Clássico é clássico… só que desta vez não é nada. Dois rivais históricos vão encontrar-se no próximo sábado, num desmotivado estádio do Dragão, meio tímidos perante a espectável festa do rival e ainda condicionados pelo foco na final do Jamor, que colocará a mesmas equipas frente a frente e que será a última oportunidade de ambos os treinadores para salvar uma época frustrante (ainda que por motivos tão diferentes).
E tem sido quase sempre assim nos últimos anos, ainda que o rival desta última jornada aumente ligeiramente os níveis de entusiasmo. O Sporting chega ao último jogo com objectivos pequenos face à sua dimensão, objectivos que se foram arranjando enquanto todos os outros caiam por terra, enquanto os meses se iam arrastando. O último jogo não tem sido mais que um cumprir de calendário, uma espécie de final do suplício de polémicas, épocas falhadas e títulos que não alimentam verdadeiramente os adeptos leoninos.
Mas, e porque nos aproximamos da última jornada de uma temporada especialmente dolorosa e difícil, sem vermos fim às guerrilhas eternas e adeptos descontentes que têm contaminado este clube desde há muito, temos forçosamente de falar do Sporting de há um ano atrás, que desprotegido de si mesmo enfrentava um dos momentos mais complicados da sua história. E por muito que me digam “podiam estar muito pior”, uma parte de mim ainda tem presente a vergonha, a apatia e a profunda desilusão que há um ano senti com toda a estrutura profissional do futebol leonino e a raiva que continuo a ter dos “adeptos” que decidiram um dia virar um clube de pantanas, porque o seu frágil ego não conseguiu suportar que a violência se responda de peito feito.
Algo se partiu nesse dia e por muito que me peçam para ver o quão bem estamos apesar de Alcochete, eu ainda não consegui deixar de lamentar Alcochete e tudo aquilo que o incidente precipitou. A verdade é que me identificava mais com aquele plantel antes de tudo aquilo. A verdade é que tínhamos jogadores que tinham feito carreiras inteiras de verde e branco, que usavam a braçadeira de capitão e que pareciam querer ficar por aqui muito tempo. A verdade é que tínhamos um extremo explosivo e talentoso, um médio defensivo como nunca tinha visto, um dos melhores guarda redes do mundo, um número nove feito em Alcochete que tinha tudo para vingar e agora… temos o Bruno Fernandes.
Gostava mais da forma como os adeptos viviam o clube antes de tudo aquilo, sem encontrar teorias da conspiração e trincheiras políticas em tudo aquilo que é o universo Sporting (sim, até se contabilizam o número de vezes que um jogador aparece nas redes sociais).
Gostava muito mais do Sporting, mesmo daquele que perdeu a Champions na Madeira, do que agora gosto. Porque de alguma forma tive de encontrar uma forma de me reaproximar do clube que adoro sem ser sugada pelo fumo tóxico que paira sobre ele. Tive de escolher o que posso ou não dizer, porque não me apetecia chatear-me logo pela manhã. Tive de conter-me perante a crueldade de adeptos que dizem gostar do mesmo clube que eu, que na sua cegueira e ignorância preferem ver tudo a arder do que reconstruir. E foram muitas as idas a Alvalade forçadas, quase que penitências que tinha de cumprir para ficar pasmada, semana após semana, com o nível fraco do futebol apresentado, com as opções estapafúrdias de construção de plantel, com a ausência de jogadores formados numa das melhores escolas do mundo e para no fim chegar à conclusão: eu não me identifico nada com isto.
O Sporting de há um ano para cá (e já vinha a dar alarmantes sinais nesse sentido há muito tempo) não me representa. Nem a mim nem a nenhum de vocês, por muito que não concordem com nada do que escrevo. O Sporting não representa os milhões de sportinguistas que não o deixam cair apesar de tudo, não representa os esforços monetários e pessoais que milhares de pessoas fazem para acompanhar um clube. O Sporting não se representa a si mesmo porque o seu ADN está completamente arredado das quatro linhas.
O Sporting é representado por alguns atletas (muitos deles nas modalidades) e por uma massa associativa incansável, para o bom e para o mau. E por isso digo, meio em tom de brincadeira, que sou sportinguista apesar do Sporting.
Se nós nos superamos ano após ano para apoiar um clube que cada vez parece mais condenado à loucura, se nós superamos as constantes vitórias dos rivais no futebol, se nós superamos as constantes direcções, treinadores e péssimas opções desportivas, o Sporting também tem de se superar. E quase nunca o faz.
Arranco para a última jornada sem a esperança no futuro de outros tempos. Sei que não seremos campeões nos próximos anos e não o exijo a quem não tem condições de me dar o desejado título. Peço apenas superação, entrega proporcional à dos adeptos e que ao ver uma equipa de verde e branco jogar me sinta representada. Todas as semanas e apesar do resultado.
*às quintas, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
16 Maio, 2019 at 21:08
Este post merece uma volta olímpica!
16 Maio, 2019 at 21:31
Tenho de reconhecer o esforço da Maria e prestar-lhe a minha solidariedade. Eu nunca mais fiz nenhum “sacrifício” pelo clube – nem vou fazê-lo enquanto não me identificar com Sporting -, apenas continuo a pagar as quotas para poder exercer o meu direito de voto quando for caso disso.
16 Maio, 2019 at 21:31
Concordo com quase tudo no texto.
Mas continuo a gostar do Sporting tal como gostava, se calhar porque para mim o Sporting é uma ideia que tenho dentro de mim.
Quanto a quem o representa ou representou, aí sim tou completamente afastado.
No fundo queria voltar a ver o Sporting como via quando tinha 15 anos. Em que só via pelo amor ao clube, pela equipa, pelos atletas. Em que nao sabia quem era o PMAG, nem o director seja la do que for.
Quem me dera voltar a esse tempo
16 Maio, 2019 at 21:36
Desportivamente podemos ter a melhor época desde 2002, é assim tão mau? Vamos deixar esta estrutura fazer uma época completa. Não vamos criar contestação só porque sim. Estive com Bruno de Carvalho até ao limite. Chegou a uma altura em que não havia de todo condições para o homem continuar. Agora estou com Varandas, um outro registo de líder, menos carismático, muito mais contido verbalmente. Acredito que daqui a uns anos e caso não seja expulso, Bruno de Carvalho mais maduro é sereno venha novamente a ser Presidente
16 Maio, 2019 at 21:49
O meu sentimento pelo Sporting é o mesmo de sempre!
Adoro a camisola, a gente que é do Sporting! Quem a veste estará sempre de passagem
Tinha mais vergonha do meu clube há um ano do que agora.
16 Maio, 2019 at 22:02
A pergunta que se impõe é: tinhas mais vergonha do clube há 1 ano e meio (não é 1 ano… é 1,5 ano) ou agora?
Porque vergonha há 1 ano todos tivemos e por diferentes motivos…
16 Maio, 2019 at 21:49
A falta de reconhecimento nesta equipa começa por agora não se usar nenhum jogador da academia (então depois daquela tirada de mestre do varandas acerca do futebol jovem!).
E continuo a ter uma grande desconfiança relativamente ao treinador…
17 Maio, 2019 at 3:55
É, são fracos porque o Varandas disse. Não porque são realmente fracos…
16 Maio, 2019 at 21:54
Grande texto de onde retive isto:
eu não me identifico nada com isto.
ja somos dois !
conseguiste expressar em palavras tudo o que sinto. obrigado !
melhores dias virão certamente….é sempre essa a esperança leonina….quando ?
Essa é mesmo a questão
16 Maio, 2019 at 21:59
Grande texto Maria Ribeiro, tanto sentimento e paixão representado na tua escrita.
Quando conseguirem explicar porque razão, diabolizar o CD anterior (não é BDC é mesmo o CD anterior, os sete Sportinguistas que lutaram por aquilo que acreditavam ser o melhor para o clube) e para dramatizar e amplificar Alcochete, serve os interesses do clube, será um enorme passo para a reconciliação.
Duvido é que exista explicação, fica apenas o absurdo.
16 Maio, 2019 at 22:00
Texto muito bom.
16 Maio, 2019 at 22:00
Boas Noites, Caros Tasqueiros.
Louvo o post da Cara Maria Ribeiro, (mais um) post muito esforçado.
Obviamente, discordo de quase tudo 🙂
Antes de tudo o mais: um post deste seria mais adequado depois da final da Taça de Portugal … e se a perdêssemos (o que não vai acontecer!).
Sabíamos, entrando para esta época, que a coisa ia ser difícil. Muito difícil mesmo. E não desapontou. Cedo ficamos afastados do título. As exibições continuam medíocres (mas isso já é o terceiro ano seguido). Mas seria uma época de reconstrução.
E aí é que está: reconstrução.
A esta data, temos muitos motivos de entusiasmo teórico.
1- Temos uma final da Taça pela frente, que se ganharmos (ou antes, QUANDO ganharmos) tornará esta época bastante interessante e – é bem verdade! – melhor do que as anteriores.
2- Por outro lado, atendendo à inevitável venda de Bruno Fernandes, podemos encarar a próxima época com serenidade, no que toca às nossas “finanças”.
3- Keiser certamente continuará (para o bem ou para o mal), e terá a possibilidade de fazer a sua primeira pré-época com o SCP.
4- É possível que elementos tão importantes nos últimos anos estejam de saída (como Coates, Bas Dost e Acuña), e será necessário “recompor” o plantel, o que certamente fará do defeso algo interessante.
5- Ainda não desanimei quanto à questão da formação. Na pré-época estarão jogadores como Max, Geraldes, Matheus Pereira, Miguel Luís, Thierry, Jovane, Pedro Marques, Domingos Duarte, Ivanildo, Joelson (e certamente me estou a esquecer de outros). Muita matéria prima para ser “trabalhada”, e seria uma hecatombe se vários deles não ficassem no plantel…
6- Parece estar algo “em curso” quanto à reconstrução do plantel… A vinda de jogadores como Ilori e Neto parece-me (posso estar redondamente enganado!) querer significar querer criar um identidade de jogadores portugueses com ligações ao SCP. A ver…
A época foi um suplício. Verdade. Por variadas razões. Mas arriscamo-nos a fazer MELHOR do que antes.
Próximo jogo para o campeonato? Meh. Desde que não seja uma derrota copiosa, pouco me importa. O que importa é a final da Taça de Portugal.
E, ganhando-a (como estou certo que acontecerá), não temos que estar desiludidos.
O SCP, representar-me? Fá-lo sempre que joga!
SL
16 Maio, 2019 at 22:15
1. Veremos se os acontecimentos desta semana e da próxima não nos tirarão o título. Para um Sportinguista ficar fora da champions nunca poderá ser uma época interessante. A taça é a linha que separa uma época aceitável de um desastre.
2. A saída do jogador referência, que desequilibrou e venceu jogos sozinhos não traz serenidade para a próxima época, bem pelo contrário.
3. Keiser (papa grupos) continuar assusta.
4. A construção do plantel está a ser assustadora, mas pronto….
5.Se ficas satisfeito por eles estarem na pré-época e fazerem número no plantel como o Xico Geraldes….
6. Se contratar um falhado e um benfiquista é criar identidade e ligação ao Sporting….
16 Maio, 2019 at 23:06
Caro Pavel Horvath,
1. Deixe ver se percebo: ficar em terceiro, ganhar a Taça da Liga (é-me pouco relevante, pessoalmente) e a Taça de Portugal torna a época “aceitável”?
Quantas épocas “aceitáveis” tivemos nos últimos 10 anos, então?
2. Como acho que fui bem claro, estou a falar do “conforto” do € que vai entrar.
Obviamente, em termos de qualidade, este Bruno Fernandes não é substituível. Não para os nossos bolsos, pelo menos.
3. Não sei o que é isso de “papa grupos”.
O Keiser não me entusiasma por aí além. Mas se ganharmos a Taça, bem que merecerá, pelo menos, o benefício da dúvida, não?
4. “Assustadora” porquê?
Neto, Borja, LP e Doumbia são assim tão terríveis?
5. Já aqui escrevi muitas vezes que acho uma vergonha o que o SCP tem feito ao Geraldes ao longo dos anos.
Provavelmente estarei a ser ingénuo pensando que a todos os que mencionei será dada uma “fair chance” de tentar fazer parte do plantel… Se assim for, a palavra (antes, o futebol) estará do lado dos jogadores.
6. Eu bem disse que podia estar enganado! 🙂
SL
16 Maio, 2019 at 23:24
1. Nos últimos 10 anos tivemos épocas desastrosas, vergonhosas, razoáveis e boas (nenhuma espetacular). O Sporting ser 3º é uma obrigação esteja lá quem estiver, ponto. Ganhar a taça da liga só dá dinheiro porque o prestígio da competição para nós é nulo. Ganhar a taça sim separá uma época razoável de uma merdosa. Se não existir exigência, nem daqui a 25 anos seremos campeões.
4. Estavas a falar de aquisições neste verão, mas desses nomes, apenas o Doumbia e o LP poderão render aquilo que se exige a um atleta do Sporting.
16 Maio, 2019 at 23:28
3. Se não tivesse papado grupos, merecia começar a próxima época ganhando ou não a taça.
16 Maio, 2019 at 23:59
Caro Pavel Horvath,
1- Quais foram as épocas “boas”?
Concordo consigo com a questão do 3º lugar e da Taça da Liga, no entanto…
4- Neto, não tenho visto jogar, admito. Se algum Caro Tasqueiro me puder informar…
Quanto ao Borja, não me parece mau, até agora. Defende razoavelmente bem. É expectável que evolua, não?
SL
17 Maio, 2019 at 0:15
A época de Leo Garden em que, com um orçamento de 25M€ vai à champions, é eliminado da taça da carica devido ao dolo sem intenção de uns minutos e é eliminado da taça na lixeia, no prolongamento com 9 jogadores e a primeira época de JJ em que, aproveitando a desavença com o dono, é campeão, vai à champions, é eliminado com um roubo descomunal da taça de portugal no prolongamento em braga, que eu presenciei. A última época completa de Paulo Bento também foi boa, quase a atingir a muito boa (o hiato que falaste era de 10 anos).
4. Não vejo nada do Borja que, com a idade dele, o Lumor não possa fazer. Evoluir? Talvez, mas não me parece (quem me dera estar enganado) que venha a ser um jogador top ou que possa ser vendido por 20 M€.
17 Maio, 2019 at 7:57
Ficar em segundo e ir à Champions é aceitavel. Menos que isso é merda.
Taca de Portugal?! lol, deve ser brincadeira com certeza.
Um trofeu é sempre para ganhar, mas nunca poderá salvar uma epoca onde se ficou em terceiro e mais uma vez se hipotecou a ida à Champions e os milhões respectivos.
16 Maio, 2019 at 22:16
1 – Falta de ambição, todas as épocas serão melhores do que a do Godinho. Desportivamente é melhor, muitos mais factores a considerar e ser melhor não a torna necessariamente boa sobretudo quando gastas + de 60M em salarios e ficas arrumado do titulo em Janeiro.
2 – Se achas que a venda de BF salva já as finanças da próxima época será apenas porque não tivestes conhecimento da Apollus, da venda do Patricio, do WC e tanto rendimento à solta, espera sentado.
3 – Bruno Lage, Augusto Inácio e tantos outros tiveram ataque de riso.
4 – Seja para o bem seja para o mal todos os defesos são interessantes.
5 – Miguel Luis, Jovane, Geraldes, Thierry e outros pedem para parares de brincar com a carreira deles.
6 – Illori junto com a palavra ligação ao Sporting só pode ser ironia atendendo ao sucedido no verão anterior.
16 Maio, 2019 at 23:15
Caro Malcolm,
1 – Gastou-se mais, ou menos, ou o mesmo que nos anos pós LJ e MS? E o que o Caro Malcolm achou das duas últimas épocas, então?
Precisamos de títulos (já que o campeonato é quase uma miragem). Dois numa época não será nada mau, mesmo…
2 – O que o SCP vai fazer com o dinheiro, não sei. Obviamente, existe aquela coisa das contas reserva, e o diabo-a-quatro. MAs entre o contrato da NOS (não sei que anos foram antecipados, ou se isso funciona mesmo assim), vendas que ainda podem ser feitas e o BF não existirá grande explicação para problemas financeiros com a próxima época…
3 – “Ataque de riso”? Porquê? Ter a oportunidade de fazer uma pré-época não é relevante para um treinador?
4 – Isso é verdade 🙂
5 – O Miguel Luis está agora a aparecer. Espero que se mantenha a confiança no miúdo. Jovane alterna entre boas entradas vindo do banco com exibições medíocres a titular. Mas tem talento, e não vejo que vá para lado nenhum… Thierry tem muito que “lutar”, ainda… Quanto ao Geraldes, bem… 🙁
6 – Como respondi ao Caro Pavel Hovarth, eu bem disse que podia estar enganado….
SL
16 Maio, 2019 at 23:34
1 – Como disse o facto de as duas ultimas épocas serem más mas não faz esta melhor. Não pudemos em janeiro ficar a lutar pelo 3º lugar. Desportivamente as taças são óptimas, mas só competitividade no campeonato trás espectadores, patrocínios e a possibilidade da UCL. O fosso cada vez é maior e as po$$ibilidades menores.
2 – Com venda de BF perde-se desportivamente e a única coisa que se salva é o resultado contabilístico desta época. Para a próxima ou existe uma redução substancial nos gastos, a começar nos salários ou teremos de vender mais um BF. Em termos de tesouraria a coisa vai sendo safa pelos adiantamentos da nós.
3 – Claro que é melhor fazer a pré época do que não fazer, mas a qualidade e a capacidade de motivação também se mede por aí. Dei 2 exemplos bem recentes que não foi preciso o treinador fazer a pré época para mostrar ter sucesso.
4 – ….
5 – O Miguel Luís já tinha aparecido, inclusive marcou um grande golo no ultimo jogo a titular já com keizer e nunca mais jogou. O Jovane e o Geraldes, se o treinador não estava a brincar com eles então é mesmo burro. Ainda lembro no iniciou, inclusive na LE, da aposta nas jovens alternativas e que deram excelentes resultados, depois a montanha pariu um rato. Tomara que ele seja bem melhor do que aquilo que penso, caso contrario será mais uma época perdida e com sorte no próximo ano ainda diremos que foi melhor do que esta.
6 – Na minha opinião, claro que está enganado, se a vontade era aproximar clube de jogadores c/ ligação, recentemente mandaram embora o melhor de todos e na mesma altura foram buscar um gajo que queria “rescindir”, se calhar já é mesmo essa a identidade do Sporting, pode ser uma oportunidade para irem buscar o moutinho.
17 Maio, 2019 at 0:24
Caro Malcolm,
1 – Objectivamente (ou “estatisticamente”), esta época já é melhor do que a de 2016/2017. Se ganharmos a Taça de Portugal, será melhor (em termos desportivos!) do que as últimas quê? Cinco? Dez?
Concordo consigo quanto à competitividade no campeonato. Mas eu sou um “romântico” no que toca ao futebol: para mim é mais importante ganhar competições do que €.
E acho que as duas últimas épocas demonstram que o “fosso” desportivo não é assim tão grande no que toca à nossa possibilidade de vencer o campeonato.
Novamente, posso estar a ser ingénuo, mas não precisamos de “despejar” milhões num plantel para vencer. Os andrades de Sérgio Conceição mostraram isso o ano passado.
2 – Claro que com venda de BF se perde desportivamente. O gajo é um monstro.
Mas se fizermos qualquer coisa como €70M neste defeso (pode incluir Acuña, por exemplo) parece-me impossível que as finanças não estejam controladas para o próximo ano. Ou então estamos mesmo no “buraco”.
Só vejo dificuldade em “reduzir custos”/”aumentar proveitos” se formos incapazes de gerir o nosso plantel. Não faz sentido gastar €7M (ou coisa parecida) num avançado para o colocar a ala (Diaby); não faz sentido termos bem mais de €10M “empatados” em activos como Alan Ruiz e Ryan Gauld (pror exemplo) e não os rentabilizar.
E muito menos faz sentido ter um plantel tão extenso quando as posições “do banco” podem muito bem ser feitas pelos nossos jovens. Excepto, claro, quanto às poisções em que somos tradicionalmente deficitários (PL, alas na defesa).
Se o trabalho de gestão dos nossos activos for bem feito (sinceramente não tenho grandes esperanças) o “investimento” no plantel profissional pode ser (bem) reduzido sem perda de competitividade desportiva.
3 – Ah, ok, Percebido!
5 – Eu tenho as minhas suspeitas quanto às apostas (ou não apostas) de Keiser.
Tenho a esperança que para a próxima época as coisas sejam diferentes. Que os melhores joguem. Nada de adaptações. Nada de receios. O Max merece aposta a titular. O Geraldes deverá ser o médio centro/médio ofensivo suplente. O Miguel Luís, o médio “de controlo do jogo”. Há muito espaço no plantel para eles. A equipe técnica é que tem que trabalhar bem!
6 – Sou mais optimista que o Caro Malcolm quanto a isso… Acho que há um plano… Se vai ser concretizado ou se vai dar resultados isso já é outra coisa…
SL
16 Maio, 2019 at 22:18
Está aqui muito (quase tudo) daquilo que sinto, que é ainda um pouco mais…
Acabei à pouco de ver uma reportagem na SIC noticias sobre os “negócios do imobiliário…” agora sim, temos excelentes parceiros, a Apollo recomenda-se! Gente de bem ou gente bem… como queiram!
16 Maio, 2019 at 22:32
Boa posta…
16 Maio, 2019 at 22:43
Então caralho?
16 Maio, 2019 at 22:47
Louvor sempre para a Maria pelas suas prosas, e pelo sentimento
Mas este gelado gigante, na testa dos sportinguistas, metido pelos 3 milhões da LPM mesmo agora, cristaliza a tristeza que foi esta época.
(Não sei se era o link longo que me impedia de inserir o comentário: falo da notícia do rascord a elogiar o quanto o fantoche já vendeu: noto que a cartilha do record é a mesma de alguns- partimos do princípio que tudo estava perdido, qualquer migalha é pão.PQP)
Que se foda a Taça. Se a ganharmos será uma época aceitável desportivamente no futebol mas nunca uma boa época.
De resto, tanta vergonha se passou e tanto mal se fez ao clube…
O meu amor ao Sporting continua inalterado. Todas as semanas ando de leão ao peito.
Mas tenho uma enorme desilusão com os sócios, que não souberam ignorar a carvoaria que se abateu sobre o clube mas conseguiram ignorar olimpicamente os apelos à militância.
Dos jogadores, depois da traição que oportunistas e traidores nos fizeram, acho que é #zeroídolos para o resto da vida. Estimo bem que se fodam mas não continuem a lesar o clube, como o cabrãozinho do Gélson voltou a fazer – com direito a dedinho no cú e tudo.
Para voltar a estar identificado com as pessoas que estão no clube, é preciso outras pessoas que me façam lembrar daquilo com que vinha sonhando. E nem é preciso muito: defesa intransigente dos interesses do clube, investimento no ecletismo, aumento sustentado da competitividade do futebol.
17 Maio, 2019 at 4:03
É mentira que o Sporting pague 3M€ à LPM.
Mas podes colocar aqui a prova disso… para me poderes chamar mentiroso.
17 Maio, 2019 at 13:23
Que não te falte nada.
Eu sei que é muita informação, e articulada, o que deve custar para quem tem dificuldade em estruturar um comentário equilibradamente, mas a culpa disso é só tua.
18 Maio, 2019 at 12:38
https://misterdocafe.blogspot.com/2018/09/zero-de-suspeicao_18.html?m=1
16 Maio, 2019 at 22:47
http://feedproxy.google.com/~r/blog-fora-de-jogo/~3/pfdGP7BHHZc/se-fosse-agente-de-jogadores-para-que.html
17 Maio, 2019 at 4:12
O Sporting, caso perdesse os processos em tribunal, NÃO TERIA DE PAGAR O RESTO DO CONTRATO a nenhum jogador pela simples razão que TODOS FORAM GANHAR SALÁRIOS MAIORES do que os que auferiam no Sporting.
Isto é claro nas leis da FIFA e a insistência nesta retórica só prova que existe um claro interesse em assustar os sócios e os adeptos com o papão dos M€ que teremos de pagar se perdemos.
É bom que percebam isto para não serem enganados.
17 Maio, 2019 at 8:02
Não tem nada a ver com a FIFA.
Quando se perde uma clausula de rescisão perde-se apenas essa clausula, não se podem aplicar leis paralelas.
Existe apenas uma coisa para decidir: saiu com justa causa e NÃO paga a clausula de rescisão ou saiu sem justa causa e tem de PAGAR a clausula de rescisão.
Sem clausula teria de ser decidido com base no contrato: com justa causa recebe o resto do contrato, sem justa causa paga ao clube o resto do contrato.
A clausula é precisamente para estes casos, não é para colocar numeros bonitos nos jornais.
Por isso sempre disse que quem escreveu as cartas não percebia nada de leis…. até print screens colocaram para ali. Parecia um trabalho feito por um puto da primária.
17 Maio, 2019 at 13:25
Eh eh. Areia para os olhos…este Miguel é um cartilheiro profissional.
Isso toda a gente sabe, e não viste ninguém aqui questionar isso.
O que está em questão é o brochismo do record ao fantoche, percebes? ‘Noticias’ pagas com fins políticos.
Mas tu não acreditas nada nisso!
16 Maio, 2019 at 22:47
Se há coisa em que o varandas tem o benificio da dúvida é nas alterações estruturais que impôs. Trouxe profissionais capazes para campos como a preparação física e scouting. Parece também ter uma ideia montada e conhecer relativamente bem a realidade da formação. Veremos qual o seu investimento e quais os frutos que colhe.
O problema é… Tudo o resto. Aqui o meu sentimento está com a Maria. Desde os parvos que acham que só há meia dúzia de pessoas com capacidade para defender o Sporting até aos que deliram com a vinda de wangs, lá vai o Sporting pelo cano abaixo. A culpa do Sporting estar em cada livre não morre solteira. É do pateta do ex presidente e de toda a sua arrogância, da falta de liderança e ligações perigosas deste artolas que lá está e também… de todos os adeptos que quando vêem um jogo de futebol estão mais interessados na política suja que o rodeia do que no jogo em si. Não peço união a rigorosamente ninguém, da minha parte não a terão porque acho que quem está à frente do clube não defende bem os nossos interesses. No entanto comunhão entre adeptos e equipa é muito de diferente união. E as vitórias também passam por aí.
17 Maio, 2019 at 0:05
Aplauso de pé!
“A culpa do Sporting estar em cada livre não morre solteira. É do pateta do ex presidente e de toda a sua arrogância, da falta de liderança e ligações perigosas deste artolas que lá está e também… de todos os adeptos que quando vêem um jogo de futebol estão mais interessados na política suja que o rodeia do que no jogo em si”.
Tudo dito.
17 Maio, 2019 at 0:37
Outro aqui
17 Maio, 2019 at 4:13
Bom comentário.
17 Maio, 2019 at 5:46
Muito bom. Gostei muito do post, e grandes comentários até agora, como este do Ireland.
16 Maio, 2019 at 22:49
Maria, também (me) sinto muito (assim).
16 Maio, 2019 at 23:37
“Peço apenas superação, entrega proporcional à dos adeptos e que ao ver uma equipa de verde e branco jogar me sinta representada. Todas as semanas e apesar do resultado.”
NEM MAIS!!!!!
SL
17 Maio, 2019 at 0:43
Um número seis como nunca tinha visto?
Está a falar de quem?
SL
17 Maio, 2019 at 0:56
As vezes que fui este ano a Alvalade fi-lo como Pai e apenas para satisfazer a inocência de uma criança de 6 anos.
A diferença de ambiente, do viver e gritar Sporting entre o estádio e JR são gritantes.
Conseguiram que não vibrasse com um jogo de futebol como antigamente, ás vezes pergunto a mim próprio como é que isto é possível.
Tenho em mim um sentimento de revolta, de ter sido traído, de não me sentir representado…pago e pagarei as minhas quotas enquanto detiver-mos a maioria do capital da SAD. Mas temo a Belenização do Meu Sporting Clube de Portugal.
SPORTINGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGG
17 Maio, 2019 at 1:01
Muito bom.
Sinto precisamente o mesmo.
Nem na última época do Anão de Jardim, me senti tão desligado da equipa.
Foi o campeonato que me pareceu correr mais rápido, dos últimos anos.
O começo com P0 não cativou ninguém. O nível de futebol praticado era horrível.
A chegada de Keizer ainda deu algum ânimo, mas num instante estávamos arredados do campeonato.
Nos jogadores, fiquei com poucas referências disponíveis.
Estou numa fase em que preciso que a equipa puxe por mim.
Falhei muitos jogos esta época e de poucos me arrependo.
Nem a final da taça me está a provocar a ansiedade normal, fora o convívio e a festa que normalmente é.
Sei como começou e quero ver como acaba.
17 Maio, 2019 at 1:08
Magnífico texto, Maria Ribeiro.
Tem toda a razão.
Não quero mas pressinto que irá acontecer desligar-me totalmente deste Sporting que procura nas miudezas motivos para se gabar e que é incapaz de congregar 3 milhões de Leões ávidos de defender o seu Clube contra tudo e contra todos.
Gostava de poder dizer que este é o Sporting que aprendi a amar e que me orgulhava de defender perante os rivais. A culpa de não poder fazê-lo é de tudo o que se passou e passa no futebol do Sporting. É no futebol que estão a ser subvertidos todos os princípios e valores em que me revia.
O que estão a fazer ao nosso Sporting é a antítese de tudo o que nos fazia, no meu entender, ser diferentes dos outros, especiais!
Como podemos ser Sporting se agora entramos em campo sem aquela que constitui uma parte essencial da nossa identidade que é a formação?
Como podemos estar satisfeitos quando não temos um único jogador da Academia a representar aquilo que desde sempre fez parte do nosso ADN?
Como é possível querermos ser Sporting se mandamos embora alguém que simbolizava a Mística, a cultura Sporting e que envergava a braçadeira de capitão? Como é possível reduzir a euros algo que tem um valor incalculável no nosso sentimento Sportinguista?
Hoje no Sporting já não se olha a meios para atingir determinados fins. Abrimos a porta a uma comunicação social que explorou os nossos problemas e espezinhou-nos diariamente para deleite dos rivais. Aceitamos receber dentro de casa gente que foi conivente e participou nestes mesmos OCS na humilhação pública do nosso Clube.
Aceitamos negociar com um agente que esteve directamente ligado a todo o mal que foi causado ao Clube e ainda pagamos por nos ter deixado de joelhos nas mãos de clubes sem ética. Como não sentir vergonha?
Quem hoje nos dirige pede para engolirmos sapos e aceitar todo o tipo de práticas em nome do amor ao Clube. Antes só me pediam militância.
SL
17 Maio, 2019 at 1:40
Clap, Clap,Clap!
17 Maio, 2019 at 3:10
O Sporting, no que ao futebol diz respeito, é pouco mais que zero… Amadorismo, Feira-de-Vaidades, permanente Jogo de Interesses… Está, novamente, decadente… Voltou ao seu adn Era Profissionalismo/Indústria…
Goste-se ao não se goste… Só os 3 primeiros anos de BdC (o tal Soorting antes deste) nos…, me, fizeram acreditar que algo estaria a mudar… Carisma, Atitude e Assertividade… Nunca, nos 30 anos que levo de associado, me lembro do clube, no seu todo, com tanta confiança e força como nesse tempo (e foi isso que meteu em sentido – respeito e medo – o podre país desportivo que temos)… nem mesmo nos anos dos, perdidos no tempo, títulos do princípio do século (Foda-se… “princípio do século”……… que expressão mais avassaladora…)
Este Sporting futebolístico também não me representa… Mais que aziado deixa-me amorfo e pior, com muito pouca vontade de lutar… por ele… Está doente de dentro para fora…
E sim… lamentavelmente entendo que Alcochete continuará a ser tão traumático quanto mais tempo perdurarem por cá os que voltaram… É com muita mágoa que o digo porque se trata(ra)m dos melhores jogadores da equipa…, os mais representativos… Esse foi o tiro que nos deram… e nunca os perdoarei por isso… Como não perdoarei ao ‘Outro’ que não soube gerir a unanimidade que teve…!!! (Foi uma oportunidade única… o canto do cisne…)
17 Maio, 2019 at 8:08
Vade retro, o ano do marco das tascas foi deplorável, penso que nunca terminanos uma epoca com tantos empates.
O ano do LJ e o primeiro do JJ foram muito bons, mas na Europa os dois outros anos do JJ foram um orgulho. Andar a lutar de igual para igual com os colossos, mesmo não ganhando, foi um prazer. Ficou a sensacão que no ano seguinte poderiamos ganhar esses jogos, porque faltou muito pouco, aquela pontinha de sorte que tantas vezes nos falta.
17 Maio, 2019 at 6:32
“A verdade é que tínhamos jogadores que tinham feito carreiras inteiras de verde e branco, que usavam a braçadeira de capitão e que pareciam querer ficar por aqui muito tempo.”
Atenção que a frase acima não corresponde à verdade. Eles não queriam aqui estar e faziam força para sair e não condeno quem quer melhorar o seu salario, nem quem quer que se cumpra o contrato, houve aqui falta de bom senso dos 2 lados e à 1a possibilidade eles saíram de mão dada com o seu mentor.
17 Maio, 2019 at 6:48
Identifico- me tanto com este texto.
Há um ano algo alterou a relação com o clube. Algo me esvaziou o peito e me curvou as costas.
Eu gosto de ir ao PJR, gosto do volei sobretudo, depois logo a seguir do andebol, seguido pelo futsal e hóquei. Nunca gostei muito de basket, mas sei que vou ver jogos quando os houver.
Mas o que gosto mesmo é o futebol, e só sabe quem lá vai (a alvalade) que está diferente, existe um mau estar que custa a desaparecer. Nós marcamos presença, não falhamos um jogo, brincamos com os nossas das dificuldades, com o jogadores que são toscos, com o treinador que é careca, com tudo e maia alguma coisa, quando só queríamos regressar no tempo 2 anos e voltar a encher o peito, endireitar as costas e expulsar o raio desta mágoa.
Arrisco me a dizer que isto só la vai com um campeonato.
17 Maio, 2019 at 7:04
Estará a andar o acordo pelo anão?
“O extremo grego Marios Vrousai está na lista de possíveis reforços do Sporting para a próxima época.
O jogador de 20 anos tem contrato com o Olympiakos, mas é no futebol holandês que está a dar nas vistas. Emprestado ao Willem II desde janeiro, o jovem extremo pode jogar nos dois flancos do ataque uma vez que é ambidestro.”
17 Maio, 2019 at 10:20
Serão mais 15M?!
17 Maio, 2019 at 7:18
E para honrar este post, temos uma notícia de corte de orçamento nas modalidades periféricas. Siga!
17 Maio, 2019 at 7:20
Belo texto, Maria. Claramente escrito com nó na garganta, claramente escrito em luta interior. Acho que andamos todos mais ou menos assim em relação ao futebol. Há muita ferida por sarar, há muita coisa por explicar. E vamos, nós, colocando pensos rápidos, quando quem deveria fazer curativos a sério ainda nos vai atirando sal para as feridas…
17 Maio, 2019 at 7:47
Não teria sido melhor escreveres somente “eu acredito no pai natal e que Alcochete não foi apenas uma farsa”??
Terias poupado imenso tempo ao pessoal que se deu ao trabalho de ler isso tudo.
Como é que o novo sporting me poderia representar? Eu sou adepto do Sporting, não do novo sporting. Da mesma forma que Nova Iorque, USA não é York, UK, são cidades diferentes.
As modalidades representam-me, pois claro, são do Sporting, e mesmo depois da SAD ser vendida continuarão a ser do Sporting.
Eu fiz o luto há muito tempo. O Sporting morreu (no futebol) e eu não sou adepto do novo sporting, e nunca o escondi. Apoio as modalidades porque são o que resta do meu clube.
Todas as provas do golpe estão ai, mas enquanto lhes continuaram a chamar de “teorias” não irão ver a verdade.
Alcochete foi uma encenacão, um trabalho pago pelos mesmos que lucraram com ele.
17 Maio, 2019 at 7:57
E é golo.
17 Maio, 2019 at 8:07
Grande texto.
Há muito tempo que o futebol do clube não nos representa. Já o disse antes, em quase 3 décadas que vejo futebol, as vezes que verdadeiramente lutámos pelo título contam-se com os dedos de uma mão (incluindo os anos que ganhámos). Estamos a falar de cerca de 25 anos em que vimos outros a festejar sem qualquer hipótese de lhes fazer frente.
E como para mim ser campeão não é tudo, o que vimos nesses 25 anos que nos pudesse compensar isto? Pouca coisa. Quase nada. Dois tipos de dirigismo que originaram uma divisão interna e guerra civil. Treinadores de merda. Atletas fracos e sem brio na sua maioria. Perda de hegemonia na formação. Caos financeiro e desportivo. Ataques aos jogadores. Rescisões em bloco. Destituições. Eleições em barda.
O Liverpool não ganha nada como nós mas desde que o Klopp chegou iniciou-se um projecto que culminou, mais do que na luta pelo título e Champions, numa identificação total dos adeptos com o futebol do clube. É isto que não temos e que dificilmente teremos. Não temos essa cultura e a nossa paciência foi testada até ao limite. Cuidaram pessimamente de nós durante 30 anos. Agora é lidarem com as consequências.
Em relação aos adeptos, sejam os mais radicais ou os mais moderados, os que apoiam um presidente ou outro….todos eles levaram com esses 25 anos no lombo. Todos. Esperar que ano após ano renovem a esperança com um sorriso nos lábios é tão hilariante como utópico. A responsabilidade está toda em quem dirige e nos dirigiu estes anos todos. E têm de dirigir neste contexto. É difícil? Difícil é dar tempo e dinheiro todos os anos sabendo que lá para Fevereiro acaba tudo. Difícil é tudo isto a que nos têm sujeitado seja dentro do campo ou fora dele.