Uma direção é eleita. É mandatada pelos sócios para que, representando o todo, administre o clube seguindo três linhas fundamentais de ação: o bom senso, o respeito pela identidade do clube e o programa com que se propôs à votação. Este conceito parece fácil para qualquer um entender, mas infelizmente no Sporting, nem os eleitos nem os eleitores parecem conseguir dimensionar os seus comportamentos de forma a que a equação seja…lógica e transparente.
Crises de resultados com décadas de desaires consecutivos geram desconfiança, muitos sócios e adeptos tornam-se em autênticos panfletos andantes de anarquia, de uma não aceitação tácita das regras mais óbvias da democracia. A “direção” nunca é “minha” ou contará “com o meu apoio”, é sempre “dos outros”, dos tais que exibem um sportinguismo menor, o tal sportinguismo que não traz resultados, que não ganha, que acumula vexames e que desvia receitas para entregar a terceiros.
Mas acompanhando a dificuldade de suportar ou sequer tolerar as direções está também uma divisão de adeptos. De 4 em 4 anos o Sporting parte-se, ou melhor, reparte-se. De um lado ficam os “avençados”, os “acéfalos”. Do outro os “defensores” do Sporting “puro e virtuoso”, os “resistentes”. O Sporting não cumpre ciclos eleitorais, cumpre ciclos de golpes de estado e usurpações de funções. Nenhum acto social é aceite ou legítimo, nenhum erro do Conselho Directivo é possível de debater, sem cair nos maniqueísmos fundamentalistas do “se não estás a favor, estás contra”.
O diálogo, o debate, a circulação e trabalho de ideias está arruinada logo à partida. Os presidentes tornam-se caricaturas fáceis, a mais alta figura da instituição veste-se de bobo e, faça o que fizer, bem ou mal, torna-se na mais pobre das pobres figuras que todos fazemos. O ser perfeito, de Jesus ao Superhomem, seria alvo fácil para um sportinguista. Se a “dar a face ao inimigo” era um gesto de um perfeito “bananinha”, vestir uma capa vermelha seria um golpe “lesa estado” à dignidade leonina.
A verdadeira questão, sejamos honestos, não é quem comanda os destinos do clube. Nunca foi. É o perfeito isolamento que nós, como adeptos, votamos ao nosso próprio clube. Só entendemos dois estados: o perfeito enamoramento com os líderes ou o insuperável ódio aos mesmos. Não sabemos encontrar o meio-termo – o estado natural do adepto ou sócio, que se manifesta num conceito absolutamente simples: o adepto apoia o clube e as equipas, não as direções. De 4 em 4 anos considera os mais aptos e ao longo de cada mandato debate, crítica, apoia ou sugere o que o seu julgamento lhe permite.
Não há oposições nos clubes de futebol. Simplesmente porque não há parlamentos ou assembleias regulares. O Sporting não tem “deputados” nem “bancadas partidárias” e este é verdadeiro problema. Alguns adeptos acham que estas instâncias existem ou devem existir, sem sequer entenderem o perigo que se torna assumir status quo imaginários. O perigo que existe de criar organismos de poder ou legitimidade paralelas que: 1) não foram eleitos, nem representam formalmente ninguém; 2) que têm apenas um ponto na agenda – destruir o que foi eleito estatutariamente e formalmente representam os sócios, a SAD e o clube.
Não sou conservador, nada me aproxima de crenças religiosas, assustam-me as filosofias liberais e rejeito qualquer tipo de elitismo primário ou secundário. Mas assusta-me mais a destruição da legitimidade ou pirâmide democrática, tanto como fico siderado de perplexidade quando leio ou ouço, gente adulta e inteligente, desconsiderar o processo democrático, a liberdade de opinião e o respeito absoluto por resultados eleitorais. Esse é primeiro passo para entrar velozmente numa crise de governação, um grave sintoma de desconhecimento histórico, o mais grave sinal que uma ditadura ou uma separação pode ser sustentada ou defendida por alguém.
Este é o segundo pacto que se torna vital no universo leonino. A lealdade. Lealdade entre sócios, entre adeptos, destes para a sua direção e da direção do clube para todo o espectro de votantes. Os “golpes”, os “expulsos”, os “PMAGs oposicionistas” ou os Vices ou Directores Clínicos com aspirações a presidente não são um bom terreno para plantar concórdia. As ambições individuais são válidas, mas a partir do momento em que ultrapassam o terreno aspiracional, tornam-se em agendas e culminam em sementes de mais desconfiança e a história recente do nosso clube está repleta de “facas espetadas nas costas” e teorias de conspiração há às pazadas (nem sempre erradas, diga-se).
O tabuleiro “político” no Sporting tem de ser enterrado a seguir a cada eleição. Os ex-candidatos passam a ser apenas “sócios”. Não há, nem nunca devia ter existido a figura de “notável” – essa raça de “senadores” televisivos ou de papel de jornal que desgraçam o clube em elitismo barroco. Não há “oposições”, nem “governos sombra”, apenas sócios que podem ou não juntar-se para debaterem o clube, os reconhecimentos devem ser nossos e não os que os iluminados nos aconselham. O Pacto é entre apenas três corpos e identidades – Direção, Sócios e Adeptos e Equipas. Não há e teremos de as expurgar, outras instâncias.
Critiquemos como sócios, apoiemos como adeptos. A direção que… dirija pelos e para os sócios. As equipas devem ser melhoradas, o clube deve crescer, os estádios encher e os títulos celebrados. É um trabalho conjunto, não apenas da Direção. Não apenas dos que votaram na Direção. Somos do Sporting e não de Varandas, Godinho ou Bruno de Carvalho. As concordâncias e discordâncias ficam à porta do que deveria ser o apoio indefectível às equipas, podendo ser perfeitamente debatidas nos fóruns que cada vez são mais e de interação mais facilitada.
Quem tiver ideias melhores ou acreditar nisso, que se organize e à margem de um debate transversal, que se constitua numa opção eleitoral, assim que se abra essa janela. Não antes, não depois. Se não quiser formalizar uma lista ou submeter-se como corpo social, que transporte essas ideias para dentro do clube, não as definindo como armas de arremesso, mas sim como acréscimos que podem ser somados à agenda de debate leonina. É este o pacto. A lealdade não se deve apenas a pessoas, mas principalmente a ideias, a condutas e a instituições, que como o Sporting, contaram com a lealdade dos nossos bisavós, avós e pais.
Somos todos grãos de areia numa praia que se chama Sporting. Somos todos responsáveis, desde o tamanho das ondas, à cor das dunas. Como sócios e adeptos devemos respeitar a condição e opinião de todos os outros. Porventura respeitando também a ideia mais poderosa da humanidade – todos nascemos e crescemos com os mesmos direitos e deveres e ninguém tem o direito de se achar mais ou melhor que outro, podendo até sê-lo, mas nunca agindo com essa convicção. A lealdade não deve ser dada a facções ou a conceitos de purismo, mas sim à universalidade, à generalidade do que significa ser do Sporting.
No dia em que este pacto for entendido e prevalecer, o Sporting crescerá, tornar-se-á mais competitivo e iremos unir-nos para celebrar títulos e congregar em massa nos espetáculos desportivos e não para contestar “golpes” ou “oposições”. “Golpistas” e “Saudosistas” serão encarados como apenas sportinguistas com ideias de Sporting diversas, que de 4 em 4 anos apresentam os seus argumentos e regressam rapidamente, seja qual for o resultado da eleição, ao apoio das equipas, ao cachecol no inverno, ao jersey no Verão, à lealdade e respeito com o que é e deverá ser sempre o “nosso” Sporting e não à azia e ao trabalho de corrosão permanente ao Sporting “dos outros”.
*às quartas, o Zero Seis passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
24 Abril, 2019 at 17:54
Malcolm, listaste uma série de coisas que achas que o Presidente do Sporting, deveria responder, olha eu só queria que o Ex-Presidente do Sporting, divulgasse onde está a acção colocada ao Meirim (Conselho Disciplina da FPF), em que ponto está??????
Como ainda não percebeste o tempo do grito e do insulto ( que tão bons resultados nos deu) acabou, agora primeiro age-se nos locais próprios e depois comunica-se aos sócios.
Só, mais, uma coisinha, deverias ter lido o Post, ou então leste e não percebeste patavina do mesmo.
Saudações Leoninas
24 Abril, 2019 at 18:35
Para ti, levas este texto de um enorme Sportinguista que infelizmente partiu cedo de mais, escrito em 09/04/2018 e de certeza que ainda o zero seis não pensava em escrever sobre pactos e já alguém tinha o discernimento de perceber o que se aproximava:
Texto de Rui Rigueiro comentador Sporting TV
.Estejam tranquilos:
Se ou quando, Bruno de Carvalho deixar de ser presidente, quem vier a seguir encontrará o seguinte no clube:
– 170 mil sócios;
– um clube mais rico em património;
– um contrato de direitos televisivos superior a 500 milhões de euros e que entrou em vigor este ano.
– equilíbrio orçamental conseguido na diferença compras/vendas;
– 55 modalidades que precisam de serem bem tratadas e acarinhadas, sendo que na esmagadora maioria estamos na liderança;
– Uma SAD com lucros sistemáticos e redução do passivo;
– um conjunto de lojas e pontos de venda comerciais para maior alcance da marca;
– um pavilhão que é apenas o maior e melhor dos clubes nacionais.
– um plantel em cada modalidade recheado de valores indiscutíveis que valem muitas centenas de milhões de euros (independentemente do carácter desses mesmos atletas)
– Contratos elaborados sempre em defesa do clube, com vários jogadores emprestados ou cedidos mediante cláusulas por objectivos benéficas para o clube;
– sponsors fortes e cumpridores nas suas obrigações;
– funcionários do clube genuinamente sportinguistas;
– jornal e redes sociais;
– Um canal de televisão;
– Modernização de estatutos e regulamentos internos;
– um clube sem lobbys oficiais (ex conselho leonino);
– um clube VIVO E DINÂMICO!
Por isso quem vier a seguir não terá que ter um décimo do trabalho que teve Bruno de Carvalho, nem a sua dedicação e esforço! Quem vier a seguir só tem que gerir um clube agora apetecível e não fazer asneira! Não desbaratar o trabalho genial e assombroso deste homem e desta direção!
Quem viera seguir, só tem que aproveitar a queda do império de corrupção benfiquista, que BDC começou por atacar quando o porto dormia, só tem que conquistar em 5 anos mais do uma taça de Portugal, uma supertaca e uma taça da Liga… e um campeonato em 2015/2016 ( que acredito a justiça ainda nos venha a atribuir), quem vier a seguir só tem que gerir a obra feita!
Quem vier a seguir pode então, de
Forma descansada melhorar a comunicação, a gestão dos comunicados no Facebook e outras coisas assim, tão ou mais importantes do que a obra feita e enumerada acima…
Pessoalmente e porque não sou desleal, ingrato e
Injusto e porque nunca abandono quem admiro, nunca troco a velha camisola de que gosto, por uma camisola nova e brilhante, de qualidade desconhecida, que amanhã também será velha…
Manifesto já e aqui o meu total e desinteressado apoio a Bruno de Carvalho e até ao ultimo dia em que seja presidente (para o mês que vem, ou daqui a 3 anos, ou seja quando for) nesta hora difícil e que tanto me envergonhou enquanto sócio com 27 anos de absoluta fidelidade e mais uns quantos como simples adepto!
Para os sportinguistas que hoje assobiaram BDC, respeito o vosso direito ao desagrado! Para os (poucos) sportinguistas que entoaram o cântico de “Bruno cab…, pede a demissão”, vocês não são dignos de muito mais do que do Sporting de 2012 do Engenheiro Godinho Lopes e do Plano Especial de Revitalização (PER) que estava em cima da mesa… lembram se disso? Lembram se da teoria da refundacao? Lembram se da afirmação do falecido Nobre Guedes de que o clube não tinha salvação? e sabem quem o evitou?…. pois! Precisamente o homem que salvou o clube e que vocês (alguns) hoje insultaram!
Por isso quando entrarem no Sporting tratem-no com amor e carinho! Pois o trabalho de recuperação do clube está feito e vocês terão ao vosso dispor tudo o que precisam! E no cúmulo da vossa falta de gratidão e justiça até da estátua do leão na rotunda podem tirar o nome de BDC!
Finalmente: estimado Presidente Bruno de Carvalho, como sócio que o apoia e continuará a apoiar até que a “senhora gorda cante”, seja forte e por favor, ouça os conselhos de quem lhe quer bem e por vezes lhe diz o que não quer ouvir! Acabe com a merda dos facebooks e controle
esse feitio que tanto admiro numas alturas e que tanto me enerva noutras! Já lho disse pessoalmente em várias situações, você é o presidente que sempre quis no Sporting desde o falecido João Rocha…. e se cair vai mesmo cair por causa desse coração ao pé da boca e da merda dos facebooks? Porra nem a merda do benfica e daquela escumalha corrupta e respetiva máquina de propaganda o conseguiu e você comete e insiste nesses erros? Porra Bruno resguarde-se, nos combateremos por si contra tudo o que for preciso!
Rui Rigueiro, sócio n 19831
Comentador (não remunerado, pois recuso me a receber um cêntimo do clube que amo) da Sporting TV!
24 Abril, 2019 at 18:54
… e quem veio a seguir… está a conseguir DESTRUIR tudo…
… tantas bestas acéfalas… será que estes ruminantes sabem o que é pensar ou raciocinar…
24 Abril, 2019 at 19:32
Foda-se… Do que me foste lembrar.
Descansa em paz, Rui. 🙁
24 Abril, 2019 at 19:43
Malcolm, que nunca te canses de escrever…!!!
24 Abril, 2019 at 22:38
Paz a alma do grande e genuino Rui Pigueiro.
24 Abril, 2019 at 17:54
Tudo o que escreves é lógico, Zero Seis. Sempre existiu e sempre existirá oposição. Esta mais “barulhenta” que se sente neste momento tem a ver com todo o “estardalhaço” que aconteceu até às eleições. Junta-lhe a isso o candidato que as venceu (com menos votantes do que o que perdeu) ser uma pessoa que apareceu como candidata ainda antes de se saber sequer que haveriam eleições, uma pessoa que estava na academia no dia do ataque a pedir para filmarem, uma pessoa suspeita, uma pessoa mesquinha e vingativa que não perde a oportunidade para dar bicadas na anterior direção e em quem a apoiou e ainda a defende. Uma pessoa que se vê perfeitamente que está ali para fazer o que o “dono” lhe manda, e não o que é melhor para o clube, missão para que foi eleito por quem nele acreditou. Revolta-me este não afrontar o vizinho do lado errado da estrada. Ele e os que o apoiam nas TVs, na CS, cheios de paninhos quentes, a resguardarem-se num “confiamos na justiça” quando o assunto é os CRIMES perpretados pelos mafiosos encarnados e que tanto prejuízo nos tem provocado ao longo dos anos. Prejuízo desportivo e, por arrasto, financeiro. Eles são o inimigo a abater, não os sócios que discordam de Varandas ou o anterior CD que nunca deixou um assunto que lesasse o nosso clube sem um comentário. Fosse no facebook do presidente, do diretor de comunicação, na TV ou no jornal do clube. Atualmente, parece que o inimigo do Sporting é a anterior direção. Já cá não está! Já não manda nada! Esqueçam a anterior direção. Foquem-se no que realmente prejudica o Sporting e o desporto português. Não querendo ser mazinha, parece que a estratégia desta direção é a mesma do Braga e do resto dos clubes portugueses médios epequenos: ganhar as graças de quem manda, para ver se pinga alguma coisa para o nosso lado. E isso… NUNCA. Isso é “lambe-botismo” caraterístico dos engravatados. Muitos sócios não se reveem nisso. Eu não.
24 Abril, 2019 at 18:06
Só mais uma coisa. Uma sugestão para o senhor Varandas e para o senhor Rogério Alves: a próxima vez que lhes perguntarem alguma coisa sobre o anterior CD ou sobre a contestação de que são alvo, façam um esforço para responder “o CD anterior é passado” e “todos têm direito à sua opinião”. Vão ver que ajuda um-bo-ca-di-nho. E que o senhor RA não se “aborreça” tanto com as picuinhices dos sócios em quererem saber tudo. Se acha que estão desinformados, que não sabem do que estão a falar, convoque umas assembleiazitas de vez em quando. Ou umas sessõezinhas de esclarecimento. Sim, porque percebo que nem tudo possa ser esclarecido em praça pública. Mesmo que certas coisas “fujam” cá para fora.
24 Abril, 2019 at 18:13
Concordo com o teu texto Ana e destaco esta parte:
Atualmente, parece que o inimigo do Sporting é a anterior direção. Já cá não está! Já não manda nada! Esqueçam a anterior direção. Foquem-se no que realmente prejudica o Sporting e o desporto português. Não querendo ser mazinha, parece que a estratégia desta direção é a mesma do Braga e do resto dos clubes portugueses médios epequenos: ganhar as graças de quem manda, para ver se pinga alguma coisa para o nosso lado. E isso… NUNCA. Isso é “lambe-botismo” caraterístico dos engravatados. Muitos sócios não se reveem nisso. Eu não.
24 Abril, 2019 at 19:00
”Não querendo ser mazinha, parece que a estratégia desta direção é a mesma do Braga e do resto dos clubes portugueses médios epequenos: ganhar as graças de quem manda, para ver se pinga alguma coisa para o nosso lado. E isso… NUNCA. Isso é “lambe-botismo” caraterístico dos engravatados. Muitos sócios não se reveem nisso. Eu não.”
… eu também não, NUNCAAAAAAAAAA… mas há por aqui muitos que se reveem nessa política… muitos comem a merda que lhes poem no prato e comem sem questionar o que quer que seja… e no fim… depois de se aperceberem que comeram merda ainda batem palmas ao cozinheiro para que ninguém se aperceba da merda que comeram…
24 Abril, 2019 at 22:41
Ah Ah Ah e comem gelados cm a testa ?
Ayres ?
24 Abril, 2019 at 18:15
Aqui vai o pacto2
https://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/comunicados/2019-04-24/comunicado-do-conselho-fiscal-e-disciplinar
24 Abril, 2019 at 18:28
Estou com uma curiosidade do caraças para saber quem é o rato.
24 Abril, 2019 at 20:13
Esse assunto vai morrer virgem… como de resto, de forma habilmente ancestral, se resolve “os incómodos” no tugão!
Não é singular mas plural, uma autêntica rataria… e não dúvida quem são ou ainda há?
24 Abril, 2019 at 19:26
Foda-se, até a merda do roubo de tancos foi melhor disfarçado.
24 Abril, 2019 at 20:01
Do episódio: “O leak não foi nosso, mas vamos fazer um inquérito interno só porque nos apetece”.
Ok
24 Abril, 2019 at 20:59
“O Conselho Fiscal e Disciplinar do Sporting Clube de Portugal, tendo recebido do Conselho Diretivo dois relatórios à auditoria de gestão, relativos ao período de Junho de 2013 a Junho de 2018, do Sporting Clube de Portugal e da sociedade participada Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD, face à gravidade dos factos dos mesmos constantes, da sua relevância disciplinar e da necessidade de apuramento rigoroso das responsabilidades individuais pela prática dos mesmos, vem comunicar aos sócios ter deliberado, nos termos do disposto no artigo 19º do Regulamento Disciplinar, aprovado na Assembleia Geral de 17 de Fevereiro de 2018, a abertura de procedimento de inquérito prévio.”
Pertantes, não vai entregar nada ao ministério público e vai ouvir as partes primeiro, é isso? Vá lá.
24 Abril, 2019 at 23:13
Mais um enorme passo a caminho da União.
Bravo! Bravo!
Fácil, fácil…
24 Abril, 2019 at 18:27
So para picar o ponto. Li e concordo.
25 Abril, 2019 at 0:02
Então concordas que era desnecessário o anúncio público do varandas de meter ministério público e judiciária ao barulho.
24 Abril, 2019 at 18:33
Eu no fundo até sou favorável a um pacto mas não com esta direção, não com uma direção que divide entre os Sportinguistas de bem e os outros.
Uma direção que tinha como slogan nas eleições unir o Sporting e o que mais faz é perseguir Sportinguistas, que faz do passado o seu trunfo mesmo sendo com colchões a mistura.
Sou favorável a um pacto e aliás até acho a única solução mas não acredito que o outro lado ache o mesmo, por isso é que são de bem e eu dos outros e quem não vê isso não compreende como o mundo gira.
Pacto sim mas não com esta direção
24 Abril, 2019 at 18:42
Quem gere por vingança não gere bem e bdc foi um exemplo em alguns aspectos a razão de ter gerido mal, estes vão pelo mesmo caminho.
24 Abril, 2019 at 18:56
Isso é tudo muito bonito, mas enquanto esta direcção estiver em funções, a minha condição de sócio e adepto do Sporting está suspensa, por minha vontade. Não me identifico com o clube neste momento, portanto não apoio nenhuma equipa do mesmo.
24 Abril, 2019 at 19:05
subscrevo…
… atitude lógica de quem tem princípios e se rege por valores…
24 Abril, 2019 at 20:02
Isto é a prova do mal que BC fez no Sporting.Conentarios destes são impensáveis.Adeptos destes fazem lembrar lampiões.
24 Abril, 2019 at 20:13
Coitado… como se os teus correlegionários não tivessem dito e feito ainda pior à antiga direcção. A lata, cartilheiro, a lata. A tua e a de mais uns quantos que por aqui andam.
24 Abril, 2019 at 20:31
Votei duas vezes BC e detesto os Croquetes. E sou incondicional do Sporting jamais deixaria de apoiar fosse quem fosse o presidente.Quem não pense assim não é Sportinguista.
24 Abril, 2019 at 22:27
Eu sou anti varandas e apoio o Sporting em todo o lado e esta hein ?
24 Abril, 2019 at 23:28
Mais um.
Coerente com aquilo que acredito ser o melhor para o meu clube.
Secar financeiramente esta Direccao para os pôr nas putas o mais rapidamente possível.
24 Abril, 2019 at 19:35
Bom texto 06, aliás como já sendo apanágio, desde que o vou lendo por aqui!
Já muito e quase tudo foi dito nos comentários dos tasqueiros, em que acima de tudo impera o equilíbrio e o conhecimento das reais histórias que persistem em ir tramando o nosso clube…
Eu acho sinceramente, que os tempos de benevolência e optimismo ilusório, já lá vão há muito!
Já percebemos a “real cozedura” que reina nestes corpos directivos, portanto ou aceitamos passivamente, ou reagimos enquanto ainda é tempo… os sócios e adeptos são aqueles têm a FORÇA toda do seu lado!
O clube não está unido, e com a manutenção destas atitudes e rumo, não terá descanso…
24 Abril, 2019 at 19:46
A minha relação com o Sporting político vs o Sporting desportivo sempre foi simples.
Politicamente quem é eleito deve “governar”. Nunca deixarei de criticar o que acho criticável, falar dos meus receios ou ser a favor do que acho bem. Todos os eleitos tiveram de mim o benefício da dúvida e depois ou me aproximei deles ou me distanciei conforme foram as suas acções. Por mais distante de uma direção que esteja acho que os mandatos são para ir até ao fim a não ser em casos muitos excepcionais de prejuízo demasiado grande para o Sporting em caso de continuidade. As minhas críticas são sempre em função da acção e não da pessoa. Foi sempre assim e vai continuar a ser.
Nas redes sociais nunca critiquei nada e acho o absurdo máximo e o grau zero da estupidez criticar nas redes sociais do clube. É demasiado estúpido sequer para ser compreendido ou explicado.
Desportivamente todas as equipas têm, de mim todo o apoio possível. Não sou de crítica fácil nem a jogadores nem a treinadores. E mesmo que não goste de algum, raramente entro em ódio ou em constante crítica…mais depressa aceito as limitações e sigo sem estar sempre a bater nelas.
É e sempre foi assim que vivi o Sporting. E felizmente isso deu-me sempre total paz de espírito sabendo que eu sigo o Sporting por amor e por nada mais. É só isso que me move. O amor pelo Sporting. Nada mais…
24 Abril, 2019 at 20:14
Isto sim é ser Sportinguista.Concordo plenamente.
24 Abril, 2019 at 19:47
Bom texto embora não concorde com tudo.
Os sportinguistas (pelo menos a grande maioria) não tem má fé com nenhuma direcção recém eleita. Não acredito que o sentimento que o texto descreve seja seja inato ou premeditado mas sim uma consequência das decisões/acontecimentos.
Pondo as coisas de forma simples, queremos ver competência em tudo porque foram quase 2 décadas sem termos os mínimos. Se ganhássemos mais vezes esse sentimento simplesmente não existiria. Se não sentimos que as decisões nos aproximam de ganhar o título, que é o nosso grande objectivo, desconfiamos. E foco o titulo no futebol porque é o que realmente nos falta para iniciar um ciclo de paz interna.
Na minha opinião, BdC foi o que teve mais apoio e menos desconfiança. E se esse sentimento começou por ser uma vontade de cortar com um passado obscuro só se manteve por um mandato inteiro porque boas decisões foram tomadas. E no momento em que a maioria sentiu que isso já não estava a acontecer, caíu. Cada um terá a sua opinião mas para mim, o início de tudo foram os 2 anos sofríveis que estávamos a ter com JJ em face do investimento feito. Tudo o resto foi acumulado em cima disso e explodiu com Alcochete.
A culpa não é dos sócios e adeptos. É de quem nos lidera. Votamos, pagamos quotas e damos o nosso apoio na expectativa de que quem nos lidera tome as melhores decisões para o clube. E não vamos ser ingénuos, ganhar troféus é importante mas é o título que queremos senão o riscómeio ainda cá estava pois foi o campeão das taças. Dando o desconto dos roubos, na verdade só me lembro de lutar verdadeiramente pelo título em cerca de 4/5 anos dos últimos 20 e incluindo os 2 anos que vencemos. Mesmo nos 5 anos de BdC só lutámos verdadeiramente em 1 (no ano de LJ tinhamos muitas limitações e todos jogaram acima da sua real valia na altura apesar de termos sido bravos até ao fim). É pouco. Muito pouco.
Apesar de ser quase impossível ser campeão, não acho que seja difícil lutar pelo título em Portugal. E nós nem isso fazemos de forma regular com orçamentos acima de 50M. Quando uma direcção mudar este paradigma terá a confiança total dos sócios. São muitos anos a levar no pelo para aceitar tudo com um sorriso nos lábios e ter fé que tudo vai correr bem.
24 Abril, 2019 at 19:52
Ta aqui tudo.
24 Abril, 2019 at 20:02
Não há como discordar, está aqui tudo … da vertente desportiva.
Esqueces uma parte, para mim mais importante (percebo que para muitos possa não o ser), a vertente económica/financeira, dotar o clube e clube entende-se modalidades, com um futuro sustentável e nesse aspecto interrompeu-se um trabalho notável, e agora não exijo menos que não seja manter o nível. E só vejo desculpas com o passado tentando com isso fazer esquecer o presente e ou branquear o que se prepara no futuro.
24 Abril, 2019 at 20:14
Sá, disseste tudo.
24 Abril, 2019 at 22:31
Não consigo discordar SÁ
24 Abril, 2019 at 20:31
Texto espectacular. Completamente de acordo Zero Seis so assim seremos gloriosos novamente.
24 Abril, 2019 at 20:47
4 jogos de interdição do João Rocha?!
24 Abril, 2019 at 20:54
sorry. já vi que está no off topic
24 Abril, 2019 at 22:33
pronto ficamos sem a final four lol
24 Abril, 2019 at 21:05
Quando o Presidente do Sporting CP e antes um óptimo directo clínico do clube é tratado de fivelas para baixo, está tudo dito!
Por mim, o Sporting conta com o meu apoio sempre! Votei BdC e Varandas, estou à vontade.
Conheço gente que não liga ao Sporting porque não é BdC que lá está. Mas qual o sentido disto?!?
Viva o (conceito abstracto de) Sporting Clube de Portugal! Sempre!
24 Abril, 2019 at 21:13
Não votei em BdC e muito menos no varandas, mas isso não me deixa nem mais nem menos à vontade. É indiferente, apenas avalio factos e acções de preferência actuais e sobretudo tento perceber o que prepara para o futuro.
24 Abril, 2019 at 22:34
Sou anti varandas e apoio o Sporting em todo o lado e esta hein ?
24 Abril, 2019 at 21:29
Eu iria mais longe, e acho mesmo que enquanto os estatutos não forem revistos, em especial a questão dos votos (democracia 1 voto = 1 sócio), bem como o sistema de voto (voto electrónico via internet, via núcleos ou casas), não vamos ter um clube livre de compadrios e de facções que minam a vontade de maioria da massa adepta.
24 Abril, 2019 at 22:35
muito bem doc
24 Abril, 2019 at 23:21
E qual a direção que quererá isso? Eis a questão. Embora nao concorde com 1 voto para cada. Concordo sim diminuir a diferença
25 Abril, 2019 at 0:06
Tens medo de viver em democracia?
Democracia como quem diz.
25 Abril, 2019 at 0:50
Luís tem de ser, por muito que custe aos sócios mais antigos.
Não faltará formas de valorizar a militância dos sócios (tanto pode ser feito q dp será mt mais cativante).
Qt às direcções, ou são sérias e honestas, ou então a incompetência permanecerá e o cenário não mudará nem tão cedo!
24 Abril, 2019 at 21:37
Sonhador.
Enquanto existirem grupelhos de centurinhos e mama cheia katxhim no Sporting eles não largam a mama e aí de quem se atrever a chegar perto.
Sonhador.
24 Abril, 2019 at 22:53
E assim pouco nos resta do que somente idealizar para nos um Sporting de Gloria o tal verdadeiro e genuino Sporting que seria o tal de todos para todos era esse Sporting que nunca deveria ter deixado de ser a Matriz verdadeira e identitaria do clube lutar ate ao infinito pela gloria e pelos titulos.
SL Chuteirasnocacifo.
24 Abril, 2019 at 21:56
Hoje a tasquinha está forte na cartilha.
Vem aí alguma novidade bombástica?
Ou ficaram só entusiasmados com o minete verbal do pmag?
24 Abril, 2019 at 22:07
Foda-se, granda posta. Devia estar colada na casa de todos nós mas em especial nos corredores e submundos leoninos.
Melhor texto que já li sobre o Sporting CP.
24 Abril, 2019 at 22:26
Não pode haver pacto com alguém que:
Se candidata a presidente sem eleições marcadas e ajuda a despoletar tudo o que se passou.
Que promete unir os sportinguistas
Que não quer castigar a anterior direção e depois tudo o que o vemos fazer é o contrário.
Sempre que vem a público é para mostrar um ódio à direção anterior.
Lamento 06 mas não percebo este teu texto.
Eu que sempre tolerei os mandatos do Bettencourt e do Godinho por ter sido essa a vontade dos sócios.
24 Abril, 2019 at 22:37
Eu que sempre tolerei os mandatos do Bettencourt e do Godinho por ter sido essa a vontade dos sócios.
Lá está, é preciso ter memória
24 Abril, 2019 at 22:40
Na verdade eu votei Bettencourt….
A alternativa era o Paulo Pereira Cristóvão.
Eu não só o tolerei como acreditei nele. Ao fim de muito pouco tempo percebi que não tinha unhas para esta guitarra… Mas ainda assim nunca me arrependi desse voto. Não imagino o que seria o PPC chegar a presidente…
24 Abril, 2019 at 23:08
Mais um aqui que acreditou em Bettencourt
24 Abril, 2019 at 23:10
e para mal dos meus pecados convicto que seria o presidente que tanto desejava.
Iludido daquele bom trabalho com o miguel Ribeiro Teles.
24 Abril, 2019 at 23:32
Não tem que haver vergonha nenhuma nesse voto (eu também votei), sobretudo depois de todos termos ficado a saber, já no mandato de Godinho Lopes, o que valia Paulo Pereira Cristóvão.
Bettencourt terá sido o presidente em que os sportinguistas mais esperanças depositaram (não havia grande alternativa, é certo), mas que, infelizmente, revelou não ter mãos para o camião…
24 Abril, 2019 at 23:40
O problema é mesmo esse, já toleramos tanta merda que a paciência para tolerar merda está esgotada.
Ao fantoche nunca irei perdoar ter sido uma figura pela negativa de alcochete e de tudo o que se seguiu.
24 Abril, 2019 at 23:20
Depois de ler certos comentários tão estúpidos, tão estúpidos… fico feliz por saber que a vida real é o oposto da Tasca. Ou quase.
Há quem aqui não goste de verdade do clube. Ja vimos aqui. Ja vimos quem festeje golos de adversários, que festejem derrotas, que se apoie criticas inuteis… que se insulte nossos jogadores, treinadores e direção!
Infelizmente na vida real isto representa uma minoria muito pequena. Muito pequena mesmo
24 Abril, 2019 at 23:41
Que bom, assim não precisas de vir para aqui tentar difundir a cartilha.
24 Abril, 2019 at 23:58
Nota-se no número de espectadores no estádio e nos bilhetes a 5 euros.
25 Abril, 2019 at 0:09
Que és estupido já todos sabem.
Olha nas últimas eleições o teu voto foi nulo, mas todos sabem que nem sequer votaste.
25 Abril, 2019 at 0:29
Vindo de um gajo que tem 3 clubes…quando 2 deles são rivais ou quando diz que vai votar em 1 lista para o cd,outra para a mag,quando não é permitido,tu se calhar é que vives noutro mundo.
24 Abril, 2019 at 23:45
A oeste nada de novo, salvam-se os posts mas os coments continuam iguais, em loop, e foleiros, báscos, para não destoar da merdaTV, Sicnojo.. . Desde que ganhou que querem à força toda tirar de lá o homem , mas não arranjam motivo legal. Vejam se o apanham em fato-de-treino e aí sim, destituição, com justa causa. O Sporting está a ganhar, esse motivo não pega, o traidor é o abono da equipa, esse também não… pensar..pensar…leaks, será que colhe ? mas no tempo do outro também havia leaks que iam parar à morsa … da tvi…. a culpa dos leaks não era do presi? agora já é ? pediram aí a demissão do semi deus ? não? cuidado esta pode fazer boomerang
Antes era estimulante ler aqui ideias e opiniões, agora…
Pelo menos divirto-me com a bola…é a feijões… mas na aldeia lusa o 1º e o 2º lugar já estão comprados antes de começar o circo.
25 Abril, 2019 at 0:11
Gostei dessa do boomerang
25 Abril, 2019 at 0:17
Eis um comentário construtivo e um raciocínio lógico
25 Abril, 2019 at 0:34
Também já estou nessa de me divertir com a bola. Se passarmos dezembro, ainda melhor.
É um regresso ao passado com a ambição de superar o nosso rival directo, o Braga.
Não me admira que assim seja num país acrítico e anestesiado politicamente…
25 Abril, 2019 at 1:07
🙂
24 Abril, 2019 at 23:55
Legitimidade democrática é zero. O que hoje temos no Sporting é resultado de um golpe palaciano.
Este texto não é mais que uma impulso ao branqueamento.
Comigo não contem.
25 Abril, 2019 at 3:20
https://twitter.com/quadriPai/status/1121011488393760769
25 Abril, 2019 at 11:51
🙂