24 anos depois da queda do varandim do “velhinho” Alvalade, o Sporting voltou a assinalar o Dia do Leão e a lembrar aqueles que morreram de Leão ao peito. Não só o Paulo e o Zé, mas também Rui Mendes e Marco Ficini. E, este ano, foi prestada uma justíssima homenagem ao Dr. Domingos Gomes, na altura médico do FC Porto, que foi o primeiro a socorrer dezenas de adeptos do Sporting, mesmo sob uma chuva de insultos por parte de alguns imbecis.
“Estes são leões que o Sporting nunca poderá esquecer. Quando se fala de violência no desporto, nesta casa nunca os vamos esquecer. Para mim tem um significado especial, estava em Alvalade tal como estava no Jamor [no incidente do very-light de 1996 que vitimou outro leão, Nuno Mendes]. Vivi de perto esse dia e jamais o esquecerei. O Sporting jamais o esquecerá. Lembro-me de ver como o hoje meu amigo e colega dr. Domingos Gomes. A primeira coisa que fez foi socorrer dezenas de feridos, fez o que pode. São estes valores que cultivamos e admiramos no Sporting”, disse Frederico Varandas, líder leonino que presidiu à cerimónia e que ofereceu a Domingos Gomes uma réplica do novo estádio leonino.
Domingos Gomes, herói naquele fatídica tarde de 1995, lembrou o incidente: “Não foi fácil naquele dia nem por razões intrínsecas nem por razões extrínsecas. Foi difícil… Não estava sozinho, estava com outro elemento da equipa médica do FC Porto, o Renato. Estou grato por esta homenagem, infelizmente por uma situação em que evitámos males maiores. Quando cumprimos a nossa obrigação profissional de salvar vidas… Vim com uma gravata a meias [verde e azul], este verde é de esperança. Muito obrigado, as obras ficam com quem as pratica.”
Um forte aplauso a esta homenagem do Sporting e um maior “obrigado” ao Dr Domingos Gomes, por parte deste Sportinguista que vos escreve, que foi um dos que caiu lá de cima e que jamais conseguirá compreender como foi possível realizar-se aquele jogo.
8 Maio, 2019 at 7:25
Belissima homenagem. Muito bem o Sporting!
Obrigado ao Dr Domingos Gomes, por ter sido fiel ao seu juramento.
Da minha parte nunca esquecerei os leões tombados, alguns deles às mãos de assassinos que continuam impunes e imunes.
8 Maio, 2019 at 7:26
Bom dia , muito bem .
8 Maio, 2019 at 7:45
Muito bom.
Vai ter zero de impacto, é o que é.
8 Maio, 2019 at 7:55
Tu caíste daquele varandim cherba? Lembro me de ir ver o local e prestar homenagem quando vencemos a final da taça de Portugal ao Marítimo.
8 Maio, 2019 at 7:56
Pergunto porque fiquei na dúvida. Que susto de uma vida que deve ter sido.
8 Maio, 2019 at 8:00
Tambem fiquei com a mesma duvida. Que susto que deve ter sido. Eu Era puto nao haviam telemoveis. Eu nao estava no estadio mas tinha lá familiares e so quando chegaram a casa é que soubemos que estavam bem…
8 Maio, 2019 at 11:35
Eu estive lá no varandim, saí (30 segundos / 1 minuto?) antes de ceder. Tive mais sorte do que o Cherba e que muitos outros.
Falo disto apenas porque referes aí os telemóveis: comigo estavam vários amigos e um deles tinha lá o pai na bancada, o qual já tinha telemóvel – coisa rara à época. Esteve uma fila de adeptos a telefonar às respectivas famílias com o telemóvel dele, incluindo alguns bad boys da JL. Eu, parvo como era (?), não quis saber e quando cheguei a casa percebi que os meus pais tinham andado a telefonar para vários hospitais…
8 Maio, 2019 at 8:11
caí. E o meu maior pânico era perceber se o meu irmão, mais novo e à minha responsabilidade, tinha vindo atrás de mim ou tinha obedecido e ficado sentado na sul enquanto eu, feito estúpido, tinha ido “receber” o autocarro do porto
e o drama de tentar ligar para casa sem telemóvel, a avisar que estava bem… e o drama de não me quererem deixar entrar novamente no estádio para ir buscar o meu irmão, mesmo tendo os pensos feitos pelos bombeiros… “pode ter apanhado esse meio bilhete do chão”, disse-me aquele cabrão daquele porteiro que só não levou nos cornos porque um polícia pegou em mim e me meteu dentro do estádio… só descansei quando cheguei à sul e vi o puto sentado no sítio onde lhe tinha dito para ficar…
8 Maio, 2019 at 8:13
e, sim, foi surreal… sabes aquele cena que se diz de passar-te a vida à frente dos olhos? Não sei quanto tempo demorei lá de cima até bater no chão, mas o filme passou todo
8 Maio, 2019 at 9:16
Que cena! Fica para a vida. Eu lembro-me, como disse, de lá ir nos festejos da taça e de ficar impressionado porque ainda era uma altura considerável, ainda mais caindo desamparado e de surpresa.
Ainda bem que te safaste. Cá estamos todos hoje. Mas a vida tem coisas incríveis…Viver o presente e ser agradecido, cada vez mais.
8 Maio, 2019 at 8:45
É uma experiência e uma lição para vida. Estava no Porto nesse dia, mas já vivi situações limite, muitas mais vezes por responsabilidade de outros, e que felizmente não terminaram em tragédia. Isto altera para sempre a nossa visão das coisas e da vida.
8 Maio, 2019 at 16:13
Nesse jogo, com os meus 10 anos de idade e acompanhado pelo meu Tio, lembro-me de ver todo o aparato nas entradas da Superior Sul. Lembro-me de todo o aparato e de apenas ter entrado no estádio após o ocorrido. Recordo-me também das flores que estavam sempre presentes no local todos os dias após a ocorrência dessa tragédia.
Cherba, fico feliz por teres saído (quase) ileso e sorte tive eu de ter estado acompanhado com o meu Tio e bem protegido das loucuras da adolescência. tivesse eu mais 5 ou 6 anos e estaria muito mais exposto a estar no meio da confusão.
Merecidíssima ao Dr. Domingos Gomes e àqueles que infelizmente faleceram de maneira tão trágica/ injusta.
Andamos nós aqui muitas vezes enfurecidos com questões que não justificam. Estas tragédias deveriam servir para todos nós (eu ‘inclusive’) pensarmos nas coisas que verdadeiramente importam…
Obrigado pela homenagem e pela partilha desse não invejável e assustador momento que viveste nesse fatídico dia!
SL
8 Maio, 2019 at 7:57
Peca por tardia. Quem os seus relembra, tem que lembrar quem os ajuda também.
Estavam seres humanos mortos e feridos, e um ser humano a tentar fazer o seu melhor. Sem cores, sem nada ais que querer ajudar.
E naquele momento, ajudar quem ali estava para o insultar, etc etc… quando bem mais fácil seria cantar:
– Deixa-os morrer!
– Deixa-os morrer…
– Eles são Lagartos, eles são Lagartos…
O meu obrigado ao Dr. Domingos Gomes, e as minhas desculpas, por neste caso o Sporting CP não ter sido capaz de ser “Grande, tão Grande como os Maiores da Europa.”
8 Maio, 2019 at 8:11
Enorme gesto, enorme atitude!
Atitude á Sporting !
8 Maio, 2019 at 8:46
Em primeiro lugar um abraço ao amigo Cherba e congratulá-lo “ pela sorte “ de ter ficado apenas com uns pensos ( ainda bem…assim tive o grato prazer de conhecer um grande amigo e um extraordinário Sportinguista…)
Depois o meu desejo de Descanso Eterno para aqueles Leões “que partiram “…
E por último a minha homenagem ao dr Domingos Gomes…
SL
8 Maio, 2019 at 11:11
Max, Cherba sabe dar valor ao Desporto e a todas as suas boas virtudes, ao não incendiarem adeptos e ao não ao ódio que muitos que andam no futebol protagonizam, mesmo nós sabendo do mundo de corrupção que o atravessa em Portugal, temos que ganhar pelo bem, mesmo que façamos figuras de bananas. O futebol não vale vidas humanas, mesmo alguns dos nossos já terem caído, temos que lutar pela justiça sem entrarmos. Por onde não devemos.
8 Maio, 2019 at 9:00
Esse sim um dia dos mais negros na história do Sporting, o pânico no estádio para saber quem tinha ficada mal e as bocas do costume tipo orelhas “o que é que ali estavam a fazer aquela hora”.
Justa Homenagem
8 Maio, 2019 at 9:01
Eu “infelizmente” recebi essa notícia pela tv. Tristeza sem fim…
E tu Pedrinho o que te lembraste de fazer, sujeito a não termos agora Tasca do Cherba seu malandreco!
8 Maio, 2019 at 9:06
Tive oportunidade de falar algumas vezes com o Dr. Domingos Gomes. É uma pessoa impecável.
Foi à passagem do 24° aniversário, mas poderia ter sido aos 25 ou 23 anos da tragédia. Mais importante que o aproveitamento político é a mensagem que o Sporting transmite para o desporto e que gostaria de ver repetido mais vezes, com mais acção.
Numa altura em que somos alvos de agressões em Pavilhões e continuam a se ouvir cânticos de alusão à assassinatos e incitamento à violência, seria importante voltarmos a ter uma voz activa nesta e noutras matérias que estão a matar o desporto em Portugal.
8 Maio, 2019 at 9:23
Mais impressionante o teu relato cherba.
E o mais importante é prevenir futuras ocorrências. Imagino que hoje em dia não hajam estruturas deste tipo sem auditorias regulares de manutenção etc
8 Maio, 2019 at 9:29
RESPECT…!!! Uma vez mais…
Isto é o SPORTING…!!!
p.s. Ao Cherba e aos outros felizardos que passaram incólumes a tamanha tragédia… Somos (inclúo-me neste grupo apesar de, por sorte, não ter caído… estava suficientemente atrás para não ter vindo na maré…) mesmo ignóbeis quando a razão não se sobrepõe à – ESTÚPIDA – irracionalidade… É isso que tento passar ao meu filho mas, confesso, nem sempre consigo… (ainda hoje tenho laivos dessa irracionalidade…ESTÚPIDA…!!!)
8 Maio, 2019 at 9:39
Então ao amigo Zé…
Os meus parabéns por “ter ficado mais atrás “…
Abraço e SL
8 Maio, 2019 at 9:50
Muito bem
8 Maio, 2019 at 10:02
Brutal! Muito lindo! Muito bem o Sporting! Muito bem o presidente do Sporting nesta homenagem que parece mesmo ter saído da sua própria iniciativa.
8 Maio, 2019 at 10:06
Muito bem, Sporting. O merecido reconhecimento ao Dr Domingos Gomes que nem debaixo de uma chuva de insultos e pedras deixou de ajudar os nossos.
( Nunca pensei que o A. que em criança fosse tão obediente. 😀 . Beijinho tb para ele. )
8 Maio, 2019 at 10:07
Respect.
Dia negro na nossa história. O jogo nunca se devia ter realizado…
8 Maio, 2019 at 10:11
O desporto nunca será só isto, mas nunca poderá deixar de ser também isto…!
8 Maio, 2019 at 10:13
Carregando um pouco nas tintas do lirismo, eu diria que deveria ser sobretudo isto…
8 Maio, 2019 at 10:50
Muito bem!
8 Maio, 2019 at 11:02
o meu respeito ao Dr.Domingos Gomes e muito bem a direção pela homenagem.
que puta de sorte cherba nem quero imaginar.
enquanto a estupidez, tantas e tantas que um gajo já fez por causa da bola que pensa para trás e abana com a cabeça.
8 Maio, 2019 at 11:27
Nem mais…
8 Maio, 2019 at 11:33
Justa homenagem.
Uma boa atitude da Direcção!
8 Maio, 2019 at 12:18
Muito bem mesmo.
É, aqueles anos em que pensamos ser imortais e mais duros do que o super homem.
Muito bem, aplaudo.
8 Maio, 2019 at 12:31
Muito bem a direcção , fazendo uma homenagem mais que justa.
8 Maio, 2019 at 12:37
É bem, é bem.
8 Maio, 2019 at 12:48
Sporting Clube de Portugal… É também isto. Parabéns!
8 Maio, 2019 at 13:33
Isto é, e será sempre, o nosso Sporting.
8 Maio, 2019 at 15:55
Parabéns à direção do SCP por esta iniciativa e justa homenagem.
8 Maio, 2019 at 17:00
ENORME APLAUSO PARA A DIRECÇÃO E PARA O DR. DOMINGOS GOMES (SEM ESQUECER OS QUE SOFRERAM COM TODOS OS DRAMAS RELATADOS NO POST)!