Hoje, na cidade de Almaty, capital do Cazaquistão, decide-se a décima oitava final da Uefa Futsal Cup, esta época a prova denominada Uefa Futsal Champions League.
Para iniciar o post, recordo-vos que tal como vós deveis ter tasqueiros, gratas recordações dos velhos torneios de futebol de salão, disputados no início do verão, e que animavam as noites quentes de vilas e cidades do nosso Portugal, verdadeiras festas do futebol popular não federado, jogado por vezes por muitos federados do futebol de onze.
Foi já no longínquo ano de 1985, precisamente no dia 4 de Março, que em termos oficiais um grupo de amigos decidiu constituir a secção de Futebol de Salão do Sporting Clube de Portugal, assim Melo Bandeira, Carlos Vaz, João Pardal, Cícero Campos e Alfredo Ratão, foram os pioneiros da modalidade no clube. A partir de 1987, a modalidade passou a designar-se de Futebol de Cinco e em 2000 de Futsal.
Primeiro foram os campeonatos distritais e a taça comunicação social, ao nível do Futebol de Salão, com a primeira conquista a ser o distrital de 1985-86. O clube foi vencendo os primeiros troféus e já na variante de Futebol de Cinco, o cinco leonino conquista o primeiro campeonato nacional (1992-93).
A modalidade foi ganhando interesse, mediatismo e foi evoluindo ao nível de praticantes e de regras. A partir do ano 2000, o Futsal tornou-se uma modalidade que ficava até aos nossos dias, enquanto o Futebol de Salão e o Futebol de Cinco, fazem já parte das nossas recordações passadas.
Em 2002, o Futsal foi adoptado oficialmente pela Uefa, e coube ao Sporting representar Portugal, organizando no pavilhão atlântico a primeira fase final de clubes campeões europeus, sendo derrotado nas meias finais pela forte formação espanhola do Playas de Castellón por 4-0.
De 2002 até aos dias de hoje, o clube já possui um considerável e assinalável registo na prova. Em nove presenças que o clube disputou, atingiu a final por três vezes, sendo finalista vencido, 2010 – 2011 – As Montesilvano (Itália), 5 – Sporting, 2; 2016-2017 – Inter Movistar (Espanha), 7 – Sporting, 0 e 2017 – 2018 – Inter Movistar, 5 – Sporting, 2. Curiosamente as três finais perdidas, foram no mesmo cenário, a cidade de Almaty no Cazaquistão.
O Sporting foi ainda semi finalista por mais três vezes – 2001-2002, 2011-1012 e 2014 – 2015 – (4º classificado), e viria a caír na fase de grupos por mais três vezes (2004-2005, 2006-2007 e 2013-2014).
Hoje, os pupilos de Nuno Dias entram em jogo com todas as esperanças de que será desta que farão história, na décima presença na prova, o Sporting regista entre fases de grupos (apurameto), fase de elite e final four, 54 – jogos, 35 – vitórias, 7 – empates e 12 – derrotas, com 222 golos marcados e 124 golos sofridos.
O plantel leonino orientado por Nuno Dias, com os adjuntos Paulo Luís e Raul Oliveira, e com os jogadores: André Sousa, Gonçalo Portugal, Guitta e Bernardo Paçó (G. Redes), João Matos, Léo, Erick, Daniel Machado, Célio Coque (Fixos), Pany Varela, Pedro Cary, Merlim, Deo, Varela, Cavinato, Alex, Sévio Marcelo e Gustavo Rodrigues (Alas) e Dieguinho, Cardinal, Rocha e Zicky (Pivot), poderão iniciar na sexta feira e assim o desejam três milhões e meio de sportinguistas, com esforço, com dedicação, com devoção, o caminho para a desejada glória.
Assim todos remam para o mesmo lado e que a sorte que por vezes nos tem faltado, esteja desta vez junto ao nosso mérito e que a conquista e o sonho se concretize. Aos 15 campeonatos nacionais, 7 – taças de Portugal, 8 – supertaças, 2 – taças da liga e 4 – taças de honra da Associação de Futebol de Lisboa, que o museu Sporting contempla, se junte a merecida conquista da Uefa Futsal Champions League.
Todos juntos seremos poucos a gritar SPOOOOOOOOOOOOOORTING, mas todos juntos cantaremos satisfeitos somos Campeões, Campeões, Campeões Europeus. Agarrem essa taça leões, vós merecem, todos nós ansiamos e merecemos esse sonho glorioso!
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Sonhador
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
26 Abril, 2019 at 19:33
Foi um bom jogo, Dieguinho é grande. Domingo, confiança em alta, sem substimar o adversário que joga em casa, vamos trazer o troféu…
26 Abril, 2019 at 19:33
Ora… ganhamos … boa.
Falta o mais difícil. Que a competência, a sorte, os deuses estejam conosco que merecemos.
26 Abril, 2019 at 20:42
Bemdita tasca .
A horas que não dá para ver vai-se espreitando a tasca.
26 Abril, 2019 at 21:36
Não consegui ver o jogo, soube agora que estamos na final, espectáculo.
Vai ser complicado, como sempre, e tal como sempre:
Nós acreditamos em vocês!!!
26 Abril, 2019 at 22:18
Ricardinho ainda deve estar à procura do buraquinho do cuzinho da mamã dele…
SL desde São Tomé e Príncipe
26 Abril, 2019 at 22:20
Saudações leoninas.
26 Abril, 2019 at 22:35
Durante um dia de trabalho na pequena agricultura, em pleno Minho, foi bom ter esta alegria. Espero que domingo seja um dia abençoado para o FUTSAL do nosso clube.
26 Abril, 2019 at 23:19
Parabens briosos e guerreiros leoes pelo espirito de equipa, pela garra, pelo empenho assim se conquistando a vitoria e a presenca na grande final.
Aqui chegados so nos resta um horizonte, um caminho e uma meta.
Nuno Dias e seus jogadores merecem o titulo europeu, nos sportinguistas estamos ansiosos por torcer, por sofrer um pouco e que no final possamos erguer o trofeo diante da equipa da casa o Kairat que se apresenta como uma equipa de colectivo.
Assim teremos de ser nos proprios e jogar tambem como conjunto.
Vamos futsalistas leoninos o trofeo espera por vos e nos gritaremos muuuuuito Spoooooooooooorting.
Vamos campeoes disfrutem e em quarenta minutos lembrem-se de que podem ficar na historia.
Viva o SCP.
SL a todos os tasqueiros.
26 Abril, 2019 at 23:46
Tenho muita pena que os adeptos Portugueses nunca, ou quase nunca possam ver esta fantástica equipa de futsal a jogar com a intensidade e arte com que jogaram hoje…
E isto porque a FPF, não deixa!!!
Exactamente essa federação lampiónioca que agora endereça hipocritamente os parabéns ao SCP, é a mesma que tenta desesperadamente, ano após ano, inclinar o campo á margem das leis para “oferecer” na secretaria aquilo que os lampiões não conseguem ganhar no campo, mesmo carregadinhos de cafeína…
É a mesma federaçãosinha vermelhusca que “descobriu” que o PJR é um inferno, para os adversários, porque impulsiona todas as equipas do SCP que lá jogam, desde os miudos aos graúdos, masculinos ou femininos, do hoquei ao futsal e portanto é preciso “proteger” os meninos bonitos do seixal e não os expor ao barulho e aos “insultos” homofóbicos (ainda ao menos se fossem canticos a celebrarem assassinatos, a coisa passava)
É a mesma federação de toupeiras e outros animais rastejantes que é useira e vezeira na utilização de todos os truques sujos do manual, para ajudar os rapazes e raparigas de encarnado a ganharem, nem que seja “por fora”
É a mesma federaçãozeca que neste caso estendendo uma “armadilha” legal, legal e FPF na mesma frase é uma inconformidade, de forma a ver se consegue que o apuramento do campeão, seja feito á porta fechada nos jogos do PJR
É a mesma federação de merda que como desta vez o Sporting “falou grosso” e o povo mesmo o que nada sabe de desporto vê a “olho nú” que há marosca que para não ficar mal na fotografia vem agora felicitar o futsal do SCP, porque na FPF, tal como no SCP, há muita “gente de bem” e eles não podem “perder a face” porque é a ferramenta essencial para criar a ilusão da integridade com que enganam as massas…
Portanto Dr fernando qualquer coisa e seus “colaboradores” peguem no discurso de agradecimento, enrolem muito enroladinho e metam-no por aonde o sol não brilha…Se não chegar para todos façam cópias, assim já dá para todos e ainda sobra para a CS!!!
Viva o SCP, viva a secção de futsal, viva quem criou as condições de sucesso desta equipa e viva quem soube manter essas condições!!!!
SPOOOOOORRRRRRTIIIIINNNNG
26 Abril, 2019 at 23:48
nem mais, na mouche!
27 Abril, 2019 at 6:35
A mesma federação que aceitou uma imposição dos lampiões nos bastidores já depois do plantel construído, obrigando a deixar no banco todas as semanas jogadores de classe mundial.
A mesma federação que anos antes não aceitou essa regra sugerida pelo Sporting.
Uma federação vermelha, puta que os pariu.
27 Abril, 2019 at 8:35
De acordo com vocês.
A federação sempre prejudicou o Sporting Clube de Portugal.
Que vão levar onde levam as galinhas!