Andamos à procura de adjetivos para classificar esta época do futebol do Sporting. Para uns se vencermos a Taça de Portugal é uma temporada bem sucedida, para outros só o título de campeão da Liga Nos encaixa nesse parâmetro. Outros há, que elevando a importância financeira da entrada na Champions League, definem este ano como apenas mais um em que cavaremos o fosso, já evidente, para com os nossos rivais. Acho a discussão interessante, mas depende muito de como avaliamos o que estava ao alcance deste plantel, desta estrutura, deste clube.
Devo manifestar que a minha visão do que é o Sporting e o meu sportinguismo nunca me permitirá ficar satisfeito com a conquista de Taças internas ao ponto de conseguir convencer-me que os objetivos foram alcançados. A meu ver, não foram. Existem de facto atenuantes, factores que dificultaram a nossa tarefa mais que aos nossos rivais. Um plantel a que foram retirados muitos argumentos de qualidade, com compensações financeiras impossíveis de serem usadas para restitui-la, seria sempre um handicap que diminuiria as probabilidades de sucesso.
Se a isto juntarmos um novo corpo directivo, uma nova estrutura e uma governância provisória completamente despropositada e uma massa adepta completamente dividida e exaurida pelas humilhações do final da época passada, temos os ingredientes perfeitos para desculpar qualquer fracasso. Mas não devemos optar por esse caminho. Não podemos. Escolher os abrigos confortáveis dos erros e das dificuldades não é um acto de construção sólida, mas sim um recurso para disfarçar incapacidades crónicas e adiar a sua superação ou solução.
E no Sporting há muito a resolver, antes de ser possível construir. Entendo a tentativa deste corpo directivo de construir sobre as cinzas, de ignorar as queimaduras e até estabelecer uma nova ordem assente na ideia de que evitar os erros passados, fazendo tudo diferente. É uma estratégia que se está a comprovar errada. O clube sobreviveu, continuou, mas fê-lo diminuído. Acima de tudo porque a mensagem de união, transmitida aos sócios pela lista vencedora, esvaziou-se num nada desde o dia da eleição. Varandas e seus pares cuidaram das finanças, das equipas, dos contratos, das instalações. Descuidaram talvez do mais importante que tinham a fazer – olhar para os adeptos do Sporting.
Se o tivessem realmente feito, teriam evitado muitos dos erros que cometeram desde Setembro até agora. O mandato desde CD tem sido uma enorme e completa negligência comunicativa. O Sporting não fala para os seus adeptos, não os envolve, não os motiva, mantém os processos de marketing a funcionar na mesmice habitual de todas as anteriores direções e sobretudo revela uma incrível limitação em entender que todo e qualquer projecto ou crescimento não resultará do que a Direção faz sozinha, mas sim com a adesão do universo leonino.
O ponto de partida deste mandato deveria ter sido sempre a conjugação de uma comunicação humanizada com hábeis desenvolvimentos de canais próximos e assentes em emoções transversais. Diminuir a desconfiança, atenuar a hostilidade, desarmar as visões divisionárias e construir um Sporting à volta do que une os sportinguistas. Ao invés, preferiram o silêncio, ignorar e até esnobar os adeptos mais insatisfeitos com o resultado eleitoral, saíram o mais possível do papel de liderança dos sócios, deixando-os a degladiarem-se nas redes sociais e em outros espaços de debate, imaginando que todas as peças se encaixariam por artes mágicas de resultados que não eram sequer previsíveis.
Aos dias de hoje, é inadmissível este CD ainda não ter entendido a extensão da amputação que fizeram ao seu próprio sucesso. Ainda não entenderam que era necessário a Varandas ser visto como um líder operacional, deixando as mensagens a quem as conseguisse potenciar. Ainda não entenderam que o caminho para pacificar o clube é deixar de enfrentar o passado como fantasmas que lhes podem assombrar o futuro. Ainda não entenderam que escutar as mais críticas opiniões é tão mais valioso que escutar os elogios. Ainda não entenderam que o objectivo deles é superar as dificuldades do clube e não as suas.
Temo que o tempo para fazerem estas reflexões e mudar esteja a esgotar-se. Temo que estejam cada vez mais dependentes dos resultados do futebol. Temo que tenham enormes dificuldades (nem todas por culpa própria) em construir a imagem de confiança e de caminho que uma Direção deve ter com a massa associativa. Isolaram-se nos gabinetes da SAD, colocaram avisos para não fazermos barulho e trabalham dentro de poucos metros quadrados de realidade leonina. A limitação do que poderiam ser, passará em pouco tempo para a ínfima parte do que precisariam ter sido.
E o mais infeliz de tudo isto: leriam este texto e acredito que entenderiam pouco do seu significado e urgência.
*às quartas, o Zero Seis passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
23 Maio, 2019 at 14:13
Se ganharmos a taça de 0 a 10, esta época será um 6.
23 Maio, 2019 at 14:25
Sem Champions, as taças valem pouco mais do que peanuts.
Havia condições para fazer mais e melhor, independentemente das saídas de alguns jogadores de selecção. Mas a verdade é que, mais uma vez os nossos rivais foram levados ao colo em momentos-chave do campeonato.
23 Maio, 2019 at 14:27
Pensemos:
– A época começou sem termos feito uma pré epoca!
– Começou com Peseiro a treinador
– Com uma CG a tentar limpar a borrada do anterior CD e fazer ainda mais borrada
– Com Petrovic, Misic, Jefferson, Bruno Gaspar … como titulares
– Com eleicoes e atacarem se uns aos outros
…
…
E como acabamos?
Com uma taca da Liga! E a possibilidade de ganharmos o 2o maior trofeu nacional. Com um terceiro lugar que é o minimo exigível. Com muitamerda feita e muita borrada para limpar.
Nao se trata de falta de exigência mas sim de clara perceção que tudo parecia ir mal e caminhar para o abismo e neste momento há esperancas que este CD perceba os erros que tenha cometido, que os cometeu e que consiga continuar as varias coisas boas que fez.
Keiser para já foi uma lufada positiva!
As contratações de inverno também.
Na próxima epoca nao esperamos menos que este ano. Esperamos uma forte aposta num projeto no qual os socios votaram.
E se nao for possível unir todos? Que se unam quem realmente gosta mais do clube do que de ex presidentes!
23 Maio, 2019 at 14:32
Ehr….
Não, não vale a pena
23 Maio, 2019 at 14:35
Same…
23 Maio, 2019 at 15:16
O último parágrafo do texto do Zero Seis encaixa aqui como uma luva…
23 Maio, 2019 at 17:18
Pensei exactamente isso…
23 Maio, 2019 at 18:22
Nem com um desenho
24 Maio, 2019 at 19:43
G meu problema não é gostar mais do ex presidente do que do Clube, o meu problema é não gostar NADA do atual presidente do Clube.
23 Maio, 2019 at 14:29
Completamente de acordo com o texto!
Acrescento apenas uma coisa.
Para mim 3º sem lutar verdadeiramente pelo 2º é mau, 2 taças pouco consolo servem. Há atenuantes (as rescisões e a comissão de gestão) por isso não considero que foi um mau trabalho mas uma época fraca.
O que mais me suscita grande apreensão (para além de tudo o que foi dito) é a politica desportiva:
– Tenho fundadas duvidas da capacidade negocial desta direcção. Tenho muitas duvidas que tenha o que é preciso para ter aquele acréscimo de capacidade para ir buscar o dinheiro que não conseguimos pela ausência de champions. Assim, o fosso fica mesmo enorme.
– Esta entrada de cabeça na “parceria” com o JM acrescentada (ou por via disso) das % de passes de jogadores em que apostam e acreditam…isto pode amputar o Sporting no futuro de receitas muito importantes, ainda por cima tendo em conta que o dinheiro que entra no Sporting parece “voar” a uma velocidade impressionante e com o importante adiantamento do contrato da NOS…temo muito da capacidade financeira do Sporting a médio prazo…
– A fraca aposta num ano destes em produtos da casa e em lançar miúdos que podiam ou não pegar. Esta era uma época critica de “testes” em cima dos quais se poderia construir um futuro melhor! Thierry podia correr mal. Podia. Não faço ideia o que daria. Mas convenhamos…o futuro não passa de certeza pelo Bruno Gaspar. O mesmo para o Max, Pedro Mendes, Bragança ou M. Luis…entre outros. Gostava de ter tido uma época a servir de testes e de construção da próxima. Não foi…agora tudo se torna mais dificil entrando numa 2ª época, totalmente planeada por esta direcção e com a pressão enorme de correr bem sob pena de não se aguentarem (muito em face a tudo o que foi dito no post).
– Confesso que tenho muito pouca confiança na capacidade do Keizer de fazer uma equipa consistente.
Estas são as minhas principais irritações/preocupações com esta época e a projecção para a próxima época, ganhando ou perdendo a taça.
23 Maio, 2019 at 14:43
exactamente.
tudo dito.
grandes reservas para a proxima epoca e anteve-se uma crise directiva caso a bola nao entre nas primeiras jornadas.
como foi abordada esta epoca, qdo devia ter sido aproveitada para para preparar a proxima o inicio das compras a %s, a nao existencia de comunicação….bem, mas uma saga à SCP, rodeados de incompetência.
23 Maio, 2019 at 15:23
Estou contigo.
Muitas dúvidas em relação à próxima epoca… Ainda não entendi o “projeto”, mas quero acreditar que a direção está de boa fé e fará o melhor possível.
Entraram mal no tema da “união”, conferências desnecessárias e alguns negócios bem discutíveis, mas tb é verdade que a CG fodeu isto tudo e na minha opinião merecem começar uma época.
Aliás, uma das maiores dúvidas é mesmo o Keizer… se começa mal a direção vai ter um problema em mão. Outro ano zero…
Que corra bem, que as boas decisões tipo “Mathieu” sejam para repetir.
23 Maio, 2019 at 15:57
é por aqui, sim…
23 Maio, 2019 at 16:54
Por acaso nao concordo que mereçam começar nova epoca. O aparecimento de um médico do futebol a passar a presidente do SCP, com tudo o que aconteceu é tudo menos claro, transparente e legítimo. É uma questao de princípio. Pelo momento e maneira como chegou la, fez pouco de uma franja dos sócios, antagonizando-os, ridicularizando e menorizando o proprio clube, com discurso fraco… Dificilmente terá paz. A nao ser que ganhe. O que nao se afigura como provável. Mas agora que ja está.. Ja está. Siga.
23 Maio, 2019 at 17:07
pelo meio até houve eleições, mas isso agora não interessa nada…
23 Maio, 2019 at 18:16
…. ao menos dá para rir… ahhahahaha…
23 Maio, 2019 at 16:58
Brave…
Para mim não é discutível (por enquanto) a continuidade da direcção. Foi eleita, tem um mandato dado pelos sócios…só sou a favor de quedas em casos muito graves. Não é como um treinador…
E nem mesmo eu discordar em absoluto com a politica desportiva (se discordar do que fizerem para o próximo ano) faz com que eu ande a querer a queda da direcção…
Só farei tudo para uma direcção cair se tiver a certeza que a sua continuidade vai levar, a muito curto prazo, à ruína do Sporting.
23 Maio, 2019 at 17:00
“mas quero acreditar que a direção está de boa fé e fará o melhor possível”
Porque não haveria de estar?
23 Maio, 2019 at 17:03
Foi outra das coisas que nunca coloquei em duvida. Não tenho duvidas que o Varandas é Sportinguista, é muito Sportinguista e que está a fazer tudo o que acredita que vai fazer um Sporting mais forte.
Até pela personalidade dele, creio que o seu maior desejo é correr tudo bem e ser capaz de dizer que fez um grande trabalho com de titulos a comprová-lo…
23 Maio, 2019 at 17:08
Não é por nada mas não resisto a dizer, tenho duvidas sobre a boa fé, sobretudo quando sei que Pedro Martins fez isto em Guimarães:
“Fui um líder e consegui abafar tudo o que havia para abafar no Vitória. Havia uma imagem muito importante para manter que era a imagem do clube. Que foi grave, foi. Disse-o na altura. Mas, de facto, conseguimos manter a imagem do Vitória imaculada.”
23 Maio, 2019 at 17:27
Ora bem! e a permanente comparação com a direcção anterior, sempre a denegrir, não mostra grande vontade de proteger o clube primeiro e os planos pessoais depois.
Ainda se mostrasse dotes de bom negociador ….
23 Maio, 2019 at 18:19
… rir é o melhor remédio… esse escroque que ridiculariza e menoriza o clube está de boa-fé… aghahahahahaha… santa inocência…
24 Maio, 2019 at 0:34
Já vi presidentes que não estavam de boa fé.
O Varandas a mim não me convenceu numas coisas, mas nessa acredito que queira fazer o melhor possível.
23 Maio, 2019 at 18:55
É isto! Bom comentário!
24 Maio, 2019 at 8:22
Grande comentário. Exactamente o que penso.
23 Maio, 2019 at 14:37
Excelente texto, sobre o paragrafo final que infelizmente é uma evidencia, creio que foram ultrapassadas linhas tornando o retrocesso praticamente impossível. Apenas o sucesso no futebol poderá ajudar a recuperar, pois o derrotado será sempre o clube e não as facções A ou B.
23 Maio, 2019 at 14:39
Sanatório Leonino
Nicolau Santos: “O Verdadeiro campeão este ano foi o Sporting Clube de Portugal (…) Tinha tudo para correr muito mal”
23 Maio, 2019 at 14:49
ridiculo.
que gente probre de espirito e com fraca ambição.
23 Maio, 2019 at 14:43
Se ganharmos a taça, esta é a melhor época no futebol desde o último campeonato em 2002.
Para a história o ficar em 2º, 3º ou 4º é igual, o que conta são os títulos. E com 2 títulos numa época, faz a melhor época das (muitas) últimas. Sim, a taça da liga é superior à Supertaça pelo facto de ser um troféu com vários jogos e não só um jogo praticamente de pré-época.
23 Maio, 2019 at 14:46
Preferias ficar em 2º e ir à champions ou ganhar a taça de PT este ano?
23 Maio, 2019 at 14:52
Taça. Um clube vive de títulos. São os títulos que mobilizam os adeptos. Se o Sporting ganhar a taça vais ter mobilização e festa, e não irás ver os porcos a festejar na rua por terem ficado em 2º lugar.
23 Maio, 2019 at 14:55
O que te coloca mais perto de ganhar títulos no futuro e de forma consolidada…a taça ou a ida à champions?!
23 Maio, 2019 at 14:58
Estabilidade directiva e de equipa técnica, com aposta firme na prospecção e formação.
O Sporting já teve períodos de ir 2 e 3 anos seguidos à Champions, e não soube formar nenhuma base sustentável para o futuro. Ajuda, mas uma coisa não implica a outra.
Agora sem títulos, sem palmarés, um clube não é nada.
23 Maio, 2019 at 15:02
Achas mesmo que ganhar a taça vai dar estabilidade directiva? Came on….
Nota que eu não estou a dizer em geral. Estou a dizer este ano, nesta situação. Em geral percebo obviamente o teu argumento dos títulos…mas nesta fase, ir à Champions era brutal. Os outros não irem era igualmente muito importante.
Claro que depende sempre do que fazes com o dinheiro mas se não fazes bem com o dinheiro da champions, imagina sem ele…
23 Maio, 2019 at 15:28
Há quem prefira dois segundos …
A um 1º e a um 3º!
23 Maio, 2019 at 15:29
Isso é idiota…
23 Maio, 2019 at 16:21
Conheço esse. É o ex-Presidente Soares Franco!
23 Maio, 2019 at 17:05
Perceber que a entrada no play off da UCL representa uma injecção de capital nos nossos cofres, é uma injecção que não entra nos rivais é perceber que se a gestão for racional será cada vez menor a competitivade da equipa e o titulo cada vez mais longe.
É certo que elevados salários não garantem nada, mas que ajudam lá isso ajudam.
24 Maio, 2019 at 8:19
Resumiste tudo, e ainda acreditaria que ir à Champions permite realizar vendas de jogadores por valores mais elevados, e é um factor de motivacão para a equipa (alguns jogadores querem apenas ir jogar para clubes de Champions, aqueles que podes escolher, e que são os com qualidade acima da média).
23 Maio, 2019 at 16:59
?? Tudo muito bonito mas sem dinheiro nao ha jogadores nem ambicao desportiva.. Logo aí nao há mobilizacao dos adeptos. Prefiro ganhar estas taças do que nada mas neste momento, para o clube, a caminho de ser novamente descapitalizado, com as rescisoes etc era muito mais importante ir à CL.
23 Maio, 2019 at 14:52
Dinheirinho faz muita falta, mas este plantel na Champions…
23 Maio, 2019 at 14:54
A questão é exactamente que plantel terias indo à champions e que plantel podes ter não indo….
23 Maio, 2019 at 15:00
Prefiro a Taça de Portugal, mas trocava a Taça da Liga, se pudesse.
Seria preciso um esforço financeiro tremendo (100M€?), para que a equipa tivesse, no mínimo, a mesma qualidade do plantel à disposição do JJ nas últimas Champions e que, como bem sabemos, não teve capacidade para ser campeão nacional.
23 Maio, 2019 at 15:03
Sem ir à champions, como é que vais conseguir fazer um esforço desses para vir a ter esse plantel?
23 Maio, 2019 at 22:09
Exigindo clausulas de rescisão em tribunal…?
23 Maio, 2019 at 22:17
🙂 eheheh
23 Maio, 2019 at 22:21
Isso era o que faria o “maluco”…
23 Maio, 2019 at 17:59
Estou com o Ted, também escolho as Taças.
23 Maio, 2019 at 14:46
Sentido o pulso, do que se vai lendo aqui e ali, não me parece que a estratégia de ausência de comunicação seja um erro. As feridas estão demasiado abertas. A direcção do Sporting adoptou uma postura de formiga trabalhadora, com o objectivo de reconquistar os adeptos pelos resultados desportivos, financeiros, etc.
A época, de uma forma pragmática, foi fraca, independentemente de ganhar ou não a Taça (para mim), mas teve uma virtude, demonstrou que Varandas e os seus pares não são assim tão fracos como os pintam.
Lançou o seu treinador, fez um mercado de inverno bastante interessante.
O desempenho da equipa melhorou bastante após a Liga Europa e teve uma ponta final, quase tão competente como a dos nossos rivais.
Acho, sinceramente, demasiado cedo para voltar a falar à paixão dos sócios. Primeiro estruturar e mostrar trabalho. Dar confiança aos sócios com equipas competentes e que lutem por tudo, depois sim. Podem fazer apelos à paixão, ao 12º jogador, à onda verde…
23 Maio, 2019 at 15:08
Bom comentário.
23 Maio, 2019 at 15:11
“Acho, sinceramente, demasiado cedo para voltar a falar à paixão dos sócios. ”
Mais tarde será tarde demais….
Se não chama na altura em que é eleito e tem algum capital (não junto de todos mas de muitos), quando quiser ter já alienou grande parte deles…
23 Maio, 2019 at 15:53
Tiago, ele teve mais votos, não mais votantes. Nem esse capital tinha à partida e esses que votaram nele, estão no papo!
Faltam os outros 60% que dividem-se entre quem votou no Benedito, nos que rasgaram o cartão e em tantas outras franjas de adeptos mais ou menos insatisfeitos.
Se me pedissem para fazer uma estratégia de comunicação para esta direcção, seria muito pelo o que esta direcção está a seguir. Não esquecer que Varandas não é propriamente um orador…
Têm de dar aos sócios melhorias palpáveis, nas experiências no estádio e pavilhão. Têm de construir equipas competentes, onde os sócios se revejam.
O melhor jogador do ano em Portugal foi o Bruno Fernandes e muitos, gostariam que ele tivesse bem longe. Nem capitalizar um potencial ídolo é possível neste momento. Lês isto mesmo aqui, quase diariamente. Mesmo saindo BF, ainda há Battaglia e Dost (de quem continuo a ser fã). As feridas estão abertas, os tribunais e a justiça não ajudam, para gáudio da imprensa.
23 Maio, 2019 at 16:44
A minha estratégia de comunicação passaria sempre por:
Ignorar o passado e trabalho no futuro;
Explicar muito bem a estratégia de futuro sem denegrir o que está feito mas acrescentando valor;
Valorizar o que existe no Sporting. Insistir na mensagem de que somos o Sporting, queremos sempre mais e melhor mas o que temos é muito bom!
Comunicar de forma assertiva, coerente embora não constante o lodo que é o futebol português e ter propostas para alterar o Status quo…
Aproximação dos sócios à equipa e ao clube. O dia da modalidade foi uma boa ideia. Outras deveria haver. Nas modalidades e no futebol. Iniciativas com os jogadores, iniciativas para com crianças, etc. Proximidade através da presença e de proporcionar experiências a quem vai ao jogo ou a campanhas especificas.
Era nisto que me concentrava em termos de comunicação.
Fazer isto invalida ZERO que se vá trabalhando e fazendo o melhor possivel. Podem fazer tudo o que disseste (e bem) que têm de fazer, continuando a comunicar assim.
23 Maio, 2019 at 18:08
Epá! como negociador está a revelar-se uma nulidade!
23 Maio, 2019 at 18:40
“e esses que votaram nele, estão no papo!”
Não me parece… Muitos que votarem neste CD já estão arrependidos…
23 Maio, 2019 at 21:46
Exemplos?
Factos?
Em que se baseia essa afirmação?
23 Maio, 2019 at 21:52
De conhecer sócios que votaram neste CD e dizerem que estão desiludidos. Esperavam outro tipo de coisas que não aconteceram.
o fundo, esperavam um CD mais ponderado que o anterior, mas com a mesma firmeza e com a situação das VMOC / RF resolvida.
23 Maio, 2019 at 21:52
*No fundo
23 Maio, 2019 at 22:07
No meu grupo de amigos Sportinguistas apenas um ainda defende esta direcção.
Acredito que neste momento muitos dos defensores de Frederico Varandas o fazem mais por ódio à Bruno de Carvalho que por acreditarem no actual presidente. E isso também não é tranquilizador.
23 Maio, 2019 at 22:17
E não é só isso…
A malta estava a contar com um Sporting idêntico ao anterior ao ataque a Alcochete, mas sem o “maluco”, e o que está a constatar é que estamos a voltar ao antigamente…
E depois, este CD só vem a terreiro para denegrir o anterior CD…
23 Maio, 2019 at 22:25
É engraçado que criticaram mais o valor conseguido por Gelson que o facto de ser Jorge Mendes a tratar do assunto, ou que a divulgação da auditoria. Sentiram-se realmente enganados por acreditarem que Varandas não cederia no por valores abaixo de 25 milhões.
23 Maio, 2019 at 15:41
Pergunto porque não fizeram as duas coisas ao mesmo tempo e aproveitaram o que de bom ficou da anterior direcção, por exemplo a mobilização dos adeptos e a melhor época de sempre das modalidades? Porque não seguiram o caminho que já tinha dado resultados e apenas mexiam no que tinha corrido menos bem, a comunicação por exemplo?
“Ao invés, preferiram o silêncio, ignorar e até esnobar os adeptos mais insatisfeitos com o resultado eleitoral…”
É que foi mesmo isso que fizeram! Seguiram o caminho da diabolização, ignorando os feitos da anterior direcção e pior, humilhando e denegrindo para criar uma nova narrativa.
O silêncio só foi quebrado para dizer mal do que foi feito anteriormente, da equipa que foi deixada pela CG, da formação que não tinha qualidade, de uma auditoria que estava incompleta para falar de batuques e colchões, sem se importar com a imagem do Sporting!
Este é um Sporting de revanchismo, só não vê quem não quer.
Felizmente há sócios e adeptos que não comem tudo o que lhes põem no prato!
23 Maio, 2019 at 18:27
… é triste admiti-lo… mas é a esta pobreza franciscana de espírito e de valores que se vai lendo por aqui… so sad, yet so true…
23 Maio, 2019 at 18:42
O JHC escreveu alguma mentira?
O que tem feito este CD para unir o Sporting?
O que se tem visto é precisamente o contrário… Tiros e mais tiros na anterior direcção, acertando, muitas vezes, nos próprios pés…
Mas adiante… Agora, é lidar com isto…
23 Maio, 2019 at 21:57
A questão é sempre a direção anterior.
Na verdade, para muito que se custe dizer, é na verdade o grande motivo de divisão do clube.
Porque a direcção actual vive num dilema, ou se esquece e passa um pano sobre o que de mal aconteceu, levando com as criticas dos que não perdoam a forma de estar do anterior presidente.
Ou não esquece e aponta o que de mal aconteceu, e leva com os que ainda se sentem apaixonados por ele.
Conclusão, e concordo com o post acima, a melhor altitude é mesmo o silêncio e focar no trabalho.
Uma coisa que aprendi em 30 anos de consciência sportinguista, nunca na vida se vai conseguir agradar a todos em Alvalade, há sempre alguém que vai apontar qualquer coisa.
23 Maio, 2019 at 22:00
Os colchões, os colchões
23 Maio, 2019 at 16:08
Concordo. Falar à paixão dos sócios, “unir” o clube… é importantíssimo, mas implicaria um esforço hercúleo, uma dedicação praticamente total e mesmo assim sem resultados assegurados…
23 Maio, 2019 at 18:45
Bastava não se porem com CI a tentar denegrir a anterior direcção… Soltar na CS partes da auditoria para tentar denegrir a anterior direcção… Deixar que uma Auditoria caia na esfera pública para tentar denegrir a anterior direcção…
União?
23 Maio, 2019 at 21:50
Bom comentário.
Sobre a época ser fraca.
É relativo.
Se pensarmos no desejo e expectativa da massa adepta, que utopicamente pensa sempre em ganhar tudo, talvez seja fraca.
Se comparamos com as épocas dos últimos 40 anos, tirando 4 ou 5, é razoável e nada fraca.
23 Maio, 2019 at 14:48
Podiam ter instalado um novo sistema operativo. Voltaram ao Windows XP.
23 Maio, 2019 at 16:51
XP? Antes fosse! Creio que se trata do Vista… :/
23 Maio, 2019 at 17:37
É o Windows 8, aquele que foi um falhanço e boa parte da malta continuou a usar o 7. Ainda por cima fez com que apressassem o lançamento do 10…
24 Maio, 2019 at 8:23
Falhanco? O falhanco foi o Windows 8.1, o 8 é bom.
Para quem não sabe, o 8.1 é na realidade o Windows 9.
23 Maio, 2019 at 18:45
Eh, pá! Não fales mal do Vista… 😀
23 Maio, 2019 at 18:51
O Vista era do Porto.
23 Maio, 2019 at 21:55
O Boa? Acho que ainda é…
Ou estarás a falar do Bista?
24 Maio, 2019 at 0:14
O que me punha o ecrã azul e branco
24 Maio, 2019 at 18:04
Ahahahahah!
24 Maio, 2019 at 18:04
Bem visto.
23 Maio, 2019 at 15:14
“Descuidaram talvez do mais importante que tinham a fazer – olhar para os adeptos do Sporting.”
“O mandato desde CD tem sido uma enorme e completa negligência comunicativa.”
“Ao invés, preferiram o silêncio, ignorar e até esnobar os adeptos mais insatisfeitos com o resultado eleitoral…”
“Ainda não entenderam que o caminho para pacificar o clube é deixar de enfrentar o passado como fantasmas que lhes podem assombrar o futuro.”
“A limitação do que poderiam ser, passará em pouco tempo para a ínfima parte do que precisariam ter sido.”
“E o mais infeliz de tudo isto: leriam este texto e acredito que entenderiam pouco do seu significado e urgência.”
Está tudo aqui! Este excelente texto do Zero Seis traz o diagnóstico completo do mal que nos assola! E o tratamento!
Infelizmente não vejo nesta direcção capacidade de ler os sintomas e tratar o problema. Este CD está realmente convencido que um ou outro sucesso no futebol irá curar a doença. Daquilo que me foi dado a conhecer de Varandas enquanto presidente, não o queria como meu médico.
23 Maio, 2019 at 18:47
+1
“Daquilo que me foi dado a conhecer de Varandas enquanto presidente, não o queria como meu médico.”
Não se devem misturar as duas coisas…
23 Maio, 2019 at 15:34
Sanatório Leonino
Tito Arantes Fontes: “Conquistar dois títulos numa época! A Taça da Liga e – oxalá assim seja – a mítica Taça de Portugal! Fazíamos, assim, deste ano de recuperação e reencontro do SCP com a sua história e a sua gente, um ano verdadeiramente histórico! E ficávamos com óptimas perspectivas para a próxima temporada – 2019/2020”
23 Maio, 2019 at 15:54
Esta será a próxima narrativa, o ano histórico.
Nicolau Santos já disse que o Sporting Clube de Portugal foi o Campeão de 2018/20019!
Já houve uma quase atribuição de Título de Vitórias em Casa!
Estes títulos todos somados é que são verdadeiros títulos à Leão!
23 Maio, 2019 at 18:48
Quando se tem uma CS com alguma simpatia para connosco, é assim…
23 Maio, 2019 at 21:55
Falta só ganhar ao Porto. Se perder, vão dizer que foi um esforço meritório e que mais não se podia pedir depois de Alcochete. E na próxima época vai ser o mesmo “chip”, porque passaram só dois anos depois de Alcochete, and so on.
Alcochete será sempre um tema omnipresente com esta gente, para se desculparem e condicionarem os sócios que não gostam deles. Este Sporting parece o PCP, que mesmo quando perde “ganha” qualquer coisa. Isto é desonestidade intelectual pura. A vitória do Vagandas foi o pior que podia acontecer ao Sporting no pós-Alcochete, porque não permite virar a página, pois esta direcção vive disso, busca a legitimidade na sobrevalorização permanente daquele incidente. Pensam que assim mantêm os brunistas em baixo, mas fazem muito pior do que isso. Há muita gente traumatizada com aquele incidente, e quanto mais se falar nisso e se associar o Sporting ao que aconteceu em 15 de Maio de 2018, menos essas pessoas terão vontade em voltar a seguir o futebol. Enquanto o Vagandas for presidente não será possível o Sporting voltar a ser o que era antes daquele dia fatídico.
23 Maio, 2019 at 22:32
Isto é quiçá a questão mais importante de todas.
Varandas, se for o tipo que presidiu ao amansar da massa adepta sportinguista, é a antítese de Bruno de Carvalho que foi o presidente que mais expectativa e exigência criou.
23 Maio, 2019 at 23:56
O Vagandas não tem qualquer expressão mediática. Ainda é pior do que o Vieira a falar, mas esse tem o poder do crime organizado para impor respeito.
Não é possível criar empatia com os sócios e mobilizar os sportinguistas com um presidente tão fraco. Não percebo como é que ainda há gente que não entende isto. Mas também não é por meter um bem-falante como o Rogério Alves na liderança que vamos lá. Poderia confortar a alma dos cagões do costume, mas não é isso que faz as pessoas acreditar.
O que mobiliza é uma liderança e a crença num projecto. O Sporting não tem nada disto de momento. O Vagandas só afasta sócios, o Keizer não entusiasma ninguém, e de “rumo” para o futebol só se vê as negociatas com o Veiga.
23 Maio, 2019 at 23:58
Negociatas com o Mendes, digo. Com o outro também houve. A merda é sempre a mesma, só o cheiro é que é diferente.
23 Maio, 2019 at 15:41
O Sporting vai estar sempre dependente do que faz no futebol.
Uma melhor comunicação não salva uma direcção, mas num mau momento dá-lhe uma balão de oxigénio se o resultados desportivos forem maus.
Ou seja, esta direcção tem somado alguns casos de má comunicação, não vou enumerar porque outros já o fizeram e vão aproveitar este ou um post futuro de balanço de época para o fazer.
Ora quando o plano desportivo corre mal, a direcção não tem nada por onde se agarrar e a contestação é maior.
Agora perguntam assim, então e o ano desportivo foi mau ou bom?
Mau não foi.
Um clube que não é campeão á quase 20 anos, a possibilidade de disputar de 2 troféus, não pode ser uma má época.
Depois aqui entra a perspectiva e várias factores.
Por exemplo com LJ e MS, não havia plantel para lutar pelo o titulo.
Nos 3 anos de JJ, sim, tinhas plantel para mais, mas só ao 3º ano é que de facto assumes um plantel que era o melhor em Portugal.
E aqui sim podes assumir uma má época ou má aposta.
Pelo investimento em JJ, pelo investimento no plantel, pela expectativa que crias á volta do plantel.
O Presidente vir dizer que luta pelo titulo, para além de ser cliché, não torna o plantel com qualidade para tal.
No ano de LJ e MS, principalmente no 2º, a abordagem ao mercado foi totalmente errada.
Agora vamos outra questão.
Para mim, o Sporting se quiser voltar a lutar pelo titulo para o ano, com a tal exigência e tal pressão, presica de 4 ou 5/6 reforços que entrem já no plantel e tragam proveito desportivo a curto prazo.
Ou então vamos fazer regressar alguns emprestados, trazer 2 ou 3 players para lançar uma base a longo prazo, sem a tal pressão ou exigência ou pressão de ser campeão.
Pensar que este plantel atual, mais uns regressos de emprestados, aguenta uma época com a pressão e exigência de lutar pelo titulo, é sonhar alto.
É a minha opinião.
Posso também tocar no tema das modalidades.
Foi uma época Europeia.
Internamente foi curto, mas não jogamos sozinhos, penso que o fracasso acabou por ser o Andebol, não desfazendo a campanha Europeia.
No futsal temos o campeonato para ganhar.
Hóquei ainda temos a Taça de Portugal.
Aqui é mais trabalho de Miguel Albuquerque.
Mas lá está, achar que vencer as modalidades dá para segurar uma direcção…
A aposta nas modalidades tem que ser apenas e só pelo ecletismo do clube.
O investimento também.
A maioria trocava um campeonato no futebol, por uma época a zeros nas principais modalidades, eu ASSUMO aqui sem rodeios que o fazia já para o ano.
E não querendo ser arrogante, sei que aqui na Tasca, pensam o mesmo lá no fuuundo, mesmo não querendo admitir.
O que uma vitória no campeonato, fazia esta massa adepta, nenhuma modalidade vai conseguir.
23 Maio, 2019 at 15:50
Completamente de acordo.
Mas sou-te sincero… a UEFA Futsal Cup estava ali taco a taco com o Campeonato de Futebol, em termos de importância.
23 Maio, 2019 at 15:53
Eu que sou um apaixonado pelas modalidades sou o primeiro a dizer que precisamos muito de um titulo no futebol.
Muito…
Fundamental para o cimentar do clube, devolver esperança aos mais velhos e puxar pelos mais novos.
As modalidades serão sempre a nossa alma, mas é impossível não reconhecer a importância do futebol.
23 Maio, 2019 at 18:51
Nem mais.
E o título de 2015/16, mesmo que nos seja atribuído (duvido muito, mas…), não será a mesma coisa…
É muito importante ganhar… De preferência, sem “missas cantadas”…
23 Maio, 2019 at 21:59
Um plantel que só tem 2 extremos e um ponta de relevo, em Portugal, onde a diferença se faz no caudal ofensivo nao pode ser o melhor plantel dos 3 grandes.
23 Maio, 2019 at 15:49
Dois cenários:
a) Nos próximos 4 anos temos “uma comunicação humanizada com hábeis desenvolvimentos de canais próximos e assentes em emoções transversais.”, mas não ganhamos peva no futebol.
b) Nos próximos 4 anos NÃO temos “uma comunicação humanizada com hábeis desenvolvimentos de canais próximos e assentes em emoções transversais.”, mas somos campeões nacionais, pelo menos uma vez.
Destes dois cenários, em qual deles a direcção será mais contestada?
23 Maio, 2019 at 15:52
Qual dos 2 cenários te coloca mais perto de ganhar títulos:
1 – Comunicação humanizada, que apela à paixão do adeptos e que junte adeptos e equipa.
2 – Comunicação inexistente e quando existe é para fazer guerra interna.
Eu continuo a gostar mais do cenário:
Nos próximos 4 anos temos “uma comunicação humanizada com hábeis desenvolvimentos de canais próximos e assentes em emoções transversais.”, e ganhamos uns campeonatos no futebol…
23 Maio, 2019 at 15:55
Uma boa comunicação é fundamental e tem sido um problema há muitos anos.
23 Maio, 2019 at 16:00
Nem mais
23 Maio, 2019 at 16:14
Tiago, sê honesto, tu estás mesmo disposto a dar um oportunidade a esta direcção? É que a comunicação é subjectiva… se quiseres podes interpretar tudo o que se diga para o mal, podes ignorar o que de bom se faz… mesmo que esta direcção faça o maior esforço para ir ao teu encontro duvido que aceites esse ramo de oliveira… já se formos campeões duvido que não festejes como todos os outros…
23 Maio, 2019 at 16:20
Estive com todas as direcções. Porque é que não haveria de estar com esta.
O que me tem afastado desta direcção não é eu dar ou não oportunidade. Estava no inicio do seu mandato como estive com o BdC. A diferença é que um me foi “puxando” para dentro por palavras e acções e outro me foi “empurrando” para fora por palavras e acções. Uma foi-me dando mais confiança neles, outra foi-me dando menos.
É-me completamente indiferente o nome de quem lá está. São as acções de quem lá está, para mim, que o definem.
23 Maio, 2019 at 16:31
Mentiroso.
23 Maio, 2019 at 16:35
Se preferes acreditar nisso e viver nessa realidade alternativa…que seja.
Mas olha que não sou o único…e não acontece só com 2 ou 3….
23 Maio, 2019 at 19:01
Por curiosidade fui ver o que escrevi no dia a seguir às eleições. Mostra bem o quanto eu queria união e quanto eu queria que corre-se bem:
“Tiago Coração de Leão
9 Setembro, 2018 at 11:51
Temos novo presidente. É o meu. Toda a sorte do mundo e muita cabeça. Olha com atenção para o último presidente e percebe bem onde este bem e onde se perdeu. É meio caminho andado para teres sucesso…
Hoje decido abandonar a tasca por um tempo… Tasca e redes sociais. O Sporting e quem me rodeia de amigos querem união e paz. E eu acho que ontem os sportinguistas deram uma grande resposta! Esta guerra só existe aqui e nas redes sociais. E um gajo aqui tende a desgastar-se com isto…
Não sei se o objectivo é destruir o Sporting ou a tasca… Ou os 2…mas sinceramente não quero saber. A Tasca deu-me uma forma de sentir e viver o Sporting que eu não vou deixar que me tirem alguns barulhentos mas completamente minoritários. E o Sporting nunca vão destruir. São tão poucos que por mais barulho façam, na realidade não contam para o totobola…”
23 Maio, 2019 at 19:03
Num post carregado de ódio ao Varandas…
Portanto podes continuar a viver a tua realidade alternativa e a achar que eu estou a mentir e que sou contra a direção por princípio…
O mal é teu que estás cego à realidade…
23 Maio, 2019 at 16:17
E já agora, alguém que me explique, com exemplos concretos, o que é “uma comunicação humanizada com hábeis desenvolvimentos de canais próximos e assentes em emoções transversais.”. Isto é conversa de consultora. Para mim, duma vacuidade que ofende. Fosse o Varandas a falar assim e queria ver o que se diria…
23 Maio, 2019 at 16:47
Isto
23 Maio, 2019 at 15:56
Passava na boa por 4 anos de má comunicação, mas com um campeonato.
Portanto é a A).
23 Maio, 2019 at 16:26
Eu proponho outro cenário:
A) Nos próximos 4 anos temos uma gestão com respeito e informação aos sócios, transparência nos negócios, a trabalhar com empresários que respeitem o Sporting, com a manutenção da aposta e investimento nas modalidades, mas não ganhamos peva no futebol.
b) Nos próximos 4 anos temos uma gestão à carnide, com opacidade nos protocolos e sem explicações aos sócios, com negócios com Jorge Mendes, sem posse da totalidade dos passes de jogadores, com a permanência apenas das modalidades auto-sustentáveis, e somos campeões nacionais, pelo menos uma vez.
23 Maio, 2019 at 16:33
Ok. Nesses cenários que apresentas e voltando à minha pergunta, em qual deles existirá maior contestação à direcção?
23 Maio, 2019 at 16:44
Mais uma coisa, eu concordo com as tuas críticas à gestão do carnide. Mas estás a falar como se eles estivessem quase a desaparecer. Há anos que anda aí esta conversa e na realidade só têm ficado mais fortes. Sinceramente, não acredito que penses assim. Se formos campeões no cenário b) vais ficar em casa? Na realidade nunca ninguém o saberá. É a vantagem da internet. Aqui podes ser o maior arauto da moral e dos bons costumes, que lá fora nunca ninguém te vai apanhar em contradição.
23 Maio, 2019 at 18:42
Já votei e confiei cegamente em direcções em que tudo foi feito deste modo. A fatura foi apresentada em 2013.
A verdade é que nunca me foi dado outro cenário que não fosse o de ter contas negativas e ser eterno candidato. E eu como amo o Sporting acreditei nestas pessoas.
A actual direcção apanhou o Clube numa situação que em nada podemos comparar com a de 2013. Se têm dificuldades em gerir o que herdaram, imagino o que seria se tivessem entrado com um prejuízo de 160 milhões, com um plantel de jogadores caros e sem mercado, sem contratos para antecipar, sem modalidades, sem televisão, sem 90 mil sócios pagantes, com a Banca a impor um PER para voltar a emprestar dinheiro.
Bastava a esta direcção que cumprisse o slogan de campanha em vez de gastar energia a atacar a ideia de que é possível fazer do Sporting um Clube com lucros sucessivos, património e resultados desportivos. É nisto que estão a investir as suas forças, apagar a ideia de que muito do Sporting de hoje foi conseguido pelo outro.
Eu, enquanto tiver memória, não deixarei que se lampionize o Sporting. Apagar a história é de lampião.
SL
23 Maio, 2019 at 19:01
Muito bom comentário, que subscrevo.
Acrescento esta ideia que é matéria que me preocupa.
Acredito que este ano, à custa das vendas já feitas e as “previstas ” o resultado na SAD será positivo. O problema é que estando em crescimento acentuado os gastos de financiamento e amortizações é imperioso uma gestão muito cuidadosa dos gastos operacionais, nomeadamente salários.
As medidas que tenho visto aparentemente, (tirando o Nani :)) estão longe de se puder antecipar uma redução e a situação na SAD rapidamente pode ficar descontrolado e convém não esquecer que o problema das vmocs continua por resolver.
Mas o mais preocupante será a saúde financeira do clube, leia-se modalidades, temo que, ao contrario dos últimos anos o resultado será substancialmente negativo e que a muito curto prazo poderá tornar-se incomportável. Haja transparência na informação, é o que espero.
23 Maio, 2019 at 20:14
Obrigado Malcolm.
Também preocupa-me o estado das nossas contas.
Sem Liga dos Campeões e com uma massa salarial tão elevada não temos outra alternativa que não reduzir custos. A nível de receitas a vitória na Taça de Portugal é importantíssima para convencer os mais resistentes a comprar gamebox.
Tenho a opinião de que muito do silêncio “estratégico” é derivado a não conseguirem cumprir o que tinham previsto de início e não quererem avançar com metas que podem não cumprir.
As vendas de Acuna, Coates e até Bas Dost provavelmente entrariam neste plano, para redução da massa salarial.
No entanto, ou pelos valores, ou pela pressão dos adeptos, ou pela pressão dos resultados, Acuna não saiu
e não acredito que para Dost e Coates chegarão propostas que permitam poupar e encontrar substitutos com a mesma qualidade e mais baratos. Mas penso que não terão alternativa.
Em relação as VMOC acredito que estes encaixes de Gelson Martins, Jonathan Silva e algum da Apollo (acreditando que não receberemos 100% de Gelson de imediato) darão para recompra pouco mais de 17 milhões, o suficiente para ficarmos com a maioria da SAD, mas nunca os 90% que custariam 44 milhões de euros.
A venda de Bruno Fernandes é a garantia do orçamento da próxima época. Convém ser bem vendido.
Nas modalidades já sabíamos que não haveria mexidas no orçamento por razões políticas. Ora, se acrescentamos uma modalidade como o Basquetebol e mantemos o mesmo orçamento em algum lado teremos de cortar.
Gostaria de estar tão confiante no futuro do Sporting como estou na vitória neste fim de semana.
23 Maio, 2019 at 22:20
Ainda consegues ser mais optimista do que eu em relação às contas. Eu sei que o futuro é sempre imprevisível e por vezes aparecem coelhos na cartola.
– O problema que vejo nas modalidades é que se manteve o orçamento em que se previa um crescimento dos rendimentos e a avaliação que faço é uma queda das receitas entre 10 a 20%. E com isso um resultado negativo entre 3 a 5M.
“3,2 milhões de euros previstos de crescimento da receita, a quotização tem o maior peso (cerca de 1,2 milhões a mais ao último exercício 17/18)”
E como referes, próxima época ainda haverá a considerar mais uma modalidade. Não vejo as coisas fáceis e será aqui, no clube, que primeiro surgirão as dificuldades, a SAD será mais tarde.
Na SAD, há 40M de “obrigações pecuniárias vencidas” será necessário bem mais do que os 17M para concretizar a reestruturação e eventual compra das vmocs. As vendas até ao momento apenas vão equilibrar este exercício por isso só uma venda de BF acima dos 70M dará tranquilidade para a próxima época e um precioso auxilio ao processo de reestruturação. Não será fácil e certamente vão ser feitas mais vendas.
Lá está, sou pessimista por natureza e por vezes o melhor é não sofrer por antecipação, mas prefiro ver o quadro negro e depois ter surpresas agradáveis.
Sobre a final, que são sempre para ganhar, estou confiante que os nossos jogadores tenham uma vontade maior de ganhar do que os jogadores do Porto e por isso confio na vitoria.
23 Maio, 2019 at 23:07
Tem razão. Seria bom que orçamento fosse o mesmo que “dinheiro em caixa” . Mas apesar de tudo (até que tenhamos o REC para confirmar) acho que as modalidades não se portaram mal e as receitas provenientes da bilhética foram melhores que na época passada. Admito que possa estar enganado a este respeito mas tenho esse feeling.
Em relação a venda de merchandising penso que teremos uma agradável surpresa principalmente por causa das modalidades. Era importante que as verbas provenientes destas vendas revertessem na totalidade para o Clube.
Entretanto o Andebol conseguiu um patrocinador e são mais uns “pozinhos”. Acredito que muito ainda pode ser feito para captar mais receitas.
Por outro lado acrescentamos o Basquetebol , que é dispendioso, o Hóquei Feminino e teremos de construir um novo plantel para o Voleibol Masculino (e Feminino?), equipa técnica incluída.
Digamos que estou menos pessimista que o Malcolm. Vamos aguardar para ver o que vai acontecer.
Relativamente a Reestruturação Financeira a única coisa que me preocupa realmente é a percentagem que compraremos das VMOC . Tendo abandonado a RF iniciada por Vieira e concluída pela CG, será aqui que iremos enfiar o pé na poça. Temo que ficaremos mal servidos tantos nas VMOC, como na recalendarização da dívida, prazos e juros que iremos pagar.
Penso que não iremos ter a totalidade das VMOC (oportunidade única e que nos daria uma capacidade negocial brutal) e empurraremos a dívida com a barriga para quem vier a seguir.
Estaremos cá para avaliar o resultado. E já não falta muito.
24 Maio, 2019 at 0:54
… obviamente a A… tenho valores, princípios e dignidade… e nunca me irei ‘vender’ por um título ou quantos sejam…. preferirei sempre a A, porque isto, – ”uma gestão com respeito e informação aos sócios, transparência nos negócios, a trabalhar com empresários que respeitem o Sporting, com a manutenção da aposta e investimento nas modalidades”- é o meu ideal de Sporting…
23 Maio, 2019 at 16:49
A comunicação é uma parte muito importante de um clube.
Os campeonatos são o objectivo.
Ganhar um campeonato, e principalmente tendo em conta a seca que passamos, faria mais que uma boa comunicação.
As ultimas vezes que fomos campeoes, como era a nossa comunicação?
23 Maio, 2019 at 17:00
Obviamente.
Não percebo muito bem é porque é que elas são colocadas como exclusivas…
Não creio que comunicar bem e aproximar-se dos sócios invalide ganhar o campeonato…
23 Maio, 2019 at 22:06
Mas qual é a dúvida
Opção A) claro
Os títulos contam muito mais do que a comunicação.
Se a equipa jogar à bola, ganhar mais vezes, os sportinguistas ficam contentes, o estádio enche, os adeptos compram camisolas, etc
Os presidentes servem para organizar, definir estratégias, gerir.
Os atletas para fazer magia em campo.
E os adeptos vão atrás da magia. 🙂
23 Maio, 2019 at 15:58
Sanatório Leonino
Henrique Monteiro: “O Sporting, depois de amanhã, tem de conquistar a Taça. Será o início do regresso de um clube que muitos quiseram matar”
23 Maio, 2019 at 16:17
A começar por este FDGP…
23 Maio, 2019 at 16:08
Concordo contigo, mas como não conto tacas da liga este ano ainda não ganhámos nada. Mas gostaria que a taca fosse conquistada. A ver vamos.
O segundo lugar é o unico aceitavel, mas dado as condicionantes até se aceita.
Mas na minha forma de ver, em 2013 o clube estava 10x pior, e não existiram desculpas. Era lutar pelo melhor resultado possivel. Agora ganhando umas tacinhas é um bom ano. Agora vendem 3 jogadores por menos de 60M e ainda fazem a festa (valiam no minimo o dobro). Agora compram jogadores duvidosos por valores completamente ridiculos, mas dantes o salário do treinador é que era problemático. Agora é basicamente aguentar e não chorar.
Lamento mas não sou dos que pensam que a direccão está lá a tentar servir o clube, mas sim a encher o bolsos, e todos sabemos a quem. Sporting sim, nas modalidades, tudo o resto é nouvelle.
23 Maio, 2019 at 16:20
Sanatório Leonino
Lizardo: “O Sporting é hoje, novamente, um Clube datado à imagem do Clube que Sousa Cintra deixou quando abandonou a sua presidência nos anos noventa”
23 Maio, 2019 at 19:08
Datado 🙂
Love inglesaismos.
23 Maio, 2019 at 16:33
conversa para boi dormir
23 Maio, 2019 at 16:40
Exacto. A maior parte dos que contestam nunca quiseram dar oportunidade seja a quem for que não seja o “ídolo”, e nem com o campeonato lhe crédito a ninguém. São os mesmos que clamam por transparência mas quando a vêem, berram “aqui d’el Rei” porque não serve os propósitos da agenda do ídolo.
23 Maio, 2019 at 22:41
Hã? Quando é que houve transparência? Quando deixaram sair os salários dos profissionais do clube?
Relembro que os danos dessa fuga de informação ainda nos vão doer durante anos
23 Maio, 2019 at 22:47
Será que o ReC consolidado de 2017/2018 já foi publicado na site?
Confesso que não fui verificar, já cansei de procurar e não encontrar, nos últimos anos era sempre publicado em finais de Janeiro, inicio de Fevereiro.
Das coisas que mais me vai custar suportar será a perda transparência …. vamos continuando atentos.
23 Maio, 2019 at 16:56
Boas Tardes, Caros Tasqueiros
Querer-se falar de época de futebol e centrar-se a narrativa em “comunicação”, “envolvimento dos adeptos”, “união” e bla, bla, bla, confessa desde logo uma opinião do autor: que objectivamente esta época está a sair melhor do que o esperado ou expectável.
É por isso que não se está a discutir o que significa (se é que significa alguma coisa) jogar Renan Ribeiro em vez de Rui Patrício, Gudelj em vez de William Carvalho, Gelson Martins em vez de… quem? Raphinha já tinha sido contratado… e Jovane Cabral em vez de Rafa Leão.
É por isso que não se está a discutir que esta época, a esta data, é pelo menos igual à anterior (e vai ser bem melhor depois de ganharmos a Taça). E não tivemos esta época um CD com 4 épocas de experiência e um Treinador Todo-Poderoso com 2.
Pff.
Entendo toda e qualquer reserva que se tenha relativamente quer ao Conselho Directivo quer à Equipe Técnica para a próxima época. E compartilho de algumas dessas reservas!
Agora, que isso não tolde o raciocínio na apreciação do que esta época tem sido. Quando poderia ter sido muito pior (obviamente os Caros Tasqueiros que no início da época falavam em “lutar pelo quarto lugar com Braga e/ou Guimarães já cá não estarão, pois claro).
Mais: se ganharmos a Taça de Portugal (como vamos ganhar!), gostaria de ver um Tasqueiro, um que seja (até pode ser qualquer um dos cartilheiros) que venha dizer que não foi uma época muito satisfatória!
SL
23 Maio, 2019 at 18:14
O Sporting está na merda quer ganhe sábado ou não. É melhor estar na merda com duas taças do que com zero? Sem dúvida. Mas não se sai da merda na mesma.
É impossível ver esta temporada como satisfatória.
23 Maio, 2019 at 21:19
Cara Maria Ribeiro,
Está a partir de um pressuposto que eu não compreendo, que é que “o Sporting está na merda”.
E se (melhor dizendo, quando!) ganharmos a Taça de Portugal, a época não ser “satisfatória”, nesse caso pergunto qual foi a última: 2001-2002?
SL
23 Maio, 2019 at 21:32
Sim a SATISFATÓRIA aquela em que fomos campeões pela última vez! A menos má a da última ida à Champions, convenhamos que o dinheiro ganho com a entrada nessa competição e a promoção a visibilidade do clube e a valorização dos jogadores quando comparado com qualquer taça….pppuuuffff
23 Maio, 2019 at 21:39
Caro PRETORIANO,
Percebo o seu pensamento:
1- Championship or bust;
2- Melhor € que troféus.
Ok.
Da próxima vez que for ao nosso Museu vou verificar atentamente se existe alguma vitrine com notas.
SL
23 Maio, 2019 at 21:56
Afinal, não percebeu!
1 – campeonato or bust (para ganhar o campeonato temos que começar pela corrupção…em silêncio não vamos lá…)
2 – Champions
3 – taça de Portugal
4 – taça Lucílio Batista.
As notas não servem para estar em vitrines mas sim para arranjar “matéria prima”.
23 Maio, 2019 at 17:07
Sanatório Leonino
Jorge Cadete: “A época já é positiva [com o troféu da Taça da Liga]. Há três candidatos [a ganhar troféus em Portugal]. Se um ganhar um dos troféus já é uma época positiva. Se ganhar dois já será uma época de sucesso, independentemente das condicionantes”
23 Maio, 2019 at 22:11
“Se ganhar 3… Então… Uau! é a put@ da loucuuuraaaa!!!! 😀
23 Maio, 2019 at 17:13
A melhor coisa de ganhar a taça será o Porto não ganhar nada este ano !
No entanto sem champions cada vez o fosso fica maior e mais difícil de apanhar os rivais…
Será preciso voltar a fazer mais com menos…mas tmb não podemos exagerar…diabys e gudelj nem aos mínimos chegam…
O kaiser vai ser posto a andar a meio da próxima epoca se não tiver o B Fernandes para o salvar.
23 Maio, 2019 at 17:37
“A melhor coisa de ganhar a taça será o Porto não ganhar nada este ano !”
Caro M Pereira, really????
SL
23 Maio, 2019 at 17:42
pois…realmente pode ter sido a frustração a falar…
Mas nitidamente isto não salva a época….
23 Maio, 2019 at 17:47
….mas o que é que interessa o Porto?!?
23 Maio, 2019 at 22:09
“No entanto sem champions cada vez o fosso fica maior e mais difícil de apanhar os rivais…
Será preciso voltar a fazer mais com menos…”
Essa é que é essa…
(irony moment)
E menos dinheiro para exercer “poder de influência”…
Enquanto nós vamos com envelopes timbrados com o símbolo do leão rampante recheados de 3.000 euros, outros vão com “caixas Eusébio” com 60.000 euros…
23 Maio, 2019 at 17:40
Sanatório Leonino
Zeferino Boal: “Acreditamos e vivenciamos as vitórias do Sporting em qualquer circunstância, no entanto também, gostaríamos de sentir a felicidade quando as vitórias não ocorrem porque degustamos de bons espetáculos desportivos”
23 Maio, 2019 at 18:10
Esta direcção é um silêncio completo e constante. Faz-me impressão que seja o próprio clube a ignorar a profunda divisão que existe entre adeptos e que não, títulos não vão curar esta ferida. Já passámos há muito esse ponto.
Hoje, um Sporting campeão não seria um Sporting consensual, apesar da ausência do título há quase 18 anos. Isso é um facto que ultrapassa o alarmante, é grave, muito muito grave.
Passo os dias a ver pessoas do mesmo clube insultarem-se por coisas mínimas. As respostas aos canais oficiais do clube são da coisa mais horripilante que se pode ler.
O Sporting vai jogar uma final com o Porto, para lá chegar ultrapassou o Benfica, e o entusiasmo está digno de um arraial de bairro. Em que sabemos que até à meia noite está tudo bem disposto, mas os bêbados da madrugada vão acabar por andar à porrada.
Existe um problema. Que enquanto não for assumido por quem nos comanda, sem medos, não vamos ver paz neste clube. Neste momento o maior inimigo do Sporting não é o sistema, nem o Porto, nem o Benfica, nem o Jorge Mendes, nem os jogadores que rescindiram e os seus agentes. O Sporting está a implodir há um ano e todos assobiam para o lado enquanto nos tentam provar o que é o sportinguismo “puro”, desprovido de interesse próprio. Eu tou m’a cagar para o vossos sportinguismo puro.
Não alimentem a mentira, nem a especulação, não façam de nós parvos e digam-nos de uma vez: qual é o projecto, quais são as reais dificuldades, o que devemos agradecer a quem aqui esteve antes e o que devemos julgar em quem aqui esteve antes.
23 Maio, 2019 at 18:47
Excelente comentário, Maria.
23 Maio, 2019 at 18:50
Bom comentário!
23 Maio, 2019 at 20:02
Vou resumir mas tenho plena consciência que a questão tem muitas, muitas outras nuances:
Não deixaram o ex-presidente ir a eleições.
A partir daqui… Fodeu.
Se antes já não tinham razão depois disto ficou bem explícito ao que vinham.
Quem quisesse o melhor para o Sporting (a tal união) nunca aceitaria uma eleição naquelas condições.
Era tão óbvio que isto iria acontecer.
Agora é aguentar as duas facções.
23 Maio, 2019 at 22:31
“Quem quisesse o melhor para o Sporting (a tal união) nunca aceitaria uma eleição naquelas condições.”
É mesmo isto e cheguei a escrever aqui, que o meu voto seria do primeiro candidato que criticasse a postura da comissão em relação a este assunto. Até poderia concorrer na mesma, mas no mínimo deixava claro a sua discordância e demonstrava inteligência para perceber as consequências desse facto.
Nenhum o fez, nenhum levou o meu voto.
23 Maio, 2019 at 21:17
Bom comentário!
O problema das respostas para o último parágrafo é que, quando tudo começa com uma mentira… ou com várias…
Acho que no final desta época é obrigatório que nos expliquem o que aconteceu ou vai acontecer com a reestruturação financeira! E qual a política de comunicação de um clube que é prejudicado há várias décadas pela Chico espertice, conluios, tráfico de influências, corrupção… A corrupção no futebol não vai terminar. Vamos continuar em silêncio esperando que sejam outros a resolver os nossos problemas!??
23 Maio, 2019 at 22:06
Esta direcção não tem condições para fazer nada, Maria. Há imensa gente que os detesta, e não são só os “brunistas”. O asco aos corpos sociais é tal que contamina a relação com o clube, e isto é insustentável. Não conheço ninguém que goste deste presidente, NINGUÉM! Pensar que se ganham títulos no futebol quando a liderança do clube é odiada por muitos e a generalidade dos sócios por ela sente indiferença, é lírico. Até pode acontecer que o Estado Lampiânico dê um campeonato de futebol ao Sporting para ajudar a manter esta direcção no poder, mas corremos o risco desse título nem ser celebrado por muitos sócios… Vamos dizer que esses sócios estão a mais, que não são sportinguistas, ou o problema é muito mais profundo? Acho que a resposta é evidente.
23 Maio, 2019 at 22:16
Acrescenta um ponto importante, Jordão. Existe realmente um asco por muita gente dos corpos sociais que são conotados com outras direcções.
23 Maio, 2019 at 23:59
Como? Não percebi inteiramente.
23 Maio, 2019 at 18:21
Bom texto do Zero Seis com muitos pontos relevantes.
Bom comentário também da Maria Ribeiro aqui em cima…
De resto, acho melhor dar mais umas 2 ou 3 semanas para fazer o balanço final de época do Sporting (global). Até para o futebol é melhor esperar mais um pouco porque haverá grande diferença entre uma época com uma Taça da Liga e uma época com uma Taça da Liga e uma Taça de Portugal!
De qualquer maneira, e para mim, o balanço duma época vai um pouco além dos títulos que se conquistaram!
23 Maio, 2019 at 18:29
Eu ainda me lembro como aqui há 3 meses atrás andavam por aqui umas avantesmas que diziam que iríamos ser ultrapassados plo moreirense na tabela classificativa…
23 Maio, 2019 at 18:48
Também li por aqui que o Wendel era um flop…
24 Maio, 2019 at 0:25
Não sabia que o JJ comentava aqui…
24 Maio, 2019 at 0:25
Pois, o caos e o catano…
23 Maio, 2019 at 18:48
Mais um grande texto , 06!
“Ainda não entenderam que escutar as mais críticas opiniões é tão mais valioso que escutar os elogios.”
Os erros do passado mantêm-se no presente. Mas neste caso , acho que eles não querem mesmo saber. Só querem é fazer as negociatas deles e mais nada.
23 Maio, 2019 at 19:42
Neste momento que se encontra o futebol…. Tudo o que seja ficar fora da champions só pode ser considerado uma época ruinosa.
A distância vai ser cada vez maior entre os clubes q vão a champions e os q não vão.
Ou consiguimos mto em breve esse feito ou perdemos de vez o comboio dos da frente.
23 Maio, 2019 at 21:07
Enquanto não existir da nossa parte um combate efectivo à corrupção que impera na futebol, já perdemos o comboio dos da frente. Parece que esta direção não vê, não percebe, ou não quer perceber e finge que não percebe!
O Sporting calou-se!
23 Maio, 2019 at 19:48
Como sempre grande texto com ideias claras, precisas e concisas como se quer o Sporting de hoje e no futuro!
A respeito de ganharmos um campeonato, já ando há anos a dizer isto: deixem as taças internas e as competições europeias para os outros e concentrem-se no campeonato!!
Foi assim que os benfas ganharam este último campeonato, e foi assim que o porto o perdeu (deu tudo pela champions)!!
SL
23 Maio, 2019 at 19:54
Os troféus são sempre muito bem-vindos e eu sempre dei muito valor à taça de Portugal. No entanto, os tempos mudaram. Crítico agora, são os milhões da champions. Isso é que pode tornar-se irremediável.
23 Maio, 2019 at 20:11
Sanatório Leonino
UiUiUi: “O Sporting não pode nunca ser ganhar a todo o custo. Prefiro 3º lugar com honestidade do que 3º lugar com murros em tudo e todos, até em si mesmo”
23 Maio, 2019 at 20:15
Claro, desde que o 3º lugar seja tranquilo.
Já agora, quem é que escreveu essa?
23 Maio, 2019 at 20:39
https://twitter.com/UiUiUi11400712
23 Maio, 2019 at 21:46
Também tem esta:
“Gelson da rescisão ao refugo e a lutar por não descer em França. Bruno Fernandes regressou e está a 70 milhões de sair para um grande. Burros os que quiseram ser espertos….”
23 Maio, 2019 at 21:55
Vi essa também
23 Maio, 2019 at 20:31
Concordo com muito do que o Zero Seis escreve. Atravessamos uma crise comunicacional da qual não iremos sair porque parece não haver vontade para dela sair. Há um afastamento do CD para com os sócios, sejam eles pró ou anti CD. O pior de tudo é que isto é um problema muito fácil de se resolver.
Quanto ao ser boa ou má época, para mim não depende da taça. Foi uma época com algumas atenuantes, mas também foi uma época onde fomos eliminados por uma equipa franquismo na liga Europa e tivemos dois tombos gigantes que nunca poderiam acontecer. Tondela e Portimão foram 2 jogos vergonhosos. O primeiro porque jogámos em superioridade numérica e permitimos que o Tondela saísse por cima, Tondela que foi o nosso carrasco este ano. O segundo porque foi só humilhante, onde eles fizeram de nós o que quiseram. Senti-me mais humilhado com isto do que ter levado 4 do Carnide em casa.
Foi uma época satisfatória, mas que não serve de exemplo para nada. A próxima tem obrigatoriamente de ser melhor, se for pior que isto, o CD que peça para ir à casa de banho e sair.
SL
23 Maio, 2019 at 20:31
*equipa fraquissíma
23 Maio, 2019 at 22:18
A má comunicação não é a causa, é uma das consequências de uma direcção sem povo leonino, barricada, que apenas conta com o apoio de notáveis e da comunicação social afecta aos lampiões.
O que sinto em relação ao Sporting neste momento é o mesmo que os alemães que detestavam os nazis sentiam relativamente ao seu país. Sinto orfandade e vergonha, e queria o meu clube de volta. Tenho saudades de vibrar com o Sporting, mas neste momento não consigo. É como diz a Maria, o entusiasmo com a final da Taça é zero. T
24 Maio, 2019 at 1:09
+1
23 Maio, 2019 at 22:22
Sanatório Leonino
Manuel Fernandes: “Se ganharmos a taça e ficarmos em terceiro lugar será uma boa época”
23 Maio, 2019 at 22:24
Esse foi um dos meus ídolos de infância, parece que se vendeu…
23 Maio, 2019 at 22:29
Também foi meu. E ainda é. Custa-me ver uma figura histórica do Sporting como Manuel Fernandes ser gozado na televisão.
23 Maio, 2019 at 22:42
Sempre fui mais do “low profile”Jordão que Manuel Fernandes, mas isso não impedia ter um enorme carinho e respeito pelo Manel que fui perdendo nos últimos tempos, neste momento é mais uma figura daquelas que quanto mais longe estiverem do clube, melhor.
24 Maio, 2019 at 1:10
… também ‘curtia’ mais o Jordão…
23 Maio, 2019 at 23:05
Olhe que nao Pretoriano. Manel dos Sarilhos vive cm intensidade o Sporting.
Foda-se deixemos de merdas querem que o Sporting ganhe sempte ou nao.
Eu quero independentemente quem seja o presidente.
Eu quero que Bruno de Carvalho o Fivelas o Rata Soares o Jasus e outros se fodam eles podem amar o clube mas nao amam mais que eu ou milhares de socios e adeptos.
Ainda nao repararam que muitos que entram no clube e todos eles praticamente amam mais o salario a popularidade ou as conveniencias do que o clube.
Caralho viram BdC chorar pelo clube viram outros caralho ?
Foda-se quem ama e capaz dr chorar de declinar salarios e conveniencias foda-se quem ama tem obsessao.
Nao tenho visto essa merda a decadas nos croquetes brunistas ou outros caralhos de dirigentes que tivemos e temos dai o nosso insucesso.
Sao todos uns conas moles uns conas de sabao enrabados, desculpem o termo pelo filho da puta do Sistema.
Fala-se tanto em golpes e merdas mas o que acho mesmo e que o clube precisava mesmo era de um golpe de estado a militares do 25 de Abril feito por nos nos nos somente nos nos socios e adeptos. Todos nos recupetarmos a mistica e o nosso clube em so uma unica direccao a nossa real e verdadeira matriz de identidade a GLORIA.
Ou pelo menos lutar ate a exaustao pelos titulos.
Onde esta o projecto desportivo onde esta as contratacoes cirurgicas e a aposta na juventude
ONDE ESTA O ENTRAR NO DEFINITIVO PARADIGMA DA GLORIA. SABEM-ME RESPONDER CARALHO.
NAO EXISTE E PORQUE
PORQUE AMAM MAIS ESTE OU AQUELE DO QIE O SPORTING CARALHO !
SOMOS UM CLUBE OU UM PARTIDO POLITICO EM BUSCA DE VOTOS, CARALHO ?
ENFIM EU SOU UM DOS TAIS QUE SO QUER A VITORIA E A GLORIA DO CLUBE.
DAQUI A POUCO ALGUNS INSUSPEITOS DO ERRO
ALGUNS SABOES DA RAZAO.
ALGUNS SUBLIMES DO TECLADO E DAS SUAS TEORIAS ME CHAMARAO DE TERRORISTA POIS QUE CHAMEM.
FODA-SE VIVA O SPORTING.
23 Maio, 2019 at 23:17
No meio de tanto amor e soluções que afirmam ter deixam o Clube definhar e a massa adepta perder a chama, o fervor com que viveu estes últimos anos.
Faço minha a sua pergunta, Sonhador: onde está o projecto?
23 Maio, 2019 at 23:35
Nao existe caro JHC sera que sera tao tao dificil planear estruturar e organizar um projecto ?
Sera que sera assim tao dificil fazer contratacoes cirurgicas em vez de entulhos sucessivos.
Sera que sera assim tao dificil apostar em miudos com valor do que apostar em jogadores medianos ?
Sera que sera assim tao dificil ?
Ou temos tido erros sucessivos. Muita Incompetencia e muito Protagonismo de falar ca para for o que se deve resolver em gabinetes dentro do clube mas em prol dos beneficios do clube caralho nao de interesses de faccoes sejam elas quais forem.
Caro JHC a metodologia o rigor a competencia o profissionalismo o compromisso atletas e jogadores com o clube e a simbiose PAIXAO TOTAL SOCIOS E ADEPTOS CLUBE SO EXISTE MUITO ESPORADICAMENTE, POIS DE RESTO E FARTAR VILANAGEM AMOR A CERTOS SENHORES OU FACCOES.
INFELIZMENTE TEM SIDO ASSIM E MUITO MENOS O QUE INTERESSA.
SPOOOOOOOOOORTING SPOOOOOOOOORTING
QUE E O QUE INTERESSA.
OS MEUS CUMPRIMENTOS A SI JHC QUE PELO QUE TENHO REPARADO POR AQUI E UMA PESSOA QUE ESTANDO DE ACORDO OU DESACORDO SE PODE DIALOGAR.
PENSEM NO SPORTING PORRA.
SL JHC e todos os que querem somente um SPORTING SEMPRE NA FRENTE.
23 Maio, 2019 at 23:56
“Nao existe caro JHC sera que sera tao tao dificil planear estruturar e organizar um projecto ?
Sera que sera assim tao dificil fazer contratacoes cirurgicas em vez de entulhos sucessivos.
Sera que sera assim tao dificil apostar em miudos com valor do que apostar em jogadores medianos ?
Sera que sera assim tao dificil ?”
Caro O Sonhador,
É difícil. É muito difícil. Para o SCP (os milhafres fizeram-no).
A última vez que se viu algo parecido com um “projecto” para o futebol profissional foi nos tempos do Leo Jardim e do Marco Silva.
Mas, infelizmente, foi por falta de €.
Havia uma aposta grande na “prata da casa” e tentavam-se as ditas contratações “cirúrgicas”. Obviamente, sem grande € para contratar os jogadores externos “certos”, andou-se em muita “tentativa e erro”, às (muitas) vezes com maus resultados. Outras, com excelentes (como o Slimani).
Estávamos em potencial “crescendo”, alavancados em jogadores como o Rui Patrício, Adrien, João Mário e o William Carvalho.
Tinhamos imensos jovens com potencial para contribuirem (nem que fosse como “role-players”) como o André Martins, o Mané, o Esgaio, o Cédric, o Ruben Semedo, o Iuri Medeiros…
E todos vimos o que aconteceu a seguir…
O SCP não tem “tempo” para instalar um projecto que não garanta lutar pelo campeonato no imediato. E em parte compreendo o porquê: são imensos anos sem ganhar. Mas é exactamente por isso que não conseguimos ter a estabilidade necessária (na equipe técnica e no plantel) para “fazer” uma equipe vencedora.
É possível. Mas é muito difícil. Para o SCP.
SL
24 Maio, 2019 at 0:22
SL meu caro meu caro Livramento o do hoquei que deus tenha em descanso um dos meus idolos de sempre do Desporto apesar de nao ser do tempo dele como jogador.
Isto no Sporting e mesmo dificil e esse preso por ter cao a tal aposta nos jovens -uns dizem logo com jovens nao se ganha ou se e preso por nao a fazer o que ate acho mais grave nao se fazer a aposta nos jovens e meter jogdres medianos mas isto e sempre assim quase ninguem agrada.
Ate eu ou todos nos na vida temos gente que nada tem contra nos mas so o embuste da nossa presenca porque a nossa presenca pode roer de inveja esses tais que nada tem aparentemente mas tem sempre nem que seja pela subalternidade da presenca deles proprios.
Nao me acho nem mais nem menos que outros.
Tenho defeitos e tenho virtudes.
Nem Jesus Cristo agradou.
Mas mesmo que nao me topem por qualquer razao e a pessoas que ate por nada nao toleram outras tem de lidar ou saber lidar comigo. Caso nao queiram nao me incomodem de preferencia pois cada qual e livre.
SL para si Livramento.
Viva o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.
24 Maio, 2019 at 0:28
E por muita muita mesmo Instabilidade e mesmo falta de Organizar esse mesmo projecto por nao se ganhar a anos continuamos no mesmo ciclo de divisao e clivagens com e sempre sempre o ADIAMENTO DO TAL PARADIGMA VITORIOSO.
Isto tudo e mais os Sistemas que outros clubes usufruem e disfrutam ao mais alto nivel enquanto nos somos sempre empurrados rumo a escuridao e imensidao do declive e do buraco fundo.
Assim e sempre e sempre muito muito dificil para o nosso Sporting.
24 Maio, 2019 at 0:28
Não consigo perceber que raio de projecto viam vocês nos anos do Jardim e do Silva!
Só mesmo se era o projecto “Não há dinheiro para ser este ano”!
24 Maio, 2019 at 1:20
Caro Miguel,
Provavelmente não se lembra quando perguntavam ao Leonardo Jardim se o SCP era candidato ao título e ele respondia “nós temos um processo”.
Não nego, obviamente, que a falta (atroz!) de dinheiro obrigou a repensar o plantel.
Mas o que surgiu foi um plantel assente na aposta nos jovens da formação (uns deram – ja citados – outros não (Wilson Eduardo, André Martins…) com tentativas de contratação de jogadores que seriam mais-valias (novamente, uns deram – Montero, Slimani – outros não, outros poderiam ter dado mais – Capel, Carrillo…).
Desenvolvendo este plantel, incorporando mais-valias (como por exemplo Paulo Oliveira) e conseguindo aproveitar e desenvolver talento como o de Matheus Pereira, Geraldes, Iuri, Gelson, Tobias, etc., era o caminho a seguir.
Pasme-se: mesmo quando o Cancro entrou e lutamos pelo título até ao fim, dos 10 jogadores com mais jogos, 7 já cá estavam: Patrício, João Mário, Gelson, Adrien, William Carvalho, Paulo Oliveira e Slimani. Jogadores com custo de aquisiçao bastante baixo (ou nenhum).
O problema foi a seguir.
Até aí, institucionalizado ou não, anunciado ou não, a idéia da construção do plantel era a acertada, e a que mais se aproximava de um “projecto”…
SL
24 Maio, 2019 at 1:35
Bom comentário. Só não foi projecto de corpo inteiro porque não teve continuidade com a saída de LJ.
24 Maio, 2019 at 0:43
O projecto de todos os presidentes é sempre o mesmo, gastar e tentar tudo que estiver ao alcance para ser Campeão.
Também o facto de andarmos desesperados por conquistar o Título de Campeão Nacional faz com que sejamos “presas” fáceis dos adversários. Para além dos esquemas e favores arbitrais, é fácil plantar uma notícia num pasquim a dizer que há mal estar no balneário para criar todo o tipo de especulação de forma a desestabilizar a equipa.
Basta uma derrota ou um empate para ser posto em causa todo o trajecto.
Mas para mim o que falta realmente é ter uma direcção que dirija o Clube para o adepto e sócio e não para o seu reconhecimento.
Se por um lado esta direção parece não estar de todo interessada em se pôr a frente dos atletas nas fotografias, por outro não perde uma oportunidade de atacar o anterior CD que deixou um Sporting com uma pujança desportiva e uma capacidade financeira como nenhum outro presidente teve. Se continuar nesta demanda a queda será inevitável quando os resultados do futebol não forem bons. À voz dos ex-apoiantes descontentes se somarão as vozes dos detractores.
Como disse noutros comentários, quem tem a obrigação de liderar a pacificação do Clube é a direcção.
24 Maio, 2019 at 1:32
Caro JHC,
Lá vem o Caríssimo “desconversar”…
Estamos a falar de futebol. Não de Direcção.
Os milhafres ganharam este campeonato. Que raio teve LFV a ver com o assunto?
Estava quase assumido que o ano estava perdido quando o Rui Vitória foi corrido e em sua substituição veio um gajo que tinha orientado ZERO jogos da primeira divisão.
O Futebol deve ser deixado para quem percebe de futebol. E invariavelmente, as Direcção não percebem lhufas de futebol. Só me falta ouvir que Pinto da Costa foi o “pensador” do futebol hegemónico que os andrades tiveram….
Bruno Lage, um treinador “rookie”, foi campeão apostando/mantendo a aposta em jogadores como Ruben Dias, GEdosn Fernandes, Felix, Ferro, Florentino… No fundo, fez aquilo que todos gostaríamos que fosse feito no SCP…
No ano anterior, Sérgio Conceição foi campeão com uma equipe com uma única contratação (salvo erro), o de um guarda-redes suplente.
Que raio teve a Direcção destas agremiações a ver com isto?
Deixemo-nos de inventar coisas, argumentos e cenários: o futebol só resulta se quem sabe de futebol estiver no “comando”. E isto só acontece com a Direcção se na Direcção existir alguém que perceba de futebol. O que não é o caso dos milhafres. Nem dos andrades. Nem…. do SCP 🙁
SL
24 Maio, 2019 at 0:44
Um abraço, Sonhador.
SL
23 Maio, 2019 at 23:21
Sanatório Leonino
Frederico Varandas: “Keizer é um treinador ambicioso, que não tem medo de apostar em jogadores jovens”
23 Maio, 2019 at 23:59
A próxima época será horrível. Disso tenho a certeza. Está não foi graças ao Bruno Fernandes e foi só difícil aceitar o não lutar pelo 3 lugar, para o ano sem Bruno Fernandes será como real Madrid sem Ronaldo, vai ser sofrível. De resto só espero uma vitória no sabado e que o varandas guarde a medalha para mostrar quando formos campeões nacionais e não nos ridicularize com discursos por termos ganho uma taça de Portugal. É por isso concordo, esta na hora de lutar pelo que é nosso, mesmo que isso implique denunciar os amigos da golpada da segunda circular.
24 Maio, 2019 at 0:30
Acho que o Sporting até está a pensar em nem participar do tão horrível que se prevê que vai ser…
24 Maio, 2019 at 17:47
Começa a ser igual ao litro visto a indiferença desta direcção que se alastre para os adeptos. Desde que se tenha boas maneiras tudo está bem.
24 Maio, 2019 at 0:32
Vai a tal entrevista dos tasqueiros Miguel ?
A seguir a taca ?
24 Maio, 2019 at 10:24
Crónica de uma tragédia anunciada.
Os sucessos e insucessos de uma época não se fazem com resultados. Resultados ajudam, mas já viram a alegria dos adeptos do Paris Saint Germain? E a tristeza da malta do Liverpool?
Estou a falar do mais alto nível, mas isso é extensível a todos os demais. Se me perguntarem qual foi a melhor época do Sporting nos últimos dez anos, respondo de olhos fechados (passe o termo): 2015-2016! E ganhámos o quê? “Bola” (ou quase), como dizia o outro. E a seguir a época 2013-2014, sem dúvida. “Bola” também!
Futebol é emoção, é ligação e identificação entre adepto e Clube. Não é o resultado final que nos move, é o caminho para lá chegar.
Enquanto não se perceber isso, não se percebe nada, e esta Direcção claramente não o percebeu….
25 Maio, 2019 at 12:54
+1