E o que mudou, desde então? O que foi feito para que a memória de Rui Mendes fosse respeitada? Para que a sua morte, trágica, estúpida, inaceitável, ficasse, pelo menos, como um marco simbólico para colocarmos as pessoas acima dos interesses?
18 de Maio de 1996. Ali, no Jamor, a oito ou dez metros de onde eu estava com o meu pai. Podia ter sido qualquer um de nós, mas foi o Rui.
E no dia em que se assinalam 23 anos sobre o assassinato de Rui Mendes, em pleno Estádio Nacional, às mãos de um adepto do @SLBenfica, surgem mensagens como esta, na comunicação social, que mostram que o que importa é continuar a encobrir quem celebra essa morte como uma conquista.
18 Maio, 2019 at 11:50
Fodasse, o rascord continua cada vez melhor! Mas algum sportinguista que não seja um banana ou um acéfalo, que se preze e tenha amor próprio lê ou dá clicks nesta merda? Neste e nos outros 5 ou 6 servidores do Estado Lampiânico disfarçados de CS??? Tanto sitio, tanta internet, facebook, twitter para ir buscar informação! Não leio nem dou clicks para essa escumalha e não é por isso que não tenho acesso a toda a informação que quero.
18 Maio, 2019 at 11:59
Hoje mesmo vai ser celebrada nas ruas a vitória da corrupção e de uma instituição criminosa. A demonstração destes actos criminosos ao longo do campeonato, ocorre na mesmo período em que estes foram expostos, tornados públicos.
Nada aconteceu, nada acontecerá. Pelo contrário, esta vitória é uma demonstração de força de uma organização mafiosa que avisa toda a gente que ninguém a derrubará. Estão dispostos a tudo e não temem governantes nem juízes, têm nos no bolso a todos.
Eu confesso que não tenho força para lutar contra isto. Resta me não fingir que não vejo, que não sei. Já o disse a familiares e amigos lampiões. Eu sei como vocês ganham, toda a gente sabe, até vocês. As vossas vitórias não valem nada e eu sei. Resta me isto, ser íntegro e honesto comigo e com os outros, gostem ou não.
18 Maio, 2019 at 13:44
Estou consigo, lion eats tonight.
18 Maio, 2019 at 14:39
+1
18 Maio, 2019 at 12:02
Portugal é um país sem valores.
Cumprimos leis porque a isso somos obrigados, com medo da consequência. Quem consegue fugir, foge.
Esses “apelos” são merda, com a diferença que a última ainda tem utilidade a adubar terrenos.
18 Maio, 2019 at 12:06
Se fosse uma toupeira teria honras de abertura de telejornais e comendas do estado… Assim, o Rui foi apenas um dano colateral em nome de um bem maior… que é a CORRUPÇÃO GENERALIZADA em torno de uma organização chamada BENFIQUIGUISTÃO…
PORTUGAL É UM PAÍS DESPREZÍVEL…
E o Sporting, o que vai fazer???
18 Maio, 2019 at 12:12
A única coisa que a fpf e o o poder político fizeram foi “prevenir” que Sporting e benfica nunca mais se tenham cruzado no Jamor… É assim que se resolvem as coisas neste país…
Z
18 Maio, 2019 at 12:26
Também lá estive nesse dia trágico,estava na Juventude Leonina!
Fui um dos que abandonei o Jamor ,após aquela mistura de sentimentos de raiva,revolta,choque…pela perda de um dos nossos,quem se se deslocou até ao local,era impossivel as lagrimas não escorrerem pelos rostos(houve quem quisesse invadir o recinto para se parar o jogo,houve quem quissese vingança e houve bastante gente do nosso lado que se deslocou pela saida da porta da maratona ao topo adversário.
Eu fui um dos que abandonou o estádio logo a seguir a esse mortal acontecimento.
Nunca deveria ter havido mais jogo,uma vida humana vale muito mais que um mero jogo de futebol.Foi um asssasssinato,que em nada tem haver com os valores do desporto Rei que me foram passsados.
18 Maio, 2019 at 12:43
Como na tragédia do varandim, o jogo deveria ser cancelado.
Mas no caso do Jamor o não adiamento do jogo é ainda mais grave por não ter sido um acidente, mas um acto criminoso.
18 anos depois continuamos a ver os interesses serem postos à frente de tudo o resto.
18 Maio, 2019 at 13:45
23 anos depois…
18 Maio, 2019 at 14:32
Quem se lembra deste jogo na televisão, recorda certamente que a RTP fez toda a força para que o jogo se realizasse e pouca ou nenhuma relevância foi dada à perda humana.
O “espectáculo” acima de tudo…
Depois da morte de Marco Ficcini, dentes partidos ao Proença, apertões de pescoço a assistentes, autocarros ardidos, etc, alguém sente que alguma coisa mudou de há 23 anos a esta parte ou sou só eu a pensar que ainda está pior e tudo é permitido às claques assassinas e dirigentes mafiosos do benfic@?
20 Maio, 2019 at 13:47
Eu ouvi que os jogadores do Sporting queriam adiar o jogo, mas o carnide disse que não aceitava. Por isso teve de se realizar na mesma.
18 Maio, 2019 at 12:30
Este sim o dia mais negro da história do futebol Português.
Mas hoje é dia de festa, certo?
Ainda vamos ouvir uns cânticos e tal, é assim…
18 Maio, 2019 at 12:33
Coisas espontâneas… não organizadas… são apenas uns quantos, excepções… não estraguemos a festa de comunhão do País com o seu Maior Símbolo
18 Maio, 2019 at 12:37
Estava lá ao lado na lateral. Estava lá, mas era como se não estivesse, o nosso pensamento estava só com a tragédia, não devia ter havido jogo, pois o futebol ficou ferido de morte. Parecia que estávamos nos antigos circos romanos. Uma tristeza, que ainda dói muito hoje. O futebol não pode ser ódio. Eu sei que está falta de verdade desportiva e corrupção, corrói a alma de nós todos, mas temos que dar a volta a isto pelo exemplo e não pelo ódio, a nossa palavra vai-se ouvir muito melhor. O ódio gera ódio e nunca mais lá iremos. Temos todos que ter consciência das forças que estão em causa e do peso que o Sporting tem na sociedade portuguesa.
18 Maio, 2019 at 12:37
Quem anda por aqui e são muitos a dizer que Alcochete foi o dia mais negro do Sporting devia ter vergonha na puta da cara,isto sim foi o dia mais negro do nosso clube,onde um adepto foi assassinado,o que mudou desde aí?nada rigorosamente nada,eles fazem o que querem,desde tarjas,a cânticos e o nosso pavilhão é que fica interdito,eles podem tudo,os de Alcochete é que são uns terroristas e fazem de nós Sportinguista um exemplo,por muito que não se leva para clubes porque a violência é uma merda seja praticada por quem for,vemos sempre 2 pesos e 2 medidas.
SL
18 Maio, 2019 at 12:39
Truth
18 Maio, 2019 at 12:40
Discordo.
Este foi o dia mais negro do futebol português. Está acima do clube.
18 Maio, 2019 at 12:44
É isso mesmo!
18 Maio, 2019 at 13:02
Evidente!!!
18 Maio, 2019 at 14:13
Se foi o dia mais negro do futebol português, por consequência, foi o dia mais negro do Sporting.
18 Maio, 2019 at 14:14
Isto porque, como bem dizes, “está ACIMA do clube”.
18 Maio, 2019 at 14:14
Nem mais
18 Maio, 2019 at 14:15
Sim Nuno,concordo mas se é o mais negro do futebol português é o nosso também…por muitas voltas que queiram dar.
18 Maio, 2019 at 14:17
Tal como ele diz, é uma coisa ACIMA do clube.
18 Maio, 2019 at 12:47
sempre gostei de ficar na bancada contrária… até porque a sombra chega primeiro.
e depois deste acontecimento ainda menos.
arrepia só de pensar.
18 Maio, 2019 at 12:49
Uma das imagens mais brutais, mais dolorosas, do futebol. É horrível que um homem saia de casa para assistir ao que deveria ser uma festa, com as cores do seu clube, para o apoiar, para festejar, e que a vida termine assim, numas bancadas de cimento, com um projétil atirado por um assassino espetado no peito.
Que descanse em paz!
18 Maio, 2019 at 13:30
Subscrevo.
18 Maio, 2019 at 12:51
quanto à masturbação do xoninhas carvalho… faz parte da propaganda da cofina.
o futebol português não precisa da falsa indignação do xoninhas…
a gente sabe como e quem a cofina quer vender a todo custo.
18 Maio, 2019 at 12:58
Nem deviam haver jogos nenhuns neste dia.
Este dia devia ser decretado pela liga dia sem futebol.
Já pouca vontade tinha de ver o jogo com o porco..sendo neste dia nao viu ver de certeza.
Nesta data nenhum scpguista deveria assistir a qqr jogo de futebol.
Fica à consideração de cada um
Ah não podemos fazer nada…
Podem podem, honrem a memória..
Caguem nos bilhetes, caguem na televisão, nos tablets e telemóveis e rádio.
Passem esses 90 minutos com o vosso pai ou o filho.
É a vossa pequena homenagem.
18 Maio, 2019 at 19:25
1000%… o zero não está a mais… é mesmo MIL
18 Maio, 2019 at 13:05
Perante isto ainda se fala de ataque terrorista à academia…É não ter o mínimo de noção nem valorizar uma vida que se perdeu estupidamente…
18 Maio, 2019 at 13:07
Também lá estava…
O dia mais negro do desporto em Portugal…
Infelizmente as cores de quem mata e de quem morre determina a narrativa subsequente…
Paz à sua alma!
18 Maio, 2019 at 13:10
Assassinato cobarde!
Escusado será dizer que,as nossas autoridades tão bem competentes,permitiram que as duas concentrações das claques de ambos os clubes tivessem lugar no mesmo espaço antes da partida.Terreiro do Paço!
Logo aí nessa altura houve problemas,cá fora nas imediações do estádio igual(desacatos de ambos os lados).É bom lembrar que da parte dessa claque assassina,antes do jogo começar ja tinham enviado alguns very lights,que por mero acaso ou sorte,não matou mais ninguem ,passsaram por cima da bancada,foram parar Às arvores por cima do nosso topo.Enfim,dia muito triste,o mais trágico do nosso futebol.E desde aí o que foi feito pelas autoridades competentes?muito pouca coisa!
o clima de terror e ódio continua a pautar o futebol portuguès,agora ainda mais grave com discursos passsados nas tvs por gente com alguma responsabilidade.
Não vou falar mais disto,porque ainda não almoçei,e não quero perder o apetite.
SL
SS
18 Maio, 2019 at 13:15
O ideal era vencer na próxima semana.
E dedicar a vitória ao Rui Mendes, aquem permitiu que seguisse um jogo ao mesmo tempo que um cadáver era retirado das bancadas, a quem invoca a sua memória em cânticos, e a todos os que ignoram esse facto.
18 Maio, 2019 at 13:26
Paz eterna a Rui Mendes morto cobardemente por uma claque ilegal e assasina mas ninguem olha para isto.
E o sistema do futebol agora no auto proclamado estado lampianico.
E os designios de Portugal e das suas mentalidades dominadas e governadas por gente que nao quer resolver os problemas que em outros paises se resolvem num apice.
Pobre Poetugal, pobre futebol nacional, hoje em dia um lodo e pantano de intriga, corrupcao e odio.
Bm fm semana a todos.
SL.
18 Maio, 2019 at 13:47
Bom fim de semana , Sonhador.
18 Maio, 2019 at 13:54
Dia negro que deve ser lembrado é relembrado a todos os merdas deste país.
Que o Rui possa ter na outra vida tudo aquilo que não teve na terrena.
18 Maio, 2019 at 14:13
Uma palavra de conforto para os seus familiares. Esses sim, devem sofrer bastante com a forma como o Rui Mendes os deixou e com tudo aquilo a que assistem diariamente! Atualmente, o clube de que o Rui tanto gostava, gere tudo isto com silêncio, dizem que é a melhor estratégia…
18 Maio, 2019 at 14:20
e quem é que quer saber a não ser nós Sportinguistas ?
O país todo está-se a cagar para isso, cagaram no dia e o jogo continuou e continuam a fechar os olhos e tapar os ouvidos há anos seja em pavilhoes seja em estádios.
Nenhuma direção lhes esfrega isso nas trombas ano após ano .
Essa data devia ser relembrada todos anos no estádio de alvaiada.
18 Maio, 2019 at 14:41
Este sim, foi o dia mais negro do futebol português.
Todos os anos, este dia devia ser escarrapachado na cara da Federação e do governo para lembrar o cancro que é o carnide.
R.I.P Rui Mendes, nunca serás esquecido.
18 Maio, 2019 at 14:41
O clube dos assassinos tem um Presidente que apoia os “goa” , que conseguiu que permanecessem na ilegalidade, legalmente, que consegue evitar semana após semana multas / interdição do Estádio e pavilhão seja por cânticos ou pela utilização de material pirotécnico , e, que consegue que se permita a entrada de todo o tipo de material pirotécnico para que os adversários sintam “o inferno da luz” ( orelhas dixit). Tudo certo a conivência das autoridados para o futebol é governamentais ….
SL
18 Maio, 2019 at 14:43
Tudo com a conivência “…”…..
18 Maio, 2019 at 15:26
Estão aí as europeias e depois as legislativas…. não esquecer.
18 Maio, 2019 at 14:49
Que , depois da morte de um ser humano , pregunta ” o que estava a fazer ali?”
Um gajo normal, num país normal e governado por gente meio normal , demarcaria o clube de tais actos, disponibilizando toda a ajuda necessária.
A única ajuda, foi dada ao assassino, com os custos da defesa pagos pelo benfas….
20 Maio, 2019 at 13:53
Isso é que deveria merecer destaque, não só apoiam as claques ilegalmente, como ainda ajudam nas despesas judiciais de um assassino.
Que falta faz a rapaziada 1906, mas a rapaziada a sério que luta e faz aquilo que legalmente não pode ser feito, não os otários que andaram a brincar aos vândalos.
18 Maio, 2019 at 15:59
Hoje é um dia em que eu esperava que Frederico Varandas aparecesse em publico a relembrar esta morte e a lembrar a todos que, este sim, foi o dia mais negro do futebol Português. Onde andas Varandas?
20 Maio, 2019 at 13:55
Melhor mesmo estar calado.
Afinal quem está implicado em alcochete é melhor não levantar mais suspeitas sobre si. O fivelas é uma vergonha, porque representa tudo o que está de mal no nosso clube.
18 Maio, 2019 at 16:58
Correndo o risco de não agradar a muitos dos habituais comentadores, atrevo-me a dizer:
Este sim foi o dia mais negro da nossa historia centenária.
Tenham vergonha e respeitem a memoria do Rui Mendes. Todos…. governo, filhos de uma puta dos lampiões e noivas do fantoche.
18 Maio, 2019 at 17:36
O dia mais negro do futebol português e o resto é conversa.
Como esse jogo ainda se disputou é a maior vergonha do futebol em Portugal!