Ponto prévio: este post não pretende colocar em causa o Sportinguismo de Sousa Cintra. Acredito, muito sinceramente, que Sousa Cintra gosta genuinamente do Sporting e que, na sua cabeça, o que fez durante os três meses que esteve à frente do clube faz todo o sentido.
O que está em causa é achar-se que tanta merda que foi feita pode limpar-se ou disfarçar-se com um “Não vale a pena entrarmos em detalhes, porque isso levaria muito tempo e muita conversa tinha de haver. O que eu fiz, em consciência, foi o melhor que pude, atendendo às circunstâncias que existiam”.
Foi assim que Cintra respondeu, quando lhe pediram uma explicação para os mais de 17 milhões de euros gastos nos três meses à frente do Clube de Portugal.
Entre transferências e “resgates”, os 17,3 milhões de euros resultam das despesas diretas com os regressos de Bruno Fernandes, Bas Dost e Battaglia, após terem rescindido, e das contratações de Diaby, Gudelj e Nani e até com a venda de Piccini, que implicou o pagamento de uma comissão à mesma empresa (Socas) que depois intermediou a aquisição de Nani e à qual a SAD leonina deve 1,1 milhões de euros.
Muito boa gente já aproveitou para voltar a justificar a saída de Nani por aquilo que ganhava (oito milhões por um contrato de dois anos), mas eu continuo a achar que o problema não é querer contratar um Nani, antes em carregar uma folha salarial com um Diaby, que custou 4,5 ME aos quais juntou uma comissão de 1,1 milhões de euros com o Stellar Group.
Ao mediano, perdão, ao maliano, junta-se o sérvio Gudelj, verdadeiro negócio capaz de causar horror: o Sporting pagou três milhões de euros pelo empréstimo, verba onde ficou incluído uma percentagem do salário que o médio auferia nos chineses do Ghuangzhou (2,8 milhões de euros líquidos por época, o que antes de impostos em Portugal, equivaleria a 5,6 milhões de euros).
Isto, sim, é inacreditável. Tão ou mais inacreditável como pagar dois milhões em comissões e prémios para fazer regressar Batagglia, com a agravante de ainda lhe aumentar o ordenado para três milhões. Estaria Cintra crente de que conseguirá vendê-lo por 40 milhões?
Depois, o resgate de Bruno Fernandes e Bas Dost. Ultrapassada a questão de que eu, se mandasse alguma coisa, não teria tentado recuperar nenhum deles, consigo compreender a perspectiva de estarmos perante mais valias futebolísticas. Claro que isto teve custos: 1,6 milhões (que ainda não foram pagos) para o empresário de Bruno Fernandes; dois milhões de euros em comissões/prémios para Bas Dost e um disparar do ordenado dos cerca de 2,8 para os 5 milhões brutos por época. E o Nani é que era caro…
Conforme já escrevi acima, Sousa Cintra, que presidia a Comissão de Gestão antes da entrada de Frederico Varandas, defende-se, explicando que fez tudo em defesa dos interesses do clube, mas existem perguntas que, algum dia, ele deverá ser obrigado a responder, de preferência numa AG, cara a cara com os sócios que não compreendem, por exemplo:
– como se pode gastar este dinheiro em três meses, num clube que se dizia com necessidade de apertar o cinto?
– porque se dispensa Matheus Pereira para investir balúrdios num Diaby?
– porque foram dispensados Francisco Geraldes e Palhinha, para investir balúrdios num Gudelj?
– quanto nos custou, efectivamente, a brincadeira Sturaro?
– como é que se dispensa um jogador como Demiral, oferecendo-o de mão beijada por 3,5 milhões, quando estava à vista de todos a sua mais valia desportiva e financeira?
– como é que Domingos Duarte voltou a ser emprestado?
– como é que se gasta 1,5 milhões para ir buscar Renan, quando existe um Max para apostar?
– porque é que, com tanto dinheiro para esbanjar, não sobrou uma migalha que fosse para investir no futebol feminino na defesa de todos os títulos conquistados e rumo a mais um passo na afirmação europeia?
“Não vale a pena entrarmos em detalhes, porque isso levaria muito tempo e muita conversa tinha de haver. O que eu fiz, em consciência, foi o melhor que pude, atendendo às circunstâncias que existiam”.
Não vale a pena o caralho, ó Cintra! Sim, tem que haver muita conversa, porque isto não basta dizer que fizeste o melhor que pudeste quando está a vista de todos que não foi isso que se passou!
3 Maio, 2019 at 17:11
Mas, honestamente, alguém estava à espera de melhor do Cintra? Do Cintra, a sério?! Um Sportinguista, sim, um castiço, um tótó incompetente, mais um fantoche…
Os Sportinguistas têm uma memória de passarinho, nossa Senhora! Só mesmo nós para voltarmos a pôr lá o Cintra outra vez e, como ainda não estávamos satisfeitos, resolvemos dar mais uma oportunidade ao croquetismo… Somos uns porreiraços!
Quem se lixa? O Sporting, claro! Anos e anos de gente incompetente para os cargos que desempenham… Anos e anos de tachos e tachinhos…
Quem os põe lá, minha gente? Quem é?
3 Maio, 2019 at 17:27
Alguém sabe se mentir à CMVM viola os estatutos do Sporting Clube de Portugal?
Dr. Rigabroche? Dr Jekill? Alguém?
3 Maio, 2019 at 17:36
Meu caro, mentir à CMVM é um caso de polícia, não tem a ver com os estatutos.
Com os estatutos tem a ver como é que foi permitido que as múmias extravasassem em muito a gestão corrente, que é isso que compete a uma comissão de gestão. Não só andaram a fazer uma série de negócios no futebol que não lhes competiam, como deixaram um défice brutal para apenas três meses.
3 Maio, 2019 at 20:32
Certo no primeiro parágrafo, caso de polícia.
Certo no segundo parágrafo, caso de estatutos + caso de polícia, também!
4 Maio, 2019 at 11:50
Stop talking to yourself
🙂
3 Maio, 2019 at 17:33
Com o “andamento” a que o Cintra ia, mais uns meses e o Sporting fechava as portas. E depois o outro é que deixou mal o clube. Um clube que continuou a acumular vitórias nas modalidades. Quanto ao futebol, a golpada que assuma as responsabilidades.
Quem defendeu as múmias da Comissão de Gestão merecia uns baldes de merda para cima dos cornos!
3 Maio, 2019 at 17:59
Vais ver que agora ninguém defendeu, apenas queriam eleições, como se uma coisa não implicasse a outra.
Queriam eleições mas sabiam bem que durante meses teriam de estar alinhadinhos a mamar na mangueira do bombeiro e restantes geriatricos e de tanto mamarem agora só tem de engolir.
3 Maio, 2019 at 18:28
Se o vosso ídolo de pés de barro fosse um homenzinho… a seguir a alcochete era o proprio a convocar novas eleiçoes e sujeitar-se ao julfamento e veredícto da damília sportinguista…
Mas como tava agarrado ao tacho e tinha co,hoes de aço inoxidável… twntou ao máximo impedir que os sócios se pronunciassem, chegando ao extremo de tentwr um golpe de estado através de comissoes ilegais e mudanças bolivarianas aos estatutos do clube….
Como colhoes de aço que é, afirmou horas depois da AG destitutiva que tinha nojo do clube, todo mamado telefonou horas depois á sic notícias pra informar que afinal o presidente era ele…
Meteu “n” accoes em tribunal contra o clube, mas mandou a mana cantar “plo meu sporting” na última AG. Colhoes d aço…
Falam muito no diaby e nem piam sobre o bruno gaspar… giro né? Continuem. Vocês chegaram a um ponto em que simplesmente de cada vez que insultam o Varandas… mais simpatias provocam nos sócios…
Mas eu sou burra, travesti, como gelafos na testa. Só nao percebo é como os einsteins da tasca se deixaram enrabar plos croquettes da vida…
3 Maio, 2019 at 18:36
Falou-se em mamar, apareceste logo…
O presidente devia era ter logo convocado eleições quando o bombeiro andou a pedir a demissão por causa de posts no facebook.
Como deves ter tido sorte e sempre te pagam quando te enrabam, não percebes o que é um assalto, um golpe, uma corja que mama como tu mas por um preço bem mais elevado.
Já agora que tens a dizer de o mendes estar impedido de negociar jogadores do Sporting que não agencie?
3 Maio, 2019 at 19:02
Primeiro não tenho ídolos, e essa referencia ao “vosso”, o que digo e escrevo só me vincula a mim, não confundas as coisas.
Segundo, apenas porque querias a demissão ele deveria demitir-se, é obra e registo o forte argumento.
Terceiro, se querias destituir tivestes a oportunidade em Fevereiro tal era o apego ao tacho que mencionas.
Por fim, concordo com a ultima frase, os einsteins da tasca foram enrabados durante anos pelos croquettes que até já se habituaram à posição de olhos fechados e cu bem aberto e não querem outra coisa.
3 Maio, 2019 at 18:29
… Deve tersido uma finta á diaby…
3 Maio, 2019 at 18:41
E para aqueles que dizem que BdC já não tem lugar no Sporting, digo já (e mudando de opinião, que antes era que seria preferível um Carlos Vieira ou outra pessoa que mantivesse os níveis de exigência), que se fosse hoje a eleições, e depois desta merda toda, não exitaria em votar de novo em BdC e ainda lhe levava uns sacos de coca para foder esta merda toda e por essa corja de chupistas fora do clube!
3 Maio, 2019 at 19:36
Mais um. Perante o estado sórdido a que o clube chegou e a falta de alternativas chego à mesma conclusão. #BrunoVolta
3 Maio, 2019 at 19:40
Era gajo para subscrever, mas tenho receio que um regresso apôs tudo o que se passou, que a escolha já não seja a mesma que fez:
“Estou disposto a dar o meu tempo, vida e alma ao Sporting, mas têm de estar comigo. Nos últimos dois anos tive duas hipóteses: ou me juntava aos interesses ou a vocês. Escolhi juntar-me a vocês.”
E agora seja apenas mais um, para mamar à grande e à francesa.
3 Maio, 2019 at 21:08
Nao tenhas duvida disso e mamou muito, todos mamam so ele e que nao mamava nao.
3 Maio, 2019 at 21:15
Por acaso tenho muitas duvidas, sim senhor.
Com tanto, mas tanto escrutínio, ainda não vi uma evidencia. Só uma, uma única.
Agora voltamos ao antigamente, nada se estranha nada se questiona, tudo tem uma explicação, saudade dos calções verdes e da puta da gala.
3 Maio, 2019 at 21:28
Tenho saudades da ideia inicial de Bruno nao dele.
Bastava alguem seguir a ideia dele mas de preferencia que nunca tivesse estado numa direccao do clube pois basta ter estado e nao ser ele o guru para ser apelidado se glpista e mamao.
4 Maio, 2019 at 12:00
A ideia inicial nunca desapareceu.
Houve no futebol e apenas no futebol a ânsia de encurtar caminho mas engraçado que no onze do JJ jogavam mais formação e, mais jogadores da formação lançados por ele do que o mago careca da guru da formação do ajax
4 Maio, 2019 at 11:58
Lol..
Cofina toda atrás do homem. ..
Auditorias
E a única merda que saiu é mentiras tipo pagar hotel à funcionária do Sporting e batuques
Ou suspeitas tipo empresa do sogro, mais uma enviesada, empresa onde trabalha o sogro. Parece a mesma coisa mas não é
Isso e bocas de cocas copos e pussy.
Se há merda que não tenho duvida é que não roubou.
Aproveitar pode ter aproveitado.
Mamado uns uisques bons e boa charutada à conta do Sporting nao dúvido mas dinheiro, bens?!nem pensar.
Até a coca saiu do bolso dele, a ser verdade o uso (para o qual me estou pouco marimbando… Problema pessoal. Há vícios piores. Este tem o problema de ser muito guloso)
3 Maio, 2019 at 21:06
Chamavam-te logo Louco Drogado.
O teu nome nao faz jus ao grande idolo Rui Jordao deves ter os pes de barro mesmo e sendo seguidor de um psicopata e tanto que desejas a derrota do Sporting ja nem deves ter gostado da conquista so futsal por nao tar la o teu guru a evidenciar-se portanto nem socio deves ser desaparece daqui pa es um Pide em favor dos teus gurus e lampiao oh Jordao2.
Vai-te catar extremista doentio.
Queres um golpe a fvr do teu guru isso ja nao e Golpista nem Xupista achas que xuparam pouco.
3 Maio, 2019 at 22:30
Ahahaha, eu quero um golpe a fvr (o golpista?). Tem juízo enrabadinho. Eu quero exigência e transparência e eleições livres.
Se gostas de areia na vaselina, o problema é teu.
E por mim podes continuar por aí que para mim é igual, não sou eu que mando na tasca. Já para quem entra para trás do balcão e começa a expulsar os clientes… (e eu é que sou pide…)
LOL
3 Maio, 2019 at 22:32
E psicopata ladrão é o teu gago mentor e enrabador fedeguico bagandas. Mais psicopata que aquela cara de quem sabe bem o que estava planeado…
4 Maio, 2019 at 2:09
Es um louco Jordao2 eu de homens nao gosto e de entabancos so se fores tu que o foste e gostaste quanto a idolos de dirigentes no clube nunca tive e so terei se alguma vez um presidente me der 3 titulos seguidos no futebol ou va la 2 para nao ser tao radical ja tu nao passas sem o teu amor eterno Burro de Carvalho vai te catar vai leva-o para casa e dal-lhe de comer.
O Sporting passa bem aem ele sem Frericos ou outros que tais o Sporting vivw dos seus atletas jogadores e socios mas por agora nao te resta alternariva se nao twres que levar com o gago como tu dizes.
Parece-me que nao es do Sporting mas um lampiao infiltrado a debitar merda e a tresandares de veneno tas apresentado.
Idolo dos pes de barro.
4 Maio, 2019 at 12:06
O Sporting vive? Não. sobrevive sim.
O CGFC vive à grande.
Chupa bem enquanto a leoa está gorda
O SCP ganhador, virtuoso, magnífico de juba lustrosa não sobrevive sem dirigentes LEONINOS, como JR, como BdC.
Pode ser que haja mais aí dessa estirpe (ambos corridos do Sporting por “sportinguistas” lambuças) entre os sócios do SCP.
Infelizmente não se candidatam, não aparecem.
Eu sonho com famigerada terceira via… Depois acordo para a puta de realidade.
Temos o campo grande foot-ball clube e a corja de volta ao SCP.
E sei bem quem abriu a porta, os scpguistas da forma sobre o conteúdo, os scpguistas do parecer bem, os scpguistas ingénuos, os bananinhas e os ressabias
4 Maio, 2019 at 11:53
Ah ah ah
Lol!!!
E ajudava a pagar prostitutas para o homem nem ter tempo pa pensar em gajas!!!
E não saia das instalações do Sporting a não ser para negociar e jogos fora.
1 h de Skype com as filhas por dia e chega.
3 Maio, 2019 at 19:10
A poucos dias surgiu uma notícia de que o Wolves estaria interessado em Podence.
Não ficaria admirado se a viagem de Viana e Mendes fosse para “limpar” mais este caso.
Varandas joga contra o tempo e há um rasto para limpar de forma a que a decisão das rescisões não chegue à tribunal e que seja dada razão ao Sporting.
Posso estar enganado mas a notícia de Bruno Fernandes poderá ser apenas uma cortina de fumo…
E vejo mais rapidamente Bruno Fernandes no Wolverhampton que no City.
SCP => Wolves => MCity = 2 X €€€€€€€
4 Maio, 2019 at 12:07
O podence ainda volta ao SCP via wolves!!!
Leste aqui primeiro 😉
4 Maio, 2019 at 7:38
Se há precisamente um ano atrás BdC não tem chegado a acordo com a banca para a compra das VMOCs, num negócio bastante favorável para o Clube e péssimo para o cliente do Rogério Alves que passava a deter menos de 10% do capital da SAD, se, como disse, não tem havido esse acordo não teria havido, passado pouco mais de uma semana o ataque “terrorista” a Alcochete, não teriam havido rescisões de jogadores, não teria havido Comissão de Gestão nem o gajo do avental na Comissão de Fiscalização, o Sporting teria naturalmente mais uma Taça de Portugal no seu museu, Varandas estaria a tratar da saúde dos jogadores em vez de andar a destruir a saúde financeira do Clube e BdC estaria provavelmente a preparar-se para anunciar o nascimento de mais uma filha aos microfones do estádio, com os abutres desesperadamente à espera da sua vez para deitar a mão a um Clube que começava de novo a valer a pena roubar.
4 Maio, 2019 at 8:43
Está aí tudo…
4 Maio, 2019 at 12:11
É por aí, por aí.
Junta jesus no caralho, o sinisa e o regresso ao plano jardim
E andávamos aqui felizes a cascar nos calções, no casaco…
Não sabíamos que tínhamos traidores na equipa mas provavelmente andariamos a discutir se o Rafa leão devia sair já ou sempre na próxima e se 60 m era o mínimo
Sem descurar a possível presença na champs.
Os cabroes dos jogadores e treinador não foderam apenas a taça. ..