Chegado a Portugal com 10 anos de idade (filho de emigrantes, família quase exclusivamente lampiona), começou-me desde logo a aborrecer, neste país em que dois « F’s » e meio são « Futebol », a basófia galinácia que me era dada a contemplar.
Estávamos em 1984, época onde marcavam presença pelo Clube atletas como Damas, Zezinho, Venâncio, Jordão e Manuel Fernandes, e onde despontavam Carlos Xavier e um recém-chegado Oceano. A comichão que o Clube provocava aos meus irritantes interlocutores deve ter contribuído para este amor à primeira vista, mas sei lá bem, só percebi claramente que o coração era verde e branco, de Leão, e assim fiquei, longe de imaginar que esse era o segundo ano de um longo jejum de 18.
Mas esse jejum nunca importou, em Era de putaria a Norte, entretanto substituída pela toupeirice da nádega contro-lateral. Porque havia fibra, havia sentimento, havia honra, havia história. Pelo caminho houve também Jorge Gonçalves e as suas « unhas », e depois a grande crise de 1988-1989, com salários em atraso à mistura, hemorragia de jogadores a rescindirem com justa causa (Morato, Fernando Mendes), uma puta de sina por cá, está visto….
Lembro-me de, nessa época em que tudo parecia desmoronar como um castelo de cartas numa crise que sucedia a outra crise, antes do « Rei das Águas » pegar no leme e dar arrumação à casa, de ler uma entrevista marcante daquele que seria um dia o maior e melhor Capitão que conheci em vida no Sporting, dizendo que ali se jogava por amor à camisola, e que se jogava sempre tudo em cada jogo, e que os problemas de dinheiro teriam tempo para ser resolvidos como sempre são no maior Clube português. Restituindo alguma da dignidade perdida pelas traições do defeso.
Orgulho! Não seria apenas um Capitão de equipa, era o Capitão de todos os sportinguistas, a sua reserva moral, aquele elemento que nunca deixava o adversário esquecer a grandeza que tinha o Clube, e que ele tão bem personificava, Comportamento exemplar dentro e fora do campo, capacidade de esforço e sacrifício inigualável, força e pulmão fora do comuns, mais de 400 jogos, quase 50 golos.
Nestes tempos de hoje e sem o seu carácter e amor ao Clube (que já não existem na profissão, não assim…), Oceano da Cruz seria uma estrela de uma equipa qualquer de topo europeu, a jogar a Champions todos os anos, e a fazer uma perninha pela Selecção.
Um Leão, que na minha infância e adolescência personificou o que de melhor o Sporting significava. Quase sem títulos, mas com toda a alma e mais alguma. Diferente….
Quando em 1998 ele deixa vergonhosamente o Clube, da forma que foi (em conflito com o paneleiro do Carlos Manuel que treinava a equipa, sem o apoio que devia ter recebido dos dirigentes da altura), foi o Sporting que eu conhecia que foi enxovalhado, foi o Sporting em que eu acreditava que foi posto em causa. Mais do que ninguém, ele merecia estar no Clube dois anos depois, e acabar a carreira finalmente campeão pelo seu Sporting. Nunca mais se repetiu um Capitão assim, nem sequer vagamente parecido.
E foi em 1998 que eu decidi que não me identificava mais com esta Associação Desportiva, que tratava assim as suas lendas e a sua história, e em que deixei de pagar quotas (retiradas com tanto sacrifício da mesada…) e de seguir a sua actualidade. Pelo menos não com a paixão de outrora, não com a assiduidade nas bancadas do passado. Distante, e foi distante que festejei os campeonatos de 2000 e 2002, e a inauguração do estádio.
Entretanto comecei a trabalhar, nasceram os filhos e, para lhes incutir os valores nos quais sempre acreditei, reaproximei-me, e reassociei-me (mais eles) após cerca de 10 anos de divórcio, em 2009. Tempos mornos, mais parecidos com os tempos de 1986-1989, e desta feita com a agravante de não haver a reserva moral que continham alguns atletas e que eu tive a felicidade de presenciar.
Após penoso e lento definhar, eis que em 2013 surge um vento de mudança, uma lufada de ar fresco. Um projecto personificado pelo Bruno de Carvalho, com uma sucessão de bons treinadores, com um arrumar da casa, com uma revitalização geral das modalidades e das estruturas, com a criação de uma espinha dorsal na equipa de futebol, com uma cessação da crónica hemorragia de atletas sem ponta de racionalidade, e por aí fora. Voltei a ver um Sporting à Sporting, com valores parecidos aos que sempre acreditei serem característica do Clube, voltei a vibrar genuinamente, tal como tinha deixado de o fazer desde a golden-hour do Liedson quase uma década antes.
Depois é o que se sabe, a hecatombe de disparates e erros estratégicos do final da época 2017-2018, devidamente atiçados pelos anticorpos entretanto criados, e chegámos ao defeso da época passada com todas as suas patetices e dificuldades. Estamos ainda em convalescença de mais uma desgraçada crise, com mais desgraçadas rescisões à mistura e delapidação do património do Clube. Ficámos todos com um pouco menos em que acreditar, mais uma vez, num Clube que teima em testar a nossa fidelidade a troco de quase nada, e cada vez menos.
Acredito porém na regeneração, acredito que as coisas podem mudar outra vez, e que tempos melhores poderão vir. Que há algures reserva para mais um reerguer. Este não será o último Presidente, e estes não serão os últimos treinadores e jogadores do Sporting Clube de Portugal, e com eles ou com os que se lhes seguirem, as coisas poderão voltar a ficar de acordo com os princípios fundamentais do nosso lema, e gerar o entusiasmo e a paixão do passado recente (e de tantos outros passados menos recentes). Pegando no recente discurso no Dia da Nação, basta que nos voltem a dar razões para acreditarmos, desta feita enquanto colectividade.
Por isso não brinquem com os sentimentos dos sportinguistas: o anterior Presidente do Clube, que fez um trabalho mais que meritório em prol do mesmo a vários níveis, e que também cometeu erros pelos quais pagou bem caro pessoalmente e profissionalmente, foi e É SÓCIO do Sporting Clube de Portugal! E TEM QUE CONTINUAR a ser sócio do Sporting Clube de Portugal! O seu afastamento compulsivo seria uma nova machadada em tudo aquilo que acredito serem os valores deste Clube, e tal como eu existem muitos, muitos mais, make no mistakes. Não quero voltar a divorciar-me desta nossa Associação, mas fá-lo-ei seguramente se essa for a opção desta Direcção, pois não irei nunca pactuar com algo em que deixei de acreditar, e não posso acreditar em quem faça uma coisa destas a um homem que tanto nos deu, e que tanto deu de si, com as suas qualidades e defeitos.
Assim tenham estes dirigentes a inteligência de o perceberem, e de compreenderem bem como querem continuar a gerir o Clube: com os seus sócios e adeptos juntos e pacificados, ou com apenas uma parte dos sócios e adeptos.
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Placebo
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
3 Julho, 2019 at 9:41
Isto tudoooooo…
SPORTINGGGGGGG
3 Julho, 2019 at 9:41
Bom dia, boa prosa, concordo contigo, a expulsão de ambos fará de nós uns ingratos e jamais irá ajudar na reconciliação da irmandade leonina. Grande abraço SL
3 Julho, 2019 at 9:43
Bom Post.
Fizeste um bom resumo dos últimos 30 anos…o Sporting é esse clube que descreves. Esquece os anos de 2013 a 2018, foi uma experiência que correu mal, mas estamos de volta… on the right track!
Desculpa discordar mas, o GRANDE capitão Oceano era um jogador esforçado, dedicado, voluntarioso, um poço de força mas, nunca “uma estrela de qualquer equipa de topo europeu”!
Quanto à expulsão, a campanha foi montada há muito tempo, está em marcha e é irreversível!
Um clube é aquilo que os seus sócios querem que ele seja… e quando eles (por qualquer defeito de fabrico) se desviam do caminho traçado, criam-se códigos de barras!!
3 Julho, 2019 at 11:08
… partilho da tua visão…
SL
3 Julho, 2019 at 11:14
O grande capitão Oceano…
Não esteve para ir para o Barcelona do Cruyff???
“Entretanto ligou-me o Cruijff. “Sabes o quanto gosto de ti e quanto te quero na minha equipa…”
SL
3 Julho, 2019 at 12:16
O Cruyff não era burro… 😉
3 Julho, 2019 at 12:18
Vejo um Kanté, vejo um Matuidi, e penso “ai meu rico Oceano”. Discordo totalmente, foi sempre um atleta “underated”, excepto quando jogou no estrangeiro. Mas foi uma enorme paixão, admito não ser isento.
3 Julho, 2019 at 9:45
Grande Oceano, também foi dos primeiros jogadores que admirei.
Compreendo bem o que dizes acerca de como tratamos mal os nossos. É um facto. No entanto, a expulsão de BdC foi proposta pelo Conselho Fiscal e Disciplinar e a sua expulsão será decidida pelos sócios que comparecerem na AG. Votarei contra a expulsão. Não vejo fundamentos válidos para a expulsão.
3 Julho, 2019 at 11:11
… ”e a sua expulsão será decidida pelos sócios que comparecerem na AG. ”
Os sócios já não decidem nada… o que se vai passar sábado é apenas mais uma encenação… o resultado já está decidido há muiiiiito tempo….
3 Julho, 2019 at 15:29
Pelo sim pelo não, talvez seja melhor o Ayres ir lá e votar contra. Baixar os braços e permitir que sejam os outros a decidir por nós é que não dá!
SL
3 Julho, 2019 at 9:45
Muito bem, Placebo!! “”Por isso não brinquem com os sentimentos dos sportinguistas: o anterior Presidente do Clube, que fez um trabalho mais que meritório em prol do mesmo a vários níveis, e que também cometeu erros pelos quais pagou bem caro pessoalmente e profissionalmente, foi e É SÓCIO do Sporting Clube de Portugal! E TEM QUE CONTINUAR a ser sócio do Sporting Clube de Portugal! O seu afastamento compulsivo seria uma nova machadada em tudo aquilo que acredito serem os valores deste Clube, e tal como eu existem muitos, muitos mais, make no mistakes. Não quero voltar a divorciar-me desta nossa Associação, mas fá-lo-ei seguramente se essa for a opção desta Direcção, pois não irei nunca pactuar com algo em que deixei de acreditar, e não posso acreditar em quem faça uma coisa destas a um homem que tanto nos deu, e que tanto deu de si, com as suas qualidades e defeitos.
Assim tenham estes dirigentes a inteligência de o perceberem, e de compreenderem bem como querem continuar a gerir o Clube: com os seus sócios e adeptos juntos e pacificados, ou com apenas uma parte dos sócios e adeptos.”” Subscrevo, linha a linha, palavra a palavra, subscrevo TUDO o que está dito nestes dois últimos parágrafos. Muito bem, uma vez mais!!! SL
3 Julho, 2019 at 9:46
Um abraço amigo…
E não vamos desistir de ter o Sporting de volta…
Há muito a fazer para “unir” o Clube
mas não é trabalho exclusivo da Direcção…
Cada adepto…cada sócio…
Tem também responsabilidades no assunto…
Quanto à situação de BC … já expressei vezes suficientes que sou contra a exclusão…
Já disse que sendo minha intenção estar na AG …desisti porque “me falta paciência “ para aturar tantos disparates cometidos por alguns ( que nem consigo compreender…o que se julgam no Clube…)
Mas é minha opinião também “que ajudava” um pouco se BC ( é impossível eu sei…) se mantivesse um pouco afastado dos holofotes…e de uma vez por todas “caísse na real…” ( isso é que seria uma jogada de mestre…mas vem posso esperar sentado…)
SL
3 Julho, 2019 at 10:42
Se pensar com a profundidade que muitas das vezes emprega nos seus discursos, verificará que está a desistir de muito mais.
Como diz e bem, cada adepto e cada sócio tem as suas responsabilidades.
Seja coerente como é e cumpra o sua.
Seja superior a certos ruídos e perceba o real alcance para o que realmente interessa. O Clube!!!
Cumprimentos.
3 Julho, 2019 at 10:44
Ou então há aí um desejo escondido de ver o homem fora dos holofotes e assim a expulsão até não seja assim tão mal.
Não ir e lavar as mãos como Pilatos não retira a responsabilidade da história que um dia será contada.
Como aconteceu com Pilatos….
3 Julho, 2019 at 11:14
…. esse sentimento é notório já há muito tempo… embora também se note que é recalcado… pois lá se ia a imagem criada…
3 Julho, 2019 at 11:42
Cada um pode pensar o que quiser.
Não quero faltar ao respeito a ninguém, sobretudo ao Max.
Mas o uso das aspas em muitos termos não podem servir para abrir janelas de interpretação.
Há muitos aspectos da vida que ou bem que se quer uma coisa ou outra. Não dá para ter sol na eira e chuva no nabal….
3 Julho, 2019 at 12:35
Amigo não sou dos que digo que não recebo lições ( há sempre algo a aprender)…
Mas embora nunca desista do Sporting …já me falta, não digo vontade… mas Paciência “para certas coisas”…
Volto a repetir que sou contra a expulsão de sócio de BC… e não por ser quem é ( e reconheço muito do bom que fez pelo Clube…”sem conseguir fechar os olhos” as muitas asneiras que fez e continua a fazer…
Mas quem é sócio do Sporting é-o concerteza por um amor profundo ao Clube e não se deve “nem pode matar” assim as convicções das pessoas ( a não ser que se prove sem quaisquer dúvidas que os actos praticados por ele ou outro qualquer sócio…sejam demasiado penalizadores para a “essência” do Clube…
Mas não preciso ser bruxo “para adivinhar” o que se irá passar em matéria de ordem na AG do próximo sábado…
E para “esse peditório” não dou mais..
Podem os meus amigos pensar ou dizer ( mesmo sem pensar…) o que quiserem que a minha posição está tomada desde a última AG…)
SL
3 Julho, 2019 at 13:32
Entendo o que diz caro sócio.
Perceba também que ao dizer que cada um dos sócios, adeptos do clube tem a sua responsabilidade, não pode, ou melhor, não deve deixar nos outros o destino do clube que sei que ama.
Com mais ou menos barulho na AG, há uma decisão a ser tomada.
Inclusivé o que lhe vou dizer até com toda a certeza o vai fazer mudar a sua decisão, porque anula o argumento da sua indisposição face à maneira de como a AG se irá processar quanto às manifestações ruidosas.
O PMAG irá abrir as urnas desde início, contrariando o pedido dos sócios que pretendiam que apenas fossem abertas após as suas declarações de defesa, como, direi eu, seria justo em condições normais.
Logo terá a oportunidade de cumprir com o seu dever para com o Sporting Clube de Portugal e depois vir embora.
Cumprimentos.
3 Julho, 2019 at 13:42
Leão Rampante, obrigado pela indicação de abertura de urnas logo no inicio da AG (que eu já sabia…e de que discordo, porque sendo dada a possibilidade de “defesa”aos sócios sobre quem pende a possibilidade de expulsão…
Não faz sentido que o sócio possa votar antes de escutar o que os sócios em cause poderão ter para dizer… e que poderá ter influencia no seu voto…)
Estou demasiado triste com muito do que se tem passado…
Não gosto de ir a uma AG “quase às escondidas”…
E por isso…mantenho a minha disposição de esta vez não estar presente…(até porque entretanto acabei assumindo outras responsabilidades…)
Abraço e SL
3 Julho, 2019 at 13:49
Está no seu direito.
Saudações leoninas.
3 Julho, 2019 at 12:39
Amigo Max, admiro a tua força e paciência. E nós que nem aderimos a BdC na primeira eleição, como descobrimos naquele almoço da Tasca (éramos dos poucos que não eram indefectíveis da primeira hora…), lembras-te? 🙂
Os tempos mudam, e eu agora preciso ora de esperança, ora de descanso. Vamos ver.
SL
3 Julho, 2019 at 13:12
Se recordo amigo…!
Como vai essa saúde..,?
E o “engraçado “ é que eu “não mudei nada”…
Continuo a ser 100% Sporting..,!
Abraço e SL
3 Julho, 2019 at 15:32
Caro Max. respeitando sempre o amigo como indefectível sócio do SCP, não posso deixar de lhe dizer que se não vai comparecer na AG para votar contra a aexclusão por “falta de paciência”, então escusa de afirmar que é contra a exclusão porque OBJECTIVAMENTE está a contribuir para que ela se efective.
Um Abraço e saudações leoninas
3 Julho, 2019 at 15:53
Amigo eu sei que o facto de”eu dizer que não concordo com a exclusão e não ir votar”… é-o mesmo que nada…
Aliás a indicação do que seria o meu voto serve apenas para se saiba que estou contra e nada mais..,
Lamentaria se fossem os meus “não votos “ a ditar o resultado…
Mas já tomei a minha decisão…
Abraço e SL
3 Julho, 2019 at 22:27
Caro Max devo dizer-lhe que fiquei desiludido com a sua decisão.
Ainda mais quando ha dois dias disse que em princípio votaria contra. Em princípio ???
Ou seja neste momento cala e consente esta injustiça que se vai fazer no clube.
Vai ajudar a que dia 6 se torne o dia da Ingratidão Sportinguista.
Que valores podemos nós exigir para o nosso clube depois disto ?
Este dia vai partir o clube e vai afastar ainda mais sócios.
Sim muitos socios ja se foram por nao se reverem no processo da queda da anterior direçao e isso claro que só ajuda quem realmente odeia o homem pois esses nao faltarão na votação.
Digo-lhe isto a si como a qualquer outro socio que ache que nao precisa de ir !
Acho mesmo que dia 6 é fundamental para a uniao sportinguista e como tal, talvez dos dias mais importantes da futura vida do clube
3 Julho, 2019 at 9:47
A ironia é que o clube anda a perder sócios desde que esta direccão tomou posse (leia-se, fez a golpada) e ao mesmo tempo não descansam enquanto não expulsam dois sócios.
E por acaso esses sócios fizeram mais pelo clube que todos os fdp que por lá estão hoje e que só sabem brincar aos clubes no FM….
Pode ser que quando despacharem a SAD deixem o clube em paz e os sócios possam comecar a reconstruir tudo por baixo. Pelo menos nas modalidades ainda há tempo de impedir o pior. No futebol deve ser para esquecer de vez.
3 Julho, 2019 at 9:48
Concordo com a esmagadora maioria do que foi dito. Independentemente dos erros cometidos por Bruno de Carvalho, é da mais elementar justiça recordar o que de positivo foi feito (e foi muito, diga-se)… Confesso que não suporto o Varandas, quem o rodeia e a forma como chegaram ao poder, não tolero a forma ridícula com o Sporting está a ser gerido, principalmente o facto de não sabermos nada do que se passa (vendas, entradas, valores de transferências, é tudo muito cinzento, para não dizer outra coisa), mas o “mal” está feito… Deixem Bruno de Carvalho em paz e deixem esta direção trabalhar, sempre com vigilância dos sócios, exigindo trabalho, exigindo respeito. A desunião (e a burrice, perdoem-me, de alguns Sportinguistas) dói na alma… Não é este Sporting que quero… Pela primeira vez em mais de 30 anos de vida, não quis saber de futebol… Não dei qualquer importância à conquista da Taça e Taça da Liga. Este ser Sporting que sempre me acompanhou, só se mantém vivo à custa das modalidades (e até essas caminham não se sabe muito bem para onde). Penso que isso diz muito do estado de coisas. Como eu, vejo muitos, desanimados, cansados. Devo ser um lírico ou um crente, mas para mim, que já era sócio ao nascer e quase nunca vi o Sporting ganhar nada, até assim estou profundamente desiludido com isto tudo. Pronto, já não comentava há muito tempo, perdoem o desabafo… Saudações leoninas!!!
3 Julho, 2019 at 9:51
Ah, claro, Oceano era aquilo que chamo de verdadeiro leão, enquanto defendeu esta camisola deu o que tinha e não tinha. Se fosse sempre assim…
3 Julho, 2019 at 9:57
Sinto exactamente o mesmo. As modalidades são a unica ligacão neste momento.
Quanto ao futebol, já nem a seleccão me interessa. Tirando ver o CR7 bater recorde atrás de recorde, já não ligo a nada. Não vale a pena.
3 Julho, 2019 at 10:47
“Como eu, vejo muitos, desanimados, cansados.”
Desanimada e cansada me acuso.
3 Julho, 2019 at 9:49
Quando é que vão perceber que Sporting já não é nosso?
Acabou…
3 Julho, 2019 at 11:15
Nunca foi nosso…
Nós é que somos dele… até morrer
SL
3 Julho, 2019 at 11:17
… alguns (muitos) nunca… chama-se inocência e/ou ingenuidade…
SL
3 Julho, 2019 at 10:00
Oceano é o anti-wc. O oposto em tudo.
E como sempre no Sporting, foi corrido ao pontapé. Enquanto que o dito foi recebido de camarote com honras de visita presidencial depois de nos ter cuspida na cara a todos.
Adoramos filhos da puta (ainda há quem ache que o quaresma é um grande homem!) e maltratamos os que sangram pela camisola (O maior exemplo é o Iordanov)
3 Julho, 2019 at 10:01
#IKnowWhatYouDidLastSummer
3 Julho, 2019 at 11:00
Não coloques o Quaresma no mesmo saco.
O Quaresma não te “cuspiu na cara”, apesar de ser portista.
3 Julho, 2019 at 11:18
… É verdade… e sempre teve palavras educadas para com o Sporting.
SL
3 Julho, 2019 at 15:12
Touche.
Quero ler o jonas e o chico faria.
3 Julho, 2019 at 10:02
Tal como disse antes, sou contra a expulsão de sócios do Sporting! Exceto claro, se se provarem crimes que lesaram diretamente o clube (caso de PPC).
Contudo não deixa de ser irónico que o presidente que “implementou” tal medida estupida esteja agora em vias de sofrer o ditado ” com ferros matas, com ferros morres”
Mas em relação ao texto:
– “Não quero voltar a divorciar-me desta nossa Associação, mas fá-lo-ei seguramente se essa for a opção desta Direcção, pois não irei nunca pactuar com algo em que deixei de acreditar, e não posso acreditar em quem faça uma coisa destas a um homem que tanto nos deu, e que tanto deu de si, com as suas qualidades e defeitos.!”
Apesar de discordar com esta AG, não vai ser a direção a decidir! E colocar a hipotese de se afastar caso os resultados não sejam os pretendidos, é não saber respeitar a vontade democrática dos sócios do clube!
– ” com os seus sócios e adeptos juntos e pacificados”- Alguém acha que independemente do resultado os adeptos vão se unir e juntar? Não, não acho que aconteca.
3 Julho, 2019 at 11:26
Portanto deixa lá ver-se percebi, para umas coisas é a “vontade democrática” dos sócios, para outras é “opresidente que implementou…”
Portanto as alterações dos estatutos não foram votadas nem nada por quase 90% dos sócios foi o malandro que implementou, se calhar á traição, já se ele for expulso é a democracia em ação…..lindo não há como não amar uma peça de demagogia deste calibre….
And by the way já que falaste do PPC se os estatutos não fossem modificados, pelo malandro, ele podia reinscrever-se como sócio no dia a seguir a ser expulso…..
3 Julho, 2019 at 12:30
Tens razão, não fui muito preciso: o que quero dizer é que esta Direcção (o nosso representante mor) devia-se posicionar claramente pela não-expulsão, seria estrategicamente inteligente, e poderia influenciar a votação de muitos, e colectar o respeito de outros.
Claro que a vontade dos sócios é para ser respeitada, eu é que, em caso de votação maioritária num certo sentido, deixo de me identificar com a Associação nesta altura (ou seja: este conjunto de sócios). E como estou francamente cansado destes últimos 12-18 meses, vou-me dedicar a outras actividades, e tornar-me um sportinguista amorfo e distante, pela minha saúde psicológica, até recuperar forças e paciência para este meu querido Clube, ou seja, até ver.
Este sábado vai ser, para mim, um dia decisivo, como foi aquele de 1998 em que Oceano saiu do Sporting, e foi só esse estado de espírito que quis partilhar. Ou há um vento de mudança neste desgraçado estado de coisas nesse dia, ou estou “out”.
Mas o que eu gostava mesmo era de pagar as minhas quotas na noite desse dia, que estão em atraso desde Janeiro.
3 Julho, 2019 at 10:27
Bom texto. Em teoria sou contra saneamentos, até porque nos arriscamos a aturar uma mártire. Mas quantas vezes violou BdC os estatutos no último mês de presidência? Não o expulsar pode ser um precedente perigoso.
3 Julho, 2019 at 10:44
Quantas vezes violou-os no ultimo mês? Nenhuma.
Se calhar estás a referir-te à mesa da AG paralela, que não foi ilegal e nem sequer no ultimo mês…. mas seria de esperar que soubesses isso, ou a cartilha esqueceu de te avisar disso?
E agora pergunto-te eu, quantas vezes violou o bombeiro os estatutos do clube? Pelo menos duas que todos sabem (ao não marcar uma AG quando requerido, e ao não sair quando anunciou a sua demissão, sem falar do facto de não ter publicado os estatutos da AG de Fevereiro durante meses, ter roubado uma pen com dados dos socios, ter ignorado os pedidos dos socios…. enfim, tantas que nem vale a pena listar tudo).
E quantas vezes violou os estatutos o actual PMAG?
E por falar em lesar o clube… dizem que o fivelas já lesou mais o clube em 9 meses que o BdC em 5 anos. Mas calma, que as contas ainda não foram “auditadas”…..
3 Julho, 2019 at 23:00
Muito bem.
3 Julho, 2019 at 11:03
A insistência da cartilha na tecla “Estatutos”.
Quantas vezes JMS violou os Estatutos?
Quantas vezes a actual direcção e OS já violaram os Estatutos?
Por violação da letra dos Estatutos, vais ter que expulsar muita gente, então…
3 Julho, 2019 at 11:42
Ia responder mas está tudo dito acima, pior que os ladroes e aldraboes, para mim estão os revisionistas que tentam reescrever a história, porque esses não nos roubam bens materiais roubam-nos a nossa memória, passado e portanto a nossa vida, sejam títulos de campeão, méritos diversos ou a converseta dos estatutos como é exemplo presente!!!!
Executar uma medida que não está contemplada nos estatutos, por via da situação ser inimaginável para quem os elaborou, neste caso um PMAG demissionário, a actuar activa e ilegalmente, para torpedear um CD eleito por 80% dos sócios, não é violar os estatutos é “aproveitar” um vazio estatutário recorrendo á lei geral e isto é a verdade histórica dêm-lhe o tratamento mediático que quiserem, façam as campanhas que vos apetecer….
Se BdC tivesse uma mínima noção de estratégia (não estaríamos aqui para começar) e tivesse feito o que devia anunciar eleições, por via da quebra da solidariedade institucional do gremlin dos bombeiros, mantendo-se em funções de transição, eu não votaria nele, mas votaria de caras no CV, por exemplo….
A vossa cartilha propositadamente confunde os apoiantes do projecto do CD demitido, com apoiantes de BdC…porque será?
3 Julho, 2019 at 13:04
Bom comentário!
3 Julho, 2019 at 23:07
Penso exatamente o mesmo, Carlos Vieira era de caras o meu candidato. E por esta altura, muito provavelmente, estaríamos em vias de comprar as VMOCs à banca (a preço de saldos) em vez de termos o fdp do míope a tratar da venda da SAD aos seus clientes.
4 Julho, 2019 at 1:11
yeep
3 Julho, 2019 at 12:17
Toma la que ja és cartilheiro
3 Julho, 2019 at 12:53
Primeira opinião divergente e, cartilheiro. É isto. É seguir a policiar.
Vou sábado, e vou votar contra a expulsão. Acho que Bruno de Carvalho deu o melhor de si como presidente do Sporting.
3 Julho, 2019 at 14:33
Os estatutos do Sporting já foram mais violados que a Rute. Que argumento mais idiota…
3 Julho, 2019 at 10:39
“…é não saber respeitar a vontade democrática dos sócios do clube!”
Por respeitar a vontade democrática dos sócios é que o clube está sem património.
Porra, é que não aprendem como se faz.
Quer que lhe explique como se fez de forma a obter autorização dos sócios para vender o património? E nessa altura ainda nem sequer existia a total cumplicidade da comunicação social, se houvesse, nem tinha que ser à segunda, eram comidos de cebolada logo à primeira.
Caro, o Sporting não é dos 9 ou 10 mil que votaram a destituição, o Sporting é também dos restantes 170 mil sócios que não puderam, não quiseram ou foram impedidos de expressar a sua vontade, o Sporting é também dos mais de 3M de adeptos que continuadamente renovam a esperança no sucesso e que mais do que nunca, nos últimos 5 anos se aproximaram do clube.
Jamais confundas o Sporting, com os 5% de sócios que meia dúzia de vezes por ano marcam presença para festejar vitorias nas bancadas ou no pavilhão e que graças à sua localização privilegiada tem facilidade em marcar posição nas mais importantes decisões da vida do clube e apesar de tanta burrada já feita, não aprendem e continuadamente querem fazer mais ….
Placebo. agora já é tarde, BdC está morto e bem morto, esquece, o importante é fazer com que os 5% entendam que as ideias estão vivas, não morrem, germinam e por aqui estaremos para uma vez mais assistir à queda, de podres, daqueles que de quando em vez, resolvem aparecer para reclamar o clube como se tratasse de um direito que adquiriram.
3 Julho, 2019 at 18:29
Como o Sporting é de 3 milhões e os que votam são comidos de cebolada propões que sistema politico para o nosso clube mesmo?
Já agora, votaste em alguma das duas AG aquando da venda do património?
3 Julho, 2019 at 19:45
Muito sinceramente fiquei na duvida se com estas perguntas tens vontade de esclarecer algo que não esteja claro ou se apenas é vontade de “pegar”.
Parto do principio que estas de boa fé, não tendo muito tempo vou tentar dizer algo mais.
A ideia é que efectivamente as AGs são centradas em Lx, como sabes pouco participadas e por isso na minha opinião facilmente manipuláveis e há decisões muito importante que são tomadas.
Espero que percebas que um sócio como eu e como outros milhares, para aprovar um orçamento ou melhor, por exemplo, no caso do património teria de me deslocar num curto espaço de tempo por duas vezes a Lisboa, gastando centenas de euros e perdendo pelo menos um dia de trabalho ou de descanso. O privilegio de morar mais perto, mas tenho a certeza que estando distante provavelmente assisto a mais jogos em estádios do que muitos desses que se levantaram do assento para ir votar destituições, suspensões e expulsões.
São estas as regras, já vêm do século passado, haverá muitas coisas que podem ser melhoradas.
Se para a eleição dos OS é feita uma AG Eleitoral, uma AG para destituição deveria ter sido organizada da mesma forma.
Depois tens uma comissão nomeada que decide quem pode ou não concorrer às eleições, depois tens AGs que são transformadas em meros escrutínios e os sócios dispensados de competências que sempre lhe pertenceram, um pmag que interpretada os estatutos da forma que entende, e mais coisas que poderia falar e não espero que concordes apenas espero que entendas que tenho a minha opinião e a minha opinião é que, tal como em 2006 os sócios estão a ser comidos de cebolada e há um denominador comum, chama-se Rogério Alves.
Desculpa se isto não está claro, respondi apressadamente no fim do jantar, vou trabalhar mais um bocado e mais logo, posso rever e acrescentar algo mais.
3 Julho, 2019 at 20:38
Portanto, propões melhoria no sistema de voto. Aquilo que quem há já muito tempo põe lá os pés defende. Por momentos pensei que estavas a dizer que a maioria dos sócios são uns burros e mais vale um sistema “neo totalitarista“.
Sinceramente não percebi que o teu problema era regional. Agora sim, entendo. A malta de Lisboa é facilmente comida de cebolada e a malta de fora não vota porque é caro e dá trabalho e sofrem essas consequências. É uma boa maneira de vermos as coisas. Ajuda a dormir descansado. Menos para os restantes sócios que vivem em Lisboa e não foram lá. Ou só há 5000 sócios em Lisboa? Na altura se calhar… Já não digo nada.
Seria um exercicio engraçado tentar perceber, das pessoas que aqui comentam, quem esteve nas AG que se discutiu o património do clube, onde moram e qual foi o seu sentido de voto. Até digo mais, nem preciso de grandes inquéritos. A maioria não esteve e alguns como provavelmente te o placebo e o tenham orgulho, e certamente o meu irmão, eu e Paulo de Andrade andaram por lá a ser chamados de urso para cima e ameaçados por sermos absolutamente contra.
Cabroes desses sócios que aprovaram a venda do património enquanto eu comia arroz de cabidela e 300km de distância. Espera aí que daqui a 10 anos já vos fodo num texto num blogue.
É preciso ter lata para criticar um passado do qual não fizeste parte. Não sabes nem sonhas o que foi a travessia do deserto durante o roquetismo para alguns sócios que nunca fugiram. Responde-me sinceramente, eras sócio nessa altura? Ou isso também é um problema regional?
PS. O sistema de voto tem obrigatoriamente de mudar. No entanto, algumas pessoas como por exemplo bdc, acham que não se deve votar antes das intervenções na AG. Ora se as AG não são nem devem ser públicas… Torna difícil mudar o sistema.
Ps2. Não concordo com votações para expulsar sócios. É só estúpido. Nunca concordaria que se fizesse “eleições” para o efeito. Ainda mais estúpido.
3 Julho, 2019 at 21:17
Não, não é a malta de Lisboa, foram os sócios, todos, mas principalmente aqueles que votaram favoravelmente, que comem a merda toda que lhes colocam no prato, sobretudo em sequência de vitorias desportivas. Quem votou contra sabia o que estava a acontecer e fez o que podia para o evitar.
Nem é que fosse necessário, mas o tenham orgulho um pouco mais abaixo basicamente diz o mesmo que eu digo sobre o pmag antigo e actual e as suas manipulações.
Depois vem a parte pior, estamos sempre aprender.
– Basicamente dizes que como não vivi nem lutei na ditadura, então tenho que me remeter ao silencio, não posso passado tantos anos escrever num blog que os fascistas controlavam tudo e todos. Tenho de ter mesmo uma lata do caralho para escrever sobre um passado do qual não fiz parte.
– Sabes lá da minha vida, se na altura comia arroz de cabidela ou andava a juntar trocos para comer um frango de churrasco, preconceitos não é comigo e por isso agradeço que faças scroll nos meus comentários, podes ter a certeza que é o que farei aos teus.
Passe bem.
3 Julho, 2019 at 21:26
Preconceitos não é contigo menos… No que toca aos sócios do Sporting. Aí é de burros para cima. Todos menos tu. Ou pelo menos, aqueles que iam às AG.
De resto, podes manipular o que dizes à vontade mas o que escreveste é bem diferente. Tu não falas na “ditadura fascista”. Tu falas de um passado com o qual foste contemporâneo.
Era a mesma coisa que o meu pai, que viveu e lutou no 25 de Abril, tivesse ficado em casa e agora andasse dizer “estúpidos do caraças, demoraram tanto tempo a tirar o marcelo de lá… Ignorantes de primeira. Se ao menos eu tivesse lá para ajudar…”
Passa tu também bem. Com um bocadinho de menos de orgulho, demagogia e sobranceria já agora.
3 Julho, 2019 at 21:35
Já para falar nos 90% do Bettencourt e companhia… Aí foram mesmo eleições. Aqui está outro ponto interessante, quem votou Bettencourt? Eu digo, agora com vergonha, que votei PPC. Tal era o meu desespero… Se calhar 90% já sabiam que PPC era um escroque já eu, tal como fiz com BDC, preferi votar num desconhecido do que na continuidade. Lá está, a tal travessia do deserto por que alguns sócios passaram até o Sporting “ser nosso outra vez”.
3 Julho, 2019 at 10:41
Só tenho a acrescentar que a posição dos actuais orgãos sociais foi (é) clara na decisão de suspender, não deixar ir a eleições e agora expulsar Bruno de Carvalho. O que está em jogo na próxima AG é se os sócios subscrevem a merda que está direção faz (é).
Se alguém quer dar um benefício da dúvida ao atraiçoamento dos superiores interesses do sporting/mendismo/ croquetismo/aliança subalterna com o asholebê, não é o meu caso…
Acho que já deu sobejamente para perceber para que direção é que isto está a ir.
Se alguém precisar de uns pointers pergunte.
3 Julho, 2019 at 10:49
Todos sócios são importantes.
Move along.
3 Julho, 2019 at 10:49
Será que expulsar um sócio (ou dois neste caso) irá mudar algo no clube?
O clube irá passar a ser bem gerido como por milagre?
O fivelas vai dar de dar o cu ao mendes?
Os jogadores comprados a prestacões irão passar a ser 100% do clube?
O campeonato roubado irá ser restituido ao seu dono?
Os fdp que rescindiram irão voltar atrás ou pagar ao clube tudo o que devem (menos que a clausula de rescisão não é aceitavel)?
A expulsão do BdC apenas serve para o impedir de se candidatar novamente. E isso porque é sabido que ele ganharia novamente as eleicões se pudesse ir a votos. E quem não acredita nisso que vote contra a expulsão, para que ele perca nas urnas….
3 Julho, 2019 at 10:53
Essas certezas…
Votei nele 3X e garanto que não voltaria a votar.
Acredito que ficaria taco a taco com o Ricciardi.
Não expulsem estes dois sócios.
3 Julho, 2019 at 11:33
Outro aqui…
Não o quero de novo à frente do clube, mas n o quero expulso.
O Sporting à frente de tudo, e expulsar um sócio que tanto deu ao clube mesmo com toda a merda que fez, não ajuda o nosso Sporting
3 Julho, 2019 at 11:55
Não o queria como presidente, tal como não quero varandas… quero o Sporting com os ideais de BdC.
Expulsá-lo é uma mancha irreparável para o clube, o Sporting nunca mais será igual!!!! Que ninguém tenha ilusões quanto a isso…
3 Julho, 2019 at 12:08
Dois aqui e é exactamente aí que bate o ponto….
3 Julho, 2019 at 12:32
Já agora: eu também não voltaria a votar.
3 Julho, 2019 at 13:06
Mas o teu voto não serve para desempatar nada.
Eu acho que ganharia porque os outros não seriam capazes de concordar e aliarem-se todos para o derrotar, e como tal ganharia.
Mas se existem tantas certezas de que não ganharia porque o querem expulsar?
Eu nem sequer acredito que ele volte um dia ao clube. Acabou!
Se o fivelas fosse inteligente, diria que era contra a expulsão, para depois quando fosse expulso (os resultados já estão “alinhados”, no sábado é apenas para o folclore) poderia dizer que iria respeitar a vontade mesmo não concordando…. agora assim irá para sempre ficar como um alvo a abater.
3 Julho, 2019 at 10:50
É isso tudo, Placebo. É isso tudo…
3 Julho, 2019 at 10:53
Pois… isso da unidade e da pacificaçao é muito bonitos.
Mas depois há uma minoria ruidosa que:
1) anda há um ano a acusar de golpada a livre decisao (boa ou má…) de 15 mil sócios em destituir a anterior direccao
2) anda há um ano sem reconhecer a legitimidade dos actuais corpos diesctivos do clube
3) anda há um ano a enxovalhar (seja em AGs, seja em redes sociais) os dirigentes, treinadores, atletas, sócios…
“Ah e tal, uniao”… Se calhar nao é só o varandas (ou principalmente o Varandas…) a nao querer a tal uniao…
Quanto a BdC…
Usurpou poderes
Desrespeitou estatutos
Criou órgaos fantasmas
Tentou impedir a livre consulta aos sócios em AG
Moveu uma guerra judicial ao clube com dezenas de providencias
Tentou congelar as contas do clube e da sad
Multiplicou-se em declaracoes provocatórias e ofensivas
Alimentou um clima de ódio entre associados
Teve um fim de mandato absolutamente despótico e irresponsável
Por tudo isto, malgrado todas as coisas boas que fez no1*mandato… BdC NUNCA MAIS!!!
3 Julho, 2019 at 11:01
Se as razões são essas, podemos começar a tratar da expulsão do bombeiro alzhemico, do actual pmag e também do capitão pois essa lista de crimes também lhes assenta na perfeição.
Já o crime de delapidação do património, promovido pelo soares franco em co-autoria com o antigo e actual pmag, é merecedor de uma distinção numa próxima gala das putas, porque a puta da gala já acabou.
3 Julho, 2019 at 11:04
Acho que não deve ser expulso. Varandas, em clima eleitoral, disse que era contra as expulsões, agora… Nem vi bem o que é que diz, na verdade.
Politicamente, está a perder uma oportunidade de ouro para ganhar crédito junto de um grupo importante de Sportinguistas.
Varandas devia posicionar-se, a título pessoal, contra as expulsões. Uma posição de estado, superior e apaziguadora. Sem fantasmas, sem D. Sebastião.
3 Julho, 2019 at 12:32
+1
3 Julho, 2019 at 18:54
ele ja disse que a direcçao nao se vai meter publicamente, deixa a decisao para os socios…………e ele como socio sabe como irá votar, até pode votar contra, mas como é presidente, não é um socio qualquere portanto acha que nao deve influenciar publicamente a decisao dos socios.
é uma maneira institucional de ver as coisas
3 Julho, 2019 at 18:55
seria o mesmo de teres o presidente da republica a dizer numas eleiçoes ou num referendo a dizer publicamente em quem ou como ia votar
3 Julho, 2019 at 22:30
Ou a amnistiar um condenado…
3 Julho, 2019 at 13:31
Ok Rute, mas esses não andaram a prometer união, quem se candidatou sob o lema “unir o Sporting” foi o varandas, por isso é a ele que eu tenho de exigir que faça o que prometeu.
3 Julho, 2019 at 18:55
e quem nao quer uniao, como se une essas pessoas?
3 Julho, 2019 at 10:55
… e de acordo com os estatutos que ele próprio propôs e quis aprovar… há mais do que razoes para que seja expulso. Karma is a bitch
3 Julho, 2019 at 10:56
Se nem os presos perdem nacionalidade, nenhum sócio deveria poder perder o direito de o ser.
No máximo, compreendo a expulsão de quem seja condenado por um tribunal por crimes contra o próprio clube. Discordo, mas compreendo.
O Sócrates e o Berardo, podem ter feito muitos crimes contra o estado, mas nunca deixarão de ser portugueses.
Se infringes a constituição, és preso e depois libertado. Mas continuas a ser português, continuas a pagar impostos, continuas a votar, continuas a receber benefícios sociais (educação, saúde, subsídios) e continuas a poder frequentar eventos. Apenas deixas de poder exercer cargos políticos.
Se infringes os estatutos, és suspenso e depois deixas de o estar. Continuas a ser sócio, continuas a poder pagar cotas, continuas a votar, a receber benefícios (desconto loja verde, bilhetes, gamebox) e continuas a ir às AG. Apenas deixas de poder fazer parte de órgãos sociais ou, até, de poder ser funcionário do clube.
Isto é a minha visão da coisa, válida para qualquer sócio.
3 Julho, 2019 at 11:11
Daqui a pouco virá alguém aqui explicar-te que não são situações comparáveis…
Ou então não.
3 Julho, 2019 at 13:12
Meu caro, embora seja ilegal perder a nacionalidade caso se fique apátrida, a Suica está a trabalhar activamente para retirar a cidadania a todos os ex-combatentes do ISIS.
Nos EUA é normal os presos perderem o direito a votar (nos EUA o direito ao voto tem de ser requerido, ao contrário de Portugal onde é um direito assumido).
A unica razão para a expulsão é para ele ficar impedido de se candidatar novamente a um cargo no clube (e nem vou falar da Presidência). De resto um sócio do SCP tem mais deveres que direitos.
A suspensão é temporária, e por acaso neste momento está em vigor (dizem eles, porque de acordo com os estatutos já terminou o ano de suspensão).
3 Julho, 2019 at 11:04
As questões essenciais são: fez muito pelo clube? Fez.
Fez muita merda no último mês (e burro ainda por cima,pq se tem convocado eleicões logo a seguir a Alvocbete ganhava)? Também fez.
Não foi destituido por causa dessa merda? Foi
Não foi já suspenso por 12 meses? Foi.
Chega? Chega.
Merece ser expulso? Não.
As coisas são assim simples. Salvo alguma condenação futura nos tribunais, todos sabem que o justo é isto. Agora andam por aí com uma conversa de que é preciso fechar o ciclo – leia-se expulsar o Bruno – para haver paz outra vez. Isso nem é verdade (a paz não volta assim), nem é motivo.
3 Julho, 2019 at 11:07
É muito isso Rui Moreira. O ciclo está encerrado.
3 Julho, 2019 at 11:13
Mais nada!
3 Julho, 2019 at 11:18
“…se tem convocado eleicões”
E continuam a confundir as coisas.
O CD não convoca eleições, quem convoca é o pmag.
O CD apenas desiste e demite-se e o pmag é quem decidia se convocava e quando as eleições.
3 Julho, 2019 at 11:29
… desse por onde desse… BdC se se demitisse na altura… a lavagem cerebral dos ocs seria de que estaria a assumir a sua responsabilidade na encenação de Alcochete… além de que jamais o bombeiro o deixaria concorrer às eleições seguintes… O homem já explicou milhentas vezes as razões pelas quais nãio se demitiu, mas há aqui gente pior do que paredes… Enfim
SL
3 Julho, 2019 at 11:56
Oh Ayres, portanto a “gente aqui pior que paredes” sou eu, mas tu que és o inteligente andas aqui há um ano e ainda não percebeste como é que um tipo tem 90% dos sócios com ele e num mês passa a destituído, suspenso, etc.
Qualquer badameco de qualquer concelhia de qualquer partidozeco sabe que quando a oposição levanta as asinhas e cria um caso, mas ainda não consegue ganhar a solução é demitir-se imediatamente, pedir a convocação de eleições, ganhá-las e passar o mandato seguinte a tratar da saúde aos que levantaram as asinhas. O Bruno não, achou que depois de todo o pós-Madrid e de Alcochete ia entrar num braço de ferro com o PMAG (que é precisamente o gajo que convoca eleições) e recusar-se a ir a eleições, com tudo a ruir à volta dele. A parede sou eu, mas quem era de cimento e foi demolido foi ele! Epah, menos, pah, menos!
3 Julho, 2019 at 12:18
Não confundas o Sporting, com os 5% de sócios que meia dúzia de vezes por ano marcam presença para festejar vitorias nas bancadas ou no pavilhão e que graças à sua localização privilegiada tem facilidade em marcar posição nas mais importantes decisões da vida do clube.
Sendo a AG de destituição, uma acção tão importante e comparável a um ato eleitoral, porque razão não se abriu a decisão a todos os sócios, Sporting não é um clube de Lisboa é de Portugal e do mundo.
São estes sócios que nunca se enganam mas que foram comidos de cebolada pelo Rogério Alves e autorizaram a venda de todo o património não desportivo.
3 Julho, 2019 at 11:51
potato, potato, tomato, tomato. Demitia-se e pedia a convocação de eleições e tinha o assunto resolvido. Ou achas que alguém perde 90% dos votos assim, do nada? Percebam uma coisa de uma vez por todas: o Bruno só perdeu o Sporting porque levou os sportinguistas ao desespero naquele Verão, a inventar razões e esquemas para não se demitir e ir a eleições relegitimar-se. Não foi por causa do facebook, nem de Alcochete, nem de nada disso. O que o lixou foi a Elsa Judas e comissão da mesa transitória e as providências cautelares que bateram no tecto ou o raio que o parta. Aí é que foi a palhaçada para lá do razoável. A seguir a Alcochete fazia um discurso chocado, assumia as responsabilidades políticas pelo que aconteceu, pedia a marcação de eleições com urgência e recandidatava-se dizendo que ia ter uma nova tarefa hercúlea no Sporting. Acabar com o vandalismo e pôr o povo na ordem. E ganhava, ponto!
3 Julho, 2019 at 11:56
Simples!
Só não vê quem não quer.
Ele não quis ver! Fodeu-se!
3 Julho, 2019 at 12:06
Rui Moreira,
Não é o CD, não era BdC, quem convocava eleições.
Pedir ele podia pedir o que quisesse, e foi isso que fez, pediu uma AG para se explicar e ouvir os sócios, pediu que o deixassem em funções até Setembro (para resolver preparação época, EO e reestruturação) e em Setembro que se fizessem as eleições.
O Marta Soares, apenas exigia a demissão, caso contrario marcava uma AG para a destituição.
Fazendo o que o Marta exigia, se haveria eleições e quando, se ficava ou não em funções, era decisão que apenas ao bombeiro competia.
3 Julho, 2019 at 13:34
Não, havendo eleições competia aos sócios, não ao bombeiro. MAs, ao contrário do que dizes, BdC nunca aceitou ir a eleições. Perdeu o clube por essa birra.
3 Julho, 2019 at 14:49
Querer não queria mas se o deixassem trabalhar em paz até Setembro não levantava objecções.
3 Julho, 2019 at 12:34
Também acho
3 Julho, 2019 at 11:53
Certo, mas o CD pode, sem se demitir exigir ( o exigir é a interpretação literal dos estatutos) que o PMAG marque uma AGE e se tal tivesse sido feito a cartilha ia ter muitas dificuldades com metade dos argumentos (agarrado ao poder, dono do SCP etc) infelizmente ao lado de um monte de qualidades, BdC devido á sua megalomania era e é um perfeito exemplo do que não se deve fazer do ponto de vista estratégico
SL
3 Julho, 2019 at 11:57
Absolutamente de acordo!
A total falta de bom senso que falo que ele tem.
3 Julho, 2019 at 12:05
Claro!
Eu peço desculpa porque isto é quase um offtopic, mas irrita-me isto, vir aqui ao sítio onde respirava sportinguismo e ter a tristeza de ver sportinguistas como eu que insistem em cabalas, urdiduras, estratagemas, chamam os sócios de burros, etc. e não conseguem colocar uma hipótese simples, simples.
E se….
E se????
E se os sportinguistas não são burros nenhuns e simplesmente se fartaram daquela palhaçada da Elsa Judas e afins e quiseram pôr fim ao impasse? Não tem mais lógica? Então os mesmos sportinguistas que eram finos e votaram no BdC viraram burros de repente? Foi algo que os croquettes lhes colocaram na água? Pensem nisso, por favor, não baseiem todos os vossos argumentos no pressuposto de que os outros são estúpidos! Por favor, chega!
Dito isto: é por isso que eu tenho esperança de que o Bruno não será expulso. Tenho a arrogância de pensar que a maioria dos sportinguistas ainda pensa como eu: adoravam que o Bruno não tivessem perdido o pé; votaram pela destituição com uma dor de alma e um sentimento de traição pelo facto de o gajo que dizia que o Sporting era nosso outra vez se ter recusado a ir a votos num momento daqueles; acharam que a palhaçada da Elsa Judas e afins tinha de ter consequências disciplinares; mas não querem expulsar um homem que,apesar de ter errado tanto e tão mal naqueles momentos, lhes deu tanto. Ponto, é a minha opinião, agora chamem-me nomes à vontade que eu vou trabalhar.
3 Julho, 2019 at 12:16
Estás a esquecer língua de prata alves e os interesses que ele representa…
O Rogério língua de prata já demonstrou que se está a cagar para a opiniao dos Sportinguistas, não estou a falar do presente, vão lá ver o que se passou na altura da venda do património pelo Soares Franco (só um lamiré a venda foi recusado pelos sócios em AG)
Do língua de prata e dos seus amigalhaços eu espero tudo e nada me surpreende, cabalas, golpadas etc e tal
No resto acho que muitos sócios estão perfeitamente intoxicados pelos media, veremos este sábado até que ponto….
3 Julho, 2019 at 12:10
Mas isso foi o que fez, pediu tempo* para preparar a época, para fazer o EO e concluir a reestruturação e que se marcasse as eleições para Setembro.
Isto é publico, Marta Alzhemico, não aceitou, era a demissão ou enfrentava a destituição.
*E pediu uma AG para explicar e ouvir os sócios, muitos esquecessem disso, e como o Marta não marcou, optou por fazer as 3 sessões de esclarecimento.
3 Julho, 2019 at 12:19
Pois mas com um pedido de AGE que é mandatário, por parte do CD ia haver grandes dificuldades em argumentar “quebra de estatutos” por parte dos golpistas, além de que a “maré” da destituição esvaziava…..
Chama-se estratégia….
3 Julho, 2019 at 12:23
A estratégia foi acreditar que os 90% estavam disponíveis, não estiveram ..
3 Julho, 2019 at 13:19
Lol acreditar que o “eleitorado” Português, seja em que área for vai fazer o que está correcto, castigar os prevaricadores e oportunistas e dar uma hipótese aos que demonstram algum trabalho (mesmo com os erros já identificamos) é utópico, aliás o PS e PSD, CDS, BE, PCP riem-se até as lágrimas
SL
3 Julho, 2019 at 16:20
É…
3 Julho, 2019 at 16:20
E se calhar não somos diferentes…
3 Julho, 2019 at 12:35
é, e foi boa a “estratégia”, vê-se que resultou bem, para nós e para o “estratega”.
3 Julho, 2019 at 14:36
Quando jogo à segunda feira acerto sempre no totobola da semana anterior.
3 Julho, 2019 at 12:33
Há aí uma confusão. Pediu tempo QUANDO? É que o ataque à academia foi a 15.05.2018, a 20.05.2018 o PMAG dizia que se o Bruno se demitisse marcava a data das eleições na hora, a 23.05.2018 o BdC já estava com um ultimato do PMAG – ou se demitia ou a Mesa iria iniciar o procedimento de destituição, iria ser instaurado contra ele um processo disciplinar que provavelmente o impediria de concorrer e iria avançar com uma Comissão de Gestão.
Quando eu digo que se o Bruno se tivesse demitido imediatamente e pedido a convocação de eleições ainda hoje era Presidente do Sporting eu falo no período entre 15.05.2018 e o final de Maio, mas preferencialmente antes de 23.05.2018. Aliás, qualquer analista político de qualquer parte do mundo, completamente isento, via que ele estava a perder apoio diariamente, era uma sangria que ele só pararia demitindo-se. O Bruno perdeu o Sporting porque foi nabo. Mas daí a expulsarem-no, menos…
3 Julho, 2019 at 13:11
A conversa já vai longa mas estou muito de acordo com o teu ponto de vista, Rui Moreira. Mais, ao longo dos anos, desde o primeiro mandato, que muitos dos que o apoiavam e seguiam de perto foram-se afastando dele.
3 Julho, 2019 at 13:22
Verdade, grande parte desses muitos, apoiaram-no na esperança do “tachito” e passaram a opositores arreganhados quando perceberam que não o iam ter…
O que vale é que agora da para tudo poupamos 25% em salários de atletas e treinadores e aumentamos quase a mesma proporção em salários de gestores, quadros e consultores….
3 Julho, 2019 at 20:51
Depende do tipo de apoios a que te referes.
Eu, a certa de altura, deixei de apoiar e nunca estive à espera de nada durante o tempo em que o aturei.
4 Julho, 2019 at 1:13
e quantas vezes falaste nas tvs e radios por isso?
3 Julho, 2019 at 14:37
Posso, com tempo, mais logo, encontrar algo que ainda comprove melhor isto que o cherba em tempos escreveu e confirma a clivagem entre o marta e o CD anterior.
cherba
13 Junho, 2018 at 15:59
Responder
a questão é que, mesmo nesse ponto, estão em desacordo: o Marta Soares quer lá meter uma qualquer gestão transitória até às eleições, coisa que o Bruno não aceita
3 Julho, 2019 at 21:44
Evidentemente, o golpe já estava em marcha.
E só os bananas o poderiam travar, se o não fossem.
Acreditar em estratégias alternativas é mais uma vez revelador do bananismo militante deste clube.
3 Julho, 2019 at 13:16
fdx, mas como pode exigir o que quer que seja, se a AG para prestar as contas do ano não foi marcada como mandam os estatutos?
Sem esse AG o CD cairia, como veio a acontecer. A alternativa foi criar uma nova MAG para convocar uma AG para prestar as contas e esclarecer os sócios.
Coisa que o bombeiro se recusou a fazer…. por falar nisso, quem é que violou os estatutos aqui??
Mas continua com essa cartilha que vais no bom caminho.
3 Julho, 2019 at 16:41
Sem essa AG o CD cairia, certo e o responsável estatutariamente e legalmente seria sempre o anão dos bombeiros era até passível de processo cível e o ónus da culpa recairia sobre ele….
3 Julho, 2019 at 14:34
Posso, com tempo, mais logo, encontrar algo que ainda comprove melhor isto que o cherba em tempos escreveu e confirma a clivagem entre o marta e o CD anterior.
cherba
13 Junho, 2018 at 15:59
Responder
a questão é que, mesmo nesse ponto, estão em desacordo: o Marta Soares quer lá meter uma qualquer gestão transitória até às eleições, coisa que o Bruno não aceita
3 Julho, 2019 at 11:54
É isso tudo mesmo.
Já chega!
Por favor, acabem com esta merda!
Foquem-se em modernizar o clube, em melhorar o clube. Foquem-se nos aspectos desportivos, na exigência, no profissionalismo, na competência.
E, Bruno de Carvalho, vê se tens algum bom senso porque qualquer pessoa se interrogaria porque raio ninguém consegue estar a trabalhar ao seu lado muito tempo! Não é normal. Toda a gente se incompatibiliza contigo e és tu que estás sempre certo e os outros são todos burros e incompetentes? A sério que achas mesmo isso?
Ganha tino, homem!
É verdade que nem tudo foi justo – é só contigo que isso acontece? – mas, caramba, bem que fizeste para teres o fim que tiveste no mandato! Assume os teus erros, vira a página e recomeça… Quem fez o que tu fizeste, e refiro-me à parte boa, tem de ter algum valor. Foca-te nisso e tenta aprender com os erros, muitos, que fizeste!
Que enjoo deste assunto…
3 Julho, 2019 at 11:58
+1906
3 Julho, 2019 at 21:48
Isso, banana.
Continua a mamar na promessa do futuro maravilhoso.
Continua a confiar o futuro do teu clube nos croquetes ( agora na segunda geração ) com currículos supercompetentes.
Ajoelha-te e reza.
Banana.
3 Julho, 2019 at 11:25
Eu tb acho que ninguém deve ser expulso, mas ele não queria expulsar o Godinho?
Ele já foi suspenso 12 meses, já teve mais do que mereceu, a meu ver.
Passar á frente, já chega de bater no ceguinho.
O importante é o Sporting e o seu Futuro.
SL
3 Julho, 2019 at 11:34
Uh… Não.
Ele até votou contra a expulsão de GL.
3 Julho, 2019 at 11:53
Se antes da votação da suspensão em dezembro passado, tivessem ouvido a defesa e argumentos de Carlos Vieira, provavelmente não teria sido suspenso e ou não se ouviam barbaridades destas.
Actualmente importante é votar, sem ouvir nem pensar muito. Está assim o nosso clube e há quem defenda o estado a que isto chegou.
3 Julho, 2019 at 21:49
É só bananas a opinar.
Este clube não tem remédio.
3 Julho, 2019 at 11:29
Acredito que a expulsão poderá não ser efetiva no sábado, pois certamente alguém vai impugnar a AG alegando erros processuais por causa do direito de defesa e contraditório. Resta saber se uma impugnação tem efeitos suspensivos.
3 Julho, 2019 at 12:10
Claro que vai impugnar, e até me atrevo a antever que vai ganhar. Aliás, acho que o erro de Varandas ao querer expulsar o Bruno é muito semelhante ao erro do Bruno ao não ter querido de imediato demitir-se e ir a eleições após Alcochete e ter preferido criar aqueele braço de fero estúpido com o PMAG: pode custar-lhe a sobrevivência, porque se ganha vão-lhe fazer a vida negra e se perde, igual ou pior.
3 Julho, 2019 at 13:19
Tu és a nova contratacão para a turma dos cartilheiros? Bem-vindo!!
Agora, já disseste essa merda, e ninguem lhe pegou. Um bom cartilheiro deve arranjar material novo, e não bater numa merda resequida em que ninguem pega.
O teu erro foi achar que o pessoal aqui come merda às colheres…. mas já estamos habituados aos da tua laia.
3 Julho, 2019 at 13:37
E pumba, já está. Ando aqui há anos, raramente falo, perdi meia hora a dar aqui a minha opinião sobre o assunto e já sou cartilheiro. A impressão que me dás é que quando fica demonstrado que as coisas não são como tu querias que fossem, chamas cartilheiro a quem to demonstra. Mas não te levo a mal, eu percebo que o assunto te enerve porque a mim também me enerva, mas pensa melhor nisso
3 Julho, 2019 at 11:31
Bom Dia a todos. Grande história de amor e paixão.
Para mim independentemente de presidentes, treinadores, capitães e jogadores — Nunca caminharás sózinho ———————
3 Julho, 2019 at 11:45
Bom texto, Placebo!
Também queria que não se expulsasse o Bruno de Carvalho. Mas também queria que ele tivesse outra postura e outra frontalidade e muito mais bom senso, que me parece ser um dos seus grandes problemas – a falta de!
Neste momento sinto-me enjoado de tudo isto, do assunto Bruno de Carvalho, desta guerra ridícula que existe dentro do Sporting – e que se vê tão bem aqui na Tasca!
Bruno de Carvalho tem muita culpa em tudo isto. Primeiro pelo descarrilamento que provocou nele próprio há um ano, onde fez coisa absolutamente inacreditáveis. Depois por nunca ter mudado a sua postura durante este ano, apesar de eu achar que tinha razão nalgumas coisas que dizia. Sempre demonstrou, e talvez isso seja fruto da sua falta de bom senso, que não aprende com os erros. Erra e continua a cometer os mesmos erros, achando que o mundo inteiro é que vai em contra-mão!
Mas não é só ele que tem culpa.
Esta Direcção tem culpa em fomentar esta guerra quando o seu papel devia ser exactamente o oposto: apaziguar os conflitos internos e virar essa energia negativa para o apoio ao Clube, transformando-a numa energia positiva.
Finalmente, têm culpa todos aquelas adeptos que sustentam esta guerra, seja defendendo o Bruno de Carvalho, seja atacando o Varandas, seja atacando o Bruno de Carvalho, praticamente ignorando os interesses do Clube.
Não estando na mesma situação que estávamos há um ano, vamos voltar a iniciar uma época absolutamente divididos e mais focados nestas guerra interna do que em apoiar o Clube – em vez de apoiar A ou B! E, assim, mais uma vez partimos atrás dos rivais… Que sina a nossa!
3 Julho, 2019 at 11:50
Não temos clube, não temos presidente, não temos objetivos… apoiar o que?
3 Julho, 2019 at 12:00
Enfim, ao menos apoia as equipas, se pensas mesmo isso.
Eu estou farto desta discussão.
Acho que não só não nos leva a nada de positivo, como é negativa para nós… Mas é só a minha opinião. Olha, nem consigo, em palavras, exprimir o que sinto sobre tudo isto. Não tenho essa capacidade! Talvez infelizmente…
3 Julho, 2019 at 12:04
Então a tua solução, é esquecer tudo que ilegal e anti-sporting que aconteceu, e ir bater palmas como se estivesse tudo bem… PERFECT SOLUTION.
Ok… não se discute mais isto.
3 Julho, 2019 at 12:31
Mas eu não acho que tenha havido coisas ilegais – aqui sou da mesma opinião dos Tribunais, o que até é raro acontecer! – e não acho que tem havido coisas anti-Sporting.
Também não me vês a bater palmas, desculpa lá!
Mas, já agora, só por curiosidade, a tua solução para todo este complexo problema era qual?
3 Julho, 2019 at 12:49
Não fingir que está tudo bem… E mostrar à atual direção que eles não tem carta branca (como tem acontecido agora).
Eles têm mentido aos Sportinguistas, e não podemos aceitar isso.
Fazer eles perceber que trabalham para nós… Sócios e adeptos… e não interesses externos.
3 Julho, 2019 at 20:07
Sim, não está tudo bem. 100% de acordo!
Sim, é preciso mostrar à Direcção, a esta ou a qualquer uma que lá esteja, agora e no futuro, que eles não têm carta branca! E, meu caro colega de debate, carta branca teve o Bruno de Carvalho e deu no que deu! Não acho que agora a Direcção tem carta branca nenhuma e o que é preciso mostrar-lhes é que não vão ter!
Sim, acredito que, pontualmente, aqui e ali, não disseram a verdade. E queres um exemplo de onde eu estou convencido que isso aconteceu? No acordo com o Patrício, na parte referente aos 2M€ que faltam e que eles disseram ser por um pagamento para “penetração no mercado chinês” e que, na minha opinião, inventaram essa desculpa porque o acordo não foi feito pelo montante indicado – 18M€!
Mas esta cena de não nos dizerem a verdade, ou toda a verdade, não é de agora. E muitas vezes isso acontece, não porque queiram fazer isso por algum interesse escondido mas porque dizendo a verdade os sócios, cegos e demagogos, não aceitariam essa verdade!
E pegando no exemplo que te dei acima, que dirias tu, e a esmagadora maioria de nós que aqui comentamos, se assumissem que o acordo se fez por 16M€ e não pelos 18M€, depois do Cintra ter recusado o acordo pelos 18M€? Não ias levantar suspeições?
E, no caso de seres tu a representar o Wolverhampton, até estando disposto a pagar, por uma questão de urbanidade, mesmo achando que não o tinhas de fazer, depois de eu, em representação do Sporting, já ter recusado os 18M€ que oferecias, continuavas a oferecer esse valor sabendo que para mim era imperativo chegar a um acordo para conseguir pagar o EO um mês depois?
Sim, eles trabalham para nós, sportinguistas! E sim, é preciso que nunca o esqueçam – aqui o paralelismo com os Governos da Republica, que trabalham para nós, povo, é perfeito! – e sendo necessário temos que os lembrar disso – algo que simplesmente não acontece com quem nos representa enquanto povo!
Portanto, Odraude, concordo a 100% contido. Tudo isso que dizes, eu apoio. O que nos separa, e não falo deste assunto que estamos a debater mas de um modo geral, porque raramente concordamos em que assunto seja, é a maneira como tu vês as coisas ser diferente da maneira como eu vejo as coisas!
E no fundo é isso sempre que nos separa, a nós todos. Porque todos queremos o melhor para o Sporting.
E se eu disser aqui que “devemos lutar pelo melhor para o Sporting”, não há um tasqueiro que venha dizer que não! Agora, o que é o melhor para o Sporting para mim, pode ser diferente do que é o melhor para o Sporting para ti. E é daqui que sai, quase sempre, a guerra e a ofensa porque muita gente não percebe que nós – ou pelo menos grande parte de nós! – estamos somente a dar uma opinião e nada mais!
3 Julho, 2019 at 23:38
Bom comentário.
3 Julho, 2019 at 22:01
Os tribunais ainda não julgaram este caso, banana.
Os juizes simplesmente deram razão a providência cautelar porque servia os interesses do benfica em afastar Bruno de Carvalho da presidência incomoda que estava levar a cabo, banana.
Agora que este objectivo foi cumprido, prepara-te para que os tribunais deem razão em julgado a BdC porque isso servirá para destabilizar novamente o clube, o que continua a ser do interesse do benfica, banana.
3 Julho, 2019 at 12:36
BdC é história, já nem interessa a sua postura.
Deixem-no estar, continuando sócio do Clube.
3 Julho, 2019 at 11:48
Há uma pessoa que vai ser expulso de socio e ira ser preso também…
Porque???
Porque tem que servir de exemplo para quem ousar mexer com o sistema.
Leram aqui primeiro.
3 Julho, 2019 at 11:53
O melhor capitão que vi jogar no Sporting, marcou a nossa geração.
Merecia mais do que ninguém ter sido campeão de leão ao peito, mas o carlos lampião manuel com quem não se dava deste o tempo em que jogaram juntos, não deixou.
No sábado irei votar contra a expulsão, devo isso a BdC.
Foi graças a ele que voltei a ser sócio, juntamente com o meu pai, e que voltei a ter fé
no meu Sporting. Aquele Sporting que os anos da linhagem croquete me tiraram.
O Sporting em que eu acredito, verdadeiramente a maior potência desportiva popular, tem muito de brunismo e não consigo aceitar que se queira expulsar do Clube, quem tanto lhe deu/devolveu. A começar pelo próprio Pavilhão, onde está prevista esta humilhação. Eu sabia que a elite do Clube o odiava e nunca lhe perdoaria a afronta,
por isso não estou desiludido com esses. Entendo de onde vem o seu ódio.
Estou verdadeiramente desiludido com Sportinguistas como eu, anónimos, que estão completamente cegos pelo ódio a BdC. Estão a ser completamente manietados.
E não é por acaso que todos os lampiões que eu conheço, odeiam BdC de morte. Perceberam bem a ameaça que o seu legado representa para o carnide.
No fundo, sabem que se o Sporting tivesse 10, 1000, 100 mil Brunos de Carvalhos não tinham hipóteses connosco.
E nem é uma questão de ser campeão, porque o roquette e o dias ferreira também foram, é muito mais do que isso!
3 Julho, 2019 at 12:01
Yeep
3 Julho, 2019 at 12:07
“E não é por acaso que todos os lampiões que eu conheço, odeiam BdC de morte.”
Esta frase diz tudo!!!!
A minha memória nunca se apagará!!
3 Julho, 2019 at 12:23
“”Estou verdadeiramente desiludido com Sportinguistas como eu, anónimos, que estão completamente cegos pelo ódio a BdC. Estão a ser completamente manietados.
E não é por acaso que todos os lampiões que eu conheço, odeiam BdC de morte. Perceberam bem a ameaça que o seu legado representa para o carnide.
No fundo, sabem que se o Sporting tivesse 10, 1000, 100 mil Brunos de Carvalhos não tinham hipóteses connosco.”” Tão verdade, meu caro Val Verde, tão verdade!! Subscrevo a 100% – e só isso, tão só apenas isso, basta para demonstrar o grau de total insanidade que envolve toda esta questão à volta da demencial decisão de partir para a expulsão de BdC! A ingratidão, o ódio e a tentativa de servir outros interesses que não os dos sócios (e do próprio clube) parecem não ter limites no nosso clube aos dias de hoje, infelizmente!! 🙁 SL
3 Julho, 2019 at 13:09
Bom comentário!
3 Julho, 2019 at 23:43
Grande verdade Val Verde.
3 Julho, 2019 at 11:59
Pelos constantes atropelos aos estatutos há razões para expulsão (criação de orgãos e cargos que não existem, insultos claros a consócios, insultos a atletas, etc…).
Mas era bom que não fosse expulso, se propusesse a eleições daqui a 4 anos e ficava tudo em pratos limpos!
Agora, que equipa directiva, técnica e atletas estariam dispostos a avançar com ele??
3 Julho, 2019 at 12:03
Não concordo.
Os atropelos aos Estatutos valeram-lhe a destituição e, são justificação para suspensão. Não para expulsão, acho eu.
Nem percebo essa vontade em expulsar sócios… E não digo que é o seu caso. Falo no geral…
3 Julho, 2019 at 12:08
Ok, concordo. Expulsão é muito forte.
Têm a palavra os sócios.
3 Julho, 2019 at 12:08
Os atropelos aos estatutos não me dizem nada, são apenas desculpas juridicas para o expulsar. A própria Comissão de Gestão nomeada por um PMAG demissionário e sem aprovação dos sócio não está prevista nos estatutos. Primeiro era o cashball, depois Alcochete e agora são os estatutos. Tudo serve contra ele.
Eu vejo o Brunismo mais como uma escola, pode viver mesmo sem BdC.
Neste momento ele não tem condições para ser presidente, mas daí a ser expulso vai uma grande distância.
3 Julho, 2019 at 12:34
É o que eu digo quando sou multado por excesso de velocidade…
Sr. Guarda, o código da estrada não me diz nada, são apenas desculpas juridicas para me multarem… 😉 O fodido disto é que nunca funciona. Cagam no que eu digo e multam-me na mesma… 😀 😀 😀
O que é isso do cashball?
3 Julho, 2019 at 12:17
Claro que não há razão nenhuma para expulsão! Ele já foi punido pela destituição e pela suspensão, chega. É claro que eu também achava que não havia motivo nenhum para expulsar o Godinho, mas como o povo – e com toda a razão – não gosta do Godinho, lá foi ele. A expulsão é para casos tipo Pereira Cristóvão, ou os vândalos que foram à Academia. Seria para o Bruno se e quando ele viesse a ser condenado, nunca antes. Se vamos aplicar a expulsão a um ex-presidente que se rodeu mal e cometeu excessos, ilegalidades até, na luta pelo poder e durante um momento de crise, então aos que invadiram a Academia fazemos o quê, matamo-los? É uma doideira pegada e o Varandas ainda se vai arrepender desta canalhice, que ainda por cima é contrária ao que tinha prometido ( e não me venham dizer que o CFD é que decidiu porque se o Varandas quisesse o CFD decidia ao contrário, ponto).
3 Julho, 2019 at 13:15
O Godinho é um caso gritante de incompetência (a todos os níveis)
3 Julho, 2019 at 13:39
Pois é. E a incompetência dá direito a expulsão? A meu ver, não.
3 Julho, 2019 at 13:54
Não, a menos que se prove que a pessoa quis prejudicar o Sporting, como foi o caso do PPC.
3 Julho, 2019 at 22:07
A incompetência, não.
A vigarice, sim.
4 Julho, 2019 at 2:46
Cada vez me convenço mais que a presidência de Godinho Lopes, desastrosa para o Clube tanto a nível financeiro como desportivo, não foi um caso de incompetência, foi antes uma estratégia cuidadosamente montada de forma a colocar o Clube numa situação tão má que, em Assembleia Geral, os sócios seriam obrigados a escolher entre a alienação da maioria da SAD ou a falência. Tudo isto orquestrado por um fdp que, pode ser míope, mas que de parvo não tem nada. Infelizmente para eles apareceu um gajo maluco que lhes trocou as voltas.
Rogério Alves está de volta, em minha opinião com, a mesma agenda, e é por isso que é urgente expulsar de sócio aquele que há uns anos lhe estragou os planos, quando tudo parecia tão bem encaminhado.
3 Julho, 2019 at 15:39
“É claro que eu também achava que não havia motivo nenhum para expulsar o Godinho, mas como o povo – e com toda a razão – não gosta do Godinho, lá foi ele”
Completamente de acordo. Embora na altura (e hoje) tivesse a convicção de que o enGodinho, além de gestão danosa, também praticou actos duvidosos que beneficiaram outrém que não o Sporting, provavelmente votei a favor da sua expulsão mais pela onda do que por conhecimento de facto.
Por isso não concordo, antes de mais, com a responsabilidade dada aos sócios de decidir a expulsão de alguém. Mas que percebo eu ou os outros milhares de sócios que vão lá no Sábado (nem sei se me apetece ir) de estatutos a fundo, do processo e, especialmente, de Direito? Não devia ser quem tem essa bagagem o responsável por decidir, isto é, o CFD? Para quê eleger um CFD se este não assume a responsabilidade daquilo que é a sua competência?
E, caso sentisse que houve marosca e irregularidades no processo, o sócio penalizado podia recorrer para um tribunal civil?
“e não me venham dizer que o CFD é que decidiu porque se o Varandas quisesse o CFD decidia ao contrário, ponto”
Isto vale tanto para este CD como para o anterior, que agora apregoam terem votado contra a expulsão do enGodinho mas que só não vê o cinismo dessa atitude quem não quer…
3 Julho, 2019 at 15:47
Tanta gente que pode confirmar e até estavam presentes, ninguém desmentiu mas tu é sabes:
“Inclusivamente, e os anteriores membros do Conselho Fiscal do Sporting, alguns AQUI PRESENTES, PODEM CONFIRMÁ-LO: eu e o Presidente Bruno de Carvalho apresentámos as nossas alegações para que o Conselho Fiscal e Disciplinar, presidido pelo Professor Jorge Bacelar Gouveia não expulsasse o Eng. Godinho Lopes.”
3 Julho, 2019 at 16:29
Eu não disse que não votaram contra.
O que eu quis dizer era que, sabendo de antemão, como toda gente sabia, que a maioria odiava o Godinho, bem podiam votar contra que a decisão dos sócios não iria ser alterada. Daí eu ter falado em cinismo.
3 Julho, 2019 at 17:08
Pois, mas deves estar esquecido que o Godinho nem sequer recorreu. Ou melhor, recorreu directamente para os tribunais.
Godinho foi expulso pelo CFD em Junho de 2015 e os sócios foram informados da decisão em finais de junho desse mês, julgo que não foi feita qualquer votação aquando da informação da decisão do CFD.
“Foi aplicada por seis votos e uma abstenção a sanção disciplinar de expulsão, agravando a sanção disciplinar proposta pelo instrutor (que era a de suspensão por um ano), considerando a prática de infrações disciplinares muito graves para a imagem e património do clube”, lê-se no comunicado.”
3 Julho, 2019 at 20:52
Concordo muito isto.
3 Julho, 2019 at 16:50
Assim é que é, um pequeno reparo se mantiveres e de certeza que manténs, o mesmo critério para todos os membros dos OS do clube prepara-te para expulsares mais de 1.000 sócios….a lembrar todos os CD de Soares Franco, roquete, Santana, Godinho…..
Ou o rigor só é valido para uns e para outros vale tudo?
3 Julho, 2019 at 13:10
Belo texto, Placebo.
3 Julho, 2019 at 13:19
De todas as calúnias e estratagemas que foram concebidos nestes últimos tempos não há nenhuma que me provoque mais nojo do que esta:
“Ah, se Bruno se tivesse demitido depois voltava a concorrer e ganhava as eleições.”
Em que mundo paralelo é que estas pessoas vivem?
Assim que ele se demitisse era imediatamente considerado o culpado da invasão de Alcochete e do cashball. Imediatamente.
Chega de alimentar esta calúnia!
E, não, neste momento não o queria como presidente do clube.
E esse é o maior drama que temos no Sporting — não pode ser ele mas também não temos qualquer alternativa vagamente credível para gerir os destinos do clube.
3 Julho, 2019 at 13:26
É obvio.
Aliás, o Presidente explicou tudo na altura.
Ele não se iria demitir, mas se os sócios arranjassem as 1.500 assinaturas ele respeitava.
Ele sairia pelo seu próprio pé quando a restruturacão ficasse terminada, em Setembro ou Outubro.
Por isso, nem sequer podem dizer que ele não se demitiu, porque tentou sair dai a uns meses, e nunca ninguem requerer a sua saida, excepto o bombeiro (o mesmo que estava a ocupar o cargo ilegamente, e ainda convocou uma AG sem a mesma ter sido requerida pelos sócios).
Poucos se recordam, mas as assinaturas recolhidas pelo bombeiro que foram validadas pelo clube, não chegavam para pedir uma AG…. nem sequer 1.500 votos atingiram. E ainda assim querem fazer querer que foram 71% a favor.
3 Julho, 2019 at 13:40
Isso é falso. Simplesmente falso. Defendam o que quiserem, mas não queiram reescrever a história.
3 Julho, 2019 at 13:44
[…]mas não queiram reescrever a história.”
E a lata. A suprema lata. O desplante total.
Que nojo.
“Chama-lhe puta antes que ela te chame o mesmo a ti.”
3 Julho, 2019 at 14:55
Deves estar a ver-te ao espelho, porque quem anda aqui a chamar nomes a toda a gente não sou eu. Mantenho o que disse, não digo que o estejas a dizer por maldade, Mas o que disseste é objectivamente FALSO. Se o Bruno se tivesse demitido quando devia, hoje era Presidente do Sportinh. Custa admitir que o homem além do mais foi nabo… mas foi, é o que temos. Nem para ele foi bom.
3 Julho, 2019 at 14:55
* Sporting (Sempre)
3 Julho, 2019 at 15:06
Como consegues provar que é *objectivamente* falso?
3 Julho, 2019 at 15:21
Não consegue. Nem objectiva, nem subjectivamente.
3 Julho, 2019 at 15:20
Não, não é falso. Isso não passa de uma conjectura tua.
Em política, e para a opinião pública (e aqui é essa que interessa), qualquer pedido de demissão que seja feito após um acontecimento fracturante é imediatamente considerado como uma admissão de culpa. Repito, para a opinião pública.
Quem o faz, geralmente, alega a sua inocência e a defesa dos supostos superiores interesses da instituição.
Mas, para o público, o que fica é a mancha.
A culpa. O admitir que se errou. A chaga.
Ora, ou tu sabes algo que mais ninguém sabe sobre a culpa de BdC em alguma das ridículas acusações que lhe fazem, ou simplesmente estás a propalar uma parte da cartilha que surgiu nessa altura e à qual muitos sportinguistas deram crédito.
Nem tu nem ninguém pode afirmar o que se passaria se BdC tivesse feito o pedido de demissão nessa altura.
Tu acreditas (ou queres que outros acreditem) que tinha sido uma tábua de salvação para BdC.
Eu, que infelizmente tenho uma consciência empírica em relação a uma certa facção do nosso clube, acredito que seria uma âncora que imediatamente colocava BdC na prisão.
Era aliás o plano original. Como BdC não cedeu a corja teve de dar um bocadinho mais à unha.
Mas no final a vitória chegou, não é Rui Moreira?
3 Julho, 2019 at 16:27
Então são conjecturas, não são verdades. Concedo sem qualquer problema. Assim, eu tenho a minha conjectura e tu tens a tua. A única diferença é que a minha conjectura baseia-se no apoio de 90% dos sócios que o BdC tinha até se enredar na palhaçada. É um apoio dificílimo de perder e ele conseguiu. Acompanhei o dia-a-dia com dor e vi, na altura, que os delírios com a CTMAG e as providências, etc deram cabo da posição do Bruno. Tu não viste assim, mas no dia 23 de Junho a AG deu-me razão. Mas tu achas que foi um churrasco. E assim sucessivamente. A minha ideia baseia-se na irrelevância dos anti-bruno até ao dia em que o Bruno começou a esgotar a paciência aos sportinguistas normais – 71% de burros, segundo a tua conjectura, à qual eu não adiro. Repara que desde Fevereiro que muita gente normal dentro dos 90% tinha começado a dar sinais de desgaste perante a palhaçada da AG suspensa e as ameaças de demissão, etc. Mas o Bruno – e alguns seguidores mais acríticos- não deu importância. Ainda assim, na continuação da AG o Bruno esmagou. A caixa de comentários da tasca da altura demonstra que dia após dia havia pessoas normais, até então apoiantes do Bruno, que iam perdendo a paciência. É nisto que se baseia a minha conjectura. A tua conjectura baseia-se em… nada. É apenas e só uma teoria da conspiração.
3 Julho, 2019 at 22:21
O problema, teu e do psfilipe, é que ambos têm razão em determinados pontos e ambos não têm razão noutros.
E então andam às cabeçadas.
Eu podia estar aqui a perder tempo em explicar porque razão cada um de vós tem razão numas coisas e não a tem noutras.
Nada é tão simples. Não é preto ou branco.
Bruno é mau, mas os outros também o são.
A diferença, é que um trouxe vitalidade ao clube (e depois perdeu-se, arranjando inimigos em todo o lado); os outros, que também já infringiram os Estatutos, batem palminhas, capitalizando ganhos com os sportinguistas descontentes com BdC.
A história é contada pelos vencedores…
BdC não tem hipótese de se justificar. Já foi condenado em praça pública.
Uma nota final, para o Rui: hoje, a tentativa de colar BdC a Alcochete correu mal. Isto devia ser um abre olhos para alguns que não acreditam nos defensores de BdC e acham que o homem é a pior pessoa do mundo e arredores… e que não houve um complot para o apear (apesar de ser um tipo com um feitio difícil e de ser narcisista).
3 Julho, 2019 at 22:29
Rui Moreira, tu tens noção que ao argumentares que o que faz cair BdC foi a antagonização dos sportinguistas e – já agora 100% da população portuguesa – (que não foi: foi uma golpada por afrontar interesses muito poderosos dentro e fora do clube inclusive nos lampiões, e passando em particular pela lavandaria do mendes), estás a dar razão ao psfilipe?
Na praça pública o homem estava queimado e sem qualquer defesa. Concedida a derrota também quebrava a espinha. Morria o homem.
3 Julho, 2019 at 13:57
Não se pode reescrever o que não foi escrito.
3 Julho, 2019 at 14:13
Ia escrever isso mesmo, é cada argumento!
3 Julho, 2019 at 16:59
Ele não tinha de se demitir tinha era de marcar eleições pedindo, não ordenando, uma AGE….
Quanto ao resto potato, potato “se ele se demitisse ainda hoje era presidente” tem tanto valor como o teu “se se demitisse era declarado culpado” são ambas “suponhamos” a única coisa que é comprovável é que a estratégia que ele adoptou não resultou, logo por exclusão de partes podemos descartar essa, ou estou errado?
SL
4 Julho, 2019 at 2:50
Carlos Vieira