Chegado a Portugal com 10 anos de idade (filho de emigrantes, família quase exclusivamente lampiona), começou-me desde logo a aborrecer, neste país em que dois « F’s » e meio são « Futebol », a basófia galinácia que me era dada a contemplar.
Estávamos em 1984, época onde marcavam presença pelo Clube atletas como Damas, Zezinho, Venâncio, Jordão e Manuel Fernandes, e onde despontavam Carlos Xavier e um recém-chegado Oceano. A comichão que o Clube provocava aos meus irritantes interlocutores deve ter contribuído para este amor à primeira vista, mas sei lá bem, só percebi claramente que o coração era verde e branco, de Leão, e assim fiquei, longe de imaginar que esse era o segundo ano de um longo jejum de 18.
Mas esse jejum nunca importou, em Era de putaria a Norte, entretanto substituída pela toupeirice da nádega contro-lateral. Porque havia fibra, havia sentimento, havia honra, havia história. Pelo caminho houve também Jorge Gonçalves e as suas « unhas », e depois a grande crise de 1988-1989, com salários em atraso à mistura, hemorragia de jogadores a rescindirem com justa causa (Morato, Fernando Mendes), uma puta de sina por cá, está visto….
Lembro-me de, nessa época em que tudo parecia desmoronar como um castelo de cartas numa crise que sucedia a outra crise, antes do « Rei das Águas » pegar no leme e dar arrumação à casa, de ler uma entrevista marcante daquele que seria um dia o maior e melhor Capitão que conheci em vida no Sporting, dizendo que ali se jogava por amor à camisola, e que se jogava sempre tudo em cada jogo, e que os problemas de dinheiro teriam tempo para ser resolvidos como sempre são no maior Clube português. Restituindo alguma da dignidade perdida pelas traições do defeso.
Orgulho! Não seria apenas um Capitão de equipa, era o Capitão de todos os sportinguistas, a sua reserva moral, aquele elemento que nunca deixava o adversário esquecer a grandeza que tinha o Clube, e que ele tão bem personificava, Comportamento exemplar dentro e fora do campo, capacidade de esforço e sacrifício inigualável, força e pulmão fora do comuns, mais de 400 jogos, quase 50 golos.
Nestes tempos de hoje e sem o seu carácter e amor ao Clube (que já não existem na profissão, não assim…), Oceano da Cruz seria uma estrela de uma equipa qualquer de topo europeu, a jogar a Champions todos os anos, e a fazer uma perninha pela Selecção.
Um Leão, que na minha infância e adolescência personificou o que de melhor o Sporting significava. Quase sem títulos, mas com toda a alma e mais alguma. Diferente….
Quando em 1998 ele deixa vergonhosamente o Clube, da forma que foi (em conflito com o paneleiro do Carlos Manuel que treinava a equipa, sem o apoio que devia ter recebido dos dirigentes da altura), foi o Sporting que eu conhecia que foi enxovalhado, foi o Sporting em que eu acreditava que foi posto em causa. Mais do que ninguém, ele merecia estar no Clube dois anos depois, e acabar a carreira finalmente campeão pelo seu Sporting. Nunca mais se repetiu um Capitão assim, nem sequer vagamente parecido.
E foi em 1998 que eu decidi que não me identificava mais com esta Associação Desportiva, que tratava assim as suas lendas e a sua história, e em que deixei de pagar quotas (retiradas com tanto sacrifício da mesada…) e de seguir a sua actualidade. Pelo menos não com a paixão de outrora, não com a assiduidade nas bancadas do passado. Distante, e foi distante que festejei os campeonatos de 2000 e 2002, e a inauguração do estádio.
Entretanto comecei a trabalhar, nasceram os filhos e, para lhes incutir os valores nos quais sempre acreditei, reaproximei-me, e reassociei-me (mais eles) após cerca de 10 anos de divórcio, em 2009. Tempos mornos, mais parecidos com os tempos de 1986-1989, e desta feita com a agravante de não haver a reserva moral que continham alguns atletas e que eu tive a felicidade de presenciar.
Após penoso e lento definhar, eis que em 2013 surge um vento de mudança, uma lufada de ar fresco. Um projecto personificado pelo Bruno de Carvalho, com uma sucessão de bons treinadores, com um arrumar da casa, com uma revitalização geral das modalidades e das estruturas, com a criação de uma espinha dorsal na equipa de futebol, com uma cessação da crónica hemorragia de atletas sem ponta de racionalidade, e por aí fora. Voltei a ver um Sporting à Sporting, com valores parecidos aos que sempre acreditei serem característica do Clube, voltei a vibrar genuinamente, tal como tinha deixado de o fazer desde a golden-hour do Liedson quase uma década antes.
Depois é o que se sabe, a hecatombe de disparates e erros estratégicos do final da época 2017-2018, devidamente atiçados pelos anticorpos entretanto criados, e chegámos ao defeso da época passada com todas as suas patetices e dificuldades. Estamos ainda em convalescença de mais uma desgraçada crise, com mais desgraçadas rescisões à mistura e delapidação do património do Clube. Ficámos todos com um pouco menos em que acreditar, mais uma vez, num Clube que teima em testar a nossa fidelidade a troco de quase nada, e cada vez menos.
Acredito porém na regeneração, acredito que as coisas podem mudar outra vez, e que tempos melhores poderão vir. Que há algures reserva para mais um reerguer. Este não será o último Presidente, e estes não serão os últimos treinadores e jogadores do Sporting Clube de Portugal, e com eles ou com os que se lhes seguirem, as coisas poderão voltar a ficar de acordo com os princípios fundamentais do nosso lema, e gerar o entusiasmo e a paixão do passado recente (e de tantos outros passados menos recentes). Pegando no recente discurso no Dia da Nação, basta que nos voltem a dar razões para acreditarmos, desta feita enquanto colectividade.
Por isso não brinquem com os sentimentos dos sportinguistas: o anterior Presidente do Clube, que fez um trabalho mais que meritório em prol do mesmo a vários níveis, e que também cometeu erros pelos quais pagou bem caro pessoalmente e profissionalmente, foi e É SÓCIO do Sporting Clube de Portugal! E TEM QUE CONTINUAR a ser sócio do Sporting Clube de Portugal! O seu afastamento compulsivo seria uma nova machadada em tudo aquilo que acredito serem os valores deste Clube, e tal como eu existem muitos, muitos mais, make no mistakes. Não quero voltar a divorciar-me desta nossa Associação, mas fá-lo-ei seguramente se essa for a opção desta Direcção, pois não irei nunca pactuar com algo em que deixei de acreditar, e não posso acreditar em quem faça uma coisa destas a um homem que tanto nos deu, e que tanto deu de si, com as suas qualidades e defeitos.
Assim tenham estes dirigentes a inteligência de o perceberem, e de compreenderem bem como querem continuar a gerir o Clube: com os seus sócios e adeptos juntos e pacificados, ou com apenas uma parte dos sócios e adeptos.
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Placebo
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
3 Julho, 2019 at 13:27
Está obsessão com a expulsão do ex Presidente só pode ser explicada com medo.
Muito medo que lhes tirem as tetas outra vez.
Não há outra explicação possivel Para quem esta morto como dizem as percentagens
Ou então as percentagens não são de todo verdadeiras.
Dia 6 é dia de aniversário e nem quero saber do que se vai passar.
O dia seguinte de qualquer das formas já está decidido e vai ser uma valente merda.
3 Julho, 2019 at 13:41
E já agora…
Hoje o clube parece-vos dividido?
Esperem pelo dia 7…
É que nem do ponto de vista político-estratégico isto devia ser feito.
Ou seja, aqui, até estou a dar uma ajudinha ao fantoche fivelas.
Deixem a poeira assentar e daqui a uns anos começa a malta toda a quem caiu a ficha mais tarde a dizer — “Cabrões!! Até o expulsaram no pavilhão que ele próprio construiu!!”
Asnos.
3 Julho, 2019 at 13:47
Ahahahahahah visto dessa perspectiva… CHEGA A SER CÓMICO, de tão trágico.
Illuminati
3 Julho, 2019 at 13:51
Este ano correu bem. Deixa a bola não entrar nos penaltis daqui para a frente e vais ver, Pretoriano
3 Julho, 2019 at 14:31
Nem mais!
3 Julho, 2019 at 14:56
Nisto já estamos de acordo.
3 Julho, 2019 at 15:42
Eis o desejo de um “sportinguista”.
3 Julho, 2019 at 16:39
Eu desejo que não aconteça, mas receio bem que seja o mais certo. São conjecturas, lá está. Infelizmente a esperança não abunda.
Mas até tinha piada, nós que somos sempre acusados pelos rivais de no Verão dizermos sempre “este ano é que é”, estarmos agora a chorar que “este ano não me cheira que vá ser” e no fim ser mesmo. Olha, quem me dera, caguei nos brunetes e varandetes e croquetes, quero é ser campeão 😀
3 Julho, 2019 at 22:26
+1 aqui
3 Julho, 2019 at 17:05
Eu desejo que o pai natal exista, mas prevejo que vou ter de ir eu comprar os presentes dos miúdos….
Estás a ver a diferença ou faço um desenho para a próxima?
3 Julho, 2019 at 22:23
Escreves isto e depois admiraste de dizerem que queres que o Sporting perca e blá bla blá…
3 Julho, 2019 at 22:25
“Panta-Leão
3 Julho, 2019 at 15:42
Responder
Eis o desejo de um “sportinguista”.”
Eu não disso?
Levas logo com estes comentário…
Os Espanta-Leões desta Tasca não perdoam…
3 Julho, 2019 at 22:25
*disse
3 Julho, 2019 at 15:53
Está um pouco enganado, e esse discurso é demonstrativo da merda de sportinguismo.
Não foi o BdC que construiu o pavilhão, foi o SPORTING e o pavilhão é do SPORTING. Quanto muito, e daí tiro-lhe o chapéu, mandou construir. O Sporting somos nós, eu não vou para o estádio com uma camisola com a cara do BdC, com o cachecol a dizer amo-te BdC e gritar BdC és o meu grande amor (até porque não estou virado para esse lado). Vou com as cores do SCP.
Também não grande adepto do Varandas mas sei destingir o clube das pessoas! Nunca na vida irei afirmar o estádio do Godinho (até me vomitei e escrever isto) e tu está ao nível disto.
3 Julho, 2019 at 16:10
Boa, Jimbas.
É isso tudo.
O Sporting somos nós 😀
3 Julho, 2019 at 17:03
Estas coberto de razão, temos outro imberbe estratégico á frente do clube…..já são, com este, para aí uns 7 ou 8 seguidos….
3 Julho, 2019 at 13:56
O atual presidente é um choninhas incompetente. O anterior é um doente mental, um narcisista egocêntrico megalómano sem afecto a ninguém além dele mesmo (veja-se como não se coíbe de instrumentalizar publicamente as filhas, não detendo declarações de amor que puxam o vómito a qualquer progenitor decente), que se rodeia de gente tão asquerosa quanto ele (veja-se o advogado que ora o representa).
Obviamente, consume-se a expulsão.
P.S. O Oceano está longe de constituir o herói que se invoca no post. Era um jogador muito limitado, cuja “raça” era gerida consoante as audiências. Numa época de transição televisiva, em que o número de jogos transmitidos integral e directamente pela televisão era muito reduzido, contrastava as exibições fisicamente “fulgurantes” em casa, com “apagamentos” fora. No fundo, não passa de outro manipulador de impressões. Perguntem a quem tenha jogado com ele o que acha do seu carácter.
3 Julho, 2019 at 15:33
Eu já li de tudo, mas que o Oceano “geria a sua raça” é a primeira vez!
Deves ser um rapaz novo. Se não o fosses, sabias que na época das “transmissões reduzidas”, a malta ouvia os relatos todos pela rádio (e os gajos da rádio não deviam mentir quando, sistematicamente, diziam que o Oceano deixava a pele em campo, pautando-se sempre, ou quase, com exibições ímpares, no mínimo, de raça e esforço). Se não fosses novo também sabias que os jogos em casa eram regra geral aqueles que NÃO eram transmitidos (ou seja, víamos os jogos fora, os tais em que ele segundo a tua peregrina opinião ele “geria”). E se não o fosses terias presenciado e lido verdadeiramente os testemunhos sobre o seu carácter.
Mas para isso era preciso que não fosses novo na altura. Se por acaso não o eras, então o teu problema é outro, mais grave, e fazes parte das tais gentes com as quais deixei de me identificar nos idos 1998, e com as quais seguramente não me identifico hoje.
3 Julho, 2019 at 16:10
Sim, sim, o Oceano era tão extraordinário que em 11 anos (salvo erro) ao serviço do Sporting amealhou o impressionante pecúlio de uma Taça de Portugal e duas Supertaças. Notável, ímpar… pela negativa.
O Oceano entra no Sporting pouco após a conquista do título em 1982 e abala (com os anos de permeio pela Real Soceidad) pouco antes do final da “travessia do deserto.” Mas, claro, ele não tem nada a ver com isso. Foi uma vítima.
Jogador medíocre (aquelas corridas desenfreadas eram a antítese materializada da inteligência futebolística), péssimo carácter. É, repito, perguntar a tantos e tantos profissionais da bola que foram contemporâneos dele no Sporting.
Grave, meu caro, é o teu estado. É o do mitómano, para mais infantil e cobarde. Ao contrário de outros, em vez de fazer uso da condição de sócio para legitimamente se constituir como oposição combativa ao “regime dinástico roquetiano” e ao seu sucedâneo atual amua e deserta.
Há lá figura mais desprezível que a do desertor.
3 Julho, 2019 at 16:22
Pronto, tive uma reacção dominada pela irascibilidade. Excedi-me. Tens todo o direito a afastar-te do clube como forma de penalizar o rumo que direcções no passado e a atual lhe imprimiram. Não és melhor nem pior por causa disso, muito menos mereces que te chamem “desertor.” Peço-te desculpa pelo epíteto injusto que te dirigi.
Só não me peças para me retratar em relação ao Oceano. Não é boa peça nem modelo de profissional. Nunca foi.
3 Julho, 2019 at 17:25
Eu não te peço nada, 20 anos depois, em que vi esse atleta em particular, do meu Clube, ser tratado daquela maneira, já passei a acreditar que todas as interpretações eram possíveis entre os sportinguistas, mesmo relativamente às suas mais eminentes figuras e ídolos.
Se até o Capitão (e nunca mais houve nenhum desde então com “C” grande) Oceano deixa dúvidas relativamente à sua raça e ao seu carácter, vou ali e já venho, até porque a terra é capaz de ser plana e não quero cair borda fora.
Aliás, não é coisa exclusiva de Oceano, fui também à despedida do Liedson em Alvalade, e o meu filho mais velho, que não estava ainda habituado a essa peculiaridade do sportinguismo, ficou pasmado com algumas criaturas que se encontravam nas bancadas, e que aparentemente foram de propósito à despedida para o insultar do princípio ao fim do jogo.
É assim, e não és só tu.
3 Julho, 2019 at 16:43
Eu não conheço ex-jogadores de futebol contemporâneos do Oceano, por isso limito-me ao que está publicado, e ao que sempre vi em campo. Claro que tu também não deves conhecer, por isso eu podia simplesmente dizer “olha, nenhum nunca me disse senão bem do Homem”. Mas isso seria alinhar pela tua medíocre linha de (falta de) raciocínio.
Quanto ao palmarés, é medíocre como foram o de Figo, Balakov, Marco Aurélio, Juskowiak, Valckx, Naibet, Amunike, Cherbakov, CR7, Quaresma, Nani, enfim, um sem fim de medíocres que nada ganharam pelo Sporting. Tu sabes que o Sporting é aquele Clube às riscas verdes e brancas, não sabes? Vem este falar de “palmarés” para qualificar atletas do Sporting, quando mais lhe valia ficar calado, pois o objecto de análise fica algo reduzido nos últimos 40 anos. Deve ser a isso que alguns chamam “ter espírito de campeão”.
Quanto à deserção, podes crer que se se provar sábado, como se provou em 1998, que existe nesta altura uma maioria de sócios daquele que é o meu Clube mais parecida com aquilo que debitas aqui (e que, pelos vistos, debitaste na altura) do que com aquilo em que sempre acreditei, desamparo a loja e afasto orgulhosamente as minhas narinas de ti e dos teus semelhantes, e por tempo indeterminado, para só voltar quando, e se, me parecer haver um dia uma mudança de paradigma.
Não devias achar cobarde nem desprezível, pois esta até é a maneira mais eficaz de ficares a chafurdar numa estrutura mais homogénea com a tua própria natureza. Que não é a minha.
Mas vamos ver.
3 Julho, 2019 at 20:08
Respondendo por pontos, brevemente.
1. “Eu não conheço ex-jogadores de futebol contemporâneos do Oceano, por isso limito-me ao que está publicado, e ao que sempre vi em campo. Claro que tu também não deves conhecer.”
Valeria a pena estar para aqui a “bater no peito”? Anoto só a forma insidiosa como chamas a outrem mentiroso guardando-te num pedestal moral inatacável.
2. “Quanto ao palmarés, é medíocre como foram o de Figo, Balakov, Marco Aurélio, Juskowiak, Valckx, Naibet, Amunike, Cherbakov, CR7, Quaresma, Nani, …”
Assinalando que o Quaresma foi campeão nacional pelo Sporting em 2001/02, escapou-te o ponto principal (falta de sagacidade ou má-fé?). Todos os jogadores que citas jogaram um número de épocas limitado no clube (seis, no máximo. O Oceano completou quase o dobro desse limiar máximo. Comparas assim o incomparável. O Oceano é, sem par, o emblema da decadência leonina nos anos oitenta e noventa do século passado.
3. “Vem este falar de “palmarés” para qualificar atletas do Sporting, quando mais lhe valia ficar calado, pois o objecto de análise fica algo reduzido nos últimos 40 anos.”
Para começar qualifiquei um, não vários. Para terminar, na tua lógica tuberculínica talvez fizesse mais sentido “meter a viola no saco” do louvaminhanço. Nenhum jogador mereceria ser destacado porque todos falharam.
4. “se se provar sábado, como se provou em 1998, que existe nesta altura uma maioria de sócios daquele que é o meu Clube mais parecida com aquilo que debitas aqui (e que, pelos vistos, debitaste na altura) do que com aquilo em que sempre acreditei, desamparo a loja e afasto orgulhosamente as minhas narinas de ti e dos teus semelhantes, e por tempo indeterminado, para só voltar quando, e se, me parecer haver um dia uma mudança de paradigma.”
Hã? Que é “aquilo em que sempre acreditei” que se opõe “aquilo que debitas”? Há aqui um problema de argumento. Não me espanta.
Idem para “Não devias achar cobarde nem desprezível, pois esta até é a maneira mais eficaz de ficares a chafurdar numa estrutura mais homogénea com a tua própria natureza. ” Um nadita incompreensível.
Mas eu não levo a mal nada disto. Gera-me apenas alguma pena. A pena devida às criaturas que sem “reservas morais” e “homens providenciais” ficam à nora. Gente literalmente atrelada à sua vontade de submissão.
3 Julho, 2019 at 21:01
Pronto, tive uma reacção dominada pela irascibilidade, e excedi-me:
Por pontos:
1) É óbvio, e consigo vê-lo agora, que és amigo íntimo de muitos ex-jogadores, e não tenho agora qualquer dúvida sobre isso, todos contemporâneos de Oceano, cuja credibilidade é à prova de bala (ao contrário da dele e dos que o louvam), e que desta forma te atestaram que ele é um “manipulador de impressões”, que “não é boa peça” nem um bom modelo de profissional, “péssimo carácter”, jogador “medíocre e limitado”, com raça aos soluços. Afinal, o que é a apreciação de “acções de uma vida”, quando se tem acesso a um bom mexerico sobre a mesma?
2) Parece-me agora evidente que a longa carreira do Oceano nesse Sporting perdedor não é sinónimo de Dedicação nem de Devoção, mas sim símbolo da decadência do Clube nesse período, sendo até um dos seus principais obreiros, com muito mais responsabilidade que aqueles que, não ganhando também nada, foram às sua vidinha para outras paragens desamparando a loja mais precocemente. E lamento ter incluído o Quaresma nesse lote de incapazes, ele não tem nada a ver com esses símbolos todos de decadência, encabeçada pelo ex-Capitão.
3) Não percebo de facto, olhando para trás, como pude ter pachorra para esse Sporting de ineptos, constituído por uma cambada que, basicamente, se limitou a ir falhando. Foram 18 anos para esquecer, e não há nada nesse período digno de nos orgulharmos. Só não percebo como, infelizmente, não acabei murcão.
4) Foi uma frase longa, cheia de vírgulas e difícil de interpretar, o que a tornou incompreensível ao interlocutor, e é de lamentar. E a irascibilidade não serve de desculpa.
Valha-me a tua generosa e altruísta pena para me consolar, para mais dadas as circunstâncias injustas em que te coloquei, nessa imunda submissão à qual me dedico com imoral vontade.
Acabo pois esta conversinha enriquecido com uma sensação de orgulho enorme por pessoas como tu, que não admiram nem se orgulham com nada.
3 Julho, 2019 at 21:19
Louvo a tua paciência a responderes a este tubbie…
3 Julho, 2019 at 21:20
Se bem que ele tenha razão na parte da comparação…
3 Julho, 2019 at 22:22
Comparar o Oceano com o Quaresma?
Para mim, em termos de “Sporting”, também não tem comparação possível, só que ao contrário… 🙂
3 Julho, 2019 at 22:28
Não é isso.
“2. “Quanto ao palmarés, é medíocre como foram o de Figo, Balakov, Marco Aurélio, Juskowiak, Valckx, Naibet, Amunike, Cherbakov, CR7, Quaresma, Nani, …”
Assinalando que o Quaresma foi campeão nacional pelo Sporting em 2001/02, escapou-te o ponto principal (falta de sagacidade ou má-fé?). Todos os jogadores que citas jogaram um número de épocas limitado no clube (seis, no máximo. O Oceano completou quase o dobro desse limiar máximo. Comparas assim o incomparável. O Oceano é, sem par, o emblema da decadência leonina nos anos oitenta e noventa do século passado.”
3 Julho, 2019 at 22:31
O Oceano é um grande exemplo do Sporting e uma boa referência.
3 Julho, 2019 at 22:38
O Quaresma foi um engano, pensei que não tinha sido campeão, tal como os outros.
E claro que o meu ponto é que fartámo-nos de ter jogadores brilhantes que não ganharam nada, e que “não ganhar nada” não era critério de avaliação de qualidade. Ele é que aproveitou a gralha para tentar virar o bico ao prego.
Isso porque penso que não concordarás que o Oceano é o emblema-mor (ou “sem par”) de decadência daquela época? Pessoalmente, digo-te já que se continuei a ser sportinguista, tendo crescido nessa época, foi muitas vezes, e em grande parte, graças a esse Senhor.
SL
4 Julho, 2019 at 11:18
Três observações relativamente “contidas” e a conclusão necessária.
1. Afirmar que aproveitei o deslize relativo ao Quaresma para virar o bico ao prego (quando assinalo a imprecisão mas sem lhe vincar importância, como simples nota lateral) ou – espantosamente – que valorizo o Quaresma (quando deste evidencio apenas o facto de que foi campeão nacional pelo Sporting) é desonesto ou pura e simplesmente estúpido. Inclino-me mais para a segunda possibilidade.
2. Se fizesse depender a condição de sócio da qualidade dirigente e humana dos seus Presidentes, teria deixado de pagar quotas em 1986 quando o João Rocha passou a pasta ao Amado de Freitas, que era um bom homem, mas totalmente inepto para a função). Desde aí, por diferentes razões, nunca mais me identifiquei com qualquer liderança do clube. Sou sócio desde bem antes de 1986, nunca tendo em momento algum interrompido o vínculo associativo ao clube.
3. A redução de todos – eu incluído – a uma mole de gente vagamente definida como “cambada de ineptos” é um truque retórico baixo para evitar contra-argumentar; no caso porque quem a ele recorre, lamentavelmente, é incapaz de pensar.
Uma criatura que faz depender a sua lealdade ao clube da sintonia com os dirigentes e, como se fosse pouco, se arroga o direito de olhar superiormente de cima, putativamente planando sobre o lodaçal, exercitando uma qualidade moral rara, para classificar os sportinguistas segundo géneros prezáveis e desprezíveis é, simplesmente, um merdas sem pingo de vergonha na cara.
És um merdas.
4 Julho, 2019 at 12:03
Houve um “Senhor” que escreveu isto: “(…) tens todo o direito a afastar-te do clube como forma de penalizar o rumo que direcções no passado e a atual lhe imprimiram. Não és melhor nem pior por causa disso (…)”.
Como qualquer leigo poderá concluir, era um “Senhor imaginário”.
E “Senhores imaginários” não vão lá com conversa, precisam de medicamentos.
Melhoras!
3 Julho, 2019 at 16:40
Duvido que ele fosse novo na altura. Cá para mim não era é nascido 😀
3 Julho, 2019 at 20:31
Caro
Do carácter do Oceano não falo, porque não conheço. Pode ser um real f d p, não confirmo nem desminto.
Quanto à postura em campo, vi “n” jogos ao vivo em que, e literalmente, era o único que corria. Aliás, pessoal que diz que gudeljo e diabi foram os piores dos piores, têm uma memória fraquita. Vi jogadores e equipas a roçar o obsceno.
3 Julho, 2019 at 14:02
Vi o Oceano num jogo de pré-temporada, no seu ano de estreia.
Que cepo.
Dois pés que pareciam dois tijolos tortos, e sempre a correr para onde ia a bola, como o pessoal (que ainda corre) nas peladinhas.
O que evoluiu.
Nunca foi um portento de habilidade, mas dominava os princípios básicos de passe, recepção e remate. E bem.
Um exemplo, em especial para os putos que pensam saber tudo
3 Julho, 2019 at 14:03
Oceano – Um Leão como poucos, triste quando saiu mas felizmente ainda veio a tempo de ganhar a taça naquela tarde de calor com Iorda a marcar 2 ao Marítimo.
BdC – A conversa já cansa. Que tal parar com comparações? Apontar o que está a ser mal feito claro que sim, apresentar ideias para fazer melhor seria óptimo, mas chega de comparações com o passado.
SL.
3 Julho, 2019 at 14:05
Ora então vamos lá falar mais um bocado de BdC, apesar de estar fartinho deste assunto. Até acho graça quando me chamam de cartilheiro. Um gajo que não seja 100% seguidor Brunista é cartilheiro. Inteligência do caralho! E também acho graça atirar umas bocas sobre as cabalas. Sinceramente acho esta conversa tão ridicula que um gajo tem de levar isto no gozo. Parece aquela conversa de 2 gajos a verem se a gaja gosta mais dum ou do outro. E passam o tempo a esgrimir argumentos que não levam a lado nenhum enão se chegam à gaja. Nisto aparece um 3º gajo que não perde tempo com estes “rodriguinhos” e pega na gaja e papa-a. E é nisto que andamos aqui há 1 ano. Resultado: NINGUÉM VAI MUDAR DE OPINIÂO. Ou começamos todos a pensar no bem do SCP, esteja lá quem estiver, ou então estamos ainda mais fodidos. Eu se levei 18 anos com os notáveis croquetes e não deixei de apoiar o clube, vou continuar a apoiar agora. O meu clube chama-se SPORTING CLUBE DE PORTUGAL. Não se chama Bruno FC nem Varandaas FC.
Quanto a BdC, votei nele 2 vezes. Fui sempre um acérrimo defensor dele até aos últimos 6 meses. E desde já lanço um desafio a quem me chama aqui cartilheiro que arranje 1 comentário meu contra BdC antes dos últimos 6 meses. Tem uma grade de cervejolas de graça à porta de casa paga por mim. A única coisa que eu não gostava de BdC nessa altura eram os posts de Facebook que achava exagerado. E anda muita gente enganada. Sabem o que derrubou BdC? Fácil, fácil:
a) Não ter despedido JJ
b) Ter virado a guerra exterior para o interior.
Caros, quando se luta para fora é uma coisa, quando se começa a disparar para dentro, a história já é outra. BdC nunca deveria ter criado uma guerra com a equipa de futebol. Tinha despedido JJ. Depois cometeu inúmeros erros, a bola de neve já não podia parar e obviamente iria rebentar para o lado mais fraco.
Quanto à AG de Sábado, o cartilheiro aqui se for lá (ainda não sei se consigo por motivos pessoais) irá votar contra a expulsão de BdC, estou-lhe bastante grato por tudo o que fez no bom de BdC e nunca iria votar a favor da expulsão. Como também não o quero ver nunca mais como Presidente do meu clube. Demonstrou nos últimos meses não ter capacidade para o cargo. O filme não é só como começa, é também como acaba.
3 Julho, 2019 at 14:59
Grande comentário
3 Julho, 2019 at 15:32
Vasco a 1000% de acordo contigo.
Não vou á AG de sábado porque não vou fazer 350Km para votar num assunto que sinceramente pouco importa ao clube no futuro.
3 Julho, 2019 at 16:40
Bom comentário, Vasco.
3 Julho, 2019 at 20:09
Jorge Simão, és tu?
3 Julho, 2019 at 21:21
Quem é o Jorge Simão?
(brincadeira)
3 Julho, 2019 at 14:11
Estatutos, estatutos, estatutos.
Quem fala em ironias de BdC poder ser expulso no João Rocha ( ironia das ironias, também foi no João Rocha que BdC tratou de ofender os filhos de quem dá nome ao pavilhão), não se esqueça que foram estes mesmos estatutos que cavaram a sepultura de BdC. Acrescentem isso na lista de ironias.
3 Julho, 2019 at 14:18
Xiu.
Essa parte não é pra dizer.
Estraga a narrativa às viúvas…
Mas a maior ironia é que há muito que o homem demonstra total desinteresse pelos seus seguidores ao demonstrar zero interesse face ao SPORTING.
Alguém o viu num Pavilhão ou Estádio?
3 Julho, 2019 at 14:25
Não estão mais fartos do que eu de ouvir falar em estatutos. Foram lá todos a correr meter a cruzinha e agora é esta choradeira.
( o total desinteresse pelos seus seguidores ficou bem patente quando depois ainda vem dizer que afinal era a brincar. Que o que ele queria mesmo era que a alteração fosse chumbada para se demitir e depois se recandidatar ( desta vez que gente à altura dele e não aquela cambada de incompetentes ) )
Agora é lidar.
3 Julho, 2019 at 14:27
Da minha parte até pode desaparecer do país (e espero que possa fazê-lo).
Só não reescrevam é a história à custa de calúnias e propaganda da mais reles.
Preservem as memórias e o orgulho que ele devolveu ao clube e deixem-no viver (ou sobreviver, porque não sei se até essa capacidade de viver lhe tiraram).
Ficaria bastante feliz só com isto.
3 Julho, 2019 at 17:01
Viste o homem em algum estádio ou pavilhão?
Portanto se há alguém a querer reescrever a história não sou eu… Mas sim tu 🙂
3 Julho, 2019 at 20:21
Mas achas que ele poderia algum dia entrar no estádio com o que aconteceu no Verão.
Apenas e só a maior perseguição vista a uma pessoa em Portugal.
Tenta outra vez monte de merda.
A seguir à expulsão quero ver quais vão ser as desculpas. As tuas e a do monte de merda gémeo que te acompanha.
3 Julho, 2019 at 17:13
Não sabia que os méritos eram hereditários e passavam de país para filhos….
O que eu vi e ouvi, mesmo, na inauguração do pav com os meus olhos e ouvidos, foi a antiga namorada do xana a ofender todo o CD que erigiu o nosso pavilhao e o dedicou ao pai dela!!! Mas se calhar essa passou- te ao lado certamente visto que tens a crítica tão fácil e rápida…
3 Julho, 2019 at 18:30
Não sei quem é a antiga namorada do Chana e assunto que me interessa pouco é quem namora com quem.
3 Julho, 2019 at 20:46
Uma pessoa que acompanha tanto as modalidades e isto náo é ironia nenhuma, sei isso por experiencia própria, como sabes, agora de repente esqueceu-se que a filha do JR foi insultuosa e quase ordinária na inauguraçáo do pavilháo….e que namorou o chana….tens de tomar umas coisas para a memória, umas gotas ou assim…
3 Julho, 2019 at 21:10
Claro! Como é que eu que até gosto de modalidades e tento acompanhá-las nos jogos me falhou que a filha do João Rocha namorou o Chana? Aliás, se não me engano quando foi chamada para discursar na inauguração do pavilhão, até foi assim que a apresentaram : ” a namorada do Chana”.
Lembro-me sim do discurso, não agradeceu ao BdC e à restante direcção. Foi aí que foi insultuosa e quase ordinária ?
Foi por isso que 8 meses depois, numa AG sobre estatutos, BdC resolveu, no seu discurso, brindar os filhos do João Rocha com insultos? E ainda afirmar que tinha a certeza que se fosse vivo João Rocha estaria ali ao lado dele? A sério? João Rocha se ouviu as barbaridades que BdC falou acerca dos seus filhos até deve ter dado voltas no caixão.
4 Julho, 2019 at 1:22
coisa pouca nao agradecer ao CD que construiu um pavilhao e que decidiu homenagear o pai dela, ainda ao menos se fosse um busto… e sim provavelmente daria voltas na tumba por causa daquilo que foi dito dos filhos (ninguem os insultou nota) mas isso até era facil ás voltas ja estava ele ao ouvir o discurso da filha e a ver com quem ela se estava a aliar….
3 Julho, 2019 at 14:29
Excelente, Placebo!
3 Julho, 2019 at 14:43
Por acaso há uma coisa que gostava de ver feita.
Gostava que, em regime pro-bono, um grupo de malta com capacidade para tal analisasse a fundo essa questão da alegada quebra dos Sagrados e muy Elevados Estatutos.
Sim, esses dos quais NENHUM FILHO DA PUTA alguma vez na história do clube falou durante mais do que 5 minutos (correndo o risco de adormecer!) antes desta merda toda que se passou com BdC.
E não é porque me interessa o resultado prático da coisa — ou seja, deixem lá estar o Varandas porque pode ser que quando ele sair de lá todos percebam, finalmente, a incomensurável borrada que cometeram.
Era só mesmo para esfregar na cara de alguns vermes esta questão das quebras dos ‘estatutos’ e das alegadas infracções aos mesmos.
Era porreirinho.
3 Julho, 2019 at 14:56
A questão da violação dos estatutos é simplesmente uma desculpa para a expusão. Não é claro que isso tenha de facto acontecido, e existiam pareceres que suportavam o que foi feito. Com isto quero dizer que neste campo estamos numa zona cinzenta.
BdC vai ser expulso porque lhe foi colada a culpa do que aconteceu em Alcochete. Prove-se ou não. É só isto.
Z
3 Julho, 2019 at 15:00
Para complementar veja-se que jms, além da rábula da demissão, não cumprio com o que os estatutos determinam ser o seu papel (ignorado os pedidos de marcação de AGs, facto este sim, extremamente lesivo para o clube.)
Está por ventura jms sujeito a um processo de expulsão? Pois…
Z
3 Julho, 2019 at 15:02
E os que invadiram Alcochete?
3 Julho, 2019 at 15:36
Outro caso evidente…
Z
3 Julho, 2019 at 15:37
Esses coitados eram comandados à distância pelo BdC…. o barão do mal.
O facto do fivelas, o JJ, o manuel fernandes, o responsavel pela seguranca da academia, todos eles terem andado a falar calmamente com eles não conta para nada, mas o Presidente que nem sequer lá estava é que tem de ser expulso…. para dar o exemplo.
Como recompensa um foi “eleito” presidente, o outro promovido a responsavel pela seguranca do estádio, os outros dois andam por ai a mandar larachas, e um dia voltarão a um qql tacho dentro do clube.
3 Julho, 2019 at 20:15
Não há bases nenhumas para colar a culpa do que aconteceu em Alcochete ao Bruno de Carvalho nem me lembro de isso estar na nota de culpa que o CFD emitiu sobre o que levava à expulsão dos 2 sócios.
Isso está lá posto, que ele é o responsável pelo que aconteceu na Academia?
3 Julho, 2019 at 22:20
Está banana, implicitamente, está.
3 Julho, 2019 at 15:01
Claro. Obviamente. Simples.
Agora por favor, veste um manto branco, pega no teu cajado e prega a nossa fé por esse mundo!
Eu vou para norte e tu vais para sul.
Depois encontramo-nos em Outubro em Braga para bebermos um copo no Semibreve e assistirmos a Deaf Center.
3 Julho, 2019 at 22:30
Pareceres de quem, da Elsa?
Deixem-se de tretas, houve violação clara dos Estatutos.
Antigos, desactualizados, o que vocês quiserem – mas são os Estatutos em vigor, logo, para respeitar.
Motivo para expulsão? Não!
Motivo para suspensão, sim! E longa!!!
3 Julho, 2019 at 14:54
Enorme jogador o Oceano. Entrou vindo do Nacional era pouco mais que um tosco cheio de garra. Todos os anos se tornava melhor. Acabou capitão e “goleador” (números impresionantes para um trinco, mesmo contando os penalties, que marcava muito bem)
Saudades…
Z
3 Julho, 2019 at 15:43
É, de facto enorme a progressão, passou de tractor a camião Mercedes em pouco mais de 10 anos. Hoje tenho que olhar e contentar-me com um Mathieu (mais do Sochaux do que “nosso”) para encontrar um carisma “parecido”, e já não é pior que em 90% dos anos pós-Oceano.
4 Julho, 2019 at 0:22
Veio do uniao da madeira, se nao me engano.
3 Julho, 2019 at 14:59
O Oceano era um tosco mas depois evoului imenso. Coitado até teve uma vez de ir à baliza depois duma roubalheira do tamanho da torre dos clérigos no antigo estádio das antas em que expulsaram 3 jogadores do SCP. Uma das muitas roubalheiras do porco em plena época do apito dourado, mas esta foi mesmo escandalosa.
3 Julho, 2019 at 15:32
Ficará para sempre na história do clube, como o unico jogador que entrou em todas as posicões em jogos oficiais.
3 Julho, 2019 at 15:33
Logo de seguida, Bruno Cesar!
4 Julho, 2019 at 8:19
ahah mas o Bruno nunca foi à baliza.
3 Julho, 2019 at 22:32
Carlos Valente?
3 Julho, 2019 at 22:33
(O árbitro)
3 Julho, 2019 at 15:02
Ah, para não foder ainda mais o post ao Placebo:
Oceano? És grande irmão. Muito grande!
SL.
3 Julho, 2019 at 15:44
Muito bem, Placebo.
Bem podemos todos dizer que o assunto BdC já enjoa. Na minha opinião o assunto só vai talvez abrandar se lhe for feita alguma justiça (o que pode demorar anos). Até lá, vai continuar a ser o elefante no meio da sala.
Estamos a preparar-nos para a nossa tão querida especialidade que é cometer erros históricos. Estava aqui uma oportunidade de ouro para aproximar os Sportinguistas do Clube, mas enfim… Esta direcção, para além de obviamente querer expulsar um membro da família, continua com uma estratégia de inversão da pirâmide querendo atribuir aos sócios um papel cada vez mais reduzido… A Team Varandas esquece-se que está nos comandos para SERVIR.
O Oceano fará sempre parte das minhas românticas memórias de Sportinguista.
SL
3 Julho, 2019 at 15:52
Estou a chegar à conclusão que as muitas pessoas que acham mal que BdC seja expulso da nossa Associação Desportiva não vão comparecer dia 6 de Julho. Estão fartas desta história toda.
Não há dúvida também que em termos de “militantes activos”, os “anti-brunistas” estão bem à frente dos “brunistas” há cerca de um ano. E decidem a seu belprazer, em grande parte devido à demissão dos “moderados”, que estão cansados, desiludidos, e por isso se demitem de ter voz activa.
Ou seja: o nosso Clube está doente, muito doente.
3 Julho, 2019 at 16:58
Isso acontece muito, Placebo. Eu vou ao És a nossa Fé e passo-me com o Pedro Correia (principalmente este) porque a cartilha anti-brunista é tão parva e tão fundamentalista que o leva a criticar jogadores nossos, etc. (passei-me lá uma vez por causa do Viviano, meu deus que culpa tem o homem de ter sido contratado pelo Bruno?).
Num dos raros dias em que me atrevi a dizer qualquer coisa lá, ao fim de dois comentários era brunéfalo.
Venho aqui e incomodam-me diariamente os comentários de gente que quer que o Sporting perca para o Varandas se lixar e que nos quer convencer à força que a maioria dos sportinguistas são uma cambada de velhos burros, manipuláveis e fracos que destituiu o Bruno sem qualquer motivo e que havia uma clara cabala que só gente estúpida não vê, etc.
Raramente comento aqui, hoje decidi comentar ontra a expulsão do BdC e até dizendo coisas que me parece que farão sentido aos indecisos ou moderados, e ao fim de três comentários era cartilheiro.
Porra, decidam-se pá!
Assim é difícil…
Dão-me licença que ache que o Bruno perdeu o Sporting porque fez merda ao não se demitir (já vinha fazendo desde Fevereiro) e alinhar na estratégia da Judas e afins? Dão-me licença de achar que foi bem destituído e que será um erro histórico e uma injustiça tremenda expulsá-lo.
Já agora, posso achar que juridicamente os jogadores que rescindiram são capazes de ter razão e mesmo assim querer que todos tenham o maior insucesso possível?
Permitem-me que queira que o Varandas seja um bom presidente apesar de não ir à bola com ele? Permitem-me que deseje que o Kaizer seja campeão e no ano a seguir para a Champions apesar de achar que ele é pró fracote?
Obrigadinho, sim?
3 Julho, 2019 at 17:07
Tal e qual, Rui Moreira, tal e qual….
E já agora, mesmo que expulsem BdC naquilo que a meu ver seria uma intolerável injustiça, desejarei sempre, neste caso enquanto adepto, que o Sporting ganhe tudo.
SL
3 Julho, 2019 at 17:28
Sempre, até morrer! Fico triste se a expulsão se concretizar, não gosto de ver o meu clube a cometer injustiças ou ingratidões. Enão é pelo facto de ele ter errado em muita coisa que devemos ser ingratos ou injustos com ele, porque ele também fez imensa coisa boa. Imensa. Fez muito mais bem do que mal.
Mas enfim.
E quando o Oceano foi à baliza? Ah, grande Leão! 😀
3 Julho, 2019 at 17:56
É inexplicável o que ele nos fazia sentir pelo Sporting, numa altura em que as sensações eram tão caras. Foram 18 anos como agora, mas a coincidência fica-se pelo temporal, já que o fervor, a mística e a esperança estavam lá encarnadas, independemente de títulos, de dirigentes e treinadores.
Fazem falta esses atletas, devia-se arranjar uma maneira de voltar a tê-los (ou “torná-los possíveis”), sem ser naquela meia dúzia de clubes europeus que são donos disto tudo….
3 Julho, 2019 at 21:26
You’re welcome. 🙂
3 Julho, 2019 at 15:52
Como alguém diz cá na Tasca…
Sanatório Leonino:
BDC
“Não consigo mais sentir este clube… Não sou mais do Sporting Clube de Portugal”
“Hoje deixei de ser para sempre sócio e adepto deste clube”
3 Julho, 2019 at 16:09
Frederico Varandas “Se for presidente do Sporting Clube de Portugal, Bruno de Carvalho não será expulso do Sporting Clube de Portugal”
Tens algo a dizer sobre o presente ou vais continuar encurralado no passado?
3 Julho, 2019 at 16:11
Vejamos:
Quem acha que a BdC deve ser feito o mesmo que ele (ou alguém por ele) fez a Godinho Lopes é um grupo de “acéfalos”, “carneiros”, “ceguinhos”, etc. (e daqui para baixo….)
Quem acha que o homem, apesar de todas as gigantescas asneiras em 2018, lesivas dos superiores interesses do Sporting, com repercussões que ainda hoje estamos a sentir na pele, deve manter-se como “sócio coitadinho” é que são grandes (e inteligentes) sportinguistas.
Minha opinião:
Deve ser colocado na mesma situação em que colocou o sócio Godinho Lopes.
SL,
3 Julho, 2019 at 16:16
Concordo em parte, tendo sido esse um dos principais tendoes de aquiles do BdC… agora infelizmente podera provar do mesmo veneno…
3 Julho, 2019 at 16:18
BdC e C.Vieira votaram contra a expulsão de Gordinho Paquetes Expo Flopes.
Get your facts straight.
4 Julho, 2019 at 0:21
Yep.
4 Julho, 2019 at 0:27
Zero compaixao pelo godinho. Roubou, descaradamente, o clube por duss vezes. Na construcao do estadio (ficou no dobro face ao orcamentado) e depois como presidente. Descarado . Quem o chama a baila, esta apresentado.
4 Julho, 2019 at 8:21
É que nem essa parte eles percebem…. acéfalos é pouco para esta corga.
3 Julho, 2019 at 16:47
E tu queres comparar o trabalho de Godinho Lopes (que só fodeu o Sporting) com o trabalho de Bruno de Carvalho?
Achas que são coisas idênticas? (eu sei que não, achas, mas tens que dizer que a do BdC foi muito pior)
Vai lá e expulsa-o!
Mas não compares presidências pois são incomparáveis.
3 Julho, 2019 at 17:23
A presidência de BdC foi muito melhor que a de Godinho.Nem encontro, honestamente, comparação.
Mas isso é motivo para expulsar de sócio Godinho?? mesmo que tenha tido parcos resultados e erros de gestão??
Mas, repito: o que em BdC foi “bom” foi mesmo bom (…gostei e aplaudi), mas o que foi “mau” foi muito, muito, muito mau.
Isso tem um preço: dar-lhe de beber aquilo que deu a beber a Godinho Lopes.
(Depois até aceito o regresso de ambos à condição de sócios. Decidido em AG)
(BdC e C. Vieira votaram contra??….nem quem usa este argumento acredita nele. Foi tudo obviamente maquinado pela Direção anterior e “sus muchachos”)
3 Julho, 2019 at 18:02
Não, Pedro.
Creio que o expulsaram por gestão danosa.
Mas eu sou contra expulsões.
4 Julho, 2019 at 8:26
Mas ainda perdes tempo com essa escumalha?
Até eram capazes de defender o Hitler se fosse preciso, porque “fez coisas muito boooooas, e nunca deveria ter sido expulso”….
fdx, um salvou o clube, o outro deixou 100M de divida (temos nocão do que isso é????? 100M é mais do que o BdC gastou em compras chamadas inuteis nos 5 anos). E mesmo com todas as coisas más do BdC ainda deixou um plantel super valioso, um PJR, divida a diminuir e sócios em grande crescimento….. ah, e nunca ficou em 7 lugar no meio disto tudo.
4 Julho, 2019 at 8:28
😀
3 Julho, 2019 at 17:01
Nao, não deve. Pelo contrário, devia era ser revogada a expulsão do Godinho Lopes. Ser incompetente não é motivo de expulsão.
3 Julho, 2019 at 17:10
Pois não, senão os presidentes vivos já tinham todos sido expulsos…. inclusivé BdC.
Em BdC o que foi bom foi bom (e eu vi isso e gostei, porque não tenho palas e não sou cego), mas o que foi mau foi muito muito mau.
3 Julho, 2019 at 20:19
O GL não é incompetente. É um trafulha de colarinho branco…
3 Julho, 2019 at 21:29
Reacção do Rui Moreira à tua revelação…
http://lewamack.com/Facebook/Pics/Confused-Surprised-Shocked-Q/Shock_and_Awe-animated-Shock-and-Awe.gif
3 Julho, 2019 at 22:27
Godinho Lopes e incompetência não rimam.
A forma como enriqueceu assim o comprova.
Incompetentes foram os que o puseram lá.
3 Julho, 2019 at 16:15
Texto brilhante!
3 Julho, 2019 at 16:48
Obrigado pelo texto, Placebo. 🙂
3 Julho, 2019 at 17:03
Oceano, muitas vezes o menciono quando vejo a merda de cantos que a equipa do Sporting agora marca, sempre da mesma forma com a bola a fugir da baliza, fazendo-me recordar que ele era um especialista a aparecer ao primeiro poste a desviar para a baliza a bola que tinha o arco em direção as redes.
Considero-o o Battaglia do século XX. Mas sentia o Sporting e isso era um grande Upgrade!
Quanto a Bruno de Carvalho, o Frederico Varandas, se quer ser um homenzinho, que se chegue à frente e apele à não expulsão do ex-Presidente a bem da pacificação do Clube.
3 Julho, 2019 at 17:11
Eu sei que não fizeste por mal, Paulo, mas Battaglia não, chiça, fica-se na dúvida se sequer gostavas do Homem…
3 Julho, 2019 at 21:46
Nem tem comparação!
O Oceano, com as suas limitações técnicas às vezes pegava na bola e levava o Sporting para a frente e levava tudo à frente!
Podia ser limitado mas nós achávamos que ele podia inventar (e era mesmo o termo) qualquer coisa e ajudar a ganhar jogos.
O Battaglia tem as mesmas limitações e é um simples destruidor puro. Só serve para aqueles jogos em que temos primeiro de defender e a seguir de defender.
Oceano sentia o Sporting!
O outro, sentiu um bocadinho, depois deixou de sentir e a seguir voltou a $entir.
3 Julho, 2019 at 19:22
Pegando no temas cujo texto do Placebo originou a discusão, ainda estou a tentar perceber uma merda.
Se de facto os apoiantes do Bruno são tão poucos (fazem é muito barulho), medo de quê? Porquê focar constantemente no que foi mal feito em vez de no que foi bem feito?
BC não tem quaisquer condições para pensar sequer em ser presidente, que continue sócio e seja adepto. Há uma “ideia” que ele trouxe e deve ser aproveitada.
E se afinal os apoiantes são muitos? Então, numas próxima eleições esta direção não tem qq hipótese. É que esses “brunistas” vão cegos de raiva e querem lá saber o que alguém terá para apresentar.
Mais a sério, Varandas tinha aqui uma enorme oportunidade para ganhar pontos, principalmente entre aqueles que não o apoiam mas estão fartinho até ao tutano do tema “Bruno”. Prefere esconder-se como é hábito. Está a prazo, por mais que coisas que faça bem feitas (e tem feito algumas), a sua fraca figura sem qq carisma falará sempre mais alto.
Eu não vou à AG por questões legais. Desculpem-me os que votam (ou não votam) tendo em conta ilegalidades.
Vou porque entendo que devo votar contra a expulsão, convicto e bem recordado do que voltei a sentir qd ele pegou nisto.
Ele que siga a vida dele e de preferência longe dos holofotes. Qd fala, diz merda. Parece que não aprendeu. Um gajo que teve tudo para ser o nosso presidente durante muitos anos…
3 Julho, 2019 at 19:26
Sabes que na guerra, os médicos têm que andar mais escondidos pois são eles o “abono de família” dos verdadeiros soldados…
3 Julho, 2019 at 19:29
Exacto.
Podíamos entrar no domínio da psicologia, mas o pessoal da cartilha não atribuiu licenciatura, portanto é assunto tabu.
Se o querem humilhar e queimar, que o façam (se conseguirem) nas próximas eleições.
Entretanto, hoje houve interrogatórios?
Fdx, nem o mais anti-brunalgas pode querer que ele seja indiciado, quanto mais culpado. Pessoalmente estou ca*ando para o Bruno, mas NAO quero ver um ex presidente no banco dos réus.
3 Julho, 2019 at 19:32
Ó pra ti a escrever um bom comentário! Gostei Brave.
3 Julho, 2019 at 19:44
É tudo isso.
Apenas reforçando um aspecto…
O Bruno em quem votei 3 vezes em eleições e que chegou a ter 90% de votos….não dependia dos resultados para ser Presidente o tempo que quisesse.
Infelizmente esse Bruno já não existe desde o inicio de 2018…
Quanto ao Varandas é óbvio que não será um presidente a longo prazo é enquanto for presidente estará sempre dependente dos resultados desportivos do futebol
3 Julho, 2019 at 21:07
E também é isso, sim…
3 Julho, 2019 at 21:33
É tão isto, braveheart.
A malta não quer Brno de Carvalho (fora algumas brunettes).
A malta quer é o “brunismo” como caminho e não ser ingrata, por tudo o que ele fez de bom.
3 Julho, 2019 at 22:03
Exactamente!
Bruno já teve o seu tempo.
Mas o que ele trouxe de bom ao Sporting devia ser continuado.
Por isso eu acho que Varandas só tinha a ganhar (no sábado dado que erradamente não o fez de início) valorizando o que foi feito de bom, ou pelo menos chamando a atenção para o facto de terem existido coisas boas e apelando à não expulsão, a bem da pacificação do Clube.
A expulsão, a última coisa que fará é pacificar.
União não pode rimar com expulsão.
Têm a palavra Varandas, Rogério e seus pares.
3 Julho, 2019 at 22:38
Vamos ver.
Louvo a tua crença nos golpistas.
Mas… Vamos ver.
3 Julho, 2019 at 22:57
Crença, crença…
Lá dizia o outro “I have a dream”.
Agora que vou aguardar sentado…
4 Julho, 2019 at 8:36
O fivelas representa tudo o que o “brunismo” não é….
– é completamente opaco, não revela contas, não convoca AGs quando é preciso
– anda numa cacada às bruxas desde que chegou, jogadores, treinadores, pessoal auxiliar, tudo e todos andam a ser saneados
– culpa os antecessores pelos fracassos mas os sucessos são todos dele (curiosamente as varandettes criticam quem fez isso relativamente ao BdC)
– gasta sem critério e cede a tudo e todos em claro prejuizo do clube
– não poupa em nada, mas vende tudo em saldos
– não está envolvido com nenhuma modalidade
E podia continuar, mas eu sei que o objectivo a medio prazo é despachar a SAD, por isso nunca ficará muito tempo…. pelo que não é preciso estar com muitas coisas, é aguentar até o golpe estar completo e depois fugir como o rato que é.
3 Julho, 2019 at 22:39
Gostei.
Obrigado.
3 Julho, 2019 at 22:53
Percebo o que dizes, e ate certo ponto concordo.
Nao concordo é quando dizes que o Varandas está a prazo apesar das coisas boas que possa fazer. Tas logo à partida a queimar o gajo só porque não tem carisma. Ate pode dar o melhor Presidente que o Sporting ja teve (duvido) mas ja lhe tracaste a sina.
Esqueces o mau que BdC possa ter feito, por causa do bom.
Esqurces o possivel bom do Varandas, por causa do mau.
Injusto, no minimo.
De resto, nada contra o teu sentido de voto, como bem sabes
4 Julho, 2019 at 10:00
Deixa-me corrigir.
A ideia não é queimar o Varandas, digo-te sem qq problema que quero que corra bem, quero que funcione. Será bom sinal.
Eu acho que está a prazo. Numas próximas eleições duvido que tenha hipótese.
A não ser que vença um campeonato (que acho muito difícil tendo em conta tantos fatores e muitos nem sequer controlamos), vai ser mesmo complicado.
Mas seja Varandas ou outro qualquer, quero é que as coisas sejam bem feitas e reseltem. Primeiro o Sporting, depois o gostar mais ou menos de A ou B.
3 Julho, 2019 at 23:00
Bom testemunho.
“medo de quê? ”
Da ideia … do questionem tudo ….. se bem que uns quantos já deixaram de questionar.
3 Julho, 2019 at 22:04
Espero que compareçam na assembleia para impedir este afastamento vergonhoso, lembrem se que bastam meia dúzia de velhos do Restelo para ganhar uma votação no Sporting
3 Julho, 2019 at 22:17
A minha filha fez 18 anos em Maio.
Não percebe nada de política desportiva.
Ama o Sporting e isso é que lhe interessa.
Viu em BdC alguém que fez o Sporting fazê-la sonhar.
Está-se a cagar para se o Sobrinho e outros que se acham DDT seriam prejudicados com as alterações na SAD. Ela nem sabe o que é a SAD.
Ela quer é gritar golo, cantar o hino ou o Mundo sabe que.
O que ela sabe é que quer ir no sábado dar o pequeno contributo para tentar evitar uma enorme injustiça.
Lá estaremos.
3 Julho, 2019 at 22:28
O meu filho tem quase 17, e está como a tua filha. Cresceu para o futebol nos tais anos 2009-2013, e acha que os sportinguistas são todos malucos por quererem correr com aquele que transformou o Clube.
Mas são crianças, não percebem nada disso. Ou então….
3 Julho, 2019 at 22:44
São uns felizardos.
E não sabem o que é sentir a emoção de sermos campeões.
É o Sportinguismo no estado puro.
Que inveja!
3 Julho, 2019 at 22:13
Excelente texto Placebo. Parabéns
Pode ser que o gelatinoso da escrita irrelevante aprenda alguma coisa com a tua prosa
3 Julho, 2019 at 22:43
Não sei o efeito que tem convosco, mas estas duas excelentes compilações feitas pelo Sporting Memória deixam-me com as lágrimas nos olhos… (Oceano 84-91 e 94-98).
https://www.facebook.com/204936909525135/videos/823079381386937/
https://www.facebook.com/204936909525135/videos/362466664352180/
3 Julho, 2019 at 22:51
Boas Noites, Caros Tasqueiros.
Excelente texto do Caro Placebo, Props.
Sempre adorei o Oceano. Daqueles jogadores que, apesar de limitados (tecnicamente, que força física e garra tinha ele para dar e vender!), “deixavam tudo em campo”.
SL
3 Julho, 2019 at 22:56
Quando o anterior CD foi mandado abaixo vi muita gente revoltada a abandonar as GB e a deixar de ser sócio.
Mantive a minha GB mas o prazer de ir aos jogos e conviver com os amigos de bancada deixou de ser o mesmo pois muitos ja la nem estavam.
Foi um ano dificil em que senti o Sportinguimo a cair a pique. Continuei a ir aos jogos mas o sentimento ja nao é o mesmo.
Fico triste por ver como ha pessoas tao ingratas para com outra que sempre tentou o melhor para o clube e que o fez crescer como nenhum outro anteriormente.
Dia 6 de Julho deverá ser batizado como o Dia da Ingratidão Sportinguista
Nao são estes os valores que eu sempre gostei de ver no meu clube e que procuro passar aos meus filhos.
Se dia 6 a maioria decidir pelo afastamento de dois socios que ajudaram a reerguer o clube na altura em que mais precisava, percebo que estou a mais e que nao posso continuar ligado a um clube que nao segue os mesmos valores que eu idealizo.
Eu e a minha familia deixaremos de ser socios….
Toda esta guerra interna me deixa abatido e sem qualquer vontade de ver futebol.
4 Julho, 2019 at 8:53
Cada vez mais me convenco que é esse o real objectivo para a expulsão.
Querem purgar quem realmente ama o clube, para quando vierem com a proposta de que apenas a venda a SAD salvará o clube, ninguem seja capaz de se lhes opôr.
4 Julho, 2019 at 12:00
O meu sentimento é esse mesmo… sem tirar nem por.
3 Julho, 2019 at 22:56
Bom texto Placebo.
Oceano foi e ha de ser sempre dos meus jogadores favoritos. Enorme
3 Julho, 2019 at 23:53
Aviso à navegação. Turno da noite vai ser preenchido por Rui Moreira.
Para já começou bem: Godinho não devia ser expulso! Um Ladrão que envolveu o Sporting em corrupção via PPC, deixou o clube falido, sem salários, sem Europa, com Fairplay financeiro, com a pior classificação de sempre, perto de fechar portas e com várias pessoas a pôr em causa o estatuto de grande do clube. Extra Sporting nem vou falar do caso paquetes da Expo e outros crimes de colarinho branco.
Não precisas dizer mais, estás apresentado.
4 Julho, 2019 at 0:04
Já tu fazes os turnos todos. 😀
Tadeu II.
4 Julho, 2019 at 11:55
Pro Bono.
4 Julho, 2019 at 0:45
Ora nem mais.
É preciso ter lata, para elevar o godinho a martir. Um criminoso de colarinho branco, que roubou descaradamente e nos fez passar por humilhações sem precedentes. A linhagem croqueto-roquetista ainda vai conseguir dar cabo
Verdade que bdc se suicidou. O primeiro erro fatal foi nao ter despedido o cancro jj ao final do 2 ano. O 2 foi ter entrado em deriva de purga interna em janeiro, em vez de apontar baterias a escandaleira que grassava na toupeiragem. O terceiro foi a falta de inteligencia emocional a gerir o turbilhão de casos no final do mandato. Uns criados por ele proprio e outros pela vil oposicao, que tomou o poder.
Rogerio de lingua de prata. Gostei da alcunha, que li por aqui. Para mim, il consiglieri.
Sabado, la estarei para votar contra a destituicao. Sou brunista, pelo legado que deixou. A obra. A primeira e mais importante, por ter feito ressurgir o orgulho em ser leao. Nao falo do meu, mas sim da onda colectiva. Quanto a figura, critiquei abertamente, na altura, pelos erros que identifiquei. Cheguei a estar na lista negra do tadeu.
Os croqueto-roquetistas dao cabo desse orgulho colectivo num instante. Varandas o rei fraco, fraco de nós fara. Apela a uniao e saliva pela destituicao. Nao dura muito, o lingua de prata tera a palavra. O jonas e o chico faria dirao que é a melhor solucao possivel.
4 Julho, 2019 at 0:48
Expulsao. A destituicao ja foi. Lembro me ver o sobrinho, esse paizinho para nos, que tanto nos ajudou, com as incompetencias do godinho, tadinho, nao sabia mais, a entrar triunfante na ag a dizer, ‘ta feito’…..
4 Julho, 2019 at 0:56
Os Sócios do Sporting tem no dia 6 a última hipótese de trazer paz, justiça e união ao NOSSO Clube.
Enorme Oceano!!!
SL
4 Julho, 2019 at 1:55
Oceano? Muita saudade.
4 Julho, 2019 at 6:48
O texto é muito bom.
Deixar de pagar cotas… não é opção.