Dois meses após o fecho do mercado de inverno, creio que podemos dizer que, com relativamente pouco dinheiro, o Sporting conseguiu contratar jogadores capazes de acrescentar valor ao plantel.
Vou retirar Ilori desta equação, pois mesmo entendendo que era necessário mais um central, até por não se saber como iria evoluir a lesão de Mathieu, considero que fomos buscar um jogador que não é melhor do que Domingos Duarte ou do que Ivanildo, jogadores actualmente emprestados. Sobram, assim, Borja, Doumbia e Luiz Phellype.
O colombiano é pouco exuberante, ainda denota algumas dificuldades na adaptação a um futebol onde é obrigado a defender muito mais por dentro, mas é claramente reforço. Fará parte do plantel do próximo ano e até permite a utilização de Acuña em diversas posições, conferindo elasticidade táctica à equipa, como se viu nas vezes em que Borja actuou como falso terceiro central.
Doumbia, fosse eu o treinador, seria hoje titular, sem reservas, no lugar de Gudelj. Tem margem de progressão, obviamente, até em algumas entradas mais despropositadas que lhe podem valer cartões, mas é alguém que nos confere dimensão física na posição 6 e que, não menos importante, garante qualidade de passe. É raro Doumbia falhar um passe e não estamos a falar de entrar em modo Custódio, circulando a bola de costas para o ataque, entre os laterais e os centrais. Doumbia tem, ainda, capacidade de explosão, com passada larga, investindo em direcção ao meio-campo adversário e criando superioridade numérica. Poderá ser uma das figuras da próxima época.
Falta Luiz Phellype, rapaz que aproveitou a lesão de Bas Dost para passar de besta a bestial. Foi apontado como “mais um flop” assim que começou a ter minutos (poucos), falhou um golo incrível quando teve oportunidade de jogar a titular, no Bessa, e tirou um verdadeiro peso das costas quando uma bola rematada por si acabou dentro da baliza. O festejo do golo não foi um festejo, foi um tirar de cima das costas uma tonelada. E, sem essa tonelada sobre os ombros (sim, a Rampante pesa comócaray), Phellype tem vindo a mostrar que não foi à toa que chegou ao Sporting. Um dos seus melhores jogos, inclusivamente, é um em que não marcou: frente ao benfica, na segunda mão da meia final da taça, o nosso Luiz foi um incrível jogador de equipa, tantas vezes sozinho a receber e a contemporizar, pelo meio com pormenores impressionantes como aquela recepção de uma bola que cai de uns bons dez metros de altura e se anicha na chuteira. É, claramente, reforço, e já não há quem possa dizer que não tem lugar no plantel.
8 Maio, 2019 at 12:36
Concordo 100% com este texto!
Que seja um bom prenuncio para o mercado de verão…
8 Maio, 2019 at 12:36
O Doumbia parece-me o jogador que vai ter mais futuro em Alvalade.
Borja, Philipe e Ilori têm qualidade e serão uteis no plantel, mas dificilmente serão titulares indiscutíveis.
O grande desafio neste mercado não é vender BF ou mesmo substitui-lo (não existe, é impossível) vai ser encontrar um jogador que valha 50/60 milhões no próximo ano.
Vai ser um duro teste para o nosso scouting.
8 Maio, 2019 at 12:40
um dos nossos grandes problemas tem sido precisamente esse: a ausência de segundas linhas. Ter Borja ou Phellype como segundas linhas não me incomoda nem um pouco
8 Maio, 2019 at 12:46
Sim, mas eu vejo o problema ao contrário na próxima época.
Temos boas segundas linhas/bons jogadores para fazer um 11 colectivamente.
Mas precisamos de um “fora de série” para elevar o nível da equipa, alguém que faça todos os outros parecerem melhores do que são.
E o Nani também já cá não mora.
8 Maio, 2019 at 13:11
imaginemos que o Bruno Fernandes sai e que, já descontando 10% para a Samp + outros tantos para o empresário, encaixamos 65 milhões directos. Isso é dinheiro para equilibrar as contas e para conseguir encontrar um (pelo menos) craque.
Depois… depois, é olhar para a prateleira e convocar esta gente para a pré-época
Max
Domingos Duarte
Ivanildo Fernandes
Daniel Bragança
Rafael Barbosa
Francisco Geraldes
Paulinho
Matheus Pereira
Mama Baldé
Elves Baldé
Gelson Dala
Pedro Mendes
Pedro Marques
Plata
Joelson Fernandes
sem esquecer que, lá para o final de outubro, um rapaz chamado Bruno Paz está de regresso da lesão
Eu beijava a careca do Keizer se ele tivesse colhões para ir à guerra com esta gente. É só juntar-lhe mais 9 ou 10 jogadores (alguns deles já cá estão)
8 Maio, 2019 at 14:00
não há uma regra qualquer onde “vendas acima de um montante” vão directamente para abater a divida aos bancos?
8 Maio, 2019 at 14:43
10 % de uma mais valia…..e nem sei como isso fica pois o jogador rescindiu e assinou um novo contrato, efectivamente era um jogador “livre”.
Acho que existe ainda pessoal completamente a leste do que se passa actualmente no SCP. Receber 65M limpos? Mas a quem pensas que o Clube pertence hoje em dia?
8 Maio, 2019 at 15:26
Não perguntes, diz!
(Isso de atirar pedras e esconder a mão…)
8 Maio, 2019 at 15:53
Uma aposta dessas teria logo o apoio da massa adepta. São esses os activos que temos de valorizar para garantir a sustentabilidade do Clube. São estes que Keizer deveria estar a potenciar.
Eu, com os 65 Milhões, daria sempre prioridade a compra das VMOC. Deter a quase totalidade da SAD daria um arcaboiço negocial fantástico. Isto acreditando que a antecipação da NOS cobriu todos os encargos até o final do ano como foi sugerido.
8 Maio, 2019 at 16:05
Concordo plenamente Cherba!
Simple as rocket science!!!
N gastem dinheiro q n tem em entulho sff…
8 Maio, 2019 at 16:21
O plantel 2019/20 tem de começar sempre por aí.
8 Maio, 2019 at 19:31
Não percebi é como com segundas linhas e malta da academia onde está o espaço para as primeiras linhas.
Gosto muito do doumbia.
Agora ilori, Borja e Philippe são jogadores que apenas cumprem.
Não me vou armar em fino.
Se temos estes vamos lá.
Menos com gudely e diaby que para o que custam merecem ser despachados.
Precisamos de apostas do tipo Dost que são caros mas entram de caras no 11 como foi na altura. Hoje diferente.
Lugares onde precisamos mais.
Gr apostava no Max e tentava desenvolver o atleta.
Precisamos DD 2linha Ristovsky.
Precisamos Central de categoria de um mathieu de preferência que se lesione menos. Com coates, neto já que veio e domingos Duarte.
DE com Borja na sombra.
Doumbia e paz a trinco na sombra.
EE tentava manter acuna pela polivalência e raça e contratava um dequilibrador daqueles que parte tudo.
ED Raphinha e Jovane.
10 com a venda do Fernandes jogava com vietto e geraldes.
PL vendia Dost contratava 2 PL um estilo levezinho e outro tanque estilo Marega e mantinha Philippe.
Portanto DD, DE, Central, EE e 2 PL.
Só com a venda do B Fernandes e Dost não dava?
8 Maio, 2019 at 19:32
Lembrei-me que o lugar do levezinho pode ser do Fala na boa.
8 Maio, 2019 at 19:34
Dala dass
8 Maio, 2019 at 19:54
Até sou entusiasta da formação, e aprovo sem reservas esta sugestão, mas se pedem ao fantoche para colocar o Sporting novamente como formador oficial da selecção nacional, estão a pedir-lhe que assine a sentença de morte.
Embora me pareça que ele não vai ter tempo para “morrer” deste diagnostico.
10 Maio, 2019 at 16:20
ainda está vivo? ok…
8 Maio, 2019 at 13:32
Penso o mesmo. Necessitamos de um fora-de-série para elevar a equipa. Esta equipa. Não sei o que seria da actual época sem Bruno Fernandes. Provavelmente teríamos outro treinador nesta altura.
8 Maio, 2019 at 15:38
Cherba, nós temos esse fora de série – até ver, valha a verdade, mas… olha que não é líquido que ele saia.
Palavra de Liondamaia? Não! Mas parece haver uma janela de oportunidade… assim o CD entenda usá-la.
Haja calma.
8 Maio, 2019 at 15:47
Sim, mas o LP só chega a este nível porque teve continuidade. Se fosse aos quinze minutos por jogo não atingia este nível. E temos de ter isso em mente quando empurramos atletas para o banco por causa da reputação de outro. O bas estava a ser miserável muito antes de sair do onze. Muito miserável. Isso não se faz. Digo eu. Seja primeira ou segunda linha, deve jogar quem treina bem e tem desempenho. E não quem custa mais ou já nos enterrou com mais investimento. Ou jogamos para vencer ou jogamos para vender. Há que decidir. Digo eu.
8 Maio, 2019 at 19:51
E diz bem, sotkio.
10 Maio, 2019 at 3:37
35 milhões com 10 para o empresário… espero mesmo estar enganado…:P
8 Maio, 2019 at 12:38
Eu tenho uma avaliação positiva do mercado de inverno. Para mim, por ordem de pior para melhor:
Ilori. O mais caro foi claramente e de forma evidente um erro. Seria sempre, muitos o previram…enfim…estupidez. Resta saber se não foi também esta uma inclusão em outros acordos com um determinado agente…que até mete gente com facilidade no Reading…
L. P.. Pelo dinheiro que custou parece claro que foi bom. Continuo na duvida se P. Mendes ou Marques são piores com 3 ou 4 jogos seguidos mas pronto. Faz golos mas tem uma lentidão de processos que por vezes me enerva um bocado. Não me parece jogador para o Sporting, tenho duvidas que seja jogador para o banco do Sporting mas foi barato e tem feito golos…não lhe posso pedir mais!
Borja: Acho interessante mas tem estado muito preso. Tem andado entre um lateral encolhido e um 3º central. Mas gosto de o ver jogar. Acho que deveria ser proibido jogar ao mm tempo que o Acuna em qualquer jogo que não envolvesse os outros 2 grandes e vá…os lampiões B. Porque ele e o Acuna parecem atrapalhar-se um pouco. Por mim Borja era o suplente do Acuna, um suplente muito competente e que jogariam juntos um ou outro jogo.
Doumbia: Aqui sim…acertou-se na mouche! Fisicamente forte, boa tecnica, intensidade…tem lá tudo. Precisa de dominar um bocado melhor o jogo mas bem trabalhado pode dar um grande trinco/médio centro. Faz-me lembrar o Yaya Toure.
Agora vamos ver como lidamos com o mercado de Verão. Tendo sido um mercado de inverno interessantes, parece-me que Luis Philipes ou Borjas não chegarão para fazer uma equipa como deve ser. Na verdade, na minha opinião precisamos de 3 ou 4 craques que façam toda a diferença (contando coma saída do Mathieu ). GR, DD, DC e avançado. Começámos mal com o Neto…vamos ver…
8 Maio, 2019 at 15:24
Neste comentário estou a ignorar Plata.
Plata espero para ver mais. Tenho alguma expectativa sobre o potencial e a qualidade do puto.
Mas o que tenho a dizer é que em caso nenhum gosto deste negócio. Ficar com um jogador que temos 50% do passe nunca é boa opção a não ser que seja um craque de topo que venha fazer uma diferença brutal desportiva.
Eu olho para este negócio e olho para o Matheus. O que é que vale mais para o próximo ano? Plata ou Matheus? Financeiramente, sempre Matheus. Se Plata for uma bomba vendemos por quê…60M?! Ficamos com 30M se tanto. Matheus sabemos o que é, com mais facilidade vendemos por 30 ou mais. Talento não lhe falta. Hoje, para a Bundesliga valeria cerca de 10M…
Portanto resta o Plata ser uma bomba brutal que desportivamente compense a não aposta no Matheus.
Se vem para ser suplente do Raphinha e do Matheus…lá está…à partida agradar-me-ia outros para esse lugar e em que poderemos ter outra rendibilidade. Seja Elves, seja Paulinho, seja Jovane. Estão todos um patamar abaixo do Matheus…mas não acho brutalmente abaixo que não possam ser interessantes para o lugar. Poupava-se o dinheiro do Plata e destes temos 100%…vender por 10 significa receber 10 e não 5.
Outra hipótese é o treinador contar com Matheus e Raphinha para o mesmo lado (de facto jogam os 2 muito melhor à direita) e o Plata jogar melhor à esquerda que qualquer um deles. E aí poderá haver espaço…
Por isso reservo para melhor apreciação futura…não gosto do tipo de negócio mas tenho alguma expectativa sobre o seu valor. Vamos ver…
8 Maio, 2019 at 15:48
Visita o whoscored e olha para os números do ilori. Ele não é o pior nem de perto. Claro que precisa de tempo para adaptação total e de continuidade no onze. Eu não queria que ele viesse mas está cá e o desempenho não é o que a percepção dos adeptos aponta.
8 Maio, 2019 at 15:53
Quais números?
É preciso números para veres que o Illori não ganha 1 dividida? Que basta um jogador meter o corpo para o Illori perder a jogada? Que mesmo quando vai lá (e normalmente evita) ou faz falta ou é comido?
É que tem sido a história da vida dele…é aposta porque tem uma velocidade interessante e técnica interessante, perde o lugar porque não são tão boas que compensam a incapacidade dele de choque.
Ele não tem andado à deriva por falta de oportunidades. Ele oportunidades tem. Acaba é invariavelmente por perder o lugar…
8 Maio, 2019 at 16:16
A pergunta de quais números é retórica, não é? Ou desdenhamos de analisar o que um jogador faz e ficamos só com os traumas dos seus fracassos? Mais uma vez, eu não o tinha trazido. Está cá. Tem qualidades e carências. Olhar para os números e o que permite entender que haverá jogos bons para ele e outros que nem tanto. O futebol a olho tem os dias contados. Com tanta tecnologia, tanto indicador, não dá para ter sucesso na base do olho. A olho, o Liverpool não tinha hipótese e o LP nunca marcaria como marca. Eu também tenho olho, não gosto do ilori, só alerto para que possa ser superior ao que vemos ou queremos ver.
8 Maio, 2019 at 12:50
LOL
8 Maio, 2019 at 12:54
Opinião válida e importante para o debate.
8 Maio, 2019 at 13:02
E?
8 Maio, 2019 at 13:19
Aqui na tasca não há debate…
8 Maio, 2019 at 12:51
Acho que só o Keizer consegue pensar que Gudelho tira o lugar à Doumbia. Surreal!
Não há nada que não acrescente em relação ao sérvio: Intensidade, físico, velocidade, recuperação de bola, passes para a frente, progressão com bola e até remate.
LP está a revelar-se um tiro certeiro. O Kareca que se arranje que ele não pode sair da equipa.
O Borja é o único que não me convence. Ainda não vi nada dele, mas precisa de jogar para mostrar.
Quanto a Ilori, concordo com o que dizes. Acrescento que foi ridículo pagar por um ingrato destes.
Quero ver é o mercado de Verão! Dependendo de saídas e entradas:
– Um guarda redes a sério, sendo que temos 1 melhor que os actuais juntos.
– Um defesa direito.
– Manter dupla de centrais mais um ano. Depois arranjar um companheiro para Coates.
– Despachar Gudelho, ficando com Doumbia e Bata.
– Arranjar um (ou 2) médios para substituir BF. Um deles Geraldes.
– Despachar Diaby.
– Apostar seriamente em Jovane e Matheus.
Isto sem contar com o resto da formação, porque até agora o aproveitamento é miserável!!
Com pouco ficaríamos mais fortes em certas posições, pesando o facto de enfraquecer a equipa com venda de BF.
Mas isto sou eu. Porque depois vem um Fivelas desta vida e despacha o Nani para comprar colchões e pagar a água.
8 Maio, 2019 at 12:59
Contratações cirúrgicas
Ou então mais um contentor de 10/15 reforços
Aposto na segunda
8 Maio, 2019 at 13:03
Believe
8 Maio, 2019 at 13:10
Esse não conheço, mas pode vir.
8 Maio, 2019 at 13:33
É um gajo de fezada
8 Maio, 2019 at 13:08
Concordo com o texto.
Mas para a proxima época, ficava com Borja, vendia Acuna e comprava um Extremo esquerdo daqueles que faz a diferença.
8 Maio, 2019 at 13:13
Isso quer dizer que Acuña, não faz?
#odio
8 Maio, 2019 at 13:33
Faz. Nos cartões.
É melhor lateral que extremo
8 Maio, 2019 at 13:39
Não dá a profundidade de um extremo nem tem capacidade no 1v1. Também o vendia apesar de saber que faz falta no plantel
8 Maio, 2019 at 13:41
É isso mesmo.
8 Maio, 2019 at 13:41
Acuna tem um par de colchões enorme, e colchões fazem sempre falta a qualquer equipa.
Acuna raramente perde a bola, e é quem centra melhor no plantel.
8 Maio, 2019 at 13:57
Sim e de certo modo é ele que também ajuda a segurar o meio campo. Aproxima-se muitas vezes do Wendel para vir buscar jogo.
Mas num 4-3-3 que parece ser a táctica do Keizer não o acho uma mais valia a extremo, pelo menos a nível ofensivo. Agora se eu soubesse, sem sombra de dúvidas, que o Keizer iria apostar num 3-5-2 na próxima época, não vendia o Acuña por nada…
8 Maio, 2019 at 14:04
Os colchões são overrated.
8 Maio, 2019 at 13:57
Se jogarmos em 3x4x3 o Acuna é o melhor jogador para que poderíamos ter para Ala esquerdo.
8 Maio, 2019 at 15:52
O acuna é estranho no SCP porque não dribla em progressão. Para, espera e sai com a bola quase sempre do meio de molhadas de defesas. Mas não corre com ela no pé a partir gajos como nós gostamos. 🙂 como ele não quer vá estar, prefiro que vá e venha quem queira. Esta coisa da indisciplina não é personalidade. É recado.
8 Maio, 2019 at 13:15
Concordo, foi um bom ataque ao mercado, mercados perifericos e equipas menores, salarios baixos, estampa fisica mas bons pezinhos, velocidade, muita margem de progressao que continuem assim
8 Maio, 2019 at 13:15
Max/Salin ou Reforço/Max
Ristovski/Reforço
Coates ou Mathieu/Dduarte/Ilori/Neto
Borja/Acuna
Batt/Doumbia/Bragança
Wendel/Geraldes/Miguel Luis
Alan Ruiz/Reforço
Matheus/Jovane//Raphinha/Plata/Ellves
Lphylype
Reforço
Dala
8 Maio, 2019 at 13:15
Esqueci Paulinho + Pedro Mendes
8 Maio, 2019 at 15:52
Paulinho do Braga? Porque?
8 Maio, 2019 at 15:54
Sub 23
8 Maio, 2019 at 16:17
Ok. Hoje vinha no jogo que íamos ao Braga buscar o Paulinho. Que era um sonho ahahahha do Cintra. Fiquei na dúvida.
8 Maio, 2019 at 13:34
Gosto do teu plantel, a hipótese de ver Bragança, Doumbia e Wendel no meio campo é algo que me agrada.
Só acho que a permanência de Acuña é uma incógnita principalmente este ano com Copa América, vai-se valorizar um bocado mais e pode ser que se aproveite para fazer um bom encaixe. A sair, ficava com o Lumor, não sei se concordas.
8 Maio, 2019 at 15:34
Nuno, o Crente em Alan Ruiz?
8 Maio, 2019 at 15:54
Isso é que era serviço ao clube. Fazer dele jogador como o JJ nem daqui a vinte anos conseguiria. O keizer é estranho mas se calhar conseguia o milagre. Não lhe faltam pés, só lhe falta intensidade, ambição… Escrevo isto e já estou a sorrir.
8 Maio, 2019 at 16:16
Eu não sou crente, mas sem as amarras tácticas do JJ talvez… Tenho é a ideia de que nem na Argentina está a render muito… o que não é bom sinal.
8 Maio, 2019 at 16:20
Vir e falhar tem um preço. Por mim, nos trabalhávamos como clubes de topo, treinavamos os jogadores e não permitiamos que morressem as mãos de um treinador que já era. Quando veio era máquina na Argentina. Eu gostava que lhe fosse dada uma sequência de três ou quatro jogos na sombra do Vietto.
Aliás, a gente nem sabe bem como o keizer monta a equipa depois do Bruno. Vietto não cabe no 433. Acho eu. Se jogarmos com dois avançados, falso nove whatever, o ruiz teria um esquema onde a falta de intensidade era menos grave.
8 Maio, 2019 at 16:20
Um pastelao daquele não rende. Podes ser um gajo lento mas seres profissional e esforcares-te. O Alan não é assim
8 Maio, 2019 at 18:51
Não era. Mas são quase dez milhões de pastelao que ali está. Eu metia lhe Saladinha à volta durante um ano para o vender por seis ou mais. Mas a mim a guita custa a ganhar.
8 Maio, 2019 at 18:23
Entre estar por cá ou no Aldovision ou como se chama aquilo… está feito o estrago e está.
8 Maio, 2019 at 18:51
Fazes juz ao nick.
8 Maio, 2019 at 13:15
Tirando o Ilori que foi um gasto desnecessário e um erro previsível, as contratações foram agradáveis. Vejo em Borja e LP duas boas alternativas aos titulares. E um trinco titular no Doumbia.
Aumentar a qualidade na baliza, apesar de não ter sido por aqui que se comprometeu. Trazer um extremo para titular e um médio para ir rodando com o Wendel.
Manter os dois centrais. Tentar manter o Bruno. Idealmente não vender ninguém dos mais utilizados.
Mas, lá no fundo, todos estamos à espera de uma duzia de jogadores de qualidade duvidosa.
8 Maio, 2019 at 13:19
Ah, e claro, apostas claras no Miguel Luís, no Jovane, e em mais um ou dois da formação. É triste entrar com 10 estrangeiros e nenhum da formação…
8 Maio, 2019 at 15:56
Não acredito no Miguel Luís. Se o keizer visse nele jogador ele tinha tido minutos este ano. Com o retorno do batta, a estabilização do doumbia e a provável continuidade do gudelj ele não tem espaço ali. Tinha de ser melhor para conseguir ter tempo neste meio campo. Se como se fala queremos vender o Wendel, então talvez possamos ter Miguel Luís, mas é sempre porque o keizer não arranjou melhor.
8 Maio, 2019 at 13:15
Continuo a não perceber a diferença de borja para Lumor mas isso sou eu.
Sem outro, concedo, é interessante.
Doumbia assim que se tornar o titular ( o Nenuco vai dar a torcer mais tarde ou mais cedo) deve refrear um bocado, não esquecer que aqui não há campeonato de futebol.
Há um jogo de toupeiras, frutas, informações, coação, corrupção enfim de catoes e aventureiros , cavalas e não sardinhas.
Luís f. pode ser um Slimani, barato e bom mas ficarei com a eterna dúvida, e Dala, e PM s , nunca saberei.
No entanto acho que se acertou.
Há equipas onde não é preciso ter medo de queimar etapas.
Onde não é preciso rodar para aprender.
Aposta -se e pasme-se, com sucesso.
Porquê?
Aqui diriam que são tolinhos e que não percebem nada disto.
8 Maio, 2019 at 13:16
O ilori , enfim .
8 Maio, 2019 at 13:45
Ia escrever isso mesmo a propósito de Lumor. Não vejo grande diferença.
8 Maio, 2019 at 15:57
As diferenças são que o lumor dribla muito mais e melhor, centra melhor, é mais rápido e explosivo, mais jovem. Lumor e lateral esquerdo. Borja é defesa esquerdo.
8 Maio, 2019 at 13:18
A Renán/ Salin
Reforço/reforço
Neto/Ilori/reforço/reforço
Borja/ reforço
Gudelj/Batt/Doumbia
Reforço/reforço
Reforço/reforço/reforço
Raphinha/Diaby/reforço/reforço
Bas Dost / LPhylype/ reforço
8 Maio, 2019 at 13:27
Foi dos melhores mercados de inverno de que me lembro, mesmo com um Wang e Ilori à mistura.
Gosto do Doumbia, mas o meu destaque vai claramente para o LP. Falso lento, ou pelo menos não é tão lento como parece, boa técnica, forte no choque, bom remate e é o primeiro a iniciar o processo defensivo. A defender como ele nem o SuperSli, já o vi a recuperar bolas no nosso meio campo e a fechar as linhas quando o Raphinha subia a fazer uma diagonal. Se não estou em erro 7 golos em 7 jogos a titular, quando chega a meio da época. Isto tudo por 500mil euros ou o que foi. Não é explosivo como o Slimani, mas também não tem dois tijolos, e quando joga sozinho lá em cima não passa ao lado do jogo como o Bas. Qualidade/preço foi para mim a melhor contratação de Inverno.
Agora Verão é altura de limpezas a fundo, e de arrumar arrecadações. Se contratarmos 3/4 jogadores (sem contar com o Neto) para fortalecer o plantel e tivermos esta eficácia podemos finalmente ter um plantel para rivalizar com Carnide e Porco, porque tem sido o nosso problema, 11 de qualidade, mas quando 1 se lesionava nunca havia substituto à altura.
Espero também que olhe para dentro, e que Keizer pelo menos tente potenciar alguns rapazitos que temos no Clube, com Max, Bragança e o Elves.
SL
8 Maio, 2019 at 13:44
Totalmente de acordo. Muito supreendido com LP. Principalmente no facto de não adormecer quando tá sozinho na frente.
8 Maio, 2019 at 14:03
E joga bem de costas para a baliza. Acho-o na linha do Soares do Porto, mas pode ser melhor, tem melhores pés.
8 Maio, 2019 at 14:05
E tem um belo controlo de bola. Mesmo naquelas que o Renan manda uma charutada
8 Maio, 2019 at 14:15
Sim, e sabe fazer uma recepção orientada, coisa que no plantel do Sporting são poucos que o sabem fazer, com destaque para o Risto que dos titulares é o pior coitado.
8 Maio, 2019 at 14:25
Um gajo que me parece que tem muito para evoluir nesse aspecto é o Wendel. Acho que a recepção de bola dele é até algo debil. Mas sim, pior que o Risto não há.
8 Maio, 2019 at 14:49
Tinhas o Djaló….cada tentativa de domínio de bola parecia que a mesma batia numa parede.
8 Maio, 2019 at 15:14
Foi por aí que as coisas deixaram de funcionar com a Luciana Abreu, se com uma bola era difícil imagina o Djalo a tentar dominar 2 ao mesmo tempo.
8 Maio, 2019 at 16:01
Ahahahah
8 Maio, 2019 at 15:06
O Wendel joga com demasiada pressa, parece que está morto para ir para a frente, e isso nota-se na recepção, também é novo, numa pré-época decente lima isso. Do meio campo apenas o BF sabe receber bem a bola.
8 Maio, 2019 at 16:02
Se calhar precisamos de mais um como ele em vez de um como o bas ou o slimani. Andamos neste engano de que os bons jogadores são todos conhecidos e passamos o tempo a ter surpresas com gajos baratos. Além de que recuperar 500K é facílimo. Caso não seja tão bom como o LP e, segue de empréstimo para a Grécia e faz se vedeta lá. Só o empréstimo quase paga o investimento. Digo Grécia mas pode ser o Rio Ave. O LP já vale três vezes o que custou mas acho que é porque ainda ninguem entendeu que ele marcou em sete jogos seguidos. Até parece normal. É avançado para valer mais de 10M no final da próxima época mesmo não mantendo este ritmo absurdo de golos.
8 Maio, 2019 at 18:55
o Slimani foi fortissimo quando veio para o Sporting
8 Maio, 2019 at 18:59
No outro dia li um artigo onde vários agentes desportivos apontavam o valor de mercado do LP nos 10M, dada a qualidade, idade e características…
Para mim ainda não vale isso, mas já vale bem mais do que metade do plantel
8 Maio, 2019 at 14:09
Eu por acaso acho o LP um falso rápido. Ele parece mais rápido do que é…tal como o B. Gaspar. Pelo menos é a percepção que eu tenho…
E não é só em corrida…com a bola nos pés também…ele demora a fazer alguma coisa. Ajeita e ajeita e ajeita.
Tem um bom remate, tem uma boa recepção e tem feito golos. Não lhe peço mais nesta fase e acho que valeu o investimento. Mas continuo a achar que é um bocado curto para o Sporting.
8 Maio, 2019 at 14:24
Eu acho o contrário. Ainda contra o Belem, quando ele oferece o golo ao BF, ganhou as costas da defesa quando parte em desvantagem. Não digo que é um Marega, ou o Raphinha, mas se puxar consegue ser mais rápido do que parece.
Isso do ajeita ajeita é uma das infelicidades de não ter feito pré-época. Tivesse ele um maior entrosamento e os passes saiam mais rápido. De qualquer maneira parece falhar poucos passes, o que por si já é bom.
Não é uma estrela, mas merece fazer a pré-época com um lugar destacado. Se é curto ou não não sei, mas leva uma média de 1 golo por jogo (a titular) o que o eleva para números semelhantes aos do Dost. Acho-o um avançado muito interessante, e diferente do que temos tido nos últimos 10 anos.
8 Maio, 2019 at 15:02
Eu não acho que ele ajeite muito para procurar soluções. Até quando está sozinho para rematar ele demora…é por isso que grande parte das vezes que ele está em boas condições para chutar ele não consegue.
Quanto a esse lance eu acho que o central teve de se virar e ele estava de frente e mesmo assim chegou lá por uma unha negra….
Eu estou a achar interessante mas se me perguntam se me dá confiança para ser titular…não dá.
8 Maio, 2019 at 13:40
Quase 100% de acordo como post.
A divergência está no Ilori, que para mim é claramente superior ao DD ou Ivanildo
Refiro-me ao Ilori que vi campeão nos juniores. Aquela velocidade, complementada com outras coisas essenciais que compete ao treinador dar/explicar, e… teriamos uma 3.ª opção com garantias
8 Maio, 2019 at 13:43
O Ilori não tem qualquer tipo de poder de choque. Logo aí…
8 Maio, 2019 at 15:11
É impressionante como é que um central é tão fraco no corpo a corpo…
Isso torna-o intragável para uma equipa. Nunca podes contar com ele porque qualquer avançado com algum corpo dá cabo dele. Além de não ser um central muito inteligente. Nos putos não era muito grave. Nos graúdos…fez com que a carreira dele tenha sido sempre aposta por onde passou mas ao fim de um tempo tenha perdido espaço porque não dá…
DD é MUITO superior por isso. Não é lento, bom de bola e quando mete o corpo, mete o corpo. O Ivanildo…não acho grande coisa mas claramente melhor que o Ilori.
8 Maio, 2019 at 14:20
Passaram 5 anos sobre isso e o que era um jogador com potencial é hoje um jogador banal, com alguma velocidade…
Só o facto do SPORTING ir buscar um central a uma das piores equipas da 2ª divisão inglesa já explica um bocado a qualidade do jogador actualmente!
8 Maio, 2019 at 16:04
Checa as estatísticas dele. És capaz de ter uma surpresa. Tenho tão má opinião dele como os outros tasqueiros mas os números dizem que não estamos a ser justos. Talvez por ter jogado a titular no nosso período mais negro e recente. Aliás, sem o Mathieu digamos que tudo parece ser horrível.
8 Maio, 2019 at 14:09
Modo Custodio! ahah oh que crl cuspi o computador todo
8 Maio, 2019 at 14:16
Concordo 100% com o texto.
O Plata também foi uma contratação que fez sentido, para mim.
A do Illori não fez, e continua a não fazer, sentido!
8 Maio, 2019 at 14:24
4 reforços e na minha opinião 4 decisões acertadas.
Doumbia claramente o que se denota mais potencial. Dá uma verdadeira solução a 6.
Borja tem mostrado qualidade. Luiz Phellype por 400m foi uma pechincha.
Ilori é na minha opinião um bom DC. Sinceramente acho que sobretudo após lesao de Mathieu precisavamos mesmo de um DC. E apesar de não ter sido grande apoiante da vinda de um jogador que “forçou” a saida, a verdade é que Ilori é bem melhor que Andre Pinto e na minha opinião para já melhor que Domingos e do que Ivanildo.
Na proxima época armando-me em Keizer era:
GR – Renan – Max
DD – Ristovski + Reforço
DE- Borja + Jonathan
DC- Mathieu + Coates + Neto + Ilori
MD- Batta + Doumbia
MC- Wendel + Miguel Luis+ Bragança + Reforço + Chico Geraldes
Ala Esq – Acuna + Reforço
Ala Dir – Matheus + Raphinha + Iuri
PL- Bas Dost + Luiz Phellype + Reforço
Isto sem contar com BF claro.
8 Maio, 2019 at 16:06
Jonathan já não volta. É sabido que o clube fica com ele. Leganes, certo? Eles jogam com 3 centrais e o Jonathan deu se bem. Na tua lista quase não vendemos jogadores. Pode ser possível mas parece me que o acuna, o Wendel, o Coates, o Mathieu e o bas não estarão cá em Setembro. Veremos.
8 Maio, 2019 at 14:28
Deve ter sido o melhor mercado de Inverno, dos últimos 5 a 10 anos.(a bitola também estava por baixo, é verdade)
Luis Filipe: O perfeito exemplo de que por vezes um jogador presica de ser uma aposta continua.
Entrou aos poucos na equipa, assim que começou a marcar não parou.
Penso que seja o 3º melhor marcador anual da equipa (contando com o Paços).
Faz me lembrar Slimani, com mais qualidade nos pés.
Acho até que jogaria melhor com alguém ao lado…
Borja : Aqui vou ser curto, é neste momento internacional Colombiano com espaço na Copa América, com a escassez de LE a nível Europeu, não acho que aguente muito tempo por cá.
Dou-lhe mais a época 2019/2020, para ir para uma de uma Liga TOP5.
Ataca bem, não é tosco, minimamente alto para a posição, tem que compensar melhor no momento defensivo.
Mas para aquilo que se pede no Tugão, estamos bem servidos.
Doumbia : Na teoria e até ver a melhor contratação de Varandas.
Vai ganhar o lugar para a próxima época.
Plata: Vi pouco nos sub-23 e do pouco que vi, faz me lembrar um Carrillo.
Vamos ver o que faz no Mundial sub-20.
Empréstimo á 1º liga para o ano, era uma boa medida…ou então vai partir tudo na pré-época e fica no plantel.
Wang: …
Matheus Nunes : Jogador a ter atenção no futuro, outro que um empréstimo na 1º liga ou 2º liga fazia bem.
20 anos, fiquei algo impressionado com a sua capacidade física.
Ronaldo : Não vi nada que me faça pensar, que algum dia vai chegar á equipa principal do Sporting.
Um gajo internacional jovem pelo Brasil, da formação do Cruzeiro e vem parar ao Alverca do CNS, cheira a jogada de empresário, com o pensamento de o integrar na 1º liga e alguém o pegar, para já arranjou lugar na formação do Sporting.
8 Maio, 2019 at 14:34
Os 5 anos anteriores foram muito bons no mercado de inverno
Tira as palas.
8 Maio, 2019 at 14:47
É este discurso de odio que não tem lugar num debate sério.
8 Maio, 2019 at 14:56
Mais respeitinho pelo André Balada sff…
8 Maio, 2019 at 16:13
O entulho q este JJ nos fez ir buscar… ja no benfica foi igual… os milhões q esturramos com o este flop das farofias boçeh.
8 Maio, 2019 at 16:44
O André veio no Verão.
E até nem acho que o mercado de Verão (tirando com MS) tenham sido maus ou péssimos, com BC e aqui não entra a equipa B, que é outra história.
Aquele 2º ano, vejo mais culpa no JJ no não aproveitamento em certos jogadores.
Falar depois é fácil, mas quando entra um Markovic do Pai Natal no último dia do mercado, ficou tudo excitado…eu incluído.
8 Maio, 2019 at 15:00
Wendel e Esforçado César…
Quem mais?
8 Maio, 2019 at 15:17
Misic, Ruben Ribeiro, Barcos, Montero (o que entrou, o que saiu era dispensável), Heldon (craque), Shikabala (craque desaproveitado por bananas)
8 Maio, 2019 at 15:18
Zeegelar, Schelotto e Ewerton vieram no Inverno, certo?
8 Maio, 2019 at 15:39
Os dois primeiros, sim. O Ewerthon, não tenho a certeza.
8 Maio, 2019 at 16:32
Ewerthon tb veio em Janeiro por empréstimo do Anzhi, depois foi comprado pelo SCP.
Bom central, pena as lesões constantes.
8 Maio, 2019 at 17:36
Deu jeito. Na altura era o único que sabia jogar com bola no pé.
8 Maio, 2019 at 14:45
Foi realmente um mercado positivo.
Melhor mesmo só em 2013 quando fomos poupadinhos e trouxemos Montero por 900 mil euros.
Luís Phellype foi para mim a melhor contratação de inverno. Fiquei feliz por ter optado pelo Sporting quando o benfica entrou em cena.
Vi vários jogos de Phellype na segunda liga e acreditei que conseguiria vingar de verde e branco. A dificuldade inicial de Phellype é a mesma que sentem muitos jogadores confrontados com outro ambiente competitivo. Tal como os jovens da nossa formação, necessitou de minutos e confiança para mostrar o seu valor.
Em sentido contrário à grande desilusão foi Illori. Um jogador que deveria estar neste momento noutro patamar de qualidade e que pouco evoluiu nestes anos. Rúben Semedo mete Ilori no bolso em tudo. Velocidade, capacidade de choque, jogo aéreo, antecipação, posicionamento em campo…
Infelizmente Keizer não é como JJ no que toca a fazer evoluir os jogadores e desta forma não basta a Ilori compreender o modelo de jogo de Keizer, é necessário fazer melhor do que é capaz. Domingos Duarte é para mim o central para ficar com o lugar de 3° central do plantel.
Doumbia é uma força da natureza e boa técnica. É um puto e tem grande margem de progressão pelo que não entendo como não é titular. Tem de haver alguma cláusula no contrato de Gudelj que obrigue a que seja sempre titular…
8 Maio, 2019 at 14:50
Concordo, foi um bom mercado de inverno. Gosto do LP, por vezes lembra-me o Nicolae, se vai lá chegar ou não, vamos ver. O Doumbia e o Borja adaptaram-se bem e para o ano serão verdadeiras mais valias.
O mercado de verão, deve resumir-se numa única frase:
Vender bem BF (porque é impossivel segurar) e comprar 3 ou 4 verdadeiras mais valias. Gajos que valem uns bons 7 ou 8 milhões e sabe-se de antemão que vêm acrescentar muito. Como já se sabia quando se comprou um Bas Dost e se abriu os cordões à bolsa.
8 Maio, 2019 at 15:01
“Vender bem BF (porque é impossivel segurar) e comprar 3 ou 4 verdadeiras mais valias. ”
É disso (comprar as 3 ou 4 mais valias) que eu tenho “medo”.
É que historicamente…sempre que tivemos dinheiro para investir…. a esmagadora maioria das vezes só se fez merda….
8 Maio, 2019 at 15:07
Até acho que as nossas melhores compras nos últimos anos (no sentido de % de acerto) foram sempre jogadores caros (+ de 5M) e por isso é que acho que nos deviamos concentrar nisso. A unica que falhou (que me lembre) foi mesmo o Ruiz. De resto…Dost, B. Fernandes, Acuna, Wendel, Raphinha…
Estou a excluir o Diaby claro…no tempo da CG.
8 Maio, 2019 at 15:13
Acho que têm os 2 razão, se bem que os últimos anos concordo que quando gastámos muito vieram mais valias (menos o Alan Ruiz). De resto, se formos a ver, no passado estoirámos rios de dinheiro com flops (quem não se lembra do Kmet, do Hanuch, do grande craque Carlos Miguel e muitos outros).
8 Maio, 2019 at 15:20
Exacto.
Mesmo o Teo, Naldo, deram certo.
Continuo na minha, o “problema” são os “baratos”, 2-4 milhões.
Sem qualquer critério.
Barato, barato… saíram caro.
8 Maio, 2019 at 15:26
Nem mais, muito se gasta nesses jogadores “baratos” dos 2-4 milhões a pensar que não se vai gastar muito e se vai ter grande retorno mais tarde. A realidade é que se acaba por gastar muito porque se compram logo 7 ou 8 jogadores com esse perfil, e depois, como não são verdadeira mais valias, desses 7 ou 8 às vezes safa-se 1, e entretanto já se gastou 7 ou 8 vezes 2-4 milhões. Como este dinheiro, comprava-se 2 verdadeiras mais valias.
8 Maio, 2019 at 15:26
Ora bem…isso mesmo.
Claro que houve Mathieu, Piscinni, Coates, Teo, Bryan, Naldo, Slimani…não foram todos maus. Mas a % de acerto desce drasticamente.
8 Maio, 2019 at 16:36
É um bom exercício fazer essas contas, nesse intervalo 2-4 Milhões, as compras desde sempre do Sporting foram, por ordem decrescente:
– Rojo, Viola, Idrissa, Jeffren, Matias, Capel, Deivid, Paulista, Teo, Torsiglieri, Valdes, Liedson, Borja, Doumbia, Evaldo, JPereira (1º), Naldo, Piccini, Misic, Bojinov, Elias (2ª), Postiga, Castagnos, Slavech, Jonathan, Grimi, Lumor, Rochembak, Rinaudo, Illori, Purovic,Zapater, Vukcevic, JAlves, Celsinho, Viviano, Matheus, Stoijkovic, Danny
Então temos:
CD actual – 3 Contratações
CD Anterior – 13 Contratações (6 flops confirmados e 4 wait and see), Jonathan, Matheus e Lumor)
CDs anteriores – 23 contratações ( 14 flops confirmados)
Sinceramente não me parece que este seja o problema, neste intervalo o numero de falhanços nos rivais é impressionante.
O problema é que só a partir do GL começamos a aceder com regularidade a este patamar e aqui é necessário muitos para se ir aproveitando alguns. O nosso problema desde sempre é com as vendas, temos de vender mais e melhor, nomeadamente estes gajos, de forma atenuar o impacto e a garantir meios para continuar a arriscar.
Ou o melhor de todos os mundos, arriscar ir a jogo, com a nossa formação, colocando títulos em 2º plano mas contribuindo dessa forma para o sucesso da selecção nacional.
8 Maio, 2019 at 16:54
para vender melhor é preciso chegar à champions… convenhamos que essa é a principal montra.
8 Maio, 2019 at 17:38
Não gosto dessas contas porque
a) faltam aí uns quantos (Gauld, Spalvis,…)
b) para mim o Rojo não foi “apenas” 2 a 4M.
8 Maio, 2019 at 17:55
Segundo li Godinho Lopes só pagou 25% do passe de Rojo, ou seja, 1 milhão de euros. A Doyen pagou o restante.
8 Maio, 2019 at 18:03
Dados transfermarkt no separador reforços mais caros.
Spalvis regista 1.61 e por isso não entrou no intervalo.
Guald foi 2.75 e esta na equipa B, é o único da equipa B dentro do intervalo 2 – 4, pelo que não deve faltar mais nenhum
8 Maio, 2019 at 15:11
Ao nível do scouting, penso que estamos melhor servidos. Doumbia é de topo, Borja e L Phellype são úteis, Plata tem muito futuro. Falta apenas perceber por que motivo Gudelj tem que ser titular? Contrato manhoso à moda do Cintra?
8 Maio, 2019 at 15:19
Concordo com o post, aliás já tinha salientado algumas vezes este facto de termos acertado bastante no mercado de inverno. Muita gente vai discordar de mim, mas eu teria de incluir os nomes de Ilori e neto.
O mercado de inverno, terá de incidir mais nas posições de guarda-redes, laterais e frente de ataque. Mais precisamente:
Um guarda-redes
Um lateral direito e um lateral esquerdo.
Um substituto a altura caso bf saia
Um extremo
Um pl
8 Maio, 2019 at 15:26
O GK não podia ser o Beto??
Qualidade e Sportinguismo….. e não pode ser “caro”…
8 Maio, 2019 at 16:02
Claudio Ramos do Tondela.
8 Maio, 2019 at 16:23
Seria uma pena esse redes jogar na segunda. Podia dar um suplente ambicioso, daqueles que acha que devia ser titular, sempre a morder o viviano. Vendia o renan pelos falados cinco milhões e estabeleciamo nos como o clube de topo que compra a equipas pequenas e não é para esquema de empréstimos. Acho que era belíssima ideia. Ramos. Tondela.
8 Maio, 2019 at 16:30
O renan do Tondela?
8 Maio, 2019 at 16:39
Beto também já foi um Renan, não lhe vejo diferença atualmente para o Cláudio R.
O 2º já leva 7 anos a titular no Tondela, uma “vida”, já tem mais que capacidade para dar o salto.
27 anos, internacional e chamado por FS…para 2º guarda-redes e ir rodando, não arranjas muito melhor.
O Beto até uma certa altura da carreira era isso no Porto, dps lá foi para o Sevilla, já nos 30′.
8 Maio, 2019 at 17:58
Concordo, Cláudio Ramos é provavelmente o melhor guarda-redes do campeonato excluindo os dos 3 grandes.
8 Maio, 2019 at 18:53
Há mais um ou dois que são bons, tugas. Mas é uma pena o ramos ir dar a segunda com o Tondela. A motivação que teria para vingar no Sporting obrigava o titular a andar sempre na linha.
8 Maio, 2019 at 16:16
Concordo e ja defendo essa ideia ha mt tempo… alias nunca devia ter saido do scp.
Juntava o daniel carriço na equação!
8 Maio, 2019 at 16:25
Refiro-me ao Beto.
8 Maio, 2019 at 19:30
Não sei, gostava que fosse alguém novo, penso que o Beto já teve a sua história no Sporting.
8 Maio, 2019 at 15:55
E um verão generoso? Vamos ver o que aí virá…mas precisamos de nós reforçar e bem. Vai ser o primeiro grande teste da estrutura
Marcos Lorente para médio defensivo pff
8 Maio, 2019 at 15:56
Pagas tu?
9 Maio, 2019 at 7:12
Nós 😀 . Bem negociado seria uma opção muito interessante. É de se aproveitar
8 Maio, 2019 at 15:57
Obviamente… e ainda bem!!! Llori tem estado tapado pla dupla titularíssima de centrais…
Como nao assisto aos treinos da equipa, nao tenho mesmo nada forma de saber se doimuma aposta ganha ou perdida. Felizmente temos tido coates & maThieu.
De resto, sim. Parecem tudo boas apostas r jogadores com margem de progressao e valorizaçao
e Ja agora… wendell. Ganhou a titularidade a meio da época com keiser. Acabou por ser um bom “reforço de inverno”
8 Maio, 2019 at 16:04
Boas contratações de Inverno, Doumbia destaca-se como aquele com maior margem de progressão, parece-me.
Já que estamos numa de jogar FM, vou deixar também a minha visão.
Vender: Coates (14M), André Pinto (3M), Jefferson (2.5M), Bruno Gaspar (4,5M), Petrovic (1M), Acuña (15M), Diaby (5.5M), Bas Dost (20M), e os outros “excedentários” que andam emprestados e, ou não serão aposta (Viviano, Jonathan), ou não valem um chavelho (nem que seja de borla -Misics etc).
Valor apresentado é o valor de mercado segundo o Transfermarkt, ou seja, a soma dos valores de mercado corresponde a 65.5M, portanto pelo menos 70M (eu sei que podem e devem ser mais, mas prefiro fazer contas por baixo) seríamos capazes de ir buscar. Destes 70M, pelo menos 35M para compromissos financeiros e 35M no máximo para a construção do plantel.
Base
GR: Max, Renan, GR titular sub23
DE: Borja + Comprar suplente
DD: Comprar titular + Risto ou Thierry (vender ou emprestar o não escolhido, respectivamente)
DC: Mathieu, Ilori, Neto, DD ou Ivanildo (vender ou emprestar o não escolhido, respectivamente)
Meio Campo: Doumbia + Batta + Bragança + BF + Wendel + Geraldes
Extremos: Raphinha + Matheus + Comprar titular + Baldé ou Plata (vender ou emprestar o não escolhido)
Ponta: Comprar titular + LP + Dala
Ou seja, 35M para segurar BF (podem aumentá-lo à vontade que eu não me importo, e construir a equipa à volta dele), e contratar 3 titulares e 1 suplente (caso não tenhamos soluções melhores dentro das nossas portas).
Dar oportunidade de integrar a pré-época aos miúdos com qualidade (Jovane, Miguel Luís, Paulinho, Elves, Barbosa, Tomás, entre outros) e, caso não sejam escolhas para completar a base acima, emprestá-los a clubes onde possam jogar na primeira liga.
É possível que me estejam a faltar jogadores, temos tantos que se torna complicado… Estejam à vontade para acrescentar/criticar. No fim de contas, isto não interessa para nada, resta esperar e ver o que Varandas, Viana e Keizer nos trazem!
SL
8 Maio, 2019 at 16:43
É muito difícil segurar o BF esta época e penso que o Geraldes não entra nas contas.
Penso que o Dala e o vietto rendem mais atrás de um pl, na posição que o Bruno Fernandes ocupa, mas eu gostaria de ver uma grande contratação para titular.
Extremos direito temos Raphinha, Matheus Pereira e mama balde
Extremos esquerdos apenas Acuña, julgando pelas notícias estamos à procura de um extremo à imagem do Raphinha para a esquerda.
Ponta de lança manteria Bas Dost e LP, mas parece que queremos vender Bas Dost para contratar um Ponta de lança diferente, capaz de explorar a profundidade.
Os laterais (direito e esquerdo) e o guarda-redes, penso ser pacífico A necessidade de contratar mais valias.
8 Maio, 2019 at 16:18
Imaginando um plantel com 25 jogadores, 23 de campo… tu terás um “núcleo duro” de 16/18 jogadores que farão uns 80% do tempo de jogo ao longo da época… as “terceiras linhas” então… deveriam ser obrigatoriamente prata da casa.
Por exemplo: quantos minutos, em situacao normal, farao o 4* ou o 5* central da equipa…?
8 Maio, 2019 at 16:21
Mt bem Rute 🙂
8 Maio, 2019 at 16:43
para mim a melhor contratação foi o wendel e se bruno fernandes sair vai ter um papel mais deteminante na proxima época já que poderá jogar um bocado mais avançado no terreno.
borja foi uma boa contratação, não é fora de serie mas pode ser um defesa esquerdo bastante equilbrado entre o defender e atacar se aperfeçoar alguns aspectos.
a minha maior esperança vai para doumbia que tem algumas lacunas no aspecto defensivo no que considero o seu posicionamento e como o kaizer insiste no gudely a 6 mesmo quando mete o doumbia não lhe dá essas rotinas.
o luiz para mim é uma segunda linha, tem jogado bem sem duvida mas não acho o avançado que precisamos para ser titular mas que pode fazer muitos jogos tanto de inicio como a entrar no decorrer do jogo, foi uma boa aposta.
o ilori não me desiludiu porque era o que esperava e não creio que vai passar disso, erros de casting todas as direções cometem.
o eu maior medo é o futuro, pode fazer um bom inverno e um pessimo verão:
se
– coaters
. mathieu
-acuna
– bruno fernandes
– dost
sairem, vais ter de contratar alguns jogadores e não é facil substitur estes que são de muita boa qualidade.
8 Maio, 2019 at 16:58
o Wendell não é BF… não tem a objectividade e a destreza de BF e é incapaz de chutar de longe e marcar golos como o faz BF ao menos que aprenda alguma coisa com ele…
8 Maio, 2019 at 17:03
não existem jogadores iguais e por isso é que varios clubes querem o bruno fernandes mas wendel com maior liberdade pode evoluir o jogo dele , pelo menos é a esperança que tenho já que vejo ali muita qualidade.
8 Maio, 2019 at 18:02
Atenção que o Wendel tem bom pontapé de meia distância. Muito melhor que Gudelj (o que não é difícil…)
8 Maio, 2019 at 18:07
vejo no Wendel um Maçã Podre… tem potencial, bons pés, mas falta-lhe um bocadinho assim, falta-lhe futebol de rua para aspirar a ser um BF.
8 Maio, 2019 at 18:56
O Wendel veio para o Sporting para ser preparado para outros voos. A outra opção era ir para Barcelona andar em empréstimos.
8 Maio, 2019 at 19:24
E?
8 Maio, 2019 at 17:20
Parece me que o scouting trabalhou bem em janeiro!
Lembro me bem de muitos terem dito que não havia 1 único reforço para o 11…
Borja, Doumbia e Luiz Phellipe foram bom reforços! Não fosse a teimosia do Keizer e Doumbia teria já muito mais minutos. Luiz Phellipe por 500k e já é o nosso 3º marcador…
Matheus Nunes (ex-Estoril) também tem dado bons sinais e falam me muito bem.
Há muitos jogadores para aproveitar na próxima época: Daniel Bragança, Domingos Duarte, Gelson Dala (tem optimos pormenores e tem golo), Matheus Pereira, Max, Elves e Plata devem ficar na equipa principal.
Despachar entulho: Petrovic, Bruno Gaspar, André Pinto, Diaby…
8 Maio, 2019 at 17:47
Jogadores que retornam: Matheus Pereira, Ivanido, Domingos Duarte, Mama baldé, Bragança???, Elves Baldé???, Rafael Barbosa???, Gelson Dala???..
Jogadores que sobem: Max, Paulinho???, Bruno Paz???, Abdu Conté???, Matheus Nunes???, Pedro Marques??, Pedro Mendes???
acrescenta o Jefferson nas saídas
8 Maio, 2019 at 18:21
Estava a lembrar-me da última vez em que recebemos 3 reforços de qualidade no Inverno…
8 Maio, 2019 at 18:35
não estavas não… estavas a tentar lembrar-te…….
8 Maio, 2019 at 18:40
Foste campeão.
8 Maio, 2019 at 18:56
a qualidade aí tb é um bocado relativa… por exemplo o Mpenza é um Diaby… digo eu.
8 Maio, 2019 at 18:58
O diaby não tem um irmão que seja melhor que ele.