem quem o evitou?…. pois! Precisamente o homem que salvou o clube e que vocês (alguns) hoje insultaram!
Por isso quando entrarem no Sporting tratem-no com amor e carinho! Pois o trabalho de recuperação do clube está feito e vocês terão ao vosso dispor tudo o que precisam! E no cúmulo da vossa falta de gratidão e justiça até da estátua do leão na rotunda podem tirar o nome de BDC!
Finalmente: estimado Presidente Bruno de Carvalho, como sócio que o apoia e continuará a apoiar até que a “senhora gorda cante”, seja forte e por favor, ouça os conselhos de quem lhe quer bem e por vezes lhe diz o que não quer ouvir! Acabe com a merda dos facebooks e controle
esse feitio que tanto admiro numas alturas e que tanto me enerva noutras! Já lho disse pessoalmente em várias situações, você é o presidente que sempre quis no Sporting desde o falecido João Rocha…. e se cair vai mesmo cair por causa desse coração ao pé da boca e da merda dos facebooks? Porra nem a merda do benfica e daquela escumalha corrupta e respetiva máquina de propaganda o conseguiu e você comete e insiste nesses erros? Porra Bruno resguarde-se, nos combateremos por si contra tudo o que for preciso!
Rui Rigueiro, sócio n 19831
Comentador (não remunerado, pois recuso me a receber um cêntimo do clube que amo) da Sporting TV!
24 Abril, 2019 at 18:54
… e quem veio a seguir… está a conseguir DESTRUIR tudo…
… tantas bestas acéfalas… será que estes ruminantes sabem o que é pensar ou raciocinar…
24 Abril, 2019 at 19:32
Foda-se… Do que me foste lembrar.
Descansa em paz, Rui. 🙁
24 Abril, 2019 at 19:43
Malcolm, que nunca te canses de escrever…!!!
24 Abril, 2019 at 22:38
Paz a alma do grande e genuino Rui Pigueiro.
24 Abril, 2019 at 17:54
Tudo o que escreves é lógico, Zero Seis. Sempre existiu e sempre existirá oposição. Esta mais “barulhenta” que se sente neste momento tem a ver com todo o “estardalhaço” que aconteceu até às eleições. Junta-lhe a isso o candidato que as venceu (com menos votantes do que o que perdeu) ser uma pessoa que apareceu como candidata ainda antes de se saber sequer que haveriam eleições, uma pessoa que estava na academia no dia do ataque a pedir para filmarem, uma pessoa suspeita, uma pessoa mesquinha e vingativa que não perde a oportunidade para dar bicadas na anterior direção e em quem a apoiou e ainda a defende. Uma pessoa que se vê perfeitamente que está ali para fazer o que o “dono” lhe manda, e não o que é melhor para o clube, missão para que foi eleito por quem nele acreditou. Revolta-me este não afrontar o vizinho do lado errado da estrada. Ele e os que o apoiam nas TVs, na CS, cheios de paninhos quentes, a resguardarem-se num “confiamos na justiça” quando o assunto é os CRIMES perpretados pelos mafiosos encarnados e que tanto prejuízo nos tem provocado ao longo dos anos. Prejuízo desportivo e, por arrasto, financeiro. Eles são o inimigo a abater, não os sócios que discordam de Varandas ou o anterior CD que nunca deixou um assunto que lesasse o nosso clube sem um comentário. Fosse no facebook do presidente, do diretor de comunicação, na TV ou no jornal do clube. Atualmente, parece que o inimigo do Sporting é a anterior direção. Já cá não está! Já não manda nada! Esqueçam a anterior direção. Foquem-se no que realmente prejudica o Sporting e o desporto português. Não querendo ser mazinha, parece que a estratégia desta direção é a mesma do Braga e do resto dos clubes portugueses médios epequenos: ganhar as graças de quem manda, para ver se pinga alguma coisa para o nosso lado. E isso… NUNCA. Isso é “lambe-botismo” caraterístico dos engravatados. Muitos sócios não se reveem nisso. Eu não.
24 Abril, 2019 at 18:06
Só mais uma coisa. Uma sugestão para o senhor Varandas e para o senhor Rogério Alves: a próxima vez que lhes perguntarem alguma coisa sobre o anterior CD ou sobre a contestação de que são alvo, façam um esforço para responder “o CD anterior é passado” e “todos têm direito à sua opinião”. Vão ver que ajuda um-bo-ca-di-nho. E que o senhor RA não se “aborreça” tanto com as picuinhices dos sócios em quererem saber tudo. Se acha que estão desinformados, que não sabem do que estão a falar, convoque umas assembleiazitas de vez em quando. Ou umas sessõezinhas de esclarecimento. Sim, porque percebo que nem tudo possa ser esclarecido em praça pública. Mesmo que certas coisas “fujam” cá para fora.
24 Abril, 2019 at 18:13
Concordo com o teu texto Ana e destaco esta parte:
Atualmente, parece que o inimigo do Sporting é a anterior direção. Já cá não está! Já não manda nada! Esqueçam a anterior direção. Foquem-se no que realmente prejudica o Sporting e o desporto português. Não querendo ser mazinha, parece que a estratégia desta direção é a mesma do Braga e do resto dos clubes portugueses médios epequenos: ganhar as graças de quem manda, para ver se pinga alguma coisa para o nosso lado. E isso… NUNCA. Isso é “lambe-botismo” caraterístico dos engravatados. Muitos sócios não se reveem nisso. Eu não.
24 Abril, 2019 at 19:00
”Não querendo ser mazinha, parece que a estratégia desta direção é a mesma do Braga e do resto dos clubes portugueses médios epequenos: ganhar as graças de quem manda, para ver se pinga alguma coisa para o nosso lado. E isso… NUNCA. Isso é “lambe-botismo” caraterístico dos engravatados. Muitos sócios não se reveem nisso. Eu não.”
… eu também não, NUNCAAAAAAAAAA… mas há por aqui muitos que se reveem nessa política… muitos comem a merda que lhes poem no prato e comem sem questionar o que quer que seja… e no fim… depois de se aperceberem que comeram merda ainda batem palmas ao cozinheiro para que ninguém se aperceba da merda que comeram…
24 Abril, 2019 at 22:41
Ah Ah Ah e comem gelados cm a testa ?
Ayres ?
24 Abril, 2019 at 18:15
Aqui vai o pacto2
https://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/comunicados/2019-04-24/comunicado-do-conselho-fiscal-e-disciplinar
24 Abril, 2019 at 18:28
Estou com uma curiosidade do caraças para saber quem é o rato.
24 Abril, 2019 at 20:13
Esse assunto vai morrer virgem… como de resto, de forma habilmente ancestral, se resolve “os incómodos” no tugão!
Não é singular mas plural, uma autêntica rataria… e não dúvida quem são ou ainda há?
24 Abril, 2019 at 19:26
Foda-se, até a merda do roubo de tancos foi melhor disfarçado.
24 Abril, 2019 at 20:01
Do episódio: “O leak não foi nosso, mas vamos fazer um inquérito interno só porque nos apetece”.
Ok
24 Abril, 2019 at 20:59
“O Conselho Fiscal e Disciplinar do Sporting Clube de Portugal, tendo recebido do Conselho Diretivo dois relatórios à auditoria de gestão, relativos ao período de Junho de 2013 a Junho de 2018, do Sporting Clube de Portugal e da sociedade participada Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD, face à gravidade dos factos dos mesmos constantes, da sua relevância disciplinar e da necessidade de apuramento rigoroso das responsabilidades individuais pela prática dos mesmos, vem comunicar aos sócios ter deliberado, nos termos do disposto no artigo 19º do Regulamento Disciplinar, aprovado na Assembleia Geral de 17 de Fevereiro de 2018, a abertura de procedimento de inquérito prévio.”
Pertantes, não vai entregar nada ao ministério público e vai ouvir as partes primeiro, é isso? Vá lá.
24 Abril, 2019 at 23:13
Mais um enorme passo a caminho da União.
Bravo! Bravo!
Fácil, fácil…
24 Abril, 2019 at 18:27
So para picar o ponto. Li e concordo.
25 Abril, 2019 at 0:02
Então concordas que era desnecessário o anúncio público do varandas de meter ministério público e judiciária ao barulho.
24 Abril, 2019 at 18:33
Eu no fundo até sou favorável a um pacto mas não com esta direção, não com uma direção que divide entre os Sportinguistas de bem e os outros.
Uma direção que tinha como slogan nas eleições unir o Sporting e o que mais faz é perseguir Sportinguistas, que faz do passado o seu trunfo mesmo sendo com colchões a mistura.
Sou favorável a um pacto e aliás até acho a única solução mas não acredito que o outro lado ache o mesmo, por isso é que são de bem e eu dos outros e quem não vê isso não compreende como o mundo gira.
Pacto sim mas não com esta direção
24 Abril, 2019 at 18:42
Quem gere por vingança não gere bem e bdc foi um exemplo em alguns aspectos a razão de ter gerido mal, estes vão pelo mesmo caminho.
24 Abril, 2019 at 18:56
Isso é tudo muito bonito, mas enquanto esta direcção estiver em funções, a minha condição de sócio e adepto do Sporting está suspensa, por minha vontade. Não me identifico com o clube neste momento, portanto não apoio nenhuma equipa do mesmo.
24 Abril, 2019 at 19:05
subscrevo…
… atitude lógica de quem tem princípios e se rege por valores…
24 Abril, 2019 at 20:02
Isto é a prova do mal que BC fez no Sporting.Conentarios destes são impensáveis.Adeptos destes fazem lembrar lampiões.
24 Abril, 2019 at 20:13
Coitado… como se os teus correlegionários não tivessem dito e feito ainda pior à antiga direcção. A lata, cartilheiro, a lata. A tua e a de mais uns quantos que por aqui andam.
24 Abril, 2019 at 20:31
Votei duas vezes BC e detesto os Croquetes. E sou incondicional do Sporting jamais deixaria de apoiar fosse quem fosse o presidente.Quem não pense assim não é Sportinguista.
24 Abril, 2019 at 22:27
Eu sou anti varandas e apoio o Sporting em todo o lado e esta hein ?
24 Abril, 2019 at 23:28
Mais um.
Coerente com aquilo que acredito ser o melhor para o meu clube.
Secar financeiramente esta Direccao para os pôr nas putas o mais rapidamente possível.
24 Abril, 2019 at 19:35
Bom texto 06, aliás como já sendo apanágio, desde que o vou lendo por aqui!
Já muito e quase tudo foi dito nos comentários dos tasqueiros, em que acima de tudo impera o equilíbrio e o conhecimento das reais histórias que persistem em ir tramando o nosso clube…
Eu acho sinceramente, que os tempos de benevolência e optimismo ilusório, já lá vão há muito!
Já percebemos a “real cozedura” que reina nestes corpos directivos, portanto ou aceitamos passivamente, ou reagimos enquanto ainda é tempo… os sócios e adeptos são aqueles têm a FORÇA toda do seu lado!
O clube não está unido, e com a manutenção destas atitudes e rumo, não terá descanso…
24 Abril, 2019 at 19:46
A minha relação com o Sporting político vs o Sporting desportivo sempre foi simples.
Politicamente quem é eleito deve “governar”. Nunca deixarei de criticar o que acho criticável, falar dos meus receios ou ser a favor do que acho bem. Todos os eleitos tiveram de mim o benefício da dúvida e depois ou me aproximei deles ou me distanciei conforme foram as suas acções. Por mais distante de uma direção que esteja acho que os mandatos são para ir até ao fim a não ser em casos muitos excepcionais de prejuízo demasiado grande para o Sporting em caso de continuidade. As minhas críticas são sempre em função da acção e não da pessoa. Foi sempre assim e vai continuar a ser.
Nas redes sociais nunca critiquei nada e acho o absurdo máximo e o grau zero da estupidez criticar nas redes sociais do clube. É demasiado estúpido sequer para ser compreendido ou explicado.
Desportivamente todas as equipas têm, de mim todo o apoio possível. Não sou de crítica fácil nem a jogadores nem a treinadores. E mesmo que não goste de algum, raramente entro em ódio ou em constante crítica…mais depressa aceito as limitações e sigo sem estar sempre a bater nelas.
É e sempre foi assim que vivi o Sporting. E felizmente isso deu-me sempre total paz de espírito sabendo que eu sigo o Sporting por amor e por nada mais. É só isso que me move. O amor pelo Sporting. Nada mais…
24 Abril, 2019 at 20:14
Isto sim é ser Sportinguista.Concordo plenamente.
24 Abril, 2019 at 19:47
Bom texto embora não concorde com tudo.
Os sportinguistas (pelo menos a grande maioria) não tem má fé com nenhuma direcção recém eleita. Não acredito que o sentimento que o texto descreve seja seja inato ou premeditado mas sim uma consequência das decisões/acontecimentos.
Pondo as coisas de forma simples, queremos ver competência em tudo porque foram quase 2 décadas sem termos os mínimos. Se ganhássemos mais vezes esse sentimento simplesmente não existiria. Se não sentimos que as decisões nos aproximam de ganhar o título, que é o nosso grande objectivo, desconfiamos. E foco o titulo no futebol porque é o que realmente nos falta para iniciar um ciclo de paz interna.
Na minha opinião, BdC foi o que teve mais apoio e menos desconfiança. E se esse sentimento começou por ser uma vontade de cortar com um passado obscuro só se manteve por um mandato inteiro porque boas decisões foram tomadas. E no momento em que a maioria sentiu que isso já não estava a acontecer, caíu. Cada um terá a sua opinião mas para mim, o início de tudo foram os 2 anos sofríveis que estávamos a ter com JJ em face do investimento feito. Tudo o resto foi acumulado em cima disso e explodiu com Alcochete.
A culpa não é dos sócios e adeptos. É de quem nos lidera. Votamos, pagamos quotas e damos o nosso apoio na expectativa de que quem nos lidera tome as melhores decisões para o clube. E não vamos ser ingénuos, ganhar troféus é importante mas é o título que queremos senão o riscómeio ainda cá estava pois foi o campeão das taças. Dando o desconto dos roubos, na verdade só me lembro de lutar verdadeiramente pelo título em cerca de 4/5 anos dos últimos 20 e incluindo os 2 anos que vencemos. Mesmo nos 5 anos de BdC só lutámos verdadeiramente em 1 (no ano de LJ tinhamos muitas limitações e todos jogaram acima da sua real valia na altura apesar de termos sido bravos até ao fim). É pouco. Muito pouco.
Apesar de ser quase impossível ser campeão, não acho que seja difícil lutar pelo título em Portugal. E nós nem isso fazemos de forma regular com orçamentos acima de 50M. Quando uma direcção mudar este paradigma terá a confiança total dos sócios. São muitos anos a levar no pelo para aceitar tudo com um sorriso nos lábios e ter fé que tudo vai correr bem.
24 Abril, 2019 at 19:52
Ta aqui tudo.
24 Abril, 2019 at 20:02
Não há como discordar, está aqui tudo … da vertente desportiva.
Esqueces uma parte, para mim mais importante (percebo que para muitos possa não o ser), a vertente económica/financeira, dotar o clube e clube entende-se modalidades, com um futuro sustentável e nesse aspecto interrompeu-se um trabalho notável, e agora não exijo menos que não seja manter o nível. E só vejo desculpas com o passado tentando com isso fazer esquecer o presente e ou branquear o que se prepara no futuro.
24 Abril, 2019 at 20:14
Sá, disseste tudo.
24 Abril, 2019 at 22:31
Não consigo discordar SÁ