A reprovação do orçamento, se não estou em erro, até nova aprovação doutro, obriga a gestão em duodécimos e com o valor do ultimo aprovado (2018).
Julgo ser assim mas vou precisar com mais cuidado.
portanto traria a grande vantagem de lhes limitar muitíssimo a capacidade de brincarem ao FM das comissões e assim (finalmente) terem de apostar na prata da casa
Não! O Orçamento é do Clube e não da SAD! Logo, não tem nada a ver com “brincar ao FM”, ou às “comissões” ou com “apostas na prata da casa”. Isso é Futebol e é com a SAD
Tem que ver com as Modalidades e brincar com os sócios e nada mais!!
SL
Um orçamento contempla despesas e receitas, não contempla? Logo, se for verdade essa história que circula por aí de que a Sporting TV está a patrocinar o futebol… tira ao clube para meter na SAD. Atenção, não estou a dizer que é verdade.
Ana, seja como for o Orçamento em debate é do Clube não da SAD, logo as rubricas nele contidas e as despesas e receitas nele previstas dizem respeito ao Sporting Clube. Eu apenas chamei a atenção para a incorrecção (desfasamento total) do comentário do Rugido Verde. Mas mesmo o que refere da Sporting TV, a ser verdade, não terá nada de incorrecto, desde que também contemple o pagamento às Modalidades; afinal a Sporting TV também transmite jogos do Futebol Feminino, e dos escalões de Formação, que estão na SAD.
Um abraço e saudações leoninas
Na teoria será assim, na pratica o CD pode fazer o que entender tendo apenas como “controle” não ultrapassar os gastos orçamentados pois pode ser responsabilizado por isso*.
Se o objectivo é até reduzir …. podem (como fizeram) orçamentar a mais e depois gastam menos, Simples e eficaz, nem que para isso tenham de meter receitas de 3M não descriminadas (looool). Para enganar papalvos ou então estão à espera de muitos donativos imprevistos.
Mas, sim eventual chumbo, não tendo efeito práticos no mínimo demonstra desagrado do sócios com o rumo que esta a ser seguido. Isto claro está para quem esteja insatisfeito.
* Artº 32
…
2 – A gestão orçamental deve ser conduzida de forma rigorosa e transparente sendo os membros do Conselho Diretivo pessoalmente responsáveis por qualquer desvio negativo relativamente ao orçamento dos gastos ou investimentos que
não tenha justificação legal ou estatutária.
Mas a ideia aqui seria que se gastasse mais com as modalidades, e não menos.
O orcamento é basicamente para garantir que não se gasta mais do que o planeado… ora, o fivelas já avisou que não vai gastar, porque isso aprovar ou chumbar dá no mesmo (para as modalidades, porque para o futebol estou de acordo contigo).
Bem, não há milagres…. não se pode reduzir o investimento e aumentar as modalidades e esperar que fique tudo na mesma.
Mas sim, existem por aqui “pessoas” que acham que é possivel. Os atletas até irão jogar de borla, tudo isso porque o fivelas é um verdadeiro mestre de culinária, e até sabe enfeitar a travessa. Catering é com ele.
E ainda bem que é assim. Reduzir, reciclar e reutilizar.
Os lampiões ficam todos contentes.
A gestão de topo a fazer o mais difícil, diminuir o orçamento…
Fácil, fácil era arranjar receitas para crescer, mas esta gestão não gosta de caminhos fáceis. Só no futebol…
Obviamente só chega lá se quem é pago e bem pago (pela SAD) para gerir o clube, se mostrar um fantoche incompetente incapaz de encontrar soluções que melhor sirvam o clube.
Olha, o CD anterior encontrava soluções e até as mais difíceis pois antes nunca foram encontradas, por exemplo reduziu o passivo em mais de 20M e conseguiu reduzir os gastos em juros que eram de 2M para menos de 1M. Mas eram incompetentes e por isso foram destituídos,
Meu mentecapto, tu é que andaste a dizer que reduzindo o investimento não significa que se perca qualidade…. ainda bem que já chegaste lá, passados 3 ou 4 dias. Como és lento é normal demorar a bater.
Parece-me que este CD ainda não percebeu que esta táctica de rebolar e fingir de morto não vai ter bom resultado.
Podem querer fazer o melhor para o Sporting, mas tomar decisões destas e não explicar os motivos que levam a tal, é o pior que podem fazer.
Para o Sporting é que não será bom, agora para o CD. Eles querem lá saber…
As modalidades não derrubam presidentes. Se no futebol ganharem, as pessoas “esquecem”. Deveriam era ter começado por essa parte para irem pela surdina.
O pior é que eles ainda não entenderam que nem no futebol. Estão à espera que as Toupeiras deixem de ser corruptas? Ahahahahahahah santa inocência e incompetência.
Este ano igualamos o maior jejum, nada mais justo que esteja lá a manada de croquetes que mais contribuiu para isso nestes 17 anos.
O karma é fudido.
De facto, o Miguel Albuquerque deve ser um expert em ténis de mesa e em basquetebol…
E já agora também no ciclismo.
Ainda gostava de saber quem achou boa ideia ter uma pessoa a gerir as modalidades todas que são tão diferentes umas das outras e exigem óbvia especialização.
Que eu me lembre, não.
Recordo-me de vices-presidentes como todos os clubes têm.
Agora, um diretor que seja a cara de todas e faça a gestão de todas, não me lembro e acho que não tem sentido.
Aliás, sempre disse que Miguel Albuquerque estava bem era no futsal, que era a especialidade dele.
Para que ter um director para as modalidades se tínhamos um presidente que para além de dar tudo em termos de recursos aos respectivos directores das modalidades, também dava apoio dentro do balneário e fora, nas bancadas?
Carlitos sobre Bruno de Carvalho:
“Aparecia nos nossos treinos às duas da tarde, pegava no stick e ia para dentro de campo”.
“No final (Taça Cers), ele desmaiou uma ou duas vezes no balneário. Quando acordava, dizia-nos ‘o meu Sporting não ganhava nada há uma data de anos, agora vocês são imortais`”
“Sou benfiquista, já disse e repito-me. Mas o gajo foi o melhor presidente que apanhei”.
Existia e continua a existir. É Vogal da Direcção para as Modalidades (qualquer coisa Afonso). Na Direcção anterior era Luis Giestas e não havia mais nenhum cargo específico de Director das Modalidades. TALVEZ DEVESSEM COMEÇAR A EMAGRECER POR AÍ!!
SL
Para quem tem um mínimo de interesse sobre estas questões e uma vez que o CD não disponibilizou um orçamento, disponibilizei ao cherba um estudo gráfico dos orçamentos desde 2012 (que é impossível aqui colocar) onde se pode ter uma visão global da aplicação do nosso guito.
Se quiserem peçam-lhe que vão ter algumas surpresas …
Está disponível não em Alvalade mas no João Rocha, no Centro de Atendimento … apenas para os sócios de proximidade!!!
As dezenas de milhares de sócios que não deixam de pagar as suas quotas apesar de pouco auferirem do Clube, não têm direito a ir à AG (mesmo que isso lhes custe muito mais) devidamente informados.
SL
Já era de valor vir a proposta deste ano mesmo sem comparativo. E não me refiro ao voluntarioso (e valioso) contributo (mais um) do tasqueiro João Gaspar, mas sim à obrigação estatutária e ética da Mesa de Assembleia Geral para com TODOS os sócios do Clube.
SL
Varandas a por-se a jeito para ser o primeiro presidente a ser destituído por abrir uma modalidade. Toda a gente viu que abrir o basquetebol e ser competitivo no mesmo ano era uma despesa incomportável, até porque muito provavelmente as quotizações não aumentaram. 2M de investimento são +-10% do orçamento das modalidades. É demasiado dinheiro.
Jogada politica que lhe vai rebentar nas mãos. Não inscrever a equipa de ténis de mesa na CL, pode ser só o inicio dos cortes.
Isto leva-me a pensar que talvez o presidente quando foi ao museu só tivesse visto os troféus do futebol, e esqueceu-se do resto dos campeões que lá estavam.
em santa maria da feira bdc esclareceu isso face a insistencia de alguns socios de trazer o basket de volta ao clube.
para ser competitivos não era possivel no imediato devido as imensas modalidades já existentes no clube, a unica solução era desfazer algumas modalidades e isso era uma solução que não lhe agradava, queria o basket mas de uma maneira que não prejudicase as outras modalidades.
Já disse aqui numa discussão com o Miguel, que se era para trazer o basquete que fosse num escalão inferior e com custos suportáveis. Se não era possível introduzir o basquetebol sem ferir as outras modalidades que não o introduzissem. Não modalidades de 1ª nem de 2ª. As que existem são para melhorar e se houver folga orçamental que se acrescentem outras, desde que não seja preciso cortar noutros sítios.
Eu tenho muita dificuldade em compreender como não anteciparam este problema.
Foda-se, eu sou um leigo, um mero interessado no clube, e percebi logo que isto ia dar merda! Como esta gente, gestores do caralho, licenciados em marketing xpto, e o diabo a sete, não perceberam que cavaram um buraco onde, inevitavelmente, iam cair?
É burrice demais.
Amadorismo de trazer por casa.
Isto e a merda da auditoria aparecer plantada na CS, com a informação dos segredos todos, é do mais amador que me lembro no clube! Lamento dizer isto, até porque votei nesta Direcção, mas, foda-se, não posso dizer outra coisa!
Amadores? São lampiões bastante profissionais. O plano corre quase como previsto. Talvez não esperassem que a oposição se milhares de sócios e adeptos durasse tanto tempo.
Das duas uma, ou são amadores ou acharam que o pessoal preferia o basquetebol a outras modalidades.
Quanto ao leak falta saber se foi amadorismo ou tentativa de manipulação para o que aí vem. O mais impressionante disto tudo foi a rapidez com que o assunto desaparece. Sinceramente estou impressionado, ainda por cima dado a gravidade do assunto
A ser verdade, e começam a ser noticias a mais em diferentes órgãos de comunicação é muito mau.
Depois ainda se juntarmos a isto sócios q já foram a Alvalade observar o orçamento e para além do menor investimento em honorários nas modalidades, outras despesas sobem e muito, incluindo um item que so tinha subido no ano anterior por causa da auditoria (400000,00€) é gravíssimo pior do que imaginava.
Se td isto se comprovar o meu voto é claramente contra
A ser verdade todas as notícias, esta direção está a colocar se a jeito. Resta agora os sócios do Sporting votarem em consciência e relativamente a mim, se tudo se confirmar votarei contra. Este orçamento pode retirar às modalidades aquilo que foi dado nos últimos anos, títulos!
Se fosse isso era uma boa notícia! O problema é que as galinhas que se conhecem no outro lado da 2ª circular, não têm cabeça, esperneiam até mais não, mas em vez de morrer gozam de uma inexplicável imortalidade que faz com que sejam hoje 14 Milhões: (e.g.: Viriato, Sertório, Conde D. Henrique, D. Teresa, D. Afonso Henriques, D. Urraca, Egas Moniz e família, Martim Moniz, D. Fuas Roupinho, D. Fuas Nuzinho e outros que tais fazem parte da contabilidade dos 14 Milhões). Como vês ele há galinhas que não morrem.
SL
Agora fiquei confuso. Cherba podes explicar se os contratos não são assinados pelo presidente do clube ou por um vice presidente mandatado para o efeito?
Se um dos outorgantes é o Sporting porque dizes que o Galambas renovou com o amigo.
A ser verdades o que dizes, que a renovação apenas foi feita por amizade, não desresponsabiliza quem no clube tem a tarefa de o gerir.
Assim percebo melhor a saída do Galambas mas quem está acima dele deveria ser o primeiro a sair.
Que não se goste do passado do Carneiro eu entendo.
Mas desde que ele chegou que lhe foi dado o papel de lider e, na minha opinião, ele desempenhou-o bem.
Não é uma saída que me preocupe mas acho que merecia sair de outra forma.
nada a ver com isso. É dos que mais ganhava na equipa de andebol e em termos de rendimento desportivo é a cair de época para época, estando já na calha um ou dois miúdos para o substituir
O Estádio vai com a SAD, mas esperemos que o PJR não se perca tb quando a SAD for despachada…. tipo juntar ao negócio para aliciar ainda mais os investidores.
Infelizmente assim quiseram assim o têm,
é o Sporting da maioria, da rapaziada das avenidas novas e da linha de Cascais.
Bem me lembro de um tal Santana Lopes testa de ferro do Roquettismo onde nos era prometido o céu e a terra, foi a razia nas modalidades o tempo das SAD…
Simplesmente destroçado com isto tudo.
O voto contra deveria ter sido há um ano atrás, não agora.
Agora é esperar e rezar (sim, porque o orçamento vai para a frente quer queiram quer não) que daqui a um ano ainda exista o que hoje chamamos de Sporting Clube de Portugal.
É uma modalidade que trás títulos e algum prestigio europeu é o suficiente para gerar indignação. Fizessem o mesmo com o Judo ou o Goalball por exemplo, qual seria a tua postura?
Com o ciclismo acho totalmente diferente. O ciclismo não temos nem nunca tivemos equipa. Temos uma parceria na qual somos “patricinador”.
Apoiava a 100% caso o clube fosse o Sporting CP e tivesse um patrocinador, e neste momento é o inverso
Aparentemente não deves saber que é a quinta modalidade que usa o PJR, e que tem estado ao mais alto nivel nos recentes jogos da Champions… mas não sendo futebol não há problema para ti.
E deves igualmente desconhecer que desde 2016 que temos feito a dobradinha todos os anos…. ou seja, actualmente são tetracampeões (mas claro, isso não é nada se pensarmos que já fizemos uma serie de 11 campeonatos seguidos….)
Mas eu nao estou a defender o fim. Confesso que desconheço totalmente a modalidade. Se o Sporting ganha, é bom. Precisamos é de perceber se é verdade e o que leva a acabar.
A desonestidade do Luís Miguel nunca desilude. Há que desvalorizar tudo. Até o Nani era um empecilho na altura da saída.
E dizem-se estes merdosos sportinguistas.
Engraçado! Quando o Cherba poem um post de elogio às vitórias de uma modalidade desta expressão são 5 ou 6 comentários. Hoje como é o fim de algo vem logo os arautos todos!
E quando me viste a defender a saida do Nani? É que nunca o fiz!
Podes não o ter feito, mas não faltou cartilhados a dizer que já era um empecilho, que estava velho, etc. Tudo um monte de desculpas esfarrapadas para mais uma cagada. Parecido com o que fazes agora.
Olha eu até gostava de estar surpreendido para me puder indignar, mas como já estava à espera deste desinvestimento, resta-me apenas olhar para tudo isto com tristeza!!
Se aquilo que emitiste fosse uma TUA opinião teria todo o respeito por ela.
Mas, como se comprovou pelo teu próprio reconhecimento do desconhecimento da Modalidade, o que produziste não foi uma opinião mas sim uma justificativa de cartilha.
SL
Mas por que razão há sempre tantos teóricos de gestão a escrever por aqui sem nunca reconhecerem que quando se gere orçamentos há decisões a tomar em detrimento de outras.
Tenham dó e esquecem as amarguras do passado. Olhem para o futuro!
O orçamento a ser votado tem de agradar acima de tudo aos nossos credores que são eles que podem condicionar uma gestão. Percebam isto e dêem o benefício da dúvida ao CD.
Se Portugal tivesse a mesma manifestação de teóricos como eu vejo por aqui, talvez tivessémos mais debate político e participação cívica.
Só com críticas não vamos lá!
União e confiança e nada de pessimismos!
SL
É a equipa feminina que não foi inscrita em relação ao masculino é a não inscrição de João Monteiro e a alegada vontade do SCP em rescindir o contrato.
Tudo isto feito em cima do joelho sem darem oportunidade aos atletas de atempadamente terem considerado alternativas.
Não queres trocar o Santos por Guerra… a lenga-lenga é a mesma… o Santini na testa, não deixa de ser como o olá na testa dos rabolhos… tem vergonha !!!
Se há alguma coisa que ainda nos une é o ecletismo… já que o core-business está minado pôr corruptos!!!
Quando a narrativa começa a falhar cai sempre aqui um destes que raramente cá vem. Debita a propaganda à mesma velocidade com que desaparece. Daqui a uma semana vem outra vez.
É para isso que pagamos 3 milhões ao ano ao Porco do LPM e a sua equipa de Toupeiras.
(Vou tentar não insultar, apesar de a vontade ser alguma)
O orçamento tem que agradar aos sócios e adeptos do Sporting!
Aos que pagam quotas, aos que vão ao pavilhão, aos que gritam as vitorias e choram nas derrotas!
Eu sou adepto de um clube, não sou adepto de uma empresa!
Eu quero um clube gerido por um presidente e que antes de ser presidente seja adepto, não por um palhaço que é um fantoche de bancos, fundos, interesses e empresários!
Eu quero que esses “credores” se fodam!
+2 e ainda. Difícil é cortar. Fácil fácil para gestores de topo é fazer crescer as receitas. Mas com estes não há cá facilitismos.
Cada vez me convenço mais que foi um assalto ao poder financiado por lampiões, que pôs lampiões a nos governar de forma a que a máfia continue. Foi fácil, fácil. E até está programado um campeonato de futebol sénior masculino para breve de forma a que esta corja de lampiões se perpetue no poder.
Mas eu quero que o campeonato se foda.
Eu quero é um clube honesto e ambicioso como os maiores da Europa. E quero os lampiões fora do Sporting, todos! Inclusive os que por aqui comentam.
E para os que gostam deste sportinguesinho e dão benificios da dúvida a vagandas, mendes e restante máfia lampionica, também se podem ir foder.
Quem fala que não quer saber de polémicas e só quer ver a bola a rolar, idem aspas.
Espero que tenhas a mesma postura na tua vida privada e familiar e que faças a gestão da casa assim. E que os teus credores se fodam que pagar é um pormenor…
Meu caro, eu não tenho que dar o beneficio da dúvida a nenhum CD…o CD é que tem a responsabilidade de desfazer as dúvidas dos sócios através de uma gestão cuidada e transparente…tão simples quanto isto.
Já agora, quem aprova o orçamento do clube, ainda são os sócios e não os credores, por isso, acima de tudo o orçamento tem que agradar aos sócios.
Essa agora foi a mais horripilante de todas: “(…) O orçamento a ser votado tem de agradar acima de tudo aos nossos credores que são eles que podem condicionar uma gestão. Percebam isto e dêem o benefício da dúvida ao CD.(…) (Pedro Santos dixit)
E eu que, na minha santa ignorância de mero associado, pensava que um Orçamento que vai a uma Assembleia Geral teria de agradar, acima de tudo, aos sócios. Afinal parece que no sábado, o que vai haver não é uma AG do SCP mas sim uma assembleia de credores! Será para declarar insolvência e fechar o Clube?
A desfaçatez do “argumentário” (ou da narrativa, para usar uma linguagem Socrática) de certos “opinadores” não pára de me surpreender (o que achava quase impossível).
SL
Cabala, que alguns estudiosos defendem que a pronúncia correta da doutrina filosófica em Português seja “cabalá”, e não “cabála” (tal como pronunciada no original “qabbalah”), é o nome de uma ciência oculta ligada ao Judaísmo, mas é também um termo usado com o significado de trama, intriga secreta, conspiração.
Não confundir com cavala – Designação dada a vários peixes da família dos escombrídeos, de corpo alongado e cabeça afilada, geralmente de cor prateada azulada ou esverdeada.
Uma autentica vergonha a “des-ecletização” que tem vindo a ser anunciada e que já fica difícil de esconder..
Mas ao menos para o ano temos papas, perdão bolos, f***** queria dizer basket!
que tristeza..
O engracado é que antes do fivelas aparecer as modalidades até andavam a dar lucro… tal era a necessidade de expulsar o Presidente porque o clube ia para o abismo.
O orçamento que se vai votar no sábado não é o orçamento das modalidades. É o orçamento do Clube. É com o orçamento do Clube que se gerem as modalidades mas uma coisas é o orçamento das modalidades – que nós nem sabemos ao certo qual é! – e outra é o orçamento do Clube!
E, sim, quer-se que o orçamento do Clube dê lucro porque o Clube tem um passivo e é com o lucro do Clube que se pode abater o passivo do Clube.
As modalidades em si, dentro do orçamento do Clube, não precisam ter lucro. Basta não darem prejuízo, ou seja, que o orçamento seja bem feito e não derrape. Mas se isso acontecer com uma, que haja outra que compense isso.
O que se quer é que se faça um orçamento realista e que o mesmo seja cumprido satisfatoriamente!
As pessoas tendem a confundir o orçamento do Clube com o orçamento das modalidades, porque é do orçamento do Clube que sai o dinheiro para as modalidades. Mas é também daqui que sai o dinheiro para o clube funcionar. Portanto, e tendo em conta que há um passivo a pagar, convém termos lucro no final do ano…
Miguel, retoricamente está absolutamente correcto. De facto, também. Mas para a realidade associativa o que conta mesmo neste Orçamento são os seus mais de 80% que dizem respeito ao funcionamento das Modalidades, claro que também há os Administrativos; as despesas de manutenção; e outros items (que, por sua vez, também estão, em boa parte, alocados às Modalidades). Ou seja, é inegavelmente verdadeiro o que o Miguel afirma, mas não creio que seja o mais relevante para o que está em debate.
Um abraço e saudações leoninas
Mas Staley, quem diz que não tira lucro?
Quantos sócios do Sporting o são ainda por causa de Modalidades (Ginástica, Natação e outras) e da sua Formação. Quanto da imagem da marca Sporting é difundido e acrescentado pela existência de modalidades vencedoras nacional e internacionalmente?
Durante os últimos 2 anos da gestão BdC aumentou-se o número de Modalidades, o investimento nas mesmas, as conquistas europeias e houve “lucros” de 2M€ (sem contar com o aumento exponencial de sócios motivado pela decisão de a totalidade das quotas ficar alocada ao Sporting clube, deixando de ser parcialmente sugada, como até então pela Sporting Futebol SAD). Percebo o que quis dizer, mas até
esse argumento não é aqui aplicável.
Um abraço e SL
Parece um regresso a um passado recente.
Agora já está, já está !
É lidar !
O que pode um sócio fazer para alem de poder votar contra este orçamento ?
Se o orçamento não for aprovado tem de ser elaborado outro que passe em futura AG ?
Mais alguma consequência ? alguma que possa reverter a decisão de avançar com o basket neste moldes ?
o mais triste no meio desta merda toda……….é continuar a ver adeptos do meu sporting que continuam a apoiar este novo sporting……….continuem ate bater no fundo…………….
Tu vais vencer: “Está difícil de as pessoas perceberem que o Porto está na merda e que o pasquim O Jogo tem como missão atrapalhar o Sporting [com a notícia do desinvestimento nas modalidades]”
Quem quer o Basket de volta? Eu quero, pois para mim e’ a maior modalidade (sim, acima do futebol).
Querem de volta em que moldes? 2a divisao, Superliga a meio da tabela, ou a lutar para ser campea?
Neste momento em modalidades competitivas temos: Andebol, Basket, Hoquei, Volei e Futsal. Estas sao as principais modalidades.
Querem ter todas a lutar por titulos? Terao de ter o maior quinhao do orcamento…
Que fazer com as outras? Tem que se desinvestir (e em muitas delas continuaremos competitivos pela propria natureza do desporto e pelo facto de sermos a maior potencia do desporto em Portugal).
Quanto ao orcamento: voltem a pagar as quotas apesar de nao terem o Presidente que escolheram. Tragam mais socios de volta, tragam novos socios.
So’ assim o orcamento tera mais receitas para poder investir em mais modalidades e para aspirar a ser Campeao em todas.
Quanto ao Carneiro renovar para ser despedido: amadorismo puro e duro.
Quanto ao Joao Monteiro nao ser inscrito com vista a rescindirem: amadorismo e sacanice pura e dura.
A equipa feminina deTenis de mesa na Champions: se se vai desinvestir e se se vai desmantelar a equipa, esta ficara menos competitiva.
Temos de escolher que caminho queremos. Eu gosto de todas as modalidades mas nada me faz tao feliz como no ano passado em que ganhamos todas as de pavilhao. Quero isso com Basket incluido! Se isso fizer com que outras nao possam ir a Champions e que tenham de jogar com a prata da casa, por mim assim seja!
Caro Jaime, e’ natural que nem todos concordemos e isso sempre fez parte do nosso ADN. Temos e’ de deixar de fulanizar as questoes.
A maior parte dos que estao contra fazem-no nao por gostar da modalidade em si (aposto que mais de metade nunca viu um jogo de tenis de mesa) mas porque serve de arma de arremesso.
O que eu quero dizer e’ que exceptuando as modalidades altamente profissionais o resto deve servir para o Sporting puxar dos seus galoes e do seu ADN. Da equipa 11 vezes campea de Tenis de mesa alguns deles foram conquistados com a prata da casa.
O que acho e’ que devemos formar os nossos atletas nas modalidades que nao estao altamente profissionalizadas e isso serve para na maioria conquistarmos titulos. Se nao os conquistarmos paciencia.
Nos nao somos o Barcelona que tem dinheiro para tudo e mesmo assim nao tem tantas modalidades quanto nos.
Se queres mais quotas, corre com este palhaço que tomou as rédeas do teu clube.
Da menos trabalho do que andares a tentar a abrir os olhos dos outros em vez dos teus.
Pelo que contam, a coisa foi super mal feita e parece muito feita em cima do joelho, sem um rumo pensado e traçado. A começar pela entrada do Basquetebol, que qualquer puto do secundário anteciparia que das duas, uma: ou a receita subia algo entre 1,5M€ e 2,5M€; ou as outras modalidades iriam, de alguma maneira, ser afectadas!
Como gestores profissionais não visualizam isto e se mandam para a frente arriscando cair num buraco, é incompreensível e só demonstra AMADORISMO!
Ainda dentro desta parte, não avisarem os/as atletas da decisão mal a tomaram – em Março – é uma filha da putice que eu detesto ver no Sporting!
Para mim só há uma maneira de resolverem isto a bem: paguem do próprio bolso a merda que fizeram nesta modalidade. É Ténis de Mesa, caramba. Entre todos não pode ser assim tanto a cada um, já que são tantos os incompetentes a dirigir o clube!
Outra coisa é a maneira como se aborda cada modalidade.
Para mim há as modalidades top, que são as importantes de pavilhão – Andebol, Basquetebol, Futsal, Hóquei em Patins e Voleibol – e o Atletismo. Aqui deve estar o grosso do investimento, em especial no Futsal e no Hóquei em Patins onde temos capacidade para formar uma das melhores equipas do mundo.
Depois vêm as modalidades olímpicas onde conseguimos ter relevância internacional, que serão o caso do Ténis de Mesa e o caso do Judo.
Nestas modalidades aceito que não sejam auto suficientes e que o clube meta lá algum dinheiro. Mas não se pode pagar aqui aos atletas como se paga nas 6 modalidades principais. O relevo de ir a umas meias finais da CL de ténis de mesa é relativo. Meritório mas de relevo relativo. E ganhar a CL de Judo é um pouco dentro do mesmo.
As coisas são o que são. Gostem ou não, e compreendo que não gostem, ganhar uma CL de Futsal ou de Hóquei em Patins não tem a mesma importância, a mesma relevância, de ganhar uma de Judo. Mas têm o mesmo mérito!
Todas as outras modalidades têm de ser auto suficientes, ou seja, as receitas têm de pagar os custos.
Modalidades onde o nome Sporting aparece mais como patrocinador devem ser repensadas para ver se realmente se traz algo de positivo daí!
Não faço questão de ter 100 modalidades, que passam pela carica, berlinde, jogo do alho e o mata!
Quero, desejo, um clube pojante nas principais modalidades, especialmente naquelas onde podemos almejar títulos internacionais. Aceito sem problema que uma ou outra modalidade “menor” tenha algum investimento se isso trouxer visibilidade internacional ao clube!
O resto têm de ser modalidades que existem basicamente para que os sócios as possam praticar – o que não inviabiliza que haja uma componente desportiva que seja autónoma dentro do orçamento da modalidade!
Há limites para tudo.
Há que entender que o Sporting também tem os seus limites.
Temos de crescer em modalidades de uma forma sustentada e pensada, com bom senso. E saber encolher quando, por alguma razão, o dinheiro aperta.
O que não pode acontecer é este amadorismo que causa esta situação ridícula – porque esta merda, mais do que uma tristeza, é uma situação ridícula para a Direcção e para o Clube! Duvido que uma Direcção dum clube de bairro cometesse um erro destes. Como pode uma Direcção de um dos grandes clubes do mundo fazê-lo? Que demonstra isto a não ser um amadorismo atroz?
Agora, os sócios também têm de ter algum bom senso. Não é razoável querer ter grandes equipas em todas as modalidades, custe lá isso o que custar. Se um gajo do Ténis de Mesa ganha o ordenado similar a um hoquista, por exemplo, algo está errado e tem de se ver a situação – não sei se ganha ou não e estou só a dar um exemplo.
Apostar forte no Hóquei e no Futsal, faz sentido. Apostar forte no Ténis de Mesa já tem de se ver…
Agora, isto não tem nada a ver com o amadorismo com que as coisas foram tratadas. E esse é que é o grande problema no momento. Tudo a ser feito em cima do joelho…
Deixei a pouco um comentário a destacar esse amadorismo, que chamei incompetência, de não terem avisado antecipadamente as atletas da intenção de não accionar a renovação automática dos contratos.
Não consigo ser tolerante para com esta direcção pela forma como vieram atacar a gestão do anterior CD, com divulgação de uma auditoria incompleta, falando em “all in” e sacos de notas. Tivessem eles procurado resolver os problemas, explicando o que está a ser feito e pedindo a ajuda dos Sportinguistas, ao invés de cavar trincheiras, e teriam mais gente do seu lado.
Escolheram o caminho que queriam seguir, ninguém os empurrou…
“Tivessem eles procurado resolver os problemas, explicando o que está a ser feito e pedindo a ajuda dos Sportinguistas, ao invés de cavar trincheiras, e teriam mais gente do seu lado.
Escolheram o caminho que queriam seguir, ninguém os empurrou…”
Excelente comentário, Miguel.
Subscrevo, embora ambos desconfiemos que o grosso do dinheiro vai já para as modalidades que referiste; as outras devem ter custos marginais, dentro do bolo dos 22 milhões.
Obviamente que o grosso vai para as modalidades que aponto como principais. E é isso que faz sentido.
Agora, quando, por exemplo, tens 80% do dinheiro em 5 modalidades – aquelas menos o basquetebol! – e 20% em 50, se metes uma modalidade do nível das 5, é óbvio que tens de ir buscar o grosso do dinheiro para essa modalidade aos 80% ou então tinhas de acabar com as 50 modalidades!
O que podes tirar dos 20% das 50 modalidades será sempre residual em relação ao que precisas.
Agora já não o podem fazer, Miguel. Seria, pior a emenda que o soneto. Já existem compromissos vários: co sócios, com seccionistas, com atletas, com, técnicos e, sobretudo coma Federação e os outros Clubes. Voltar atrás seria um dano “reputacional” muito maior para a imagem do Sporting Clube de Portugal. O que acho é que poderíamos montar uma equipa que, assumidamente, não tivesse como objectivo maior a conquista do título esta época, mas sim cimentar uma posição na Liga profissional que depois integrasse mais eficazmente o bom trabalho feito pelo Professor António Feu na secção nos escalões de formação até aos sub16 (até agora, sub-18 no próximo ano).
E estás absolutamente correcto nessa matéria.
Em relação aos números que o Malcolm apresentou, ele até incluíu (e bem) nas mais “gastadoras” a Ginática e a Natação, que são, simultaneamente as de maior retorno, quer em inscrição quer na angariação e fidelização de novos associados).
O que só realça o FACTO de que este assunto Modalidades nunca, num clube como o SCP, pode ser tratado na óptica de contas de mercearia. Porque o Ecletismo é, para o Sporting, um Valor Civilizacional; faz parte da nossa formação genética.
Já agora, só para os iluminados que desvalorizam Modalidades como o Ténis de Mesa ou o Ciclismo: qualquer delas nos deu muito mais títulos do que o Futebol. Se tem havido sugadouro do Clube tem sido o Futebol. E o desígnio de sermos tão grandes como os maiores da europa tem sido conseguido mas muito pouco à custa do Futebol e muito mais por força do nosso extraordinário eclectismo.
SL
Só vim deixar um beijinho e um abraço aos que esfregaram na cara de toda a gente que não íamos ter cortes nas modalidades. Continuem a comentar porque o nível de desonestidade e falta de espinha dorsal são um mimo. O Riga nem vê-lo, deve ter visto uma menina e foi escrever no diário.
25 Junho, 2019 at 12:39
Segundo os experts da atual Direção chama-se a isto desinvestir para continuar a ganhar…
25 Junho, 2019 at 12:47
Como dizia o camacho… Salir a ganar… Salir a ganar…
25 Junho, 2019 at 12:48
Se é, são burros.
É votar contra.
25 Junho, 2019 at 12:51
A reprovação do orçamento, se não estou em erro, até nova aprovação doutro, obriga a gestão em duodécimos e com o valor do ultimo aprovado (2018).
Julgo ser assim mas vou precisar com mais cuidado.
25 Junho, 2019 at 13:13
portanto traria a grande vantagem de lhes limitar muitíssimo a capacidade de brincarem ao FM das comissões e assim (finalmente) terem de apostar na prata da casa
25 Junho, 2019 at 13:24
Sim.
25 Junho, 2019 at 13:30
Clube… Sad…
25 Junho, 2019 at 15:37
LOL
Gostam de fazer estas figurinhas tristes…
25 Junho, 2019 at 16:51
Não! O Orçamento é do Clube e não da SAD! Logo, não tem nada a ver com “brincar ao FM”, ou às “comissões” ou com “apostas na prata da casa”. Isso é Futebol e é com a SAD
Tem que ver com as Modalidades e brincar com os sócios e nada mais!!
SL
25 Junho, 2019 at 20:09
Um orçamento contempla despesas e receitas, não contempla? Logo, se for verdade essa história que circula por aí de que a Sporting TV está a patrocinar o futebol… tira ao clube para meter na SAD. Atenção, não estou a dizer que é verdade.
25 Junho, 2019 at 22:59
Ana, seja como for o Orçamento em debate é do Clube não da SAD, logo as rubricas nele contidas e as despesas e receitas nele previstas dizem respeito ao Sporting Clube. Eu apenas chamei a atenção para a incorrecção (desfasamento total) do comentário do Rugido Verde. Mas mesmo o que refere da Sporting TV, a ser verdade, não terá nada de incorrecto, desde que também contemple o pagamento às Modalidades; afinal a Sporting TV também transmite jogos do Futebol Feminino, e dos escalões de Formação, que estão na SAD.
Um abraço e saudações leoninas
25 Junho, 2019 at 13:38
Na teoria será assim, na pratica o CD pode fazer o que entender tendo apenas como “controle” não ultrapassar os gastos orçamentados pois pode ser responsabilizado por isso*.
Se o objectivo é até reduzir …. podem (como fizeram) orçamentar a mais e depois gastam menos, Simples e eficaz, nem que para isso tenham de meter receitas de 3M não descriminadas (looool). Para enganar papalvos ou então estão à espera de muitos donativos imprevistos.
Mas, sim eventual chumbo, não tendo efeito práticos no mínimo demonstra desagrado do sócios com o rumo que esta a ser seguido. Isto claro está para quem esteja insatisfeito.
* Artº 32
…
2 – A gestão orçamental deve ser conduzida de forma rigorosa e transparente sendo os membros do Conselho Diretivo pessoalmente responsáveis por qualquer desvio negativo relativamente ao orçamento dos gastos ou investimentos que
não tenha justificação legal ou estatutária.
25 Junho, 2019 at 19:07
… é uma AG… o resultado já está decidido há muito… desta vez até excursões vão…
25 Junho, 2019 at 14:08
Mas a ideia aqui seria que se gastasse mais com as modalidades, e não menos.
O orcamento é basicamente para garantir que não se gasta mais do que o planeado… ora, o fivelas já avisou que não vai gastar, porque isso aprovar ou chumbar dá no mesmo (para as modalidades, porque para o futebol estou de acordo contigo).
26 Junho, 2019 at 9:52
É. E não são burros, mas já só há 2 anos para roubar os 400 milhões q faltam.
Burro é quem bate palmas por isto não aparecer no Facebook.
25 Junho, 2019 at 12:48
Já não há palavras para descrever a desilusão…
25 Junho, 2019 at 12:54
Destituição
25 Junho, 2019 at 12:50
Bem, não há milagres…. não se pode reduzir o investimento e aumentar as modalidades e esperar que fique tudo na mesma.
Mas sim, existem por aqui “pessoas” que acham que é possivel. Os atletas até irão jogar de borla, tudo isso porque o fivelas é um verdadeiro mestre de culinária, e até sabe enfeitar a travessa. Catering é com ele.
25 Junho, 2019 at 13:58
culinária, olha uma nova modalidade
25 Junho, 2019 at 15:39
“Bem, não há milagres…. não se pode reduzir o investimento e aumentar as modalidades e esperar que fique tudo na mesma.”
Agora deixaste-me estupefacto!
Confesso que pensei que nunca chegarias lá…
25 Junho, 2019 at 15:58
E ainda bem que é assim. Reduzir, reciclar e reutilizar.
Os lampiões ficam todos contentes.
A gestão de topo a fazer o mais difícil, diminuir o orçamento…
Fácil, fácil era arranjar receitas para crescer, mas esta gestão não gosta de caminhos fáceis. Só no futebol…
25 Junho, 2019 at 16:04
Obviamente só chega lá se quem é pago e bem pago (pela SAD) para gerir o clube, se mostrar um fantoche incompetente incapaz de encontrar soluções que melhor sirvam o clube.
Olha, o CD anterior encontrava soluções e até as mais difíceis pois antes nunca foram encontradas, por exemplo reduziu o passivo em mais de 20M e conseguiu reduzir os gastos em juros que eram de 2M para menos de 1M. Mas eram incompetentes e por isso foram destituídos,
25 Junho, 2019 at 17:39
Duas oportunidades perdidas para uma boa resposta.
Não entendo…
26 Junho, 2019 at 8:07
Meu mentecapto, tu é que andaste a dizer que reduzindo o investimento não significa que se perca qualidade…. ainda bem que já chegaste lá, passados 3 ou 4 dias. Como és lento é normal demorar a bater.
25 Junho, 2019 at 12:51
Parece-me que este CD ainda não percebeu que esta táctica de rebolar e fingir de morto não vai ter bom resultado.
Podem querer fazer o melhor para o Sporting, mas tomar decisões destas e não explicar os motivos que levam a tal, é o pior que podem fazer.
Não vejo um bom fim se continuarem assim
25 Junho, 2019 at 13:01
Para o Sporting é que não será bom, agora para o CD. Eles querem lá saber…
As modalidades não derrubam presidentes. Se no futebol ganharem, as pessoas “esquecem”. Deveriam era ter começado por essa parte para irem pela surdina.
Ganhar = campeonatos
SL
25 Junho, 2019 at 13:27
O pior é que eles ainda não entenderam que nem no futebol. Estão à espera que as Toupeiras deixem de ser corruptas? Ahahahahahahah santa inocência e incompetência.
Este ano igualamos o maior jejum, nada mais justo que esteja lá a manada de croquetes que mais contribuiu para isso nestes 17 anos.
O karma é fudido.
25 Junho, 2019 at 15:59
Eles não são incompetentes. São lampiões.
25 Junho, 2019 at 12:53
Confiança em Miguel Albuquerque.
25 Junho, 2019 at 13:10
De facto, o Miguel Albuquerque deve ser um expert em ténis de mesa e em basquetebol…
E já agora também no ciclismo.
Ainda gostava de saber quem achou boa ideia ter uma pessoa a gerir as modalidades todas que são tão diferentes umas das outras e exigem óbvia especialização.
25 Junho, 2019 at 13:33
Não existia um director para as modalidades antes do Albuquerque?
25 Junho, 2019 at 14:23
O último director para as modalidades de que me lembro, antes do MA, foi o Mário Patrício, antes dos mandatos de BdC
25 Junho, 2019 at 14:27
Que eu me lembre, não.
Recordo-me de vices-presidentes como todos os clubes têm.
Agora, um diretor que seja a cara de todas e faça a gestão de todas, não me lembro e acho que não tem sentido.
Aliás, sempre disse que Miguel Albuquerque estava bem era no futsal, que era a especialidade dele.
25 Junho, 2019 at 15:51
Para que ter um director para as modalidades se tínhamos um presidente que para além de dar tudo em termos de recursos aos respectivos directores das modalidades, também dava apoio dentro do balneário e fora, nas bancadas?
Carlitos sobre Bruno de Carvalho:
“Aparecia nos nossos treinos às duas da tarde, pegava no stick e ia para dentro de campo”.
“No final (Taça Cers), ele desmaiou uma ou duas vezes no balneário. Quando acordava, dizia-nos ‘o meu Sporting não ganhava nada há uma data de anos, agora vocês são imortais`”
“Sou benfiquista, já disse e repito-me. Mas o gajo foi o melhor presidente que apanhei”.
25 Junho, 2019 at 15:41
Deixa a criança falar…
25 Junho, 2019 at 17:03
Existia e continua a existir. É Vogal da Direcção para as Modalidades (qualquer coisa Afonso). Na Direcção anterior era Luis Giestas e não havia mais nenhum cargo específico de Director das Modalidades. TALVEZ DEVESSEM COMEÇAR A EMAGRECER POR AÍ!!
SL
25 Junho, 2019 at 17:34
Tinha ideia que ele era vice.
E eu falei em vices.
25 Junho, 2019 at 18:37
Era Luís Gestas, sim senhor.
25 Junho, 2019 at 20:52
O Vice das modalidades actual chama-se Miguel Afonso, nem competência deve ter para renovar contratos.
25 Junho, 2019 at 23:07
A ideia era apenas ter o Miguel Albuquerque do seu lado para quando o F. Varandas fosse designado, perdão… eleito, presidente do Sporting.
Porque razão terá o M. Albuquerque dado o dito por não dito, quando disse que não tomaria partido nas eleições… humm?
Será que uma abelhinha lhe soprou ao ouvido? E o que terá zumbido?
“Quid pro quo, Clarice”.
25 Junho, 2019 at 14:07
já confiei mais
25 Junho, 2019 at 14:28
+1
25 Junho, 2019 at 12:54
O orçamento vai passar tranquilamente…
25 Junho, 2019 at 12:55
Só serão validados os votos a favor…
25 Junho, 2019 at 13:07
Exato…
25 Junho, 2019 at 15:17
Ora nem mais.
25 Junho, 2019 at 12:55
Para quem tem um mínimo de interesse sobre estas questões e uma vez que o CD não disponibilizou um orçamento, disponibilizei ao cherba um estudo gráfico dos orçamentos desde 2012 (que é impossível aqui colocar) onde se pode ter uma visão global da aplicação do nosso guito.
Se quiserem peçam-lhe que vão ter algumas surpresas …
25 Junho, 2019 at 12:57
Nice! 😀
25 Junho, 2019 at 13:28
amanhã, dia de “hoje escreves tu” 😉
25 Junho, 2019 at 13:33
Espectáculo, João Gaspar!
25 Junho, 2019 at 14:12
Excelentes contributos que dás aqui na Tasca.
Abraço João
25 Junho, 2019 at 15:42
Boa!
Já tem o orçamento a votação deste ano? Isso era de valor…
25 Junho, 2019 at 15:52
Está disponível em Alvalade…
25 Junho, 2019 at 17:07
Está disponível não em Alvalade mas no João Rocha, no Centro de Atendimento … apenas para os sócios de proximidade!!!
As dezenas de milhares de sócios que não deixam de pagar as suas quotas apesar de pouco auferirem do Clube, não têm direito a ir à AG (mesmo que isso lhes custe muito mais) devidamente informados.
SL
25 Junho, 2019 at 17:41
Era de valor vir o comparativo todo já com a proposta deste ano…
25 Junho, 2019 at 23:05
Já era de valor vir a proposta deste ano mesmo sem comparativo. E não me refiro ao voluntarioso (e valioso) contributo (mais um) do tasqueiro João Gaspar, mas sim à obrigação estatutária e ética da Mesa de Assembleia Geral para com TODOS os sócios do Clube.
SL
25 Junho, 2019 at 13:00
Digam-me que isto do João Monteiro é mentira e que é carvão na Burla…
25 Junho, 2019 at 14:09
olha que o joão moutinho não sei
25 Junho, 2019 at 14:11
para quem não sabe
ténis de mesa é uma modalidade com adn Sporting
25 Junho, 2019 at 13:04
Varandas a por-se a jeito para ser o primeiro presidente a ser destituído por abrir uma modalidade. Toda a gente viu que abrir o basquetebol e ser competitivo no mesmo ano era uma despesa incomportável, até porque muito provavelmente as quotizações não aumentaram. 2M de investimento são +-10% do orçamento das modalidades. É demasiado dinheiro.
Jogada politica que lhe vai rebentar nas mãos. Não inscrever a equipa de ténis de mesa na CL, pode ser só o inicio dos cortes.
Isto leva-me a pensar que talvez o presidente quando foi ao museu só tivesse visto os troféus do futebol, e esqueceu-se do resto dos campeões que lá estavam.
25 Junho, 2019 at 14:17
em santa maria da feira bdc esclareceu isso face a insistencia de alguns socios de trazer o basket de volta ao clube.
para ser competitivos não era possivel no imediato devido as imensas modalidades já existentes no clube, a unica solução era desfazer algumas modalidades e isso era uma solução que não lhe agradava, queria o basket mas de uma maneira que não prejudicase as outras modalidades.
25 Junho, 2019 at 14:27
Já disse aqui numa discussão com o Miguel, que se era para trazer o basquete que fosse num escalão inferior e com custos suportáveis. Se não era possível introduzir o basquetebol sem ferir as outras modalidades que não o introduzissem. Não modalidades de 1ª nem de 2ª. As que existem são para melhorar e se houver folga orçamental que se acrescentem outras, desde que não seja preciso cortar noutros sítios.
25 Junho, 2019 at 15:50
Eu tenho muita dificuldade em compreender como não anteciparam este problema.
Foda-se, eu sou um leigo, um mero interessado no clube, e percebi logo que isto ia dar merda! Como esta gente, gestores do caralho, licenciados em marketing xpto, e o diabo a sete, não perceberam que cavaram um buraco onde, inevitavelmente, iam cair?
É burrice demais.
Amadorismo de trazer por casa.
Isto e a merda da auditoria aparecer plantada na CS, com a informação dos segredos todos, é do mais amador que me lembro no clube! Lamento dizer isto, até porque votei nesta Direcção, mas, foda-se, não posso dizer outra coisa!
Tristeza do caralho. 🙁
25 Junho, 2019 at 16:04
Amadores? São lampiões bastante profissionais. O plano corre quase como previsto. Talvez não esperassem que a oposição se milhares de sócios e adeptos durasse tanto tempo.
25 Junho, 2019 at 16:06
Oposição? Lol
25 Junho, 2019 at 16:55
Então os sócios e adeptos que se opõe são o quê?
25 Junho, 2019 at 17:02
São meia dúzia que segundo consta por baixo representam muito mais de um milhão de euros em quotas.
25 Junho, 2019 at 17:09
E ainda há os que pagam quotas e que não se reveem nesta gente…
25 Junho, 2019 at 17:43
Essa argumentação não vale um caralho murcho… Já mudavam isso! Foda-se!
Um gajo que é sócio e adepto do clube desde pequenino, em que toda a familia é sportinguista, é chamado de lampião para o ofender…
Sempre gostava de saber o que fizeste tu em prol do clube, para teres esse peito tão cheio!
25 Junho, 2019 at 18:37
Das duas uma, ou são amadores ou acharam que o pessoal preferia o basquetebol a outras modalidades.
Quanto ao leak falta saber se foi amadorismo ou tentativa de manipulação para o que aí vem. O mais impressionante disto tudo foi a rapidez com que o assunto desaparece. Sinceramente estou impressionado, ainda por cima dado a gravidade do assunto
25 Junho, 2019 at 13:07
A ser verdade, e começam a ser noticias a mais em diferentes órgãos de comunicação é muito mau.
Depois ainda se juntarmos a isto sócios q já foram a Alvalade observar o orçamento e para além do menor investimento em honorários nas modalidades, outras despesas sobem e muito, incluindo um item que so tinha subido no ano anterior por causa da auditoria (400000,00€) é gravíssimo pior do que imaginava.
Se td isto se comprovar o meu voto é claramente contra
25 Junho, 2019 at 13:12
Nao pode…muitas questoes pertinentes. Vao te apontar o dedo !
” Estas a procurar de clicks nao e ?”
25 Junho, 2019 at 13:14
Amarelou, ou ainda não lhe mandaram a cartilha?
Vão colher o que plantaram.
25 Junho, 2019 at 13:15
A ser verdade todas as notícias, esta direção está a colocar se a jeito. Resta agora os sócios do Sporting votarem em consciência e relativamente a mim, se tudo se confirmar votarei contra. Este orçamento pode retirar às modalidades aquilo que foi dado nos últimos anos, títulos!
25 Junho, 2019 at 13:15
Há quem tenha afirmado que modalidade não destituem presidentes; Il y a toujours une première fois
25 Junho, 2019 at 14:31
modalidades
25 Junho, 2019 at 13:29
Todos os dias notícias maravilhosas! É como ver uma galinha sem cabeça a espernear até à morte.
25 Junho, 2019 at 13:41
hehehehe
25 Junho, 2019 at 13:42
O riso é pela imagem da galinha sem cabeça e não pelas noticias que não me causam satisfação nenhuma.
25 Junho, 2019 at 15:26
Evidentemente.
25 Junho, 2019 at 17:15
Se fosse isso era uma boa notícia! O problema é que as galinhas que se conhecem no outro lado da 2ª circular, não têm cabeça, esperneiam até mais não, mas em vez de morrer gozam de uma inexplicável imortalidade que faz com que sejam hoje 14 Milhões: (e.g.: Viriato, Sertório, Conde D. Henrique, D. Teresa, D. Afonso Henriques, D. Urraca, Egas Moniz e família, Martim Moniz, D. Fuas Roupinho, D. Fuas Nuzinho e outros que tais fazem parte da contabilidade dos 14 Milhões). Como vês ele há galinhas que não morrem.
SL
25 Junho, 2019 at 13:31
Gosto do termo “figuras”
25 Junho, 2019 at 13:39
É nestas alturas que penso se mais vale estas vergonhas de gente educada a outras de um gajo suado aos gritos…..
25 Junho, 2019 at 14:37
Eu sei a resposta sem pensar.
25 Junho, 2019 at 15:52
Óbvio que é sem pensar… 🙂
25 Junho, 2019 at 13:47
Rescindir com o Carneiro é uma vergonha.
Faz tanta falta como uma viola num funeral, mas renovara há 2 meses. Tem de haver o mínimo de palavra.
25 Junho, 2019 at 14:09
Desculpa lá mas sabes o que é mística de um balneário?
25 Junho, 2019 at 14:16
Tens que lhe explicar o que é um balneário primeiro.
25 Junho, 2019 at 14:53
É aquelas cenas na praia onde o pessoal tira a areia dos pés. Não?
Ou falamos no sentido Clássico do balneário romano?
25 Junho, 2019 at 15:05
Tem a ver com bola (ball). Ballneário.
25 Junho, 2019 at 14:19
o Carneiro não devia ter renovado. Vai tarde e deixa espaço ao Ruesga, verdadeiro líder
25 Junho, 2019 at 14:28
Não devia. Mas quando renovou tinha lá outra equipa que achava o contrário.
25 Junho, 2019 at 15:29
obviamente. Perguntem ao Galambas porque raio renovou com o amigo
25 Junho, 2019 at 15:57
Agora fiquei confuso. Cherba podes explicar se os contratos não são assinados pelo presidente do clube ou por um vice presidente mandatado para o efeito?
Se um dos outorgantes é o Sporting porque dizes que o Galambas renovou com o amigo.
A ser verdades o que dizes, que a renovação apenas foi feita por amizade, não desresponsabiliza quem no clube tem a tarefa de o gerir.
Assim percebo melhor a saída do Galambas mas quem está acima dele deveria ser o primeiro a sair.
25 Junho, 2019 at 14:32
Que não se goste do passado do Carneiro eu entendo.
Mas desde que ele chegou que lhe foi dado o papel de lider e, na minha opinião, ele desempenhou-o bem.
Não é uma saída que me preocupe mas acho que merecia sair de outra forma.
25 Junho, 2019 at 14:33
Obviamente, não esqueço as palavras sempre de apreço e de apoio a Bruno de Carvalho.
E, obviamente, o varandinhas e os membros da atual direção tambem não devem esquecer.
Devem é ter uma opinião diferente da minha.
25 Junho, 2019 at 15:03
nada a ver com isso. É dos que mais ganhava na equipa de andebol e em termos de rendimento desportivo é a cair de época para época, estando já na calha um ou dois miúdos para o substituir
25 Junho, 2019 at 15:13
Aqui está uma justificação como deve de ser.
25 Junho, 2019 at 15:27
Justifica a dispensa (mais que justificável) mas não a renovação. Seguida de dispensa.
25 Junho, 2019 at 15:52
Pois é, Nuno.
Porque terá sido então renovado o contrato?
Outra coisa… Não poderíamos vendê-lo? Ainda íamos buscar algum carcanhol…
25 Junho, 2019 at 15:53
Se calhar é por renovações sem sentido, como esta, que o Galambas saiu.
25 Junho, 2019 at 15:54
Ya, era renovar porque tinha sempre palavras elogiosas ao Bruno…
Foda-se que há cada cromo!
25 Junho, 2019 at 17:18
Clap, Clap! Sem dúvida S Melo. E isso é o que devia ser mais importante num clube com Valores.
SL
25 Junho, 2019 at 14:51
Mas não devia ter renovado porque já não é líder nem contribui decisivamente para as vitórias como fazia antes ou por outro motivo?
É que há quem diga que foi por este motivo… Mas isso é a malta das teorias da perseguição e da conspiração…
https://desporto.sapo.pt/modalidades/andebol/artigos/andebol-capitao-do-sporting-dedica-vitoria-a-bruno-de-carvalho
25 Junho, 2019 at 14:54
Fdx
No dia em que o Carneiro seja “líder” de uma equipa, estamos mal.
Mas seguindo a linha da teoria, se era para correr com ele, porque renovaram?
25 Junho, 2019 at 15:06
Essa nem o Einstein sabia responder…
25 Junho, 2019 at 15:56
Renovaram-lhe o contrato para o poderem despedir. Sem o contrato renovado saia sem ser despedido, e não queriam isso num gajo que elogiava o Bruno!
25 Junho, 2019 at 16:36
Desnorte total …. afinal quem manda no clube.
Assim começo a perceber algumas renovações, alguem faz e o fantoche se lhe apetecer a seguir desfaz. Como não amar.
Será que ainda vamos ver os gajos do hóquei que renovaram afinal a serem dispensados?
25 Junho, 2019 at 17:44
Foi uma piada!
Não stresses…
25 Junho, 2019 at 14:54
Foi. Foi por isso. Renovaram-lhe antes o contrato foi só para disfarçar.
25 Junho, 2019 at 14:58
“já não é líder”
bastava olhar para os TO para ver quem eram os líderes
“nem contribui decisivamente para as vitórias como fazia antes”
decisivamente 🙂
É o Grilo Gozao a falar, não é?
25 Junho, 2019 at 15:02
Claro… Claro…
(porque é que fui colocar o “decisivamente”?)
25 Junho, 2019 at 15:01
Como era apoiante de BdC renovaram o contrato e depois mandaram embora. Só para humilhar.
Quanto ao contribuir para vitorias, isso so acontecia quando nao ganhávamos nada em termos de titulo.
Agora com a chegada do que vem do Aguas Santas , Carneiro passaria a 3a opção.
25 Junho, 2019 at 15:03
É a maldade pura e dura.
25 Junho, 2019 at 15:08
A 3.ª opção / via é sempre a melhor.
25 Junho, 2019 at 15:11
Neste caso, era mesmo a pior.
25 Junho, 2019 at 15:25
Há quem prefira a Via Verde.
25 Junho, 2019 at 15:26
Ou a Via Rapida
25 Junho, 2019 at 15:11
O Vieira estava contratado “há tempos”.
25 Junho, 2019 at 15:12
Pronto, assim esta opção ja nao conta.
25 Junho, 2019 at 15:57
LOL
Acabei de dar essa piada… 😀 😀 😀
25 Junho, 2019 at 15:59
Se os para já alegados cerca de 3M em receitas extraordinárias se confirmarem, dá para perceber que actualmente tudo é possível. Até isso!
25 Junho, 2019 at 15:11
Então? Já não há mais dentadas nas canelas?
E eu aqui feito Leopold von Sacher-Masoch…
25 Junho, 2019 at 14:47
Se calhar quis sair, Dr
25 Junho, 2019 at 13:51
Pedimos desculpa pela interrupção, o Sporting futebol Clube prossegue dentro de momentos.
Ainda vamos a tempo de devolver o João Rocha?
Para poupar custos de manutenção.
25 Junho, 2019 at 15:28
Isso. E doar o estádio. Isso é que era poupança!
25 Junho, 2019 at 15:31
O Estádio vai com a SAD, mas esperemos que o PJR não se perca tb quando a SAD for despachada…. tipo juntar ao negócio para aliciar ainda mais os investidores.
25 Junho, 2019 at 17:21
Devolver o João Rocha? Nem pensar! O plano é passa-lo também para a SAD!
SL
25 Junho, 2019 at 20:15
Cais manutenção? As lâmpadas são LED e a limpeza é assegurada por Varandas com a ajuda preciosa e eficiente de Jorge MENDES! Mas cais manutenção?
25 Junho, 2019 at 13:52
Tanta admiração aqui pela tasca? Isto é só o começo…
25 Junho, 2019 at 14:08
Infelizmente assim quiseram assim o têm,
é o Sporting da maioria, da rapaziada das avenidas novas e da linha de Cascais.
Bem me lembro de um tal Santana Lopes testa de ferro do Roquettismo onde nos era prometido o céu e a terra, foi a razia nas modalidades o tempo das SAD…
Simplesmente destroçado com isto tudo.
25 Junho, 2019 at 22:42
Esse comentário sim, é totalmente regionalista e não vem da rapaziada da linha de Cascais.
Sou da linha de Cascais e não votei nem apoio isto.
Os rótulos são tramados, se calhar há mais adeptos da linha de Cascais que não apoiam isto do que no Ribatejo, só para dar um exemplo.
SL
25 Junho, 2019 at 14:17
O voto contra deveria ter sido há um ano atrás, não agora.
Agora é esperar e rezar (sim, porque o orçamento vai para a frente quer queiram quer não) que daqui a um ano ainda exista o que hoje chamamos de Sporting Clube de Portugal.
SL
25 Junho, 2019 at 14:19
Tanta gente indignada com o Tenis de Mesa!
Nunca pensei que fosse uma modalidade que reunisse tantos apoiantes
25 Junho, 2019 at 14:24
É uma modalidade que trás títulos e algum prestigio europeu é o suficiente para gerar indignação. Fizessem o mesmo com o Judo ou o Goalball por exemplo, qual seria a tua postura?
25 Junho, 2019 at 14:26
ver canal historia
25 Junho, 2019 at 14:29
Só foi às meias da champions no último ano. Querem desinvestir e fechar modalidades comecem pelo futebol!
25 Junho, 2019 at 18:02
Ser um clube ecletista não é um clube que tem de ter as modalidades todas! Serve para o Tênis de mesa como para o Basket.
25 Junho, 2019 at 14:59
Hehehhehehhe. Está foi boa! É assim que começa… Quer dizer… Continua… Porque ontem a conversa já era esta relativa ao ciclismo…
25 Junho, 2019 at 15:30
Exactamente, como eu disse abaixo. Já começou com Nani.
25 Junho, 2019 at 18:03
Com o ciclismo acho totalmente diferente. O ciclismo não temos nem nunca tivemos equipa. Temos uma parceria na qual somos “patricinador”.
Apoiava a 100% caso o clube fosse o Sporting CP e tivesse um patrocinador, e neste momento é o inverso
25 Junho, 2019 at 15:22
Aparentemente não deves saber que é a quinta modalidade que usa o PJR, e que tem estado ao mais alto nivel nos recentes jogos da Champions… mas não sendo futebol não há problema para ti.
E deves igualmente desconhecer que desde 2016 que temos feito a dobradinha todos os anos…. ou seja, actualmente são tetracampeões (mas claro, isso não é nada se pensarmos que já fizemos uma serie de 11 campeonatos seguidos….)
25 Junho, 2019 at 18:05
Mas eu nao estou a defender o fim. Confesso que desconheço totalmente a modalidade. Se o Sporting ganha, é bom. Precisamos é de perceber se é verdade e o que leva a acabar.
26 Junho, 2019 at 8:16
Acabar não, mas estamos claramente a desinvestir e logo numa das modalidades mais ganhadoras.
25 Junho, 2019 at 15:29
A desonestidade do Luís Miguel nunca desilude. Há que desvalorizar tudo. Até o Nani era um empecilho na altura da saída.
E dizem-se estes merdosos sportinguistas.
25 Junho, 2019 at 18:07
Engraçado! Quando o Cherba poem um post de elogio às vitórias de uma modalidade desta expressão são 5 ou 6 comentários. Hoje como é o fim de algo vem logo os arautos todos!
E quando me viste a defender a saida do Nani? É que nunca o fiz!
25 Junho, 2019 at 19:39
Podes não o ter feito, mas não faltou cartilhados a dizer que já era um empecilho, que estava velho, etc. Tudo um monte de desculpas esfarrapadas para mais uma cagada. Parecido com o que fazes agora.
25 Junho, 2019 at 15:55
Olha eu até gostava de estar surpreendido para me puder indignar, mas como já estava à espera deste desinvestimento, resta-me apenas olhar para tudo isto com tristeza!!
25 Junho, 2019 at 16:30
Luís Miguel no contorcionismo! Esta modalidade é que está bem e recomenda-se!
25 Junho, 2019 at 17:23
Se calhar seria bom que pensasses, … pelo menos de vez em quando!
SL
25 Junho, 2019 at 18:08
E tu que respeitasses as opinioes… pelo menos uma vez tambem!
25 Junho, 2019 at 23:16
Se aquilo que emitiste fosse uma TUA opinião teria todo o respeito por ela.
Mas, como se comprovou pelo teu próprio reconhecimento do desconhecimento da Modalidade, o que produziste não foi uma opinião mas sim uma justificativa de cartilha.
SL
25 Junho, 2019 at 14:24
antes do fim de semana devem vir noticias bombasticas em relação ao futebol para acalmar a malta.
e que tal uma excursão a Alvalade ?
assim tipo nucleo de alcochete que fica super longe de Alvalade.
25 Junho, 2019 at 14:26
os comentários são no mínimo divertidos
25 Junho, 2019 at 14:29
Cavalas. São tudo cavalas, senhor!
25 Junho, 2019 at 14:39
Mas por que razão há sempre tantos teóricos de gestão a escrever por aqui sem nunca reconhecerem que quando se gere orçamentos há decisões a tomar em detrimento de outras.
Tenham dó e esquecem as amarguras do passado. Olhem para o futuro!
O orçamento a ser votado tem de agradar acima de tudo aos nossos credores que são eles que podem condicionar uma gestão. Percebam isto e dêem o benefício da dúvida ao CD.
Se Portugal tivesse a mesma manifestação de teóricos como eu vejo por aqui, talvez tivessémos mais debate político e participação cívica.
Só com críticas não vamos lá!
União e confiança e nada de pessimismos!
SL
25 Junho, 2019 at 14:46
Palavras bonitas mas que não explicam nem justificam o que neste tópico se está discutir.
Temos uma modalidade campeã em masculinos e femininos.
Onde está a justificação para que os campeões fiquem de fora da Liga dos Campeões?
25 Junho, 2019 at 14:50
É a equipa feminina que não foi inscrita em relação ao masculino é a não inscrição de João Monteiro e a alegada vontade do SCP em rescindir o contrato.
Tudo isto feito em cima do joelho sem darem oportunidade aos atletas de atempadamente terem considerado alternativas.
25 Junho, 2019 at 14:55
Estás a ser picuinhas…
25 Junho, 2019 at 17:14
Rof rof
25 Junho, 2019 at 17:25
Agora és canito…
25 Junho, 2019 at 18:23
A morder canelas desde que o Canelas dá nas canelas.
25 Junho, 2019 at 14:46
Não queres trocar o Santos por Guerra… a lenga-lenga é a mesma… o Santini na testa, não deixa de ser como o olá na testa dos rabolhos… tem vergonha !!!
Se há alguma coisa que ainda nos une é o ecletismo… já que o core-business está minado pôr corruptos!!!
25 Junho, 2019 at 14:54
Estás a gastar o teu latim… Tal como eu.
Esta malta aparece esporadicamente apenas para deixar o seu poio fétido e depois desaparece.
25 Junho, 2019 at 15:33
Quando a narrativa começa a falhar cai sempre aqui um destes que raramente cá vem. Debita a propaganda à mesma velocidade com que desaparece. Daqui a uma semana vem outra vez.
É para isso que pagamos 3 milhões ao ano ao Porco do LPM e a sua equipa de Toupeiras.
25 Junho, 2019 at 14:53
(Vou tentar não insultar, apesar de a vontade ser alguma)
O orçamento tem que agradar aos sócios e adeptos do Sporting!
Aos que pagam quotas, aos que vão ao pavilhão, aos que gritam as vitorias e choram nas derrotas!
Eu sou adepto de um clube, não sou adepto de uma empresa!
Eu quero um clube gerido por um presidente e que antes de ser presidente seja adepto, não por um palhaço que é um fantoche de bancos, fundos, interesses e empresários!
Eu quero que esses “credores” se fodam!
25 Junho, 2019 at 15:33
+1
25 Junho, 2019 at 16:18
+2 e ainda. Difícil é cortar. Fácil fácil para gestores de topo é fazer crescer as receitas. Mas com estes não há cá facilitismos.
Cada vez me convenço mais que foi um assalto ao poder financiado por lampiões, que pôs lampiões a nos governar de forma a que a máfia continue. Foi fácil, fácil. E até está programado um campeonato de futebol sénior masculino para breve de forma a que esta corja de lampiões se perpetue no poder.
Mas eu quero que o campeonato se foda.
Eu quero é um clube honesto e ambicioso como os maiores da Europa. E quero os lampiões fora do Sporting, todos! Inclusive os que por aqui comentam.
E para os que gostam deste sportinguesinho e dão benificios da dúvida a vagandas, mendes e restante máfia lampionica, também se podem ir foder.
Quem fala que não quer saber de polémicas e só quer ver a bola a rolar, idem aspas.
25 Junho, 2019 at 23:04
Espero que tenhas a mesma postura na tua vida privada e familiar e que faças a gestão da casa assim. E que os teus credores se fodam que pagar é um pormenor…
25 Junho, 2019 at 23:43
Deixa o homem gerir a casa dele como entender, que nos já percebemos todos que preferes deixar a tua entregue ao duo magnífico Zenha/Cal.
25 Junho, 2019 at 15:47
Meu caro, eu não tenho que dar o beneficio da dúvida a nenhum CD…o CD é que tem a responsabilidade de desfazer as dúvidas dos sócios através de uma gestão cuidada e transparente…tão simples quanto isto.
Já agora, quem aprova o orçamento do clube, ainda são os sócios e não os credores, por isso, acima de tudo o orçamento tem que agradar aos sócios.
25 Junho, 2019 at 23:23
Essa agora foi a mais horripilante de todas: “(…) O orçamento a ser votado tem de agradar acima de tudo aos nossos credores que são eles que podem condicionar uma gestão. Percebam isto e dêem o benefício da dúvida ao CD.(…) (Pedro Santos dixit)
E eu que, na minha santa ignorância de mero associado, pensava que um Orçamento que vai a uma Assembleia Geral teria de agradar, acima de tudo, aos sócios. Afinal parece que no sábado, o que vai haver não é uma AG do SCP mas sim uma assembleia de credores! Será para declarar insolvência e fechar o Clube?
A desfaçatez do “argumentário” (ou da narrativa, para usar uma linguagem Socrática) de certos “opinadores” não pára de me surpreender (o que achava quase impossível).
SL
25 Junho, 2019 at 14:43
Com caralho… que puta de cartilha… o meu voto contra está garantido!!! No free pass to no one!!
25 Junho, 2019 at 15:34
Mesmo!
25 Junho, 2019 at 14:43
Cabala, que alguns estudiosos defendem que a pronúncia correta da doutrina filosófica em Português seja “cabalá”, e não “cabála” (tal como pronunciada no original “qabbalah”), é o nome de uma ciência oculta ligada ao Judaísmo, mas é também um termo usado com o significado de trama, intriga secreta, conspiração.
Não confundir com cavala – Designação dada a vários peixes da família dos escombrídeos, de corpo alongado e cabeça afilada, geralmente de cor prateada azulada ou esverdeada.
25 Junho, 2019 at 14:54
E não confundir com a fêmea do cavalo…
25 Junho, 2019 at 23:25
Placebo, essa é a “chavala”!
SL
25 Junho, 2019 at 23:24
Leo, aqui nos Açores, cavala esverdeada estará “fora de prazo”.
Um abraço e saudações leoninas
25 Junho, 2019 at 14:55
Uma autentica vergonha a “des-ecletização” que tem vindo a ser anunciada e que já fica difícil de esconder..
Mas ao menos para o ano temos papas, perdão bolos, f***** queria dizer basket!
que tristeza..
25 Junho, 2019 at 15:28
E o surf….. não te esquecas do surf!
Vai ser util para quando comecarem a meter água por todo o lado.
25 Junho, 2019 at 15:35
Mais o padel que já havia mas o Fivelas vai criar outra vez.
Vão ser milhares de crianças de sapato de vela a ganhar Sportinguismo.
25 Junho, 2019 at 17:27
É um basket de bolos e papas!
SL
25 Junho, 2019 at 14:58
O ADN também sofre mutações. Ao longo de gerações, algumas vezes permite evolução adaptativa. Em geral, porém, só provocam mesmo é cancro.
25 Junho, 2019 at 15:17
Mas o Sporting espera tirar lucro nas modalidades?
O investimento tem de ser feito para honrar a história de um clube eclético como é o Sporting.
No entanto o orçamento será aprovado.
25 Junho, 2019 at 15:23
Nos últimos 5 anos tem tirado lucros e com isso reduzido o passivo que ainda assim permanece muito elevado ( mais de 200M).
25 Junho, 2019 at 15:27
O engracado é que antes do fivelas aparecer as modalidades até andavam a dar lucro… tal era a necessidade de expulsar o Presidente porque o clube ia para o abismo.
25 Junho, 2019 at 16:43
Vamos lá ver…
O orçamento que se vai votar no sábado não é o orçamento das modalidades. É o orçamento do Clube. É com o orçamento do Clube que se gerem as modalidades mas uma coisas é o orçamento das modalidades – que nós nem sabemos ao certo qual é! – e outra é o orçamento do Clube!
E, sim, quer-se que o orçamento do Clube dê lucro porque o Clube tem um passivo e é com o lucro do Clube que se pode abater o passivo do Clube.
As modalidades em si, dentro do orçamento do Clube, não precisam ter lucro. Basta não darem prejuízo, ou seja, que o orçamento seja bem feito e não derrape. Mas se isso acontecer com uma, que haja outra que compense isso.
O que se quer é que se faça um orçamento realista e que o mesmo seja cumprido satisfatoriamente!
As pessoas tendem a confundir o orçamento do Clube com o orçamento das modalidades, porque é do orçamento do Clube que sai o dinheiro para as modalidades. Mas é também daqui que sai o dinheiro para o clube funcionar. Portanto, e tendo em conta que há um passivo a pagar, convém termos lucro no final do ano…
25 Junho, 2019 at 23:31
Miguel, retoricamente está absolutamente correcto. De facto, também. Mas para a realidade associativa o que conta mesmo neste Orçamento são os seus mais de 80% que dizem respeito ao funcionamento das Modalidades, claro que também há os Administrativos; as despesas de manutenção; e outros items (que, por sua vez, também estão, em boa parte, alocados às Modalidades). Ou seja, é inegavelmente verdadeiro o que o Miguel afirma, mas não creio que seja o mais relevante para o que está em debate.
Um abraço e saudações leoninas
25 Junho, 2019 at 17:34
Mas Staley, quem diz que não tira lucro?
Quantos sócios do Sporting o são ainda por causa de Modalidades (Ginástica, Natação e outras) e da sua Formação. Quanto da imagem da marca Sporting é difundido e acrescentado pela existência de modalidades vencedoras nacional e internacionalmente?
Durante os últimos 2 anos da gestão BdC aumentou-se o número de Modalidades, o investimento nas mesmas, as conquistas europeias e houve “lucros” de 2M€ (sem contar com o aumento exponencial de sócios motivado pela decisão de a totalidade das quotas ficar alocada ao Sporting clube, deixando de ser parcialmente sugada, como até então pela Sporting Futebol SAD). Percebo o que quis dizer, mas até
esse argumento não é aqui aplicável.
Um abraço e SL
25 Junho, 2019 at 15:32
Parece um regresso a um passado recente.
Agora já está, já está !
É lidar !
O que pode um sócio fazer para alem de poder votar contra este orçamento ?
Se o orçamento não for aprovado tem de ser elaborado outro que passe em futura AG ?
Mais alguma consequência ? alguma que possa reverter a decisão de avançar com o basket neste moldes ?
25 Junho, 2019 at 16:08
Falem com o PMR agora é que estará bom para o tal clube de vela 🙂
25 Junho, 2019 at 16:09
*está
25 Junho, 2019 at 16:18
o mais triste no meio desta merda toda……….é continuar a ver adeptos do meu sporting que continuam a apoiar este novo sporting……….continuem ate bater no fundo…………….
25 Junho, 2019 at 16:24
Sanatório Leonino
Tu vais vencer: “Está difícil de as pessoas perceberem que o Porto está na merda e que o pasquim O Jogo tem como missão atrapalhar o Sporting [com a notícia do desinvestimento nas modalidades]”
25 Junho, 2019 at 16:29
Boa tarde a todos.
Quem quer o Basket de volta? Eu quero, pois para mim e’ a maior modalidade (sim, acima do futebol).
Querem de volta em que moldes? 2a divisao, Superliga a meio da tabela, ou a lutar para ser campea?
Neste momento em modalidades competitivas temos: Andebol, Basket, Hoquei, Volei e Futsal. Estas sao as principais modalidades.
Querem ter todas a lutar por titulos? Terao de ter o maior quinhao do orcamento…
Que fazer com as outras? Tem que se desinvestir (e em muitas delas continuaremos competitivos pela propria natureza do desporto e pelo facto de sermos a maior potencia do desporto em Portugal).
Quanto ao orcamento: voltem a pagar as quotas apesar de nao terem o Presidente que escolheram. Tragam mais socios de volta, tragam novos socios.
So’ assim o orcamento tera mais receitas para poder investir em mais modalidades e para aspirar a ser Campeao em todas.
Quanto ao Carneiro renovar para ser despedido: amadorismo puro e duro.
Quanto ao Joao Monteiro nao ser inscrito com vista a rescindirem: amadorismo e sacanice pura e dura.
A equipa feminina deTenis de mesa na Champions: se se vai desinvestir e se se vai desmantelar a equipa, esta ficara menos competitiva.
Temos de escolher que caminho queremos. Eu gosto de todas as modalidades mas nada me faz tao feliz como no ano passado em que ganhamos todas as de pavilhao. Quero isso com Basket incluido! Se isso fizer com que outras nao possam ir a Champions e que tenham de jogar com a prata da casa, por mim assim seja!
SL
25 Junho, 2019 at 17:34
Um comentário esclarecido, apesar de eu não concordar na totalidade (como a questão do ténis de mesa).
Parabéns. 🙂
25 Junho, 2019 at 19:36
Caro Jaime, e’ natural que nem todos concordemos e isso sempre fez parte do nosso ADN. Temos e’ de deixar de fulanizar as questoes.
A maior parte dos que estao contra fazem-no nao por gostar da modalidade em si (aposto que mais de metade nunca viu um jogo de tenis de mesa) mas porque serve de arma de arremesso.
O que eu quero dizer e’ que exceptuando as modalidades altamente profissionais o resto deve servir para o Sporting puxar dos seus galoes e do seu ADN. Da equipa 11 vezes campea de Tenis de mesa alguns deles foram conquistados com a prata da casa.
O que acho e’ que devemos formar os nossos atletas nas modalidades que nao estao altamente profissionalizadas e isso serve para na maioria conquistarmos titulos. Se nao os conquistarmos paciencia.
Nos nao somos o Barcelona que tem dinheiro para tudo e mesmo assim nao tem tantas modalidades quanto nos.
25 Junho, 2019 at 23:50
Se queres mais quotas, corre com este palhaço que tomou as rédeas do teu clube.
Da menos trabalho do que andares a tentar a abrir os olhos dos outros em vez dos teus.
25 Junho, 2019 at 16:31
Sobre este assunto apraz-me dizer 2 coisitas.
Pelo que contam, a coisa foi super mal feita e parece muito feita em cima do joelho, sem um rumo pensado e traçado. A começar pela entrada do Basquetebol, que qualquer puto do secundário anteciparia que das duas, uma: ou a receita subia algo entre 1,5M€ e 2,5M€; ou as outras modalidades iriam, de alguma maneira, ser afectadas!
Como gestores profissionais não visualizam isto e se mandam para a frente arriscando cair num buraco, é incompreensível e só demonstra AMADORISMO!
Ainda dentro desta parte, não avisarem os/as atletas da decisão mal a tomaram – em Março – é uma filha da putice que eu detesto ver no Sporting!
Para mim só há uma maneira de resolverem isto a bem: paguem do próprio bolso a merda que fizeram nesta modalidade. É Ténis de Mesa, caramba. Entre todos não pode ser assim tanto a cada um, já que são tantos os incompetentes a dirigir o clube!
Outra coisa é a maneira como se aborda cada modalidade.
Para mim há as modalidades top, que são as importantes de pavilhão – Andebol, Basquetebol, Futsal, Hóquei em Patins e Voleibol – e o Atletismo. Aqui deve estar o grosso do investimento, em especial no Futsal e no Hóquei em Patins onde temos capacidade para formar uma das melhores equipas do mundo.
Depois vêm as modalidades olímpicas onde conseguimos ter relevância internacional, que serão o caso do Ténis de Mesa e o caso do Judo.
Nestas modalidades aceito que não sejam auto suficientes e que o clube meta lá algum dinheiro. Mas não se pode pagar aqui aos atletas como se paga nas 6 modalidades principais. O relevo de ir a umas meias finais da CL de ténis de mesa é relativo. Meritório mas de relevo relativo. E ganhar a CL de Judo é um pouco dentro do mesmo.
As coisas são o que são. Gostem ou não, e compreendo que não gostem, ganhar uma CL de Futsal ou de Hóquei em Patins não tem a mesma importância, a mesma relevância, de ganhar uma de Judo. Mas têm o mesmo mérito!
Todas as outras modalidades têm de ser auto suficientes, ou seja, as receitas têm de pagar os custos.
Modalidades onde o nome Sporting aparece mais como patrocinador devem ser repensadas para ver se realmente se traz algo de positivo daí!
Não faço questão de ter 100 modalidades, que passam pela carica, berlinde, jogo do alho e o mata!
Quero, desejo, um clube pojante nas principais modalidades, especialmente naquelas onde podemos almejar títulos internacionais. Aceito sem problema que uma ou outra modalidade “menor” tenha algum investimento se isso trouxer visibilidade internacional ao clube!
O resto têm de ser modalidades que existem basicamente para que os sócios as possam praticar – o que não inviabiliza que haja uma componente desportiva que seja autónoma dentro do orçamento da modalidade!
Há limites para tudo.
Há que entender que o Sporting também tem os seus limites.
Temos de crescer em modalidades de uma forma sustentada e pensada, com bom senso. E saber encolher quando, por alguma razão, o dinheiro aperta.
O que não pode acontecer é este amadorismo que causa esta situação ridícula – porque esta merda, mais do que uma tristeza, é uma situação ridícula para a Direcção e para o Clube! Duvido que uma Direcção dum clube de bairro cometesse um erro destes. Como pode uma Direcção de um dos grandes clubes do mundo fazê-lo? Que demonstra isto a não ser um amadorismo atroz?
Agora, os sócios também têm de ter algum bom senso. Não é razoável querer ter grandes equipas em todas as modalidades, custe lá isso o que custar. Se um gajo do Ténis de Mesa ganha o ordenado similar a um hoquista, por exemplo, algo está errado e tem de se ver a situação – não sei se ganha ou não e estou só a dar um exemplo.
Apostar forte no Hóquei e no Futsal, faz sentido. Apostar forte no Ténis de Mesa já tem de se ver…
Agora, isto não tem nada a ver com o amadorismo com que as coisas foram tratadas. E esse é que é o grande problema no momento. Tudo a ser feito em cima do joelho…
25 Junho, 2019 at 16:59
Deixei a pouco um comentário a destacar esse amadorismo, que chamei incompetência, de não terem avisado antecipadamente as atletas da intenção de não accionar a renovação automática dos contratos.
Não consigo ser tolerante para com esta direcção pela forma como vieram atacar a gestão do anterior CD, com divulgação de uma auditoria incompleta, falando em “all in” e sacos de notas. Tivessem eles procurado resolver os problemas, explicando o que está a ser feito e pedindo a ajuda dos Sportinguistas, ao invés de cavar trincheiras, e teriam mais gente do seu lado.
Escolheram o caminho que queriam seguir, ninguém os empurrou…
25 Junho, 2019 at 19:41
“Tivessem eles procurado resolver os problemas, explicando o que está a ser feito e pedindo a ajuda dos Sportinguistas, ao invés de cavar trincheiras, e teriam mais gente do seu lado.
Escolheram o caminho que queriam seguir, ninguém os empurrou…”
Exactamente!!!
25 Junho, 2019 at 19:44
Como disse o Sali abaixo: Bom dia Dr Jekyll. Já faz uns meses que não aparecia por aqui!
25 Junho, 2019 at 23:14
A única diferença é que neste assunto eu concordo e sou da mesma opinião que os senhores.
No resto, isto e o que detestam e vos faz tentar ofender-me é o mesmo: a minha opinião!
25 Junho, 2019 at 17:39
Excelente comentário, Miguel.
Subscrevo, embora ambos desconfiemos que o grosso do dinheiro vai já para as modalidades que referiste; as outras devem ter custos marginais, dentro do bolo dos 22 milhões.
25 Junho, 2019 at 17:49
Obviamente que o grosso vai para as modalidades que aponto como principais. E é isso que faz sentido.
Agora, quando, por exemplo, tens 80% do dinheiro em 5 modalidades – aquelas menos o basquetebol! – e 20% em 50, se metes uma modalidade do nível das 5, é óbvio que tens de ir buscar o grosso do dinheiro para essa modalidade aos 80% ou então tinhas de acabar com as 50 modalidades!
O que podes tirar dos 20% das 50 modalidades será sempre residual em relação ao que precisas.
25 Junho, 2019 at 18:11
Desde que não façam o que pretendem fazer ao ténis de mesa…
25 Junho, 2019 at 23:16
Pois, não sei.
Teria de perceber qual é a ideia deles e não percebo.
O que vão poupar no Ténis de Mesa é assim tão relevante?
E que tal assumirem que foram burros e precipitados em anunciar o basquetebol já para esta época?
25 Junho, 2019 at 23:41
Agora já não o podem fazer, Miguel. Seria, pior a emenda que o soneto. Já existem compromissos vários: co sócios, com seccionistas, com atletas, com, técnicos e, sobretudo coma Federação e os outros Clubes. Voltar atrás seria um dano “reputacional” muito maior para a imagem do Sporting Clube de Portugal. O que acho é que poderíamos montar uma equipa que, assumidamente, não tivesse como objectivo maior a conquista do título esta época, mas sim cimentar uma posição na Liga profissional que depois integrasse mais eficazmente o bom trabalho feito pelo Professor António Feu na secção nos escalões de formação até aos sub16 (até agora, sub-18 no próximo ano).
SL
25 Junho, 2019 at 17:50
Bem-vindo ao mundo dos vivos, Dr. Jekyll.
25 Junho, 2019 at 19:43
Ia exactamente usar essa alcunha 😀
É como da noite para o dia!
25 Junho, 2019 at 20:04
“Mas não se pode pagar aqui aos atletas como se paga nas 6 modalidades principais.”
Dados de 2018:
Futsal = 1 894
Andebol = 1 667
Atletismo = 1 360
Hoquei = 1 094
Voleibol = 568
Natação = 434
Ginástica = 232
Restantes Modalidades = 768
Não será no pagamento aos atletas das restantes modalidades que se vai resolver o problema.
25 Junho, 2019 at 23:09
Exacto. Eu disse isso!
25 Junho, 2019 at 23:50
E estás absolutamente correcto nessa matéria.
Em relação aos números que o Malcolm apresentou, ele até incluíu (e bem) nas mais “gastadoras” a Ginática e a Natação, que são, simultaneamente as de maior retorno, quer em inscrição quer na angariação e fidelização de novos associados).
O que só realça o FACTO de que este assunto Modalidades nunca, num clube como o SCP, pode ser tratado na óptica de contas de mercearia. Porque o Ecletismo é, para o Sporting, um Valor Civilizacional; faz parte da nossa formação genética.
Já agora, só para os iluminados que desvalorizam Modalidades como o Ténis de Mesa ou o Ciclismo: qualquer delas nos deu muito mais títulos do que o Futebol. Se tem havido sugadouro do Clube tem sido o Futebol. E o desígnio de sermos tão grandes como os maiores da europa tem sido conseguido mas muito pouco à custa do Futebol e muito mais por força do nosso extraordinário eclectismo.
SL
25 Junho, 2019 at 23:16
“COmEntÁRio eLevadO A pOST?”
25 Junho, 2019 at 16:35
Só vim deixar um beijinho e um abraço aos que esfregaram na cara de toda a gente que não íamos ter cortes nas modalidades. Continuem a comentar porque o nível de desonestidade e falta de espinha dorsal são um mimo. O Riga nem vê-lo, deve ter visto uma menina e foi escrever no diário.
Para vocês meus cocozinhos: Cavalas!
Show must go on palhaços!