O que podem ter em comum um homem de 85 anos, que viveu numa pequena aldeia do Oeste do país, com uma rapariga de 26 anos, nascida e criada na barulhenta Lisboa? Provavelmente nada. Nada ou pouco mais do que os laços de família que os uniam, entre celebrações, dias tristes, casamentos, batizados, sardinhadas e toda uma vida que acontece e que partilhamos com quem nos viu crescer.
Entre mim e o Tio Victor existiam poucos pontos em comum para além das finas paredes que separavam a sua casa da casa dos meus avós e do seu quintal (onde ia ver os gatos) ou da sua garagem, onde enchia os pneus da minha cansada bicicleta. O Tio Victor era um homem de outro tempo, que nasceu e viveu num país muito diferente do meu, era o avô dos meus companheiros de aventuras na infância e dos meus companheiros de copos na vida adulta. Era aquilo que poderia ser dada a diferença de quase 70 anos que nos separava e aos 85 anos despediu-se de todos nós, rodeado das pessoas de quem mais gostou em vida.
E quando penso em todos os momentos que fomos vivendo (uns mais tristes outros mais alegres) existe forçosamente um elo de ligação e uma grande paixão que os dois partilhámos, apesar de todas as incontornáveis diferenças a que já me referi: o Sporting Clube de Portugal.
O Tio Victor era um enorme sportinguista, que gostava de estar com outros sportinguistas, e que acompanhava a vida do clube todos os dias. Talvez até seja chato chamar “doente” a um homem que já não está entre nós, mas era assim mesmo: era um doente pelo Sporting, tal e qual como eu sou. Só teve um neto a partilhar esta nossa paixão, mas no último jogo do campeonato esse seu neto estava em minha casa a beber umas cervejas, enquanto esperávamos pela inevitabilidade do Benfica campeão e nos lamentávamos da temporada miserável do nosso clube.
Muitas vezes falamos do absurdo que é o futebol e do tempo útil que ocupa nas nossas vidas, das vezes que nos chateamos por causa de um jogo e dos dias gastos à volta do Sporting. Mas o futebol tem essa força geracional, que une todas as classes sociais, de qualquer zona do mundo, de qualquer ideia ou visão política. Se pensar bem, e nesta estranha geração em que nasci, só soube o que era o teletexto porque o Tio Victor ali via os horários dos jogos. Sentado no seu cadeirão em frente à televisão, enquanto reclamava com o fraco jogo do Sporting todos os anos (algo que parece ser sintomático entre todos nós).
Sábado verei a grande final a pensar no meu Tio Victor e espero que possamos passar a noite em alegria. Porque muitos sportinguistas nasceram e morreram, mas é a paixão das gerações antes das nossas, que nos passaram o amor ao clube e o vício de acompanhar os seus atletas e equipas, que é a maior força do Sporting. É a forma doente como o meu tio vivia os nossos jogos, é a dedicação apesar dos anos de seca e o prazer de estar rodeado dos seus que permite que uma instituição como aquela que seguimos continue a representar tanto para tantas pessoas.
Farei como ele. Vou reclamar do onze inicial, culpar o Bruno Gaspar e o Ristovski pela sua burrice, soltar um riso irónico quando o Wendel tocar na bola, pedir ao Keizer para fazer alguma coisa rápido e, no fim (esperemos) ficar imensamente feliz quando vencermos mais um troféu e esquecermos tudo aquilo que nos estava a irritar.
O Sporting uniu o improvável, agora está na hora de celebrar todas essas uniões.
*às quintas, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
24 Maio, 2019 at 1:04
adoro! welcome back! E, sábado, vamos beber uma à conta do Tio Victor!
24 Maio, 2019 at 1:29
Depois de ler este texto só me apetece gritar…
SPOOOOOOOOOOOOOORTING!!!
24 Maio, 2019 at 3:25
Muito bom texto.
Só acho que considerar a nossa época miserável é um exagero. 🙂
24 Maio, 2019 at 8:42
Foi boa. Ficámos à frente do Braga.
Portanto as do BdC devem ser consideradas êxitos estrondosos. A lutar por campeões do até ao fim e a ir à liga dos campeões…
24 Maio, 2019 at 9:14
cof cof cof … lutaste até ao fim em ser campeão 1 vez em 5 anos com os maiores orçamentos de sempre.
24 Maio, 2019 at 10:33
“maiores orçamentos de sempre”
A serio que se gastaram os euros que o Godinho amealhou com tanto trabalho.
24 Maio, 2019 at 10:48
Os maiores orçamentos de sempre referia-me às últimas 3 épocas com JJ, portanto 3 em 5, dá mais do que metade dos 5 anos com os maiores orçamentos de sempre. Arrendondei por excesso, mas se queres que arredonde por defeito, acho que mesmo a época pós-Godinho com o LJ tivemos um orçamento maior que na época do Paulo Bento em que lutámos para sermos campeões até ao último minuto do campeontao. E atenção não estou a dizer que a época de LJ foi má e que não foi feito um bom trabalho a todos os niveis.
24 Maio, 2019 at 9:31
A diferença entre uma época fantástica e miserável pesa somente por detalhes.
Basicamente, depende só do o nome do presidente
24 Maio, 2019 at 9:36
Campeões morais!
Grande Nicolau…
24 Maio, 2019 at 9:37
a sério!??? Então e o nr de assistências em alvalade?? a adesão dos adeptos ao clube?? o nr de sócios que praticamente duplicou nesses 5 anos?? jogar a champions e ter o estádio cheio para ver ronaldo, messi, bufon… vocês são ridículos!
24 Maio, 2019 at 10:42
Sim, porque entre o miserável e o estrondoso não há nada.
Como tu de estrondoso não tens nada… já se sabe em que categoria te encaixas! 😉
24 Maio, 2019 at 9:45
e se fossem pró caralho com esta merda de discussão?!? há uma Taça para ganhar! Para o Sporting ganhar!
24 Maio, 2019 at 10:10
24 Maio, 2019 at 15:17
Caro Cherba,
Não percas tempo com estes imbecis. Dedica-o à tua filha.
Se é que já não o fizeste, explica-lhe que este tipo de tretas apenas servem para incrementar o nível de bovinidade geral.
Vamos tratar do futsal mais logo e, amanhã, temos uma taça para trazer para casa.
Beijos e abraços.
24 Maio, 2019 at 7:13
Muito bonito!
Ganhar ganhar e ganhar pelo Vitor e por todos os Tios Victores que foram passando pela vida de cada um.
SL
24 Maio, 2019 at 7:37
Um brinde aos tios Vítores. E aos primos Vítores no meu caso, sendo que além de meu primo também era o tio Vítor de outros. Saudades!
24 Maio, 2019 at 7:49
Nem mais… bem-vinda 🙂
24 Maio, 2019 at 7:50
Adorei.
Infelizmente em Portugal as pessoas não se juntam para lutar contra a corrupcão… todos reclamam mas ninguem faz nada. Uns porque lucram com isso, outros porque se habituaram, e outros porque “não é nada com eles”.
Isto não é apenas no futebol, mas aqui estamos a falar de futebol, e do nosso Sporting.
Na Islândia o povo correu para a rua e colocou os banqueiros na prisão e os politicos foram responsabilizados. Em Portugal os banqueiros recebem bonus e os politicos corruptos são reeleitos, enquanto os que tentam ser honestos são corridos (se é que ainda existem honestos). E depois não querem que o futebol seja corrupto.
24 Maio, 2019 at 7:59
Pensando bem sou parecido com o tio vitor.
Vou beber umas em honra dos tios Vítor que por aí andam e andaram no fim do jogo.
Finais são para ganhar.
A da época passada foi a excepção.
Uma época com a taça de Portugal e uma taça da liga nunca poderá ser má.
Podia ser melhor, mas má não é de certeza.
Assim como uma época com títulos internacionais nunca será só boa mas muito boa, podia ser excelente mas má, não é.
24 Maio, 2019 at 8:17
Sábado este homem do Oeste vai estar no Jamor a beber uma pelo tio Vitor, pelo meu pai e por tantos outros sportinguistas anónimos que amavam o clube sem agendas.
Depois do jogo espero beber outra a celebrar a vitória!
E O SPORTING É O NOSSO GRANDE AMOR
24 Maio, 2019 at 9:19
Oeste rules.
24 Maio, 2019 at 9:55
Mais um. Infelizmente tenho que a beber em casa pois não consegui bilhete.
24 Maio, 2019 at 12:11
Quer um bilhete para amanhã?
24 Maio, 2019 at 12:27
Eu quero 😉
24 Maio, 2019 at 12:36
Se o Leorodri não quiser…. será teu
24 Maio, 2019 at 12:37
Ok. Obrigado. 🙂
24 Maio, 2019 at 12:38
E até te digo o “preço”. 15 €
O meu bilhete (lateral) custou 30 €…. por isso a ideia é dividir o custo
24 Maio, 2019 at 12:39
De acordo. 😉 Obrigado.
24 Maio, 2019 at 13:22
Ricardo, já há novidades do Leorodri?
Preciso de definir a minha vida para o fim de semana. 😉
Obrigado.
24 Maio, 2019 at 13:29
Mete aqui o teu mail ou pede ao cherba para “em privado” facultar.me o teu mail.
24 Maio, 2019 at 14:38
[email protected]
Obrigado.
24 Maio, 2019 at 17:00
E pronto…Lulinha no jamor
24 Maio, 2019 at 9:02
Muito bom Maria 🙂
24 Maio, 2019 at 9:15
Gosei muito Maria. Muito bom. O meu ‘tio Vítor’, é o meu pai, ainda vivo e de boa saúde, já na casa dos oitentas.
Venha de lá a porra da Taça, para termos uma grande alegria este ano (a juntar àsque já tivemos dos titulos europeus das modalidades).
24 Maio, 2019 at 9:15
O tio vitor fez-me lembrar o meu pai… muitas semelhanças, pequena Vila a norte de lisboa, a mesma idade e a mesma paixão.
Sábado quando estiver a festejar vou-me lembrar de ambos!
24 Maio, 2019 at 9:23
Grande texto!! Grande Maria…como sempre!
Amanhã antes do jogo não vou à mata do Jamor fazer um churrasco exactamente para fazer um com os meus “tios Victor”. Sigo de lá para o estádio.
Há um tempo eu achava que eles eram Sportinguistas estranhos…sempre a dizer mal, sempre a criticar…ainda por cima nem acertavam bem nos nomes (o tempo para meter o meu teu a meter Liedson….) quando diziam que eram uma merda e que o treinador era uma besta em metê-los a jogar (até serem os maiores por fazer um golo ou um grande corte) mas depois era uma festa louca a cada vitória e a paixão que passavam para filhos/netos/sobrinhos pelo clube. Hoje…tomara eu que o pior que houvesse em termos de adeptos fosse uns resmungões mas que passam do 8 para o 80 entre felicidade e depressão…
É a um “Tio Vitor” que eu devo o meu Sportinguismo…e disso nunca me esquecerei!
24 Maio, 2019 at 9:45
por falar nisso, quem é que está a combinar churrascadas?!?
24 Maio, 2019 at 11:12
eu sei mas não digo
24 Maio, 2019 at 9:26
que bela historia maria, tens cá um jeito para comover um gajo.
amanhã lá estaremos
24 Maio, 2019 at 9:49
Todos temos um tio, irmão, Pai assim. É por eles que amanha vamos ganhar
24 Maio, 2019 at 10:15
É sempre uma boa altura brindar aos Tios Victor !
Mas espero que amanhã ao final do dia esse brinde seja ainda mais especial e saboroso !
24 Maio, 2019 at 11:10
Bela partilha.
O meu Tio Vítor já me deixou há largos anos, nao deu tempo para “aprofundar” nada, pois eu ainda era uma criança.
Durante a transmissão dos jogos na RTP, nunca faltava um “bandido” , “malandro”, “canalha”, e hoje já sei a quem era dirigido.
O Amor, esse era incondicional, e nem deu para perceber como começou.
As paredes e o teto da casa pintadas de verde só com a sanca em branco, não deixavam dúvidas!
E o Sporting é o nosso grande AMOR.
24 Maio, 2019 at 12:48
Sim, nos jogos do carnide entra sempre o melhor avancado da liga, o vidoso, porque em todos os jogos eles têm um penalti ou lance muito duvidoso.
24 Maio, 2019 at 11:11
Não há assunto neste blog que não vá parar à mesma estrada sem saída…
Cansado e já sem grande crença que isto de a volta por aqui.
A verdade é que ninguém me obriga a cá vir. Mas enquanto tiver esperança…
24 Maio, 2019 at 11:16
A diferença do tio Vitor e da menina de 26 anos é simples. O Sr. conheceu o verdadeiro Sporting, o Sporting campeão, dominador e empolgante. A menina de 26 anos andava na 2ª classe quando so Sporting foi campeão, não se lembra do momento, e é enganada ano após ano, com esperança de que teremos uma equipa espectacular, e que lutaremos por um título que à partida sabemos que será quase impossível ganhar. E depois, em vez de lutar para agregar todos em torno da causa, junta-se a uma facção, e continua a ser tudo mais do mesmo. Ou é Brunista ou é croquete. É assim que está e continuará a ver definhar o Sporting Clube de PORTUGAL, aquele que o Sr. Vitor já nem acredita. Ficam as memórias, relatadas pelo Artur Agostinho, até ao dia em que se juntará a ele… Triste!
24 Maio, 2019 at 11:53
Grande texto!!!
SPORTING!!!!
24 Maio, 2019 at 12:49
Caro Sportinguistas da Tasca
Na sequência do grande comentário acima do Sacaio, a por os pontos nos Is.
A verdade é exactamente esta, o Sr Victor que a Maria fala, é exactamente da mesma geração do meu pai, que está a um ano de fazer 80.
Esta geração ainda se lembra dos 5 violinos, de ir para o café da aldeia aos domingos à tarde e ouvir o relato do Artur Agostinho a gritar os golos do Sporting (vejam o Leão da Estrela, para saberem desse tempos áureos).
Depois veio a novela do Eusébio, o fim do estado novo, o crescimento do FC Porto, com o Pedroto e depois as décadas de domínio do Pinto da Costa e da sua clã.
Entretanto em Alvalade, tivemos um presidente com obra e ideias (João Rocha), mas que foi definhando, deixando um clube entregue a tristes notáveis (Amaro de Freitas).
Nessa altura, já se notava o bipolarizar do futebol em portugal entre o SLB e o FCP.
Como resposta, surge primeiro uma vaga populista (Jorge Gonçalves e Sousa Cintra), sem qualquer sucesso, e um vã tentativa pelo lado “business” mas como muito poucos resultados (o célebre projecto Roquette e dois escassos títulos).
Entretanto, o projecto Roquette vai perdendo gás e definhando completamente, até por ter-se desligado da essência do clube (modalidades, massa adepta sedenta de vitórias), com alguns dos piores presidentes da história (Bettencourt, Godinho)
Surge então o “salvador” qual herói em cavalo branco, com uma nova vaga de Sportinguismo activo e combativo, mas tal-qual Napoleão, tanto subiu aos píncaros, como no instante seguinte, auto-destruía-se, quase auto-destruindo também o clube.
É pois, depois deste turbilhão que tem sido a vida do Sporting de há 40 / 50 anos, que vemos o presente e o futuro do clube.
E para conseguirmos obter uma estratégia de futuro, não podemos esquecer todo este passado, de sucessivas ondas de Sportinguismo mais ou menos exacerbado, mas com um dominante comum, cada vez mais afastados da realidade e das vitórias.
A Maria tem 26 anos, e o meu pai tem 79 (o Senhor Victor teria já passado os 80), o meu pai costuma me dizer, “O Sporting foi sempre assim”, a Maria pela idade, talvez nem tenha sequer a consciência disso.
Agora, para mudar não basta acomodar-nos nem estarmos em revoltas permanentes.
O futuro só lá vai, com passos firmes e sólidos.
24 Maio, 2019 at 13:42
“quase auto-destruindo também o clube”
Esta conversa já está gasta, vejamos:
5 anos de resultados líquidos no clube positivos
Acumulado de resultados líquidos na SAD positivos
Duplicação do nº sócios
duplicação de assistência no estádio
O maior pavilhão dos clubes português
Contrato de 500M da nós
Canal de televisão
……..
Vou parar por aqui, a lista é extensa e se necessário num próximo comentário trago para a discussão.
Gostei tanto desta auto-destruição.
24 Maio, 2019 at 15:12
Ou seja, eu falo de 50 anos de história do clube, de momentos altos e baixos, elogio e critico diversas fases e diversas direcções do Sporting, e o seu foco é somente no instante temporal de 5 anos.
Não é ser demasiado redutor à história deste grande clube?
Não é viver somente neste loop constante que nada há mais no Sporting que a figura que menciona?
Quem não sabe a história, não consegue visualizar o futuro.
Parece-me que também mais um desses casos.
24 Maio, 2019 at 16:09
Por hoje termino,
Um clube que é sistematicamente prejudicado por um “sistema” que beneficia os seus directos rivais, deveria preocupar-se, em primeiro lugar, por fazer prevalecer a verdade desportiva, lutar para que seja uma realidade, para então poder delinear estratégias, desenvolver projectos para o futuro… “Quem não sabe a história, não consegue visualizar o futuro.”, nós conhecemos a história, mas parece que esta direcção se sente confortável no seu silêncio!
“Cerca de meia centena de jornalistas, políticos europeus e responsáveis por Organizações Não Governamentais (ONG) subscreveram uma carta aberta em defesa de Rui Pinto, o “hacker” ligado ao “Football Leaks” e que se encontra detido, em Lisboa.
A iniciativa partiu da “The Signals Network”, uma fundação que presta apoio a ‘whistleblowers’ (denunciantes) e que tem estado na linha da frente na defesa do português, detido em Budapeste, na Hungria, e posteriormente extraditado para Portugal.
A carta, revelada pelo jornal Expresso, é a seguinte:
“Proteger os ‘whistleblowers’ é crucial para a luta da Europa contra a corrupção
A recente extradição do denunciante do Football Leaks, que desenterrou revelações de grande interesse público, constitui uma oportunidade única para o sistema judicial europeu. Para combater eficazmente a corrupção, a União Europeia tem de proteger os seus ‘whistleblowers’.
A 16 de abril o Parlamento Europeu votou a favor da adoção de um acordo histórico sobre a proteção dos denunciantes (ou ‘whistleblowers’), com uma diretiva comunitária destinada a proteger os cidadãos que revelam abusos de confiança e abusos de poder e que deverá entrar em vigor ainda este ano. É a primeira vez que se aprova uma lei europeia que se aplica de forma uniforme a funcionários, não funcionários, ex-funcionários, trabalhadores independentes e também às suas famílias. Trata-se de um passo na direção certa para proteger todos os indivíduos que revelam informações fundamentais de interesse público – os denunciantes. O português Rui Pinto, de 30 anos, está entre eles.
Associado aos Football Leaks, que expuseram grandes irregularidades na indústria do futebol, Rui Pinto foi indiciado por ‘hacking’ e tentativa de extorsão e está agora na prisão em Portugal a aguardar julgamento.
Os Football Leaks trouxeram revelações-chave de grande interesse público que têm sido investigadas e publicadas por grandes organizações de media europeias, incluindo a “Der Spiegel”, o “Mediapart”, o “El Mundo”, o “Le Soir”, o “Falter”, o “NRC”, o “Politiken”, o “The Sunday Times”, a Reuters e outros membros da rede European Investigative Collaborations (EIC) desde 2016.
Como salientou um dos órgãos de comunicação associados ao EIC, o “Mediapart”, nenhum dos artigos publicados deu azo a processos por difamação, o que atesta a exactidão da informação prestada por Rui Pinto. De facto, muitas das revelações do Football Leaks deram origem a investigações judiciais em toda a Europa, incluindo França, Bélgica, Suíça, Espanha e até mesmo nos Estados Unidos. Os Football Leaks também fazem parte de uma lista de revelações, incluindo os Luxleaks, os Panama Papers e os Paradise Papers, que os comissários europeus tem estado a analisar por indícios de crimes financeiros.
Por todas estas razões, a The Signals Network, a que se juntaram as organizações Repórteres sem Fronteiras, Freedom of the Press Foundation, Blueprint for Free Speeche o Centro Europeu para a Liberdade de Imprensa e dos Media, está a pedir apoio para Rui Pinto, especialmente de todos os que estão empenhados em defender a liberdade de imprensa e o jornalismo de interesse público.
Apesar do crescente apoio do público em geral, dos adeptos europeus do futebol e de decisores políticos europeus, Rui Pinto está detido e num momento de fragilidade. O seu caso tem colocado em confronto interesses opostos. Enquanto um dos lados está concentrado em castigar a denúncia de irregularidades, o outro está empenhado em combater a corrupção, protegendo para isso os denunciantes. Embora as autoridades portuguesas estejam dispostas a processar Rui Pinto, os seus homólogos europeus, como a França e a Bélgica, confiam nas provas que ele forneceu para fazer avançar as suas investigações sobre jogadores e clubes de futebol e precisam do seu apoio enquanto testemunha. Estamos animados por vermos os procuradores de nove países a cooperarem entre eles para explorar as provas dos Football Leaks como parte de uma nova iniciativa da Agência Europeia de Cooperação Judiciária, o Eurojust. O facto de Rui Pinto ter sido galardoado com o Prémio GUE/NGL do Parlamento Europeu para Jornalistas, Denunciantes e Defensores do Direito à Informação é mais uma prova do reconhecimento, vinda de uma mais relevantes entidades da União Europeia. A equipa jurídica francesa, húngara e portuguesa (William Bourdon, David Deak e Francisco Teixeira da Mota), que representa Rui Pinto e é apoiada pela The Signal Network, acredita que estes desenvolvimentos reforçam a defesa de Rui Pinto.
Não fornecer uma proteção suficiente às fontes de informação que são usadas como prova para combater a corrupção não é apenas uma questão de haver dois pesos e duas medidas. Trata-se de um retrocesso na luta da União Europeia contra a corrupção.
À medida que as eleições para o Parlamento Europeu se aproximam é tempo de proteger não só os cidadãos que se chegam à frente com informação de interesse público, mas também de proteger a própria informação, de modo a servir os objetivos de longo prazo da justiça e da responsabilização.
Para assinalar o início de uma nova era de transparência, instamos as instituições europeias a aplicarem plenamente a directiva comunitária e a proporcionarem uma protecção abrangente aos denunciantes, a começar por Rui Pinto. Ilibar Rui Pinto das acusações atuais que pendem sobre ele permitirá que ele participe plenamente, como testemunha protegida, na série de investigações que os sistemas judiciais americano e europeu empreenderam.”
Bom fim de semana a todos.
A VITÓRIA SERÁ NOSSA!
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!
24 Maio, 2019 at 16:19
Até poderia falar dos mais de 100 anos mas partir do momento que introduz um paragrafo cujo único objectivo é denegrir o CD anterior e com isso branquear os actos do actual, de mim, pode contar sempre com o contraditório. Não gosta? Temos pena!
Destruir o clube foi deixar o clube com um contrato de 500M e com uma dúzia de candidatos cheios de sede e vontade de assaltar o pote.
24 Maio, 2019 at 15:29
Malcolm, sabes qual é o problema? O problema é alimentares os trolls.
Deixai-os a falar para o boneco, ou uns com os outros.
Falam de tantas coisas más, mas nunca as conseguem listar.
Mas as coisas boas são visiveis por todos.
24 Maio, 2019 at 14:05
Pode ser um napoleão num cavalo branco ou um Wellington num cavalo negro, basta que coloque SEMPRE o Sporting à frente de tudo resto… como fazia o maluco!
Foi Amado de Freitas e não Amaro…
24 Maio, 2019 at 15:09
Obrigado pela correcção … exacto Amado de Freitas.
Sobre os “heróis” do seculo XIX.
Napoleão, também colocava a França à frente de tudo o resto (e também a si próprio), fez obra, ganhou batalhas, teve muitas conquistas, mas acabou exilado primeiro em Elba e finalmente em Santa Helena.
Muitas vezes os heróis têm este destino ….
https://www.ebiografia.com/napoleao_bonaparte/
24 Maio, 2019 at 15:55
…conheço a história… o que tramou napoleão foi… Josèphe de La Pagerie.
Mais a sério, napoleão é apenas um das poucas excepções que confirmam a regra. Os grandes impérios, infelizmente, constroem-se na base da intriga, da vigarice, da subjugação dos povos, da corrupção e em ultima análise, da guerra!
Nós optámos por nos mantermos fiéis aos nobres princípios de Pierre De Coubertin (O QUE IMPORTA NA VIDA NÃO É TANTO O TRIUNFO, MAS O COMBATE; O ESSENCIAL NÃO É TER VENCIDO, MAS TER LUTADO BEM…), num mundo liderado por e para lobos.
É bonito mas inútil.
24 Maio, 2019 at 14:16
Bom comentário.
O que a moça dos 26 anos não percebeu ainda é que muitos Tios Vitors (nos quais eu me incluo apesar de ser bem mais novo) apoiou incondicionalmente BdC até ao homem fritar do cérebro. Ficar preso a um presidente que fez muita, mas mesmo muita coisa boa, mas que também fez muita, mas mesmo muita merda é que o Tio Vitor já não papa grupes… Já anda aqui há muitos mais anos que a moçoila dos 26 anos. O Tio Vitor preocupa-se com o Sporting, a moçoila dos 26 anos ficou com a cabeça formatada a pensar que vinha um salvador só porque dava murros mesa e fazia postas de facebocas a toda a hora. E na hora desse salvador fazer merda da grossa, a moçoila dos 26 anos meteu o seu ideal formatado à frente do Sporting. O resultado simples e duro é que foi destituido porque se auto-destruiu. O seu ego engoliu-o a ele próprio. Está na altura da moçoila dos 26 anos acabar com o luto. Passado é passado e o Sporting é que interessa.
24 Maio, 2019 at 14:21
“merda da grossa”, carece de definição… para perceber quantos presidentes haviam já sido destituídos…
24 Maio, 2019 at 14:24
O Godinho só não foi destituido porque se demitiu… senão tinha o mesmo final.
24 Maio, 2019 at 14:55
Godinho, Filipe Soares Franco, Bettencourt….um fartar de pilantragem!
24 Maio, 2019 at 14:21
E excelente complemento de comentário!
É que é isso tudo.
Também eu apoiei incondicionalmente Bdc até o homem fritar do cérebro….
24 Maio, 2019 at 15:20
O que a menina e até o emplastro dragão percebeu mas o vitor não percebeu é que quem fritou os miolos não foi o Presidente. Esse mesmo com um olho fechado fazia bem o seu trabalho.
Quem fodeu o clube foi quem foi atrás da conversa de que o presidente era mau porque cheirava mal da boca, o presidente era gordo porque berrava muito, o presidente era trafulha porque gostava de beber vinho verde, e outras merdas.
Quando arranjarem essas “coisas más” todas avisem…. entretanto a lista do fivelas não pára de aumentar, mas o giro é que a lista de “coisas boas” dele teima em não aparecer.
Se tirasses a banana do rabiosque e as palas dos olhos, se calhar vias que o novo sporting não é o Sporting….
24 Maio, 2019 at 15:33
Isso quer você desejando a derrota de amanhã.
Até pode perder, mas eu e muitos outros não querem o exilado nunca mais no clube.
Felizmente o clube está bem vivo, como se vai ver pelo ambiente festivo entre os Sportinguistas, na tradicional festa do Jamor.
Acho que há 50% para cada lado de ganhar ou perder, e se alguém disser que quer uma nova revolução porque perdemos contra um rival deste nível (que tem muito mais a perder do que nós), só merece de mim o meu total repúdio.
24 Maio, 2019 at 17:16
Fdx, que é burro!
Mas quem é que quer a derrota do Sporting?
O que é que uma coisa tem a ver com outra, fdx?
24 Maio, 2019 at 19:29
a serio que ainda perguntam quem deseja as derrotas, é que sao sempre os mesmos, post apos post que usam tudo para levar as conversas para o mesmo sitio
sao sempre os mesmos que a cada derrota, andam aqui a deitar tudo abaixo a culpar sempre os actuais, mas que nas vitorias batem no peito como se fossem Sportinguistas, mas sempre a revelar que tudo o que acontece de bom é sempre merito dos outros
que arranjam sempre celeuma por tudo o que é feito agora, mas se fosse outros a fazer ja era tudo muito bem feito
24 Maio, 2019 at 15:56
tenho lido os teus comentários e és um fundamentalista da pior espécie.
Uma vez li um livro sobre a 2ª guerra mundial que guardo esta passagem. A juventude alemã estava tão formatada pelas ideias do seu mentor, que o ponto alto do dia era irem a correr ver a lista que os nazis afixavam com número de aliados mortos em combate. Diz o autor do livro, alemão da juventude hitleriana, que quando a guerra acabou sentiram-se “vazios” porque já não tinham as listas dos mortos afixadas. Vê lá onde isto se aplica a ti.
24 Maio, 2019 at 16:10
Atenção que não estou a comparar o teu mentor com o mentor do autor do livro, nem a ti com o autor do livro. Não tem nada a ver. Tem a ver com “acreditar” cegamente em ideiais e não ver para além disso.
24 Maio, 2019 at 17:18
“tenho lido os teus comentários e és um fundamentalista da pior espécie.”
Assinado: um fundamentalista que não reconhece que o é
24 Maio, 2019 at 15:29
Exacto Vasco
Muitos que comentam, ficaram parados em 5 anos da vida do nosso grande clube.
Nem observam a sua longa história, nem visualizam o futuro.
Estão em loop constante e não conseguem sair deste discurso.
Estamos em 2019, o Herói já está em exilado em Elba, ainda quer embarcar para Paris, com alguns que ainda o apoiam, mas coloquem na vossa cabeça, que será somente o adiar do inadiável, e o resultado será um Waterloo, e ser desterrado para uma Santa Helena qualquer algures no Atlântico sul.
Napoleão nunca mais.
Mas nunca mais também com os reis Luíses e o antigo regime antes da Revolução.
24 Maio, 2019 at 16:14
Em loop está o caríssimo que não perde oportunidade nem post para tentar reescrever a historia.
Eu tenho memoria e se não gosta de contraditório, temos pena.
Para quem apregoa a ladainha da união e do passo em frente é de uma hipocrisia tremenda destilar isto:
“Surge então o “salvador” qual herói em cavalo branco, com uma nova vaga de Sportinguismo activo e combativo, mas tal-qual Napoleão, tanto subiu aos píncaros, como no instante seguinte, auto-destruía-se, quase auto-destruindo também o clube.”
E não é por destilar inúmeras vezes o ódio que sente ao CD anterior que passa ser uma verdade absoluta.
24 Maio, 2019 at 16:31
Mas quem disse que eu pretendo união com quem deseja a derrota do Sporting actual?
24 Maio, 2019 at 17:21
Nem tinha visto esta ….
Desejo as derrotas?!
Do que espera para continuar o raciocínio e concluir que o Sporting é dos verdadeiros e da gente de bem, os outros, os outros que se fodam que tratem de fundar um clube.
É chato de dizer?
24 Maio, 2019 at 16:35
Ok … na vossa opinião, toda a história do clube resume-se ao seguinte parágrafo (como já referi, esta figura é o maior factor de divisão do clube, não tenha a mínima dúvida e a solução é desterra-lo para sempre … pronto está dito, ficou contente? 😉 )
Mas voltando ao tal parágrafo.
“Surge então o “salvador” qual herói em cavalo branco, com uma nova vaga de Sportinguismo activo e combativo, mas tal-qual Napoleão, tanto subiu aos píncaros, como no instante seguinte, auto-destruía-se, quase auto-destruindo também o clube.”
Em que ponto dos que referi, está errado?
– Não foi visto como Salvador?
– Não trouxe uma nova vaga de Sportinguismo activo e – combativo?
– Não subiu aos píncaros?
– Não auto-destruiu-se?
24 Maio, 2019 at 16:57
“– Não auto-destruiu-se?”
Querias dizer “Não se auto destruiu?”…
Mas não. Foi empurrado a auto destruir-se.
Se ficasse parado, era maluco e estava a auto destruir-se;
Se berrasse, era maluco e estava a auto destruir-se.
Tudo é amplificado ou diminuído conforma a CS quer.
Ele sempre foi “maluco”. Ele sempre foi “ditador”. ele sempre foi “prepotente.”
Sempre!
A diferença? A CS cozinhou-o inicialmente em lume brando. Quando falou em CM fecha portas (olha com quem se foi meter) e que uma RF atirava o poder angolano de 30% para 10% na SAD, tudo foi acelerado, pois o seu feitio a isso o levaria.
Ele avisou… Ele avisou que se não o entendessem, se não o apoiasse, iria ser destruído…
E não foi só ele… Quem tem uma inteligência muito superior à minha disse um dia que ele ia-se meter com gente muito poderosa e que não iria acabar bem.
Por isso, temos dum lado um maluco que fritou a pipoca / fundiu os fusíveis, incendiário, coreano, ditador, o Sporting é ele, bandido, malcriado, mentiroso, incitador moral de terrorismo, etc… e do outro uma pessoa ponderada, um estadista, um visionário, um ser humano que até chora em público…
Agora imagina uma CS a apontar dia sim sia sim todos os defeitos de FV e/ou de alguns dos elementos do actual CD.
Já pensaste nisto?
“Maluco” BdC sempre foi. Então porque o apoiámos e depois o apedrejámos?
Apedrejámos, salvo seja… Sempre o critiquei quando tinha que ser criticado, mas não embarco em “ondas” e “desesperos”.
Achas bem o que lhe fizeram quando o detiveram num domingo à tarde e o mantiveram preso por 4 dias? Isto depois dele se ter apresentado para prestar declarações?
Isso foi o quê, senão castigá-lo por ter enfrentado o poder vigente?
Quando o Sporting (sportinguistas) deveriam ter demonstrado a força do Sporting, o que fizeram foi demonstrar a fraqueza do Sporting…
Como diz o outro… Agora é lidar…
24 Maio, 2019 at 17:16
Nem sequer discuto os pontos que menciona, que até dariam pano para mangas, mas o seu parcialismo e agenda que fica exposto quando propositadamente esquece o ponto mais importante do paragrafo e desde o primeiro comentário é aquilo que tento contraditar:
– Auto destruindo também o clube.
Não, o clube não estava destruído, precisa é de gente competente e não de fantoches para o governar
E por isso, tenho de voltar a escrever o meu primeiro comentário.
5 anos de resultados líquidos no clube positivos
Acumulado de resultados líquidos na SAD positivos
Duplicação do nº sócios
duplicação de assistência no estádio
O maior pavilhão dos clubes português
Contrato de 500M da nós
Canal de televisão
……..
Vou parar por aqui, a lista é extensa
24 Maio, 2019 at 14:18
dás um bom padre
24 Maio, 2019 at 13:22
Ganhar…ou Ganhar.
Importante começar a próxima época já a disputar a Supertaça.
24 Maio, 2019 at 13:35
Sempre que leio os textos da Maria Ribeiro acabo a dizer, obrigado.
Hoje decidi escrever.
Obrigado, Maria.
SL
24 Maio, 2019 at 18:18
Awwwww.
Obrigada eu 🙂
24 Maio, 2019 at 14:23
E qualquer dia (daqui a mais, motos anos) seremos nós o Tio Vitor… Que isto de incutir paixão por um clube que prima pelo esforço e dedicação para atingir objetivos, sem recorrer a subterfugios ou atalhos, também não é coisa para ficar sem fiéis…
Mesmo em Portugal! …
24 Maio, 2019 at 15:05
Excelente texto Maria. E amanhã é para ganhar!
24 Maio, 2019 at 15:18
Obrigado Maria.
24 Maio, 2019 at 15:22
Obrigado Maria,
O meu Tio Zé (ele de Sacavém e eu do Algarve), já não esteve no Jamor no ano passado, mas uma das melhores tardes de SCP com ele foi quando ganhamos a taça ao Marítimo com o nosso mochilas em grande
Mas quando estava a ver o SCP na TV, nunca deixava o seu rádio + auscultador para saber antes de todos se era golo ou não.
Este ano vai ser em Faro, com o meu puto e amigos, pois bilhetes para o Jamor nem vê-los.