O que falta ao Sporting para ser campeão? A pergunta repete-se infindavelmente nas nossas cabeças e aposto que nas cabeças de toda a gente que entra diariamente pela Academia e pela 10A. Todos verão a questão de posições distintas, com prioridades diferentes, até com ângulos diversos – consoante o grau de conhecimento do que temos hoje.
E quase todos começamos pela questão “fora das 4 linhas” e aí, não há como não ver isto, o Sporting é o saco de pancada do sistema. Ao olhar para a tabela da indisciplina (nº de amarelos e expulsões acumulados nas jornadas da Liga Nos) a ficha cai-nos em cima, violentamente. Somos autenticamente descriminados negativamente e sucessivamente pela arbitragem e se o VAR nos trouxe muitos pontos que perderíamos em modo “old school”, outros ficaram quase de certeza ganhos com muito mais aflição do que seria suposto.
Não é normal a 3ª melhor equipa da Liga, com um volume de jogo atacante e percentagem de posse de bola ao nível dos 2 primeiros, ser tão castigada e…convenhamos, a nossa equipa não é propriamente um 11 de Ruben Dias. Não só não é normal, como deveria, proactivamente, merecer uma análise séria por parte do Conselho de Arbitragem, mas não esperemos tanto.
Também “fora das 4 linhas” existe o tal “jogo das malas” que têm o particular condão de tornar Tondelas e afins em furacões desportivos, a espumar raiva enquanto fazem o jogo das suas vidas, a lutar contra as suas naturais dificuldades como se os 3 pontos frente ao Sporting fossem cem vezes mais importantes que os 3 pontos frente ao Benfica. Das coisas mais óbvias desta liga, foi ver o número de pontos ganhos fora, assim que o Sporting deixou de contar para a luta pelos primeiros lugares. O argumento de que a pressão diminuiu e isso libertou a equipa para melhores exibições é válido, mas não explica a diferença de exibições das mesmas equipas contra “grandes” diferentes.
Não basta nesta questão olhar apenas para o nosso umbigo. O número de pontos ganhos pelo rival Benfica, especialmente na 2ª volta está ao nível do sobrenatural. Com minha idade, lendo os e-mails que li e olhando as “sinergias” entre alguns clubes da nossa Liga, diria que o Benfica preparou bem os seus jogos e a proteção a Bruno Lage. A um nível que nem Porto, nem Sporting conseguem alguma vez fazer. Os defesas contrários têm especiais falhas, coisas que resultariam num vídeo épico, ao som do genérico do Benny Hill e com comicidade garantida.
Haveria muito mais para falar, mas entre dopping e Meirins, direi apenas que, em conclusão, neste “campeonato” seremos sempre perdedores e eternamente goleados. Há alternativas? Há. Uns quererão entrar pela badalhoquice dentro e transformar o nosso clube em cópias dos nossos rivais (esquecendo tudo o que tem acontecido ao Sporting sempre que se arma em “bad boy”). Outros preferirão continuar a levantar a cabeça a seguir a cada injustiça, encarnando a versão mais voltairiana de Cândido, tentando esquecer as dores rectais ao mesmo tempo que disparam a raiva para dentro. Eu, há muito que defendo que é preciso uma posição muito mais firme do Sporting.
Para mim, é evidente que a FPF e Liga Nos (em conjunto com o Governo) nada farão para acabar com esta verdadeira palhaçada que rodeia os clubes e as competições. Esses silêncios e ponderadas passividades apenas estimulam os dirigentes e empresários que vivem nesta roda de gatunagem. Se existir vontade, esta permissividade termina. Se houver coragem essa gente acaba toda na prisão. Neste momento, não há nem uma coisa, nem outra. Há dissimulação e damage control das polémicas e suspeitas. Isto só se resolverá com posições extremas. À cabeça, defendo um ultimato ao Governo e à Liga/FPF. Ou agem proactivamente para tornar as competições “limpas” ou o Sporting (e a quem a nós se juntar) desenvolverá todos os esforços para fazer eleger uma lista às eleições da FPF e Liga Portuguesa, que o faça.
Sei que esta “ameaça” será vista como risível e cairá naturalmente no esquecimento do esgoto que é a nossa comunicação social, mas se a este ultimato estiver associado a ameaça de outras medidas (muito mais duras e que ninguém desejará) aposto que algo se obteria, nem que fosse apenas o compromisso de eliminar alguma percentagem da vasta podridão que se passeia pelos corredores do nosso futebol. Uma coisa tenho mesmo a certeza: construir boas equipas e ter bons treinadores não vai chegar, nos próximos anos, pelo menos. Não querer olhar a esta nossa falta de músculo “fora das 4 linhas” será sempre um pedra no caminho de qualquer direção e, obviamente, no caminho da própria sobrevivência do Sporting como clube “grande” em Portugal.
Se é para sermos pequenos, autofágicos e repositório de piadas desportivas, prefiro a inexistência. E todos os dirigentes do Sporting (atual ou futuro) terão de começar a colocar estas peças em cima desta mesa. A paciência e o estupro tem limites e só acabará quando coletivamente dissermos convictamente que, ou muda ou estamos fora.
*às quartas, o Zero Seis passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
5 Junho, 2019 at 13:35
“Ou muda ou estamos fora”…. É o que porto e benfica queriam.
Mudar só porque existia um ultimato do Sporting, no contexto actual, é acreditar no pai natal.
E saltar fora era um “festa”… Porque aí sim a bipolarização seria uma realidade.
5 Junho, 2019 at 13:51
Exactamente. Admito que não tenho nenhuma alternativa, para além de tentar melhorar o clube, o que pode claramente não ser suficiente. Mas, fazer birra e sair não me parece opção. E sim, seríamos ridicularizados.
5 Junho, 2019 at 14:01
Completamente
5 Junho, 2019 at 13:43
Concordo que temos que apresentar alternativas e boas medidas para mudar futebol português. Mais vai ser díficil (senão inpossível) conseguir o primeiro clube que se queira ‘aliar’ a nós nessa estratégia. No dia que o fizer, passará ser tão ou mais castigado que nós. Dentro das quatros linhas e fora delas. Mas se se conseguir aguentar, outros clubes se juntarão a nós e então sim, poderemos começar a almejar uma mudança séria e de fundo no lodo que é o futebol português.
Resta saber se a nossa ‘rearrumação’ interna termina de vez e se este é papel que a direção de Varandas deseja vir a desempenhar. Pelo que tenho visto, não me parece. Adoraria estar enganado.
5 Junho, 2019 at 13:48
não esperes ajuda de ninguém, nem contes com ela!!!
Tem que partir de ti, de mim, de todos nós!! Dizem que somos quantos!??? 3,5 milhões!??? Tentou-se mas alguém achou que o ruído era muito e… fez-se silencio!!
Agora, cantem o fado…
5 Junho, 2019 at 13:45
falta o que o LFV disse há uns anos, ter as pessoas certas nos lugares certos. podem criticar o LFV mas ele tentou verdade desportiva, houve apito dourado que não deu em nada, depois disso avisou o que ia fazer e os resultados estão a vista. Sporting deve aguardar o que da o e.toupeira e afins e se o resultado for nada, teremos de escolher de uma vez por todas que nos queremos no futebol, competir e fazer número ou ganhar titulos.
tenho dito
SL
5 Junho, 2019 at 14:27
Deves estar a brincar com a tropa… o apito dourado incluia o carnide. Apenas não foi investigado porque na altura os inspectores da PJ receberam ordens para pararem de investigar no momento em que as pistas levavam ao carnide.
Até existe um documento dessa altura, porque os inspectores queriam continuar e foram proibidos.
O LFV nunca tentou nada que não fosse ilegal.
Goste-se ou não, os clubes são ajudados mas ainda assim precisam de ganhar os jogos, o que é visivel no porco, mas no carnide isso não acontece. Basta comparar o que acontece nos jogos europeus, em que o manto de proteccão do carnide não existe e saem cartões e expulsões e derrotas atrás de derrotas…. o porco por lá mostra que ainda se safa.
5 Junho, 2019 at 15:07
Tem toda a razão, eu que já sou velho lembro-me de campeonatos que o Porto ganhou apesar de as galinhas terem sido levadas ao colo.
Alias o dito poder atribuido ao Porto foi sempre mais banha da cobra vendida pelos media , manipulação total das galinhas com a cobertura da comunicação social que eles dominam e sempre dominaram.
5 Junho, 2019 at 15:43
Até existe um documento dessa altura, porque os inspectores queriam continuar e foram proibidos.”
O documento que referes foi apelidado de “Apito Encanado”.
5 Junho, 2019 at 13:45
Bom Zero Seis!! Na mouche daquilo que é a actualidade deste lixo a que chamamos futebol! Isto, a par da reestruturação financeira é que deveriam ser as prioridades máximas do sporting, mas preferimos andar a fazer negociatas com o mendes…
Para mim, ESSENCIALMENTE, o que falta ao Sporting para ser campeão, é a falta de uma mentalidade vencedora por parte dos seus adeptos!!
Muito do que se passa “fora das 4 linhas” deve-se à falta dessa mentalidade vencedora. Porque se ela existisse, a pressão sobre a CS, Liga, FPF, poder politico e judicial (sobre TODOS os poderes instituídos neste pai)s, seria muito maior e com resultados seguramente diferentes!!
Temos aquilo que merecemos, ainda assim, contra a vontade de muitos!!!
5 Junho, 2019 at 13:55
Além do “fora das 4 linhas”, tem faltado durante estes anos, muito capacidade e qualidade para ter uma equipa competente.
Se avaliarmos épocas anteriores, e podemos recuar 10 ou mesmo 15 anos, quantos jogadores que passaram por Alvalade que mais tarde são vistos a singrar em clubes de Top europeu?
Ronaldo, Nani, não estou a ver mais … O João Mário foi vendido a um clube de topo, mas não conseguiu pegar de estaca.
Olhamos para os nossos rivais e vemos n jogadores que passaram por lá e estão ou estiveram em clubes de topo recentemente
Di Maria, Matic, Lindelof, Danilo, Bernardo Silva, Ederson, Otamendi, David Luiz, Alex Sandro, Pepe (para referir só alguns)
Por vezes, esquecemos desse pormenor
5 Junho, 2019 at 14:13
já tivemos várias equipas de sonho e NUNCA fomos campeões com elas… porquê!?? Jogadores que passaram pelo sporting e que foram para grandes clubes…bem,
Figo, Balackov, Nani, Ronaldo, Quaresma, Simão, Miguel Veloso, william carvalho, joão mário, adrien, gelson martins, daniel carriço, joão moutinho…
5 Junho, 2019 at 14:25
Figo, Balackov, Nani, Ronaldo, Quaresma, Simão, Miguel Veloso, william carvalho, joão mário, adrien, gelson martins, daniel carriço, joão moutinho… ???
Grandes clubes e pegar de estaca, só mesmo o Figo , Ronaldo e Nani
Os outros nem por isso, pelo menos eu vejo-o assim
Pergunto então, em que nível, acha que tiveram uma carreira assim tanto de clubes de topo?
5 Junho, 2019 at 19:11
Não me parece que o porto onde Moutinho jogava ou o Sevilha vencedor da liga Europa, com carriço a titular, sejam clubes pequenos… tb não são colossos, é verdade. Quaresma tinha futebol, não tinha era cabeça, caso contrário teria permanecido no Barcelona… Nani foi campeão europeu pelo United a titular… Com a chegada das lesões as coisas alteraram-se, perdeu fulgor… Mas o mais importante, para mim, não é o clube para onde o jogador vai jogar (há muito “negócio” nessas transações) ou os títulos que conquista, embora sejam importantes…! Maradona, que para mim foi o melhor de todos os tempos, pouco ganhou ao nível de clubes, comparativamente com o futebol que praticou durante anos…de maior relevo apenas uma taça UEFA. O mais importante não é o clube para onde o jogador vai ou os títulos que conquista mas sim a sua performance, o seu desempenho, o seu futebol! Renato Sanches esse golden Boy foi para um dos maiores clubes do mundo, um crónico vencedor na Alemanha, já ganhou uns títulos e no entanto nem joga!! Para a posteridade fica que a Renata até campeão da Alemanha foi…embora, sem jogar.
Vale o que vale.
5 Junho, 2019 at 14:32
Por exemplo, o caso do Balakov … que é por todos definido um dos melhores.
A sua carreira foi a seguinte:
1982-1990 Bulgária Eter Veliko Tarnovo
1991-1995 Portugal Sporting
1995-2003 Alemanha Stuttgart
2005 Alemanha Plauen
Balakov começou a sua carreira no clube local, o FC Etar Veliko Tarnovo, antes de se tranferir para o Sporting em 1990, onde ganhou na época de 1994/1995 a Taça de Portugal. Em 1995, transferiu-se para a Liga Alemã para o VfB Stuttgart, onde ganhou a Taça Intertoto em 2000 e 2002, bem como a Copa da Alemanha em 1997. Retirou-se em 2003.
Ou seja, em practicamente 20 anos de carreira, nunca jogou em um clube de top mundial, nem nunca ganhou algum campeonato.
5 Junho, 2019 at 15:17
sim balakov nunca foi campeão apesar de ter ganho apenas duas taças intertoto e uma taça da alemanha, para além de uns camperonatos bem conseguidos… mas ser campeão na alemanha… Acho que vale o que vale…
Lindelof, por exemplo, já tem pelo menos uma liga europa e o seu desempenho no man united tem sido no mínimo, sofrível, o “super defesa” . David Luiz é outro… vários títulos mas o futebol praticado… francamente.
A verdade é que tivemos excelentes equipas sem NUNCA termos conseguido um campeonato e resposta para isso…. matéria prima tb não faltou
6 Junho, 2019 at 7:35
Nem mais. Basta pensar que o colosso CR7 não foi campeão de Espanha na maioria das epocas.
Aliás, ele ganhou mais campeonatos em Inglaterra que em Espanha.
Mas não é por isso que ele deixa de ser o G.O.A.T.!
5 Junho, 2019 at 14:17
Há um denominador comum…Jorge Mendes.
5 Junho, 2019 at 14:27
Não sei se é do Jorge Mendes ou não, mas a verdade é que são jogadores que participam regularmente nos onze de grandes equipas europeias.
Se calhar, o Jorge Mendes tem é um grande um olho para a escolha dos jogadores que quer do seu lado.
6 Junho, 2019 at 0:27
Além de um elogio ao carnide temos um elogio ao mendes.
Isto tá mesmo bom por aqui
5 Junho, 2019 at 13:59
Especialmente na parte da “NOS”, poderia ser interessante a estratégia da pressão, dado que se optarmos “estrategicamente” pela inexistência, lá se vai o “produto” Sporting para vender, e que já está contratualizado para uns próximos anos.
Mais um excelente texto, portanto!
5 Junho, 2019 at 14:06
Muito bom. Mas há que recordar que o último que teve músculo e tentou ao menos mudar algo e ir contra os poderes instalados foi lançado às feras pelas suas próprias gentes. Tudo em nome de um tachinho, de um status quo ou de a comichão aqui e acolá.
Só neste clube se acha normal as assistências, gameboxes e quotizações caírem a pique mas os camarotes e corporate serem a única coisa que sobe. Gente de bem é outra coisa. Haverá melhor local para ver e ser visto, fazer negociatas e lavar as mãos uns aos outros que um camarote? Enquanto se desgusta um bom champanhe ou um suculento croquete, sem pagar, claro está?
Enquanto isso, o povinho à volta, fica lá no seu cantobem separado da elite, a bater umas palminhas e a dar uns gritos a 11 rapazinhos a chutar uma bola. É uma tempestade perfeita. Tão boa que foi adaptada pelo governo de Costa para gerir o país. Maravilha.
Campeões? Este ano igualamos o jejum, apartir daqui será sempre a somar. Pelo menos alguma justiça será feita. Os principais responsáveis por esta travessia no deserto assistirão de cadeirinha nos camarotes e tribuna a este recorde de anos sem campeonato. Um lugar na história já ninguém lhes tira. Serão eternamente lembrados pelo igualar e ultrapassar do jejum.
Deus escreve direito por linhas tortas.
5 Junho, 2019 at 14:09
Dos textos mais importantes que li esta temporada na Tasca.
Mas a minha opinião é a mesma já de a algum tempo atrás e só agora venho escrevendo o mesmo.
Os Sportinguistas na sua generalidade querem limpar ou jogar um jogo “sujo”, sem se “sujar”, ora isto é impossível.
É preciso o Sporting saber jogar a este jogo, para isso se calhar é preciso “vender” um pouco da sua alma, é triste mas é o que é, achar que o caminho é lançar ultimatos…é ser sonhador, o “sonho comanda a vida”, mas a vida tem um inicio, meio e fim, o Sporting não é campeão faz quase 20 anos, esta maltinha que nasceu em 2000 e agora começa a ser adulta, nem uma vez viu o Sporting ser CAMPEÃO…
O jogo parece simples, saber infiltrar na liga e nos clubes e a partir dai sim, começar a LIMPEZA do futebol PT.
Não é um caminho que me orgulhava, mas é o caminho SECALHAR necessário, só de pensar na alegria que um campeonato trazia não só a esta geração que falei em cima, como a minha e dos meus pais…
Também há o outro caminho que ano após ano, vamos tentando lançar que é um projecto no futebol.
A direcção que entrou faz agora quase 1 ano, tem feito essa reestruturação necessária, até podemos estar aqui na presença num projecto vencedor e a longo prazo…Europeu.
A época de 19/2020, vai provar para o que vieram.
Eu a 90% prefiro este 2º caminho, mas há aqueles 10% por cento que vão crescendo um pouco a cada época que passa, que ia pelo o caminho de entrar no “jogo sujo” e ir limpando aos poucos.
5 Junho, 2019 at 14:31
Nos últimos 10 anos, só em 15/16 tivemos futebol e dinâmica para sermos campeões.
Falhámos.
Temos de estar a esse nível, sempre, se queremos ser campeões.
Por isso, respondendo à pergunta, faltam jogadores e futebol de qualidade.
5 Junho, 2019 at 15:01
precisamos de estar nas decisões e não a +-10 pontos de atraso no final… a manta é curta e se queremos estar lá, temos de ter uma manta maior… da análise ao plantel acho que apenas necessitamos de poucos ajustes.
Já confirmado:
DC: NETO e regresso de IVANILDO e DOMINGOS DUARTE
DD: a contratar
AV: VIETTO
MA: PLATA, regresso de MAMA BALDÉ e MATHEUS PEREIRA
MO: a contratar
Reforçar bem nas posições em caso de saída.
Se assim for temos equipa para as decisões
5 Junho, 2019 at 14:46
O texto é interessante mas precisava cozinhar mais um pouco para estar apurado.
Um ultimato não serve para nada, a não ser para se rirem dos “calimeros” do costume.
Se querem denunciar preparem um video. Será muito facil explicar a magia a que assistimos todas as semanas, em quem uma equipa de merda na europa ganha todos os jogos em Portugal. Goste-se ou não, o porco é constante e joga na europa como gente grande, já o carnide é a merda que todos vêm.
Igualmente facil de comparar o mesmo jogador no carnide e noutros clubes, e um treinador…. E relacionar com os emails. Existem muitos pontos por onde pegar.
Se querem lutar contra a corrupcão não podem ser corruptos.
Custa mas é possivel, porque nem todos os cús estão à venda.
Existem pessoas a lutar pela verdade, mas essas pessoas não trabalham sozinhas.
Pensem em intocáveis, pensem em tropa de elite, pensem em mecanismo… há pessoas que têm orgulho em fazerem a coisa certa, e não se vendem por nada.
Se queriam ultimatos deviam ter pensado antes de correr com quem andava a lutar.
Com o fantoche a luta é para não vomitar de cada vez que ele abre a boca.
5 Junho, 2019 at 14:58
Há caminho…
Falar. Expor. Propor mudanças. Propor maior transparência. Propor publicamente procurando o apoio da maioria dos adeptos de outros clubes. Insistir em mudanças. Denunciar os problemas em geral e não só muito de vez em quando. Ter um departamento a fazer só isto. Esquecer o erro do momento mas batalhar pela Big Picture. Como foi com o VAR, mas tem de ser constante. O VAR foi um pequeno passo que se não for continuado a dar outros pequenos passos nunca dará nada de diferente.
Seja na melhoria das condições dos árbitros, seja nas regras de admissão na carreira, seja nas avaliações, seja nos observadores, seja nas transferências, seja nas relações com empresários, seja com jogadores emprestados ou com clausulas de recompra. A luta tem de ser pela transparência e pela big picture, não por nomes, não por lances isolados (que devem ser abordados quando existem mas isso é a espuma do dia).
E nós? Internamente?!
Contratar cada vez melhor. Vender cada vez melhor. Tem um modelo bem definido. Saber onde ir buscar o dinheiro. Depender cada vez menos de terceiros (seja accionistas, obrigacionistas, entidades financeiras, empresários, etc). Ser capaz de construir e de construir em bases sólidas nem que demore 3 ou 4 anos. Os adeptos têm de saber separar o querer deitar abaixo uma direcção de um apoio continuo ás equipas do Sporting. Saber exigir mas também agradecer. Saber exigir mas dar todo o apoio.
Nós…temos de ser cada vez melhores, sempre em cima de passos firmes que nos façam crescer.
O pior?! Nenhum dos 2 vai acontecer…nem o que precisava de ser feito para o exterior nem o que precisava de ser feito internamente…
5 Junho, 2019 at 15:21
É isto. Há muito a limpar, mas a iniciativa tem de ser nossa, porque os outros dois estão nas suas quintas. Um departamento só para analisar a arbitragem e a falta gritante de critério era meio caminho andado para limpar isto. A APAF não ia gostar mas sa foda a APAF. Fim da época, relatório e questionar quem de direito o porque de arbitro x em certo jogo apita a falta e no jogo seguinte já não o faz da mesma maneira. Depois usar a Sportingtv para difundir mais um pouco. Quem manda não faz nada, então é expor àquele italiano careca e com pinta de louco lá no Comité de Arbitragem.
Querem limpar o lodo? É preciso vontade e mostrar trabalho. Reclamar nas tvs não faz nada a não ser alimentar jornais.
5 Junho, 2019 at 16:58
Isto! Começar a pedir publicação dos relatórios dos árbitros no dia de jogo, não sai dos balneários sem estar escrito.
Aumentar a pool de árbitros!
Impor limites para o número de jogos que um árbitro apita por clube. Dois no máximo!
Recorrer á UEFA para enviar observadores em paralelo. Qd houver discrepância na análise dos observadores, levantar processo com efeito suspensivo de actividade até haver explicações aprovadas pela UEFA.
Só que com isto tudo, nem que fosse com uma pool de árbitros internacionais em todos os jogos, se acaba com os clubes satélites, com os Tondela e marítimos do campeonato. Ainda assim, já equilibrava qualquer coisa
5 Junho, 2019 at 15:09
Entendo a “revolta” e apelo do ZeroSeis mas acredito pouco numa tomada de posição “deste” Sporting que nem pela reposição dos 4 campeonatos está a lutar.
E acredito muito menos no G15 cujos presidentes estão mais preocupados com o seu enriquecimento pessoal que com a gatunagem. Algum deles tem a esperança de vir algum dia a ser Campeão Nacional? Claro que não!
Então é garantir que são “alimentados” pelo poder e garantir o melhor lugar possível na tabela classificativa. Se afrontarem o poder ainda correm o risco de serem despromovidos. Mais vale estarem quietos e assim ainda conseguem empréstimos de jogadores e alguma ajuda em caso de falta de dinheiro para pagar salários.
Os contratos televisivos trouxeram o mesmo efeito a nível nacional que os prémios da Liga dos Campeões trouxeram a nível europeu: um aumento gigantesco do fosso entre as equipas pequenas e grandes.
O Porto encaixou 78 milhões de euros em prémios e ainda irá fazer mais algumas dezenas com a venda de jogadores.
O rival encarnado consta que irá encaixar mais de 160 milhões em vendas de jogadores sem lugar no plantel a que junta 50 milhões da LC e ainda poderá arrecadar mais 130 milhões com Felix+Grimaldo.
É muito difícil para o Sporting lutar em igualdade quando as nossas melhores “vendas” até o momento não são vendas mas acordos (péssimos) com Jorge Mendes para receber algum por jogadores de quem já não detínhamos os passes. Só Jorge Mendes vai receber pela sua “ajuda” 1/5 do nosso orçamento anual para o futebol! Ou mais!
Os nossos jogadores estão desvalorizados, a nossa formação desvalorizada está, e se vendermos Bruno Fernandes perderemos o diferencial para equipas como o Braga, Guimarães e Rio Ave, pois foi muitas vezes BF quem fez a diferença em jogos que fatalmente perderíamos pontos.
Soluções? Pressionar o poder político e continuar a falar sobre os casos de corrupção no futebol português para não caírem no esquecimento. Só quando for feita justiça e os clube pequenos perceberem que não sofrerão retaliações poderá se pensar em aumentar e melhorar o Campeonato Português. O comentador brasileiro que chamou de porcaria ao campeonato português não está muito longe da verdade.
5 Junho, 2019 at 15:12
Por mim era declaração de guerra total à fpf, à liga, à arbitragem a tudo o que não for transparente e pela verdade desportiva. Afinal quem está na presidência do Sporting não está para nos defender? Não foi para isso, em parte, que se mudou drasticamente a gestão do clube?
Se não querem defender o clube então está na hora de mudar.
5 Junho, 2019 at 15:16
Declaração de guerra só muito tímida e ao porco….
De resto está quieto que está bom…
5 Junho, 2019 at 15:16
Para isso tinhas que ter um following que não tens.
O SCP é uma fogueira de vaidades, um saco de gatos onde apenas alguns estão dispostos a irem para as trincheiras. Ficou bem à mostra isso nos últimos 5 anos.
5 Junho, 2019 at 16:44
Quem “tem” os votos tb não quer…!!
5 Junho, 2019 at 15:33
Isto resolve-se com poder e por norma geral quem tem dinheiro tem poder agora que se aplique o poder para se ter verdade desportiva. Todos nós sabemos quem neste momento tem o poder e com as clivagens económicas que as coisas estão a tomar no futebol e com o nosso clube sem ter a acesso ao dinheiro da Champions que o ano passado é no futuro vai distribuir fortunas aos clubes que entrarem nela, ficaremos numa posição sem condições de obtermos títulos
5 Junho, 2019 at 16:45
Pierre de Coubertin, portanto…
5 Junho, 2019 at 15:39
Acho piada acreditarem que o sucesso desportivo se deve à qualidade de jogadores dos rivais. Tiveram ou têm muitos mais jogadores de elevado nível porque ganharam campeonatos conspurcados e com isso tiveram capacidade financeira para os comprar.
Apesar de ganharam frequentemente, o bufas e o orelhas nunca tiveram problemas em falar grosso quando as coisas não estão correr bem e falam grosso em todas direcções. São muitas décadas de experiência a falar grosso sempre que se impõe.
O fosso é cada vez maior e as nossos chances dependem da distracção ou aburguesamento (como diria o outro) dos rivais. Se pensam que será com slogans como “dirigismo positivo” proclamados com voz e actos de “caga na saquinha” que as coisas vão mudar preparem-se para muitos anos de pobretes mas alegretes. Se bem que a parte de pobretes neste momento nem se coloca, mas vamos chegar isso, vamos de certeza absoluta, mas sempre, sempre alegretes.
6 Junho, 2019 at 7:39
Nem mais.
Aliás, o campeonato de 2015 do carnide teve inicio quando o orelhas afirmou “isto é uma pouca-vergonha, andam a prejudicar o carnide”…. e a partir daí comecou uma serie de jogos que é digna do Guinness…. passaram do terceiro lugar para primeiro, nunca mais empataram um jogo, e apenas perderam pontos contra os grandes.
5 Junho, 2019 at 15:47
Mais um texto exemplar, zeroseis.
Totalmente de acordo.
Obrigado. 🙂
Não querer enxergar o que está escrito é um atestado de estupidez que passamos a nós próprios.
5 Junho, 2019 at 15:51
Muito antes de vir à Tasca… Muito antes de Alcochete… Muito antes dos e-mails… Muito antes de Bruno de Carvalho ter sido eleito… Enfim… Hã muito tempo que venho dizendo que estamos a lidar com bandidos. E lidar com bandidos, não o sendo, tendo valores que esta corja não tem, é extremamente complicado. Ainda para mais com bandidos protegidos por outros bandidos que deveriam fazer exactamente o contrário.
5 Junho, 2019 at 15:54
Pedido de adesão à liga espanhola. Se é para sermos roubados que seja para um Barça ou um Madrid e não para um clube de nojentas toupeiras.
Lisboa está geograficamente à mesma distância de Madrid… que Barcelona!
5 Junho, 2019 at 15:55
podíamos até começar por baixo com uma espécie de equipa B…
5 Junho, 2019 at 15:56
Em Espanha:
Um dos detidos, o ex-jogador do Real Madrid Raúl Bravo, seria o cabecilha desta organização criminosa, tendo ainda sido detidos Borja Fernández, do Valladolid, Ínigo López, jogador do Deportivo, Samuel Saiz, jogador do Getafe, por empréstimo do Leeds, e Carlos Aranda, ex-jogador de várias equipas da primeira divisão.
Na Belgica:
A federação de futebol belga atribuiu uma derrota por 0-5, para além de uma multa de cinco mil euros e um jogo à porta fechada, ao Anderlecht pelo mau comportamento dos adeptos no jogo contra o Standard Liège, no início de abril.
O KV Mechelen foi condenado por match fixing (falseamento de resultados) e não vai jogar na Europa ou no primeiro escalão do futebol belga na próxima época. Em causa, indicou a Federação belga, está um jogo disputado em 2018.
Em Portugal, ninguém conhece o gonçalves nem o boaventura:
E- Toupeira: Paulo Gonçalves vai a julgamento e a Benfica SAD foi ilibada
Caíram todos os crimes contra a SAD encarnada
e
A SIC chegou à fala com vários jogadores – sob anonimato – do Marítimo na época de 2015/16 e dá conta de que dois futebolistas do clube madeirense foram abordados para perder por empresários alegadamente ligados ao Benfica. O encontro em causa é referente à penúltima jornada de 2015/16, que os encarnados venceram por 2-0 na Madeira, e está a ser investigado pela Polícia Judiciária e Ministério Público.
5 Junho, 2019 at 17:17
“E- Toupeira: Paulo Gonçalves vai a julgamento e a Benfica SAD foi ilibada
Caíram todos os crimes contra a SAD encarnada”
O Pedro não sei das quantas, no dia seguinte, disse uma coisa “engraçada”. O MP pediu recurso para poder levar a SAD a julgamento. Acontece que a decisão desse recurso só deverá ser conhecida já com o julgamento do Gonçalves em andamento. Estão a ver a confusão que se gerará se o recurso for favorável às pretensões do MP, não estão? Muito provavelmente, poderá até anular o julgamento de Paulo Gonçalves. Depois haverá recursos de recursos e contra-recursos e o diabo a sete, e sabe-se lá quando haverá julgamento. Ora, precisamente por causa disso, estou plenamente convencida de que “a bem da nação”, este recurso terá resultado negativo. O Paulo Gonçalves ilibado de tudo, e levaremos ad eternum com a conversa de que o essiobê é inocente e que tudo isto foi uma cabala. Assim a modos que como o caso da fruta, em que toda a gente sabe das práticas criminosas que aconteceram, mas que os (não todos) adeptos portistas têm a distinta lata que não foram considerados culpados de nada, que são inocentes e que sempre jogaram limpo.
Ora, um ganda arrefoda-se para isto tudo!
É que nos entretantos… 30 e tal pessoas continuam presas à espera de serem julgadas ou libertadas. Agosto está aí à porta. Se forem passar o Natal a Natal a casa, já será bem bom!
5 Junho, 2019 at 18:49
Mistura-te vários temas que nada têm a ver.
E-toupeira, incrível como o Sporting não interpos recurso.
30 do ataque a Alcochete, não sei se és familiar ou amiga de algum, mas eles só têm o que merecem.
gostavas de ser agredida e insultada no teu lugar de trabalho por pessoas dde cara tapada? Eu não.
5 Junho, 2019 at 18:53
Gostava era de ver os gajos que delapidaram o património e as poupanças de imensas famílias, levando alguns ao suicídio, encarcerados e já nem falo nos pedófilos que são libertados no dia seguinte.
Mas a prisão é o local certo de quem agride e insulta, talvez o facto diferenciador seja a cara tapada.
5 Junho, 2019 at 18:55
Nem todos agrediram, nem todos insultaram, alguns até defenderam os jogadores e apagaram tochas. Houve um que nem entrou no balneário. Que sejam castigados pelos actos que cometeram, mas ainda nesta vida!!!
5 Junho, 2019 at 19:29
Esta merda de dramatizar e amplificar alcochete como se isso servisse os interesses do clube é para mim revoltante que não resisto a acrescentar o seguinte:
Se fosses agredido e insultado no local de trabalho podes ter a certeza que não vias os agressores presos e muito menos tanto tempo.
Este caso, que também teve cara tapada, com adeptos do Sporting e vê as medidas de coação:
“A medida de coação do jovem suspeito das agressões com arma branca a dois adeptos do Sporting em Guimarães, a 1 de novembro, foi atenuada, passando de prisão preventiva para prisão domiciliária, informou hoje fonte judicial.”
Nem um mês de preventiva teve.
5 Junho, 2019 at 19:51
https://sol.sapo.pt/artigo/634463/alcochete-acusacao-conta-com-4441-crimes-98-imputados-a-bruno-de-carvalho
Caro Malcolm,
As situações são perfeitamente incomparáveis.
MAIS UMA VEZ (não ao Caro Malcolm) digo: no “processo de Alcochete” não se está a discutir apenas a “invasão” da Academia. Mas também o que sucedeu ANTES.
Quanto à diferença entre as duas situações, do link
https://sol.sapo.pt/artigo/634463/alcochete-acusacao-conta-com-4441-crimes-98-imputados-a-bruno-de-carvalho:
“4441 crimes de sequestro, ofensas à integridade física qualificada, ameaça agravada (classificados como terrorismo), detenção de arma proibida, dano de violência, entre outros. O ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho e Bruno Jacinto, antigo Oficial de Ligação aos Adeptos, estão acusados de 98 crimes cada um e o líder da Juventude Leonina Nuno Mendes, conhecido por Mustafá, está acusado de 99 crimes, mais um por causa dos crimes de droga.
Os outros arguidos vão responder, quase todos, por 101 crimes cada.”
Não sei porque alguns Caros Tasqueiros persistem em não entender a acusação e os factos imputados.
Concordar, é outra coisa. Principalmente com a tipificação legal.
Outra coisa (e MAIS UMA VEZ): o processo não seguiu ainda para julgamento porque ARGUIDOS requereram a abertura de instrução. O que vai “atrasar” o processo vários meses.
Mas, pessoalmente, acho que parte dos crimes vai “cair” na instrução.
SL
5 Junho, 2019 at 19:57
Até podiam incluir a equipa B para duplicar o nº de crimes.
Na pratica, foram insultos e agressões com um cinto.
Na pratica, a situação que relato foi esfaqueamento para matar e o acusado de homicídio tentado e teve …. 1 mês de preventiva.
5 Junho, 2019 at 20:05
Na teoria os invasores e agressores na academia do Guimarães poderiam ter sido acusados de 6.680 crimes, na pratica foram acusados de zero.
Continuo a minha demanda, considerar alcochete uma situação única e tão grave, esquecendo tantas e tantas vezes que há situações similares em que adeptos irracionais agridem jogadores, dirigentes e adeptos, é crime lesa Sporting e isso não perdoo ao fantoche que nos lidera.
E não estou com isto a menosprezar o que sucedeu, estou é a dar-lhe o seu devido valor. Grave, necessário mais prevenção, necessário retirar ensinamentos para que não volte a acontecer em qq clube.
5 Junho, 2019 at 20:10
Olhe outra a invasão do noname em 22/11/2015 ao seixal, poderia resultar numa acusação de centenas de crimes, resultou em zero.
E não esquecendo, que invasão dos mesmos NoName em Junho de 2009 no jogo de Juniores :
“A partida entre o Sporting e o Benfica, de Juniores A, este sábado, em Alcochete, foi interrompida aos 25 minutos, quando as claques dos dois clubes se envolveram em distúrbios. Houve pedras, tiros da GNR e uma invasão de campo.”
Poderia e deveria ter resultado numa acusação de dezenas de milhares de crimes dado o nº de espectadores que se viram ameaçados.
5 Junho, 2019 at 20:18
Caro Malcolm,
Não sei que lhe diga… Estou a perder o meu tempo, obviamente…
Olhe, mande esses “argumentos” para os Advogados dos arguidos. Certamente serão utilíssimos!
SL
5 Junho, 2019 at 22:07
Não diga nada, assim não perde nem perco tempo.
Tenho uma visão muito critica sobre a actuação da justiça e a relevância que faz do caso prejudicando e diferenciando nitidamente o SCP e o clube merece respeito pois não pode funcionar como cobaia ou bode expiatório do que quer que seja.
O amigo veio falar em incomparabilidades trazendo como argumento a quantidade como se isso fosse sinal de qualidade ou gravidade, poderia ter 100mil crimes dos que enumera nenhum seria mais grave do que um único crime de tentativa de homicídio do exemplo que dei.
Fala no sucedido ANTES e o que sucedeu antes foi a marcação de um ajuste de contas entre adeptos e atletas. Eu li a acusação toda.
Fala nos recursos, esquecendo que os mesmos se devem aos erros processuais do juiz e da procuradora, mas como sempre quem paga é o mexilhão que deve comer e calar.
Os advogados terão de certeza a rgumentação que entenderem e não precisam da minha opinião para nada, se vingarão é outra conversa até porque desconfio desta justiça tendenciosa sobretudo de uma procuradora que se Portugal fosse um pais civilizado já andava a procurar, mas era lixo nas ruas.
5 Junho, 2019 at 22:15
“Não sei que lhe diga… Estou a perder o meu tempo, obviamente…”
Ao dizer isto, está a colocar Alcochete num patamar e a menosprezar os acontecimentos que o Malcom esplanou, colocando-os num patamar de gravidade mais baixo.
Conclusão: é o Malcom que está a perder o seu tempo, obviamente.
5 Junho, 2019 at 22:34
Caro Malcolm,
Ok, uma última tentativa:
“O amigo veio falar em incomparabilidades trazendo como argumento a quantidade como se isso fosse sinal de qualidade ou gravidade, poderia ter 100mil crimes dos que enumera nenhum seria mais grave do que um único crime de tentativa de homicídio do exemplo que dei.”
Moldura abstracta para o crime de homicídio na forma tentada: +/- 1 ano e 2 meses a 10 anos e 6 meses.
Moldura abstracta de 10 (não é preciso 100, nem 1000, nem os tais 100 mil) crimes de ofensa à integridade física qualificada: de 4 anos a 25 anos.
Isto diz-lhe alguma coisa?
“Fala no sucedido ANTES e o que sucedeu antes foi a marcação de um ajuste de contas entre adeptos e atletas. Eu li a acusação toda.”
“Ajuste de contas”?
E não, não leu a acusação. Ou então está propositadamente a omitir parte dela. Digamos, a parte que fala de se ter instalado um clima de terror e ódio para com os jogadores. Isto ANTES da “invasão a Alcochete”.
“Fala nos recursos, esquecendo que os mesmos se devem aos erros processuais do juiz e da procuradora, mas como sempre quem paga é o mexilhão que deve comer e calar.”
Salvo erro, não falei em recursos. Falei na abertura de instrução. Requerida pelos arguidos. Que é um direito dos mesmos.
E que, por definição (atendendo ao número de arguidos, de crimes e de factos), retardará o julgamento em vários meses.
A não ser, claro, e tal é possível, que os arguidos não sejam pronunciados em sede de decisão instrutória. Ou que sejam pronunciados pelos crimes menos graves, que não justifiquem a manutenção das medidas de coacção gravosas como a prisão preventiva.
Ah, já agora, se leu a acusação, também poderá ter lido uma das várias decisões da Relação que, no caso concreto, defenderam a imputação de terrorismo ao que sucedeu, certo? Algo diferente de um “ajuste de contas”, afinal…
SL
5 Junho, 2019 at 23:03
Não sou jurista, mas também não sou ingénuo, o Caro Livramento insiste que o crime de ofensa à integridade física é mais grave e mais castigado do que a tentativa de homicídio?
Vejamos o que diz o Código Penal:
“Artº 143º do Código Penal
1 – Quem ofender o corpo ou a saúde de outra pessoa é punido com pena de prisão até 3 anos ou com pena de multa.”
Quanto à tentativa de homicídio:
“Artigo 22.º
1 – Há tentativa quando o agente praticar actos de execução de um crime que decidiu cometer, sem que este chegue a consumar-se.
Artigo 23.º
1 – Salvo disposição em contrário, a tentativa só é punível se ao crime consumado respectivo corresponder pena superior a 3 anos de prisão.
2 – A tentativa é punível com a pena aplicável ao crime consumado, especialmente atenuada.
Artigo 131.º
Quem matar outra pessoa é punido com pena de prisão de 8 a 16 anos.”
Depois de ler isto, o melhor mesmo é ficar por aqui.
5 Junho, 2019 at 23:23
Caro Malcolm,
O crime de ofensas À integridade física QUALIFICADA está no artº 145º, não no 143º (ofensas à integridade física SIMPLES).
E está a esquecer-se de referir o artº 72º, para o qual o 23º, nº 2 remete.
FAz alguma diferença…
E tem razão: mais vale o Caro Malcolm “ficar por aqui”…
SL
5 Junho, 2019 at 23:27
Caro Malcolm,
Peço desculpa, esqueci-me de referir o artº 77º, o qual prevê a punição do concurso de crimes (para o caso dos 10 crimes de ofensas à integridade física QUALIFICADA).
SL
6 Junho, 2019 at 0:00
Como disse não sou jurista, mas lendo todos os artigos que menciona mantenho muitas duvidas que as penas sejam aquelas que preconiza , desde logo a tentativa de homicídio que é de 8 a 16 anos e não de 1 a a 10.
Mas desde a primeira intervenção que o Livramento desvia a conversa para aspectos jurídicos quando o meu comentário inicial incide única e exclusivamente sobre a gravidade dos factos à luz do senso comum e mantenho foi mais grave o espetar a faca nas costas de um adepto do que os insultos e agressões feitas a um grupo de jogadores.
Assim como, é tão grave o sucedido em alcochete como o assalto a uma bomba de gasolina em que os assaltantes sob ameaça de arma de fogo sequestram, coagem, ameaçam e agridem os vários funcionários e clientes, foram apanhados e no dia seguinte o sr. juiz decreta prisão domiciliaria (ex. real que aconteceu na BP a 500 mts da minha casa).
Querem fazer de alcochete um exemplo mas todos (Sportinguistas pelo menos) deveriam ter a certeza que se amanha as coisas não correrem bem às toupeiras os seus adeptos invadem o seixal (como já o fizeram) ameaçam e agridem os jogadores e tenho a certeza ninguém vai preso muito menos ficam mais de um ano em prisão preventiva.
6 Junho, 2019 at 0:29
Caro Malcolm,
A pena de 8 a 16 anos é para o crime CONSUMADO. Não para a TENTATIVA. Que foi o exemplo que o Caro Malcolm deu.
Bem, adiante.
A perspectiva “jurídica”, como o Caro Malcolm a chama, parece-me necessária para TENTAR que os Caros Tasqueiros tenham a exacta (ou o mais próxima possível) noção do que efectivamente está em causa no processo judicial em questão.
Isto não é um “ah, foi só um “aperto” aos jogadores, como é possível estarem a transformar isto em crimes medonhos, quando isto acontece em toda a parte”.
Não.
Isto é um assunto SÉRIO.
Não pode haver visões do tipo “como é possível X andar com pulseira electrónica por ter batido à sua mulher quando o meu vizinho há décadas que espanca a sua, e nada lhe acontece?”.
Isto são assuntos SÉRIOS. Pelos quais Sportinguistas se encontram há meses na pildra, aliás. Com Advogados, com recursos processuais, com tudo…
Da mesma forma que disse a milhafres que estavam escandalizados por alguém estar em prisão preventiva por “dar uma vista de olhos a alguns processos judiciais”: isto são outros assuntos. Isto não é bola, não é futebol. Isto é o mundo real.
Dou o exemplo das rescisões dos nossos ex-jogadores.
“Ah, está no papo”. “Vamos ganhar centenas de milhões de euros”. “Está garantido”. O Caro Tasqueiro Miguel escreveu posts e posts a tentar demonstrar que os processos “estavam ganhos”. O mesmo Caro Tasqueiro que nunca mais falou do assunto. Principalmente depois de o ex-Presidente ter sido detido.
O Ministério Público não está “comprado”, nem “é lampião”.
O mesmo relativamente aos VÁRIOS Juízes Desembargadores que se pronunciaram quanto às medidas de coacção aplicadas. Que mantiveram, aliás.
As teorias da conspiração são engraçadas. Mas alimentar que a Justiça “civil” anda a mando de Luís Filipe Vieira? Ou de Pinto da Costa? Não brinquemos com coisas sérias.
E não estou a dizer que o Caro Malcolm propagandeia este tipo de pensamento. Mas há muitos que o fazem. E que têm que acordar para a vida.
Porque isto é sério (que o digam os presos!)
Quando estamos a falar de processos crime, de medidas de coacção, a coisa pia mais fino.
José Eduardo foi condenado CRIMINALMENTE por aquilo que disse sobre Marco Silva.
O NOSSO Inácio foi condenado por aquilo que disse sobre o Pedro Barbosa.
Não se pode ter outra visão sobre assuntos jurídicos que a… “visão jurídica”. Porque senão não sabemos o que se está a passar. E não conseguimos compreender certas decisões.
Quanto ao “processo Alcochete”, creio (sem conhecer o processo) que muito dificilmente todos os crime da acusação “permanecerão”. Acho que o MP foi “overzealous” (acontece muitas vezes).
Mas, até ver, a coisa é muito séria.
Este era o meu (unico) ponto.
SL
6 Junho, 2019 at 0:39
E acrescento essa conversa do clima de ódio e terrorismo é a falácia maior, que é tratada por estes Rogérios da treta como se fosse algo que não complemente estapafúrdio.
Voltamos ao mesmo: houve uma empolação completamente desproporcionada dos acontecimentos de Alcochete.
6 Junho, 2019 at 0:48
Caro Portugueezza,
As instâncias que têm a responsabilidade de tratar o processo (MO, JIC, Tribunal da Relação) não concordam consigo.
Pode ser que estejam todos errados, e que uma dúzia de posters num blogue na internet afinal saibam mais da Lei e do Direito que eles.
Mas eu não apostaria nisso….
SL
6 Junho, 2019 at 1:00
A mesma quadrilha que ilibou o carnide no e-toupeira.
Granda fé na justiça ó Livramento.
Qual é a sua opinião já agora? Acha que isto é terrorismo?
6 Junho, 2019 at 1:02
A doença da justiça em Portugal é mesmo essa.
É tudo muito complicado. Deixem os profissionais trabalhar e não pensem muito nisto
6 Junho, 2019 at 1:26
Caro Portugueezza,
A mesma “quadrilha” que ilibou o SCP no caso PPC, não se esqueça.
E, claro, os andrades no caso “apito dourado”.
Quanto à questão do “terrorismo”:
Ponto prévio: “Considera-se grupo, organização ou associação terrorista, todo o agrupamento de duas ou mais pessoas que, actuando concertadamente, visem prejudicar a integridade ou a independência nacionais, impedir, alterar ou subverter o funcionamento das instituições do Estado previstas na Constituição, forçar a autoridade pública a praticar um acto, a abster-se de o praticar ou a tolerar que se pratique, ou ainda INTIMIDAR CERTAS PESSOAS, GRUPO DE PESSOAS ou a população em geral, mediante a prática de crimes:
a) Contra a vida, a integridade física ou a liberdade das pessoas;(…)”
Em termos teóricos, é defensável que a conduta GLOBAL dos indivíduos em causa caiba na definição de “terrorismo”.
É que a noção “geral” de terrorismo normalmente atém-se à questão de “ataque” a Estados ou a instituições públicas.
Mas esse não é exactamente o conceito legal…
Tudo vai depender, pois, dos factos que se derem por provados (ou não).
Se o que resultar da instrução (ou do julgamento) for que adeptos de uma claque, por se terem sentido (bem ou mal) desrespeitados por jogadores terem procurado tirar desforço através de um “correctivo” violento, eu diria que não se verifica o tipo legal de “terrorismo”…
Mas tudo vai depender do que se provar…
SL
6 Junho, 2019 at 10:19
2 – A tentativa é punível com a pena aplicável ao crime consumado, especialmente atenuada.
Não são conhecidos atenuantes e em lado nenhum consigo ler que a tentativa de homicídio atenuada passa a ter a pena de 1 a 10 anos.
Que a situação é grave todos os sabemos e é disso que estamos a falar, pois a justiça encarregou-se disso, tornando uma situação horrível mas mais ou menos frequente num crime gravíssimo.
O clima de terror do antes, são os mails e sms e ameaça de processos feito pelo presidente. bem vindo ao mundo real, a maior parte dos portugueses andam aterrorizados. Já trabalhei em vários locais e sei bem o que acontece quando as coisas não correm bem.
E o caro continua a insistir na parte jurídica que foi associada aos crimes, enquanto eu continuo a insistir que veja a situação na sua perspectiva e a compare com situações do dia a dia e diga o que é mais grave.
O assalto à gasolineira (varias), que ocasionou dezenas de crimes e bem graves, teve como medida de caução a prisão domiciliaria.
Repare esta discussão começa porque um tasqueiro diz que não gostava de ser atacado no local de trabalho e questionei se ele fosse atacado no seu local de trabalho os meliantes de certeza que não ficavam 1 ano de preventiva, ficaram neste caso por se tratar de jogadores da bola, por se tratar do Sporting mas sobretudo por se tratar do incomodo presidente do Sporting.
6 Junho, 2019 at 14:42
Caro Malcolm,
“2 – A tentativa é punível com a pena aplicável ao crime consumado, especialmente atenuada.
Não são conhecidos atenuantes e em lado nenhum consigo ler que a tentativa de homicídio atenuada passa a ter a pena de 1 a 10 anos.”
Veja os artºs 72º e 73º do Código Penal, que estipulam como é punido o crime especialmente atenuado.
“Que a situação é grave todos os sabemos e é disso que estamos a falar, pois a justiça encarregou-se disso, tornando uma situação horrível mas mais ou menos frequente num crime gravíssimo.”
Mais ou menos frequente?
Diga-me por favor um caso análogo a:
– Presidente “abrir guerra” com os jogadores (confirmado pelo braço-direito do Presi);
– Jogadores ameaçados no aeroporto;
– Jogadores ameaçados no parque de estacionamento;
– Alguns jogadores terem que contratar seguranças privados;
– Jogadores atacados na Academia
Estamos a falar de (i) clima instalado (ii) váris condutas prolongadas no tempo (iii) pelo menos dois episódios de ameaças de violência prévia (iv) ataque a instalações desportivas que ficam isoladas, com CCTV, com vigilantes, etc., etc.
Diga-me UM único exemplo que se aproxime disto, por favor.
“ficaram neste caso por se tratar de jogadores da bola, por se tratar do Sporting mas sobretudo por se tratar do incomodo presidente do Sporting.”
Arguidos ficaram em prisão preventiva “sobretudo por se tratar do incómodo presidente do Sporting”???? Caro Malcolm, tem mesmo consciência do que diz??? Acha que a vida real é assim que funciona????
SL
5 Junho, 2019 at 15:57
Tendo em conta as tensões com Catalunha e (em menos escala neste momento, País Basco e Galiza)… as autoridades de Castela veriam com muitos bons olhos a expansão de La Liga ao rectângulo ocidental da península…
Na pior das hipóteses… sempre seria um bluff engraçado de lançar…
5 Junho, 2019 at 18:53
Esquece isso. Isso não dá.
o Sporting está registado na federação Portuguesa, não na espanhola.
O celtica há uns anos pediu para ser incluído na Premier League e a UEFQA foi Contra.
Cardiff e Swansea jogam campeonatos ingleses porque estão registados na FA e não na federação do País de Gales.
Se caso fosse permitido seríamos sempre roubados em 3 anos estaríamos a jogas na 2º B.
5 Junho, 2019 at 16:03
Em Espanha, futebolistas como ronaldo e messi, ou treinadores como Mourinho, sentam-se no banco dos réus como qualquer comum cidadão e PAGAM o que devem ao estado espanhol… JM, essa escorregadia enguia, até agora tem escapado… em portugal… ahahahahahahahahaha
5 Junho, 2019 at 16:11
“existem circos para fora para a manutenção de um sistema em que os clubes mais pequenos possam ser facilmente manipulados e que um clube grande como o Sporting nunca chegue lá porque é incómodo e porque diz a verdade”
“Alguns clubes sentaram-se e, sem fazer a mínima ideia de quem são os candidatos, definirem apoios. O sistema democrático é as pessoas apresentarem-se e não por antecipação criarem-se condicionalismos de apoio. Isso tem-se passado. É assim que vamos vivendo, com essa manipulação e com esses cata-ventos, incendiários do nosso futebol e que depois aparecem quais bombeiros que apagam o fogo. Há manipulação no futebol português”
“Vamos observar quem tem rigor e transparência, mas também um autoclismo muito grande para limpar um futebol que está conspurcado (…) Quem tiver o autoclismo maior será aquele que o Sporting apoiará. Este novo Sporting ainda não tem um autoclismo suficiente para fazer esse trabalho. Não vamos longe com este conjunto de cata-ventos a que o futebol está entregue”
“Temos que pensar no que realmente é importante para o futebol português. Na gíria popular, porque sabemos que o futebol português está bipolarizado, isto funciona como o ânus onde temos duas nádegas que se enfrentam uma à outra dizendo ‘estou aqui e sou melhor do que tu’. Entre algo fisiológico como o ânus, ou sai vento mal cheiroso ou trampa. E é disto que o futebol português está cheio por dentro e por fora: trampa”
5 Junho, 2019 at 22:29
O Malcolm ja parece o BdC a falar copiou o discurso.
5 Junho, 2019 at 16:45
É isto!
Não vale a pena continuar a entrar nestes campeonatos fajutos e ser gozado por isso!
Já é altura de resolver isto, a bem com intervenção direta das autoridades competentes, ou a mal, saindo da competição em protesto, abrir falência da SAD e enviar as contas aos bancos, clubes, empresários e demais credores! É bater onde dói mais!
Como diz a canção…
And I’ve got no patience now
So sick of complacence now
…
Yes I know my enemies
They’re the teachers who taught me to fight me
Yeah compromise, conformity, assimilation
Submission, hypocrisy, brutality, the elite…
5 Junho, 2019 at 18:53
Abrimos falência e depois?
5 Junho, 2019 at 20:55
E depois ficam aqueles a quem devemos € sem ele. Eles que façam pressão para isto ser limpo…
6 Junho, 2019 at 14:00
Não me parece que isto seja como nos States, onde se declara falência para não se pagar as contas e depois fica tudo na mesma.
Em Portugal as coisas são um bocadinho diferentes.
5 Junho, 2019 at 16:48
Nem mais…
“Construir boas equipas e contratar bons treinadores não chega…”
Essa é de há muito uma ideia que defendo..,
E não posso deixar de lembrar sempre…
aquela equipa de Balakov Figo e Companhia…
“Armar” (como já aconteceu) em “bad boy”
Só vai ajudar a “justificar” a raiva expressa na CS (que ainda hoje é referida em alguns desses meios de CS)
Essa foi “a arma de arremesso “ quando BC se atirava ao “sistema” (com razão mas muitas vezes sem tino…) e que acabou por “servir de justificação “…
para todos nos continuarem a prejudicar…
Vejamos por exemplo a situação dos amarelos e vermelhos…
Não há na Liga portuguesa equipa que “seja tratada” como a nossa…
Se acaso não tivéssemos acesso aos jogos (e comparando com outros jogadores e equipas) apenas seríamos levados a pensar que os nossos jogadores “são os selvagens” da futebol..,
Veja -se por exemplo o caso do Ristovki e “compare -se” com jogadores do porto do benfica ou de outras equipas…
Para vermos a diferença de tratamento…
Que fazer…?
Eu sei o que fazer…só que não sou eu a “tratar” do assunto…
Ainda irei se Deus quiser…renovar a minha gamebox… mas confesso que já pensei seriamente em não o fazer …
porque já me enoja ver “este futebol de merda “…
Aí se não fosse “o amor “…
SL
5 Junho, 2019 at 16:50
E depois de “tudo” àquilo a que somos sujeitos..,
“Ter de aturar” a jactância dos lampiões…
“Porra”… é demais…
SL
5 Junho, 2019 at 17:33
Campeões em Portugal? Ou há uma revolução no futebol português com origem na política ou muito dificilmente acontecerá.
Não digo impossível, pois tb falhamos (quem não falha?) e por vezes é com tiros de caçadeira nos pés, mas é de facto muito difícil.
Agora, mesmo conscientes disto jamais deveremos deixar de lutar e uma direção que vá atrás da justiça desportiva terá o meu apoio.
Convém é não sermos tenrinhos. Há uma linha entre o que é legal e o que não é mas jamais a deveremos ultrapassar. No Sporting é corrido.
5 Junho, 2019 at 17:39
LIGA ESPANHOLA
5 Junho, 2019 at 18:14
“A paciência e o estupro tem limites e só acabará quando coletivamente dissermos convictamente que, ou muda ou estamos fora”
Há muito que o digo… o ultimato do Sporting deveria ser a aposta na inserção num qualquer outro campeonato europeu (Espanha ou Inglaterra à cabeça, mesmo que se comece numa 3a divisão!)
Isto sim teria um forte impacto internacional ao ser exposta a nossa renuncia ao Tugão fundamentada por toda a badalhoquice vivida desde apitos dourados e toupeiras com a conivencia dos altos quadros do governo da liga e da fpf que tudo fazem para influenciar a merda da nossa Justiça.
Seria uma enorme machadada na credibilidade do futebol português e nas contas dos clubes pequenos. Queria ver como as autoridades portuguesas se iriam defender internacionalmente. Esta entao de termos a btv a dar as linhas de fora de jogo aos arbitros é uma palhaçada estratosférica! Querem mais? A perseguição do estado português a Rui Pinto em contraponto com as entidades de outros países.
Isto sim… seria uma postura que aplaudiria de pé…. agora se aceitamos andar 30 anos nesta merda é porque somos no mínimo coniventes com a nosso própria desgraça!
Ahhhh e tal isso nunca se viu… pois é, mas quando se falou da independência da Catalunha logo vieram os dirigentes do Barça falar numa hipotética adesão ao campeonato francês.
O campeonato inglês tem equipas do País de Gales…O Vaduz disputa o campeonato suiço e é do Liechtenstein… o Wellington Phoenix é da Nova Zelânda e joga na Austrália, fora os clubes do Canadá que jogam na liga dos Estados Unidos, uma equipa da Irlanda do Norte que pediu para jogar na Rep. da Irlanda por motivos religiosos e outros casos asiáticos.
5 Junho, 2019 at 18:24
Já imaginaram o que seria para a imagem do campeonato holandês ter o Feyenoord a querer abandonar o seu país por casos corrupção? O Lyon querer abandonar a Ligue 1? O CSKA abandonar a Russia? O Dortmund abandonar a liga alemã…
Meus amigos… seriam expostos de vês todos os podres do campeonato da mentira… internacionalmente não ia se falar de outra coisa!
5 Junho, 2019 at 18:26
Vez***
5 Junho, 2019 at 20:57
Em última instância, faz-se uma liga profissional fora das federações, fora do circuito da UEFA. Não via a coisa com maus olhos…
5 Junho, 2019 at 22:39
Jogarmos no Brasileirao por exemplo e escolher um Estado que nos albergasse estadio com condicoes de treinamentos etc etc.
Talvez melhorassemos o desde ja competitivo campeonato e quem sabe nao vencessemos o estadual onde nos inscrevessemos alem de que expandiriamos a marca SPORTING no Brasil.
Sendo tambem uma experiencia interessante e abandonavamos este antro podre do futebol nacional infelizmente trucidado de corruptos.
5 Junho, 2019 at 22:41
Muito calor… A malta não aguentava…
5 Junho, 2019 at 23:12
Teriamos de nos adaptar construir planteis com portugueses e brasileiros.
Uma academia e explorar o bom filao e manancial tecnico do jogador brasileiro que com o bom trabalho tecnico tactico dos nossos treinadores portugueses podiamos fazer coisas bonitas.
Olhe o estadio do Caninde da depauperada Portuguesa dos Desportos poderia ser o nosso estadio em Sao Paulo, mas claro teriamos de o remodelar o que ate poderia nao ser muito complicado.
Abraco para si Jaime. SL.
6 Junho, 2019 at 0:30
Fica muito longe! Espanha é uma boa opção, as deslocações fora permitem adeptos portugueses nos estádios. Íamos daqui para o Brasil??
Preferia o Sporting na 3.ª Espanhola e a subir de divisão do que continuar por cá neste monte de merda onde todos nós vivemos
5 Junho, 2019 at 18:44
“sobrevivência do Sporting como clube “grande” em Portugal.”
A guerra estava em curso, muitas batalhas foram travadas, perderam-se algumas e outras foram-se ganhas, mas, haja vontade e liderança, será muito mais difícil, mas a guerra ainda não está perdida.
Vejo o cenário em 5 vectores:
1 – Económico/financeira, foi uma batalha dura contra bancos, agentes e fundos, um braço de ferro que terminou de forma favorável, os despojos garantiram independência e as mudanças que permitiram respirar e aspirar a novas batalhas. Apenas é necessário coragem para as enfrentar.
2 – Dirigismo e verdade desportiva, a principal batalha e em curso e muito longe do fim, dada a variedade de situações e contrariedades encontradas.
a) Arbitragem com mudanças dos responsáveis, introdução de novas tecnologias, mas muito ainda por fazer e pendente do esforço e do sucesso de outros raides.
b) Estrutura dirigente, inicialmente houve uma avaliação errada do inimigo que permitiu consolidar e fortificar da posição do verdadeiro inimigo. Encontrado, estando sob fogo é imperioso manter as baterias apontadas.
3 – Comunicação Social, batalha decisiva para manter a pressão sobre o inimigo, uma batalha perdida e pior que isso, ocasionou incompreensíveis divisões internas, urge resolver os conflitos internos e mobilizar todos os meios para manter a pressão sobre quem a coberto da hipocrisia manipula todo o negocio futebol.
4 – Politica, batalha com inicio muito tímido e diplomático em que se escolheu a pior altura para mostrar alguma agressividade. A derrota foi total, será necessário delinear uma estratégia que exija ao poder politico que assuma as suas responsabilidades.
5 – Judicial, será a batalha final, possível apôs vencidas todas outras esta será praticamente a marcha de libertação, a marcha triunfal que permitirá remeter para o devido lugar quem durante décadas instrumentalizou e manipulou a verdade desportiva.
Fácil de dizer e de escrever, muito difícil de concretizar, é a visão que tenho e que com estratégia e racionalidade desejo que seja executada por quem dirige o clube, estou farto de ver as toupeiras como donas disto tudo.
PS: Julgo que não sonhei que em 2013 de forma mais ou menos explicita se falou na possibilidade de boicote às contas nos bancos e que isso terá sido decisivo no sucesso da negociação. Em termos políticos, com estratégia talvez se possa fazer algo, o que sei é que é uma vergonha para o Sporting o SEJD ainda estar em funções, nem sequer uma vozinha se levanta no clube e ou nos seus comunicadores a pedir a demissão por falta de isenção para desempenhar as funções!
5 Junho, 2019 at 19:36
Eu sou fan do Zero Seis!
Sempre valorizei bastante os seus textos, com os quais quase sempre concordo, quer pelo sentido da escrita, quase sempre muito relevante, quer pela seriedade que coloca nas suas apreciações.
Mas, Zero Seis, isto?
“À cabeça, defendo um ultimato ao Governo e à Liga/FPF. Ou agem proactivamente para tornar as competições “limpas” ou o Sporting (e a quem a nós se juntar) desenvolverá todos os esforços para fazer eleger uma lista às eleições da FPF e Liga Portuguesa, que o faça.”
Quase que caí da cadeira a rir!
Uma merdas destas, temo dizer, talvez nem num século fosse possível concretizar!
Não sei que “ameaça de outras medidas (muito mais duras e que ninguém desejará)” estás a pensar nem consigo ver quais sejam que possam ser efectivas e terem uma real consequência nefasta para o desporto, em geral, e para o futebol, em particular!
Eu defendo ir daqui para fora e deixar as 2 nádegas a “degladiarem-se” sozinhas.
Em 2 ou 3 anos Portugal estava reduzido a 1 equipa na CL e depois é que ia querer ver como se voltava ao que já fomos!
Esta, eventualmente, será a única medida que fará tremer o desporto em Portugal: colocar o Sporting a competir noutro país!
Aqui seremos sempre roubados. Sempre!
Basta ver o que teria sido esta época – onde partimos numa confusão interna nunca vista – sem os Pontos que a APAF deu ao Porto na 1ª volta e sem os pontos que a APAF deu ao Benfic@, descaradamente, na 2ª volta!
Numa época absolutamente atípica nossa, cheia de tiros nos pés como não há memória, teríamos estado na luta pelo titulo de campeão de Portugal até ao fim se isto não fosse um campeonato da batota!
Seremos sempre gamados naquilo que for necessário para que o 1º e o 2º lugar não fujam às nádegas!
5 Junho, 2019 at 19:41
Pensem o que seria o futebol em Portugal se estivesse resumido a 2 jogos grandes – Porto-Benfic@ e Benfic@-Porto – e a mais 4 jogos interessantes – que eram os 2 que cada um disputaria com o Braga…
Pensei como as receitas cairiam!
Pensem como as pessoas deixariam de ter interesse neste campeonato.
Depois pensem o que seria o Sporting a entrar numa das melhores Ligas do Mundo, com as receitas que aí já existem e com as que ainda viriam de Portugal com a entrada do Sporting lá.
E pensei no que isso puxaria o Sporting em termos de mediatismo, quer em termos nacional, quer em termos internacionais!
5 Junho, 2019 at 19:44
Desde que ganhassem os bons, era o futebol igual ao de hoje.
5 Junho, 2019 at 19:51
Tb estou de acordo jogar no campeonato espanhol seria o ideal . Mas não sei se existiria algo em termos legais que diga que o possamos fazer !? Mas acho que seria algo que deveríamos tentar seria uma mensagem muito forte a dar a esta corrupta tugolandia
5 Junho, 2019 at 20:58
Não sei se legalmente é possível. Penso que sim mas não tenho a certeza.
A questão que, para mim, se levanta mais é, primeiro, haver quem esteja disposto a receber-nos, segundo, a UEFA aceitar a situação.
No caso do 1º ponto acho que o campeonato Espanhol acolheria qualquer um dos 3 grandes portugueses de braços abertos porque isso significaria entrar no mercado português de uma forma directa e receber, por isso, verbas de publicidade de Portugal. Até para os patrocinadores da Liga espanhola isso era altamente positivo. Portanto, aqui acho que havia total abertura.
No caso do 2º ponto já não tenho esta convicção de que seria fácil. A coisa tinha de ser trabalhada. provavelmente haveria o contra da FPF mas teríamos a RFE a defender a situação.
Teria de haver um trabalho para sustentar essa mudança…
5 Junho, 2019 at 21:27
Utopias
Nem o Celtic passou a premier league, como ê que alguma vez o Sporting passaria para a liga espanhola.
O importante é fazermos o nosso trabalho, crescer em qualidade interna e aos poucos trabalhando nos bastidores.
Fazer notar que um Sporting ganhador é também importante para o mercado interno e para as empresas e patrocinadores.
Fazer birras, dizendo que ou se muda ou saímos só resultava em mais gozo e sermos chamados de calimeros.
Caiem na real, tá 😉
5 Junho, 2019 at 21:46
Mas o Celtic quis passar para a PL?
É que o Cardiff anda lá…
5 Junho, 2019 at 21:49
o cardiff e o swansea nao estao inscritos na federaçao do pais de gales, mas sim na federaçao inglesa
o celtic esta na federaçao escocesa e nao foi autorizado a mudar de federaçao
5 Junho, 2019 at 22:15
Caro Miguel, penso que esta foi a última tentativa de mudança
https://www.google.com/amp/s/desporto.sapo.pt/amp/futebol/premier-league/artigos/liga-inglesa-veta-celtic-e-rangers
A Liga inglesa de futebol voltou hoje a rejeitar as propostas dos clubes escoceses Celtic e Rangers, de Glasgow, para passarem a integrar o escalão principal do futebol inglês.
5 Junho, 2019 at 22:25
isso foi em 2009 quando eles os 2 dominavam como queriam
com a queda do Rangers aquilo ainda ficou mais desnivelado, por exemplo ja vai em 3 epocas seguidas com o Celtic a limpar tudo internamente
mas o mudar de federaçao e liga precisa nao so que a outra liga aceite , como a uefa e fifa tambem aceitem
5 Junho, 2019 at 22:21
Concordo com tudo excepto quando refere o trabalho de bastidores, dito assim parece o orelhas a dizer que é mais importante um lugar na liga do que um grande ponta de lança.
5 Junho, 2019 at 22:28
Mas não há dúvidas.
Trabalhinho de bastidores e oferecer “comissões” a quem mexe os cordelinhos significa 50% para ganhar títulos pelo menos
5 Junho, 2019 at 22:37
Isso não concordo, nunca.
Prefiro perder mesmo sabendo que estou a ser impedido de ganhar.
5 Junho, 2019 at 22:56
Então esqueça em ganhar.
Ponto final 😉
5 Junho, 2019 at 22:49
Porque nao no Brasileirao caro Miguel expandiamos a marca Sporting no continente sul americano jogariamos o estadual onde tivessemos estadio e condicoes de treinamento com um bm projecto poderiamos ate ser campeoes num campeonato sempre competitivo e ainda teriamos a Libertadores.
Acho que seria muito interessante alem de termos muitos adeptos no Brasil alem de podermos fazer muitos e muitos mais.
SL Miguel
E pense na entrevista promwtida dos tasqueiros agendada para o final de epoca.