No final, falou-se de justiça. E de falta dela. Mas haverá algo mais justo do que premiar que esteve no chão, foi pisado, anda há meses a lamber feridas que teimam em não cicatrizar e chega a uma final de quase exorcismo condicionado por vergonhosos erros de arbitragem e ainda tem que levar com mais 120 minutos deles? “O problema é quando nos dão por mortos”, diria Coates, na tarde em que o Leão, mesmo cheio de equívocos futebolísticos, quis rugir bem alto “estamos vivos, caray!”
Se houvesse alguém capaz de personalizar o jogo de ontem, esse alguém poderia ser Bas Dost. Há um ano, com a cabeça entrapada de verde para esconder as feridas da vergonha, o holandês, verdadeiro abono de família leonino, era uma sombra de si mesmo e até falharia um golo de baliza completamente deserta, acertando no poste.
Um ano depois, no mesmo palco, com doze meses de balanço que contam com uma rescisão, um regresso, a dificuldade em ser o mesmo junto dos adeptos e dentro do relvado, uma lesão prolongada e a perda da titularidade, Dost entrou, esperou e marcou assim que teve uma oportunidade. O golo foi quase o golo da vitória, mas a partida foi para penaltis e Dost, primeiro a avançar com a verde e branca vestida, atirou em força e colocado, mas a bola embateu com estrondo na barra.
E é este o momento. Não sei o que ia na cabeça de Bas, mas sei o desespero que vi no rosto de vários Leões e Leoas que me rodeavam. Afinal, era como se o universo estivesse a girar ao contrário, dando-nos a provar o travo amargo de algo que já tinha sabido tão bem. Como se a história pudesse repetir-se, mas invertida, com um golo sofrido no último suspiro e um 2-2 a poder transformar-se numa derrota em penaltis, com a crueldade de tudo acontecer onde tentávamos amenizar dores que ainda são tão grandes.
“O problema é quando nos dão por mortos”, Coates
Mas o que aconteceu até chegarmos a essa bola que, caprichosamente, embateu na trave? O Sporting entrou num clássico 4-3-3, o fcp optou por utilizar os dois alas para, através do jogo interior, tentar anular a desvantagem numérica que teria no corredor central. Isto resultou em 15 minutos em que o Sporting esteve melhor, mesmo tendo em conta o alívio suicida de Bruno Gaspar que oferecer a Otávio a possibilidade de aquecer as luvas a Renan.
Na resposta, Bruno Fernandes obrigaria Vaná a ir ao relvado e, logo a seguir, o redes azul só não foi ao fundo da baliza porque a bomba de ressaca disparada por Raphinha passou uns dez centímetros ao lado do alvo. Depois, Diaby pregou um ferro ao caceteiro Felipe e só não ofereceu o golo a Luiz Phellype porque Pepe apareceu a safar.
Com Conceição a morder as orelhas ao bandeirinha e a todos os que por ali passavam, o fcp celebrou um golo caído do céu e em fora de jogo tão escandaloso que o VAR de serviço não teve outro remédio que não anulá-lo. Estavam decorridos cerca de 25 minutos e esse momento acabou por marcar o resto da primeira parte. O Sporting pareceu incomodado com a ideia de poder estar em desvantagem e passou a perder uns 80% dos duelos individuais e das bolas divididas. Deixou-se encostar lá atrás, passou a ter Diaby e Raphinha mais preocupados em acompanhar as subidas dos laterais adversários do que em colocá-los em sentido.
Mas, ainda assim, não existiam oportunidade de golo para qualquer das equipas. Até que, na sequência de um livre lateral batido por Alex Telles, a bola vai para o segundo poste e é claramente dominada com o braço por Herrera antes de ser cruzada para a cabeça de Soares. Uma autêntica vergonha como se deixa passar numa televisão, com repetições, uma infracção clara que até da bancada se viu, provavelmente o tipo de justiça que o cabeçudo Sérgio considera ter faltado e que, a cinco minutos do intervalo, caía como soco no estômago da turma de Alvalade.
“O problema é quando nos dão por mortos”, Coates
Mas se um gato tem sete vidas, um Leão, este Leão a que chamaram Sporting Clube de Portugal, tem mais de um século de fugas à morte. E quando muito boa gente já se dirigia para as garrafas de água, Bruno Fernandes aproveitou a bola de Acuña para disparar mais com raiva do que com pontaria, mas, ainda assim, tabelando em Danilo para se anichar na baliza.
A festa mudou de topo, mas, estranhamente, os de Alvalade não aproveitaram esse balão de oxigénio e foi o fcp quem veio melhor do balneário. Soares acertou no poste logo a abrir (ignorando os pedidos para a bola ser colocada fora por haver o jogador leonino caído), dando o mote para quase meia hora em que o Sporting não conseguia sair a jogar e via o perigo rondar a sua baliza demasiadas vezes.
Foi então que Keizer mexeu. E bem. Primeiro com cabeça, trocando Bruno Gaspar por Ilori, pois a forma como o fcp carregava pelo lado do já amarelado lateral direito tinha tudo para se transformar num filme tantas vezes já visto. Depois, com algum arrojo, trocando Diaby por Bas Dost e assumindo um 3-5-2 onde Raphinha e Acuña eram os alas. O choque trouxe feitos, o meio-campo foi ganho e Wendel teve um remate que passou bem perto do poste da baliza de Vaná.
Mas duraria pouco, esse reequilíbrio, até porque Renan deixou tudo e todos de coração nas mãos quando quis jogar à rabia em situação de pressão e quase ofereceu o golo a Herrera. Depois foi Ilori, com um corte despropositado de cabeça, a quase oferecer o golo a Brahimi e na ressaca a um canto Danilo quase marcava um golo sem saber muito bem o que estava a fazer, com a bola a voltar a bater no poste antes de Jorge Sousa, homem incapaz de mostrar cartões às gentes da sua terra, apitar para promover mais trinta minutos de jogo.
Já com Doumbia no lugar de um exausto Gudelj, o Sporting ganhou músculo e pulmão na linha intermédia. E com o jogo meio amarrado na primeira parte do prolongamento, Acuña cruzou, Felipe desviou e Dost aproveitou à moda antiga. Foram cinco minutos de euforia na curva verde e branca, quebrados pela mudança de campo e por aquele relógio em que 15 minutos pareciam uma eternidade. Conceição lançou Fernando Andrade, mas o Sporting segurava bem a vantagem, com Mathieu e Coates verdadeiramente imperiais. Veio a agressão de Manfá a Bruno Fernandes, nas barbas de Jorge Sousa, que, obviamente, sancionou tal momento com um cartão amarelo. E veio um livre, mesmo a terminar, quando a placa de tempo extra indicava “um minuto”.
Podemos dizer que não se admite sofrer um golo naquela altura, mas o futebol é mesmo feito de momentos destes e, para desespero leonino, o trauliteiro Felipe conseguiu aparecer a desviar de cabeça e a forçar os penaltis. Nem tudo era mau, rapazes. Íamos a penaltis. Contra o fcp. E contra o Conceição. Dost, primeiro a avançar com a verde e branca vestida, já depois de Soares ter convertido o primeiro, atirou em força e colocado, mas a bola embateu com estrondo na barra.
E é este o momento. Não sei o que ia na cabeça de Bas, mas sei o desespero que vi no rosto de vários Leões e Leoas que me rodeavam. Afinal, era como se o universo estivesse a girar ao contrário, dando-nos a provar o travo amargo de algo que já tinha sabido tão bem. Como se a história pudesse repetir-se, mas invertida, com um golo sofrido no último suspiro e um 2-2 a poder transformar-se numa derrota em penaltis, com a crueldade de tudo acontecer onde tentávamos amenizar dores que ainda são tão grandes.
“O problema é quando nos dão por mortos”, Coates
Danilo veio e fez o 0-2, Bruno Fernandes deixou a paradinha em casa e espetou um pontapé de raiva como se Vaná merecesse desprezo. Pepe, esse rapaz tão bem comportado, quis ser mais artista do que é, fez uma rábula de desconcentração com Renan e apontou ao ângulo com a bola a sair à trave, oferecendo a Mathieu a oportunidade de fazer o 2-2. E fez, obviamente. Adrián López atirou para o 2-3; Raphinha descarregou nervos no 3-3. Hernâni viu Renan quase parar o 3-4 e muito boa gente quase viu parar o coração quando viu que era Coates a avançar. Não percebo estes tremeliques em relação ao Patrão Sebastião. Nem eu, nem ele, que até mostrou ao Vaná que só se fosse estúpido é que ia, pela quarta vez, atirar em força e rasteiro para o lado direito.
O mata mata passava a roleta russa e Fernando Andrade viu Renan fazer o que tinha que ser feito: defender pelo menos uma grande penalidade. E estava tudo nos pés de Luiz Phellype. Por momentos, o latagão, com pinta de pugilista, virou Alex Owens e quase aposto que, enquanto caminhava para a bola, escutava, ao longe, um “Take your passion, And make it happen”, transformado num remate feito de lágrimas. Dele e nossas. What a feeling!
Ficha de jogo
Sporting-FC Porto, 2-2 (5-4, g.p.)
Final da Taça de Portugal
Estádio Nacional, em Lisboa
Árbitro: Jorge Sousa (AF Porto)
Sporting: Renan Ribeiro; Bruno Gaspar (Tiago Ilori, 66′), Coates, Mathieu, Acuña; Gudelj (Doumbia, 90+3′), Wendel (Jefferson, 106′), Bruno Fernandes; Raphinha, Diaby (Bas Dost, 75′) e Luiz Phellype
Suplentes não utilizados: Salin, André Pinto e Jovane Cabral
Treinador: Marcel Keizer
FC Porto: Vaná; Éder Militão (Hernâni, 104′), Pepe, Felipe, Alex Telles (Fernando andrade, 106′); Danilo, Herrera; Otávio (Wilson Manafá, 78′) , Danilo, Brahimi, Marega (Adrian López, 101′) e Soares
Suplentes não utilizados: Fabiano, Maxi Pereira e Óliver Torres
Treinador: Sérgio Conceição
Golos: Soares (40′), Danilo (45′, p.b.), Bas Dost (101′) e Felipe (120+1′)
Ação disciplinar: cartão amarelo a Bruno Gaspar (25′), Gudelj (39′), Coates (90′), Soares (96′), Danilo (100′), Alex Telles (105′), Raphinha (107′), Wilson Manafá (120′) e Bruno Fernandes (120′)
Desempate: Soares, 0-1; Bas Dost, 0-1 (trave); Danilo Pereira, 0-2; Bruno Fernandes, 1-2; Pepe, 1-2 (trave); Mathieu, 2-2; Adrián López, 2-3; Raphinha, 3-3; Hernâni, 3-4; Coates, 4-4; Fernando Andrade, 4-4 (defesa Renan); Luiz Phellype, 5-4
26 Maio, 2019 at 8:58
Tão booooooom…
SPOOOOOORTIIIIIIIINGGGGGGG!
26 Maio, 2019 at 8:58
Bom dia.
Sorriso rasgado na face.
Obrigado a Coates, Mathieu e todos aueles que não nos viraram as costas.
Sporting
26 Maio, 2019 at 9:00
Sporting!!!!
26 Maio, 2019 at 9:02
Um jogo nem sempre bem disputado, antes pelo contrário, jogamos mal em varios momentos do jogo. Mas as finais, como se diz, não são para jogar, são para ganhar. E o que realmente importa é isso. Nós, Sporting, ganhámos a final!
Mathieu foi enorme. Que classe, 35 anos de classe.
BG foi novamente o pior em campo. 5M jogados fora. A juntar ao diaby ja temos aqui 10M que dava para outro BF.
Gudelj fez provavelmente o melhor jogo com a Verde e Branca.
Renan teve uma paragem cerebral mas de resto esteve sempre bem, e deu gozo ver a felicidade enquanto subia aquela escadaria para ir buscar a medalha.
Luiz P. Gosto muito deste gajo, muito humilde, quase a chorar na Flash Interview a dizer que ouviu muita coisa menos boa quando veio para PT e a responder aos que iam a sua conta de Instagram dizer para voltar para a segunda divisão. Bem que os calou.
Fora de campo o MvP foi Ristovski.
Melhor foto da noite Chefferson Guevara.
Spoooooooooorting
26 Maio, 2019 at 9:05
FCP 2 SCP 2 (gp 4-5)
Mais penáltis defendidos em desempates por guarda-redes do SCP
5 Renan
4 Tiago
4 Patrício
2 Ivkovic
https://t.co/iSHUdw8URC
26 Maio, 2019 at 11:20
E vão 7 seguidas em penalties.
Já tenho o fígado todo fodido.
26 Maio, 2019 at 12:12
Para o RoC é outro dia normal
26 Maio, 2019 at 9:18
E ouvir em loop as palavras do Paulinho la pas 21h na rtp3
26 Maio, 2019 at 9:02
Vencemos a Taça numa jogo que se transformou numa montanha russa. Uma vitória que coloca um acento positivo numa época que a todos preocupava.
Hoje é dia de celebração. Amanhã começa-se a trabalhar o futuro. Esta conquista é um bálsamo que apazigua a mágoa em que fomos envolvidos, mas é preciso mais.
O título é um anseio que não mais pode ficar adiado. Senti que este grupo está preparado para tal. Começando em Bruno Fernandes, que não sinto assim tão preocupado em sair, mas olhando também para jogadores como Mathieu, Coates ou Acuña.
Agora, é preciso qualidade. E, para isso, é preciso $$$ e competência.
26 Maio, 2019 at 9:12
Ninguém mais que o Sporting merecia está Taça…
E o Sérgio “não mordeu as orelhas” aos árbitros…
Ele “e tão rasteirinho” … que “só chega às canelas…”
Spoooortiiing …!
SL
26 Maio, 2019 at 9:16
Merecemos ser felizes!!!
Renan e LP os heróis improváveis.
Mathieu representa todos os ideais do SPORTING!!!
Bruno”rato traidor” Fernandes o líder natural desta equipa, quem não viu que vá ver a emissão da Sporting Tv.
Ristovski é 10x melhor que Gaspar e um grande maluco que se tornou Leão.
26 Maio, 2019 at 9:23
Excelente análise ao que se passou ontem em campo!
Mais uma arbitragem manhosa, mais uma final ganha na raça e mais um cabeção de um Chico esperto chamado Conceição, pelo que ladrou antes , durante e o pós jogo.
Desde a final que perdeu pelo Braga connosco, que és cabeçudo.
Bom descanso e foco na próxima época.
SL
26 Maio, 2019 at 9:23
A ressaca… tão bom.
26 Maio, 2019 at 9:26
Estive no Jamor. Dos jogos mais emocionais da minha vida. Mais memorável também. Hoje, aqui, não lavrarei críticas (e vontade não me falta, especialmente à inconcebível nomeação da dupla de associados e colaboradores – no sentido de que os franceses falam de collaborateur – do FCP, Jorge Sousa e Rui Costa, para a arbitragem do jogo). Quero apenas, “a contrario” da opinião que tantas vezes exprimi, deixar um elogio especial ao “patinho feio” Gudelj. Fez um jogão. Foi até ao limite das suas capacidades físicas, na luta desigual com os homens do meio-campo do FC Porto que lhe apareciam pela frente invariavelmente em superioridade numérica. Todos quiseram ganhar, alguns tiveram dificuldades em mostrá-lo por dificuldades físicas. O Gudelj superou-se. Mostrou que queria muito ganhar mesmo quando o corpo já não lhe respondia. Não fosse a diabólica associação, diria que, na sua prestação, testemunhámos o “Triumph des Willens.”
26 Maio, 2019 at 11:06
Soubesse eu que ias tinha-me esforçado para beber uma cerveja contigo.
Partilho a opinião sobre gudelj.
Acrescento ainda Coates e Mathieu ao lote.
Muita vontade naquela equipa. Como há muito ao via. Não há união no clube mas no plantel não tenho dúvidas.
As criticas ficam para mais tarde. Merece continuar mas sinto pouca confiança no nosso treinador…
Viva o Sporting!
26 Maio, 2019 at 12:20
Eh pá, Ireland, se soubesse abria uma excepção de muito bom grado. Não aprecio cerveja (vinho é outra conversa), mas, contigo, uma pelo menos marchava!
Viva o Sporting, sim! Viva todos nós!
26 Maio, 2019 at 9:26
Bom dia.
Imagina ganhar o campeonato…
Mais logo passo cá.
Bom Domingo a todos.
Viva!
26 Maio, 2019 at 9:39
Bom dia. Felicíssimo e com um grande sorriso no rosto. Bruno Fernandes um verdadeiro capitão. Agora gritem todos…
SPORTING!!!
26 Maio, 2019 at 9:39
apenas para realçar a parte da arbitragem:
o lance do primeiro golo do Porto o Var tinha obrigaçao de fazer o Jorge sousa ir ver as imagens………..mas como eu disse existem arbitros só mesmo arrastados pelas orelhas lá vão
o assistente que estava a acompanhar o ataque do porto na primeira parte, esteve sempre atrasado em relaçao aos lances, o Marega esteve 4 ou 5 vezes em fora de jogo(iguais ao do golo anulado) e ele deixou passar sempre
26 Maio, 2019 at 11:25
Ou arrastados pelo Orelhas…
26 Maio, 2019 at 9:41
Que loucura. Vou de férias com um sorriso nos lábios.
Obrigado Sporting, obrigado rapazes!
26 Maio, 2019 at 9:43
Grande ambiente no Jamor! Nós merecemos ser felizes! Obrigado a todos!
Ainda sem voz de tanto festejar!
Excelente a conquista de 2 taças num ano muito dificil como este. Debandada dos melhores jogadores, dificuldade extrema em contratar no Verão (sei bem o que estou a dizer).
Vamos estar mais fortes na proxima epoca! Ha muito para melhorar mas faze-lo em cima de vitorias é muito melhor!
Viva o Sporting Clube de Portugal!
Ps – Cherba gostei muito de te dar um abraço no Jamor! Es grande e fazes aqui um trabalho diario incrivel!
26 Maio, 2019 at 9:54
Grande vitória, que acaba por deixar uma nota positiva na época tendo em conta uma legítima baixa de expectativas. O que não implica que não se pudesse perfeitamente ter lutado por outro lugar no lampeonato, como aliás se mostrou.
Continuava a trocar ambas as Taças pelo segundo lugar e, aliás, nunca nos podemos conformar com outra coisa que não seja a vitória.
Acho o braço do Herrera muito discutível e a tal ‘agressão’ ao BF um exagero. Houveram outras entradas violentas que mereciam cartões inclusive pitons que para a semana ainda estarão marcados no corpo dos nossos. Campo inclinado pela falta de disciplina ao porco e pelo caralho do fiscal – mas esse também se pode dar o desconto do VAR poder anular foras de jogo que ele deixa passar.
Destaques a jogadores já foram dados. Gigantesco Mathieu.
Qual é que foi a cena com o Raphinha? O puto é muito bom mas ontem não estava bem da cabeça.
Finalmente, que eu gosto de dar o benefício do tempo e da dúvida, percebo que o Diaby de facto não é jogador de futebol. O rapaz não tem um posicionamento ou decisão correcta. Um autêntico corpo estranho. Tem habilidade mas cérebro futebolístico nada.
Deviam ser 18 taças by the way…graças a uns certos meninos mimados premiados com contratos melhorados o facto de terem abandonado o clube quando ainda haviam objectivos.
Bruno: deves ser um dos três melhores jogadores que já alguma vez jogaram com a verde e branca. Tens inteligência e perfil de capitão. Por isso, vai lá fazer feliz uma equipa à tua medida mas deixa cá €100M que ficamos quites.
26 Maio, 2019 at 10:58
Não trocava as taças por um 2lugar nunca. Titulos valem mais que milhões que geralmente gastamos mal,além disso não cativas os miúdos com 2 lugares.
De resto concordo com tudo.
27 Maio, 2019 at 7:29
Claro, cativas em nem sequer ir jogar na Champions….. cativas com um plantel que não ganha nada porque não tens dinheiro para concorrer com os rivais (e já vão dois anos em que os rivais recebem no minimo 50M a mais que o Sporting…. nada de mais se pensares nas comissões que pagas ao mendes).
E não são dois trofeus, é um trofeu e um torneio de pré-epoca.
26 Maio, 2019 at 9:54
Grande vitoria…Mathieu foi enorme e conseguimos ganhar apesar de um jogo menos bem conseguido de BF, o que nao deixa de ser significativo….Uma palavra para Gudejl….acho que vai ser um dos jogadores da proxima epoca…muito inteligente e a ganhar intensidade consegue equilibrar muito bem aquele meio campo…esteve praticamente um ano parado e agora no final ja se notou a diferenca de ritmo…por outro lado, parece ser dos jogadores que melhor ambiente cria no balneario e isso e muito importante tb!
26 Maio, 2019 at 10:23
BF teve um jogo menos conseguido… mas os jogadores adversários ”conseguiram “ quase sempre acertar-lhe…
SL
26 Maio, 2019 at 10:00
jornada de grande fervor leonino.
numa equipa que tanto soube sofrer durante a epoca e no jogo de ontem, especial agradecimento para:
renan
bas dost
bruno fernandes
mathieu
Keiizer
francisco varandas
pegando nas palavraa do raphinha… havia muita gente aqui na tasca que achava que íamos acabar em 10*… camaradas… meditem.
26 Maio, 2019 at 10:14
Francisco?
26 Maio, 2019 at 10:01
… e lembrem-se que podem ser leoes… ou hienas: escolha vossa
26 Maio, 2019 at 10:24
Nem hj consegues ter um discurso normal? Que triste…
26 Maio, 2019 at 10:27
Hoje é dia de armistício?
26 Maio, 2019 at 10:35
Isso foi ontem, lol
26 Maio, 2019 at 11:14
Versão feminina do Ceição…ainda está com azia
26 Maio, 2019 at 17:04
rennie… kompensan… ontem foi o funeral… tenta não faltar (se tens as quotas em dia) á missa do 7º dia…
26 Maio, 2019 at 19:03
Rota vai dormir que logo á noite tens muito que apanhar nesse tamboril.
26 Maio, 2019 at 11:16
A única merda de comentário neste post vem desta hiena travesti.
Sintomático da merda de pessoa que é…
26 Maio, 2019 at 12:47
É s um idiota. Agora tenho a certeza.
26 Maio, 2019 at 12:48
Isto é para o/a coisa Rockabilly. Vem agora fazer aquilo que critica nos outros.
26 Maio, 2019 at 16:32
pois é brunecos…
para vocês normal é congratular o ex-presidente e insultar o anterior…
26 Maio, 2019 at 19:03
Rota vai dormir que logo á noite tens muito que apanhar nesse tamboril.
26 Maio, 2019 at 19:11
És só um puto estúpido…
26 Maio, 2019 at 17:06
ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahah
ORGULHO EM SER BANANINHA
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH
26 Maio, 2019 at 17:40
Putedo vai dormir que logo á noite tens que trabalhar.
26 Maio, 2019 at 10:02
Bons dias caros tasqueiros.
Já há algum tempo que me afastei das redes sociais e das discussões sobre o Sporting.
Não aguentava mais tanta guerra civil.
Mas hoje não podia deixar de dar um abraço a TODOS!
Esta taça não é só do Varandas, mas também é dele. Como também é do Bruno de Carvalho, do Bruno Fernandes, do Montero e do Nani, do Patrício e do Adrien que fizeram questão de nos apoiar no próprio estádio e até dos pobres desgraçados que há um ano atrás cometeram a maior imbecilidade das suas vidas.
Porque nada é perfeito na vida, porque todos cometemos erros, o Sporting é, e será sempre, a soma de TODOS os que sentem este amor inexplicável.
E se mesmo com todas as vicissitudes conseguimos algo, se nos unirmos em torno do essencial, que mais não é do que colocarmos o Sporting acima de qualquer pessoa, de qualquer ego, não deixando de fazer o que pudermos apenas porque não gostamos do fulano A ou B, então sim, poderemos sonhar com algo mais.
Muita saúde a todos.
Viva o Sporting, Clube de Portugal!
26 Maio, 2019 at 10:41
Subscrevo essas palavras, unidos seremos sempre mais Fortes
26 Maio, 2019 at 11:32
Meu caro, até do Cintra é…
Aquele golo do BF na meia final contra os lamps e o golo de ontem…
26 Maio, 2019 at 12:51
Excelente comentário.
26 Maio, 2019 at 13:12
Excelente comentário.
26 Maio, 2019 at 15:16
Sapinho esse é o espírito, que todos ouçam as tuas preces, não se quer unanimidade e sim critica construtiva, mas o que se deseja é que o ódio seja erradicado completamente entre sportinguistas, irmãos do mesmo sangue, porque é muito mais o que nos une do que o que nos separa.
26 Maio, 2019 at 10:08
Hoje só me apetece gritar: SPOOOOOOOOOOOOOOOORTIIIIIIIIIIIIIIIIIIING!
26 Maio, 2019 at 10:10
Esta é uma vitoria tremenda, essencialmente pelo que tem de redentor.
O nosso jogo, variou entre o bom e o sofrível. Creio que começámos muito bem, mas pagámos esse ímpeto inicial na segunda parte. Superiores nos primeiros 15-20 minutos, mas acumulando alguns erros defensivos de bradar aos céus. Melhor neste capítulo na segunda parte, principalmente depois da saída do B. Gaspar, mas sem capacidade para fazer transições, muito por inoperância do miolo onde Wendell e Fernandes não se viam (principalmente o primeiro), abafados pelo trio do Porto, em que Herrera parecia estar em todo o lado. O Raphinha e o Diaby tb desapareceram do mapa em termos ofensivos na maioria da segunda parte, excepção feita ao período (episódico) depois da troca Diaby/Dost em que conseguimos voltar a esticar o jogo.
Mathieu é um Deus e Coates o seu escudeiro. Bem tb o Gudelho e o Illori.
O resto foi o mais do processo pós-apocaliptico e catártico em que andamos à um ano e pouco, que o Coates tão bem representa nesse “O problema é quando nos dão por mortos”!
O Acuña disse, qualquer coisa de fugida no relvado, como isto “El año passado, es esso, es passado”! E é aqui que estamos, ainda não passou, ainda há muitas feridas abertas, mas estamos num caminho, num processo que se pretende redentor, para o qual as vitórias são essenciais.
Agora há que não perder o Norte, nem o Sul, nem o Este ou Oeste, há que usar este defeso para colmatar lacunas e essencialmente trazer consistência a sectores demasiado frágeis para um candidato ao título. E que a sair, saiam os dispensáveis (e são tantos…)
E lembrar que todas as vitórias contam, e nesse capitulo, as modalidades são tão importantes como o futebol.
Viva o Sporting Clube de Portugal!!! Só isso importa, nada mais!
26 Maio, 2019 at 13:29
Raphinha foi um monstro a defender qd o Keizer, num delírio, passou para o 4-4-2…quase se pode dizer que está ali um lateral direito. Aquele corte sobre o brahimi já em cima da peq área….
26 Maio, 2019 at 16:33
3-5-2…
26 Maio, 2019 at 10:17
Comemorar.
Votar.
Wax on, wax off.
Ping pong in, karaté out.
Parabéns Emanuel Periférico Silva.
Força nas pernas para as meninas hoje.
26 Maio, 2019 at 10:19
Tudo dito!
Ainda estou em êxtase!!!!
Isto foi tão bom! Tão merecido! Tão importante!!! Ontem pode ter sido o primeiro dia do resto das nossas vidas!
Uma equipa de alma e de sacrifício. Uma equipa que está sempre viva enquanto há jogo! Muita luta, nunca viramos a cara à luta. O Acuna, o Gudelj, o LP, o Coates, o BF e o Mathieu são prova disso. Venham os maiores arruaceiros que há que eles estão lá para dar o que têm sem medos, meter o pé, meter o corpo, lutar com tudo.
Agora… Um jogo que também expõe o MUITO trabalho que há pela frente. Quem viu B. Gaspar e Ilori vê que não dá… Nenhum deles. Piores que medíocres. Outra fragilidade foi o tempo que Wendell demorou a sair. Ele estava de rastos. Mas não havia 1 único médio no banco depois de entrar Doumbia. Doumbia que há muito devia ter entrado no lugar do Wendel. Mas correu bem porque o Gudelj rebentou. Falta sempre um médio no banco do Keizer… Sempre. Ontem o porco com 1 avançado decente (para não dizer 2…) tinha ganho fácil. A última meia hora dos 90 minutos então foi inacreditável a quantidade de buracos que o Sporting abriu.
Grande jogo de Coates e Gudelj. Mas Mathieu foi gigante! Valeu por 2! Como é que alguém sonhou fazer um plantel para o próximo ano sem ele…
Acuna, B. Fernandes e Wendel tiveram os seus momentos mas não conseguiram ser consistentes.
Raphinha esteve horrível. Ajudou a emperrar o Sporting. Diaby teve 1 ou 2 arrancadas melhores que as do Raphinha mas pouco mais.
LP esforçado e combativo. Dost também esteve fraco. Uma exibição de ambos que também é espelho. LP não tem medo, luta, mete o pé, dá água pela barba a todos. Dost não faz nada disto mas faz golo.
Doumbia entrou numa fase em que a equipa não tinha capacidade para sair voltou a mostrar que tem muita qualidade com bola e um poder físico impressionante.
Não nos deixemos enganar. Muito trabalho pela frente. Mas com isto ganhou-se fôlego e peito para começar o próximo ano.
26 Maio, 2019 at 10:26
Foi a 2a vez que o Jamor viu as minhas lágrimas ao vivo. E o Conceição estava sempre do outro lado a chorar com o sentimento inverso.
26 Maio, 2019 at 10:57
Tambem lá estive nas duas.
4x a penalties
4x vitoria do Sporting!
Obrigado Conaceição!
26 Maio, 2019 at 10:26
Brutal o texto, brutal a final e brutal a azia épica que vai por essas tv’s fora…
SCP
SL
26 Maio, 2019 at 10:26
Freddy Montero
https://www.facebook.com/cortinaverde/videos/2345854375735150/
26 Maio, 2019 at 11:00
Grande Montero!
Espectáculo!
26 Maio, 2019 at 10:38
Excelente crónica. Só não concordo com as críticas ao árbitro, um vício de auto-indulgência de que não nos libertamos. Penso que esteve muito bem. Já vi o lance do Herrera 20 vezes e não consigo dizer se foi mão ou não. A agressão ao BF foi um chega para lá. Parem lá com os vermelhos por tudo e por nada. Para mim, o lance mais polémico é mesmo o amarelo ao Coates. Ainda bem que assim foi, mas se tivesse mostrado vermelho teria que aceitar.
Tirando isso, foi uma tarde memorável. Até me apeteceu fazer as pazes com BF.
26 Maio, 2019 at 10:40
Foda-se… Ainda fomos beneficiados?!?!
Foi só um chega para lá?! Hehheheheh e é!
26 Maio, 2019 at 10:43
Vai se a ver e o arbitro ate teve razao em dar avisos nas primeiras faltas do fcp e depois logo na 1a falta do BG, que nem foi nada de especial, toma la amarelo. Alias ambas as equipas tinham 9 faltas e nós tinhamos 3 amarelos e eles 0. Teve muito bem sem duvida
26 Maio, 2019 at 10:47
E o primeiro amarelo para eles deve ter sido exagerado… Ainda só tinha avisado metade da equipa do porco…
E os foras de jogo na primeira parte… O fical não via 1…mas também não devia ser por muito… Só 1 metro ou 2…
26 Maio, 2019 at 10:53
Nem lhe tocou… cabrão do Otávio ha-de ser sempre um fdp, que tipinho mais odioso…
26 Maio, 2019 at 10:55
O lance do Herrera é claramente braço.
Tal como no golo anulado, o fdp do assistente não viu.
O mesmo assistente que não viu inúmeros lances sempre em prejuízo do Sporting.
A juntar a isso, uma vez mais a merda de um “incompetente” no VAR que decidiu o óbvio no golo anulado e não teve colhões para anular o lance do Herrera.
E finalmente o critério dos amarelos…nem vale a pena falar.
Safodam todos, mesmo com esta roubalheira organizada ganhámos!
26 Maio, 2019 at 13:31
Lol?
26 Maio, 2019 at 15:13
Cada um vê com os filtros que quiser. Eu tento ver sem filtros. Fossem as arbitragens dos jogos do sporting todas como esta!
26 Maio, 2019 at 18:01
Impressionante! 🙁
26 Maio, 2019 at 10:39
E que tal as declarações de Sousa Cintra? Teríamos sido campeões se não se tivesse trocado de treinador. Épico!
Venha daí essa estátua!
26 Maio, 2019 at 10:47
Imbecil de merda…
26 Maio, 2019 at 10:54
É nem ligar…
26 Maio, 2019 at 11:16
esse gajo está senil!
26 Maio, 2019 at 11:19
Espectacular! Aonde disse isso?
Grande Xintra!
26 Maio, 2019 at 15:13
No final do jogo em entrevista à rtp.
27 Maio, 2019 at 7:32
Eu concordo com ele…. mas ele mandou-o embora e chamou o P0 e por isso temos de lhe agradecer por o clube não ter ganho o campeonato.
27 Maio, 2019 at 7:34
Eu ouvi antes do jogo, na antena 1 creio…
26 Maio, 2019 at 10:43
Ontem foi dia de festa e há muito que merecemos estas festas e alegrias.
Quanto ao jogo jogado, serei honesto.
Jogamos pior que eles.
Tivemos a eficácia do nosso lado.
Eles jogando melhor também tiveram o chouriço do último segundo.
Árbitro com medo do porto e sem respeito por nós.
Não é pelo keizer que seremos campeões para o ano.
Um gajo com jovane no banco…insiste em diaby.
Um gajo que com gudely nas lonas atrasa em demasia a entrada do doumbia.
Um gajo que nos últimos minutos em vez de substituir Wendell por André pinto para ganhar altura na área para as bolas bombeadas mete Jefferson….talvez não tínhamos ido a pênaltis.
Demasiados equívocos….
Conceição um motivador nato.
Conceição um arruaceiro nato.
Há muito que se confunde frontalidade com falta de respeito.
Embora não simpatize com varandas este representa o clube e merece respeito pelos adversários.
Encerrado este campeonato da mentira não me iludo.
Podemos ganhar umas taças…. campeonato tão cedo não ganhamos, muita corrupção neste futebol do tugão e equívocos da nossa parte.
Haja um milagre!!!
26 Maio, 2019 at 10:44
Um ano depois, uma equipa bem mais fraca (a do Sporting), contra uma equipa bem mais forte (Porto e não o Aves), fez das tripas coração e conquistou a Taça que deveria ter sido nossa na época passada.
A equipa deste ano dignificou e honrou o Sporting em campo.
A do ano passado foram apenas camisolas a passear no Jamor com muita gente lavada em lágrimas de crocodilo e muita vontade de foder o clube e adeptos…
Uma Taça ganha com Gaspar, Gudelj, Diaby, Ilori, etc, é um feito único e histórico, ainda para mais quando o trio de arbitragem + VAR tudo fizeram para nos derrotar.
Obrigado equipa!
O Jamor continua a ser uma merda para se ver um jogo de futebol, salva-se a mistica do local.
A FPF continua a ser vergonhosa por não saber dar condições para a realização da maior festa do futebol português.
A mafia dos bilhetes continua a ser vergonhosa.
26 Maio, 2019 at 10:49
Fogo…
Depois de ontem, não insistam em meter o Gudelj no mesmo saco de Ilori, B. Gaspar, Diaby ou Jefferson…
Uma coisa é se vale a pena o esforço financeiro e se temos melhores alternativas. Outra coisa são pernetas…
26 Maio, 2019 at 11:03
No saco vai sempre.
Pode dar para um jogo ou outro (tal como o Diaby) mas é muito limitado para a posição que ocupa em campo.
Nao vale o investimento.
26 Maio, 2019 at 13:56
Isto!
26 Maio, 2019 at 13:57
Voltou a net:)
26 Maio, 2019 at 14:18
O Renan manda-lhe um abraço .
26 Maio, 2019 at 17:44
Calma Vasquinho, até o nome é de bananinha. Repito o que já te respondi antes:
Vou festejar e gritar sempre vitórias e títulos nem que seja ao berlinde, e vou desejar com mais força ainda que bananas como tu e filhos da puta como o Vagangas e o Rogério caiam ao fosso de cabeça e fiquem lá estendidos até alguém tapar aquilo. É lidar!
26 Maio, 2019 at 17:43
Ó Coraçãozinho de Lampião a minha net durou até ao festejo da vitória, depois fui festejar com sportinguistas.
Vou festejar e gritar sempre vitórias e títulos nem que seja ao berlinde, e vou desejar com mais força ainda que bananas como tu e filhos da puta como o Vagangas e o Rogério caiam ao fosso de cabeça e fiquem lá estendidos até alguém tapar aquilo. É lidar!
26 Maio, 2019 at 15:14
Olha que o Jefferson entrou bem!