Nos últimos dias, muito se tem falado de um possível interromper da modalidade Ciclismo por parte do Sporting Clube de Portugal. Tudo começou numa notícia do jornal O Jogo, onde se falava dos cortes previstos para as modalidades e, certamente, esse será um dos temas em debate na AG do próximo dia 29.
E já que falamos em ciclismo, recuamos a Novembro de 2018. O Sporting entrava entrava na sua quarta temporada e apresentava Marco Chagas como conselheiro do Ciclismo. Curiosamente, em entrevista ao mesmo jornal, Chagas assumia que 2019 seria determinante para aferir se o projeto, ligado ao Tavira, iria ter continuidade.
«Aceitei este convite da Direção porque entendo poder contribuir para uma maior ligação entre o Sporting e o Clube de Ciclismo de Tavira. Estando toda a estrutura e parte técnica sediadas em Tavira, sentiu-se um distanciamento grande. Havia um elemento da Direção anterior a fazer a ponte, mas não tinha conhecimento e ele próprio admitiu isso. Quero saber como funciona a equipa.»
[…]
«Estando nesta parceria importante, que vai para o quarto ano, notou-se alguma ausência do Sporting enquanto Direção; em determinados momentos deveriam ter estado mais presentes. Incluo a Volta a Portugal. Não pode ser só uma presença simbólica. Outros clubes têm o presidente a acompanhar – os atletas sentem-no. Fora do clube, sou crítico quanto ao Sporting e aqui aponto críticas à parceria Sporting-Tavira. Não sou um sportinguista doente.»
[…]
«Este ano (2019) será muito importante. Estamos a perceber o que pode ser melhorado para esta parceria continuar. Dirigentes das modalidades do Sporting já se reuniram com o Tavira. Mesmo que a associação com o Tavira e o apoio da cidade não seja o que gostaríamos… é o possível para já.»
[…]
«O Tavira tem uma enorme tradição [equipa do mundo há mais tempo em atividade ininterrupta na modalidade] e peso no ciclismo, mesmo vindo de uma dimensão pequena. Não faço futurologia, mas até pelo respeito pelas pessoas daquela terra e pelo fundador [Brito da Mana], vamos fazer tudo para alcançar o máximo de vitórias. Ao longo do ano decidir-se-á o futuro.»
Entretanto, na passada sexta-feira, em declarações à Rádio Renascença, Vidal Freitas, diretor desportivo do Sporting-Tavira garantia nada saber sobre a intenção de os leões acabarem com a parceria estabelecida com o clube algarvio.
“Não tenho a informação se o Sporting quer renovar a parceria. Sei é que ela acaba a 31 de Dezembro. Mas até pode ser o Clube de Ciclismo [de Tavira] a não querer renovar, atenção! Não tem que obrigatoriamente ser o Sporting a não querer”, começa por referir Vidal Fitas, em Bola Branca, deixando entender que o acordo também pode romper-se pelo lado do emblema algarvio, o que, nesse caso, nada teria a ver com “desinvestimento”. “Se uma das partes não quiser renovar a parceria, nenhuma das outras deve ficar chateada”, acrescenta o dirigente da histórica equipa do pelotão nacional.
Analisando todas estas declarações, chegamos a um conclusão que, creio, será a de todos os Sportinguistas: a parceria não funcionou. Seja por falta de investimento, seja por falta de qualidade, seja por aquilo que for, a equipa não conseguiu uma vitória de relevo. Não me parece, no entanto, que isso obrigue a extinguir uma modalidade que faz parte da história do clube, que merece o carinho dos Sportinguistas e que é uma das que mais facilmente leva as camisolas verde e brancas a todo o país. Se é altura de repensar todo o projecto e toda a parceria, porque não equacionar algo sustentado e pensado ao nível da formação?
Dúvidas que ficam no ar e que merecem uma explicação clara na próxima Assembleia Geral.
23 Junho, 2019 at 14:39
bem tudo o que o Marco Chagas está dentro do que tambem fui lendo de gente muito proxima ao projecto e a “parceria”
23 Junho, 2019 at 14:39
*Marco Chagas diz
23 Junho, 2019 at 14:42
Já se sabe do fim da parceria há muitos meses. Eu soube em meados de março.
A parceria começou mal, ao aproveitarmos uma equipa feita num caco e sem qualidade. Fomos melhorando ao longo dos anos, mas a direção desportiva nunca me pareceu poder fazer a diferença. Se isto não bastasse enfrentámos equipas consolidadas e a evoluir e outras centradas em determinados ciclistas, todavia assentes em boas gestões desportivas em corrida.
À semelhança de Chagas gostava que o Sporting tivesse equipa própria, com patrocínios e um diretor desportivo sabedor e conhecedor da poda, mas num estado de desinvestimento não acredito.
23 Junho, 2019 at 15:19
no dia em que o chagas chegou… a parceria acabou.
e mais não digo.
23 Junho, 2019 at 15:22
O regresso da modalidade começou com o pé esquerdo, com o responsável da W52 a vender-se depois de ter tudo acordado com o Sporting.
A Tavira surgiu como a possibilidade de regressar sem mais adiamentos, mas o investimento para competir com a W-52 teria de ser muito maior.
https://www.sporting.pt/pt/tags/multidao
Concordo que a parceria tenha de ser reavaliada, mas não concordo com a extinção. Arranjem uma solução. O outro arranjou soluções para fazer regressar o ciclismo e ao mesmo tempo regressar modalidades que hoje são Campeãs e disputam as provas máximas europeias. E quando o Sporting estava depauperado e sem recursos. Mostrem que sabem fazer alguma coisa melhor que a anterior direcção.
Não faz sentido ter o paraciclismo a dar títulos mundiais e no mesmo ano extinguir a sua “irmã” mais mediática.
Um Clube que se diz eclético e a Maior Potência Desportiva Nacional não ter ciclismo?
23 Junho, 2019 at 15:52
Plenamente de acordo com o comentário do JHC. Há é que trabalhar bem num grade patrocínio, reequacionar a parceria, adequar a uma dimensão ambiciosa e vencedora a direcção técnica e, tendo a noção que o ciclismo é a Modalidade que mais expande a imagem da marca Sporting, saber usar os Núcleos para promover o apoio às equipas nas estradas.
Mas, mais uma vez, saber ou querer trabalhar com os Núcleos parece ser assunto tabu. Deve dar muito “trabalho”! Ou será receio de perder protagonismo?
SL
23 Junho, 2019 at 17:06
e deu uma cagada do caraças esta parceria
tens metido la mais de 500 mil euros e nem “opinas” sobre nada quanto mais mandar
o tavira vê o Sporting como um patrocinador que deu jeito para os salvar de fechar e que meteu logo lá alguem que nao percebia nada do assunto, logo o tavira é que decide tudo.
curiosamente quem vem falar é o DD, que se calhar diz o que diz porque sabe que se o Sporting mantiver a parceria, vai colocar lá alguem que percebe do assunto e se calhar esse alguem das primeiras coisas que pode fazer é tirar de lá o DD.
23 Junho, 2019 at 15:43
Estiveram fundos congelados no inicio da época e salários atrasados. O Tavira até pode acabar a relação mas foi o Sporting a dar sinais de falta de compromisso. A questão é, isto aconteceu por causa do período conturbado com as contas bancárias do clube? Então o ciclismo não foi a única modalidade a ter salários em atraso. Um ponto para a direcção que “abafou” e bem a situação até a resolver. Se as outras modalidades não passaram pelo mesmo, então a dica está dada. O ciclismo é patinho feio.
Como Tavirense e Sportinguista, é apenas triste.
23 Junho, 2019 at 15:50
Acredite que a diferenciação no tratamento dado as modalidades. O Voleibol sentiu isso mesmo.
23 Junho, 2019 at 17:08
a piada é que o Sporting nao paga salarios, quem o faz é o proprio Tavira, o sporting mete lá os 500 mil euros da “parceria” que para eles é apenas “patrocinio”
23 Junho, 2019 at 18:49
E se o Sporting não mete lá os 500 mil euros pagam com o quê?
23 Junho, 2019 at 18:51
é o unico patrocinio que têm? muito mal está uma equipa quando tem patrocinio unico
23 Junho, 2019 at 19:22
diz que a equipa de futebol profissional também só tem um patrocínio…
porque o contrato com a superbock nas costas… terminou este ano.
23 Junho, 2019 at 19:20
a entrada do chagas e dos outros chagas era só para justificar o fim do ciclismo…
como não há equipa de formação nem condições para criar uma, deixa-se terminar o contrato.
no fim, alguém recebe uma indeminização qualquer.
23 Junho, 2019 at 15:45
Para mim não faz sentido o Sporting ter ciclismo nestas condições.
O Sporting deve ter ciclismo se conseguir uma equipa que lhe permita entrar nos grandes palcos europeus, como a Volta a Espanha, a volta a Itália e a volta a França. Neste momento não há condições sequer para ter uma equipa digna em Portugal e que faça uma gracinha na volta a Espanha, portanto não faz sentido ter equipa desta forma.
É a minha opinião.
23 Junho, 2019 at 15:53
Tem razão Miguel. O Sporting não tem. Tem de arranjar uma forma de o ter. É para isso que lá estão.
Ser presidente e extinguir modalidades qualquer um consegue facilmente.
23 Junho, 2019 at 16:33
Eu discordo.
Também não temos equipa de futebol para ganhar a chamou-nos e no entanto não vamos extinguir essa secção.
Como disse o JHC, é arranjar forma de manter uma modalidade que é mediática sim, é bem gerida pode levar o nosso nome aos 4 cantos do país, pelo menos.
E não quero com isso dizer que devemos ganhar a volta, obrigatoriamente, mas acredito que seja possível manter esta modalidade, mesmo num cenário em que se pretende cortar nas modalidades.
23 Junho, 2019 at 17:27
Boa comparação.
Tens razão!
23 Junho, 2019 at 17:00
a unica equipa portuguesa neste momento que pode ambicionar pensar em ir a volta a espanha é o w 52
e porque?
porque é( ou se não é neste ano, vão ser no proximo) pró continental ou seja da categoria abaixo do world tour, o que por um lado demonstra que vao ter mais orçamento( porque para estar nesse pelotao precisam de ter mais condições, mais ciclistas), tambem lhes permite andar noutro tipo de provas sem ser por convite
o tavira e todas as outras equipas portuguesas estao na outra divisao abaixo, ou seja têm numero de reduzido de provas lá fora e apenas de categorias mais baixas
23 Junho, 2019 at 17:06
Epah ciclismo é do outro lado da segunda circular que tem uma roda no símbolo.
Estou me bem a borrifar para o ciclismo e nunca entendi o início desta modalidade no Sporting.
24 Junho, 2019 at 0:08
O Joaquim Agostinho, um dia maiores atletas de todos os tempos em Portugal, acabou de dar uma volta no túmulo.
Que comentário lamentável.
24 Junho, 2019 at 7:17
Não ligues!
Quem não conhece a história do clube até lhe pode dar razão.
“…e nunca entendi o início desta modalidade no Sporting.” LOLADA!!!!
23 Junho, 2019 at 15:48
Ciclismo nos moldes actuais não faz sentido (imo).
O Sporting, por mais eclético que seja, não pode ter todas as modalidades.
23 Junho, 2019 at 16:02
Com o devido respeito por todas as opiniões, não consigo deixar de achar que as duas últimas (Miguel e Nuno) mostram um total desconhecimento de uma modalidade que confere uma visibilidade que não está ao alcance da maioria das outras.
Quanto a participar na Volta à Espanha, Itália ou França só demonstra desconhecimento dos parâmetros que regem a Modalidade internacionalmente: são 3 das maiores provas mundiais e não concorres a elas quem quer. Existe um ranking com “divisões” de equipas, não apenas para classificar as provas, mas também para definir quem a elas pode aceder. As equipas portuguesas ainda estão numa terceira divisão. Com muita dificuldade alguma dela poderia ascender a uma Volta à Suiça ou a um Dauphine-Libéré, quanto mais a uma Volta à Itália ou à França. O orçamento da mais fraca equipa a ser admitida na Volta à França dev ser, no mínimo 5 vezes superior ao maior orçamento de uma equipa portuguesa.
SL
23 Junho, 2019 at 16:12
Onde está o meu “total desconhecimento”?
23 Junho, 2019 at 16:16
Tão simples …
Para competir com os melhores da Europa, primeiro será necessário ser o melhor em Portugal.
O caminho é para ser caminhado.
Saudades:
https://www.youtube.com/watch?v=ZQGmB9g6Xts
23 Junho, 2019 at 16:26
Exactamente… acesso directo apenas teem as equipas do World Tour que creio serem 18… e nas 3 grandes Voltas são entregues 3 wild cards a equipas do Pro Continental, ou seja, da divisão abaixo à de Elite… creio que é assim…
Mas voltando ao tema… Se a parceria não resultou como expectável, arranjem soluções… reorganizem a secção… nem que se comece pela formação como um consórcio creio já ter mencionado… É muito bonito quando se fala nos ícones do ecletismo do Sporting, referirem o nome do enorme Joaquim AGOSTINHO… mas depois ‘cagam’ no ciclismo… ‘é acabar com essa modalidade’… ‘o ecletismo tem limites’… plo menos abstinham-se de dizerem enormidades… não gostam, arrumem no canto do prato e avancem… Eu também não aprecio uma certa modalidade (que tem muitos adeptos), e ninguém me lê a dizer mal ou que não devíamos ter essa modalidade…
23 Junho, 2019 at 16:37
Mas eu digo, por mim acabava o futebol sénior masculino, pelos menos enquanto for dominado pela organização criminosa de carnide.
23 Junho, 2019 at 16:46
+1
23 Junho, 2019 at 16:37
Subscrevo.
Também há modalidades que não gosto tanto, e outras que adoro. E não quero que nenhuma feche portas, pelo contrário, quantas mais tivermos, nem que seja o berlinde, melhor.
Não temos que ser campeões nacionais ou europeus em tudo, há modalidades que formam pessoas – sei por experiência própria – e cultivam uma forma de estar Sportinguista, essa sim, diferente.
23 Junho, 2019 at 20:53
… penso exactamente como tu… quantas mais… melhor…
Mas há sempre algumas que se sobrepõem a outras… no caso que falamos, é uma modalidade com muita História, muita mesmo… de fazer inveja a qualquer rival… uma história com várias vitórias na Volta a Portugal (7 creio), com uma vitória em etapa na Volta a França (toma lá Barcelona), tivemos um enorme e eterno Joaquim Agostinho que em portugal só vestiu a nossa verde e branca e que na década de 70 foi apenas dos melhores do mundo… já agora, daqui por umas semanas começará o GP com o nome dele…
Fico triste com o desfecho que se anuncia… por outro lado, mentiria se dissesse que era algo que não estava a contar…
há que pensar positivo… piores dias virão…
23 Junho, 2019 at 17:31
Eu sei isso tudo, Álvaro.
Continuo a manter a minha opinião.
Apoiarei o ciclismo quando quiserem uma equipa para entrar, pelo menos, na volta à Espanha e andar na luta pela vitória.
Para o que há actualmente, podem acabar com a modalidade, mesmo dando alguma visibilidade – coisa que em Portugal temos pouco!
23 Junho, 2019 at 18:13
“Para o que há …”
Por essa ordem de ideias o hóquei nunca teria regressado.
Há o que há e se o interessa é ou senão é, deveria ser, aumentar a competitividade,é trabalhar para encontrar fonte de rendimento que permita aumentar a qualidade e competitividade.
Se não estou em erro o porto, começou com a W52 e entretanto acrescentaram novos patrocinadores. Mas para estas coisas aconteceram é necessário trabalho e sobretudo interesse.
23 Junho, 2019 at 20:59
entao a ideia de começar isto metendo la alguem ligado ao clube que nao percebia nada de ciclismo nao foi uma grande ideia.
é que a partir disso o tavira tomou conta de todas as decisoes e o Sporting em vez de um “parceiro” passou a ser apenas um “patrocinador.
bem os patrocinadores no ciclismo quando não veem resultados…….saltam fora
23 Junho, 2019 at 23:45
Se a parceria/colaboração não resulta, modifica-se, faz-se outra, saltar fora à primeira contrariedade é que não me parece uma acção digna de elogio.
Não estava agora o Marco Chagas?
PS: Nem sei se vai acabar, espero que não pois é uma modalidade que me dá prazer ver*.
*Ao vivo, a subida ao Farinha e pela TV a maior parte das etapas de montanha, sobretudo quando o cronico está presente.
23 Junho, 2019 at 16:49
Sou pelo ecletismo. Tenho memória do Agostinho e mais tarde do Chagas…
Também que um SCP com Ciclismo.
SL
23 Junho, 2019 at 16:58
… e a vitória ao sprint pelo Paulo Ferreira em uma etapa no Tour de France… a prova rainha do ciclismo mundial… nenhuma equipa portuguesa tem esse palmarés…
23 Junho, 2019 at 17:09
O cherba continua com os post de Cartilha.
Quando saiu uma reportagem no record dos 15 anos de academia sporting com as medidas que vão implementar, ficou no bolso.
23 Junho, 2019 at 17:14
Cartilheiros gotta cartilhate
23 Junho, 2019 at 17:43
Comprei o jornal de propósito (o dono do quiosque esteve sempre de olho, acho que já topou que tiro fotos às páginas…) e a verdade é que toda a reportagem é propaganda requentada.
Começa com “simbólico – no início de Março Frederico Varandas fechou a renovação com 12 jogadores sub-17”, passa por “a intervenção na Academia será profunda e tocará até…nos colchões” (assim mesmo, e passados 9 meses de Varandas…) até “a intenção do presidente leonino passa por dotar a Academia das melhores estruturas e meios humanos. Assim estão ser consumadas medidas como a saída de Lucas Dias, histórico da formação com mais de 20 anos de casa”.
Repetem aquilo que já é publicamente conhecido, o gabinete de alta-performance, investimento até 2022 (se chegarem até lá) com compra de terrenos adjacentes e substituição de equipamentos do ginásio e colchões e o objectivo de recuperar o ADN.
Não há novidades nem sobre a estratégia a curto e médio prazo, nem sobre qualquer plano para os actuais jogadores. Nenhum projecto de diferenciação dos jovens quanto ao seu potencial e projecção, nem sobre metodologias de treino e jogo transversais a todos os escalões (que já existia e aparentemente não será alterado).
Mas deixo a parte que ocupa maior destaque das 3 páginas sobre a Academia:
“Joias já renderam uma ´pipa de massa`”
João Mário – 40M
Nani – 25,5M
Adrien – 24,5
Gelson Martins – 22,5M
William Carvalho – 20M
Rui Patrício – 18M
Cristiano Ronaldo – 15M
Rúben Semedo – 14M
Bruma – 13M
João Moutinho – 11M
Miguel Veloso – 9M
Tiago Ilori – 7,5M
Cédric Soares – 7M
Eric Dier – 5M
Tobias Figueiredo – 2,3M
Daniel Carriço – 0,75
“Rui Patrício saldou dívida e Gelson garantiu Vietto” . Pois…
23 Junho, 2019 at 19:17
A Academia fez 17 anos na sexta-feira. Acho que estiveste a ler um artigo de 2017…
23 Junho, 2019 at 20:17
Obrigado pela correção 😉 embora a reportagem dos 17 anos da Academia não teve nenhuma relevância na tasca e deve estar para sair ao mm tempo que a tua análise ao relatório de contas do mandato do destituído.
Continua a cartilhar em prol do Sporting..
Volta Bruno e Musta estão perdoados..
23 Junho, 2019 at 17:20
Curto e direto.
Por mim pode fechar, regra geral, ninguém sentir falta.
Falam do ecletismo e bla bla bla mas alguém acompanha isto?
Concentrar nas modalidades de pavilhão e as Olimpicas(principais).
23 Junho, 2019 at 20:33
”Falam do ecletismo e bla bla bla mas alguém acompanha isto?”…
…e tu… das 55 modalidades quantas acompanhas?????.. pela tua lógica acabava-se com umas 30 modalidades… apenas e só porque não são mainstream… quem é que liga ao tiro?… e ao pool?… e ao xadrez?… e ao aikido?
24 Junho, 2019 at 0:13
Isto é uma parceria, o Sporting se quer honrar a sua história e ecletismo que faça uma equipa a “solo”.
Só acho “piada” é a malta vir falar do ecletismo quando aparentemente o Sporting não vai seguir com a parceria, que não deu nenhum resultado.
Alguém durante o ano se preocupou com isto?
É como a história das medalhas, só quando chega os JO é que se lembram dos atletas.
24 Junho, 2019 at 0:19
Estas a ser injusto embora perceba o raciocínio, alias ainda há dias escrevi que muitos sócios não se importam minimamente com as modalidades apenas lhes interessa o futebol e mais propriamente a equipa sénior.
Tens por aqui alguns tasqueiros que frequentemente falam em ciclismo sobretudo por ocasião das provas, um bom exemplo disso é o Horvath, o Juve, o Alvaro, mas há mais muitos mais.
23 Junho, 2019 at 17:39
Em relação ao ciclismo sinto como a história do outro…
Um dia fecharam o ciclismo… Como eu não gostava, não me importei.
Um dia fecharam o Volei… Como eu não gostava, não me importei…
Um dia fecharam o hóquei! Como o adoro importei-me. Mas já mais ninguém se importava!
Não gosto de ciclismo… Disse no dia que anunciaram o regresso que não me diz nada. Já disse, o dopping matou-o. Não tinha feito regressar mas agora custa-me ver acabar sem ser a mínima aposta ou ter a minima hipótese de quem lá está! Se for para mudar os moldes e construir algo de novo tudo bem. Acabar o ciclismo para abrir Basquetebol… Absolutamente contra!
23 Junho, 2019 at 17:57
Sinceramente cada vez mais acho que o sonho do Varandas era ser presidente da Sad e só tem um plano para isso. Equipa principal do Sporting.
E por isso entregou tudo o que é modalidades ao Albuquerque que parece ter demasiado trabalho para fazer tudo bem e ser relevante em tudo.
A formação está entregue a… Alguém… Que temo venha cheio de certezas e ideias… E que parece só fazer merda quanto mais mexe.
Negócios entregues a Mendes ou empresários…ninguem da direção parece tomar as rédeas de nada relacionado com negociações.
No plano financeiro parece que a lógica é… Nenhuma! Dinheiro e mais dinheiro a entrar e não vamos para lado nenhum. Nenhuma mudança estrutural, nenhuma reestruturação, nenhum plano financeiro, nenhum plano a curto médio prazo para independência financeira. Só se ouve falar em cortar ordenados (enquanto contratamos adjuntos do JJ e do PB, para além de Iloris e netos…) mas ninguém sabe bem porquê nem para quê! Mais parece que querem reduzir ordenados para gastar na estrutura…
Em comunicação e Marketing… Nem vale a pena falar… Esta questão das GB dos putos disse tudo…
Nada parece obedecer a uma estrutura, a um plano, a um projecto, a ideias consolidadas. Tudo parece meio random e navegação à vista…
Na equipa A… Enfim…acredito que tenha de facto um plano. Se é bom ou não… Veremos. Mas tudo isto me parece assustador. O tempo vai passando e esta ideia adensa-se…
23 Junho, 2019 at 17:58
Não era aqui…
23 Junho, 2019 at 18:19
Fica bem em qualquer sítio.
Projecto, dizem…
23 Junho, 2019 at 17:58
O que me apraz dizer é que quem for à AG onde se irá votar o orçamento da proxima época e aprovar aquela merda que prevê os cortes/desmantelamento (como preferirem chamar) das modalidades é tão culpado quanto os fdp responsáveis (a começar pelo palhaço do atual presidente).
E mais não digo.
23 Junho, 2019 at 18:20
Bem, digo o que disse qd a modalidade voltou… não ligo puto mas reconheço a história e respeito que a adora, admira, etc.
Recentemente, acompanhei as provas onde entrámos mas sem o mesmo entusiamos de outras modalidades. Uns gostam mais de umas, outros de outras…
Sou contra projetos que não sejam sustentáveis (não digo auto-sustentáveis) e cabe à direção arranjar forma de manter ESTE projeto.
Ciclismo não é surf ou ténis. Ciclismo tem uma história enorme no Sporting com figuras inesquecíveis.
Desenmerdem-se, em Portugal é para tentar ganhar.
23 Junho, 2019 at 19:13
Sempre gostei de ciclismo, acompanhei o Sporting em muitas provas de ciclismo os anos 60, 70 e 80, vi o nosso Agostinho ser campeão de Portugal algumas vezes, mas naquela altura criou-se um ídolo e as empresas não estavam ainda muito ligadas ao ciclismo em Portugal. O Tavira não é uma empresa é um clube. Fez-se está parceria, mas foi um erro, o clube só podia fazer uma parceria com uma empresa, não com um clube. O ciclismo é em todo o mundo uma modalidade de empresas, um clube só pode ter a modalidade em conjunto com uma empresa. O Sporting tem que apostar é no reforço das modalidades de pavilhão onde tem uma infraestrutura fantástica e no futebol feminino que vai ter uma expansão no futuro muito grande.
23 Junho, 2019 at 20:02
Tenho pena se a Secção acabar…
Mas também acho que nunca tivemos uma equipa com “os ingredientes que o Sporting merece …”
Uma equipa de Ciclismo (como de outra qualquer modalidade) em que o Sporting esteja representado…
Só pode ser uma equipa “normalmente” para ganhar…
Pode isso não acontecer pelas mais diversas razões …mas nunca “pode ser” por falta de capacidade para vencer…!
Uma equipa do Sporting “nunca pode” servir apenas para “mostrar” as camisolas…
SL
23 Junho, 2019 at 20:51
Max, por vezes não dá para tudo no primeiro ano, é uma questão de não desistir e melhorar.
Veja-se o caso do hóquei, até 9 dos lamps levámos (mesmo com boas prestações noutros jogos e inclusivé uma Supertaça).
Chegámos a campeões europeus.
23 Junho, 2019 at 21:50
Sim amigo …
E eu, como Sportinguista sou muito paciente…
Mas uma boa equipa de ciclismo custa bom dinheiro…e nós pouco temos conseguido fazer…
E face à situação actual do Clube… não vejo grandes hipóteses de podermos conseguir arranjar uma equipa vencedora…e parece -me que o Sporting não pode andar “a passear as camisolas “ … mas “precisa de mandar “ onde esteja presente…
Mas a Direcção é que sabe … eu apenas dou a minha opinião…que vale o que vale…
SL
23 Junho, 2019 at 20:57
Com um bom projecto e estrutura e com bons patrocinadores seriamos os melhores de Portugal nas estradas nacionais e quica num futuro pensar em mais altos voos nas estradas europeias. Se terminar fico com pena pois sou um adepto do Ciclismo.
SL a todos.
23 Junho, 2019 at 21:04
nenhuma equipa portuguesa tem condiçoes de ter orçamentos de world tour( até porque em portugal nao tens empresas que queiram investir no ciclismo, por isso o teres meia duzia de equipas no pelotao elite), mesmo o w52 passando a pro continental deve ter dos orçamentos mais baixos que lá estao
23 Junho, 2019 at 21:04
Quem quiser recordar a nossa participacao no Tour 1984 -Sporting -Raposeira aceda ao site.
http://Www.memoire – du – cyclisme.eu
Aceda depois a pagina da volta a franca e depois clique no ano de 1984.
23 Junho, 2019 at 21:47
Obrigado pelo link Sonhador…
… fui ver quem eram todos os integrantes do nosso Sporting… qual a etapa que ganhámos… ver em que lugar ficou o Chagas… e ver que foram 23 etapas… e que a antepenúltima teve só 320km… e lembrar o estado das estradas naquela época… outros tempos… que os controlos anti-doping hoje em dia não permitiriam
23 Junho, 2019 at 21:42
Paulo Ferreira venceu a 5 etapa que terminou em Cergy Pontoise e manteve-se em 3 na geral ate ao final da oitava etapa.
23 Junho, 2019 at 22:14
O melhor ciclista da W52 em principio não corre a Volta a Portugal, vítima de uma queda no grande prémio Abimota quando seguia numa fuga
https://www.ojogo.pt/modalidades/ciclismo/noticias/interior/w52-fc-porto-emite-comunicado-apos-queda-de-raul-alarcon-mas-fica-uma-duvida-11038054.html
23 Junho, 2019 at 22:19
o melhor? o problema é que a sky…………….perdao ineos portuguesa tem uma super equipa e é facil substitui-lo
23 Junho, 2019 at 22:26
Não estou completamente dentro da modalidade para conhecer os melhores ciclistas, agora este homem segundo a notícia venceu em 2017 e 2018, o que quer dizer que era o principal favorito, mas mesmo que não ganhasse com os seus ataques abria espaço para um colega de equipe
23 Junho, 2019 at 23:00
Esta parceria não interessa ao Sporting,o diretor desportivo Vidal Fitas é que manda nisto tudo ,o sporting só manda dinheiro
Eu vivo em Tavira e poucos gostam do trabalho do Vidal Fitas
Via com bons olhos uma equipa do sporting patrocínada por uma grande marca com o Marco Chagas como deretor
24 Junho, 2019 at 12:17
Em relação a este tema chama-se a vossa atenção para este link: https://www.sporting.pt/pt/modalidades/ciclismo/historia.
Quanto ao argumento de que só vale a pena ter modalidades que compitam com os melhores do mundo apetece deixar estas questões:
– o Andebol é para acabar?
– o baskett não precisa de regressar?
– e aquela modalidade que mais sportinguistas acompanham?
– aquela na qual dominamos internamente e competimos directamente com os melhores do mundo?
– Como é que se chama?
Agora se quisermos perceber o papel do ciclismo português (tal como o de outras modalidades) face à realidade global é preciso ser honesto na análise.
Equipas que competem pelas 3 Grandes Voltas (ou pelos monumentos, voltas de uma semana que pontuam muito para o Ranking, etc) têm orçamentos incomparáveis com o que se pratica em Portugal.
As pessoas não têm bem noção do magnífico feito que é (e felizmente já tem acontecido amíude) um ciclista português vencer uma etapa na Volta à França, fazer Top10… fazer Top3 ou, no caso do Rui Costa, (além de ganhar a volta à Suiça) ser campeão do mundo!
SL